Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Getafe garante médio defensivo e saída de Florentino parece inevitável

Encarnados deviam resgatar o jovem médio?

Okay Yokuşlu  é o mais recente reforço do Getafe. O médio defensivo, internacional turco, de 27 anos, chega à turma de Quique Flores por empréstimo do Celta Vigo, sendo que esta aquisição torna a permanência de Florentino Luís no clube ainda mais improvável. O médio defensivo, que pertencia ao Benfica, só fez 1 minuto nos últimos 2 jogos e não parece contar.

30 Comentários

  • TiagoSilva98
    Posted Janeiro 26, 2022 at 7:36 pm

    Decisão natural. O Yokuslu teve algumas dificuldades de adaptação no Celta e não conseguiu acompanhar a agressividade e qualidade que Renato Tapia (um polvo autêntico), Fran Beltrán e Denis Suárez possuem. Mesmo quando Tapia estava lesionado, foi Beltrán a aposta a número 6. Vai para um clube onde pode jogar mais, já sobre situação do Florentino… sou adepto do Sporting mas este foi dos jogadores que adorei ver no tempo do Bruno Lage. Muito forte na capidade de desarme e na recuperação. Sinceramente, se volta para o Benfica, também não deve ser grande aposta de momento devido a todos os jogos até ao final da época serem decisivos. Aqueles jogos apra se rodar na taça já acabaram. Honestamente acho que tem muito talento, mas precisa de minutos, de preferência, no futebol português.

  • Alexandre Filipe
    Posted Janeiro 26, 2022 at 5:56 pm

    É capitalizar uma venda do Weigl e colocar este menino a jogar a 6.

    Ter um destes dois no banco é estragar duas carreiras e parece-me óbvio que se está a perder o timing de reaver o investimento no alemão.

    Um meio campo com Florentino, Paulo Bernardo e João Mário continua “macio” mas com maior margem de progressão.

    Às vezes complica-se o que é fácil.

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 26, 2022 at 5:06 pm

    Não seria titular agora no Benfica mas num meio campo a 3 teria espaço como médio defensivo.

    MD: Florentino
    MC:Weigl/Meite(não sou muito fã)
    MC2: JM/Paulo

    Noutros jogos joga o Weigl recuado como já faz.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Janeiro 26, 2022 at 4:49 pm

    Já aqui o disse algumas vezes, mas gostava imenso de o ter no Sporting. Especialmente caso o Palhinha saia.
    Gosto muito dele, defensivamente consegue ser um polvo, tem um timing fantástico e tira muitas bolas de forma limpa. Também me parece que tem raio de ação suficiente para o sistema atual. Com bola, não gosto tanto, mas tem capacidade para ser trabalhado (mais que o Palhinha há uns anos, inclusive). É mais refinado tecnicamente, tem um bom domínio de bola, sabe jogar simples e tem capacidade de passe curto mas esconde-se ainda um pouco do jogo e não arrisca quase nada, talvez também por falta de confiança.

    Os empréstimos têm, previsivelmente, sido todos ao lado. O Monaco tinha Tchouameni e o Getafe tinha uma dupla consolidada que raramente se desfaz.

    Tem-se falado de Svilar, mas se há alguém pouco utilizado dos quadros do Benfica que gostaria de ter, era o Florentino. Ele e o Tomás Araújo, que também encaixava perfeitamente no projeto e é uma posição carenciada.

  • Kacal
    Posted Janeiro 26, 2022 at 4:11 pm

    A meu ver o Benfica, caso jogue com 2 médios apenas, deveria jogar sempre com Florentino caso o #8 seja João Mário. Jogando com Weigl faria falta um “Enzo” a #8.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 26, 2022 at 3:08 pm

    Com Meite a efetivamente fazer a posição 8 e a começar a ser opção lá, o Florentino é muito bem regressado, um 6 que sabe defender e que é muito forte na recuperação, quer em zonas altas como em zonas baixas, com uma leitura muito boa e rápido na transição defensiva com a sua passada larga. É uma opção diferente de Weigl e que até pode conjugar-se bem com ele. Vamos a ver se é mesmo verdade e a ser é uma boa notícia para nós.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 26, 2022 at 5:16 pm

      Acho que está a exagerar um pouco os atributos do Florentino. Contudo, não estou a dizer que mau jogador, mas tem limitações.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Janeiro 26, 2022 at 5:31 pm

        Não mostrou muito, mas também é verdade que teve escassas oportunidades. Despachar o Weigl é um disparate.

