Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Golaço de Mané atenua “Frango” de Patrício; Leões sacam empate na Madeira a jogar com 10 e ficam mais perto da final; Marco Matias, Marçal e Tiago Rodrigues estiveram em destaque no Nacional; André Martins não justificou a titularidade no Sporting, Tanaka e Carrillo também estiveram desastrados

Nacional 2-2 Sporting (Luis Aurélio 49′ e Lucas João 58′; Tobias 54′ e Mané 83′)
Apesar do “frango” de Patrício o Sporting ficou mais perto da final da Taça de Portugal ao empatar (2-2) na Madeira. Os leões, que até controlaram melhor o Nacional quando ficaram reduzidos a 10 (a entrada de Adrien ajudou), estiveram a perder por duas vezes, na 1.ª mão das meias-finais, mas, com golos de Tobias e Mané (um golaço a dar sequência a uma boa jogada), conseguiram um resultado que deixa boas perspectivas para um regresso ao Jamor. Marco Silva aproveitou para rodar a equipa, dando a titularidade a Miguel Lopes, André Martins, Mané, Tanaka e ao regressado Jefferson, mas o clube leonino, apesar de ter justificado o empate, esteve longe de realizar uma boa exibição, tendo alternado momentos de alguma apatia com outros de fraca qualidade, Tanaka Martins e Carrillo demonstraram muito pouca inspiração. Do lado insular, os destaques vão para o corredor esquerdo, com Marçal e Marco Matias em evidência, e para o médio Tiago Rodrigues, que esteve em vários lances perigosos do Nacional.

Quanto à partida, o 1.º tempo foi dividido, com as duas equipas a disporem de oportunidades para chegar ao golo, apesar do Sporting ter tido mais lances na área contrária. William na sequência de um canto, aos 8′, não conseguiu desviar quando estava em boa posição, pouco depois foi Luis Aurélio de cabeça a falhar por muito pouco a baliza de Patrício quando estava em boa posição. No entanto a melhor oportunidade pertenceu a Tanaka, que isolado (apesar de ter beneficiado de posição de fora-de-jogo), não conseguiu bater Gottardi. Carrillo na recarga não fez melhor. E no pontapé de canto Paulo Oliveira voltou a obrigar o guarda-redes do Nacional a uma boa defesa. Os leões numa fase que estavam melhor dispuseram ainda de mais uma boa oportunidade, mas Rui Correia em cima da linha tirou um golo que parecia feito a Carrillo. No entanto foi o Nacional a termina melhor a 1.ª parte, com algumas transições a desequilibrarem a defesa leonina, tendo numa delas Tiago Rodrigues atirado ao poste. No princípio da 2.ª parte o mesmo Tiago Rodrigues numa bela jogada obrigou Patricio a uma boa defesa, e na resposta Carrillo em boa posição atirou por cima. Até que se deram os golos. Primeiro com Patricio num livre aparentemente simples a não conseguir agarrar a bola deixando a mesma à mercê de Luis Aurélio, que só teve de encostar. Mas o Sporting respondeu quase de imediato com Tobias na sequência de uma bola parada, de cabeça, a fazer o empate. Mas neste bola cá bola lá, o Nacional não demorou muito a voltar à vantagem, com Lucas João de cabeça a ganhar a Tobias Figueiredo e a fazer o 2-1. Numa fase em que os leões demonstravam alguma dificuldade em assentar o seu jogo, Miguel Lopes é expulso, por uma suposta falta a Tiago Rodrigues. Um momento que curiosamente não prejudicou o Sporting, até pelo contrário. Com Adrien, que tinha entrado para o lugar do apagado Martins, a comandar no meio campo, os leões não acusaram a inferioridade numérica, começaram a circular melhor a bola e numa sequência de uma boa jogada Mané, que também não estava a ser particularmente feliz, fez o 2-2. Até final, ficou quase sempre a ideia que o Sporting mesmo com 10 era superior a este Nacional, mas o resultado não se alterou.

Nacional – jogo bem conseguido por parte dos insulares, mas manchado pelas falhas defensivas. Os homens de Manuel Machado conseguiram anular as pedras mais influentes do Sporting, foram superiores na luta do meio-campo, e conseguiram colocar com precisão e rapidez a bola nos elementos da frente de ataque. Pela negativa destacam-se a falta de eficiência atacante (algumas oportunidades desperdiçadas por má finalização) e a incapacidade de gerir o resultado positivo, numa altura em que actuavam em superioridade numérica. Individualmente, destaque para o possante Lucas João, que para lá do golo mostrou bons apontamentos com bola (mostra técnica apreciável, mesmo num registo meio desengonçado). O extremo Marco Matias fez o que quis de Miguel Lopes, e com maior beneplácito do árbitro auxiliar podia ter criado perigo com as suas desmarcações. Marçal, tanto a defender como a atacar, também fez uma exibição muito competente. A ala direita formada pela família Aurélio esteve particularmente activa, mostrando bons envolvimentos atacantes, embora dessem algum espaço às subidas de Jefferson; Tiago Rodrigues esteve muito bem no lançamento dos contragolpes com passes longos de elevada precisão, tendo também feito uso da sua técnica e qualidade de remate (foi talvez o melhor em campo, tendo a sua saída coincidido com o menor rendimento dos insulares), e Ali Ghazal foi o tampão de sempre. Os centrais foram o elo mais fraco, falhando as marcações em diversas ocasiões, sendo que numa delas deixaram Tobias finalizar na cara de Gottardi.

Sporting – resultado ainda assim positivo, numa noite em que, apesar de ter ficado demonstrado que os leões são melhores, poucas coisas correram bem. A exibição foi sofrível, os elementos considerados como alternativas mostraram não o ser, Miguel Lopes foi expulso, e Patrício fez uma daquelas intervenções que os marketeers de cervejeiras tanto apreciam. Globalmente, os leões apresentaram um jogo aos repelões, sem circulação de bola e sem que as individualidades desequilibrassem. A juntar a isso, a coesão defensiva deixou muito a desejar, com os laterais invariavelmente batidos, e os centrais um pouco perdidos. Apesar do mau futebol apresentado e da expulsão, o Sporting consegue sair da Choupana em vantagem na eliminatória, muito por força da entrada de Adrien (entrou com tudo, e a mostrar que, desde que esteja com índices físicos aceitáveis é um essencial na linha média leonina) e do excelente golo de Mané, novamente expedito em zonas de finalização, mas que voltou a ser uma nulidade junto à linha. No que respeita a exibições individuais, William voltou a ser o elemento mais em foco, e conseguiu encher ainda mais o campo com a sua equipa reduzida a 10. Paulo Oliveira foi o menos mau da defesa, enquanto que o seu colega Tobias (que marcou um excelente golo, necessitado está o Sporting de um central goleador) mostrou alguma intranquilidade e foi mal batido no lance do segundo golo do Nacional. Miguel Lopes montou uma avenida na sua ala para que Marco Matias circulasse à vontade (na verdade, Carrillo também ajudou pouco com Marçal), André Martins apenas se viu aquando da substituição, Carrillo somou disparates em série, como uma série de remates para a bancada, e Tanaka foi mais do mesmo: boas combinações com os colegas, mas ineficácia na hora da concretização (falhou em frente de Gottardi).

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 5, 2015 at 10:05 pm

    Não gostei deste jogo! Jogo que não me trouxe emoção nenhuma, algo monótono apesar de haverem algumas oportunidades para ambos os lados.

    Não gosto muito de falar de arbitragens, porém de vez em quando falo. Desta vez vou falar da expulsão de Miguel Lopes que me pareceu forçada, pois ele fez carrinho mas não houve contacto o Tiago Rodrigues saltou por cima, tenho a certeza que se fosse um lance numa grande área nunca seria falta e provavelmente o árbitro considerava simulação, de qualquer das formas não me parece que fosse lance para amarelo poderia ter apenas marcado falta (se o nacional não tivesse continuado com bola).

    PS: cada vez mais os comentadores têm gafes graves, aquando do primeiro golo do nacional o comentador disse e passo a citar "festeja-se bastante nas bancadas de Alvalade".

    Rafael

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 5, 2015 at 10:17 pm

      Quando é mostrado vermelho direto o árbitro não pode dar lei da vantagem. Alguém sabe se quando é mostrado o segundo amarelo o critério é o mesmo?
      Falta não existe, este Tiago Rodrigues enganou se na profissão..
      Pinho

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:33 pm

      Segundo amarelo, é amarelo na mesma logo a lei da vantagem entra em vigor.

      Rafael

    • Vital Moreira
      Posted Março 5, 2015 at 10:43 pm

      O Lucas João é bom de pés mas não tem presença física. Um avançado com quase 2m de altura como ele tem que ser uma parede e uma arma perigosa no jogo de cabeça. Será que o Nacional não tem ginásio??

