Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto suaviza má fase em Barcelos; Uribe desbloqueou, Sérgio Oliveira confirmou com um golaço; Corona e Pepe saíram ao intervalo

Gil Vicente 0-2 FC Porto (Uribe 7′ e Sérgio Oliveira 60′)

O FC Porto, que vinha de ser eliminado na Taça e só tinha duas vitórias nos últimos 8 jogos, cumpriu em Barcelos e colocou assim pressão em SC Braga e Benfica. Os azuis e brancos marcaram logo a abrir, por Uribe, ainda desperdiçaram 4 bons lances, por Marega, Oliveira, Taremi e Corona, para ampliar no 1.º tempo, mas aos 60′ Sérgio Oliveira desfez as dúvidas com um golaço, num jogo em que Tecatico e Pepe foram substituídos ao intervalo, aparentemente por problemas físicos. Já o Gil Vicente, depois de um 1.º tempo pobre (o 0-1 logo aos 7′ hipotecou a estratégia), tentou reagir nos segundos 45 minutos, mas não teve poder ofensivo para incomodar Marchesín.

Destaques:

Gil Vicente: Ainda não foi desta que os Gilistas tiraram pontos a um dos grandes. A equipa de Ricardo Soares esteve hoje furos abaixo daquilo que tinha feito no Dragão ou nos jogos com o Sporting, tendo sucumbido cedo à pressão do Dragões e depois tido pouca arte para reverter os acontecimentos. Ainda por cima, na melhor fase do jogo sofreu o 2-0, o que acabou por deitar por terra qualquer possibilidade reação. As melhores investidas da equipa acabaram por surgir sempre pelo flanco esquerdo, com Henrique Gomes e Claude Gonçalves em evidência, mas com pouca objetividade. Lucas acabou por ser o único a criar real perigo, mas o seu remate saiu por cima. Na defesa, os centrais apresentaram-se seguros, apesar de um ou outro erro de Talocha e Rodrigão na saída de bola, enquanto Denis voltou a estar em destaque com algumas boas intervenções, principalmente na 1.ª parte (grande parada a um cabeceamento de Corona), e sai sem culpa nos golos sofridos. Na frente, Lourency pouco se viu e Pedro Marques foi engolido pelos centrais Azuis e Brancos.

FC Porto: Vitória importante dos Dragões, regressando aos triunfos na véspera daquele que pode ser um dos jogos mais importantes da época. Os Azuis e Brancos realizaram uma primeira parte positiva, com chances para chegar ao intervalo com outra vantagem, mas só com o golaço de Sérgio Oliveira numa altura em que o Gil começava a ameaçar, respiraram fundo. De resto, o miolo do FC Porto funcionou bastante bem, com Otávio a encarar o jogo de frente e a ser o mais capaz na fase da construção, enquanto Uribe marcou o 4.º golo da época e esteve também ele a bom nível. Corona foi aparecendo no espaço entre-linhas, à procura de colocar o último passe, e acabou por estar perto do golo após cruzamento de Manafá. O lateral foi mesmo um dos melhores, realizando uma excelente exibição ofensivamente, apesar de ter atuado na esquerda, desequilibrando através do drible e de alguns cruzamentos venenosos. A defesa sentiu poucas dificuldades, tendo Marchesín não realizado nenhuma defesa de relevo, acabando por ser Nanú o elemento menos (algumas dificuldades em controlar as subidas de Henrique Gomes). Na frente, Marega tentou procurar a profundidade, mas não teve sucesso e ainda desperdiçou uma boa chance, enquanto Taremi foi importante no lance do 2-0 ao recuar para combinar e depois assistir Sérgio Oliveira.

XI Gil Vicente: Denis; Henrique Gomes, Talocha, Ygor Nogueira, Rodrigo, Paulinho; Claude Gonçalves, Pedro, Lucas Mineiro, Lourency; Pedro Marques
XI FC Porto: Marchesín; Manafá, Diogo Leite, Pepe, Nanú; Otávio, Uribe, Sérgio, Corona; Marega, Taremi;

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

41 Comentários

  • Luis Sousa
    Posted Março 6, 2021 at 11:17 pm

    Grandes saídas do Marchesin hoje!