        • Tiago Silva
          Posted Janeiro 26, 2022 at 7:57 pm

          Não falei em despachar o Weigl, são 2 opções diferentes que poderão ser utilizadas em diferentes contextos e isso é que é bom de se ter num plantel. Vejamos o Sporting que para a posição 8 tem o Matheus Nunes e o Bragança, 2 jogadores muito diferentes que serão utilizados de acordo com o que o treinador quer no jogo.

          Quanto ao Florentino, acabo sempre por exagerar quando falo nele porque sou um fã eheh, mas concordo, tem também os seus defeitos, esconder-se demasiado do jogo e tem que procurar trabalhar mais sem bola em momento ofensivo, dar linhas de passe e aprender a gerir os ritmos de jogo.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Janeiro 26, 2022 at 4:00 pm

      Weigl e João Mário muito dificilmente perdem a titularidade.
      Não consegues meter todos e depois há a aposta Paulo Bernardo.

      Veríssimo terá os mesmos problemas que Jesus: conseguir compatibilizar os jogadores com mais peso numa lógica colectiva.

      Weigl e Meite? Ok. Meite gosta de avançar com bola mas… será que recua depois? Ficará o Weigl ainda mais desprotegido? Pela amostra parece ser um jogador pouco mexido sem a redondinha.
      Para isso há Paulo Bernardo, creio.

      É aguardar…

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 26, 2022 at 7:59 pm

        Concordo, tal como na outra conversa que tivemos sobre o Darwin, é muito difícil conjugar jogadores que não encaixam e todos eles são consagrados. Por isso é que os plantéis não podem ser só feitos de craques, é preciso de um equilíbrio e esse foi um dos problemas do Benfica nos últimos anos, contrataram muitos avançados, médios e extremos que têm estatuto e que foram caros. Depois fica difícil encosta-los, não pode ser assim.

  • troza
    Posted Janeiro 26, 2022 at 2:46 pm

    Venha de volta e mande-se o Weigl para algures :)

    • fabinho18
      Posted Janeiro 26, 2022 at 5:07 pm

      O Benfica está mal e mandasse o melhor jogador de longe embora.
      Acho muito bem.
      Lê se cada coisa na net, enfim

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 26, 2022 at 4:55 pm

      Encostar o Weigl para meter a jogar um miúdo que nem no Getafe tem lugar parece-se um óptimo plano!

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Janeiro 26, 2022 at 3:18 pm

      Li agora a tua resposta no post do Boavista e vou aproveitar para responder aqui.

      Gedson é mais móvel e mexido que João Mário e Gedson mas tens Meite e Bernardo. Além do mais, Gedson tem mercado e quer sair. Faz bem. Galatasaray gosta dele e é recíproco. Há que ganhar algum.

      Depois aproveitar para analisar o meio campo. Jesus disse a certa altura que o Benfica precisava de mais força ali no meio, pois João Mário e Weigl têm outras características e Florentino mostrou fragilidade até no Getafe. Pode ser apenas uma má fase, ok.

      Chega Meite e o treinador diz qualquer coisa como “estamos a conhecer o jogador”.

      Creio que foi uma escolha do departamento de prospecção que, analisando o perfil que Jesus pretendia, indicou o jogador. Nada de mais, isso acontece em todos os clubes. Já no Sporting ele fez algo do género com Lumor (“foi o que o Sporting conseguiu dadas as condições de mercado”) e Misic (“foi um jogador referenciado pelo departamento de prospecção”).

      Jesus tentou fazer dele um jogador na linha de Arão, Matic, Javi Garcia… Ou seja: dimensão física, compromisso defensivo e saída de bola segura. Não deu. Mas tentou-se. E o treinador fez bem em tentar. Se pede um perfil de jogador, então convém que a estrutura trabalhe nesse sentido. E isso vale para todos os treinadores, não há milagres. Meite não demonstrou ter capacidade para ser o tampão do meio. Ugarte, por exemplo, tem evoluído muito bem nesse sentido. Arão, com Jesus, tornou-se um jogador muito interessante nesse capítulo. Matic idem.
      Há casos de sucesso e outros que não dão certo. Acontece.

