Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Isco melhor que Kaká, Ozil, Sneijder e Zidane; E Illarramendi é melhor do que quem?

A imprensa espanhola vai conseguir fazer de Isco o melhor jogador do Mundo? Como se explica a diferença de tratamento nos casos Illarramendi e Coentrão?

O jornal Marca aproveitou hoje os bons números de Isco para o eleger de maneira indirecta como o melhor 10 do passado e presente recente do Real Madrid. É um sintoma do habitual chauvinismo espanhol, algo a que já nos vamos habituando e que, à boca pequena, elogiamos como sendo um dos segredos do desporto no país vizinho. Colocar um espanhol no Top faz parte da estratégia de valorização do produto nacional e os jornais de Madrid há muito desejavam ter alguém (Isco é agora o escolhido) para o colocarem no topo do Mundo. Até aqui tudo bem, mas quando desviamos o olhar das letras gordas e a negrito, é impossível que o conhecedor de futebol não fique escandalizado com a audácia das comparações usadas para comparar a carreira do internacional espanhol. À cabeça Zidane, que “só” foi eleito pela UEFA como o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos. A entidade máxima europeia nem precisaria desse anúncio para ainda hoje termos presente o doce perfume do jogo do francês. Os senhores que se seguem (Ozil, Sneijder e Kaká) estão furos abaixo do descendente argelino, mas nem por isso mereciam a desconsideração. Até por terem carreiras consistentes, recheadas de momentos memoráveis. Algo de que Isco – por ser mais novo, obviamente – ainda não se poder orgulhar com tanta veemência.

O êxito do Barcelona sempre provocou ataques descontrolados de urticaria em Madrid, que apenas reservava e celebrava os feitos espanhóis dos blaugranas quando estes estavam ao serviço da selecção. Os merengues mudaram de política, injectaram sangue nacional na equipa de Ancelotti, criando o cenário perfeito para esta publicação exultar com pouco. Perceba-se que não se pretende diminuir a importância de Isco na manobra atacante do Real Madrid: vale cada cêntimo do valor do passe. No entanto, torna-se incompreensível que se faça vista grossa a um caso que, não fosse espanhol, estaria de braços bem abertos à espera da crucificação. Falamos de Illaramendi, médio proveniente da Real Sociedad e que custou a simpática soma de 38 milhões de euros. Sim, a ideia é chegar a Fábio Coentrão. Alvo do ódio da comunicação social local pelo valor investido, o lateral-esquerdo sofreu mais por bem menos. Ora por ter custado aos cofres blancos 30 milhões, por fumar, ou, como muitos o apelidavam, ser “afilhado de El Português”, José Mourinho. A verdade é que os números da participação de Coentrão e Illaramendi não são comparáveis, levando o internacional português larga vantagem na hora de analisar o peso de um e outro.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A.Borges

34 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:34 pm

    No mínimo vergonhoso…Mas como diz no texto,nada de novo vindo de quem vem.
    Trata-se de um povo bastante xenófobo em relação aos Portugueses e cheio de bazófia.

    • Luís bcn
      Posted Setembro 20, 2013 at 7:04 pm

      Tipico comentario que nao deveria ser aceite neste blog. Xenofobia hã em todo lado como comprovado pelo seu comentário. Eu vivi em espanha e nunca me senti mal por ser Português. E em Portugal ha jornais como sabemos piores que a Marca.

    • JRamos
      Posted Setembro 20, 2013 at 7:23 pm

      por acaso, e tendo em conta o que por vezes se lê, acho que não, não há.

    • tiago
      Posted Setembro 20, 2013 at 7:57 pm

      ca existe um clube que tem 3 jornais, 3 televisões e ninguem se queixa.

  • slb1994
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:39 pm

    A imprensa espanhola já nos habituou a isto..
    Isco é craque, sem duvida, mas tecer comparaçoes quando apenas efectuou meia duzia de jogos no Real, a nomes como Zidane e simplesmente RIDICULO.

