O atual presidente do Sport Lisboa e Benfica tem pela frente um desafio de grande dificuldade. Atendendo ao estado atual da equipa principal de futebol e o sucedido nos últimos anos, as eleições de outubro prometem ser agitadas. Ainda que a oposição não inspire confiança a muitos associados do Benfica, a procura por uma alternativa credível a Luís Filipe Vieira começa a ser cada vez maior.
O tão glorificado projeto encarnado parece estar a entrar em decadência e descrédito no seio benfiquista. É notória que a aposta na formação é um projeto fantástico, mas não nos moldes que se processou no Benfica. Uma aposta desmedida em jovens muitas vezes quebrando fases de crescimento vieram a sair caro tanto ao jogador, como ao clube. A tão falada inclusão de jogadores de craveira internacional para complementar o plantel, as contratações apenas cirúrgicas e o investimento na linha do discurso do projeto europeu revelaram-se um paradoxo. O avultado investimento em jogadores que não corresponderam às expetativas espelham uma ferida aberta no Benfica, nomeadamente o departamento de scouting.
A aparente aposta de Luís Filipe Vieira em Jorge Jesus evidencia bem o desnorte da célebre “estrutura”. Um treinador que outrora não se adequava ao projeto hoje é convocado desesperadamente para o “salvar”. Um treinador que, por sinal, foi motivo de chacota não só pelos sócios encarnados, como comentadores aficionados ao clube assim como alvo de processo em tribunal. Alegadamente, essa interrupção da ligação do treinador português ao clube encarnado estaria relacionado com a não aposta de Jorge Jesus na formação, algo, a meu ver, discutível.
Na minha opinião não está mal, de todo, haver uma mudança de pensamento e na forma de planear o projeto. Contudo, a forma com que foi conduzido todo este processo é profundamente duvidosa, não só dentro de campo como fora das quatro linhas. A acrescentar a isto tudo, é importante referir que esta inversão na estratégia ocorre a poucos meses das eleições. É preciso reparar no timing, ficando a questão se é desespero pela situação atual e proximidade das eleições ou se estivéssemos, por exemplo, a três anos das eleições existiria esta mudança?
A amargura dos benfiquistas também tem a sua razão na perda do campeonato para o Futebol Clube do Porto, em dois anos em que o clube da invicta se apresentava com um dos piores plantéis já apresentados pelo clube, quando comparado com o de anos anteriores ou até mesmo do clube encarnado. O discurso europeu aludido por Luís Filipe Vieira não condizia com as campanhas lastimáveis nas competições europeias, sendo este mais um motivo para o descontentamento dos simpatizantes do Benfica.
A posição de responsável máximo de Luís Filipe Vieira, há tantos anos incontestável, a meses das eleições, parece estar em risco e pode ser Jorge Jesus, o “judas”, assim apelidado em anos anteriores, a “salvar” o presidente, com que tem tão boa relação.
Visão do Leitor: Rafael Ferreira


45 Comentários
Red Punisher
A “posta de pescada” está lançada. Ela está em cima da nau, a navegar rumo ao Atlântico. Pode tombar para Oeste ou para Este (no que concerne ao Oceano). Faz lembrar a época dos descobrimentos quando andámos à deriva e, de repente avistávamos Terra, mas não a suficiente para se poder habitar! Pois bem, Vieira neste momento está equiparado a P.A.Cabral, só que tem como correntes marítimas os vice-presidentes/demais staff benfiquista que são contra a conquista do Ouro no Brasil, entenda-se Jorge Jesus. Enquanto isto balança e vai-e-vem, Vieira, esperto todos os dias, vai ganhado tempo (ao encurtá-lo), colocando um treinador contra a parede e tirando hipóteses de ver alternativas chegarem, sejam estas Pochettino,Unay, Marcelino, Marcelo G ou até mesmo L.Jardim. Porque sabendo ele que é omnipresente em termos de poder na nau, entenda-se no Benfica, a cada dia que passa o Brasil fica mais perto e o Ouro, esse mesmo, virá de qualquer forma. Ou Jesus aceita a boleia e traz-se a mercadoria eleitoral para que o Zé Povinho fique feliz, ou Jesus, rejeitando, provavelmente, vê dissipar-se uma das últimas hipóteses de almejar um grande clube português capacitado de reservas de pedras conquistadas noutras ilhas do Atlântico, entenda-se o dinheiro que o Benfica recebeu do Seixal e que ajudou a melhorar e muito o seu Passivo, diz-se. Com isto se sabe que a Rosa dos Ventos tem plano A,B,C e D mas todos eles embatem na letra J. Então, após mais uma tempestade ultrapassada, é assim que estamos, em maré Alta, mas vivos. Porém, o rumo da travessia debate-se contra alguns obstáculos, e, no meu entender não é o capitão da nau que está encostado à parede. São os subservientes que terão que aceitar manter o mesmo navegável ou naufragarão todos em Outubro.. “ó MAR, ó mar, do quanto do teu Sal(ário), são pedras do Seixal!?”
Silvestre
Essa falácia…Eu tenho 20 votos e vou votar contra Vieira…O problema destas eleições são as casas…A ideia de as casas terem votos é tão absurda…Enfim…é só mais um artifício para perpetuar o poder…Espero sinceramente que se o RGS ganhar cumpra com o prometido e mude os estatutos (proponha a mudança aos associados). Tem que existir limitação de mandatos no SLB.
O tempo de LFV acabou…poderia sair em grande…assim vai ser escorraçado…Perdeu o timing da saída…
Se não aparecer uma candidatura mais credível os meus 20 votos vão para RGS.
Fim da oligarquia
Concordo com a limitação de mandatos.Tem que acabar este perpetuar no poder.Também tem que acabar os votos das casas que é uma aberração sem tamanho.
