Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Frente-a-Frente: FC Porto vs Sporting

Amanhã vamos ter um Clássico entre FC Porto e Sporting com caráter de decisivo para os azuis e brancos. Uma derrota, até o empate, afasta a equipa de Anselmi da luta pelo título. Por outro lado os leões se saírem do Dragão com os 3 pontos, também dão um passo de gigante rumo ao bicampeonato. As duas equipas, no entanto, vão apresentar-se limitadas. Os portistas viram sair duas peças-chave no final do mercado e também não podem contar com o castigo Otávio. Já Rui Borges não tem Pote, Geny e Nuno Santos, sendo que Morita e Gyokeres continuam em dúvida. Neste sentido, colocamos o desafio aos leitores de escolherem o melhor entre as possíveis equipas iniciais.

Poll
Poll MakerSuper SurveySuperSurvey.comPoll MakerSupersurveyPollMakerSuper SurveySuperSurveySuperSurveySupersurveySupersurveySuperSurvey

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

51 Comentários

  • Louis
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 4:54 pm

    Malta que votou no Samu em vez do Gyokeres, acusem-se aí. Também sempre achei o Wolfswinkel muito mais jogador do que o Falcão porque gostava mais da camisola que ele vestia ?

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:08 am

    Olhando para estas opções optei por: Diogo Costa, João Mário, Diomande, Inácio, Moura, Hjulmand, Morita, Quenda, Mora, Pepê e Gyokeres. Anselmi como treinador.
    *
    Com total liberdade e sem lesões: Diogo Costa, St. Juste, Diomande, Inácio, Quenda, Hjulmand, Morita, Moura, Mora, Pote, Gyokeres. Treinador Anselmi

  • Gil-Galad
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 9:01 am

    Podemos perder no 11 todo mas dava jeito ganhar hoje

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 8:50 am

    Sporting, que ja tinha preparado mal a epoca para o sistema de Amorim, e que fez um mercado de Janeiro lastimoso, a acreditar na critica, mesmo com novo sistema pelo meio, consegue bater o Porto no 11 vs 11 de forma confortavel. Apenas Diogo Costa e Moura entram no 11. E por isso que digo que falam de barriga cheia.

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 3:27 pm

      Nenhum sportinguista está preocupado com o melhor 11 que o plantel tem. Está preocupado com o facto de andar metade dele de fora, do banco ser composto por juniores e ter mais 2 ou 3 jogadores chave completamente sobrecarregados por causa disso.
      Os sportinguistas não falam de barriga cheia por ter mais jogadores num 11 combinado que o Porto, até porque se há Nico e Galeno a coisa até poderia ficar mais ou menos equilibrado.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:47 pm

        Ha varios que repetem vezes sem conta quanto o plantel foi mal construido, reiteraram isso no inicio do ano, e foram repetindo. Como assim “nenhum”? Essas pessoas que tanto castigam o plantel e o trabalho a volta deste, conseguem justificar que o Sporting ainda assim, meta no 11 combinado, 9 jogadores? E por isso que digo que falam de barriga cheia, como e evidente. No fundo, a unica coisa que estou a fazer e elogiar o Sporting, porque tem, de facto, muita qualidade, mas nao da para tudo. Nao esperes segurar os melhores e ainda assim ter planteis de 28 craques. Falam de barriga cheia sim, porque ontem, alem de meteres 9 em 11, ainda tens Gyokeres de fora, por lesao, quase todo o jogo, tens o Simoes que se magoa, e estava a jogar muito bem, e no final, so empatam no finalzinho e com um penalty por marcar a favor do Sporting… E sorte? A assim tao mau o plantel? Tem uma razia destas e continua capaz de competir com as melhores equipas em PT?
        PS: O Nico ok, o Galeno ficaria de fora na mesma.

