Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gyokeres bisa em cima dos 90 e ninguém se fica a rir no Clássico; Evanilson, depois de erro de Israel, e Pepê, na sequência de grande jogada de Martim Fernandes (brilhou na estreia a titular), tinham dado vantagem ao FC Porto

FC Porto 2-2 Sporting (Evanilson 7′ e Pepê 41′; Gyökeres 87′ e 88′)

Deu empate no Clássico, resultado que não permite ao Sporting festejar contra o Portimonense. Os leões mesmo assim saem mais satisfeitos do Dragão, principalmente pela recuperação em cima dos 90, com Gyökeres, que só entrou ao intervalo, a marcar aos 87′ e 88′. Nuno Santos e Edwards, que acabou expulso, também saíram do banco para assistir. Já Israel voltou a mostrar dificuldades e entregou o 1-0. Diomande esteve igualmente errático, enquanto Bragança acusou a sua lentidão. O FC Porto, por sua vez, foi melhor na primeira parte, e até podia ter feito o 3-0, se Chico Conceição não tivesse sido egoísta, mas no segundo tempo quase não passou do meio campo e pagou a fatura. Martim Fernandes, na estreia a titular, fez uma grande assistência e esteve seguro a defender. Pepê também foi decisivo (golo e assistência).

Destaques:

FC Porto: Sentimento amargo para os Dragões, que saem da partida com a sensação que deixaram fugir 3 pontos e quiçá até uma vitória impactante. A turma de Conceição dominou o 1.º tempo e foi aproveitando as borlas do Sporting para se colocar em vantagem, ficando a impressão de que se Chico Conceição tem concretizado o 3-0 em cima do intervalo podiam estar lançados para uma goleada com contornos parecidos aos do último jogo com o Benfica. A equipa portista foi muito mais agressiva e ganhou quase todos os duelos até à hora de jogo, mas com a entrada de Gyökeres começou a baixar linhas para precaver a capacidade do sueco em explorar a profundidade e com isso também perdeu capacidade de ter bola e se chegar à frente, acabando castigada no espaço de 2 minutos insólitos. Os homens da frente estiveram todos em bom plano, com Pepê em maior destaque, marcando e assistindo e sendo o mais desequilibrador, enquanto Evanilson voltou aos golos com uma finalização de classe e Galeno fartou-se de ameaçar arrancadas, colocando em sentido a defensiva adversária. Já Nico foi o parceiro ideal para a vertigem dos avançados, lançando sempre com qualidade e rapidez, mas fica ligado à perda de bola que origina o 2-2. Martim Fernandes, a surpresa no XI, deixou grandes sensações, com uma arrancada soberba no 2-1 e uma exibição muito segura no geral.

Sporting: Exibição desastrosa dos Leões (talvez a pior da época a nível interno), salva nos minutos finais com um empate caído do céu. Amorim ‘inventou’ ao colocar Inácio a fazer o flanco esquerdo e deixou Gyökeres, Nuno Santos ou Morita no banco e o resultado foram 45 minutos dados de avanço ao FC Porto, sendo que ao intervalo o 2-0 era o menor dos males da turma leonina. Mesmo após o recomeço, insistiu na mesma estratégia, apesar de ter lançado Gyökeres, e só após a hora de jogo, já com um sistema mais familiar aos jogadores, o Sporting começou a criar situações perigosas. O 1.º tempo ficou marcado por um exagero de erros individuais, com Diomande (fase péssima) e Israel (ofereceu o 1-0) em particular destaque pela negativa, mas também Bragança, Inácio e Hjulmand (humilhado no lance do 2-0) somaram erros. Já Paulinho foi menos um e Trincão ou Pote não conseguiram pegar no jogo. Valeram as peças lançadas do banco, com Gyökeres em claro destaque, respondendo a dois cruzamentos de Nuno Santos e Edwards da melhor forma. Quaresma também entrou bem e Geny foi importante ao recuperar a bola no lance que dá o 2-2.

XI FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otavio, Wendell, Alan Varela, Nico, Francisco Conceição, Pepê, Galeno, Evanilson
XI Sporting: Israel, Diomande, Coates, Inácio, St. Juste, Hjulmand, D. Bragança, Geny, Trincão, Pote, Paulinho.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

195 Comentários

  • Cuca Beludo
    Posted Maio 3, 2024 at 9:23 am

    Acho bastante engraçado a malta falar com revolta do gyokeres fazer golos e carregar a equipa e etc, mas afinal ele foi contratado para que?
    qual é o papel no PL, não é fazer golos?, então para que tanta revolta
    Ate percebo que ja não estejam habituado a ver grandes PL em portugal, porque é verdade que ja a alguns anos que não temos… mas não sejam ridiculos… o sporting joga bem a bola e este ano finalmente tem o que sempre lhe faltou, um PL

  • RodrigoRealista
    Posted Abril 30, 2024 at 9:20 am

    Não costumo comentar no blog. Mas depois do jogo de hoje há algumas coisas que merecem uma menção.

    1. Abordagem do RA: mais que batida esta abordagem ao jogo, com uma postura cautelosa. Se foi bem ou mal feito? Depois do jogo é fácil perceber. Penso que não contava sofrer um golo tão cedo no jogo, sobretudo com uma oferta

    2. Boa estreia do Martim, mas facilitou muito o facto de defender tanto tempo um corredor com o Inácio a lateral

    3. Galeno-Wendell deixaram o Geny no bolso. Jogo muito solido deste corredor defensivamente

    4. Adoro como se banaliza o campeonato do Sporting, baseando o sucesso inteiramente no Gyokeres. O gyokeres foi apenas o ponta de lança que uma equipa que joga como o Sporting jogou merece. Matador, dominante, com garra e uma vontade absurda

    • João
      Posted Abril 30, 2024 at 2:38 pm

      Foi apenas ? Que lol. Mas alguém acredita que sem o Gyo era campeão ? O homem se não foi 100% foi 95. Alguém que faz 30 golos e umas 15 assistências obvio que é decisivo. Claro que uma equipa funciona como um todo mas ele foi decisivo

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 1, 2024 at 12:05 pm

        O Gyokeres ainda está no bolso do Borevkovic do Guimarães desde a primeira volta. Muito fogo de vista, mas depois disso nunca mais apareceu.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Maio 1, 2024 at 8:30 am

        Ahahahahahaha. Tu se não tivesses perna eras perneta. Já viste? Que cena marada!!

        E num jogo de 11v11 um jogador ser 95% da equipa….tás apresentado

      • RodrigoRealista
        Posted Abril 30, 2024 at 10:15 pm

        E alguém disse que sem o Gyo éramos campeões na mesma? Eu apenas acho que é ridículo banalizar o campeonato, desvalorizando o título só porque temos um Gyokeres. Só isso

  • Valentes Transmontanos
    Posted Abril 29, 2024 at 7:05 pm

    Ninguém vai mesmo falar do narrador da SportTV que não percebeu que o Sporting tinha marcado? “Remate para fora, protestam os jogadores do Sporting”. Isto é surreal. Eu sei que bato muito nesta tecla mas estes gajos são mesmo muito maus. Ok, o clube do coração dele sofreu e ele estava em negação, mas não pode ser. As pessoas pagam balúrdios para demasiada incompetência.

    • Veridis Quo
      Posted Abril 29, 2024 at 10:03 pm

      O Rui Orlando, para lá do clubismo evidente, está completamente senil. Não vê o que se está a passar em imensos lances, troca jogadores constantemente, etc. Completamente incompetente e com falta de preparação.

    • Jeco Baleiro
      Posted Abril 29, 2024 at 8:11 pm

      Não percebeu que foi golo? Como assim? É possível um narrador não perceber que uma equipa marcou um golo?
      Se foi o Rui Orlando da Sport tv (acho que é ele que faz sempre os jogos nas Antas) deve ter sido azia, ou má disposição. O gajo é doente, há jogos que narra como se fosse uma missa, mas quando é o Porto excita-se todo.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Abril 29, 2024 at 9:05 pm

        Se tiveres oportunidade, vê o jogo na SportTV +. Deu ontem de madrugada o jogo inteiro. Passa à frente até ao momento do golo. Foi surreal. Foi o repórter de campo que o corrigiu e tudo (“não não, é mesmo golo”).

  • Nelson Santos
    Posted Abril 29, 2024 at 5:25 pm

    Por curiosidade fui assistir hoje àquela coisa sobre futebol que dá na CMTV à tarde. E ver as reações de Paulo Catarro e do outro senhor que veio da BTV à arbitragem de ontem é prova da qualidade do jornalismo desportivo deste país!

  • Kacal
    Posted Abril 29, 2024 at 4:46 pm

    Já agora com este bis o Gyokeres está a apenas 1 golo de se tornar o 3o melhor marcador da Liga Portuguesa numa só época depois de Jardel portanto desde 2002 superando os 26 golos na Liga de Darwin. Só atrás de Jonas e Bas Dost. O que faltando ainda 3 jornadas e duas delas em Alvalade parece-me óbvio que vai acontecer. E não me admirava nada que atingisse mesmo a marca de 30 golos na Liga esta época sendo que foram mais de 40 no geral. E ainda duplo digito de assistências. Para mim depois destes números e sendo campeão que é uma questão de tempo quem sabe a Taça também. Sem dúvida vale 100 milhões, eu dava!

  • henry14
    Posted Abril 29, 2024 at 1:06 pm

    Os grandes protagonistas deste jogo:
    1) Gyokeres. Levou os companheiros às costas o campeonato inteiro. Não estou com isto a querer dizer que os restantes jogadores são uma m****, estou a querer dizer que Gyokeres é assombroso. Transformou uma equipa de 4º lugar numa de 1o lugar. Rendimento absurdo. Se não fosse a infantilidade do Eduardo se calhar ainda ganhavam;
    2) Franco Israel. O Dragão até uma casa agradável onde podemos dar borlas destas , não é? Para se ganhar no Dragão (mesmo contra este Porto de terceira categoria não se pode cometer erros destes) e Franco decidiu dar um presentinho ao FCP. Guarda redes sem nível.
    3) Martim Fernandes. Grande jogo do miúdo, gostei muito. Não o conhecia. Mais um que vai para a carteira de jogadores lançados pelo Guardião do Norte. Mas a questão é: onde andou este miúdo no resto da temporada? Fora do plantel principal, para estar lá o Jorige, craque esse que foi afastado pelo Guardião do Norte há uns dias?
    4) Deus. Que se passa com o Deus? Vai para Londres às escondidas, mete o Inácio na esquerda, do nada senta o Morita, mete o Gyokeres no banco (para mim tinha que jogar e ponto, não esteve on fire?? Poupanças neste jogo não podem acontecer). Querem ver que Ele afinal é humano??
    5) Guardião do Norte. O especialista em jogos grandes ontem deu uma aula de como não saber ler o jogo com substituições ridículas. O que vale é que ele faça o que fizer não é assobiado nem tem direito a lenços brancos.
    6) Nuno Almeida, o Ferrari Vermelho. Deixou o SCP dentro do jogo ao não expulsar de forma inacreditável St. juste. Porto altamente prejudicado na partida de ontem. Mas atenção que isto muito provavelmente foi o Benfica a meter o dedo ao usar o seu Ferrari pessoal para ficar mais confortável na luta pela Champions.
    //
    Para o SCP era um jogo para cumprir calendário , mas para o Porto era um jogo onde podia se ter destacado nesta batalha que é w luta pelo terceiro lugar, por isso merecia uma arbitragem mais digna.
    //
    O momento alto da noite para mim é o segundo golo do SCP: aqueles dois jogadores do Porto a irem para cima do Edwards é um recitar de como saber defender ??

    • Tiago Abreu
      Posted Maio 1, 2024 at 4:54 am

      Eu acho que o Amorim ainda quer ver o seu clube de coração campeão ?

