Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Koeman atira-se a Mourinho; Djokovic arruma Nadal “a brincar”; Hamilton mais próximo do título

Tudo contra Mourinho? Já era o alvo a abater antes de começar a Premier League, e estando na mó de baixo torna-se muito fácil criticá-lo. A inimizade de Wenger não é de agora, mas o francês parece estar a reunir apoiantes na causa contra o português. Koeman criticou o futebol defensivo do “Special One”, alcunha colocada pelo próprio e que esta semana mereceu um comentário de Klopp. 


Em entrevista ao Daily Mirror, Ronald Koeman comparou o futebol defensivo do Chelsea com o futebol ofensivo do Arsenal, numa tentativa clara de minimizar José Mourinho. “O Chelsea prefere defender quando atacar é também uma opção. Mourinho escolhe sempre defender, quando o Chelsea faz o 1-0 continua a defender em vez de tentar marcar mais golos. Em oposição, o Arsenal pode ‘matar’ um adversário'”, afirmou. Sobre o jogo com o seu Southampton, o técnico holandês disse não ter gostado das queixas de Mourinho em relação à arbitragem. “Ao defender, o Chelsea dá oportunidade de reação aos adversários. É uma pena que Mourinho tenha chamado a atenção sobre o trabalho do árbitro depois de termos derrotado a sua equipa. Ele queria uma grande penalidade a favor da sua equipa na primeira parte, mas, nesse mesmo período, o Southampton merecia ter duas assinaladas.”, explicou. 
A quatro corridas do fim, só um desastre impedirá que Hamilton renove o título – O piloto da Mercedes conseguiu a nona vitória da temporada, sendo o primeiro a terminar o GP da Rússia. Com a desistência de Nico Rosberg, seu companheiro de equipa, a liderança do campeonato é agora ainda maior – 66 pontos de vantagem para Sebastian Vettel (Ferrari), que terminou em segundo e ascendeu ao mesmo lugar na geral. Sérgio Pérez (Force India – Mercedes) fechou o pódio, depois de uma luta intensa com Bottas e Raikkonen.

Uma superioridade incrível do dominador da modalidade, que conseguiu a sétima vitória nos últimos oito encontros frente ao espanhol – Muito fácil para Novak Djokovic. Pelos parciais de 6-2 e 6-2, o sérvio venceu a final de Pequim frente a Rafael Nadal e conquistou o oitavo título da temporada. O espanhol foi incapaz de contrariar a força do sérvio e no final admitiu que Nole está “noutro campeonato”. 

0 Comentários

  • tomas eusebio
    Posted Outubro 11, 2015 at 1:40 pm

    Que erro do kimi, estragou a otima corrida do bottas, depois da mesma ter sido uma vez mais piorada pela williams, embora estes não tivessem muito a fazer com a gestão dos pneus… Mais um passeio do hamilton, mas que se a corrida tivesse mais umas 5 ou 10 voltas o vettel tivesse algo a dizer.
    Infelizmente, uma corrida mais do mesmo, onde existem muito poucas ultrapassagens em pista sem drs, que tiram o interesse ao desporto

  • Kafka I
    Posted Outubro 11, 2015 at 1:42 pm

    Dá pena ver o Nadal…o Djokovic jogou em ritmo de treino como se tivesse a jogar contra um nº 80/90 do ranking sem forçar sequer enfim….

    Como o próprio Nadal disse ontem na antevisão "neste momento Djokovic esta num patamar superior a todos os restantes jogadores" e não vejo forma disto se alterar nos próximos 2/3 anos …

    • hortalica
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:54 pm

      o Djoko se manter este nível sem lesões baterá facilmente o record de tempo no top1 e quem sabe ganhar os 4 GS num ano, pois o mais difícil seria derrotar o Nadal em Roland Garros e isso parece não ser problema nos próximos anos (já este ano não foi). o DJoko é um excelente profissional, é incrível o número de master que apresenta, pois são torneios que às vezes os mais fortes descontraem mais, mas ele apresenta-se sempre em grande nível em todos os torneios.