  • Jeco Baleiro
    Posted Fevereiro 6, 2025 at 9:18 pm

    Diogo Costa…e o resto é tudo Sporting. Não me lembro, no meu tempo de vida, de um domínio individual partida tão grande do Sporting para um jogo nas Antas. Não que o Sporting esteja particularmente fulgurante que não está, mas este Porto é do mais fraco que vi (até no tempo do Otávio havia categoria de jogadores como Jorge Andrade, Costinha e, claro, Deco) e sem Nico e Galeno ainda se acentua mais.
    *
    Posto isto, é um clássico e será sempre difícil em qualquer circunstância. A ida às Antas é, de longe, o jogo historicamente mais difícil para o Sporting no campeonato. 4 vitórias nos últimos 30 anos são por demais evidentes desse facto e um registo absolutamente paupérrimo. No overall até é um clássico muito equilibrado mas para o Sporting é sempre muito difícil levar bons resultados das Antas. Este é à partida aquele em que vamos com mais conforto em termos de superioridade da equipa, que é inequívoca (embora em 20/21 tenhamos ido pontualmente com uma margem maior, 10 pontos) mas perante uma equipa com um novo treinador, com algum desconhecimento de como se apresentará e com um estádio cheio ao lado da equipa, está muito longe de estar garantido. Uma vitória dava um boost enorme e é uma grande oportunidade de minorar o péssimo registo nas Antas mas há que estar preparado e alerta para um jogo que será sempre muito duro. Há que ir sem medo e ser aquilo que, no bom sentido, o Porto foi muitas vezes nos clássicos contra nós, dar a estocada final no rival. Mas com a noção de que, em qualquer circunstância, será sempre um jogo muito difícil.

    • galatic_mushroom
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 4:18 pm

      No tempo do Octavio a qualidade que faltava era mesmo a do treinador.. mas sim também acho o Porto mais fraco dos últimos 30 anos.. mesmo em alturas de menos fulgor ou equipas mais fracas haviam sempre bons e grandes jogadores e agora, tirando o Diogo, o resto é do pior…

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:45 pm

    Não ligando muito aos duelos do VM, diria que o melhor 11 combinado baseado no rendimento desta época e dos tempos mais recentes seria isto:
    *
    Diogo Costa
    Quaresma
    Diomandé
    Inácio
    Matheus Reis/Moura
    Hjulmand
    Morita
    Trincão
    Quenda
    Samu
    Gyokeres
    *
    Sem lesões, o Pote entraria naturalmente, enquanto que o Porto perde aqui por maior margem por falta do debate que Galeno e Nico poderiam proporcionar.
    Entre o Matheus Reis e o Moura não tenho uma opinião muito forte, diria apenas que o Moura ainda não demonstrou uma forma tão boa como o melhor Matheus, mas também só tem alguns meses pelo Porto.
    O Nehuen tem demonstrado um nível baixíssimo, o Otávio no seu melhor compete, mas quando a oscilação entre o melhor e o pior é tão grande e tão regular… fica difícil.
    O debate Varela-Hjulmand estava em grande o ano passado, coisa que sempre me surpreendeu. O Hjulmand, mesmo no melhor do Varela, estava a demonstrar muito, mas muito mais. Este ano então, a coisa dissipa-se completamente.
    O Pepê teria nível para entrar, mas a época e os tempos mais recentes tem sido mesmo muito pobres, enquanto que o Fábio Vieira tem sido a desilusão da época.

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:53 pm

      Dito isto, é um exercício que na prática pouco quer dizer para o que se pode passar no campo.
      Já se viu Sporting miseráveis a travar Portos fortíssimos em casa, por exemplo. Já se viu aquele Porto do Peseiro ir à Luz ganhar (e o Benfica ia a caminho do tri e numa streak de goleadas constantes), portanto é sempre algo que merece ser relativizado, até pelo estado físico da equipa do Sporting e pelo histórico no Dragão.

  • Gorlami
    Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:44 pm

    Não me lembro da última vez em que votei em apenas 2 jogadores do meu clube num head-to-head pré-clássico.
    Votei Diogo Costa (péssima temporada, mas continua a ser melhor que o Rui Silva)
    Votei Francisco Moura (muito diferente do Reis, embora um duelo equilibrado)

    Gostaria muito de ter votado no Varela, mas esta a fazer uma época terrível. Gostava muito de ter votado no Pepê, mas nem tenho palavras para a época que está a fazer. Adorava ter votado no Rodrigo Mora, mas calhou contra um dos melhores do Sporting este ano. E nem quero referir o Fábio Vieira (acabei de o fazer).