Quanto á diferenciação de votos por antiguidade concordo que tem que existir mas não pode ser com as diferenças que existem hoje.Passar de uma escala de 20 para 50 é demasiado e faz com que basicamente uma grande maioria de votantes não tenha peso no resultado final o que é anti democrático.
Dca
Depois é essa, vejo muita malta jovem a criticar o facto de só ter um voto etc e a malta velha tem 50 e esses é que querem o Vieira, etc.
Curiosamente é a malta dos 50 votos que viu o Benfica campeão europeu, a disputar finais, etc que quer o Vieira. Não há de ser tão por acaso, acho eu. Talvez verem pela primeira vez em 70 anos de vida, o Benfica tetracampeao, e o disputar 2 finais europeias tinha ajudado.
A malta jovem diz que quem quer o Vieira, não sabe da história do Benfica, até já houve aqui um post que o Benfica não nasceu em 2003, etc, não percebo então.
É como o Stromberg diz, hoje em dia vem um gajo qualquer que diz que tem grandes ideias (o Bruno Carvalho benfiquista é perito nisso) e a malta vai toda atrás.
Vegeta
Dca eu não vi o Benfica campeão europeu (infelizmente), tenho 50 votos, nunca votei Vieira e não é agora que vou votar.
Percebo o teu ponto, mas já começam a existir várias pessoas com 50 votos que não votam Vieira.
Aqui o problema é as casas do Benfica.
Dá logo um avanço ao Vieira de 11 mil votos.
jonasc95
Sendo portista, até concordo com quase tudo aqui escrito! O LFV assim como o PdC não são anjinhos nenhuns e tanto um como outro já beneficiaram e muito do cargo que têm, mas a verdade é que fizeram coisas positivas pelos seus respectivos clubes, e esta fase que o SLB se encontra provou só na minha opinião que a estrutura (ou castelo) que queriam fazer parecer que existia (e como aconteceu ao FCP à uns tempos) era sustentada em areia, e quando houve um tremorzito de terra teve que se trabalhar para não ruir, o FCP já está nesse processo cabe aos benfiquistas decidir se o SLB entra nesse processo ou se começa a construir um novo!
Na minha opinião o LFV não sendo perfeito (longe disso) têm mais bases para comandar este processo, tendo o factor experiência do seu lado
Stromberg
Sinceramente, não compreendo. Os benfiquistas nunca estão contentes.
Se temos o Poborsky, o Poborsky não presta; se temos o Nuno Gomes, o Nuno Gomes não joga nada; se temos o Cardozo, é um lento, tartaruga, não joga nada; se temos o Pizzi, é o Pizzi que não joga nada.
CARAMBA!!! O Porto é muito mais unido que nós e isso que os faz fortes, CUSTA MUITO ENTENDER ISSO????
Por acaso o Pena foi melhor que o Nuno Gomes??? Pois, o Pena foi melhor marcador do campeonato.
O Marega é melhor que o Cardozo?? Vai dar o 2.º título em 3 aos Porto.
O PdC faz menos trafulhice que o Vieira?? Os portistas querem lá saber, querem é ganhar!!
Se JJ vier, agradeçam aos deuses e agradeçam aos estatutos… porque se o Vieira os tiver no sítio e emendar a mão e conseguir ir buscar o JJ é quase um milagre.
E não é graças ao grosso dos benfiquistas, que só sabem criticar… por isso é que os sócios mais velhos têm 50 votos!!! Precisamente para que não apareça algum fala-barato que encha a cabeça de meia dúzia de jovens inocentes e estrague quase 20 anos de trabalho.
É que, sinceramente, não entendo. O problema do Vieira são as negociatas? Então, e o Porto??? Pois é… quando PdC lá chegou, tinham 7 campeonatos e agora??? Vão para o 29.º!!!
Ou então, tudo bem, é preferível a fórmula Sporting… sempre a trocar de treinador e presidente, todos impolutos e o que ganham??
Ganhem mais é juízo!!!
JOTA JOTA PARA ONTEM, POR FAVOR!!!!
Vegeta
Stromberg, eu queria ver se fosses tu a ser agredido numa assembleia geral como foi um sócio do Benfica se defendias o Vieira dessa forma.
O problema do Lfv sabes qual é ?
Vou repetir o texto mas se o V.M. permitir aqui vai,
LFV:
– não está nos registos de sócio requeridos quando é convidado para presidir o Benfica.
– Tem 71 anos
– tirou a 4a classe
– não percebe nada de futebol como admitiu.
– tem dívidas de 400M ao entrar no clube(um gestor e pêras!)
-tem ainda no cadastro o furto de camiões
– No seu período no Benfica ainda se dão casos de tráfico de droga com o seu motorista e na porta 18 onde entram os Red pass oferecidos pela direção!
-É arguido na operação Lex onde é acusado de corrupção ativa de um magistrado que até “concorreu” contra ele nas eleições do Benfica, chamado Rui Rangel.
– Foi presidente do Alverca onde festejou muitos golos do FCP e conseguiu desviar o jogador Deco para o mesmo clube(entre muitos outros)
-Em 2005 afirma que se o Benfica não chegasse aos 300 mil sócios ele se demitia, o resto é história…
– em 2006 afirma que até 2011 o Benfica vai se tornar(de novo caso ele soubesse a nossa história) num “colosso europeu”
– em 2011 afirma que não está agarrado ao poder, tratando na AG seguinte aprovar estatutos que alteraram o período dos mandatos de 3 para 4 anos, obrigaram os candidatos à presidência a ter 25 anos de sócio efetivo(25 anos após os 18, logo no mínimo 43 anos) e alterou o máximo de votos que um sócio(com 25 anos ou mais) pode ter de 20 para 50 votos, para quem não está agarrado ao poder armadilhou-o bem!
– afirma em 2016 que está 10 à frente dos rivais!
– Em 2017 investe 9 M € para ganhar o Penta, o menor investimento dos últimos 10 anos entre os três grandes portugueses, isto após vender Mitroglou, Ederson e Semedo.
