Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Luís Figo sobre Sérgio Ramos: «Merece a Bola de Ouro»

Concorda? Quando foi decisivo nas conquistas da Champions se tivesse tido mais ‘imprensa’ podia ter ficado pelo menos no pódio, mas nessa altura a preocupação do Real estava centrada na vitória de Ronaldo.

Luís Figo considera que Sergio Ramos, pelo que conquistou e qualidade que apresenta, merecia vencer uma Bola de Ouro. “Pela qualidade merece a Bola de Ouro. Sendo defesa, assim como guarda-redes, parece mais difícil, mas Cannavaro (antigo central italiano) ganhou e era defesa. Depende do momento, do ano, de contra quem competes. Mas pela qualidade está claro que Sergio Ramos merece”, afirmou o português em entrevista à Marca. Figo falou ainda do seu futuro, vincando que se vê mais como presidente do que como treinador. “Presidente? É uma vertente que me agrada mais do que treinar, se calhar porque conheço demasiado bem os jogadores (risos)”, disse.

55 Comentários

  • coach407
    Posted Março 29, 2019 at 11:11 am

    O Sergio Ramos até tem demasiada imprensa. A quantidade de vezes que deixa a defesa completamente aos papéis porque lembra-se de se desposicionar para fazer um desarme todo bonito ou uma antecipação difícil… quando resulta é o maior, quando não resulta ninguém repara, fica é um buraco na defesa.

    Tem caraterísticas físicas e técnicas para ser uma brutalidade, a sua confiança e liderança também são pontos fortes…. exceto quando a confiança passa a excesso de confiança e se transforma em erros (acontece em praticamente todos os jogos pelo menos uma vez). Já para não falar da sua agressividade excessiva e ser demasiado conflituoso e “porco” a jogar.

    Poderia ser um sério candidato se tivesse a atitude de um central normal. Tenta ser estrela à força toda, resulta para a imprensa e para os adeptos e portanto siga, não lhe falta moral para lhe dar mais uns quantos apagões cerebrais.

    E ainda tem outro problema para a conquista da Bola d’Ouro. Cristiano Ronaldo e Messi. No entanto a partir do momento que Modric ganha ele tem boas hipóteses de um dia chegar lá sem se perceber bem como.

  • Escluis
    Posted Março 29, 2019 at 5:38 am

    Bola de ouro em 2006 era pra zidane. E mais ninguem. Nem ronaldinho ou outro jogador do quadrado magico do brazil, Messi, figo…. Pena que aconteceu o que aconteceu na final do mundial. E decidiram dar a QUALQUER pessoa. Cannavaro pediu… e recebeu. Ramos so Ganha mesmo o cinturao de ouro, a UFC ou MMA.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 28, 2019 at 11:55 pm

    Não quero problematizar a questão Barça vs Real, mas serei só eu que acho que esta declaração de Figo se insere numa estratégia de Madrid para impedir uma BO a Messi? Sabendo-se que Messi está de novo a encantar (joga e faz jogar como sempre) e dadas as controvérsias que envolveram a última BO dada a Modric, não haverá um temor em Madrid que Messi ganhe a sexta e estabeleça um novo recorde?
    A campanha por SR pode ser no sentido de criar vários potenciais ganhadores, para que qualquer um ganhe menos Messi, através da diluição de votos.
    Isto porque Figo foi um mago, um dos três grandes da sua geração, junto com o divino careca Zizou e Rivaldo. O Fenómeno é um jogador aparte nessa geração. Lembro-me em especial como Figo criticou o poder do marketing há uns anos, quando disse que Giggs era melhor que Beckham e que Beckham era mais marketing que outra coisa.
    Logo acho pouco provável que defendesse esta piada a não ser que tivesse outros motivos.
    Infelizmente a BO afundou-se em manobras, jogadas de marketing e lobbys e desvirtuou-se por completo. Não me surpreendia ver nisto uma campanha de Madrid para tirar um hexa a Messi.
    Apesar da minha actual foto de perfil, não sou do Barça, nem do Real. Amo apenas o Benfica e a selecção nacional. A minha foto apenas homenageia o jogador mais espectacular de sempre, R9 em 1996-97. Por isso, não quero que interpretem mal, mas a não ser que este almoço tenha sido regado, vejo certa táctica de Madrid nisto.