    • luis bcn
      Posted Março 5, 2015 at 10:49 pm

      O Miguel Lopes acertou no jogador nacional com a perna direita. Mas nao acreditem em mim…olhem para as imagens que sao mais do que claras. Dizer que aquilo não é para amarelo é como dizer que o Sporting ganhou 5-0.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Março 5, 2015 at 11:03 pm

      Tobias a cometer erros aqui e ali mas a crescer como jogador de jogo para jogo. Se continuarem assim poderão muito bem ser a dupla de centrais do próximo Europeu sub21.
      Tobias dá mais garantias do que Ilori (sempre lesionado), Miguel Rodrigues (desapareceu depois do Natal), Venâncio (não joga ao mais alto nível), etc

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 11:04 pm

      Luis bcn eu vi o lance 2 vezes e em nenhuma delas vi contacto!
      Mas tal como aqui não concordo com o árbitro houveram outros erros nomeadamente nos foras de jogo um que ficou por assinalar ao carrillo que resultou num lance perigoso e 2 em que o marco Matias parece estar em linha é duvidoso mas as regras dizem para beneficiar o ataque em caso de dúvida como tal os lances deviam ter prosseguido.
      Eu sou Sportinguista mas não meto os óculos verdes já tu podias tirar os teus de qualquer que seja o teu clube!

      Rafael

    • Kafka I
      Posted Março 5, 2015 at 11:20 pm

      José Pinho

      Não vi o jogo não vou falar sobre esse lance, mas deixo aqui a regra, pode ser que ajude à tua dúvida

      https://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/leis_jogo_2014_2015.pdf

      Aplicação da Lei da vantagem
      O árbitro pode aplicar a lei da vantagem sempre que se cometa uma infração.

      O árbitro deve ter em consideração as seguintes circunstâncias para decidir se deve aplicar a lei da vantagem ou parar o jogo:

      • a gravidade da infração: se a infração implica uma expulsão, o árbitro deverá interromper o jogo e expulsar o jogador, a menos que exista uma subsequente clara oportunidade de marcar um golo.
      • o local em que a infração foi cometida: quanto mais próximo da baliza adversária, mais a vantagem poderá ser proveitosa.
      • a oportunidade imediata de um ataque perigoso contra a baliza adversária.
      • o ambiente em que o jogo decorre.

      A decisão de sancionar a infração original deve ser tomada em poucos segundos.

      Se a infração justifica uma advertência, esta deve ser feita na próxima interrupção do jogo. No entanto, a não ser que exista uma clara situação de vantagem, recomenda-se que o árbitro interrompa o jogo e advirta imediatamente o jogador infrator.

      Se a advertência NÃO for feita na próxima interrupção do jogo, o cartão já não poderá ser mostrado mais tarde.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 6, 2015 at 12:01 am

      Kafka, obrigado pelo esclarecimento. Sendo assim o arbitro devia ter parado o jogo dado que não era uma oportunidade clara de golo e porque foi perto da linha de meio campo.
      Luis bcn, não percebo como é que viste o contacto, alguns lances até depende do clube que defendas (normal defender o seu clube e ser parcial nesses casos) mas neste lance em particular juro que não percebo. Há sinceramente aqui mais alguém que tenha visto o contacto?
      Pinho

  • Careca
    Posted Março 5, 2015 at 10:11 pm

    A expulsão do Miguel Lopes é ridicula, um excelente teatro do Tiago Rodrigues. Aliás, para o próprio árbitro não deve ser falta, já que o jogo prosseguiu com um lançamento de linha lateral…
    Felizmente o Sporting acordou e o Mané lá sacou um coelho da cartola.
    A equipa está de rastos, agora que deixa de ter 2 jogos por semana espero que na altura da 2a mão já se tenha restabelecido fisicamente e não deverá ter problemas em passar ao Jamor.

    • Vital Moreira
      Posted Março 5, 2015 at 10:45 pm

      Nota-se claramente que as pilhas de muitos jogadores já acabaram. É o que distingue os excelentes jogadores de apenas jogadores medianos. Uns aguentam uma época a alto nível e outros aguentam só meia época e vão-se abaixo fisica e mentalmente.

    • luis bcn
      Posted Março 5, 2015 at 10:51 pm

      Esse lance é amarelo claro em qualquer parte do globo. O jogador do sporting acerta de forma clara com a perna direita no jogador do nacional….como é que é possível ter outra leitura?

      Por favor consultem as imagens que dizer coisas destas não tem a mínima lógica.

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:59 pm

      No primeiro amarelo, o amarelo é indiscutível já no segundo como disse acima eu não concordo.

      Rafael

    • fbaptista
      Posted Março 5, 2015 at 11:22 pm

      Vital Moreira, percebe se a sua intenção de rebaixar os jogadores do Sporting, mas não e por eles serem ou deixarem de ser medianos, é uma questão de que o Sporting não tem plantel. Não existe jogadores com qualidade para rodar, principalmente no meio campo e ataque. As únicas posicoes que se safam são os laterais. Mas certo, leve lá a taça …

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 6, 2015 at 12:05 am

      Vital Moreira, e depois há jogadores que são treinados por treinadores que sabem a fazer a gestão da equipa e há outros que são treinados pelo MS. E digo vos já que sou adepto dele no estilo de jogo que pratica e que fala quase sempre bem mas quanto a gestão de esforço, quer animicamente quer fisicamente é uma desgraça. E não me venham com plantel sem soluções….
      Pinho

    • Ninja
      Posted Março 6, 2015 at 12:38 am

      Não me parece que seja esse o factor que separe os grandes do resto…

      A verdade é que o Sporting por esta ou aquela razão não fez uma rotação de plantel adequada nas diferentes competições.

      Agora se isto é teimosia do treinador ou apenas um sintoma da falta de qualidade das 2as linhas… Ninguém sabe. Só o treinador.

      Este misto de querer valorizar jogadores que se sabe que vão sair (Cedric, Capel) e de provavelmente haver muita pressão interna para apresentar o melhor 11 em tudo o que seja competição para tentar um titulo está a esticar os indixes físicos de certos titulares ao limite.

      A gestão de Adrien de MS faz me lembrar a gestão de Lucho de Paulo Fonseca…

    • João Lemos
      Posted Março 6, 2015 at 11:34 am

      Subescrevo a 101% tudo o que o Ninja disse, a analogia para Lucho-Paulo Fonseca é perfeita.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Março 5, 2015 at 10:11 pm

    Pelo que eu vi do jogo dá a impressão que os jogadores do Sporting não querem jogar mais. Da forma como abordam os lances, sem vontade, sem acelerações ou será que não jogam nada? Assim os objectivos que faltam ficam em duvida. Como se pode ganhar uma competição quando o carrillo a baliza dele é a bancada? Agora Carlos mané bem trabalhado dá num grande jogador. A entrada de Miguel lopes foi péssima. Duas entradas fora do tempo e desnecessárias. Está fora de forma.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Março 5, 2015 at 11:10 pm

      Sporting a jogar com 5 jogadores da selecção sub21 no seu 11 inicial. Basicamente a espinha dorsal dessa selecção.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 5, 2015 at 10:12 pm

    espero que hoje tambem se indignem com a arbitragem.

    acho incrivel como ha um fora-de-jogo escandaloso que o arbitro auxiliar marca e o principal deixa seguir (se fosse um certo clube o que nao se falaria…)
    isto para nao falar dos restantes foras-de-jogo mal assinalados ao nacional.
    e espero que tambem falem do canto que ficou por marcar a favor do nacional (ja que falam tanto de cantos inexistentes…).

    tambem nao deixa de ser curioso que o sporting tem sido beneficiado nos ultimos jogos e nao ganhou nenhum… mas sim, so estao onde estao devido a arbitragens.

    e claro, que ter la o jefferson ou o jonhatan era a mesma coisa…

    e, obviamente, o patricio e o melhor guarda redes do campeonato e portugues. e curioso, que quando era para convocar joao mario andava tudo indignado. agora para anthony lopes, ja nao querem saber. que jogue o patricio. patricio continua a oferecer golos que e uma festa.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 10:29 pm

      O Miguel Lopes foi bem expulso. Certo? Espectáculo!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 5, 2015 at 10:36 pm

      luisrafael so descobri agora que foi expulso… nao vi os ultimos 20 minutos (fui jantar).
      nao sei se e ou nao, mas por essa altura ja o sporting deveria estar a perder por mais…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 10:48 pm

      Pronto, bem me parecia que devia ter acontecido alguma coisa. Tanto escândalo com a arbitragem e depois não referir que o árbitro expulsou o Miguel Lopes devido ao oxigénio ter derrubado o Tiago Rodrigues, era estranho!
      Concordo em absoluto, vários casos de arbitragem, foras de jogo, expulsões, e muito mais… o Sporting jogou 20 minutos com menos 1, e até chegou ao empate em inferioridade numérica (injusta), mas o resultado justo era 4-1 para o Nacional. No mínimo, claro!

      Vamos ser sérios? Eu nem vi o jogo, ainda só vi o lance da expulsão, que é obviamente injusto. Mas o árbitro errou para os dois lados, em várias situações (faltas, cartões, foras de jogo), o resultado é aceitável, o próprio treinador do Nacional referiu isso no final. Ponto.

    • Ace-XXI
      Posted Março 5, 2015 at 10:58 pm

      Dizer que o SCP foi beneficiado nos últimos jogos é para rir! Contra o Gil Vicente ficaram 2 pênaltis por marcar, contra o Porto casemiro e Alex Sandro quase que pediram para ser expulsos e acabaram o jogo sem amarelos e hoje então é para rir, Tiago Rodrigues e marcal deviam ter sido expulsos e acabamos nos com 10 e o nacional com 11.

