Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gelson Martins com vida complicada no Atlético… só 33 minutos e quando foi utilizado não agradou a Simeone

Vai dar a volta? É complicado entrar no XI de Simeone, não é por acaso que a base já é a mesma de há vários anos. E por exemplo Lemar, que é o reforço mais caro na história do clube, também ainda não teve o impacto que se esperava.

A Marca destaca hoje a dificuldade que Gelson Martins está a ter para se afirmar no Atlético. O internacional português só foi utilizado 33 minutos, em 570 possíveis, e de acordo com o jornal o tempo que esteve em campo, contra o Valencia e Rayo, coincidiu com a fase em que Simeone menos gostou dos colchoneros. O técnico argentino não visou directamente o ex-Sporting nas criticas que fez, mas nem um minuto lhe deu nos últimos 3 jogos. Recorde-se que nos últimos anos foram vários os craques que tiveram dificuldade em adaptar-se ao estilo de ‘El Cholo’, e o extremo luso com o seu perfil de agitador não está a encaixar bem no sentido colectivo, e de controlo das partidas, que o técnico do Atlético prefere.

75 Comentários

  • Consuela
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:12 am

    Quem diria… É mais um que só é craque (e craque já é um manifesto exagero) cá no tugão, não vai passar disto, infelizmente. Aliás, se houver 2 jogadores em Portugal que renderiam lá fora num clube de topo, já é muito.

    • PedroSCP
      Posted Setembro 20, 2018 at 11:22 am

      Bruno Fernandes seria sem dúvida um desses, pelo que joga e faz jogar

    • DiogoC
      Posted Setembro 20, 2018 at 11:35 am

      Só assim de cabeça: Brahimi, Danilo, Salvio, Gedson, Bruno Fernandes

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 20, 2018 at 11:49 am

        Que sonhadores. O Brahimi que até pelos adeptos do clube é contestado por perder inúmeras bolas? Se um dia for para um Leicester e jogar já é bom. O Salvio está muito bem esta época, mas não é por acaso que nunca deu o salto (as lesões também dificultaram). Gedson ainda não mostrou nada, calma. Desta tua lista, só Danilo e Bruno poderiam ser opções para um grande e mesmo assim não sei se algum deles seria para titular. Dependeria muito do clube.

        • manuelsp
          Posted Setembro 20, 2018 at 1:31 pm

          Penso que realmente só Bruno Fernandes, Danilo Pereira, Alex Telles, Herrera, Ruben dias e Grimaldo poderiam ser opções em clubes maiores que os atuais, mesmo que não titulares absolutos alguns.

      • TheWatcher
        Posted Setembro 20, 2018 at 11:54 am

        Brahimi e Salvio tenho as minhas dúvidas. De resto concordo.

      • Nickles
        Posted Setembro 20, 2018 at 11:54 am

        Salvio em que equipa de topo renderia mesmo?
        E o Gedson com 9 jogos oficiais como sénior nem numa equipa top 15 tinha lugar.
        Brahimi como se viu na 3a é craque, mas contra o Tondela. Estagnou e não evolui mais do que isto.

      • PedroSCP
        Posted Setembro 20, 2018 at 11:56 am

        Gedson nem vou comentar. Salvio não tem pedalada. Os outros três sim sem dúvida

      • Dr S
        Posted Setembro 20, 2018 at 12:15 pm

        Gedson???? Calma lá com o Gedson
        Salvio (lugar cativo em qq estaleiro do mundo teria de certeza)…
        Brahimi e Danilo acho quase impossivel que se conseguissem afirmar num Atlético de Madrid…
        Bruno Fernandes aceito, mas mesmo assim nao seria “de caras”

      • Carpetudo
        Posted Setembro 20, 2018 at 12:23 pm

        Ontem, frente a um colosso europeu, apenas vi Grimaldo e talvez Odysseas a darem bons sinais que, se se transferirem, poderem jogar bem um nível acima.

      • jpm
        Posted Setembro 20, 2018 at 12:36 pm

        Os unico que vejo com capacidade sao danilo e telles o resto tenho muitas ,muitas duvidas!

      • Gil Rodrigues
        Posted Setembro 20, 2018 at 12:50 pm

        brahimi??? esse ainda tem menos capacidades que o Gelson…

      • DICAS
        Posted Setembro 20, 2018 at 4:30 pm

        O Gedson? Diga me la qua a caracteristica que ele apresenta que seja completamente diferenciadora da media ?

    • Nickles
      Posted Setembro 20, 2018 at 11:47 am

      Pelo que dizem por aqui o Pizzi é um deles. E nos últimos tempos parece que o Seferovic também anda nesse nível.
      Devem ser esses os tais 2.

