Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Meu querido mês de Janeiro

Chega Janeiro, o mês que os diversos clubes por essa Europa fora aproveitam para limar arestas nos seus quadros, de modo a compatibilizar o conjunto de jogadores disponíveis aos novos objectivos a que propõem. Portugal não é diferente, e nesse quadrante em particular, destacam-se os três denominados grandes. O período de defeso é adocicado por dois factos; o primeiro de a liderança a uma jornada do final da primeira volta ser tripartida, e o segundo, o da próxima jornada (curiosamente, Janeiro só terá duas jornadas de Liga) conter um Benfica-Porto, ao qual se junta uma deslocação do Sporting ao reduto do 4º classificado Estoril, algo que além da possível alteração que irá provocar na classificação geral poderá (é uma ronda com um peso importante) ter um impacto significativo, e até mesmo acelerar/influenciar, a posição das equipas relativamente ao mercado. 

Os três emblemas têm todos eles questões a resolver, e decisões a tomar, num espaço de tempo que nem é tão grande como possa parecer. Começando pelo actual campeão: o FC Porto iniciou as hostilidades no que respeita a reforços, trazendo Quaresma para dar um pouco mais de qualidade a uma posição, a de extremo, na qual ela não abunda. De resto, não se esperam entradas, pelo menos no que diz respeito a nomes sonantes, ainda mais que os dragões estão fora da exigente Liga dos Campeões (LC). É possível, também devido ao curto pecúlio amealhado nessa competição, que um jogador saia, sendo o nome de Otamendi ventilado na imprensa (Mangala também é falado, mas por ser mais jovem, é natural que permaneça). Visto que Maicon voltou ao onze, e Reyes está de reserva, uma boa proposta dificilmente seria recusada. Mas os problemas do Porto não terminam em entradas e saídas… Fernando pode assinar por outro clube, pois está em fim de contrato, e o agora lusitano médio, com passaporte comunitário a comprová-lo, será decerto assediado por alguns emblemas dispostos a contarem com ele. Fucile está de saída, possivelmente para o Nacional de Montevideu, encerrando um estranho e nada frequente caso no clube azul e branco. Por último, refira-se IzmaYlov, que com “Y” ou com “I”, continua MIA. Mais um caso bizarro, de um jogador que, caso regresse, pode ser considerado um reforço-bomba… isto se chegar a detonar. Já o Benfica parece avesso a reforços de qualquer tipo, mesmo que perca elementos de referência. E o que seria um defeso sem as propostas milionárias por Matic, Garay ou Gaitan? Facto comprovado é que o plantel foi montado com o objectivo de ir longe na LC, mas o máximo que os encarnados conseguiram foi um passaporte para a Liga Europa. Juntando isso à necessidade de realizar encaixes, será natural que pelo menos um dos nomes atrás mencionados abandone a Luz já este mês. Garay tem substitutos (e Lisandro Lopez algures por aí) no plantel, claro, sem o mesmo estatuto ou classe, e Gaitan já provou que nunca será um jogador que renda o máximo numa Liga como a nossa. Matic seria a peça mais, “insubstituível”, mas também a que poderá render mais proveitos financeiros. A saída de um ou mais elementos pode ainda abrir o espaço a jovens como Cavaleiro ou André Gomes, que com menor concorrência teriam mais chences de se afirmarem. Por resolver está ainda o dossier Djaló, que pesa no orçamento, mas se limita a dar umas corridinhas. Cortez, esse, já viu finalizada a sua aventura por terras de Camões. No que diz respeito ao Sporting, há uma decisão filosófica a tomar: mantém-se a continuidade e assume-se o risco deste plantel não chegar para terminar no top-2, ou faz-se um esforço (financeiro) para dotá-lo de maior qualidade, obrigando o nível de exigência a subir? Estando o Sporting em apenas uma frente, Taça da Liga excluída, e ainda no início (muita gente já o esqueceu) de um plano de recuperação financeira, é crível que a resposta seja a opção 1. Ainda mais, o Sporting tem outros assuntos prementes, que não reforços, a começar pelo trio Elias-Jeffren-Labyad. Os três têm salários gordinhos, e acima de tudo, não gozam de especial simpatia por parte da massa adepta, pelo que a sua reintegração seja um cenário pouco provável (embora o marroquino, como escrito aqui, pudesse ter mais uma chance). O clube de Alvalade deve usar o primeiro mês do ano para se livrar destes pesos mortos, e no caso de Elias, até realizar algum encaixe, aproveitando o cartel ganho por este no último Brasileirão. Welder e Magrão também poderão ter guia de marcha, pois nada acrescentaram (e o Sporting não se pode dar ao luxo de pagar salários a quem não joga, nem jogará), e existem opções válidas para as suas posições. Rinaudo é outro elemento que deve sair. Outra tarefa refere-se a um naipe de jogadores da equipa B, nomeadamente Nuno Reis, João Mário, Mica, Betinho, Kikas e Esgaio, que neste momento já nada evoluem na II Liga, e que precisam de outro tipo de desafios. Partindo do princípio de que fazem parte do futuro a curto prazo do clube, e que a sua integração na equipa principal, na qual teriam um papel subalterno, de momento não lhes seria benéfica, é obrigatório encontrar para eles um clube onde possam jogar e completar mais uma etapa no processo evolutivo enquanto jogadores. Em conclusão, iguais em pontos, semelhantes em obrigações: reforço da equipa é subalternizado em detrimento da realização de encaixes e da colocação de excedentários.


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

45 Comentários

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 8, 2014 at 2:26 pm

    Gostava de dar os parabéns pelo texto muito bem redigido e que retrata muito bem o que poder-se-à passar nos próximos dias!!!

