Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor médio português nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI português nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de médio:

86 Comentários

  • Turiacus
    Posted Junho 12, 2020 at 6:19 pm

    O meu jogador favorito a passar em Portugal e no meu clube, top 3 dos meus favoritos de sempre, não conseguia votar noutro jogador que não neste: Deco!

  • Richrad
    Posted Junho 12, 2020 at 6:19 pm

    Rui Costa. A próxima vaga era para o Deco mas depois de ver a votação, será o contrário heheh.
    Para mim, Rui Costa e Deco estão no patamar mais elevado, pelo seu impacto nacional e internacional que tiveram. De seguida João Vieira Pinto e Bruno Fernandes e no fim deste lote que considero serem parte dos melhores, João Moutinho e Maniche.

  • Giuseppe F
    Posted Junho 12, 2020 at 6:06 pm

    Deco, mas tenho pena de só ter apanhado o Rui Costa a partir do Milan (desde 2001 que vejo bola).

    Quero ver esta votação daqui a uns tempos quando o Bruno Fernandes tiver deixado o seu legado.

    SL

    • Red Scorpius
      Posted Junho 12, 2020 at 9:49 pm

      Recomendo que veja o Inglaterra-Portugal dp Euro de 2000. O Rui Costa fez um jogo enorme.

      • Giuseppe F
        Posted Junho 12, 2020 at 11:38 pm

        Já vi! Vi o Euro 2000 todo há pouco tempo. Tão impressionante como o Rui Costa era o JVP! Super craques.

  • Dennis Bergkamp
    Posted Junho 12, 2020 at 5:35 pm

    Aprecio muito Moutinho, até nos dias de hoje em que é alvo de várias críticas e dúvidas quanto à preponderância na seleção. mas tudo o que faz muito bem, bem ou mal, Tiago fazia melhor. Julgava que tinha mais crédito por cá.

    • Valderrama
      Posted Junho 12, 2020 at 9:50 pm

      O que é mais apreciado no Moutinho que é a sua impressionante regularidade e ter sido importante em todos os clubes por onde passou não se pode apontar ao Tiago, que teve dois três anos péssimos em Itália e teve lesões importantes que não o deixaram manter a sua regularidade. No seu pico foi melhor que o Moutinho e na sua fase Atlético de Madrid, quando já não tinha a capacidade para ser o box to box que foi no passado, até era um jogador similar ao Moutinho, tendo crescido muito a nível táctico.

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Junho 12, 2020 at 5:17 pm

    medio centro : Tiago
    numero 10 : Deco

  • Marcio Ricardo
    Posted Junho 12, 2020 at 5:09 pm

    Deste lote de jogadores tem que ser Deco, o resto logo se vê..

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 12, 2020 at 5:05 pm

    Escolher entre Rui Costa e Deco é das coisas mais difíceis de sempre. Mas o meu voto caiu no Deco.

    Portugal claramente não se pode queixar de falta qualidade nesta zona do terreno nos últimos anos.

  • The Mo
    Posted Junho 12, 2020 at 4:53 pm

    Votei no Rui Costa pelo maior rendimento que teve a jogar na seleção a meu ver.
    Considerando que estão os dois no mesmo patamar qualitativo, cada um ao seu estilo, o Rui Costa com um futebol mais simples e elegante, o Deco mais habilidoso.

  • Daniel Alves
    Posted Junho 12, 2020 at 4:21 pm

    Eu votei em Rui Costa. Mas gostava que em posições em que vai haver mais que uma escolha, deixassem logo votar nas opções todas.

  • Aquecedor de Banco
    Posted Junho 12, 2020 at 3:16 pm

    Grandes nomes, mas o voto vai para Deco.

  • E o que temos
    Posted Junho 12, 2020 at 3:12 pm

    Rui Costa

  • Tiago Lemos
    Posted Junho 12, 2020 at 2:48 pm

    Dificil escolha. Em termos de classe pura, Deco obviamente. Em termos de consistência e preponderância, João Moutinho.
    Fica ao critério de cada um.

