Jorge Jesus é a escolha do Flamengo para suceder a Abel Braga, mas o seu nome está longe de ser consensual. Marco de Vargas demonstrou isso no Fox Sports brasileiro.
A mentalidade portuguesa é engraçada. Passamos o ano inteiro a cascar na qualidade da nossa liga, mas se vem um estrangeiro (a qualidade do campeonato brasileiro deveria ser irrelevante, ser porcaria é a opinião dele) falar mal do que é nosso, somos os primeiros a defender.
Pablo
Posted
Maio 31, 2019 at
5:48 pm
No jornalismo brasileiro já ouvi de tudo, já disseram que o Neymar é o melhor jogador brasileiro pós Pelé, já ouvi que a Libertadores é melhor e mais dificil que a Champions, enfim. Se formos ignorar o de feio que o jornalista disse e pegarmos em que fala do campeonato português tem alguma razão. Já sobre o JJ tem tudo para triunfar no Brasil, bom plantel boa torcida, só espero que o seu ego não estrague o projeto.
Salah
Posted
Maio 31, 2019 at
5:30 pm
Isto não é para levar a sério, é como em praticamente todos os programas portugueses onde só se diz porcaria para ter audiência.
O campeonato português, apesar de ser o que todos sabem, forma excelentes treinadores, e é por isso que estou muito surpreendido por um clube como o Flamengo tratar o Jesus como se fosse um grande treinador, quando nem de perto nem de longe é.
Vão pagar 4 milhões quando o Lage em 6 meses faz um trabalho espectacular, quando o Conceição facilmente passa os grupos da Champions e faz grandes campeonatos, quando o Paulo Fonseca faz um óptimo trabalho com um plantel cheio de brasileiros, etc. etc.
Os treinadores estrangeiros no Brasil têm uma dificuldade extrema em afirmar-se, e vão pagar uma fortuna ao Jesus quando todos sabem que detesta a formação. Se isso no Benfica foi um desastre, o que será no… Brasil. Mas isso é só a ponta do icebergue. Quem aguenta 6 meses no Médio Oriente, onde era tratado como um rei (não é uma hipérbole), vai aguentar a selva que é o Brasileirão: calendário, dirigentes, imprensa, adeptos…
Esta história ajuda a perceber porque razão o futebol brasileiro está tão atrasado, os empresários oferecem um treinador e metade dos clubes começam um leilão, é uma gestão muito emocional e influenciável.
joaolmaio
Posted
Maio 31, 2019 at
5:19 pm
Se o campeonato português é uma porcaria porque é que, desde há décadas para cá, contentores de jogadores brasileiros aterram todos os anos em Portugal com o intuito de depois darem o salto? Será assim tão “porcaria”?
Kostadinov
Posted
Maio 31, 2019 at
4:36 pm
Talvez tenha sido uma questão de escolha de palavras (‘porcaria’ é de facto forte), mas que diabo, será que é mesmo caso para tanta indignação? Ou dizemos isto porque veio de um brasileiro?
É que o que se lê por aqui, semana após semana, é que o futebol português é fraco. Fraquíssimo, para muitos. Que há 3 grandes e mais nada, que o nível de jogo é paupérrimo, que os estádios estão às moscas, que os clubes não têm dinheiro, etc. Aparece um comentador brasileiro a condensar isso tudo num só termo (infeliz é certo), e de repente toda a gente fica indignada e começa a atacar o campeonato deles? Imaginem agora se tivesse sido um comentador português a dizer o mesmo. Será que a maior parte das pessoas o vinha cá atacar? Ou ao invés vinha dar razão e reforçar a ideia?
Ao mesmo tempo, não sei se o campeonato brasileiro seria favas contadas para Porto, Benfica ou Sporting. A uma eliminatória de 2 mãos sim, não tenho grandes dúvidas que muito provavelmente ganhariam a qualquer clube brasileiro. E em termos tácticos o treinador português está por norma muito acima do treinador brasileiro. Mas numa competição tão longa e exigente como o Brasileirão, onde se joga quase sempre de 3 em 3 dias com deslocações loucas e ambientes ainda mais loucos, não sei se seria assim. Além disso individualmente a qualidade está muito espalhada, portanto há mais margem de manobra para um jogador decidir um jogo num lance de inspiração. É muito fácil e tentador partir para a comparação entre o campeonato português e o brasileiro, mas não sei se é uma comparação tão linear quanto se quer fazer parecer.
Já quanto ao JJ a minha opinião não mudou nestes últimos tempos, nem tinha por onde mudar. É actualmente, DENTRO da elite em que o próprio diz estar inserido, um treinador fraco e ultrapassado, mas sem a mínima dúvida. Falando de títulos, a última coisa que conquistou de relevante foi já há 4 anos. Quatro anos no futebol é muito tempo. Em termos de qualidade de jogo a mesma foi-se deteriorando a olhos vistos ao longo dos últimos anos. Tem quase 65 anos e parou no tempo. Por alguma razão se vê que está quase desesperado para regressar a Portugal. A exigência que sente para se adaptar a uma nova realidade cultural e futebolística deve ser brutal para ele. Felizmente o Porto acordou e não parece ter qualquer tipo de interesse no JJ, porque se viesse iríamos estar ainda piores do que estamos actualmente. Nesta fase comparo muito o JJ com o Mourinho, e sinto que o primeiro está para o futebol português como o segundo está para o futebol internacional. Ambos cada vez mais vêem as equipas de elite nas respectivas realidades (Europa para o Mourinho e Portugal para o JJ) fecharem-lhes as portas, e com toda a razão. O que faz com que tenham de se contentar com clubes de segunda linha mais condizentes com o trabalho que têm demonstrado em anos recentes.
Reforço que o termo utilizado pelo comentador é pesado, e até acho que o JJ se poderia adaptar mais ao Brasileirão do que a qualquer outro campeonato estrangeiro. Mas percebo perfeitamente a reserva.
Pipi Romagnoli
Posted
Maio 31, 2019 at
4:17 pm
Cá também temos idiotas e programas como este, para além disso o Sampaoli também anda a levar com a ripa por lá, nem acho que se trate de serem contra os estrangeiros, acho sim que se trata de não quererem reconhecer que na sua esmagadora maioria o treinador Brasileiro está ultrapassado e como tal não gostam de ver os seus a perder o lugar nos grandes clubes do Brasileirão.
Eles também andam a bater forte e feio no Tite por causa das convocatórias e nem assim colocam como hipótese um treinador estrangeiro para a selecção, se bem que aí é ainda mais expectável que eles sejam contra um treinador de fora.
Agora o que eu estou com muita vontade de ver é um Grémio vs Flamengo, para ver um bate-boca entre o Renato Gaúcho e o Mestre JJ, ahahah só isso já vale a ida do homem para o Brasil.
PauloDybala1O
Posted
Maio 31, 2019 at
4:01 pm
Porcaria do Campeonato Portugues ? Dá me tanta graça estes “analistas/comentadores” brasileiros, é incrivel, o JJ se assinar com o Fla , passa só a ser o MELHOR treinador da do Brasileirão de longe, quem é que é melhor que já não tenha passado ou está no Brasil ? Wenderlei Lux ? Abel Braga ? Renato Gaucho ? Dunga ? Fernando Diniz ? Até o póprio Jorge Sampaoli que é um treinador que eu não aprecio por tudo oque fez na Argentina, consegue ser melhor que qualquer do Brasil, por amor de deus, já na conversa do Rafinha do Bayern Munchen, foi algo parecido não foi ? Que o Rafinha escolhesse o Fla porque está em final de carreira e quer voltar ao Brasil, tudo bem, dizer que o Flamengo é a escolha número 1 do Rafinha porque é um clube muito superior ao Benfica, é de rir, e atenção que sou Sportinguista, nada a haver com clubismo, muita gente no Brasil nunca vai mudar, é triste !
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 31, 2019 at
3:07 pm
Discordo do que ele diz em relação ao JJ, porque é um treinador muito acima da média, mas em relação à liga portuguesa ser fraca não deixa de ter razão. Durante 2 ou 3 anos tivemos Benfica e FC Porto invencíveis e agora as equipas continuam a passar sempre os 80 pontos. Mesmo este ano um Benfica em crise em Janeiro consegue vencer 17 jornadas em 18. A diferença entre o topo e o resto é enorme. No Brasil isso não acontece, é muito difícil ser campeão e como há muitos grandes os títulos são mais divididos. O termo porcaria é muito forte, mas entendo a ideia.
Pablo
Posted
Maio 31, 2019 at
5:38 pm
Concordo Rodrigo!
AndreCruz
Posted
Maio 31, 2019 at
2:57 pm
Não está certo o que o comentador disse, nota-se que não conhece Jorge Jesus e mostra alguma ignorância em relação ao futebol português. MAS, o que a maior parte dos comentários dizem aqui vai na mesma linha da ignorância. Um Porto, Benfica ou Sporting até poderiam lutar pelo título no Brasileirão, mas não seria nada favas contadas. Estamos a falar de um campeonato continental, com jogos à quarta e domingo, com deslocações de milhares de km entre um jogo e outro, e muitas competições (para os clubes bons) – os plantéis têm que ser muito grandes e a preparação física deve estar bem afinada para se conseguir lutar pelo campeonato e outros títulos. Existem muitas equipas boas e fortes que lutariam de igual para igual com os grandes do futebol português. Falo de Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Internacional, Flamengo e Cruzeiro. Noutros anos também Atlético Mineiro e São Paulo. Pena que não existam mais competições que ponham clubes sul americanos e europeus juntos.
Ainda sobre o comentário do jornalista, lembro que nós (portugueses e adeptos de futebol) somos os principais responsáveis para que se chame “porcaria” ao nosso campeonato. É um campeonato sujo, em que só se fala de corrupção desde a primeira jornada até à última – se o Benfica perde é porque foi roubado, se o Porto perde é porque foi roubado – jogos de bastidores sujos, enfim, o lodaçal que todos conhecemos e que é assim há décadas. É um campeonato sem muita competitividade, onde invariavelmente têm ganho os mesmos dois, e sempre com muito barulho do outro em relação à justiça. Hoje até holandeses, dinamarqueses, etc, acham o nosso campeonato uma porcaria, e a tendência é piorar com os anos (a não ser que algo mude).
Pablo
Posted
Maio 31, 2019 at
5:43 pm
Concordo, AndreCruz no Brasil há muitos jogos, será que o JJ consegue adaptar-se a tantos jogos? É uma das maiores desculpas que utiliza nos seus fracassos. O campeonato brasileiro é competitivo, penso que se uma estrutura estiver bem estruturada lá faz a diferença. No ano passado o Internacional subiu de divisão e depois lutou pela liderança até ás últimas jornadas.
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 31, 2019 at
3:15 pm
O comentário mais acertado que li aqui. É muito difícil comparar futebol europeu, nomeadamente o português, que também não prima pela qualidade (pelo que li aqui parece que temos um super campeonato), por essa questão do elevado número de jogos. Lá joga-se de 3 em 3 dias, o descanso entre jogos nacionais e internacionais é quase nulo, sendo que cá queixam-se quando não têm uma semana para treinar ou para recuperar jogadores. No Brasil tens quase de ter 2 11’s fortes para ser campeão, não vejo isso por cá. Além disso, as deslocações são sempre difíceis. Cá os grandes parece que jogam sempre em casa e não fazem esse número de km que referiste.