      Queres que o Weigl vá embora…
      Weigl e João Mário são uma bela dupla em determinados contextos, mas algo frágil em certos momentos.
      Se Florentino voltar e mostrar o que não mostrou com Lage e no Getafe, então pode vir a ser útil.

      • troza
        Posted Janeiro 26, 2022 at 9:07 pm

        O Florentino pode estar numa má fase e não ter valor. Por receber muito menos e por contar para a cota de jogadores formados no clube já era melhor que o Weigl. E principalmente porque não jogaria sem render… enquanto que o Weigl ainda não rendeu nada e é titular há dois anos. Por muito menos era o Red Pass Relvado… eis o verdadeiro Red Pass Relvado, até com direito a não sei quantos euros após x jogos só porque sim.

        Vamos ignorar que ele questionou as opções de treinadores sempre que não jogou, não? Vamos ignorar as várias reacções de colegas chateados com ele? Se não, até podemos incluir que Florentino seria melhor colega no balneário que ele.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Janeiro 26, 2022 at 5:18 pm

        Não mostrou muito, mas também é verdade que teve escassas oportunidades. Despachar o Weigl é um disparate.

        • troza
          Posted Janeiro 26, 2022 at 9:03 pm

          Despachar Weigl é um disparate.

          Só se lê que o Benfica não tem ideias no futebol (apesar deste ser o ponto forte do Weigl) e de não pressionar. Coisas que o Weigl contribui decisivamente para serem assim. Não defende e prefere alta % de passes certos do que passes que façam o jogo evoluir.

          Despachar Weigl é a parte da solução. Já mudámos tudo desde que ele chegou e ainda não voltámos a ter resultados como antes. É incrível como já vai no 4º treinador de seguida (ou o 5º se quisermos contar com o Veríssimo duas vezes) e nenhum faz a equipa render com ele (o último do Dortmund despachou-o). Não sei quantas variações táticas, não sei quantos colegas diferentes, treinadores diferentes e até presidente diferente e nada… mas caramba… qual a única pessa que não mudou e que o mau momento da equipa coincide com a entrada dele? Humm…. estranho…

          Para não falar nos inumeros lances que se vêm colegas a sprintar para o compensar defensivamente quando ele começa em muito melhor posição para fazer qq coisa ou a expressões de desagrado de quem tem de constamente compensar a porcaria que ele faz.

          Ele é abaixo de ZERO… porque se fossem estes defeitos todos, tudo bem. Mas depois qual a atitude dele? Recupera a posição sempre a passo, sempre como quem está muito cansado e não quer defender. Isto faz dele abaixo de zero.

          Quanto mais tempo ele estiver no Benfica, mais tempo estará o clube longe do sucesso. E como é obvio, quando se introduz um jogador que não defende nem contribui o que dizem que ele contribui para o ataque, o Benfica até voltou ao 3º lugar 10 anos depois.

          Existem muitas criticas a outros jogadores e tal e com razão. Mas este gajo é elevado a estrela quando sozinho tornou uma equipa que num ano civil perdeu um jogo e empatou outro para uma equipa que não ganhava a ninguém (passando a marcar menos golos e a sofrer 4 vezes mais).

          Roberto, Emerson e até Meite e Gilberto levaram com rótulos de flop e não tiveram este impacto negativo na equipa. Quando até se leram críticas a Ruben Amorim e ao Renato Sanches (porque de vez em quando se desposicionava…), onde anda agora a exigência para um gajo que nunca está no sitio certo à hora certa e nem faz um esforço para isso?

          Despachar Weigl para ontem. É uma decisão que já vai com 2 anos de atraso. Nunca devia ter vindo.

          • Mantorras
            Posted Janeiro 27, 2022 at 1:32 am

            Um clube a cair a pique, com uma direccao a ruir, que alem de 500 processos na justica, buscas, escutas, emails, etc, ainda conseguia o milagre da multiplicacao das comissoes, enquanto batia e insultava socios em assembleias gerais. Um clube cinzento escuro, onde nunca se esclarece nada e se alimenta o circo com comunicados futeis e entrevistas encenadas. Va la que por vezes ainda ha momentos comicos com declaracoes sobre luzes e passeios na praia.