    • Stromp1906
      Posted Abril 29, 2024 at 7:05 pm

      Porto prejudicado em quê? As duas faltas do St Juste são faltas normalissimas, não é pelo facto dos jogadores do Porto se rebolarem que as torna passíveis de amarelo. Mas percebo a coerência, ao teres que atacares fiteiros, terias que o fazer comparando com alguns jogadores do teu clube.
      O possível lance de penálti é ainda mais surreal, não há qualquer movimento não natural em Diamonde,.
      O único lance duvidoso é o da expulsão de Edwards, ou mostra amarelo ou vermelho a ambos, nunca pode mostrar cartões diferentes, também aqui cuidado ao analisares, porque tirando a possibilidade de jogadores campeões do Mundo terem regras diferentes, não convém “remexer” muito.
      Quanto ao Deus, espero que que tenha defeitos e que por isso ninguém o queira, ganha sobretudo o Sporting.

      • Diogo Oliveira
        Posted Abril 30, 2024 at 9:18 am

        e os fiteiros existem só no Porto e no Benfica? O Sporting está debaixo de alguma aura, que os jogadores são todos uns santos? Eu sou portista, mas olha que encontro mais fiteiros no Sporting do que no Benfica.
        Sobre os lances que desvalorizas, vamos ver um dia que sejam a favor do Sporting e ver os teus comentários.

  • Jeco Baleiro
    Posted Abril 29, 2024 at 12:34 pm

    Exibição miserável e oportunidade desperdiçada para vencer no estádio mais difícil para nós historicamente.
    Culpados: em primeira instância o treinador. Ideia peregrina a de colocar Inácio a ala. Matheus Reis faz falta neste contexto mas se queria inventar desta forma seria mais lógico colocar St Juste na ala direita (ou até Quaresma) e Geny à esquerda (ou Nuno Santos. Bragança tem estado em grande forma mas este jogo pedia claramente Morita para o duelo a meio campo. Parece que Amorim quis sacar coelhos à Jesus mas conseguiu fazer a equipa ser ridícula nos primeiros 45 minutos. O Porto até nem jogou por aí além mas frente a uma equipa desnorteada não precisou de muito para ser claramente superior. Estava no estádio e aos 10 minutos já estava a dizer que o Sporting tinha deitado o jogo fora.
    *
    Depois a fraca exibição de muitos jogadores. Israel a borrar a pintura (o nosso Raya), aquele balão no primeiro golo é para os apanhados, Diomande péssimo, um passarinho autêntico naquela defesa, do Inácio tive pena (não tem qualquer característica para fazer aquele lugar) e o trio da frente praticamente não se viu. Melhoramos imenso com a entrada de Nuno Santos (quem diria) e com o baixar de linhas do Porto.
    *
    Pela positiva Gyokeres, naturalmente, e Quaresma, além do Nuno.
    *
    St Juste deveria ter sido expulso. No estádio não tive essa percepção (até estranhei a saída tão cedo na segunda parte) mas o lance revisto deixa poucas dúvidas.
    *
    Péssima exibição com um resultado que se salva num minuto.

  • Ricardo10_
    Posted Abril 29, 2024 at 9:06 am

    Façam uma estátua ao Sueco, 80% do titulo é dele!!

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 29, 2024 at 8:51 am

    O campeonato aproxima-se do fim mas ainda dá para deixar algumas notas:
    – Martim Fernandes correu bem mas podia ter corrido muito mal. Esta época vamos no jogo 48 e decide colocar o miúdo a titular após um dia atribulado de eleições e num jogo contra o Sporting! Assim se perderam jogadores como Hélder Barbosa (entrou no mesmo contexto), Tomás Esteves e outros. Teve a sorte de ter 45 minutos oferecidos pelo Sporting que lhe permitiram ganhar tranquilidade nas suas acções.
    *
    – Voltamos a justificar a perda de pontos com a juventude mas a média de idades do nosso plantel é 26,67 anos (e não é Pepe que faz isto tudo porque é 1 de 27!). Já a média de idades do Sporting é 25,31 anos e parece uma equipa bem mais madura, tal como a do Benfica campeão era 25,09 anos. Logo não é por passar a vida a contar esta mentira que isto irá ser verdade!
    *
    – Nitidamente Sérgio é um treinador que não parece confiar no seu banco de suplentes. Ontem as primeiras substituições são ao minuto 79 e depois apenas faz mais 1 nos descontos, além de que são completamente mal feitas a meu ver. Se o objectivo é recuar as linhas e dar a iniciativa ao Sporting para jogar em ataques rápidos qual a lógica de retirar Evanilson e colocar Taremi, que é um jogador mais lento e com outras características que não as de número 9? Depois entendo que confie plenamente na dupla que lhe garante melhor futebol mas Eustáquio deixou de contar? É que Nico estava pelas costuras e aguentou o jogo todo sendo um dos intervenientes pela negativa no 2-2 porque o corpo já não estava a responder ao que a cabeça pretendia. Já Eustáquio, que tem quase 2200 minutos esta época, apenas fez 66 minutos dos últimos 990 minutos (Março e Abril)!
    *
    – Este será mais um campeonato que ficará manchado pelos erros constantes de arbitragem. O Porto está no lugar que está por culpa própria mas os erros (a seu favor ou contra) que existem em todos os jogos, bem como os dos adversários (inadmissível como o árbitro do Chaves-Estoril diz que há condições para continuar os últimos minutos, por exemplo), são por demais evidentes até ao olho nu (pior ainda se soubermos que existe VAR).
    *
    – Otávio é um Carmo Maregado! Não consigo ver nenhuma diferença na quantidade de erros cometidos com a excepção da força física e velocidade, pelo que me faz confusão como apostamos 20M num jogador que não conta e depois mais 12M por um que parece ir pelo mesmo caminho. Para dar continuidade ao processo, Zé Pedro é um Fábio Cardoso mais tranquilo mas com os mesmos erros de colocação que o seu colega, pelo que as duplas de centrais (já usamos algumas 11 esta época) tem sido uma das causas de estarmos onde estamos. Gyokeres no primeiro golo está completamente sozinho no meio dos dois centrais e no segundo nas costas dos dois porque o Otávio fez um deslocamento lateral para uma tentativa infrutífera de 2 para 1 com Wendell.
    *
    – Pinto da Costa podia ter saído pela porta grande mas escolheu a dos fundos (tal como demonstra o resultado avassalador das eleições), contudo os portistas conseguiram-me orgulhar e dar-lhe uma bonita homenagem no seu último clássico enquanto presidente portista. Não só a sua guarda pretoriana como os restantes adeptos que, segundo as palavras de AVB, ainda terão mais uma oportunidade para isso!
    *
    Saudações desPortistas.

    • Ricardo10_
      Posted Abril 29, 2024 at 10:46 am

      O Porto esta época foi mais beneficiado ou prejudicado pelas arbitragens? O grande problema de uma parte dos adeptos do Porto, que agora se queixam de arbitragens, é que antigamente eram beneficiados em 200 lances e prejudicados em 5, e agora são beneficiados em 100 lances e prejudicados em 20. Estavam e continuam a estar mal habituados.

      • Jasomp
        Posted Abril 29, 2024 at 11:10 am

        Mas isso não são os 3 grandes em igual? Ou achas que um adepto do Vizela não tem mais razão de queixas que um do Benfica, Porto ou Sporting?

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Abril 29, 2024 at 12:09 pm

          A questão de os pequenos serem sistematicamente mais prejudicados é um tanto ao lado porque o facto é que não jogam ‘no mesmo campeonato’. O Vizela hoje é mais prejudicado contra um ‘grande’, amanhã é o Chaves, e a coisa equilibra-se.
          Já os ‘grandes’, competem entre si, e se algum deles for comparativamente mais beneficiado, isso tem impacto na tabela.
          Eu entendo que isto parece uma posição inaceitável e anti-democrática, mas é a realidade. Somos todos iguais só que não somos.
          Na minha opinião este ano foi equilibrado, não por as arbitragens serem boas, mas porque o chorrilho de erros acabou por não ir sempre para um lado em especial.
          E depois há erros e erros. Uma coisa é o árbitro cair sempre para o mesmo lado, outra é, mesmo que tenha erros crassos, deixar passar outras oportunidades melhores de beneficiar uma equipa. Quando o árbitro não marca um penálti ou uma expulsão subjectivos, não é porque depois dá um amarelo ou canto inexistente que vou dizer que estava comprado. Por favor, se estivesse comprado agia nas oportunidades fáceis. Que são bastantes.

          • Ricardo10_
            Posted Abril 29, 2024 at 2:29 pm

            É isto! Esta época a classificação é perfeitamente justa. Todos foram beneficiados e prejudicados de forma mais ou menos igual, o Sporting foi claramente melhor, e o Porto teve mais jogos banais e medíocres que o Benfica.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 29, 2024 at 10:56 am

        Não faço ideia se foi beneficiado ou prejudicado, falei das arbitragens em geral! E até dei um exemplo do Chaves-Estoril, vê lá tu bem.

        O grande problema que referes é característico de todos os clubes grandes, não só do Porto. Queres exemplos? Os mesmos que se queixaram da expulsão perdoada ao Di Maria, nada falam da de St. Juste de ontem! Queres mais? Os mesmos que se queixaram da arbitragem do Sporting-Benfica, nada falam da murraça do Otamendi! Continuo? Tenho muitos exemplos aqui guardados no saco azul (até fiz uma piada, saco azul que é um processo do Benfica ahah).

        Essa vossa retórica é que eu estou bem habituado, são todos anjinhos e só o Porto é beneficiado!

    • Cody Madison
      Posted Abril 29, 2024 at 9:30 am

      E continua o choro das arbitragens. Um clube que em mais de 40 anos foi sistematicamente beneficiado pelas arbitragens consegue andar a chorar de que é prejudicado pelos senhores do apito. Menos, muito menos.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Maio 1, 2024 at 8:37 am

        Ao menos lê o que o user escreveu. Mas agora assério Estiga, pede pa cagar e sai

      • Diogo Oliveira
        Posted Abril 29, 2024 at 4:17 pm

        Na mesma lógica que os Sportinguistas se queixam, e com razão, da expulsão injusta do Coates há duas épocas, não podemos, agora, queixar-nos? O facto de ter existido o Apito Dourado tirou-nos esse direito, foi? Festejou-se há pouco dias o 25 de abril, mas, pelos vistos, para algumas pessoas isso não existe.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 29, 2024 at 10:32 am

        Não sei onde viste que eu chorei a arbitragem do jogo mas das tuas lágrimas temos o blog cheio, é algo que já nos habituamos!

        És mais um dos que só fala quando é prejudicado! Por isso é que também tens vários nicknames, assim nunca nos cansamos das tuas várias aparições!

      • Jasomp
        Posted Abril 29, 2024 at 10:19 am

        Mais uma vez a superioridade moral dos impolutos…é incrível a vossa lata.

  • Bayern de Monchique
    Posted Abril 29, 2024 at 7:42 am

    Primeira parte controlada por parte do Porto a partir do momento em que o Sporting abdica do jogo em profundidade. Paulinho não estica como o Sueco. Inácio estava ali para precaver. Geny pouco interventivo. Fico com a sensação que o Ruben Amorim estava mais interessado em tentar controlar o Porto do que propriamente jogar como tem jogado.

    Sérgio esteve bem na medida em que colocou o filho a apoiar o jovem Martim. Não só permitiu ao defesa fechar mais por dentro e anular, muitas vezes, Pote como também garantiu superioridade numérica nesse sector. E é por isso que acho que o 1º golo do Sporting não pode acontecer. Até à saída do Chico, a coisa esteve +/- controlada. Após a substituição, Pepê encosta-se à direita com Romário Baró atrás. Amigos Pepê e Romário… Com Nuno Santos constantemente aberto na esquerda, um dos dois tem de ajudar o lateral. Bola. Martim pressiona o Nuno, Zé Pedro vai ao primeiro poste, a linha estica, e Gyökeres ataca o espaço entre os centrais.