  • hortalica
    Posted Outubro 11, 2015 at 1:44 pm

    a Formula 1 cada vez está pior. Quando o Vettel estava na Red Bull, o Mark Webber era quase o único a fazer-lhe frente, mas o carro deste era o único a ter problemas, o do Vettel nunca tinha. Agora passa-se o mesmo na Mercedes, o título estaria a ser disputado entre o Hamilton e o Rosberg mas o carro do Rosberg é o único que tem problemas, ou quando o Hamilton os tem o Rosberg acaba por ter igual. O Rosberg tem sido prejudicado de tal modo que até o Vettel o conseguiu passar por incompetência da Mercedes, os Mercedes são muito superiores aos Ferrari e única exclusivamente só o do Rosberg é que dá problemas constantes.

    • Kafka I
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:52 pm

      Sem duvida, bem registado de facto, há claramente uma diferença de tratamento dentro da própria Mercedes e claramente os meios postos à disposição são diferentes para o Hamilton e Rosberg como provam os sistemáticos problemas mecânicos que o Rosberg tem ao contrário do Hamilton e isso era igual no tempo da Red Bull, basicamente a própria equipa acaba por dar preferência apenas a 1 deles, e com isto quem perde a Fórmula 1 porque pelo menos podia haver luta entre os 2 e nunca há, mas pronto…

    • Zé Sousa
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:00 pm

      Teorias da conspiração. Entao a Mercedes ia dar preferência a um piloto inglês em vez de um alemão? Se calhar a qualidade do Hamilton como piloto é que evita que o carro tenha tantos problemas como tem o do rosberg.

    • hortalica
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:01 pm

      o Hamilton quando não ganhou foi quase sempre por erros cometidos a conduzir ou erros estratégicos ridículos, excluindo aquele GP acho que em Singapura que ambos os Mercedes tiveram problemas na energia devido a alterações. Lembro-me, acho que no Mónaco ou lá onde foi, que entraram 2 ou 3 safety cars, e o Hamilton perdeu a corrida por um erro estratégico tremendo do próprio, que acabou por lhe custar os lugares da frente.

    • Jose Vilela
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:02 pm

      Mas isso começou desde da temporada passada quando o Rosberg ameaçou e de que maneira o titulo de Hamilton que ate existiram uns bate bocas por coeincidencia a partir dai o carro o Rosberg começou a ter problemas.

      Nao bastou terem mudado as regras para umas pro-Mercedes a equipa ainda boicota o unico concorrente que podia dar luta.

      Mas a F1 ou muda ou entao tem os dias contados, as marcas estao a sair todas a Ferrari, Red Bull e Mclaren andam indecisos, os motores ja sao so 2/3 marcas.

    • hortalica
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:05 pm

      a F1 está cada vez pior, raramente há um grande prémio renhido, para isso acontecer as equipas precisam de errar na estratégia (escolha de pneus), precisam de cometer erros (despistes e demoras nas boxes) e entrar safety car, porque se nada disto acontecer já se sabe que haverá passeio dos da frente. do outro vi um gráfico que quando os Mercedes ganharam, por norma levaram muitos segundos de avanço chegando mesmo a ganhar mais que uma volta a muita concorrência.

    • JM
      Posted Outubro 11, 2015 at 3:11 pm

      Tiveram muita disputa nos lugares fora do top2, se não viram é porque estavam no canal errado.

    • Santos
      Posted Outubro 11, 2015 at 3:29 pm

      Não chores Kafka, o ano passado quando eu dizia que o carro do Rosberg era melhor, e basta ver os problemas mecânicos comparados aos do Hamilton, ninguém piava, era tudo conspiração minha.
      Este ano falam nisso ? Aprendam a perder, a respeitar mais o talento e trabalho do Hamilton, o melhor piloto da grid.

