Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Matheus Nunes, Dalot, Félix e Leão nos convocados de Portugal; Otávio, Inácio, Guedes e Pote ficaram de fora

Fernando Santos tentou proteger-se ao chamar 7 defesas e 26 jogadores, caso contrário tinha de deixar de fora mais um ou dois elementos cotados, mas parecem ser médios a mais, o que reforça a ideia de que vai ter de haver alguma coragem para abdicar de 2 ou 3 na próxima convocatória, até para inserir outros elementos, como Gonçalo Inácio. 

Os regressos de Renato e João Félix são as principais novidades na convocatória de Portugal para os encontros frente a República da Irlanda e Sérvia, os últimos da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022. Já Otávio, Guedes, Pote e Gonçalo Inácio ficaram fora das opções de Fernando Santos, enquanto Guerreiro está lesionado.

A lista de jogadores escolhidos pelo Selecionador Nacional:
Guarda-redes – Anthony Lopes (Olympique Lyon), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (AS Roma);
Defesas – João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers FC), Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (PSG), José Fonte (Lille OSC), Pepe (FC Porto) e Rúben Dias (Manchester City);
Médios – Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting CP), Matheus Nunes (Sporting CP), William Carvalho (Real Betis), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (SL Benfica), Renato Sanches (Lille OSC) e João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC);
Avançados – Bernardo Silva (Manchester City), Rafa Silva (SL Benfica), João Félix (Atlético Madrid), André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Diogo Jota (Liverpool FC) e Rafael Leão (AC Milan).

47 Comentários

  • Red Scorpius
    Posted Novembro 4, 2021 at 6:40 pm

    Penso que Guedes deveria regressar à seleção. Está num bom momento, com arrancadas ao seu melhor estilo que bem úteis seriam à nossa sonolenta seleção.
    Tem contra ele ter marcado um golo que garantiu um título à seleção, aspecto que não será do agrado do nosso selecionador.

  • Santander
    Posted Novembro 4, 2021 at 4:17 pm

    Continuo a dizer que para mim o sistema desta seleção deveria ser o 4-3-1-2.. os nossos extremos encaixam muito bem como segundos avançados o próprio Ronaldo é para mim a posição em que mais rende nesta fase da carreira e os nossos alas são ofensivos o suficiente para assegurar a largura do jogo.. A quantidade e qualidade das opções são um abusrdo.. Para mim as principais opções são:
    GR: Patrício, Anthony Lopes, Diogo Costa, Rui Silva, Sá e Max
    DD: Cancelo, Ricardo, Dalot, Semedo, Thierry, Diogo Gonçalves, João Mário, Cedric
    DE: Nuno Mendes, Guerreiro, Mário Rui, Nuno Tavares, Vinagre, Manafa
    DC: Dias, Pepe, Fonte, Djalo, Inácio, Domingos Duarte, Pedro Mendes, Semedo, Carmo, Diogo Leite
    MDC: Palhinha, Neves, Danilo, William
    MC: Renato, Matheus, Moutinho, Sérgio Oliveira
    MC: Bruno Fernandes, Pote, Joao Mário, Vitinha
    MO: Bernardo Silva, Otávio, Podence, Fábio Vieira
    AC: Ronaldo, Félix, Jota, Guedes, Leão
    EXT: Neto, Trincao, Rafa, Gelson, Horta
    PL: André Silva, Paulinho, Gonçalo Ramos, Gonçalo Paciência, Fábio Silva

    Demasiada qualidade junta para tão pouco futebol! E ainda há para aí muito bom jogador que não considerei.. Vejamos uma seleção só com aqueles que seriam por ventura as 4 opções de cada posição:
    Rui Silva
    Dalot
    Djalo
    Domingos Duarte
    Nuno Tavares
    William
    Sérgio Oliveira
    Vitinha
    Fábio Vieira
    Guedes
    Paciência

    Arrisco me a dizer que não há de ser inferior a muitos 11 da seleção no passado.. E seriam só as quartas opções neste momento

  • Fantantonio
    Posted Novembro 4, 2021 at 3:45 pm

    Mário Rui e Ricardo Pereira não estão atrás de Semedo e Dalot. O Semedo já no ano passado fez uma época abaixo do que é exigível e este ano não está melhor, o Dalot mal joga, até chamar o Nuno Tavares é capaz de ser mais defensável nesta altura.

    O William está bem no clube e os restantes não são menos merecedores, mas em convocatórias futuras o número de médios tem que ser reduzido ou pelo menos reformulado para introduzir elementos que possam não ter perfis tão semelhantes. Mesmo que Danilo conte como central, há mais 3 para a posição 6 na convocatória, o que não é de todo necessário. Ter Pote no leque de opções para o meio ou fixar o Bernardo ao meio definitivamente e chamar alguém tipo Guedes, Neto ou Gelson, visto que o Rafa é o único extremo puro nesta convocatória, e mais um central, por exemplo.

    Inácio não ir desta vez depois de ter visto a sua integração na última convocatória ser-lhe negada por infortúnio, não consigo compreender.
    No geral, não é uma convocatória escandalosa, mas os critérios para seleção de certos elementos parecem continuar um tanto irracionais.

  • Litmanen
    Posted Novembro 4, 2021 at 3:25 pm

    Ora calha mesmo bem estes jogos na semana a seguir a esta, e no fim de semana que é. Vou estar fora, assim não perco nada de especial.

