Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogos decisivos não são para Ronaldo… apenas 3 golos em 17 duelos a eliminar nos Europeus e Mundiais

Cristiano Ronaldo está apenas a um golo de ser o melhor marcador de sempre por uma seleção, e tem também o recorde de golos em Europeus, mas bem espremido o seu percurso na fase a doer das grandes competições tem sido muito pobre. Até ao momento o português nunca marcou num jogo a eliminar em Mundiais, e em Europeus também só faturou em 3 ocasiões, contra a Holanda, em 2004, frente à Rep. Checa, em 2012, e diante do País de Gales, no Euro’2016. Ou seja, tudo somado são apenas 3 golos em 17 jogos na fase decisiva das duas grandes competições de seleções. Um registo que não se coaduna com um dos melhores jogadores europeus de sempre, ainda por cima contou com elementos de luxo a acompanhá-lo nestes 18 anos de seleção, como Figo, Deco, Moutinho, Nani ou Bernardo Silva.

54 Comentários

  • KurtAngle3R
    Posted Junho 28, 2021 at 2:51 pm

    O principal culpado penso que seja os selecionadores que teve pois optam sempre por uma estratégia defensiva (excepto talvez o Scolari), estamos a falar do jogador mais decisivo de sempre da Champions league, precisamente nas fases decisivas, acaba o europeu com 5 golos aos 36 anos está ao alcance de muito poucos.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 28, 2021 at 2:57 pm

      O Paulo Bento tinha um 11 forte mas não tão forte como este (por exemplo tínhamos o João Pereira no 11, e agora podemos ter Cancelo) mas um banco muitíssimo mais mediano que o atual. E nunca vimos Portugal a jogar na expectativa contra nenhum adversário. Contra aquela super Espanha foi mano a mano, em 2012.
      E eu era um crítico assumido do Paulo Bento.

      • troza
        Posted Junho 28, 2021 at 3:07 pm

        Exacto. Não defendendo Paulo Bento, fomos a única selecção a bater o pé à Espanha nesse Euro…

        E no tempo de Scolari apenas jogou como estrela principal frente à Alemanha. Não vamos esquecer que era um jogador diferente nessa altura e em 2006 não era a estrela que era de 2008 para a frente. Não vamos ser injustos.

      • KurtAngle3R
        Posted Junho 28, 2021 at 3:12 pm

        Sim é verdade que Paulo Bento tinha um futebol menos defensivo que por exemplo o Carlos Queiroz e o Fernando Santos, também era difícil não o ser hehe

        • Amigos e bola
          Posted Junho 28, 2021 at 3:19 pm

          E era o que tinha menos matéria prima.
          É certo que o Mundial 2014 foi um desastre, mas o Fernando Santos já vai em 2 desastres seguidos e permanece intocável.

      • Xyeh
        Posted Junho 28, 2021 at 3:20 pm

        Dá ideia que Portugal foi campeão Europeu e passou a respeitar demasiado as outras equipas quando devia ser um pouco mais arrogante, um pouco como a França.

        • KurtAngle3R
          Posted Junho 28, 2021 at 3:40 pm

          Subscrevo.

        • troza
          Posted Junho 28, 2021 at 3:47 pm

          Portugal no Euro 2016 tinha menos alternativas e menos qualidade que hoje. O que parece é que o sucesso a jogar na expectativa (justificavel para os jogos a eliminar na altura… não vamos comentar o desastre que foi o grupo) foi tirado de contexto e aplicado sem critério.

          Há jogos em que podemos e devemos jogar na expectativa. Outros não.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 28, 2021 at 2:51 pm

    O Messi é acusado do mesmo na Argentina. Os dois nunca marcaram em jogos a eliminar da única competição de seleções que podem jogar em comum: o Mundial.

    Mas sinceramente acho que o problema da seleção é bem mais profundo que isto. Simplesmente, temos um selecionador capaz de montar uma estrutura que seja capaz de potenciar as melhores qualidades dos melhores jogadores. E quanto a isso só há uma razão: a incompetência do Fernando Santos.

    • O Rúben
      Posted Junho 28, 2021 at 3:26 pm

      Pois, mas o Messi não é unidimensional. É muito mais do que um marcador de golos. Ganhou o prémio de melhor jogador da competição e já chegou à final.

      • Amigos e bola
        Posted Junho 28, 2021 at 3:49 pm

        Mas aqui estamos a falar em golos, unicamente. E a verdade é que tanto um como outro revelam um total incapacidade em fazer a diferença nas suas seleções, em jogos verdadeiramente decisivos.