    • anjos
      Posted Junho 12, 2020 at 5:21 pm

      pre·pon·de·rân·ci·a
      (preponder[ar] + -ância)
      nome feminino
      Superioridade de influência, de autoridade, de importância.

      “preponderância”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/preponder%C3%A2ncia [consultado em 12-06-2020].

      Nenhum dos adjectivos que eu usaria para descrever ou associaria a João moutinho. Mas pronto cada um com a sua opinião

  • Vegeta
    Posted Junho 12, 2020 at 2:47 pm

    Rui Costa.
    Até agora:
    Rui patrício
    Bosingwa
    Fábio Coentrao
    Ricardo Carvalho
    Pepe
    Paulo Sousa
    Rui Costa

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 12, 2020 at 2:45 pm

    Deco em 1º e Rui Costa em 2º.

    Also, acho um pouco injusto o JVP estar nesta posição, especialmente considerando que é dos melhores avançados-centro portugueses de sempre.

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Junho 12, 2020 at 2:54 pm

      Quantos jogos é que o JVP fez a avançado-centro na carreira?

      • Manchester Is Red
        Posted Junho 12, 2020 at 3:05 pm

        É suposto saber o nº de jogos que fez?

        • Post Author
          Visão de Mercado
          Posted Junho 12, 2020 at 3:07 pm

          Nunca jogou a avançado centro. Jogava no apoio ao Rui Águas, Ailton, Nuno Gomes até ao Martin Pringle.

          Era um segundo avançado, e faz mais sentido meter entre os médios, que podem ser ofensivos, que na categoria dos pontas-de-lança.

          • Giuseppe F
            Posted Junho 12, 2020 at 6:03 pm

            Jogou no apoio a Jardel também.

          • Tartulho
            Posted Junho 12, 2020 at 4:17 pm

            Visao de Mercado .. de certa forma concordo com o argumento .. no entanto depende muito da tactica escolhida .. em 4-3-3 faz todo o sentido JVP estar como medio mais ofensivo no apoio ao ponta de lanca .. no entanto tendo em considerao as escolhas que temos aqui .. as tactica sera um 4-4-2 e nesse caso faz mais sentido estar na categoria de avancado, ou segundo avancado como preferir …. que foi alias onde ele foi mais preponderante durante a sua carreira, em especial na seleccao.

          • Estigarribia
            Posted Junho 12, 2020 at 3:19 pm

            Visão do Mercado,

            Esse Martin Pringle senão foi dos piores avançados que passaram pelo futebol português não deve andar muito longe. Se a minha memória não me falha, acho que ele neste momento é treinador uma equipa de futebol feminino (não me recordo é do nome).

            Saudações Leoninas

          • Manchester Is Red
            Posted Junho 12, 2020 at 3:11 pm

            Concordo com tudo.

            No entanto, a meu ver, esse “segundo avançado” é um “9,5”, que por sua vez, eu encaro como avançado-centro.

            Não é Ponta-de-Lança nem Médio Ofensivo. É um meio termo entre ambos, mas considerando a sua maior propensão ofensiva, considero-o um AC.

  • Chico
    Posted Junho 12, 2020 at 2:28 pm

    Se o JVP for (ou fosse) considerado na posição de avançado-centro, para mim ganha, isto se o Cristiano for como extremo-esquerdo.

  • Estigarribia
    Posted Junho 12, 2020 at 2:21 pm

    [decom_attached_image_1591968080769]

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 12, 2020 at 2:16 pm

    Votei Rui Costa. Ok, o coração fala aqui mas não esquecer que foi um dos melhores 10 do mundo e que chegou a ganhar o prémio de melhor 10 em Itália quando havia…Zizou!
    A seguir é Deco e depois é que vem o problema. Pelos que estão aí e seguindo o parâmetro carreira e talento tinha de ser JVP, mas este é segundo avançado! A menos que o VM esteja a adoptar uma postura de 4-3-3, pelo qual o 2A é fundido com o 10. Além disso, é verdade que JVP fez muitas vezes de 10, aliás o debate onde ele devia jogar segui-o toda a carreira. Se for pela lista que aqui está, colocarei Rui Costa, seguido de Deco e depois JVP. Uma menção honrosa para o Danny que nunca teve o reconhecimento que merecia. Era um bom jogador, faltava-lhe algo para ser mais craque, mas honrou e muito o nome de Portugal na Rússia e fez uma belíssima carreira. A menos que a memória me falhe, creio ser o 2º melhor jogador madeirense que vi após CR.