    • josediogo
      Posted Setembro 20, 2018 at 11:53 am

      Penso que o problema não é tanto a qualidade. Mas sim a imaturidade que têm quando vão para o estrangeiro.
      Se há uns anos os jogadores só saiam de portugal a partir dos 24/25 e por aí, hoje em dia saiem (alguns) até com menos de 20/21.
      Muitos desses jogadores precisam de ter a inteligência que precisam de crescer enquanto homens, e em vez de sair, deviam ficar mais uns 2/3 anos, no mínimo, no clube.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 20, 2018 at 12:56 pm

      E pronto, um só selecciona jogadores do Sporting, outro acha que só os do Porto é que podem vingar, os outros valem pouco ou nada. Déjà vu.

  • Turiacus
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:26 am

    Sinceramente já estava à espera que não fosse ter assim tantos minutos embora ainda seja o início da época e a necessidade de rotação, por agora, ainda não seja muito acentuada. Pessoalmente nunca fui muito fã do Gelson mesmo quando estava cá no Sporting sempre o achei demasiado overrated, tem um poder de decisão muito fraquinho e decide demasiadas vezes mal. Se no nosso campeonato não apresentava regularidade nem números fora de série, é normal ter dificuldades num campeonato de elevada exigência como é a La Liga e num clube com o poderio e ambição do Atlético.

  • josediogo
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:27 am

    Depois do campeonato de europa, o jogador português “sofreu” uma grande valorização, que apesar de tudo, já vinha a crescer, por força de Ronaldo, Pepe, etc.
    Porém, muitos são os jogadores que saiem do nosso campeonato, por muitos e bons milhões e nem se conseguem inserir na rotação da nova equipa.
    Penso que não se deve à falta de qualidade, mas sim à falta de estaleca humana. Muitos deles não passam de uns “garotos” e o impacto da mudança de realidade, hábitos é gigante.
    Esperemos que esta realidade mude e muitos deles sigam os passos recentes de Bernardo e Cancelo.

    • Andre Pina
      Posted Setembro 20, 2018 at 11:47 am

      Concordo plenamente com o comentário.
      O jogador português sofreu uma valorização enorme, mas tínhamos ( temos e vamos ter) jovens com imensa qualidade, mas que lhes falta aquilo que distingue o Ronaldo : a mentalidade. O melhor exemplo disso é o Renato Sanches.

      Mas acho que no caso do Gelson, é mesmo por falta de qualidade, que penso que não tem suficiente para figurar numa equipa de topo. Acabará no Wolves para o ano.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:31 am

    O Gelson é um craque mas o estilo de jogo do Simeone é muito particular e só um pequeno grupo de jogadores é que encaixa. Não é por acaso que a base da equipa é a mesma há anos.

    E com todo o respeito não me parece que o Gelson seja um deles.

  • J Silver
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:33 am

    Pois é… Não foi bem escolhido o clube. Gelson até é competente e raçudo a defender mas tem pouco poder de decisão (esta crítica já é velha mas nos últimos anos nada mudou) e acredito que leve Simeone ao desespero em certas situações. É muito forte no 1v1, é rápido e aguenta bem as cargas mas depois também remata muito mal. No fim de contas, é um jogador incompleto.

  • LevonAronian
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:37 am

    Não surpreende. Ainda e cedo, mas parece mais um caso dos muitos casos de jogadores dos grandes a darem um passo maior que a perna, com exceção de ederson e o único que de repente me lembro nos últimos 3 anos.
    Voltando ao Gelson, não só ha gente com mais qualidade, como não encaixa no futebol do atlético, não percebo a ideia da contratação ainda mais depois do que aconteceu com gaitan

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:41 am

    Mais um que foi super valorizado pelo nosso campeonato. Nunca o achei nada de especial, tem velocidade e técnica, mas decide quase sempre mal e não desequilibra. Penso que na nossa seleção, temos que começar a integrar o Diogo Jota.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Setembro 20, 2018 at 12:11 pm

      Decide quase sempre mal? Isso é elogiar o poder de decisão do rapaz. Com tantos atributos físicos é uma a cabeça não acompanhar.

    • hortalica
      Posted Setembro 20, 2018 at 1:02 pm

      Extremos que decidem mal é o pão nosso de cada dia do nosso campeonato. Extremos mais em destaque dos 3 grandes nos últimos anos: Brahimi, Salvio e Gelson, 3 jogadores que decidem muito mal. Cá parecem acima da média porque o nosso campeonato é muito fraco em comparação às ligas de topo na europa.

      O Diogo Jota? Isso é mais do mesmo mas ainda com menos qualidade. Dos da frente na selecção, o Jota é inferior a todos. E agora Bruma deve começar a ser chamar regularmente (aproveitou a oportunidade) já vai ter de tirar alguém (pois a última convocatória houve muitos ausentes). Até Ronny Lopes será chamado à frente do Jota (e bem). Com Ronaldo, Quaresma, André Silva, Guedes, Bernardo Silva, Gelson, Bruma, Ronny e se calhar até Nani (se continuar assim não é de admirar que chame) será dificil chamar Jota.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 20, 2018 at 2:09 pm

        Para o ataque de Portugal as melhores opções seriam a meu ver: Rony, Bernardo, Bruma, Guedes, Ronaldo e André Silva. Mas o Diogo Jota seria logo a minha próxima opção e só depois o Gelson.

