Para dar o título à escuderia italiana? A equipa de Maranello não vence desde Räikkönen em 2007, curiosamente num ano em que Hamilton perdeu o campeonato por 1 ponto (na altura Alonso tramou o inglês).
Lewis Hamilton vai correr pela Ferrari em 2025. O piloto inglês, que venceu 7 títulos de F1, deixa a Mercedes no final desta época e ocupa assim o lugar de Carlos Sainz, que está em final de contrato.
Your 2025 line-up for Scuderia Ferrari! 🤯🤩#F1 @ScuderiaFerrari pic.twitter.com/EUBpsTnVue
— Formula 1 (@F1) February 1, 2024


45 Comentários
Ricardo10_
Acho curioso não perceberem que o Hamilton nunca mais será campeão de F1…Os seus tempos acabaram, em 2025 terá 40 anos, quantos campeões mundiais houve com 39 ou 40 anos? E há quantos anos? E por outro lado, o Hamilton já não tem a motivação nem a dedicação de antes. A não ser que o Verstappen e mais 1 ou 2 pilotos tenham acidentes graves…Vai apenas amealhar mais uns milhões. Vamos lá ver é se a Ferrari não vai mudar de cor porque ele pode achar o vermelho ofensivo ou então além do vermelho, os carros passam a ser também laranjas, amarelos, verdes, azuis e violetas.
Kafka
A F1 não é como um desporto normal onde do ponto de vista biológico simplesmente se torna impossível competir com homens de 22/23 anos no auge das faculdades físicas (nesse aspecto Djokovic e LeBron são casos absolutamente excepcionais, pois estão perto dos 40 anos e continuam a ser top5 Mundial, no caso do Djokovic é msm top1)… Mas mesmo o Djokovic tenho dúvidas que aos 40 ainda consiga ser o melhor do Mundo
—
No entanto a F1 não exige essa componente física de forma tão extrema, portanto pode perfeitamente ser campeão do Mundo aos 40, com o Alonso com 43 ou lá o que é também pode, pq na fórmula 1 o mais importante é o carro
—
Se este ano a Mercedes tiver de longe o melhor carro ele é campeão , se o melhor carro for a Aston Martin o campeão será o Alonso
—
A F1 não dá para olhar como num desporto anormal, podes ser o melhor mas senão tiveres o melhor carro não ganhas
—
Para além disso, em 2026 vai mudar muita coisa logo ninguém sabe que será a marca dominante em 2026, pode perfeitamente ser a Ferrari a que melhor se irá adaptar aos novos regulamentos de 2026….em 2013 a RedBull também não estava a dar a mínima hipótese, em 2014 mudam os regulamentos e acabou, a RedBull ficou a xuxar no dedo e a Mercedes dominou durante 7 anos… A Mercedes até 2021 também tinha de longe o melhor carro, parecia impossível destronar a Mercedes, não só foram destronados como nem cheiraram em 2022 e especialmente em 2023…portanto a RedBull actual vai ser igual, até pode dominar este ano (ou não, não sabemos), mas mais ano menos ano vai deixar de ter o melhor carro…
disturbed17
Se calhar até exige mais do que qualquer outro desporto, ainda este ano tivemos vários casos de pilotos ficarem completamente exaustos após e até durante corridas, a força g que são expostos é uma loucura.
Mas mesmo que a Ferrari venha a ter um super carro que faça frente à redbull, no outro Ferrari está lá Leclerc, que não estenderia a passadeira com certeza.
Para mim é um grande erro para a Ferrari, estão a pensar mais no aspecto noticioso do que desportivos, um piloto com 40 anos que não tem mostrado ser melhor que Russel neste momento ser contratado e a ganhar o dobro do atual número 1 da equipa, quando os problemas mais críticos nem tem sido a nível dos pilotos, é um tiro no pé
Ricardo10_
Não exige essa componente física tão extrema? Deves estar a brincar…
Claro que existem exceções e “atletas” que conseguem prolongar o seu auge e manterem-se no topo apesar da idade ir avançando, mas em que mundo é que um atleta de alta competição de 40 anos tem os reflexos, o tempo de reacção, a visão e tantas outras coisas de um atleta de 20 ou 25 anos de alta competição? Pilotar um F1 é uma enorme tareia física, o Hamilton tem anos e anos desse desgaste físico! Desde o pescoço, à coluna, ao coração e outros órgãos, tudo é afectado e logicamente que uma pessoa de 40 anos por melhor que seja, vai pagando a factura a cada ano que passa.