    Parar o futebol para ir brincar às seleçõezinhas cada vez me chateia mais. Não tem interesse rigorosamente nenhum e cada vez prejudica mais os clubes.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 4, 2021 at 3:00 pm

    Apesar de os nomes serem mais ou menos consensuais, faz-me confusão o excesso de jogadores para uma posição e o défice para outra, tendo em conta que levamos 26 (!!) jogadores.

    Centrais estão apenas 3, sendo que Fonte e Pepe têm mais de 37 anos CADA UM! Não faz sentido nenhum não se chamar Inácio (não faz nenhuma falta contra o Chipre nos sub-21), até para se começar a habituar a estas andanças. Jogar num clube ou seleção é diferente, até pelo tempo de treino e rotinas, pelo que seria importante a sua convocatória. Caso não quisesse convocar Inácio, tinha ainda Domingos Duarte ou Diogo Leite para chamar.

    Lateral direita. Entendo que Cancela conte para a esquerda, apesar de ir jogar à direita, mas Nélson Semedo? Ou Dalot? Um não joga, o outro não tem “jogado”. Preferia levar Mário Rui que tem sido titular no Nápoles ou Ricardo Pereira que já está a melhorar os seus índices e é melhor ter no banco do que qualquer 1 dos dois anteriores.

    4 trincos? Palhinha e Danilo são indiscutíveis, para quê William e ainda Ruben Neves. Contado que possam jogar mais à frente a 8, onde encaixar Renato ou Matheus Nunes, jogadores de progressão, ou Moutinho, jogador de posse? Estão 7 jogadores para 2 lugares, é claramente exagerado.

    João Mário conta para ser o suplente de Bruno Fernandes, e até entendo porque não levou o Otávio. Não entendo é porque o suplente não é Pote. Tem mais golo, tem mais presença na área e as costas já se encontram bem protegidas. E para jogar no meio preferia ter Bernardo, quando o Bruno não pudesse e libertar as alas para mais um jogador, do que João Mário.

    Guedes para mim também contaria mas não existe espaço para tantos extremos estando já Bernardo na linha e Félix a ter que jogar também aqui se mantiver o 4-3-3.

    O grande problema do Fernando é que tem excesso de opções e não sabe o que fazer com elas. Não podem jogar todos e cabe ao selecionador fazer as suas escolhas, é para isso que efetivamente ele lá está!

    A minha convocatória a jogar em 4-2-3-1 (com a nuance do 4-4-2) seria:

    Patrício (Lopes, Diogo)
    Cancelo (Ricardo)
    Pepe (Fonte)
    Ruben Dias (Inácio)
    Nuno Mendes (Rafael)
    Palhinha (Danilo)
    Renato (Matheus)
    Bernardo (Rafa/Guedes)
    Bruno (Pote)
    Jota (Leão)
    Ronaldo (André Silva)
    Joker: Félix

    • offtopicguy93
      Posted Novembro 4, 2021 at 10:01 pm

      Pote não tem ritmo, teve imenso tempo lesionado, voltou agora… achas justo convocar um jogador que praticamente não jogou desde a última paragem para seleções? Estas convocatórias são à priori de mérito do momento do jogador… sempre o foi e sempre será… uma convocatória para uma fase final já é diferente!

      Quanto ao Ricardo Pereira, se te informasses sabias que está lesionado!

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 5, 2021 at 9:44 am

        Pote não tem ritmo sendo titular do Sporting desde o dia 15 de Outubro, o que faz com que tenha jogado 5 jogos, mas Dalot que fez 29 minutos desde o mesmo dia já tem ritmo? Ou seja, o quase nunca jogou desde as paragens das seleções dá a módica quantia de 419 minutos (em 540 possíveis) e os que têm ritmo jogaram quanto?

        Se te informasses sabias que raramente as convocatórias do Fernando Santos são por mérito, caso contrário Guedes estaria na lista por exemplo. Ou Gonçalo Inácio se quisermos mudar de clube, para não pensar que tenho algo contra ou a favor de rivais do Porto.

        E Ricardo Pereira já esteve no banco, segundo o seu treinador já se encontra disponível para o jogo do fim de semana do Leicester. Mas aqui entre nós, em offtopic, o treinador não sabe o que diz e eu devo ler coisas é dos entendidos na matéria.

  • cmche1111
    Posted Novembro 4, 2021 at 2:55 pm

    1 ano a titular no campeão nacional, numa defesa elogiada por todos não é suficiente para Gonçalo Inácio ser chamado, ainda vai para os sub21.
    Pote, bem, nem é preciso dizer nada…
    Guedes na seleção rende sempre não é chamado.
    Nelson Semedo defende ao nível distrital mas é sempre chamado mesmo com Cancelo e Dalot
    Renato e Félix basta estarem condições físicas, mesmo que não joguem nada de jeito, têm lugar cativo
    Moutinho e Fonte foram ótimos jogadores mas já não se justifica

    O que também não se justifica é termos de continuar com este selecionador, que tem em mãos o maior leque de sempre da seleção e continuamos a não jogar nada, a fazer convocatórias com base em fretes a uns e outros. Rídiculo.