  • MM
    Posted Janeiro 8, 2014 at 10:49 am

    de acordo.no Benfica penso que pelo menos um desses três (Gaitán, Garay, Matic) sairá. apesar de ser dos jogadores que mais aprecio, a saída que menos "mal" traria à equipa seria a de Gaitán, mas penso que devido à sua pouca consistência, existam poucas equipas capazes de chegar ao que o Benfica pretende. a saída de garay já seria mais prejudicial, ainda para mais quando o jogador que mais condições tinha para o substituir está emprestado, ainda assim há Jardel e steven vitória, apesar de achar que os dois juntos não têm metade da qualidade do argentino. Matic seria sem dúvida o mais difícil de substituir, apesar dos quase 5 milhões de euros gastos no fejsa, parece-me que este sérvio está a anos luz do outro. são jogadores diferentes e com características distintas, é certo, mas Fejsa é mau demais com a bola nos pés, parece que queima, enquanto Matic e dos trincos europeus mais dotados tecnicamente e que melhor consegue construir jogo. portanto era uma grande queda na qualidade da equipa. não percebo quando LFV diz que só se contratariam jogadores para a posição de defesa esquerdo e avançado se alguém saísse, quando me parece que é para o lugar de Matic que não existe ninguém no plantel (A ou B) com 1/4 da qualidade do sérvio.
    depois ola John tem guia de marcha, esperemos que se afirme no clube para onde fôr, e existem outros casos que deveriam ser resolvidos, como o do djaló, mitrovic, etc, etc…

  • José Fernandes
    Posted Janeiro 8, 2014 at 10:10 am

    o que eu acho que os 3 grandes deviam fazer:
    Sporting:
    saídas (empréstimos/vendas) Welder, Magrão, Rinaudo, Elias, Labyad, Jeffren
    entradas: Evandro (Estoril)
    Porto
    saídas: Otamendi, Fucile, Kleber, Izmaylov, Defour/ Fernando (devia sair o Defour mas caso Fernando não renove sairia ele se alguém desse um valor aceitável)
    entradas: Quaresma
    Benfica
    Saídas: Garay/Gaitan (o melhor negocio), Djaló, Ola John(emp), A. Gomes(emp), Mitrovic/Jardel
    Entradas: Salvio – (regresso após lesão) será um "reforço bomba"

    Basicamente é o que eu tentaria fazer caso estivesse nos clubes, sempre dependendo do mercado e de aparecimento de propostas irrecusáveis ou do não aparecimento de propostas satisfatórias pelos jogadores acima referidos.
    PS:
    Jogador que consideraria inegociável para cada clube; Matic, William, Jackson

  • Euclides!
    Posted Janeiro 8, 2014 at 9:49 am

    Benfica e Porto estarão seguramente mais vendedores do que compradores e não acredito que neste momento cheguem propostas do outro mundo pelos melhores jogadores, até porque já estão queimados para a utilizar na presente edição da Champions League e por isso há apenas um numero reduzido de equipas que pode tentar aproveitar o mercado para se reforçar aqui pensando na próxima época ou tentando evitar uma má segunda volta…

    que equipas tem este perfil?:

    Monaco, Manchester United, ou Tottenham , todas por diferentes razões, mas essencialmente equipas que procuram reforçar-se a curto prazo.

    e diria mais,vamos ver até que ponto o Benfica não será mesmo muita parra e pouca uva com a lábia das transferências, do "melhor" plantel dos últimos 20 anos, e dos 120 milhões que Vieira diz ter recusado no início da época em propostas, vamos lá então ver qual será o argumento para ninguém sair agora…

    Porque a minha tese é: estão a pedir demasiado para o que jogam e por isso ninguém lhes pega…

    Já o Porto também descarto vendas, embora por motivos diferentes, mas no fim da época é certo que haverá vendas milionárias tal como em quase todas as temporadas

    O Sporting não é segredo, irá manter-se os titulares até final da época, apesar dos sonhos molhados constantes da imprensa desportiva com o William Carvalho no United ou num Arsena (querem vê-lo longe do Sporting o mais rapidamente possível….)

    Quanto a reforços, não é completamente linear que o Sporting não vá a imagem do ultimo dia de fecho de mercado surpreender com 1 ou 2 novas contratações, isto porque embora a equipa esteja bem e equilibrada pode sofrer ainda upgrade em uma ou duas posições, principalmente se tivermos em conta que as despesas salariais deverão baixar (e muito…) com a saída de Elias, Jeffren e Labyad… jogadores que ganham cada um acima de 100 mil euros por mês

    Portanto resumindo:
    Porto: não acredito que saia ninguém, poderá haver mais um ou outro reforço (embora sem ser para entrar já)
    Benfica: não acredito que alguém ofereça os valores que o Benfica quer a não ser as equipas que mencionei… (reforços também não acredito)

    Sporting: Ninguém é vendido antes do fim da época, reforços: poderá haver surpresas, negócios de circunstância.

