Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mundial da Arábia Saudita não terá bebidas alcoólicas: «Não vamos mudar a nossa cultura»

O embaixador saudita no Reino Unido, o príncipe Khalid bin Bandar Al Saud, afirmou, em entrevista à LBC, que o Mundial’2034 não terá bebidas alcoólicas. «Toda a gente tem a sua própria cultura. Temos todo o gosto em receber as pessoas dentro dos limites da nossa cultura, mas não queremos mudar a nossa cultura por causa das outras pessoas», referiu.

52 Comentários

  • Van Basten
    Posted Fevereiro 14, 2025 at 12:03 pm

    E deviam ficar com estádios e hotéis vazios,mas como dinheiro não é problema para eles,se calhar iam às Filipinas contratar uns milhares de pessoas para encher os estádios.
    Eles quererem manter as suas tradições e costumes no seu país, tudo bem,na Europa Ocidental é que somos uns wokes que abrimos as pernas a tudo em nome da inclusão daqui a uma geração ou duas não vai haver álcool aqui também.

  • Red Onion
    Posted Fevereiro 14, 2025 at 9:54 am

    Eu só consigo lidar com isto… com um copo nas mãos!!

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 14, 2025 at 9:38 am

    Nada a dizer, pais deles, regras deles, pelo menos nesta em especifico, outras ha que sao obscenas.
    Por sorte, na minha sala de estar ve-se bem e ha alcool. Tao todos convidados.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Fevereiro 14, 2025 at 9:10 am

    Gostei particularmente da forma como ele perguntou se não conseguimos viver sem uma pinguinha.
    É a ideia que muitos deles têm de nós ocidentais, uns bêbados incuráveis. Em certa medida têm a sua razão. Bebam água ou sumo de laranja, também é bom.
    Agora imaginem a seguinte situação, os estrangeiros podiam beber. Como se sentiriam os locais? Será que muitos não gostariam também de dar um golinho? Não se iriam sentir ridicularizados duplamente com a impossibilidade e com o facto de alguém ter em seu próprio território benefícios especiais?
    Parabéns aos sauditas.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Fevereiro 14, 2025 at 12:55 pm

      Que cabeça a minha, esqueci de fazer a analogia com o Amorim que os leitores do costume odeiam-adorar ler aqui.
      É a diferença. Amorim vai para o United e acha que o United tem de se moldar a ele. Como não se molda, ele chora e continua a bater com a cabeça na parede.
      Os árabes são os adeptos de jeito do United. Amorim, tá bom que gostas de jogar assim mas não vives sem os três centrais? Procura ajuda médica ou então nem vinhas.
      Não é flexível.
      Os do vinho de pacote não aguentam umas semanas a Lipton ice tea ou coisas assim?
      Anedótico.

  • AndreChaves9
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 9:21 pm

    Ao menos são coerentes. Já os vergonhosos e fracos países europeus vendem-se pela mínima coisa. Aliás nem é vender. É uma submissão total aos outros.

    • beterrabapragmatica
      Posted Fevereiro 14, 2025 at 1:19 am

      O que estás basicamente a dizer é que um gajo que é completamente quadrado e incapaz de se adaptar ou compreender a opinião de outra pessoa é forte e um exemplo a seguir. E alguém que aceita outros pontos de vista ou pelo menos tenta compreender é fraco. Se isto não é andar para trás no tempo…

  • Guinha10
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 9:10 pm

    Neste caso, 100% de acordo! Que os Europeus aprendam alguma coisa neste sentido

  • FootballTotal
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 8:51 pm

    Felizmente vou ver em Portugal acompanhado pela minha cervejinha.

  • maZe
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 7:59 pm

    Neandertais com dinheiro.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 6:43 pm

    Nada de novo.

    Aliás a maior lição que deveriam ter era não aparecer ninguém.

    E como certamente o Mundial da Arábia Saudita será o melhor mundial de sempre, será de prever transferências de adeptos a bater recordes.

    10M de euros por 3 jogos mais um de opção para o Sr.Joaquim de Alcabideche desde que não haja cerveja, caso haja o contrato é rescindido com justa causa e lá terá o Sr.Joaquim que voltar ao convívio dos jogos do tugão numa roulotte de bifanas perto de si.

