Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto derrota o Nápoles (3-1) na Emirates Cup; Dragões conseguiram a reviravolta no marcador depois de uma boa 2ª parte; Ghilas e Licá marcaram, Quintero assistiu, Herrera soltou-se nos últimos 45m, Otamendi dominou na defesa; 1º tempo não foi positivo (zero oportunidades de golo e praticamente nenhum remate), mas na 2ª parte os azuis e brancos, apesar do volume ofensivo não ter impressionado (os golos foram todos erros individuais dos italianos), apresentaram outra intensidade

Nápoles 1-3 FC Porto (Pandev 42′ g.p.; Ghilas 50′, Fernandéz 67′ p.b. e Licá 77′)

O FC Porto despediu-se da Emirates Cup com uma vitória frente ao Nápoles. Vitória justa, que premeia a boa 2ª parte dos azuis e brancos, apesar do pouco volume ofensivo apresentado.

Paulo Fonseca alinhou com: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera e Quintero; Varela, Josué e Ghilas; Mas no 1º tempo a equipa demonstrou alguma lentidão e apesar de ter mais posse, nada criou em termos ofensivos, já perto do intervalo, o Nápoles (que tinha tido a única oportunidade de golo nos primeiros 45m) chegou à vantagem através de uma grande penalidade. No 2º tempo tudo mudou, Ghilas empatou logo abrir (Dossena fez de Cortez, deixou o argelino em jogo e o avançado mesmo com remate sem querer depois de uma assistência de Quintero bateu Rafael), o golo animou os portistas, Fernando e Herrera passaram a dominar o meio campo e a dar-se mais ao jogo, e numa transição o FC Porto chegou ao 2-1, cruzamento da direita e Fernandez a marcar na própria baliza, pouco depois em novo erro de Dossena (aliviou mal a bola dentro da área), e Licá a fazer o 3-1. Até final destaque para algumas acções individuais de Iturbe e para a entrada de Ricardo para a posição de lateral direito (um pouco como VP fez com Djalma e Rui Vitória já tinha feito na época passada no Guimarães).

Destaques

Paulo Fonseca – Bom teste, principalmente numa perspectiva europeia (o Nápoles foi o adversário mais forte nesta pré-época), já que para o campeonato à excepção de 2/3 jogos as exigências e o tipo de adversários vão ser diferentes, que serviu igualmente para elementos como Quintero, Herrera e Ghilas ganharem minutos e confiança. Um encontro que voltou a demonstrar que os azuis e brancos apresentam um dos sectores defensivos (Helton e Fernando incluídos) mais fortes da actualidade, mas que ofensivamente é uma equipa que denota algumas dificuldades em criar oportunidades. O conjunto de Fonseca domina a posse de bola, mas no último terço continua a faltar algo (hoje na 1ª parte o Porto não fez um remate, na 2ª houve mais aproveitamento dos erros defensivos do que mérito do sector ofensivo). Veremos que impacto terá isto no futuro, à partida a nível interno pouco, Jackson vai continuar a resolver (por exemplo para a Supertaça o FC Porto vai defrontar um dos 3 plantéis mais fracos da Liga e as dificuldades devem ser poucas), mas é algo que Fonseca terá de corrigir. Nota ainda para a dinâmica no 2º tempo, fica a dúvida se por dedo do treinador ou por própria iniciativa dos jogadores, a verdade é que a intensidade e qualidade de jogo dos azuis e brancos melhorou quando Herrera e Fernando deixaram de ser uma dupla e passaram a jogar em linhas diferentes.

FC PortoOtamendi fez uma exibição imperial na defesa (evitou um golo cantado de Pandev) e foi a melhor unidade em campo (continua a ser caricato como não merece uma oportunidade na selecção argentina, ainda para mais quando hoje do outro lado estava um central como Fernandez que por norma faz dupla com Garay na albiceleste); Mangala fez um jogo ao nível de 2011-12, dominante mas exageradamente faltoso; Fucile cumpriu defensivamente mas no capítulo ofensivo decidiu sempre mal; Herrera começou tímido mas na 2ª parte soltou-se, começou a dar outra dinâmica ao meio campo portista e principalmente deu-se mais ao jogo (com mais jogos e mais confiança certamente irá demonstrar o que vale); Josué demonstrou que não pode ser opção a extremo (nunca deu nada no corredor e procurou em demasia aparecer em zonas interiores); Quintero foi um dos principais destaques, desinibido não acusou a titularidade, tentou sempre dar-se ao jogo (a jogar a nº 10), imprimir velocidade com bola e técnica nas suas acções, sendo ainda premiado com uma assistência (tem de melhorar a nível de intensidade e na posse de bola, hoje somou demasiadas perdas de bola, algo que por norma não é apreciado pelos técnicos portistas); Varela esteve bastante activo no melhor período do Porto; e Ghilas acrescentou a sua raça na frente, marcou, mas à semelhança do que tem acontecido com Jackson esteve sempre muito sozinho.