  • Miguel
    Posted Janeiro 8, 2014 at 5:05 am

    um texto muito bem dotado e lúcido

    o Sporting não precisa de reforços (faltou falar sobre a provável saída de Diogo Salomão também)…como é que um plantel de sensivelmente 22/23 jogadores para uma só competição pode ser considerado curto??para um equipa que joga de fim de semana em fim de semana 20 jogadores chegavam e sobravam..ainda para mais quando se tem jogadores na equipa de inegável qualidade…o cansaço física certamente não poderá ser desculpa para o Sporting caso não alcance o top 2 esta época

    dito isto, e face à possível saída de Rinaudo (elias, jeffren e Labyad – este último com pena minha pois certamente seria um grande upgrade nesta equipa – não contam para a contagem) não será necessário contratar ninguém…face a um qualquer possível impedimento por parte de William Carvalho, Dier numa primeira fase e João Mário podem muito bem fazer a posição..o João Mário precisaria de passar por um processo de integração no plantel principal, mas com a sua qualidade e com a maturidade que demonstra (incompreensível como não tem jogado na B…talvez por alguma zanga com o Abel) essa integração seria rápida certamente…além disso com a possível deslocação de Dier, Ruben Semedo pode ser a 3ª alternativa para a defesa

    relativamente ao porto…gostava de saber o que se diria por aqui caso o processo fernando se passasse no Sporting..choviam críticas à direcção de Bruno de Carvalho como nunca antes vistas…perder um dos pilares da equipa e do plantel a custo 0 demonstra uma enorme competência..mas como essa incompetência se passa no porto nenhum meio de informação futebolístico (incluindo aqui o VM) fazem menção a isso…no Sporting caía o carmo e a trindade..outro caso é o de izmailov…no Sporting eram críticas semana sim semana não…já não ouvia falar do nome do russo à pelo menos um mês

    quanto ao benfica..terá certamente de vender jogadores para não correr o risco de bater o recorde no que a resultados negativos (financeiramente) diz respeito

  • Rodrigo Mora
    Posted Janeiro 8, 2014 at 4:38 am

    Ao contrário dos comentários anteriores acho que o Benfica precisa de ir ao Mercado mas antes disso terá de dar uma vassourada em jogadores como Paulo Lopes (só está no plantel para fazer número) , Mitrovic , Siqueira (este porque ta sempre lesionado) , o Djavam brasileiro , Carlos Martins , André Gomes (precisa de mais garra e melhorar a qualidade do passe e isso só se consegue jogando) , Djuricic (para ser 9,5 mais vale sair por empréstimo ou em definitivo) , Urreta , Djaló , Ola John , Funes Mori (tem de jogar noutro nível para sabermos se tem alguma qualidade ou não) e Lima (é umas das últimas oportunidades que o Benfica tem de ganhar algum dinheiro com ele e apresenta-se numa forma miserável)

    Com estas saídas apostava em Shaquiri pode fazer a posição de Extremo Direito , Extremo Esquerdo e de médio ofensivo seria um upgrade de qualidade para o plantel.Claro que só poderia vir por empréstimo e se possível com opção de compra

    Fábio Coentrão o Real Madrid está desejoso de o despachar e encaixaria que nem uma luva no lado esquerdo da defesa.Outro que teria de vir por empréstimo com opção de compra.Para tornar o negócio mais apetecível para o lado do Real Madrid podíamos incluir uma opção de dar primazia ao clube espanhol no futuro negócio Matic desde que eles dessem o mesmo valor que a melhor proposta aceite pelo Benfica.

    Kevin De Brune Pode fazer as três posições ofensivas do meio campo Extremo Direito , Extremo Esquerdo e médio Ofensivo

    O plantel seria algo deste género

    GR: Oblak , Artur
    LD: Maxi , André Almeida
    LE: Fábio Coentrao , Sílvio
    DC: Luisão , Garay , Steven Vitória , Jardel
    TR: Matic , Fejsa
    MC: Enzo , Rúben Amorim
    MO : Markovic (vejo o sérvio a fazer mais esta posição do que a de Extremo Direito onde claramente não rende) , Shakiri , Bernardo Silva

    ED: Kevin De Bruyne , Salvio (este só regressa em Março) , Ivan Cavaleiro
    EE: Gaitán (pode também ser aposta a 10 e gostaria de vê-lo a fazer jogos seguidos nessa posição) , Sulejmani

    PL/A: Cardozo , Rodrigo , Markovic pode muito bem fazer de segundo avançado se JJ insistir em apostar em 2 avançados

    Para mim teríamos um plantel super competitivo e com opções para todos os gostos.

    Quanto ao Porto precisa se desejar lutar pela vitória na Liga Europa de mais um extremo que entre de caras e que faça a diferença.Pode vender Otamendi e ir buscar o Defesa Central emprestado ao Vitória de Guimarães , despachar Izmailov se alguém o quiser o que não será fácil e o problema Fucile.Iria também ao mercado buscar um Pl que fizesse sombra ao Jackson

    Quanto ao Sporting teria de fazer como o Benfica primeiro uma vassourada em Laybad , Elias , Jeffren , Magrão , Welder , Cissé , Salomão ) e tentar por empréstimo um médio ofensivo (nr 10) , 1 extremo (acho que esta é a posição onde o Sporting ta mais fraco) e cometeria a loucura de contratar outro Pl para apostar no Montero na linha a fazer diagonais para a área ( mas antes teria de ver nos treinos se Montero faria estragos nessa posição ) e era o q bastava para ter um plantel mais competitivo.