Com carros iguais e com um Verstappen ao nível que tem estado, nunca na vida ganhará. Até pode ter um carro ligeiramente melhor que continuará sem ganhar, e provavelmente o melhor que conseguirá em 2025 será o 3º lugar. O que já será muito bom. E depois entra o factor motivação, coisa que não me parece que o Hamilton tenha. Hamilton só ganhará se tiver um carro muitoooo melhor,muito melhor mesmo, e se tiver muito motivado e muito dedicado, o que duvido seriamente que aconteça.
Neville Longbottom
A questão não é ter carros iguais ou um ligeiramente melhor. A questão é que o Hamilton vai ser campeão do mundo se tiver claramente o melhor carro. Nao é ligeiramente melhor. E claramente o melhor carro. Claro que isto é um grande se.
cards
Ayrton Senna, o maior piloto da história, nunca correu na Ferrari. É a excepção à regra.
Jonas Sabimbi
O melhor piloto da história correu pela Ferrari tendo sido campeão 5 vezes.
Ayrton é um entre muitos casos que a morte precoce lhe confere um estatuto que não corresponde de facto ao que foi.
Ayrton não correu porque morreu, se não acredito que o teria feito.
A Ferrari mesmo não sendo a melhor equipa tem o fator Ferrari que desperta o interesse de todos.
Borsalino
Não tivesse acontecido aquele acidente, e penso que ele teria ido para a Scuderia. É difícil dizer que se completou tudo na F1, sem ter vestido de Vermelho.
Hirok "The Truth"
Infelizmente não teve tempo.. acabaria por ir.. mas sim é curioso que o maior piloto de sempre nunca tenha corrido na maior equipa de sempre na F1
Cabalex
Já era sabido que havia interesse de ambos os lados há vários anos mas parecia que o timing para que esta mudança acontecesse já tinha passado após a renovação do Hamilton com a Mercedes. Não passou e o inglês vai chegar à Ferrari em 2025 graças a uma cláusula que facilitou a sua saída, para delírio das gazetas italianas.
Enquanto a Scuderia não for reformulada em muitos setores, será difícil qualquer piloto lá triunfar. Curiosamente (e isto sem criar expetativas), a última mudança de equipa do Lewis na F1 – 2013 – aconteceu uma época antes de uma grande alteração nos regulamentos e provou ser um movimento acertado. O otimismo que ele terá sentido em relação à maneira como a Mercedes preparava a era híbrida que iria começar em 2014 confirmou-se com sobras e a saída da McLaren no final de 2012, que tanto foi criticada, revelou-se a mudança de equipa mais bem sucedida da história do desporto. É factual que o regulamento vai sofrer grandes alterações de novo em 2026 e esta decisão tem que estar sustentada, também, por aquilo que a Ferrari mostrou estar a preparar para a nova era. Seria engraçado que estivessem certos e que lhe dessem, pelo menos, um carro competitivo. Não me parece que alguém na F1 não estivesse interessado num Hamilton X Verstappen II.
Outra pergunta que fica por responder é se este movimento vai ser o tiro de partida para a habitual dança de cadeiras ou se a dança vai durar pouco – imaginando um cenário em que a Mercedes contrata o Carlos Sainz e nas outras equipas nada muda. Mais uma vez, enquanto adepto da modalidade gostava de ver o Fernando Alonso de volta a uma equipa com condições de lhe oferecer um monolugar competitivo. As possibilidades de a realidade se confirmar mais chata do que isso são altas e não seria de espantar se a Mercedes apostasse num piloto mais novo como o Albon, Ocon ou Gasly. A dupla da McLaren parece estar bem agarrada contratualmente.
Em suma, uma eventual não-ida do Hamilton para a Ferrari deixaria, daqui a uns anos, muitos a pensar no que poderia ter sido. Não será o caso e, apesar das reduzidas probabilidades de sucesso de alta escala, vai acrescentar muito ao espetáculo ter o piloto mais mediático na equipa mais mediática. Nem que seja para que alguém o chame de Luigi numa tentativa de piada seca numa transmissão qualquer.