Tiago Silva
Posted
Maio 31, 2019 at
2:56 pm
O Jesus se fosse para lá seria o melhor treinador do campeonato. O nosso campeonato não é uma porcaria, ainda por cima comparado ao brasileiro (mais equilibrado sim, mais competitivo não). Tanto Benfica como Sporting ou Porto seriam campeões lá.
andrevot
Posted
Maio 31, 2019 at
1:33 pm
Engraçado dizer “3 títulos na porcaria do campeonato português” quando o Moreirense (6º classificado da liga portuguesa) deste ano era bem capaz de ganhar a todas as equipas do brasileirão.
Kacal
Posted
Maio 31, 2019 at
1:27 pm
O Brasil pode ter mais talento individual a despontar lá, mas em termos tácticos o nosso campeonato é bem superior. E lá faz-se grandes vendas mas aqui os três “grandes” também as fazem. Não sou o maior fã da “personagem” JJ mas como treinador é bem melhor do que qualquer um brasileiro e poderá dar lições no Brasil. Será que algum treinador brasileiro seria campeão em Portugal? Os treinadores portugueses andaram e andam em grandes clubes constantemente e os brasileiros? A única coisa que o Brasileirão tem de bom é os talentos que lá despontam porque na aposta de jovens são realmente muito bons, apostam sem medo e dão espaço aos jovens e há mais competição pelo título porque há anos em que nenhuma equipa se destaca realmente e destacam-se várias, mas de resto é inferior ao campeonato português. Isto demonstra desprezo e desconhecimento.
Antonio Pinheiro de Campos
Posted
Maio 31, 2019 at
1:24 pm
Só desejo que o JJ embarque no desafio.
Que volte a Portugal com tantos campeonatos quanto épocas no Brasil, uma Libertadores e, quem sabe, com um Mundial de Clubes.
Só espero que a revolução no futebol brasileiro não seja tal, que crie bases para eles serem hexa no Qatar.
Joao X
Posted
Maio 31, 2019 at
12:57 pm
Quem vos dera ter um treinador como o JJ no vosso país.
Bfas
Posted
Maio 31, 2019 at
12:56 pm
Nao sou portugues muito menos Brasileiro, mas um jornalista falar tamanha barbaridade deve nao perceber nada de futebol.
O Gabriel que esta como um vedeta no Brasileirao nem nos Juniores do Benfica teria espaco, a maior parte desses flops Brasileiros nao conseguem se impor num modesto Moirerense pior ainda se quisermos falar da qualidade entre os campeonatos:
O termo porcaria devia ser usado para descrever a qualidade do campeonato brasileiro e dos treinadores e o JJ neste momento ( apesar de nao o apreciar) esta acima de todos treinadores a atuar em brasil.
Sinceramente, um flamengo na I liga duvido que faria no minimo 50 Pontos.
Saudacoes Desportivas,
Carlitos
Posted
Maio 31, 2019 at
12:49 pm
O JJ é um grande treinador e facilmente teria sucesso em qualquer país da europa (pelo menos na primeira época). Não sei se terá o mesmo sucesso no Brasil pois a mentalidade lá é completamente diferente, mas desejo-lhe as maiores das sortes e que fique lá até se reformar!
HeberPrincipe
Posted
Maio 31, 2019 at
12:44 pm
O JJ vai adorar o circo onde se vai meter
Gabrielvmcv
Posted
Maio 31, 2019 at
12:42 pm
Eu como Brasileiro me envergonho deses jornalistas brasileiros, são horríveis e tendenciosos, parece que temos os melhores times do mundo com os melhores elencos quando a realidade não é essa. Já fui muito mais fanático com o futebol brasileiro, atualmente só acompanho os jogos do Corinthians e olhe lá, depois que você começa a acompanhar as principais ligas europeias, você realmente não consegue mais assistir o futebol brasileiro, chega a ser sofrível de tão ruim a qualidade. Espero que um dia conseguimos retomar o futebol de qualidade que tínhamos a uns anos atrás, mas enquanto não aceitarmos que não somos mais o país do futebol, creio que continuaremos vivendo nessa bolha.
Antonio Clismo
Posted
Maio 31, 2019 at
12:33 pm
É melhor que o JJ não vá para lá porque poderia ensiná-los a jogar realmente e poderia revolucionar o treino no Brasil.
A 3 anos do próximo Mundial ainda iriam a tempo de voltar a ter chances de ganhar o hexa.
Ou então o JJ faz bem em não ir, e eles que continuem com a sua dança de treinadores fantásticos e futebol fantastico e na liga fantástica que têm. (ironia)
Gabigol é a grande figura do Flamengo e nem conseguiu jogar em Portugal. Muito mau mesmo.
O JJ com umas contratações cirúrgicas (Matheus, Jefferson, Matheus Oliveira, João Pedro, etc) ou seja jogadores que os grandes não precisam, depois levava também as suas vacas sagradas Fejsa e Jonas (até podia levar o Luisão, depois de um ano parado ainda deve ter ritmo para o campeonato brasileiro) e seria campeão todos os anos com facilidade.
Pablo
Posted
Maio 31, 2019 at
5:57 pm
O Gabigol aqui tinha chance só não foi valorizado, por essa lógica o Renan que mal calçava no Brasil era banco no São Paulo agora é titular no Sporting, o Militão era normal com potencial num São Paulo que anda arrastado ultimamente, este ano foi o melhor defesa do campeonato português, ou do Jardel ou do Tiquinho, do Marcelo Goiano dos melhores laterais direitos em Portugal
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 31, 2019 at
3:05 pm
Não és campeão com esse tipo de malta apenas. Os elencos mais fortes do Brasil têm planteis muito acima da média. Flamengo e Palmeiras, pelo menos, lutavam pelo título em Portugal.
Chico
Posted
Maio 31, 2019 at
12:24 pm
O JJ seria só o melhor treinador no Brasil e seria campeão facilmente com o Flamengo.
Hirok "The Truth"
Posted
Maio 31, 2019 at
12:18 pm
ahahah deve ser para rir, Benfica e Porto se perdessem algum jogo durante o campeonato todo no Brasil seria um milagre e motivo de festa na praia de Ipanema, enfim quando não se tem noção do ridículo é isto.. O campeonato Tuga até pode ser fraco, mas muito se deve à cultura desportiva inexistente no adepto Tuga, que só quer saber de árbitros e tretas.. agora o Brasileirão ainda é pior, jogasse mal, não se tem nenhuma noção táctica e só se aproveitam os dribles de alguns jogadores..
xeives
Posted
Maio 31, 2019 at
12:17 pm
Faz lembrar aquela do dono do Restaurante Chinês na China a dizer que o Gordom Ramsey não percebe nada de cozinha Chinesa porque é Escocês… O Jesus sabe mais sobre o Campeonato Brasileiro, filosofia de jogo e mentalidade do jogador que o Painel de comentadores da FOX(Não é a GLOBO é um canal Americano) inteiro e a dormir. Os Brasileiros são como os Americanos só olham para o Umbigo, ignorantes sobre o mundo.
O Comendador
Posted
Maio 31, 2019 at
12:15 pm
Sim, vamos comentar as palavras e criticar comentadores desportivos brasileiros, porque os nossos são todos intelectuais de alto gabarito.
Esse tipo de programas, para mim têm o mesmo valor que os nacionais: zero.
Dar-lhes importância é elevar-lhes o valor.
Tsubasa
Posted
Maio 31, 2019 at
12:02 pm
O que já me ri, porcaria de campeonato português?
Não deixa de ser verdade que o campeonato português é fraco, mas se for dito por um Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão ou Francês eu tenho de comer e calar, agora dito por um brasileiro é pura brincadeira só pode, pois Benfica e Porto ganhariam o campeonato brasileiro com 2 pernas às costas, e até o Sporting ganharia o campeonato brasileiro sem grande dificuldade
w84show
Posted
Maio 31, 2019 at
12:29 pm
Resume tudo o que deve ser dito, exactamente isso. Estão com o rei na barriga os brasileiros quando o campeonato deles é uma anedota
Tsubasa
Posted
Maio 31, 2019 at
12:14 pm
Ainda acrescento que o Braga lá seria um dos principais candidatos ao título, e molhar ia sempre a sopa e ganharia alguns campeonatos, quando em Portugal nem sequer cheira
A balbúrdia e mediocridade táctica das equipamentos brasileiras eram um miminho para os 3 grandes…ou a força física do Porto contra os meia lecas da maioria das equipas brasileiras, seriam esmagadas pelos tanques Portistas
Joga_Bonito
Posted
Maio 31, 2019 at
11:58 am
Comentário ridículo.
Esta arrogância brasileira faz lembrar a nossa quando o nosso futebol começou a decair há uns 10 anos e embarcamos na negação. A formação brasileira não está a dar os resultados que dantes dava, e contudo o ideal é continuar a projectar a arrogância típica de quem ainda se acha no centro do mundo.
Diga-se que a estupidez que ele diz é de quem não conhece nem a realidade do futebol português nem a sua própria. No actual estado do futebol brasileiro, trazer treinadores da Europa era bom para voltar a dar prestígio ao Brasileirão. É ele que perde e nem se dá conta.
Contudo, não se pense que todos são assim no Brasil. Há uma elite de pseudo-jornalistas e intelectuais que gostam de desdenhar Portugal, porque estão incomodados com o menor desenvolvimento do Brasil, então preenchem a frustração com boçalidade e arrogância, querendo dizer que o Brasil é melhor que Portugal, apenas porque no futebol é melhor.
Há contudo outro grupo de brasileiros que gosta e aprecia Portugal e não se revê nisto.
E para sermos sinceros há também portugueses tão calhaus como este bronco. Na eterna questão do melhor de sempre ouve-se sempre argumentos otários de que Pelé nunca poderia ser o melhor de sempre porque jogou em ligas fracas no Brasil, nomeadamente num Paulistão fraco.
Esquecem-se que nesse Paulistão, tanto havia equipas do nível de um Padroense como grandes equipas como Palmeiras, São Paulo ou o Timão, com jogadores de top mundial. E que na altura o campeonato do Brasil tinha equipas ao nível das grandes equipas europeias. Essa ideia foi inventada por gente que nada sabe do futebol antes dos anos 90 e pensa que tudo é como sempre foi.
Os brasileiros queixam-se e com razão deste género de argumentos ignorantes para desqualificar o seu passado. E estou à vontade para falar porque o meu preferido é D10s.
Em suma, o que aqui vemos é um bronco, o típico “jornalista” que nos últimos anos a imprensa de massas produziu: burro, impreparado, que acha que é a gesticular muito e a falar alto que se destaca. Nada sabe do mundo e desconfio que faça esse discurso para bajular o típico patriotismo bacoco que todos os povos têm. Em nada difere dos broncos que cá temos, que acham que o mundo é Portugal. Isto é visível no fenómeno em que cada jogador acima da média (até mesmo banal) que surja é logo apelidado de ser um dos maiores talentos do mundo. Acaso conhecem as outras seleções jovens para dizerem isto? Veja-se a forma como os jogadores japoneses são pouco elogiados, apesar da excelente técnica da sua escola, e qualquer cepo em Portugal faz uma rotação bonita e é logo orgasmos.
Eu vejo isto como uma mostra da péssima imprensa que se está a gerar.
