Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fez parte do Dream Team do Euro’2000 e diz que recusou o Benfica por amor ao Inter

Já não é o primeiro guarda-redes de topo a dizer algo do género. Há uns tempos Marcos, que foi o titular do Brasil no Mundial’02, também revelou que esteve perto de assinar pelas águias em 2005, talvez por o clube da Luz nunca ter confiado muito nas capacidades de Quim.

Francesco Toldo assumiu, numa entrevista à rádio Antenna 3, que  teve uma proposta do Benfica, mas que recusou por amor ao Inter de Milão. “Eu queria ficar no Inter. Recusei imensas propostas porque sempre disse que ganhar pelo Inter é algo diferente. Há sempre uma tensão, algo que de repente acontece. É como ir num navio em plena tempestade: quando chegas ao porto há sempre uma satisfação. Tive propostas do Bayern Munique, Liverpool, Benfica e Real Madrid, mas disse sempre que não. Retirei-me cedo do futebol, mas estou orgulhoso das minhas escolhas. Faria tudo de novo, pois vejo o Inter como um dos clubes mais bonitos do Mundo”, declarou o antigo guarda-redes, que fez parte da equipa ideal do Euro’2000. Recorde-se que Toldo representou o Inter entre 2001 e 2010 mas a partir de 2005 passou a ser suplente de Júlio César.

72 Comentários

  • Vegeta
    Posted Maio 2, 2020 at 8:47 am

    O Euro em que a nossa seleção jogou o melhor futebol.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 2, 2020 at 1:52 pm

      Sinceramente o nível estava elevadíssimo para 4 seleções…Holanda, Itália, França e nós estavam num nível muito alto mesmo e bem mais alto que atualmente no caso de 3 delas e ligeiramente mais alto no caso da França. 2 anos mais tarde todas elas estranhamente estavam do lado oposto sendo que a Holanda não de qualificou para o Mundial, Portugal e França foram miseráveis e a Itália foi impotente perante o roubo do século.

  • Kacal
    Posted Maio 1, 2020 at 10:13 pm

    Este XI ui ui, poucas mudanças fazia nele sinceramente. Mas o CR7 encaixava ali na esquerda mudando para 4-3-3 tirando um da frente.

    • SCP1906
      Posted Maio 2, 2020 at 1:15 pm

      Como é que CR7 é chamado para o onze ideal do Euro 2000?

      • Kacal
        Posted Maio 2, 2020 at 2:24 pm

        No sentido que estava a pensar no XI do Euro 2000 como um XI ideal de sempre e adapta-lo com CR não mexendo muito no XI, acho que não critiquei nem “ataquei” ninguém, acho que ninguém é obrigado a ler ou responder. Mas se incomoda, peço desculpa ;)

    • Chico
      Posted Maio 2, 2020 at 12:46 pm

      Onde está a referência a Cristiano Ronaldo nisto? Kacal, depois não me venhas dizer que não estás sempre a falar no mesmo hehe

      • Kacal
        Posted Maio 2, 2020 at 2:23 pm

        E? Eu posso referir o que me apetecer, tal como vocês. Obviamente. Mas não num post sobre Messi que ninguém falou sobre CR7, não o faço.

    • Estigarribia
      Posted Maio 1, 2020 at 10:18 pm

      Kacal,

      O próprio Leo Messi também encaixaria como uma luva neste XI juntamente com CR7.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Maio 1, 2020 at 11:21 pm

        Claro que sim, não falei de Messi porque não quis mudar muito o XI e sou fã do Figo, sendo o CR é o meu jogador preferido de sempre e como o Davids está na ala e preferia coloca-lo no meio-campo, fiz a referência ao CR, mas o Messi tem sempre lugar num XI destes. Fazendo mais mudanças claro que referia mudar para 4-2-3-1 e tirar Davids e Totti metendo CR (na ala esquerda) e Messi (no apoio ao PL, Kluivert).

  • Af2711
    Posted Maio 1, 2020 at 10:04 pm

    O Marcos ficaria pouco tempo, já que era uma espécie de “ponte” da MSI.

  • Chico
    Posted Maio 1, 2020 at 8:33 pm

    É impressão ou o Benfica nas ruas da amargura tentava contratar melhores jogadores do que agora?

