Mundial Sub-20: O “maestro” Pogba leva a França ao título pela primeira vez, no Mundial da “porta fechada” onde os “Filhos da Guerra” e os “Comeback Kings” deixaram a sua marca
Depois da eliminação da Espanha às mãos do Uruguai (o “autocarro” charrua levou a melhor), a França ficou com o caminho livre para se juntar ao lote de vencedores do Mundial Sub-20, naquele que foi o primeiro triunfo de uma selecção europeia no Séc.XXI. Os gauleses nunca apresentaram um futebol agradável, mas o patamar competitivo em que os seus jogadores já se encontram em tão tenra idade fez a diferença. Contudo, os verdadeiros campeões são mesmo os iraquianos, que terminaram em quarto lugar e mostraram grandes talentos e um espírito lutador caracteristico do seu povo, numa geração que fica conhecida como os “Filhos da Guerra”. Mérito também para a Coreia do Sul e o Uzbequistão, que demonstram que o futebol asiático está em claro crescimento. Outra selecção que encantou nesta competição foi o Gana. Apurado “à rasquinha”, os “Comeback Kings”, assim conhecidos pelas reviravoltas que conseguiram frente a Portugal e Chile, terminaram em terceiro lugar e continuam com excelentes resultados em Mundiais Sub-20. Pela negativa, para além da nossa selecção, a Colômbia e o México desiludiram. Quem também desiludiu foi a Turquia. A equipa e o povo. É certo que há uma grande agitação social no país, mas uma organização que apresentou a pior média de público de sempre (na Colômbia a média foi de 25 mil espectadores), com cerca de 6 mil espectadores, só pode ser considerada um fracasso. Foi o “Mundial da porta fechada”. Em termos futebolísticos, tivemos uma primeira fase algo morna. Nos duelos a eliminar a qualidade e a emoção aumentaram, só que, talvez pela falta de público, não conseguimos considerar esta competição como memorável.
Destaques Visão de Mercado:
11 da prova (4231): GR Aréola (França) – na nossa opinião tem características técnicas e psicológicas para ser um dos melhores do mundo; LD Guillermo Varela (Uruguai) – muito acima da média, excelente defensivamente ao nível do posicionamento e do desarme, atacando com competência; DC Ali Faez (Iraque) – Rápido na antecipação, agressivo, imponente no jogo aéreo e com uma saída de bola interessante; DC José Giménez (Uruguai) – Com apenas 18 anos, mostrou uma maturidade notável e as características habituais dos centrais uruguaios, alguma dureza mas muita eficácia; LE Ali Adnan (Iraque) – Digne também merecia, mas o iraquiano foi uma das figuras da equipa, pela profundidade que deu ao flanco esquerdo, pelos desequilíbrios que criou, pela sua atitude e pela sua qualidade nas bolas paradas; MDEF Paul Pogba (França) – a sua capacidade de dominar o meio campo, seja na recuperação ou nas saidas para o ataque, foi fundamental na fase a eliminar; MC Oliver Torres (Espanha) – talento incrível, criatividade, inteligência e qualidade do outro mundo com a bola nos pés; MO Humam Tareq (Iraque) – actuando como vagabundo atrás do avançado, foi a alma da selecção iraquiana e encantou com o seu pé esquerdo, mostrando igualmente uma grande capacidade defensiva. Aboagye do Gana também merecia; MD Florian Thauvin (França) – Decisivo na meia final, foi crescendo com o decorrer do torneio e as suas diagonais fizeram estragos (muito rápido, tem técnica e remata bem); ME Nico López (Uruguai) – teve toda a responsabilidade do ataque uruguaio e não desiludiu. A sua velocidade, técnica e sentido de baliza foram extremamente importantes na campanha charrua; PL Ebenezer Assifuah (Gana) – Jogador espectacular, foi graças a ele que o Gana passou os grupos, eliminou o Chile e esteve perto de bater a França. Instinto e uma capacidade notável de finalizar com os dois pés.