            Um clube que numa especie de admissao de erro, volta a contratar JJ, mas todo o foco é apresentar tudo numa especie de mini gala globos de ouro, com catering e um cenario composto por umas tacas de segundo lugar feitas de cartao. Promessas de mundos e fundos, papagaios contratados nas TVs a entreterem a malta com entulho e um director desportivo saido de la.

            Um clube que vive de nomes, sem projecto desportivo. Com planteis carissimos repletos de jogadores do catalogo “custo zero”, salpicado com umas “glorias” do passado, que sao os que nunca ninguem quis comprar e foram ficando e uns quantos “futuros craques” que vivem do que ainda serao. A isto tudo juntam-se novos Cavanis e tem tudo para correr bem.

            Os adeptos nao se identificam com a equipa nem com o treinador. O treinador nao gosta dos jogadores que tem, mas nao se consegue livrar deles. Nem os adeptos, nem a equipa, nem o treinador acham que a coisa vai melhorar por ai alem, mas faz-se de conta que é segredo: nao digas a ninguem. E o mais triste é isto ser igualmente valido para mais que um treinador, mais que um plantel, mais que uma direccao…

            Mesmo assim, nao houve coragem nem vergonha na cara para correr com o gang “Coreia do Norte” que la anda, porque afinal de contas a oposicao so tinha a seu favor o facto de ser gente seria, coisa pouca, ja que nem sequer tinha ganho nenhuma taca da liga. Os adeptos nao sabem o que querem. A direccao nao sabe o que fazer e vai assobiando para o lado enquanto queima provas. O treinador, mesmo que saiba, ninguem quer saber do que ele diz, e ele sabe que ninguem quer saber dele, mas para ele é super porreiro treinar o Benfica.

            Os jogadores? Esses tem contrato e aparecem aos treinos.

            O Weigl estragou tudo porque iamos ganhar tudo naquela epoca em que jogavamos com a cabeleira do Sorin a defesa direito? E por causa do Weigl perdemos tudo? Essa mesma equipa da qual o Bruno Lage queria “limpar aquilo tudo”? Mas tu queres enganar-te so a ti ou toda a gente? Tu gostavas mesmo era do rei do Leganes, nao era? O Gabi. Aquele que era muito melhor que o Weigl so que depois afinal nao via direito. Explica muita coisa. Ainda vai acabar no Farense a meter bolas longas cheias de efeito nos placards publicitarios perto do Sorin.

            O Weigl tem culpa de todos os problemas defensivos do mundo, mas continuarem a jogar com ele num meio campo a 2, com outro medio posicional, que defende pouco e quanto a agressividade, joga de maos nos bolsos, tambem é culpa dele? E atras dele, terem uma defesa sem um unico lateral de jeito ha anos(!), e com centrais como o Ferro, que bateu um novo record de erros que custam pontos em jogos seguidos, ou Otamendi, que mal chegou fez questao de meter o Ferro no lugar e igualar esse record, e depois de uma fase muito boa volta ao “eu erro sempre que o minuto de jogo é um numero primo so porque me apetece, mas depois sou bue extravagante quando corto a bola”, ou Vertonghen que tem estado ao nivel de Diogo Leite premium pre reforma (saudados do Verissimo).

            Facam uma equipa daquelas com defesas. Arrajem um oito que seja um jogador completo. Arranjem extremos/avancados que saibam dominar uma bola e correr em frente com ela sem cair. Depois ja podem atirar o Weigl ao mar se quiserem, mas sem uma equipa equilibrada… volto a dizer: coitado do Weigl. O futebol é um desporto colectivo e ele tem que jogar com eles.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Janeiro 26, 2022 at 5:48 pm

          Com Weigl e João Mário, Meite nunca seria titular absoluto mas sim solução em determinados jogos. E teria sido muito importante.

          Parece-me que não se adaptou ao que o Jesus pretendia dele, e mostrou alguma displicência quando jogava.

          Jesus poderia ter trabalhado melhor o jogador? Sim.
          O jogador poderia ter dado mais no plano defensivo? Sim.
          A estrutura deveria ter apontado para outro jogador? Sim.