    • MOzil10
      Posted Novembro 4, 2021 at 5:58 pm

      Tens de te por no lugar do selecionador. Vais convocar um miúdo que nunca jogou numa linha de 4 ou confiar na experiência do Fonte e deixar as coisas como estão? Se ainda fosse para ser titular ok mas o Inácio nunca seria titular na seleção por isso nem percebo o alvoroço.
      O Pote é fantástico numa e apenas uma parte do jogo, que é quando a bola está nos seus pés e ele tem a possibilidade de rematar. De resto, é um jogador super limitado, não acrescenta nada na segunda fase de construção. Falha N passes, desmarca-se super bem ok mas de resto não faz nada de especial. Por e simplesmente tem um talento incrível no posicionamento ofensivo e na finalização com ambos os pés. Tem uma frieza inigualável na Liga Portuguesa.
      No entanto, é um jogador que faz falta à seleção? Tira o lugar a quem?

      Em relação ao Renato e Félix é só clubite e diria que nem vês futebol. O Renato está a ganhar o seu ritmo de novo e tem sido providencial no Lille. Foi dos melhores em campo tanto contra o PSG como anteontem frente ao Sevilha.
      O Atlético Madrid tem o dobro das oportunidades de golo quando o João Félix está em campo. Voltou de lesão não há muito mas continua a ser o jogador português mais evoluído tecnicamente. É entre ele e o Bernardo mas eu nunca vi um jogador de 21 anos tratar a bola daquela maneira. É também o jogador que mais desequilibra e claramente o avançado mais forte no passe.

      • cmche1111
        Posted Novembro 4, 2021 at 10:29 pm

        Por essa ordem de ideias dificilmente vamos ter Inácio na seleção porque joga numa linha de 3…acho que podíamos deixar de fora Palhinha, Matheus e João Mário, que jogam em meio campo a 2 quando na seleção jogam a 3. O alvoroço está que o Inácio já devia ter sido convocado antes, não para ser titular agora mas para estar melhor preparado para assumir após o mundial, já que Pepe por este andar terá de jogar até aos 50 anos.

        O Pote um jogador limitado? Um dos melhores jogadores do campeonato, que ainda ontem provou que não é daqueles que é craque cá e lá fora passa despercebido? Já com o Inácio falaste que não ia ser titular, então pela tua ordem de ideias convocavam-se 11, já que os outros “não tiram o lugar a ninguém”.

        Em relação a Renato e Félix, se isto fosse uma fase final também os convocava, pois ainda iriam ganhar ritmo e forma, mas não é e ainda não estão a 100%, Félix fez 2 bons jogos desde que voltou de lesão. Falas que o Pote só é bom no momento com bola, mas depois o Renato é isto e aquilo? O Renato é fortíssimo com bola no transporte, sem ela, está constantemente mal posicionado, como por exemplo contra o PSG, o que se revelou fatal para o Lille

        • MOzil10
          Posted Novembro 4, 2021 at 11:14 pm

          Mas simplesmente não consigo não responder porque tenho pena.
          O Inácio numa linha de 4 sofria bullying, para além disso joga no lado contrário ao seu pé preferido, ou seja, o FS ia pô-lo no centro esquerdo e deixá-lo numa zona “desconhecida” e onde nunca jogou como profissional. Se se safava, tenho a certeza que sim o miúdo é bom jogador, mas prefiro muito mais convocar o José Fonte que é um central que ganha ao Inácio em tudo menos na velocidade, por cima disso tem estatuto de seleção.

          A tentativa falhada de abater a minha ideia com o Palhinha Matheus etc é completamente imbecil. Um jogador que é pivot defensivo vai ser pivot defensivo se jogares com 2 ou 3 médios. Um 8 será sempre um 8. Já um central do lado direito numa linha de 3 não é o mesmo que um central do lado direito numa linha de quatro, ponto final.

          A tua frase para contrariar o facto de eu dizer que ele é limitado foi “um dos melhores jogadores do campeonato”. Isso é baseado em quê?
          O homem marca golos e ponto. O que é que faz mais a sério diz-me. Se ainda fosse o teu ponta de lança eu não apontava tanto o dedo ao jogador mas o jogador é um extremo/médio ofensivo.
          Ontem provou apenas aquilo que eu disse, não fez nada o jogo todo senão marcar um penalti e mandar um estouro lá para dentro depois de se atrapalhar todo quando recebeu a bola. Essa do provar cá em Portugal ou lá fora ainda mais totó foi, o Besiktas joga ao nível do Braga e arrisco-me a dizer Estoril ou Vitória.

          Olha para a história, o Renato Sanches foi uma das únicas alminhas que no Europeu jogou SEMPRE bem. O ritmo vem acompanhado porque ele é um bom jogador e um jogador que tem de estar sempre na convocatória da seleção. Vais convocar quem? O Otávio? Secalhar o vosso querido Bragança? lol
          Finalizando, as convocatórias são baseadas na performance dos jogadores nas últimas semanas. Se o Félix está lá é porque merece e tem jogado bem. É claramente o melhor jogador com a bola nos pés a par do Bernardo. Sempre que entrou nos jogos de seleção jogou bem, desequilibrou, criou oportunidades para os colegas. São verdades inegáveis e enquanto sportinguista que és tens de aceitar esta realidade apesar de eu saber que é difícil. Porque se o Renato ou o João Félix tivessem vestido uma camisola com riscas verdes e brancas, nós nunca teríamos esta troca de ideias.

          • cmche1111
            Posted Novembro 5, 2021 at 2:09 pm

            Da próxima vez que vieres para aqui armado no Guardiola tenta pelo menos dizer coisas que não seja logo à partida mentira. Inácio, como profissional já jogou na esquerda e no meio, mas não deixes que a verdade estrague uma boa história, até porque principalmente no meio, apresentou ainda mais qualidade acima de tudo com bola.
            Tu és aquele que anteriormente defende “para que levar x ou y se não vai ser titular?” Inácio, tal como Fonte não vãos ser titulares agora porque Pepe e Dias são melhores, mas talvez daqui por 2 anos o Inácio possa ser titular, enquanto o Fonte não, preparar o futuro também é isto, daí a convocatória do Diogo Costa por exemplo, fazer sentido, acima de tudo para preparar o futuro.