    • Allgarve06
      Posted Março 5, 2015 at 11:01 pm

      Nos últimos 20 minutos foi jantar e no restante tempo era tão imparcial como os comentadores da RTP Internacional. Enfim… Como se pode afirmar que o Sporting foi beneficiado hoje?! Dois foras de jogo marcados contra o Nacional, não o eram, é certo. E o resto do jogo? Não existiu qualquer critério disciplinar, o mesmo tipo de falta ora levava cartão, ora não levava. Vejam bem que o Sporting acaba o jogo com praticamente o mesmo número de faltas que o Nacional, mas com o quádruplo dos cartões! Mas não foi por isso que o Sporting empatou na Choupana. A mania de que todos os resultados têm influência do árbitro é surreal! O futebol português está podre, não por causa das equipas de arbitragem, mas por causa de adeptos como o MosqueteiroSLB (e outros dos demais clubes)! Não chega já de falar dos árbitros?! Não vale mais a pena falar nos verdadeiros artistas, aqueles que são pagos para brilhar?! Quanto mais se falar nos árbitros, menos se falará na pobreza que é o nosso futebol, menos se falará na quantidade de pontapés para a frente que se vêem nos nossos estádios, menos se falará nas perdas de tempo ridículas de algumas equipas. Quanto mais nos preocuparmos se o Sporting foi beneficiado ou prejudicado, maior liberdade terão os Tiago Rodrigues desta vida para continuar a procurar enganar os árbitros. A rebolar no relvado durante quase 2 minutos, para se levantar sem qualquer queixas após a amostragem do segundo cartão amarelo. Isto é que é triste! E nós, os adeptos, somos coniventes com isso. Até quando?!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 5, 2015 at 11:02 pm

      nao referi porque nao vi..
      sei que o que vi na 1º parte foi ridiculo.
      como e que e o arbitro deixa o jogador do sporting isolar-se quando esta escandalosamente fora-de-jogo, sendo que esse fora-de-jogo foi assinalado pelo auxiliar e o arbitro preferiu ignorar?
      seja sincero. se fosse o benfica o que nao estaria aqui a dizer?

    • Nuno
      Posted Março 5, 2015 at 11:02 pm

      Na minha opinião o amarelo é bem mostrado. Há um toque ligeiro com os pitons na perna direita do Tiago Rodrigues (admito também algum teatro mas estamos em Portugal…). O problema é como ´que se entra daquela maneira a meio do meio campo e com um amarelo.

      Repito o que disse noutro comentário… O Cedric é fraco mas é de longe o nosso melhor lateral direito e depois é o Geraldes, que mesmo sem subir muito pelo menos não precisa de dar tanta cacetada para tirar a bola a um adversário. Agora percebo que o Miguel Lopes tenha de jogar a ver se o despacham, por empréstimo (!!!) ou acima dos 5M€, porque alguém se lembrou de aceitar uma clausula de dar 5M€ ao Porto seja qual fosse o valor da venda do jogador.. Enfim…

    • Vermelho
      Posted Março 5, 2015 at 11:08 pm

      A diferença aqui é que os sportinguistas não sabem, muitas das vezes (e peço perdão a alguns que realmente não se enquadram), avaliar os jogos. Neste houveram erros para ambas as partes mas já focam nisso, se fosse num jogo do Benfica, iriam certamente, falar dos lances que lhes convém (assim como o Mosqueteiro o fez).
      Ainda ninguém se mentalizou como funcionam os árbitros portugueses, que estão bem longe da qualidade de alguns estrangeiros.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 11:35 pm

      Vermelho,

      Lá está. Eu foquei que houve erros para os dois lados. Cada jogo é um jogo, já houve jogos do Benfica que houve claramente benefício apenas para o Benfica (em erros graves) e outros que como este, houveram erros para os dois lados (Estoril na 1ª volta por exemplo).

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 11:40 pm

      Concordo em absoluto vermelho!
      As pessoas ainda não perceberam que o árbitro apenas tenta fazer cumprir as regras se erra? Obviamente mas tanto erram eles como erra toda a gente nos seus empregos e mais vale estes erros que muitos erros de outras pessoas que trabalham em setores que um mínimo erro pode causar a morte a pessoas.
      Os portugueses têm que se mentalizar que os árbitros (exceto casos de corrupção) não tem interesse nenhum em favorecer ou prejudicar clube nenhum ou jogador nenhum, aliás quanto mais alta for a nota do árbitro mais ele recebe (nem vou pôr em causa o sistema de avaliação).
      Apreciem o jogo e deixem as arbitragens para os especialistas, fiquem indignados mas sejam coerentes em todos os jogos a erros e para ambos os lados PONTO!!

      Rafael

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 6, 2015 at 12:09 am

      Ace, pelo menos o Alex Sandro acabou com amarelo naquela entrada por trás ao Nani, fogo também acabar o jogo limpo depois de ter dado tanto pau ao Nani era pecado.
      Por alguma razão para alem da carga física acumulada ele foi para o estaleiro.
      Pinho

    • MartuchoSCP
      Posted Março 6, 2015 at 5:50 am

      Por acaso viste a entrada a Mane? Na qual o jogador do nacional usa um golpe de jiu-jitsu! Pelos visto nao pois foste jantar, quando queres comentar algo primeira saiba de tudo so depois comente ok

    • João Lemos
      Posted Março 6, 2015 at 11:38 am

      Sinceramente, é tanta a cegueira por parte de certos users (sempre os mesmo curiosamente) em relação ao seu sentimento anti Sporting que nem vale a pena….como é possível afirmar que o Sporting tem sido beneficiado…ainda por cima são em 90% dos casos adeptos do clube que vai em 1ª lugar da maneira que todos sabemos, enfim.

    • V. Branco
      Posted Março 6, 2015 at 1:31 pm

      Mas qual da "maneira que nós sabemos"??? O de jogar bem futebol, o ter mais golos marcados? O ter defesas que marcam praticamente golos como o melhor jogador do campeonato e arredores??
      Tenham juízo!
      O único jogo em que o Benfica foi beneficiado foi contra o Gil Vicente em casa. Para compensar foi prejudicadissimo em Braga!
      Os adeptos do Sporting é bom reverem lances de jogos como contra o Belenenses, Académica ou mesmo porto em casa, Benfica, Braga e Nacional fora.
      Já chega??
      A obsessão e o complexo perante o Benfica é tal que nem se ouviram protestar contra o facto de Jackson ter jogado no clássico quando deevria ter sido expulso no Bessa. Mas, claro, estavam entretidos como escândalo de Moreira de Cónegos em que o árbitro expulsou um jogador só por lhe ter chamado filha de meretriz e transformnou um possível penalty em canto que deu golo! Bandido!

  • João Jorge
    Posted Março 5, 2015 at 10:12 pm

    O resultado é muito positivo, fora de portas, marcar dois golos, apesar do frango de Patricio estamos muito perto da final. com pé e meio. Mesmo assim nao podemos sofrer os dois golos que sofremos… Tobias bom e opurtuno a marcar, mas nao pode perder o lance assim contra o lucas joão (mas pronto, este tambem tem uma grande capacidade fisica e altura, era dificil).

    Bom golo do mané, gostei de william. Não gostei de slimani (acho que é o melhor dos 3 avançados), nao gostei de carrilo, nao gostei de andré martins (nao gosto ha muito tempo…).

    • Vital Moreira
      Posted Março 5, 2015 at 11:14 pm

      Se o Tobias se deixa bater assim por um avançado de Segunda Liga como o Lucas João então está na posição errada, pois um central não pode deixar passar nada. Se o Lucas João lhe faz isto então nem quero imaginar se levasse com um Messi ou Ronaldo em cima.

      Ou então possivelmente o Tobias não tem tanto potencial como se fala e será apenas um central de equipa do meio da tabela.

    • Anónimo
      Posted Março 6, 2015 at 12:23 am

      Que comentário sem nexo.
      Então por o Tobias perder um lance com o Lucas João( não acho que seja avançado de 2a Liga) quer dizer que é um central mediano?

      Guilherme Maia

    • Ulisses Lopes
      Posted Março 6, 2015 at 1:27 am

      Ó Vital, o Messi tem 2 metros e ganharia a bola de cabeça como o Lucas ganhou? Vai lá ver os jogos do Roderick e do outro gajo do estoril que era uma máquina, que esses sim, são de categoria inter-nacional

  • Anónimo
    Posted Março 5, 2015 at 10:13 pm

    Mané a salvar mais uma vez o Sporting,e a história de o Martins continua a ter minutos é vergonhosa, quando anda o Wallyson e o Gauld a queimarem-se, por fim boa entrada do Adrien a dar força no meio campo.
    O lance da explosão é no mínimo ridículo, o Miguel nem lhe toca e depois faz uma simulação patética e mesmo assim o árbitro vai na cantiga.
    Ricardo Nunes

  • Luis La Liga
    Posted Março 5, 2015 at 10:13 pm

    Vi até aos 60´. Ha dois foras de jogo ao Marco Matias mal assinalados quando ia sozinho. Ha uma mao duvidosa pouco depois do 1-0 do nacional. De resto bom jogo (animado pelo menos). Carrillo não tem regularidade para ser primeira escolha num clube grande. Ora joga muito bem, ora ta 2/3 jogos a falhar.