Melhor jogador: Paul Pogba (França) – Torneio espectacular do francês. O que impressionou foi a capacidade que teve para lutar pelo colectivo, não mostrando tiques de estrela. A sua qualidade futebolística fez o resto, já que é claramente um dos elementos com maior futuro que participou na prova. Em 2º lugar colocariámos Assifuah pelos seus golos decisivos na campanha do Gana e em 3º lugar optámos por Nico López, dinamizador do ataque uruguaio (esteve muito desacompanhado) e que teve também um registo interessante em termos de golos (marcou 4). Melhor marcador: Ebenezer Assifuah (Gana) – 6 golos; Bruma ganhou a Bota de Prata com 5 golos Melhor Guarda-redes: Alphonse Áreola (França) – Foi absolutamente decisivo nas meias finais com defesas do outro mundo e repetiu a dose na final, ainda tendo tempo de brilhar nos penaltis.
Olheiro Visão de Mercado – jogadores que, pelo potencial que apresentaram, poderiam ser mais valias para os emblemas portugueses (estão obviamente excluídos os elementos com um valor de mercado inacessível):
Ante Rebic (Croácia) – É uma máquina. Não foi por acaso que o VM o “sugeriu” ao Sporting. Um jogador com uma potência (actua preferencialmente da esquerda para o meio), técnica, velocidade e capacidade de finalização muito acima da média, a que ainda junta uma capacidade defensiva assinalável.
Kim Hyun (Coreia) – Se o Marítimo quiser um “novo” Suk, aqui está ele. Jogador alto (1,88m), forte no jogo aéreo e que joga muito bem como pivot, mas igualmente bastante móvel, que cai nos flancos e desequilibra com a sua excelente técnica individual.
Gustavo Gómez (Paraguai) – É um óptimo central. Comparado a Gamarra, não esteve no seu melhor neste Mundial (ficou fora dos oitavos por ter sido expulso na terceira jornada), mas tem perfil de líder, é agressivo e imponente pelo ar, aliando uma boa leitura de jogo e timing de corte.
Andrés Correa (Colômbia) – Houve vários laterais esquerdos a mostrarem-se neste Mundial (Stafylidis foi outro), este foi um deles. Um jogador bastante completo, destaca-se ofensivamente, dando muita profundidade ao corredor e mostrando inteligência na definição dos lances (tem excelente qualidade de cruzamento). Jamshid Iskanderov (Uzbequistão) – Tem um pé esquerdo fabuloso. Franzino, com uma velocidade de execução e leitura de jogo acima da média, tem criatividade e uma qualidade de passe do outro mundo. Um 10 a seguir.
Okay Yokuslu (Turquia) – O técnico anfitrião foi variando ao longo da prova: em alguns jogos alinhou Yokuslu e noutros Salih Uçan. Apesar desta rotatividade, este médio turco tem características diferentes do craque do Fenerbahçe: joga mais recuado, é um box-to-box poderoso fisicamente, com visão de jogo e qualidade técnica ao nível do passe e do transporte de bola.
Moses Odjer (Gana) – Já falámos dele aqui. Ainda muito jovem, é um médio que jogou descaído sobre o lado direito mas que pode actuar noutras posições do meio campo, destacando-se pela sua velocidade, técnica e capacidade de transporte de bola. Não admira que tenha sido associado a grandes emblemas.
Sebastian Martínez (Chile) – Médio defensivo de construção muito interessante. A sua visão de jogo e qualidade no passe, a curta e longa distância, dá muitas garantias na saída de bola. Defensivamente, apesar de não ser muito intenso na pressão, é inteligente no preenchimento dos espaços e recupera bem. Mohanad Abdulraheem (Iraque) – Avançado muito talentoso, com um futebol muito vertical e sempre de olhos postos na baliza. Tem velocidade e desequilibra no 1×1. Mais um dos talentos iraquianos. Ebenezer Assifuah (Gana) – A par de Acheampong, uma das figuras do Gana. Um excelente avançado africano, muito móvel, que consegue desequilibrar individualmente, protege bem a bola, tem instinto de oportunidade e uma capacidade de finalização notável com os dois pés. Igor Lichnovsky (Chile) – Um grande central. Muita inteligência na leitura de jogo e na abordagem aos lances, excelente sentido posicional, tem timing de desarme e antecipa bem. Mostrou competência na saída de bola e muita maturidade.