    No Real, até Ronaldo já foi alvo de assobios, enquanto o Sergio Buraco Ramos sempre foi endeusado.

    Fabio Coentrao talvez nao valesse os 30 M e com Marcelo no plantel, a sua contrataçao foi no minimo discutivel.Mas foi alvo de criticas injustas.

    Illaramendi é um bom jogador.Nada mais que isso.Os valores da sua transferencia sao no minimo comicos

  • David Gomes
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:42 pm

    esta faz-me lembrar as recentes comparações do montero com o jardel. "montero com mais golos que jardel nos mesmos jogos" e bla bla bla. eu sou sportinguista e gosto muito do montero, acho que tem um primeiro toque e uma movimentação sem bola bastante bons mas daí a compara-lo com jardel… um palmo é um palmo e um metro é um metro. o mesmo se passa neste caso, por melhor que isco seja comparar-lo com zidane não cabe na cabeça de ninguem

  • Oliveira
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:42 pm

    Totalmente de acordo.

    A partir do momento que criticaram o Mourinho que fez o melhor resultado de sempre na liga espanhola e o Ronaldo que é, a par de Messi, o melhor do mundo e com uma distância enorme para qualquer outro jogador no futebol actual: Nada me espanta.

    A tentativa de por Casillas no top foi das mais ridículas que já se viu e mostra bem o ponto de vista do leitor do VM.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:45 pm

    A imprensa é toda igual, mas em Espanha abusam… os que eles "gostam" e querem que "vingue" são protegidos e colocados em patamares que não estão, os que não gostam ou querem "fazer a folha", façam o que fizerem a imprensa vai sempre procurar todos os pormenores para o atacar.

    Falando de Isco, grande jogador, sem dúvida que vai vingar e vai construir uma história no Real Madrid, superior a Sneijder e até Özil… mas ainda é cedo para estar a colocá-lo ao nível de um Zidane.

  • Sancho
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:47 pm

    Excelente observação. De facto estão a tentar comparar o incomparável. Ponho as minhas mãos no fogo em como Isco nunca estará sequer perto do nível do Zidane (um dos melhores jogadores de sempre) mas, ainda que pudesse vir a estar, compará-lo nesta altura com os 4 que aparecem na capa é rídiculo.
    O rapaz deu nas vistas na Liga dos Campeoes no ano passado e tem marcado golos em pouco mais de 1 mês ao serviço do Real Madrid. Nem vou falar da comparação com Zidane, mas comprar com Ozil (para muitos o melhor 10 do Mundo), Kaka (durante vários anos este entre os 3 melhores do Mundo) ou mesmo Sneijder…não faz sentido.

    Se Isco continuar a jogar a este nível, no final do ano já podem fazer uma capa a dizer que deu mais ao Real do que o Kaka ou o Sneijder. Mas para dizerem o mesmo em relação ao Zidane ou Ozil, vai ser preciso muito mais do que isso.

  • JN
    Posted Setembro 20, 2013 at 5:48 pm

    Um artigo parecido ao que eu tenho pedido… Mas eu não queria sobre Espanha.

    Continuo à espera de um artigo sobre este fenómeno mas em Portugal onde este fenómeno só ajuda consecutivamente 1 clube. Esse "mistério" é que eu gostava de ver ser discutido.

    Fazem uma capa destas com o Isco que apesar de exagerada, é uma realidade que ele está com numeros excelentes. Em Portugal faz-se 50 capas ainda mais chauvinistas que esta de um jogador que nem numeros tem. A unica coisa que tem é fazer parte desse tal unico clube do país que ben(i)fic(i)a deste fenómeno.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 20, 2013 at 5:53 pm

      A serio…Não estás farto de ti próprio?! Esquece o Benfica homem!

