Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jardel: “Se fosse hoje, eu também jogaria no Manchester City”

Concorda? Foi o maior finalizador que apareceu em Portugal, mas dificilmente o seu estilo encaixava na equipa de Guardiola. 

Mário Jardel, que em Portugal representou FC Porto, Sporting e Beira-Mar, acredita que hoje em dia teria lugar no Manchester City.

24 Comentários

  • Kafka
    Posted Junho 9, 2023 at 7:13 pm

    Não jogava nada… Pese a tremenda qualidade (ao ponto de ser campeão sozinho em Portugal) fora de Portugal a conversa já não era bem assim, tanto que nunca se impôs na selecção brasileira nem despertou a verdadeira cobiça dos colossos da altura como o Milan, Real Madrid ou United

    • Daniel Castanheira
      Posted Junho 10, 2023 at 11:51 am

      É preciso não esquecer a geração de avançados que apanhou nessa altura tanto nos clubes de elite e seleção

      • Kafka
        Posted Junho 10, 2023 at 1:27 pm

        Não eram todos melhores que o Haaland e o Alvarez, que é o patamar em que ele se está a meter ao dizer que hoje jogaria no City, portanto tinha de ser no mínimo tão bom como o Haaland ou Alvarez

        O United na altura era top3 Mundial e tinha o Cole e Yorke como avançados, eram bons mas não eram nada de especial e nem assim o United não quis o Jardel

        Bayern outro top3 da altura, tinha Zickler, Jancker e Elber… Zickler e Jancker não eram propriamente prodígios e nem assim o Bayern quis o Jardel

        Ok no Brasil havia o Ronaldo Fenómeno e portanto aí não havia a menor hipótese dele ser titular, mas a nível de clubes os melhores cubes europeus nem todos tinham avançados do nível do Ronaldo e msm assim nunca quiseram o Jardel

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Junho 10, 2023 at 12:16 pm

      Completamente ao lado. Não se destacou só em Portugal, e até tinha uma técnica nem apurada. Mas, tendo em conta que já alguns dizerem que o Haaland não é craque, já nada me surpreende.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 9, 2023 at 7:31 pm

    Qual City qual quê? Diria mesmo que hoje era BO várias vezes e candidato a ser GOAT!

    Com o futebol actual tão programado e tão estudado ao milímetro e com a disparidade de qualidade entre tubarões e as outras equipas, ele marcava 100 golos época na boa e era guindado a ser GOAT pelo grupo do excel…

    Do ponto de vista do jogo aéreo foi dos melhores que vi e na área marcava com uma enorme facilidade. Neste futebol actual nem dúvidas que tenho que se ele fosse transportado para hoje e mais todos os craques dos anos 90, Zizou, Rivaldo, R9, Figo e afins, haveria quem defendesse sem se rir que ele ganhasse a BO em detrimento de Zidane, Fenómeno ou Figo…vai uma aposta?

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Junho 10, 2023 at 8:13 am

      Sobre o futebol de hoje em dia, totalmente de acordo, Joga_Bonito. O futebol moderno está demasiado programado para poderem existirem jogadores fantasistas. Em qualquer jogo não se vê um rasgo de criatividade e os jogadores criativos cada vez mais são um espécie em vias de extinção. Já desde a formação, os jogadores são “robotizados” pelos treinadores e quando chegam às equipas A estão de tal maneira “robotizados” que não conseguem, ou têm dificuldade, mostrar qualquer rasgo de criatividade.

      Tirar a criatividade ao futebol é como tirar o azeite, o vinagre e o sal à salada. Pode continuar a ser o mesmo desporto, mas será sempre um desporto “insosso”.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 10, 2023 at 11:25 am

        Essa crescente falta de criatividade também é devido à obsessão com o excel. Parecendo que não, a partir do momento em que marcar de encostar ou penaltie é que dá BO tira-se o incentivo aos que querem dar espectáculo e magia e ajudar as equipas, só se pensa em números pessoais.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 10, 2023 at 1:38 pm

      O Jardel sempre gostou de vangloriar, mas ele ao contrário de Haaland, é a antítese do jogador moderno, não tem espaço vazio, capacidade de arranque, portanto a dificuldade em fazer carreira, seria maior, admitindo que teria a mesma cabeça, que foi o principal obstáculo a uma grande carreira (nos anos 90).

      Sobre os que falas, o principal prejudicado no futebol moderno seria o Zizou, que ao contrário de Figo, nunca seria capaz de encostar na faixa, e para jogar no meio, faltava-lhe a explosão e espaço vazio, ao contrário de Messi, o último 10, tal como Félix (salvaguardando as devidas distâncias), seria muito penalizado pelo futebol moderno.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 10, 2023 at 3:43 pm

        Eu concordo que Jardel era lento e hoje poderia não encaixar em todas as equipas. Contudo parece-me que há um factor que se esquece. Ele era absolutamente letal no jogo aéreo e na área, algo que só por si fazia com que ele garantisse a qualquer equipa onde jogasse 1 golo por jogo. Então no jogo de cabeça foi dos melhores que vi, junto com Bieroff, dos que me vêem à cabeça. Quando se é top mundial num detalhe decisivo como o jogo aéreo, isso pode torná-lo importante.

