Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Irrelevantes

Porque são precisas 30 equipas para haver campeonato, haverá sempre aquelas que por lá andam apenas para fazer número. Na NBA o Este está tão nivelado por baixo, que o lote de candidatos aos playoffs é extenso (veja-se como Boston conseguiu a proeza de lá chegar o ano passado, mesmo com apenas 40 vitórias), mas ainda assim alguns nomes saltam à vista no mar de mediocridade. Já no Oeste, o fosso entre as equipas de playoff (luta que deve envolver por volta de 10 equipas) e as restantes será maior.

Philadelphia bem tem tentado ficar com o pior registo, mas até esse objectivo tem falhado. Não há problema, pode sempre consegui-lo este ano. Os Sixers voltam a apostar forte no draft do Verão seguinte, com um elenco demasiado mau para ser levado a sério. Como nem tudo é negro, curiosidade para ver em acção a dupla Noel-Okafor, o segundo um claro candidato a ROY. Outro filme será a recuperação de Embiid, de fora pelo segundo ano consecutivo, e perigosamente perto de se tornar um segundo Oden.

A acompanhá-los no fundo da tabela estarão os New York Knicks. Aquela ideia de formar uma grande equipa via free agency vai demorar algum tempo, e o pessoal que o Zen Master contratou para ajudar Carmelo não traz propriamente entuasiasmo à Big Apple. O Rookie Porzingis é uma esperança, mas pouco acreditam que tenha impacto imediato. De resto, uma dupla Calderon-Afflalo não intimida muita gente, e Robin Lopez está longe de ser o FA de referência que Phil Jackson prometera contratar. Carmelo vai ganhar uns jogos, pode fazer números absurdos, mas simplesmente a qualidade global da equipa é demasiado baixa. Existem alguns jogadores interessantes, como O’Quinn, mas basicamente todos os elementos cujo apelido não é “Anthony”, são os chamados “role players”. Muito pouco para quem quer passar da fase regular, mesmo no Este.

Do outro lado da fronteira, destaque negativo para Portland. Os Blazers tinham um excelente cinco inicial, mas desse grupo perderam quatro jogadores. Ficou Lillard, que tem a equipa só para si, e pode passar o ano a analisar potenciais colegas no draft de 2016. Claro que há muita juventude, Ed Davis, Aminu e Mason Plumlee têm qualidade, mas dificilmente teremos uma história semelhante à de Phoenix de há dois anos, pese o facto de Lillard ser uma estrela em ascensão.

Outra equipa cheia de juventude é a de Minnesota. Wiggins é a estrela da companhia, que conta com o avôzinho Garnett para tomar conta dos meninos. Nikola Pekovic é uma boa moeda de troca (nem faz sentido tapar Dieng), e a (in)capacidade física de Rubio deve marcar o sucesso, pouco ou algum, dos Timberwolves. Destaque ainda para Towns e Bjelica, que devem ser treinados por KG. Uma equipa divertida, mas inofensiva.

Por falar em jovens inofensivos, eis os Denver Nuggets. Depois de Carmelo, a estratégia de “adição por subtracção” é de novo colocada em prática com Ty Lawson. Entra em campo Emmanuel Mudiay, outro candidato a estreante do ano, ficam Kenneth Faried e Danilo Gallinari (bom Euro, a ver se não se lesiona muito), o jovem Nurkic, e um grupo que deixa muito a desejar. O poder de tiro é reduzido, não há quem resolva individualmente, a responsabilidade fica nos ombros de jovens com muito a provar, e a profundidade do plantel é pequena.

Depois há Sacramento. Sim, Cousins é um dos melhores postes da Liga, até se tem portado bem, há Rudy Gay e entrou Rajon Rondo, o playmaker que faltava. Por outro lado, Cousins é motivo de rumores de trocas desde o primeiro ao último jogo, Gay joga quando lhe apetece, e Rondo foi um fiasco em Dallas. As adições de Caron Butler e Belinelli trazem opções de tiro, sendo que o italiano não tem medo de bolas difíceis em momentos cruciais. Willie Cauley-Stein e Ben McLemore são dois jovens interessantes, existe capacidade ofensiva, um banco com opções, mas a defesa deixa algo a desejar, sendo que os reforços não trazem muito de novo nessa área.