  • GoldenFCP
    Posted Março 6, 2021 at 10:42 pm

    Manafá tem evoluido muito. Começo a acreditar nele, acho que pode virar um lateral direito de respeito se melhorar os cruzamentos e algumas abordagens aos lances.

  • Tiago Peixoto
    Posted Março 6, 2021 at 8:35 pm

    Jogo algo enfadonho.
    Ponto positivo, o What If Pepe já vai receber upgrade no FIFA.

  • Eusebio
    Posted Março 6, 2021 at 8:23 pm

    Manafá e Palhinha merecem seleção.

    • fmadu8
      Posted Março 7, 2021 at 2:49 am

      Típico comentário de que só vê a liga portuguesa. Convido a ver um dia destes a ver a época que Rúben Neves, Renato, André Gomes estão a fazer para esquecer rapidamente essa ideia de palhinha. Até o Sérgio Oliveira está a frente.

      • DYI
        Posted Março 7, 2021 at 11:34 am

        O que é que o André Gomes, o Renato e o Sérgio Oliveira têm a ver com o Palhinha? Essa mania de misturar alhos com bugalhos. O Palhinha compete com William, Danilo, RN e pronto. Pelo menos dois deste lote deverão ser chamados. Também dúvido que o Palhinha vá já porque a experiência conta muito nestes torneios. Mas não é por ir o Renato Sanches ou o André Gomes que o Palhinha não há de ir. É tipo dizer que o Sérgio Oliveira não deve ir a seleção porque o Pedro neto está a jogar nas horas.

      • Xyeh
        Posted Março 7, 2021 at 4:24 am

        Sou enorme fã do Rúben Neves mas ele só agora voltou ao seu nível habitual (tem é um número abismal de jogos completos a comparar com os concorrentes para o meio campo), o Renato em 2021 só fez 2 jogos completos, tem sido quase sempre suplente, só foi titular em 5 jogos, penso que teve uma pequena lesão. O André Gomes e o Sérgio Oliveira têm jogado bem mas o Palhinha pode muito bem ser equacionado.

    • Af2711
      Posted Março 6, 2021 at 11:07 pm

      Só um super Manafá num outro campeonato iria à seleção. Este apesar de mostrar evolução, não tem condições de ser equacionado para um Europeu ou algo assim ainda mais com as opções disponíveis.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Março 6, 2021 at 10:33 pm

      Eusebio
      Respeito a melhoria que Manafá tem vindo a mostrar, mas mesmo assim não sei se é caso para ser selecionado…quer dizer, talvez para lateral esquerdo, aí se calhar já concordo um pouco. Mas para a direita não, não é? Cancelo deverá ser a 1a. escolha, depois Ricardo não deverá ser esquecido, assim como Dalot…e até Cédric tem jogado no Arsenal. Não digo que jogue sempre, mas talvez o suficiente.

    • Kacal
      Posted Março 6, 2021 at 10:05 pm

      Manafá para quê? Podemos jogar com Cancelo na lateral esquerda, ele que até tem feito a posição no City várias vezes e está em grande forma. Depois temos ainda Nelson Semedo e Ricardo Pereira para a lateral direita.

    • Oakander10
      Posted Março 6, 2021 at 8:44 pm

      Manafá?!
      Ainda hoje teve mais uma abordagem de amador que acabou com uma dobra de Sarr.

    • Miguel SADSC
      Posted Março 6, 2021 at 8:40 pm

      Manafá é melhor que Cancelo, Semedo, Ricardo, (até coxo como anda), Dalot ou se quer mais fiável que Cédric?
      Ele tem dupla nacionalidade, só se estiver a referir à da Guiné Bissau porque ele é inferior a 5 ou 6 opções.

    • Tiago Peixoto
      Posted Março 6, 2021 at 8:39 pm

      Manafá com Cancelo, Ricardo Pereira e Semedo (até o Dalot) dificilmente será chamado. Está claramente numa boa fase, mas não acredito que algum dia lá chegue.