    • Mike-UK
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 10:45 pm

      Gostarias de ter votado no Varela? O Varela está emparelhado com o Hjulmand…

      • Gorlami
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 10:54 pm

        E?
        Varela é um excelente médio e já vimos isso na temporada passada. O Hjulmand é neste momento o melhor médio da liga portuguesa. Os dois em topo de forma seria um duelo interessante e no qual eu poderia argumentar em favor do argentino. Neste momento, é impensável.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:06 am

          O Varela tem tanto de tempo em forma como fora dela em Portugal.
          Se achas o Varela melhor que o Huljmand podias sempre argumentar a seu favor, independentemente da forma. Se de facto isso te inibe de os colcoar ao mesmo nível é porque se calhar não é só a forma.
          .
          Isto é um comentário ao raciocínio. Eu pessoalemnte acho o Huljmand superior ao Varela independentemente da forma. Evidentemente que o oposto é igualmente defensável.

          • Gorlami
            Posted Fevereiro 7, 2025 at 12:38 pm

            Claro que a forma é importante. Aliás a forma é o mais importante, não podes fazer estes duelos sem considerar isso como o fator mais importante. O que interessa se um jogador tem muito potencial ou se tem muito talento, se depois em campo não o tem demonstrado? O Varela da época passada estava ao mesmo nível do Hjulmand. O Varela atual não, é simples. Por isso disse o que disse.

            • Veridis Quo
              Posted Fevereiro 7, 2025 at 4:17 pm

              Não estava, de todo, ao mesmo nível na época passada.

            • Neville Longbottom
              Posted Fevereiro 7, 2025 at 1:13 pm

              Se olhares para estes duelos dessa forma sim. Eu não olho. Se o Varela é superior ao Hujlmand eu votaria Varela sem qualquer problema mesmo que estivesse convencido que no campo o Hujlmand lhe desse uma tareia porque está em melhor forma.
              .
              Já agora não estou a ver um único jogador do Sporting na sua melhor forma neste momento.

              • Gorlami
                Posted Fevereiro 7, 2025 at 5:24 pm

                Mas estes exercícios pré-jogo só fazem sentido pensando na forma. É o fator determinante. E concordo que grande parte dos jogadores do Sporting não estão em topo de forma. A questão é que os do Porto estão em baixíssima forma. Daí este “coço” nos duelos.

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:32 pm

    Vai ser um jogo disputado muito por conta da incerteza tática que o FC Porto poderá apresentar. Neste momento ainda não dá para perceber as reais valias do Anselmi.

  • Matriz31
    Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:09 pm

    Quaresma? o Fresneda está indisponível?

    • Animazor
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:30 am

      Claro que não! Mas se fosse o Fresneda o João Mario ganharia a poll. E não queremos isso pois não?
      é muito mais fixe um 11 composto por 10 jogadores do Sporting…

  • Kacal
    Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:03 pm

    Acho que as maiores dúvidas são João Mário vs Quaresma, Matheus Reis vs Moura, Quenda vs Fábio Vieira e Pepê vs Maxi Araújo. O resto parece-me mais certo. Mas não entendi bem qual o sistema que a votação usa, sistema tatico falo. Porque não deveria haver mais uma votação de central ali?

    • AndreChaves9
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 10:25 pm

      Quenda vs Vieira é dúvida para os tolinhos. A época do Vieira é quase inexistente nem devia ir a votos quanto mais.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 1:04 am

        Então sou tolinho, que seja. Mas alguém falou em momento de forma? O VM por norma até usa o critério de excluir momentos de forma e cada um usa o seu critério. Por isso no geral acho discutível sim. Quenda tem estado bem e tem imenso potencial mas o Fábio já é mais rodado e tem também imenso talento. Mas pronto são opiniões dei a minha.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:50 pm

      Mas há mais uma votação de central. O Quaresma é central.