– resultado em 17-18 o Benfica perde o penta contra os emprestado do FCP, perde 5-0 com o Basileia e perfaz 0 pontos na Liga dos Campeões, recorde negativo da história do Benfica!
– Surge o caso dos emails onde a direção do Benfica é acusada de comprar e condicionar árbitros, aliciar órgãos de soberania a seu favor e desmascara o gabinete de propaganda onde figura Pedro Guerra.
– na época 18-19 Vieira volta a investir mal no plantel, o seu treinador eternos como afirma é demitido porque ele vê uma luz em Portimão, o resto é Bruno Lage que com mérito faz a reviravolta com a estrela Félix e o talismã Jonas.
– Em 2019 também se dá o caso da agressão a um sócio durante uma AG onde Luís Filipe Vieira estrangula um sócio a frente da plateia por se sentir visado pelos argumentos do mesmo.
– atribui o catering do estádio da luz ao filho Tiago Vieira
– em 2020 pretende realizar uma OPA que não resulta em nenhuma vantagem para o clube em termos de controlo da SAD e que oferece um lucro imenso ao Rei dos Frangos com quem a sua filha (Sara Vieira) que reside em São Tomé e Príncipe (trabalhando como bióloga numa reserva de tartarugas em vias de extinção ) assinou um acordo para um empreendimento imobiliário multimilionario!
Se isto não chega para não se ter legitimidade para se ser presidente do Benfica então façam o favor de demonstrar que ser um canalha é condição para se ser presidente do Benfica, pode ser que também consigam pôr isso nos estatutos!
Se isto não te chega não te consigo ajudar!
Knox_oTal
E aproveitasse e mudámos o nome do clube para JJ FC (com direito a estátua para celebrar o milagre) e Vieira com a presidência vitalícia! Força nessa luta…
Se os outros fazem, porque não haveríamos de faze-lo também?!? Excelente argumento, só que não…
Quão baixo está a descer o nível…
Kafka
De facto os velhos que caem na história da carochinha e engolem o argumento de “se as coisas não correm bem HOJE a culpa é do Vale e Azevedo há 20 anos atrás” é que de facto percebem imenso disto….
Esses mesmos idosos que nem um relatório e cotas sabem ler, mas depois vão às assembleia gerais e aprovam o orçamento do clube ?????…. Aprovam algo que nem sequer sabem ler (sim eu sei que o último até foi rejeitado)…. Mas pôr gajos com a 4a classe A terem 50 votos a votarem em orçamentos quando nem um relatório e contas sabem ler é que está certo, muito bom de facto
Esses mesmos idosos até à alteração de estatutos aprovaram que prejudica brutalmente o Benfica, mas eles é que sabem ???
Muito bom…. Ainda bem que são os idosos é que sabem tudo, pena é nem um relatório e contas sabermos ler, mas calma que eles sabem tudo e os jovens na sabem nada ????
SlyRP
Já viram ali o meu vizinho que é um criminoso? Eu também sou, mas não vamos falar disso agora, olhem para ele, que trafulha!
Desculpar os nosso erros com os dos outros é giro, mas fica complicado subir se vamos estar sempre a olhar para o lado ou para baixo.
jonasc95
No pais que estamos ser trafulha não é novidade, infelizmente, e tanto o PdC como o LFV quando deixarem de ser presidentes vão ter problemas, arrisco a dizer que o Vieira mais até por vários motivos. Mas o verdadeiro problema do LFV não é certamente olhar para os lados ou para baixo, o real problema dele e se fosse benfiquista nunca me faria votar nele é o discurso mentiroso que têm, as contas não batem certo, um rapaz fala e o assunto é resolvido com tentativas de agressão, fala à N anos que vai ser campeão europeu e a meio da época vem dizer que o objectivo é o campeonato…
Dca
De repente parece que Vieira nunca fez nada de bem no Benfica. O único tetra do clube foi com ele, não foi com mais nenhum presidente, não deixa de ser curioso.
Obviamente que anda a errar, mas é fácil só apontar os defeitos sem apontar as virtudes do que ele fez.
Rui Gomes da Silva e Bruno Carvalho são brincadeira, 0 confiança.
Vegeta
Rui Gomes da Silva não dá confiança ???
Não leves a mal a pergunta Dca, mas onde estavas tu e o Vieira em 1997 ??
Tu não sei, o Vieira estava no camarote das Antas a festejar golos com o PDC.
E sabes onde estava o Rui Gomes da Silva ???
Na lista do Luis Tadeu a lutar contra o pior presidente da história do Benfica.
Podem acusar o RGS de muita coisa, eu próprio ainda não decidi se os meus 50 votos vão para ele, mas dizer que ele não dá confiança é surreal.
Ah e é socio do Benfica sabes a quanto tempo ? 60 anos.
É melhor nem falarmos no número de sócio do Vieira.
Isto foram só 2 exemplos em que o RGS é muito mais de confiança do que o Vieira.
Dca
Para mim continua a não ser de confiança. Gerir um clube não é fácil. E ele não é nenhum santinho. Dizes me que pode ser mais santo que o Viera, possível, mas nao tem outras valências.
Não é fácil.
O outro, Bruno Carvalho, jesus, ideias tem muitas, mas falar é fácil, é um desastre.
O RGS foi o que falei antes, não me dá confiança nenhuma, é preciso tê-los no sítio.
Sabes aquilo que Vieira fez quando aguentou Jesus depois de perder tudo aos 92? Foi talvez a decisão mais importante e a melhor, a partir daí ganhamos 4 em 4 e 5 em 7, outros tinham ido pelo caminho mais fácil. Ir para a vontade dos adeptos, mandar JJ embora e pronto.
Vegeta
De confiança é um homem que suja o nome do Benfica e que em 1997 nem era sócio.