  • Miguel Carvalho
    Posted Junho 12, 2020 at 2:03 pm

    Apesar do deco ter sido mágico acho que deviamos ter em consideração o historial do rui costa em todas as camadas, por isso sem duvida que para mim é ele.

  • BrunoAlves16
    Posted Junho 12, 2020 at 2:02 pm

    Jogadores muito diferentes mas só pode ser Deco

  • Kacal
    Posted Junho 12, 2020 at 1:52 pm

    Votei no Deco. A minha dúvida foi entre ele e Rui Costa, muito complicado decidir mas optei pelo critério do coração e tive que votar no Deco.

    • Cossery
      Posted Junho 12, 2020 at 2:47 pm

      A mim também foi com o coração e votei Rui Costa! Sinceramente não consigo dizer qual foi melhor.

      • Kacal
        Posted Junho 12, 2020 at 3:57 pm

        Concordo Cossery, acho complicado distinguir os dois. Impossível dizer que um foi muito melhor que o outro, é sempre discutível e acho válido e aceitável qualquer um deles como escolha portanto ir pelo coração parece-me ajustado.

  • MiguelRosa
    Posted Junho 12, 2020 at 1:48 pm

    Voto no Deco. O mini-Zidane.

  • porra33
    Posted Junho 12, 2020 at 1:44 pm

    Para mim era entre Deco, Rui Costa e Moutinho. Os primeiros dois por serem jogadores cheios de classe, e de terem rendimento de top mundial, e Moutinho por ser um jogador com um rendimento constantemente médio alto, na linha de Figo e Ricardo Carvalho.
    Abaixo destes ponho Tiago e Raul Meireles. Bruno Fernandes e Renato espero que possam discutir este prémio daqui a uns anos com uma bela carreira já.
    JVP e Danny para mim deveriam ser equacionados para avançados mas já vi a explicação e aceito.

    • RhaiL
      Posted Junho 12, 2020 at 2:28 pm

      Moutinho na linha de Ricardo Carvalho e Figo? O Moutinho está bem longe do nível que apresentou Tiago quanto mais desses 2. Eu nunca entendi o que as pessoas vêm no Moutinho mas se calhar só sou eu… “Um reloginho que nunca joga mal”, “nunca se dá por ele mas ele está lá”, foi isto que sempre ouvi. Consegues dizer-me o que aprecias nele? Não me leves a mal, é mesmo uma pergunta sincera.

      • Valderrama
        Posted Junho 12, 2020 at 4:50 pm

        Percebo o que quer dizer, também acho que Moutinho não chegou ao nível do Figo e do Ricardo Carvalho. Também percebo que outros jogadores como Tiago, Maniche ou até Manuel Fernandes possam ter tido picos mais altos do que o Moutinho, que ao contrário destes nunca foi jogador com grande chegada à área. No entanto o Moutinho está num nível alto há cerca de década e meia. A nível defensivo é o melhor jogador que está na lista, não só pelo equilíbrio que dá à equipa, posicionamento, recuperações de bola. A nível ofensivo tem um estilo muito mais discreto do que muitos outros jogadores da lista, tem um estilo pouco vistoso e tem pouca chegada à área. Está mais envolvido na criação de jogo do que na decisão das jogadas ao nível do último passe. Uma espécie de Xavi num nível mais baixo. Um oito mais próximo de ser seis do que dez. Sempre foi um jogador mais de equilíbrios do que desequilíbrios. Curiosamente até acho que o outro jogador da lista será mais parecido com ele será mesmo o Tiago na fase Atlético de Madrid, quando já não tinha a capacidade física que lhe permitia ser um verdadeiro box to box como no Benfica, Chelsea ou Lyon. A nível estatístico desde que chegou à Premier League o Moutinho está recorrentemente no top dos jogadores com mais passes, tackles, intercepções e até assistências (tem crescido muito na marcação de bolas paradas). Finalmente e também como disse o porra33 é ver o quanto os treinadores que o orientaram (e já agora os colegas com que se cruzou) têm a dizer sobre a sua qualidade