  • MiguelF
    Posted Março 28, 2019 at 6:06 pm

    Então não merece…

    Espero que ao menos que o vinho que o Figo bebeu antes desta declaração tenha sido dos bons.

  • Tiago Silva
    Posted Março 28, 2019 at 3:46 pm

    O Figo não diz coisa com coisa, primeiro a do Marega agora esta. Penso que o Sérgio Ramos até tem imprensa a mais a meu ver.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 28, 2019 at 3:28 pm

    Claro que não concordo. Entregar a Bola de Ouro, mesmo valendo o que vale, a um sujeito que pratica um misto de full-contact e de futebol seria, como direi, criminoso…

  • opiniaodeadepto
    Posted Março 28, 2019 at 3:04 pm

    Eu até lhe dava duas bolas de ouro … tirava uma ao Messi e outra ao Ronaldo!
    Agora a sério, se a que foi atribuída ao Modric é duvidosa, quanto mais se fosse a este caceteiro!

  • Gil Rodrigues
    Posted Março 28, 2019 at 2:44 pm

    o Figo e o Casillas têm que deixar de dar entrevistas depois do almoço…

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 28, 2019 at 2:42 pm

    Não faz sentido nenhum!

  • Kacal
    Posted Março 28, 2019 at 1:21 pm

    O Figo foi um dos meus ídolos de futebol, um craque dentro do campo e um líder nato. Inspirava classe. Mas depois fora dos relvados foi perdendo alguma credibilidade e não sou tão fã, embora ainda tenha na memória o que foi como futebolista e isso continue a fazer-me gostar dele, mas menos. Agora isto não tem sentido nenhum. A Bola de Ouro será para o fim do ano e até ao momento o Ramos não está na sua melhor forma e o Real fez uma péssima época. Não merece a Bola de Ouro. Até acho que é o melhor central do Mundo quando está em forma, mas não acho que mereça a Bola de Ouro. E confesso que não tenho empatia pela “personagem”. Como centrais prefiro Van Dijk, Bonucci, Chiellini, Godin, Hummels e mais um ou outro, o que não significa que sejam melhores, mas prefiro. E a Bola de Ouro terá que ficar entre Messi e Ronaldo, ponto.

    • AndreChaves9
      Posted Março 28, 2019 at 1:26 pm

      Mais uma vez só porque sim entre Ronaldo e Messi. Até porque o Ronaldo está a um nível altíssimo em 2019. Só que não. E a exibição contra o Atlético colocá-lo nos 23 apenas e só

      • Quinhas
        Posted Março 28, 2019 at 2:19 pm

        AndreChaves9,para alguns não interessam as “performances” durante o ano,no final até acrescentam as contas jogadores que não tiveram nenhum destaque durante a época, é o vale tudo e muitos até apelam a coerência…kkkkk durante a época ficam todos a milhas do MESSI,essa é que é essa…!!!