Kafka
Só ganhou quando teve de muito longe o melhor carro ou andou a fazer trafulhice como o tremendo escândalo de 2008, onde já há mais do que provas que o titulo tinha de ser para o Massa, mas como ele é trafulha conseguiu escandalosamente ganhar esse título, portanto para ír para a Ferrari em 2025 talvez já saiba algo mais, princpalmente para o que vai acontecer em 2026 onde os regulamentos vão mudar e talvez a Ferrari seja a princpal beneficiada desses novos regulamentos e motores….em 2013 a jogada dele foi a mesma, ele escolheu a Mercedes porque 1 ano antes fizeram 1 regulamento totalmente à medida e a pedido da Mercedes para passar a ser a Mercedes a vencer….vamos ver em 2026 quem terá o melhor carro com os novos regulamentos
AndreADG
Como não gostar do Kafka. Sobre o Ronaldo até manda umas postas de pescada boas, o problema é quando salta para fora de pé. Que provas são essas sobre 2008? LOL. Agora a McLaren, e as outras equipas, têm culpa que a Renault tenha adulterado a verdade desportiva e deveriam todos perder os seus pontos? Então talvez, quando uma equipa não goste do resultado, o melhor é mandar os pilotos bater e anula-se tudo. Não haveria corrida que passasse. E a McLaren ter o melhor carro em 2008 é de rir. Ou a Mercedes ter o melhor carro em 2018. E em 2021, o grande escândalo de Silverstone lol E o de Monza? Só faltou o Verstappen admitir que bateu no Hamilton de propósito pois ia perder pontos. E a vergonha de Jeddah? Qualquer outro piloto levava bandeira preta. 3 vezes na mesma curva defendeu a posição de maneira ilegal na curva 1, fez brake checking ao ser obrigado a ceder a posição. Brake checking é bandeira preta automática. Mas para o coitadinho foi uma pequena penalização de tempo.
Regulamento para a Mercedes vencer? Quem quis acabar com os V8 e até ameaçou largar a Fórmula 1 foi a Renault, porque queria investir em investigação para os carros de estrada. Depois a Ferrari disse que no mínimo tinham que ser V6. A Mercedes, e a Renault, queriam um motor de 4 cilindros. Tanto que a Mercedes já o estava a fazer, e acabou por deixar para a AMG para os carros de estrada.
O problema quando nos metemos em bicos de pé, é aparecer alguém que sabe mais que nós.
Mantém-te pelos comentários sobre o Ronaldo, não sabes muito mais do que isso. Ou então sobre o Prof. de ginástica.
Eusebio
Permite-me só acrescentar uma coisa ao teu comentario André. O Hamilton, apesar de ser dos melhores de todos os tempos e sentar-se na mesa com o senna e o Michael, fez algo que nenhum deles. Ele é maior que a F1. Único piloto da f1 que nao é de classa alta, nunca teve ninguém para o ensinar (o Max tudo o que sabe foi o pai que o ensinou e é um produto do pai que criou um activo dele apenas para ser piloto) defende varias e muitas causas sociais e tem extraordinarios principios e valores. É de outro nivel.
Valentes Transmontanos
Acabaste de resumir as razões pelas quais o Kafka o odeia.
Hirok "The Truth"
Concordo com tudo, este hate do Kafka ao Hamilton e ao Ronaldo é mesmo doentio.. Ele deve ser capaz de dizer que o Messi ganhou bem a bola de ouro deste ano sem se rir e depois dizer uns factos quaisquer inventados para a sua ideia parecer verdadeira..
Kafka
O problema é que tu não sabes mais do que eu, porque o que dizes ou é falso ou um compelfo disparate, a começar por dizeres que em 2018 a Mercedes não tinha o melhores carro ???
–
Cinge-te ao teu conhecimento que é absolutamente nenhum sobre coisa nenhuma
AndreADG
Saber mais de F1 que tu? A qualquer dia da semana, a qualquer hora, acordado ou a dormir. O que nem é grande feito, basta ver as pérolas com a tua assinatura neste caixa de comentários.
