Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto bate Vit.Guimarães e conquista Supertaça; Excelente exibição da equipa de Paulo Fonseca (sobretudo na 1.ª parte) com Licá e Lucho em evidência, perante vimaranenses sem argumentos

FC Porto 3-0 Vit.Guimarães (Licá 5′, Jackson 17′ e Lucho 45′)

Os dragões iniciaram a temporada da melhor maneira ao vencer a Supertaça, depois de derrotarem o Vit.Guimarães por 3-0, numa partida onde os portistas não deram hipóteses aos minhotos. A formação de Paulo Fonseca realizou uma exibição bastante agradável, com as ideias do treinador bem vincadas, sendo que a aposta na titularidade de Licá não poderia ter sido melhor. O extremo/avançado português inaugurou o marcador logo no arranque do encontro, seguindo-se os golos de Jackson e Lucho ainda no primeiro tempo. No lado vimaranense, destaque para a má prestação defensiva, com os centrais a terem sempre muitos problemas com o volume ofensivo dos dragões (Lucho foi um quebra-cabeças para a defesa).

No que diz respeito à partida, os elementos de Paulo Fonseca entraram praticamente a ganhar. Má abordagem a um lançamento lateral por parte do minhotos, com Lucho a surgir sem marcação, e depois o cruzamento do argentino encontra um rapidíssimo Licá que faz o 1-0. Eficácia tremenda dos dragões, num lance de pura desconcentração vimaranense. Com o golo marcado, o FC Porto assumiu o comando do jogo, pressionando desde cedo a saída de bola dos vitorianos. Os dragões iam criando muitos desequilíbrios na defensiva contrária e os movimentos de Lucho González colocavam os centrais do Vitória sempre em dificuldades. Aos 17′, surge o 2-0. Jackson Martínez aproveita bem a passividade da defensiva e, depois do centro de Varela, atira sem hipóteses para Douglas. Até ao intervalo, ainda houve tempo para Lucho ampliar o marcador, no seguimento de um erro de comunicação entre os vitorianos. A segunda metade do encontro não teve grande história. Com uma vantagem assinalável, os azuis e brancos controlaram as incidências da partida, praticando sempre um futebol apoiado e com elevada nota artística. Lucho continuou a ser um elemento fundamental na estratégia portista (a sua inteligência posicional faz muitos estragos), e Jackson esteve perto de bisar em várias ocasiões, não fossem as intervenções de Douglas. Até ao final, ainda houve tempo para Quintero mostrar o seu fantástico pé esquerdo com alguns bons apontamentos.


Destaques:

FC Porto – Fantástica exibição portista que resultou no primeiro troféu da carreira de Paulo Fonseca, diante de um adversário sem argumentos e que revelou muita banalidade a defender. Boa circulação de bola, intensidade na pressão e recuperação, e deu claramente para perceber que as ideias do treinador já estão no relvado. Obviamente que é difícil fazer uma análise justa ao real desempenho dos jogadores azuis e brancos, tendo em conta as muitas fragilidades do adversário, no entanto foram muitos os destaques positivos. Licá esteve muito bem no flanco esquerdo (as suas diagonais criaram sempre muitos desequilíbrios), dando uma boa resposta ao facto de ter sido titular, sendo que Fucile – a aproveitar o castigo de Danilo – também justificou a aposta ao realizar uma boa exibição, tanto a defender como no apoio ao ataque. Lucho foi um dos melhores em campo, com movimentos constantes nas costas da defensiva contrária, e Jackson voltou a facturar e a sua presença física fez estragos nos centrais vimaranenses.

Vit.Guimarães – Péssima prestação da equipa de Rui Vitória. Defensivamente esteve mal e no ataque não causou quaisquer problemas a Hélton. Faltaram argumentos aos vitorianos para voltar a surpreender, sendo que é claramente visível que os minhotos necessitam de mais soluções (Ricardo deve juntar-se a Tiago Rodrigues e podem chegar mais jogadores por empréstimo) – não há “milagres” todos os anos, voltamos a reforçar a ideia de que têm um dos 3/5 piores plantéis da liga. Josué errou bastante na defesa e a aposta em Tomané, na frente do ataque, não acrescentou nada (a titularidade de Maazou tinha feito mais sentido). Pedro Correia sofreu bastante com as movimentações de Licá e Lucho e pecou na ajuda aos centrais, sendo que Barrientos e Crivellaro (elementos que na época passada não eram primeiras escolhas) estiveram desinspirados.

110 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:40 pm

    Três coisas a dizer:

    – Licá what?

    – Melhor em campo: Coletivo

    – Dá gosto ver o FC Porto jogar.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:58 pm

      Sou benfiquista e concordo totalmente.
      Realmente deu gosto ver o Porto jogar, todo o coletivo esteve bem mas destaco Lucho, Licá e também Fucile que nem pareceu o mesmo desde os tempos de VP.
      Destaco também os adeptos do Vitória que mesmo com a equipa a perder não se cansaram de apoiar.
      Custa-me dizer isto mas o Porto vai novamente ser campeão e com mérito.
      Parabens por uma excelente vitória e grande jogo de futebol por parte do Porto.

      Luís

    • Pedro Alves-Amorim
      Posted Agosto 11, 2013 at 12:43 am

      O Porto fez um jogo pachorrento em nada diferente dos jogos do Porto do Vitor Pereira, marcar cedo e trocar a bola. Para mim o principal destaque do Porto esta época é de longe e qualidade do banco de suplentes, quando se vai para uma supertaça com Quintero, Kelvin, Ghillas, Herrera e Josué e ainda com Izmailov, Danilo e Reyes indisponíveis assusta.
      O Vitória esteve muita mal, o Tomané fez um jogo péssimo e aquele Mazoou pode dar em jogador, ele é enorme e nao tem maus pés.

  • Joaquim da Fonte
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:41 pm

    Que exibição! Assim sim dá gosto ver o porto jogar. Espero que este nível exibicional seja para confirmar e continuar ao longo da época e que no fim das contas o fc porto volte a ser campeão nacional.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:44 pm

    Com muito mérito do Porto e um Vitória fraco foi um autêntico "passeio"…
    Licá mostrou que não sendo um jogador de eleição, no nosso campeonato tem tudo para fazer uma boa campanha.
    Quintero é CRAQUE, mais jogo menos jogo, ou Licá, ou Varela ou Defour vão sentar no banco para Quintero jogar.

    Quanto ao Vitória, precisa de reforços… pelo menos um central é urgente. E depois precisa que por exemplo Barrientos e Maazou assumam o jogo e que façam uma grande época, senão o Vitória vai ter grandes dificuldades esta época.

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:45 pm

    O Visão de Mercado, não se cansou de dizer durante a pré-época que o Lica não tinha qualidade para o Porto. Análises precipitadas têm tendência para não dar certo. Jogão do ex-Estoril, velocidade, disponibilidade, entrega e grande jogo de toda a equipa do Porto. Fucile, incansável. Quintero é puro perfume futebolístico.