      • Valderrama
        Posted Março 6, 2021 at 10:02 pm

        Tenho muitas dúvidas que Manafá tenha ou venha a ter nível de seleção mas Semedo está em péssima forma, Ricardo ainda não está a 100% desde a lesão prolongada e Mário Rui encostou no Nápoles (Manafá tem a mais valia de poder jogar na esquerda)

        • Xyeh
          Posted Março 7, 2021 at 4:14 am

          O Manafá merece reconhecimento por ter evoluído mas não sei se tem nível para jogar por Portugal, acho que devemos enaltecer que está a ficar melhor jogador mas não sei até que ponto o Semedo em má forma é inferior ao Manafá. Para mim a direita é Cancelo e Ricardo Pereira (gosto mais do Ricardo Pereira mas o Cancelo finalmente está a demonstrar o nível que toda a gente sabe que ele tem de forma consistente).

  • O tal Portista
    Posted Março 6, 2021 at 8:17 pm

    O melhor central do Porto joga, o Porto não sofre golos. Estou de facto surpreendido…
    Hoje fizemos um bom jogo, fomos pressionantes e não andamos a correr feito baratas tontas o jogo todo. O Marega fez o melhor jogo da época, o que não é propriamente um elogio, mas hoje não merece ser criticado. E o Manafa uma vez mais a fazer um belo jogo (quem diria).
    Uma coisa que me chama muito a atenção é a facilidade com que o Evanilson marca golos! Até tem tido o azar de ver alguns deles anulados mas o Porto tem aqui um verdadeiro craque para trabalhar e desenvolver.
    Ah, e como não podia deixar de ser, a liga a passar mais um atestado de incompetência. Vemos os holandeses a adiar jogos para as suas equipas não serem prejudicadas pelo calendário, enquanto em Portugal parece que fazem de propósito para quem está na Europa sair prejudicado.

    Saudações DesPortistas!

    • Oakander10
      Posted Março 6, 2021 at 8:45 pm

      O Pepe tem jogado sempre…
      Diogo Leite ser o melhor central do Porto é cegueira clubística pela formação…

      • O tal Portista
        Posted Março 6, 2021 at 9:28 pm

        Como é óbvio disse com um leve tom de ironia. Mesmo assim, tenho 99% de certeza que se jogasse regulamente até ao final da época ainda ia tempo de ser considerado inconstavelmente o melhor central da equipa. Agora é óbvio que se continuar a ser encostado a cada erro nunca vai evoluir.

  • Estigarribia
    Posted Março 6, 2021 at 8:09 pm

    O que vou dizer não é bonito, e nem faz parte da minha essência com adepto de futebol e user aqui do VM, mas dá-me um grande gozo quando treinadores como o Ricardo Soares perdem jogos assim por 2-0 ou mais. Como adepto de futebol não gosto, nem nunca gostarei, de ver treinadores que usam r abusam do antijogo – e a sorte do FC Porto foi marcar cedo o que não permitiu ao RS pôr em prática o antijogo.

    Quanto ao jogo em si, o FC Porto nem precisou de forçar muito e foi com justiça que venceu em Barcelos e tem ainda uma palavra a dizer no que diz respeito á luta pelo título de campeão nacional.

    Individualmente, gostei de ver o Matheus Uribe neste jogo. O colombiano dá um grande equilíbrio ao meio-campo dos dragões e é pouco valorizado por cá. Jogador consistente em campo e que não inventa muito.

    Outro jogador que me deixa impressionado é o Evanilson. O ex-Fluminense é craque e o seu toque de bola não engana. Os dragões têm ali um jogador que lhes pode dar muitas alegrias e golos – aliás, o golo de hoje foi até bem anulado já que ele estava ligeiramente adiantado.

    Por outro lado, este Gil Vicente joga muito poucochinho. Demitem o Rui Almeida, que até nem estava a fazer um mau trabalho e implementava uma ideia de jogo positiva, e vão buscar um treinador medíocre como o Ricardo Soares.