        • porra33
          Posted Junho 13, 2020 at 12:32 pm

          Concordo com tudo, se a carreira do Tiago tivesse sido constante como nos anos fulgurantes que teve no Lyon e Atlético e também o meteria no mesmo nível, mas como teve uns picos baixos ao invés do Moutinho não considero do mesmo nível, embora lhe reconheça bastante qualidade e de ter gostado muito de o ver jogar! Maniche só tem épocas excelentes no Porto depois baixou, e Manelele, tem boas épocas dispersas na sua carreira em Inglaterra, Turquia e Rússia..

      • porra33
        Posted Junho 12, 2020 at 2:46 pm

        Epá eu até sou do Benfica, mas o Moutinho foi sempre titular por onde passou por ser altamente regular. Aquilo que tu ouves de ser um relógio e tal é o que eu digo. Esta conversa materializa-se em ele ser um jogador sempre bem posicionado, muito concentrado, comprometido com a equipa no momento ofensivo e defensivo, competente tecnicamente ao nível do passe e que toda a gente o vê como fiável. Se perguntares aos treinadores do Moutinho se calhar responder-te-ão assim..
        É nesse aspecto que o comparo com Figo e Ricardo Carvalho, não o achando do nível destes que foi classe mundial. Moutinho foi bom em equipas boas, não em equipas de top, ao invés dos outros.

        • Richrad
          Posted Junho 12, 2020 at 6:32 pm

          Percebo o que queres dizer quanto te referes ao João Moutinho.
          O Moutinho é “só” a par do Ronaldo, o totalista desde o Euro 2008 na seleção. Não indico só às presenças mas sim aos jogos que jogou e joga.
          Varreu qualquer escalão da seleção, aos 18 anos já fazia mais de 30 jogos ao serviço do Sporting. Indiscutível no Sporting, FC Porto, Mónaco, Wolves e mesmo quando veio esta nova fornada de médios para a seleção, já muitos consideravam-no fora da seleção e é também indiscutível.
          O Moutinho é um jogador totalmente diferente de Deco, Rui Costa, Tiago ou Maniche… mas está claramente e pelo seu mérito nesse lote dos bons e grandes médios, e deve ser valorizado.

  • AndreChaves9
    Posted Junho 12, 2020 at 1:44 pm

    ´Complicado votar quando estão tantos médios diferentes. Voto no Rui.

  • Red Scorpius
    Posted Junho 12, 2020 at 1:32 pm

    Rui Costa. Rever o Inglaterra-Portugal do Euro 2000 é ver um enorme jogador. Mesmo nos poucos minutos no Portugal-Inglaterra e 2004 deixou a sua marca.

    • Chico
      Posted Junho 12, 2020 at 2:26 pm

      Revi esse jogo na quarentena e é realmente absurdo. Num jogo com tantos craques de parte a parte, ele elevou-se e parecia ser imensamente superior a todos os outros. Nessa fase da carreira dele, quando assumia um jogo, era dos melhores do mundo.

      • Valderrama
        Posted Junho 12, 2020 at 3:37 pm

        Adoro o Rui Costa mas é preciso ver que nesse jogo também tinha menos 80’ nas pernas que os outros craques em campo

        • Red Scorpius
          Posted Junho 12, 2020 at 9:45 pm

          Em 2004, o Rui Costa foi suplente e entrou fresco, é verdade. Mas no jogo de 2000 foi impressionante na forma como conduzia a bola desde o grande círculo e fazia toda a equipa jogar. Esteve nos 3 golos, fez 2 assistências para 2 golos mal invalidados ao Nuno Gomes. Passou demasiado tempo em Florença.