        Hoje, com tantas bolas paradas e estudo pormenorizado, ele marcava em cabeceamentos a cantos e livres uma porrada de golo e isso torná-lo-ia hoje apetecível para muitas equipas. A questão é que hoje os mamões de área no geral não têm o faro de golo do Jardel nem a sua capacidade área. São no geral apenas bons a finalizar, mas sem nada de especial que compense as fraquezas que têm em outras valências hoje desejadas. Agora se fores um cabeceador exímio e marcador de área letal, haverão sempre equipas que o quererão.

  • Borsalino
    Posted Junho 9, 2023 at 7:50 pm

    Sendo um crack como ele era, concordo em toda a linha.

  • DNowitzki
    Posted Junho 9, 2023 at 9:48 pm

    O teu problema, Jardel, era fora de campo. Sempre foi.

    Dito isto, o norueguês sabe dominar uma bola e é rápido para a sua envergadura; não era o teu caso.

    • filipe19
      Posted Junho 10, 2023 at 9:19 am

      Enquanto jogava em Lisboa nem sei se dormia em casa ou se ia diretamente do Casino Estoril aos treinos e voltava depois.

  • André Pires
    Posted Junho 9, 2023 at 9:52 pm

    Não acredito muito nessa hipótese. Comparando com o Haaland, é superior na finalização mas não tem a força e velocidade do norueguês. Podia dar jeito em situações específicas, mas actualmente seria o 3º PL do City.

  • FiliGon
    Posted Junho 10, 2023 at 8:54 am

    Independentemente do clube onde jogou para mim foi sem sombra de dúvida o melhor PL que já vi a jogar no tugão. Tinha um jogo aéreo absolutamente fenomenal e era um verdadeiro matador.

    Agora jogar no tugão é diferente de jogar na Premier League e as dificuldades seriam muito maiores. Por outro lado, convém não esquecer o que ele fez ao Real Madrid enquanto jogador do Galatasaray.

  • Indonésio
    Posted Junho 10, 2023 at 1:04 pm

    Pode ter durado “pouco”, mas ainda estou para ver outro PL “português” a fazer isto:
    Porto J125-G130
    Galatasaray J24-G22
    Sporting CP J49-G53
    Em 7 anos, mais de 1 golo por jogo.

  • Miguel Mendes
    Posted Junho 10, 2023 at 1:23 pm

    E o gerd muller?

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Junho 10, 2023 at 3:03 pm

    O Jardel era um jogador de área, um matador. Não se associava muito no jogo, mas a bola quando lhe parava aos pés e sobretudo à sua cabeça normalmente era golo. Ainda me lembro que o Sporting foi campeão por causa dele, sem ele dificilmente seria campeão nesse ano. Tenho grande admiração por ele por culpa desse mesmo ano.

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Junho 10, 2023 at 6:02 pm

      Se a memória não me falha, quando o Jardel chegou ao Sporting, a equipa leonina estava em 15° lugar e Laszlo Boloni estava em risco de ser demitido.

      Depois chegou o Super Mário e tudo mudou…

  • Kacal
    Posted Junho 10, 2023 at 3:48 pm

    Duvido. O Haaland além da finalização tem uma enorme velocidade e potência, é bem mais móvel que o Jardel era. E mesmo em técnica de jogo não sendo um portento é competente. Jardel era incrível e letal dentro da área, dos melhores finalizadores que vimos mas não acho que Guardiola fosse querer um jogador como Jardel que sem ser na finalização no momento de receber a bola seria quase nulo. Era um jogador de 1-2 toques para o golo, dando mais já complicava-se. Por isso duvido, agora que poderia jogar numa Liga de topo e ser parte de algum plantel de algum colosso, concordo.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 10, 2023 at 5:41 pm

    Não sei se realmente era jogador para o estilo de jogo do City (embora se dissesse o mesmo do Haaland, que, apesar de tudo, é bem mais móvel do que era o Jardel), mas que seria um jogador para render uns bons 100/120M hoje em dia, lá isso seria. Se apresentasse os números que apresentou na altura (quer na Liga, quer na Champions) hoje em dia, tinha a Europa toda atrás dele. Mas a verdade é que se quisermos ser rigorosos, com os números que teve quer no Vasco, quer no Grémio, também seria demasiada areia para a nossa camioneta (ia direto para um colosso por uns 40M).

  • Romulo
    Posted Junho 11, 2023 at 5:38 pm

    O Jardel foi sem dúvidas um grande jogador, mas daí a colocar-se no patamar do Haaland, deixem-me rir. Na finalização era sem dúvida fenomenal, mas em todos os outros campos a comparação com Haaland é só ridícula. Não é por nada que nunca nenhum colosso europeu lhe pegou. E duvido muito, mas mesmo muuuuuuuito que a jogar na liga inglesa, chegasse sequer a um terço dos golos que fazia aqui na tuga, ou na Turquia.

Deixa um comentário