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 5:37 pm

    Vai ser um sUcEsSo

  • porra33
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 4:27 pm

    Então agora se for a um país tenho que aceitar as práticas e regras desse país senão sou punido por isso?
    Como assim não há tolerância aos hábitos dos estrangeiros nos países onde são acolhidos em eventos?
    Já sei, a solução é inundar a Arábia Saudita de pessoas ocidentais até os nativos serem menos (e tirar-lhes o acesso a armas) e por consequência ser possível adoptar normas diferentes e até contraditórias às normas locais até essas novas normas passarem a ser a norma.
    Só na cultura ocidental é que normalizou concordar com práticas de outras culturas porque temos medo de ser catalogados como “intolerantes” ou “xenófobos”. Sermos mais evoluídos que os outros é só uma presunção dos ocidentais.
    No fundo aí vem mais um mundial de figurantes e sem as mulheres poderem assistir livremente porque os árabes “não vão mudar a sua cultura”. Em compensação deverá ser o Mundial com maiores prémios de participação com prémios tão altos que comprarão qualquer moral e princípio de qualquer jogador e federação.

    • beterrabapragmatica
      Posted Fevereiro 14, 2025 at 1:11 am

      Não sei debaixo de que rocha é que tu saíste, mas seres inclusivo e tolerante é sinónimo de evolução. Nos tempos das cavernas é que se fosses de outra tribo eras comido. Hoje em dia sabemos comunicar e aceitar os outros. Mas que discurso mais retrógrado. É de facto impressionante conseguires chamar os outros de atrasados sendo tu o maior deles. Parabéns.

      • porra33
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 8:06 pm

        Ser inclusivo e tolerante não é sinónimo de evolução, é sinónimo de substituição. A prova é que a população mundial cresce rapidamente em todos os povos menos nos inclusivos e tolerantes. A Europa tem uma história larga e em nenhum ponto até há uns anos foram necessários milhões de emigrantes de países de terceiro mundo para prosperar. A solução passa por aceitar que a Europa não é um continente para estar sempre com uma população crescente. Se calhar Portugal é um país onde 7 milhões de pessoas conseguem viver com qualidade em vez de 11 milhões. Os países tolerantes não precisam de emigrantes, precisam de contribuintes e deveria ser desse modo que pessoas de terceiro mundo deveriam vir para cá. Contribuir e depois irem desenvolver os maravilhosos países de onde vêm depois de experienciarem uma sociedade na qual gostaram de pertencer. Talvez isso aconteça, talvez daqui a uns anos falemos todos criolo e hindu..

        • beterrabapragmatica
          Posted Fevereiro 15, 2025 at 12:47 pm

          Sabes, o Salazar tinha um lema: “orgulhosamente sós”. Fala com os teus pais ou avós, não sei que idade tens, e pergunta-lhes sobre esses temos de evoluçao e vida de qualidade que passamos aqui fechados.

      • Tarantini 8
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 12:22 pm

        Já que é tão ‘welcoming’ e tolerante, porque não recebê-los então em sua casa amigo? Já que é tão inclusivo e tolerante, certamente que não se importaria então de abrir as portas de sua casa e prestar auxílio e abrigo a estes povos.

        • beterrabapragmatica
          Posted Fevereiro 14, 2025 at 2:49 pm

          O que é que tentar impor os teus ideais e forçar outros a viver da maneira que TU queres tem a ver com receber alguem em tua casa? Há uma diferença entre ditares o menu de jantar da tua rua ou dares de comer a todos os vizinhos. Eu não sou obrigado a receber ninguém e eles nao sao obrigados a viver da maneira que eu quero, desde que cumpram as leis já que não vivemos numa anarquia.

          • JJayy "Non Believer"
            Posted Fevereiro 14, 2025 at 5:04 pm

            Então podemos viver à nossa maneira também na Arabia Saudita? É isso?

            • beterrabapragmatica
              Posted Fevereiro 15, 2025 at 12:38 pm

              Nao. Mas isso é um erro deles. Nao tens de regredir para ficar igual. Por alguma coisa eles querem vir para ca e nós nao queremos ir para la. A tua mae nunca te disse “se o teu amigo se jogar duma ponte vais atras?”

    • TF
      Posted Fevereiro 13, 2025 at 9:32 pm

      A Noruega tem leis restritas em relação ao álcool e até chegou a proibir a venda de álcool no tempo do covid. Também não concordo com as leis da Noruega em relação ao álcool e tenho de aceitar por respeito as leis do país mesmo que não goste caso visite o país. É senso comum se não cumprires as leis do país serás punido. Não é uma questão de ter medo de ser catalogado xenófobo , simplesmente se não gostas da cultura, não visites está no teu direito de escolha.