        • AndreChaves9
          Posted Março 28, 2019 at 3:23 pm

          Sim sem dúvida. Mas o kacal não consegue largar a frase “tem de ser entre Ronaldo e Messi”.
          Primeiro Messi está muito acima do Ronaldo nesta luta. E segundo é como disse os golos contra o Atlético levam-no aos 23 nomeados apenas e só até ver. Tem havido muitos jogadores acima dele, mas muitos mesmo

          • Kacal
            Posted Março 28, 2019 at 4:18 pm

            1 – Volta a ler a última frase do meu comentário

            2 – Diz lá os MUITOS que estão acima dele, estou curioso

      • Kacal
        Posted Março 28, 2019 at 1:53 pm

        Só porque sim? Nesta fase o Messi é o melhor marcador europeu, junta mais umas quantas assistências, tem a La Liga no “bolso”, a Taça do Rei não deve escapar também. Já o Ronaldo tem a Serie A conquistada praticamente. Está na luta pelo melhor marcador da competição. Depois ambos estão na Champions e foram já decisivos nos oitavos, o Messi até é o melhor marcador da competição a par de Lewandowski (mas o polaco já foi eliminado) e eu acredito que vai ser Messi e Ronaldo lá em cima no topo da lista de melhores marcador no fim da competição e um deles irá conquista-la. Se calhar até teremos uma final entre ambos. A ver vamos. Há ainda a Copa América e a Liga das Nações. Para mim continuam a ser os mais influentes e decisivos, o que faz deles os melhores. Para mim a Bola de Ouro este ano é entre Ronaldo e Messi, não apenas porque sim, mas porque são melhores. Mas neste momento, sem Champions e competições de selecções terminadas e envolvidas, daria a Bola de Ouro a Messi.

  • Ze Maria
    Posted Março 28, 2019 at 12:35 pm

    Em 2006 o Cannavaro nem o melhor central do mundo era, quanto mais o melhor do mundo.

    Neste momento coloco (pelo menos) 2 jogadores acima do Sérgio Ramos:

    – Godin;
    – Van Dijk.

    SL

    • offtopicguy93
      Posted Março 28, 2019 at 2:22 pm

      Zé o Koulibaly e o de Light, a par de van dijk, vão ser os melhores centrais do mundo em 1/2 anos. O godin está não está com o mesmo rendimento de outros anos.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 28, 2019 at 11:29 am

    Agora que o Real não vai ganhar nada é que o Figo diz isto.. enfim parece que percebe de futebol menos que qualquer um de nós treinadores de bancada.. tudo bem que com a saída do CR7 outros do real podem ganhar e viu-se no Modric que nem top 5 foi do ano mas ganhou na mesma só para ser diferente.. mas se era para ter ganho era o ano passado já que foi o melhor defesa do ano e o Cristiano só não ganhou pq saiu do real senão tinha ganho

    • offtopicguy93
      Posted Março 28, 2019 at 11:48 am

      Daí ele afirmar que se vê mais como dirigente do que como treinador.

      O Figo com o passar dos anos tem perdido um pouco a (pouca) credibilidade que tinha.

  • André Dias
    Posted Março 28, 2019 at 11:27 am

    Utilizar o Cannavaro como exemplo quando foi um dos vencedores mais injustos que me lembro não é propriamente um bom argumento. Nem sequer foi o melhor central do seu tempo. E seguindo a lógica do Figo então o Varane merecia mais que Ramos já que venceu Champions e Mundial no mesmo ano.

    • Estigarribia
      Posted Março 28, 2019 at 1:08 pm

      Maldini, Puyol, Ferdinand, Terry… A lista poderia continuar. Cannavaro foi um bom defesa-central, mas acho que a Bola de Ouro foi mais consequência do Mundial de 2006 que outra coisa, na minha opinião.

      • André Dias
        Posted Março 28, 2019 at 3:11 pm

        Óptimos exemplos. Acrescentava Nesta e Ricardo Carvalho.

        Concordo em relação à influência do Mundial nessa Bola de Ouro. Para mim o vencedor deveria ter sido Henry ou Ronaldinho.

        • Dennis Bergkamp
          Posted Março 28, 2019 at 3:48 pm

          Ou Pirlo. A haver um italiano a ganhar a Bola de Ouro nesse ano, seria ele. Acho que completa um top 3 entre os quais estaria bem entregue a qualquer um deles.