        • Oldasity
          Posted Junho 28, 2021 at 4:16 pm

          Estamos a falar em golos, mas fazer a diferença não significa só fazer golos.

          Defesas e médios que estão mais longe da baliza deixam de ser decisivos prque não marcam golos?
          Ainda por cima Messi que principalmente na seleção joga tão longe da baliza.
          Não esquecer que Messi já foi considerado o melhor jogador de todas as competições que jogou, incluíndo competições internacionais.

        • troza
          Posted Junho 28, 2021 at 4:26 pm

          No entanto, o Messi no mundial foi eliminado pelo futuro vencedor e ainda fez duas assistências… o Ronaldo contra o Uruguai (acho que mais por culpa do treinador do que ele, que o põe a fazer aquilo que ele já não consegue fazer como antigamente) fez zero… num jogo de menor dificuldade.

          Não deixas de ter razão. Acho que ao Ronaldo e ao Messi falta claramente uma competição de selecções ao nível das melhores de sempre. Ronaldo nunca chegou perto do nível individual de Eusébio em 66 e Messi de Maradona em 86, por exemplo. E aí concordo contigo. Falta-lhes isto no CV… e nem digo ganhar o mundial porque é complicado e a nível de treinadores têm estado os dois com muito azar.

      • BenDover
        Posted Junho 29, 2021 at 12:11 am

        Isso não é lá grande argumento. O prémio de melhor jogador do mundial mais não é do que um prémio de consolaçao dado ao melhor jogador da equipa vencida.
        Zidane, Messi, modric, é só escolher.

  • LuisM
    Posted Junho 28, 2021 at 3:00 pm

    Jogos a eliminar são sempre jogos mais fechados, jogos contra adversários mais fortes e com tendência a terem menos golos. Ainda ontem, não fosse um golo do meio da rua e íamos ter 90min de posse de bola entre as duas equipas.
    O Messi por exemplo, penso que nunca marcou numa fase final de um mundial, e em fases finais de copa américa também está entre os 4/5 golos e não deixa de ser um dos, ou o, melhor de sempre..

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 28, 2021 at 3:14 pm

    Jogar numa equipa que joga os jogos a eliminar todos na retranca também não ajuda, aliás vê-se bem as equipas que marcou, foram aquelas que Portugal assumiu o jogo desde o inicio..

  • El Bandido
    Posted Junho 28, 2021 at 3:17 pm

    Isto não me diz nada… Quantos golos foram marcados no total desses 17 jogos sequer? Se olharmos só para os golos se calhar desaparece ele e os outros todos… Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Jota todos muito mal…

    • Amigos e bola
      Posted Junho 28, 2021 at 3:28 pm

      E ninguém questiona o porquê de todos parecerem que desaprendem na seleção?
      Ninguém faz nada na estrutura da seleção?
      Infelizmente, vivemos no país do deixa andar.

    • O Rúben
      Posted Junho 28, 2021 at 3:29 pm

      Não podes ter a mesma exigência com esses que tens com o Ronaldo. Se os louros das vitórias não são distribuídos por todos e as capas nas vitórias são do Ronaldo esses também não têm as mesmas responsabilidades nas derrotas.

      • Oldasity
        Posted Junho 28, 2021 at 4:20 pm

        Subcrevo.

      • Nome sem Caracteres Ilegais
        Posted Junho 28, 2021 at 10:04 pm

        O Rúben
        Está a usar a ironia, não? Quer dizer, porque é que um adepto há de formar a sua opinião a partir das capas? Isso está longe de ser uma fonte fidedigna e/ou minimamente imparcial…q

  • Joao Silvino
    Posted Junho 28, 2021 at 4:29 pm

    Convenhamos que de Carlos Queiroz para cá a selecção nunca foi propriamente um portento ofensivo, nem em termos táticos nem em qualidade dos jogadores ou pelo menos não os 2 em simultâneo. Ver o Portugal de PB e CQ era ainda mais sofrível que o de FS…

  • SilvadasAguas
    Posted Junho 28, 2021 at 6:04 pm

    Yah esta bem, mas ele fez 3 golos à Suécia, portanto é o Deus do mundo e quem ousar falar ou pôr em causa alguma coisa é anti, mal agradecido e cheira mal dos pés

  • João Lains
    Posted Junho 28, 2021 at 6:28 pm

    Melhores marcadores em fases finais no ativo (golos/jogos):
    1 – Ronaldo, 23/46
    2 – Eduardo Vargas, 16/31
    2 – Suárez, 16/31
    4 – Messi, 16/49
    5 – Neymar, 15/24
    5 – Guerrero, 15/29
    7 – Asamoah, 14/42
    8 – Higuaín, 12/27
    9 – Podolski, 12/31
    10 – Griezmann, 11/22
    10 – Cavani, 11/35
    10 – Ayew, 11/38
    13 – Lukaku, 10/19
    13 – Muller, 10/30
    15 – Perisic, 9/20

    Mundial, torneio continental e Confederações.