      • porra33
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 7:59 pm

        Tudo bem de acordo. Mas acredito que todas as selecções que vão ao Mundial sejam bem representadas por adeptos dos seus países como os adeptos de todos os países que marcaram presença no Qatar

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 11:50 am

        Tudo muito bonito, o problema é que muita malta que vem desses países não quer respeitar a cultura ocidental e quer impor. És preso por ter cão e preso por não teres. Porquê que no ocidente não deixam colocar regras e medidas duras também? És logo acusado de fascista… isso são factos

        • beterrabapragmatica
          Posted Fevereiro 14, 2025 at 2:51 pm

          Porque isso é literalmente a definicao de seres fascista. Que raio de lógica é “nao concordo com eles entao vou fazer o mesmo aqui para verem como é bom”…

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 15, 2025 at 5:03 pm

            Há um grupo de gente que se habituou a usar o termo fascista como se fosse um insulto, mas na verdade fascista não tem muito a ver com o que o user anterior disse.
            .
            O fascismo é um regime (e também uma idelogia, ou uma religião se quisermos ser como aquele autor israelita Harari) com pressupostos muito assentes no Corporativismo, que se praticou muito em Itália nos anos 30, numa organização social e económica de planificação estatal. O regime fascista era repressivo como eram outros regimes autoritários.
            .
            Dizer que alguém que deseja que os árabes se comportem segundo as normas do Ocidente quando vêm ao Ocidente é fascista, é o mesmo que eu dizer que alguém é adepto do Benfica só porque gosta de futebol. E mesmo que alguém diga publicamente que odeia os árabes e que os quer matar a todos, isso não faz dessa pessoa fascista por muito ignóbil e infame que essa afirmação seja.

            • beterrabapragmatica
              Posted Fevereiro 15, 2025 at 5:44 pm

              Meu caro, o ponto aqui é que quando se começam a propor “regras e medidas duras” contra outras raças e culturas e a tentar impor normas sociais rigorosas de comportamento caminhamos a passos largos para um extremismo ultra-conservador e nacionalista. O fascismo é marcado, muito mais do que pela sua vertente económica e corporativista, pelo nacionalismo extremo e proteção das elites. Portanto sim, fascista tem muito a ver com o que o user anterior disse, mesmo que ele não viva em Itália nos anos 30 ou perceba pouco de economia.

          • JJayy "Non Believer"
            Posted Fevereiro 14, 2025 at 5:02 pm

            Se achas que isso é a definição de fascista, então diz muito do teu QI, ou neste caso da falta dele. Então não temos que respeitar as regras de cada país ou só de alguns? Se eu sou fascista tu és um grande seguidor das agendas que andam aí..

            • beterrabapragmatica
              Posted Fevereiro 15, 2025 at 12:37 pm

              Lá está… regras e medidas sim porque nao somos uma anarquia. O que disseste foram regras e medidas “duras”. E o que começa com regras e medidas duras acaba com estado novo. Mas os erros do passado tendem a se repetir. Entao nada de novo. Depois arrependem-se.

      • So sei que nada sei
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 1:38 am

        Devia-se informar melhor. A Noruega não tem leis restritivas em relação ao consumo de álcool. Tem sim o monopólio da venda do mesmo através de lojas do estado que se chama “Vinmonopol”, tal come existe noutros países (ex. Muitas províncias do Canadá). Como tal durante a pandemia as lojas estavam fechadas por isso era impossível comprar, mas nunca foi proibido consumir. O factos são importantes!

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 14, 2025 at 3:34 pm

          Existe na Finlândia também.

        • TF
          Posted Fevereiro 14, 2025 at 9:40 am

          Tinha ideia que só se pode comprar bebidas com teor alcoólico superior 4.6 ou algo assim nas lojas do estado Vinmonopol e sim tens razão não proibiram o consumo mas lembro me bem que baniram a venda de álcool na altura do Covid mas nunca o consumo. Obrigado pela correcção.

    • BoaMike
      Posted Fevereiro 13, 2025 at 8:07 pm

      Claro que sim, se for visitar um país tem que respeitar as leis.
      Se é proibido bebidas alcoólicas e se for apanhado com uma tem de ser punido.
      A Arábia saudita não obriga ninguém a visitar o país, quem for tem que respeitar as normas, simples.

      • porra33
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 7:58 pm

        De acordo. Mas pela Europa impõem-nos uma necessidade de adaptação aos outros como se fosse necessário e se não o fizermos somos más pessoas.