Só tem o clube que merecem
Fim da oligarquia
A decisão de manter o Jesus foi fantástica, já a luz que lhe disse para manter o Vitória é que o enganou porque o homem é providencial.E gostava de saber o que é que aguentou nessa altura quando os que apoiam se ele mandasse até de uma ponte se atiravam.Quem aguentou foi o treinador que foi cuspido e enxovalhado no Jamor. Mas mais uma vez serviu para construir o mito do Presidente que decide sozinho ,não cede a pressões e que defende a estabilidade quando anos antes despedia treinadores ao fim da primeira jornada.
Dca
Não, o Jesus queria sair, quem o aguentou foi Vieira, ponto. E foi das melhores decisões, desvalorizares isso é rir.
Quanto à do Fernando Santos, o próprio já admitiu que foi o maior erro enquanto presidente.
Mas nunca erraste.
Fim da oligarquia
Nunca ouvi em lado nenhum que Jesus quisesse sair mas se tu o dizes acredito mas acho que o Presidente não achou que tivesse sido uma decisão assim tão fantástica porque três depois quis dar-lhe um valente chuto no cu com direito até a jacto privado.
Quanto á minha não aceitação do erro é curiosa porque parte da pessoa que simultaneamente trata as decisões boas como eventos históricos e desvalorizas as decisões más colocando-as como erros de pouca monta.Já agora essa do Fernando Santos foi má no sentido de demonstrar o ar e vento que existe no cérebro desportivo do Presidente mas a da luz que intencionalmente não referiste foi muito pior porque poderia ter impedido o Benfica de ganhar mais um campeonato que para mim é o mais importante.
Nessas circunstancias o Porto seria tri mas provavelmente tu terias o mesmo discurso de quem nunca errou que atire a primeira pedra que é excelente na função de sacudir a água do capote.
Nickles
Ninguém esquece que o Vieira foi o presidente do Tetra histórico. Mas também ninguém esquece que o Vieira foi o presidente da maior vergonha de sempre das competições europeias em 116 anos de história, foi o presidente das Ns promessas não cumpridas, foi o presidente que deixou o nome Benfica na lama… e podia estar aqui a noite toda.
Dos 17 anos do Vieira na presidência, o Benfica venceu 7 campeonatos. Nem metade. Aliás a tal hegemonia que tentam passar é uma completa falácia como já demonstrei aqui. Nesta década o Benfica ganha 50% dos campeonatos, os outros 50 são do Porto. Que eu saiba hegemonia é o equivalente a poder absoluto, ora 50% não é poder absoluto nem aqui nem na China. E se formos contar desde o início do século, o número cai para os 35%.
Portanto não, o Benfica não é tudo aquilo que o Vieira e os vieiristas tentam passar cá para fora á força toda.
Dca
Eu falei de hegemonia? Era suposto quando o Benfica andava na lama, vencer se campeonatos aquele Porto? Complicado. Nome na lama mas curioso que o Benfica tem limpado esses casos nos tribunais, eu acho é que tentam manchar o nome do Benfica, se houvesse alguma ponta de razão, nunca davam sempre razão ao Benfica. Nem nos famosos mails.
Quanto à pior Champions do Benfica, concordo. Vergonhoso. No entanto acho que tínhamos mais plantel que CSKA e Basileia, agora se tínhamos treinador? Difícil, mas RV também nos enganou ou não? É que no final de 15/16 vi muita malta aqui a pedir desculpa a RV porque afinal ele nao era assim tão mau.
Fim da oligarquia
Felizmente para apontar as virtudes de Vieira estás aqui tu. Apesar de até nesse aspecto teres contribuído pouco porque dizes que o clube foi tetra com ele mas não consegues dizer sem te rires que resultou do excelente projecto desportivo por ele delineado.Já agora uma vez que num comentário anterior falas de tetras e finais europeias és capaz de não ter percebido que isso se passou num mandato anterior,neste 2 campeonatos em quatro quase sem adversários e um apuramento para os oitavos da liga dos campeões,Mas tiveste outros feitos históricos como os 0 pontos na fase grupo.Disso também podes fazer gáudio duvido que se repita.
Quanto á tua desconfiança nos outros candidatos da-me vontade de rir.Primeiro falar em confiança de alguém para defender Vieira que está acusado de crimes onde utiliza o seu cargo no Benfica e que é um dos maiores devedores nacionais é irónico. Em segundo qual era a confiança que detinhas nele quando se candidatou pela primeira vez, de onde o conhecias,o que é que tinha demonstrado,era o seu brilhante discurso argumentativo. Confiança é um estado que demora muito a ganhar-se e perde-se num instante mas se tu confias em alguém que utiliza o clube em beneficio próprio a tua é mais elástica.
Dca
Falam dos crimes do Benfica, que tem o nome manchado, eu gostava era de saber quantos desses crimes já deram razão contra o Benfica? 0.
Não são crimes. As pessoas é que tentam que sejam crimes do Benfica (BdC vintage).
E quem disse que eu votei Vieira quando ele foi pela primeira vez candidato? Hm.
Essa do tetra não resultou do projeto dele? Curioso. Quando o Benfica ganha não é dele. Quando perde, é dele, assim é fácil.
Quanto aos 0 pontos. Já disse aqui que ele próprio tem defeitos. No entanto, se o nosso plantel nesse ano não era superior ao do CSKA e Basileia. Aí sim, culpa dele em manter e ter contratado RV. No entanto em 15/16 e 16/17 ninguém questionava RV, tinha nos enganado.
Sobre os outros candidatos é rir. O BC escolheu o Eriksson para diretor desportivo, tenho enorme respeito por ele, mas pfv. Fala fala, mas a su famosa rádio já foi à falência. Enorme gestor.
Sobre RGS, há 10 anos andava a defender Vieira com unhas e dentes e agora já é o pior. Curioso. Onde é que está o projeto dele? É outro que vejo falar é projecto, nem vê-lo.