    Ainda assim, o emblema gilista tem ali alguns jogadores bem interessantes como, por exemplo, Denis, Fujimoto, Lucas Mineiro ou bem conhecido dos Sportinguistas Pedro Marques.

    Saudações Leoninas

    • Tiago Silva
      Posted Março 7, 2021 at 10:33 am

      O Gil normalmente não joga assim Estigarribia, mas sim poderia tentar jogar melhor, tem qualidade para isso, aquela defesa é que não dá muita segurança e não dá para jogar com linhas muito subidas a meu ver.

      Quanto ao Ricardo Soares, pensava que gostavas dele, porque fez um belíssimo trabalho no Covilhã. Depois tem trabalho competente no Moreirense, sinceramente não desgosto dele, mas sim concordo que o despedimento do Rui Almeida foi forçada e merecia mais tempo.

      • Estigarribia
        Posted Março 7, 2021 at 11:42 am

        Tiago,

        Não nego que tenha feito um bom trabalho no SC Covilhã mas não é propriamente dos meus treinadores preferidos.
        Mas espero que consiga evoluir como treinador e que possa deixar de lado o antijogo, como mostrou por exemplo no Moreirense – Sporting da época passada.

        Saudações Leoninas

    • paulosousaw
      Posted Março 7, 2021 at 3:57 am

      De todos os jogadores que mencionaste o que mais me impressiona é o Lucas Mineiro.
      O rapaz recupera bolas, constrói, parece estar em todo o lado.
      Tem as suas lacunas (ainda hoje o primeiro golo do Porto surge de um mau alívio dele) mas caso o Gil desça, gostaria de o ver evoluir na nossa primeira liga.

      • Estigarribia
        Posted Março 7, 2021 at 11:44 am

        paulosousaw,

        Em relação ao Lucas Mineiro, eu gostava de o ver no Vitória de Guimarães. O brasileiro iria acrescentar qualidade ao meio-campo vimaranense.

        Saudações Leoninas

    • Miguel Lopes
      Posted Março 6, 2021 at 9:01 pm

      Estigarribia, eu hoje não vi o jogo do Porto, mas relativamente ao Evanilson, vi alguns jogos do Fluminense no ano passado e lembrei-me várias vezes do Hulk, pela potência física e qualidade da bola no pé. E na altura pensava, se o Sporting tivesse dinheiro, estava ali um diamante em bruto.

    • lipe
      Posted Março 6, 2021 at 8:31 pm

      Percebo o que dizes Estigarribia mas é muito fácil adeptos dos grandes/Braga e outros clubes maiores criticarem o anti-jogo quando apoiam equipas recheadas de qualidade em todas as posições. O anti-jogo muita vezes é uma opção forçada, tomada como a única forma de garantir pontos para equipas como o Gil que estão claramente vários patamares abaixo de clubes como o Porto, em todos os aspectos. O orçamento do Porto é +/- 16 vezes superior ao do Gil por exemplo (90 milhões vs 5.5 milhões) …

      Jogaram todos abertos, jogarem “de olhos nos olhos” como se gosta de dizer, seria uma táctica suicida.

    • Flavio Trindade
      Posted Março 6, 2021 at 8:27 pm

      Estigarribia,
      Bem observado. Sou da mesma opinião.

      O Gil com Rui Almeida tentava e conseguia jogar bom futebol.
      Não teve nem tempo nem a paciência da direção gilista.

      Ricardo Soares nunca passará disto e não vi ainda nada no actual treinador gilista para que possa ter um crédito assim tão grande.

      Aliás diria mesmo que o Gil está a pôr-se a jeito para acabar na segunda liga, já que Boavista, Maritimo, e Famalicão que estão atrás na tabela têm qualquer uma delas mais qualidade que os gilistas.

    • Eusebio
      Posted Março 6, 2021 at 8:15 pm

      Quantos jogos viste do Gil este ano?