100Clubismo
Posted
Maio 31, 2019 at
11:49 am
Eu costumo ver posts de páginas desportivas brasileiras, como o Esporte Interativo e a própria Fox Sports. Eles têm mesmo esta impressão do campeonato português, e referem-se ao mesmo de “porcaria” para cima. Estas palavras vindas de um comentador de um canal com esta responsabilidade, tendo que ter uma postura correcta, são, perdoem-me a expressão, uma ordinarice. Mas eu já vi alguns programas deste canal e é mesmo este tipo de linguagem que estes senhores usam, não só sobre a Liga NOS, mas também a Ligue 1, que é extremamente mal vista por lá. Aqui em Portugal não se vê disto. Mas é que nem o Pedro Sousa ou o Braz nos seus piores dias têm este tipo de palavreado.
Da perspetiva do comum adepto brasileiro e também de alguns comentadeiros, o futebol europeu é 4 países e o resto é paisagem (o que não é totalmente mentira).
E também há a cena de eles acharem que têm um dos campeonatos mais competitivos. Discordo, porque ter muitas equipas grandes não é sinónimo de competitividade, já que nos últimos anos, o vencedor e o 2º colocado do Brasileirão não terminaram com diferença de 2, 3 pontos. Muito pelo contrário. Basta ir ver à net para desfazer esse mito. Para além do mais, é muito difícil uma equipa de fora das grandes metrópoles do Sul e Sudeste (RJ, SP, Porto Alegre e Belo Horizonte) singrar no futebol brasileiro.
JJ iria incutir uma carga tática de que o futebol br iria beneficiar e muito. Têm condições para limpar a Serie A e ganhar a Liberta. Mas convém dizer uma coisa: eu vejo muitos comentários de adeptos brasileiros e para muitos um campeonato nacional vale quase tanto quanto uma taça da liga aqui. Não estou a brincar, é mesmo assim. Para eles, se um jogador ou treinador não tiver títulos internacionais é um borra-botas. Esta também é uma das razões que “fundamenta” esta declaração.
FS11
Posted
Maio 31, 2019 at
12:09 pm
Acaba por ser natural o significado que o campeonato tem para eles, pois como referiste e bem, e talvez o campeonato com mais “grandes” o que também só é possível num país daquela dimensão.
A rotatividade nos títulos e altos e baixos das equipas, basta ver que grande parte dos supostos grandes já desceram, faz com que seja tão importante.
Eu acredito no trabalho do Jesus mas no Brasil será bastante difícil mudar o estigma e os métodos dele não são os mais católicos principalmente a nível de balneário e basta ver o historial de processos de já teve por mas relações com jogadores. O típico brasileiro e malandro é algo preguiçoso o que me deixa reservas quanto à intensidade que vai conseguir colocar em campo.
FS11
Posted
Maio 31, 2019 at
11:46 am
O tipo de comentário descabido de quem não conhece a outra realidade.
Neste momento não acredito que haja nenhum jogador de qualquer equipa no brasileirao que não aceitasse vir jogar para um dos três grandes ou até mesmo o Braga.
Seja por montra ou não, creio que tanto empresários como jogadores sabem que para que para evoluir devem rumar a ligas europeias pois o cultura táctica ali é inexistente.
O nosso campeonato não sendo considerado um dos big 5 acaba por ser competitivo quer no topo disputado a 2/3 como a meio da tabela e não acredito que nenhuma equipa brasileira obtivesse grandes resultados aqui, assim como acho que nenhuma equipa se adaptaria bem ao campeonato deles.
É simplesmente diferente e isto não passou de um comentário infeliz.
David Gomes
Posted
Maio 31, 2019 at
11:44 am
Este tipo é o Pedro Guerra do Brasil né? Só pode.
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
11:14 am
O conhecimento futebolístico do povo brasileiro, equivale ao coeficiente de inteligência que eles evidenciam! Um povo que aposta todas as suas fichas num ser inexistente e que além do mais estão a estragar a nossa língua!
O JJ se fosse para qualquer equipa do Brasil, iria ter impacto imediato e a estrutura desse clube ia mudar completamente… o Jorge não é apenas um treinador de futebol, é muito mais que isso!
Bem haja!
Bfas
Posted
Maio 31, 2019 at
1:04 pm
Se falas assim de Brasil nem quero imaginar oque achas de Mocambique, Quenia, Sudao…
Nao te diferencias muito do jornalista, a unica diferenca reside no facto dele ofender falando do futebol e tu chamando conceitos racistas.
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
1:19 pm
Falo assim do brasil pois é um pais que tem imenso potencial, mas que é um pais de birras, ou lá como eles dizem, de mimimi! Tenho origens africanas e já fui a África visitar familiares e as condições que existem lá são diferentes das do brasil!
Basta ver o que o povo brasileiro fez aos estádios depois do Mundial… como levaram 6 ou 7 da alemanha voltaram as costas ao futebol e ficaram a perceber que já não mandam no futebol a nivel de selecções deixando os estádios ao abandono (era mesmo preciso construir tanto estádio? Porque não investir nos serviços públicos?)!
Comparar o Brasil a paises como o Quenia, sudão ou até mesmo moçambique é do mais incoerente que vi aqui no blogue! De facto, esses 3 países que enumeraste têm a mesma capacidade financeira que o Brasil, já me esquecia! O problema não está no Brasil, mas sim no povo preguiçoso e informal em que se tornaram… Só para te dar mais um exemplo, ja fiz entrevistas de trabalho a brasileiros e vêm para a entrevista a dizer expressões como “ai véi”, “cara”, “galera”, tratam as pessoas por você (3º pessoa) e depois usam tempos verbais da 2º pessoa do singular…
Bem, é melhor parar senão ainda me prendem por estar aqui a dar a minha opinião! Bem haja!
Tsubasa
Posted
Maio 31, 2019 at
12:31 pm
Eu não vejo aqui racismo nenhum nas palavras do off-topic guy, até porque há dados que o provam, o Brasil é de facto um dos países fora do 3o mundo com maior taxa analfabetismo, é certo que também se deve a ser um “Continente” com enormes assimetrias sociais que faz com que a classe baixa quase não frequente a escola, mas isso não invalida nada do que foi dito
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
12:45 pm
Obrigado Tsubasa! Longe de mim, pois nao queria ofender ninguém… apenas debitei dados e factos que ja foram noticiados! E, de facto, eles são muitos e como referiste há zonas do pais onde aquilo é o extremo do analfabetismo e falta de cultura.
Bem haja!
AlexanderSearch
Posted
Maio 31, 2019 at
1:18 pm
certo, e também, por exemplo, Chico Buarque acaba de ganhar o prémio Camões, tendo o Brasil tantos vencedores como Portugal. Isto só para responder à parte do “estragarem” a “nossa” língua (não sabia que tinhamos algum tipo de propriedade intelectual sobre ela…).
De resto, qualquer afirmação que diga: o povo X tem um coeficiente de inteligência baixo não é todo racista… E falar na Taxa de analfabetismo para o justificar é profundamente falacioso. No inicio da década de 1960 Cuba tinha uma taxa de analfabetismo superiro a 50%, passados vinte anos estava praticamente no 0. Em 20 anos passaram a ser inteligentes?
Tsubasa
Posted
Maio 31, 2019 at
2:34 pm
Alexander Search
O Brasil tem 210 milhões habitantes contra 10 milhões de Portugal, logo pelas probabilidades o normal seria o Brasil ter 21 prémios Camões por cada prémio Camões de um Português, portanto não é muito abonatório usares como argumento a favor do Brasil dizeres que eles têm tantos prémios Camões como Portugal, isso só abona é a favor de Portugal que com menos 200 milhões habitantes consegue igualar o Brasil nesse campo
AlexanderSearch
Posted
Maio 31, 2019 at
2:56 pm
Foi um exemplo. Mas a taxa de alfabetização também tem de ser descontada, o que volta a alterar a proporção em que os premios seriam dados.
Mas o ponto aqui é: eu também não gostaria de ler que os portugueses são um povo burro por algo que o Carlos Dolbeth disse
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
3:09 pm
Um exemplo que te saiu ao lado! tal como o que tas a defender! Ja pedi desculpa se usei as palavras erradas e ofendi pessoas aqui no blogue pois não era intenção! Não gosto de faltar ao respeito a ninguem, portanto volto a referir, aquilo que disse não são mentiras, são factos que já foram noticiados e estão disponíveis na internet!
T.Espindola
Posted
Maio 31, 2019 at
10:02 pm
Primeiro ponto: esse programa Fox Sports é o que existe de pior por aqui.. são uns verdadeiros palhaços.. acho que por vezes dizem aquilo que eles próprios não acreditam.. adoram uma polêmica.. é uma espécie de programa de fofocas ligada ao futebol.. Segundo ponto: não me estranha suas palavras quanto aos brasileiros.. aqui, os ignorantes costumam fazer piadas com portugueses ligadas à falta de inteligência.. pura idiotice, a mesma demonstrada por você em seu infeliz comentário.. Enfim, saudações de um brasileiro que admira Portugal e tem respeito pelo povo português..
Rui Sancho
Posted
Maio 31, 2019 at
1:36 pm
Isto. A malta parece que fica louca quando atacam um dos “seus”, mesmo que o ataque não mereça qualquer crédito.
Pegar num comentário de um indivíduo e dizer que todos os da nacionalidade dele são assim é a definição de xenofobia. E sim, foi isso mesmo que tu, offtopicguy93, e mais uma dúzia, por aqui fizeram.
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
2:36 pm
Certo Rui, se achaste isso também peço desculpa pois não era intenção! Talvez abusei nas palavras!
Bem haja!
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
1:33 pm
Alexander, quanto ao prémio Camoes não vou tecer comentários pois há sempre uma agulha no palheiro!
Quanto ao caso que trouxeste em relação a Cuba, aquilo que te tenho a dizer é que em vez de terem feito tantos estadios para o mundial (alguns deles estão ao abandono), tinham investido esse dinheiro em serviços públicos como a educação, saude, etc etc… a questão é que os brasileiros querem mostrar mais do que aquilo que têm! O brasil na ultima década teve entre as 5 potencias mundiais ao nível financeiro, e nos dias de hoje onde está esse dinheiro? Pois ninguém sabe, e o país actualmente está completamente falido! Não vou entrar por questoes politicas porque não percebo nada disso, mas até o bolsonaro já está a ser acusado do estado do pais, quando nem sequer o povo quer mudar… a primeira fase da evolução tem que vir da maioria, que neste caso é o povo (neste caso e em todos os paises democráticos). Eu lembro-me de ver algumas manifestações contra o mundial e os mihloes que se estavam a gastar nos estádios em vez de se estar a levantar o país… mas eram uma minoria a reclamar!!!
Desculpa se fui muito agressivo no comentario inicial pois não era intenção! Tenho muitos amigos brasileiros e nunca pratiquei racismo, xenofobia ou qualquer outro tipo de preconceito!
Bem haja!
AlexanderSearch
Posted
Maio 31, 2019 at
2:13 pm
Nesse caso há 13 agulhas num palheiro de 32 fios de palha… já dá pra picar um dedo…
Mas já percebi, é típico: todos os brasileiros são burros, excepto os que não são
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
3:08 pm
E continuas com essa do burro! Não chamei burro a ninguem, não é por teres um QI menor que o meu que és burro, simplesmente não tens tanta capacidade! já agora para essa das 13 agulhas, não te esqueças que o povo brasileiro é 21x maior que o portugues… é como os chineses… no meio de tantos tem que haver alguém que se safe!