    • Kafka I
      Posted Outubro 11, 2015 at 4:25 pm

      Santos

      Não estou a chorar estou a constactar factos, é um facto que só o Mercedes do Rosberg tem problemas o do Hamilton nunca tem, isto e um facto

      Já agora quanto a chorar e teorias da conspiração isso é valido é para o Hamilton que o ano passado quando sentiu o perigo de perder o Mundial veio fazer queixinhas e chorar para Imprensa a insinuar mil e uma coisas

      Mais uma vez são factos..

    • Santos
      Posted Outubro 11, 2015 at 5:05 pm

      Incrível, muda a personagem, o contexto é logo diferente…
      Hamilton é o CAMPEÃO em titulo, ponto. O ano passado ganhou por que foi melhor em todos os aspectos, foi mais piloto e não tinha o melhor carro da Mercedes, que é um facto.
      Quais queixinhas ? Dizer que em Spa, Roserg o mandou para fora ? Que depois ele veio a confirmar que foi erro dele… deixa lá.

      Este ano tem o melhor carro da Mercedes e basta ver as poles que mete em comparação ao companheiro de equipa. Mercedes joga para ganhar e desta vez meteu fichas no piloto certo, já ganhou um dos títulos e é uma questão de tempo para ganhar o que falta.
      Volto a dizer o que dizia o ano passado, mete o mesmo carro aos dois e no final ganha o mesmo…

      Só há três pilotos da mesma qualidade do Hamilton, Vettel, Alonso e Raikkonen (quando quer) e nenhum deles tem carro para acompanhar (ainda). Facto.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:11 pm

      Li muitas coisas aqui das quais não concordo. E vou explicar porquê.

      Em primeiro lugar, deixem-se de teorias de conspiração. O ano passado, houve uma altura em que o carro do Hamilton já tinha tido três desistências e o do Rosberg apenas uma. Este ano, o do Hamilton teve uma e o do Rosberg teve duas, contando com a de hoje. Então… estão a reclamar de quê? A Fórmula 1 trabalha com tecnologias muito avançadas, então é natural vermos carros com problemas frequentemente. Para além disso, este ano, a Mercedes tirou uma vitória praticamente garantida ao Hamilton no Mónaco, relegando-o não para 2º mas sim para 3º com um erro estratégico (é verdade que foi o inglês que deu a ideia, mas foi a equipa que lhe confirmou que tinha tempo suficiente para vir às boxes e sair à frente de Rosberg). Mesmo que o Rosberg ganhasse a corrida de hoje, ficaria com 41 pontos de atraso para o britânico (assumindo que este terminaria em 2º lugar). Com isto quero dizer que, esta época, Nico Rosberg não teve qualquer hipótese contra Lewis Hamilton, seja em qualificação ou em corrida. Em qualificação perdeu por 11-3, em corrida perdeu por 11-4.

      Depois, o que disse o senhor José Vilela. Em primeiro lugar, a Fórmula 1 não mudou as regras para favorecer a Mercedes, foi a Mercedes que fez um grande trabalho com o carro que criou dentro destas novas regras. Merecem tudo que estão a ter, apesar de este domínio ser mau para a competitividade da modalidade.

      (continua no próximo comentário, o Blogger não aceitava tanto texto num só).

      João M.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:11 pm

      Depois afirma o seguinte: "as marcas estao a sair todas a Ferrari, RedBull e Mclaren andam indecisos, os motores ja sao so 2/3 marcas". Em primeiro lugar, só a Red Bull ameaçou sair e foi porque não gostaram dos motores Renault nem a Ferrari ou a Mercedes lhes quiseram fornecer motores em condições, pois estes sabiam que a Red Bull, com o motor certo, sabia construir um carro campeão. E, para além disso, não passa de bluff para conseguirem o melhor acordo possível quanto aos fornecedores do suposto novo motor. Em segundo lugar, nem a Ferrari nem a McLaren alguma vez ameaçaram sair da modalidade. São as duas equipas mais históricas da mesma e, apesar de passarem tempos melhores ou piores, continuam lá de pedra e cal. Em terceiro lugar, existem quatro fornecedores de motores atualmente na Fórmula 1 (Mercedes, Ferrari, Renault e Honda), sendo que especulava-se que a Volkswagen entrasse em 2016 como fornecedora de motores para a Red Bull, sendo que estes rumores acalmaram dadas as notícias que abalaram a marca alemã. 2/3 não são 4 com possibilidade de 5. Arredondar as coisas a favor da nossa própria opinião é tendencioso e fica mal.

