Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FPF anula campeonatos de formação esta época: Não há campeões, subidas ou descidas

Boa decisão? É o cenário que parece estar a ser preparado pela maioria das Federações, mas aplicar uma medida destas nos profissionais será menos pacífico que na formação, em que, fora as equipas que tinham ambição de subir, o que importa (ou devia importar) é evoluir os jovens.

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu terminar os campeonatos de formação desta temporada, devido à pandemia da covid-19. Deste modo não haverá campeões, subidas ou descidas.

Comunicado da FPF:

  1. Em 10 de março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março, quando foram confirmados 41 casos de infeção por coronavírus em Portugal.
  2. Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, foi determinada a suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.
  3. Tal medida iniciou-se no dia 16 de março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.
  4. O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.
  5. Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde.
  6. Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.
  7. Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.
  8. A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.
  9. A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.
  10. Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.
  11. As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.
  12. A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas.

25 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Março 28, 2020 at 10:09 am

    Abriu-se aqui uma caixa de pandora com esta decisão da FPF. Vamos ver se a Federação mantém a mesma ideia quando se se tiver de aplicar o mesmo aos campeonatos profissionais. Apesar de ser uma medida algo injusta, para equipas como o Farense ou Nacional, se calhar não haverá outra opção senão o cancelamento, ainda por cima quando o pico está previsto para meados de Maio. A época de 2019-2020 já era e a de 2020-2021 vai pelo mesmo caminho pelo andar da carruagem.

    Saudações Leoninas

    • RomeuPaulo
      Posted Março 28, 2020 at 10:56 am

      A FPF não tem campeonatos profissionais.

      No entanto, no Campeonato de Portugal (que é uma competição não profissional), existem investimentos bastante significativos.

      Quanto à Taça de Portugal é só um jogo e mais simples de se realizar.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 28, 2020 at 12:25 am

    Benfica e Porto deverão ter acesso à Champions no próximo ano, portanto as suas equipas sub19 terão também acesso à Youth League.

    Porque não dar o ”título” nacional sub19 ao Sporting ou ao Braga para que uma das duas pudesse também entrar na Youth League pelo caminho dos campeões?

    3 equipas a competir na Youth League seria muito melhor do que apenas 2, digo eu.. Para o bem da formação e da visibilidade dos jovens jogadores portugueses.

    • oMeuUserName
      Posted Março 30, 2020 at 3:56 pm

      Isso é tão ridículo!
      Eu sou adepto do Braga, mas isso é do mais ridículo que já ouvi. Ainda que fosse uma ideia aceitável, o facto do Sporting ter sido a primeira sugestão é a coisa mais ridícula de todas! Isto porque o Sporting estava em 5º lugar aquando da paragem… Por isso, a “dar” a alguém, teria de ser ao Rio Ave, que estava em 2º atrás do Benfica. A seguir, seria o Braga (3º à data), o Famalicão (4º) e só depois o Sporting…

    • RomeuPaulo
      Posted Março 28, 2020 at 11:06 am

      Sem querer faltar ao respeito, mas isso seria puro chico-espertismo e não tinha o mínimo de sentido.

      Se o campeonato não é terminado, não há campeão, na pior das hipóteses atribuía-se o título ao líder quando ocorreu a suspensão.

      Não podemos tomar decisões só por conveniência, temos de ser o mais justo possível.

  • fora da norma
    Posted Março 27, 2020 at 10:51 pm

    Algo tem que ser decidido mas pergunto qual a pressa em decidir já? O mais sensato é declarar suspensas por tempo indeterminado. Mais tarde (3/4 semanas) tomar-se-ia uma decisão definitiva – anular tudo o fazer uma soluçao sintética alternativa de acordo com a vontade dos participantes.

  • Daniel Alves
    Posted Março 27, 2020 at 9:47 pm

    Se a 1ª e 2ª Liga ainda forem terminadas, qual vai ser o argumento para não voltar com as competições nestes escalões?

  • BENFICA36
    Posted Março 27, 2020 at 8:51 pm

    Uma pergunta , nestes campeonatos como estão os lugares? Quem ia em primeiro ?

    Pergunto porque agora que tomaram esta decisão, quero ver que decisão irá ser tomada na liga Nos e na 2°liga.

    É injusto para todos os clubes , o Farense e Nacional que estavam em boa posição para subir , o Porto que podia ser campeão, o Benfica igual, o Sporting que tanto como o Braga podia acabar em 3°lugar .

    Alguém me pode esclarecer quanto a este campeonato como é que estavam as coisas ?