    • RuiF
      Posted Maio 2, 2020 at 1:05 am

      Talvez hoje em dia continue a tentar, mas não com tanta frequência. Não sabemos.
      O que acontece é que a disparidade salarial aumentou em tal ordem, que limita a capacidade negocial dos nossos clubes para conseguir convencer/trazer este tipo de atletas.

      O que é facto é que ainda há pouco tempo tivemos na baliza, um GR com um estatuto semelhante: o Júlio César.

      • Chico
        Posted Maio 2, 2020 at 12:47 pm

        Depois de ter estado no Toronto e no QPR e de ter pensado terminar a a carreira devido a lesões nas costas.

    • André Dias
      Posted Maio 1, 2020 at 9:38 pm

      Tenho a mesma impressão. A diferença está na mentalidade. Ambição de querer quebrar a hegemonia do FCP vs a displicência de quem se acha 10 anos à frente.

      • Chico
        Posted Maio 1, 2020 at 11:16 pm

        Exatamente… Havia mais ambição nas contratações. E mesmo os plantéis não eram muito piores, o Porto é que era mesmo bem mais forte do que hoje é. Estive a ver parte de um jogo de 04/05 Porto-Benfica hoje e o nosso 11 da altura era melhor que o de hoje, honestamente:
        Quim era um pouco inferior ao Vlacho
        Miguel muito, muito melhor que Almeida
        Luisão era um pouco inferior ao Dias atual
        Rocha bem melhor que Ferro
        Dos Santos mais completo que Grimaldo
        Petit muito melhor que Weigl
        Manuel Fernandes ao mesmo nível que Gabriel ou Taarabt
        Nuno Assis muito acima de Chiquinho
        Simão muito, muito melhor que Rafa
        Entre Geovanni e Pizzi é discutível
        Karadas é que era medíocre, mas havia Nuno Gomes no banco, que era pior que Vinícius, mas não por uma distância enorme

        • Kacal
          Posted Maio 2, 2020 at 12:54 am

          Dizer que Petit é muito melhor que Weigl parece-me descabido, mesmo dizer melhor é discutível. Depois comparas o Nuno Assis ao Chiquinho, mas podes comparar ao Taarabt e aí já é discutível. E considero o Rúben Dias actual bem melhor que o Luisão da altura (só subiu o nível com JJ, a meu ver).

          • SCP1906
            Posted Maio 2, 2020 at 1:15 pm

            Concordo completamente com o Kacal sobre o Petit e o Nuno Assis. Juntar a isso que Grimaldo é muito superior a Dos Santos e entre Geovanni e Pizzi só é discutível porque o pessoal insiste em desvalorizar Pizzi e provavelmente o 11 actual já passa a ser superior ao de 2004/05.

            • Chico
              Posted Maio 2, 2020 at 8:01 pm

              Os Dos Santos defendia e cruzava bem. Foi titular anos a fio no Marselha. Perde o lugar porque chega o Leo, que era extremamente superior ao Grimaldo. Não entendo a desvalorização. Depois, o Geovanni é um antigo jogador do Barcelona, onde jogou, e criava muitos mais desequilíbrios que o Pizzi, que trava frequentemente o jogo da equipa

              • Kacal
                Posted Maio 3, 2020 at 1:09 am

                O Dos Santos foi titular no Marselha e o que prova isso? O Marselha nas 4 épocas que ele lá esteve ficou em 15º lugar (2000/2001), 9º lugar (2001/2002), 3º lugar (2002/2003) e 7º lugar (2003/2004), ou seja, tirando 1 época foi sempre uma equipa mediana, talvez a titularidade dele fique explicada… ou melhor estas épocas que o Marselha fez.

                Sobre o Geovanni, apenas fez 1 época completa no Barça e em 32 jogos utilizado, só foi titular em apenas 8 jogos e fez apenas 1 golo. E recordo que o Douglas (lateral que jogou no Benfica visto por todos como um “cepo”), também jogou no Barcelona, vale o que vale. E usando o teu argumento acima, ele acabou por ser transferido para o Benfica e como dizes que o Weigl vir para o Benfica prova que não é tão bom assim, o que dizer do Geovanni que desce do Barça para um Benfica numa situação bem pior que o Benfica actual? E mais curioso ainda que o Geovanni não tenha conseguido ter o impacto e o nível de decisão de Pizzi em Portugal. Só ver os números que não enganam.