    • Anónimo
      Posted Setembro 20, 2013 at 6:04 pm

      JN também eu gostaria de ver aqui um artigo sobre isso mesmo, já agora também seria agradável ver ao fim de um ano quantas capas dos jornais a bola e o record fazem do Porto durante um ano inteiro, acho que o Porto só é capa nesses jornais quando joga contra Sporting ou Benfica
      ZE MARIA

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 20, 2013 at 6:08 pm

      Já ca faltava..

    • Santos
      Posted Setembro 20, 2013 at 6:39 pm

      Do pouco que me lembro, a VM já fez uma análise sobre isso mesmo. 1 ano talvez ?
      Lembro-me de haver uma artigo sobre a "valorização" do Benfica na imprensa, o menosprezo dos feitos do Porto e até Braga (Em sevilha e etc) e a constante critica e digamos "empurra para baixo" ao Sporting.

    • Pedro Melo
      Posted Setembro 20, 2013 at 6:43 pm

      Não percebo o espanto, deixem os clubismos à parte e vejam a campanha vergonhosa feita por certos jornais… Todos os dias há novos Eusébios, Maradonas e afins.

    • tiago
      Posted Setembro 20, 2013 at 8:03 pm

      e novidades ??? eu acho tanta piada quando um benfiquista se queixa da imprensa e são tratados como reis, agora imaginem o que eles não fariam se fossem tratados da maneira como o porto e o sporting e o braga são, principalmente o porto e o braga. ainda esta semana o benfica jogou, ganhou, capa(tudo certo aqui). o porto jogou,ganhou e quadradinho de lado.

    • Rúben
      Posted Setembro 20, 2013 at 9:49 pm

      Pois ja ca faltava ? Nao me diga que é daqueles que gostou de ver como capa um suplente da servia num dia em que jogou portugal ? Desde que joao querido manha (leva o nome muito a serio) pegou na direçao do record 95% das capas foram do Benfica …

    • JN
      Posted Setembro 20, 2013 at 10:30 pm

      Odeio o FCP e lembro mais um facto, o Defour em 2 épocas e meia de futebol português fez menos capas e noticias que o Fejsa fez em 2 semanas.

      Pouco mais há a dizer…

    • Flavio T
      Posted Setembro 20, 2013 at 10:31 pm

      Quanto ao post…nada mais acertado. Não retiraria uma virgula. O mal é que a maioria da população portuguesa adora Espanha e não leva nada disto a mal, seguem intoxicados pelo Felipismo, séculos depois. Não fosse Ronaldo e o português seria visto como um povo de segunda e nós a batermos palmas. Quanto à tentativa de ligar isto à imprensa portuguesa deixem-me perder um pouco de tempo a explicar o porquê disso acontecer.
      Isco é bom, mas primeiro nem é um 10 puro, e segundo é incomparavelmente inferior a Ozil (esse sim o melhor 10 da actualidade), e a Zidane (no Real), podendo ainda falar de Eriksen ou Oscar, por exemplo (em ambos os casos, superiores ao espanhol).
      Ponto 1: O clube de Campanhã queixa-se da parcialidade da imprensa. Eu diria, que se fosse editor de um jornal provavelmente faria o mesmo, porque uma capa (por muito estúpida, e injusta) com o Benfica ou com o Sporting vende 3 vezes mais. Ora o bom critério editorial num mercado concorrencial é aquele que vende! Se quiserem imparcialidade podem sempre ler aqui o VM.
      Ponto 2: O clube de Campanhã se tivesse que lidar com mais ou menos 600 capas de jornais desportivos por ano, viveria nos bons e nos maus momentos com um fenómeno que lhes passa agora ao lado, e que ajuda a explicar as inúmeras vitórias…total ausência de pressão e de escalpelização de resultados, exibições e acções. E isso até reverte em seu benefício porque utilizam isso como forma de auto-motivação. portanto convém pensar um pouco antes de escrever…