    • Rodrigo Mora
      Posted Janeiro 8, 2014 at 7:31 pm

      Nelson Mohr o Salvio só estará em condições de começar a jogar em Março , repito em Março faltam dois longos meses e não se sabe como estará , além disso regressa de uma paragem por lesão super longa sem ritmo de jogo e é impossível regressar logo na sua melhor forma e o plantel do Benfica tem imensos extremos mas não tem nenhum que faça do lado direito o seu habitat natural excepção feita ao Salvio e ao mais que verdinho Ivan Cavaleiro que até joga melhor como Avançado do que propriamente Extremo Direito.A aposta para o lado direito tem sido Markovic e já todos vimos que o jogador sérvio naquela posição é um peixe fora de água , simplesmente não rende.Nos últimos jogos Jorge Jesus constatou esse facto e colocou Gaitán do lado direito e passou Markovic para o lado esquerdo e a equipa ficou mais equilibrada mas Gaitán não rende tanto no lado direito como rende no esquerdo ou no centro.Para mim com a vinda de Shaqiri e De Bruyne, Gaitán seria o médio ofensivo (nr 10 ) que tanto nos tem feito falta naquele meio-campo muitas vezes sem ideias nem fio de jogo passando as duas contratações para as alas.Terias um trio Shaqiri , Gaitán , De Bruyne que podiam mudar de posição constantemente durante o jogo baralhando as defesas contrárias algo ao estilo do Barcelona em que os jogadores estão sempre em constante movimento e ocupam várias posições do terreno.Mais uma vez refiro que são os próprios jogadores que em declarações expressam a vontade de sair para terem mais minutos.Tanto o jogador Suiço como o Belga tem sido repetentes em declarações que querem mais minutos para chegarem em forma ao Mundial.Sabendo disso que mal tem o Benfica tentar aproveitar as vontades dos jogadores e tentar junto dos seus clubes os seus empréstimos.Nenhum clube gosta de ter jogadores contrariados é uma questão na minha opinião de antecipação a futuros interessados e aproveitar a situação actual de descontentamento por parte dos atletas e tentar traze-los.

      A equipa titular passaria por algo do género

      GR: Oblak (para mim é melhor que Artur)
      LD: Maxi
      LE: Fábio Coentrão
      DC: Luisão
      DC:Garay
      ED:De Bruyne
      EE:Shakiri
      MO: Gaitán
      PL:Cardozo

      »» com Shakiri , De Bruyne e Gaitán a mudarem constantemente de posição , para mim ficaríamos com um onze muito melhor do que o actual , mas são opiniões.A minha opinião é válida mas a tua também.

      Já agora faço-te este pequeno desafio em Janeiro achas que o Benfica devia ir ao mercado se sim quais as posições e quais os jogadores que gostavas de ver entrar e os jogadores que deviam sair?

      Saudações Benfiquistas

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 8, 2014 at 2:54 pm

      Uhm sim concordo com a tua ambição, mas no caso do Shaqiri, ele até pode estar insatisfeito por ser 4ª opção e pode já ter demonstrado essa insatisfação, mas acredito que o Guardiola conta com ele, e ele deve saber disso. Aliás creio que ele é o substituto para o Robben, e está a ser preparado para isso.

      Quanto ao De Bruyne, bom nesse caso até pode ser possível (esse possível negocio que propões com o Matic), mas creio que se acontecesse só no verão, para De Bruyne poder ficar uma época inteira no Benfica e não chegar a metade da época.

      E outra coisa, eu não creio que o Benfica necessite nem do Shaqiri nem do De Bruyne. Só em caso de saídas de Gaitan e/ou Salvio é que se poderia pensar em contratar jogadores desse calibre.

    • Rodrigo Mora
      Posted Janeiro 8, 2014 at 2:07 pm

      Nelson Mohr eu nunca disse que seria fácil a vinda desses dois jogadores para o Benfica , mas um clube como o Benfica tem de ser ambicioso e tentar sempre trazer os melhores dos melhores só assim podemos competir com as melhores equipas europeias.Eu prefiro jogadores com qualidade comprovada a Farinãs e Djavans Brasileiros.Shaqiri tem jogado no Bayern é verdade mas é a 4 ª opção para as alas (Ribery , Robben , Muller ) além disso o jogador suiço tem dito em várias declarações que quer jogar mais nem que para isso tenha de sair do Bayern.De Bruyne o Mourinho já disse que numa primeira fase não o quer vender e que uma saída será sempre por empréstimo para ver a sua evolução.Além disso é público que o Chelsea gostava de contar novamente com Matic e podia incluir-se uma clausula que desse preferência numa futura venda de Matic ao clube inglês.

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 8, 2014 at 1:39 pm

      Mas os casos de Shaqiri e De Bruyne são diferentes. O Shaqiri pode parecer que não joga no Bayern, mas joga. E o De Bruyne já disse que quer voltar a Bundesliga e o Chelsea quer vender por coisa de 25M e o Wolfsburgo parece-me ser o destino mais provável.

    • Rodrigo Mora
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:46 pm

      Nelson Mohr ambos jogam pouco nos seus actuais clubes e demonstraram em algumas declarações que gostariam de sair para jogar mais , o Mundial aproxima-se e os jogadores querem chegar a essa competição o melhor possível e só jogando se atinge a melhor forma.Ambos tem a desvantagem de já terem actuado na Liga dos Campeões logo não são jogadores tão atractivos desse ponto de vista a equipas "endinheiradas " e que continuam nessa competição.Ingressariam num clube que pode chegar longe na Liga Europa , porque não chegar à final e que lhes daria visibilidade.Apesar de tudo o Benfica é um clube que tem sempre nos seus jogos olheiros dos melhores clubes europeus a observar os seus encontros.Por estas razões acho que seria bem possível , o que não significa que seria fácil convencer jogadores desta qualidade a jogar na nossa Liga.Mas sem tentar nunca se sabe.Por esse prisma alguns jogadores que actuaram no campeonato nacional nunca teriam vindo e afinal eles tiveram cá e deliciaram os adeptos.Nós temos de ser mais ambiciosos e deixar de lado aquele pensamento de pequeninos e coitadinhos.

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 8, 2014 at 11:30 am

      De Bruyne e Shaqiri no Benfica? Eu não acho isso possível…

  • Xavier Reis
    Posted Janeiro 8, 2014 at 3:53 am

    Em relação ao meu Benfica, seria fundamental manter Matic e Garay. Gaitan é um bom jogador, mas deveria ser vendido por 15M para compensar a falta da Champions, que foi uma facada no orçamento previsto.

    De resto o plantel está forte, existem alternativas tanto na equipa A, como jovens na B que podem ser lançados (Cancelo, Lindelof, Bernardo Silva, Ruben Pinto). Salvio regressa em Março, vamos ver em que condições.