            • Kacal
              Posted Maio 2, 2020 at 2:28 pm

              Totalmente de acordo SCP1906, subscrevo. O XI actual é bastante bom, o problema tem sido o treinador e o Benfica pode jogar muito mais, a ausência de Félix não explica tudo.

          • Chico
            Posted Maio 2, 2020 at 12:44 pm

            O Taarabt não joga a segundo avançado. Quem joga é o Chiquinho.

            Acho que não te lembras muito bem do Petit… Era um craque, o melhor jogador do Benfica a seguir ao Simão. Era banco do Costinha na seleção, mas era muito completo.

            O Luisão até pode ter melhorado com Jesus, mas não passou de cepo a craque

            • Kacal
              Posted Maio 2, 2020 at 2:27 pm

              O Luisão nunca foi craque, apenas subiu o nível com JJ mas o Rúben Dias actual é superior a qualquer Luisão a meu ver e a carreira dele vai prova-lo.

              Sobre Petit, era um jogador raçudo e que sentia a camisola, tinha competências na parte táctica e defensiva, mas não era um jogador acima da média, nunca jogou num Dortmund por exemplo. Se fosse tão craque assim teria jogado noutro tipo de clubes.

              O Taarabt jogou várias vezes a 2º médio no Benfica quando Chiquinho joga, já jogaram em simultâneo portanto a comparação pode ser feita, não vale usar o mais fraco para comparar ;)

              • Chico
                Posted Maio 2, 2020 at 8:03 pm

                Aliás, foi nesta altura que o Luisão foi titular da seleção brasileira ao lado do Lúcio. Nunca foi titular do Brasil com o Jesus, era convocado, mas sempre suplente. Depois, se um titular do Brasil não é craque, não sei quem será.

                • AndreChaves9
                  Posted Maio 3, 2020 at 10:19 am

                  Deixa.te de baboseiras. O Luisão foi bom em Pt com o JJ. Antes disso era menos bom e longe de ser craque. Craques teve a partir do JJ como parceiros isso sim

                • Kacal
                  Posted Maio 3, 2020 at 12:52 am

                  Ai é? Então o Fred era um craquezão, certo? Classe mundial, não é? Foi titular em 2014… posso dar imensos exemplos de jogadores que são convocados por grandes selecções e jogam porque não têm melhor ou o seleccionador embirra para ali. É o mesmo que dizeres que jogadores com grandes curriculos são craques quando nem jogaram quase nada em muitos desses titulos.

                  • Chico
                    Posted Maio 3, 2020 at 12:36 pm

                    Está bem, mantenho a minha opinião.

                    • Kacal
                      Posted Maio 5, 2020 at 6:02 pm

                      Está certo, tudo bem! Ficamos assim então, mantenho a minha também.

                    • Kacal
                      Posted Maio 5, 2020 at 6:01 pm

                      Está certo, tudo bem! Ficamos assim.

              • Chico
                Posted Maio 2, 2020 at 7:57 pm

                O Luisão foi só titular do Brasil. O Petit era forte tecnicamente, particularmente no passe longo e no remate de longa distância. Podia ter jogado num Dortmund, sem problema nenhum. O futebol nessa época era diferente e as equipas periféricas seguravam mais facilmente os seus jogadores. Para além disso, se o Weigl fosse tão bom não saia do Dortmund por 20 milhões, quase valor de dispensado para um clube desse nível. Quanto ao Nuno Assis, seria titular de caras no Benfica atual. O Taarabt é um 8, tem jogado mal sempre que o metem nas costas do avançado. O Chiquinho é ou não é titular do Benfica. É óbvio que é, também é óbvio que era pior que o Assis.

                • Kacal
                  Posted Maio 3, 2020 at 12:50 am

                  Luisão no Mundial 2002 nem convocado foi e no Mundial 2006 esteve nos 23 eleitos, mas fez 0 minutos. Diria que um titular jogaria em Mundiais, claramente foi titular em competições menores. Além disso vamos comparar a concorrência? Em 2010 teve Lúcio (campeão europeu pelo Inter nessa época), Thiago Silva (em grande forma no Milan) e Juan da Roma (era um central bastante bom que tinha sido titular no Mundial 2006, tanto em 2006 como 2010 a dupla titular foi Lúcio – Juan). No Mundial 2002 foi titular um trio com Lúcio, Roque Júnior e Edmilson e já sabes quem foi titular em 2 jogos desse Mundial? O Anderson Polga que é visto por todos como um craque, não é? Pois.