    • Jorge Diniz
      Posted Setembro 20, 2013 at 11:05 pm

      Referes-te ao Markovic e dizes que os jornais portugueses fazem capas chauvinistas. A credibilidade do teu comentário cai por terra devido ao teu desconhecimento do dicionário. Sempre pensei que isso fosse acontecer por comparares o Markovic e o Wilson Eduardo…

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 21, 2013 at 2:13 am

      Rúben, nem gostei nem desgostei, raramente vou ao Record ou Abola ver capas ou noticias. Deixei de os ver pela simples razão de quererem ganhar dinheiro com o nome do meu clube (Benfica). Sempre ouvi dizer que o Record é o jornal do Sporting, Abola do Benfica e o Jogo do Porto, se o são, não sei…

      Relativamente ao que o JN disse, às vezes fico mesmo com a sensação que as pessoas não são capazes de sair da sua bolha e ver que afinal isso da imprensa não é tão linear assim, então vejamos:

      Caso Cardozo, quantas vezes foi debatido este assunto na TV? Eram repetições atrás de repetições com direito a câmara lenta para se ver bem o dedo indicador direito do Cardozo, quase a bater na narina esquerda do Jorge Jesus.

      Luisão, teve o mesmo tratamento quando "empurrou" o àrbitro alemão.

      Já que a imprensa portuguesa é tão chauvinista e sempre em prol do mesmo clube (?????) qual é o meu espanto, que agora percebo que esses 2 assuntos não foram esmiuçados até ao tutano… e que só benificiarem o Benfica.

      E se o assunto são as capas (que por acaso vi no Bom dia Portugal), que me dizes do titulo "O Leão voltou" ou "O Novo Diamente (W.Carvalho)", que se a memória não me falha tem de números, 0 (zero).

      Agora também te digo (e já vão acusar os Benfiquistas de fanafarrões), se os jornais só fizessem capas com o Porto ou o Sporting queria ver como eram as vendas ao final do mês.

  • luis
    Posted Setembro 20, 2013 at 6:00 pm

    Concordo que o valor dado Illaramendi é ridiculo. Agora não vale a pena comparar. Coentrão foi apanhado a beber, a fumar, Mourinho disse que ele precisava de começar a pensar o que queria para a sua carreira, é um jogador que regrediu desde a chegada a Mourinho, principalmente em termos ofensivos. O espanhol chegou esta época, para um clube de grande dimensão e só houve meia duzia de jogos.Se querem comparar com Coentrão dêem-lhe três anos. Se daqui a um /dois anos ele atingir o nível de um Xabi Alonso não terá sido grande contratação. O Real Madrid tem dos melhores departamentos de scouting. Todos os relatórios podem ir nesse sentido

  • luis
    Posted Setembro 20, 2013 at 6:03 pm

    Também gostaria que o tipo de Jornalismo em Espanha em termos de código deontológico deixa muito a desejar. O tipo de jornalismo que se deve fazer deve ser isento e por isso desprezo um tipo de nacionalismo que se tenta impor à força em Portugal.

  • Fábio Coutada
    Posted Setembro 20, 2013 at 6:03 pm

    A ser parcial as análises que seja a favor dos nossos. É certo que Isco não é o melhor 10 do mundo, nem o Iniesta foi o melhor do mundo noutros tempos, nem o Casillas foi o melhor GR do mundo.

    Mas os espanhóis pelo menos fazem por defender o que é deles, já nós… além de fazermos o contrário temos memória curta. Muito antes do Ronaldo ter ouvido tímidos assobios em Madrid, ouviu assobios a sério em Portugal durante muito tempo.

    Neste caso, estou com os espanhóis.

  • Bruno A.
    Posted Setembro 20, 2013 at 6:20 pm

    concordo em vários pontos do texto, mas para mim é (e o tempo vai prová-lo) claramente melhor que Sneidjer e Kaka (devido ao azar da pubalgia crónica). Em relaçãp a Ozil já é uma questão de gostos, Ozil é mais genial, Isco mais produtivo e desequilibrante com bola..