  • Ace-XXI
    Posted Março 5, 2015 at 10:13 pm

    Honestamente além de desiludido com a prestação do SCP (resultado acaba por ser positivo) o que volta a saltar a vista é o gozo que continuamos a levar dos árbitros, a forma como ele expulsa o Miguel Lopes e perdoa a expulsão a vários jogadores do nacional só da para rir de tão escandaloso que foi.

  • Filipe M
    Posted Março 5, 2015 at 10:14 pm

    Frango? Foi apenas um daqueles raríííssimoooos deslizes que o Patrício costuma ter em todas as épocas. Vá lá, não batam no rapaz nem venham falar no Lopes para a selecção.

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:22 pm

      Qual é o mal de falar do Lopes para a seleção?
      Importaste mais que o teu clube tenha elementos lá do que com a qualidade da equipa em si?
      O Anthony foi considerado melhor jogar de Ligue 1 se não estou em erro. Não estou a dizer que acho o Rui mau guarda-redes (é bom), mas vocês por vezes querem fazr dele um Deus. Eu falo por mim, não sinto seguranca nenhuma, treme sempre que há um remate à baliza da seleção.
      Pedro Moura

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:29 pm

      Porque não falar no Lopes para a seleção?
      Importas-te mais com meter jogadores do teu clube lá do que com a qualidade da equipa em si?
      Não digo que o Rui seja mau (é bom), mas a verdade é que quando vejo a seleção não sinto segurança naquela baliza.O Anthony foi considerado o melhor jogador da Ligue 1 ou algo semelhante.
      Pedro Moura

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:40 pm

      Pedro, há um recurso expressivo chamado ironia…

      Hugo F.

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:50 pm

      Pedro Moura, penso que o Miguel estava a ser irónico…

      Marcelo Féria

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:51 pm

      Se é ironia eu peço desculpa por não a ter percebido (é dificil "ouvir" tons por escrito) :)
      Pedro Moura

    • cmoreira.ft
      Posted Março 5, 2015 at 10:57 pm

      Ironia Pedro Moura. Ironia.

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:58 pm

      Hugo, tecnicamente é sarcasmo e não ironia. As pessoas fazem confusão, eu incluido.
      Só uma bicada porque não quis ficar a perder :b
      Cumprimentos e obrigado por me chamares a atenção.
      Pedro Moura

  • Octávio Alvarez
    Posted Março 5, 2015 at 10:14 pm

    Qual o castigo estipulado para jogadores como Tiago Rodrigues? Talvez quando se comecem a castigar estes artistas enganadores deixem de o ser. Desculpabilizo totalmente o árbitro neste lance. Jogo medíocre do meu Sporting.

    • luis bcn
      Posted Março 5, 2015 at 10:54 pm

      Levar com os pitons na perna é teatro?

      Gravaçoes automaticas…nao ha por onde fugir

      Amarelo bem dado. Seria um erro grosseiro da parte do arbitro nao o fazer

      Repito, as imagens sao claras, o jogador do sporting atinge com o pé direito (e com os pitons) no Tiago Rodrigues. Dá para ver na repetiçao e qualquer pessoa com acesso ás gravaçoes automaticas pode confirmar

    • Octávio Alvarez
      Posted Março 5, 2015 at 11:05 pm

      Deve ser por isso que se percebe o rapazola do Nacional a desculpar-se com Miguel Lopes. Mas é a sua opinião, que obviamente respeito.

    • Carlos Csota
      Posted Março 6, 2015 at 1:18 am

      O Miguel Lopes não toca no Tiago Rodrigues.

  • Thierry Avec dos Santos
    Posted Março 5, 2015 at 10:14 pm

    Até quando é que o Anthony Lopes vai aguentar isto?
    Começa a ser demais, a diferença entre os 2 é brutal, um é frango atrás de frango, o que o safa é a boa imprensa, o outro é todos as semanas a salvar o lyon e jogador mais pontuado do campeonato e quase sempre na equipa da semana, e o campeonato Frances é bem mais competitivo que o nosso, mesma as equipas mais fracas têm bons orçamentos e bons jogadores.

    • Luke Van Diesel
      Posted Março 5, 2015 at 10:19 pm

      Achas? O Patrício só dá um frango por ocasião, merece a titularidade, de longe. Ou ele, ou o Marafona

    • gps
      Posted Março 5, 2015 at 10:46 pm

      Não é só o Patrício a dar frangos.

      A maior parte dos portugueses nunca viu jogar o Anthony Lopes, que terá qualidade, mas oor acaso a primeira vez que ouvi falar do Anthony Lopes ele deu vários frangos na liga dos campeões de há +- 2 épocas.

    • Thierry Avec dos Santos
      Posted Março 6, 2015 at 12:30 am

      Pra defenderem o Patricio vêm com frangos do Lopes de há 2 anos, acho que tá tudo dito.

    • Anónimo
      Posted Março 6, 2015 at 12:53 am

      O Patrício largou a bola porque foi encadeado por um candeeiro do Estádio. Parece piada mas é verdade. Ele deixou de ver a bola. Dá para perceber numa das repetições ele a dizer isso mesmo aos colegas. E já tinha acontecido antes, aos 34 minutos ao guarda-redes do Nacional, numa bola pingada na área em que ele a ia agarrar, deixou de a ver e ela passou por cima dele em direção à baliza.
      Jonas

    • Thierry Avec do Santos
      Posted Março 6, 2015 at 2:12 pm

      E isso desculpa o quê?
      Se já lhe tinha acontecido mais uma razão para socar em vez de tentar agarrar.
      Parem de defender o que não têm defesa.

  • Bernardo Esteves
    Posted Março 5, 2015 at 10:15 pm

    A única razão que vejo para jogadores como André Martins e Capel figurarem sequer , neste momento, na convocatória só pode ter a ver com uma possível valorização ( ou melhor, não desvalorização) com vista a uma venda no verão. Visto que nenhum deles traz nada à equipa, seria muito mais inteligente começar a dar minutos a jogadores Wallyson e o Gauld em vez de queimar minutos com estas duas nulidades.

  • João Dias
    Posted Março 5, 2015 at 10:15 pm

    O Patrício que vá para a seleção fazer erros destes que ficamos com a cama feita. E o preocupante é que o Patrício da seleção é sempre mais fraco que o Patrício do Sporting.
    Anthony ou Beto titulares. Dão-me mais confiança.

    Dois golos do Sporting marcados por jogadores que podem ser importantes no Euro sub-21.
    Não considero o Lucas João porque a meu ver o Paciência apresenta outro potencial.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 5, 2015 at 10:20 pm

      O Gonçalo até pode ter mais potencial, mas o Lucas João está a ter muitos mais minutos de sénior e a marcar muitos golos. Na minha opinião merece mais ser primeira escolha do que o Gonçalo.

    • João Dias
      Posted Março 5, 2015 at 10:33 pm

      II Liga também são seniores, seja como for.
      Claramente um jogador de outro nível comparado com este Lucas João que apesar de marcar golos de cabeça é um pouco atabalhoado com a bola.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 5, 2015 at 10:43 pm

      Exacto também são seniores, erro meu. Concordo contigo, também acho o Gonçalo tecnicamente melhor, mas na minha opinião os jogadores que dão cartas na primeira liga devem merecer mais (até acho que o Lucas tem mais golos que o Gonçalo, mas posso estar enganado).

      Espero que o Gonçalo suba para o plantel principal do Porto na próxima época e aí sim mostrar tudo o que vale no primeiro escalão.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 6, 2015 at 12:16 am

      João Dias ainda achas que o Gonçalo vai dar alguma coisa? Ele vive futebol mas não me parece que vá atingir o potencial que se projetava, aliás, duvido que tenha qualidade para jogar como titular no porto.
      Pinho

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 6, 2015 at 12:21 am

      O Gonçalo tem 9 golos, o Lucas João tem menos 2.

  • Anónimo
    Posted Março 5, 2015 at 10:15 pm

    Acaba por ser um bom resultado, num jogo equilibrado e que dá agora maior tranquilidade para o jogo em Alvalade. Pensava que o Tanaka poderia render mais, mas afinal entre ele e o Montero não há grandes diferenças, ficou visível a importância do Slimani na equipa, Carillo também após uma boa fase voltou ao que nos habituado e destaque para o autêntico frango do Patrício e um grande golo do Mané. Expulsão ridícula, ele nem sequer lhe toca e é claramente forçado mas seja como for, uma exibição q.b. do Sporting com um resultado satisfatório, agora pensar no campeonato e vencer é fundamental!

    Peter Griffin

  • Luke Van Diesel
    Posted Março 5, 2015 at 10:16 pm

    "É só de vez em quando" "Acontece a todos" "Só por 1 frango ele não merece perder a titularidade" "O Anthony Lopes também dá destes" e por aí fora. Mais um para o currículo

    • Joao
      Posted Março 5, 2015 at 10:26 pm

      É o 2º(creio) frango esta epoca, quem o ler pensa que é o 20º.