        O Diogo Jota tem sido um dos destaques do Wolverhampton que tem estado bem na Premier League. Não merece ter uma oportunidade?

      • Pipo
        Posted Setembro 20, 2018 at 2:13 pm

        Penso que já tirado chegado o fim de ciclo do Quaresma na seleção, e o Nani ainda mais, tendo em conta que está na hora de entrarem os jovens que mencionaste. Penso até que está na hora de tirar o Ronaldo da ala de vez, e jogar com ele a PL, deixandro o Andre Silva no Banco e jogar com Bruma e Bernardo nas alas ( Portugal perde muita criatividade na frente se jogar com CR7 e André Silva ao mesmo tempo).

  • Mantorras
    Posted Setembro 20, 2018 at 12:09 pm

    Não me pareceu nunca ter hipóteses. Tirando a velocidade, não tem mais nada de especial, precisa de uma equipa muito específica para o enquadrar bem, não é de todo um jogador versátil.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 20, 2018 at 12:10 pm

    Creio que é um jogador de qualidade e vai acabar por vingar, mas talvez tenha de mudar de clube.
    Acho que encaixaria bem em Inglaterra.
    Não podemos ignorar que qualidade é o que não falta no Atlético, pelo que se não apanha o cavalo vai ficando para trás.
    Mas há que dar tempo ao tempo!

  • Il Codino Divino
    Posted Setembro 20, 2018 at 12:16 pm

    Nos últimos 10 anos Falcão, Otamendi, James, Alex Sandro, Matic, David Luiz, Di Maria, Ramires, Oblak e Ederson devem ser os jogadores que eram estrelas por cá e mais renderam nos grandes da Europa.

    Por outro lado, Fernando, Javi Garcia, Álvaro Pereira, Mangala, Danilo, Jackson, Coentrão, Gaitan, Lindelof, Renato, Nelson Semedo, Markovic, Slimani, João Mário, Adrien são nomes que desiludiram ou estão a desiludir (ainda podendo dar a volta).

    Jogadores como o Hulk, Moutinho, Garay, Witsel, Enzo e Rodrigo estão no meio termo. Continuaram a jogar bem, mas também não foram para nenhum colosso.

    Basta ver que os jogadores que singraram estão ali concentrados num espaço de 4/5 anos. Oblak já vai para a 5ª época com o Atlético, só Ederson continuou o que prometia. Há uns anos, se Gelson jogasse ao mesmo tempo que Di Maria, James, Hulk seria apenas um jogador banal com alguns rasgos interessantes. Mais uma prova de como o nosso campeonato está fraco.

    • jpm
      Posted Setembro 20, 2018 at 12:34 pm

      Hulk tinha todas as condições para jogar num colosso, simplesmente o dinheiro falou mais alto!

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 20, 2018 at 12:55 pm

        Não sei se é assim tão linear. O mais provável é nunca ter existido uma proposta de um colosso, porque se existisse também iria receber muito bem. Se existiu e mesmo assim preferiu o dinheiro do Zenit, então só mostrou que de facto não tinha condições (mentais) para jogar ou lutar por um lugar num colosso.

        • jpm
          Posted Setembro 20, 2018 at 3:43 pm

          O zenit pagou 60 milhoes de euros, na altura o mercado nao estava como esta hoje, dai penso que o hulk nao foi para outra equipa por causa disso ,uma vez que dificilmente algum colosso quisesse investir tanto num jogador do campeonato portugues….acho que foi mais por ai mas qualidade acho que tinha para jogar num colosso!

    • Emotion
      Posted Setembro 20, 2018 at 1:01 pm

      Não acho que Coentrão se encaixe nesse lote de jogadores.

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 20, 2018 at 1:59 pm

        É verdade que nas duas primeiras épocas jogou com alguma regularidade, mas aos 30 anos está no Rio Ave… Acho que isto diz alguma coisa.

        • Emotion
          Posted Setembro 20, 2018 at 2:47 pm

          Se consideras Enzo um jogador de meio termo, acho que Coentrão também o devia de ser.

          Na minha opinião teve azar com lesões, pois poderia estar na lista dos que renderam lá fora.

          • Il Codino Divino
            Posted Setembro 20, 2018 at 2:56 pm

            Não percebeste o que disse. Quando falei em meio termo não estava a falar da qualidade dos jogadores. O que estava a dizer é que eram estrelas cá e continuaram a jogar bem lá fora, mas também é verdade que não foram para nenhum colosso. Nos casos que referi foram para o Zenit, Mónaco e Valência. Não surpreenderam nem desiludiram porque foram para equipas de valia semelhante às de cá.

    • MiguelF
      Posted Setembro 20, 2018 at 1:27 pm

      Subscrevo Il Codino Divino, o que disseste demonstra bem a diferença do Campeonato Português para os de TOP.