    Sérgio esteve mal quando mete Taremi em campo – o Iraniano não é jogador de atuar sozinho muito menos quando o Porto joga (ou abdica de jogar) em bloco baixo – e quando não substitui Nico. Grujic não conseguia fazer ali 10-15 min? Os níveis físicos de Eustáquio estão assim tão maus? É mesmo urgente um 8 que não tenha medo de assumir o jogo e ao qual a bola não queime.

    Tirando aquele minuto fatídico, do ponto de vista Portista, jogo bem conseguido. Fica a certeza que Martim Fernandes deve permanecer e merecer minutos e que Nuno Almeida já devia ter colocado os papeis para a reforma há muito tempo ;)

  • Tiago Silva
    Posted Abril 29, 2024 at 7:37 am

    O Amorim deu uma parte de avanço. Não consegui perceber a opção do Inácio a ala e o Diomande a central esquerdo. Se o Inacio até nem esteve mal no seu papel, o Diomande foi um desastre. O Sporting entrou também bastante nervoso e errou muitos passes em zona proibida.
    *
    O Amorim deveria ter entrado com o Morita e o Nuno Santos como titulares, mesmo sem o Gyokeres. Com o Bragança o Sporting perdeu o meio-campo e já se sabe que nos jogos frente ao Porto a batalha no meio-campo é fundamental pela forma como eles passam da defesa ao ataque muito rapidamente. Mal o Amorim a perdoar aqui, o Nuno Santos também daria uma profundidade bem maior do que o Inácio e a falta de profundidade deixou o Martim à vontade na sua estreia (talvez o Amorim pensasse que iria ser o Pepê ali mas o mesmo se aplicaria, com um Nuno Santos mais profundo o Pepê ia ter mais dificuldades em subir no terreno). Depois o Gyokeres claro que foi fundamental, apesar de ter estado bastante errático no 1×1 e ter perdido bastantes bolas, mas a capacidade que ele tem em esticar o jogo é fundamental na forma de jogar do Amorim.
    *
    Quanto ao Porto, entraram com intensidade e fizeram um jogo normal que fazem em clássicos. Quando se joga com esta intensidade mesmo sem decidindo bem, fica-se em grande vantagem. Mas relaxaram no fim e o Sporting aproveitou. Acabou por ser um jogo bem equilibrado e o empate ajusta-se. Nota para o Martim que fez uma bela estreia (apesar de ter errado alguns posicionamentos nos lances dos golos), é melhor do que o Jorgie às claras já deveria ter muitos mais minutos. Imagino que se for aposta já será ele o titular em vez do João Mário no final do ano.

  • AdeptoImparcial
    Posted Abril 29, 2024 at 7:13 am

    Bem, que este empate sirva para compensar todos os jogos em que também mereciamos mais contra o Porto e que, por uma razão ou por outra, não conseguimos. Pois entre uma das piores primeiras partes da época – entre esta e a da Atalanta, venha o diabo e escolha – ou dois golos caídos do céu, nunca na vida fizemos por merecer um empate, quanto mais uma vitória.

    Amorim começou à JJ versão David Luiz para tentar tapar Francisco Conceição – entendo o talento e perigo do miúdo, mas tem assim tanto estatuto como um Hulk tinha para fazer uma adaptação nunca antes feita? – e foi obrigado a corrigir-se várias vezes ao longo do jogo – mesmo ao intervalo, volta a errar tirando Bragança para testar Paulinho-Gyo e, mal viu que não ia dar, volta a emendar e mete Pote na frente again com Morita a 8. Felizmente, lá acertou e, após dar mais de uma parte de avanço ao Porto, conseguimos equilibrar um bocado, apesar de não termos tido caudal ofensivo para merecer um golo sequer. Tivemos a estrelinha de campeão, se bem que não acredito muito que o tal empate venha mudar muita coisa – tira ligeiramente a pressão de sermos obrigados a vencer 2/3 jogos, visto que podemos vencer 1 e empatar 2 para sermos campeões – Benfica nunca nos apanha na DG.

    Individualmente, Israel volta a estar inseguro com os pés – já tinha sido assim contra o Benfica, mas como fez aquela defesa ao remate do Di Maria, a malta preferiu esquecer – e, desta vez, comprometeu. E, com isto, nos poucos jogos do campeonato que fez, já tem 3 erros diretos, sendo que hoje foi um exemplo perfeito para contestar a ideia absurda de que o uruguaio tinha melhor jogo de pés que um dos melhores GR do campeonato nesse campo – recomendo imenso rever o jogo em casa contra o Porto e ver a pressão intensa feita ao Adán na altura de jogar com os pés e o facto deste não ter falhado um único passe. Ainda fez uma boa defesa a evitar o 3-0, mas foi mais prejudicial do que outra coisa ontem.

    Geny tapou bem Galeno, mas não contribuiu muito ofensivamente. Centrais estiveram desastrados: Juste deixou escapar Evanilson várias vezes e quase ia expulso, Coates precipitou-se e saiu de posição várias vezes – abriu buraco no segundo golo – e Diomande claramente já não volta ao nível pré-CAN esta época. Inácio, coitado. Enfiaram-no a DE e fez o que pôde, mas mal foi para central, melhorou imenso. A entrada de Nuno Santos foi, obviamente, positiva e impactante no resultado final.

    Hjulmand teve dificuldades defensivamente – escorregadela no segundo golo foi mais azar que outra coisa – como tem sempre que Bragança joga com ele, apesar do português ter melhorado imenso nos últimos jogos. Oferece muito ofensivamente, estava a distribuir bem, mas nestes jogos nota-se imenso a falta de um Morita todo-o-terreno.

    Pote e Trincão mais apagados hoje, tal como Paulinho que termina sem ações de relevo. Gyo entra e, naturalmente, muda tudo, marcando dois golos do nada. Edwards que parecia vir lentamente a melhorar a sua forma, faz a assistência perfeita e depois… perde a cabeça. Algo estranho tendo em conta a sua timidez natural e pouca personalidade para gerar confusão.

    Tal como dito acima, Amorim foi do 8 ao 80. Um 11 falhado, ajustes ao intervalo que não resultaram, mas da mesma maneira que se deve criticar pelo terrível início, também tem de se elogiar pelo final que conseguiu sacar com as substituições que fez. Caso para dizer “mais vale tarde que nunca”, mas a teimosia sempre foi o maior atributo/defeito dele, logo nada de novo para os sportiguistas.

    2/3 vitórias ou 1 vitória e 2 empates servem para ser campeões. É acreditar até ao fim. Temos tudo direitinho na mesa para o banquete final. Vamos!

    SL

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 29, 2024 at 12:12 pm

      Mais um bom comentário, a analisar o futebol. É de mais assim que o blog precisa ?

  • Fireball
    Posted Abril 29, 2024 at 7:06 am

    Ninguém se fica a rir? Se fosse sportinguista já tinha o marquês reservado, estava a rir muito. Precisam de um empate em casa com o Portimonense ou fora com o Estoril. Impensável o Sporting perder esses dois jogos.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 29, 2024 at 5:05 am

    Só uma equipa mentalmente muito forte consegue fazer o que o Sporting fez ontem no Dragão. Foi tão importante como qualquer vitória. O Benfica por exemplo também começou a perder, e acabou goleado. Nós mostrámos o que é ter uma coisa, que nunca tivemos, chamada cultura de vitória, que consiste em vencer por ofício, mesmo que jogando mal.

    O aspeto mais extraordinário do trabalho de Ruben Amorim foi exatamente criar esta cultura de vencer, num clube tradicionalmente derrotista e azarado. Fazer mo fundo o mesmo que o Benfica faz, mesmo este ano, não estando a jogar nada, mas vencendo os jogos pela sua força psicológica. Não é coisa pouca.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Abril 29, 2024 at 10:18 am

      O Sporting tem o bom hábito dos golos tardios.

      Fizemos golos tardios decisivos contra o Vizela em Alvalade, Farense em Faro, o Estrela em Alvalade, o Benfica em Alvalade e ontem no dragão contra o Porto. Foram golos que valeram a vantagem atual.

      Tal como tinham sido os golos tardios a garantir o titulo de 2021. Mas pelos vistos há quem ache que é tudo um acaso e sorte, ah já não mencionando que o Gyo não estava cá em 2021. E que o Sporting apontou 89 golos(!!) em 31 jogos, tendo o sueco apontado 26 e dado outros 10. Não estou de modo nenhum a diminuir o seu papel, estou apenas a dizer que a equipa do Sporting é muito mais do que apenas um avançado.

    • João
      Posted Abril 29, 2024 at 9:38 am

      Acho que o empate de ontem tem um nome – Gyo. Sem ele iam perder , não vejo cultura de vitória nenhuma lol

    • Trofa United
      Posted Abril 29, 2024 at 9:08 am

      Então poupam a expulsão ao Juste e vem falar em cultura de vitória?!

  • Kacal
    Posted Abril 28, 2024 at 11:02 pm

    Sérgio Conceição já viu que não tem mercado em mais lado nenhum pelo menos para clubes que ele podia querer e daí ter avançado para renovação com PdC. Foi preciso as eleições e haver novo Presidente para apostar num jovem como Martim Fernandes. Quem tem cu, tem medo. Mas peca por tardio. Não se entende ter um João Mário que vai tendo algumas lesões e paragens mais um Jorge Sanchez com claras limitações e não apostar no miúdo mais cedo. Não há coragem e ousadia!

    Nunca vou compreender preferir apostar num jogador sem qualidade mesmo que mais velho em vez de um jovem promissor da formação, ainda mais quando esse jogador sem qualidade está cá por empréstimo… mas enfim devo ser eu o louco. Jogaço do miúdo e espero que faça a pré época e seja testado seja quem for o treinador! Que espero que seja um novo treinador, de preferência.

    Fizemos uma bela 1a parte e depois acho que tentamos defender o resultado demasiado cedo e adormecemos. O Sporting subiu um pouco e com Gyokeres estão sempre mais perto de ganhar. Que bicho! Nem a menos de 100% ele perdoa. Mas também vejo este Sporting a sofrer bastante na proxima época caso Gyokeres saia mesmo que Amorim fique. Não me admirava que passassem de 1o para um 3o, por exemplo. Mas o tempo dirá. Hoje não foi bem conseguida a exibição mas foram a melhor equipa em Portugal, sem dúvida. Acredito que vão vencer o próximo com maior ou menor dificuldade e depois será uma questão de quando e onde fechar o merecido título.