            Então um meio campo a 2 ou a 3 vai ser sempre a mesma coisa? As funções do pivot e do 8 são exatamente iguais. O Inácio adaptado a central do lado direito apresenta rendimento, se jogar do lado esquerdo, posição de origem não será mais forte? Esse ponto final que afirmas faz sentido, não convém continuares a bater nesse paragrafo com argumentos patéticos.

            Faz o simples exercício de ver os golos do Sporting com e sem Pote em campo, dá muito mais à equipa, muito mais jogo interior, jogando pela direita, permite ao Porro ter muito mais espaço, consegue ir para a posição de médio, onde é a posição de origem, um médio e foi o melhor marcador do campeonato, mas qualquer um médio banal consegue isso…O Besiktas que é só campeão turco, mas não vale, por exemplo o Jonas que foi dos melhores jogadores que passou por Portugal na última década, na champions deve ter mais 1 ou 2 golos que o Pote…mas claro que o Pote é banal porque marca o Besiktas, o Jonas como não marcava a ninguém é que era o Eusébio do século XXI

            Jogou bem no europeu, foi provavelmente o melhor de Portugal, depois lesionou-se e voltou à cerca de um mês ou nem isso, é que o Renato é mundos e fundos mas nem sequer é o médio português que se destaca mais no Lille, sim, basta ver os número do Xeka e os números do Renato, mas como “vai valer ouro” e tem os tubarões todos loucos com ele segundo os jornais, talvez devesses dar mais atenção aos jogos e menos às capas dos jornais, aí sem dúvida que o Renato está ao nível de maiores do mundo.
            Os médios para esta convocatória: Danilo, Palhinha, Neves, William, Matheus, João Mário e Bruno Fernandes.

            Se as convocatórias fossem baseadas nas performances podes ter a certeza que Pote e Inácio estariam convocados, tal como por exemplo, o João Mário teria estado no europeu, mas bastou-lhe mudar de camisola para já ter direito.
            Mas quantos jogos viste tu do Félix esta época? Provavelmente irás dizer que viste todos, mas no fundo sabes que nem deves ter visto nenhum.
            “Sempre que entrou nos jogos da seleção jogou bem”, nem o Pai do Félix acredita num disparate desses, quanto mais tu, alguém que pela seleção até cumpre sempre é o Guedes, mas agora é fácil deixa-lo de fora.
            Se eles vestissem uma camisola verde e branca nem convocados eram, mas num país onde até o Gedson ou o Ivan Cavaleiro foram convocados por vestirem de vermelho o que esperar? O Gedson ainda está no Benfica e o Cavaleiro está no Fulham, poupo-te ires pesquisar que nem te deves lembrar deles

            • MOzil10
              Posted Novembro 5, 2021 at 5:57 pm

              Sim de facto um puto de 19 anos tem de ser a primeira opção para terceiro central por cima de um gajo com quase 50 internacionalizações e 37 anos de experiência. Para além disso é só o titular do campeão francês.
              Depois, “ja jogou na esquerda e no meio”
              Sim sim claro o chavalo tem 40 jogos a profissional, diz-me quantos deles foram nessas posições? Quando não há Coates o central do meio é o Neto. Só quando não há Feddal é que ele joga na esquerda e mesmo assim o Matheus Reis costuma também jogar na posição.

              Tu não convocas um puto a “preparar o futuro”. Tu convocas os jogadores que precisas e aqueles que te dão garantias no imediato. O Diogo Costa está na calha para tirar o lugar ao Rui Patrício, não porque o FS lhe está a fazer o favor ahaha. Já o Inácio nunca vai ser titular enquanto existir Pepe e Ruben e como precisas de um terceiro central em caso de necessidade, tens o Fonte que tem a experiência.

              Isso foi só rabanetes e cebolas, nada do que dizes ao defender o Pote faz sentido e continuamos todos sem entender o que é que o rapaz faça que impressione o FS ao ponto de convocá-lo porque secalhar tem médios MUITO melhores como opção.

              Se ganhares ao campeão do campeonato israelita também ficas todo feliz? O Besiktas é uma miséria e defendem pior que metade das equipas da nossa liga.

              O Pote tem 2 golos na Champions, marcados esta semana contra a miséria que é o Besiktas. O Jonas tem 11 golos na Champions (Ajax, PSG, Bayer 04 etc), afinal és tu que tens de ir buscar os factos my guy.

              Xeka melhor que Renato? Vou só ignorar.

              Mas sim tens toda a razão, o Renato Sanches é pretendido por vários grandes clubes europeus porque um jornal qualquer português fez umas capas com a cara dele há 5 anos. Tinha 18 anos, foi de longe o melhor jogador do campeonato português, com os mesmos 18 anos fez de ti campeão europeu, ganhou o prémio Golden Boy… ah espera isso só ganhou por causa das capas dos jornais.
              Aposto que há 18 anos quando o Ronaldo apareceu na equipa principal quando era um puto a partir a loiça toda a imprensa não fez capas porque era do Sporting. Tenho a certeza absoluta pá.