      Depois há certos jogadores como Hulk e Witsel que quando saíram poderiam ter ido para uma equipa com ambições europeias e acabaram a escolher o dinheiro da Rússia e mais tarde da China.

      Hulk acho que encaixaria muito bem na Premier League enquanto Witsel já regressou à Europa e até tem estado em destaque no Dortmund.

      Quanto ao Gelson tem técnica e velocidade para dar e vender mas tem de melhorar muito ao nível da definição porque só assim será aposta regular de Simeone.

      Saudações Desportistas

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 20, 2018 at 1:48 pm

      Não meteria Lindelof Nelson e Renato nesse grupo.

      Lindelof então é sempre titular no Man.United está época.

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 20, 2018 at 2:09 pm

        Eu também sou do Benfica, mas não sou cego. O Renato jogou muito bem ontem, mas estamos a brincar? A carreira pós Benfica tem sido uma desilusão. Nélson Semedo sempre que joga é rasgado pelas falhas defensivas e muitas vezes é preterido por um lateral adaptado. Até já se diz que vai sair em Janeiro. Lindelof está a jogar, é verdade, mas esperava-se bem mais. Ainda esta época, contra o Tottenham, conseguiu entrar aos 58 minutos e ser eleito um dos piores em campo… São novos e todos podem dar a volta, mas, como disse, “desiludiram ou estão a desiludir (ainda podendo dar a volta)”.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Setembro 20, 2018 at 12:40 pm

    Até o Jonas não se pode dizer que não rendeu no Valência. É certo que o Tugão não apresenta o mesmo nivel da La Liga ou BPL mas a malta passa muotas vezes a ideia de que os “reis” por cá serão mais um lá fora e um indivíduo médio dessas ligas será o maior por cá. Há de tudo. O que faz a liga portuguesa o que é não é (apenas) a valkia dos futebolistas porque esse aibda é o que a liga tem de melhor; o que dá cabo dela é a mentalidade e ruído que existe sempre (com ou sem razão). Pouco se reconhece o mérito de quem ganha – e esse reconhecimento em condições normais faz-nos desenvolver para sermos melhores – e os bastidores devem fazer 40000 abdominais, 400Km de corrida, etc., diariamente pela boa forma que apresentam… Há casosem que um “semicoxo” se destaca cá…. mas também os há em que Hulk, Tiago Silva ou B. Silva não prestavam para cá e exibem-se em colossos… A liga portugursa passa a ser mais forte que a italiana ou francesa por causa disso? Depois há mta malta que quando um jogador sai para estrangeiro continuam a vê-lo como sendo ou do seu clube ou rival e a sua análise à prestação do atleta em causa é em função disso. Atenção que aqui no blog é raríssimo ver-se isso. Gelson não é o craque que pintaram (a CSocial tem essa mania de inventar craques para os 3 grandes e o adepto vai na onda…) mas pode ser útil em muitas equipas inclusivé no Atleti (ou não tivesse um futebol eficaz mas chato às vezes). Abraço.

    • J Silver
      Posted Setembro 20, 2018 at 1:04 pm

      Hulk não prestava para cá???

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Setembro 20, 2018 at 2:53 pm

        Depois veio para o FCP mas antes já tinha cá estado – no Vilanovense – e foi-se embora sem que se tivesse dado por ele… No FCP foi aquilo que se sabe, com muita pena minha :)

        • J Silver
          Posted Setembro 20, 2018 at 2:58 pm

          O Hulk no Vilanovense não fazia ideia mas pelos vistos tinha 15 anos, não me parece que se aplique o exemplo dele.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Setembro 20, 2018 at 7:55 pm

            Entendo que de facto não é o melhor exemplo. O que quiz dizer é que tenta-se passar a ideia de que o de fora é que é bom (e de facto há campeonatos melhores que são os 4 que nós sabemos) mas não creio que seja só uma questão de jogadores mas sim de mentalidades. A ideia de que qualquer jogador mediano da Premier League chega cá e dá cartas e as estrelas por cá lá fora nem calçam. Claro que há esses casos mas no caso do Atletico é um contexto muito próprio relacionado com o “comer a relva” que El Cholo pretende dos jogadores. Não que Gaitan, Jackson ou Gelson não deem o litro mas ele já tem a sua base há muito e nem todos entram “de caras” na equipa. A Eredivisie por ex. até parece melhor liga que a tuga em vários contextos: jogadores, atmosfera de etádio, comportamento de dirigentes, etc, mas as equipas holandesas por norma são vergadas pelas portuguesas. Talvez liga não seja melhor mas o “produto” é melhor trabalhado…

    • Il Codino Divino
      Posted Setembro 20, 2018 at 2:37 pm

      Em que colosso se exibiu o Hulk? Zenit ou Shanghai?

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Setembro 20, 2018 at 2:58 pm

        Selecção do Brasil por exemplo. Embora sem ser bem aproveitado mas chegou lá e teve algumas presenças. Para quem cá esteve e à data “ninguém lhe pegou” é porque exibiu-se noutros lados para ser chamado e continuou a fazê-lo depois de sair do FCP.