  • Fantantonio
    Posted Abril 28, 2024 at 10:55 pm

    Martim Fernandes é melhor lateral do que João Mário, mas Tomás Esteves também era e pronto, está no Pisa. Espero que o Porto saiba gerir bem o miúdo porque sempre demonstrou potencial e hoje fez um jogaço. Chico Conceição e Pêpê são os jogadores do Porto que neste momento são sem dúvida alguma diferenciados em termos de talento.
    Agora… Martim fez um jogaço em parte por culpa dos 45 min que o Ruben Amorim resolveu dar de avanço neste jogo, olhando para o 11 inicial. Possivelmente com receio de levar com um sobrecarga de Conceição e Pêpê, preferiu não arriscar numa posição ofensiva para aquela posição, mas optar por Inácio, não se compreende quando já colocou Esgaio a fazer aquele papel em momentos bem mais delicados, por exemplo. Se houvesse mais largura com Nuno Santos e Pote no flanco esquerdo do SCP, possivelmente não teria posto o miúdo tão à vontade na partida. Diomande na esquerda nunca correu bem e desde que voltou, tanto ele como St. Juste têm legitimidade para reclamar minutos pela sua qualidade intrínseca, mas Quaresma, Coates e Inácio parecem-me ser a linha mais segura nesta altura do campeonato.
    Bragança foi sacrificado no intervalo, mas tirando a escorregadela na sequência de uma transição defensiva num contra-ataque do Porto após canto do Sporting, fez o que todos os jogadores que jogaram hoje no meio-campo de parte a parte fizeram, que se resumiu a duelos pelo controlo do miolo que nunca se consolidou verdadeiramente o que acabou por remeter os momentos decisivos para desequilíbrios nas alas.
    O Paulinho tem sido extremamente produtivo e útil esta época, mas está claramente uns furos abaixo do sueco, que hoje provou, mesmo entrando trapalhão, que dá soluções aos colegas, mesmo em dias em que o último terço está menos inspirado. Geny e Trincão não tiveram assim tantas oportunidades de ir para cima dos adversários e quando o fizeram, não ganharam quase nenhum duelo. Edwards vai do céu ao inferno depois de entrar, com jeitinho, o Sporting ainda fazia uma gracinha sem saber bem como. O inglês claramente tem que melhor alguns aspetos psicológicos para consolidar o seu jogo porque há coisas que são incompreensíveis. E se para o meio-campo, sabemos que há Mateus Fernandes, que temos excelentes centrais, nas alas – se Gyokeres ficar – tem que haver mais alguém com capacidade de desequilibrar, mas mais consistente no último terço. Acredito que o Trincão possa finalmente descolar, mas tanto ele como Edwards, com todo o talento que têm, já provaram não serem sempre de confiança. Não será Afonso Moreira a mudar isso, pelo menos para já, parece-me.
    Tirando aquele minuto em que o Sporting consegue o empate, este foi o pior jogo do Sporting esta época, de longe.
    Para quem no frente-a-frente votou no Israel, fiquem sabendo que preferia 1000 vezes ter o Cláudio Ramos na baliza do Sporting. Pode vir a evoluir, pode ser de momento um bom suplente, mas a posição de GR tem de ser uma prioridade a reforçar na próxima temporada, independentemente do desfecho do presente campeonato.

  • Art Vandelay
    Posted Abril 28, 2024 at 10:44 pm

    O interessante nisto tudo, é que apesar do Sporting ser o JUSTÍSSIMO campeão, tendo sido claramente a melhor equipa do campeonato, o título acaba por ser decidido por um jogador, pois o Benfica mesmo aos trambolhões e a jogar mal que dói conseguiu ir ganhando a maioria dos seus jogos e vai terminar apenas a 5 pontos do Sporting que é uma diferença feita pelo Gyokeres

    Se no Verão passado o Benfica tivesse contratado o Gyokeres e o Sporting o Artur Cabral, estes 5 pontos estariam invertidos e o Benfica é que seria campeão

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 28, 2024 at 11:10 pm

      O Benfica gasta anualmente 120 milhões de euros apenas em salários. Tem a equipa mais cara da história da Liga Portuguesa. Mal se não ganhasse os jogos quase todos, mesmo que aos trambolhões… Até a sua equipa B vale mais do que muitos clubes da Primeira Divisão.

    • Alchimystic
      Posted Abril 28, 2024 at 10:55 pm

      Eu preferia de longe um Amorim sem Gyokeres a um Schmidt com Gyokeres.

    • BrunoV
      Posted Abril 28, 2024 at 10:55 pm

      Ou seja, o campeonato acaba por ser decidido não por um só jogador, mas sim por um departamento de scout, por um diretor desportivo, por um presidente e por um treinador que viram que o sueco poderia ajudar a equipa.
      Isto depois de terem passados os últimos dois anos com o Paulinho a titular e verem o que faltava.
      .
      Se o Benfica tivesse dois dedos na testa na altura da contratação teriam chumbado a mesma, devido a exames médicos ou devido à forma física do jogador. Faz algum sentido dar 25M por um jogador que estava gordo?

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 28, 2024 at 10:40 pm

    Contrariamente a todos, eu considerei a opção pelo Inácio na esquerda uma boa opção para controlar o Chico.
    Percebi a não colocação do Nuno Santos, porque ele ferve em pouca água.
    No entanto, não consigo compreender a colocação do Diomande como central esquerdo, algo que já foi tentado várias vezes e que deu sempre trampa. O pé esquerdo dele é muito fraquinho e só é bom na marcação.
    Eu tinha jogado com o Quaresma no lugar do Diomande, porque assim dava a hipótese de/ou Inácio/Quaresma atacarem à vez.
    No entanto, e depois dos desvarios do Amorim na 1ª parte tinha tirado logo o Diomande, Paulinho e Bragança, e colocado os jogadores que colocou, Gyo, Morita e Nuno Santos ao intervalo. Viu-se que quando o Sporting começou a jogar no sistema normal, o Porto começou a ter imensos problemas

  • Stromp1906
    Posted Abril 28, 2024 at 10:38 pm

    Esta questão de se maximizar a participação do Vicktor como essencial no título, é confirmar o óbvio, já o isso ser um problema…
    Não houve o Porto de Falcão, o Benfica de Jonas? Não é normal as equipas estarem mais dependentes de uns jogadores que de outros?

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 29, 2024 at 3:46 am

      Não se trata disso. Falou-se hoje do assunto porque só se tem falado do Sporting enquanto colectivo, por contraste com os rivais que vivem de individualidades, e alguém se lembrou de pensar como seria o colectivo do Sporting com o Cabral e a falta de colectivo do Benfica se lhe juntassem o Gyokeres. No fundo para dizer que a ideia do colectivo vs individualidades não é assim tão válida.
      Obviamente que o Gyokeres faz o que o colectivo do Sporting lhe proporciona fazer. Mas o tal colectivo de Benfica que não existe também conseguiria pôr o Gyokeres a marcar.
      Após Paulinho, Esgaio, e mais um ou dois, o Sporting parece que acertou no scouting. Tem todo o mérito por isso.

    • Veridis Quo
      Posted Abril 28, 2024 at 11:09 pm

      Também não percebo o choque. É o habitual em Portugal. Jonas, Hulk, Simão, Quaresma, Jardel. O futebol em Portugal é marcado pela maioria dos títulos ter um grande impulsionador individual. Os rivais têm tido mais que o Sporting, talvez o espanto seja por estar um agora de verde, não sei.

      • porra33
        Posted Abril 29, 2024 at 9:00 am

        Acho que terá que ver com ser mais raro. O Gyokeres entrará para essa lista que tens mas os grandes jogadores do Sporting em termos de golos como Dost ou Liedson não levaram o Sporting ao campeonato..

      • Heathcliff
        Posted Abril 29, 2024 at 2:15 am

        Não é bem assim, o tal Porto de Falcão tambem era de Hulk, e a sua equipa era muito forte, assim como o de Lucho tambem era de Lisandro Lopes. Esta equipa do Sporting é boa mas é claramente dependente de Gyokeres e há equipas como por exemplo a daquele Benfica das finais europeias que não era dependente de um jogador, como Cardozo por exemplo.

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 29, 2024 at 10:20 am

          A equipa é do Gyokeres mas também é do Hjulmand. Podemos jogar com o que quisermos.

          • Diogo Oliveira
            Posted Abril 29, 2024 at 10:01 pm

            Não concordo. O Sporting sem o Gyokeres perde muita manobra ofensiva. Duvido que sem ele, conseguissem empatar o jogo. O homem é um craque em todo o sentido da palavra. Aquele 1.º golo é de craque, além de ter sido um excelente cruzamento do Nuno Santos, tem um pé esquerdo fabuloso.
            Mas, concluindo, ofensivamente, sem Gyokeres, o Sporting torna-se razoavel.

            • Neville Longbottom
              Posted Abril 29, 2024 at 11:27 pm

              Não concordo, respeitosamente.
              É óbvio que o avançado pelas caraterísticas que tem molda o jogo da sua equipa. Mas eu também me lembro de como o Porto ficu quando perdeu o Falcao. Veio o Kleber, depois veio o Janko e acabaram com o Hulk a ponta-de-lança. E o Porto do Vitor Pereira funcionava na mesma, teve foi de se adaptar. O Sporting não ia arranjar uma solução mágica para jogar com o Paulinho a 9 quando já não o faz há 10 meses, numa semana com 2 dias de folga do plantel. Não era possível, o Sporting ia sempre acusar a saída do Gyokeres do 11. Isso não faz dele a última bolacha do pacote. O Sporting é também frágil à direita, sem Geny e com Esgaio por exemplo. No meio, sem Hjulmand e com Bragança e Morita (que o Rúben não faz porque prefere baixar o Pote). Há várias peças que, se alteradas, provocam uma queda no rendimento ofensivo da equipa.
              .
              O Sporting não se torna banal sem o Geny, mas o impacto de perder o Pote ou o Hjulmand seria idêntico.
              .
              O Sporting vive do Gyokeres como qualquer clube vive dos bons jogadores. O Ronaldo tem o record de golos do Real Madrid, mas a equipa dependia tanto dele como do Casemiro, não é o teu caso, mas ouvindo muita gente a falar do assunto, dá a ideia precisamente do que foi falado acima. Se calhar as pessoas estão espantadas com o facto de ser possível o Sporting ter o melhor ponta-de-lança em Portugal desde o Jardel, ao nível do Cardozo, do Jonas, do Jackson ou do Falcao.

              • Diogo Oliveira
                Posted Abril 30, 2024 at 9:29 am

                Sim, mas como referiste e bem, nesses casos, o Porto perdeu muita qualidade ofensiva. Apenas conseguiu sobreviver ofensivamente, porque tínhamos o Hulk, que também era surreal para a realidade portuguesa.
                Claro que ninguém joga sozinho e o título do Sporting não será 100% do Gyokeres, tem outros protagonistas e, na minha opinião, o Sporting tem o onze base mais forte e consolidado, porém, ofensivamente continuo a achar que sem o Gyokeres, não iriam ter tantos pontos como têm, o que podia, inclusive, colocar o titulo em risco, porque só tem mais 5 pontos do que o Benfica.
                Não acho que o Gyokeres seja a única diferença do 4.º lugar da época passada para o 1.º desta época, mas contribuiu imenso. Mas, é normal e o Sporting contratou-o para isso.
                Acho que o desafio para o próximo mercado, caso ele saia, será conseguir um atacante que tenha quase a influência que ele tem. Vamos ver, acho que o Sporting vai priorizar a venda de outros ativos e a possível manutenção do Amorim pode ser um trunfo a favor.
                Pessoalmente, gostava que ficasse, seria muito benéfico para o Sporting e para o futebol português e para o espetáculo.
                Mas, sim, percebo o teu comentário e tens razão parcial, a meu ver, no que dizes. Mas, ofensivamente, sem Gyokeres, seria muito dificil empatar o jogo de ontem da forma que o Sporting fez.

    • Jasomp
      Posted Abril 28, 2024 at 10:51 pm

      O Porto do Falcão era muito mas muito superior a este Sporting. O Falcão era decisivo mas não havia uma real dependência.

      • Dark Green
        Posted Abril 29, 2024 at 7:57 pm

        Manca te. O sporting joga mais que o triplo dessa equipa.

        • Jasomp
          Posted Abril 29, 2024 at 10:38 pm

          Ui, nem por sombras.

        • Diogo Oliveira
          Posted Abril 29, 2024 at 9:53 pm

          Não concordo nada. O Porto de 10/11, em termos individuais e coletivos, jogava mais do que o atual Sporting. Nesse ano, o Porto tinha uma equipa surreal para a realidade portuguesa. O atual Sporting nem uma equipa surreal tem para a nossa realidade, tem sim, um jogador surreal, que é o Gyokeres.

