Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Leixões joga à porta fechada por racismo dos adeptos; Situação inédita no futebol português

Concorda com esta decisão?

O Leixões foi condenado por comportamento racista dos seus adeptos pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Uma decisão sem precedentes no futebol português que vai obrigar a equipa de Matosinhos a receber o D. Aves, jogo da 35ª jornada da II Liga, à porta fechada. De acordo com a Agência Lusa, o castigo fica a dever-se aos incidentes ocorridos no jogo com o Belenenses, na 11.ª jornada, disputado em 27 de outubro de 2012, em Matosinhos, e terminou com o empate a um golo. O castigo, aplicado pela primeira vez em Portugal, assenta na violação do artigo 113.º do Regulamento Disciplinar, que pune «comportamentos discriminatórios em função da raça, religião ou ideologia».

27 Comentários

  • andre fer
    Posted Abril 6, 2013 at 4:00 pm

    racismo, é uma boa piada esta suspensão.

  • Rodrigo
    Posted Abril 6, 2013 at 10:18 am

    Gostava de ver se a sançao seria igual para um clube mais poderoso do nosso futebol, mas ainda assim se estes factos sao verdade acho bem esta puniçao para o Leixoes. No entanto, isto acabam por ser casos de "bode expiatorio" (tal como foi o V.Guimaraes nas questoes de violencia) que apenas sao aplicados porque sao clubes pequenos. E triste, mas e a verdade.

  • Anónimo
    Posted Abril 6, 2013 at 4:01 am

    Recordo alguns factos.:

    1- Estádio da Luz…adepto invade o campo e agride o fiscal de linha. Punição?
    2- Estádio de Alvalade…adeptos invadem o campo num derby com o Benfica. Punição?
    3- Academia de Alcochete…jogo interrompido devido a invasão e confrontos na chegada da claque vermelha num derby de juniores. Punição?
    4- Estádio AXA…incidentes do último jogo na visita do P.Ferreira. Punição?
    5- Estádio D.Afonso Henriques…derby minhoto entre equipas B. Punição?
    6- Estádio do Bessa XXI…ha umas semanas atras a quando da recepção axadrezada ao Amarante. Punição?

    A culpa nunca morre só, é um facto. Cânticos racistas já ouço desde há muitos anos em muitos lados. Não concordo e devem-se culpar aqueles que o fazem mas que culpa tem um clube? A penalização não deve passar por uma medida destas. Sendo isso um crime, então qual a posição dos agentes da autoridade? Se insultar um ser humano de cor sou racista e penalizado e se lhe acertar com um petardo, não sou alvo de punição? Ah ok…ferir os ouvidos dói mais que colocar em causa a integridade física. Enfim, nada a dizer.

    Há mais marés que marinheiros e penso que se encontrou um novo bode expiatório da Liga de Clubes mas posso garantir-vos uma coisa: nesse jogo o Leixões SC terá mais adeptos na porta do estádio que muitos outros dentro das bancadas. Atentem a isso!

    • João
      Posted Abril 6, 2013 at 2:36 pm

      1º Se forem adeptos do clube, penalizar o mesmo é onde lhes dói mais.
      2º A aplicação da Lei penal não cabe à Liga ou Federação.
      3º O facto de outros comportamentos tão ou mais gravosos não serem punidos não torna este comportamento mais correcto.

      Espero bem que os adeptos do Leixões apoiem ainda mais a equipa mas espero também que se algum anormal voltar a ter um comportamento como o que levou a esta punição que se sintam tão indignados como se tem mostrado e expulsem os mesmos do estádio.
      É assim que se evitam estas punições e não desculpar tudo e esperar que a Liga feche os olhos só porque faz o mesmo (e mal, muito mal mesmo) noutros lados.