    Ingressos apenas de jogadores emprestados, fala-se de Luís Martins e de Nelson Oliveira, talvez pela saída do Cortez e pela possível venda do Lima.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 8, 2014 at 1:58 am

    FC Porto:
    # Entradas = 1 Lateral Polivalente e mais 1 Extremo;
    Eu gostava que o Porto contratasse o Paulo Oliveira e que o deixasse estar no Vitória até ao fim da época ou até mesmo mais 1 época e meia.
    # Saídas = Otamendi

    Sporting:
    # Entradas = 1 Extremo (acho que era bem-vindo);
    No fim da época penso que o Sporting se deve reforçar também com 1 DC e 1 MDF (para ser alternativa ao William) e 1 MO, mas, acho que não é prioritário, acho que o Sporting aguenta bem até ao fim da época com as opções que tem nessas posições.
    # Saídas = Os excedentários (vender Elias e Jeffren e emprestar o Labyad), vender/emprestar o Rinaudo e emprestar também alguns jovens como o João Mário, Esgaio e Betinho.

    Benfica:
    # Entradas = Nenhuma.
    # Saídas = Apenas os excedentários (Carlos Martins, Djálo, etc).

    Acho que os 3 grandes devem segurar os seus maiores e melhores activos até ao fim da época para terem mais hipóteses de disputar o titulo até ao fim, nunca é positivo perder jogadores importantes a meio da época.

    PS: Isto é o que acho que seria necessário ou que devia acontecer, não é o que eu acho que vai acontecer.

    • João
      Posted Janeiro 8, 2014 at 9:08 pm

      Já o disseram em cima mas não custa repetir: Maicon faz a direita, Mangala faz a esquerda. É preciso alguém com maior capacidade ofensiva? Quiñones e Ricardo? Ainda há Victor García e Rafa. Sinceramente, quando se joga com o Licá a titular e se está há uns 4 ou 5 anos sem alternativa credível ao Fernando, estar a falar-se em comprar laterais é complicado de explicar. Principalmente quando duas delas são titulares indiscutíveis sem histórico de lesões prolongadas.

      A menos que o Alex Sandro já esteja embrulhado e com lacinho para Junho, mas mesmo aí há prioridades.

  • Santos
    Posted Janeiro 8, 2014 at 1:46 am

    Continuo a achar que Labyad precisa é de alguém que o oriente. O rapaz tem potencial, da mesma forma que Carrillo. Existe estabilidade no clube, os objetivos por muito que os media queiram continuam a ser os mesmos, assegurar um lugar de Champions e tentar vencer Taça de Liga, por isso pressão não é um factor que possa prejudicar na inserção de novos elementos, neste caso falo de Labyad mas tal como Iuri, Kikas, Esgaio, João Mário…

    Que aproveitem bem para apostar este ano na academia e nos jovens promissores, porque para o ano independentemente dos resultados deste ano a pressão vai subir e os objetivos vão ter que subir quase que obrigatoriamente. Se Porto e Benfica estão a mudar de ciclo, que o Sporting aproveite para o iniciar e consolidar muito antes que os rivais, quem sabe durante 2,3 anos conseguir ganhar mais títulos internos e subir em termos de Europa.

  • João Lains
    Posted Janeiro 8, 2014 at 1:20 am

    Excelente análise que nem faz sentido ser discutida. Então no que diz respeito ao Sporting concordo em absoluto.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 8, 2014 at 1:12 am

    Do lado do Porto, claramente um extremo… além de Quaresma, penso que é preciso mais uma opção de valor para a ala, de preferência um jovem com boa margem de progressão (Vitinho seria muito bom). Em termos de saídas, Otamendi e Licá (com a entrada de 2 extremos ficaria tapado).

    Do lado do Benfica, o melhor reforço será o regresso de Salvio. E já agora, Cardozo. Acho que não há grande necessidade de reforços.
    Em termos de saídas, só mesmo os excedentários da equipa B… e também o Ola John.

    Do lado do Sporting, pessoalmente, só contrataria um EXTREMO e se for claramente um reforço no verdadeiro sentido da palavra. Em termos de saídas, talvez o Rinaudo porque ele já mostrou que quer jogar mais e isso pode fazer com que Dier tenha mais minutos e depois só mesmo os excedentários (Labyad, Jeffrén, Elias) e jovens emprestados (J.Mário, Esgaio, etc)

    • Joel
      Posted Janeiro 8, 2014 at 3:00 pm

      Se os gêneses não tiverem bola..não podem fazer nada com o físico… O melhor meio campo de Inglaterra na atualidade tem jogadores que nao se destacam pelo físico…

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:30 pm

      Epa claro que sim, mas tens de ver que em certos jogos, dava mais jeito ter jogadores mais fortes fisicamente. Por exemplo, Portugal no Mundial contra o Gana e Alemanha tem de ter um meio campo mais forte fisicamente… Meireles, Veloso e Moutinho vão ser anulados pela força fisica dos africanos e alemães.

      Porque sim podemos ter um meio-campo com fisico como temos agora no Sporting, mas em certos jogos convinha ter um jogador mais forte lá. Mas pronto é o meu ponto de vista.

    • Joel
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:22 pm

      Esquece a estampa física…nunca nenhum jogador deixou de jogar em determinada posição por causa da sua estampa física…é se conheces casos.. A culpa è do treinador que não fez uso das características… Os jogadores com boa estampa sao bons por outras qualidades que nao as físicas.

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:00 pm

      O Iuri Medeiros parece-me ter imenso potencial, só que, ainda não me parece que tenha capacidade de jogar na equipa principal (a nível mental). O Kikas sinceramente não sei como joga, o Wallyson parece estar a aparecer na equipa e pode no futuro se continuar a jogar bem, ter uma oportunidade na equipa principal.

