Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fran Navarro bisa e agrava crise do Vitória SC

Pepa vai resistir? O 3-2 não espelha nada o que foi o encontro. A equipa gilista, que teve Navarro, Samuel Lino, Vitor Carvalho e Fujimoto, foi muito superior até aos 79 minutos, inclusive podia ter colocado o marcador nos 5 ou 6-0 (teve uma bola na barra, outra tirada em cima da linha e Murilo ainda falhou duas vezes isolado). Já os vimaranenses foram ‘zero’ até aos 79′, sendo que até esse momento não tinham sequer um remate na direção da baliza.

O Gil Vicente recebeu e bateu o Vitória SC, por 3-2, terminando  assim a I Volta no 5.º lugar. Fran Navarro bisou e chegou aos 11 golos na Liga Portugal Bwin (só Díaz e Darwin marcaram mais), tendo Leautey colocado o marcador nos 3-0. Na parte final do encontro Nélson da Luz e Edwards, que acabou expulso, ainda reduziram, mas os 3 pontos ficam mesmo em Barcelos. O Vitória somou assim o 3.º jogo sem vencer e está apenas na 8.ª posição.

72 Comentários

  • Oakander10
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:19 pm

    Mais do que falar no Vitória, há que começar a falar deste Gil. Mas que amasso que foi o jogo, na primeira parte então só deu Gil (o jogo podia ter ficado resolvido aos 45 minutos) e já estão isolados em 5° lugar.
    Começa a cheirar a Europa em Barcelos…

  • berna1985
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:27 pm

    Que amasso! Esta equipa do Gil com espaço e esta equipa do Vitória com esta agressividade defensiva… era um crime ter dado empate, mas que foi um festival de futebol do Gil durante 70 minutos, isso foi… resultado MUITO enganador, mas para um neutro, um jogo de futebol bem interessante de se ver.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:29 pm

    Já se pode dizer que o Pepa, afinal, está muito longe de ser o que se dizia dele e que a sua ida para o Benfica seria uma precipitação?

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Janeiro 10, 2022 at 10:41 pm

      Tenho poucas dúvidas que ao dia de hoje, o Petit é mais treinador que o Pepa. E não é uma crítica ao Pepa, a quem vejo potencial, mas sim um elogio ao Petit que continue inexplicavelmente a ser colocado no saco dos Litos e afins.

      • Filipe Ferreira
        Posted Janeiro 11, 2022 at 8:59 am

        Não coloco o Petit nesse saco dos Litos, acho que vale mais do que isso mas também não acho que seja superior ao Pêpa. No ano passado fez um trabalho incrível no Paços. Este ano não está tão forte, mas também está num clube historicamente dificil.
        Em termos de futebol prefiro ver as equipas do Pêpa. Estatísticamente, apesar do Petit fazer trabalhos incríveis de recuperação, o Pêpa apresenta 1.37 pontos por jogo enquanto o Petit soma apenas 1.05 pontos por jogo.
        Acho que não se deve desvalorizar o Pêpa apenas com base nesta época

  • Zpteixeira
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:36 pm

    Mais um famoso ano 0. Pepa deve ficar, para poupar em despedimentos e experiências a esta altura, mas o que é facto é que a equipa não mostra absolutamente nada.

    O principal problema continua a ser a defesa:
    – Jorge Fernandes: uma miséria, não tem outro adjetivo possível. Tem vindo a provar, jogo após jogo após jogo que não tem nível nem para o Vitória, nem para a primeira liga.
    – Rafa Soares: muita cotação, razoavelmente inteligente, caro para o que é. Aquele jogador que vai cumprindo, e para isso tapa um lugar de um jogador que, a existir, poderia estar a ser potenciado e a dar um rendimento desportivo maior (ou não preferiam Konan, Dalbert, Bruno Telles e outros por ali?)
    – Borevkovic: O único que se poderá aproveitar. Bom toque de bola, suficientemente rápido e ágil, forte no jogo aéreo. Com outros colegas estariamos a falar de um dos melhores centrais da liga.
    – João Ferreira: Jogaria no Vizela? Não. Jogaria no Braga? Não. Jogaria no Portimonense? Não. Então o que veio fazer? Sem qualidade para ser uma segunda linha no Vitória, quanto mais começar a titular. Será o Maga assim tão mau?

    Falando dos que não estão: Mumin, André Amaro e Sacko. Como um amigo me falou, Mumin tem condições para estar na Premier League em 2 anos, mas também para estar a jogar na Liga 3. Capacidades condicionais perfeitas e excelente técnica e passe, que combina com uma capacidade irreal de complicar o que é simples. Ainda é um jogador de highlights.
    Sacko é um problema para o Vitória e deve ser vendido assim que possível.
    André Amaro tem estado muito bem para a experiência que tem. Condições para se tornar um central interessante, mas nunca um fora de série, nem no contexto português. Sem desprimor pelo jogador, jogaria no VSC à vontade, não porque o justifique, mas por causa da falta de qualidade tremenda da defesa.

    O meio campo também ajuda a explicar muito do que esta defesa apanha, mas não me vou alongar.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:37 pm

    Este Gil é claramente a equipa sensação em Portugal e talvez a que pratica melhor futebol. Que excelente trabalho de Ricardo Soares, finalmente com armas para poder implementar as suas ideias. Só tenho uma coisa a apontar-lhe: a constante titularidade do Murilo, penso que neste momento o Leautey é melhor jogador e mais consistente também. De resto, 5 estrelas!

    Quanto ao Vitória, esperava muito mais de Pepa que já está a começar a inventar demasiado. A equipa é jovem e precisa de tempo, mas tem armas para jogar muito melhor do que o que se tem visto.

  • BENFICA36
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:38 pm

    Que equipa Gil Vicente, que equipa .

    Fujimoto ,Carvalho,Pedrinho no meio campo e Murillo, Navarro e Samuel Lino no ataque chegam para ganhar a metade das equipas do campeonato.

    Este Gil Vicente com um guarda redes melhor ( Helton Leite podia ser titular nesta equipa e seria um upgrade para a realidade do Gil Vicente) e com um DE melhor seria uma equipa candidata a jogar na Europa.

    Dá gosto ver jogar Fujimoto e Pedrinho no meio campo, resguardados por Vitor Carvalho, 2 médios a municiar o ataque e daí Navarro e Samuel Lino terem tantos golos , Murillo até pode ser insuficiente para o Braga mas chega e sobra para se destacar nesta equipa , bem enquadrado e joga o triplo como têm vindo a mostrar .

    Quanto ao Guimarães… não percebo a tática usada , não percebo um ataque com Quaresma e Lameiras quando faltava claramente um ponta de lança de início, uma referência no ataque .

    Varela até nem é mau, deviam apostar no João Ferreira na lateral direita , na esquerda estão bem com Rafa Soares assim como de centrais (Mumin,Borevkovic ,André Amaro) e do meio campo para a frente , quem têm Janvier,Handel,André Almeida, Quaresma,Ostupinan,Edwards têm de fazer muito mais .

    André André, Rochinha,Lameiras,Tiago Silva,Alfa Semedo e outros como opções, o Guimarães precisa de um modelo tático que esconda os seus defeitos .