Antonio Clismo
Posted
Maio 31, 2019 at
12:24 pm
Comentário de todo evitável caro offtopicguy93
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
12:30 pm
Sim já percebi que exagerei! Peço desculpa! Ainda assim, acho que não disse mentira nenhuma! Talvez deixei-me levar pela irritação de ver esse senhor falar assim de um dos nossos melhores treinadores…
Bem haja Antonio!
100Clubismo
Posted
Maio 31, 2019 at
11:52 am
Era desnecessário descer a este nível que roça a xenofobia.
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
12:04 pm
Xenofobia? Ok 100clubismo, ok! Já vi comentários muito mais agressivos aqui no blogue e que não foram alvos destas criticas!
Pésquerdo
Posted
Maio 31, 2019 at
11:26 am
Cuidado com os exageros e generalizações. O Brasil é maior que a nossa Europa… é um país de contrastes extremos.
Quanto ao seu futebol, parece-me que este senhor vive na ilusão de que são superiores a nós. Não concordo com ele mas tem direito à sua opinião. Há largos anos atrás o brasileirão era um dos melhores do mundo, mas o futebol evoluiu e mudou muito nos últimos 20 anos, como se pode ver pelas mais recentes prestações da canarinha contra os europeus.
AlexanderSearch
Posted
Maio 31, 2019 at
11:26 am
por acaso o nome assenta-te bem, visto que conseguiste falar de vários assuntos que não têm nada a ver com o tema e a única coisa que fazem é roçar o racismo e preconceito…
offtopicguy93
Posted
Maio 31, 2019 at
12:03 pm
Racismo? Preconceito? Disse alguma mentira? O brasil é dos países com maior percentagem de alfabetismo e falta de cultura geral, o que depois resulta nos tristes programas que fazem e na maneira como tratam a língua portuguesa!
Estigarribia
Posted
Maio 31, 2019 at
11:13 am
Não sou fã do Jorge Jesus, como já deixei visível noutros posts sobre o mesmo, mas depois de ouvir estas declarações estapafúrdias do tipo da Fox Sports, espero que o JJ chegue lá e ‘limpe’ aquilo tudo com tremenda facilidade, tendo em conta que o futebol brasileiro parou no tempo no que diz respeito à evolução.
Esta reacção deste tipo da Fox Sports é a típica sobranceria que existe no campeonato brasileiro e nem depois de terem levado sete secos da Alemanha no Mundial de 2014 mudaram a atitude.
Saudações Leoninas
Estigarribia
Posted
Maio 31, 2019 at
3:56 pm
E o que é que o Sporting tem a ver com este post? Porventura, ataquei o Benfica ou outro clube qualquer?
Eu limitei-me a expressar a minha opinião sobre o assunto deste post.
Saudações Leoninas
BombardeiroX
Posted
Maio 31, 2019 at
11:10 am
Actualmente não há treinadores brasileiros melhores ou no mesmo patamar que o Jorge Jesus. JJ não só ganhou campeonatos como esteve em finais europeias. Há bons treinadores brasileiros mas não há nenhum de topo. Nem mesmo o Tite como ficou provado no ultimo Mundial. Não me espanta este tipo de declarações. A qualidade do jornalismo desportivo está num nível medíocre. Há cada vez mais jornalistas e comentadores cujos conhecimentos acerca de futebol são fracos. Muitos nunca jogaram futebol nem estiveram num balneário. Falam de forma gratuita, sem conhecimento de causa e apenas com o objectivo de criticar ou desvalorizar as pessoas que trabalham no futebol. Os orgãos de comunicação social deviam ser como os clubes. Contratar sim mas com critério e avaliar frequentemente o desempenho dos jornalistas. O que este jornalista disse acrescenta valor? Penso que não.
Ray Romanoff
Posted
Maio 31, 2019 at
11:08 am
Mete-me muita impressão os brasileiros acharem que o campeonato deles é top mundial.
AlexanderSearch
Posted
Maio 31, 2019 at
10:59 am
Sabem quantos sul americanos ganharam competições europeias? 3, todos argentinos, e dois deles nos anos 50/60. Em cerca de 50 anos só o Simeone ganhou 1 título Europeu e com o Atletico de Madrid, não foi com nenhum clube de segunda linha.
Isto só valoriza mais o feito de duas finais com o Benfica (perdidas como se sabe ainda por cima) e ainda mais o feito de Pochetino
J Silver
Posted
Maio 31, 2019 at
10:52 am
Este tipo de atitudes já nem é novidade, nem sei para que é que se dão ao trabalho de partilhar esta demonstração de ignorância. Era engraçado JJ ir para lá agora e ganhar dois anos seguidos pelo menos, coisa que quase nunca acontece no campeonato da inconsistência. Desde que não se deixe enrolar na sua própria bazófia, JJ tem tudo para deixar uma marca forte no Brasil. Mas já se sabe que isso é complicado naquela cabeça…
André Dias
Posted
Maio 31, 2019 at
10:39 am
Também posso fazer o mesmo exercício. Jornalista na Fox Sports? Que porcaria de grife é essa? Um paineleiro na porcaria da Fox Sports, que conhecimento tem para falar no campeonato português? Grife tem um jornalista da ESPN.
Uma pessoa que se diz jornalista, e com 46 anos, já devia ter aprendido a pensar antes de falar, principalmente em público. Ninguém leva a mal se disser que a nossa liga é fraca, é uma verdade, mas apelidá-la de porcaria é pura falta de respeito. Nem sou fã de Jesus mas oxalá vá para o Brasil e limpe aquilo tudo, desde o campeonato estadual à Libertadores.
AndreChaves9
Posted
Maio 31, 2019 at
10:34 am
O JJ com os conhecimentos táticos que tem se os jogadores cumprirem e tiver uma equipa das 4/5 melhores ganha isso
ilcalcioedichiloama
Posted
Maio 31, 2019 at
10:32 am
Gostando ou não de Jorge Jesus, isto é mesmo gente que não paga para falar. Não tenho grandes dúvidas de que o JJ seria o melhor treinador do campeonato brasileiro.
Já nem vou ao ponto de assumirem que é preciso ter uma conquista europeia para treinar o Flamengo, como se ganhar uma competição europeia fosse o mesmo que ganhar a Libertadores.
Repito, gente que não paga para falar.
paulopinheiro
Posted
Maio 31, 2019 at
10:30 am
Esta postura não é novidade, basta ver a repercussão que Sampaoli vai tendo por aqueles lados.
Darth Vader
Posted
Maio 31, 2019 at
10:28 am
Não gosto de Jorge Jesus, mas isto foi uma falta de respeito. E além disso, demonstra uma falta de conhecimento tremenda. Se há coisa que é verdade acerca de JJ é que revoluciona as equipas por onde passa, incute uma mentalidade vencedora e trabalha como ninguém. Ele não vai para o Brasil porque acha e bem que consegue manter-se na Europa e caso fosse, aquilo seria um autêntico passeio para ele. Aliás, eu no lugar de Jorge Jesus teria ido porque era forma de aumentar o currículo e depois de ouvir estas palavras, ainda mais vontade me dava.
E além de falta de respeito por Jesus, falta de respeito pelo campeonato português. Por muitos furos que esteja abaixo dos campeonatos de top europeus, qualquer equipa portuguesa conseguia ficar bem classificada no pobre Brasileirão. Jogos completamente partidos, com muito pouca cultura tática e defesas paradas. Este é daqueles brasileiros que acham que são os inventores do futebol, mas esquecem-se que o futebol evoluiu e fartam-se de levar lições nos campeonatos do mundo. Até as 2 finais de liga europa ridicularizou, mostrando mais uma vez uma falta de conhecimento gritante.
Vai jjboçe e limpa o Brasileirão!
Ziggy Stardust
Posted
Maio 31, 2019 at
10:28 am
Ahahahah ele a sugerir Mourinho…
MystogaN
Posted
Maio 31, 2019 at
10:26 am
Brasileiro muito gosta de falar que o campeonato deles é que é bom… Em que maioria dos jogos que vi do brasileirão só vejo equipas muito mal taticamente.
Com jj que nesse apeto é muito bom a organizar a equipa conseguia ganhar facilmente o campeonato com esta equipa.
E um dado interessante, um dos craques deste flamengo, gabriel barbosa, no Benfica( aonde o jj ganhou os seus campeonatos, taças e chegou a 2 finais europeias) só conseguiu jogar 135 minutos.
joaomiguel14
Posted
Maio 31, 2019 at
10:19 am
Conhecimento profundo do futebol europeu este senhor…
porra33
Posted
Maio 31, 2019 at
10:18 am
Nada de novo na noção que os brasileiros têm do seu próprio futebol. Se o Benfica ou o Porto jogassem no Brasil em 10 campeonatos ganhariam no mínimo 5 tendo em conta que a estabilidade e consistência das equipas brasileiras é medíocre (raramente há a mesma equipa em grande forma três anos seguidos). Assim venho defender o JJ embora ache que mereça pelo menos ter a oportunidade de treinar uma equipa de segunda linha tipo Valência, Mónaco, Roma ou Sevilla, mas acho que está a cair no esquecimento e se fosse a ele começava também a oferecer-me a mercados como a Rússia ou a Turquia, Ucrânia, porque se cai no esquecimento nunca mais tem essa oportunidade. De resto acharem que os treinadores brasileiros são superiores aos portugueses é só de rir, se fizermos uma lista dos 10 melhores treinadores de Portugal e Brasil juntos, no máximo os brasileiros metem um nome nessa lista que é o Tite..
Tsubasa
Posted
Maio 31, 2019 at
12:09 pm
Porra
Se Benfica e Porto jogassem o Brasileirao em 10 campeonatos ganhariam 5 cada um, deviam os 10 campeonatos entre os 2….o Benfica e Porto são muito superiores a qualquer equipa brasileira….Até o Braga lá corria o sério risco de ser campeão quando cá em Portugal nem cheira o título
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 31, 2019 at
3:11 pm
Duvido que ganhassem todos. Os clubes brasileiros têm grandes elencos, com os técnicos europeus e os mesmos modelos de treino iam ser ainda mais fortes.
porra33
Posted
Maio 31, 2019 at
2:32 pm
Obrigado pelo acrescento, como não acompanho o futebol brasileiro não tinha ideia que estaria assim tão por baixo, aquilo que sei sobre o futebol brasileiro é só o que é discutido aqui no blog, mas tinha ideia que em termos de valia individual (e não em termos tácticos) que até havia equipas com bons valores tipo Flamengo.
f0ra de Jogo
Posted
Maio 31, 2019 at
10:15 am
Quem segue o futebol brasileiro sabe que a cultura táctica é muito pobre, não tenho dúvidas que o JJ faria um bom trabalho mas que também revolucionaria como o futebol é praticado por aquelas bandas…
O único problema seria a falta de margem que o treinadores recebem, teria que começar a produzir no imediato.
FJKampioen
Posted
Maio 31, 2019 at
10:12 am
Porcaria de campeonato é o brasileiro.
O campeonato brasileiro é muito competitivo sim, porque o nível das equipas todas roça o medíocre…
Não pode haver comparação sequer entre futebol brasileiro e futebol europeu!
E para além disso, falam como se ganhar uma Champions ou Liga Europa fosse algo fácil, por amor de deus..
w0bbly
Posted
Maio 31, 2019 at
10:12 am
Estes brasileiros têm o rei na barriga mas conseguem com um carradão de pessoas a mais que nós no país ter um campeonato bem inferior ao nosso. Tristes
Antonio Clismo
Posted
Maio 31, 2019 at
10:09 am
Jorge Jesus dá 10-0 a qualquer treinador brasileiro actualmente.