      O Betinho não me parece ter qualidade… Marca golos é certo, mas é um PL que não faz nada, e o jogo do Sporting está de uma forma em que o PL tem de trabalhar com a equipa, vê-se o que trabalha Montero… O Ponde é um daqueles jogadores que fazem várias posições do ataque certo? Podia ser uma opção integra-lo, mas para que posição especifica?

      O Chaby concordo que poderia ser uma opção para o meio campo central caso o Magrão saia, mas o meio-campo parece-me muito macio fisicamente… Acho que devíamos de ter alguém com maior estampa física, o regresso de Zezinho seria uma boa hipótese. Já agora alguém sabe como é que ele se está a safar na Grécia?

    • Joel
      Posted Janeiro 8, 2014 at 11:48 am

      Luís Rafael..o teu nome indica que gostas mais do Sporting.

      Para mim, neste clube nao se devia ir buscar ninguém…

      Iuri Medeiros, Kikas, Wallyson, Betinho, Chaby e Ponde

      Sao 6 reforços que podem ser importantes…nao estamos a lutar pelo título … No pressure

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 8, 2014 at 9:13 am

      eu acho que o benfica pode ir buscar o urreta a B e deixar la ola. deve fazer melhor

  • Humberto
    Posted Janeiro 8, 2014 at 1:11 am

    João Mario e Mica nem na B são titulares, Mica muitas vezes nem suplente é…

  • Bruno Filipe Domingues da Silva
    Posted Janeiro 8, 2014 at 12:49 am

    Vou só falar do meu Sporting:
    Por estranho que pareça o problema do Sporting não são propriamente ir contratar reforços para melhorar o plantel, mas sim como 'livrar-se' do Jeffren, Labyad e Elias. Só ai era como ganha-se o euromilhões.
    O presidente do clube mencionou nos últimos comunicados emitidos das dificuldades que o clube ainda atravessa, logo penso que o Sporting não irá ter mais custos com pessoal.
    O objectivo premodial do Sporting está época é ir a Liga dos Campeões, directamente ou indirectamente, no próximo jogo irá estar em em jogo muito desse objectivo, caso de vitória (o que será dificilimo) o Sporting ficará com 12 pontos sobre o Estoril, 4º classificado (isso se o Vitória não sair vencedor do seu jogo), ficará praticamente essa meta a vista.
    Por outro lado, tenho receio que as coisas começem a correr mal, não por achar que haverá incompetencia na estrutura do Sporting, mas sim não sei se a equipa se vai aguentar na fase mais importante da época que será mais para a frente do campeonato.
    Rinaudo – estou muito confuso em relação a este assunto, por um lado Rinaudo é um jogador importante no plantel, mesmo que não jogue, por outro lado, o jogador precisa/quer jogar. Mas eu pergunto, o se William C. se lesiona, ou se for castigado em algum jogo?

    PS: Sei que é virtualmente, mas vejam só isto: até no Football Manager é dificilimo livrar-nos do Jeffren e do Labyad por causa dos seus sálarios.

    • Miguel
      Posted Janeiro 8, 2014 at 5:16 am

      se o William se lesionar ou for castigado temos o Dier…se um dos defesas se lesionar ou ficar castigado juntamente com o William temos o Dier para central, o Adrien para trinco e o Vitor para entrar…em alternativa temos o Slimani para avançado, recuando o Montero e ficamos a jogar em 4-4-2

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 8, 2014 at 12:35 am

    Retificando, Elias, Jeffrén e Labyad têm salários Go(r)dinhos.

  • el cat
    Posted Janeiro 8, 2014 at 12:23 am

    Boa análise global. No que respeito a possíveis entradas, sei que Porto anda procura de um lateral,(se não acontecer Ricardo será treinado como alternativa) assim como a entrada de um médio dependerá da resolução do caso do Fernando. No Benfica, mesmo havendo saídas de jogadores não se prevê entradas (exceptuando uma oportunidade de negocio de 1 def esquerdo) como presidente referiu. No caso do Sporting, (tenho minhas dúvidas se acontecerão) mas precisava indiscutivelmente de mais opções, principalmente a meio campo (quer para a posição 8 como nº10). Magrão nada acrescenta, Rinaudo parece estar de saída, sobra apenas Vitor (que ainda não convenceu) para 2 lugares,(quando na equipa B não há ainda alternativas de confiança para esse sector), e se contam para Dier como alternativa a W.Carvalho, precisavam de mais uma alternativa a central. Face a restrição financeira duvido que aconteçam, mas a acontecerem as saídas dos jogadores que não jogam (Magrão, Welder, Rinaudo, Salomão, Cissé) o plantel principal fica com apenas 17 jogadores o que é muito pouco. Em conclusão, Sporting é quem a partida mais necessidades tem de reforçar, e provavelmente o que menos fará.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:55 am

      Exatamanete Ricardo Nogueira.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:46 am

      Não percebo porque é que o Porto quer um lateral quando tem duas boas alternativas na equipa B de seu nome Quinones e Victor Garcia. Há ainda o Rafa, mas ainda é júnior e como tal dificilmente seria aposta. Além dos dois nomes que referi, há ainda que considerar a possível adaptação do Ricardo a Lateral Direito. Ora, uma vez que não estamos na Champions, qualquer um destes nomes dá conta do recado nos jogos do campeonato/taça/taça da Liga.

      É a opinião que eu tenho e penso que é para isto que se criou a equipa B. Ir buscar um lateral agora, dar mais x milhões para fazer só 3 ou 4 jogos até ao final da época? Além disso, a não ser que saia o Danilo ou o Alex no Verão (o que espero que não venha a acontecer) ele nunca iria passar de suplente. Para isso penso que os dois miúdos da B servem bem.