    Dragão 86

    • Visão e Desporto
      Posted Agosto 10, 2013 at 9:49 pm

      Precipitada mesmo é a sua análise. Por um jogo frente a um adversário tão fraco já percebeu no que vai dar o Licá? O jogador esteve bem, mas o V.Guimarães a defender foi banal e praticamente não ofereceu oposição. E mantemos a opinião que falta um elemento com outra capacidade para jogar nas alas.

    • NFM
      Posted Agosto 10, 2013 at 9:53 pm

      acho que nao é por um jogo..

      ha 2 anos foi eleito o melhor jogador da 2 divisao…

      no ano passado fez 30 jogos e foi eleito para o 11 da epoca…

      acho que tem qualidade e vai ser muito util ao porto….

      a garra dele muitas vezes vale mais do que ter tecnica e ser inconsequente

    • Paulo Almeida
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:25 pm

      eu sou portista e gosto do Licá, mas concordo com o VM, ele é muito esforçado mas peca por ser limitado, até pode ser util em jogos como o de hoje – onde esteve muito bem – mas em jogos mais complicados ele pouco acrescenta, portanto acho obrigatória a aquisição de um extremo que entre no onze de caras.

    • RuiCosta
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:54 pm

      Há dois anos, melhor jogador da 2ªliga foi o Miguel Rosa, se não me engano.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2013 at 11:57 am

      Concordo com o "Visão e Desporto", o Guimarães nao foi nem meio adversario para o Porto, por isso nao se pode dizer no qe o Jogador vai dar, o Varela tmb tem jogado bem, mas qnd vier as equipas mais a serio qero ver se o vão ver, nunca fui muito apreciador do Varela, aparece nos jogos em qe os adversarios sao medianos e assim, tmb mantenho a mesma opinião, o Porto precisa de um bom extremo qe entre diretamente no onze.

      Law.

  • Octavio
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:46 pm

    Mas o Licá agora já é bom?
    Ainda há uma semana atrás "não tinha qualidade para este nível".

    É um grande jogador! E, em breve, estará na selecção.

    Miséria de futebol, quando uma das equipas mais importantes e que pode ficar nos 7 primeiros apresenta a qualidade (e plantel) do Guimarães.

    Futebol português não existe. E alguém foi culpado disso.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:05 am

      É pena só reparar nisso quando é o FC Porto a vencer e a convencer. Essa análise já podia ter sido feita à 4 anos atrás.

  • NFM
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:48 pm

    grande jogo do porto colectivamente e individualmente de lica e lucho..

    mas quintero é um genio, a classe dele quando entrou foi demais evidente…. este rapaz tem tudo para ser uma estrela..

    PS. depois de tanto ser criticado aqui, acho que o lica calou muita gente… foi simplesmente o melhor em campo

  • Rodrigo
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:50 pm

    Excelente jogo e uma vitoria facil e previsivel frente a um Vitoria de Guimaraes demasiado inexperiente e francamente pobre em termos de soluçoes. O FC Porto entrou muito bem e resolveu o jogo nos primeiros 45 minutos, onde conseguiu imprimir intensidade e velocidade ao seu futebol, algo que nao se tinha visto ainda durante a pre-epoca. O Vitoria ainda tentou melhorar na 2ª parte, mas o resultado estava feito e os vimaranenses nunca conseguiram importunar o Helton.

    Em relaçao aos jogadores, destaque claro no FC Porto para Lica, a surpresa no 11 de Paulo Fonseca, que se revelou bastante interventivo na maioria dos lances de ataque dos azuis e brancos e que ainda abriu o marcador em Aveiro, num lance pleno de oportunidade.
    Alem do ex Estoril, destaque para a exibiçao imperial dos centrais, sobretudo o Mangala, um central de topo, bem como para os medios Fernando, Defour e, sobretudo, Lucho Gonzalez, um autentico patrao no meio-campo portista.
    Destaque ainda para alguns pormenores de qualidade do Quintero, um jogador que promete bastante, bem como para a exibiçao regular dos dois laterais do FC Porto (nem se notou a ausencia do Danilo).

    Relativamente ao Vitoria preve-se muito trabalho para o Rui Vitoria, uma vez que temo que este ano a juventude e a força de vontade nao cheguem para realizar uma epoca tranquila. Ha uma clara falta de soluçoes nesta equipa (Tiago Rodrigues sera um importante reforço) e parece-me que alguns jogadores sao demasiado curtos para o Vitoria, nomeadamente Pedro Correia (Joao Amorim parece-me superior), Josue (Moreno deve recuar para central) ou Tomane. Douglas e Addy tambem nao tiveram uma exibiçao feliz, Marco Matias e Barrientos mal se viram, enquanto que Paulo Oliveira foi o menos mau dos vitorianos.
    Por outro lado, Maazou, Olimpio e Ricardo conseguiram com que a equipa melhorasse ligeiramente, algo que tambem nao e alheio o facto do FC Porto ter abrandado o ritmo da partida, mas parecem 3 soluçoes que podem ajudar o treinador do Vitoria de Guimaraes.
    Parece-me, ainda assim, que seria importante encontrar um central, um lateral esquerdo, um extremo e outro avançado para conseguir um grupo minimamente equilibrado e capaz de fazer frente aos desafios da 1ª Liga.

  • João
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:53 pm

    Não acredito, já convencemos desta vez!? Vá lá! Eu continuo com dúvidas que consigamos vencer as outras equipas que nunca ganham mas jogam sempre à bola que é uma coisa maluca, mas isto ainda é tudo muito prematuro porque como são eles que mudaram de treinador, esquema táctico e perderam dois jogadores fundamentais ainda devem estar em fase de adaptação. De qualquer forma, boa exibição. Destaque para Licá pela positiva (um jogo brutal praticamente sem falhas), Varela e Alex Sandro menos bem. Josué e Quintero entraram MUITO bem, principalmente o primeiro.

    Lembrar que ainda falta Danilo, muito melhor que Fucile, e provavelmente um médio mais consequente que Defour.

    Vitória muito fraco, assim vai ter dificuldades esta época, tem sorte de não sair daqui com uma goleada histórica.

    • Rodrigo
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:02 pm

      Defour e Fucile estiveram bastante bem e nao me pareceu que o Danilo tivesse feito falta, embora admita que assumira a titularidade na lateral direita em breve.

    • João
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:12 pm

      Defour está sempre bem mas perde-se muito fluxo ofensivo com os passes atrás e ao lado. Não compromete mas também não acrescenta. Josué no tempo que esteve em campo, sempre que descaiu para o meio teve mais incidência do que ele no jogo todo.

      Fucile está melhor do que há umas semanas mas ainda comete alguns erros e ofensivamente oferece pouco.