        • Il Codino Divino
          Posted Setembro 20, 2018 at 10:01 pm

          O Hulk na selecção sempre foi muito criticado. No Mundial do Brasil era titular, mas quase sempre o primeiro a ser substituído.

    • Kacal
      Posted Setembro 20, 2018 at 3:09 pm

      Acho que o Hulk tinha tudo para ser “monstro” na Premier, foi das coisas que mais me entristeceu no futebol, não ter a possibilidade de ver como se daria em Inglaterra. Seria lindo também até pelo seu nome e aspecto físico em Inglaterra já que Hulk teria outro impacto ainda maior para os ingleses. Foi pena.

  • WhiteIrving
    Posted Setembro 20, 2018 at 12:47 pm

    Não surpreende minimamente…a qualidade do campeonato português é cada vez mais baixa. Qualquer jogador que se destaque um bocado, é logo rotulado de craque. Se nem o Gaitán ganhou lugar, alguma vez o Gelson conseguiria?

  • Santander
    Posted Setembro 20, 2018 at 1:17 pm

    As pessoas acham que isto é uma coisa linear mas não é… Um grande jogador lá fora também não quer dizer que será uma grande jogador cá e temos inúmeros exemplos disso mesmo.. Um jogador tem de se adaptar a uma nova cidade, a um novo balneário, a um novo campeonato a um novo idioma, muitas vezes a uma nova cultura entre muitas outras coisas… O que se pode questionar muitas vezes são as opções que muitas vezes estão destinadas a ao fracasso, claro que há jogadores que conseguem dar a volta mas há outros que não, pois à partida quando um jogador vai para um clube o mínimo é tentar perceber que estilo de jogo têm e que funções desempenham na sua posição. Por exemplo a mim não me espantaria que o Oliver Torres não rendesse num Atlético (como de resto não rendeu) Mas que fosse uma alternativa válida para entrar numa rotação no Barcelona e até poderia corresponder, como o exemplo do Gaitan ou do Jackson ou saindo deste prisma do Quaresma no Inter… Pelo exemplo oposto temos o Bernardo Silva que rende muito no City mas que tirando o Chelsea com Sarri acredito que teria muita dificuldade noutra equipa… Nem sempre é uma questão de qualidade

  • M1950
    Posted Setembro 20, 2018 at 1:27 pm

    Vamos ver se o Sporting consegue receber ainda dinheiro do Atlético a tempo…

    Vou aproveitar e falar de formação.

    Gelson Martins é um jogador que ao contrário do que aqui escrevem não tem um poder de decisão fraco , mas sim um problema a definir os lances e isso é uma questão técnica , porque o jogador pensa bem e executa quase sempre mal , seja a nível de finalização ou de cruzamentos , é um jogador que quando inserido ou procura jogar em espaços interiores é um criativo de valor e demonstra até inteligência acima das suas limitações visíveis quando joga no corredor.

    Gelson joga no Sporting desde os 19 , ou seja recebeu os estímulos de alta competição(jogar contra os melhores , ao lado dos melhores pelos maiores objetivos , maior velocidade do jogo logo menos tempo para decidir e executar , mais jogo físico) quando tinha de os receber e mesmo assim vai acabar no futebol como um jogador mediano , e ultrapassou outros de maior talento puro e de “outra água” que poderiam afirmar-se como grandes jogadores se tivessem tido as oportunidades a tempo e horas como este teve. Quem é que assume as responsabilidades disto ?? O Sporting se quiser ter uma formação competente tem obrigatoriamente de garantir uma aproximação dos treinadores da formação ao treinador da equipa principal , de modo a que saiba quem é quem , neste momento vamos Jovane a comer minutos ao Matheus Pereira , embora este tenha subido à equipa A na altura certa e falhou a sua oportunidade por culpa própria , porque chegou para mostrar ser um jogador de coletivo e assim acabou sempre por ser mais 1 nos jogos do Sporting e não um jogador capaz de resolver o que o coletivo não conseguia pois estava sempre inibido e tímido na hora de desequilibrar , mas vamos ter agora o Jovane a comer os seus minutos e ainda Miguel Luís que é um jogador normalíssimo a comer os minutos de Daniel Bragança , depois de Gelson ter comido os de Iuri Medeiros. O Sporting atualmente nem sequer se pode considerar uma formação de topo , falhou redondamente a afirmação das gerações 94,95, e 96 onde Matheus era o único jogador de primeira água mas sempre foi o melhor do escalão.