71 Comentários

  • Leo
    Posted Agosto 4, 2013 at 8:17 pm

    Vitória que acaba por ser justa do Porto, principalmente pela boa 2ª Parte que fez. O Nápoles estava organizado, mas as substituições estragaram um pouco a equipa em termos defensivos, e o Porto aproveitou.

  • Anónimo
    Posted Agosto 4, 2013 at 7:57 pm

    Exibição consistense do Porto, sem brilhantismos..
    No entanto merece obvio destaque pela vitoria…
    O Porto actualmente esta a uns bons furos acima do Benfica.. Se Garay e Matic saírem e Bernar for para o Porto, ira ser um passeio do Porto pelo campeonato.

    Kevin

  • Fábio Teixeira
    Posted Agosto 4, 2013 at 7:38 pm

    Cheira-me que este ano o Danilo vai calar muita gente.

    • Invictus
      Posted Agosto 5, 2013 at 11:03 am

      Este caso foi diferente, LFV esteve no brasil na vila belmiro a negociar directamente com santos, so que o FCP ofereceu o dobro que o benfica oferecia.

    • João
      Posted Agosto 5, 2013 at 1:58 am

      O FC Porto tem metade dos jogadores que saem no rascord como certos no Benfica referenciados há uma data de anos. Falcao é um bom exemplo, pesquise lá quando, noticiaram o interesse do Porto no jogador. E isto é um jornal que pouco sabe.

    • Invictus
      Posted Agosto 5, 2013 at 12:01 am

      Eu tenho uma visao diferente, o FCP "roubou" danilo e a.sandro ao benfica e com isso ganhou 1 campeonato e 2 titularissimos, 2 atletas com passada larga.
      O benfica ficou pobre nas laterais com o velhinho maxi e o extremo melgarejo para laterias.
      Agora imaginem o benfica com danilo e a.sandro garayluisao matic enzo e o ataque que tem.

      Numa de por vocação ou provocação diria que é exactamente o que o benfica esta fazer ao scp esta epoca com silvio pizzi e o medio argentino. . .

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 8:18 pm

      Sabes o que te digo Pedro? Hoje em dia paga-se bem a qualidade e mais vale pagar mais e resolver logo o "problema", do que andar com soluções mais baratas ano sim, ano sim, e no final de tudo, pensar se não tinha sido melhor investir mais nessa determinada posição.

    • Anónimo
      Posted Agosto 4, 2013 at 7:59 pm

      Fabio, ninguém nega qualidades ao Danilo.. Mas foi a um preco muito elevado comparado com a sua qualidade

      Pedro

  • luis
    Posted Agosto 4, 2013 at 6:48 pm

    Das poucas coisas a realçar deste jogo é o facto do Cha cha não ter jogado e o porto ter marcado a uma equipa de dimensão europeia. Ficou provado que não é assim tão dependente dele e como tenho dito o fato da equipa jogar toda para ele justifica tantos golos na época passada

  • Anónimo
    Posted Agosto 4, 2013 at 5:38 pm

    Segunda parte de categoria do Porto!

    Apesar das saídas importantes, sobretudo Moutinho, a equipa está a evoluir bem.
    O sucesso vai depender muito de contratações como Herrera, Quintero e, eventualmente, Bernard. Mais uma vez o Porto parece ter todas as potencialidades para alcançar o triunfo em várias provas, uma gestão exemplar que não se vê nos clubes rivais.
    Ao nível interno não me parece que vá ter rival, resta saber se Paulo Fonseca e a equipa conseguirão uma bom campanha na LC.

    Paulo Fonseca tem estado exemplar até agora, boa rotação de jogadores, um discurso de confiança e motivação, e coragem e capacidade de leitura para implantar um sistema de 4-2-3-1 que facilmente se transforma em 4-3-3. Trabalha-se bem no Olival!

    Saudações de um adepto cujo clube tem um treinador que joga em 2-4-4 sem capacidade para aprender.

    Pedro Morgado

    • Invictus
      Posted Agosto 4, 2013 at 11:55 pm

      Ñ acho que seja assim um mar de rosas. Primeiro os jogadores que entraram sim têm um potencial enorme,mas sao jovens, alguns com mais experencia como reyes e herrera, vindo do mesmo hemisferio.
      Muitos jovens contratados na 1 liga portuguesa,jogadores contratados essencialmente para colmatar varias carencias que o plantel tinha quer a nivel de banco quer do meio campo.
      O FCP nos extremos ainda ñ tem 1 craque(iturbe e kelvin ainda têm um longo percurso pela frente,lica sera sempre um bom suplente.izmailov esta velho para jogar nas alas e principalmente os 90m),isto pk sera certo a titularidade de varela e j.martinez no restante trio de ataque.
      No meio campo as duvidas são ainda maiores, fernando e lucho partem como titulares sendo que o 3 elemento para inicio de epoca sera entre herreradefourjosue …quintero sera o 10 no futuro com c.eduardo a tentar ganhar a posição tb..castro sera um eterno suplente.
      A defesa é sem duvida o ponto forte do FCP,acho que ja ñ é de agora, alias quem viu jogar no fcp r.carvalho j.andrade j.costa f.couto aloisio pepe olha para esta defesa e ate parece banal comparado com nomes que citei.