      SD,
      Xait

  • fabiobelem08
    Posted Abril 6, 2013 at 1:37 am

    Castigo mais que merecido pela forma como alguns adeptos(ou será selvagens?) se comportaram nesse jogo, nesse e no de cá no restelo, não sabem perder pontos então vão para a 3º divisão e ai podem ganhar todos os jogos e ficam felizes.Só acho é que o castigo já vem tarde pois os incidentes foram na 1º volta e agora e que vão pagar por isso, ainda por cima num jogo que pode ser decisivo para as 2 equipas, pois sonham ainda poder apanhar o arouca e subirem á 1º liga.Tenho pena dos adeptos do leixões que alguns são pacatos e não se reveem com a atitude da claque e outros individuos que envergonham o seu clube , mas por causa de uns pagam outros. agora ganhem juizo e respeitem os outros.Cumprimentos Desportivos

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2013 at 9:56 am

      Caro amigo, já percebi que é do Belenenses. Parabéns, desde já, pela subida à 1ª Liga. Agora, não me venha falar de adeptos selvagens, porque isso existe em todo o lado… Até no Belenenses! Em relação ao castigo, começo a acreditar que há interesses por detrás disto, pois acredito que existam equipas que querem subir à força e investiram para tal. A agora com a Liguilha (em principio) para apurar a 3ª equipa a subir à 1ª Liga, os jogos de bastidores vão andar em alta.
      Não me fale do jogo do LeixõesxBelenenses, pois eu vi e o Belenenses foi ajudado pelo árbitro nesse jogo, assim como em muitos do campeonato. Para mim, são de longe o melhor plantel, e por tal, acho que não era preciso ajudas externas.
      Em relação às claques, sempre existiram estas atitudes, e por muito que 90% não se identifique nestas atitudes, acabam por pagar uns pelos outros.
      Só espero que, este castigo, seja o exemplo e o inicio para castigar outras equipas, com outro poder, seja por canticos/comentários racistas, petardos, etc etc etc…

      Um abraço

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 6, 2013 at 12:57 am

    No dia em que isto for aplicado a todos e não só aos "pequenos" eu vou aplaudir de pé… até lá, acho ridiculo estas decisões depois de tantos episódios, aqui e ali lembrarem-se de castigarem os mais fracos.

  • metralha
    Posted Abril 5, 2013 at 11:43 pm

    Ao Braga protegem ao Leixões queimam, enfim nada que surpreenda afinal é em Portugal que estamos

  • Bráulio
    Posted Abril 5, 2013 at 10:58 pm

    Ridículo! O Leixões sempre teve jogadores de várias raças e só por caso o seu melhor jogador de momento é natural do Uganda. Muitos dos seus adeptos são ciganos e negros e por isso acho que se trata de uma decisão incrédula que encontra um clube menor para servir de bode expiatório. Tal como repudiei o castigo aplicado ao Guimarães este é novamente um caso em que os maiores nunca são culpabilizados pelos seus actos. E sinceramente acredito que isto só aconteceu porque o jogo com o Aves é de extrema importância na luta pela subida. Porque será?

  • Tiago Quintela
    Posted Abril 5, 2013 at 10:30 pm

    O Braga num espaço de 1 mês andou metido em confusões, no jogo com o Paços, Sporting b, Guimarães e Leixões, e a eles o que lhes acontece?
    Pagar uma multa insignificante, isto só prova que o futebol português é liderado por mafiosos.
    LEIXÕES É GRANDE, E AO CONTRÁRIO DE MUITOS, PARA NOS DEITAR A BAIXO VÃO TER QUE SUAR MUITO !
    LEIXÕES !

    • RB
      Posted Abril 7, 2013 at 3:44 pm

      Meu amigo, a justiça está a punir quem deve punir. Tanto quiseram associar o Braga aos episódios de violência, mas um a um vai se vendo quem merece ser castigado. E mais não digo. Resta saber no que vai dar o caso dos anormais do Sporting B que decidiram vir cá partir tudo. Mas isso pode confundir pessoas menos inteligentes (como pelos vistos é o senhor) qe acredita que por terem vindo a braga criar confusões, é o Braga que tem culpa e deve ser punido. Assim como acontceu com vocês aí no Porto.

      Haja paciência. Tenho pena de só ter sido um jogo.

  • joao
    Posted Abril 5, 2013 at 6:56 pm

    Concordo. Peca por tardia. Mais sou a favor de multas por apelo ao ódio que são feitos muitas vezes em vésperas de jogos grandes pelos seus presidentes e representantes em asquerosos programas sobre arbitragem e casos (de futebol não tem nada)

  • Paulo
    Posted Abril 5, 2013 at 6:06 pm

    ja nao era sem tempo; parabens a’ Liga por esta decisao; so’ falta mandar descer os clubes culpados por corrupção

  • Anónimo
    Posted Abril 5, 2013 at 5:55 pm

    Discordo por completo e repudio esta decisão. Se apilcassem a lei, quase todos os clubes tinham sido punidos por comportamentos anti-benfiquistas dos seus adeptos que não seguem a doutrina benfiquista, ou seja, têm atitudes discriminatórias face a uma ideologia.