Em 2018 a Ferrari só não foi campeã pelas borradas do Vettel. Um Raikkonen semi-reformado ganhou nos USA, e por pouco não ganhou em Monza. Tiveram o carro mais rápido pelo menos 2/3 da temporada, algo consensual em analistas sem conta. Foi equilibrado e a dupla Vettel + Ferrari meteu os pés pelas mãos, especialmente, mas não só, de Hockenheim para a frente.
Vá, esta foi de borla.
bpstp
Andas numa realidade paralelo. Ora é o Ronaldo ora o Hamilton. Para ti valem menos que o João que joga sábado com os amigos ou menos que o tô zé que anda nos carrinhos de choque nas festas lá da cidade.
Mike-UK
Nota prévia: nutro profundo desprezo quer pelo Hamilton quer pelo setup da Mercedes.
A tua descrição não está correcta no que diz respeito à participação e posicionamento da Mercedes relativamente à alteração de regulamento de 2014, que foi acima de tudo promovido pela Renault. É verdade que quando chegou a 2014 a Mercedes já levava 4 anos de desenvolvimento dos V6, que foi buscar o Paddy Lowe à McLaren, o Jarrod Murphy e o Mike Elilliott à Lotus quando já tinham ido buscar o Eric Blandin à Ferrari anos antes, e que o Hamilton só se mudou por saber perfeitamente bem que iria para uma equipa que tinha tudo para ser campeâ para pelo menos 4 anos (tendo como competição um ROsberg que nunca tinha sido obstáculo para ele em karts ou younger formulas) mas não é correcto dizer-se que as regras foram alteradas a pedido da Mercedes, quando é público que defendiam um modelo de combustão significativamente diferente do V6 – capitalizaram na aerodinâmica e reliability ao ponto de um monstro como Adrian Newey ter demorado 6 anos a desenhar um carro que fosse minimamente competitivo novamente).
Quanto ao tópico, como Tifosi, estou completamente derrotado. Hamilton é provavelmente o pior role model que este desporto já teve, não faltaram top class British drivers que teriam merecido a honra de conduzir um Ferrari em Monza, e fico desolado por ir ver este sujeito, com toda a falsidade que carrega em si, representar a Ferrari. Dia muito triste.
Kafka
Ok obrigado por essa pequena retificação, mas como dizes e bem ele já sabia que a Mercedes iria partir em vantagem daí a troca
Mike-UK
no que ao Hamilton diz respeito disseste tudo bem.
Esqueci-me de referir Ross Brawn: o homem que investindo o seu dinheiro manteve mais de 300 postos de trabalho na Honda via Brawn GP e que deu depois lugar à Mercedes.
Assim que Wolff e Hamilton se movimentaram para tomar de assalto o que ele tinha ajudado a criar, decidiu sair de cena. Um senhor.
AndreADG
“Tomar de assalto” -> O Ross Brawn é que andou a cortejar o Hamilton a ir para lá. Teve que ser o Lauda a convencê-lo. E o Toto Wolff só foi para lá porque a Mercedes não ganhava e pediu os seus serviços como conselheiro, vindo da Williams, para ajudar a perceber porque não ganhavam.
Joao Duarte
Em 2021 não tinha o melhor carro e sabemos como não ganhou o campeonato. Em
2007 era rookie e andou tão bem como um dos melhores pilotos que já passou pela F1. Para quem vê F1 todos os fins de semana é um disparate menosprezar um piloto como o Hamilton.
Kafka
Em 2021 tinha o melhor carro e perdeu e senão tivesse sido escandalosamente beneficiado até tinha perdido antes do último grande prémio, porque vergonhosamente não foi penalizado no escândalo de Silverstone
Foge Quim
Acaba por ser bom para todas as partes.
A Mercedes encerra um ciclo, liberta-se do enorme peso salarial, e pode-se focar finalmente 100% na construção de um carro competitivo sem aquela pressão de dar um 8 título ao Lewis.
Para a Ferrari, ganha experiência e know-how, as ações dispararam, e será claramente vantajoso em receitas.
Para lewis, deverá ter visto o novo carro para 2024 (certamente que mais uma vez não lhe agradou), mas acima de tudo encara um novo e último desafio na sua carreira.
Curioso é para ver como vai lidar com as estratégias “à la Ferrari” ?