      O benfica e num 2ºpatamar scp e braga seram sempre rivais esta epoca na luta pelo titulo, eu como portista e atento ao fenomeno diariamente 30 anos assim o prevejo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 4, 2013 at 8:02 pm

      Custa me ler o que escreveu e saber que e verdade.. O Benfica tem estado muito mal..
      Se Matic e Garay saem, a nossa luta sera com Braga e Sporting ..
      Acredito que o Porto nas primeiras 5 jornadas ganhe logo 5 ou 6 pontos de vantagem, para alem de que o Benfica vai passar mais um ano sem ganhar ao Porto.

      Yuri

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 4, 2013 at 5:01 pm

    Não vi o jogo.. mas já vi que Ricardo entrou para lateral direito. Excelente visão de Paulo Fonseca neste caso, desde o início da época que disse que Ricardo é um extremo normalíssimo, longe de ser acima da média mesmo considerando a idade… pelas características sem dúvida que pode chegar mais longe como lateral.

    • Invictus
      Posted Agosto 4, 2013 at 11:35 pm

      Concordo com tudo o que foi dito..inclusive que tem que ganhar rotinas(talvez na equipa b a titular defesa direito,quiça no Vguimaraes a defesa direito)
      Depois e como disso o Pedro e bem tem que amadurecer na posição(no minimo 2 anos a defesa direito,na equipa b ou em clubes mais pequenos).e por fim e muito importante, tem que ganhar massa muscular.

      LuisRafaelSCP- Acho que disses.t isso aquando dos jogos da seleção de sub20.

    • Anónimo
      Posted Agosto 4, 2013 at 8:03 pm

      Penso que tem que amadurecer taticamente e ganhar massa muscular..
      Se isso acontecer e tiver oportunidades, poderá ser um jogador bastante interessante.

      Pedro

    • NFM
      Posted Agosto 4, 2013 at 6:11 pm

      sim isso é evidente e tambem será o sexto extremo… segundo o jornal ele tem treinado sempre a lateral nos treinos do porto…

      é rapido e tem tudo para ser um bom lateral se for bem trabalhado… falta saber se terá oportunidades

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 4, 2013 at 5:37 pm

      Eu sei, mas eu disse isto porque o PF teve a noção que como extremo Ricardo não tem qualidade para emprestar a uma equipa do nível do Porto.

    • NFM
      Posted Agosto 4, 2013 at 5:27 pm

      concordo que podera ter mais sucesso a lateral do que a extremo…

      mas a visao foi do rui vitoria pois ele ja jogou muitas vezes a lateral no vitoria…

      inclusive foi a lateral que deu a taça ao vitoria na taça de portugal

  • TiagoTeixeira'
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:43 pm

    Uma primeira parte como a segunda de ontem, desinspirada, sem grande fulgor, valeu-nos um bom sector defensivo, especialmente Otamendi.
    Ghilas teve muita dificuldade pra ganhar as bolas, praticamente não ganhou nenhuma, contra equipas fortes fisicamente e experientes, a única maneira de brilhar é em bolas em profundidade, para o espaço ou remates em potência, claramente não tem o jogo de cintura nem aquela cultura de matador de Jackson, mas acrescenta outras coisas. Parece-me uma boa alternativa ou um bom complemento.

    Na segunda parte tudo diferente, outra dinâmica, a equipa subiu de rendimento. Fernando deixou de tentar construir e relegou esse papel pra Herrera, que esteve mais presente, com mais vontade, Quintero apareceu (e que bem !) e mostrou grandes dotes, técnica, visão de jogo, esclarecido, rápido, com grande entrega, vontade de assistir, caso tenha minutos vai ser um caso sério, grande contratação.

    Algumas noções a reter:
    Fucile, péssimo a atacar, movimentou-se algumas vezes bem, pode ser muito útil a defender dado a sua polivalência, mas a atacar está numa péssima forma nesta pré-época, se calhar com mais confiança torna-se outro jogador, mas hoje até pareceu melhor na esquerda que na direita. 3 cruzamentos para o redes quando as jogadas podiam levar muito perigo, assim morreram logo.

    Mangala vê-se bem que é um grande central, mas hoje, não sei se por falta de ritmo, foi demasiado agressivo e imprudente em campo. É um aspecto que tem de melhorar certamente se quer ser um central de referência mundial. Se continuar assim na Liga rapidamente ganha a fama de violento e os adversários vão tirar partido disso, à minima coisa caiem e o arbitro vai marcar sempre !