    Um 3 4 3 com Varela, André Amaro, Mumin, Borevkovic na defesa,

    João Ferreira Handel Janvier Rafa Soares

    Edwards Estupinan Quaresma

    A defesa fica mais compacta, os laterais mais perto de fazer a diferença e o meio campo teria 2 médios centro como Handel e Janvier que poderiam ser substituídos por André André, Alfa Semedo e Tiago Silva, na frente Rochinha, Lameiras e dar minutos a pontas de lança da equipa B .

    Alfa Semedo podia ser opção também a central , Jorge Fernandes também a ser 4 opção e este sistema podia ir rodando com um 4 2 3 1 .

    • coach407
      Posted Janeiro 10, 2022 at 10:51 pm

      Guarda-redes melhor? Melhor que o Ziga Frelih?

      O Ziga Frelih é o 2º ativo mais interessante para dar o salto no Gil Vicente, a seguir ao inevitável Samuel Lino. Aliás, nunca na vida o Gil Vicente trocaria o Ziga Frelih pelo Helton Leite, só se fossem malucos. O esloveno já é melhor que o Helton e ainda tem 23 anos. O Gil Vicente tem um fora de série na baliza. Claramente não precisa de guarda-redes. Podes escrever.

      Aliás, provavelmente, vai-se tornar o melhor guarda-redes da história do Gil Vicente facilmente.

      Em relação ao Talocha, não é fantástico, defensivamente deixa muito a desejar, mas é importante no estilo de jogo do Gil Vicente porque tem um pé esquerdo excelente, joga ao primeiro toque com muita facilidade, sai em momentos de pressão, parece um médio a jogar a lateral e depois no último terço costuma ter muita qualidade a definir tendo uma ótima qualidade no cruzamento e no remate. Aliás, não é por acaso que é um dos batedores de cantos, livres e penáltis. Ainda assim, aqui concordo que dá para melhor. O Talocha é um jogador “apenas” do nível do Gil Vicente, ao contrário do Ziga Frelih que é monstruoso para a realidade do Gil.

    • paulosousaw
      Posted Janeiro 11, 2022 at 12:41 am

      Para dizer que o Gil Vicente necessitava de um redes melhor, é porque nunca viu um jogo do rapaz. O Ziga Frelih tem sido um dos grandes destaques do Gil, basta ver que há outros users neste mesmo post a elogiar o mesmo.

      • Filipe Ferreira
        Posted Janeiro 11, 2022 at 9:41 am

        O habitual do BENFICA36

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 11, 2022 at 9:44 am

        Concordo, o Frelih foi de facto muito bem apostado pelo Gil, um guarda-redes num nível à parte dentro do nosso campeonato. Muito superior ao Helton Leite, mas muito mesmo.

  • Zpteixeira
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:38 pm

    Há que dizer que é um jogo excelente do Gil Vicente. Fran Navarro é muito bom. De Samuel Lino nem se fala: muito, mas muito craque!

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:38 pm

    Se o ano passado me pareceu claramente que o Mario González era fogo de vista e teria dificuldade num nível mais alto, tenho que dizer que o Navarro (com quem tem havido comparações naturalmente e eu próprio já as fiz) me tem convencido cada vez mais e parece-me bem capaz de ter rendimento num nível superior.

    Quanto ao resto, o Vitória defensivamente continua um susto e o Gil continua uma das melhores equipas do campeonato. Tendo em conta as oscilações do Braga e o facto do Benfica ser “carregado” mais pelas individualidades do que pelo coletivo, diria que o Gil coletivamente foi a terceira melhor equipa do campeonato até agora. Já tinha gostado muito do que o Ricardo Soares tinha feito o ano passado (disse aqui há muito tempo que se fosse dirigente de um clube de meio da tabela era a minha primeira opção de muito longe) e com ainda mais tempo de trabalho, bom scouting (Frelih, Navarro) e desenvolvimento de jogadores (Lino, Fujimoto), o Gil tem brilhado. Dá gosto ver.

    • Aurinegro
      Posted Janeiro 11, 2022 at 8:01 am

      Mr. Mono, antes de mais deixa-me dizer que gosto sempre de ler os teus comentários. Nem sempre concordo, mas são sempre sóbrios e a dar o teu ponto de vista sem ofender nem rebaixar.

      Vinha aqui lançar um pouco de confusão: para mim, diria que o Estoril seria essa terceira equipa. Não tenho visto tantos jogos do Gil como do Estoril e isso pode influenciar, mas tenho gostado bastante da organização e do jogo em equipa. Gostava de ver o Bruno Pinheiro num patamar acima.

      • Aurinegro
        Posted Janeiro 11, 2022 at 9:18 am

        *Mr. Mojo

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Janeiro 11, 2022 at 2:20 pm

        Muito obrigado pelo comentário!

        Em relação ao Estoril, estou no polo oposto. Não vi tantos jogos deles como do Gil, mas parecem-me ser bem menos completos enquanto equipa. Vejo a equipa do Gil a dominar mais momentos de jogo e, por isso, considero superior. Mas admito que não vi tanto do Estoril como do Gil.

      • coach407
        Posted Janeiro 11, 2022 at 2:30 pm

        O Estoril e o Gil Vicente já se defrontaram num jogo que ajudou a dissipar essas dúvidas. O Bruno Pinheiro descreveu-o como “o pior jogo desde que chegou ao Estoril”. Porquê? Porque o Gil Vicente impôs-se e o Estoril nunca jogou o jogo que era suposto jogar.

        Ouvia-se adeptos do Estoril na 1ª parte a gritar “chuta prá frente”, tal era o desespero com a pressão do Gil Vicente.

        É um jogo que só visto, o Estoril chega ao intervalo a ganhar sem saber como (penálti disparatado do Zé Carlos quando não se passava nada) quando o resultado mais justo era claramente a vitória do Gil. O empate surgiu logo no início da 2ª parte e o Gil continuou a ser a equipa a mandar, fez 9 remates à baliza, mais do dobro do Estoril.

        Para dar uma comparação, recordo que o Porto massacrou o Estoril para chegar à remontada por 3-2, o guarda-redes do Estoril foi o melhor em campo… e, mesmo assim, “só” fizeram 7 remates à baliza. O Gil fez 9. Com 7 remates marcaram 3 golos e o redes do Estoril foi o melhor em campo…

        Claro que neste jogo do Gil tiveste a bola a não entrar por milagres. Por exemplo, o Gamboa salvou 2 golos em cima da linha.

        Depois no final do jogo o Estoril teve uma bola no poste que dá a sensação que torna o empate justo, mas foi muita diferença de qualidade de jogo. É verdade que o Estoril teve as suas oportunidades, até podia ter ganho, mas a equipa do bom futebol foi claramente o Gil, pressão asfixiante e a impôr o seu jogo. O Estoril nunca esteve confortável, só talvez nos primeiros 10 minutos e muita dificuldade em jogar, muito passe para o lado e para trás. Mas, claro, têm qualidade individual e portanto conseguem criar desequilíbrios individualmente, mesmo quando a equipa está perdida, como referiu o próprio treinador.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:43 pm

    Pepa é o treinador certo no momento certo. Este vitória precisava de um treinador que viesse disposto para trabalhar e partir pedra construindo uma equipa tijolo a tijolo. Leva tempo.

    Ricardo quaresma acaba contrato em Junho e o edwards deverá render bom dinheiro e com essas duas saídas consegue libertar cerca de um terço do salário total do plantel todo. Dá para poupar como também dá para alocar a outras áreas da equipa.