Excelente post, faltou apenas uma referência àquele que foi para mim uma das revelações do torneio : Frank Acheampong. Rápido, bom controlo de bola e uma capacidade natural para desequilibrar no ataque, aquela jogada no prolongamento contra o Chile é absolutamente assombrosa! De resto gostei muito da avaliação que fizeram, talvez trocasse o Adnan pelo Digne. A França tinha dois laterais de qualidade e isso foi um dos factores que fez a diferença. Ainda bem que colocaram o Thauvin no onze ideal, era sem sombra de dúvida o jogador mais criativo da equipa, cujo estilo de jogo precisava claramente de alguma imaginação.
Tiago Abreu
Posted
Julho 14, 2013 at
8:24 pm
Bruma e Quintero também foram dos melhores mas ambos caíram nos oitavos e houve jogadores que mereceram mais referência.
Gonçalo Pereira
Posted
Julho 14, 2013 at
3:39 pm
A seleção francesa era a mais forte, sem dúvida, a par da Espanha. Tem grandes talentos que jogam em equipas de primeira liga na europa. É pena alguns jogadores como bahebeck(??) e areola serem do PSG, pq não têm muitas possibilidades de evoluir. Penso que a frança está a formar centrais que serão do melhor da europa, desde varane, mangala até aos três centrais que saliento desta seleção (zouma e sarr, que são centrais com 1,95m, e umiti que foi titular na época passada no lyon). O digne é DE muito ofensivo e titular no lille. Os dois monstros desta seleção são sem dúvida pogba (muito utilizado na juve) e kondogbia (titularissimo no sevilha). A PL têm o Sonogo que foi contratado pelo arsenal e que tinha feito umas boas épocas no auxerre. Gostei muito de Thauvin, veretout, foulquier e sarr (meteu uma casa na final, mas penso que apesar disso demonstrou qualidades)que desconhecia. Uma seleção com muitas soluções e todas elas muito fortes.
João Lains
Posted
Julho 14, 2013 at
3:20 pm
Não acompanhei nenhum jogo do Mundial para além dos de Portugal, mas já todos sabíamos que a França tinha uma selecção fortíssima. Grande maioria dos jogadores são titulares em equipas da primeira liga francesa como Digne, Umtiti, Zouma, Thauvin, para além de Pogba e Kondogbia, que jogam no estrangeiro. Grande fornada de talento!
Anónimo
Posted
Julho 14, 2013 at
3:14 pm
Mais um grande post VM, sem dúvida o melhor blog de desporto em português.
Telmo
Henrique
Posted
Julho 14, 2013 at
3:11 pm
Não vi nenhuma referencia a Quintero…! Esquecimento?
xxx
Posted
Julho 14, 2013 at
2:49 pm
11 fracote só mesmo porque os ''craques'' não foram mais longe, para mim os melhores jogadores:
gr:areola dd:varela dc:umtiti dc:zouma de:digne mc:pogba mc:oliver torres mo:quintero ex:deulofeu ex:bruma pl:jese(jogou a extremo mas tambem desempenha esta função)
xxx
Posted
Julho 17, 2013 at
6:16 pm
os melhores 11s fazem-se pelos melhores jogadores e os melhores jogadores salvo alguma possivel excepção na defesa são os que estão ali. não faz sentido é estar a escolher jogadores piores em detrimento de outros com o argumento ''ah não há ninguem do gana nem do iraque''é como meter o sergio ramos no 11 do ano pelo simples motivo de ser jogador do real madrid
Filipe
Posted
Julho 17, 2013 at
2:56 pm
Portanto, um jogador do uruguai e nenhum do gana nem do iraque. Os melhores onzes fazem-se por aquilo que os jogadores fizeram no torneio e não pelo nome ou prestígio. Algumas das escolhas aceitam-se , outras não fazem grande sentido.