    Herrera pode vir a ser importante, mas acho que pelo jogo de hoje o Defour acrescenta muito mais, pode nem sempre jogar bem mas joga e dá-se por ele em campo, Herrera hoje não se viu durante os primeiros 45 minutos. Ainda há Josué

    Josué pode vir a ser extremamente útil, quer a médio centro quer a "extremo esquerdo" ou até a médio ofensivo. Como hoje já jogava nas alas com PF no PC e não esteve pior que Kelvin e Iturbe dos outros jogos, é uma alternativa a ter em conta, não oferece velocidade nem criatividade, mas joga quase sempre seguro, passa bem e pode fazer a diferença nas trocas posicionais e nas diagonais.

    Licá marcou mas continuo sem esperanças no seu futuro, parece não ter o que é preciso pra estar ao altíssimo nível. Tecnicamente é muito limitado, não é assim tão rápido, não uso o corpo tantas as vezes quanto podia, no remate não se vê nada demais ou não se vê, cruzamento não é nada pro aí além. Apenas se movimenta bem, é inteligente, e pode aparecer no centro como segundo avançado, de uma maneira diferente das diagonais dos outros extremos criativos. Espero bem que ele nos surpreenda, seria bom sinal.

    Por fim, interessante, e até cómica, a não entrada do Jackson eheh

    • Ricardo Nogueira
      Posted Agosto 4, 2013 at 8:24 pm

      Tiago Teixeira, não vimos o mesmo jogo de certeza. O Fucile jogou para aí apenas uns 15 minutos na esquerda e só me lembro de ter subido uma vez. Na direita apoio sempre o extremo no ataque, criando o desequilíbrio e esteve bem a defender. Foi talvez o melhor jogo dele nesta pré-temporada. O Licá tem estado nervoso, é normal. Também não tem jogado assim tanto como isso. Agora dizer que não é assim tão rápido, basta ver o jogo. O Josué para mim foi o jogador do 11 inicial que esteve menos em jogo. Talvez por estar a extremo tenha perdido influência. Quanto à comparação entre Herrera/Defour, penso que são dois óptimos jogadores, mas do que me pareceu hoje, o Herrera é melhor no transporte de bola e nos desequilibros ofensivos.

    • NFM
      Posted Agosto 4, 2013 at 5:00 pm

      achas que isso faz algum sentido???

      se ofereceram 30 milhoes ja nao devem ter duvidas e nao era por jogar 30 minutos que iam tirar as duvidas… ja o viram muitas vezes certamente…

      ou dao os 40 ou nao sai… da qualidade ninguem tem duvidas… digo eu

    • Czarli
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:42 pm

      Seria complicado para o desgraçado do Jackson fazer mais de 90m em 24h.

    • Czarli
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:37 pm

      Vale tanto esta vitória como a derrota de ontem. Foi um bom teste contra um bom adversário.

      A 1ª parte deu quase para dormir. Meio campo muito preso e pouco movimentado, mas uma 2ª melhor, bem melhor. E a diferença foi aí, no meio campo.
      Espero que o PF se deixe desse duplo pivot, porque o Fernando sozinho rende como 3 e ainda permite ao outro poder movimentar-se livremente. Provavelmente ele começou a época com a ideia que iria perder o Fernando, o que caso não aconteça, fará que jogue como esta 2ª parte. Penso que nenhum dos jogadores para o meio campo serão talhados para jogar dessa forma.

      Gostei do Herrera, a jogar certinho no 1º tempo e a soltar-se no 2º, o que fez com que o miolo ganhasse fibra. Espero ver mais minutos dele.

      O Quintero mostrou bons pormenores, mas terá que comer muita sopa para poder ser titular. Não tem intensidade, não faz pressão, nem faz muito para recuperar a bola que tenha acabado de perder. Acredito que será um dos mais utilizados depois dos 11 segundos, mas não ainda a titular.

      Otamendi fez um grande jogo e grandes cortes, mas adormeceu também em algumas situações que poderiam ter terminado pior.

      Gosto da fome do Varela, a continuar assim será sempre um dos extremos titulares.

      O Alex é dos melhores e foi notória a ausência do Danilo.

      E o próximo jogo já conta! Que venha rápido.

    • TiagoTeixeira'
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:31 pm

      Face o interesse do Napoles, assim ninguém da parte do Napoles o pode observar in loco contra eles.

    • Czarli
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:22 pm

      Porquê "até cómica" a não entrada do Jackson?