                  O Nuno Assis não era avançado, sinceramente via-o mais a jogar a #8 ou mesmo numa ala no sistema de jogo actual do Benfica, tal como Taarabt. Comparas Weigl a Petit, mas depois comparas Nuno Assis a Chiquinho quando podes muito bem comparar Manuel Fernandes a Gabriel e meter o marroquino contra Nuno Assis, como disse comparar com os piores não vale!

                  Sobre Petit vs Weigl, tu disseste que o Petit era muito superior ao alemão, o que é sim muito discutível. Melhor já considero discutível. Não disse em lado nenhum que Petit era mau tecnicamente, mas repito se fosse tão bom jogaria em clubes melhores, dizeres que podia ter jogado noutros clubes é apenas suposições, algo que costumas fazer por aqui mas nenhum de nós pode adivinhar, facto é que nunca jogou em clubes acima da média. O próprio Benfica na altura que ele lá jogou estava muito longe do Benfica actual, passava uma má fase. O Petit era bom, mas não era nenhum craque. Weigl chegou a ser visto como muito promissor e ser cobiçado por grandes clubes, estagnou e veio para o Benfica mas ainda é novo e pode dar novamente o salto, calma. Agora o próprio Benfica de hoje em dia é superior ao do tempo de Petit, vive um momento muito diferente. No máximo o Petit seria superior ao Weigl, nunca muito superior, mas mesmo superior é discutível, pões uma votação aqui no blog e duvido que o Petit seja eleito com grande maioria como melhor. Weigl está a ser afectado pelas circunstâncias colectivas no Benfica porque não encaixa bem num meio-campo a 2 e fica exposto e o colectivo está num mau momento, mas veremos na próxima época. Para mim é muito discutível o que disseste.

    • HeberPrincipe
      Posted Maio 1, 2020 at 9:01 pm

      Mesmo!

    • Kafka
      Posted Maio 1, 2020 at 9:01 pm

      Verdade

  • Kafka
    Posted Maio 1, 2020 at 7:47 pm

    Na altura o Buffon era melhor, mas fruto da lesão jogou o Toldo e diga-se fez esquecer por completo o Buffon, até diria que tenho duvidas que o Buffon apesar de ser melhor tivesse conseguido fazer um Europeu do nível que o Toldo fez, foi talvez a melhor exibição individual de um guarda redes em Europeus/Mundiais nos últimos 20 anos

    O massacre do Holanda-Itália nas meias finais então é das melhores exibições de sempre de um guarda redes de futebol, só mesmo a Itália para sair viva de um massacre daqueles, foi um dos maiores massacres que me lembro de ver

    • porra33
      Posted Maio 1, 2020 at 10:21 pm

      Fui enganado Kafka, por curiosidade estive a ver um resumo de 13 minutos desse jogo e vi o Toldo defender um penalti no tempo regulamentar e 2 no desempate por penaltis, nem uma defesa difícil. Foi foi um festival de golos falhados da Holanda que nem foi bom, 2 bolas ao poste e muitos remates de longe agora oportunidades flagrantes além dos dois penaltis (o outro foi ao poste) e defesas impossíveis zero. Claramente é daquelas situações que também me acontece de me lembrar de coisas serem mais espectaculares do que realmente foram ahaha

    • Dennis Bergkamp
      Posted Maio 1, 2020 at 8:34 pm

      Concordo totalmente. Mas a posição de GR é tão ingrata que basta um momento menos bom para cair tudo por água abaixo, e esse momento foi o golo de Wiltord, onde muita gente, incluindo eu, acha que Toldo devia ter feito mais.

      • Kafka
        Posted Maio 1, 2020 at 8:51 pm

        Concordo, também acho que podia ter feito mais nesse lance… Foi talvez o único erro que teve durante o Europeu inteiro

  • lsd
    Posted Maio 1, 2020 at 7:32 pm

    O Marcos recusou o Benfica porque os dirigentes do Palmeiras não quiseram assumir que ele ia para o Benfica para depois seguir pro Corinthians. O Benfica era ponte para não ir direto pró Corinthians.
    Ele chegou a recusar o Arsenal depois de ir a Londres. Entrevista dele no Bolívia Talk show

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 1, 2020 at 7:44 pm

      O Marcos ir para o Corinthians? Os dirigentes do Verdão deviam estar passados, era assinar a sentença deles.