Flavio Trindade
Interessante.
Hamilton e a Ferrari era algo que achava que já não ia acontecer mas que poderá servir de boost anímico para ambas as partes.
Vou gostar de ver.
Além disso, uma dupla com Hamilton e Leclerc será sempre algo giro de ver e ambos poderão beneficiar.
Leclerc vai certamente manter Hamilton motivado e rápido e Leclerc vai aprender bastante com o inglês.
Para tornar tudo mais interessante espero que a Mercedes substitua Hamilton pelo único piloto capaz de manter a seta de prata competitiva e esse piloto será sempre Lando Norris.
andresilvac
Bem só me resta 1 época para festejar um eventual título da Ferrari depois disso vou de férias e festejar vitórias de outras equipas enquanto esse senhor lá estiver.
Agora falando de coisas sérias que tremenda facada no Sainz, os últimos 2 anos foi o piloto mais consistente vinha em crescendo, não acho que seria um monstro na equipa seria sempre um valor seguro,, quando, achava que a Ferrari estava no caminho “mais” certo apostando em 2 pilotos que tinham características complementares (Leclerc muito talentoso mas intempestivo, Sainz menos talentoso mas frio e ponderado) aposta no Hamilton e das 2 uma ou o carro não vai ser competitivo ou se der para ser campeão aquela equipa vai ser um ninho de gatos assanhados (ouviram aqui primeiro).
Quanto a escolha em si acho uma jogada de marketing nada mais que isso desportivamente nada irá acrescentar mas aqui estou eu para levar com estas pedras que estou a atirar.
Cumprimentos
brunosilva
Por acaso não dá para esquecer 2024 (vai ser mais do mesmo) e ir já para a época 2025? ?
Mike-UK
O Alonso tramou o Hamilton desde quando?
Hamilton não ganhou em 2007 por culpa própria, tendo cometido erros próprios de um rookie – Shanghai à cabeça.
Vilanizar Alonso por isto é desrespeitar um monstro da F1 e isso é absolutamente inaceitável.
Citizen_Erased
“Na altura Alonso tramou o inglês” é uma forma engraçada de reescrever a história.
Se eu bem me lembro os dois tiveram comportamentos de classe, sendo que no final quem tramou o Alonso foi mesmo a McLaren…
Wayne Rooney
Na mouche! Não sei como alguém se consegue lembrar desse campeonato e dizer o Alonso o tramou. Se bem me lembro, aquilo foi competitividade “doentia” entre colegas por mais metade da época.
Até quem poderia pedir mais apoio da equipa seria o Alonso.
Acho que na altura o Hamilton começou muito bem a epoca, com muitos podios, mas foi na segunda metade da temporada que teve 3 ou 4 corridas em que perdeu terreno, enquanto o Alonso foi o contrário. Já não me lembro ao certo, mas houve algo na estratégia da McLaren no GP do Brazil (ultima corrida) que foi controverso.
Agora até fiquei com vontade de reviver essa temporada…
Citizen_Erased
Foram os dois completos idiotas.
O Alonso, vindo de dois campeonatos, queria primazia na equipa (coisa que discordo, para mim não existiriam estratégias).
O Hamilton começou muito bem no ano de rookie, e estava taco a taco com ele.
Alonso começa a bater o pé e a exigir, e a McLaren basicamente coloca-se toda do lado do Hamilton.
Resultado, acabam os dois empatados em pontos e o Raikonnen ganha por um..
Alonso acaba por ter a carreira afetada, claramente desde 2005 que foi o piloto com mais “braço” (o Verstappen pode perfeitamente chegar lá mas ainda é novo), continuando a demonstrar aos 40 e tal que é um fora de série (troquem o Hamilton pelo Alonso e vejam se os resultados da Mercedes seriam os mesmos).
Mesmo na Ferrari, conseguiu colocar aquela carroça a ser competitiva. o Seb foi para lá depois e nem metade fez..
Mas perde completamente por ter uma personalidade execrável.
Essa temporada e a seguinte foram um luxo, mas deixei de seguir em 2008, aquando do Glock-Gate…
Eusebio
Sabes que a tua carreira está feita e fala por si própria quando até de dás ao luxo de te sentar num Ferrari cheio de problemas.