Treinar o Flamengo seriam férias para ele.
xeives
Posted
Maio 31, 2019 at
12:20 pm
Ferias? O Jesus vai ganhar ainda mais cabelos brancos e rouquidão, com tanto samba dentro e fora do balneario. Que pode dar 10-0 não duvido mas ferias não pá!
Tsubasa
Posted
Maio 31, 2019 at
12:10 pm
Concordo inteiramente, desde que os jogadores cumpram o que ele disser, o campeonato brasileiro seria um passeio
Miguel Carvalho
Posted
Maio 31, 2019 at
10:08 am
Nem sou o maior fã da postura de JJ, admiro-o como treinador e não tenho dúvidas que será melhor que quase todos os treinadores do Brasil, para mim por exemplo é melhor que Scolari que é campeão.. (se alguém acompanha melhor o campeonato brasileiro que me desminta pois não sou um expert nesse campeonato), mas gostava que JJ fosse campeão só para calar a boca desse gajo.
AndreCruz
Posted
Maio 31, 2019 at
3:02 pm
Sim, talvez seja melhor que a grande maioria de treinadores. Os únicos bons treinadores agora no campeonato brasileiro são o Fábio Carrille do Corinthians (estilo defensivo) e o Renato Gaúcho (estilo JJ – estrelão com a mania que é bom – mas até é). Fiz um comentário acima que sugiro a leitura sobre as características das competições no Brasil. Resumidamente o Palmeiras foi campeão porque tem uma equipa equilibrada e bastante longa (crucial para as competições brasileiras). Mas o Flamengo teve um investimento brutal nos últimos 2 anos e tem equipa/jogadores para lutar pelo título. Mas não são nada favas comentadas, como mostram a maioria dos comentários das pessoas neste post que mostram também muita ignorância em relação ao futebol brasileiro/sul americano.
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 31, 2019 at
3:12 pm
O Thiago Nunes também é bom.
Concordo que a maioria das pessoas aqui fala sem noção.
85 Comentários
Factualista
A mentalidade portuguesa é engraçada. Passamos o ano inteiro a cascar na qualidade da nossa liga, mas se vem um estrangeiro (a qualidade do campeonato brasileiro deveria ser irrelevante, ser porcaria é a opinião dele) falar mal do que é nosso, somos os primeiros a defender.
Pablo
No jornalismo brasileiro já ouvi de tudo, já disseram que o Neymar é o melhor jogador brasileiro pós Pelé, já ouvi que a Libertadores é melhor e mais dificil que a Champions, enfim. Se formos ignorar o de feio que o jornalista disse e pegarmos em que fala do campeonato português tem alguma razão. Já sobre o JJ tem tudo para triunfar no Brasil, bom plantel boa torcida, só espero que o seu ego não estrague o projeto.
Salah
Isto não é para levar a sério, é como em praticamente todos os programas portugueses onde só se diz porcaria para ter audiência.
O campeonato português, apesar de ser o que todos sabem, forma excelentes treinadores, e é por isso que estou muito surpreendido por um clube como o Flamengo tratar o Jesus como se fosse um grande treinador, quando nem de perto nem de longe é.
Vão pagar 4 milhões quando o Lage em 6 meses faz um trabalho espectacular, quando o Conceição facilmente passa os grupos da Champions e faz grandes campeonatos, quando o Paulo Fonseca faz um óptimo trabalho com um plantel cheio de brasileiros, etc. etc.
Os treinadores estrangeiros no Brasil têm uma dificuldade extrema em afirmar-se, e vão pagar uma fortuna ao Jesus quando todos sabem que detesta a formação. Se isso no Benfica foi um desastre, o que será no… Brasil. Mas isso é só a ponta do icebergue. Quem aguenta 6 meses no Médio Oriente, onde era tratado como um rei (não é uma hipérbole), vai aguentar a selva que é o Brasileirão: calendário, dirigentes, imprensa, adeptos…
Esta história ajuda a perceber porque razão o futebol brasileiro está tão atrasado, os empresários oferecem um treinador e metade dos clubes começam um leilão, é uma gestão muito emocional e influenciável.
joaolmaio
Se o campeonato português é uma porcaria porque é que, desde há décadas para cá, contentores de jogadores brasileiros aterram todos os anos em Portugal com o intuito de depois darem o salto? Será assim tão “porcaria”?
Kostadinov
Talvez tenha sido uma questão de escolha de palavras (‘porcaria’ é de facto forte), mas que diabo, será que é mesmo caso para tanta indignação? Ou dizemos isto porque veio de um brasileiro?
É que o que se lê por aqui, semana após semana, é que o futebol português é fraco. Fraquíssimo, para muitos. Que há 3 grandes e mais nada, que o nível de jogo é paupérrimo, que os estádios estão às moscas, que os clubes não têm dinheiro, etc. Aparece um comentador brasileiro a condensar isso tudo num só termo (infeliz é certo), e de repente toda a gente fica indignada e começa a atacar o campeonato deles? Imaginem agora se tivesse sido um comentador português a dizer o mesmo. Será que a maior parte das pessoas o vinha cá atacar? Ou ao invés vinha dar razão e reforçar a ideia?
Ao mesmo tempo, não sei se o campeonato brasileiro seria favas contadas para Porto, Benfica ou Sporting. A uma eliminatória de 2 mãos sim, não tenho grandes dúvidas que muito provavelmente ganhariam a qualquer clube brasileiro. E em termos tácticos o treinador português está por norma muito acima do treinador brasileiro. Mas numa competição tão longa e exigente como o Brasileirão, onde se joga quase sempre de 3 em 3 dias com deslocações loucas e ambientes ainda mais loucos, não sei se seria assim. Além disso individualmente a qualidade está muito espalhada, portanto há mais margem de manobra para um jogador decidir um jogo num lance de inspiração. É muito fácil e tentador partir para a comparação entre o campeonato português e o brasileiro, mas não sei se é uma comparação tão linear quanto se quer fazer parecer.
Já quanto ao JJ a minha opinião não mudou nestes últimos tempos, nem tinha por onde mudar. É actualmente, DENTRO da elite em que o próprio diz estar inserido, um treinador fraco e ultrapassado, mas sem a mínima dúvida. Falando de títulos, a última coisa que conquistou de relevante foi já há 4 anos. Quatro anos no futebol é muito tempo. Em termos de qualidade de jogo a mesma foi-se deteriorando a olhos vistos ao longo dos últimos anos. Tem quase 65 anos e parou no tempo. Por alguma razão se vê que está quase desesperado para regressar a Portugal. A exigência que sente para se adaptar a uma nova realidade cultural e futebolística deve ser brutal para ele. Felizmente o Porto acordou e não parece ter qualquer tipo de interesse no JJ, porque se viesse iríamos estar ainda piores do que estamos actualmente. Nesta fase comparo muito o JJ com o Mourinho, e sinto que o primeiro está para o futebol português como o segundo está para o futebol internacional. Ambos cada vez mais vêem as equipas de elite nas respectivas realidades (Europa para o Mourinho e Portugal para o JJ) fecharem-lhes as portas, e com toda a razão. O que faz com que tenham de se contentar com clubes de segunda linha mais condizentes com o trabalho que têm demonstrado em anos recentes.
Reforço que o termo utilizado pelo comentador é pesado, e até acho que o JJ se poderia adaptar mais ao Brasileirão do que a qualquer outro campeonato estrangeiro. Mas percebo perfeitamente a reserva.
Pipi Romagnoli
Cá também temos idiotas e programas como este, para além disso o Sampaoli também anda a levar com a ripa por lá, nem acho que se trate de serem contra os estrangeiros, acho sim que se trata de não quererem reconhecer que na sua esmagadora maioria o treinador Brasileiro está ultrapassado e como tal não gostam de ver os seus a perder o lugar nos grandes clubes do Brasileirão.
Eles também andam a bater forte e feio no Tite por causa das convocatórias e nem assim colocam como hipótese um treinador estrangeiro para a selecção, se bem que aí é ainda mais expectável que eles sejam contra um treinador de fora.
Agora o que eu estou com muita vontade de ver é um Grémio vs Flamengo, para ver um bate-boca entre o Renato Gaúcho e o Mestre JJ, ahahah só isso já vale a ida do homem para o Brasil.
PauloDybala1O
Porcaria do Campeonato Portugues ? Dá me tanta graça estes “analistas/comentadores” brasileiros, é incrivel, o JJ se assinar com o Fla , passa só a ser o MELHOR treinador da do Brasileirão de longe, quem é que é melhor que já não tenha passado ou está no Brasil ? Wenderlei Lux ? Abel Braga ? Renato Gaucho ? Dunga ? Fernando Diniz ? Até o póprio Jorge Sampaoli que é um treinador que eu não aprecio por tudo oque fez na Argentina, consegue ser melhor que qualquer do Brasil, por amor de deus, já na conversa do Rafinha do Bayern Munchen, foi algo parecido não foi ? Que o Rafinha escolhesse o Fla porque está em final de carreira e quer voltar ao Brasil, tudo bem, dizer que o Flamengo é a escolha número 1 do Rafinha porque é um clube muito superior ao Benfica, é de rir, e atenção que sou Sportinguista, nada a haver com clubismo, muita gente no Brasil nunca vai mudar, é triste !
Rodrigo Ferreira
Discordo do que ele diz em relação ao JJ, porque é um treinador muito acima da média, mas em relação à liga portuguesa ser fraca não deixa de ter razão. Durante 2 ou 3 anos tivemos Benfica e FC Porto invencíveis e agora as equipas continuam a passar sempre os 80 pontos. Mesmo este ano um Benfica em crise em Janeiro consegue vencer 17 jornadas em 18. A diferença entre o topo e o resto é enorme. No Brasil isso não acontece, é muito difícil ser campeão e como há muitos grandes os títulos são mais divididos. O termo porcaria é muito forte, mas entendo a ideia.
Pablo
Concordo Rodrigo!
AndreCruz
Não está certo o que o comentador disse, nota-se que não conhece Jorge Jesus e mostra alguma ignorância em relação ao futebol português. MAS, o que a maior parte dos comentários dizem aqui vai na mesma linha da ignorância. Um Porto, Benfica ou Sporting até poderiam lutar pelo título no Brasileirão, mas não seria nada favas contadas. Estamos a falar de um campeonato continental, com jogos à quarta e domingo, com deslocações de milhares de km entre um jogo e outro, e muitas competições (para os clubes bons) – os plantéis têm que ser muito grandes e a preparação física deve estar bem afinada para se conseguir lutar pelo campeonato e outros títulos. Existem muitas equipas boas e fortes que lutariam de igual para igual com os grandes do futebol português. Falo de Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Internacional, Flamengo e Cruzeiro. Noutros anos também Atlético Mineiro e São Paulo. Pena que não existam mais competições que ponham clubes sul americanos e europeus juntos.
Ainda sobre o comentário do jornalista, lembro que nós (portugueses e adeptos de futebol) somos os principais responsáveis para que se chame “porcaria” ao nosso campeonato. É um campeonato sujo, em que só se fala de corrupção desde a primeira jornada até à última – se o Benfica perde é porque foi roubado, se o Porto perde é porque foi roubado – jogos de bastidores sujos, enfim, o lodaçal que todos conhecemos e que é assim há décadas. É um campeonato sem muita competitividade, onde invariavelmente têm ganho os mesmos dois, e sempre com muito barulho do outro em relação à justiça. Hoje até holandeses, dinamarqueses, etc, acham o nosso campeonato uma porcaria, e a tendência é piorar com os anos (a não ser que algo mude).
