Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Guardiola reconhece: “Resultado não espelha a diferença entre as equipas. Mas quando marcas sempre que chegas lá, não há táticas que resolvam isso”

Acabou por ser um jogo atípico dos Citizens, que são claramente a melhor equipa do Mundo mas que por norma exageram na maneira como pecam na finalização (são quase precisas 10 oportunidades para marcar 1 golo). E hoje foi o contrário, poucos lances claros e todos resultaram em golo. Já os elogios a Matheus são naturais, é um médio que tem características distintas dos demais.

Pep Guardiola reconheceu que a diferença entre o City e Sporting não se espelha no 5-0. “Foi bom, mas a diferença entre as duas equipas não ficou patente no resultado. Admiro muito a forma como eles jogam. Nos primeiros cinco ou seis minutos, vimos como eles alteram o centro de jogo, correm nas costas, como fazem as transições… A organização é muito boa, mas a diferença, hoje, foi que, sempre que chegámos lá, marcámos. Quando isso acontece, é fácil. Hoje, alguns jogadores não estiveram no seu melhor e há coisas que podemos fazer melhor”, começou por dizer o espanhol. Já questionado sobre as palavras de Amorim, que disse que o City é a melhor equipa do Mundo, respondeu: “Agradeço, mas a melhor equipa do mundo é o Chelsea, porque conquistou o Mundial. Eles são os melhores do mundo. Eu gosto de ver a minha equipa jogar, sem dúvida, mas sei o que procuro, e sei que podemos fazer melhor. Sei perfeitamente a equipa que defrontámos, quão bons são em todas as áreas. Matheus Nunes é um jogador excecional, os laterais têm velocidade… Mas é difícil quando o adversário chega lá e marca sempre. Não há táticas que resolvam isso”.

48 Comentários

  • Pao com Presunto
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 1:39 pm

    Guardiola faz lembrar aquela menina santinha da turma que tinha grandes notas, portava-se bem e sentava-se na fila da frente, mas depois na auto-avaliação avaliava-se como mediana. Aquela modéstia oca que até mete um bocadinho de nojo.

    Em futebol jogado, são a melhor equipa do mundo sim. Pode melhorar alguns aspectos, mas por agora o Chelsea “apenas” lhes morde os calcanhares. E digo isto, sendo grande fã de Tuchel e do trabalho que tem desenvolvido no Chelsea.

    • Hugorr
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 10:20 pm

      Concordo com o que diz. É uma ‘falsa modéstia’ que não me diz nada, e que até chega a soar mal, quando o exagero é tal.

    • Xyeh
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 2:41 pm

      Na teoria equipas como o Liverpool, PSG, Atlético de Madrid e Bayern com os seus plantéis deviam e podiam jogar futebol tão bom como o de City, o PSG e Atlético penso que não chegam lá mas Liverpool e Bayern podem embalar para isso.

  • Fantantonio
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 1:33 pm

    Como alguém que foi bastante crítico da falta de disciplina tática do Matheus, pois era um jogador com tendência a arriscar bastante e negligenciar a compensação do espaço (o facto de os 2 médios do Sporting terem que fazer piscinas para cobrir muito do terreno de jogo não favorecia nos jogos em que acabávamos por partir a equipa) e a linguagem corporal em certos jogos, alguém com a sua estampa física não pressionar e ir ao choque como devia e mostrar algum desinteresse com certos tiques de craque sem muito a provar, acho que nesta temporada tem dado um salto de qualidade tremendo. À exceção de um punhado de jogos, tem sido constantemente dos melhores jogadores do SCP e eu que aprecio consideravelmente mais o estilo de jogo do Bragança, neste momento percebo perfeitamente a opção do treinador e não trocava, dou completamente a mão à palmatória.
    Dito isto, o Guardiola por vezes exagera bastante nos elogios, o Matheus tem muita capacidade e muito potencial, não se notou a diferença de qualidade para os adversários, mas melhores médios do mundo já é esticar, quanto mais jogadores. No entanto, espero que não o venha buscar ou se vier, que deixe Grealish money por cá ahah

  • Rui Conceicao
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 11:57 am

    Sem dúvida que tem evoluido imenso nesse capítulo. E se conseguir evoluir mais, vai ser sem dúvida um dos médios do futuro. Bom para nós seleção (apenas quando tivermos um selecionador nacional que põe as equipas a praticar bom futebol) e bom para o Sporting porque fará um encaixe signficativo.