      Ricardo Nogueira

    • Gabriel Esteves
      Posted Janeiro 8, 2014 at 12:31 am

      Meio campo? Claro que o sporting precisa de algumas alternativas para 6 e 8, mas tem um meio campo titular muito bom. Penso que o mais urgente era investir num extremo! Wilson Eduardo cumpre, mas não é desiquilibrador, o capel tem pouca visão de jogo e o Carrillo é o melhor mas "desaparece" muitas vezes em campo (apesar desta época estar a melhorar nesse aspeto).

  • Gabriel Esteves
    Posted Janeiro 8, 2014 at 12:11 am

    Penso que o Porto, por ter falhado os 8ºs de final da champions, vai ter que vender obrigatoriamente alguém. Parece-me que otamendi terá que ser o "sacrificado", pois é a posição que estará melhor preparada para uma saída, apesar de me parecer o melhor central do porto. Temos o Maicon e o mangala e ainda o reyes, que me parece ser bom central. Penso que o melhor reforço neste mercado de inverno seria mesmo a renovação do Fernando. É uma peça fulcral no porto há largos anos e parece-me que não tem substituto à altura. O problema dos extremos não fica resolvido apenas com Quaresma, mas se integrarmos o kelvin e até o tozé ficamos com soluções razoáveis até ao final da época. Claro que o problema não fica resolvido, o porto precisava de um extremo que entrasse de estaca no porto e que desiquilibrasse, mas penso que não há dinheiro para isso. Por último penso que é fundamental manter Jackson Martinez até ao fim da época, pois é insubstituível neste momento.

    • João
      Posted Janeiro 8, 2014 at 9:02 pm

      O Porto falhou os oitavos da Champions mas não falhou os 70M€ no defeso. Não me parece que precise de realizar encaixes no mercado de Inverno. O que é diferente de o fazer, pela mesma razão que devia ter feito no Verão – excesso de centrais.

    • Gabriel Esteves
      Posted Janeiro 8, 2014 at 11:47 am

      A curto prazo talvez possa ser, depende da condição física e principalmente da vontade para trabalhar: Mesmo assim, já não vai para novo e penso que já não terá muitos anos de bom rendimento. Acho que o porto precisava de um extremo vertical e rápido que ainda fosse relativamente jovem, na linha do Bernard.

    • Miguel
      Posted Janeiro 8, 2014 at 5:11 am

      o Quaresma não será esse ta extremo?l

  • Paulinho
    Posted Janeiro 8, 2014 at 12:11 am

    Bom post. Gostei da parte das propostas milionárias por jogadores do Benfica, só nos jornais! O Sporting não deve mesmo avançar para reforços porque não tem dinheiro mas se vai despachar os erros de casting brasileiros, o rinaudo e esses miudos da equipa B vai ficar com um plantel mesmo curto. Se há uma lesão ou um castigo seria complicado. Essencialmente acho que o Leonardo Jardim vai ter de inventar mais um extremo. Um médio criativo seria igualmente muito bem-vindo. A ver vamos

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 7, 2014 at 11:44 pm

    De facto, Portugal esta mais para vender do que para comprar, ate porque nenhum dos 3 esta na Liga dos Campeoes.

    Relativamente ao Benfica, parece-me que se o clube quer ser campeao deve fazer um esforço para, pelo menos, manter o Matic e o Gaitan. Ainda assim, caso necessitem de um grande encaixe o servio deve ser o unico com mercado suficiente para tal (o facto de ja nao poder actuar na UCL pode atenuar o assedio). Alem disso, ja se resolveu o processo Carlos Martins (ou melhor, adiou-se um problema), faltando resolver a questao Djalo. Igualmente benefico seria o emprestimo do Andre Gomes a um clube portugues.
    Em termos de compras o plantel ja e riquissimo e nao precisa de nenhuma aquisiçao.

    Ja no FC Porto, a direcçao cedo se aprontou a resolver o problema das alas com a aposta no Quaresma. Veremos se o Harry Potter sera aquele reforço que os azuis e brancos necessitavam para apresentarem outra qualidade e capacidade de desequilibrio nos flancos. Nao estando na Champions nao faz sentido a aposta forte noutro jogador, sendo que ainda assim era recomendavel a aquisiçao de um lateral (ha apenas Danilo e Alex Sandro).
    Em termos de vendas creio que era importante manter o Jackson e o Mangala. O Otamendi poderia ser o jogador "dispensavel" porque ha Maicon, Reyes e Mangala, enquanto que e igualmente urgente clarificar a situaçao do Fernando.
    O Fucile e o Izmaylov sao 2 misterios.

    Por fim, indo ao meu Sporting, a prioridade e manter as peças chave, algo ja garantido pelo presidente, e despachar os excedentarios. Era importante conseguir colocar o Labyad, o Jeffren e o Elias, sendo que o brasileiro pode proporcionar um encaixe financeiro importante. Igualmente dispensaveis sao o Welder e o Magrao que nada acrescentaram, assim como o Salomao.
    O Rinaudo e outro jogador que pelos vistos tem mercado e nao estando a jogar pode ser vendido e proporcionar um encaixe financeiro (O Dier e um elemento que pode fazer de 6 e poderia-se fazer regressar o Zezinho ou o Renato Neto).
    Em relaçao aos jovens da formaçao acho importante emprestar o Joao Mario, o Esgaio e o Betinho porque sao jogadores que tem futuro no Sporting. Ja o Kikas e o Nuno Reis duvido, enquanto que o Mica precisa tambem de rodar para no futuro se concluir se tem ou nao capacidade para jogar na equipa A do Sporting.
    Ja em termos de compras nao me parece necessario contratar ninguem nesta fase, uma vez que o actual plantel e suficiente para ficar nos 3 primeiros (no defeso pensa-se em reforços, mas para ja nao).