Pablo
Concordo, AndreCruz no Brasil há muitos jogos, será que o JJ consegue adaptar-se a tantos jogos? É uma das maiores desculpas que utiliza nos seus fracassos. O campeonato brasileiro é competitivo, penso que se uma estrutura estiver bem estruturada lá faz a diferença. No ano passado o Internacional subiu de divisão e depois lutou pela liderança até ás últimas jornadas.
Rodrigo Ferreira
O comentário mais acertado que li aqui. É muito difícil comparar futebol europeu, nomeadamente o português, que também não prima pela qualidade (pelo que li aqui parece que temos um super campeonato), por essa questão do elevado número de jogos. Lá joga-se de 3 em 3 dias, o descanso entre jogos nacionais e internacionais é quase nulo, sendo que cá queixam-se quando não têm uma semana para treinar ou para recuperar jogadores. No Brasil tens quase de ter 2 11’s fortes para ser campeão, não vejo isso por cá. Além disso, as deslocações são sempre difíceis. Cá os grandes parece que jogam sempre em casa e não fazem esse número de km que referiste.
Tiago Silva
O Jesus se fosse para lá seria o melhor treinador do campeonato. O nosso campeonato não é uma porcaria, ainda por cima comparado ao brasileiro (mais equilibrado sim, mais competitivo não). Tanto Benfica como Sporting ou Porto seriam campeões lá.
andrevot
Engraçado dizer “3 títulos na porcaria do campeonato português” quando o Moreirense (6º classificado da liga portuguesa) deste ano era bem capaz de ganhar a todas as equipas do brasileirão.
Kacal
O Brasil pode ter mais talento individual a despontar lá, mas em termos tácticos o nosso campeonato é bem superior. E lá faz-se grandes vendas mas aqui os três “grandes” também as fazem. Não sou o maior fã da “personagem” JJ mas como treinador é bem melhor do que qualquer um brasileiro e poderá dar lições no Brasil. Será que algum treinador brasileiro seria campeão em Portugal? Os treinadores portugueses andaram e andam em grandes clubes constantemente e os brasileiros? A única coisa que o Brasileirão tem de bom é os talentos que lá despontam porque na aposta de jovens são realmente muito bons, apostam sem medo e dão espaço aos jovens e há mais competição pelo título porque há anos em que nenhuma equipa se destaca realmente e destacam-se várias, mas de resto é inferior ao campeonato português. Isto demonstra desprezo e desconhecimento.
Antonio Pinheiro de Campos
Só desejo que o JJ embarque no desafio.
Que volte a Portugal com tantos campeonatos quanto épocas no Brasil, uma Libertadores e, quem sabe, com um Mundial de Clubes.
Só espero que a revolução no futebol brasileiro não seja tal, que crie bases para eles serem hexa no Qatar.
Joao X
Quem vos dera ter um treinador como o JJ no vosso país.
Bfas
Nao sou portugues muito menos Brasileiro, mas um jornalista falar tamanha barbaridade deve nao perceber nada de futebol.
O Gabriel que esta como um vedeta no Brasileirao nem nos Juniores do Benfica teria espaco, a maior parte desses flops Brasileiros nao conseguem se impor num modesto Moirerense pior ainda se quisermos falar da qualidade entre os campeonatos:
O termo porcaria devia ser usado para descrever a qualidade do campeonato brasileiro e dos treinadores e o JJ neste momento ( apesar de nao o apreciar) esta acima de todos treinadores a atuar em brasil.
Sinceramente, um flamengo na I liga duvido que faria no minimo 50 Pontos.
Saudacoes Desportivas,
Carlitos
O JJ é um grande treinador e facilmente teria sucesso em qualquer país da europa (pelo menos na primeira época). Não sei se terá o mesmo sucesso no Brasil pois a mentalidade lá é completamente diferente, mas desejo-lhe as maiores das sortes e que fique lá até se reformar!
HeberPrincipe
O JJ vai adorar o circo onde se vai meter
Gabrielvmcv
Eu como Brasileiro me envergonho deses jornalistas brasileiros, são horríveis e tendenciosos, parece que temos os melhores times do mundo com os melhores elencos quando a realidade não é essa. Já fui muito mais fanático com o futebol brasileiro, atualmente só acompanho os jogos do Corinthians e olhe lá, depois que você começa a acompanhar as principais ligas europeias, você realmente não consegue mais assistir o futebol brasileiro, chega a ser sofrível de tão ruim a qualidade. Espero que um dia conseguimos retomar o futebol de qualidade que tínhamos a uns anos atrás, mas enquanto não aceitarmos que não somos mais o país do futebol, creio que continuaremos vivendo nessa bolha.
Antonio Clismo
É melhor que o JJ não vá para lá porque poderia ensiná-los a jogar realmente e poderia revolucionar o treino no Brasil.
A 3 anos do próximo Mundial ainda iriam a tempo de voltar a ter chances de ganhar o hexa.
Ou então o JJ faz bem em não ir, e eles que continuem com a sua dança de treinadores fantásticos e futebol fantastico e na liga fantástica que têm. (ironia)
Gabigol é a grande figura do Flamengo e nem conseguiu jogar em Portugal. Muito mau mesmo.
O JJ com umas contratações cirúrgicas (Matheus, Jefferson, Matheus Oliveira, João Pedro, etc) ou seja jogadores que os grandes não precisam, depois levava também as suas vacas sagradas Fejsa e Jonas (até podia levar o Luisão, depois de um ano parado ainda deve ter ritmo para o campeonato brasileiro) e seria campeão todos os anos com facilidade.
Pablo
O Gabigol aqui tinha chance só não foi valorizado, por essa lógica o Renan que mal calçava no Brasil era banco no São Paulo agora é titular no Sporting, o Militão era normal com potencial num São Paulo que anda arrastado ultimamente, este ano foi o melhor defesa do campeonato português, ou do Jardel ou do Tiquinho, do Marcelo Goiano dos melhores laterais direitos em Portugal
Rodrigo Ferreira
Não és campeão com esse tipo de malta apenas. Os elencos mais fortes do Brasil têm planteis muito acima da média. Flamengo e Palmeiras, pelo menos, lutavam pelo título em Portugal.
Chico
O JJ seria só o melhor treinador no Brasil e seria campeão facilmente com o Flamengo.
Hirok "The Truth"
ahahah deve ser para rir, Benfica e Porto se perdessem algum jogo durante o campeonato todo no Brasil seria um milagre e motivo de festa na praia de Ipanema, enfim quando não se tem noção do ridículo é isto.. O campeonato Tuga até pode ser fraco, mas muito se deve à cultura desportiva inexistente no adepto Tuga, que só quer saber de árbitros e tretas.. agora o Brasileirão ainda é pior, jogasse mal, não se tem nenhuma noção táctica e só se aproveitam os dribles de alguns jogadores..
xeives
Faz lembrar aquela do dono do Restaurante Chinês na China a dizer que o Gordom Ramsey não percebe nada de cozinha Chinesa porque é Escocês… O Jesus sabe mais sobre o Campeonato Brasileiro, filosofia de jogo e mentalidade do jogador que o Painel de comentadores da FOX(Não é a GLOBO é um canal Americano) inteiro e a dormir. Os Brasileiros são como os Americanos só olham para o Umbigo, ignorantes sobre o mundo.
O Comendador
Sim, vamos comentar as palavras e criticar comentadores desportivos brasileiros, porque os nossos são todos intelectuais de alto gabarito.
Esse tipo de programas, para mim têm o mesmo valor que os nacionais: zero.
Dar-lhes importância é elevar-lhes o valor.
Tsubasa
O que já me ri, porcaria de campeonato português?
Não deixa de ser verdade que o campeonato português é fraco, mas se for dito por um Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão ou Francês eu tenho de comer e calar, agora dito por um brasileiro é pura brincadeira só pode, pois Benfica e Porto ganhariam o campeonato brasileiro com 2 pernas às costas, e até o Sporting ganharia o campeonato brasileiro sem grande dificuldade
w84show
Resume tudo o que deve ser dito, exactamente isso. Estão com o rei na barriga os brasileiros quando o campeonato deles é uma anedota
Tsubasa
Ainda acrescento que o Braga lá seria um dos principais candidatos ao título, e molhar ia sempre a sopa e ganharia alguns campeonatos, quando em Portugal nem sequer cheira
A balbúrdia e mediocridade táctica das equipamentos brasileiras eram um miminho para os 3 grandes…ou a força física do Porto contra os meia lecas da maioria das equipas brasileiras, seriam esmagadas pelos tanques Portistas
Joga_Bonito
Comentário ridículo.
Esta arrogância brasileira faz lembrar a nossa quando o nosso futebol começou a decair há uns 10 anos e embarcamos na negação. A formação brasileira não está a dar os resultados que dantes dava, e contudo o ideal é continuar a projectar a arrogância típica de quem ainda se acha no centro do mundo.
Diga-se que a estupidez que ele diz é de quem não conhece nem a realidade do futebol português nem a sua própria. No actual estado do futebol brasileiro, trazer treinadores da Europa era bom para voltar a dar prestígio ao Brasileirão. É ele que perde e nem se dá conta.
Contudo, não se pense que todos são assim no Brasil. Há uma elite de pseudo-jornalistas e intelectuais que gostam de desdenhar Portugal, porque estão incomodados com o menor desenvolvimento do Brasil, então preenchem a frustração com boçalidade e arrogância, querendo dizer que o Brasil é melhor que Portugal, apenas porque no futebol é melhor.
Há contudo outro grupo de brasileiros que gosta e aprecia Portugal e não se revê nisto.
E para sermos sinceros há também portugueses tão calhaus como este bronco. Na eterna questão do melhor de sempre ouve-se sempre argumentos otários de que Pelé nunca poderia ser o melhor de sempre porque jogou em ligas fracas no Brasil, nomeadamente num Paulistão fraco.
Esquecem-se que nesse Paulistão, tanto havia equipas do nível de um Padroense como grandes equipas como Palmeiras, São Paulo ou o Timão, com jogadores de top mundial. E que na altura o campeonato do Brasil tinha equipas ao nível das grandes equipas europeias. Essa ideia foi inventada por gente que nada sabe do futebol antes dos anos 90 e pensa que tudo é como sempre foi.
Os brasileiros queixam-se e com razão deste género de argumentos ignorantes para desqualificar o seu passado. E estou à vontade para falar porque o meu preferido é D10s.
Em suma, o que aqui vemos é um bronco, o típico “jornalista” que nos últimos anos a imprensa de massas produziu: burro, impreparado, que acha que é a gesticular muito e a falar alto que se destaca. Nada sabe do mundo e desconfio que faça esse discurso para bajular o típico patriotismo bacoco que todos os povos têm. Em nada difere dos broncos que cá temos, que acham que o mundo é Portugal. Isto é visível no fenómeno em que cada jogador acima da média (até mesmo banal) que surja é logo apelidado de ser um dos maiores talentos do mundo. Acaso conhecem as outras seleções jovens para dizerem isto? Veja-se a forma como os jogadores japoneses são pouco elogiados, apesar da excelente técnica da sua escola, e qualquer cepo em Portugal faz uma rotação bonita e é logo orgasmos.