    • Rodrigo
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:29 pm

      Fucile tem nas desconcentraçoes o seu principal problema, mas acho que hoje esteve bastante bem e sera uma opçao bastante valida durante a epoca, tanto a direita como a esquerda. Nao e tao bom como Danilo a atacar, sobretudo a cruzar, mas nao e nenhum "Evaldo".

      Em relaçao ao Defour, e um jogador bastante rotativo e que consegue imprimir velocidade e intensidade ao meio-campo, ja para nao falar que e um jogador bastante fiavel do ponto de vista tactico. No entanto, quem joga no FC Porto precisa de demonstrar outras qualidades e, por isso, acredito que esta posiçao ficara entre dois homens: Herrera ou Lucho, sendo que aqui seria um recuo do argentino e a entrada em simultaneo do Quintero para a posiçao 10. Josue e bom jogador e podera ser util, mas duvido que seja opçao no duplo-pivot.

    • Francisco
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:21 am

      João são opiniões , e aceito a sua , mas o danilo , foi um jogador que prometeu muito e pouco deu … é um jogador que pode desiquilibrar de um momento para o outro , não há dúvidas , mas é que nem a defesa direito nem a médio ele mostra realmente aquilo que tanto prometeu , acho que foi um jogador por quem o porto pagou muito e que acusou a pressão desse elevado valor , agora dizer que é melhor que o fucile , isso já não concordo , temos hoje em campo um fucile que nunca se tinha visto , um jogador com uma enorme raça , com uma grande ambição , e não é por acaso que não perde um único duelo esta noite e faz 1 assistencia fenomenal para o golo do lucho .. volto a referir cada um tem a sua opinião e eu respeito a sua , agora não vamos fazer dos jogadores aquilo que eles não são neste momento .. dou-lhe outro exemplo , as pessoas hoje em dia , e nós portistas não fugimos á regra e pensamos assim : por exemplo , o kelvin deu-nos o campeonato o ano passado, nada contra , agora virem dizer que ele é melhor que o licá e que merecia jogar , é a maior pura das barbaridades , pq o kelvin é um jogador que naqueles 2 jogos teve a sua sorte , mas não é por isso que tem de ser titular , a seguir ao jogo com o braga , temos a final da taça da liga , o que é o kelvin foi acrescentar ao jogo quando entrou ? NADA … é um jogador banal , e ainda por cima é brasileiro , nd contra os brasileiros , mas se ele talvez aprendesse a ser como o helton e a ter a humildade que ele tem , talvez fosse melhor.. outro exemplo , iturbe , o menino que prometeu muito e até agora nd… marcou o golo ao marselha , um belo golo sim senhora , e logo toda a gente fez dele um messi como lhe chamam , e a pedirem a titularidade dele .. agora temos o licá , que para mim deve ser o 3 avançado do 11 , é um jogador muito humilde e trabalhador , não é por acaso que ele com 24 anos chega ao porto ( raros portugueses são os que entram na equipa do porto) e que foi sempre sempre e é um jogador que luta por ser uma pessoa melhor e um jogador melhor e deu amostras disso no jogo de hoje e para mim volto a referir deve ser o titular destes 3 jogadores , porque os outros são dois miudos que chegaram ao porto a prometer muito e a quererem ser titulares e acabaram por se queimar ( oxalá me calem este ano os 2 :p) este exemplo vem de encontro ao danilo , ele por ter feito 3 golos , não quer dizer que é um grande jogador , e volto a referir que o danilo tem talento , só que ainda não o mostrou ,e com o jogo de hoje acho que o fucile ganhou mais uns metros em relação a esta luta entre os dois
      Obrigado , Francisco

    • João
      Posted Agosto 11, 2013 at 3:24 am

      1º a "assistência" para o Lucho foi um charuto para a pequena área e um frangalhão do Douglas, teve mais uns 4 ou 5 cruzamentos durante o jogo, dos quais um chegou ao limite da pequena área para ser cortado pelo único jogador que lá estava, central do Vitória, 2º não, o Kelvin é um puto com algum potencial, nunca lhe augurei mais do que isso, 3º Iturbe idem, simplesmente tem o dobro do potencial, 4º raça, o Fucile tem raça. Dá, por exemplo, para ter sido expulso das formas mais anedóticas que vi no meu clube. Dá para cometer erros de iniciado ou juvenil como somou contra o Celta. Dá para ter culpas directas em 4 golos que sofremos do Arsenal em Londres. Eu também gosto de jogadores empenhados e raçudos, mas isso não disfarça as limitações. O Danilo é um óptimo lateral direito que, por muito que faça (e não lhe falta empenho ou humildade) vai ser sempre comparado com o seu valor de compra, e assim é complicado.

      Tente ver um jogo do Danilo e imaginá-lo um puto da nossa formação, acho que é um exercício saudável que todos os portistas deviam fazer de vez em quando, principalmente quando se propõe a avaliar a capacidade de determinado jogador.

      De qualquer forma, opiniões! Um abraço

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 11, 2013 at 11:29 am

      Desculpem, mas o Fucile é melhor do que o Danilo? Só pode ser brincadeira. O Danilo, falam muito bem, é superior ofensivamente. Mas defensivamente, é um dos melhor laterais a fazer o ajuntamento aos laterais. No 1-1 não dá quase hipóteses nenhumas e é um jogador muito mais inteligente. Já para não falar do jogo aéreo e da forma como ocupa o corredor direito. O Fucile, por muito que lhe queiram endeusar, só se superioriza na garra, querer e bravura (algo que o Danilo tem de evoluir).

      O problema do brasileiro é ter o preço que custou na testa. Se tivesse custado 2/3 milhões, neste momento toda a gente o congratulava de grande jogador que é.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 11, 2013 at 11:53 am

      *ajuntamento aos centrais. Falo claro no típico "fechar por dentro". Coisa que é superior ao Alex Sandro (pode ser melhor a defender na linha, mas o Danilo interiormente defende melhor).

    • Rabensandratana
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:39 pm

      Concordo com o Fábio Teixeira, Danilo para mim é superior ao Jorge Fucile, o uruguaio sempre foi muito displicente e costuma abusar do seu excesso de confiança. Tanto consegue fazer boas exibições como a de ontem, como horríveis como fez contra o Zenit e Apoel.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:21 am

      Sempre admirei o Fucile! Fiquei muito satisfeito por o ter de volta. Gosto da atitude dele quando esta não descamba para o disparate. Mas não o podemos comparar com o Danilo! o Danilo é MUITO bom, e duvido que a culpa do valor exagerado que o FC Porto pagou por ele seja dele. Esse valor deve-se aos empresárias e às comissões.
      Vejam o que o Danilo dá ao FC Porto, a consistencia defensiva com a sua inteligencia e capacidade no 1×1. Apoio com linhas de passe no meio campo e capacidade de cruzamento. Já nem vou falar da capacidade de remate e bolas paradas, porque isso tem sido pouco explorado no FC Porto.
      Nao faz as cavalgadas cheias de força do Alex Sandro, mas penso que por serem dois jogadores tão diferentes, se complementam muito bem.