          • Valderrama
            Posted Junho 12, 2020 at 11:22 pm

            Sem dúvida. Fica um grande amargo de boca em não ter sido o substituto do Laudrup em Barcelona tal como pretendia Cruijff.
            De qualquer forma eram outros tempos em que havia mais grandes jogadores espalhados pelas diferentes equipas.

  • heldersoares
    Posted Junho 12, 2020 at 1:29 pm

    Se for para eleger 2 médios Deco claramente superior a todos os outros e depois irá ganhar Rui Costa, como nr 8 o melhor foi Moutinho

  • Antonio Pinheiro de Campos
    Posted Junho 12, 2020 at 1:29 pm

    Prémio de rácio nível-longevidade vai para o patinho feio Moutinho.

    Vi-me na necessidade de o mencionar. Não é que nesta votação ele tivesse uma palavra a dizer, mas a carreira dele na Seleção é constantemente menosprezada.

  • Estigarribia
    Posted Junho 12, 2020 at 1:27 pm

    Estive indeciso entre o Deco e o Rui Costa, mas optei por dar o meu voto ao Maestro. Rui Costa sempre foi para mim um dos vários ídolos da minha juventude. Aliás aquele golaço á Inglaterra no Euro 2004 ainda hoje me deixa emocionado e arrepiado.

    Saudações Leoninas

  • André Dias
    Posted Junho 12, 2020 at 1:22 pm

    Estive indeciso entre Deco e Rui Costa mas o coração fala mais alto e o meu voto foi para o maestro.

  • Muska
    Posted Junho 12, 2020 at 1:22 pm

    Deco. Supondo que haverá um 2º médio desta lista, aí será mais difícil, mas é entre Rui Costa e Moutinho

  • RicardoFaria
    Posted Junho 12, 2020 at 1:22 pm

    O meu voto vai para o mágico, Deco mas Rui Costa também era uma máquina.

    Saudações DesPortistas.

  • Chico
    Posted Junho 12, 2020 at 1:18 pm

    Rui Costa. A seguir, Deco. Depois todos os os outros milhas atrás.

    • Chico
      Posted Junho 12, 2020 at 2:30 pm

      Para já: Rui Patrício, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Fábio Coentrão, Paulo Sousa, Rui Costa, Deco. Provavelmente de seguida serão Figo, CR e Pauleta (JVP se for reconsiderado na posição 9).

      • RomeuPaulo
        Posted Junho 12, 2020 at 3:07 pm

        Não foge muito às minhas escolhas, a única diferença que tenho na minha equipa é o Pepe em vez do Jorge Andrade.

    • Chico
      Posted Junho 12, 2020 at 2:23 pm

      Milhas é um bocado exagerado para JVP e Moutinho, mas para os restantes aplica-se.

  • Estivela
    Posted Junho 12, 2020 at 1:18 pm

    Deco, um verdadeiro mago. No entanto das coisas que me dá mais gosto nesta votação, é três dos melhores médios portugueses dos últimos 28 anos terem vestido a armadura de Gverreiro.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 12, 2020 at 1:15 pm

    Deco, o melhor jogador que vi jogar em Portugal e o meu ídolo. Por isso, pelas tantas alegrias que me deu, por tudo o que fez na carreira na Seleção e no Porto e no Barça, o meu voto tinha de ir para ele. Ainda assim, referência para o Rui Costa que foi um jogador extraordinário e cheio de classe dentro de campo.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Junho 12, 2020 at 1:13 pm

    Há um pormenor que tem chamado bastante a atenção nestas recentes apreciações que os users do VM têm feito dos jogadores-portugueses-dos últimos-28 anos que têm aparecido nestas votações. É o seguinte:

    Rui Patrício – muitos mencionam a sua importância no Euro 2016. Sobre a Nations League onde também esteve a bom nível, nada.
    Fábio Coentrão – vários mencionam a sua importância no Real Madrid. Sobre o Euro 2012 onde também esteve a bom nível, nada.
    Pepe – muitos mencionam a sua importância no Euro 2016. Sobre o Euro 2012 onde também esteve a bom nível, nada.