Eu vejo isto como uma mostra da péssima imprensa que se está a gerar.
100Clubismo
Eu costumo ver posts de páginas desportivas brasileiras, como o Esporte Interativo e a própria Fox Sports. Eles têm mesmo esta impressão do campeonato português, e referem-se ao mesmo de “porcaria” para cima. Estas palavras vindas de um comentador de um canal com esta responsabilidade, tendo que ter uma postura correcta, são, perdoem-me a expressão, uma ordinarice. Mas eu já vi alguns programas deste canal e é mesmo este tipo de linguagem que estes senhores usam, não só sobre a Liga NOS, mas também a Ligue 1, que é extremamente mal vista por lá. Aqui em Portugal não se vê disto. Mas é que nem o Pedro Sousa ou o Braz nos seus piores dias têm este tipo de palavreado.
Da perspetiva do comum adepto brasileiro e também de alguns comentadeiros, o futebol europeu é 4 países e o resto é paisagem (o que não é totalmente mentira).
E também há a cena de eles acharem que têm um dos campeonatos mais competitivos. Discordo, porque ter muitas equipas grandes não é sinónimo de competitividade, já que nos últimos anos, o vencedor e o 2º colocado do Brasileirão não terminaram com diferença de 2, 3 pontos. Muito pelo contrário. Basta ir ver à net para desfazer esse mito. Para além do mais, é muito difícil uma equipa de fora das grandes metrópoles do Sul e Sudeste (RJ, SP, Porto Alegre e Belo Horizonte) singrar no futebol brasileiro.
JJ iria incutir uma carga tática de que o futebol br iria beneficiar e muito. Têm condições para limpar a Serie A e ganhar a Liberta. Mas convém dizer uma coisa: eu vejo muitos comentários de adeptos brasileiros e para muitos um campeonato nacional vale quase tanto quanto uma taça da liga aqui. Não estou a brincar, é mesmo assim. Para eles, se um jogador ou treinador não tiver títulos internacionais é um borra-botas. Esta também é uma das razões que “fundamenta” esta declaração.
FS11
Acaba por ser natural o significado que o campeonato tem para eles, pois como referiste e bem, e talvez o campeonato com mais “grandes” o que também só é possível num país daquela dimensão.
A rotatividade nos títulos e altos e baixos das equipas, basta ver que grande parte dos supostos grandes já desceram, faz com que seja tão importante.
Eu acredito no trabalho do Jesus mas no Brasil será bastante difícil mudar o estigma e os métodos dele não são os mais católicos principalmente a nível de balneário e basta ver o historial de processos de já teve por mas relações com jogadores. O típico brasileiro e malandro é algo preguiçoso o que me deixa reservas quanto à intensidade que vai conseguir colocar em campo.
FS11
O tipo de comentário descabido de quem não conhece a outra realidade.
Neste momento não acredito que haja nenhum jogador de qualquer equipa no brasileirao que não aceitasse vir jogar para um dos três grandes ou até mesmo o Braga.
Seja por montra ou não, creio que tanto empresários como jogadores sabem que para que para evoluir devem rumar a ligas europeias pois o cultura táctica ali é inexistente.
O nosso campeonato não sendo considerado um dos big 5 acaba por ser competitivo quer no topo disputado a 2/3 como a meio da tabela e não acredito que nenhuma equipa brasileira obtivesse grandes resultados aqui, assim como acho que nenhuma equipa se adaptaria bem ao campeonato deles.
É simplesmente diferente e isto não passou de um comentário infeliz.
David Gomes
Este tipo é o Pedro Guerra do Brasil né? Só pode.
offtopicguy93
O conhecimento futebolístico do povo brasileiro, equivale ao coeficiente de inteligência que eles evidenciam! Um povo que aposta todas as suas fichas num ser inexistente e que além do mais estão a estragar a nossa língua!
O JJ se fosse para qualquer equipa do Brasil, iria ter impacto imediato e a estrutura desse clube ia mudar completamente… o Jorge não é apenas um treinador de futebol, é muito mais que isso!
Bem haja!
Bfas
Se falas assim de Brasil nem quero imaginar oque achas de Mocambique, Quenia, Sudao…
Nao te diferencias muito do jornalista, a unica diferenca reside no facto dele ofender falando do futebol e tu chamando conceitos racistas.
offtopicguy93
Falo assim do brasil pois é um pais que tem imenso potencial, mas que é um pais de birras, ou lá como eles dizem, de mimimi! Tenho origens africanas e já fui a África visitar familiares e as condições que existem lá são diferentes das do brasil!
Basta ver o que o povo brasileiro fez aos estádios depois do Mundial… como levaram 6 ou 7 da alemanha voltaram as costas ao futebol e ficaram a perceber que já não mandam no futebol a nivel de selecções deixando os estádios ao abandono (era mesmo preciso construir tanto estádio? Porque não investir nos serviços públicos?)!
Comparar o Brasil a paises como o Quenia, sudão ou até mesmo moçambique é do mais incoerente que vi aqui no blogue! De facto, esses 3 países que enumeraste têm a mesma capacidade financeira que o Brasil, já me esquecia! O problema não está no Brasil, mas sim no povo preguiçoso e informal em que se tornaram… Só para te dar mais um exemplo, ja fiz entrevistas de trabalho a brasileiros e vêm para a entrevista a dizer expressões como “ai véi”, “cara”, “galera”, tratam as pessoas por você (3º pessoa) e depois usam tempos verbais da 2º pessoa do singular…
Bem, é melhor parar senão ainda me prendem por estar aqui a dar a minha opinião! Bem haja!
Tsubasa
Eu não vejo aqui racismo nenhum nas palavras do off-topic guy, até porque há dados que o provam, o Brasil é de facto um dos países fora do 3o mundo com maior taxa analfabetismo, é certo que também se deve a ser um “Continente” com enormes assimetrias sociais que faz com que a classe baixa quase não frequente a escola, mas isso não invalida nada do que foi dito
offtopicguy93
Obrigado Tsubasa! Longe de mim, pois nao queria ofender ninguém… apenas debitei dados e factos que ja foram noticiados! E, de facto, eles são muitos e como referiste há zonas do pais onde aquilo é o extremo do analfabetismo e falta de cultura.
Bem haja!
AlexanderSearch
certo, e também, por exemplo, Chico Buarque acaba de ganhar o prémio Camões, tendo o Brasil tantos vencedores como Portugal. Isto só para responder à parte do “estragarem” a “nossa” língua (não sabia que tinhamos algum tipo de propriedade intelectual sobre ela…).
De resto, qualquer afirmação que diga: o povo X tem um coeficiente de inteligência baixo não é todo racista… E falar na Taxa de analfabetismo para o justificar é profundamente falacioso. No inicio da década de 1960 Cuba tinha uma taxa de analfabetismo superiro a 50%, passados vinte anos estava praticamente no 0. Em 20 anos passaram a ser inteligentes?
Tsubasa
Alexander Search
O Brasil tem 210 milhões habitantes contra 10 milhões de Portugal, logo pelas probabilidades o normal seria o Brasil ter 21 prémios Camões por cada prémio Camões de um Português, portanto não é muito abonatório usares como argumento a favor do Brasil dizeres que eles têm tantos prémios Camões como Portugal, isso só abona é a favor de Portugal que com menos 200 milhões habitantes consegue igualar o Brasil nesse campo
AlexanderSearch
Foi um exemplo. Mas a taxa de alfabetização também tem de ser descontada, o que volta a alterar a proporção em que os premios seriam dados.
Mas o ponto aqui é: eu também não gostaria de ler que os portugueses são um povo burro por algo que o Carlos Dolbeth disse
offtopicguy93
Um exemplo que te saiu ao lado! tal como o que tas a defender! Ja pedi desculpa se usei as palavras erradas e ofendi pessoas aqui no blogue pois não era intenção! Não gosto de faltar ao respeito a ninguem, portanto volto a referir, aquilo que disse não são mentiras, são factos que já foram noticiados e estão disponíveis na internet!
T.Espindola
Primeiro ponto: esse programa Fox Sports é o que existe de pior por aqui.. são uns verdadeiros palhaços.. acho que por vezes dizem aquilo que eles próprios não acreditam.. adoram uma polêmica.. é uma espécie de programa de fofocas ligada ao futebol.. Segundo ponto: não me estranha suas palavras quanto aos brasileiros.. aqui, os ignorantes costumam fazer piadas com portugueses ligadas à falta de inteligência.. pura idiotice, a mesma demonstrada por você em seu infeliz comentário.. Enfim, saudações de um brasileiro que admira Portugal e tem respeito pelo povo português..
Rui Sancho
Isto. A malta parece que fica louca quando atacam um dos “seus”, mesmo que o ataque não mereça qualquer crédito.
Pegar num comentário de um indivíduo e dizer que todos os da nacionalidade dele são assim é a definição de xenofobia. E sim, foi isso mesmo que tu, offtopicguy93, e mais uma dúzia, por aqui fizeram.
offtopicguy93
Certo Rui, se achaste isso também peço desculpa pois não era intenção! Talvez abusei nas palavras!
Bem haja!
offtopicguy93
Alexander, quanto ao prémio Camoes não vou tecer comentários pois há sempre uma agulha no palheiro!
Quanto ao caso que trouxeste em relação a Cuba, aquilo que te tenho a dizer é que em vez de terem feito tantos estadios para o mundial (alguns deles estão ao abandono), tinham investido esse dinheiro em serviços públicos como a educação, saude, etc etc… a questão é que os brasileiros querem mostrar mais do que aquilo que têm! O brasil na ultima década teve entre as 5 potencias mundiais ao nível financeiro, e nos dias de hoje onde está esse dinheiro? Pois ninguém sabe, e o país actualmente está completamente falido! Não vou entrar por questoes politicas porque não percebo nada disso, mas até o bolsonaro já está a ser acusado do estado do pais, quando nem sequer o povo quer mudar… a primeira fase da evolução tem que vir da maioria, que neste caso é o povo (neste caso e em todos os paises democráticos). Eu lembro-me de ver algumas manifestações contra o mundial e os mihloes que se estavam a gastar nos estádios em vez de se estar a levantar o país… mas eram uma minoria a reclamar!!!
Desculpa se fui muito agressivo no comentario inicial pois não era intenção! Tenho muitos amigos brasileiros e nunca pratiquei racismo, xenofobia ou qualquer outro tipo de preconceito!
Bem haja!
AlexanderSearch
Nesse caso há 13 agulhas num palheiro de 32 fios de palha… já dá pra picar um dedo…
Mas já percebi, é típico: todos os brasileiros são burros, excepto os que não são
offtopicguy93
E continuas com essa do burro! Não chamei burro a ninguem, não é por teres um QI menor que o meu que és burro, simplesmente não tens tanta capacidade! já agora para essa das 13 agulhas, não te esqueças que o povo brasileiro é 21x maior que o portugues… é como os chineses… no meio de tantos tem que haver alguém que se safe!
Antonio Clismo
Comentário de todo evitável caro offtopicguy93
offtopicguy93
Sim já percebi que exagerei! Peço desculpa! Ainda assim, acho que não disse mentira nenhuma! Talvez deixei-me levar pela irritação de ver esse senhor falar assim de um dos nossos melhores treinadores…
Bem haja Antonio!
100Clubismo
Era desnecessário descer a este nível que roça a xenofobia.
offtopicguy93
Xenofobia? Ok 100clubismo, ok! Já vi comentários muito mais agressivos aqui no blogue e que não foram alvos destas criticas!