  • pogagnolo
    Posted Junho 28, 2021 at 6:45 pm

    Há estatísticas que necessitam de ser analisadas com devido contexto e esta é uma delas.
    Golos de Portugal nos jogos decisivos em Euros+Mundiais:
    Euro 2004 – 4 golos (1 do Ronaldo)
    Mundial 2006 – 1 golo
    Euro 2008 -2 golos
    Mundial 2010 – 0 golos
    Euro 2012 – 1 golo (1 do Ronaldo)
    Mundial 2014 – 0 golos
    Euro 2016 – 5 golos (1 do Ronaldo)
    Mundial 2018 – 1 golo
    Euro 2020 – 0 golos

    Ou seja, 3 em 14, são 21% dos golos de Portugal em jogos das eliminatórias, o que não sendo extraordinário (marca 37% dos golos da Juve na série A), também não é nada de abismal, tendo em conta a dificuldade dos jogos e a pobreza da seleção nesses jogos. Acho que é mesmo uma não-questão: não tem sido o salvador de Portugal, mas também só desilude quem tiver esperanças desmedidas nele e na seleção (fico mais chocado por ver que o último golo que marcámos em fases a eliminar de Mundiais foi em 2006 – e não nos podemos quexar do Ronaldo por isso). Esteve bem longe de ser dos piores de Portugal neste Euro.

    Finalmente, tem piada ver as mesmas pessoas que argumentam que o estatudo do Ronaldo se deve apenas aos números (de golos, assistências, o que for…) a usarem este argumento contra ele. Coerência.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 28, 2021 at 7:00 pm

      Concordo com o que dizes, mas olha que marcámos ao Uruguai no último Mundial. Ficou 2-1.

    • pogagnolo
      Posted Junho 28, 2021 at 7:14 pm

      correção – último golo marcado em fases finais de Mundiais foi do Pepe vs Uruguai mas, ainda assim, 2 golos desde 2006…

  • Red Scorpius
    Posted Junho 28, 2021 at 7:41 pm

    Nesse aspeto Eusébio foi mais feliz. Marcou 9 golos na única fase final de uma grande competição em que esteve presente, tendo marcado 7 desses golos nos jogos a eliminar. Não passámos do terceiro lugar nesse Mundial, mas teremos sido a melhor equipa.

    • Quinhas
      Posted Junho 28, 2021 at 8:47 pm

      Nem a fase eliminatória era o que é hoje com Andorra,Ilhas Faroé,Lituânia,Estónia,etc
      E a nível de Performance completamente Incomparável o que o King Eusébio fez!!!

      • Chepe
        Posted Junho 28, 2021 at 11:14 pm

        Portugal apanha Andorras e Lituânias nas fases a eliminar de Euros e Mundiais? Minha nossa…
        Quanto ao Eusébio, tem 6 golos marcados nas fases a eliminar (todos eles no Mundial ’66), sendo que 4 são contra a Coreia do Norte.

        E já que és fã do termo Penaldo, fica a saber que o King marcou 4 desses 6 golos de penalty.

        • Pactum Santorum
          Posted Junho 28, 2021 at 11:32 pm

          A Coreia do Norte naquela altura era muito forte, portanto…

        • Joga_Bonito
          Posted Junho 28, 2021 at 11:41 pm

          Eusébio não se resumia a golos, este Ronaldo sim. E Eusébio não marcava de penalties ou de encostar, eram livres incríveis, golaços fantásticos e grandes jogadas. Dá para perceber?

          • Artur Trindade
            Posted Junho 29, 2021 at 8:27 pm

            Tinha que vir o motivo subconciente para o hate que apesar de tudo existe em Portugal ao Ronaldo.
            Ronaldo ultrapassou o king Eusébio aos 27 anos (motivou um post no VM aquando da 1ª bola de ouro no Real), e foi por aí fora, e ainda não parou aos 36.
            Mas a clubite vem ao de cima, numa faixa relativa de adeptos.