Por fim, os Lakers. Desenganem-se aqueles que acham que este ano vai marcar o regresso da equipa de LA aos tempos áureos, bem pelo contrário. Para já, há dúvidas se Kobe ainda é Kobe. São 37 anos de idade, muita quilometragem, e longas lesões a considerar na equação. O facto dele ainda não ter definido se esta é ou não a sua última temporada é também um factor de perturbação. São depositadas grandes esperanças em D’Angelo Russell, o tal base líder em falta desde que Nash desapareceu, bem como em Julius Randle, que o ano passado cedo se lesionou. Roy Hibbert tem que trazer a defesa que tem faltado em LA, Lou Williams e Nick Young, quando engatam, são enormes marcadores de pontos, mas a qualidade global não é suficiente para fazer mossa no Oeste. Do outro lado, talvez pudessem fazer uma gracinha, mas a equipa não é competitiva o suficiente. O que significa um Kobe descontente, pois este não gosta de perder (nem gosta de quem não se esforça o suficiente, o que quer dizer que Hibbert tem de entrar na linha e manter a boca fechada), nem de correr para nada. Ou seja, os Lakers vão acabar o ano com mais tweets que vitórias.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

0 Comentários

  • dd
    Posted Outubro 20, 2015 at 2:27 pm

    E perde-se uma equipa que dava gosto ver jogar. Portland! :(

  • KG
    Posted Outubro 12, 2015 at 9:30 pm

    Não é preciso ser nenhum iluminado para afirmar com certeza que nenhuma das equipas acima enumeradas irá aos playoffs, basta analisar a concorrência . Agora, será isso fator suficiente para as considerar "irrelevantes" ? Julgo que não, será muito interessante acompanhar o desenvolvimento das mesmas dado à juventude de algumas estrelas por um lado ou as mais recentes aquisições por outro .

  • JSC
    Posted Outubro 12, 2015 at 8:37 pm

    O problema é quem sai, no Oeste é mais ou menos fácil identificar Portland e Dallas (estes acredito que vão se manter na luta pelo lugar), no Este todas as equipas melhoraram, pois são essecialmente jovens e mais um ano normalmente só faz bem. Seguros nos playoff's de Este para mim, Cavs, Heat, Bulls, Raptors, Wizards e Pacers (e por esta ordem), portanto sobram duas vagas, os melhores posicionados são Hawks quase seguros também e depois são os Bucks e Celtics como principais candidatos. Portanto acho complicado os Knicks lutarem pelos playoff's, mas tudo pode acontecer.

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 10:32 pm

      Sem ninguém? Olha vê o record dos Pacers, depois do George Hill voltar da época passada ;).

      https://www.basketball-reference.com/players/h/hillge01/gamelog/2015/

      Na época passada os Pacers iam facilmente aos playoff's não fossem as lesões. Houve uma altura que o titular era o Donald Sloan, piores só mesmo os Heat.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 10:15 pm

      De duas uma: ou és um grande fã do PG e dos Pacers para achares que ele sozinho com Ellis e pouco mais a coadjuvar fica à frente dos Bucks (já nem falo dos Hawks para não ser absurdo) ou és um lunático!

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 10:06 pm

      Viste os playoff's? Sim é verdade que os Warriors ganharam e jogam em equipa, mas sabes quem também joga em equipa? Os Hawks, e sabes o que lhes aconteceu perderam fácil contra os Cavs.
      A diferença? De um lado está o Curry do outro o Teague, dum lado está o Thompson do outro estava um Kyle Korver (que não acertava uma), de um lado estava o Iguodala do outros estava o Carroll, … podes ter o melhor jogo de equipa possível se não tiveres bons executantes é a mesma coisa que nada, uma série ficou 4-0 a outra ficou 4-2. Na final o LeBron "sozinho" ganhou dois jogos e o Paul George já mostrou que se pode aproximar desse nível daí a minha afirmação.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 9:39 pm

      Pois porque realmente na atual NBA as individualidades sobressaem-se ao coletivo superior. Que o diga LeBron James…

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 9:29 pm

      Yup, ter uma individualidade como o Paul George faz com que estejam à frente.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 9:03 pm

      Pacers à frente de Hawks e Bucks? Só se for no NBA 2K16, e mesmo aí seria complicadíssimo