Fim da oligarquia
Nota-se que estás a par dos assuntos.Quais crimes do Benfica é que eu falei ?O crime de que está acusado é sim de oferecer cargos no clube para obter vantagens na sua vida privada.Pelos vistos para ti está dentro da normalidade do cargo e antes que comeces com o bla bla bla de que não foi condenado,as pessoas não precisam de decisões judiciais para formar convicções de condutas e basta ver os membros da direcção actual e perceber de onde surgiram.
E quem é que disse que tu tinhas votado em Vieira?Se fizesses interpretação de texto perceberias que o teu argumento te impediria de ter votado nele e assim impediria que hoje em dia o pudesse defender a ferro e fogos atacando toda a oposição até uma lista que muito jeito lhe tem dado.
Quanto á parte do projecto desportivo ser um desastre tanto o era quando ganhou como quando perdeu basta ver qual foi o desempenho europeu nos anos em que venceu o campeonato.E fácil é utilizar o discurso demagógico de que o clube como o Benfica quando ganha é porque o seu Presidente fez um trabalho extraordinário ou que a economia americana cresce devido ao génio de Trump.
Depois dizes que tens coisas que criticas na divindade mas apontas apenas uma,já na oposição é um mar de criticas.
Se quiseres até se cancela as eleições para não correr o risco de piorar.
Quanto á falta de projecto de RGS até ao momento é verdade mas curioso seres tu a reparar nisso porque apoias um presidente que nunca teve nenhum sem ser os soundbytes da formação ,que achava que com 17 desta dava para ganhar o campeonato mas que parece que mudou e quer bater o recorde de investimento e que na última eleição nem sequer se deu ao luxo de apresentar programa porque assume que os votantes dele são semi-analfabetos que não se interessam por ler.
E em vez de te preocupares tanto com a oposição assustadora devias sim preocupar-te com o facto de quando o Benfica tenha um novo Presidente(sim eu sei que a ideia te assusta mas o clube não deverá morrer com ele) uma das principais receitas que são os direitos televisivo já ter ido ao ar e depois deve ser esse que é um bandido que arruinou o clube.
Fim da oligarquia
Se a contratação de Jesus ou qualquer outro treinador for decisiva para Vieira vencer as eleições é a assunção de que os sócios do Benfica integram as camadas dos mais estúpidos da humanidade a par dos que elegeram Trump e Bolsonaro. Espero que não seja contagiosa.Trazer o melhor treinador do mundo não pode fazer esquecer todos os erros e delírios de politica desportiva desta cúpula,todo o aproveitamento que foi feito do clube em benefício próprio, toda a construção de um benfiquismo de plástico por eles promovido e principalmente não se poderá esquecer que vamos perder dois campeonatos em três para um adversário intervencionado com pouca qualidade.
Basta fazer a seguinte comparação:no período em que o Porto estava pujante financeiramente e o Benfica de rastos, o Porto ganhava campeonatos com 20 pontos de avanço e o Benfica em Dezembro já nem contava,agora que acontece o inverso o Benfica continua a perder campeonatos para eles e quando ganha são á pele.
Quanto a Jorge Jesus,se for confirmado, Vieira terá de dar novas indicações aos seus funcionários na imprensa que provavelmente até já estarão confusos. Primeiro quando estava no Benfica tinham que dizer que era maravilhoso e tapar toda a porcaria que fazia, quando foi para o Sporting receberam ordens de o tratar como a reencarnação do Diabo e agora terá que passar a anjo salvador que trará a mensagem de vida longa a sua majestade.
Stromberg
E então?? Como em todas as relações, há altos e baixos. Quantos divórcios não existiram já e mais tarde as pessoas casam outra vez.
Fim da oligarquia
Qual é a tua intenção em todos os comentários que tens feito neste tema.Desconversar? Se for isso eu vou na tua.Um divórcio aqui seria muito saboroso a merecer ser festejado com pompa e circunstância.
Já que gostas tanto de utilizar o Porto como referente de modernidade e acerto experimenta mudar-te para lá e comprar um cativo e deixa de tentar doutrinar os outros á opinião única que ainda por cima representa apenas carneirismo e um vácuo de ideias.
Stromberg
“Carneirismo”?? Bem, que elegância no trato.
Onde é que eu disse que o Porto é um referente de modernidade e acerto??
Apenas referi dois factos indesmentíveis:
– o Porto é mais unido que o Benfica;
– o Porto está-se a marimbar para as supostas trafulhices do PdC, desde que o clube ganhe.
Fim da oligarquia
A minha intenção não é ser elegante quando o que está em causa é a defesa do Benfica e principalmente contra aqueles que acham que o Benfica não ganha por os adeptos não darem as mãos entre si com força suficiente e não cantarem uma música evangélica qualquer. E não, tu não referiste facto nenhum.Tu assumiste a tua posição de que as trafulhices não interessa para nada desde que se ganhe apontando o exemplo do porto do qual falaste com grande orgulho e admiração a mesma nutrida por Vieira antes de miraculosamente ser presidente do Benfica.
ESC
É obvio que o “timing” das eleições são a causa de tudo isto, algo a que Vieira já habituou os adeptos benfiquistas nestas alturas.
Quanto a Jesus, penso que é praticamente certo que voltará, a única coisa que o faria não chegar ao Benfica seria uma proposta do Porto, que não parece ter capacidade financeira para o satisfazer no entanto.
Stromberg
Isso é que não… não quero um novo caso Mourinho. Já me chegou no tempo do Vilarinho.
Estigarribia
Não se compreende esta ideia de trazer Jorge Jesus de volta, depois de tudo o que disse sobre o Benfica quando estava no meu clube (felizmente só tive se aturar aquele fanfarrão durante três anos). Jorge Jesus não é a última bolacha do pacote, nem a última Coca-Cola do deserto. Se Luís Filipe Vieira tivesse o mínimo de visão desportiva tentaria convencer um treinador como Marcelo Gallardo, Arsène Wenger ou Marcelino Toral mas duvido que saiba sequer quem é.