            • Joga_Bonito
              Posted Junho 30, 2021 at 1:03 pm

              O que vem ao de cima é precisamente a tua clubite. Ronaldo não ultrapassou Eusébio, para mim Eusébio foi muito melhor jogador do que ele, em passe, recepção, conduçã de bola e nem vamos falar de livres porque qualquer comparação seria gozar com o povinho. As ronaldetes inventaram uma comparação entre Messi e Ronaldo que nunca existiu e inventaram uma superação a Eusébio que tão pouco existiu.
              A não ser em númeor de BO, em que é que Ronalfo foi melhor que Esuébio? Tu só dizes isso pela mesma lógica que inventas que ele é comparável com Messi com a falácia das BO que foram dadas pelo marketing que pega emgolos de encostar e compara a um génio como Messi.
              Eusébio foi muito melhor jogador do que Ronaldo foi, venha o marketing que vier. A tua clubite é que é ridícula, tanto ou mais que alguns dos críticos mais veementes do CR aqui no blog nem são rivais do Sporting, são sportuinguistas (Quinhas, Motoqueiro Guti e outros). Eu não sofre de clubite, apesar de ter adoro os centrais que o Benfica teve, não tenho problemas nenhuns em eleger Ricardo Carvalho como o melhor centralportuguês que vi, ou achar que Damas foi melhor que Bento. Não tenho que dizer que Ronaldo é melhor que Eusébio apenas porques os mendilhados da imprensa assim o vendem há anos.
              Passe,recepção, drible, marcar livres, visão de jogo, em que parãmetro de jogo é que ele foi melhor que Eusébio, a não ser nas BO dadas pelo Mendilhões e Florentino Perez?

          • Joga_Bonito
            Posted Junho 30, 2021 at 1:05 pm

            finalizando, a minhalista de melhores portugueses de sempre:
            Eusébio
            Ronaldo
            Figo
            Futre

        • Artur Trindade
          Posted Junho 29, 2021 at 9:48 pm

          Não digas isso, porque Eusébio é unânime entre os portugueses.
          Ainda o user Quinhas começa a chamá-lo abusivamente de Penébio, o que seria bastante feio.

      • Artur Trindade
        Posted Junho 29, 2021 at 8:40 pm

        Conta aí quantas assistências, e quantas grandes penalidades contou Eusébio no grande feito da carreira, o mundial 66, no seu auge com 24 anos?
        Contam para a Perfomance? Ou vais alcunhar o Eusébio de Penaldo?

  • Quinhas
    Posted Junho 28, 2021 at 7:46 pm

    Golos golos golos???ontem com o jogo controlado,dominado ,era preciso que a estrela mostrasse os galões ,mas infelizmente só consegue marcar se colocarem a bola a 3 metros da linha de golo ou se assinalarem um penaldo.Entao e jogadas inteligentes que diferem os grandes dos restantes??? NADA ,porque não tem capacidades/predicados individuais para tal!!!!
    Esta ladainha do golo e teorias de conveniência já estragou ou deturpou o futebol o suficiente!!!

    • RuiF
      Posted Junho 28, 2021 at 8:47 pm

      Ele já tem 36 anos. Vens agora exigir o quê? A comunicação social é que ainda faz dele o salvador da pátria.
      Esse discurso de hater já vem atrasado. Já não estás em 2012.

      • Quinhas
        Posted Junho 28, 2021 at 9:59 pm

        Então fala com a comunicação social ,até porque quando eles fazem toda essa bajulação ,deves ser dos Taís que também entra em histeria ???
        Hater???discurso vago,criaram o monstro agora resolvam .

        • Artur Trindade
          Posted Junho 29, 2021 at 8:36 pm

          Já percebi os motivos do user Quinhas em relação a Ronaldo.
          A histeria dos media!
          Esquece isso, concentra-te no futebol dentro das 4 linhas.
          No retângulo, Ronaldo está longe do já foi, mas ainda assim é o melhor avançado mundial de sempre, aos 36 ANOS.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 28, 2021 at 11:40 pm

        Se o colocam sempre como o maior, como uma besta competitiva, se ainda há pouco tempo diziam que tinha 23 anos fisicamente, então sim, tem de se exigir a ele mais.

        • Artur Trindade
          Posted Junho 29, 2021 at 10:02 pm

          Exige-se que faça o que nenhum antes fez aos 36 ANOS, e ele tem correspondido.

