Portugal nunca terá tido tantas opções de qualidade nas várias posições, mas está longe de ter um meio-campo de topo e a geração entre 1998 e 2004 era igualmente muito forte.
Na véspera do confronto com o Luxemburgo, a contar para a qualificação para o Mundial 2022, Fernando Santos foi abordado sobre se esta é a melhor selecção portuguesa de sempre e o técnico referiu que é muito complicado tecer essa opinião e evitou a comparação: “É extremamente discutível. É uma grande selecção, sim. Com grande capacidade, com grande qualidade, concentração, organização… Portugal é reconhecidamente uma grande selecção, mas é exagerado dizer que é a melhor, até porque não é possível comparar.”


32 Comentários
Antonio Clismo
Seguramente melhor do que aquela seleção entre 2012 e 2013 em que eram obrigados a chamar jogadores como Sílvio, Rolando, Custódio, Ruben Micael, André Santos, Miguel Lopes, Paulo Machado e um Nuno Gomes já em pré-reforma no Braga porque pura e simplesmente não haviam muitas mais opções para escolher…
Foi o resultado de terem acabado com as equipas B e não terem ligado absolutamente nada à formação entre os períodos de 2004 e 2011. Havia somente a Liga Intercalar, um dos mais flops que me lembro..
Vegeta
Bem ou vocês são todos muito novos ou então não sei.
No Euro 2000, foi quando jogamos melhor futebol, mas de longe.
Miguel Lopes
Sim, a seleção de Humberto Coelho tinha um futebol espetacular, mas a de 2004 não lhe ficava atrás em qualidade.
Vegeta
Em termos de qualidade de jogadores concordo mas onde jogamos mais e melhor foi definitivamente em 2000.
Paulo Roberto Falcao
Eu pessoalmente detesto esta mania da melhor equipa de sempre, porque tudo tem um tempo e um contexto na história do futebol. Uma das melhores? Sem dúvida nenhuma, juntamente com outras.
A de 66 por exemplo conseguiu não só a proeza de se apurar para o Mundial, no tempo em que haviam muito menos equipas, no terreno da então poderosa Checoslováquia, a então Vice Campeã do mundo em titulo. Poucos falam nisso, mas no resto sim, e o resto foi muito, fomos dizem a melhor selecção daquele mundial, eliminámos os bi campeões mundiais e tivemos o melhor jogador e marcador do torneio.
A de 84 junta uma geração absolutamente brilhante de jogadores, como Chalana, Jordão, Néne, Sousa ou Bento, e apura-se igualmente de forma heróica contra a União Soviética. Na fase final calhamos num grupo fortíssimo com a Alemanha, a Espanha e a Roménia muito forte de então. Conseguimos a passagem às meias invictos, onde estivemos a minutos de eliminar a França de Platini.
A equipa portuguesa do Euro 2000 merece igualmente grande destaque, por termos novamente calhado no grupo da morte, com a Alemanha, Inglaterra e Roménia, e termos vencido de forma brilhante e convincente todos os jogos. Caímos contra a França no prolongamento com a mão de Abel Xavier, mas deixámos uma grande imagem do nosso futebol.
Seguiu-se a era Scolari com as duas grandes selecções de 2004 e 2006. Faltou a essa equipa um titulo, porque num certo sentido foi essa equipa, com destaque para o meio campo dos campeões europeus do Porto Maniche, Costinha e Deco, que colocou Portugal no patamar competitivo onde estamos actualmente.
Ao pé de todas estas selecções, e até da actual equipa, a selecção que vence o Euro era em teoria muito mais fraca, mas lá está venceu. Aos trancos e barrancos, sem saber muito bem como e com uma sorte quase sobrenatural, mas venceu. Venceu depois de uma primeira fase absolutamente vergonhosa na qual não conseguimos vencer nenhum jogo contra as poderosas selecções da Islândia, da Áustria e da Hungria, venceu a Croácia no prolongamento no único remate que fizemos no jogo, depois de muito sofrimento, venceu nos penaltys contra a Polónia, noutro jogo mediano, e conseguiu a proeza de apenas vencer de forma regulamentar o País de Gales de Gareth Bale nas meias, no único jogo decente da equipa em toda a competição. Na final levámos novo banho, e mais uma vez aplicámos a fórmula vencedora contra a Croácia.
Knox_oTal
Excelente resumo, e estou de acordo que é virtualmente impossível comparar directamente diferentes equipas em Eras tão distintas sem entrar em grandes subjectividades.
Juntaria talvez uma menção à turma do Euro-2012, era uma selecção muito equilibrada e competitiva!
Saudações Desportivas
Marcio Ricardo
Mesmo a seleção de Eusébio e Coluna, no seu auge, é capaz de ser superior a esta.
Miguel Lopes
Meus caros, eu considero que a seleção de 2004 era do caraç….., em que Scolari foi importante no acreditar que ainda não estava bem instituído nos jogadores e adeptos portugueses.