      • lsd
        Posted Maio 1, 2020 at 8:25 pm

        Ele diz que na altura o investidor do Corinthians queria o contratar (o mesmo que levou Tevez, Carlos Alberto, Mascherano…) E ao Palmeiras interessava fazer dinheiro. O que o Marcos queria era que a direção do Palmeiras assumisse, porque, segundo ele, se ele fosse direto para o rival depois a direção ia ficar bem na foto e ele como vilão; como tal não aconteceu ele não saiu.
        https://youtu.be/kMPGiH2YX6k 28:18)

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 1, 2020 at 7:02 pm

    O Quim é o guarda-redes mais sobrestimado que passou no Benfica este século.

    Marcos é a maior referência da história do Palmeiras e Toldo foi um enorme goleiro. Qualquer um dos dois relevava Quim para o banco de caras ..

    • Chico
      Posted Maio 1, 2020 at 8:34 pm

      O Quim era dos mais subvalorizados, isso sim.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 1, 2020 at 7:21 pm

      Até acho o Quim um dos mais subestimados.

      • Valderrama
        Posted Maio 1, 2020 at 7:57 pm

        Quim sim, Moreira não acho

        • Joga_Bonito
          Posted Maio 1, 2020 at 8:08 pm

          Eu falo em certos sectores do benfiquismo que nunca lhe perdoaram alguns erros. Deu-nos muito em momentos difíceis, mesmo que nunca fosse top.

          • Valderrama
            Posted Maio 1, 2020 at 8:47 pm

            Foi o guarda redes titular mais fraco do Benfica que vi depois do Bruno Varela. A bitola está lá bem em cima mas mesmo assim acho que até era mais valorizado por ser da formação do que pela qualidade que tinha

            • Chico
              Posted Maio 1, 2020 at 11:11 pm

              O Moretto chegou a ser titular, o Roberto também foi. Para mim, o top dos piores seria:
              1. Bruno Varela
              2. Roberto
              3. Moretto
              4. Moreira

              • RuiCosta10
                Posted Maio 2, 2020 at 6:33 pm

                Também acho o Varela o pior guarda redes que tivemos. O Roberto numa equipa com as linhas descidas até consegue ser menos mau, mas é horrível também.
                Moretto era o menos mau dos 3.
                Para quarto lugar ia buscar o Bossio.

              • Tiago Silva
                Posted Maio 2, 2020 at 10:16 am

                Concordo Chico, essa é a minha ordem também.

              • Valderrama
                Posted Maio 2, 2020 at 12:01 am

                Nem me lembrei dessas duas peças!
                Até acho o Roberto pior que o Varela

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 1, 2020 at 7:33 pm

        Junta aí o Moreira. Certo que tinha falhas, mas teve momentos bons e penso que saiu de uma forma que não merecia.

    • Dedé
      Posted Maio 1, 2020 at 7:14 pm

      Sobrestimado? Certo…

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 1, 2020 at 7:11 pm

      Não percebo esse desprezo pelo Quim. Foi um grande Gr, certo que não era nenhum top mundial, mas era muito certinho, super comprometido e com grande força mental. Era superior a Vlacho por exemplo. É claro que comparado com Toldo ficava atrás mas muitos por cá ficariam também.

  • André Dias
    Posted Maio 1, 2020 at 7:00 pm

    Não só é uma equipa de sonho como tem cada jogador na sua posição correcta e é um XI que faz sentido em termos tácticos.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 1, 2020 at 6:54 pm

    Que 11 de bestas!

  • Estigarribia
    Posted Maio 1, 2020 at 6:46 pm

    Que equipa de sonho… Esta equipa daria chocolate a qualquer clube do futebol de hoje em dia. Uma equipa com jogadores como Figo, Vieira, Davids, Zidane, Kluivert ou Totti valeria bem a pena o bilhete pago.

    Saudações Leoninas

  • AndreChaves9
    Posted Maio 1, 2020 at 6:46 pm

    Que 11

  • Jeremias
    Posted Maio 1, 2020 at 6:41 pm

    Faltam-me palavras para descrever esta equipa…

Deixa um comentário