    • Octávio Alvarez
      Posted Março 5, 2015 at 10:27 pm

      Já está na altura de assumirem que o problema não são os frangos mas o clube que representa… Não me lembro de comentários de alguns comentadores sobre RP a seguir ao jogo com o Chelsea.

    • Tiago Alves
      Posted Março 5, 2015 at 10:33 pm

      Octávio alvarez,

      Esse jogo com o chelsea vai valer pela época toda? Sempre a repetirem a mesma coisa…
      O Fabiano ano passado também fez jogos atrás de jogos a salvar o Porto e mesmo assim esta época pede-se o Helton na baliza…

    • Rúben Gomes
      Posted Março 5, 2015 at 10:35 pm

      O Neuer faz isto jogo sim jogo não. Calma.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 10:36 pm

      Esquecem-se de quantas vezes Patrício salvou o Sporting. Contra o Chelsea, na Alemanha frente ao Wolfsburgo e em muitos outros jogos… um guarda redes é como qualquer outro jogador, atravessa melhores e piores fases, sendo certo que os seus erros são sempre os mais "mediáticos".
      Mas apostem no Anthony Lopes, tem valor pelo pouco que vi dele… só espero que não o queimem também ao fim de 2 frangos, porque senão qualquer dia estão a pedir o Zé da Esquina, porque não sofre frangos!

    • Rúben Gomes
      Posted Março 5, 2015 at 10:47 pm

      O Artur na primeira epoca fez jogos soberbos. A uns meses atras era odiado. Mas esse jogo do chelsea vai merecerer gloria e fama eterna. Rui atingiu a imortalidade.

    • Tiago Santos
      Posted Março 5, 2015 at 10:56 pm

      É so o segundo esta época. No proximo será "é so o terceiro". Não digo para tirar já a titularidade ao homem, mas pelo menos deviam dar uma oportunidade ao Anthony porque merece-a. Já muitos tiveram a sua oportunidade sem fazer tanto por merece-la, até o Cavaleiro já é internacional AA. Depois queixem-se que o Anthony vá representar a França

    • Octávio Alvarez
      Posted Março 5, 2015 at 11:03 pm

      Apenas dei esse jogo como exemplo é a ausência de certos conentadores e consequentes conentários. Insisto que o grande problema de RP é o clube que representa, tal como CR7, que se tivesse passado pelas escolas do Seixal já tinha 5 estátuas e um só pé valia 5 Messis…

  • Mah Med
    Posted Março 5, 2015 at 10:16 pm

    Confesso que a minha fé e paciência com Marco Silva ao passar de cada jogo vai se esgotando, se no início via um potencial tremendo nesta equipa , hoje já nem da vontade ver os jogos, as vacas sagradas continuam a ser convocadas e miúdos de um potencial tremendo , continuam remetidos à um segundo plano, muitas vezes se diz que Marco Silva não tem opções, mas quem deixa Ryan Gauld na B para pôr a jogar Andre Martins , quando alguém não dá 1 minuto Wallyson, quando alguém não dá uma oportunidade a um dos maiores talentos da academia do Sporting , falo de Iuri Medeiros , depois de este ter feito uma época absolutamente fantástica na equipa b , preferindo um Capel que não dá absolutamente nada a equipa do Sporting.
    Ps : a expulsão do Miguel Lopes e ridícula , não culpo o árbitro, mas aquela atuação do Tiago Rodrigues devia ser castigada .
    Ps1: continuo a achar o Rui Patrício o melhor guarda redes português , mas não vou discutir quando alguém pedir o Antony Lopes na seleção como titular .
    Ps2 : aquele, Gomaa é craque, se eu mandasse só saia de lá com contrato assinado.

    • Diogo
      Posted Março 5, 2015 at 10:30 pm

      O problema é que no inicio de cada época todos se juntam e dizem que tem os melhores planteis, os melhores jogadores do campeonato, depois com o desenrolar do mesmo vê-se a falta de qualidade.

      Ainda á pouco tempo atrás o Patricio era GR mundial que tinha lugar em quase todas as equipas da Europa, agora já nem se importam se perder o lugar para Lopes.
      Cedric era muito bom, era o melhor do campeonato, agora só o querem ver pelas costas.
      Adrien falam dele como se fosse o Iniesta,o barulho que foi quando não foi ao Mundial, fartavam-se de criticar a direcção do Sporting quando saiu uma noticia que ele podia assinar pelo Porto, agora já não vale nada.
      Tobias já era o novo central da Selecção, depois do jogo no Dragao já era verde e ainda precisa de aprender muito.
      Nani chegou a Portugal foi a loucura, agora só falta crucificarem-no.
      Montero era o melhor do mundo e arredores( diziam até que podia substituir o Lewa) agora todos o querem ver pelas costas.

      Esses 2 jogadores, Gauld e Wallyson são os próximos melhores do mundo até ao momento em que fizerem asneiras.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 10:31 pm

      O Marco só se está a enterrar. Tinha os adeptos do seu lado… mas neste momento a equipa joga pouco, sofre bastante e ele continua a insistir nos mesmos erros. Continuo a acreditar nas suas qualidades, mas tem muito para aprender, e já se sabe que o Sporting e os sportinguistas estão fartos de esperar.
      É fundamental ganhar esta Taça para ganhar algum crédito e confiança para a próxima temporada, caso contrário, poderá complicar-se a sua estadia no Sporting!

    • Mah Med
      Posted Março 5, 2015 at 11:30 pm

      Diogo , mas esclarecer alguns pontos .
      Primeiro, Eu nunca que disse que o Rui patrício era o melhor guarda redes do mundo , continuo a achar melhor que o Antony Lopes. Eu defendo uma política na base do mérito , das coisas que me irritam no meu clube e no futebol em geral são as " vacas sagradas " , se o Antony ta numa fase boa e o Rui numa fase má , para mim joga o Antony .
      Segundo, O Cedric apesar não ser nenhum prodígio , tem qualidade, não é o jogador banal que muita gente quer fazer dele , de uma form geral não é tão bom como os Sportinguistas o pintam nem tão mau como os adeptos rivais o pintam, o ano passado fez uma época regular, tendo mesmo ganho o " prêmio " de melhor lateral direito do campeonato para o VM.
      Terceiro, O Adrien devia ter ido ao mundial ! Por uma questão de mérito e justiça ! Eu continuo a achar o Adrien um jogador de qualidade , mas temos que ver uma coisa em Janeiro o Sporting já tinha tantos jogos como os da época passada , o Adrien deu o berro ele próprio disse que estava cansado , quando um treinador não dá descanso aos jogadores acontece isto eles dão o berro( Adrien , Nani, carillo , deixaram de forma substancial quase ao mesmo tempo , ou das 2 uma , ou desaprenderam ou rebentaram) .
      Quarto, tens noção a quanto tempo eu peço o Wallyson , Iuri Medeiros e Tobias figueiredo na equipa do Sporting?!?!? Eu já sigo a carreira do Iuri e do Tobias há anos , até um cego vê qualidade nestes miúdos , miúdos de um futuro brilhante, se dissessem que tínhamos opções válidas no banco , eu aceitava , agora preterir miúdos da casa com talento por Capel que já nada oferece a equipa ou um Rossel que já se viu que não passa disto , eu não consigo aceitar , vai contra tudo o que eu acredito no futebol .
      Quinto , se o Tobias amanhã der uma barraca do todo tamanho , eu aceito isso porque não passam de dores de crescimento, agora quando vejo o MAUricio a fazer asneira já sei que será uma questão de tempo até fazer uma borrada ainda maior , isso é masoquismo porque estamos a infligir dores a nós mesmos .
      Sexto , Só para finalizar, Diogo tu tentaste generalizar a, eu quero deixar bem claro que eu respondo pelo o que eu digo e não pelo que os " outros " dizem.

    • Diogo
      Posted Março 5, 2015 at 11:45 pm

      Tem razão eu generalizei, não me foquei no que o senhor disse ou deixou de dizer.
      Pelo que vejo até é dos que mantém a mesma opinião, mas 90% dos Sportinguista( também existem nos outros clubes mas não é tão visível) tem sempre os melhores de tudo depois basta um erro e ja não prestam e deviam sair por tostões.

      Outra tendência Marco Silva assinou pelo Sporting todos diziam que ele era bom( e para mim é), o presidente entrou em guerra com ele( devia de ter espaço na agenda) e foi apoiada, mas bastou perder no Dragão e ser eliminado pelo Wolfs( o que é normal) para ja se começar a dizer que ele é fraco, que nao presta, que devia de sair etc etc. Se o BdC for esperto despede-o agora, que começa a ter apoio dos adeptos.

      Pelo menos em relação ao presidente ainda se mantêm todos mais ou menos na mesma onda.

  • Pedro Costa
    Posted Março 5, 2015 at 10:17 pm

    Este formato das meias finais serem a duas mãos tira muito da emoção e da magia da taça e foi apenas mais uma medida para agradar aos grandes mas pronto… Tendo em conta o resultado, é quase certo que o Sporting vai passar à final.

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2015 at 10:49 pm

      Agora que é o Sporting é que se lembram de falar do formato das meias finais.
      Ricardo Nunes

    • Vermelho
      Posted Março 5, 2015 at 11:11 pm

      O formato está mais que ótimo, esta taça é para ser levada a sério e tem de estar numa final, equipas que saibam jogar um mínimo de bola, e para isso têm de atravessar, pelo menos, uma fase complicada onde provem 2x que conseguem ser superiores ao mesmo adversário para estar na final (ou superiores em resultado).