Pésquerdo
Cuidado com os exageros e generalizações. O Brasil é maior que a nossa Europa… é um país de contrastes extremos.
Quanto ao seu futebol, parece-me que este senhor vive na ilusão de que são superiores a nós. Não concordo com ele mas tem direito à sua opinião. Há largos anos atrás o brasileirão era um dos melhores do mundo, mas o futebol evoluiu e mudou muito nos últimos 20 anos, como se pode ver pelas mais recentes prestações da canarinha contra os europeus.
AlexanderSearch
por acaso o nome assenta-te bem, visto que conseguiste falar de vários assuntos que não têm nada a ver com o tema e a única coisa que fazem é roçar o racismo e preconceito…
offtopicguy93
Racismo? Preconceito? Disse alguma mentira? O brasil é dos países com maior percentagem de alfabetismo e falta de cultura geral, o que depois resulta nos tristes programas que fazem e na maneira como tratam a língua portuguesa!
Estigarribia
Não sou fã do Jorge Jesus, como já deixei visível noutros posts sobre o mesmo, mas depois de ouvir estas declarações estapafúrdias do tipo da Fox Sports, espero que o JJ chegue lá e ‘limpe’ aquilo tudo com tremenda facilidade, tendo em conta que o futebol brasileiro parou no tempo no que diz respeito à evolução.
Esta reacção deste tipo da Fox Sports é a típica sobranceria que existe no campeonato brasileiro e nem depois de terem levado sete secos da Alemanha no Mundial de 2014 mudaram a atitude.
Saudações Leoninas
Estigarribia
E o que é que o Sporting tem a ver com este post? Porventura, ataquei o Benfica ou outro clube qualquer?
Eu limitei-me a expressar a minha opinião sobre o assunto deste post.
Saudações Leoninas
BombardeiroX
Actualmente não há treinadores brasileiros melhores ou no mesmo patamar que o Jorge Jesus. JJ não só ganhou campeonatos como esteve em finais europeias. Há bons treinadores brasileiros mas não há nenhum de topo. Nem mesmo o Tite como ficou provado no ultimo Mundial. Não me espanta este tipo de declarações. A qualidade do jornalismo desportivo está num nível medíocre. Há cada vez mais jornalistas e comentadores cujos conhecimentos acerca de futebol são fracos. Muitos nunca jogaram futebol nem estiveram num balneário. Falam de forma gratuita, sem conhecimento de causa e apenas com o objectivo de criticar ou desvalorizar as pessoas que trabalham no futebol. Os orgãos de comunicação social deviam ser como os clubes. Contratar sim mas com critério e avaliar frequentemente o desempenho dos jornalistas. O que este jornalista disse acrescenta valor? Penso que não.
Ray Romanoff
Mete-me muita impressão os brasileiros acharem que o campeonato deles é top mundial.
AlexanderSearch
Sabem quantos sul americanos ganharam competições europeias? 3, todos argentinos, e dois deles nos anos 50/60. Em cerca de 50 anos só o Simeone ganhou 1 título Europeu e com o Atletico de Madrid, não foi com nenhum clube de segunda linha.
Isto só valoriza mais o feito de duas finais com o Benfica (perdidas como se sabe ainda por cima) e ainda mais o feito de Pochetino
J Silver
Este tipo de atitudes já nem é novidade, nem sei para que é que se dão ao trabalho de partilhar esta demonstração de ignorância. Era engraçado JJ ir para lá agora e ganhar dois anos seguidos pelo menos, coisa que quase nunca acontece no campeonato da inconsistência. Desde que não se deixe enrolar na sua própria bazófia, JJ tem tudo para deixar uma marca forte no Brasil. Mas já se sabe que isso é complicado naquela cabeça…
André Dias
Também posso fazer o mesmo exercício. Jornalista na Fox Sports? Que porcaria de grife é essa? Um paineleiro na porcaria da Fox Sports, que conhecimento tem para falar no campeonato português? Grife tem um jornalista da ESPN.
Uma pessoa que se diz jornalista, e com 46 anos, já devia ter aprendido a pensar antes de falar, principalmente em público. Ninguém leva a mal se disser que a nossa liga é fraca, é uma verdade, mas apelidá-la de porcaria é pura falta de respeito. Nem sou fã de Jesus mas oxalá vá para o Brasil e limpe aquilo tudo, desde o campeonato estadual à Libertadores.
AndreChaves9
O JJ com os conhecimentos táticos que tem se os jogadores cumprirem e tiver uma equipa das 4/5 melhores ganha isso
ilcalcioedichiloama
Gostando ou não de Jorge Jesus, isto é mesmo gente que não paga para falar. Não tenho grandes dúvidas de que o JJ seria o melhor treinador do campeonato brasileiro.
Já nem vou ao ponto de assumirem que é preciso ter uma conquista europeia para treinar o Flamengo, como se ganhar uma competição europeia fosse o mesmo que ganhar a Libertadores.
Repito, gente que não paga para falar.
paulopinheiro
Esta postura não é novidade, basta ver a repercussão que Sampaoli vai tendo por aqueles lados.
Darth Vader
Não gosto de Jorge Jesus, mas isto foi uma falta de respeito. E além disso, demonstra uma falta de conhecimento tremenda. Se há coisa que é verdade acerca de JJ é que revoluciona as equipas por onde passa, incute uma mentalidade vencedora e trabalha como ninguém. Ele não vai para o Brasil porque acha e bem que consegue manter-se na Europa e caso fosse, aquilo seria um autêntico passeio para ele. Aliás, eu no lugar de Jorge Jesus teria ido porque era forma de aumentar o currículo e depois de ouvir estas palavras, ainda mais vontade me dava.
E além de falta de respeito por Jesus, falta de respeito pelo campeonato português. Por muitos furos que esteja abaixo dos campeonatos de top europeus, qualquer equipa portuguesa conseguia ficar bem classificada no pobre Brasileirão. Jogos completamente partidos, com muito pouca cultura tática e defesas paradas. Este é daqueles brasileiros que acham que são os inventores do futebol, mas esquecem-se que o futebol evoluiu e fartam-se de levar lições nos campeonatos do mundo. Até as 2 finais de liga europa ridicularizou, mostrando mais uma vez uma falta de conhecimento gritante.
Vai jjboçe e limpa o Brasileirão!
Ziggy Stardust
Ahahahah ele a sugerir Mourinho…
MystogaN
Brasileiro muito gosta de falar que o campeonato deles é que é bom… Em que maioria dos jogos que vi do brasileirão só vejo equipas muito mal taticamente.
Com jj que nesse apeto é muito bom a organizar a equipa conseguia ganhar facilmente o campeonato com esta equipa.
E um dado interessante, um dos craques deste flamengo, gabriel barbosa, no Benfica( aonde o jj ganhou os seus campeonatos, taças e chegou a 2 finais europeias) só conseguiu jogar 135 minutos.
joaomiguel14
Conhecimento profundo do futebol europeu este senhor…
porra33
Nada de novo na noção que os brasileiros têm do seu próprio futebol. Se o Benfica ou o Porto jogassem no Brasil em 10 campeonatos ganhariam no mínimo 5 tendo em conta que a estabilidade e consistência das equipas brasileiras é medíocre (raramente há a mesma equipa em grande forma três anos seguidos). Assim venho defender o JJ embora ache que mereça pelo menos ter a oportunidade de treinar uma equipa de segunda linha tipo Valência, Mónaco, Roma ou Sevilla, mas acho que está a cair no esquecimento e se fosse a ele começava também a oferecer-me a mercados como a Rússia ou a Turquia, Ucrânia, porque se cai no esquecimento nunca mais tem essa oportunidade. De resto acharem que os treinadores brasileiros são superiores aos portugueses é só de rir, se fizermos uma lista dos 10 melhores treinadores de Portugal e Brasil juntos, no máximo os brasileiros metem um nome nessa lista que é o Tite..
Tsubasa
Porra
Se Benfica e Porto jogassem o Brasileirao em 10 campeonatos ganhariam 5 cada um, deviam os 10 campeonatos entre os 2….o Benfica e Porto são muito superiores a qualquer equipa brasileira….Até o Braga lá corria o sério risco de ser campeão quando cá em Portugal nem cheira o título
Rodrigo Ferreira
Duvido que ganhassem todos. Os clubes brasileiros têm grandes elencos, com os técnicos europeus e os mesmos modelos de treino iam ser ainda mais fortes.
porra33
Obrigado pelo acrescento, como não acompanho o futebol brasileiro não tinha ideia que estaria assim tão por baixo, aquilo que sei sobre o futebol brasileiro é só o que é discutido aqui no blog, mas tinha ideia que em termos de valia individual (e não em termos tácticos) que até havia equipas com bons valores tipo Flamengo.
f0ra de Jogo
Quem segue o futebol brasileiro sabe que a cultura táctica é muito pobre, não tenho dúvidas que o JJ faria um bom trabalho mas que também revolucionaria como o futebol é praticado por aquelas bandas…
O único problema seria a falta de margem que o treinadores recebem, teria que começar a produzir no imediato.
FJKampioen
Porcaria de campeonato é o brasileiro.
O campeonato brasileiro é muito competitivo sim, porque o nível das equipas todas roça o medíocre…
Não pode haver comparação sequer entre futebol brasileiro e futebol europeu!
E para além disso, falam como se ganhar uma Champions ou Liga Europa fosse algo fácil, por amor de deus..
w0bbly
Estes brasileiros têm o rei na barriga mas conseguem com um carradão de pessoas a mais que nós no país ter um campeonato bem inferior ao nosso. Tristes
Antonio Clismo
Jorge Jesus dá 10-0 a qualquer treinador brasileiro actualmente.
Treinar o Flamengo seriam férias para ele.
xeives
Ferias? O Jesus vai ganhar ainda mais cabelos brancos e rouquidão, com tanto samba dentro e fora do balneario. Que pode dar 10-0 não duvido mas ferias não pá!
Tsubasa
Concordo inteiramente, desde que os jogadores cumpram o que ele disser, o campeonato brasileiro seria um passeio
Miguel Carvalho
Nem sou o maior fã da postura de JJ, admiro-o como treinador e não tenho dúvidas que será melhor que quase todos os treinadores do Brasil, para mim por exemplo é melhor que Scolari que é campeão.. (se alguém acompanha melhor o campeonato brasileiro que me desminta pois não sou um expert nesse campeonato), mas gostava que JJ fosse campeão só para calar a boca desse gajo.
AndreCruz
Sim, talvez seja melhor que a grande maioria de treinadores. Os únicos bons treinadores agora no campeonato brasileiro são o Fábio Carrille do Corinthians (estilo defensivo) e o Renato Gaúcho (estilo JJ – estrelão com a mania que é bom – mas até é). Fiz um comentário acima que sugiro a leitura sobre as características das competições no Brasil. Resumidamente o Palmeiras foi campeão porque tem uma equipa equilibrada e bastante longa (crucial para as competições brasileiras). Mas o Flamengo teve um investimento brutal nos últimos 2 anos e tem equipa/jogadores para lutar pelo título. Mas não são nada favas comentadas, como mostram a maioria dos comentários das pessoas neste post que mostram também muita ignorância em relação ao futebol brasileiro/sul americano.
Rodrigo Ferreira
O Thiago Nunes também é bom.
Concordo que a maioria das pessoas aqui fala sem noção.