    O pepa sabe bem qual é o problema desta equipa e está sempre a trabalhar isso durante a semana. A intensidade e reação à perda da bola (ou falta dela).

    Com esta equipa mais intensa e com mais andamento só fica a faltar quem as meta lá dentro.

    Que tentem o empréstimo do Fábio Silva que está no Wolves apenas a ver os outros jogar. Podia servir aos 3 lados.

    • João Lains
      Posted Janeiro 10, 2022 at 11:30 pm

      Também continuo a achar que Pepa é o treinador certo para o Vitória. Vai precisar é do apoio da direção para correr com aquelas vacas sagradas do plantel.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 11, 2022 at 9:06 am

      Haja algo em que concordamos: Pepa é o homem certo para o Vitória. Falta projeto e competência na estrutura.

  • coach407
    Posted Janeiro 10, 2022 at 10:44 pm

    Já falo em Europa desde que vi esta equipa a ser eliminada pelo Paços na Taça da Liga em Julho (ainda nem tinha começado o campeonato) e, finalmente, os resultados dão justiça àquilo que é o futebol do Gil Vicente que é, indiscutivelmente, a equipa que melhor joga em Portugal extra-Big 4 e portanto chega, com naturalidade, ao justíssimo 5º lugar.

    É uma qualidade absurda e qualquer pessoa que esteja habituada a ver este Gil Vicente sentou-se na sua cadeira preparadíssimo para ver o Gil Vicente a massacrar o Vitória. Foi exatamente isso que fiz, apostei na vitória do Gil por 3 golos com um amigo, perdi, mas ficou provado que não havia motivos para achar que isso não fosse perfeitamente possível. Já se sabia que o Vitória ia tentar jogar “de igual para igual” contra o Gil Vicente e, quando assim é, fica fácil para o Gil Vicente. Já tinha sido assim contra o Famalicão (ficou 4-0 e podiam ter sido 6 ou 7) e voltou a ser contra o Vitória.

    O Gil Vicente é uma equipa impressionante em praticamente todos os momentos do jogo, com exceção de organização defensiva em que são “apenas” muito bons (suficiente para os grandes sofrerem muito para desbloquear) e nas bolas paradas em que são medianos, no resto é impressionante. Jogam por dentro, jogam por fora, jogam na profundidade, jogam em posse (equipa com mais posse de bola extra-Big 4 no campeonato), jogam em transição, jogam por todo o lado e o adversário simplesmente não tem argumentos. Constantemente. Em todos os jogos do Gil Vicente é assim. É de loucos o que joga este Gil Vicente.

    Nunca na minha vida vi uma equipa “pequena” a jogar tanto à bola. Nem o Paços de Ferreira do Paulo Fonseca quando foi à Champions jogava assim.

    • coach407
      Posted Janeiro 10, 2022 at 11:05 pm

      Convém também reforçar que a minha confiança deve-se a outra crítica que também faço sempre que se dirige ao Pepa. Não percebi de onde saiu o fascínio, mas já o critico desde a época passada já que a 2ª volta do Paços foi absolutamente miserável e foram a pior equipa do campeonato a seguir ao Rio Ave (o Nacional nem conta…). Por acaso foram na mesma à Europa, mas pelos pontos que fez na 2ª volta estariam a lutar pela manutenção.

  • Af2711
    Posted Janeiro 10, 2022 at 11:07 pm

    Vitória indo para a segunda época de desilusão. Desde cedo o Borevkovic e Alfa Semedo, as contratações do clube para a época foram desiludindo. É um plantel com jogadores muito similares especialmente na linha média, não há ali um patrão a recuperar bolas, percorrer metros com ela. Além da inquestionável e escassa má abordagem ao mercado é uma equipa apenas para jogar com bolinha no pé, do contrário sofrem. Se queriam jogar numa linha alta, que o scout buscasse um central com estas características físicas e técnicas. Os laterais até dão alguma profundidade, mas na direita aquele que calha ali como extremo sofre com a falta de firmeza de espírito do lateral seja o Sacko ou João Ferreira na tomada de decisão. O Vitória tem potencial para muito mais, mas o Pepa teima em demasia. A segunda parte então a sair começando com Lameiras e Quaresma à direita sem um PL e uma maior chegada dos médios chega a ser de uma tonteria enorme.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 11, 2022 at 9:05 am

      Para este jogo não havia ponta de lança. Óscar, Bruno Duarte e Iuri Tavares todos infetados com Covid e Herculano ainda a recuperar de lesão.

      • Af2711
        Posted Janeiro 11, 2022 at 11:29 am

        Eu sei, não precisas de fazer as habituais intervenções como se só tu conhecesse o Vitória.

        • João Ribeiro
          Posted Janeiro 11, 2022 at 3:24 pm

          Só agora reparei que o meu comentário ficou cortado a meio. Até ia perder tempo a completar o resto, até que vi esta parvoíce de todo o tamanho.

          Parabéns por conheceres o Vitória. Quando quiseres conhecer melhor eu mando-te a proposta de sócio e até te digo qual o lugar que ocupo na bancada para vermos o jogo juntinhos.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 11, 2022 at 12:15 am

    Este Gil Vicente é um caso sério e jogam que se farta.
    Já o Vitória padece do mesmo mal do costume. Faltam jogadores chave em lugares chave.

    Já o escrevi aqui várias vezes que não sou de todo um apreciador do Ricardo Soares, mas não me custa nada admitir que o Gil joga muito futebol.

    Continuo a achar que este caso é mais sorte do que talento do treinador e que o contexto é francamente favorável (o Moreirense e o Chaves de Ricardo Soares eram péssimos)e que o verdadeiro segredo deste Gil está nos gabinetes e chama-se Tiago Lenho, porventura o diretor desportivo mais talentoso da Primeira Liga e a verdadeira razão para este Gil ter um plantel formado por executantes de alto nível o que acaba por tornar mais fácil a vida do treinador.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 11, 2022 at 9:25 am

      Flávio,

      Em relação ao Gil Vicente, concordo contigo e subscrevo. Contudo, o SC Covilhã, em 2019-2020, sob a batuta de Ricardo Soares, também jogava bom futebol, onde o Adriano Castanheira foi a principal figura do emblema serrano naquela época antes de sair em Janeiro para o Paços de Ferreira.

      Ainda pensei que o Paços, este Verão, pudesse emprestar o Adriano ao Gil onde iria reencontrar o Ricardo Soares, com quem já havia trabalhado na Serra da Estrela. Ao invés disso, acabou por seguir para Chaves.

      Saudações Leoninas

    • coach407
      Posted Janeiro 11, 2022 at 9:32 am

      SORTEEEEEEEEEEE. Há quem diga que isto é sorte. Meu deus.

      O Vítor Carvalho era um 8/10, Ricardo Soares tem-no transformado num 6 de categoria. Fujimoto era extremo, Ricardo Soares tem-no transformado num 10 de categoria. Samuel Lino não jogava com o Vítor Oliveira e com o Rui Almeida era ponta de lança. Tem explodido nas mãos do Ricardo Soares. Lucas Mineiro não jogava com o Rui Almeida e chegou como um 6, Ricardo Soares transformou-o num 10. Pedro Marques e Fran Navarro nunca tinham jogado numa 1ª Liga, com Ricardo Soares ninguém notou e jogaram que se fartaram (o Pedro Marques nem calça no Famalicão a lutar para não descer).