    • Pedro Costa
      Posted Março 5, 2015 at 11:49 pm

      Sim Ricardo Nunes, como adepto do Belenenses só me lembro de falar das coisas quando acontecem ao Sporting….não tenham tanta mania da perseguição, um mal de muitos sportinguistas. Falei agora porque é a primeira meia final. Faz sentido ou não?

      Vermelho, presumo que sejas do Benfica. Logo, como 90% dos adeptos em Portugal só se preocupam com o que é melhor para os 3 grandes e não com o melhor para o futebol, é normal pensares assim. Se fosse só a uma mão, havia a forte possibilidade do Nacional se ter apurado hoje. Assim, quase de certeza que vai o Sporting à final. Isto só contribui para serem sempre as mesmas equipas a chegar ao Jamor, o que tira muito da mística da competição…

    • J. Ramos
      Posted Março 6, 2015 at 5:01 am

      É uma competição de futebol, não é de berlinde. Os grandes chegarem mais às finais é só uma consequência de serem melhores que os outros.

    • Vítor Cerqueira
      Posted Março 6, 2015 at 10:51 am

      O que o Pedro quer dizer é que se perde o "efeito taça". Assimtoticamente os grandes vão ser sempre melhores e numa eliminatória a duas mãos vão passar quase sempre.

  • Stalley VM
    Posted Março 5, 2015 at 10:21 pm

    Resultado que permite ao Sporting estar praticamente no Jamor.
    A equipa esta de rastos, a gestao de MS nao ajuda tbm, mas agora com um jogo por semana a "coisa" volta a normalidade.
    O jogo foi partido desde de inicio, mas um frango de Patricio depois de uma excelente defesa num lance antes, Mane golaço, Adrien e Slimani entraram bem, principalmente o portugues.
    O Nacional gostei do Lucas Joao e Tiago Rodrigues.
    O resultado em si e justo.
    A expulsao do Miguel Lopes foi forçada

    SL!

  • max alves
    Posted Março 5, 2015 at 10:21 pm

    sabe pq nao gosto de coelhos tirados da cartola??
    pq todo passe de magica mascara a realidade…
    otimo golaco e tal…mas o sporting jogou a baixo demais do nacional…e q frango horroroso…ja tiveram dias melhores com levezinho no ataque

  • Santos
    Posted Março 5, 2015 at 10:24 pm

    Única coisa positiva, ou das poucas, é mesmo o nome que aparece no marcador, dois jovens. Grande golo de Mané, Tobias em termos físicos é outra coisa, a impulsão do rapaz combinada com a altura, esperemos que tudo dê certo…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 10:33 pm

      Só há uma coisa que me assusta no Tobias e que pode dar errado. É o "feitio", é algo impulsivo… acredito que quando lhe começarem a acenar com dinheiro e interesse no estrangeiro, vá arranjar "confusão". Espero estar enganado, porque o potencial é enorme!

    • Nelson Mohr
      Posted Março 5, 2015 at 10:40 pm

      LuisRafaelSCP,

      Eu tenho a impressão que agora no verão vamos ver novelas com muitos jogadores. Cédric, Carrillo, Adrien, William, Labyad (que vai voltar, mas não deve integrar o plantel devido ao salário…)

    • Santos
      Posted Março 5, 2015 at 11:06 pm

      Não acho que Tobias seja um Pedro Mendes v2… na minha opinião parece ter grande maturidade, algo que demonstrou principalmente frente ao Wolfsburgo e Benfica. Na faltas que fazia, quando as fazias, onde as fazia e como reagia depois de fazer a falta. Pequenos detalhes que denotavam que ele sabia o porquê de fazer certas coisas, isto obviamente em termos de jogo. Antigamente dizia-se que o Sporting formava jogadores e homens, agora já não sei, espero que tenha formado os dois neste caso !
      Obviamente é jovem, precisa de aprender muita coisa e adquirir experiência com avançados que o façam suar e estar no top.

      Veremos, isso do verão ainda falta muito e já querem arranjar confusão…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 11:40 pm

      Nelson Mohr,

      Isso é algo impossível de antecipar, mas que pode eventualmente acontecer (no Sporting já é hábito). Carrillo e Cedric têm contrato até 2016, ou renovam ou saem no fim da época… se renovarem, têm de se sujeitar a ficar o tempo que o Sporting entender, por aí não haverá problema. A novela que poderá haver nesses casos é mesmo até à renovação ou em último caso, venda dos passes.
      William também deverá desejar dar o salto, depois de ficar cá esta temporada com vários interessados no seu passe… é legítimo, mas com contrato até 2018, terá de se sujeitar às condições do Sporting.
      Em relação a Adrien, não me parece que saia, nem que vá forçar qualquer saída. Não deverá ter equipas muito apetecíveis interessadas, e sendo dos mais bem pagos do plantel, penso que acabará por ficar no Sporting.
      Quanto ao Labyad, duvido que entre nos planos, deverá ser emprestado novamente, não acredito que haja grandes problemas.

  • Capone
    Posted Março 5, 2015 at 10:26 pm

    agora a Coral devia fazer uma brincadeira com mais um frango do Patrício

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 5, 2015 at 10:28 pm

    Pelo que ouvi do relato parece ter sido um jogo intenso, disputado, aberto e com ocasiões para ambas as equipas… o típico jogo que os treinadores não costumam jogar, por poder pender para qualquer um dos lados.

    O resultado parece-me ter sido o mais justo (Sporting superior em todas as estatísticas… posse de bola, cantos, remates, remates à baliza), embora premeie mais o Sporting do que o Nacional. A eliminatória está em aberto, mas concordo com as críticas do Manuel Machado ao formato das meias finais a duas mãos… Taça é Taça, e este regra só serve para nestes casos aproximar os grandes ainda mais da final.

    Destaque positivo para Tiago Rodrigues (fundamental na subida de produção do Nacional nesta 2ª volta e foi após a sua saída que o Nacional quebrou hoje), do lado do Sporting para a boa entrada de Adrien (quando ele está bem, o Sporting sobe muito de produção).
    Destaque negativo para mais um erro de Patrício, numa altura em que se fala muito de Anthony Lopes, dois erros quase consecutivos, vem relançar mais a "discussão". André Martins, Capel, André Martins, Capel, estes 4 juntos, actualmente não fazem 1, não percebo o porquê da insistência de Marco Silva.
    Já agora, quem tem coragem de continuar a insistir que Miguel Lopes é melhor que Cedric? Isso já não é uma opinião.. é casmurrice.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 5, 2015 at 10:37 pm

      Exacto, quando o Adrien está bem o Sporting também fica melhor. Há uns dias é que vi aqui alguém a criticar bastante o Adrien e apontar-lhe muitas lacunas, até as pode ter, mas que é um jogador muito influente no Sporting lá isso é.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Março 5, 2015 at 10:39 pm

      O problema é que o Cédric também não é um bom lateral direito! Entre um e outro deve ser difícil a escolha!

      Entre e outro deveria aposta no Patrício que tá visto que para a baliza também não se ajeita muito :) brincadeira aahha

      Concordo que acaba por ser um resultado justo e o SCP está praticamente apurado para a final!

    • Filipe M
      Posted Março 5, 2015 at 10:48 pm

      Para ti só é erro se der golo? É que contra o Belém, além do golo, foi mais um, por exemplo. É uma maneira simpática de ver as coisas, lá isso é verdade.

    • Nuno R
      Posted Março 5, 2015 at 10:50 pm

      Sintonizaste uma rádio inglesa que estava a dar o Burney-Wimbledon? Foi um jogo fraco, aos repelões, muitos passes falhados (aquele ervado também deixa a desejar).
      Valeram os golos, o primeiro numa fífia "a la sagres", o segundo (1º SCP) num lance de bola parada, depois os outros dois sim devido a jogo jogado.
      Nessa do ML tens toda a razão, o homem é um real cepo, mas lá está, a mania é falar que ele é melhor que o Cedric, por isso… ah, e o William voltou a ser o pior em campo, não desarma, não faz passes, não se mexe…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 11:43 pm

      Nuno R,

      Já sabes que na rádio qualquer bola que passa do meio campo, é logo grande oportunidade de golo! Mas não, pelo que disseram foi um jogo disputado, nem sempre bem jogado, mas sempre intenso e com oportunidades em ambas as balizas… e golos. Acho que é isso que se pede num jogo de futebol, a maioria das vezes :)
      Em relação ao Cedric e William, o costume, sempre fraquinhos. Bom é o Miguel Lopes e qualquer outro que não faça de pino, como o William faz consecutivamente. Nem um saco de tremoços vale! :D

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 11:44 pm

      Rodolfo,

      Não sei o que defines por "bom". Para o nosso nível (campeonato português) considero-o um bom lateral… ao pé do Miguel Lopes, excelente (muito mais resistente, muito mais apoio no ataque, muito mais rápido a recuperar no terreno para defender)!

    • Rodolfo Trindade
      Posted Março 6, 2015 at 12:18 am

      Luis para o nível do campeonato concordo, para o nível de uma equipa como o SCP é horrível!