    • joao
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:50 am

      deu para ver a epoca passada que o danilo é tao bom a defender que em pleno dragao todas as vezes que o bebé do rio ave ia para cima dele passava sempre…
      o danilo é bom a atacar mas muito limitado a defender… para o campeonato portugues chega e sobra para voos mais altos nao chega… existe tambem um porto com fernando e um porto sem fernando isso ficou notório a epoca passada… se ele ainda sair quero saber como vai reagir este porto…
      acho sinceramente que esta vitoria foi mais demérito do vitoria do que merito do porto… muitos erros defensivos e a este nivel paga-se caro…

      j.s

    • João
      Posted Agosto 12, 2013 at 3:03 am

      Estive a rever o jogo e tenho que dar a mão à palmatória, por vezes ficamos com a ideia errada, o Fucile esteve bastante interventivo ofensivamente e partem dele pelo menos 4 cruzamentos bem medidos, de perigo para a baliza do Vitória. A assistência para o Lucho é mesmo o cruzamento menos conseguido. Acabei por fazer uma análise injusta do jogo dele.

      Em diferido foi dos melhores em campo. E em diferido o Defour é ainda mais constrangedor e limitado do que em directo.

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:54 pm

    No FCP tudo parece fácil!

    Vendeu-se quem tinha de se vender e com tempo contrataram-se jogadores para colmatar as saídas! Treinador competente…a máquina está oleada e com critério e rigor o êxito é mais fácil de obter!
    Mais uma vez a direcção do FCP a mostrar como se trabalha, pena quem quem devia apreender parece cada vez mais desnorteado!

    A diferença entre o FCP e os restantes rivais é tão grande nesta altura não é difícil de prever como vai acabar o campeonato.
    Passará a ser: 12 anos de Vieria, 10 campeonatos para o FCP!

    Quintero tem pormenores maravilhosos!

    Cumps,
    Carlos Silva

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:37 pm

      Tenho a mesma opinião, é mais frustrante agora que nos primeiros anos de Vieira, porque já existem condições para fazer muito melhor. Nem tudo tem sido mau, e Jorge Jesus fez o Benfica crescer, no entanto, creio que já esteja a travar a evolução do clube.

      Cumprimentos,
      Miguel Bravo

    • Jorge Faria
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:09 am

      Concordo quando diz que no FCPorto existe grande rigor na preparação das épocas, mas acho demasiado prematuro dizer que temos campeão antecipado…

    • Miguel Bravo
      Posted Agosto 11, 2013 at 2:07 am

      Jorge Faria, a questão é que o Benfica tem muitos problemas e alguns deles eram bastante fáceis de resolver se tivesse havido uma política de transferências minimamente racional. Não dou o Porto como vencedor, mas percebo o que o Carlos quer dizer, parte com vantagem e duvido muito que o Benfica faça 9 pontos nos 3 primeiros jogos.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:23 am

      O primeiro pontapé ainda não foi dado e por isso estamos muito longe de saber como acaba. Sem trabalho o êxito não chegará. No entanto concordo que o trabalho feito até agora dá boas indicações para o futuro.

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:54 pm

    a minha análise não se resume a um jogo. Resume-se à qualidade de um jogador evidenciada ao longo da temporada passada, ou vocês não viram os jogos do Licá o ano passado? o Licá é dos jogadores mais rápidos da liga portuguesa, é um extremo com muito golo e de uma entrega inigualável. Naturalmente, não tem a qualidade técnica do Messi, nem a capacidade física do Ronaldo, mas daí a dizer que não tem qualidade para jogar no Porto, vai uma grande diferença. Este Guimarães não será, seguramente, a pior equipa da nossa Liga e acredito, sinceramente, que o Licá conseguirá fazer o que fez hoje com bastante regularidade.

    Dragão 86

    • NFM
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:01 pm

      ora nem mais… exactamente o que eu disse atras… fez uma epoca notavel e foi o melhor jogador da 2 liga a 2 anos…

      alem de ser o extremo que melhor defende e ajuda o lateral… vai ser bastante util

    • Joao Goncalves
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:34 pm

      Eu concordo completamente com a VM… Licá não tem qualidade para o Porto e é muito simples de explicar… nós vamos jogar contra PSG, Atleticos de Madrid, Manchesters, Reais Madrids, Barcelonas, Bayerns, etc… e aì a falta de técnica do Licá irá fazer muita mossa ao FCP…

      Para consumo interno está mais que bem, para consumo europeu é muito curto e tendo em conta que o Porto joga numa CL, conclui-se que o Licá não tem qualidade para esses palcos.

      Agora é um jogador esforçado, com velocidade e com sentido posicional dentro da área e isso é útil na longa época que se avizinha.

    • KingLeao
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:53 pm

      Ainda semana passada criticavam o rapaz o homem e limitadissimo, e viu-se bem quando jogou contra adversarios superiores teve bastantes dificuldades.

      SL

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 11, 2013 at 8:16 am

      NFM,continuas a insistir que o Licá foi o melhor jogador da 2ª liga quando toda a gente sabe que foi o Miguel Rosa?

  • Kacal
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:59 pm

    Bom jogo, entramos muito fortes, o Guimarães foi fraco, mas, mesmo assim estivemos muito fortes, circulação de bola rápida, fortes defensivamente e com garra na frente, ganhamos o jogo na 1ª parte, Licá muita gente o critica, ainda é cedo, mas, já começa a provar que tem qualidade e pode ser útil ao Porto, eu sempre o apoiei e gosto dele, Lucho, Jackson, Fucile e Mangala (implacavel, "parede") são os meus destaques, na 2ª parte não massacramos, mas, dominamos tranquilamente o jogo, Quintero é mágico, é um craque, consegue mudar a forma do meio-campo jogar, jogamos com mais classe depois da sua entrada, bom jogo, vitória justa, Olé Olé Olé Licá Licá, Força Porto!!!!!

  • Álvaro Correia
    Posted Agosto 10, 2013 at 9:59 pm

    O Licá fez um bom jogo, mas temos de ver como o Guimarães jogou, ajudou e muito a potencializar a sua exibição! Ninguém aqui espera ver o Licá a titular no Porto, sejamos realistas. Não é um mau jogador, mas o Porto tem habituado o publico geral a melhor.

    • João
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:17 pm

      o Porto tem habituado o público ao Varela que já não me recordo de fazer um jogo ao nível do que o Licá fez e hoje esteve longe (!) disso. O Licá passou pelo lado esquerdo, direito e acabou a flectir para o meio, teve mais e menos
      espaço ao longo do jogo, e teve sempre bem.