  • Peter S
    Posted Março 6, 2021 at 8:08 pm

    Jogo razoável, claramente facilitado pelo golo aos 7′. Claro que o golo é mérito da equipa, mas, olhando para a ideia que o Gil Vicente trazia para o jogo, poderia ter sido mais um daqueles jogos de bater contra a parede sem criatividade.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Março 6, 2021 at 8:03 pm

    Irónico! Justamente hoje que a minha aposta precisava do 3º golo do Porto…ele é anulado :D

    • Kafka
      Posted Março 6, 2021 at 8:19 pm

      E eu hoje que não entrei neste jogo com medo que como o Sporting já tem o campeonato ganho, os jogadores iam entrar mesmo inconscientemente com a cabeça no jogo da Juve….E afinal ganharam tranquilamente, estava com boa odd para pôr numa múltipla

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Março 7, 2021 at 7:53 am

        Faz sentido o raciocínio, por outro lado o FCP não vai desistir. A correr mal em termis de golos seria cazo o Gil acertasse na defesa. Eu apostei já perto dos 80 em +2.5. Dava 2.10. Já estava ganho e já por isso podiam ao menos ontem deixar passar eheheh

  • JJoker
    Posted Março 6, 2021 at 8:03 pm

    O Gil, em zona de desproporção, consegue a proeza de rodar mais a equipa que o Porto.
    Lindo.

    • zebenfas
      Posted Março 6, 2021 at 8:19 pm

      Aqui em Barcelos diziam que hoje iria ser um passeio, não me explicaram para que lado seria :)…5 ou 6 titulares de fora…más linguas e fenomenos do entroncamento …alias as más linguas aqui em Barcelos, sempre assumiram o Ricardo Soares como o treinador que sobe a custa dos favores…mas isso são as más linguas

    • Oakander10
      Posted Março 6, 2021 at 8:17 pm

      Provavelmente o seu treinador percebe que existirão jogos mais importantes e muito mais prováveis de se pontuar do que neste, além de que rodou de maneira a tornar a equipa mais defensiva ao mesmo tempo. Normal.

  • Miguel SADSC
    Posted Março 6, 2021 at 7:58 pm

    Minuto 93. Golo vai ao VAR e é anulado por fora de jogo, uma coisa que ao dia de hoje é praticamente objetiva em 99% dos casos.
    Plano de televisão abre. Luís Gonçalves a gritar com o 4º árbitro durante 30 segundos.
    O que é isto?

    • andresilvac
      Posted Março 6, 2021 at 9:33 pm

      Não foi só o minuto 93 foi o jogo todo então os jogadores (principalmente do Gil) era uma gritaria que era audível na televisão, e o pior é que o árbitro cedia e naquelas faltas a portuguesa deixava o lance seguir mas dada o espalhafato sonoro voltava atrás para marcar a falta.

    • Oakander10
      Posted Março 6, 2021 at 8:18 pm

      Caso não esteja a ver o jogo da Juventus, tente puxar atrás até ao minuto 24′ e verá o que é gritar…

      • Miguel SADSC
        Posted Março 6, 2021 at 8:57 pm

        Outro país latino com outro clube igualmente implicado em casos de corrupção dificilmente me parece que seja um exemplo para o qual eu aponte como diferente ou como pretendo que o nosso futebol seja.

    • riscas
      Posted Março 6, 2021 at 8:03 pm

      E é de reclamar. Tanto tempo para avaliar um lance que deu para perceber logo após a primeira repetição que haveria fora de jogo.

      • Miguel SADSC
        Posted Março 6, 2021 at 8:24 pm

        Ah sim, o Porto os grandes defensores de tempo útil de jogo.
        Não relacionada, mas aproveito ja agora. Outra coisa que gostava de perceber era o tanto tempo, parafraseando o que disse, que duram os intervalos das equipas de SC e os 5 minutos que todas as equipas ficam à espera no relvado enquanto o Porto está no balneário. É recorrente e não vejo multas sobre isto e atrasos de jogos (ao contrário do que já aconteceu em jogos do clube na UEFA). Mas pronto.

Deixa um comentário