      Por último, venho-vos pedir que deixem de dizer as coisas só porque os outros as dizem. Ganhem opinião própria. Quem viu a corrida de hoje sabe que houve uma grande batalha pelos dois últimos degraus do pódio, com quatro/cinco pilotos à disputa (Vettel, Raikkonen, Bottas, Pérez e até Ricciardo a certo ponto). Numa pista com muitas retas, é claro que a Mercedes não deu hipóteses, estão no ano deles e numa pista ideal para o carro deles. É verdade que a Mercedes tem tirado muita potencial excitação das corridas, mas isso já acontecia no tempo do Senna (a Williams em '92 e '93), aconteceu com a Ferrari de Schumacher, a Red Bull de Vettel e agora a Mercedes de Hamilton. Este é um desporto em que competem as equipas e os pilotos, caso contrário as marcas automobilísticas não seriam atraídas para a modalidade, sabendo que não poderiam ser melhores que todas as outras equipas. Esse comentário de que a modalidade está a decair é velho e não faz sentido. Não é por termos uma equipa dominante neste momento que a modalidade está morta. No futebol, quando o FC Porto foi tetra e pentacampeão nacional, nunca ninguém reclamou de que o nosso futebol estava morto. Se só gostaram dos tempos do Senna, têm o YouTube que conta com muitos arquivos a esse respeito.

      Na minha opinião, grande corrida que foi a de hoje, num traçado que não é muito propício a isso. Mas, enfim, mais tarde deixo a minha opinião quanto à corrida, agora o objetivo era só rebater algumas coisas que estavam aqui a ser ditas.

      João M.

    • Mongul Veloso
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:21 pm

      Problemas no carro de Rosberg? Ainda hoje voltou a ser só culpa dele, nem eu percebi o que se passou ali, mais uma travagem sem pés nem cabeça e adeus corrida.
      Quem quiser falar do que se passou na RB no tempo de Vettel e Webber pode fazê-lo porque aquilo era uma vergonha deliberada, trocas de front wing do carro do Webber para o Vettel e situações semelhantes, agora o que se passa na Mercedes não tem qualquer tipo de comparação.
      Rosberg é limitadíssimo em corrida, quebra sob pressão a um nível que não se vê nem nos miúdos dos karts…
      No ano passado teve o título à vista durante o verão, fez o que fez em Spa e a partir daí foi a queda a pique de um dos condutores mais insuficientes que tive o desprazer de ver em mais de 30 anos a assistir a fórmula 1. Absolutamente patético.

    • JM
      Posted Outubro 11, 2015 at 7:36 pm

      Tudo dito João M, o teu penúltimo parágrafo vai de acordo com a minha opinião. Dizer que a F1 já não é o que era, quando antigamente também havia domínio de X ou Y, não faz sentido. É a opinião da moda, o mais provável e só verem o titulo de quem ganhou a corrida.

      Mongul, o carro hoje teve problemas. Não sei se electrónicos ou mecânicos (mais provável, acho que não houve tentativa de restart ao sistema), mas o acelerador não estava a responder correctamente. Quando o Rosberg tirava o pé, o carro continuava a acelerar durante um bocado mais, dai as travagens mais tarde.