  • Artur Trindade
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:04 am

    Comentário clínico e exacto.
    Sporting nada pode fazer contra uma equipa que sempre que lá vai, marca.
    Como disse Amorim, a equipa estava muito mais madura do que contra o Ajax, e mereceu o apoio total no final.
    Matheus tenho-o dito sempre, a capacidade de mudança de direção e aceleração é brutal, naturalmente fez parecer Bruyne e Bernardo pinos nesse aspecto, é também muito forte no passe longo.
    Quando se faz fantasticamente as coisas difíceis e se falha alguns passes simples de curta distância, temos a definição de enorme potencial, é corrigir o passe simples e curto.
    Vitinha está muito afinado e aprimorado, já está amadurecido, mas é muito mais curto, o potencial é menor.
    incrível a perspicácia de Guardiola a referir que Bernardo veio do Benfica, e estaria contente!?, também por isso. Guardiola conhece o jogador-adepto que tem e nós também. Isso gera anti-corpos sem necessidade, pois é um bom menino, e tem nestes jogos a oportunidade de jogar nos grandes palcos do seu país, pois tal como Pauleta, apenas tinha experimentado divisões secundárias, em Portugal.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 8:32 am

    Até acho que o Matheus Nunes encaixava muito bem neste City do Guardiola, seria um jogador que via o espanhol a transformar. Quando apareceu era um médio que carregava a equipa para a frente, mas ainda pouco culto tacticamente e que falhava alguns passes. Hoje em dia é um médio completo, sabe quando acelerar e quando pausar, utiliza muito bem o corpo, tem uma noção espacial e tática muito boa e até no passe já faz a diferença. A equipa de Guardiola que “precisa” de um médio com este tipo de características, poderia ser uma opção muito boa para o Matheus Nunes dar o salto, vamos ver como ele continua a evoluir e se o City irá mesmo decidir avançar por ele, para já parece estar no gosto do Guardiola.

  • Vegeta
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 8:26 am

    Ainda bem que o Bernardo Silva não era titular no Sporting.

    • Artur Trindade
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:38 am

      Amorim está a evoluir como técnico, tal como a equipa.
      Uma das evoluções que terá que fazer e admitiu, é a variabilidade táctica, que neste jogo lhe permitiria entrar com 3 médios, e que ainda não se permite a isso, é ainda muito rígido, com os 3 centrais (aplaudo), e com os 2 médios.
      Tens aí a explicação para ter dito que o Bernardo dificilmente encaixaria neste Sporting, é um 3º médio, e quando é retirado dessa posição, para extremo ou duplo pivot, perde bastantes qualidades. É perfeito para ser vagabundo, e Guardiola mais do que ninguém assume esses jogadores no seu esquema.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 12:25 pm

        O Bernardo escolheria a posicao e seria melhor em quase todas, do meio campo para a frente, do que quem la esta actualmente. Mesmo a extremo/avancado. Menos PL. Mas ja te tinha dito mais ou menos isto aquando da discussao anterior, e nao invalida que tenhas razao quanto ao “tipo” de jogador, mas o Bernardo é versatil o suficiente e tem tao mais qualidade que creio que acrescentaria quase em todo o lado.

        • Artur Trindade
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 1:52 pm

          É a tua opinião, e respeito.
          Obviamente, que estando o Pote como está, se abriria vaga, mas o que disse na altura é que lutaria com Sarabia, apesar de ser menos avançado (Amorim não joga com 3 médios), e ter menos golo.
          A necessidade de ter alguém como Pote, principalmente tendo Paulinho como PL, justifica a insistência de Amorim nele.
          Garante profundidade, explosão, remate e golo, precisamente os pontos fracos do Bernardo.
          Não retiro o valor do Bernardo, mas continuo a vê-lo como jogador de contexto Guardiola, é o melhor do mundo para o carrossel, mas só Guardiola joga com carrossel.

          • fishabc
            Posted Fevereiro 16, 2022 at 4:23 pm

            vai ver o benardo a jogar no monaco depois falamos.
            Olha que nao tava a ser treinado pelo guardiola

          • Sporting1906
            Posted Fevereiro 16, 2022 at 3:22 pm

            O Bernardo no Sporting era de longe o melhor jogador da equipa e era titular indiscutível. Se tivéssemos o Bernardo na equipa, o Pote e o Sarabia é que tinham que lutar pelo outro lugar no ataque (ou o Pote recuava para o meio-campo se conseguisse tirar o lugar ao Matheus)

        • Pao com Presunto
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 1:16 pm

          Foi exactamente isso que JJ viu quando o queria meter a lateral.