André Sousa
Posted
Julho 14, 2013 at
2:22 pm
Pogba já todos conhecíamos. Não tive oportunidade de ver muitos jogos ao longo do torneio mas fiquei bastante impressionado também com o Thauvin, pareceu-me que poderá ter um futuro risonho. Gostei também de ver o Nico López, embora na final tenha estado desastrado no remate e finalização. Outro jogador que me impressionou dos poucos jogos que vi foi o chileno Castillo.
Paulo Almeida
Posted
Julho 14, 2013 at
2:16 pm
parabéns e obrigado por este excelente post, está completissimo, mais uma vez a mostrarem o porque de serem uma referencia !
Zlatan Carlsberg
Posted
Julho 14, 2013 at
1:58 pm
seria interessante se o VM fizesse uma pesquisa sobre o preço das jovens promessas mediante os países onde jogam para ver se no Iraque os jogadores são ao preço da uva ou ao do petróleo
Sideshow Bob
Posted
Julho 14, 2013 at
1:34 pm
Gostava só de acrescentar em jeito de curiosidade que a selecção francesa conseguiu com esta vitória um feito inédito já que pela primeira vez um país completou o circuito perfeito de títulos mundiais, é a 1ª nação a vencer todas as competições do futebol:
-Mundial (seniores, sub20 e sub17) -Europeu (seniores, sub21, sub19, sub17) -Jogos Olímpicos A estes ainda podemos acrescentar a vitória na Taça das Confederações.
Um abraço
Mandadas
Posted
Julho 14, 2013 at
12:55 pm
Acho um crime o Bruma não estar no 11 ideal.
Rodrigo
Posted
Julho 14, 2013 at
12:03 pm
Mais um grande post, fantastico.
Relativamente ao Mundial sub-20, concordo que a França era a par da França a grande favorita e nao desiludiu. Nao apresentou sempre um futebol espectacular, mas foi sempre superior aos seus adversarios (esta final ate foi dos jogos menos conseguidos) e a maior experiencia competitiva, poderio fisico e qualidade individual dos seus jogadores foi determinante. O Iraque e o Gana foram as revelaçoes, enquanto que Portugal, Mexico e Colombia foram as decepçoes. Por fim, a falta de publico foi algo que deu muito menos vida e entusiasmo a esta competiçao.
No melhor 11 poderia concordar com esse, mas introduzo algumas alteraçoes:
GR: Areola (Lee da Coreia poderia ser hipotese) DD: Foulquier (Manquillo poderia ter sido opçao, nao gostei muito do Varela) DC: Ali Faez DC: Gimenez DE: Ali Adnan MDF: Pogba MC: Oliver Torres MO: Aboagye (Quintero com mais uma eliminatoria era a minha escolha) ED: Thauvin EE: Jese Rodriguez PL: Assifuah (Nico Lopez poderia ser tambem opçao).
PS: Gostei igualmente de outras prestaçoes como Bruma, Stafylidis, Acheampong, Kondogbia, Castillo, Vergara ou Tareq.
Por fim, relativamente a reforços para o futebol portugues concordo com essas opçoes que mencionam, especialmente o Rebic, o Odjer e o Assifuah (outros como Castillo ou Ali ja nao serao acessiveis).
saraivix
Posted
Julho 14, 2013 at
12:03 pm
E de repente, depois de o ter andado a eleger como o melhor do torneio ate ao momento, o VM esqueceu o Quintero.
Coisas curiosas
Guga
Posted
Julho 14, 2013 at
12:44 pm
Comentarios de Saraivix e jbabyleao são ridículos. Isto é para eleger os jogadores mais decisivos do torneio, não é para eleger os que têm mais potencial. Senão fazia-se um 11 só com jogadores da Espanha, França e mais um ou outro. Parabéns pelo post.
jbabyLeao
Posted
Julho 14, 2013 at
12:12 pm
Nao concordo entao e a fase de grupos nao contam, nao gostei muito das escolhas mas respeito.
SL
Visão e Desporto
Posted
Julho 14, 2013 at
12:06 pm
Mas qual é o sentido de eleger um jogador que caiu nos oitavos como o melhor do torneio?
Pedro P.