  • João Ribeiro
    Posted Outubro 12, 2015 at 8:04 pm

    Compreendo que coloquem os Knicks como irrelevantes depois da época chegada e da "aparente" falta de reforços de peso. Mas não posso discordar mais, e os recentes resultados e exibições na Summer League e na Preseason (principalmente a vitória frente aos Wizards) têm dado esperanças aos Knicks, embora acho que a fasquia se deva manter em baixo. Robin Lopez será o patrão da equipa, a forma como funciona como referência para a rotação defensiva da equipa será essencial esta época. Depois a dupla Calderon-Afflalo é certo que não mete medo pelos nomes, mas são boas fits no sistema dos Knicks e não esquecer Jerian Grant que tem jogado muito (acredito que acabará por ter mais minutos que Calderon a partir do banco). Vujacic vem dar experiencia e tiro exterior e dada a sua já habituação ao triangle será o mentor perfeito. Porzingis já começa a oferecer muita qualidade à equipa, embora precise de tempo e calma. O'Quinn é só a perfect fit no triangle e tem feito números soberbos tanto em pontos, ressaltos e ast. Derrick Williams também tem estado muito bem, assim como Seraphin que irá oferecer uma presença importante nos ressaltos ofensivos e contribuirá com pontos a partir do banco. Está um roster bem equilibrado e interessante porque há soluções para vários gostos.

    Acima de tudo vê-se uma equipa a jogar sem pressão a divertir-se enquanto equipa e tudo vai funcionando para os lados de New York. Este é um ano 0, não se exige Playoff, mas acredito que mantendo esta química possam ser realidade. Como já tinha dito, será uma época na qual será divertido seguir os Knicks e será uma época que, apesar de ser ano 0, será fundamental. Quantas mais vitórias conseguirem, mais próximo fica KD de New York.

  • Luís Figueiredo
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:38 pm

    Caulley-Stein é um especialista defensivo, como é que não acrescenta nada à defesa de Sacramento?

    • André Gomes
      Posted Outubro 13, 2015 at 7:20 am

      Uma questão que o técnico de Sacramento já disse como será resolvida: Caulley-Stein titular (e ainda bem, já que é um ótimo complemento ao Cousins). Agora, dizer que não acrescenta nada defensivamente, quando dos três C's é o melhor no assunto, tem piada.

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 10:13 pm

      Uma questão que será resolvida quando a época começar, não a vale a pena discutir.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 9:42 pm

      Obviamente que interessa. As equipas de NBA na pré-época joga com o seu melhor 5 para ganharem rotinas antes dos jogos já que durante a época pouco tempo terão de treino para as treinar, já que quase todas as noites jogam. E como tal, o Cauley-Stein tem jogado a 5 e o Koufos aquece o banco, passando Cousins para 4.

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 9:30 pm

      A pré-epoca não interessa muito.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 9:02 pm

      JSC, por acaso até tem sido titular o Cauley-Stein…

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 8:39 pm

      Só não é piada porque não vai jogar muito ou nada, pois não tem capacidade de jogar a PF ofensivamente e em Poste está em terceiro da rotação atrás de Cousins e do Koufos (que já tem experiência de playoffs). Mas sim teoricamente é um bom defensor.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 8:05 pm

      De facto dizer que Cauley-Stein não acrescenta nada defensivamente vai direto para piada do ano. Se dissessem que ofensivamente não trazia nada de novo, até concordava, agora defensivamente… Ele era só o melhor Rim Protector do NCAA

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:37 pm

    Acho que os Kings não são assim tão irrelevantes. O 5 inicial pode dar playoff mas aquelas cabeças têm de estar todas no sítio e com o mesmo objetivo. Talvez o Kincks por a conferencia ser nivelada por baixo ainda consegue cheirar a fase final, mas não acredito muito nisso.
    Para todos os outros a temporada passa por ganhar uns joguitos mas sobretudo desenvolver os jovens. Neste momento os Wolves parecem a equipa com mais potencial (LaVine, Wiggins e KAT). De resto curioso para ver os Lakers o Mundiay e o Okafor (que devem disputar o rookie do ano).