              O Pote jogou agora durante o mês de outubro, sempre limitado como de costume e contra o Besiktas lá marcou 2 golos. Não jogava desde agosto. Mas sim doutor cmche1111 secalhar ele merecia.
              Já o João Mário, nunca foi brilhante no ano passado e por isso não foi. Este ano secalhar foi só uma das principais razões de o Benfica ter entrado na Champions e ter iniciado o campeonato tão bem. Brilha em todos os jogos apesar de estar todo roto. O jogo dele desenvolveu-se 100 vezes mais quando chegou ao Benfica.
              Mas sim, só é convocado porque joga no Benfica :)

              Vejo todos os jogos do Atlético Madrid, já via antes do Félix estar lá. Sim o Félix também é horrível, vamos antes convocar o Tiago Tomás que corre muito e faz umas celebrações engraçadas.
              Apenas diz-me doutor, não merece ser convocado? Há alguém na seleção a oferecer o que ele oferece ao jogo com aquelas características?
              Parem de odiar o jogador por ser ex-Benfica, eu sei que ainda tens pesadelos com aquela noite em Alvalade, mas tens de esquecer isso jovem.
              Eu sou um defensor do Guedes, é o meu extremo puro português favorito, mas não me vou andar aqui a armar em retardado a dizer que ele tem de estar na seleção indiscutivelmente porque tenho consciência que há muito boas opções que são mais viáveis para o estilo de jogo da seleção nacional. O único jogador que podia sair por ele era o Rafael Leão, mas não me importo de ver lá o Rafael em vez dele. Também gosto muito do Leão.

              Gedson – foi chamado 1 vez em 2018 numa convocatória que não tinha 10 jogadores que tinham estado no mundial. Fizeram-se 2 jogos amigáveis.
              Porra que injustiça este Gedson foi à seleção fazer dois amigáveis quando podia estar lá o Miguel Luís… clube do estado!!!

              Ivan – foi chamado também depois do mundial 2014 para jogar 2 jogos inúteis. Engraçado que o Edinho também foi chamado na altura. Tínhamos o Nani, Vieirinha e Ricardo Horta para extremos. De facto foi um crime chamar o Ivan Cavaleiro que estava na equipa do Benfica que fez o triplete e foi à final da Liga Europa. Fez 20 jogos na equipa principal e foi provavelmente o melhor jogador da segunda liga portuguesa tudo na mesma época. Palhaçada pá deviam ter chamado o Carlos Mané ou o Cristian Ponde…

        • MOzil10
          Posted Novembro 4, 2021 at 10:51 pm

          Acho que foi o pior comentário que já li em toda a minha vida. Nem tenho palavras para tanta ignorância.

    • Litmanen
      Posted Novembro 4, 2021 at 3:56 pm

      Já se sabe e é factual que os jogadores do Sporting têm sempre de fazer 10x mais que os outros seja isso vencer campeonatos, ser elogiados ou ser convocados. O Inácio e também o Pedro Gonçalves sabem bem disso já.

      • cmche1111
        Posted Novembro 4, 2021 at 5:31 pm

        Aquando da convocatória do João Mário, que em 5 jogos pelo Benfica já mereceu mas em 30 pelo campeão nacional não mereceu, vieram chorar que era complexo e não sei das quantas…quando não conseguem lidar com factos concretos, mas o futuro está assegurado, já que o Rui Jorge será um bom sucessor como yes man

  • MOzil10
    Posted Novembro 4, 2021 at 2:45 pm

    Compreendo perfeitamente quem diz que o Inácio merece ser convocado, mas a realidade é que não é necessário termos 4 centrais convocados sendo que o Rúben e o Pepe são indiscutíveis no 11. Por cima disso, temos o Danilo que joga a central se necessário. O que pode ser discutível é a escolha entre Inácio e Fonte, mas temos de nos pôr no lugar no selecionador. Vais escolher um central novíssimo que não tem experiência numa linha de 4 defesas para os dois jogos mais importantes da qualificação ou manter a confiança que tens com o Fonte que tens anos de experiência e ainda é um bom terceiro central. Individualmente o Inácio até pode já ser considerado melhor jogador que o Fonte mas não deve nem merece ser já convocado.
    Tirando essa escolha controversa, até gostei da convocatória. Irrita-me um pouco o facto de ele ter de inevitavelmente convocar o único jogador que só joga a ponta de lança, que é o André Silva. Porque é que me irrita? Temos o Gonçalo Guedes que anda a merecer a convocatória há muito tempo.

    O meu 11:
    Diogo Costa
    Nuno Mendes
    Pepe
    Rúben
    Cancelo

    Palhinha
    João Mário
    Bruno Fernandes

    Félix
    Ronaldo
    Bernardo

    Ponho o Diogo no 11 por mérito, tem sido muito sólido no Porto. De qualquer maneira se jogar o Rui não me chateio.
    Defesa é intocável.
    Quanto ao meio-campo acho mesmo que temos de jogar com 3 para vermos o melhor do Bruno, ele precisa de dois médios atrás dele. In other words, se não jogarmos com o mesmo esquema do United ele é limitado.
    Em relação aos homens da frente, Bernardo é o nosso playmaker. Aqueles que dizem que ele não deve jogar deviam ser presos.
    O João Félix é o único jogador nesta seleção que desiquilibra com sucesso por várias vezes. Forte no passe, com a bola nos pés só o Bernardo é superior e cria oportunidades de golo com facilidade. O Ronaldo é o Ronaldo. É também crime dizer que jogamos melhor sem ele ou que ele está acabado. O melhor jogador da história é português e não quero saber se o workrate dele é abaixo do pedido, vai continuar a ser o homem-golo desta seleção até aos 40 anos.