    Marco Bastos

    • joao
      Posted Abril 5, 2013 at 6:57 pm

      Lol pedro nunes. O comentário do marco é de humor. dá para ver

    • Pedro Nunes
      Posted Abril 5, 2013 at 6:20 pm

      Calma, Marco Bastos

      Como bem sabes, não existe doutrina benfiquista.

      Os adeptos dos outros clubes seguem a lei, ou seja, não discriminam em função da raça, religião ou ideologia.

      O Regulamento Disciplinar não contempla a discriminação pela opção sexual, por isso, os adeptos dos outros clubes apenas chamam os adeptos e os jogadores da Benfica de gays, boiolas, invertidos, etc.

      Obviamente como não está previsto este tipo de discriminação, torna-se possível discriminar sem sofrer qualquer punição, por simplesmente não estar prevista no Regulamento Disciplinar.

  • Vuk
    Posted Abril 5, 2013 at 5:54 pm

    E os clubes onde ha lançamento de petardos e comportamentos violentos também são punidos… Não quero alongarme-me muito até porque não sei a realidade dos factos. Mas a terem acontecido comportamentos racistas 1jogo é pouco!! Já lá vai o tempo em que a cor da pele mudava atitudes e comportamentos, cresçam e apareçam! o

  • SportingFan1906
    Posted Abril 5, 2013 at 5:51 pm

    A sério que o futebol português vai entrar por estes caminhos ? Agora que o futebol português começava a ficar mais atractivo devido aos jogadores que tem saído do nosso campeonato começam com estes comportamentos – podem argumentar que não estamos a falar do escalão principal, no entanto, tem que começar por algum lado. Espero que seja caso único.

    Saudações.

  • Pela verdade
    Posted Abril 5, 2013 at 5:48 pm

    Aqui está mais um caso em que os clubes "pequenos" são punidos e os ditos "grandes" não são. Quantas foram as vezes que adeptos do Sporting, Benfica e Porto tiveram comportamentos racistas para com jogadores adversários??
    Já nem falamos dos petardos ou outro tipo de comportamentos violentos…

    • João
      Posted Abril 6, 2013 at 2:19 pm

      Luís

      Eu não estou a dizer que ficar revoltado com o facto de outros não serem punidos não é um pensamento normal.
      Estou a dizer que não devia ser o problema PRINCIPAL.

      O facto de outros fazerem o mesmo não torna este comportamento correcto.

      Eu não sou Leixonense mas tenho carinho pelo clube até porque trabalho em Matosinhos mas é um facto que a primeira coisa que deviam fazer era censurar quem fez a barbaridade e não "passar-lhes a mão pela cabeça" só porque há gente pior que não é punida.

      SD,
      Xait

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 6, 2013 at 1:00 am

      João,

      Se os outros fazem, porque nós não podemos fazer também? Uns são filhos e outros enteados? Penso que este pensamento é normal…
      Acho que as regras foram feitas para TODOS, ou foram feitas apenas para determinadas cores de camisolas, ou há outros critérios que me estão a escapar?
      E atenção, não sou leixonense, nem nunca na vida passei lá perto, mas que eles têm razão, isso têm!

    • João
      Posted Abril 5, 2013 at 9:34 pm

      É este o problema do adepto de futebol…

      O principal problema é sempre o facto de os outros fazerem e não serem punidos e nunca a barbaridade dos "nossos" que levou à suspensão.

      SD,
      Xait

    • FÁBIO COSTA
      Posted Abril 5, 2013 at 6:36 pm

      Tal como o Benfica para o Hulk no jogo do campeonato na Luz, no ano passado

    • TaKuara
      Posted Abril 5, 2013 at 6:26 pm

      O FCP teve um caso desses na Europa, salvo erro o ano passado

    • lima
      Posted Abril 5, 2013 at 5:58 pm

      Para lhe ser sincero nao me lembro de nenhuma vez

  • Pedritxo
    Posted Abril 5, 2013 at 5:47 pm

    as nossas vitorias incomodam muita gente.

    Leixoes e grande.

    So acontece ao Leixoes

Deixa um comentário