  • José
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:04 pm

    Não sabia que o vencedor da taça tinha sido uma equipa da 3ª divisão. Ou só interessa jogar bem e com vontade contra certos clubes? É verdade que o porto jogou muitíssimo bem, mas o guimarães tem que dar muito mais para estar na 1ª liga. O VG deve ter tido uma percentagem de passes certos de 50%. É normal que falhem passes quando o porto pressiona, mas falharem quase sempre quando o porto não pressiona já é de estranhar. Não me lembro de nenhum remate em jogo corrido do VG. O porto só não deu 6 ou 7 porque falharam muito na finalização. Já nem falo da exibição brilhante do douglas. VG sem vontade, sem inteligência, sem sorte, sem raça, sem qualidade, mas com Tiago rodrigues e ricardo? Vamos ver.

    • João
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:19 pm

      Um comentário legítimo ridicularizado pela 2a frase. Sempre aquele complexozinho triste.

    • tiago
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:26 pm

      sim quem ganhou a taça foi uma equipa da 3ª. não se lembra que derrotou por 2-1 uma equipa da distrital de lisboa.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:28 am

      O vencedor da taça é uma das é uma das equipas portuguesas que na última época venceu um troféu.

  • Tiago Meireles
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:07 pm

    Assim dá gosto, jogar bem e ganhar.
    A "surpresa" de Licá no 11 do Porto foi fundamental, mostrou que tem qualidade para jogar no nosso campeonato e num sistema de rotação chega perfeitamente. Gostei bastante do Fucile, nem notei falta do Danilo. Mangala e Otamendi foram certinhos durante os 90 minutos. Defour foi o pulmão da equipa e gostei bastante da exibição dele. Lucho rende muito mais nesta posição, assiste, marca, cria perigo, grande jogo também do El Comandante. No ataque Varela muito rápido e criativo, mas já Jackson deixou um pouco a desejar, marcou um belo golo mas foi muito benevolente, falhou passes, parou muitas jogadas de perigo. Destaco também Quintero, é craque tem tudo para ser dos melhores e deixou-me com água na boca para ver o que pode e vai fazer.
    Resumindo, uma grande exibição do colectivo do Porto.

  • leugimM
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:19 pm

    Uma exibição positiva do FC Porto, apesar da displicência defensiva do Vitória, principalmente na primeira parte. A dupla Fernando-Defour (poucas ideias, pouca criatividade nesta dupla, o que é normal, pois são dois "6") funcionou melhor, mas está longe de me convencer, para mim, só um jogaria de início, e como o brasileiro é um elemento indiscutível.. a escolha parece-me óbvia. Os dragões têm muito mais a ganhar com Herrera/Josué entre Fernando e Lucho, não tenho dúvidas disso.

    Destaque para a boa prestação de Lucho (é naquela zona que ele é decisivo, nunca tão encostado ao Jackson), Fucile (sem problemas a defender e muita profundidade no flanco) e Licá (muito bem nos movimentos interiores e na decisão, porém, não é jogador para ser titular mas é muito útil). Quintero tem um potencial tremendo, e é só.

    Saudações.

  • RVT
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:21 pm

    E como diz o cântico: "E SÓ O PORTO É CAMPEÃAAAAO! E SÓ O PORTO É CAMPEÃAAO! E SÓ O PORTO É CAMPEÃAAAAAO ALÉEEE, ALÉEEEE, ALÉEEEE E SÓ O PORTO É CAMPEÃAAAO!"

    E já vai no PENTA! Este ano limpamos tudo mais uma vez! POOOORTO! POOOORTO! POOOORTO!

    • Joao Goncalves
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:38 pm

      Caro RVT,

      O que fez acima é ridículo…

      Como portista sinto-me ofendido!

      Ganhamos um troféu e nada mais que isso… a época vai ser longa os adversários variados e temos 0 Pontos!

      Um pouco de respeito pelos adversários e por nós próprios assim como pela nossa equipa recomenda-se, por isso vamos festejar hoje este triunfo mais deixar-nos de exageros, que de campeões de pré-épocas e de campeões de natal, estão os 2ºs e 3ºs lugares cheios.

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 11, 2013 at 2:03 am

      De facto, se há estatuto que não caracteriza o FC Porto é o de vencedor antecipado!

    • Ricardo Peixoto
      Posted Agosto 11, 2013 at 4:57 am

      +1

      João Gonçalves de louvar o seu comentário! Hoje disse isso umas 3/4 vezes..

      Acho que há muita euforia (necessária em quanto baste) e isso prejudica a evolução da equipa.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:32 am

      Não há muita euforia, hà alguns adeptos ainda embriagados pelo final da última época, mas são uma minoria. Os Adeptos do FC Porto na sua maioria sabem que começam todos com 0 pontos e no fim ganham os que trabalham melhor.

  • Fábio Coutada
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:21 pm

    Sou benfiquista, mas ao ver o Quintero jogar quase que quero que o Porto ganhe. Que craque!

    Quanto ao resto concordo em geral com o que foi dito.

  • gil
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:24 pm

    só espero que o senhor que afirmou num post atras que o josue e o licá nunca iriam vestir a camisola do porto que só tinham sido contratados para pagar os "favores" do estoril e do paços que hoje se manifeste, é que afinal não so vestiram a camisola como já tem um titulo no curriculo.

    o jogo não teve historia desde dos primeiros minutos que se viu que hoje iria ser uma vitoria facil do porto. o meu maior destaque para alem do licá, é o quintero entrou 10 minutos e espalhou magia pelo campo.

  • Rabensandratana
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:25 pm

    Boa exibição e bom resultado. Mais uma competição para o clube com mais títulos do futebol português, salientado e bem pelo nosso Paulo Fonseca.

    O VSC cometeu um 3 erros não jogou com o Moreno a central, com Olímpio a trinco e com o Maazou a ponta-de-lança, penso que se tivessem alterado estes 3 homens o jogo tinha sido totalmente diferente, hoje Douglas esteve mal no 3ºgolo.
    Pedro Correia e Josué foram uma nulidade, mas um jogo não são jogos, logo deverão ter mais tempo para se entrosarem na equipa.
    Bom jogo do Licá, este é o jogador que fez grandes temporadas tanto no Estoril como no Trofense.
    Fucile muito interventivo e participativo nas tarefas ofensivas.
    O duplo pivot funcionou bem, precisa ainda de mais uns jogos para ganhar um maior entrosamento.
    Juan Quintero sou um fã do seu futebol, adoro este puto, tem magia nos pés.
    Jackson um tiro um golo é isto que se pede a um matador.
    Paulo Fonseca, esteve muito bem e nas alterações que fez.
    Continuo a achar que o VSC por ter perdido um jogo frente ao tricampeão não é tão fraco como vós pintais, apenas o FCPORTO teve um dia em que praticamente dominou do 1º ao último minuto.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:35 pm

      GR: Douglas
      DD: João Amorim
      DC: Moreno
      DC: Paulo Oliveira
      DE: David Addy
      MD: Leonel Olímpio
      MC: André André
      MO: Jean Pierre Barrientos
      ED: Marco Matias
      EE: Ricardo Gomes
      PL: Moussa Maazou

    • Rabensandratana
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:42 pm

      É uma boa equipa, concordo em grande parte, mas com o Tiago Rodrigues e provavelmente o Ricardito ambos do FCPORTO esta equipa ainda fica com mais opções para o 11.
      Volto a referir, atenção a este pânzer de seu nome Maazou, ainda vão ouvir falar muito dele durante o campeonato.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:48 pm

      Exato Rabensandratana. Os reforços Tiago Rodrigues e Ricardo (a confirmarem-se) têm entrada direta para o 11.