    • Kafka I
      Posted Outubro 11, 2015 at 11:04 pm

      Não faz sentido? só não faz sentido para quem vê F1 há 5 ou 10 anos no máximo…na década de 90 havia regularmente 7/8/9 constutores de motores diferentes sem contar com a Ferrari que é já faz parte da mobilia…hoje em dia há 3 (Renault, Honda e Mercedes)…e a Renault já a muito que anda a ameaçar abandonar e a Mercedes só não abandonou porque fez birra para mudarem as regras para eles passarem a ganhar ou então também tinha ido embora

      Portanto por aqui se vê os que os construtores hoje ligam à Formula 1 comparativamente com antigamente…no entanto vocês continuam a defender o indefensável e a dizer que a F1 esta melhor que nunca deve ser mesmo isso, vão então dizer isso aos construtores de motores

      Isto para não falar na sistematica perda de audiências que a F1 tem tido nos últimos anos

      Mas pronto vocês é que sabem, e marcas estão todas erradas por não quererem nada com a F1 como antigamente queriam, agora é que é bom, eles é que não sabem

    • Mário Jorge
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:24 pm

      Vinha aqui comentar a corrida e vejo esta lista de comentários de pessoas que hoje em dia acompanham pouco ou nada a F1 e com teorias da conspiração que pouco ou nenhum sentido fazem.

      João M. concordo em absoluto com os teus comentários e tomara que mais tivessem esta visão da F1 actual. Parabéns!

    • Santos
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:39 pm

      Tirando a Ford e a BMW, tudo o resto continua a andar lá… Agora andamos com Marussia, antes eram uns Jordan. Muitos construtores mas de chassi, muito poucas marcas de motores.

      Ferrari ganhou quase uma década e ninguém piava, a FIA aplaudia.
      Mais recente RedBull ganhava a milhas, nada mudava.

      Ganha quem a FIA quiser e quanto tempo a FIA quiser.
      Audiências ? Agora há mais é por onde escolher… Antes haviam 4 canais e a F1 dava num deles, agora tens 200+ e vais ver outra coisa qualquer. Quem gosta acompanha.

    • Mário Jorge
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:58 pm

      Kafka, não concordo em nada com o teu comentário. Desde a década de 80 que a F1 é dominada pelas chamadas "specialist race teams" ou se quiseres equipas privadas. A Williams, McLaren, Benetton, a própria Red Bull, entre outras são e foram equipas privadas que corriam com motores de construtores. A McLaren de Senna e Prost venceu por corria com motores Honda, a Williams de Mansel e Prost venceu com motores Renault, a Red Bull de Vettel com motores Renault e a McLaren e a BrawnGP com motores Mercedes.
      O que se verificou nesta altura era que várias equipas corriam com motores de várias empresas. Motores Cosworth, Ford, TAG, Honda, Renault, Ferrari, Peugeot, Yamaha, entre outros, eram os fornecedores de motores na década de 80 e 90. Esta variedade era explicada pela relativamente baixa tecnologia empregada nos motores da altura. O resto do carro era muito evoluído mas o motos em si nem por isso. Se quiseres verificar, isto comprova-se na falta de interesse das grandes marcas automobilísticas em ter uma presença forte na F1 nessa altura.

      No final do século XX o panorama modificou-se. A F1 começou a ter relevância para as marcas e várias começaram a entrar novamente no desporto. As chamadas "works-team" começaram a aparecer mais. Ou seja, uma equipa em que o construtor do chassis e do motor são a mesma (ou em que, apesar de não o serem, trabalham em exclusividade ou em regime preferencial). BMW, Toyota, Honda e Renault voltaram e entrar no desporto nesta condição. Destas a única que teve realmente sucesso foi a Renault, que conseguiu dois campeonatos com o Alonso em 2005 e 2006 (curiosamente a equipa em si, as pessoas e fábrica, eram as mesma que ganharam com os campeonatos de 1994 e 1995 com o Schumacher). Honda, Toyota e BMW conseguiram pouco mais que vitórias em corridas.