      Este Gil Vicente é a equipa que joga melhor futebol entre os “pequenos” nos últimos 20 anos (incluindo o Paços do Paulo Fonseca) e tu dizes que é SORTEEEEEEEEEEEEE. É escandaloso.

      • Filipe Ferreira
        Posted Janeiro 11, 2022 at 10:52 am

        Também há que ter em conta que o Pedro Marques não joga porque há Banza

        • coach407
          Posted Janeiro 11, 2022 at 12:07 pm

          Não sei, até à jornada 5 não havia Banza e o Pedro Marques nunca foi convocado nem havia reporte de lesão. Jogava o Bruno Rodrigues e no banco tinham o Pablo Felipe de 2004… Dou de barato, soa tão escandaloso que devia estar lesionado. Depois entre a jornada 8 e 12 esteve realmente lesionado.

          Entretanto na jornada 15 voltou a ficar fora dos convocados, em detrimento do Amarildo dos sub-23, novamente não soube de nenhuma lesão que justifique isto…

          De qualquer forma, mesmo que haja justificação para tudo e seja mesmo o nº 2 completamente indiscutível, a seguir ao Banza, só me dás mais razão. O Pedro Marques não justifica nenhum sucesso por si só. No máximo, um Banza poderá justificar, tal é a diferença de qualidade entre ambos. Mas o Pedro Marques chegou ao Gil Vicente e na 2ª volta a equipa do Gil fez uma pontuação que colocaria a equipa na Europa facilmente se tivesse sido assim a época toda e marcava muitos golos. Segundo a teoria do Flávio, “com o Pedro Marques também é muita sorte….”.

          Ya, realmente o Ricardo Soares é só sorte pelos talentos que tem. Imagino se tivesse Banza, Pedro Marques, Ivo Rodrigues, Marcos Paulo, Brazão, Bruno Rodrigues, Ivan Jaime, Pepê, Pickel, David Tavares, etc.

          É escandaloso. O Ricardo Soares pegou no Vítor Carvalho, Lucas Mineiro, Samuel Lino e Fujimoto que não eram NINGUÉM, estamos a falar de emprestados do Coritiba, Chapecoense, Tokyo Verdy e o Lino veio dos estaduais, era um amador, muda a posição que os 4 vinham a jogar até ali, faz com que os 4 evoluam IMENSO, explodem nas mãos dele e no final vem um meco qualquer dizer “ah, com o Vítor Carvalho, Mineiro, Lino, Fujimoto… está bem, com tanta sorte também eu fazia….”.

          • Filipe Ferreira
            Posted Janeiro 11, 2022 at 2:48 pm

            Não meti em questão o trabalho do Ricardo Soares, acho que tem feito um trabalho incrível.
            O que se passa no Fama eu não entendo, um plantel deles em duas temporadas seguidas lutar para não descer, é qualquer coisa que não faz sentido. Há um desperdiçar de talento incrível, o Pedro Marques ter sido passado na hierarquia não sei justificar, por exemplo o De La Fuente é para mim o melhor lateral direito do Fama e também quase não conta. Há casos estranhos no Famalicão. Para mim o Pedro Marques não ser a 2ª opção é uma delas. O Banza é intocável.

            Já considerei até que para o que tem estado a fazer em Famalicão, mais valia voltar a Alvalade. É um avançado com características mais próximas do Paulinho do que o TT

            • coach407
              Posted Janeiro 11, 2022 at 4:25 pm

              Concordo e mesmo a desculpa da falta de experiência não faz sentido.

              Falta de experiência talvez se aceite no Luiz Júnior, David Tavares, Ofori, Pedro Brazão ou no Alexandre Penetra. Agora no resto? Mesmo jogadores com pouco tempo de campeonato como Iván Jaime ou Pedro Marques já explodiram na época passada, não estão propriamente a adaptar-se a um contexto competitivo distinto, já têm mais do que experiência para partir tudo.

              Falta de experiência é pegar em jogadores como Lucas Cunha e Fran Navarro que o máximo onde jogaram foi na 3ª divisão espanhola. Aí ok, realmente são novatos nestas andanças.

              Agora com um plantel com Diogo Figueiras, De La Fuente (4 épocas no Vélez Sarsfield), Alex Nascimento (2 épocas de Santos), Batubinsika (4 épocas de 1ª liga belga), Riccieli (já vai na 3ª época de 1ª Liga), Adrián Martin (6 épocas de La Liga), Rúben Lima, Pêpê (vai na 5ª época em excelentes campeonatos), Charles Pickel (a Ligue 2 não deve nada a 80% do campeonato português), Ivo Rodrigues (3 épocas e meia de campeonato português + 3 épocas e meia de 1ª divisão da Bélgica), Marcos Paulo (78 jogos na equipa principal do Fluminense), Heriberto (2 épocas e meia de I Liga + meia época de Ligue 1), Bruno Rodrigues (jogos de Brasileirão e 2ª divisão que é de grande nível no Brasil – o Grêmio acabou de descer para lá), Banza (4 épocas de Lens)…

              Isto é uma equipa inexperiente? Grande parte destes jogadores já têm créditos firmados, não estão à espera de dar o salto como o Penetra está a fazer agora a 1ª vez…

              Claro que têm outros problemas. Por exemplo, todos acham que têm de jogar e todos acham que o Famalicão é muito pequeno para as suas qualidades porque vêm de outros patamares e portanto é um balneário mais difícil de gerir de que o do Gil Vicente que são miúdos que nunca foram ninguém e sabem que têm de comer muita sopa para se equiparar aos do Famalicão em estatuto. Felizmente, o estatuto não joga.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 11, 2022 at 11:18 am

        Concordo coach, há imenso mérito do Ricardo Soares nesta equipa do Gil, que tornou-os numa máquina oleada. Quando há uma ou outra ausência na equipa não se nota, porque todos os jogadores do plantel sabem o que têm que fazer e isso tem muito mérito do treinador. Digo mais a adaptação do Samuel Lino à esquerda fez explodir por completo o jogador, porque aparece muito sorrateiramente em zonas centrais. Quem me dera que o Benfica fizesse algo do género com Gonçalo Ramos, na qual vejo algumas semelhanças com o Samuel Lino em termos de movimentações.

        • coach407
          Posted Janeiro 11, 2022 at 1:01 pm

          Se calhar estou a dizer algo que já sabes, mas não se pode dizer propriamente que o Ricardo Soares adaptou o Samuel Lino a extremo já que essa é a sua posição natural, mas passou por um processo que faz lembrar imenso a transformação do Cristiano Ronaldo.

          Ele chegou ao Gil Vicente quando regressámos à I Liga, era claramente um extremo, muito rápido, tecnicamente fabuloso, destrutivo no 1 vs 1, ia para cima dos defesas todos com uma facilidade, era lindo de se ver, mas também era magrinho, complicava às vezes, nem sempre objetivo e com o Vítor Oliveira era suplente.

          O Samuel Lino aparece na época seguinte um autêntico MONSTRO. O homem deve ter trabalhado tanto no verão que estava completamente irreconhecível, super forte fisicamente (como está atualmente), quem diria que há 2/3 meses era um magricelas, mais depressa fazia lembrar o Pedrinho que estava no Benfica de que o corpo que tem agora.