    • João
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:20 am

      O Maazou hoje foi protagonista de 3 dos foras-de-jogo mais infantis que eu vi.

  • motas
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:30 pm

    Vitória indiscutível do FC Porto que tem uma equipa muito superior à do Vitória SC.

  • Luis
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:30 pm

    Ontinuo a dizer que Jackson é um jogador ligeiramente acima da média. Muito desplicente em muitos momentos do jogo. A venda dele seria um grande negócio para o Porto, assim como a de Varela.

  • Mah Med
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:33 pm

    epa eu gostava de ver o rubio , e o salomao no vitoria podiam acrecentar muito a esta equipa!

  • Miranda
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:36 pm

    O que mais me está a entusiasmar neste plantel deste Porto é já termos um meio-campo futuro assegurado, Quintero, Herrera e Josué podem a vir a ser pedras fulcrais nas proximas epocas e fazem com que o Porto tenha um banco de luxo. Quanto ao ao jogo, não se podia esperar muito mais em termos defensivos do Vitoria com dois centrais de 21 anos. Por mais qualidade e pontecial que tenham jogando contra jogadores como jackson, varela e lucho, ou seja jogadores com experiencia e qualidade, o resultado não podia ser outro.

  • ESC
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:37 pm

    O Quintero joga muito!, a equipa melhorou imenso com ele em campo, nota-se logo outro brilhantismo e uma maior capacidade para desiquilibrar..

    Para mim ele era já titular..
    Defour e Fernando fazem uma dupla pouca criativa e Defour além de nao ser um grande constructor (nao consegue ''pegar'' na equipa) também não é nenhum craque a defender, é um jogador completo, de entrega..

    Para mim o Porto deveria jogar com Lucho a 6, ao lado de Fernando, mas a construir jogo de tras, deixando o processo defensivo para fernando e assumindo o ofensivo.

    Lucho é grande jogador mas já lhe falta velocidade e resistência para aguentar a 10.
    A semelhança de Pirlo que era um jogador mais ofensivo quano era novo, e agora é um pivô defensivo o mesmo deveria acontecer com el comandante.

    Ficando então:

    Hélton
    Danilo Otamendi Mangala A. Sandro

    Fernando
    Lucho

    Quintero

    Varela (Incógnita)

    J. Martinez

    Penso que ainda falta um estremo de qualidade a curto prazo para uma das alas

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 10, 2013 at 10:45 pm

      Falta velocidade e resistência ao Lucho, mas é para jogar a "8". O dito "10" poucas tarefas defensivas tem.

      Quanto ao 11, não me parece o melhor. É verdade que o Fernando é denominado de Polvo por alguma coisa, mas não consegue encher assim tanto o campo. Precisa de um jogador que seja bom nas compensações, ou a jogar ao lado, ou entre linhas (Moutinho era exímio nessa tarefa).

    • Nuno Sabido
      Posted Agosto 11, 2013 at 12:01 am

      O Fernando não enche o campo porque joga futebol e não futebol de salão. A verdade é que há poucos com a capacidade de posicionamento dele e defensivamente é do melhor que há. O jogador que atuar ao seu lado será sempre um falso trinco porque vai ter muito mais liberdade e responsabilidade no momento ofensivo da equipa.

      O Defour pode jogar ao seu lado mas nunca será uma grande solução porque o belga é bom mas tem algumas limitações para ter um papel mais ofensivo. Vejo-o mais como trinco, o substituto natural de Fernando. Acho até que hoje poderia ser um grande jogador caso Fernando já tivesse sido vendido e Defour trabalhado nessa posição.

      Já Herrera é um jogador que encaixa perfeitamente porque tem facilidade em subir e descer no meio-campo, é um jogador que consegue praticar um futebol muito vertical e isso será muito importante em alguns jogos.

      Também Lucho pode jogar mais recuado, sobretudo contra equipas ultra-defensivas da nossa liga, jogando sem grandes preocupações defensiva e apoiando Quintero na construção de jogo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 11, 2013 at 11:32 am

      Concordo consigo Nuno Sabido.

  • Jose Nuno Alves
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:41 pm

    Uma parte dos comentários aqui parecem-me algo incoerentes, ou seja, se o adversário foi tão fraco porque não tem qualidade para mais, não podem achar que já se está a ver um grande trabalho do PF e que o Licá é uma certeza e que a saida do Moutinho e do James não vai afectar em nada a equipa.

    Não quero dizer que o Porto não tenha tido mérito na vitória ou tenha jogado mal, que o Licá não tenha feito um excelente jogo ou que o Quintero não seja craque. Só acho que contra um adversario qualitativamente fraco, que aos 17m já está a perder por 2-0, não é o melhor dos testes e ainda é prematuro para se tirarem conclusões.

    Zé Nuno

  • Jota Amorix
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:43 pm

    Licá é português, é bom e basta…

  • espinha
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:46 pm

    Eu gostaria de fazer uma analise pelo lado negativo mas nao me levem a mal:

    1º Guimaraes muito fraco, fraquissimo, que melhorou um pouco na segunda parte porque o porto baixou o ritmo da partida, por este andar esta epoca vai ser sempre a sofrer para o lado do vitoria…

    2º O Porto entrou com muita intensidade, abordou o jogo como devia ( a querer ganhar na primeira parte ) e mediante os erros do vitoria nao foi dificil chegar a ganhar por 3 ao intervalo. Lucho é um senhor jogador…..

    analise:

    Anormal seria o porto nao ganhar o jogo, farto-me de dizer aos meus amigos, porto e benfica sao inatingiveis no campeonato portugues ( e sou sportinguista ), a qualidade dos planteis é enorme, logo estranho é quando empatam com equipas do campeonato portugues.
    A duvida estara é quando chegarem os desafios europeus…
    Nao foi o porto ter feito um grande jogo, bastou entrar com intensidade media/alta para tornar tudo facil ( nao embadeirem em arco os portistas ).

    Duas notas: Como é que nao houve nenhum tubarao europeu a comprar quintero? ( ja o vi jogar nos sub20 e adorei, é 10 vezes melhor que james rodrigues )
    Mangala é um monstro……..