Mas, JJ á parte, há outro factor que deveria fazer pensar os Benfiquistas: Luís Filipe Vieira ao estar envolvido em tantos processos judiciais (como por exemplo a Operação Lex) arrasta o nome do Benfica para a lama, porque sendo presidente do Sport Lisboa e Benfica não pode, nem deve, envolver-se neste tipo de escândalos (a mesma ideia se aplica a Pinto da Costa).
Saudações Leoninas
MuchoG
O “projeto” por assim dizer não existe ou se existe tem sido muito mal executado porque o Benfica a equipa de futebol está em declínio desde 2016. Já sabemos as razões, a não ser que seja um talento enorme como Renato ou Félix a transição para a equipa A não tem corrido bem a quase ninguém para não falar da aposta exagerada na formação de um clube que afirma querer dominar internamente e competir lá fora. Só nas últimas duas épocas subiram 8 jogadores da equipa B/escalões de formação (Gedson, Félix, Florentino, Ferro, Tomás Tavares, Nuno Tavares, Jota, Zlobin) e para a próxima já estavam a preparar mais 4 ou 5, Morato, Paulo Bernardo, Pedro Álvaro, Rafael Brito, Gonçalo Ramos. Uma equipa de Champions não pode viver a reforçar-se com 4/5 jogadores por época da formação.
Depois a transição corre mal porque estes jogadores saltam etapas e porque não chegam a um contexto que lhes permite evoluir com calma, destes 8 jogadores todos entraram diretamente para um lugar a titular tirando Félix (curiosamente o maior talento de todos), Jota e talvez Nuno Tavares. E porque é que entram logo na equipa com responsabilidades tão acrescidas? Porque o resto do plantel tem enormes lacunas, por exemplo o Benfica literalmente só tinha André Almeida como opção para lateral direito logo tem de recorrer a um miúdo de 18 anos que nem na B tinha jogado.
O facto de os jogadores do Seixal entrarem a um ritmo alucinante na equipa A pode ser consequência das ordens de cima para isso acontecer ou necessidade devido às lacunas que a equipa apresenta ano após ano. Por um lado eu sei que os tempos mudaram e jogadores como Witsel e Di Maria se calhar não estariam ao nosso alcance mas continua a haver muita qualidade lá fora, campeonatos como o da Bélgica, Sérvia, Holanda, México, entre outros têm muita qualidade. O Benfica também tem mais capacidade financeira visto que gastou 77 milhões em 4 jogadores só no último ano. Se o plantel fosse completo e com qualidade os jovens podem entrar com mais calma, se forem um Félix ou Renato ganham o lugar no 11 rápido porque têm qualidade para isso e são esse tipo de jogadores que elevam a equipa a um patamar que podemos competir na Europa, mesmo que fiquem cá 1 ou 2 anos, e sei que o Seixal vai continuar a produzir esses jogadores.
Agora chegamos ao treinador, não sei se se lembram mas JJ perdeu Javi Garcia e Witsel na mesma época sem substitutos, o que fez? Sacou Enzo Perez e Matic do nada formando um dos melhores meio campos do Benfica em muito tempo que foi a duas finais da Liga Europa e devia ter acabado com a maldição (maldito sejas Felix Brych). Imaginam RV e Lage na mesma situação? Acham que teriam feito o mesmo? Quem diz que com um treinador de qualidade não tínhamos RDT a marcar 30 golos esta época, um Conti que tinha tirado o lugar ao Ferro e feito uma boa dupla com Rúben Dias, um Florentino que tinha dado um salto com a bola nos pés tornado-se num 6 perfeito para o nosso 4-4-2? O treinador acaba por ser o elemento mais importante e o Benfica não tem um de qualidade desde que Jorge Jesus saiu em 2015.
Posto isto temos um Benfica que acaba a época de 2016 campeão nacional, eliminado nos quartos da Champions pelo colosso Bayern de Munique numa eliminatória disputada, em 6º no ranking da UEFA e com jogadores como Renato Sanches, Ederson, Gaitan, Jonas, Lindelof. Desde aí o Benfica fez perto de 550 milhões (!!!) em vendas de jogadores e acaba 2020 a 8 pontos do Porto (ainda podem ser mais), eliminado nos dezasseis-avos de final da Liga Europa pelo Shakhtar, 20º no ranking da UEFA e como melhores jogadores Pizzi, Rafa, Rúben Dias, Odysseas, Vinicius. Alguém precisa de ser responsabilizado e não é o treinador visto que vamos para o 3º em 4 anos, mas sim Luís Filipe Vieira.
Temos um presidente que já admitiu que não percebe nada de futebol a tratar SOZINHO da contratação de um treinador de FUTEBOL, que ano após ano gaba a saúde financeira do Benfica mas faz mais de meio bilião em vendas em 4 anos e a equipa está cada vez pior, que impinge esta aposta desmedida na formação que é um dos motivos do declínio da equipa porque o mais importante é vender e que destruiu o departamento de scouting que foi uma das maiores razões do nosso sucesso (Boto saiu e não há director desportivo, quem trata das contratações do Benfica?). E isto sem falar dos seus assuntos extra-futebol, a alteração dos estatutos, a propaganda em todos os meios de comunicação do clube, a cartilha, ainda agora vai ser acusado no caso Lex, só estes assuntos deviam ser o suficiente para a maioria dos benfiquistas perceber que LFV neste momento está a mais.
E agora? Vai pôr para trás tudo o que disse nos últimos anos porque vê o seu lugar ameaçado, volta o treinador que não servia para o “projeto”, pago a preço de ouro, com mais poder e provavelmente com um investimento enorme que podia ter sido feito noutra altura mas que vai ser feito agora num período de maior fragilidade para todos economicamente.