          Estava tão forte que o Rui Almeida colocou-o a jogar a ponta de lança (era uma lacuna grave daquele plantel), mas estava-se a safar bem. Em janeiro, já com o Ricardo Soares, fomos buscar o Pedro Marques e o Lino nunca mais contou para ponta de lança e a verdade é que perdeu protagonismo, na 2ª volta jogou os jogos todos, mas foi titular poucas vezes. Ainda assim, com a saída do Lourency, apostou no Samuel Lino e tem mostrado que é 100 vezes melhor que o Lourency, nem há comparação possível.

          A verdade é que o Ricardo Soares mal chegou disse logo “Samuel Lino comigo é extremo, é aí que acredito que vai explodir e dar o salto” e o miúdo está um jogador formidável nas mãos dele a jogar como nunca se viu com os outros.

          É um jogador super completo, mérito do Ricardo Soares, mas não é só mérito dele. A adaptação de “amador” a profissional com o Vítor Oliveira foi importante, jogar a ponta de lança com o Rui Almeida foi importante (tornou-o mais objetivo, mais forte a segurar de costas para a baliza, mais finalizar, percebe melhor o jogo, melhor nos ataques à profundidade, melhor de cabeça…), o trabalho do jogador foi super importante e o Ricardo Soares pegou nas peças todas, encaixou-as e encontrou o contexto para o Lino explodir de vez. Mérito também para o scouting, foram buscá-lo “ao ringue de um bairro qualquer”.

          • coach407
            Posted Janeiro 11, 2022 at 1:07 pm

            Só mais uma nota: com o Vítor Oliveira jogava sempre a extremo direito, com o Rui Almeida jogava sempre a ponta de lança portanto só com o Ricardo Soares é que ele passou a ser extremo esquerdo portanto, sim, talvez possas considerar uma ligeira adaptação. Encontrou o enquadramento certo para o jogador.

          • El Pipito
            Posted Janeiro 11, 2022 at 2:48 pm

            Não seria o Lino uma boa opção para o Benfica?

            • coach407
              Posted Janeiro 11, 2022 at 5:05 pm

              Tendo em conta que o Diogo Gonçalves é o extremo suplente do Benfica e é um jogador que no Famalicão mostrou muito menos do que o Samuel Lino tem mostrado – e era mais velho que o Lino – então não vejo porque é que o Samuel Lino não teria lugar no plantel. Pagam 3M€ pelo Gil Dias…

              Acho que o Lino seria uma sombra mais efetiva para o Everton e também para o Gonçalo Ramos já que o Samuel Lino tem ótimas caraterísticas para jogar a 2º avançado (recordo que já jogou a 9).

              No atual plantel do Benfica, o Samuel Lino seria um jogador importante, sem dúvida. Aliás, acredito que, inclusive, poderia afirmar-se mesmo como titular no lugar do Gonçalo Ramos.

      • coach407
        Posted Janeiro 11, 2022 at 12:38 pm

        – Jogadores titulares do Gil Vicente com pelo menos 1 época como titulares (ou com alguma experiência como suplentes) num campeonato minimamente relevante (II Liga, por exemplo) na posição em que jogam atualmente: Ziga Frelih, Rúben Fernandes, Talocha, Pedrinho, Murilo.

        Mais de metade da equipa (Zé Carlos, Lucas Cunha, Vítor Carvalho, Fujimoto, Samuel Lino e Fran Navarro) nunca jogaram num nível relevante na posição que jogam atualmente antes do Ricardo Soares. Tudo jovens. Mas o Flávio acha que foi o Lenho que os evoluiu. O Lenho está a ajudar a valorizar o Ricardo Soares, mas se calhar o contrário é mais verdade ainda já que o tanto o Vítor Oliveira como o Ricardo Soares estiveram num nível que parece que metem qualquer meco em campo e eles jogam que se fartam, parecem os maiores craques da história, mas depois saem do Gil (Kraev, Pedro Marques, Lourency, Sandro Lima, Lucas Mineiro…) e afinal não eram assim tão fabulosos, sendo que o Kraev e o Pedro Marques são casos evidentes disso. No Gil Vicente eram peça-chave e jogavam a níveis a roçar a Europa. Vão para o Famalicão e não jogam (ou seja, há jogadores bem melhores que eles) e disputam a manutenção. Ou seja, ya, se calhar o diretor desportivo não faz tudo, o do Famalicão vai buscar jogadores melhores e onde andam os resultados? Também é preciso um treinador que pegue em mecos e os transforme em jogadores.

        E não me venham com o fator da falta de “experiência” no Famalicão porque eles também têm os “Talochas” deles. Diogo Figueiras, Rúben Lima, Pepê, Pickel, Ivo Rodrigues, Heriberto, Banza… Mesmo o De La Fuente, Pedro Marques, Marcos Paulo leva 77 jogos de equipa principal do Fluminense… estamos a brincar ou quê? A falta de experiência no Famalicão são jogadores com 77 jogos de Fluminense? Ou 4 épocas de Vélez Sarsfield? Ou 4 épocas de Lens, clube da Ligue 1? Por amor de deus, falta de experiência são jogadores como Lucas Cunha ou Fran Navarro que podem ser talentosos, mas o nível mais alto que jogaram foi na 3ª divisão espanhola. Isso sim, é falta de experiência. Tens casos assim no Famalicão como o Penetra ou o Luiz Júnior. E mais? É um plantel claramente mais experiente que o do Gil Vicente.

        Aliás, o Gil Vicente na época passada chegou a estar em último lugar, com o Ricardo Soares a época toda era candidato à Europa já no ano passado, o que demonstra, MAIS UMA VEZ, que há muito mérito do treinador e é a diferença entre jogar pela manutenção ou jogar pela Europa.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 11, 2022 at 7:34 pm

        Coach, tu é que és o especialista no Gil. Se dizes que sim e que o mérito será em grande parte do treinador acredito.

        Se é assim, mais mérito terá ainda o Lenho porque afinal de contas foi dele a aposta no Ricardo Soares.

        Além disso a construção dos plantéis e do scouting passa muito pelo trabalho do director desportivo.

        Foi isso que quis referir.

        A realidade é que o Gil de Ricardo Soares joga muito futebol, enquanto por exemplo o Moreirense do mesmo treinador jogava horrivelmente.

        • coach407
          Posted Janeiro 12, 2022 at 3:55 pm

          O Moreirense do Ricardo Soares que ficou em 8º com apenas menos 7 golos marcados que o Sporting? E quando saiu, após 6 jornadas, já estava novamente em 8º sendo que 1 dos 6 jogos tinha sido na Luz?

          O Moreirense que foi a Barcelos dar 5-1 ao Gil Vicente do Vítor Oliveira que não foi goleado por mais nenhuma equipa e foi o maior banho de bola de uma equipa “pequena” que o Vítor Oliveira levou na carreira?

          É esse o Moreirense que “jogava horrivelmente”? Epá, está bem…

    • coach407
      Posted Janeiro 11, 2022 at 10:46 am

      O Moreirense do Ricardo Soares era péssimo?