    Abraços

    • João
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:50 am

      Eu sou portista e estou completamente de acordo consigo, não me parece uma análise pela negativa pelo simples facto de constatar o óbvio – que este Vitória foi um adversário muito macio. E que os Defours e Fuciles desta vida não jogam assim contra uma equipa de Champions, claro.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2013 at 11:03 am

      Ja vi o Fucile secar muitos extremos na CL…

      Czarli

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:42 am

      O João como "portista" habituado a ver os jogos da Champions, devia saber que na maioria desses jogos, um jogador forte nos equilíbrios e que ofereça consistência é fundamental. E Isso é o Defour.
      O Defour pode é não ter a magia que abre as portas dos autocarros que chegam ao estádio do Dragão no campeonato nacional. Ai é que por vezes podemos vir a precisar de um jogador com mais fantasia nos pés.

  • Jota Amorix
    Posted Agosto 10, 2013 at 10:46 pm

    Licá é português, é bom e basta! Se fosse estrangeiro era um prodígio, mentalidade assente no complexo de inferioridade!

    • Nuno Sabido
      Posted Agosto 10, 2013 at 11:53 pm

      a questão é que se o Licá não fosse português provavelmente chegava ao Porto não vindo do Estoril mas de um qualquer clube estrangeiro e como as pessoas nunca o teriam visto jogar, pela amostra iriam pensar ser um prodígio. Na realidade, conhecendo-o do Estoril, sabem das suas limitações e que nunca será um jogador extraordinário mas sempre um jogar útil.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:44 am

      Os jogadores úteis são os melhores, já que os inúteis de pouco servem!

  • Gonçalo
    Posted Agosto 10, 2013 at 11:31 pm

    Eu sou portista mas não achei este jogo nada demais porque do outro lado estava uma equipa fraquissima. Este Vit. Guimarães, como disse a VM, vai lutar para não descer se não entrarem reforços.
    Até agora este sistema de 2 médios atrás lado a lado ainda não me convenceu …primeiro porque retira importância ao Fernando no jogo defensivo do FCP e obriga-o a subir mais quando ele não tem qualidade para isso e ter o Defour atrás também a passar a bola para o lado principalmente contra equipas bem inferiores como hoje parece-me um desperdicio de um médio…segundo, um meio campo com Fernando, Defour e Lucho parece-me um meio-campo de tracção defensiva e com muito pouca imaginação e pouco desequilíbrio situação que não me agrada…terceiro, Lucho não me convence a 10 (não é um desequilibrador como pede a posição – sim, fez um bom jogo hoje e? Ninguem disse que não tinha qualidade mas eu espero bem mais da posição 10).
    Alguns destaques:
    Licá: é bom jogador, um jogador diferente dos outros extremos do FCP como Iturbe ou Kelvin porque é um jogador mais directo, com presença na área e mais raçudo mas sem a qualidade técnica dos outros 2…Concordo com a VM e não me parece que tenha qualidade para ser titular do FCP, por enquanto, mas é um jogador útil…
    Josué: Julgo que este jogador beneficia de ser “afilhado” do nosso treinador para ir acumulando minutos…é bom jogador (para um Braga…) mas de certeza que não é a extremo e acho que há bem melhor no plantel.
    Quintero: Qualquer pessoa que goste de bola e veja 10m dele percebe que é craque…mas não pode ser já titular porque é novo ou está em adaptação ou porque os outros já cá estão há mais tempo….ridiculo estas coisas no futebol português e apoiadas pelos comentadores da treta….
    Recapitulando, um jogo normal do meu FCP, que não me entusiasmou contra um Vit. Guimarães muito macio….

    • João
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:47 am

      O Josué (contra minha opinião que é/era muito próxima da sua) fez um excelente jogo hoje, mesmo numa posição que lhe diz pouco. E quando flectiu para dentro criou vários lances de perigo, cruzou várias vezes para a área com medida para área e pôs a defesa do Vitória em sentido. Em jogos de menor exigência, pode ocupar a posição hoje reservada ao Defour com MUITO maior influência no jogo, ou mesmo a posição que ocupou hoje. Sendo, e sem qualquer tipo de sobranceria, que quando digo jogos de menor exigência, para Porto e Benfica significa pelo menos 50% dos jogos para as competições internas.

  • Tiago
    Posted Agosto 11, 2013 at 12:56 am

    Maazou não jogou por razões burocráticas, segundo li no Record. Noutra situação seria sem dúvida titular.

  • Luís
    Posted Agosto 11, 2013 at 1:37 am

    Há duas semanas atrás Licá era lixo hoje é o maior. Bem-vindos ao futebol português.
    Quanto ao endeusado Fernando continuamos à espera que a selecção brasileira reconheça o valor desse grande jogador do passe para o lado e para trás.

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:59 am

      Ter essa opinião sobre Fernando também é um belo cartão de visita para quem quer contactar com o futebol português.

    • Invictus
      Posted Agosto 11, 2013 at 5:32 am

      Quando souberes o sentido da palavra trinco…

      Lica é um jogador tipo varela, muito raçudo,directo a baliza, e excelente em termos tacticos.
      Em termos de tecnica é algo limitado, um bom jogador para consumo interno.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2013 at 12:03 pm

      querido luís, o verdadeiro trinco não é o Matic(não o desvalorizando,é um craque),o verdadeiro trinco é aquele que passa o tempo todo a correr atrás da bola, que vai fazer coberturas aos laterais, que faça de terceiro central.Se te deixares de ver só as fintas e os golos, e estiveres mais atento a esse tipo de movimentações, vais perceber que Fernando é um dos únicos trincos puros existentes no futebol mundial.

      cumprimentos portistas

      Manuel A.

    • João
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:11 pm

      Continuamos à espera que a selecção sérvia reconheça o valor desse grande jogador chamado Matic.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 11, 2013 at 1:12 pm

      Patrick Vieira, Makelele e muitos outros… que tipo de passe faziam? a rasgar? fintavam quantos jogadores por jogo? quanto tempo tinham a bola nos pés?
      Enfim… Fernando é enorme (apesar de com esta táctica perder algum protagonismo defensivo)

    • Luís
      Posted Agosto 11, 2013 at 3:30 pm

      Comparar Fernando ao Vieira e Makelele é risível. A única altura em que vi o Fernando a jogar futebol foi no final da época passada. De resto, nulidade completa e absoluta. E conversa de trinco e de jogador invisível é conversa furada.
      A melhor maneira de avaliar isso é pelo mercado. Quem quer Fernando? Ninguém, obviamente. Mesmo considerando que volta e meia o Porto consegue enfiar uns belos barretes nos tubarões europeus.
      E quem falou de Matic? Eu não fui de certeza. Mesmo assim é bastante melhor que Fernando; qualquer um é. Que dure no Porto largos anos é o que todos esperamos, já que os portistas gostam tanto dele.