Porque o mais importante para LFV é LFV e não o Benfica.
Rui Miguel Ribeiro
Subscrevo a maioria do texto. Contudo, dizer que é discutível que o Jesus não ligava à formação, só pode ser uma piada.
Por outro lado, ver um user aproveitar este post para desancar no Pizzi, roça o grotesco.
Finalmente, por mim, JJ não, obrigado.
Red Punisher
Onde JJ apostou na formação?
Rui Miguel Ribeiro
Não apostou. Foi o que eu disse.
Mantorras
LFV a ser LFV. Simples. Ao menos desta vez nao e um Camacho que ele quer de volta.
Kafka
A prova que não há projectos algum no Benfica (como eu sempre avisei aqui) é o despero por contratar Jesus, quando este mesmo Jesus foi mandado embora porque segundo a direcção do Benfica “não se enquadrava com o projecto”
Outra prova que não há nem nunca houve projecto nenhum no Benfica é que há cerca de 2 meses (quando ainda havia reais hipóteses do Benfica ser campeão) o Domingos Soares Oliveira veio dar uma entrevista onde veio dizer “que o Benfica iria diminuir o investimento na equipa principal, redução de custos, bla bla bla”…. Ora quase 2 meses depois e com o campeonato perdido afinal e o Vieira a sentir-se apertado, o Benfica afinal já muda tudo e vai investir num treinador caro e consequentemente vai investir em jogadores caros também…. Isto é a prova que não há nem nunca houve projecto algum….
Isto para não falar nos erros amadores da estrutura, esse foi outro mito, a estrutura foi o Jesus durante 6 anos, a prova disso foi que essa mesma estrutura cometia erros de amador antes do Jesus e voltou a cometer erros de amador depois do Jesus… E também os cometeu com o Jesus eu sei, mas foi de longevidade a altura onde os cometeu menos e a prova disso é que o Jesus agora é que tem que vir “salvar” essa pseudo-estrutura
Por acaso vai ser bastante engraçado ver as cambalhotas que a Benfica TV e todos os seguidores do Vieira vão ter de dar para falarem do Jesus (que eles até há uns meses atrás desprezavam e gozavam)… Suprema ironia, agora esses mesmo s seguidores do Vieira vão ter de dar uma cambalhota argumentativa
Já agora, quando é que acaba o mito da saúde financeira do Benfica? A saúde é tanta que tiveram de ADIANTAR receitas da NOS, não há dinheiro para as modalidades e mais uma vez o empréstimo obrigacionista emitido foi para pagar o antigo, ou seja, o Benfica teve de CONTRAIR crédito para conseguir pagar os créditos que tinha em falta e pior, ainda ficou com um passivo maior porque o valor do empréstimo obrigacionista foi por um valor maior do que o valor que estava em dívida, pois se assim não fosse o Benfica ficava sem fundo de maneio
Mas vamos todos continuar a dizer que o Benfica está um mimo financeiramente, os cegos do Vieira que nada percebe de economia e contabilidade já irão vir aí com as mentiras do costume, o normal portanto
SlyRP
Aquilo que dizes da cambalhota argumentativa remete-me ao passado.
Quando o LFV decidiu trocar o JJ pelo RV, aquilo que se viu neste blog. Lembro-me perfeitamente de eu, tu e mais uns quantos termos dito que era passar de cavalo para burro e que seria uma descida abrupta de qualidade.
Sempre defendemos que o RV não serviria, nunca dissemos que o JJ era um Deus, só queríamos alguém com mais qualidade.
O que isso gerou, o quanto fomos atacados como seguidores do JJ, que não conhecíamos mais treinador nenhum, que o JJ não servia pq o caminho era construir um plantel só da formação (como se isso fosse possível para manter a competitividade), que ele tinha perdido campeonatos, que era sportinguista e o RV um benfiquista de coração. Quando sempre frisamos que também não fazíamos questão que fosse o JJ treinador, só queríamos um bom treinador. E sempre dissemos que se o RV nos calasse viríamos aqui fazer mea culpa e admitir que o RV nos tinha surpreendido, pq acima de tudo queremos que o Benfica ganhe sempre seja com que treinador for.
A verdade é que fomos campeões com ele, viemos aqui e dissemos que ele nos tinha calado, tinha provado que estávamos errados MAS que o RV continuava a demonstrar que não tinha qualidade. Quando o efeito JJ se esfumou do plantel e da estrutura, foi o que se viu com o RV, que apostava na formação mas não desenvolveu nem melhorou nenhum jogador.
Nessa altura, quando ele foi despedido, já ninguém aqui o apoiava, já era mau e nunca teve qualidade. Portanto aí vimos a ginástica que se fez, que terá que ser feita mais uma vez.
De repente o “Judas”, o sportinguista de coração, o treinador que nos ia afundar as finanças, o treinador que não servia para o projeto europeu (que riso) do Benfica, que foi processado e enxovalhado, agora é visto como o salvador, como o único treinador capaz de fazer renascer o Benfica. Não deixa de ser irónico e vai ser engraçado ver muitos users ter que engolir em seco, muitos “paineleiros” ter que mudar o discurso e fazer uma vénia ao JJ, ver a Benfica TV fazer uma ginástica incrível para apresentar o treinador.
E acima de tudo vai ser engraçado quando virmos o salário dele e a quantidade de dinheiro absurda que vai ser gasta em reforços para agradar o treinador e corrigir a miséria a que chegámos hoje. Aí as finanças já não são preocupação, ou não fôssemos uma equipa com uma pujança financeira invejável (mais uma piada).
Eu vou ficar no meu canto, a observar a hipocrisia desta gente e chorar o ridículo a que o Benfica chegou.
Kafka
Na Mouche SLyRP
Nuno Pereira
Tudo isto apenas tem um unico culpado: LFV.