Borsalino
Estava destinado. Let´s Go!
Hirok "The Truth"
Se o Hamilton dá o titulo à Ferrari entra diretamente no meu Top2 de sempre (nunca nenhum chegará ao Senna no meu Top1) mas seria um feito brutal do Hamilton e acabar em grande a sua enormíssima carreira
Eusebio
É impossível. O carro tem problemas graves, a equipa raramente acerta uma estratégia e as pit stops sao de meio de tabela. Conseguir ser competitivo já sería incrivel.
Joao Duarte
Por acaso acho que pode ser este o boost que faltava à Ferrari. Pode ser a motivação extra para ser competitivo mais cedo. Nem acho que o Hamilton vá ser mais rápido que o Charles, mas vai dar experiência e consistência à equipa. Ou obrigar a que a equipa o seja. Vai ser bom para todos, até para o próprio Charles.
Borsalino
100% de acordo.
Hirok "The Truth"
Ainda falta 1 ano, nunca se sabe, a Ferrari em 2022 provou que sabe fazer carros, o problema é alguns incompetentes que gravitam à volta da equipa e estragam o trabalho dos engenheiros com decisões ridiculas..
Eusebio
O carro tinha velocidade mas nao era fiável. Tiveram de reduzir aerodinamica (e como tal velocidade) para ser fiável e mesmo assim a velocidade só funciona em alguns circuitos. Vai demorar anos até recuperarem o atraso para a Redbull.
Francisco Ramos
Como fã da Ferrari, espero genuinamente que isto aconteça!
–
O que tem faltado à Ferrari é alguém que tenha estatuto para dar um muro na mesa quando as estratégias são mal feitas, que consiga dizer em público quando os avanços não correspondem ao pretendido, mas que faça isto com conhecimento de causa e que isso seja a melhoria para tornar aquele carro e aquela box algo melhor, algo diferente.
–
Além disso, é para trocar com Sainz que acho que está no topo das suas capacidades e que não tem estofo para algo mais, ao contrário de Leclerc que acho mais habilidoso e capacitado para lutar por vitórias desde que tenha um trabalho de backstage, principalmente mental, tendo em conta que muitas vezes é também ele o culpado dos erros que retiram pontos e vitórias.
Hirok "The Truth"
O Leclerc podia ter sido campeão mundial em 2022 se a equipa não sabotasse semana sim semana sim o carro e a estratégia.. mesmo assim andou até meio da época à frente do Max.
Francisco Ramos
Eu tenho problemas em falar com os donos da verdade mas vamos lá tentar mais uma vez.
–
Primeiro, não disse que a Ferrari não tinha problemas, está escrito. Mas escrevi também que houve momentos que a culpa foi do piloto. E Leclerc não andou até meio da época à frente de Max, andou 5 corridas em 22 que teve a época! Isto não chega a um quarto, quanto mais metade!
–
E posso deixar dois erros de Leclerc em 2022, que me lembre, para ajudar ao raciocínio:
* GP Emilia-Romagna: erro do piloto que o próprio atribuiu à ganância.
* GP França: foi sozinho contra as barreiras e o piloto assumiu a responsabilidade.
Hirok "The Truth"
Eu estava a concordar contigo Francisco, só estava a reforçar que foi a equipa que sabotou aquela época ao Leclerc eu também acho que ele é “World Champion material”, a ida do Lewis acho que vai fazer bem à equipa mas ao Charles não sei..
Hirok "The Truth"
Já é oficial?? :OOO
O Hamilton sempre disse que gostava de correr na Ferrari assim como o Max também já o disse, mas esperava apenas que isto fosse oficial se a Mercedes este ano não tiver um carro vitorioso, mas faz sentido, com o Sainz a ir eventualmente para a Audi, mas é apenas em 2026 portanto não sei onde ele vai parar..
Hamilton tem Ferrari escrito na testa, um dos maiores de sempre nunca andar num Ferrari era estranho, todos vão lá picar o ponto, é a equipa mais mítica de toda a história da F1, todos desejam a Ferrari.. vamos lá ver se a Ferrari lhe oferece um carro capaz de vencer campeonatos, corridas acredito que sim, mas campeonatos ainda falta um grande passo, a RedBull está num nível a parte em todas as vertentes