    JR

  • Carlos Campeã
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:28 pm

    Não concordo com a maioria do que aqui escreveram… os Kings este ano podem ser muita coisa mas irrelevantes nao vai ser uma delas. Minnesota tem um dos melhores nucleos jovens da liga, e os Knicks naquela conferencia podem muito bem ir ao playoff. Irrelevantes apenas os Sixers, que fazem por isso.

  • NFM *
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:06 pm

    São todas equipas fracas mas Sacramento tem um bom 5 inicial…

    Rondo era à 3 anos um dos 3/5 melhores bases da NBA (é verdade que está irreconhecivel), Gay no ano passado ainda fez jogos muito interessantes e Cousins é dos melhores postes da NBA…

    Belinelli é um excelente atirador e depois tem alguns jogadores úteis como Butler, Koufos, McLemore, Casspi e Collison…

    Se Rondo fizesse jogar a equipas como fazia anteriormente podiam fugir da medriocidade…

    Acho que são os "melhorzinhos" destas equipas referidas…

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:00 pm

    Não concordo muito com os Kings, acho que vão lutar pelos playoffs, não esquecer o início da época passado até o Cousins se lesionar.

    Saganas

  • Alessandro Del Piero
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:00 pm

    Acho que os Knicks vão surpreender. Se as lesões deixarem New York em paz acho que o Playoff é garantido. Porzingis e Grant têm muito talento e futuro. Melo é Melo e ainda tem banco experiente. Se jogassem no oeste não chegavam lá, agora no Este acho que é garantido.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 8:07 pm

      "Playoff é garantido". Embora acredite que andem na luta pelo 8°, acho uma afirmação exagerada. E sou fã dos Knicks

  • KikoDP
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:53 pm

    Os Kings são bem capazes de ir aos playoffs

  • João
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:49 pm

    Da parte que tenho mais conhecimento (Knicks), respeito a opinião. Pelo que tem feito não merecem mais crédito do que o que estão a dar. Mas acho que vão surpreender e vão mesmo aos P.O.

    É claro que é cedo, ainda só fizeram 2 jogos de pré-época mas gostei das indicações, principalmente contra Washington que não é uma equipa qualquer.

    É como dizem… É uma equipa com muitos role-players, longe de ser candidata ao título por isso mesmo, mas são peças que fazem sentido e com possibilidade de contribuição em todas as áreas. Isto mais um Carmelo finalmente saudável (aparentemente) no Este parece-me suficiente para os playoff e garantidamente não andarão pelo fim da tabela.

    Outras notas:
    Depois de ter visto todo o Summer Camp e estes 2 jogos não tenho dúvidas que Porzingis, retirando as possíveis lesões, vai contribuir Já!! Vai ter altos e baixos típicos de Rookie, vai ter muitos dias off, mas aquela dedicação ao jogo, envergadura e mobilidade não se ensinam o que garante contribuição para a equipa mesmo nos dias em que o tiro não esteja a cair.
    Muitos já fizeram o funeral a Calderon. Não acredito que tenha desaprendido a jogar basket. Também me parece bem mais saudável.
    Derrick Williams também tem surpreendido mas neste caso já não acredito tanto. Nota-se que tem todos os atributos físicos e técnicos mas NY não me parece o ambiente certo para ele virar cabeça para o lugar certo.

    SD,
    Xait

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 8:10 pm

      Também segui a Summer League dos Knicks e vi os jogos de pré-época e começo a dar razão a Phil Jackson quando o apelidou de "steal". Na retina ficou aquele jogou frente a Okafor no qual o mete completamente no bolso.

      Pena Ndour ter fugido para os Mavs

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:48 pm

    Não concordo com a parte em que consideram Sacramento irrelevante, quando na mesma conferência têm Utah! Mas atenção, isto partindo do princípio que aquela malta em Sacramento não se vai passar da cabeça uns com os outros.
    allenlima

    • Anónimo
      Posted Outubro 13, 2015 at 4:06 pm

      COMPARATIVAMENTE, aos Kings deste ano, são mais prováveis que sejam irrelevantes. E sim acompanhei, como já acompanho há muitos anos. E penso que este novos Kings são superiores aos Utah! Mas lá está, partindo do princípio que toda a gente está a rumar para o mesmo lado e se não houver lesões.
      allenlima

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 12, 2015 at 8:11 pm

      Utah irrelevante? Por acaso acompanhou NBA no pós All Star break?