    • RomeuPaulo
      Posted Março 27, 2020 at 10:04 pm

      1° Divisão de Juniores
      Ao fim de 4 jogos, o Benfica liderava a 2° fase de apuramento do campeão.

      2° Divisão de Juniores
      Também ao fim de 4 jogos, o Chaves estava em primeiro na 2° Fase de Subida – Zona Norte, na Zona Sul, em igualdade pontual, liderava o Oeiras e o Marítimo.

      Nacional de Juvenis e de Iniciados
      Falta disputar o playoff para decidir o último apurado para a 3° Fase – Apuramento de Campeão.

      Futsal e futebol feminino não sei.

    • CSM1910
      Posted Março 27, 2020 at 9:50 pm

      Não faço ideia, só sei relativamente da 2º div nacional de Juniores, o meu Marítimo estava em posição de subida à 1º div, em 1º lugar isolado. Mas pronto, se é para todos é para todos. É algo que atrasa no projeto formação, mas paciência.

    • Daniel Alves
      Posted Março 27, 2020 at 9:46 pm

      O Benfica está em 1º em Juniores, com mais 3 pontos que o Rio Ave.
      Em juvenis e iniciados penso que ia começar agora a 3ª e última fase (a fase de campeão, portanto).

  • Manchester Is Red
    Posted Março 27, 2020 at 7:37 pm

    Compreendo o que está em causa, mas nem quero imaginar isto nos campeonatos profissionais.

    O meu Farense está há 18 anos sem jogar na I Liga e este ano levou a esmagadora maioria do campeonato em lugar de subida (junto com o Nacional), depois de um investimento histórico que foi feito no clube por parte do presidente (em jogadores e estrutura).

    Prefiro que adiem o campeonato até quando for preciso do que simplesmente terminar sem efeito. Não é justo para quem levou quase 7 meses em posição de subida, simplesmente levar uma sentença destas.

    Não pode nem deve ser tão pacífico como alguns querem fazer parecer.

    • Hugorr
      Posted Março 28, 2020 at 8:56 pm

      Concordo na totalidade.

      Por mim completam-se as competições quando possível (nem que seja de Setembro a Dezembro), e faz-se um ‘campeonato diferente’ em 20/21, seja um torneio, a uma volta, o que seja, retomando a normalidade em 21/22.

      Agora, parece-me que simplesmente anular os campeonatos este ano será extremamente problemático.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 27, 2020 at 7:34 pm

    Péssima decisão.
    Podem apostar que se isso for feito na Liga vai haver uma enorme guerra mediática entre os clubes para impedir isto. O Porto não quererá anular o campeonato (até porque precisa imenso do capital que venha de se qualificar para a LC), mas mesmo o Benfica se falhar a LC será mau até porque pode cair muito no ranking europeu.
    E nem falo da luta entre Sporting e Braga pelo 3º lugar.
    Ninguém está a pensar nos enormes prejuízos de quem apostou tudo em subir e não subirá ou em ir à Europa.
    Sinceramente não percebo como a liga não vê isto, a não ser que hajam indicações da UEFA nesse sentido. Será uma coincidência que esta decisão tenha sido logo anunciada após a decisão que as ligas amadoras foram anuladas em Inglaterra?

  • Luke Vin Diesel
    Posted Março 27, 2020 at 5:26 pm

    Bem, na minha opinião e aqui posso ir contra a vasta maioria dos utilizadores/cidadãos deste país, esta tomada de medidas da FPF é completamente inadequada. E porquê? Passo a explicar;

    1- Vão ser encerradas as competicões oficiais, mas nenhum clube vai parar os treinos de forma definitiva já, ou seja, os treinos assim que a situação acalmar vão ser retomados pelos clubes, com os devidos cuidados que já estavam a ser tomados antes, para manter a prática desportiva dos atletas e também gerar fontes de rendimento (quantos clubes acham que sobrevivem sem o dinheiro de mensalidades na formação? Ou vai a FPF devolver metade do dinheiro das inscrições dos atletas que por sua vez só usufruiram de metade do ano desportivo?)

    2- Duvido muito, e ponho as minhas mãos no fogo, que as escolas não recomecem nem que seja um mês/semanas para realizacão de testes e exames, ou até para aulas normais, o que implica aglomerados de crianças de qualquer das formas, resultando na propagação, se ela tiver que existir.

    3- Voltando à parte desportiva, muitos dos campeonatos que foram agora encerrados eram facilmente terminados em Junho/Julho. Faltam, na maioria das competições jovens, as fases finais e que seriam perfeitamente realizáveis em jogos duplos por fim de semana (não é ideal, mas é um mal menor para os jovens).