    Eu acho isto bastante curioso, vocês não? Por um lado acho bem que se dê valor a vários feitos que têm muito valor (conquista do Euro 2016 e ter um papel importante no R. Madrid). Por outro, não acho muito bem que (aparentemente) se ignore as restantes competições em que Portugal tem participado. Essas também contam, não? Ainda mais contam quando os jogadores em questão estiveram bem durante essas competições, acho eu…(caso alguns users do VM ainda não saibam, aproveito para notar que o canal 11 tem passado uns jogos do Euro 2012…alguns na íntegra! Já foi mais difícil ver jogos antigos da seleção!)

    Perdoem o ligeiro off-topic. O meu voto aqui vai para Rui Costa.

    • Richrad
      Posted Junho 12, 2020 at 6:23 pm

      Concordo e compreendo a tua percepção realizada.
      Como dizes e bem, elege-se o melhor atleta português para cada posição dos últimos 28 anos. Pela lógica de acontecimentos… 70% da seleção de atletas seriam os campeões europeus em 2016. Têm o seu mérito, de longe questionar tal feito mas tirando esses 4 anos, faltam 24 de futebol para avaliar!
      Conquistas individuais, conquistas colectivas, impacto nacional e internacional, tempo de auge… tudo deve ser equacionado.
      Se há depois dúvidas em algumas posições, pelo excesso qualidade ou por falta dela, utiliza-se afincadamente esse critério da importância de títulos. Mas não deve ser isso o principal, muito menos ao serviço da seleção.

      • Nome sem Caracteres Ilegais
        Posted Junho 12, 2020 at 9:10 pm

        Richrad
        Eu até nem sou contra o uso de títulos (ou a sua importância) como critério, mas lá está, prefiro de longe que seja mais um critério de desempate do que um critério com muito peso.

        Mas seja como for, o meu comentário terá sempre algo da minha parcialidade de adepto fervoroso que acompanhou apaixonadamente o Euro 2012 (como a seleção jogou bem nesse Euro!), a Liga das Nações e ainda outras competições…daquelas em que Portugal até nem foi longe mas alguns jogadores se destacaram. Eduardo no Mundial 2010, por exemplo.

  • Ss
    Posted Junho 12, 2020 at 1:02 pm

    JVP e Danny nesta lista? Não faz muito sentido.

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Junho 12, 2020 at 1:06 pm

      Não vamos ter sondagem para segundo avançado, e era preferível metê-los entre os médios ofensivos do que na categoria dos avançados centro.

      • Ss
        Posted Junho 12, 2020 at 1:13 pm

        Certo, tudo bem. Fosse em que posição fosse, nunca iriam estar entre as primeiras escolhas. Mas por exemplo o Danny na selecção foi mais vezes usado nas linhas, e o JVP como avançado. Talvez isso tivesse feito mais sentido. Mas novamente, não iriam estar numa lista final, por isso acaba por ser um pouco irrelevante.

        • Valderrama
          Posted Junho 12, 2020 at 1:24 pm

          Nem sempre foi assim. Com o aparecimento do Nuno Gomes e principalmente do Pauleta o JVP passou a jogar mais atrás.
          Por exemplo em 2002 Portugal jogava com JVP ou Rui Costa

  • Amigos e bola
    Posted Junho 12, 2020 at 1:01 pm

    Deco.

    Para mim o melhor médio que já vi na seleção. Fazia passes absolutamente magistrais.

    Não é por acaso que foi das principais figuras do Barcelona campeão Europeu ao lado de Xavi, Eto’o, Ronaldinho, etc.