  • Veridis Quo
    Posted Abril 28, 2024 at 10:29 pm

    Dizer ainda que, sei lá 20 anos depois, ainda há o privilégio de poder ver Rui Orlando gaguejar, silenciar-se e ficar atónito em situações de perigo/golo contra o Porto. Nunca deixa de ser cómico, mas lá continuará. Na minha memória, fica o visível nervosismo e falta de capacidade para relatar o que acontecia num jogo do Porto em Moreira há uns anos. Numa altura de transições e constantes situações de perigo do Moreirense, estava quase incapaz de falar e houve largos lances a decorrerem em silêncio.
    Presta-se um péssimo serviço na Sport TV, desde as transmissões até à maioria dos narradores e comentadores. Ainda estão nos anos 90.
    Diga-se que isto vai também para um Vidigal da vida em jogos do Sporting, se bem que esse não é narrador.

    • VaideMota
      Posted Abril 29, 2024 at 12:03 am

      Da rubrica: “As coisas que ouvidos atentos apanham.”

    • Mike-UK
      Posted Abril 28, 2024 at 11:58 pm

      Esse jogo em 20/21 foi um dos maiores embaraços de que me recordo em tantos anos a ouvir o Rui.
      Até hoje. Hoje, em plena negação, pediu a todos os Santos para que no 2-1 a bola tivesse ido para fora. Recusou-se a acreditar que tivesse sido golo.
      Por ele, lamentei.

  • Diogo Oliveira
    Posted Abril 28, 2024 at 10:19 pm

    Bem, só vi a última meia hora. Apesar de o Sporting estar com mais iniciativa, penso que o Porto tinha o jogo controlado, todavia num minuto de pura desatenção deitou tudo a perder e tem sido, assim, a época do Porto. De realçar o Gyokeres, que jogador incrível, é claramente o jogador mais do Sporting. Sem ele, muito dificilmente o Sporting teria a vantagem que tem, atualmente, mas muito mérito para a contratação. Uma nota para o Pedro Gonçalves, muito bom jogador, mas devia perder menos tempo em picardias. Já tenho reparado, noutros jogos do Sporting, que gosta sempre de andar em bate-bocas e a intenção é tentar tirar o adversário do sério, na minha opinião, um comportamento nada ético, dentro de campo.
    De resto, o Sporting, no final, mostrou porque vai ser campeão, tem uma equipa bem oleada, madura e sabe o que tem a fazer.
    Quanto ao Porto, aquela defesa é nivelada muito por baixo. Boa estreia do Martim, espero que continue. Zé Pedro acho fraco para este nivel, Otávio precisa de um patrão ao lado, ainda é muito imaturo a jogar e o Wendell é esforçado, mas curto. Depois, o Porto precisa de um jogador de nivel para o meio-campo, que consiga entrar e manter o nivel da atual dupla, pelo menos. Vamos ver o trabalho da nova direção, terá muito que fazer!

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 28, 2024 at 11:31 pm

      Conseguimos decifrar intenções em conversas entre jogadores? O que é que ouviste da boca do Pedro que mais ninguém ouviu?

      • Diogo Oliveira
        Posted Abril 29, 2024 at 11:36 am

        Como disse, não é só do jogo de hoje, já tenho reparado nesses comportamentos do Pedro Gonçalves e, hoje, fez isso mais do que uma vez. Tenta entrar em picardias verbais para ver se consegue alguma reação do adversário. Fez isso com o Alan Varela e com o Nico. Pela expressão dele, não lhe está a perguntar como vai a família ou a dizer que está a fazer um bom jogo. Além disso, o Alan Varela, só reage quando se metem com ele, não é do tipo de ir provocar.
        É uma estratégia do Pedro Gonçalves, é legitima, mas não acho bonito, foi, apenas, o que referi. Todas as equipas tem este tipo de jogador.
        Agora, se achas o contrário, é a tua opinião e visão, mas, neste caso, penso ter razão. Mas, tudo bem, bola para a frente e boa sorte para o resto do campeonato, que deve culminar com a conquista.

  • Rijkaard
    Posted Abril 28, 2024 at 10:15 pm

    Campeões daqui por uma semana. Sporting vence o Ptm e o Benfica empata em Fama

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 28, 2024 at 10:42 pm

      O Amorim sem Gyokeres é um Schmidt sem Ramos?

      • Veridis Quo
        Posted Abril 28, 2024 at 10:50 pm

        O Amorim já venceu 4 títulos, fez 85 pontos em 2 de 3 épocas no Sporting e foi aos oitavos de final pela 2ª vez na história do clube sem Gyokeres.
        Mais do que ter Gyokeres (porque esses são raros), convinha era não ter o Paulinho quando este for embora. De qualquer das maneiras, parece-me que já não será problema para RA resolver.

  • Mike-UK
    Posted Abril 28, 2024 at 10:07 pm

    Produzam os deuses que quiserem: sem Gyokeres ninguém pagava voos a ninguém para ir a Londres.
    Ponto. Final. Parágrafo.

    • Cody Madison
      Posted Abril 29, 2024 at 6:29 am

      Chora Bebé

      • Diogo Oliveira
        Posted Abril 30, 2024 at 9:32 am

        Eu choro é de ter de debater com argumentos como os teus. Infelizmente, há pessoas que contribuem zero para o espaço de análise e de discussão neste blog e uma delas és tu.

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Maio 1, 2024 at 5:33 pm

          Até foi dos melhores argumentos do Estiga, tenho de dizer xD Não esperes muito mais vindo dali hehe

    • Mushy
      Posted Abril 28, 2024 at 10:31 pm

      Já acabou o choro?!?
      Vá ali para o cantinho chorar baixinho e não incomode os restantes.
      Pode ser que perceba a grande diferença da entrada do Nuno Santos para o corredor e do Morita para controlar o meio campo e deixou de haver invenções.
      Pode ser que perceba depois dos 60min com a entrada destes jogadores todos o Porto fez zero.
      No entanto pode ir dormir e ter pesadelos com o Gyo.

      • Diogo Oliveira
        Posted Abril 29, 2024 at 4:24 pm

        Não sei qual é o problema de se admitir que o Sporting depende muito do Gyokeres, honestamente… Se fosse o Paulinho no lugar dele, duvido muito que marcasse, pelo menos, um dos dois golos. O Porto há uns anos foi assim com o Hulk, era ele que resolvia e pronto.
        Sem o Gyokeres, mesmo que o Sporting controlasse e dominasse o jogo, duvido que marcasse aqueles dois jogos. Posso estar errado, claro, mas é a minha opinião. Basta ver a interferência que o sueco tem na produtividade do jogo ofensivo.
        Depois, podes explicar pela entrada desses jogadores, mas o que o Porto fez, ontem, é o que o Conceição costuma fazer nos jogos grandes, quando está em vantagem. Baixa as linhas, tenta tirar profundidade à equipa contrária, protegendo mais as laterais com a descida dos extremos e tenta, se conseguir, ferir no contra-golpe.
        Acho que o Porto passou a defender o resultado demasiado cedo.

      • Tiago Silva
        Posted Abril 29, 2024 at 7:42 am

        Percebo o que dizes, mas acho que o Amorim não esteve bem ontem. Claro que esteve bem ao mexer na equipa, mas basicamente ele colocou a equipa habitual por volta dos 60 minutos, algo que o deveria ter feito de início. Ou seja acabou por reagir bem e corrigir a invenção que fez no XI inicial, mas não foi uma masterclass do Amorim.

      • Mike-UK
        Posted Abril 28, 2024 at 11:55 pm

        Sou Sportinguista.

  • porra33
    Posted Abril 28, 2024 at 10:00 pm

    O Sporting teria praí menos 10 ou 12 pontos se em vez do Gyokeres lá estivesse o Paulinho mesmo com toda a dinâmica. De qualquer modo é irrelevante porque o sueco esteve lá e mostrou a sua qualidade. Nada há a lamentar só congratular os melhores.
    Queria só deixar a minha opinião sobre D. Bragança: um André Martins, o seu topo de carreira é ser uma alternativa do Sporting. Acho que M. Fernandes será um grande reforço e será já para o ano a principal alternativa a Huljmand e Morita.
    Se o Sporting não mantiver o Gyokeres terá muito que trabalhar em termos de plantel para o ano que vem. Guarda-redes, defesa direito, um médio centro (M. Fernandes provavelmente), um extremo fiável, um ponta de lança caso o sueco saia…
    Quanto ao Porto excelente jogo do miúdo Martim Fernandes e o meio campo foi superior ao do Sporting além da forte pressão dos homens da frente ter sido efectiva.

    • Alchimystic
      Posted Abril 29, 2024 at 12:05 am

      E o Sporting teria menos 20 pontos sem.o futebol de autor do Amorim.
      Já vi o Sporting muito mais dependente de um só jogador do que nesta época.
      Dos 89 golos marcados no campeonato, o Gyokeres tem 26.
      Em 2002 o Sporting foi campeão com 74 golos marcados, 42 deles do Jardel.
      Será que sem a solidez do Seba na defesa, a precisão do Huljmand no centro e os rasgos do Pote e Trincão o Sporting teria estes pontos todos? Eu duvido.

    • Mushy
      Posted Abril 28, 2024 at 10:37 pm

      Quando se tem Inácio como adversário acho que torna-se fácil..
      Podia era comentar depois da entrada do Nuno Santos como as coisas complicaram e o Gyo ali a incomodar sempre, ou do controlo do meio campo com a entrada do Mortita.
      Ninguém tira a qualidade do jogador, pelo contrário, mas é o mesmo que dizer que o Esgaio (se jogasse) controlou o lado direito quando o estremo do porto for o pepe, Otavio ou J. Pedro.
      Inventou muito o Amorim e podia ter saído goleado porque foi uma anarquia e confusão o jogo todo do Sporting com tanta invenção e o Porto aproveitou bem essas falhas

    • Fantantonio
      Posted Abril 28, 2024 at 10:32 pm

      Ainda bem que há pessoas que se lembram do André Martins a jogar, senão levavam esse comentário sobre o Bragança a sério depois do que tem feito ultimamente.

      • porra33
        Posted Abril 29, 2024 at 8:58 am

        Agora põe o melhor André Martins do melhor Sporting dos últimos 15 anos e põe o D. Bragança nos Sportings do André Martins… na minha opinião a diferença seria residual.
        D. Bragança fez meia dúzia de jogos jeitosos contra as equipas que não puseram dificuldades ao Sporting. Nos jogos que acabaram de ser de maior exigência ou não jogou ou foi fraco. Ou como “deu um recital” contra o Gil fora e o Vitória em casa como li por aí faz dele um grande jogador? Na minha opinião é essa a valia de D. Bragança..

        • Fantantonio
          Posted Abril 29, 2024 at 4:26 pm

          Na tua opinião, exato.
          O André Martins teve menos minutos com JJ do que o Bruno Paulista e nunca deu recitais em jogo nenhum de época nenhuma. Entre as equipas que “não deram dificuldades ao Sporting” quando o Dani até “fez meia dúzia de jogos jeitosos”, estão o Braga, o Benfica, o Vitória e o Famalicão, mais um par de jogos nas eliminatórias da Liga Europa.
          O Bragança tem muito mais qualidade do que o André Martins em todas as facetas do jogo: é melhor tecnicamente, tem melhor visão de jogo, está sempre de frente e de cabeça levantada, tem melhor chegada à área, defende melhor, até é mais alto, se não estou em erro… Relembro que antes da lesão, a diferença entre o Matheus Nunes e o Bragança, essa sim, era residual, falávamos do 10 de uma seleção sub-21 vice-campeã da Europa. O André Martins nunca esteve sequer perto desse nível, nem na 2ª liga, onde o Bragança foi melhor jovem jogador.
          A presente época em crescendo só tem sido a confirmação desse potencial, não muda por não ter tido tanto impacto ontem (diga-se, nem esteve mal, todos os jogadores no meio-campo fizeram um jogo de nível semelhante, só tinha que sair alguém para entrar o Viktor e não ia ser o Paulinho com 2-0 no marcador ao intervalo).