No entanto, e para mim a mentalidade dos jogadores portugueses atualmente é muito superior, já está enraizada a cultura de vitória que demorou muitos anos a implementar e agora as coisas saem mais naturalmente porque sabemos que somos bons, temos experiência desde os escalões mais jovens aos A, e mesmo com o medroso do FS as outras seleções respeitam-nos e nós acreditamos e cobramos.
Eu ainda me lembro quando fomos ao mundial do México, do jogo na Alemanha e em que fomos ganhar 1-0 todos borradinhos, em que a bola batia no poste, no Bento, enfim, era um ai Jesus.
E quem fala do Euro 1984, para nos apurarmos ganhamos por 1-0 à União Soviética com um penalti que era falta fora da área e o árbitro marcou dentro e lá tínhamos levado 5. O nosso melhor jogo no europeu foi contra a França e mesmo assim, ….., todos os jogos que fizemos foi de um sofrimento.
Diogo Moura
A melhor que vi jogar foi a de 2004. Contudo é um exercício complicado de fazer pois para existir essa comparação era preciso termos um treinador de coragem e que optasse por jogar um futebol ofensivo. A qualidade está lá, o Fernando Santos é que tem ideias de jogo ultra conservadoras e joga à equipa pequena.
Porque uma selecção que conta com Félix, Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Jota, Renato, Pepe, Cancelo, Rúben Dias e Rúben Neves têm capacidade para jogar x3 mais.
O treinador é que é fraquinho. Faz lembrar os velhotes que compram um Mercedes desportivo e depois andam a 80km/h na autoestrada porque têm medo de o estragar.
Portanto, quando começarmos a jogar à bola poderei fazer essa comparação. Até lá, fico-me pela do Euro 2004 seguida de 2000.
BrunoAlves16
A melhor em termos de resultado é obviamente a de 2016 pois foi a única que venceu um grande título, agora a que melhor jogou das que eu vi, a léguas de todas as outras, foi sem dúvida a do Euro 2000. Claramente a melhor que vi jogar.
Depois temos as selecções do Mundial 1966 e do Euro 1984, que não são do meu tempo (nem de quase ninguém aqui no blog acredito!) mas que lograram grandes feitos aliados a grande futebol. Claro que é difícil comparar pois são eras completamente diferentes mas ambas tinham grandes opções em várias posições. Daquilo que conheço da história do futebol arriscar-me ia a dizer que a selecção de 1984 era a que tinha mais opções, mais qualidade em vários sectores, mais “craques” por assim dizer, mais até que os Magriços de 1966 e a Geração de Ouro de 2000-2004/06.
Marcio Ricardo
A seleção já teve Cristiano Ronaldo, Figo, Rui Costa, Deco, todos em simultâneo.
zebenfas
e Ricardo Carvalho…somente o gr era fraquinho nessa geração
Joga_Bonito
A selecção que acho que tinha mais qualidade espalhada pelos sectores era a de 2004-2006. O que não invalida que outros tivessem grupos fortíssimos, mas no nível geral essa foi a mais forte. Em algumas posições contudo, outras selecções tinham os melhores valores.
ktc
Para mim, a de 2004 era superior, só não tinha qualidade na baliza, pois Ricardo era um guarda-redes fraco, de resto eramos muito fortes em todas as posições.
coach407
A geração de 2004 tinha guarda-redes e ainda melhor que o Rui Patrício, o Vítor Baía. Ter ficado de fora do Euro é outra história, mas faz parte das opções da seleção dessa geração.
Aurinegro
Estendia esses números até 2006, quando fomos a meia final do Mundial (as vezes parece que pouca gente se lembra disto). E a maioria deles vinha do grupo de 2004.
Talvez essa tenha sido a melhor que eu vi. O euro 2000 foi a primeira fase final com a qual vibrei !
Mantorras
Para mim tambem. A equipa de 2006 podia ter vencido aquele mundial.
Mantorras
Nao concordo. Portugal ja teve varias seleccoes com um nivel muito alto. Isto alem de ser subjectivo, e daquelas conversas “da treta”, por norma lancadas por adversarios.
Empresario_de_Lopetegui
Diria que é a melhor em termos de potencial, até se olharmos aos A e sub21, temos até diversos jogadores opções regulares nos melhores clubes do mundo e no espaço de 3/4 anos, mais experientes podemos até afirmar isso, agora, neste momento, ainda perderiam para a geração que esteve no auge ali em 2000
RPR
Apesar de haver vários jogadores em equipas de primeira linha, estamos a uma enorme distância de outras gerações. Se é verdade que temos, hoje, excesso de qualidade para algumas posições (como laterais, onde Portugal nunca teve talento abundante), por outro lado já não temos elementos como Deco, Figo, Ricardo Carvalho ou Rui Costa e, num patamar inferior, Nuno Gomes, Pauleta ou João Pinto, por exemplo. A nível geral, acredito que temos plantéis mais competitivos, mas o actual XI fica atrás dos de 2000 e 2004
Sporting1906
Acho que a selecção de 2004 é a melhor selecção portuguesa que vi jogar e a de 2000 talvez também fosse superior à actual, mas não estamos a uma enorme distância de nenhuma geração. Não temos Figo mas temos Ronaldo (que até é superior); não temos Deco ou Rui Costa mas temos Bernardo e Bruno Fernandes (que obviamente são inferiores aos outros dois mas não acredito que a distância seja enorme), não temos R. Carvalho mas temos Pepe e Rúben Dias… O que não nos falta é qualidade individual.