  • Fernando Monteiro
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:36 pm

    Apesar da imbecil comunicação social não se cansar de repetir a mudança no fcp, o duplo-pivot eu não me acredito que Paulo Fonseca seja teimoso ao ponto de forçar o Defour ou seja quem for a jogar recuado ao lado de Fernando.
    Uma equipa que se dá ao luxo de ter Fernando, um trinco que nas características defensivas é do melhor que há no Mundo, não necessita de ter alguém ao seu lado a atrapalhar. Mesmo que Fernando saia, Defour faz o seu papel sem precisar de companheiro. O FC Porto deve jogar com um trinco, um 8 bo-to-box e um 10 criativo. Falo de um trio de meio-campo Fernando – Herrera – Quintero. Penso ser o trio mais forte e se não chegar um extremo virtuoso que cause impacto imediato (falo pensando em Bernard) o FC Porto terá de jogar com um 10 que faça esse trabalho porque Varela nunca foi homem de levar a equipa às costas e tanto Iturbe como Kelvin são ainda muito jovens e precisam de mais experiência e consistência. Para Lucho González é hora de sentar no banco na maioria dos jogos e dar o lugar aos outros.

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 5, 2013 at 1:28 am

      Gostei de ver o que o Quintero consegue fazer, e acredito que terá um futuro como nº 10 do FCP. Isto depois de passar longos jogos a ver e a aprender do banco com o Lucho! Quando ele souber 25% do que sabe o Lucho pode ter a sua oportunidade! Tem de aprender a pressionar o meio campo defensivo, não pode perder 1 bola em cada 2 e tem de perceber como se controla os ritmos do jogo.O Lucho ainda sabe mais parado do que o Quintero a correr!
      No entanto gostei das indicações que deixou hoje, o futuro promete!

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:44 pm

      O Lucho ganha muito, não me acredito que vá para o banco assim tão facilmente. Também sou da opinião que o Quintero tem de ser o "10" da equipa, mas Lucho deverá começar a temporada a titular.

      Quanto ao extremo, referiste que Iturbe (20) e Kelvin (20) são muito jovens, mas têm a mesma idade do que o Bernard. O que os separa é que o jogador do Atlético Mineiro está num nível superior aos jogadores do FC Porto.

  • Anónimo
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:29 pm

    o Otamendi deve-se rir à gargalhada sempre que vê uma convocatória da Argentina sem o seu nome e com o nome de jogadores como o Fede Fernandez. Toda a gente fala do Mangala (justificado pela qualidade do francês) mas Otamendi continua a ser um monstro e o patrão da defesa do Porto.

    Dragão 86

    • Nuno F.
      Posted Agosto 5, 2013 at 10:26 am

      Não sei se dá uma gargalhada ou se chora, eu sendo benfiquista tenho de concordar, ele merecia fazer dupla com um tal Garay!

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 5, 2013 at 1:38 am

      É essa falta de atenção para as excelentes qualidades do Otamendi que tem permitido ao FC Porto manter um jogador como ele nas suas fileiras estes anos todos. Gosto muito do Mangalá e a sua contribuição nas bolas paradas ofensivas é um factor muito mportante, mas o Maicon é também um excelente central que com ritmo de jogo o pode substituir bem. Substituir o Otamendi é um problema muito mais bicudo, vamos esperar se o Reyes é esse jogador.

    • João Lains
      Posted Agosto 4, 2013 at 5:59 pm

      Otamendi fez uma exibição fantástica. É rápido, antecipa-se bem aos lances, posiciona-se bem. Percebo que toda gente adore o Mangala mas não me cai no goto. Pode ser insuperável no jogo aéreo, rápido e dar-se bem quando tem a bola no pé, mas a forma como aborda muitos dos lances devia merecer mais atenção por parte dos árbitros. É bom ser agressivo desde que isso não seja motivo para assinalar faltas. Acho que devia corrigir este aspecto então depois sim se poderá dizer que fará dupla com o Varane na seleção francesa, porque para já dou preferência ao Sakho

    • Paulo Almeida
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:23 pm

      sem duvida, nao percebo aquelas convocatorias

    • leugimM
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:42 pm

      Isto.

  • Fábio Teixeira
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:27 pm

    Já agora, pelo que percebi acham o Vitória de Guimarães um dos três planteis mais fracos da liga, certo VM?

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 9:53 pm

      Não é a minha opinião. É o que podes ver neste artigo do VM. Pelos vistos só eu é que reparei nisso.

    • Rabensandratana
      Posted Agosto 4, 2013 at 9:24 pm

      Fábio, discordo contigo. O VSC tem uma boa equipa para ficar nos oito primeiros lugares. O Ricardo e o Tiago Rodrigues se chegarem a Guimarães, o VSC ainda fica com um melhor plantel relativamente ao ano transacto.

  • leugimM
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:25 pm

    Bom jogo do FC Porto, principalmente na segunda-parte. Acho que o Fernando ainda não é totalmente compatível com alguém ao lado, embora penso que será uma questão de ganhar as rotinas necessárias. Prova disso foi a exibição da equipa nos segundos 45 minutos, Herrera muito mais solto, e Fernando na sua posição 6, mais posicional. É isto que tem de acontecer, nunca dois médios tão recuados. Por outro lado, na minha opinião, "o polvo" é um titular indiscutível nesta equipa, seja em que sistema tático for, pelo menos enquanto estiver disponível para jogar nos dragões. Djalma podia e devia ter feito a pré-época, já que, neste momento, tinha lugar de caras neste plantel.