    Aquilo que chamo de “primeira água” quando me refiro a talento passa muito por aqui , o último toque é que distingue os jogadores de classe mundial dos restantes , e Gelson nunca mostrou que poderia ser melhor aqui , o mesmo para Renato Sanches e Gedson Fernandes , vi a exibição do primeiro a ser sobre valorizada pelo golo que foi uma bela jogada mas vi partes do jogo enquanto via o United também, e a maioria das perdas de bola do Bayern praticamente vinham sempre aos seus pés , tem dificuldades inclusive na receção de bola porque aproxima-se sempre demasiado do portador e posiciona mal os apoios como se fosse pedir o número de telefone a uma mulher , naquele estilo de rua “passa a bola que eu resolvo” , o que muitas vezes faz com que os outros jogadores ignorem-no como opção de passe porque percebem que ele não está a ver o contexto em que está inserido e não acreditam que ele vai conseguir dar a melhor sequência aos lances.

    Gedson apesar da quebra física que é natural pela primeira época a este nível e pela intensidade que impõe em campo é um jogador de características semelhantes mas para mim de maior valor enquanto box-2-box porque tem estas bases principais do jogo que Renato não tem , é explosivo , tem força , posicionamento e sabe usar o corpo , também tem muita dificuldade na definição mas ele pensa bem o jogo.

    No fundo boa parte dos jogadores africanos na formação têm problemas na decisão ou definição dos lances , mas a ginga , potência , físico , têm ultrapassado detalhes fundamentais do jogo para a visão dos treinadores. As formações em Portugal têm muito talento e o aproveitamento poderia ser superior caso existisse outro tipo de organização e um modelo definido.

    • Andre Pina
      Posted Setembro 20, 2018 at 2:30 pm

      Concordo e discordo do seu comentário.

      Vou falar apenas do exemplo dado do Renato e do Gedson. Não são prodígios técnicos, têm bastantes decisões erradas a nível do passe, mas possivelmente conferem e dão características únicas às equipas onde jogam. Aqueles arrancadas que papam metros, aquela raça na disputa da bola, os típicos box-to-box. Daí o futebol ser uma equipa de 11 jogadores onde se deve privilegiar um futebol apoiado e pensado, mas com laivos do futebol de rua, não pensado, tão característico do Renato. Conjugar as características destes jogadores com as características da equipa é o trabalho do treinador. Pessoalmente gosto e admiro bastante o Renato e torço bastante pela sua afirmação, mas penso que vai ser difícil, ainda por cima no futebol alemão e vamos para a sua 3º época fora.

      • M1950
        Posted Setembro 20, 2018 at 2:52 pm

        Concordo em boa parte mas no lado de Gedson , porque este tem os fundamentos do jogo e errar na definição dos lances no último terço não lhe impedirá de ter um grande carreira , exatamente porque além do futebol de rua tem um bom entendimento do jogo e não acho que o seu problema seja decisão ( pensamento) mas sim definição ( execução), e no caso do Gedson nem é uma falha técnica , simplesmente é um jogador sem pausa e a velocidade que joga é fácil falhar esses lances , também sou contra a formatação em vez da formação.

        Acho que o 2×2 em campo 15 a 20m2 , bolas de andebol ou até o jogo com berlindes ou até mesmo o futsal deve ser inserido na formação , porque é importante os jogadores terem muita relação com a bola e serem capazes em espaços curtos.

        Rua é importante mas as bases têm que ser ensinadas no processo de formação , senão arriscam-se sempre a ser jogadores incompletos.

  • R1906
    Posted Setembro 20, 2018 at 1:39 pm

    Se houvesse clube que Gelson pudesse safar-se era este, devido ao estilo de jogo do Atlético de Madrid e da forma como o comprometimento do Gelson a nível defensivo encaixava bem com o que Simeone pede nas suas equipas. Mas se nem ai e começa logo, então vai ser difícil.

    Mas de prever, o seu poder de decisão e remate/finalização é muito fraco.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 20, 2018 at 1:41 pm

    Bastava ver uns jogos de futebol para o Gelson imaginar que poderia ter o mesmo final que Gaitán no Atlético de Madrid. Sim, porque o Gelson nem é melhor que o argentino que há bem pouco tempo no mesmo clube, com a mesma base e com o mesmo treinador, foi completamente excluído das opções regulares.
    Mas viva os empresários e os jogadores cada vez mais inteligentes de hoje em dia.
    De qualquer das formas, espero que a situação se inverta.

  • Joao Silvino
    Posted Setembro 20, 2018 at 1:49 pm

    Para o Atlético ‘da igual’, visto que veio de graça…

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 20, 2018 at 2:13 pm

    O Gelson tem realmente alguns defeitos, a capacidade de decisão dele está ao nível de uma tartaruga virada de pernas para o ar. Mas convenhamos que falhar no Atlético com Simeone está longe de ser estranho, aliás poucos são os que têm sucesso com ele muito poucos mesmo.

    Aliás jogadores ofensivos que se deram bem com Simeone contam-se pelos dedos das mãos.

  • MikA77MiKe
    Posted Setembro 20, 2018 at 2:59 pm

    Um jogador que fez 13 golos e 12 assistências a época passada não pode ser assim tão mau na definição, é como insistir que Renato é fraco no passe e na recepção, as vezes associam-se rótulos a jogadores que são difíceis de desaparecer.