  • João Ribeiro
    Posted Março 5, 2015 at 10:32 pm

    Nem vou comentar o jogo porque nao o vi.. Apenas vi agora o resumo.
    Sportinguistas, continua o Patrício a ser um dos melhores GR do mundo e a Sagres é que o quer denegrir?
    Mais a serio, acho que não é mau guarda-redes mas tem o mesmo problema do Artur.. nao estao muito tempo sem dar frangos e ainda por cima costumam faze-lo, (aqui especialmente o Artur), nos jogos importantes.
    A diferença é que a maior parte dos benfiquistas ja se apercebeu disso no Artur enquanto que os sportinguistas ainda andam "cegos" com o Patrício.
    E sem mais rodeios, e nao, não é estar a provocar o sporting, o Anthony Lopes devia começar a ser o titular da seleção porque tem mais qualidade. eu pelo menos fico mais descansado em ve-lo a ele na baliza. Assim, como fico mais descansado a ver o Julio que o artur..

    • Alexis
      Posted Março 6, 2015 at 9:51 am

      Ainda assim como benfiquista não trocava o Artur pelo Patrício. Só mesmo no factor idade, de resto o Artur e tão bom ou melhor que o Patrício.. e claro está o Julio Cesar joga num campeonato à parte destes dois…

  • Nelson Mohr
    Posted Março 5, 2015 at 10:34 pm

    A ver se se faz uma petição para o André Martins não jogar mais pelo Sporting… Não acrescenta rigorosamente nada a equipa!

    • Rui Martins
      Posted Março 5, 2015 at 11:29 pm

      Onde está ela que eu assino JÀ!

      E ah até dou dinheiro para a rescisão imediata do contrato!!!

      Rui Martins

  • Nuno
    Posted Março 5, 2015 at 10:35 pm

    Começámos o jogo com 10 jogadores e terminámos com 10… O Gauld e o Wallyson são miudos sim senhor mas não os convocar parta depois jogar este André Martins que dizem que é jogador de futebol é ridiculo!! Ainda para mais quando na Taça da Liga, onde estes miudos mostraram qualdiade e outro também que por acaso é titular na defesa e marcou hoje e tudo, jogámos contra 4 equipas da 1ª Liga muitas vezes contra jogadores do 11 titular ou suplentes.

    Não consigo entender esta escolha recorrente por parte de Marco Silva que só prejudica a equipa (juntamente com o Miguel Lopes que não consigo ver um pingo de qualidade e sinceramente prefiro o Geraldes… não ataca muito mas também não precisa de ser expulso para tirar as bolas aos adversários). Demorou bastante jogos no inicio da época a tirar o André Martins ao intervalo para perceber que o João Mário era muitissimo melhor e espero que tenha sido a ultima vez que o André Martins esteja no banco de suplente em detrimento do Gauld ou do Wallyson.

    Também não consigo entender porque é que o jogo principal do Sporting passa por meter a bola na linha e cruzar com o Tanaka no 11 (melhor 10 inicial) mas a jogar com apenas 2 médios desde o inicio do jogo percebo que seja complicado meter a bola a circular pelo meio campo…

  • Hugo Silva
    Posted Março 5, 2015 at 10:40 pm

    Ainda dizem que o Patricio é o melhor guarda redes da galaxia??? enfim so os Sportinguistas nao admitem que o Patricio nao é um guarda redes seguro e hoje ja era o culpado de outra derrota e o jogo do chelsea nao vale uma epoca inteira…. Lopes a titular da selaçao

  • Tiago Martins
    Posted Março 5, 2015 at 10:44 pm

    Não critiquem o Ruizinho, «Só ele sabe por que motivo não agarrou a bola».

    Bom espectáculo de futebol, com o resultado a ajustar-se àquilo que se passou em campo. Passo importante para o Sporting alcançar o Jamor, mas este Nacional pode ir a Alvalade complicar a vida aos leões. Corroboro totalmente com as palavras de Manuel Machado sobre as meias-finais jogadas a duas mãos. Taça é taça.

    • Tiago Martins
      Posted Março 5, 2015 at 11:22 pm

      PS: Ai de quem falar na Sagres!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2015 at 11:45 pm

      Pelo que disseram na rádio, foi devido à "luz" do estádio. Não sei se terá sido ou não, mas dizem que o Gottardi sofreu do mesmo mal num lance na 1ª parte.. daí talvez a justificação dele de "só eu sei, mas não vou estar aqui a dizer".

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 5, 2015 at 10:44 pm

    Resultado que acaba por ser justo, mas se a vitória caísse para o lado do Nacional também não seria nenhum escândalo, assim como para o Sporting!

    Na minha opinião é difícil achar destaques positivos do lado leonino, ainda assim destaco Mané pelo excelente golo.

    Patrício novamente a comprometer, Tobias novamente com algumas falhas defensivas (belo golo) e Miguel Lopes esqueceu-se de aparecer.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 5, 2015 at 10:58 pm

    Mantenho o que sempre disse, para mim o Rui Patrício é um excelente guarda-redes, e continua a ser dos melhores do nosso campeonato. No entanto, por mais que não queira está num mau momento de forma. Mantenho ainda que metade dos que aqui comentam (e estou a ser simpático no número), nunca viram um jogo do Anthony, mas sou forçado a assumir que dado o mau momento o Rui tem o lugar de número 1 da seleção em perigo. Na equipa das Quinas não há querer, estatuto ou poder, deve jogar quem é melhor e sobretudo quem está melhor…

  • Nuno R
    Posted Março 5, 2015 at 10:59 pm

    Coisas que se aprendem:

    – Miguel Lopes é péssimo, e sim, é bem pior que o Cedric todos os dias, e todas as noites

    – Adrien é, a seguir ao William, o melhor médio do Sporting, e dos melhores portugueses. Convém é não estar estoirado.

    – Mane não é um ala. Nunca será. Pode ser um avançado acima do razoável. Aliás, foi formado como avançado, mas há uma mania em Portugal de…

    – André Martins é o "1" da multiplicação

    – William mete estes gajos todos no chinelo. Não me venham com tretas de stats e mais não sei quê, ele enche o campo, e só se os grandes clubes forem tapados e o BdC nhurro é que ele para o ano está em Alvalade.

    – Carrillo parece ter voltado aos bons tempos em que se parecia estar a borrifar para o jogo. Cheira-me a transferência no Verão, ou umas longas férias a correr em volta do pinhal de alcochete.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 5, 2015 at 11:10 pm

      Ora nem mais, concordo com tudo.

    • Ricardo F.
      Posted Março 5, 2015 at 11:23 pm

      "André Martins é o "1" da multiplicação"
      Simplesmente genial.
      SL

    • João Lains
      Posted Março 6, 2015 at 12:05 am

      Excelente a do "1.

    • Nuno R
      Posted Março 6, 2015 at 12:18 am

      Todos os meus comentários são excelentes, ao contrario dos cruzamentos do Miguel Lopes.

    • Anónimo
      Posted Março 6, 2015 at 12:51 am

      os cruzamentos do Miguel Lopes sao bons. Falta é lá o Gauld para cabecear as bolas.
      Joao

    • Katia Aveiro
      Posted Março 6, 2015 at 2:20 am

      Dá a desculpa do adrien ter estado estoirado, caindo no exagero de o fazer o 2o melhor médio do Sporting acima do João Mario e dos melhores portugueses. E talvez devesse ter em consideração que o carrillo ta muito longe dos 100% na sua forma física, e necessita urgentemente de descanso. Fez agora os 2 piores jogos da época contra o porto e hoje, ta completamente esgotado, e parece que ja se esqueceu do que ele fez no resto da época, especialmente nos jogos grandes onde foi SEMPRE dos melhores nesses jogos!

  • Diogo Palma
    Posted Março 5, 2015 at 11:03 pm

    Tendo em conta tudo o que se passou hoje na Choupana este resultado acaba por ser muito positivo para o Sporting, na segunda mão desta eliminatória os leões vão jogar em casa e o Nacional já sabe que vai entrar a perder (o 0-0 é favorável ao Sporting) e terá de ir à procura do golo.
    Assistimos a uma boa primeira parte, nem sempre bem jogada mas com várias oportunidades de golo para cada equipa.
    Na segunda parte o Nacional começou por aproveitar um erro clamoroso do Patrício (“mãos de manteiga”), o Sporting reagiu e conseguiu empatar com Jefferson a ser decisivo com um bom cruzamento para o Tobias. O Nacional voltou à vantagem aproveitando um desposicionamento defensivo do Sporting e depois com a expulsão do Miguel Lopes (foi mal expulso, não houve falta) as coisas pareciam feias para os homens de Marco Silva mas valeu uma bela jogada do Adrien a servir o Mané que marcou um belo golo.