          • André Dias
            Posted Março 28, 2019 at 4:19 pm

            Sem dúvida. Mas nessa altura Pirlo era demasiado subvalorizado. Acho que só comecei a vê-lo ser colocado entre os melhores do mundo depois da sua ida para a Juventus e foi preciso o Buffon falar publicamente na sua qualidade. No AC Milan era um médio absolutamente fantástico mas Kaká recebia naturalmente todas as atenções.

      • Xyeh
        Posted Março 28, 2019 at 2:31 pm

        Falta o Deus Nesta :p

  • Jose Osorio
    Posted Março 28, 2019 at 11:20 am

    É engraçado olhar para as 5 Bolas de Ouro de Ronaldo e não ver num único desses anos, um ano em que Sérgio Ramos merecesse realmente vencer a Bola de Ouro. Até acho que Varane este ano esteve muito mais perto de chegar lá que Sérgio Ramos. No entanto há um ano onde Sérgio Ramos merecia claramente a Bola de Ouro: 2012. Foi absolutamente decisivo na conquista do campeonato com recorde de pontos (mais de 100) pelo Real Madrid e na conquista do Europeu de 2012 pela Seleção Espanhola (onde Espanha praticou um futebol atacante sofrido e onde claramente valeu a solidez defensiva e a capacidade de posse de bola em zonas mais recuadas). Nesse ano a Bola de Ouro foi para Messi que ganhou a Taça do Rei. Uma das duas bolas de ouro estranhamente ganhas pelo argentino, que levam a que hoje em dia seja um pouco desvalorizado nos prémios individuais. A outra foi em 2010, onde Sneijder, Iniesta e Xavi teriam sido vencedores mais apropriados.

    • Joga_Bonito
      Posted Março 29, 2019 at 1:11 am

      2012 foi apenas e só a melhor época feita por Messi. Isto sendo ele provavelmente o melhor de sempre. Se ele não ganhava a BO quem ganhava? Ás vezes lê-se cada coisa…

    • Kafka
      Posted Março 28, 2019 at 1:30 pm

      Lógica do Osório:

      -Real faz recorde de pontos na La Liga, logo merece vencer a bola de ouro um jogador do Real

      -Barça faz recorde de pontos na La Liga, logo merece vencer a Bola Ouro um jogador do…… Real Madrid

      Adoro, simplesmente adoro adoro adoro

    • Kafka
      Posted Março 28, 2019 at 1:27 pm

      Aliás ainda mais piada tem o Osório argumentar que em 2012 o Messi não devia ter ganho porque o Real fez 100 pontos no campeonato, e depois em 2013 vamos ver e o Barça também fez 100 pontos no campeonato e no entanto o vencedor foi o Crisitiano do…. Real Madrid

      Tenho de admitir, sou oficialmente o fan nr 1 do Osório, eu venero o Osório

      • Lopes da Silva
        Posted Março 28, 2019 at 1:49 pm

        Kafka, não discordando da tua argumentação neste post, porque concordo com ela, o Osório não disse que o Ronaldo mereceu a de 2013. Ele disse apenas que em 2013 o Ramos não mereceu mais do que o Ronaldo. Até porque… em 2013 quem mereceria não era nem o Ramos nem o Ronaldo.

    • Kafka
      Posted Março 28, 2019 at 1:20 pm

      Tem imensa piada o Osório vir falar da bola de ouro de 2012 que o Messi venceu a Taça Rei tendo marcado 91 golos, e depois ignorar que o Cristiano em 2013 venceu a bola de ouro com ZERO títulos colectivos ganhos, sim ZEROOOOO títulos colectivos ganhos