    • Kacal
      Posted Setembro 20, 2018 at 4:21 pm

      Não acho que ele seja mau a definir, acho que é mais devido ao motivo que falei acima no meu comentário. Além disso fez 13 golos em todas as competições, no campeonato fez 8. Relembro que o Raphinha marcou quase o dobro no campeonato. Um jogador como o Gelson, caso definisse bem, a jogar no Sporting, se calhar chegava ao mesmo número ou a rondar. Hulk, por exemplo, era extremo mas cá passava sempre dos 10 golos no campeonato. Talvez a definir bem, ele ainda fizesse melhor. E um jogo que demonstra essa má definição é a final da Taça contra o Aves, onde na 1ª parte esteve bastante bem, desequilibrou e fazia quase tudo bem… até chegar perto da baliza no 1×1 com O GR!

    • David Gomes
      Posted Setembro 20, 2018 at 5:06 pm

      E como é que esses golos foram conseguidos? Mania de olhar só aos números. A maior parte dos golos dele foram às 3 tabelas, bolas enroladas, carambolas e outras coisas parecidas. Não é a mesma coisa que um remate cheio de intenção, até porque ele não sabe fazer isso, sejamos sinceros. Ele é muito voluntarioso mas entra na área e parece um daqueles jogadores dos solteiros x casados com 65 anos e que está coxo à 30.

  • Kacal
    Posted Setembro 20, 2018 at 3:07 pm

    O Gelson parece-me ter o mesmo defeito que tinha o Salah, ou seja, corre em demasia e entrega-se muito na ajuda defensiva, depois perde discernimento na hora de decidir e cansa-se demasiado. Além de ser algo trapalhão a jogar. Nesse sentido, ir para o Atlético não foi a escolha ideal, a meu ver, isto porque lá o Simeone valoriza muito essa entrega em prol do colectivo e a ajuda defensiva. O Gelson tem que ser mais egoísta, jogar numa equipa onde tenha mais liberdade táctica e menos exigências defensivas, onde se preocupe mais em atacar e possa gerir os momentos em que corre e pausa.

    Posto isto, acho que o ideal teria sido rumar à Premier League e não faltam equipas por lá nos “big6” com lacunas na ala direita. Quase todos têm extremos esquerdos de grande nível, mas não direitos. Tirando o City (Sterling, Mahrez e o próprio Bernardo), Chelsea (Willian) e Liverpool (Salah) os outros três até teriam espaço para o Gelson, não digo que fosse um indiscutível, mas seria mais utilizado e importante. Espero que dê a volta por cima porque o talento e potencial estão lá, continuo a acreditar nele. Todos os bons jogadores fazem falta para o futuro da selecção.

    Mas também é verdade que, na maioria dos casos, havendo excepções são em menor quantidade, quem “reina” cá no “Tugão” costuma ter mais dificuldades lá fora.

    • David Gomes
      Posted Setembro 20, 2018 at 5:12 pm

      Sempre pensei que esse voluntarismo no momento defensivo o pudesse tornar num jogador útil mas nem isso lhe está a valer. Ou realmente se começa a resguardar mais no momento defensivo para poder levantar mais a cabeça a atacar ou realmente está tramado. Nunca vai ser grande jogador porque a definir já sabemos que está entre o muito mau e o péssimo mas deve fazer bem mais.

      • Kacal
        Posted Setembro 21, 2018 at 12:54 pm

        Eu acredito que resguardando-se do momento defensivo poderá também melhorar a definir. O Salah sempre foi talentoso e teve bom rendimento, mas nunca exibiu o nível da época e isso deveu-se muito a ter melhorado o mesmo aspecto. Não estou a comparar qualidades, nem a dizer que o Gelson irá exibir o mesmo nível, atenção, mas poderá dar bem mais e ser um grande jogador, sim.

  • AngeloGJ
    Posted Setembro 20, 2018 at 5:21 pm

    Estamos em Setembro e ja ha pessoal a diZer que era expectável que Gelson não singra-se e que o problema é a falta de definição ou a falta de qualidade do campeonato bla bla bla… que tal começarem primeiro a fazer uma análise do contexto?!, e o contexto e’ que o Atlético de Madrid neste início de época não está a jogar bem e está a ter um arranque de época defraudante e não seria o Gelson um jogador que não é um fora de série a mudar as coisas por lá, digo sempre e repito, jogadores novos (salvo raras excepções) NUNCA rendem quando a nova equipa em que estão inseridos não está a render e parece que o pessoal por norma não considera este facto, e o Gelson a jogar numa equipa difícil e com identidade como é o Atlético de Madrid muitas mais dificuldades teria a partida e vira a ter, mas penso que poderá dar a volta, falta muito campeonato e muita liga dos campeões….