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 8, 2014 at 10:41 am

      O problema é: onde arranjamos esse extremo acima da média? Eu também gostava de receber um reforço desses, mas para além de não termos dinheiro a qualidade não abunda.

      Mas fui pesquisar e vi que Eric Maxim Choupo-Moting está em final de contrato… talvez tenha o salário demasiado elevado ou talvez não. Mas podia-se negociar com o Mainz e tentar trazê-lo agora em Janeiro por uma verba baixa (visto que o Mainz pode querer lucrar algo com ele ainda)

    • Santos
      Posted Janeiro 8, 2014 at 1:51 am

      Concordo com a "chamada" de Zezinho, já disse noutro post sobre a saída de Rinaudo, acho que é muito ao estilo de W.Carvalho, sendo até mais rápido, joga a "6" e "8".
      Está numa situação idêntica à que W.Carvalho esteve, sobe empréstimo, só precisa de ser aposta, até porque mostrou bons pormenores o ano passado nos poucos jogos que fez.

    • Hortalica
      Posted Janeiro 8, 2014 at 1:13 am

      "De facto Portugal está mais para vender do que para comprar." Não concordo nada com esta frase, só se for agora em Janeiro, porque no verão foi completamente diferente. Se reparar o Benfica não vendeu ninguém (no verão) e gastou mais de 25M. O Porto vendeu bem como sempre, mas tal como o Benfica gastou muito dinheiro. Estes dois clubes chegaram a dar verbas elevadas por jogadores que nem sequer estão na equipa A.

      Em relação ao SCP, se vender-mos o Elias por 4 Milhões devíamos reforçar a equipa com pelo menos um número 8 (se for polivalente melhor) e um extremo acima da média. Dizem que precisamos de um defesa central, não concordo em nada com isso, os que temos dão bem e temos a melhor defesa da liga. Acho que faz falta uma alternativa ao Adrien (quando tiver de ficar de fora) e se desse luta ao Martins ainda melhor (para o que é dá, mas poderíamos ter melhor) e os nossos extremos são muito inconsistentes, tanto fazem um bom jogo como desaparecem.

      Para o objectivo (apuramento para a champions) é suficiente, mas acho que deviamos arriscar e contratar como em 99/00 (em que fomos buscar André Cruz, César Prates, Mbo Mpenza e Spehar), pode ser que sejamos recompensados. Mas se por acaso formos campeões sem reforços (duvido muito) será um feito notável de toda a estrutura e jogadores e só provará que o caro não é sinónimo de bom, e que para se ganhar não é preciso abdicar dos nossos jovens em troca de jogadores estrangeiros.

  • Kafka
    Posted Janeiro 7, 2014 at 11:35 pm

    A mim sempre me ensinaram e é assim que faço, que devemos sempre gastar menos do que ganhamos, portanto isto não é altura para contratações, vai-se com os que estão até ao fim, e se alguém for vendido é para pagar ordenados e dividas astronómicas à banca, e vai-se à equipa b (não foi para isso que elas foram criadas?) para buscar jogadores…mas pronto isso sou eu que tenho esse hábito estúpido de gastar menos do que ganho

    • Kafka
      Posted Janeiro 8, 2014 at 2:29 pm

      Sim sim concordo plenamente, cada caso é um caso e o slogan que utilizei "de se gastar menos do que se ganha" nem sempre pode ser levado tão à letra, até porque o endividamento desde que seja feito de forma coerente, sensato e tendo capacidade para o pagar, gera primeiro investimento e consequentemente crescimento, logo não é de todo mau por assim dizer…digamos que se uma pessoa receber 2000 por mês e ficar com uma divida de 150 ou 200, não é mau…o problema é quando se recebe 2000 por mês e se tem uma divida por mês de 2500, ai começam os problemas…e neste momento infelizmente os clubes Portugueses estão um pouco sufocados por essa situação, pois por mês geram muito menos dinheiro do que aquilo que têm de pagar ao BES, BCP e CGD…dai por exemplo o Benfica já ter recorrido recentemente a algumas "fugas para a frente " com os empréstimos obrigacionistas que tem feito, onde pede crédito para pagar o crédito que vai vencer, infelizmente isso não augura nada de bom…

      Mas como disse e concordo plenamente, cada caso é um caso, e eu dei na minha frase inicial um exemplo extremo

    • Bishara
      Posted Janeiro 8, 2014 at 10:07 am

      Concordo consigo em grande parte, caro Kafka, principalmente quando fala da prioridade de pagamento da dívida quando são feitas vendas de jogadores. No entanto, se toda a gente seguisse a sua lógica desde o início (isto é, gastar sempre menos do que se ganha), a divída por si só não existia. A dívida nem sempre é má, apesar de muita gente falar de passivos gigantescos como sendo catastróficos. Os clubes pedem dinheiro emprestado porque prevêem ganhos consideráveis a prazo (curto médio ou longo) que lhes permitam pagar o que pediram aos seus credores. O problema surge quando os ganhos não aparecem, e os clubes necessitam de fazer novos planos para não só manter a actividade competitiva de alto nível como também cobrir os seus custos. A especulação pura move enormes quantidades de dinheiro no futebol e em qualquer outro negócio, e os clubes tentam tirar partido disso, umas vezes bem, outras mal. Cada caso é um caso.

  • PM
    Posted Janeiro 7, 2014 at 11:34 pm

    Boa análise Nuno. Completamente de acordo em relação ao meu Sporting!

Deixa um comentário