      O Vítor Oliveira no Gil Vicente fez uma grande época, tínhamos uma boa equipa com Kraev, Lourency, Sandro Lima, etc, e fomos goleados por ZERO equipas, nenhum grande nos goleou… com exceção do Moreirense que foi a Barcelos e deu-nos 5-1 (e estava 5-0, só deu para o golo de honra no fim). O maior chocolate que o Vítor Oliveira levou na vida dele de uma equipa “pequena”, foi verdadeiramente impressionante o amasso que o Gil Vicente levou do Ricardo Soares, aquilo não era futebol champanhe, era futebol-religião já que eu só rezava para o jogo acabar rápido para não levar mais.

      O Ricardo Soares entrou no Moreirense a meados de Dezembro quando estavam em 11º, terminaram em 8º com apenas menos 7 golos marcados que o Sporting (devia jogar mau futebol…..).

      Na 2ª época só ficou até à jornada 6 e estava novamente em 8º lugar sendo que 1 desses 6 jogos tinha sido na Luz contra o Benfica.

      Portanto ya, Flávio, o Moreirense do Ricardo Soares era péssimo……..

      • coach407
        Posted Janeiro 11, 2022 at 11:36 am

        Mesmo quem te ouvir a falar do trabalho dele no Chaves… pegou na equipa a 20 de Dezembro, estavam em 8º, a meados de Janeiro já ia num sensacional 6º lugar com 2 vitórias e 2 empates nos 4 jogos que fez no campeonato e eliminou o Sporting da Taça de Portugal pelo meio, sendo que no mercado de Janeiro viu sair os indiscutíveis Paulinho, Freire e Rafael Assis que estavam a fazer épocas absolutamente sensacionais e terminou em 10º.

        Foi um trabalho atípico, na jornada 27 estava em 8º lugar a 2 pontos do 7º e 5 pontos do 6º lugar europeu, ou seja, da jornada 14 à 27 estava claramente a fazer um bom trabalho (não espetacular, mas sólido e com bom futebol). A partir daí, também por causa das 2 mãos das meias-finais da Taça (grande resposta contra o Vitória) que provocou algum desfoque da equipa, foi o descalabro com apenas 2 pontos nas últimas 7 jornadas que empurraram a equipa para o tal 10º lugar.

        Ok, piorou, pegou na equipa em 8º, terminou em 10º, saíram jogadores muito importantes em Janeiro, mas entraram outros, fez uma grande campanha na Taça (eliminou o Sporting e nas meias-finais deu espetáculo apesar de ter caído), no geral não foi um trabalho propriamente brilhante, se calhar até deixou a desejar, mas daí a “péssimo” até dá ideia que desceu de divisão… Claro que na reta final do campeonato foi miserável, mas o Pepa também foi miserável na 2ª volta na época passada e fazem dele o rei, foi para o Vitória e até falam no Benfica. E foi miserável durante um período bem mais longo de que o Ricardo Soares em Chaves.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Janeiro 11, 2022 at 3:44 pm

          Só uma correcção: o Freire mal jogou no Chaves. Quem saiu em Janeiro para além do Paulinho e do Assis foi o Battaglia. Perderam aquele meio-campo fabuloso com Assis e Battaglia (eram apenas 2 mas jogavam por 3 ou 4), que seguiram para Braga juntamente com o Paulinho e o Jorge Simão (Paulinho, Jorge Simão e sobretudo Assis nunca mais foram os mesmos).

          Essa meia-final da Taça foi a última vez que chorei com futebol. O Vitória ganha 2-0 em Guimarães com um golo irregular do Marega; na 2ª mão o Chaves chega ao 3-0, o Vitória faz 3-1 e fica em vantagem pelos golos fora e nos descontos o Douglas defende um penalty do Braga… Caiu-me o céu em cima. Seria a 2ª final em 8 anos para o Chaves.

          Portanto, o Ricardo Soares, segundo o Flávio, foi horrível no Chaves, tendo ficado a segundos de uma final da Taça, na qual eliminou o Sporting. Só porque acabou em 11º com as últimas jornadas a já não valerem nada (daí terem perdido muitos pontos, mas ficar em 7º ou em 11º ia dar ao mesmo) depois daquela meia-final traumatizante.

          • João Ribeiro
            Posted Janeiro 11, 2022 at 4:16 pm

            Já eu chorei por motivos diferentes, numa bancada lotada de vitorianos e que, ainda hoje, acho que estava mais pessoas do que seria permitido na bancada. Eu senti-me bastante apertado na bancada. Essa noite foi uma loucura.

            Já agora: por favor, subam rápido. O Chaves e os flavienses fazem muita falta na alta roda do nosso futebol.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Janeiro 11, 2022 at 4:30 pm

              Também tenho essa ideia! Estava um ambiente de loucos nesse dia.

              Gostaria de subir rápido (ainda por cima depois de uma descida ridícula com um plantel daqueles), mas duvido que aconteça para já. Este ano há clubes com plantéis superiores. O Chaves para já vai tentar ficar nos lugares cimeiros mesmo não subindo. Mas claro que há sempre aquele esperança (vão em 4 vitórias seguidas e o jogo com o Estrela da Amadora mostrou uma equipa com uma raça incrível, o que muitas vezes vale mais do que um bom plantel).

          • coach407
            Posted Janeiro 11, 2022 at 4:35 pm

            Espetacular termos os insights de um adepto do Chaves, muito obrigado pela contribuição!

            Ainda assim, o Freire jogou TODOS os minutos do campeonato da jornada 1 até à jornada 18, altura em que foi vendido por 500k€. Dizer que “mal jogou” é, obviamente, uma imprecisão tua. Não só jogava sempre, como brilhou ao ponto de render uma ótima quantia de dinheiro para o Chaves.

            Por outro lado, acrescentaste aqui mais um facto fortíssimo para defender o Ricardo Soares. Não só saíram os intocáveis Freire, Paulinho e Assis como também saiu o Battaglia, muito bem relembrado. Outro jogador absolutamente crucial na equipa do Chaves (mais um que jogou os minutos TODOS que esteve disponível).

            Realmente o percurso do Chaves na Taça nessa época foi fantástico e o Ricardo Soares teve muito mérito na forma como elimina o Sporting e depois deu um grande espetáculo contra o Vitória. Foram meias-finais realmente épicas. Aqueles jogos em que todos ficaram a chorar, uns porque ganharam inacreditavelmente, outros porque perderam inacreditavelmente…

            • Valentes Transmontanos
              Posted Janeiro 11, 2022 at 4:43 pm

              Confundi o Freire com o Felipe Lopes, ex-Nacional que passou de maneira fugaz pelo Chaves… Claro que o Freire jogou muitos jogos, estupidez a minha.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Janeiro 11, 2022 at 4:44 pm

              Saiu o Freire e entrou o Nuno André Coelho, agora que me lembro. O central titular era o Ponck. Que saudades dessa equipa.

              • coach407
                Posted Janeiro 11, 2022 at 7:07 pm

                Foi exatamente isso. A dupla era o Freire – Ponck e passou a ser o NAC – Ponck. Ainda assim, foi um claro downgrade, o Nuno André Coelho já estava num nível algo lastimável e foi sem surpresa que na época seguinte pouco jogou e logo a seguir termina a carreira.

                Ficou ligado a várias perdas de pontos da equipa, nunca teve a consistência do Freire.