    Quanto às outras questões em debate como a liga ser fraca e tal, ou o clube x ou y, deixo aqui algumas opiniões e constatações:

    1 – Nos últimos +10 anos, dos jogadores que o Sporting vendeu a equipas superiores apenas Nani rendeu lá fora, um facto que da que pensar e talvez acabe com o mito(não sei se ainda é mito) que o Sporting tem a melhor escola de formação em Portugal.
    2 – Os jogadores portugueses ou aqueles que saíram do campeonato português nos últimos 6 anos teem quase todos escolhidos MUITO MAL os clubes onde ingressam, o que mostra bem não a falta de ambição de alguns mas sim a falta de inteligência em entender que nem todos teem capacidade para saltar de um grande em Portugal para uma equipa de top.
    3 – A qualidade daqueles que a maioria chama de craques do campeonato e gritantemente baixa e muitos apesar de se destacarem no campeonato português são jogadores para equipas médias/médias baixas lá fora, resumindo, muitos jogadores para chegarem aos colossos TEEM de passar por equipas de qualidade média nos campeonatos de top europeu.

    • AngeloGJ
      Posted Setembro 20, 2018 at 6:10 pm

      4 – Faltam treinadores em Portugal com capacidade de preparar os jogadores para o mais alto nível, houve José Mourinho, Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus e neste momento não vejo mais nenhum com capacidade de ENSINAR e faZer os seus jogadores chegar ao next level…
      5 – Os adeptos, jornais e blogs, também são culpados pela situação visto que muitas vezes elevam os jogadores a estatutos que claramente a GRANDE MAIORIA não tem, nem merece nem mostrou CONSISTÊNCIA para tal. Lembro-me que na primeira época de JJ, a única época em que João Mário verdadeiramente jogou alguma coisa de especial na sua carreira profissional (apenas 1) a grande maioria dos adeptos e os do Sporting em especial diziam que era jogador para Chelsea’s, Real Madrid, City, um jogador para custar no mínimo 50M lol, e são estas coisas que claramente incham a cabeça dos jogadores que não são cegos e leem blogs e comentários nas rede sociais e os faz pensarem que são a última bolacha do pacote quando na verdade ainda nem no pacote estão, e isso é claramente culpa dos adeptos que ano após ano baixam os níveis de exigência e fazem de jogadores que a não muitos anos atrás seriam medianos e não teriam lugar nos grandes de grandes craques.

      Penso que também é necessário frisar estes pontos já que como muitos disseram as coisas não são assim tão lineares.

    • ACT7
      Posted Setembro 21, 2018 at 1:39 pm

      Concordo com o ponto 2, mas criticou-se o Rúben Neves, o Cancelo, o B.Silva, etc. por terem escolhido Wolves, Valência e Monaco que era tudo equipas do Mendes e era só negócio, no entanto eles evoluíram muito e agora andam a dar cartas nos 3 melhores campeonatos da Europa.

  • Berto
    Posted Setembro 20, 2018 at 5:46 pm

    João Mario 2.0. Fazem deles uns craques (ok não são maus jogadores) mas a jogar contra gente mediana do tugao. Lá fora não há os árbitros a apitar por tudo e por nada, os jogadores são melhores e a diferença nota-se.

    • Kallstrom
      Posted Setembro 20, 2018 at 6:32 pm

      O João Mário tem sido uma grande desilusão no Inter e também nunca achei que o Gelson fosse ter nível para um Atlético (o que se começa a comprovar), mas dizer que o que eles fizeram no “tugão” foi porque os árbitros apitaram por tudo e por nada…

      …Hã?

  • 100Clubismo
    Posted Setembro 20, 2018 at 6:16 pm

    Situação provável. Ele nunca iria roubar o lugar a Correa, muito menos a Lemar, e duvido muito que isso aconteça de forma contínua.

  • Bardias
    Posted Setembro 20, 2018 at 6:18 pm

    Era um jogador que dava outro tipo de profundidade, aqui no tugão, mas o Raphinha tem tanta, ou mais qualidade. Os 35M que vamos receber por ele, acho que é justo… era a mesma coisa que o Rafa saísse do Benfica por 35M, era uma grande venda. São os dois iguais, em termos de definição, velocidade, finta, remate, etc.
    Aqueles que me metem realmente pena, por terem saído do Sporting, são o Rui Patricio, e o Rafa Leão. Que dor no coração… De resto, tudo se compõe.
    SL

  • Slayer666
    Posted Setembro 20, 2018 at 10:22 pm

    Portanto…Nada de novo portanto e que não se espera-se
    Se Gaitan que é superior (e muito) a Gelson não rendeu no Atletico…
    Para mim foi sempre hyper…muita fama e pouca bola, aliás depois da critica apelidar de “super-hyper-mega” craque depois do jogo em Madrid e de passarem “milhentas” x uma fita eu limitei-me a dizer para verem apenas +1 segundo do lance e viam como depois de uma finta brilhante…perde a bola infantilmente.

    Ainda é novo…mais humildade e muuuuuito trabalho pode dar um jogador interessante, mas duvido que alguma vez seja um craque…vou ainda mais longe, nem de top 100 mundial ;)

Deixa um comentário