      Por isto mesmo saíram da grelha em 2008-2009. O campeão de 2009, a BrawnGP, foi o que restou da equipa da Honda de 2008 mas com um motor da Mercedes. A própria Renault em 2010 retirou o seu apoio à sua "works-team" preterindo-a em relação à RedBull. Foi assim que a RedBull conseguiu os seus 4 títulos, trabalham com regime preferencial em relação a todas as outras equipas fornecidas por motores Renault.

      Em 2011, se não estou enganado, a Renault quis e fez uma forte campanha para que os motores híbridos fossem introduzidos na F1 (ameaçando, até, que sairia do desporto). Veio daí a introdução das novas regras e motores na F1. Em 2009, após o sucesso da BrawnGP, a Mercedes decidiu comprar essa equipa e entrar como "works-team" na F1. Trouxe o Schumacher de volta e começou a trabalhar para atingir o sucesso de volta.

      A Mercedes foi a equipa que mais trabalhou na mudança de motores e por isso é que é aquela que goza de mais sucesso no momento.

      O modelo de fabricar chassis e motor sob uma mesma entidade é, de todo, aquele que mais sucesso traz e aquele que melhor funciona, não fosse a Ferrari a equipa mais bem sucedida em toda a história da F1.

  • Afonso Zeppelin
    Posted Outubro 11, 2015 at 1:59 pm

    Criticam muito o futebol defensivo do Mourinho. Eu próprio que apoio o Chelsea, admito que não aprecio o estilo de jogo. Já saiu mal algumas vezes ao Mourinho começar a defender o 1-0 desde cedo mas acabou por sair algumas vezes melhor do que pior. E além disso… Não me venham dizer que ele nunca prática um futebol atacante. Eu acho que ele só recorre ao futebol defensivo quando vê que os jogadores não estão capazes de marcar mais golos e acentuar ainda mais a vitória. Basta ver como foi o início da época passada. Foi brutal. O futebol praticado pelo Chelsea era fantástico e penso que ninguém pode acusar do contrário. Mas, como nem todos os jogadores conseguem manter um nível elevadíssimo durante toda a época (falo mais concretamente de Diego Costa, Fabregas e Matic), há que conseguir equilibrar o estilo de jogo. A partir da segunda parte da época passada, dada a forma dos três jogadores que referi (que eram vitais para o ataque, principalmente o Diego e o Fabregas), o Mourinho teve de adotar uma estratégia mais calculista em que apenas a vitória importa e não o número de golos marcados. Penso que foi Sir Alex Ferguson que um dia disse "Um bom ataque ganha jogos. Uma boa defesa ganha títulos." se não foi algo assim, foi parecido. E faz muito sentido. Secalhar se Wenger de vez em quando fosse mais calculista, teria mais sucesso.

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2015 at 2:07 pm

    Mourinho já está a começar a pagar a brincadeira que fez no final da época naquele vídeo (que achei genial diga-se). Todos contra Mou, menos os que estão de fora (Fergunson, Xavi, entre outros) e os jogadores, esses os que mais importam. Vamos ver como se sai.

    Luis Magno.

  • diogoribeiro
    Posted Outubro 11, 2015 at 2:12 pm

    45 jogos. 23 vitórias para Nadal e 22 para Djokovic. Mais equilibrado era praticamente impossível, mas o jogo de hoje foi o contrário de equilibrado. Mas foi o esperado. Pequim é a segunda casa de Djokovic e nem o grande Nadal de 2013 conseguiu vencer o Djokovic na China. Por isso esperar que o atual Nadal fosse vencer o atual Djokovic era ridículo.

    Deu para ver que o Nadal está cada vez melhor (fez um bom torneio) e nesta altura do ano o que importa é apenas preparar-se para 2016. A direita ao longo da linha ainda está muito inconsistente e falta mais precisão no serviço, mas a esquerda está ao nível mais alto de 2015. Mentalmente continua muito mal (Novak teve 4 breaks em 5 break points), e é incrível ver isto acontecer, tendo em conta o monstro que Nadal costumava ser em pontos importantes.