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:35 pm

      Se é pelo rendimento deste ano… Quenda e Fábio Vieira não tem qualquer discussão. O Quenda tem 17 anos, já teve 3 treinadores, já fez 4 ou 5 posições e papéis diferentes (ala direito, extremo direito, extremo esquerdo por fora, avançado interior esquerdo por dentro) e na maioria do tempo sempre sem grandes oscilações. É muito mais atlético que o Fábio, tem mostrado muito mais compromisso defensivo que o Fábio, tem desequilibrado muito mais que o Fábio… a única coisa onde não se reflete maior diferença é nos números, onde ainda não calibrou o remate tão bem como pode. O Fábio Vieira é alguém que sempre se destacou pela facilidade em somar G+A em menos de nada, em criar oportunidades flagrantes com passes de rutura, em chegar à área e rematar e, chegamos a fevereiro e tem mais 1 golo e mais 1 assistência… que o João Simões.
      É de longe a maior desilusão da época até agora.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 1:06 am

        Concordo que Fábio Vieira é talvez a maior desilusão da época. Para mim é éle esperava muito mais dele. Mas não levei em consideração o momento de forma e nesse sentido acho que não é unânime a escolha.

    • NeFernandes
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:25 pm

      Aos dias de hoje prefiro o Quaresma, ainda que chegue aos 70 rebentado, o Reis pela experiência e ter mais provas dadas, o Quenda porque o Fábio Vieira veio passear e pouco faz desde a saída do Porto, onde anda aquele jogador maravilhoso que partir para o Arsenal?, e o Maxi porque simplesmente joga e o Pepê ultimamente nem isso faz. Dei por mim a ter bastante dificuldade em colocar um jogador do Porto, tirando na baliza, porque também pensei na forma atual dos jogadores mas não impede de o meu SCP amanhã sair de lá com um resultado negativo. Que seja um bom jogo.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 1:07 am

        Pela forma é difícil meter um jogador do Porto, concordo. Mas eu não olhei por aí portanto alguns são mais discutíveis, daí ter dito o que disse. Mas concordo contigo sobre o momento de forma e tal como tu espero que seja um grande jogo e que ganhe o melhor!

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:24 pm

      E não tens dúvidas no treinador? Eu dou o benefício da dúvida ao treinador do Porto, entrou com um comboio em andamento, não é fácil mudar dinâmicas. O Rui Borges está a meter o Sporting a jogar o futebolzinho mais miserável que alguma vez vi, ao nível de um Vercaulten. Temos tido muita, mas muita, sorte, só isso. Quando a vaca acabar não temos futebol, por isso sinceramente fico em cima do muro quanto ao treinador.

      Nos escolhi o Diogo Costa, Quaresma, Moura, Diomande; Hjulman, Pepe, Mora; Quenda e Gyokeres. É só a mim que a equipa me aparece com 9?!

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:43 am

        Em Maio falaremos. Irei guardar com carinho as vossas opiniões, para depois não me virem com tangas, uma vez que se defendem o treinador agora vão ter que o defender nas derrotas… Sim porque eu fartei-me de defender treinadores do Sporting nas derrotas, contra a vossa demagogia.

      • Velho do Restelo
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 9:59 am

        Já nos habituaste a opiniões fortes, mas isto é demência, todo um outro nível.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:37 am

          Em Maio falamos. A ver o que dizem os sportinguistas da moral e dos bons costumes depois, eu já vos conheço de ginjeira, foram vocês quem andou ao colo com os bruninhos desta vida, são aplaudedores quando ganham, e assobiadores quando perdem, e também vos acho demagogos em resumo( se não souberes o que é pesquisa no google). Eu não, acho que quando ganhas podes não ter mérito para isso, e sim podes perder tendo feito tudo para vencer. E também acho que se jogares bem terás sempre os adeptos contigo.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 1:08 am

        Sim também acho o treinador discutível apenas fui para Rui Borges porque já provou mais cá em Portugal e acho mais seguro neste momento. Mas sim nenhum é um grande treinador ainda.

      • tommyb
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 10:34 pm

        Não acredito que li o que li! Que comentário podre e desfasado da realidade!