    Plantel para 2013-14: (tendo em conta apenas as opções atuais)

    GR: Hélton, Bolat e Kadu;
    DD: Danilo e Fucile;
    DC: Otamendi, Mangala, Maicon e Reyes;
    DE: Alex Sandro;
    MDF: Fernando e Defour;
    MC: Herrera, Josué, Castro e Carlos Eduardo;
    MO: Lucho e Quintero;
    MAD: Varela e Iturbe;
    MAE: Kelvin e Licá;
    PL: Jackson e Ghilas.

    Obs: Urgente a contratação de um desequilibrador para uma das alas. Carlos Eduardo numa posição mais recuada, a rodar entre a equipa B e a equipa principal. Fucile faz os dois lados da defesa.

    Cedências: Tiago, Ricardo e Abdoulaye.
    Transferências: Rolando, Sereno, Kléber e Izmailov.

    Equipa para a Supertaça de Portugal:

    Hélton, Fucile, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Lucho, Kelvin, Varela e Jackson.

    Cumprimentos

    • Nuno Lima
      Posted Agosto 5, 2013 at 1:46 am

      A propósito de que é que o FCP ia ficar com um segundo guarda-redes que não tem 1 único minuto com a a pele do Dragão, para emprestar outro que tem trabalhado com a equipa no ultimo ano e que ainda este fim de semana mostrou o seu valor?

    • leugimM
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:57 pm

      @luis fae: O Fabiano cedido para, na próxima época, voltar para lutar pela titularidade com o Bolat.

    • luis fae
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:14 pm

      E o Fabiano?

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:40 pm

      Só acho que o Carlos Eduardo é mais médio ofensivo do que o Lucho González.

  • SecretWord
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:20 pm

    Acrescentar também que hoje voltou a ser nítido que, na esquerda, é Alex Sandro + 0.
    Alex Sandro faz praticamente todo do corredor. Não há um extremo que desequilibre, que parta para cima do lateral.
    Falta um extremo a este plantel. Bernard? É incerto e até parece improvável, mas um jogador com essas características é o que a equipa necessita.

  • Nuno
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:15 pm

    Não vi a primeira parte mas fiquei impressionado com a 2ª parte do FCP.

    Nesta altura da época, muita frescura física, pressing no meio campo adversário, um meio campo versátil sem posições fixas (muitas vezes o Herrera jogava atrás do Fernando), muitas triangulações e jogo rápido pelas alas. Não sou do FCP mas gostei muito.

    Se o jogo estava muito dinâmico, poder-se-á questionar se tacticamente era bom (havia momentos que parecia bonito mas a fazer lembrar os jogos de amigos na rua).

    O FCP vive de compensações no meio campo (Josue/Fernando/Herrera), quase não existe protecção aos defesas laterais (excepto Varela) e recorreu a muitas tentativas de desmarcação em profundidade para os alas e avançado. Mas como a defesa do Nápoles era fraquinha até isto deu um golo de Licá, mas no campeonato nacional pode ser que não seja tao eficaz já que as equipas jogam com autocarros estacionados em frente à área. Teremos no FCP o síndroma do treinador que vem de uma equipa pequena habituado a jogar no contra-ataque em velocidade a pensar que consegue ser vencedor dessa forma numa equipa que terá sempre acima de 65% de posse de bola?

    Destaques: Josué sempre presente no meio-campo a pressionar e a distribuir jogo, arranjando espaços e desequilibrando o último terço, Herrera a mostrar que pode substituir Moutinho pela calma e segurança que transmite na posse de bola e clarividência na transposição ofensiva, Quintero a mostrar que é craque na vontade, velocidade e intensidade que coloca no jogo, a mostrar que sabe jogar e fazer jogar e que poderá ser a referência do FCP para os próximos anos. Com estes 3 jogadores, o FCP mostra que pode renovar a equipa e continuar a ser forte. Fiquei muito impressionado.

    Se juntarmos a disponibilidade do Varela para ajudar defensivamente e ser decisivo na frente dando profundidade, velocidade e clarividência nas transições, Helton a dizer presente com magnificas defesas quando estava 1-1 (sem contar com a experiência de Lucho, o instinto de Jackson e a presença de Otamendi que fez outra excelente exibição) o FCP parte como grande favorito para o Campeonato.

    A rever: o posicionamento de Fernando. Perante este esquema de Paulo Fonseca, Fernando fica um pouco perdido.Habituado a ser o primeiro defesa e o primeiro médio, agora é pedido que participe mais nas transições ofensivas e que apareça mais na área (quase um jogador total)

    A resolver: Precisam de outro ponta de lança/avançado (Licá é esforçado e poderá render Varela, mas não resolve na área) e precisam de outro lateral (Fucile é um excelente recurso) mas falta alguém mais.