          Não há um único culpado. Coisas que acontecem.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Janeiro 26, 2022 at 3:32 pm

        *Mais móvel que João Mário e Weigl.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 26, 2022 at 2:13 pm

    Tino deveria regressar. Precisamos de um meio-campo defensivo com mais pulmão e raça. Mesmo que não jogue sempre, faria facilmente metade dos jogos na equipa num 4-3-3. Isso permitiria quer potenciá-lo, quer avançar Weigl no terreno e tentar colocar João Mário a 10.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Janeiro 26, 2022 at 4:58 pm

      O Weigl não é para jogar mais avançado a procurar jogo entre linhas ou a jogar mais vezes de costas para a baliza. É para jogar recuado, de frente para o jogo e para organizar e construir jogo. Essa ideia que vejo constantemente do Weigl a 8 não faz qualquer sentido. Pelas razões que já disse e pela falta de chegada à área e pouca intensidade que teria numa pressão mais avançada perto da área adversária, coisas que um 8 terá que ter numa equipa destas.

      É um 6, ponto final. Acaba é por ser um 6 com um perfil específico e que tem que ter um contexto e um emparelhamento ideal para exponenciar o que de bom tem, como o Pirlo, um Alonso ou um Busquets.

      Avançar João Mário para 10 é outra coisa que não faz sentido. Eles estão os dois nas posições certas, não são é um dupla que se complemente especialmente bem. Se o João Mário tiver um Palhinha ao lado, o meio campo da equipa é melhor e se o Weigl tivesse um Matheus ou um Ugarte, o meio campo também seria melhor.

      O JM não tem golo, tem pouca assistência, e tem pouco rasgo e tem a 10 numa equipa como o Benfica. Especialmente num 4-3-3, onde se espera mais do 10 ofensivamente por estar protegido por outros 2 médios. Da mesma forma que um Krovinovic ou um Moutinho não podem jogar a 10. São gestores de posse, são resistentes à pressão e gerem o jogo e os timings. Não tem características para serem um 10 a este nível. Falta criatividade e golo.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 26, 2022 at 8:05 pm

        Mr. Mojo, exatamente o que eu acho, o Weigl é um 6 e o João Mário é um 8. Têm é características que não se complementam, daí ser importante manter o Florentino e o Gedson no plantel para se complementarem com estes, fazendo de Palhinha e de Matheus Nunes digamos assim. Vamos ver se o Meite pode ter o perfil para fazer de Gedson, mas não me parece.

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 26, 2022 at 5:52 pm

        O Weigl pode não ser um 8 puro e nem o João Mário um 10 clássico mas eu falei no sentido de maximizar o que o Benfica tem neste momento, não no sentido ideal.
        Weigl tem pouca agressividade para um 6, mesmo que a 8 seja incompleto acaba ai a render mais que a 6, onde dá espaço no meio-campo defensivo que um 6 não pode consentir. Com Tino a 6 a dar segurança defensiva e Weigl mais solto a 8 o Benfica subiria logo de produção mesmo que não fossem os jogadores ideais. O João Mário a 10 tão pouco é um 10 ideal (hoje esse jogador já quase nem existe) mas poderia dar qualidade no passe e aberturas boas. Seria melhor do que temos visto com uma equipa sem rasgos, sobrecarregada fisicamente, com 2 médios que atacam melhor que defendem e sem capacidade de pressing alto.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Janeiro 26, 2022 at 6:30 pm

          Acho esse meio campo com praticamente zero poder de fogo e pouca capacidade de desequilíbrios. Não me parece que maximize grande coisa. O JM acrescentaria pouco, Weigl estaria numa posição onde se perderia as virtudes dele e o Tino é um médio puramente defensivo. É muito pouco, especialmente considerando que só atuaria um PL.
          É um meio campo mal construído, como já se sabia. Pode-se experimentar várias fórmulas, mas os elementos do plantel que podem compor essa zona dificilmente criam um meio campo funcional que não tenha problemas em jogos grandes ou pequenos. Neste momento, qualquer fórmula com os jogadores que lá estão, vão sofrer num destes dois cenários.

  • BENFICA36
    Posted Janeiro 26, 2022 at 1:58 pm

    Que volte para rodar com Weigl na posição 6 .

Deixa um comentário