    Quanto ao Djokovic, 8º título da época (3GS, 4 M1000 e 1 ATP500), 6ª vitória em Pequim (continua invencível) e já não perde pontos do Ranking há mais de um ano. Tornou-se também o elemento dos big-4 com mais vitórias contra os outros tenistas do big-4 (superou Nadal). E se vencer os restantes torneios do ano, este poderá tornar-se no melhor ano individual de um tenista na era Open. Não há superlativos suficientes para o Ultron.

    Quanto ao jogo, nem acho que tenha feito nada de especial hoje. O serviço (82% dos primeiros serviços dentro) e a resposta ao serviço (sem dúvida o melhor de sempre neste aspeto) estiveram excelentes, mas teve demasiados erros em alguns rallies. Nota-se cada vez mais a melhoria nos vóleis. Boris Becker ajudou muito. A consistência da profundidade das pancadas é inacreditável.

    Quanto a Shanghai, azar no sorteio para o Nadal e sorte para Djokovic. O Karlovic na segunda ronda é horrível para o espanhol. Destaque também para o João Sousa que vai defrontar o Fognini no que será em princípio um bom jogo de ténis.

    • Kafka I
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:52 pm

      Calma melhor época de sempre na Era Open acho exagerado

      O Federer já terminou uma época com 74v-6d (em 2004) 81v-4d (em 2005) e 92v-5d (em 2006)

      Em 2006 no ano do 92v-5d ganhou 12 torneios, tendo ganho 3 Grand Slams e só perdeu na final de Roland Garros para o melhor jogador da história de terra batida (Nadal)…venceu 4 Masters e perdeu 2 deles na final em terra batida para o melhor jogador da história de terra batida (Nadal)…e ainda venceu o ATP Tour Finals

      Portanto dentro do contexto esta época do Djoko mesmo que vença tudo ate ao fim não será melhor que o ano de 2006 do Federer, porque o Federer conseguiu o mesmo mas contra o Nadal no auge, portanto era mais dificil na altura do que agora..

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 11, 2015 at 3:12 pm

      Eu não fui específico suficiente. Eu quis dizer que caso vença tudo, então passa a entrar na discussão para a melhor época individual de sempre. Não queria dizer que caso isso aconteça este passava a ser indiscutivelmente o melhor ano de um tenista de sempre. E estava a falar apenas de títulos, pois o nível de Federer em 2006 (ou até do próprio Djokovic em 2011), era superior ao atual Djokovic.

      Caso vença tudo, o que não é assim tão improvável, ficaria com 83 vitórias e 5 derrotas, o que seria tão impressionante como as 92 vitórias e 5 derrotas do Federer em 2006, tendo em conta que as 9 vitórias de diferença foram jogos fáceis da Davis Cup ou de primeira ronda de torneios pequenos. E ficaria com 3 Grand slams, 1 final perdida, 6 Masters, 1 ATP500 e 1 World Tour Final.

      Laver em 69, Borg em 79, McEnroe em 84 e Federer em 2006 seriam os únicos a chegar perto deste número de conquistas. Mas tens razão que me devia ter expressado melhor :)

    • Vitor Hugo
      Posted Outubro 11, 2015 at 3:36 pm

      O melhor de sempre é o Federer

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2015 at 2:14 pm

    Koemen nao e nem nunca vai ser um treinador como mourinho alias sem ser o seu passado como excelente jogador diria ate que Ronald Koemen é um treinador a reçar o mediocre

    Alfredo

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:34 pm

      É tão medíocre que depois da debandada que levou de jogadores na primeira época consegui construir uma equipa forte e conseguiu ir á liga europa.

      Medíocre…

      João miguel

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 3:23 pm

      Mas quanto dinheiro investiu pois…

      -Alfredo

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 3:52 pm

      E quanto dinheiro tem investido todos os anos o Mourinho? Para não falar dos jogadores que já estavam no Chelsea quando ele chegou.

      Pois?

      João Silva

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 4:20 pm

      E no entanto volto a repetir, perdeu metade ou mais da equipa e muitos deles eram jogadores basilares na equipa…

      Não é qualquer treinador que consegue fazer o que ele fez.