  • 6.Mik
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 4:21 pm

    O ridículo não é cumprirem as leis do país, é alguém se lembrar que é um bom país para acolher um mundial de futebol.
    Mulheres no estádio alguém sabe se vai ser possível? É que muitas ganham fama neste tipo de eventos.

  • lipe
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 4:20 pm

    Palavras que gostaria de ouvir sair da boca dos europeus. Nisto gajos como os sauditas são implacáveis.

    • beterrabapragmatica
      Posted Fevereiro 14, 2025 at 1:13 am

      Estamos claramente condenados quando se acha que a Arábia Saudita é que está bem. Sinceramente, o que as redes sociais, a demagogia e a desinformação conseguem fazer a um povo.

      • lipe
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 12:36 pm

        Lamento que o amigo não tenha conseguido captar o verdadeiro sentido do comentário, e lamento ainda mais que, no conforto e confiança do seu erro, ainda se consiga sentir superior aos outros (o que as redes sociais fazem às pessoas…).

      • Ricardo10_
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 11:09 am

        Mais um que ainda não acordou para a realidade e se acha mais inteligente do que os outros.
        QI de beterraba.

        • beterrabapragmatica
          Posted Fevereiro 14, 2025 at 2:57 pm

          Sim, já sei. Ainda nao acordei para o facto de só se construirem habitaçoes de luxo, gente que vive numa bolha de riqueza extrema, cada vez mais desigualdade social, e obviamente que a culpa de tudo é dos Bangladeshes danados que vêm cá comprar apartamentps de milhões e roubar empregos.

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 15, 2025 at 5:06 pm

            A rede aí na Venezuela é boa?

            • beterrabapragmatica
              Posted Fevereiro 15, 2025 at 5:51 pm

              Essa do comunismo já está um pouco ultrapassada não? Ainda por cima sendo nós um país que emigrou, e continua a emigrar, para todos os cantos do mundo (e passamos pelo mesmo que estes, sendo mal recebidos e indesejados) é não só irónica como vergonhosa a mentalidade que se vê por aqui. Até porque dependemos imenso do trabalho dos imigrantes, coisa que os americanos vão descobrir em breve… O ataque e descontentamento deviam estar certamente virados para outro, mas convém que andemos a andar a apontar os dedos uns aos outros e achar que quem está abaixo é que tem a culpa.

    • João
      Posted Fevereiro 13, 2025 at 8:21 pm

      100%

    • Jeco Baleiro
      Posted Fevereiro 13, 2025 at 6:42 pm

      Percebo o alcance e o sentido (e faz todo o sentido perante muito do que vivemos mo nosso quotidiano). Mas não nos alonguemos muito, na minha opinião, nos “achismos” de que o que vem da Arábia Saudita é bom.

      • lipe
        Posted Fevereiro 14, 2025 at 12:34 pm

        Ah, sem dúvida, eu não quero ter nada a ver com eles, mas na terra deles que mandem eles, e na nossa que mandemos nós.

  • bong0
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 4:19 pm

    Isso quer dizer que as mulheres também não poderão assistir aos jogos sem estarem devidamente acompanhadas com os seus maridos e não poderão estar juntas dos outros homens que não sejam seus familiares?

  • beterrabapragmatica
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 3:53 pm

    “Really you can’t live without controlling what other people have to drink?”
    Um país muito à frente, como de facto nos tenta ensinar o nosso maior embaixador. De facto, para uma nação que está tão na vanguarda sugiro que lhes deixassem realizar o mundial feminino também. Ah espera…

  • BusInTown
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 3:43 pm

    O problema aqui é a Europa não fazer o mesmo e ter esse discurso assim abertamente.

  • Jeremias
    Posted Fevereiro 13, 2025 at 3:20 pm

    E muito bem. Coerência

    • Jorge Deus
      Posted Fevereiro 13, 2025 at 3:56 pm

      A Europa devia aprender qualquer coisinha com estas declarações.

      • LuisMarques
        Posted Fevereiro 18, 2025 at 11:23 am

        E o que sugeres? Obrigar os imigrantes a beberem álcool só porque estão num país em que isso é permitido? Eu sou português e também não bebo…

        ——-

        Gostava sinceramente de saber que atitudes dos imigrantes deviam ser criminalizadas no Ocidente.

        Uma coisa são costumes, outra coisa são leis.

Deixa um comentário