  • henry14
    Posted Novembro 4, 2021 at 2:30 pm

    Algumas notas:
    1) Então e Otavio :D?? Não era a última bolacha do pacote? Aliás, a penúltima porque a última é o Cristiano. Espero, sinceramente, que tenha sido uma exceção a convocatória de uma das maiores mentiras do futebol português. Não, o Otávio não tem nível para a seleção. E não, Otávio não tem nível para receber 3 M limpos em Portugal. Não faz golos, assistências quase nem vê-las. Tem raça, tem uns pezinhos interessantes e é razoável taticamente. Peça fundamental no modelo do SC?? Sim, ok. Marega também era completamente indispensável e toda a gente sabe o que ele é. Bruno Costa também esteve a um passo de ser um afilhado de Conceição (va la que SC abriu os olhos a tempo, nada mau, hein?) e Manafa um dos mais utilizados. Basicamente Otavio é peça fundamental dum modelo que a maioria dos próprios adeptos portistas abominam. Chovam os comentários a criticar-me.

    2) Não percebo a não convocatória de Gonçalo Inácio. Ainda não percebi se ele é mesmo bom ou se vai tornar num Ferro. Mas o que interessa é atualmente. E atualmente é titular do campeão nacional e tem jogado razoavelmente bem. E nessa posição não estamos assim tão bem.

    3)Vejo muita implicância com Moutinho. Não provou ele no europeu que continua a ser dos nossos melhores médios? Não prova ele todos os fins de semana na melhor liga do mundo que continua a ser uma mais valia para qualquer equipa onde joga?

    4) Finalmente Rafael Leão convocado e não para substituir ninguém. Mais que justo!!

    • Apessoa
      Posted Novembro 4, 2021 at 4:55 pm

      Depois de comparares Otavio ao Marega e ao Bruno Costa, está tudo dito. Percebes zero.

      • henry14
        Posted Novembro 4, 2021 at 5:58 pm

        E ao Manafa…
        Bem sei que de entendidos está o blog visão de mercado cheio. A frase “percebes zero” é um clássico aqui ahah. Tenho pena é que uma pessoa que percebe de futebol explique a uma pessoa que perceba zero de futebol a justificação de Otávio ganhar 3 M limpos.
        Deves ter aziado com a não convocatória de um jogador espetacular como Otávio e, portanto, optaste por não partilhar a tua sabedoria comigo.
        Abraço.

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 4, 2021 at 2:07 pm

    A convocatória acaba por não ser muito polémica, mas teria feito algumas alterações: Inácio por Fonte, Mário Rui por Dalot (até porque Nuno Mendes não pode jogar com a Irlanda), Pote por João Mário e Guedes por William Carvalho. Inácio então seria imprescindível porque é necessário criar rotinas com Rúben Dias o mais rapidamente possível e o jogo com a Irlanda seria importante para tal.
    Também deve ser a última convocatória de Moutinho (espero eu), até porque há Renato, Matheus Nunes, João Mário, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Pote (para além de Otávio e Vitinha quase no ponto de poder entrar nestas opções). Nas próximas convocatórias gostaria também de ver Beto em possíveis amigáveis que apareçam.

    11 para a Irlanda: Patrício, Cancelo, Rúben Dias, Fonte, Dalot, Danilo, Renato, Moutinho, Félix, Leão, André Silva

    11 para a Sérvia: Patrício, Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, Palhinha, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota, Ronaldo

  • BrunoAlves16
    Posted Novembro 4, 2021 at 1:48 pm

    Não convocar o Inácio e o Pote (se bem que no caso deste a concorrência é bem feroz) cheira-me a azia pela ausência nas últimas convocatórias, o Fernando Santos deve fazer parte dos conspiracionistas da teoria das lesões forçadas de jogadores do Sporting para não ir à selecção. Anyway é um favor que nos faz, ficam na academia a trabalhar com quem percebe da poda e não a ser orientados em sessões de treino por um trambolho que se julga alguma coisa pela mijeira de 2016 (sim porque jogar não iam quase de certeza, comer banco/bancada).

  • DNowitzki
    Posted Novembro 4, 2021 at 1:45 pm

    Já em aí outra vez a patacoada das seleções?

    O Moutinho e o Fonte vão ser convocados até terem 50 anos, mas o problema já não se coloca com gente mais velha ainda?

    Como de costume, cada um puxa a brasa à sua sardinha. Como sou diferente, queria dizer que há dois do Benfica que não deveriam ter sido convocados.

    • MOzil10
      Posted Novembro 4, 2021 at 5:38 pm

      Quem é melhor para jogar a 8 que o João Mário? o Moutinho ou o Rúben Neves? nao me parece.
      Rafa é o melhor suplente que temos, já o mostrou muitas vezes.

  • MuchoG
    Posted Novembro 4, 2021 at 1:19 pm

    O ataque está quase perfeito, Ronaldo, Jota, Félix, Leão, André Silva e Bernardo Silva têm de fazer sempre parte da convocatória. Depois a ultima vaga será disputada entre o Rafa, Pote, Neto e Guedes (Neto a 100% provavelmente seria o meu escolhido).