          • porra33
            Posted Abril 30, 2024 at 5:06 pm

            O Bragança fez jogos fracos contra o Benfica. Quando entrou 20 ou 25 minutos no último jogo com os homens do Benfica todos rotos jogou ok. O André Martins com 24 anos no Sporting do L. Jardim fez 3 golos e 5 assistências (2 contra o Benfica e uma contra o Porto). Os teus argumentos de ser melhor nos júniores valem pouco para mim e M. Nunes para o Bragança era comparável nessa altura quando o M. Nunes tinha pouco tempo de Sporting. Em termos de qualidade actualmente não é comparável. O A. Martins era muito mais intenso que o Bragança que joga a gasóleo tecnicamente era pior sim, mas nesta máquina do Sporting não faria pior. Mas pronto veremos quem tem razão daqui a uns anos. Até ao momento para mim é o Chiquinho daí, jeitosinho mas atingiu o auge da carreira, agora é sempre a descer..

  • Gorlami
    Posted Abril 28, 2024 at 9:58 pm

    Resultado duro para o Porto, que domina grande parte do jogo e deita tudo a perder no fim. Podíamos ter goleado e acaba empatado. Penso que há algum demérito do Sérgio ao não tirar o Nico (estava cansadíssimo a partir dos 70 e oferece o 2-2) e ao colocar o Taremi (ficamos a jogar com 10).

    Quanto ao Sporting, o Amorim é um ótimo treinador, mas este campeonato tem 90% mérito do Gyokeres. Tanto é que o Sporting sem ele é praticamente dominado por este Porto mais fraco da era Conceição. Arrisco até a dizer que com o sueco este Porto era menino de ser campeão.

    Nota para o Martim, que grande exibição. Dezoito aninhos mas jogou como se já andasse nos seniores há muito tempo (até anda, mas na 2.ª Liga). Andamos a pagar salários ao Sanchez desde janeiro desnecessariamente quando tínhamos o suplente do João Mário na B (para mim até o jogador que devia ser titular).

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 28, 2024 at 11:35 pm

      Um jogo destes para acabar em goleada era preciso quase uma intervenção divina. O Sporting sim podia ter goleado o Porto na primeira volta, esse jogo foi um amasso, hoje não. O Porto hoje podia ter goleado como podia ter perdido.

      O Sporting não foi praticamente dominado coisa nenhuma, o Porto foi mais intenso e mais perigoso na primeira parte, o Sporting jogou zero, mas isso não é dominar o jogo por parte do Porto. O Porto jogou no erro, um bloco compacto, tanto que acaba com 40% de posse de bola. Se falares em controlar o jogo, é óbvio e evidente, dominar o jogo não.

      • Gorlami
        Posted Abril 29, 2024 at 12:54 pm

        Já agora dominar e controlar são sinónimos. Descontruir um texto todo para acabar e concordar com ele foi muito bom, Neville.

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 29, 2024 at 11:31 pm

          Dominar e controlar são sinónimos numa língua desconhecida da humanidade só se for.
          E envia os parabéns a outra pessoa qualquer. Eu não recebo parabéns por algo que não ganhei ou não conquistei, não tenho esse hábito.

      • Gorlami
        Posted Abril 29, 2024 at 12:52 pm

        Está bem amigo. Parabéns pelo campeonato.

  • Daniel Moreira
    Posted Abril 28, 2024 at 9:55 pm

    Expulsão a Otamendi perdoada!

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 28, 2024 at 9:55 pm

    Amorim já tinha tentado adaptar o Inácio a médio defensivo no início do ano (até correu bem) mas esta adaptação a lateral esquerdo não correu nada bem.
    .
    Das duas uma, já poderá estar a testar novas soluções para o próximo ano e a ver com o que pode contar

  • masterDC
    Posted Abril 28, 2024 at 9:48 pm

    Péssimo jogo do Sporting e muito se deve a Amorim que decidiu inventar num jogo importante. Colocar o Inácio a ala esquerdo foi uma decisão ridícula e como se esperava não correu nada bem. Mesmo que não goste de jogar com o Nuno Santos neste tipo de jogos, teria sido preferível entrar com ele no XI ou com Fresneda e nunca com um central adaptado à posição.
    .
    Os destaques negativos vão para St. Juste que poderia ter sido expulso, Israel (mais uma vez demonstrou que é urgente contratar um GR de qualidade para a próxima época) e Edwards que como tenho dito é um jogador sem cérebro. Num jogo importante ser expulso da maneira infantil seria para mim mais que motivo de não somar mais nenhum minuto esta época

    • Mushy
      Posted Abril 28, 2024 at 10:43 pm

      Esquece-se que nesse destaque o Gyo fez zero até aos 60min, até a entrada do Morita e o Nuno Santos.
      Podia estar 90min o Gyo em campo com a equipa titular que fazia ZERO, é preciso compreender as dinamicas do jogo do Sporting para perceber que não é só ele a fazer a diferença neste jogo.
      Em relação ao Edwards, este mal, devia ter cerrado os punhos que não era nada como o Di Maria (com o ASD a arbitro neste jogo e agora a VAR no fcp-scp)….depois é ir ver quem é que vai dar a cabeçada ao Edwards que responde com um toque na cara e aí esteve mal

    • masterDC
      Posted Abril 28, 2024 at 10:09 pm

      *Continuação do comentário
      O Diomandé para além do St. Juste também fez um péssimo jogo, desde que voltou da CAN nunca mais foi o mesmo. Ao contrário do jogo frente ao Benfica, hoje o Geny também não esteve nada bem. Se o Sporting quiser ser melhor e subir o nível terá que para além de um GR, contratar também dois laterais (um para cada lado) e claro substituir da melhor forma o Gyokeres, uma vez que não ficará mais nenhuma época em Alvalade e como se sabe não é com Paulinho que se ganham campeonatos.
      *
      Quantos aos grandes destaques deste jogo, inevitavelmente Gyokeres, um bicho autêntico, que mais uma vez resolve um jogo e Hjulmand, outro grande destaque desta época, sem estes 2 o Sporting não estaria onde está. Do lado do Porto grande estreia a titular do Martim Fernandes, até ao fim da época deveria manter o lugar.
      *
      Relativamente à arbitragem, o Nuno Almeida esteve bem ao não marcar penalti sobre Evanilson no lance com Diomandé, mas péssimo ao não expulsar St. Juste.
      *
      Ganhámos um ponto importante, caído do céu. Estamos quase!

  • ACT7
    Posted Abril 28, 2024 at 9:45 pm

    O Porto com hipóteses de golear, deixa o jogo arrastar-se e acaba por meter-se a jeito para perder o 3º lugar. Mas também acaba por ser um resultado indiferente, pois os portistas nem queriam saber do resultado, tal parecia que estavam no teatro, a diferença que é um Porto vs Benfica e um Porto vs Sporting.
    O RA tentou inventar, depois foi a dupla Diomande e Juste a dar casas a toda a hora. O Diomande depois da CAN está um jogador para lá do banal. O Juste veio confirmar a teoria que o Sporting é sempre prejudicado.
    Gyokeres acabou por decidir, a forma como carrega a equipa, abre espaços, marca e ainda mete qualquer defesa em sentido. Se o Gyokeres têm tido uma lesão mais prolongada o Sporting ia quebrar, felizmente isso não aconteceu, pois devem jogar sempre os melhores.
    Boa estreia do Martim não ficou a dever nada ao João Mário. O Otávio é um Marega dos centrais, fisicamente é top mas de resto é só mau.

    • Zlatan das Beiras
      Posted Abril 28, 2024 at 9:53 pm

      Amorim a ir buscar ao baú vícios do JJ. Diomande ficou na Costa do Marfim e veio o primo jogar por ele. Gyökeres é factor X nesta liga. Otávio tem qualidades para ser bom central. Daqueles jogadores que com Jesualdo Ferreira iria crescer bastante. A falar em St Juste, jogador com muitas qualidades mas também têm as suas paragens cerebrais. Hoje podia ter sido expulso numa falta evitável e muito parecido a qual deu origem ao livre que deu golo de empate pra liga em Alvalade.

    • Veridis Quo
      Posted Abril 28, 2024 at 9:50 pm

      O Porto não teve propriamente oportunidades para “golear”. Até acabou com o mesmo número de remates (11 para cada), remates enquadrados (5 para Porto e 6 para Sporting) e ações na área praticamente iguais (16 para cada) ao Sporting. Em xG, idem.
      Claro que estando 2-0 e tendo estado por cima, o sentimento é esse de que se podia ter ido fazer mais, mas… efetivamente não se fezz

      • ACT7
        Posted Abril 28, 2024 at 10:03 pm

        O Francisco, tal como referiu o VM, podia ter acabado com o jogo fazendo o 3-0 e encaminhar isto como foi o último clássico no dragão.
        Podes ir buscar os dados estatísticos que quiseres amigo, estar 3-0 ou 2-0 é muito diferente, e este jogo comprova isso mesmo, o 2-0 é só o resultado mais mentiroso do futebol, não é uma coisa que eu inventei, é dito por grande parte das pessoas do futebol.

        • Bola parada
          Posted Abril 28, 2024 at 11:22 pm

          O Porto podia nem estar a ganhar não fosse a oferta do Israel… estar 2-0 ou 1-0/0-0 é muito diferente…

    • Balakov
      Posted Abril 28, 2024 at 9:49 pm

      Porquê que o Porto tinha hipóteses de golear?

      O primeiro golo é culpa do Israel porque oferece o golo e no segundo é uma bela jogada com a defesa do Sporting a ver passar e a bola entra a meio da baliza. Fora isso, o Porto pouco fez.. Golear só se fosse o Sporting a oferecer mais golos.

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 28, 2024 at 9:49 pm

      Já estava com saudades das menções aos chorões dos Sportinguistas. Por um motivo que me escapa, ultimamente não tem sido muitas, mas o que é certo sempre vem.

      • Paulopes
        Posted Abril 28, 2024 at 9:54 pm

        Tal e qual é a azia de vice-campeão não ligues…

        • ACT7
          Posted Abril 28, 2024 at 10:09 pm

          Que azia? o Sporting é o justo campeão, por isso não há azia nenhuma, é unanime para toda gente que vê futebol em Portugal que o Sporting é de longe a melhor equipa.

  • Zbording
    Posted Abril 28, 2024 at 9:43 pm

    Jogo horrivel por parte do Sporting até aos 60′, a acusar claramente a pressão, com uma expulsão perdoada ao St.Juste, mas tivemos a sorte do jogo (e quem tem Gyokeres está sempre mais perto)…
    Apesar da 2ª volta solida, das piores decisões do Amorim foi tirar o Quaresma, que estava em boa forma, para pôr o Diomande, que ainda não voltou da CAN.
    O Israel é uma boa 2ª opção mas nunca para titular, precisamos de guarda redes para ontem.
    O Paulinho que fique a jogar às cartas em casa, começar com ele ou um pino do trânsito vai dar ao mesmo.
    Jogo fraco do Geny também, infelizmente.
    Já não tenho palavras para o sueco e para o dinamarquês… Na mouche!
    Com base nesta época, que metam um laço no Edwards e o mandem para quem der 15 milhões por ele… Que expulsão mais estupida e infantil quando podiamos aproveitar o momentum depois dos golos, a hipotecar um possivel ultimo pressing…
    O arbitro tinha onde ir para ter acabado o jogo antes dos 5´? Incrivel…

    • Zlatan das Beiras
      Posted Abril 28, 2024 at 10:54 pm

      O pior é que um pino de trânsito rendia mais que o Paulinho cujo esse nem para pino de trânsito servia. É despachar esse pseudo avançado e o pseudo jogador Esgaio. 21 milhões enterrados em Braga por banalidades. O Edwards também pode ir prás Arábias ou seja lá que for… Que desperdício de talento.