          • Joga_Bonito
            Posted Junho 30, 2021 at 12:52 pm

            Lá estão as Ronaldetes a inventar mais feitos depois da treta dos piques a 30 metros ou do jogar aos amis alto nível há 10 anos…
            O

          • Joga_Bonito
            Posted Junho 30, 2021 at 12:57 pm

            ficou cortado

            O que Ronaldo faz é limitar-se a estar na mama 90 minutos com uma equipa onde todos, por força do marketing e das pressões e interesses da entourage Mendilhões, têm de lhe passar a bola sempre, jogar para ele, abdicar de marcar penalties e livres para o menino marcar 50 golos que na maioria são de penaltie ou encostar. O que Ronaldo está a fazer metade dos avançados mundiais fazia nas mesas circcunstâncias, arriscaria dizendo que dariam bem mais futebol do que ele. Ele não faz nada do outro mundo, tem números inflaccionados devido ao contexto em que está. Se Jardel hoje jogasse e tivesse o mesmo contexo até arriscaria dizer que marcaria bem mais, não falhava metade dos golos que ele falha. Agora inventaram “até aos 36 anos faz coisas que mais ninguém faz” que é o quê? Estar na mama aos 90 minutos á Jardel em equipas de top primorosamente servido? Excepcional é Maradona aos 16 anos liderar um Argentinos, uma equipa pequena na Argentina, excepcional é R9 aos 19 anos marcar 47 golos de jogadas incríveis, o que Ronaldo fazneste momento metade dos avançados top 10 fazia nas mesmas condições.

            • Artur Trindade
              Posted Junho 30, 2021 at 4:37 pm

              Visita o post do VM, aquando da 2ª BO (1ª no Real), e verifica se não foi opinião geral que Cristiano Ronaldo tinha ultrapassado Eusébio como o melhor jogador português de sempre, até porque aos 28 ainda teria tempo para ganhar mais troféus individuais e coletivos. Ainda foram mais 3 BO, Champions League, alguns 400 golos e agora queres rescrever a história?
              Referes que este Ronaldo é só golos, mas então queres esquecer que Ronaldo já foi outro jogador que admiravas no MU (os 3 primeiros anos no Real foram a obra prima em Ronaldo), um extremo goleador que marcava a maioria dos golos fora da área. Nessa condição fez assistências aos magotes, e ganhou 3 BO.
              Daquilo que vi de Eusébio era um extraordinário goleador, mas tudo girava à volta do golo, bonito ou mais feio, a maioria bonitos, mas jogo coletivo não era a sua preocupação, assistências, centros para o os colegas, raramente eram vistos.
              Falas e tiras a fotografia ao Ronaldo trintão, que ainda assim é um goleador excepcional.
              Muitos outros faziam se estivessem na situação de Ronaldo? Qual situação? Jogar até aos 36 sem lesões, mentalidade competitiva?
              Estar à mama ou ser oportunista? Desde miúdo que sempre utilizei essa expressão para descrever jogadores como Jardel que não saem da área. Não consegues distinguir Ronaldo que ainda aos 36 anos, passa mais tempo fora da área, e ocorre ao espaço, não se dando à marcação?
              Vives de romantismos em relação a Maradona, R9 ou Eusébio que nem viste jogar. Foram brilhantes jogadores, mas tiveram lesões e carreiras mais ou menos curtas a alto nível. podes chamar-lhe azar, mas não deu.
              Podemos ter formas diferentes de avaliar, mas a quantidade de títulos individuais e coletivos, jogar nas melhores equipas do mundo e ser o melhor (mais decisivo, impactante se te soa melhor), não é fruto de equipa de marketing, esquece lá isso, são minhoquices na cabeça. Tem que ser mérito, não se consegue enganar todos em todo o tempo.
              Achas que os prémios (BO) foram em geral bem atribuídos, só quando chegou ás 5 de Ronaldo é que está tudo errado, e nasceu o marketing.
              Imagina que Ronaldo não tinha a concorrência de Messi pela BO, como Eusébio não teve de Pelé?

              • Joga_Bonito
                Posted Junho 30, 2021 at 6:58 pm

                Quero lá saber que tenha sido opinião generalizada e duvido muito que seja. e mesmo que seja, não é porque muitos pensam (ou desejam se auto-convencer de algo) que isso passa a ser verdade.

                Ronaldo não tem um único parâmetro de jogo em que seja melhor que Eusébio, é a propaganda mendilhões que inventa isso assenta na falácia de que se ganhou 5 BO é melhor que Eusebio, a mesma lógica que se ganhou 5 é compara´vel a Messi. Eu penso por mim, não por imprensas mendilhadas.

  • Ibracadabra
    Posted Junho 29, 2021 at 6:04 pm

    Agora marca-se um joguinho da treta contra uma Andorra ou assim para ele marcar os golos que precisa e pronto. Já há anos que digo que o Ronaldo é só fogo de vista, jogador extremamente sobrevalorizado e mimado. Juro que não percebo todo o endeusamento que existe, e até vindo de pessoas que percebem de futebol. Enfim, rezar para que este Euro seja a última competição em que o vejo a usar a camisola do meu país.

Deixa um comentário