    A dispensar: Ricardo fez um jogo miserável (a defesa direito parecia contrariado), Iturbe poderá ser um problema de balneário (pode ser bom mas nada demonstra)

    Nuno M.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:24 pm

      Só não concordo com os dois últimos pontos que apresentaste. O FC Porto deverá, à partida, jogar só com um avançado. Ora esse avançado em princípio deverá ser o Jackson. O colombiano no ano passado fez o campeonato todo a titular. Pareceu desgastado e precisava de descanso? Claro que sim, mas para isso é que este ano está o Ghilas no plantel. Com estes dois avançados não parece que seja preciso mais nenhum. Mas se for, deverá ser só para jogar jogos da Taça da Liga ou contra equipas inferiores nas eliminatórias da Taça de Portugal. E aí claro que pode entrar esse tal avançado, que para mim podia ser muito bem o Caballero.

      Quanto às dispensas, Ricardo até apresentou alguns bons pormenores, mas à partida, deverá ser cedido por empréstimo (fala-se no regresso ao Vitória). Agora Iturbe acho que não, é jogador para ficar no plantel e até ver é uma das primeiras opções, pelo menos enquanto não chegar outro médio ala/extremo.

  • Santos
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:11 pm

    Quintero dá gosto ver jogar, toque de bola e posse sempre de cabeça bem levantada. Talvez seja este o "abre-latas" que tanto se pedia.

    Ghilas ainda vai dar dor de cabeça ao Paulo Fonseca…

  • Ricardo Oliveira
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:11 pm

    É muito simples…ontem a segunda parte foi uma miséria. Não é para queimar ninguém mas ao Castro e ao Defour não se pode pedir criatividade nem imaginação. Hoje com a presença do Fernando e o pulmão do Herrera, deu para haver dinamismo…se bem que também precisam de ser mais criativos. Otamendi o melhor central em Portugal, Quintero grandes pés. Licá finalizou com classe e frieza e agora vai ganhar confiança. Bom jogo do Porto,

  • Rabensandratana
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:08 pm

    1ª parte muita apática, lenta e com zero remates à baliza.

    2ª parte, mais rápida, boas oportunidades para o Varela marcar, Carlos Eduardo também teve uma boa oportunidade.

    Boas exibições de Ghilas, especialmente na 2ª parte correu imenso este argelino.
    Quintero muito criativo, excelente pé esquerdo, pouco intenso, aqui está um problema que tem de ultrapassar a curto/médio prazo, exibição muito prometedora e Lucho que se ponha a pau.
    Neste sistema táctico temos de ter um criativo, um puro "10", o argentino não é nem nunca teve características de criativo.
    Varela fez uma exibição totalmente estranha, perdeu muitas bolas, também fez bons cruzamentos, participou no cruzamento que originou o golo da reviravolta, esteve muito inconstante.
    A dupla de centrais esteve relativamente bem, salvo alguns erros pontuais.
    Herrera fez uma 1ª parte discreta, a 2ª esteve muito bem.
    Fernando continua a ser o homem que equilibra a equipa, é o jogador nevrálgico nesta equipa.
    Josué o elemento que fez menos no jogo, também derivado a ter passado grande parte do jogo no lado esquerdo do ataque.

    Bom triunfo, frente a uma das melhores equipas italianas.

    • Invictus
      Posted Agosto 4, 2013 at 9:25 pm

      Pois esta claro, so pergunto uma coisa..quem é o melhor marcador do FCP esta pre-epoca?

      O tal que ñ passa por ninguem com bola controlada e redonda.

      Varela sera o titular(esta no auge da carreira com 28 anos) resta saber quem jogar no outro flanco..iturbe ou bernard?

    • Czarli
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:15 pm

      O Varela desta pré-temporada é igual ao Varela do JF e do AVB. Com isto quero dizer que inconstante (durante o jogo) ele sempre foi, mas está também muito mais solto e confiante. Foram muito poucas as vezes que o vimos passar por jogadores com a bola controlada e redonda durante as duas ultimas épocas.

  • Anónimo
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:05 pm

    Jogo sem grandes oportunidades para o Porto, mas onde como sempre aproveitaram os erros do adversario….para ja vejo esta equipa portista mais fraca que no ano anterior, muita dificuldade em criar oportunidades de golo, mas a ver vamos. Defesa solida como sempre, Quintero como o VM dizia, e um craque!

    Goncal04

  • Relva
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:04 pm

    Não percebo esta equipa do napoles, defesa zero. O quintero andava por itália e o napoles e outros não viram a sua qualidade? Quanto ao porto normal, continua a ser a equipa mais forte em portugal.