No inicio da epoca, ate um cego via que faltava um defesa lateral direito e um segundo avancado. Em Janeiro contratou se um Avancado (que neste momento acrescentou 0) e um Medio Centro (que va la, tem sido dos melhores mas tambem pelo preco, tinha de ser).
Lage tambem tem culpa no cartorio, mas nao me lixem, andar a meter o TT na Champions quando nao calcava na Liga, qual sera o proposito? Demonstrar o jogador a ver se alguem lhe pega. Conclusao: ninguem lhe pega e so desvaloriza. Eu se fosse jogador de futebol do Benfica, tivesse a minha primeira temporada na equipa principal e me metessem a jogar logo na Champions, acho que tremia por todo o lado. E o TT tremeu.
Depois queimou se Nuno Tavares. O Homem ate andava a fazer uma excelente pre temporada, demonstrava qualidade no cruzamento e fisicamente e’ muito bom. Nada melhor do que comecar a epoca com ele a defesa direito e depois faze lo desaparecer, mesmo perante a pessima forma do Grimaldo.
Depois, as primas donas com lugar cativo. Pizzi e Andre Almeida. Se eu no meu trabalho nao mostro qualidade 99% do tempo de trabalho, estou sujeito a levar um pontape. Pizzi e aquele profissional (e parece que ate e mau profissional) que nao importa, jogue bem ou jogue mal, tem lugar cativo. Ferro era outro. O Ferro ate era ainda mais flagrante. Devia ser o pior central em forma da liga mas tinha lugar cativo. Havia Samaris que no passado fez bem a posicao de central, mas Ferro tinha lugar cativo. Devia ter comprado o red pass, mas este red pass e apenas para os jogadores e garante lhes uma certa quota de jogos por temporada e Ferro ainda nao tinha atingido essa quota. Ridiculo.
Ha 3 hipotese: Ou o Lage tinha pressao para manter o Ferro na equipa (isto e grave), ou o Lage sabia o que se estava a passar e mantinha o Ferro na equipa (Isto e grave), ou o Lage nao tinha capacidade para ver que o Ferro estava mentalment estourado e mesmo assim mantinha o Ferro na equipa (isto e grave). Ou entao a 4a opcao: havia um sorteio entre os jogadores para ver quem ia jogar e o Ferro saia lhe a rifa todas as vezes.
Se o LFV nao quer que os adeptos e associados achem que o Benfica e’ um entreposto comercial, que comece a provar o contrario. O Orcamento chumbado foi um golpe extremamente necessario.
Depois, o total desnorte que o VM fala e’ claramente obvio. Jesus quer bons planteis (estranho que alguem ache que nenhum treinador quer um bom plantel) e o Jesus vai exigir isso. Gosto que se aposte na formacao, mas tem de haver meio termo. Apostar num Renato Sanches e num Ruben Dias faz sentido, agora apostar num TT sem ele estar preparado nao faz sentido. Ate o Ferro encaixou bem, mas depois desencaixou. Se Jesus vier, vai ter de haver uma cedencia tanto do LFV como do Jesus.
Como adepto (confesso, este ano ver o Benfica a jogar deve ter sido duas o tres vezes porque estava aborrecido e nem via os jogos todos porque acabava por ficar deprimido) quero titulos, mas quero esses titulos com bom futebol, com aquele futebol que me fazia contar as horas para ver o Benfica a jogar, porque sabia que ia ver algo de jeito. Agora para ver este futebol, acho que ate nas distritais vejo mais vontade e mais qualidade futebolistica.
Conclusao: Olhando para o que o VM diz, totalmente desespero do LFV, mas existe uma frase engracada “Nunca voltem para o ex” e o LFV sente que nao encontra alguem melhor. Jesus e bom, mas vai voltar eventualmente com os mesmos problemas.
Tempos curiosos estes que vao acontecer nestes proximos 3 meses.
Farinheira
Como se diz na gíria futebolística, o Vieira burrou a cueca de vez com a reprovação do orçamento.
A maioria dos benfiquistas já não o aturam mais, fartos de negociatas, falta de transparência, favores, entreposto de jogadores, constantes processos judiciais em cima do clube, Paulo Gonçalves, treinadores yes man, não reforço do plantel de forma lógica, aposta cega e sem critério na formação, comissões divididas com o Mendes, construção de universidades para meter lá amigos a quem deve favores pessoais etc etc etc.
Fui grande apoiante do Vieira, sou grato pela recuperação financeira e por ter tornado o Benfica uma grande marca, mas o Benfica não é dele, nem é um regime ditatorial. Já está a mais nos últimos 4/5 anos no mínimo.
Agora que se vê à rasca parece que esqueceu toda a sua filosofia barata da formação e do projecto e vai buscar um treinador que ele próprio é estrura do clube, um grande treinador que infelizmente vai fazer Vieira ganhar novamente as eleições.
É preciso também reformular os estatutos do clube. Por razão o meu avô tem 50 votos e eu tenho 1? Qual o sentido? Sou menos benfiquista?
Uma coisa é certa. Vieira, tal como Pinto da Costa sabem que no dia em que sairem dos clubes (duvido que esse dia chegue) são presos poucos dias depois, deixam de ter a proteção que têm hoje em dia de instituições poderosíssimas que lhes servem de escudo.
Farto das Vieiradas, boicotes à equipa, luzes, yes mans, humilhações na champions.
O Benfica é dos Benfiquistas, e nenhum benfiquista é mais que outro
SlyRP
Disseste tudo aquilo que sinto, subscrevo.
Ramon Caetano
Confesso que num discurso simples e eficaz disseste tudo o que eu estava a pensar escrever.
Completamente de acordo.
El Pipito
A contratação mais importante de todas não é feita pelo departamento de scouting (treinador) e desde Jorge Jesus, o Benfica nunca foi buscar alguém do nível do Benfica ou do tal Benfica Europeu.