  • DICAS
    Posted Junho 12, 2020 at 1:01 pm

    Ele é o numero 10 finta com os dois pes ele é melhor que o pele ele é o Deco ale ale

    Sem sombra de duvidas o magico 10 é provavelmente o jogador dos rivais que nestes anos todos eu mais gostava de ter visto com a verde e branca

  • Valderrama
    Posted Junho 12, 2020 at 12:57 pm

    Percebo que se junte a votação dos números oitos com os números dez e até dos segundos avançados (Danny e principalmente JVP). Rui Costa e Deco estiveram muito à frente de qualquer oito português pelo que tem sentido ficarem os dois juntos no meio campo. Portugal teria sempre de jogar em 433, é claramente a táctica mais utilizada nos últimos 28 anos

    • Valderrama
      Posted Junho 12, 2020 at 1:05 pm

      A ter de escolher apenas um, mesmo tendo em conta que o Rui Costa foi durante muitos anos o meu jogador favorito da seleção e um dos mais elegantes que já vi jogar, escolheria Deco, um jogador mais completo.

  • Bjorn
    Posted Junho 12, 2020 at 12:57 pm

    A magia que o Deco trouxe ao futebol e a própria exigiência que a sua presença no FCPorto trouxe, faz com que qualquer médio hoje no nosso clube, pareça um matreco e seja criticado. Foi ao nível que ele (e diria talvez Lucho, num quadro ainda distante) chegou. Eu, sendo portista, estou completamente parcial nesta votação. Não consigo ver para além do Deco que foi, de longe, o melhor jogador que vi jogar em Portugal (mais uma vez, na minha vista pessoal e parcial). Um jogador num milhão. Uma lenda que será recordada para sempre. O único que chega perto (para já) é Rui Costa (que ainda assim, pessoalmente falando, não tinha a mesma qualidade nem teve a mesma carreira ou títulos). O Bruno Fernandes parece-me o 3º melhor e é capaz de ter mais números que os dois anteriores mas não tem a mesma magia. Numa terceira linha, diria Moutinho e Maniche.

    • Mantorras
      Posted Junho 12, 2020 at 4:57 pm

      O Deco até a equipar-se era melhor que os outros.

    • Valderrama
      Posted Junho 12, 2020 at 1:06 pm

      Também acho Deco o melhor jogador que vi em Portugal. Destacado até

      • Bjorn
        Posted Junho 12, 2020 at 2:29 pm

        Se juntarmos carreira em Portugal + títulos (qualidade vs quantidade) + impacto, + qualidade individual e ainda carreira internacional… Não vejo concorrência. Claro que existe Eusébio, Figo, Ronaldo, Futre (em 1987 vencer aquela Champions foi um maior milagre que a de 2004. O Porto era um clube que mal vencia campeonatos, quanto mais a maior competição de clubes)… Mas o Deco estará no top 10 dos melhores jogadores portugueses de sempre.

        • Valderrama
          Posted Junho 12, 2020 at 3:26 pm

          Não vi Futre (só em final de carreira) nem Eusébio. Ronaldo saiu muito novo e Figo subiu muito o nível em Barcelona. Falava apenas do rendimento enquanto esteve em Portugal, nunca vi um jogador com tanta qualidade no campeonato português (embora provavelmente não tenha sido o mais decisivo). Juntando todas essas componentes que fala também acho que Deco está claramente no top 10 português.
          Noutro aspecto, embora perceba que na perspectiva do clube o título de 87 teve uma importância maior, a nível global acho a conquista de 2004 um milagre bem maior. Desde o início do formato Champions, fora dos 4 maiores campeonatos do mundo, só o Marselha (logo na primeira edição) e o Ajax (no terceiro ou quarto ano desse formato) conseguiram vencer. Desde que o Porto venceu que nenhum clube fora dos 4 maiores campeonatos atinge sequer a final, nem vejo que isso venha a alterar-se nos próximos anos, pelo que acho um feito maior

  • Mantorras
    Posted Junho 12, 2020 at 12:54 pm

    Deco.

  • Fut765
    Posted Junho 12, 2020 at 12:49 pm

    Esta votação não é fácil. Médios com características muito diferentes. A escolha caiu sobre Deco, mas estive quase para carregar em Rui Costa.

  • Oldasity
    Posted Junho 12, 2020 at 12:46 pm

    O meu voto foi para Deco, mas tive na dúvida entre ele e Rui Costa. Dois grandíssimos jogadores.

Deixa um comentário