          Bernardo acrescenta em todo o lado, menos na selecção (como todos os outros).
          Anda tudo a dormir… ups

  • Andre A
    Posted Fevereiro 16, 2022 at 8:21 am

    A meu ver o pior nem foi o resultado. O City marcou e tirou o pé do acelerador e mesmo quando estava em modo cruzeiro o Sporting nem cheirou sequer o sonho de marcar um golo. E isso para mim espelha mais a diferença deste jogo do que perder por 2 ou 10, não é tão vistoso mas mostra bem o quão longe a melhor equipa em Portugal está. Só como comparação, jogos contra a 3° divisão não têm este nível de controlo do jogo.
    Já sobre o Matheus tinha comentado durante o jogo que dá para ver que ele e o Palhinha tem capacidade para jogar no nível do City.

    • Pyros
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 6:53 pm

      A ganhar por 5 em que é “cada tiro cada melro” é normal. E o City em modo de cruzeiro defensivo (sem arriscar) é muito bom a guardar a bola. A um Liverpool ou Bayern seria mais fácil roubar a bola, mas também seria mais provável sofrer mais uns quantos.

      Mas o nível destes três está muito acima do futebol português. Não diria terceira divisão, mas é mesmo pelo menos um escalão abaixo.

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:59 am

      Palhinha não é superior ao Rodri. Por isso não tem sequer hipotese.

      • Andre A
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 10:56 am

        Bem parece que não se percebeu o que disse… Não disse que seria o melhor jogador do City, nem sequer que seria titular. O que eu disse foi que a meu ver tem capacidade para jogar naquele nível de futebol. O City, Liverpool, Chelsea etc têm todos jogadores que estão noutro nível e jogadores mais medianos.

    • j. chamberlin
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:23 am

      Palhinha é bom, mas nunca vai ter nível para um City. Nem de perto. Vai fazer 27 anos e ainda não provou absolutamente nada internacionalmente.
      Já o Matheus tem potencial para muito. Ótimo trabalho do Sporting com este jogador.

      • Andre A
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 10:16 am

        Um absolutismo sem sentido, ha uns anos ninguém dizia que o Bernardo, Rubén ou Cancelo tinham nível para uma equipa como City. Quem é que metia o Diogo J a PL do Liverpool? Ou o Bruno Fernandes como principal estrela do MU no primeiro mês lá. As condições da equipa à volta dum jogador fazem uma diferença enorme. Além disso ter 27 anos ainda está fresco para um MD.
        O Palhinha tem sim capacidade para jogar num nível bem mais alto e viu se ontem que foi dos poucos a conter o ímpeto do City e principalmente a conseguir lidar com a pressão à perda que eles exercem.
        Tem também uma capacidade invulgar de escapar a amarelos, parece magia às vezes.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 12:23 pm

          Por acaso sempre se assumiu grande potencial para Bernardo e Cancelo. E sempre disse aqui que o Ruben ia vingar. No entanto, isso nao invalida o teu argumento. E concordo!

        • Andre A
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 10:20 am

          Já agora a resposta acima era para o outro comentário. Para este digo, fez a cueca e logo a seguir deixou o mesmo Pogba sem pressão para fazer aquele remate que o Patrício salvou. Não endeuso ninguém, mas sei ver que o Palhinha é completo o suficiente para jogar em equipas que competem por uma champions. Talvez nunca chegue lá, mas se chegar depois estaremos aqui para confirmar se rende ou é flop.

      • Nunop
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:33 am

        Não digas isso, que ele fez uma cueca ao Pogba e ficou o rótulo aqui no blog que fez um grande Europeu…

        Neste momento, Ugarte é superior e Amorim sabe disso visto o 11 que apresentou no Dragão onde o uruguaio foi titular e Palhinha foi suplente.

        • BAFANA BAFANA
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 2:13 pm

          Ugarte não é superior. Ugarte está a jogar num grande nível e talvez superior a Palhinha.

          Ontem o Palhinha fez um jogo de nível Palhão e a mostrar do que é feito. Não concordo que tenha nível de City, mas tem um nível de clube grande, e viu-se ontem que em forma é o melhor mdf que o Sporting tem.