  • NFM
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:03 pm

    grande segunda parte do porto, embora a 1 tenham sido muito pouco objectivos…

    grande jogada entre herrera, quintero e ghilas no 1 golo…

    otamendi esteve imperial

    herrera começou timido mas fez uma 2 parte de alto nivel tendo inclusive começado a jogada do 1 golo

    quintero da uma classe extra ao meio campo, grande visao de jogo e tecnica

    ghilas esteve pouco em jogo tendo falhado uma grande oportunidade na 1 parte a cruzamento de a. sandro mas na segunda nao falhou..

    tambem gostei das exibiçoes de fucile, josue e varela embora nao estando ao nivel dos anteriormente referidos

    • NFM
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:24 pm

      ate agora foi a exibiçao que mais gostei dele… é certo que tem algumas paragens mas hoje esteve certinho e esforçado

    • Ricardo Oliveira
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:13 pm

      Fucile amigo? O gajo brincou o jogo todo, mais uma vez não acertou um cruzamento…vamos sofrer muito se ele ficar no plantel.

  • Anónimo
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:02 pm

    Eu fico espantado como é que o Porto muda de treinador, perde 2 jogadores fundamentais e joga da maneira que jogou. O Porto está com uma equipa com várias soluções e qualidade! Sou Benfiquista e apesar de o Benfica ter mantido quase toda a equipa do ano passado, custa-me a crer que este ano o campeonato seja nosso!

    Cumprimentos,
    Diogo Marques

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:56 pm

      Futebol sem erros é para mim uma novidade. Terei que me informar de forma conveniente.

    • NFM
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:38 pm

      quase todos os golos resultam de erros nao percebo essa logica…

      o 1 é uma grande jogada colectiva e no segundo se nao fosse o defesa provavelmente o ghilas marcava…

      sem erros nao existiam 90% dos golos…

      o penalty de hoje e de ontem tambem foram erros e eram evitaveis

    • Joao Goncalves
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:18 pm

      Sim limko… o que é a sorte do jogo?

      Até parece que o Napoles não aproveitou o erro defensivo do Fernando para chegar ao golo não?

    • gsg
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:16 pm

      e entao eu tambem sou benfiquista e é verdade tudo o que ele disse, apenas gostamos de futebol e sabemo-lo ver sem rodeios o benfica tem bom ataque mas a defesa nem ve la o porto mesmo ter perdido 2 jogadores importantes continua com a mesma consistencia de sempre a isto chama se mentalidade competitiva, e se o benfica continuar a jogar assim vai ter um enorme desafio pela frente !!!

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:14 pm

      O que é "a sorte do jogo"?

    • limko
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:08 pm

      Deves mesmo ser Benfiquista.

      O Porto fez uma 1ºparte horrível e apesar de ter sido a melhor equipa na segunda parte, acabou por ter a sorte do jogo com erros defensivos do adversário.

  • Peres
    Posted Agosto 4, 2013 at 3:00 pm

    Estava a ser mais um jogo para "boi dormir" mas na segunda parte animou, principalmente porque o Napoli diminuiu as preocupações defensivas.

    Em termos de jogadores, Otamendi mostrou uma qualidade brutal. Quintero mostrou alguma da sua magia e Herrera também se mostrou mais.

  • Fábio Teixeira
    Posted Agosto 4, 2013 at 2:57 pm

    Primeira parte com o FC Porto a jogar a passo, diga-se, e o Nápoles a ter as melhores oportunidades. O penálti foi bem assinalado (o Fernando foi imprudente).

    Na segunda parte, o FC Porto apresentou outra intensidade de jogo e superiorizou-se claramente ao Nápoles. Os dragões estiveram claramente distintos de uma parte para a outra.

    Destaco a defesa que esteve muito bem (principalmente Otamendi – Reyes também teve bons pormenores), Herrera e Quintero (tem de ser claramente o "10" desta equipa). Agora é esperar que o Arsenal e o Galatasaray empatem a zero ou a uma bola.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 7:26 pm

      Não digas barbaridades KingLeao. O Porto só marcou graças a 2 ofertas, mas que eu saiba foram 3 golos. O Nápoles marcou de pénalti. Um lance controlado em que o Fernando foi imprudente. Isso não é oferta? Coitado do Nápoles à beira de FC Porto.

    • KingLeao
      Posted Agosto 4, 2013 at 4:20 pm

      e o Porto so marcou gracas a 2 ofertas que tal isso, este Napoles e muito superior ao Porto a 100% o Porto nao tem chances.

      SL

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:52 pm

      Também tenho essa dúvida Diogo Ribeiro. É que assim o Galatasaray ficava com 6 pontos, os mesmos do FC Porto, Arsenal ficaria com 5 e, por fim, Nápoles com 4.

    • Anónimo
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:32 pm

      Se empatarem 1-1 o Porto não ganha na mesma acho

      Diogo Ribeiro

    • Santos
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:30 pm

      O melhor é o camuflado sem duvida.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 4, 2013 at 3:15 pm

      Já agora, o equipamento do Nápoles é feio como tudo.

Deixa um comentário