    • sr_arbitro
      Posted Abril 28, 2024 at 9:56 pm

      Na mouche, tirar Quaresma pelo Diomande regressado da CAN sempre me pareceu umas das piores decisoes de Amorim.
      Acho que se fala muito pouco disto, mas mostra os fetiches óbvios de Amorim.

    • Zbording
      Posted Abril 28, 2024 at 9:50 pm

      Nota para o enorme jogo do Martim, que continue a ser opção!

  • Zlatan das Beiras
    Posted Abril 28, 2024 at 9:43 pm

    Sem Gyökeres, o Sporting volta ao futebol pachorrento, previsível e pouco agressivo ofensivamente. As invenções do Amorim em nada ajudam. Gyo a salvar o Amorim do ruído habitual do futebol português. Ruído ao qual ele se pôs a jeito. Tanto ser endeusado deixou-se ir na conversa. Espero que tenha descido a terra. A escapadela a Londres e conceder uma folga extensa ao plantel antes do clássico. Péssima abordagem… Incompreensível. Afinal, as faixas já pareciam encomendadas, não vale tudo. Agora é mostrar personalidade nestes próximos dois jogos. É evitar a tremidela dos 10 min finais em Famalicão. É dar tudo e ganhar, ganhar! Porque nada foi conquistado! Assim sendo, a péssima gestão desta semana será perdoada.

    PS: jogo a imagem do Porto. Sempre mais confortáveis e competentes quando enfrentam adversários empreendedores a circular a bola. Parecem ter lateral direito, parabéns pela personalidade do miúdo. Quanto ao Sporting, quando as peças estavam no sítio assentou no jogo. O Gyökeres tratou do resto.

  • Miguel
    Posted Abril 28, 2024 at 9:43 pm

    Amorim escalou muito mal a equipa ao colocar o Inácio na ala esquerda.

    Depois e tal como já avisei antes, o Israel compromete de forma sistemática e não tem qualidade para ser o guarda-redes titular do Sporting. É imperativo reforçar a posição para a próxima época.

    O empate é a tal estrelinha de campeão.

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 28, 2024 at 9:51 pm

      O Sporting lutar pelo título até ao fim com estes 2 GR é obra. Não me lembro de um candidato assim, nem nos tempos da dupla Ricardo e Tiago.

      • Veridis Quo
        Posted Abril 28, 2024 at 10:23 pm

        Ricardo, Tiago/Nélson, Quim e Vlachodimos (talvez o melhor destes) são os piores GR a serem campeões como titulares neste século. Israel/Adan vai juntar-se à lista

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 28, 2024 at 11:39 pm

          *Ricardo/William!

          • Veridis Quo
            Posted Abril 29, 2024 at 1:00 pm

            Tinha ideia do William ter mais participação nas épocas antes e após o titulo. Não propriamente em 00/01, mas talvez memória esteja a falhar-me.

            • Neville Longbottom
              Posted Abril 29, 2024 at 11:35 pm

              Jogou a Taça e ainda fez 7 jogos no campeonato, pelo menos lembro-me de estar a ver um e comentar isso com alguém ao lado (os 7 fui agora ver ao zerozero).
              Mas de factonão é comparável com o Nelson/Tiago que dividiam a baliza com o Boloni.

      • Foge Quim
        Posted Abril 28, 2024 at 10:07 pm

        Ricardo, Tiago …. E Nelson !

  • Cody Madison
    Posted Abril 28, 2024 at 9:42 pm

    Depois daquela expulsão do Edwards, o inglês merecia um corte de 60% do salário. Total irresponsabilidade.

    • Stromp1906
      Posted Abril 29, 2024 at 9:15 am

      Também fiquei irritado e deve ser chamado á atenção e eventualmente castigado internamente, mas não esquecer que a herança de Otávio está “bem” entregue a Galeno, que ser humano desprezível e enganador. Toda a gente a dizer que St Juste devia ter sido expulso mas os 2 lances (o do amarelo e o que não leva) são faltas normais que só chamam a atenção pelo teatro do Galeno, que ainda consegue encostar a cabeça ao adversário, fingir uma agressão e ficar em campo.
      Chamada já de atenção para o Martim, vai pegar de estaca, primeiro porque tem muita qualidade, segundo pelo ADN Conceição, aquele lance com Nuno Santos em que nem se dá só trabalho de verificar o estado em que fica um colega de profissão deve ter valido a titularidade até ao final da época.

    • Mushy
      Posted Abril 28, 2024 at 10:46 pm

      Devia ter cerrado os punhos como o Di Maria…aí saía impune.
      No entanto quem foi dar a cabeçada sai com um amarelo.

  • Ricardo F.
    Posted Abril 28, 2024 at 9:41 pm

    60 minutos de avanço, inexplicavelmente. Tivéssemos entrado em campo com os 11 que terminaram o jogo (salvo o Edwards pelo Pote e o Paulinho pelo Gyo, que estava condicionado) e provavelmente teríamos até ganho o jogo. Espero que se tenha percebido que o Inácio não é ala e espero que se tenha perdido o medo para a final da Taça.

    Resumidamente, valeu pelos últimos 30 minutos e pela cara do Conceição depois do segundo do Sporting, porque a primeira hora foi do pior que se viu esta época. Erros individuais, equipa totalmente desconcentrada e uma falta de intensidade que ainda não se tinha visto. Individualmente, Diomande esteve horrível e Paulinho não foi melhor.

    Continuam a faltar duas vitórias. Vamos Sporting!

  • billmurray
    Posted Abril 28, 2024 at 9:41 pm

    Gyo a carregar o meu sporting sozinho, jogo horrível da nossa parte mas a finalizar em grande!

    SL

  • Neville Longbottom
    Posted Abril 28, 2024 at 9:40 pm

    Um dia alguém me vai explicar o motivo destas invenções em jogos decisivos. O Jesus meteu um central na linha porque tinha medo do Hulk, ao Lopetegui não bastava um, meteu dois porque tinha medo do Robben e do Ribery. Correu muitíssimo bem e por isso é que Amorim decidiu replicar. Não houve justiça divina porque jogar com Viktor é cheatcode. Mas devia ter levado esse banho, afinal aquela viagem a Inglaterra mexeu-lhe mesmo com a cabeça. Ele não precisava de meter o seu dedo neste jogo, bastava jogar com os jogadores no lugar certo. Bastou tirar o central destro do lado esquerdo e meter o Nuno Santos que o Porto faleceu. Gostava muito de saber qual era o desfecho do jogo de hoje se o 11 que terminou tivesse sido o 11 escalonado. Que sirva de lição. Pelo menos viu o erro e não insistiu nele.
    .
    St. Juste não devia ter acabado o jogo, foi salvo pela ridícula mania dos árbitros de querem gerir o jogo. Achava que o político era o ASD mas tem uma legião de fãs. Ridículo.
    .
    Adorei o Eduardo! Grande entrada, aliás como de costume. Fibra de leão!
    .
    SL e foco nestas finais agora!

    • oMeuUserName
      Posted Abril 29, 2024 at 8:56 am

      “o 11 que terminou”
      O Sporting terminou com 10…

    • Bentossaurus
      Posted Abril 28, 2024 at 10:06 pm

      Os laterais do Porto estavam castigados para esse jogo.

      Já o Nuno André Santos em Londres, ou o Hilário em Old Trafford…

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 28, 2024 at 9:59 pm

      Lopetegui meteu dois centrais nas laterais porque tinha Alex Sandro e Danilo castigados e nenhuma opção válida para os substituir. Fala do que sabes, fica-te melhor.

      • Neville Longbottom
        Posted Abril 28, 2024 at 11:40 pm

        E então? O Alex Sandro e o Danilo eram os únicos laterais titulares?

        Dispenso os teus conselhos sobre o que me fica melhor, guarda-os para ti, é capaz de ser preciso.

      • Valderrama
        Posted Abril 28, 2024 at 11:30 pm

        Lopetegui tinha o Ricardo Pereira no banco mas preferiu jogar com o Reyes, opção muito mais válida. Quando foi lançado à meia hora de jogo já o Porto perdia por três. Quando se responde dessa forma convém saber-se do que se fala.

        • Bentossaurus
          Posted Abril 29, 2024 at 10:20 pm

          O Ricardo Pereira nessa altura era extremo direito, ou até avançado (na Selecção Sub21). Só quando foi emprestado para França é que foi adaptado a lateral.

          Realmente convém saber.

          • Valderrama
            Posted Abril 29, 2024 at 11:59 pm

            Aliás o próprio Ricardo diz que quem o adaptou a lateral foi o Rui Vitória ainda em Guimarães

          • Valderrama
            Posted Abril 29, 2024 at 11:39 pm

            Convém mesmo saber. O Ricardo Pereira era mesmo o suplente do Danilo a lateral direito no primeiro ano do Lopetegui. A extremo direito não jogou no Porto nesse ano e a avançado só nos sub21 no losango do Rui Jorge.
            O suplente do Danilo na lateral direita era efectivamente o Ricardo Pereira e foi o único jogador a fazer o lugar na ausência do Danilo com excepção desse jogo em Munique.

        • Veridis Quo
          Posted Abril 29, 2024 at 1:03 pm

          O Ricardo em 14/15 não era propriamente o Ricardo que conhecemos agora. É o mesmo que dizer que o Sporting tinha o Geny em 21/22 para meter caso o Porro se lesionasse.

          • Valderrama
            Posted Abril 30, 2024 at 8:24 am

            Para além de que nessa altura o Ricardo já tinha mais de trinta jogos na equipa principal do Porto, a maior parte deles a titular. E sim, a lateral direito. Não é comparável com o Geny

          • Valderrama
            Posted Abril 29, 2024 at 11:40 pm

            Mas quando a alternativa era o Diego Reyes adaptado a lateral…

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 28, 2024 at 9:39 pm

    Bom temos 5 pontos de vantagem, que na realidade são seis. Como na Luz e em Alvalade se deu o mesmo resultado acabando empatados temos 60 positivos de goal avarage, enquanto o Benfica tem 46. Teriam que recuperar um deficit de 14 golos em três jogos, o que basicamente é impossível.

    Pior ainda, temos o Portimonense e o Chaves em Alvalade, onde vencemos todos os jogos, e que ir à Amoreira enfrentar o Estoril. Nada está ganho antes de estar ganho, mas…

  • Filipe Curado
    Posted Abril 28, 2024 at 9:38 pm

    Jogar com os jogadores adequados a cada posição costuma dar jeito… Diomande e Israel péssimos hoje. Gyo a mostrar a besta que é. Amorim começou a perder o jogo assim que entrou no avião, montou uma equipa vergonhosa atrás, mas foi salvo pelas substituições, e sobretudo pelo Viking.

  • Sangue Blu
    Posted Abril 28, 2024 at 9:38 pm

    O Amorim anda realmente perdido. O que ele foi inventar. Na verdade o Sporting so cresceu mais ou menos quando o porto comecou a quebrar e a recuar, mas para quê começar com 4 centrais, mudar a tatica, se calhar para jogar para o empate, mas seria sempre mais facil mesmo jogar para o empate com a tatica habitual! Podia ter sido tao diferente…

  • Stravinsky
    Posted Abril 28, 2024 at 9:37 pm

    Este campeonato é mais de Amorim ou de Gyokeres?

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 28, 2024 at 11:41 pm

      Ui, já estamos a assumir que este campeonato é de alguém associado ao Sporting? Ou li mal nas entrelinhas?