          Ah e criticar o Euro dele epa… o que dizer do Euro dos jogadores que jogam em clubes top mundial…

          • Hugorr
            Posted Fevereiro 16, 2022 at 10:25 pm

            Não me parece que o jogo de ontem seja grande exemplo para elogiar a qualidade de Palhinha, quando o City dominou a seu belo prazer, e tirou o pé do acelerador a meio da primeira parte.

            São dois jogadores com caracteristicas muito distintas, e um será melhor que o outro em determinado contexto.

            Luxo incrivel o Sporting ter dois jogadores desta qualidade para uma posição.

            • BAFANA BAFANA
              Posted Fevereiro 17, 2022 at 10:08 am

              Certo, mas para mim, a par de Matheus foram os dois melhores em campo do lado Sportinguista!

              Como Sportinguista só posso mesmo estar contente por ter os dois sim!! É mesmo um luxo

        • j. chamberlin
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 11:23 am

          Ahahah, pensei logo nisso quando escrevi o comentário. Que ainda ia ter de levar com bocas sobre o “ótimo” europeu que ele fez, à custa de uma cueca.

  • Visconde
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 11:20 pm

    Apesar de achar que Amorim errou na abordagem ao jogo, não há dúvida que correu tudo bem ao City e o Guardiola percebeu isso facilmente. O ressalto no primeiro golo, as escorregadelas, o Matheus Reis a perder a noção da bola, o Bernardo com um remate que entram 1 ou 2 em 10, um remate que ia para Adan desviado no Inácio e um golaço de levantar o estádio.
    Este City às vezes ganha por 1-0 com 30 remates e hoje era cada tiro cada melro. Não justifica a apatia e desnorte do Sporting, mas ajuda a explicar o resultado.
    Matheus é um craque e um dos pilares desta equipa.

  • El Bandido
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 11:16 pm

    Ai e tal, o Vitinha é que é muito melhor que o Matheus…

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 8:03 am

      Elogios de Guardiola a jogadores já é quase um meme portanto não é por aí. Se defrontasse o Vitória se calhar era capaz de dizer que o Jorge Fernandes era um central excecional.

      Matheus Nunes e Vitinha são dois tipos de médios completamente distintos e são ambos do melhor da nossa liga.

      • El Bandido
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 1:00 pm

        Não é pelos elogios do Guardiola, é mesmo para quem viu o jogo de ontem e o jogo no Dragão.

        • Xyeh
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 2:50 pm

          Quem é que jogou bem do FCP no jogo contra o Sporting? Fábio Vieira e? Eu acho que Vitinha pode e vai ser top mundial e o Matheus igualmente, mas é futurologia.

    • Rui Conceicao
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 12:37 am

      Jogadores totalmente diferentes. Não acho que se possa dizer que um seja muito superior ao outro. Depende dos gostos. Parece-me que o Mateus é um jogador que precisa de espaço para explorar as suas carateristicas e não é muito forte em espaços curtos, mas tem uma acelaração com bola brutal (um pouco à imagem daquilo que o Renato Sanches oferece ao jogo). O Vitinha é pura classe, Pauta o jogo duma equipa, tem toque de bola curto, etc. Diria que o Mateus encaixaria bem num estilo de jogo à Liverpool e o Vitinha num à City.
      Saudações Leoninas.

      • Artur Trindade
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:50 am

        Comentário correto, apenas acrescento duas coisas:
        O Matheus tem tido uma evolução constante (normal quando se apelida de grande potencial), que lhe permite gerir os ritmos de jogo, já não é só aceleração única, mas também pausa no jogo, jogar para os lados e para trás. Sai de espaços curtos, apenas precisa de focar e trabalhar o passe curto.
        Quando referes que o Vitinha era excelente para o City, referes-te ao futebol curto, mas aí tem que ser Guardiola a achá-lo, e parece-me que Guardiola prefere ter médios com capacidade de passe sim, mas que sejam também armários, à imagem de Rúben Neves (e Matheus Nunes).
        Referir também que as equipas tipo Liverpool (com muitas transições ofensivas e defensivas), serão 90%, o que exponencia o mercado de Matheus, e diminui o de Vitinha.

        • Rui Conceicao
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 12:03 pm

          Sim, referi-me ao city para exemplificar o tipo de futebol que o Vitinha encaixa melhor, mas acho dificil que alguma vez terá nivel para isso, exatamente pelo facto que referiste, o Guardiola para além dessas caracteristicas também procura essa robustez fisica.
          E concordo com a evolução do Mateus nos espaços curtos, gestão do ritmo de jogo, visão de jogo e qualidade de passe curto e longo.