  • Diogo Palma
    Posted Março 5, 2015 at 11:03 pm

    A nível individual destaco:
    Patrício: Esteve muito mal no primeiro golo sofrido, um guarda-redes da sua qualidade não pode ter erros destes. Acabou por ter pouco trabalho visto que sem contar com os dois golos o Nacional pouco rematou à baliza leonina apesar do perigo criado em várias jogadas.
    M. Lopes: Foi mal expulso mas quem tem amarelo não pode entrar daquela maneira numa disputa de bola, não justificou a titularidade e provou que não acrescenta nada ofensivamente (péssima qualidade de cruzamento e drible) e mesma na defesa teve muitas dificuldades.
    P. Oliveira: No meio de tanta confusão na defesa tem sido um dos jogadores mais esclarecidos e assertivos, não fez uma exibição imaculada mas esteve bem e atenuou alguns erros dos seus colegas.
    Tobias: Esteve no melhor e no pior marcando o golo do empate (belo cabeceamento) mas depois ficou muito mal na fotografia durante o duelo com o Lucas João que deu o 2-1 aos madeirenses. Apesar de alguns erros deve vários cortes de grande qualidade.
    Jefferson: Teve dificuldades na defesa e no ataque (teve pouco apoio em ambos os processos, algo que tem de ser retificado principalmente pelos extremos) mas acabou por ser decisivo na cobrança de mais um livre que deu golo aos leões. É este capitulo dos cruzamentos que diferencia o brasileiro dos outros laterias, se ele não tive esta valencia era um jogador vulgar.
    William: O meio-campo não este nada bem (melhorou com a entrada do Adrien) mas o português foi o melhor tanto no equilíbrio defensivo, como na construção de jogo e na organização do ataque. Na segunda parte foi um dos jogadores que mostrou mais vontade de levar a equipa para a frente.
    J. Mário: Fez talvez o seu pior jogo de leão ao peito, esteve muito mal, lento e desatento. Começou o jogo a fazer uma falta infantil que o condicionou com um amarelo e a acumular a isso os vários passes falhados e as perdas de bola que prejudicaram a equipa.
    A. Martins: Voltou a não justificar a presença na 11 (ou mesmo no banco ou no plantel … até parece que não têm o Wallyson e Gauld), é um jogador muito mas mesmo muito fraco. Não basta ter técnica e toque de bola para se ser jogador.
    Carrillo: Voltou a fazer um péssimo jogo onde se mostrou particularmente egoísta, decidiu muitas vezes mal lances que poderiam ter dado golo à equipa. Ele só continua na equipa devido à escassez de extremos que o clube apresenta porque caso contrário já estaria no banco.
    Mané: Procurou em demasia o jogo interior e apesar do golo que foi decisivo não fez um grande jogo, para jogar a extremo tem de se tornar mais vertical e melhorar a sua capacidade de cruzamento. Mesmo sem encantar deve manter-se no 11 nos próximos jogos devido ao desgaste e má forma de Nani e Carrillo.
    Tanaka: Teve um jogo ingrato, a bola não lhe chegava e esteve sempre muito sozinho na frente do ataque. Correu muito mas na hora da verdade não esteva no sitio certo também é verdade que não foi servido da melhor forma pelos seus colegas.
    Slimani: Esforçou-se e pressionou os seus adversários mas esteve muito trapalhão e denotou-se alguma falta de ritmo. Também é lamentável a falta de ajuda que teve e a má forma como foi servido no ataque, não conseguiu fazer um remate muito por culpa também dos seus colegas que poderiam ter optado mais pelo jogo direto tentado tirar partido do futebol aéreo do argelino.
    Adrien: Entrou e mexeu com o jogo, para mim foi o melhor do lado dos verdes e brancos. Entrou fresco e motivado, pegou na bola e conduziu a equipa para o ataque criando vários lances de perigo e orquestrando o 2-2 com uma bela joga individual.
    Cédric: Entrou para reequilibrar a equipa após a expulsão do M. Lopes mas não acrescentou grande coisa, pedia-se uma maior qualidade de cruzamento e apoio ao ataque sem descurar a defesa devido à inferioridade numérica.

  • Filipe M
    Posted Março 5, 2015 at 11:05 pm

    Opa não sejam assim. Isto já é perseguição ao rapaz. São só duas ou três desconcentraçõzinhas por época. Deixem o Patrício em Paz. Vocês nem sequer assistem à Liga francesa para saber se o Lopes é mesmo bom ou não.

    • Hugo Silva
      Posted Março 5, 2015 at 11:10 pm

      Olhe por acaso sou fa do Lyon e vejo muitos jogos …e para mim o Lopes é melhor que o Patricio

  • Carlosfcp
    Posted Março 5, 2015 at 11:10 pm

    Carrillo hoje pareceu mais virado para Norte…

  • druyda
    Posted Março 5, 2015 at 11:20 pm

    O Patricio sempre teve boa imprensa, nunca percebi porquê. É um GR acima da média mas não é nenhum Vitor Baia.

  • Filipe M
    Posted Março 5, 2015 at 11:22 pm

    Patrício no final do jogo disse "só eu sei porque não agarrei a bola". Não Rui, eu também sei.

    • João Dias
      Posted Março 6, 2015 at 8:21 am

      A partir de agora em vez de ser " só eu sei porque não fico em casa " passa a ser "só eu sei porque não agarrei a bola". xD

  • Diogo Palma
    Posted Março 5, 2015 at 11:33 pm

    É notável a quantidade de benfiquistas que seguem a par e passo todos os jogos do Sporting e exultam com os erros do Patrício … enfim!

  • Diogo Palma
    Posted Março 5, 2015 at 11:33 pm

    Só quem lá está é que erra, falar é fácil …

  • Anónimo
    Posted Março 6, 2015 at 12:28 am

    Vai mais uma sagres? é melhor nao conduzirem mais este ano. O carrilho por 25 M mínimo.
    Aqueles dois foras de jogo assinalados ao nacional sao demais. Nao levaram uma goleada por acaso ou porque os fiscais tiveram medo de uma inundação em Lisboa. e o nao assinalado ao sporting é bem pior do que o do maxi mas nem assim.
    Isto com o Gauld e o Wallyson mais a sua marca assombrosa de 3 golos cada na 2ª liga é que era! Tambem compreendo, todos menos os que lá estão.
    Para o ano sem o Nani e sem o William quero ver. Onde é que o MS se foi meter!
    Facto: desde que o BC recomeçou a falar ainda só ganharam uma vez. 7 jogos.
    Joao

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Março 6, 2015 at 3:59 am

    De maneiras que eu vou dizer uma coisa que toda a gente vê mas poucos querem admitir: não há um único jogador do plantel do Sporting que eu ache que fosse uma mais-valia no plantel do Porto ou do Benfica, comparativamente aos jogadores dos referidos clubes, em qualquer posição. E portanto anda toda a gente a perder tempo em análise mais ou menos sérias quando a verdade é só uma: o plantel do Sporting não vale um caracol! Agora, fica na consciência de cada um se quer perder tempo a analisar jogos do Sporting ou não.

    • Diogo Palma
      Posted Março 6, 2015 at 10:42 am

      Até parece que o William não era titular no Benfica ou Porto, o J. Mário, Adrien, Nani, Carrillo, etc também devem ser apenas coxos que nem na equipa b do Porto ou Benfica teriam lugar.

    • V. Branco
      Posted Março 6, 2015 at 1:55 pm

      Adrien, a sério???
      Sim, só na B mesmo.
      Ui e Nani uma loucura!!! De caras tira já a correr o lugar ao Sálvio ou ao Gaitán!!! Isto contando que, salvo erro, tem mais um golo marcado do que cada um dos defesas do Benfica!!

    • Joao
      Posted Março 6, 2015 at 2:33 pm

      O Plantel do Sporting nem sequer é inferior ao do Benfica indivualmente. Coletivamente é, sim, muito inferior, mas a nivel de jogadores não é inferior. Mas o que conta é o coletivo e aí sim, é muito inferior ao de Benfica e Porto.

    • Anónimo
      Posted Março 6, 2015 at 2:57 pm

      Entao o William ia tirar o lugar ao jogador com mais recuperações de bolas do campeonato (Casemiro) que ainda por cima já ajudou a equipa em várias ocasiões com golos?

      Jozef

  • Alexis
    Posted Março 6, 2015 at 9:55 am

    Pronto la está o que disse a meio da semana…
    Ainda bem que o Patrício é bom no jogo aéreo e só tem umas desconcentrações de longe a longe…
    Aliás o jogo do Chelsea mostrou como ele é bom GR (vai ser usado durante duas épocas para o desculpabilizar de todo e qualquer erro).
    Ainda me atacam quando digo que prefiro ainda assim o Artur ao RP.. Opa vou beber uma Sagres mas é…

    • Joao
      Posted Março 6, 2015 at 2:32 pm

      E o jogo com o wolfsburg? e o da luz? 2 jogos em que Patricio mais uma vez esteve fantástico. Mas como ele dá uns 2/3 frangos epoca, é a única altura em que vocês podem aparecer, porque grandes exibições faz bastantes.

    • Alexis
      Posted Março 6, 2015 at 2:47 pm

      Joao, o Roberto também fez jogos fantásticos. Mas como sofreu 3 ou 4 frangos, e como não transmitia confiança à defesa, foi escorraçado pelos adeptos.. percebe a diferença? A cultura da exigência.. É que ele dá os seus frangos com uma regulsridade incrível para um GR titular de uma equipa que se diz grande e mesmo assim continuam a achar que é o melhor GR da liga e o melhor português…

Deixa um comentário