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 10:12 pm

        Ainda me lembro de achar que o João Pereira não era solução e de levar com as vossas lições de moral e sportinguismo de pacotilha. Veremos no futuro se eu tenho ou não razão, mas o Rui Borges para mim é um Zé Mota sem boné. Treinador de equipa pequena.

        • Stromp1906
          Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:41 am

          É verdade, esta consequência ridícula da democracia de termos opiniões diferentes é uma chatice.
          Quando este treinador do Sporting tiver o plantel todo disponível, sem dúvidas, sobrecargas ou jogadores aptos a meio termo, já emitirei opinião. Não somos um clube rico, nem podemos ter 3 ou 4 soluções por lugar, é o que há. Se me dissessem que depois da saída do treinador mais importante das últimas décadas no clube, sem opções no meio campo, sem o jogador mais influente estatisticamente (Pote), com o avançado crucial a meio gás e com boa parte da equipa em idade Júnior (Quenda, Simões, Harder), estávamos em Fevereiro com mais 6 pontos que o segundo classificado, provavelmente iria rir 3 dias sem parar

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:39 am

            Exato, para ti o importante é o Excel, se jogas como o Paços de Ferreira do Zé Mota está tudo bem.

        • Niall joaQuinn
          Posted Fevereiro 6, 2025 at 11:01 pm

          Enquanto o futuro não vem, podemos olhar para o presente ou para o passado recente. Para não ir muito longe nem ao óbvio, basta recuar duas épocas para ver um “futebolzinho” bem mais miserável e o treinador era o Rúben Amorim.
          O homem chegou agora…

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:40 am

            O mesmíssimo argumento que davam ao fim de duas semanas com o João Pereira, quando já era evidente que ele não era solução. Com as mesmas frases e tudo, e sim na altura eu também era mauzão porque dizia o que via.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 9:12 pm

        Embora o Rui Borges não encante, o Sporting há viu “futeboizinhos” bem piores. O senhor lembra-se do Vercauteren em condições? É que não parece.

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 8:57 pm

        Pode ser que quando a vaca acabar, regressem os jogadores. Que com meia equipa titular de fora, outros a regressar sem ritmo e outros obviamente em sobrecarga… dificil era fazer mais.
        Que tirem meio 11 a Porto e a Benfica para ver o que fazem. Até com as equipas completas parecem estar abaixo do Sporting exibicionalmente, portanto…

      • Gndias
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:50 pm

        É verdade que o futebol do sporting é fraquito mas o treinador tb entrou com o comboio em andamento e mudou o sistema tático. E tb não tem tido muita sorte com as lesões

    • Luke Skywalker
      Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:19 pm

      Concordo com as dúvidas, exceto a referida com o Quenda. O “miúdo” está cada vez melhor, apesar da idade que tem, ao passo que o Vieira tem “desiludido” bastante neste regresso a Portugal.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2025 at 1:10 am

        Não fui pelo momento de forma, Luke. Caso contrário dúvida Quenda. Mas sem momento de forma acho um Fábio Vieira um grande talento e gosto bastante dele.

        • Luke Skywalker
          Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:41 am

          Já agora, bom jogo para mais logo e que seja uma excelente partida de futebol ?

          • Kacal
            Posted Fevereiro 7, 2025 at 5:44 pm

            Perfeitamente válido escolher o Quenda. Aliás eu acho que ele vai ter uma carreira bem melhor que o Fábio Vieira nos grandes palcos correndo tudo bem e é já um grandissimo jogador, mas gosto do perfil do Fábio Vieira mas aqui aceito qualquer um.

            E Obrigado Luke. Que não existam muitos casos de arbitragem e que seja um excelente jogo das três partes e ganhe um melhor. Que desfrutemos de um bom espectáculo acima de tudo. Bom jogo para ti também! Abraço!

        • Luke Skywalker
          Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:39 am

          Claro, entendo perfeitamente. É o critério de cada um. Talvez como sportinguista, mesmo sem o critério da forma, votaria na mesma no Quenda, porque já é um jogador incrível, faltando melhorar na qualidade de remate para subir a outro patamar de “indiscutível” num tubarão, acredito.

Deixa um comentário