  • J.P. Araújo
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:48 pm

    Apesar de ser um ótimo artigo, permite-me discordar de muito do que aqui foi escrito. Os Knicks e os Wolves vão estar na primeira ronda dos playoffs, chegando a Maio. Os Knicks não têm equipa para ambicionar a muito mais, mas são grupo sólido e capaz de lutar pelo 7/8 posto. Já os Wolves com uma mistura entre veteranos e jovens, são a minha aposta para surpreender, e sem lesões podem até fazer uma gracinha. Garnett será decisivo no balneário e os miúdos são demasiado bons para não chegar lá. Os Blazers vão ser os Internet Darlings do ano, com imensos seguidores no league pass. Talento, espetáculo e jogos emotivos. Mais derrotas do que vitórias mas podem complicar as contas a duas ou três equipas. Para terminar, atenção a Julius Randle dos Lakers. A minha aposta de franchise player para a equipa de LA e que com Kobe a 100% e Russell adaptado pode ser mais do que fundo de tabela. A ver.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:46 pm

    jimmy

    Acho que os knicks não vão estar assim tão fracos, calderon tem ainda bom tiro exterior e jerian grant pode ser um bom suplente, se as lesões o permitirem a afflalo e carmelo , porzingis se afirmar teem tudo para ir a playoffs, robin lopez é discreto mas acrescenta muito à defesa e derrick williams e kyle o quinn são bom banco ja para não falar de kevin seraphin

  • JSC
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:45 pm

    Os kings vão estar na disputa do oitavo lugar. Tinha escrito um comentário mais longo a explicar, mas parece que houve um problema.

    • bruno teixeira
      Posted Outubro 12, 2015 at 8:23 pm

      Concordo contigo até podem não o conseguir mas que vão lutar por ele vão.
      O que também acho é que os knicks não vao ser o fiasco das ultimas epocas, até podem nao conseguir o playoff (é o mais provavel) mas vão ter uma campanha bem superior às epocas anteriores

  • JSC
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:32 pm

    Enquanto aos Lakers, têm 3 bons valores jovens, a sua defesa vai melhorar exponencialemnte com o Hibbert e a Paz Mundial, se o Kobe lançar menos estarão lá em cima. Mas sim falta banco e é um plantel um pouco inexperiente.

    • João Lemos
      Posted Outubro 13, 2015 at 8:41 am

      Lê-se cada coisa…..o maior problemas dos Lakers são o Kobe?!? Suponho que o maior problema do Real Madri seja o Cristiano Ronaldo, ou o Gasol o da seleção espanhola de Basket…

    • João Rosendo
      Posted Outubro 12, 2015 at 5:10 pm

      Para mim o maior problema dos Lakers é o Kobe, desde há uns tempos para cá.. Por isso concordo, se ele lançar menos vão ficar melhores, embora pense que não dê para playoffs..

      Se fosse no Este, ai talvez desse.

    • JSC
      Posted Outubro 12, 2015 at 4:07 pm

      É similar ao que penso, mas não apetece escrever o que tinha antes. O Metta não vai ser titular, está velho, vai ser o Clarkson ou o Lou.

      O problema do Swaggy P e do Lou é a falta de consistência, e para ir aos playoff's no Oeste é preciso 50 vitórias +/-.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:53 pm

      Nao sou daqueles fãs sonhadores que colocam os Lakers nos playoffs (nem gosto dos lakers) e o Kobe a marcar 40 pontos por jogo mas acho que colocar os Lakers neste lote é subestimar esta malta. O plantel é curto, sem duvida. Mas a entrada do Metta (se vier empenhado em ajudar na defesa) pode ser determinante. a experiência dele pode ser essencial. russel é muito bom. kobe é uma incógnita mas acredito que tenhamos um lou williamos com "tomates" para nao dar as bolas todas ao kobe. se isto acontecer, podemos ter uma equipa com alguma qualidade.

      Russel, Kobe, Metta, Randle e Hibbert. Sobram Lou, Clarkson, Randle, Nick, a experiência de Bass e a incógnita Marcelinho Huertas (pode ser uma boa surpresa).

      Não gosto deles mas acredito que pode sair daqui alguma coisa.

      João Paiva

  • Sombras
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:32 pm

    "Mais tweets que vitórias" melhor descrição dos Lakers da história.

Deixa um comentário