    O que tudo me parece é falta de competência por parte da Federação, pois é muito mais fácil cancelar tudo o que havia este ano, do que trabalhar arduamente a nível logístico e de planeamento para se acabar com tudo.
    Este Vírus dificilmente vai embora. Com ou sem isolamento, com ou sem aglomerados, vai haver transmissão sempre pelo menos pelos próximos 2/3 anos. Acabando o estado de emergência e a população voltar à sua rotina para empregos e afins, o que de mal faria aos jovens terem prática desportiva? Não consigo de todo perceber esta decisão.

    • RomeuPaulo
      Posted Março 27, 2020 at 6:11 pm

      Não sei se é a melhor decisão, mas consigo compreender a posição da FPF.

      No melhor cenário (e acho que tal é impossível de acontecer), os treinos regressariam no início de maio.

      No campeonato de juniores, que é o que está mais avançado, faltam ser realizadas 10 jornadas, o que implica mais de 2 meses de competição.

      Quando os treinos regressarem, será sempre necessário fazer uma mini pré-época para recuperar os índices físicos e prevenir eventuais lesões.

      Depois os jogos duplos são irrealistas e seria uma irresponsabilidade sujeitar jovens atletas a uma situação dessas.

      Além disso, a grande maioria dos clubes, que são clubes amadores, não teria capacidade logística.

    • kiterioVFC
      Posted Março 27, 2020 at 5:48 pm

      Concordo com tudo e o primeiro ponto está muito bem visto.

    • Vespas
      Posted Março 27, 2020 at 5:41 pm

      Em junho e julho estes miúdos tem a escola…essa é a prioridade, não dar uns pontapés na bola.

      • Rev7
        Posted Março 27, 2020 at 7:16 pm

        Futebol é muito mais que pontapés numa bola. Tal como atletismo é muito mais que correr ou andar aos pulos. Se acham que é só isso, então deixem de dar atenção ao fenómeno.

      • Luke Vin Diesel
        Posted Março 27, 2020 at 6:16 pm

        Então mas “estes miúdos” não tem escola no decorrente da época normal? Ou estás à espera que haja aulas também ao sábado e ao domingo? E já agora, a escola não é meio de contágio? Ou deixa de ser porque é mais importante do que andar aos chutos numa bola, o que para muitos até é um escape para o sobrecarregado e completamente esgotante mentalmente sistema de ensino em Portugal?

        • Rev7
          Posted Março 27, 2020 at 7:14 pm

          O que não faltam neste espaços ultimamente são moralistas, que até agora andavam calados apoiar fortemente o futebol. De repente, mudou tudo. Daqui a 1 ano, volta tudo ao normal, porque o moralismo é uma trend e uma conveniência. Desporto é importante, tal como outras actividades extra-curriculares na vida uma criança. Em Portugal infelizmente foca-se demasiado nas aulas teorica, ao ponto esquecerem tudo o resto que pode ser importante no desenvolvimento de uma criança.

  • andresilvac
    Posted Março 27, 2020 at 5:23 pm

    Depois desta decisão só resta a FPF anular as restantes competições ou ficará com o rótulo de que “faltam tomates quando a coisa mexe com dinheiro a sério” porque verdade seja dita o futebol de formação movimenta 1/30 de gente que o profissional as questões contratuais não são assim tão problemáticas e anulou quando chegar a “piscina dos grandes” a decisão terá que ser a mesma talvez não anulação mas cancelamento de todas as competições suspensas

    • RomeuPaulo
      Posted Março 27, 2020 at 5:58 pm

      As competições que envolvem mais dinheiro não estão sob a alçada da FPF.

      Por isso os “tomates” terão de vir da Liga de Clubes onde quem manda são os clubes.

  • DNowitzki
    Posted Março 27, 2020 at 4:56 pm

    Bom, está aberto o precedente.

    A nova previsão do pico aponta para o mês me maio. Esse pico vai durar semanas. Passado, não vamos retomar de imediato a vida normal de antes, o que significa que estamos a falar de junho ou julho.

    Ou isto tem uma evolução bem favorável, ou a época de 2019-2020 não vai existir.

    Quanto às competições europeias, atente-se na situação da Itália, Espanha, França, Holanda e Inglaterra.

    Mais tarde ou mais cedo, alguém vai ter de dizer: acabou.

  • E o que temos
    Posted Março 27, 2020 at 4:37 pm

    Provavelmente irá acontecer o mesmo no campeonato

Deixa um comentário