BenDover
Qualidade individual não falta mas o colectivo é mais fraco. O Scolari era um motivador nato. O engenheiro desenrasca apenas e vai viver da vaca que teve no Euro2016.
Merecíamos mil vezes mais ter ganho o Euro2004 do que o Euro2016 e garantidamente o Éder não tinha lugar no plantel de 2004 (os avançados mais “fracos” eram o Postiga e o Nuno Gomes, ambos superiores ao Éder).
RPR
Sem dúvida, ainda por cima um Euro jogado em casa. Uma geração de ouro que merecia mais
RPR
Concordo que, actualmente, temos muita qualidade individual e em algumas posições até somos superiores à equipa de 2004. Mas o nível dos melhores jogadores baixou bastante.
Costinha, Maniche, Deco, Rui Costa, Tiago e Petit fazem um meio campo com mais qualidade que o actual. E o Deco e o Rui Costa estão a anos luz de qualquer médio da Selecção. O Bernardo nunca conseguiu apresentar o nível do Deco e o B. Fernandes, apesar de números muito melhores, não está no mesmo patamar do Rui Costa.
Depois no ataque nem há grandes dúvidas: CR, Figo e Pauleta, com Simão, Nuno Gomes e H. Postiga no banco. Apesar de termos jogadores de muita qualidade actualmente, como André Silva, Jota ou Neto, estão num patamar inferior.
A diferença reside nos “piores” elementos de cada geração: o Nuno Valente é inferior ao Guerreiro e até ao Mário Rui, o Miguel/Paulo Ferreira inferiores ao Cancelo/Ricardo Pereira, o Quim, Moreira e Ricardo estão num patamar inferior do Patrício e do A. Lopes. Em suma, temos, hoje, mais opções de qualidade, uma equipa mais nivelada, mas já não temos os jogadores de elite que tivemos outrora
Sporting1906
Eu concordo que a equipa de 2004 era superior à actual, só não concordo que a diferença seja enorme. Claro que ter Ronaldo, Figo, Deco, Rui Costa e Simão todos na mesma equipa era um luxo quase irrepetível. Mas o resto da equipa, tirando Ricardo Carvalho, acho que era inferior à actual.
RPR
Mas a de 2004 era superior ou não? :)
A baliza era inferior e a defesa também. Mas no meio campo e ataque, a de 2004 tinha mais qualidade.
Num XI combinado, colocaria Patrício; Cancelo, Rúben Dias, Ricardo Carvalho e Raphael Guerreiro; Costinha, Maniche e Deco, Ronaldo (tanto o de 2004 como o de agora), Figo e Pauleta.
Ou seja, 4 jogadores de 2021 e 6 de jogadores de 2004. O outro é o CR.
Mas repara, há aqui nuances muito relativas: o Bernardo será sempre mais jogador que o Maniche, mas no que diz respeito ao rendimento pela selecção, o Maniche era incrível, daí colocá-lo no XI
Amigos e bola
Esta é a nossa melhor seleção de sempre em termos de nível dos clubes em que os jogadores jogam.
Mas na minha opinião, a nossa melhor de sempre em termos absolutos foi a seleção do Euro 2004 ao juntar Figo, Rui Costa, Deco, Ronaldo, Ricardo Carvalho, Simão, Maniche, Pauleta etc. Enormidade de talento.
joaodjesus
Essa equipa era um espetaculo, é uma pena nao terem ganho o euro, nao so por ser ca na terra mas porque era uma equipa do caralh*, Ricardo(basta dizer o nome dele para vir os penaltis a cabeca); Miguel(que locomotiva), Ricardo Carvalho(melhor central português que ja vi jogar), Jorge Andrade(serenidade), Nuno Valente(competente); Costinha(farol da equipa), Maniche(Golão contra a holanda), Deco(arquiteto do jogo), Figo(), Pauleta(nunca gostei do homem, tem numeros mas nao gosto), Ronaldo( a minha versao preferida do homem, irreverente e imprevisível, ia para cima de uma maneira que apenas o Ronaldinho era superior)
Depois ainda tinhas outros como o Nuno Gomes(o golo contra espanha mostra bem o tipo de inteligencia que colocava em campo), Petit(morde os calcanhas a qualquer, Paulo Ferreira(certinho como um relogio suico) e Simao(o que o Robben faz do lado direito ele faz do Lado esquerdo), mais Tiago, Beto, F Couto, Postiga…
E Scolari que era um lider do homens enorme e a quem a seleccao pode agradecer por ter apaixonado uma geração inteira pela seleção.
Miguel Lopes
Acho que só te esqueceste do Rui Costa.
joaodjesus
E é so um dos meus jogadores preferidos de sempre, todos os anos compro a carta dele no fifa e tudo xd
Estigarribia
Amigos e bola,
Isto.
Saudações Leoninas
joaodjesus
Depende dos sectores, mesmo no meio campo ja tivemos outras gerações com bastante qualidade.