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 8:15 am

        Concordo com a generalidade do comentário, mas o Matheus não vive só do espaço vazio. Tem sabido arranjar o espaço por ele próprio mesmo em blocos mais fechados. Tem evoluído muito

      • El Bandido
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 3:57 am

        Concordo com tudo Rui. É apenas um comentário para aqueles que metiam o Matheus muito abaixo do Vitinha…

        • Rui Conceicao
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 11:57 am

          Eu percebi, mas com esses nem vale a pena dar conversa.

        • JJoker
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 8:45 am

          Foco no que é importante: nenhum de nós, tendo Vitinha, Matheus, Palhinha, Ruben Neves, Renato Sanches e tantos, tantos outros como seleccionaveis, acredita minimamente que eles possam ser minimamente produtivos quando jogarem por Portugal.
          O desespero deve ser esse.

  • Ricardo F.
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 11:04 pm

    O Matheus Nunes é muito underrated. É atualmente o jogador mais do Sporting e joga uma barbaridade, sobretudo nos jogos grandes, quando tem mais espaço. Oxalá se mantenha muitos anos por Alvalade, a ser menorizado em comparações com outros, mas temo que isso não vá acontecer. Principalmente depois de alguém como Guardiola dizer que é, atualmente, um dos melhores jogadores no mundo.

  • Gunnerz
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 11:01 pm

    Concordo com tudo, aliás foi o q disse na publicacao do jogo. Eu podia estar no lugar de Guardiola!

  • JJoker
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 10:56 pm

    Estava a ver o jogo, as roletas do Matheus, e ficou obvio que estava ali um momento em que o miudo ia ficar debaixo de olho.
    E que feliz eu ficaria se ele fosse para o City, com Guardiola daria o salto que Portugal precisa, para depois chegar à selecção com o Engenheiro, e dar o trambolhão a que já nos habituamos (Jota, Bernardo, Bruno, etc….)

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 10:54 pm

    Como disse, “bons” 25 minutos iniciais. Houve saídas para o ataque e houve alguma bola. Por acaso calhou terem marcado cada vez que lá foram e quando assim é, não há muito a fazer. O Sporting até estava bem dentro do possível (2 ou 3 remates em 30 minutos sofridos contra esta equipa do City está longe de ser mau), sendo certo que ofensivamente nunca incomodou apesar de algumas saídas.
    As palavras do Bernardo e do Pep (pelo menos as que foram proferidas na Eleven) atestam a isso. Jogaram bem melhor na segunda, apesar de terem marcado menos 4 golos.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Fevereiro 15, 2022 at 11:00 pm

      Quanto ao Matheus, são palavras que põe mais olhos nele e aumentam o valor dele em uns quantos milhões. Adoro o Vitinha, até o escolhi no 11 combinado em detrimento do Matheus inclusive, mas a narrativa que aqui existe de muita malta do Porto como se houvesse uma galáxia de diferença entre eles é uma loucura. O Matheus é um médio brutal.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 16, 2022 at 12:18 pm

        Mais do que melhor ou pior sao, essencialmente, medios diferentes.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Fevereiro 16, 2022 at 4:36 pm

          Independentemente disso, a forma como se andava a falar do Matheus agora neste bom momento de Vitinha era surreal. Como se a diferença fosse enorme e incomparável. Perfis à parte, colocar um num nível muito acima do outro não faz sentido. Da mesma forma que o Verratti e o Kante são super distintos, mas dificilmente faz sentidos falar deles como se um fosse de outra galáxia em comparação com o outro. E é isso que vi muito aqui.

  • Joao X
    Posted Fevereiro 15, 2022 at 10:50 pm

    É excecional mesmo. Jogador para outros voos.

    • Foge Quim
      Posted Fevereiro 16, 2022 at 9:03 am

      Incrível o Matheus, já não há palavras para ele. Ugarte também já morde os calcanhares a Palhinha e já vejo com bons olhos a sua venda no próximo mercado e transferências.

      Agora, Pote… meu deus, é gritante o seu decréscimo! Sempre que pega na bola e se vira de frente para a baliza adversaria acaba por exagerar. Um ou dois toques a mais, arrancadas contra 3 ou 4 jogadores, enfim. Quem o viu e quem o vê

Deixa um comentário