      Como não venerar o Osório

      • Jose Osorio
        Posted Março 28, 2019 at 4:16 pm

        Infelizmente eu não te posso venerar. O fanatismo irracional é tão grande que desvirtuas-te tudo aquilo que eu disse para ir para um contexto completamente diferente. Em momento algum referi que Cristiano Ronaldo merecia ganhar a Bola de Ouro em 2013. Referi 2012 pois seria o único ano em que faria sentido dar a Bola de Ouro a Sérgio Ramos. Campeão espanhol com recorde de pontos e campeão da Europa com uma defesa que só sofreu um golo no Europeu. Em 2013, Sérgio Ramos teve uma época horrível. A “lógica” que extraíste do meu comentário, vai-se lá saber como, e que tentaste colar-me (eu não falei que um jogador do Real Madrid merecia ganhar a Bola de Ouro em 2013, nem Ronaldo, nem muito menos Ramos), é na verdade a tua lógica para justificar as Bolas de Ouro de Messi em 2011 e 2012. Em 2011, Ronaldo foi Bota de Ouro mas só ganhou a Taça do Rei, por isso a Bola de Ouro foi bem entregue a Messi. Em 2012, Messi foi Bota de Ouro mas só ganhou a Taça do Rei, por isso a Bola de Ouro foi bem entregue a… Messi! Neste caso em vez de “adoro adoro adoro”, desprezo, desprezo, desprezo.

    • Ze Maria
      Posted Março 28, 2019 at 12:42 pm

      Sneijder? Iniesta ou Xavi tudo bem (embora claramente em desacordo).
      Mas agora gostava de saber se em algum momento da carreira do Sneijder se comparou com o Messi. Quem à força toda misturar sucesso coletivo com individual, faz lembrar a campanha pelo Ribery (coitado).

      Messi em 2012 bateu um record que ainda hoje está para ser batido (91 golos). Eu que ligo pouco ao Excel…Em 2012 o Messi era monstruoso (como é hoje em dia), completamente à parte dos outros todos. Devia era ter ganho duas ou três Bolas d’Ouro no mesmo ano.

      Sérgio Ramos nunca na carreira chegou aos calcanhares do pior Messi que consigo conceber.

      O problema do Messi foi ter ganho poucas Bolas d’Ouro, não foi ter ganho demais.

      • b0la
        Posted Março 28, 2019 at 2:08 pm

        Amigo Ze Maria,
        aconselho-o a ir rever a epoca de 2010 e ver o que o Sneijder fez nessa epoca e o que conquistou, por exemplo, vice-campeao mundial pela Holanda ( e um dos melhores marcadores) e campeao europeu pelo Inter de Milao.

        Um abraco

        • Ze Maria
          Posted Março 28, 2019 at 2:35 pm

          Conheço bem a carreira do Sneijder, sou confesso admirador dele.

          Continuo a achar que não há comparação possível com o que Messi fez nesse ano. Mas é apenas a minha opinião.

          • b0la
            Posted Março 28, 2019 at 7:08 pm

            amigo,
            Compreendo o que diz e aceito a sua opiniao. Mas neste ano Sneijder foi bem mais jogador e ganhou mais trofeus importantes que Messi e foi vice-campeao Mundial (5 golos no mundial, os mesmo que Thomas Muller, melhor marcador). A diferenca está no numero de golos marcados, o que é injusto os golos decidirem quem é ou nao melhor do mundo.

    • Andre67
      Posted Março 28, 2019 at 12:12 pm

      Tanto Messi como Ronaldo tem bolas de Ouro a “mais”, no sentido em que tanto no caso de um como no caso de outro, venceram em anos que não deveriam ter vencido..

    • Abilio
      Posted Março 28, 2019 at 11:39 am

      O VM não devia aceitar os comentários destes tipos que tentam reescrever a história.

      O Messi em 2012 marcou 91 golos, se não merecia vencer, quem devia ter vencido?

      Já agora quantos títulos é que o Ronaldo ganhou quando venceu a Bola de Ouro em 2013? Ou o quê que o Ronaldo fez de especial para vencer em 2014?

      • Andre67
        Posted Março 28, 2019 at 12:18 pm

        Não vás pelos golos marcados.. Para isso existe a Bota de Ouro..