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 11, 2022 at 11:25 am

      Flávio, se ao Chaves de Ricardo Soares concordo que jogavam pouco (ainda assim o balneário na altura estava uma miséria, porque tinham uma grande equipa), não concordo quanto ao Moreirense, colocou-os a jogar um bom futebol e sinceramente de todos os treinadores que lá estiveram foi o segundo melhor atrás do Ivo Vieira.

      Quero também acrescentar que passou pelo Aves (aí sim penso que foi a sua pior passagem), pela Académica onde teve 10 vitórias em 20 jogos e pelo Covilhã, onde os colocou a lutar pela subida com um plantel de tostões. Até acho que é um dos treinadores mais underrated que andava por cá, ainda bem que agora está a mostrar a sua qualidade.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 11, 2022 at 2:53 pm

      O Chaves de Ricardo Soares era péssimo? Pronto, ok.

      E mesmo que tal fosse verdade, não ser fã de um treinador porque ao início não era grande espingarda (o que eu discordo) não tem grande sentido, visto que se está a partir do princípio de que ele não pode evoluir. É a mesma mentalidade que usam com o Petit. Era retranqueiro com plantéis miseráveis há 6 ou 7 anos atrás? Então é retranqueiro para sempre.

    • Manel Ferreira
      Posted Janeiro 11, 2022 at 3:08 pm

      Imaginem uma equipa estar em 5º lugar, dominar a maioria dos jogos que faz, com um ataque que caminha para ser um dos melhores extra top-4 dos últimos anos… e alguém achar que o treinador não tem mérito nenhum, e é tudo sorte, e o mérito é todo do diretor desportivo por ter construído o plantel (como se nunca tivesse havido bons plantéis a fazer épocas horríveis) Porque essa pessoa não gosta do treinador… (ao menos admite). A sério, Flávio? Really? Reeeaally?? (inserir meme do Kyle do South Park).

      Eu que embirro um pouco com os queixumes recorrentes da “boa imprensa/má imprensa” (porque muitas vezes isso existe mais na nossa cabeça do que na realidade), tenho que admitir que começa a ser patética a maneira como alguns treinadores são bem/mal vistos independemente do real sucesso (ou insucesso) que têm nas equipas. É o Ivo Vieira a falhar completamente no Fama e haver gente a achar que ele devia era estar a treinar o Braga, é o Luís Freire a ter sete derrotas seguidas com o Nacional e o pessoal a falar como se os madeirenses tivessem despedido o Klopp depois de ganhar a Champions. ..

      E no outro extremo é o Petit a salvar sempre toda a gente e mesmo assim as pessoas não percebem porque é que os clubes o contratam (vá, dou de barato que as equipas deles marcam poucos golos, o que também contribui para a má imagem), era o Daniel Ramos a levar duas equipas diferentes à Europa em 4 anos e continuar a ser visto como algum matreco… Começa a ser ridículo a maneira como as pessoas engraçam/desengraçam com treinadores ao ponto de aquilo que realmente fazem ser quase irrelevante.

      Mesmo com o Coach a ter sempre esta atitude de interpretar um equívoco de outra pessoa como se alguém tivesse cuspido na campa da mãe, tenho que lhe dar razão em tudo o que escreveu.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Janeiro 11, 2022 at 3:49 pm

        O Daniel Ramos… Enfim, desde que o Chaves o despediu nunca mais teve um treinador de jeito. Tudo bem que estava a correr mal, mas a menos que a equipa já não estivesse com ele era uma questão de tempo até saírem daquela posição. Despedem-no e vão buscar o Tiago Fernandes (???!!!) e acabam a época com o José Mota, descendo de divisão com um plantel que podia ter lutado pela Europa.

        Concordo com esse comentário.

      • coach407
        Posted Janeiro 11, 2022 at 4:52 pm

        Não cuspiram na campa da mãe, mas o Ricardo Soares dá-me uma prenda todas as semanas, estou um autêntico filho mimado a ver o Gil Vicente a jogar portanto, de certa forma, vai dar ao mesmo.

      • henry14
        Posted Janeiro 11, 2022 at 7:57 pm

        Excelente!
        Essa do Luís Freire está genial também!! O ano passado faziam dele um Deus e o Nacional nunca foi nada de mais. Só tinha derrotas e era constantemente elogiado. Agora sim, está numa liga do nível dele, pelo menos para já.

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 11, 2022 at 8:54 am

    Algo de muito errado se passa naquele balneário. É preocupante ver logo aos 10 minutos de jogo os jogadores a discutirem uns com os outros. É preocupante ver a falta de união dentro do campo e a falta de crença desta equipa (aquela reação no final deveu-se pura e simplesmente ao baixar de nível do adversário graças ao banco horrível que o Gil tem). Há problemas graves no Vitória e creio que grande parte deles estão na estrutura do clube. 3 épocas onde se esbanjou dinheiro, onde se pode estar a hipotecar o futuro do clube, onde em nenhuma delas se alcançou o objetivo desportivo (tenho sérias dúvidas que nesta se vá alcançar) e com isto não já qualquer ponta de projeto, não há profissionalismo no Vitória e apenas se avistam nuvens negras.

    A tudo isto também há que perceber que as bancadas também têm culpa em tudo isto. A mentalidade das pessoas tem de mudar e as pessoas têm de perceber o que é o Vitória aos dias de hoje. O Vitória hoje não é mais do que um dos candidatos à Europa, isto porque o clube estagnou e as restantes equipas da Liga estão progressivamente a subir de nível, uns frutos de investimento e outros fruto de projeto desportivo. Em Guimarães a estupidamente exagerada exigência não permite a que haja qualquer projeto e a estupidamente exagerada vaidade e orgulho não permitem a entrada de investimentos. O Vitória a 11 de janeiro de 2021 está uns enormes furos abaixo do que era a 27 de maio de 2019.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 11, 2022 at 8:56 am

      Naturalmente, hoje é dia 11 de janeiro de 2022 e não 2021.

    • coach407
      Posted Janeiro 11, 2022 at 9:27 am

      “Banco horrível que o Gil tem”.

      O Antoine Léautey saiu do banco para marcar o 3-0 e parecia o Messi com a facilidade que brincou com os defesas do Vitória em condução. Aliás, este jogador horrível nos últimos 5 jogos (excluindo o Sporting) marcou 2 golos e fez 2 assistências, sempre saindo do banco.

      O Giorgi Aburjania saiu do banco e fez um penálti estúpido, mas é um craque dos pés à cabeça, foi titular contra o Famalicão e demos 4-0 e podiam ter sido 6 ou 7. Um jogador que também entra para ter impacto no jogo. Contra o Belenenses e Paços (que grande assistência) saiu do banco para garantir 3 pontos com 1 golo e 1 assistência.

      O Matheus Bueno foi titular no último jogo do Gil Vicente para substituir o Fujimoto (castigado) e foi mais um jogaço do Gil (vitória por 3-0 em Tondela) com o Bueno a marcar um golaço e a ser claro candidato a homem do jogo.

      Por fim, ainda falando dos suplentes do Gil Vicente, referir que o Hackman entrou e o Vitória nunca mais criou perigo, mais um excelente suplente que entrou para central do meio e limpou tudo com categoria. Claro que foi pouco tempo e o Marcus Edwards foi expulso pouco depois, mas ter o Hackman no banco é mais um luxo do Gil.