  • Hugo Martins
    Posted Setembro 20, 2013 at 6:54 pm

    Provavelmente o autor do texto vê pouco futebol, ou começou a fazê-lo apenas esta época. Assim sendo, vou dar-lhe uma novidade: o Coentrão vai para a terceira época em Madrid, e o Illarramendi está a iniciar agora a sua aventura no clube. Assim sendo, comparar os números e rendimento de ambos é ridículo.

    Por outro lado, mesmo eu gostando do Coentrão, a verdade é que a sua contratação não tem qualquer sentido. O português pode actuar em duas posições (defesa-esquerdo e extremo-esquerdo), sendo que em ambas é de qualidade inferior aos habituais titulares (Marcelo e Ronaldo). Deste modo, e até tendo em conta a quantia gasta no jogador, foi uma contratação sem nexo, sendo normal que os espanhóis a critiquem.

  • Diogo
    Posted Setembro 20, 2013 at 7:01 pm

    Comparar o grande Zidane (dispensa apresentações), o melhor do mundo em 2010 (Sim, estou a falar de Sneijder e não de Messi) ou mesmo de Ozil (melhor assistente na Europa dos últimos 3 anos) ao Isco é um crime nesta altura do campeonato

    • Paulo Almeida
      Posted Setembro 20, 2013 at 7:54 pm

      concordo, apesar de eu ser um grande apreciador do Isco, ele ainda não fez nada para ser comparado aos jogadores acima citados.

    • Diogo
      Posted Setembro 20, 2013 at 8:51 pm

      Note-se que também sou grande apreciador do Isco. Tem tudo para ser um grande nome do futebol mundial mas parece-me que nesta altura ainda é muito cedo para estar a fazer comparaçoes com grandes nomes do futebol mundial

    • Paulo Almeida
      Posted Setembro 20, 2013 at 9:47 pm

      sem duvida, mas o absurdo é a comparação com Zidane, um dos melhores jogadores da história comparado com um miúdo que pouco fez, a Marca é ridícula.

    • Alan Mocellim
      Posted Setembro 21, 2013 at 4:07 pm

      Levando em conta espanhóis eu diria que Isco não é melhor nem que Juan Mata e talvez nem mesmo que Cazorla. Entre os jovens meias espanhóis Thiago também me parece melhor que Isco. Há muito exagero nessa notícia. É a imprensa madridista trabalhando para levar Isco para a Copa do Mundo…

  • Kacal
    Posted Setembro 20, 2013 at 7:12 pm

    Para mim, em forma, no seu auge, os quatro foram ou são superiores ao Isco, mas, na imprensa espanhola, tudo que é espanhol é bom e superior, por isso vale o que vale.

  • Diogo Laranjeira
    Posted Setembro 20, 2013 at 8:43 pm

    Comparar Isco a qualquer um destes 4 estrelas é uma clara jogada para valorizar o jogador, mas como dizem gostaria de ver falar do Illarramendi para saber onde é que ele vale 38 ME, enfim..

    No entanto mais uma vez um texto muito bem conseguido! Parabens ao Visao de Mercado por mais uma "crónica" tão apurada e denunciadora do ridiculo que se tornou a imprensa espanhola se encontra neste momento.

  • Mendes
    Posted Setembro 20, 2013 at 10:16 pm

    Obviamente que o Isco ainda não se pode comparar com Zidane, Ozil, Kaká ou Sneijder, ainda tem muito caminho a percorrer. No entanto o seu início de carreira no Real tem sido soberbo e, sendo ele também um jogador soberbo, é fácil perceber todo o entusiasmo da imprensa madridista em relação a ele. O jornal a bola por cá faz o mesmo, o exemplo mais recente foi Markovic.
    Eu acho o Isco um jogador absolutamente fantástico mas para fazer uma carreira como Zidane tem ainda muito trabalho pela frente.

    Já o Illarra deve ter muito talento escondido para valer aquele dinheiro todo. Deve ser melhor que o Pogba.

Deixa um comentário