    No meio campo é a conversa do costume, se jogar no seu clube William tem lugar cativo na seleção, mesmo que implique chamar 3 trincos, apesar de o Danilo vir como central também. O regresso do Renato não é surpresa nenhuma visto que já mostrou em múltiplos torneios de seleções que, em condições normais, deve ser titular. Percebo quem critica a chamada do Moutinho mas continua a apresentar-se bem quando joga, e para mim o Otávio não é jogador de seleção.

    Na defesa talvez tivesse levado o Inácio pelo José Fonte mas o jogador do Sporting vai ter muitos anos como jogador de seleção, não é por esta não convocatória que o mundo acaba. Guarda-redes não há discussão que deviam ser estes 3.

  • JoaoT
    Posted Novembro 4, 2021 at 1:17 pm

    Por amor de deus ter um miudo que é titular há 2 anos na defesa menos batida do campeonato tanto no ano passado como até este momento e não o chamar é criminoso. As outras seleções chamam jogadores na base da sua forma e não no seu histórico internacional e é assim que devia ser. Estatuto não pode estar a frente dos interesses na defesa da seleção nacional deveria ser sempre por merecimento…

    Engenheiro cada vez mais não sabes como ainda ai estás…

  • De Carvalho
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:58 pm

    GR: Patricio, Diogo Costa, Anthony lopes, ( Rui Silva, Max, Jose Sá )
    DD: Cancelo, Nelson Semedo, Dalot ( Ricardo, Cedric, João Mario, Esgaio)
    DE: Nuno Mendes (Rafael Guerreiro, Nuno Tavares)
    DC: Pepe, Ruben Dias, Fonte, (Inácio, Djalo)
    MDC: Palhinha, Neves, Danilo, William
    MC: Bruno Fernandes, Renato Sanches, João Mário, João Moutinho, Mateus Nunes( Sergio Oliveira, Otávio )
    Ext: Bernardo, Jota, Leão, Rafa ( Horta, Trincão, Pedro Neto)
    AV: Ronaldo, Felix, André Silva (Paulinho)

    Se com estas opções ( certamente me esqueci de muitos) não somos uma das candidatas ao mundial não sei quando votamos a ser.

    442
    Patricio
    Cancelo Pepe Dias Guerreiro
    Palhinha
    Renato Bruno
    Bernardo
    Ronaldo Jota

    433
    Patricio
    Cancelo Pepe Dias Guerreiro
    Palhinha
    Renato Bruno
    Felix Jota
    Ronaldo
    3 5 2
    Patricio
    Inácio Pepe Dias
    Cancelo Nuno Mendes
    Renato João Mário
    Bruno
    Felix Ronaldo

    Dá para tudo

  • Diogre
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:54 pm

    Nao consigo compreender a nao chamada do Inacio, convocando 4 medios defensivos. Bem sei que o Danilo sera para central, mas para que quando tem um central esquerdino como o Inacio no leque de opcoes? Inexplicavel, senhor engenheiro, este seu conservadorismo e falta de coragem tiram a paciencia a um santo. Isto para na falar da nulidade colectiva e tatica que a sua equipa vai mostrando nos relvados. Sonho com o dia que a seleccao nacional tenha um treinador digno desse nome.

    SL

  • MegaBadjeras
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:52 pm

    Seleccionador pateta! Sempre os mesmos! Fonte e Moutinho vão jogar na seleção até aos 50 anos. William e Danilo tem jogado nos seus clubes, é verdade.. mas serão mais valias para a seleção?

    É por causa destas e por outras que perco o interesse em ver a seleção.

    • chuta dai
      Posted Novembro 4, 2021 at 2:18 pm

      O pior é a convocação do Renato Sanches. Um jogador vulgar com uma sobrevalorização enorme.

      • Nunop
        Posted Novembro 5, 2021 at 1:16 am

        Que boneco…foi so o melhor jogador de Portugal no Euro mas ya.

      • MOzil10
        Posted Novembro 4, 2021 at 5:40 pm

        As probabilidades de seres do Sporting são de 99,999%

        • MiguelCosta
          Posted Novembro 4, 2021 at 11:21 pm

          E tu, com as cambalhotas que andas a tentar dar para justificar a não convocatória do Inácio em detrimento de um central de 37 anos, 100% que és adepto de um rival. As coisas dão para os 2 lados caríssimo, não há aqui necessidade de andarmos a fazer-nos passar por imparciais e andarmos a acusar os outros de não o serem ou não o quererem fingir.

          Mais vale este tipo de opiniões diretas, quer sejam ridículas ou não, do que andarmos a escrever parágrafos de 10 linhas, duas vezes, para tentar fazer parecer que percebemos os 2 lados. Concordas com a não convocatória do Inácio. Chegariam 2 linhas para isso se não te preocupasses com o que é que os outros acham da tua opinião, como parece ser o caso do chuta dai.

  • João Ribeiro
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:51 pm

    É bizarro que o José Fonte na última convocatória tenha ficado de fora em detrimento de Domingos Duarte e Gonçalo Inácio, tendo sido chamado por lesão do primeiro, e agora é convocado à frente destes.

    De resto concordo com a convocatória. Talvez levasse o Otávio em detrimento do João Mário ou João Moutinho (pessoalmente prescindia do Moutinho por uma questão de renovação, mas entendo que continue a ser chamado porque continua a ter bons índices exibicionais) pela sua polivalência, o que permitiria variar as dinâmicas e estruturas táticas da equipa, mas isso seria demasiada areia para o Engenheiro.