      Aliás, é inconcebível achares que a culpa do jogo reabrir é deles quando o jogo estava “morto” e reabre num pontapé de baliza em que o Rúben Fernandes e o Talocha se atrapalham mutuamente e o avançado fica isolado. Até podias ter o Busquets, De Bruyne e Messi nos lugares do Aburjania, Bueno e Leautey que isso não ia fazer diferença nenhuma.

      O penálti do Aburjania é estúpido, mas o Vítor Carvalho fez um penálti igualmente estúpido contra o Sporting. Acontece aos melhores.

      Podes ter a certeza que se pegas neste Gil Vicente e trocas o Zé Carlos/Lucas Cunha/Rúben Fernandes pelo Hackman, o Vítor Carvalho pelo Aburjania, o Fujimoto pelo Matheus Bueno e o Murilo pelo Leautey… o Vitória era massacrado na mesma porque são 4 jogadores de grande nível.

      • João Ribeiro
        Posted Janeiro 11, 2022 at 9:53 am

        Coach, não te tornes num Kafka, por favor e não tentes distorcer as coisas. O banco, para mim, é horrível, nunca disse que o Leautay era horrível.

        Já discuti isto contigo: o Gil tem dois bons jogadores no banco que é o Aburjania e o Leautay. Tudo o resto são projetos de jogador (Matheus Bueno) e um monte de jogadores de nível para a Segunda. Aliás, inconcebível é achar o que o Hackman é um jogador de grande qualidade. Até percebia se não conhecesse o jogador, mas ele já passou por Boavista, Aves e Portimonense onde foi sempre um dos elos mais fracos.

        • coach407
          Posted Janeiro 11, 2022 at 10:16 am

          Então dizes que o Gil Vicente “perdeu” o jogo porque tem um banco horrível (ou seja, associas diretamente às entradas de Antoine Leautey, Aburjania e Matheus Bueno) e afinal o Leautey e Aburjania são bons jogadores e o Bueno até parece ter potencial?

          Decide-te homem, os outros não jogaram, a culpa é deles?

          Em relação ao que o Hackman fazia ou deixava de fazer nos outros clubes pouco me diz. A verdade é que o Hackman sempre que joga no Gil Vicente acrescenta qualidade com e sem bola e até já sentou o Zé Carlos por opção. Contra o Famalicão também fez um jogaço, fez uma excelente assistência e dá todas as garantias tanto a lateral como a central.

          Quem acha que é jogador de II Liga simplesmente tem falta de noções.

          Aliás, o plantel do Gil é tão fraco, tão fraco que o Jean Irmer era titular indiscutível no Marítimo e nem calça no Gil… e o João Afonso – sempre importante no Gil desde que chegou – teve uma rotura de ligamentos, imagina se estivesse apto…

          O Bilel que começou a época como titular e com grandes exibições é, neste momento, o 4º ou 5º extremo na hierarquia… e não é por demérito dele, é porque o Samuel Lino, Murilo, Antoine Leautey e Boubacar Hanne são uma concorrência surreal.

          O Gil Vicente tem de melhorar o nível das alternativas do guarda-redes, defesa central, talvez defesa esquerdo e ponta de lança, mas que impacto isso teve neste jogo? ZERO.

    • Oakander10
      Posted Janeiro 11, 2022 at 10:16 am

      Realmente a atitude, principalmente do Quaresma foi surreal.
      Em todos os lances começava a abanar os braços no ar e a gritar com os colegas sempre que falhavam uma ação ou não lhe passavam a bola.

      • Zpteixeira
        Posted Janeiro 11, 2022 at 1:37 pm

        Muitas vezes também com razão. Lembro-me de uma com o João Ferreira que só demonstra o número incrível de furos abaixo a que ele está.

  • Ricardo Lopes
    Posted Janeiro 11, 2022 at 2:37 pm

    Grande campanha do Gil. Fran Navarro podia ser um bom suplente para o Paulinho. Vítor Carvalho, Frelih e Samuel Lino também devem dar o salto. Se não for neste mercado, será no Verão. A equipa de scouting de Barcelos demonstrou a sua qualidade na montagem deste plantel (já no ano passado havia muita qualidade).

  • Sede de vencer
    Posted Janeiro 11, 2022 at 2:48 pm

    Parabéns ao Coach e ao Gil.

    Ainda me dói o traseiro. O Gil não foi nada meigo (vá lá que depois foi clemente).

    Quanto ao meu grande Vitória, a sua situação e organização internas são de tal forma amadoras e caciques que eu, confesso nada admirador deles, preferiria trabalhar no clube sede do distrito a servir o Vitória.

    Porquê? A paixão não paga as contas.

    São galáxias completamente distintas.

    Por outro lado, aceitaria ajudar o clube se sentisse que estaria, de facto, a contribuir, ainda que modestamente, para limpar a casa.

    As situações correntes e diárias de abuso do chamado pequeno poder chegam a ser caricatas.

    É altura de agradecer profundamente a algumas pessoas o tempo, o suor e as lágrimas dedicadas ao Vitória e partir para outro paradigma.

    Profissionalismo no lugar do amadorismo e da carolice.

    Nós somos o Vitória!

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 11, 2022 at 3:42 pm

      Nem mais.

      Acrescentar só que, tal como tu preferirias trabalhar no clube da sede do distrito, já bastantes jovens vimaranenses preferem formar-se no clube da sede do distrito do que em casa.

      Deixa-me muito frustrado no meio disto tudo é ver ainda a sobranceria daqueles que tão mal andam a fazer ao nosso clube em caminharem e agirem como se fossem os salvadores, onde até funcionários são mal tratados. Se calhar foi por se ter radicado no estrangeiro e ter voltado à pouco, mas este presidente claramente não sabe o que é o Vitória.

      No meio disto tudo tenho pena é do Pepa que nota-se a vontade de fazer mais e trabalhar bem mas que nem se sabe onde se foi meter…

    • Ricardo Lopes
      Posted Janeiro 11, 2022 at 7:14 pm

      Na parte da organização sinto o mesmo aqui em Viseu. Uma cidade com todas as condições para ter um clube na Primeira Liga, mas os dirigentes não querem saber e a chegada do novo proprietário não ajudou nada ainda. Tudo é mal gerido: contratações, redes sociais, camadas jovens. Há equipas de divisões inferiores que funcionam muito melhor. Muito do pessoal que comenta no VM percebe mais de bola e do que quem está à frente do clube.

      • lipe
        Posted Janeiro 11, 2022 at 7:59 pm

        Viseu, Coimbra, Leiria, Aveiro … infelizmente o que não falta é cidades com potencial de primeira liga.

        Contra mim falo que sou de Braga e acabo por ter oito clubes de primeira liga num raio de 50 quilómetros (ir ver jogos fora nunca foi tão cómodo hehe).

        • Ricardo Lopes
          Posted Janeiro 11, 2022 at 8:33 pm

          Tens muita sorte na tua região! Já eu nem posso ir ver os jogos em “casa”. O Fontelo está em obras desde Março e não há data de regresso. Inicialmente tinha-se falado em finais de Dezembro. Fernando Ruas queria acelerar o processo mas até agora não se viu nada. Mudar o relvado e a pista de tartan não demora tanto tempo, penso eu.

Deixa um comentário