      João miguel

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 5:08 pm

      sim mas o Chelsea é campeão em titulo e o Southampton é uma simple equipa da metade inferior da tabela, mas no final quantos títulos na sua carreira tem Ronald Koeman .
      Pois…

      -Alfredo

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:20 pm

      Simples equipa da metade inferior da tabela? Vai lá ver as ultimas epocas do Southampton com Pochettino e com Koeman? Tiveram um crescimento brutal e atualmente já lutam pela europa.

      Ah e está no incio da sua carreira, apenas treino Feyenoord e Southampton, provavelmente não vai chegar a Mourinho mas chamar de mediocre a Koeman é só parvo.

      Vai ver o trajeto dele no Feyenoord e no Southampton.

      João miguel

    • AndreC
      Posted Outubro 11, 2015 at 7:55 pm

      O Que???
      O Koeman treinouno Benfica em 2005/2006 por exemplo. Que ignorancia…

  • CRF
    Posted Outubro 11, 2015 at 3:02 pm

    Infelizmente tenho de concordar com as críticas à Mourinho, as vezes parece um bebé mimado a disparatar em todas as direções quando as coisas não lhe correm bem.. E como treinador, está cada vez mais com um futebol mais paupérrimo. Já torci pelo seu sucesso, neste momento é até que faça um 'mea culpa' e se revitalize como treinador, torço sempre pela equipa que esteja a jogar melhor, e raramente é o Chelsea

  • Nuno R
    Posted Outubro 11, 2015 at 4:05 pm

    Há uns anitos, quando se dizia que o Nadal ia rebentar fisicamente, respondiam que era azia e mais não sei o quê.
    A verdade é que o espanhol caiu a pique, as lesões acumulam-se, e não mostra a disponibilidade física que o tornava quase imbatível.

  • TiagoSong
    Posted Outubro 11, 2015 at 5:00 pm

    As equipas de Mourinho não costumam encantar. Quando estiver a ganhar tudo bem, mas quando não é que aparecem os problemas. É isso que está acontecendo agora.

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2015 at 6:17 pm

    A época de 2015 já contou quase tudo que tinha para contar. A Mercedes já é campeã de construtores e Hamilton já tem 66 pontos de avanço na liderança do campeonato, bastando ganhar a próxima corrida e esperar que Vettel não termine em 2º lugar para que possa celebrar o título faltando 3 corridas para o término da temporada.

    Destaque para os azares de Rosberg e Bottas (o primeiro por ter tido um problema mecânico que, praticamente, o deixa fora da corrida pelo título e o segundo por ter perdido um pódio quase garantido nas últimas curvas por culpa de outrem). Pérez com um 3º lugar suado e sortudo, Ricciardo que nas melhores condições teria terminado em 3º lugar mas que acabou por se retirar, Massa que, no meio da confusão, foi escalando pela grelha até ao 4º lugar e Sainz que também perdeu um bom punhado de pontos com falhas nos travões. A próxima corrida é em Austin, um dos meus traçados favoritos do calendário. Estou também muito curioso para ver como será a corrida no México, tem lá uma zona em que as bancadas estão muito perto da pista, deve ser um cenário incrível em dia de corrida.

    João M.

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2015 at 10:09 pm

    Neste momento não existe ninguém capaz de dar luta "a sério" da Novak.
    Até podem lhe ganhar um set (ou um torneio) mas só num dia em que (quase) tudo lhe corra mal.
    Eu que nunca gramei o cheira c* do Nadal, até dá pena do actual estado dele. Espero que consiga recuperar fisicamente e em 2016 consiga dar luta nos 4 "grand slam" ou pelo menos no "seu piso".
    Fedex não sei, naquelas pernas os kms (e a idade) começam a pesar cada vez mais, as a qualidade mantém-se, pena é que já não com o mesmo ritmo constante.

    Lopes

Deixa um comentário