    De resto, dizer só que a chamada de William é totalmente merecida, tem sido um monstro no Benito Villamarín (a atuação que fez frente ao Valência foi fabulosa), mas já se sabe que vamos ter que levar com malta a barafustarcom a sua vinda sem saber sequer que ele está no Bétis. Atualmente, é o médio defensivo português em melhor forma (sim, em melhor forma que o Palhinha).

  • masterDC
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:48 pm

    Os regressos de Renato e Félix são mais que justificados e até gostava de os ver a titulares.

    Fiquei feliz com a não chamada do Pote, ainda agora voltou de lesão. Espero que no futuro o selecionador não se esqueça dele tal como se tem esquecido inexplicavelmente do Inácio.

    Quanto às laterais, o Dalot não tem jogado e o Semedo tem feito uma péssima época, quando é que o FS está a pensar em convocar o Ricardo? Em relação ao William nada a dizer fará sempre parte das escolhas seja qual for o seu momento de forma.

    Seja qual for o onze titular ou a convocatória uma coisa é certa, continuaremos a jogar mal e o selecionador continuará a pensar que tem hipóteses de conquistar troféus (neste caso o Mundial).

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:40 pm

    Neste momento acho que o Otávio dá mais à Seleção que o Matheus Nunes (apesar de jogarem em posições diferentes) e, como tal, deveria ter sido chamado.
    Mas se fosse eu a fazer a convocatória tirava pelo menos 1 dos 4 médios defensivos (eu sei que o Danilo é chamado para 2 posições, mas é absurda a quantidade de jogadores defensivos que foram chamados) e chamava os 2 luso-brasileiros.
    De resto, continua a surpreender-me o Dalot ser chamado, mas fico feliz que o Félix esteja de volta (tem estado bem nos últimos jogos) e o Leão seja opção logo (em vez de cobrir lesionados mais tarde), porque é dos que merece mais.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Novembro 4, 2021 at 1:02 pm

      O Otavio foi convocado para ganhar a cidadania portuguesa para facilitar a futura venda ou achas que o Porto vai pagar os 15M? Foi para deixar o jogador contente para já e no final da época vai embora sem ser a custo 0 como será o caso de Corona.. acho que é demasiado obvio até pela qualidade existente nas fileiras portuguesas, agora se o treinador não os mete a jogar a bola já todos sabemos isso, é tudo a base da fé na Nossa Senhora de Fátima, mas até para ela há limites e o milagre foi feito no Euro16

      • Tiago Peixoto
        Posted Novembro 4, 2021 at 1:48 pm

        Deixa-me só colocar o meu tinfoil hat para conseguir ler melhor o teu comentário.

        Para além disso, o Otávio no jogo em que foi titular foi o melhor em campo. Acho que merece mais consideração, para não dizer que é super polivalente e pode ser muito útil na nossa Seleção.

        • rvstico
          Posted Novembro 4, 2021 at 4:05 pm

          AHAHAHAH essa do tin foil hat é genial!
          O que não entendo da lógica do Hirok é considerar que alguém precisa de ser convocado para uma selecção para obter cidadania de um país. Eu que pensava que era obtida através do cumprimento de determinadas regras como por exemplo o número de anos a viver no país.

  • Bmaster
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:39 pm

    Depois de publicamente ter condenado o medíocre do WC, que foi das principais causas do nosso euro miserável, dizendo que se fosse um lote de 23 jogadores nem o convocaria, agora dá o dito por não dito e continua a convocá-lo como se nada fosse, quando há 2 trincos à frente dele como o Neves e o Palhinha que são bastante superiores. Deves pensar que todos os adeptos são burros só pode. Estarei na Luz e se for preciso para te malhar na cabeça se continuar a haver as exibições miseráveis do costume, quando Portugal tem dos melhores elencos do mundo. Chega! Querem um bom Mundial? Despeçam o engenheiro!

    • Joaquim O
      Posted Novembro 4, 2021 at 7:55 pm

      Penso que Tiago Djaló podia ter sido convocado, tem jogado bastante com Fonte no Lille ultimamente e tem dado boas indicações. Continuo a pensar que um sitema com 3 centrais podia ser tentado por F. Santos. Não estou convencido por Leão, preferia Guedes no lugar dele. De resto convocatória bastante lógica.

  • Fireball
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:34 pm

    Acordem-me quando voltar o futebol a sério.

  • Estigarribia
    Posted Novembro 4, 2021 at 12:33 pm

    Moutinho outra vez convocado? Até quando vamos ter que levar com o João Moutinho na Selecção Nacional? Até ele ter 50 anos?

    De resto, tirando a questão do Moutinho, concordo com a convocatória. Faltando dois jogos para selarmos a qualificação para o Qatar’2022 não podemos inventar.

    Saudações Leoninas

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 4, 2021 at 2:42 pm

      Estigarribia,

      Não existe, para já, outro médio como Moutinho e sempre que tem sido chamado e joga, tem cumprido, pelo que não entendo porque não deva ser.

      Se for pela questão idade, também Pepe, Fonte e Ronaldo já estariam fora. Faz sentido?

      Um abraço.

      • Estigarribia
        Posted Novembro 4, 2021 at 5:37 pm

        Francisco,

        Portugal tem médios com grande qualidade em grande número, pelo que acho que o Moutinho já não era necessário ir.

        Mas pronto, a partir do momento em que veste a camisola das Quinas terá o meu apoio nos jogos com Irlanda e Sérvia.

    • jafdfm
      Posted Novembro 4, 2021 at 1:28 pm

      Enquanto não houver melhores na posição dele ele vai ser opção.

Deixa um comentário