    • BrunoV
      Posted Abril 28, 2024 at 10:16 pm

      Talvez seja um pouco de todos.
      .
      Hugo Viana e Varandas dado que acertaram nas contratações dos escandinávios.
      Gastaram 45M em dois jogadores e acertaram em cheio.
      .
      Ruben Amorim, porque potenciou/”ressuscitou” o Quaresma, o Geny, o D. Bragança e o Trincão.
      Alguém dava alguma coisa por estes 4 jogadores juntos no início da época?
      .
      E depois sim, tens o Gyokeres.
      .
      O Gyokeres pode ser um ótimo ponta de lança, mas o Sporting sobreviveu sem ele em alguns jogos e aqueles meses de janeiro e fevereiro na qual a equipa compensou as ausências dos jogadores que foram à CAN e à taça da Ásia.
      .
      Tirando as contrações do Fresneda, do Koindredi e o Pontelo, bem com o empréstimo tardio do Essugo.
      O Sporting fez quase tudo bem, desde do Presidente, Diretor Desportivo, Treinador e Jogadores.

    • porra33
      Posted Abril 28, 2024 at 10:04 pm

      Amorim porque conseguiu extrair um rendimento absurdo ao Gyokeres que lhe era inédito na carreira. Gyokeres em modo superlativo deu muitos pontos que o Sporting teria dificuldades em obter

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 28, 2024 at 10:01 pm

      Ao que parece, foi Amorim o fator decisivo para a vinda de Gyokeres para o Sporting….

  • DNowitzki
    Posted Abril 28, 2024 at 9:35 pm

    Jogo marcado por três coisas:
    *
    1.ª) Erros de ambas as equipas.
    *
    2.ª) Entrada equivoca de Amorim na primeira parte e de Conceição na segunda, abdicando de atacar, acentuada pela inépcia ao ver o jogo a escorregar.
    *
    3.ª) Falha clamorosa do árbitro ao não expulsar Santo Justo naquela entrada sobre Galeno.

    • Mushy
      Posted Abril 28, 2024 at 10:50 pm

      Vai ver o jogo de novo que verás o teu ponto 3 (ou não devido a cegueira clubistica), cai por terra com entradas semelhantes sobre o Geny e o Pote e nada aconteceu..
      Credibilidade zero, apenas seletiva.

      • DNowitzki
        Posted Abril 29, 2024 at 11:59 am

        Cegueira clubística? Hã?
        Deixa-te de tretas: o rapaz tinha de ser expulso. Tens de ser honesto e não andar a desconversar, até para teres moral para chorar quando te magoam.
        E, já agora, desenvolve esse intelecto: o facto de o árbitro poder ter esquecido um outro amarelo não significa que não tenha errado fortemente ali.
        Tenta ser isento… Tenta. Só isso.

    • Artur Trindade
      Posted Abril 28, 2024 at 10:06 pm

      A observação do ponto 3 deve-se á observação de repetições do lance da parte da SportTv, com o qual posso concordar que seria possível a expulsão, nada de clamoroso, até pela grande teatralização que Galeno repetiu mais uma vez.
      Fazendo uma referência a um comentário que fizeste ontem, chegaste a conseguir ver as repetições da Benfica TV (e algum comentário do profissionais de serviço) sobre a possível expulsão de Otamendes ao minuto 46?
      Qual o grau na tua escala de clamoroso, nesse lance?

      • DNowitzki
        Posted Abril 28, 2024 at 11:06 pm

        Sim, vi posteriormente, e claramente é uma agressão porca do Otamendi, que deveria ter visto cartão vermelho. Admito que o árbitro possa não ter visto, mas o VAR deveria, no mínimo, tê-lo alertado para a situação e dar-lhe indicações de ir ver ao monitor.
        *
        Eu não tenho BTV; vi o jogo numa TV Inácio internacional, que passou uma repetição rápida, na qual me baseei para fazer esse comentário, porque «ao vivo» não percebi o que tinha acontecido.
        *
        A expulsão do jogador do Sporting era claríssimo. O Galeno pode fazer teatro, mas ali não fez, de certeza absoluta. A entrada é para segundo amarelo.

        • Artur Trindade
          Posted Abril 29, 2024 at 7:59 am

          Admito perfeitamente que pudesse ter levado o 2º amarelo, mas percebo que se enquadre na visão ” por esta escapa” ou “esta é a última”, pelo Galeno ter sofrido a falta estando de costas para a baliza, longe de poder utilizar o seu ponto forte, o arranque e embalo, mas principalmente por estar a pisar a linha do meio campo.
          Acho que pode ser visto como um erro, mas não clamoroso.

  • Veridis Quo
    Posted Abril 28, 2024 at 9:35 pm

    Inacreditável.
    Primeira parte e boa parte da segunda explicada por erros individuais grosseiros e pelo regresso a ter uma ataque absolutamente inofensivo no ataque à profundidade, o que permite que se pressione o Sporting muito melhor sem ter qualquer preocupação com os metros nas costas. Paulinho a ser o zero absoluto que tanto limitou o Sporting nos últimos anos, Inácio desconfortável com bola numa posição mais adiantada (vir para a segunda na mesma posição…) e também ele a ser obviamente incapaz de dar profundidade e ameaça à ultima linha como dá o Nuno Santos, Diomande a dormir e Israel com uma prenda à Israel (já deve ir numa boa dezena em 20 e tal jogos de Sporting). Uma semana em que se perde o foco por culpa do líder máximo e onde se tem o plano, desde logo problemático, ao qual se junta a ausência do jogador mais impactante e a ter um GR completamente errático. Quando deu familiaridade à equipa, já se estava num buraco de 2-0 e mesmo assim pouco se criou. Ainda deu para empatar um pouco sem se saber como. Notório logo a diferença de Nuno Santos a ameaçar a profundidade na largura e Gyokeres a oferece soluções no espaço que esteve lá na primeira mas ninguém atacava. Nem se fez grande coisa, mas controlou-se melhor o jogo e a coisa ficou mais estável. Caiu do céu, porque oportunidades foram quase nulas. Disse que ainda se ia conseguir a proeza de acabar esta liga a tremer, mas Gyokeres é de gelo e foi buscar 1 ponto importante.
    Sobre arbitragem, não me parece penalty de Diomande (braço para baixo num salto para aliviar a bola com o pé e o Evanilson vai contra ele). St Juste devia ter sido expulso, provavelmente. Não me lembro de mais grandes casos.

    • Artur Trindade
      Posted Abril 28, 2024 at 10:33 pm

      Falta-nos um central esquerdino desde a saída de Feddal, sendo o Inácio um bom projeto (principalmente nesta época).
      Quando vejo as referências ao Debast, gosto, mas é um central pela direita (parece-me), e devíamos arranjar alternativa forte esquerdina, até porque o Inácio será uma venda, e se for o Diomandé, já existem algumas alternativas pela direita.
      Na ausência de Matheus Reis, que ainda é o mais certinho defensivamente, e tendo colocado Inácio erradamente na esquerda, abre-se o grande buraco na equipa:
      Diomandé como central da esquerda é um suicídio nestes jogos, quando até com pequenos adversários se sente o desconforto nos apoios, a incrível insegurança que gera na equipa, o que aliado ás infantilidades de Israel, resultaram nas nossas debilidades da 1ª parte.
      Quaresma estruturalmente é um titular ao dia de hoje (faz meses), quer a ocupar a necessidade de central da esquerda, na ausência de Inácio, quer em competição direta com Saint Juste, por ser mais fiável (técnica e fisicamente), e Amorim erra sucessivamente no alinhamento desta defesa.
      Compreendo (ou não) que tivesse medo do Chico, e meta o Inácio na esquerda, mas com o Diomandé ao seu lado, era um suicídio.

      • Veridis Quo
        Posted Abril 28, 2024 at 10:54 pm

        Não sou adepto do Debast. Parece-me um central com pouca agilidade, sem físico (tem uma estrutura “a la” Ferro, porque apesar de ser alto é muito magro) e com dificuldades em duelos. Pode naturalmente crescer (como fez um John Stones), mas deixa-me muitas reticências. Jogo aéreo ofensivo dele também é inexistente, mesmo tendo mais de 1.90. Tem conforto com bola, tem técnica de desarme, é novo, mas não seria alguém em quem apostasse. Parece-me demasiado macio e com essas debilidades que mencionei.
        De resto, concordo com a maioria do que dizes. Diomandé ou joga no centro ou na direita. Pela esquerda, sobretudo para sair da pressão sofre. Nem tanto pela qualidade técnica, mas mesmo pela questão dos apoios que menciona. Desconforto visível

  • Suino
    Posted Abril 28, 2024 at 9:34 pm

    Amorim a fazer sabe deus o quê com aquele 11 inicial. São dele as despesas do jogo – começa a perder porque quer e recupera porque decide deixar de inventar.

    Edwards era rescindir e seguir caminho para as distritais que é onde pertence.

  • Foge Quim
    Posted Abril 28, 2024 at 9:33 pm

    Esta parvoíce de meter o Inácio a lateral, está ao nível do David Luiz com JJ …
    Demos uma parte de avanço por erros ridículos e invenções do Amorim. So espero que não seja efeitos secundários da ida a Londres.
    Mal o menos que acabou em empate.

    • Mushy
      Posted Abril 28, 2024 at 10:52 pm

      Amorim voou para Londres, mas de Londres veio um JJ prime time :D

    • disturbed17
      Posted Abril 28, 2024 at 9:40 pm

      Incompreensível, ou o Nuno Santos não estava em condições de fazer 90′, mas mesmo assim tínhamos Esgaio ou Fresneda.. o Sporting só começa a jogar quando entra o Nuno Santos.

  • Jasomp
    Posted Abril 28, 2024 at 9:31 pm

    Que amargo de boca. Com o jogo sempre controlado deixam-se empatar assim…
    O Sporting até pode ser campeão mas hoje jogou muito pouquinho.

    Martim Fernandes deixou água na boca. Temos craque. Que jogão, miúdo.

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 28, 2024 at 9:45 pm

      O Sporting não é o Barcelona para ter feito este jogo e ser classificado de “pouquinho”. Mas obrigado.

    • For Dummies
      Posted Abril 28, 2024 at 9:44 pm

      O jogo esteve tudo menos controlado.
      O Porto desistiu de jogar e voltou novamente a prevaricar nas transições ofensivas, falta de ideias, de saber ter bola e mais uma péssima gestão de banco. Concordo que jogou pouco o Sporting mas em 2 lances marcaram e evidenciaram-se as lacunas defensivas do Porto.

      Quanto ao Martim, já era adepto que deveria ter integrado a equipa A mais cedo. Não fica atrás do Sanchez e é um produto da formação, mas preferiu-se pagar o salário e um empréstimo.

      • Jasomp
        Posted Abril 28, 2024 at 9:50 pm

        Não esteve controlado? O Sporting não conseguiu criar nenhuma oportunidade de golo até reduzir…

        • For Dummies
          Posted Abril 28, 2024 at 9:57 pm

          O Sporting jogou pouco, mas o Porto não controlou, permite-me discordar.
          O Sporting não criou oportunidade de golo mas o Porto não saiu do meio campo durante largos minutos e quando saiu, ideias nem vê-las.

          Um aparte, quando SC na flash diz que os erros foram fruto da juventude, que originaram os golos., não foram as falhas de concentração. Ridículo argumento.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Abril 28, 2024 at 9:30 pm

    Que bicho.
    _
    Lá vai o Sporting ser campeão na rua onde eu vivo. Ao menos o jogo é às 18h, espero que o pessoal vá cedo para o Marquês.

  • henry14
    Posted Abril 28, 2024 at 9:30 pm

    Gyokeres=75%

  • João
    Posted Abril 28, 2024 at 9:29 pm

    Tirei o jogo ao min 78 e o melhor ficou guardado para o fim. Gyo é mesmo o salvador. O DD do fcp esteve muito bem

Deixa um comentário