    • João
      Posted Agosto 11, 2013 at 4:59 pm

      Já foi a selecção, agora é o "mercado". Quem quer Fernando? Inter, Nápoles, Fiorentina, Mónaco, PSG, vários deles assumidamente. Mas percebe-se que para um intelecto tão volátil isto seja areia a mais. Como equacionar o ridículo de desejar que continue por cá o titular de 5 Supertaças, 5 campeonatos nacionais, 1 Liga Europa e 3 Taças de Portugal, ou seja, de quase tantos títulos senão mais que o T-O-D-O do plantel do Luís.

      Dói um bocadinho, mas passa já.

    • Luís
      Posted Agosto 11, 2013 at 11:14 pm

      do Fernando eu rio-me e desejo que fique no porto por muitos e largos anos. Quanto a títulos no porto até o grande secretário já foi campeão. Até eu dava lá uma perninha e ganhava uns títulos.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:56 am

      Caro Luis, futebol não é o mesmo que jogar à bola! Não é só toques de calcanhar e chapéus bonitos! Vá verificar quantas vezes a equipa com a melhor defesa é a campeã nacional e verifique também quantas vezes o Fernando fez parte da equipa com a melhor defesa.

    • João
      Posted Agosto 12, 2013 at 2:59 am

      Ou a estatística de recuperações por jogo. Nah, é muita areia para aquela camioneta.

      Mais uma vez, mais títulos que muitos planteizinhos medíocres completos. Temos pena.

    • Luís
      Posted Agosto 12, 2013 at 10:51 am

      Não é por se repetir que fernando é bom que ele vai passar a ser. É fraco como muitos jogadores que passam no porto. Nem todos os que lá andam são falcões ou luchos.
      Eu percebo a necessidade de endeusar cada jogador, por muito mau que seja, que jogue no porto; é para parecer que todas as vitórias se devem à construção de grandes equipas. Mas todos sabem como o porto chegou a ser aquilo que é. temos pena.

    • João
      Posted Agosto 12, 2013 at 1:37 pm

      O quê? O clube mais vendedor da história do futebol e o emblema português com mais troféus internacionais (sem andar a aliciar Howard Kings e Langenhoves)? Pois é. Faz sentido, os outros são todos melhores, mas 1) ninguém os quer e 2) nunca ganham a ponta.

      E isso dói um bocadinho, mas depois passa.

  • Arel
    Posted Agosto 11, 2013 at 3:02 am

    Vit. Guimarães a continuar a fazer aquilo que fez a temporada passada: frente ao porto parece uma barragem com os portões abertos mas frente às equipas de lisboa até espuma deita da boca…

    • Joao Goncalves
      Posted Agosto 11, 2013 at 10:47 am

      e eu a pensar que o Benfica tinha goleado o Guimaraes o ano passado duas vezes… estas estatísticas são mesmo enganadores…

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 12, 2013 at 12:57 am

      Não me diga que é por o treinador ser uma antigo funcionário do FC Porto!

  • Anónimo
    Posted Agosto 11, 2013 at 7:27 am

    Onde andam os tais que diziam que o Lica nao servia para o Porto?

    Onde andam os tais que diziam que o Lucho esta velho e cansado e que para 10 mais vale estar no banco?

    Provavelmente essas pessoas nunca disseram nada disso e foi tudo confusao na minha cabeča.

    Grande jogo do Porto, o Guimaraes bem precisa do Tiago Rodrigues, do Maazou a titular e provavelmente o Moreno a central.

    Czarli

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2013 at 12:01 pm

      Sou portista! Mas nao digas isso, o Guimarães nao ofereceu resistencia quase nenhuma e foi uma equipa 'fraca', temos de admitir!

      Temos qe continuar a trabalhar, e tmb sou da opinião de nao gostar de ver o Lucho a 10

      Law.

  • Anónimo
    Posted Agosto 11, 2013 at 11:52 am

    Sempre tive na cabeça opinião contrária à maioria quanto ao caso Licá, pois se para mim me parece que obviamente não tem a técnica ou criatividade de elementos como Iturbe e Kelvin parece-me também que isso não pode ser visto como negativo tendo em conta a variabilidade que qualquer plantel deve ter (certamente que não serão só os avançados que devem ter características diferentes), portanto a extremo parece-me correcto dizer que será um activo a manter pois dará ao FCP alternativas ao Iturbe e Kelvin (muito técnicos, mas de pavio curto (o FCP não se pode dar ao luxo de um momento para outro ficar a jogar com 10, sim estou a falar de por exemplo a atitude de Kelvin para com o Nolito) ainda e com caminho longo a percorrer quanto ao jogo de equipa, e, assim manter Licá pode ser útil para muitos jogos do campeonato, jogador que fecha bem e que ainda por cima hoje me surpreendeu (pela sua rapidez e pelo bom posicionamento, pois rapidamente aparecia em zona de finalização o que não acontece com nenhum dos extremos Portistas tirando o Varela em dia sim.
    Resumindo acho que ninguém se deve precipitar porque foi só um jogo, quanto ao Licá e quanto ao campeonato pois as pré épocas tem todo um selo enganador, mas parece de facto (na minha opinião) que o Benfica apresenta dificuldades no balneário (a nível de ambiente vivido), bem como em treino defensivo e parece-me também que LFV está a ir por uma politica de contratações e de folha salarial que não faz sentido nenhum nem se percebe com que intuito, (se noutros anos até defendia o Benfica na evolução de jogadores portugueses e de contratos nas camadas jovens, agora acho que está muita coisa mal nas mil contratações feitas pelo clube da Águia.

    Cumprimentos VM pelo óptimo trabalho.
    Tiago Miranda
    Ps:Estou bloqueado a coments no face não faço ideia porque motivo

  • Slipknot
    Posted Agosto 11, 2013 at 12:34 pm

    Só me deu gosto ver o jogo a partir do minuto 78 (entrada de Quintero)

    Em 12 minutos com ele em campo o Porto fez três ou quatro jogadas brilhantes com o jovem colombiano a participar em todas.

    Parece-me ser o único jogador neste plantel capaz de dar ao Porto aquilo que tem faltado nos ultímos anos: Brilhantismo, ganhar sem convencer é bom, mas por vezes o jogo do Porto torna-se chato de ver e escasso em opurtunidades de golo.

    Com Paulo Fonseca e Quintero na posição ''10'' isso teria tudo para mudar.

    Quintero para a titularidade!!! ;)

  • adam_jones
    Posted Agosto 11, 2013 at 2:34 pm

    em PT o Porto não tem nenhum rival.

  • Rúben Carvalho
    Posted Agosto 11, 2013 at 2:43 pm

    Eu penso que o Guimarães não tem assim um plantel tão mau, não acredito que façam uma grande primeira volta, sobretudo pela defesa.Ora vejamos dois jogadores sub-21 como centrais, tendo o Paulo Oliveira que já tem alguma rotação, mas depois Josué que foi uma nódoa é complicado. No entanto a progressão desses jogadores, penso eu que será enorme, vindo a ter uma segunda volta mais descansada.

Deixa um comentário