        Tanto Messi como Ronaldo tem bolas de Ouro a mais.. Uma coisa não invaida a outra..

        • Jose Osorio
          Posted Março 28, 2019 at 3:31 pm

          André67, concordo inteiramente com o que disseste. Houve uma bipolarização Messi/Ronaldo, assente apenas em dois parâmetros golos marcados e títulos conquistados, a certa altura sem se perceber qual deles era o parâmetro chave. Estão a dizer que em 2012 Messi ganhou a Bola de Ouro pelo número de golos marcados, em 2011 o Ronaldo foi Bota de Ouro e o Messi ganhou a Bola de Ouro pelos títulos coletivos conquistados. Depois há o caso da Bola de Ouro do Ronaldo de 2013 que claramente foi ganha através de propaganda (que Ronaldo jogava sozinho, que era Ronaldo que carregava o Real Madrid às costas e que Messi tinha um “exército” montado para ele). Já a Bola de Ouro de 2014 não percebo como alguém pode dizer que não faz sentido quando foi o ano da “La Décima” e Ronaldo foi Bota de Ouro e melhor marcador da Champions com record de golos numa só edição. Na minha opinião as Bolas de Ouro de 2010, 2012 e 2013 poderiam ter sido entregues a jogadores fora desta dicotomia Messi/Ronaldo. Por fim eu destaquei 2012 por ser o único ano em que dar a Bola de Ouro a Sérgio Ramos poderia fazer algum sentido. Se não fez sentido Ronaldo ganhar a Bola de Ouro em 2013, quanto mais Sérgio Ramos que cometeu vários erros que custaram perder o título espanhol ainda cedo na temporada, ser eliminado pelo Dortmund nas meias-finais da Liga dos Campeões e perder a final da Taça do Rei contra o Atlético de Madrid!

      • Jose Osorio
        Posted Março 28, 2019 at 12:04 pm

        Agora o critério Gerd Müller já é válido para dar uma Bola de Ouro?

  • Princesa
    Posted Março 28, 2019 at 11:18 am

    O jogador que tem 30 paragens cerebrais por jogo, que obriga os companheiros a dobras sucessivas mas… hey marca uns golinhos aos 93′

    • Joga_Bonito
      Posted Março 28, 2019 at 9:53 pm

      Finalmente alguém vê as coisas sem as palas do hype…

    • Abilio
      Posted Março 28, 2019 at 11:41 am

      Conversa de café ou de alguém que nunca viu o Ramos. Lá fora todos o metem como melhor central do Mundo disparado, mas para os portugueses é só defeitos

      • Ze Maria
        Posted Março 28, 2019 at 12:37 pm

        Todos quem?
        Isso é baseado nas redes sociais?

        Por outro lado, vivo confortável em ser minoria. Na minha opinião, apesar de achar o Sérgio Ramos, provavelmente o central da história com melhores atributos técnicos e físicos (um central tem de ser rápido e muito bom tecnicamente), consegue ser mediocre na caraterística principal (o cérebro).

        • Xyeh
          Posted Março 28, 2019 at 2:37 pm

          É um bocado por aí, sinceramente eu até acho que se defende pior actualmente do que antigamente, o conceder golos é normal porque como se sai a jogar muitas vezes com os centrais é normal que existam erros, mas no 1 para 1 parece que se vê mais erros dos centrais (vemos é menos 1 para 1 dos extremos). Eu até gostei bem mais do Sérgio Ramos como lateral ^^

      • Princesa
        Posted Março 28, 2019 at 11:54 am

        Vejo o Real todas as semanas e o Sérgio Ramos sempre me pareceu alguém com um hype do outro mundo

  • SenyorPuyol
    Posted Março 28, 2019 at 11:01 am

    Enfim. Vindo de quem vem, há que ser compreensivo.

Deixa um comentário