Posted
Julho 14, 2013 at
11:56 am
O Benfica depois de ter contratado os sérvios podia virar-se para o Iraque e Uzbequistão e contratar os jogadores indicados pelo VM. Cheira-me que ficaria melhor servido
Jeremy Da Silva
Posted
Julho 14, 2013 at
11:49 am
Parabéns pelo post! :)
Miguel
Posted
Julho 14, 2013 at
11:40 am
Esse Guilhermo Varela senão tivesse já assinado pelo Man Utd era o reforço ideal para o Sporting…
João Lains
Posted
Julho 14, 2013 at
2:25 pm
Uma equipa que tinha três laterais direitos, um deles que foi internacional pela seleção de Portugal e mais dois com um futuro tanto ou quanto promissor. Ficar agora apenas com uma opção de raiz para o lugar, em que o Sporting estava melhor servido..
Tiago
Posted
Julho 14, 2013 at
11:16 am
Post incrível. Um conhecimento profundo de tudo o que aconteceu, parabéns.
LMMarado
Posted
Julho 14, 2013 at
5:00 pm
Concordo. Um post rico e muito completo. Obrigado, VM!
Sérgio
Posted
Julho 14, 2013 at
10:46 am
VM poderia fazer uma apreciação global e individual da selecção do Iraque de sub-20 ;) fica a dica
26 Comentários
Filipe
Excelente post, faltou apenas uma referência àquele que foi para mim uma das revelações do torneio : Frank Acheampong. Rápido, bom controlo de bola e uma capacidade natural para desequilibrar no ataque, aquela jogada no prolongamento contra o Chile é absolutamente assombrosa! De resto gostei muito da avaliação que fizeram, talvez trocasse o Adnan pelo Digne. A França tinha dois laterais de qualidade e isso foi um dos factores que fez a diferença. Ainda bem que colocaram o Thauvin no onze ideal, era sem sombra de dúvida o jogador mais criativo da equipa, cujo estilo de jogo precisava claramente de alguma imaginação.
Tiago Abreu
Bruma e Quintero também foram dos melhores mas ambos caíram nos oitavos e houve jogadores que mereceram mais referência.
Gonçalo Pereira
A seleção francesa era a mais forte, sem dúvida, a par da Espanha. Tem grandes talentos que jogam em equipas de primeira liga na europa. É pena alguns jogadores como bahebeck(??) e areola serem do PSG, pq não têm muitas possibilidades de evoluir. Penso que a frança está a formar centrais que serão do melhor da europa, desde varane, mangala até aos três centrais que saliento desta seleção (zouma e sarr, que são centrais com 1,95m, e umiti que foi titular na época passada no lyon). O digne é DE muito ofensivo e titular no lille. Os dois monstros desta seleção são sem dúvida pogba (muito utilizado na juve) e kondogbia (titularissimo no sevilha). A PL têm o Sonogo que foi contratado pelo arsenal e que tinha feito umas boas épocas no auxerre. Gostei muito de Thauvin, veretout, foulquier e sarr (meteu uma casa na final, mas penso que apesar disso demonstrou qualidades)que desconhecia.
Uma seleção com muitas soluções e todas elas muito fortes.
João Lains
Não acompanhei nenhum jogo do Mundial para além dos de Portugal, mas já todos sabíamos que a França tinha uma selecção fortíssima. Grande maioria dos jogadores são titulares em equipas da primeira liga francesa como Digne, Umtiti, Zouma, Thauvin, para além de Pogba e Kondogbia, que jogam no estrangeiro. Grande fornada de talento!
Anónimo
Mais um grande post VM, sem dúvida o melhor blog de desporto em português.
Telmo
Henrique
Não vi nenhuma referencia a Quintero…! Esquecimento?
xxx
11 fracote só mesmo porque os ''craques'' não foram mais longe, para mim os melhores jogadores:
gr:areola
dd:varela
dc:umtiti
dc:zouma
de:digne
mc:pogba
mc:oliver torres
mo:quintero
ex:deulofeu
ex:bruma
pl:jese(jogou a extremo mas tambem desempenha esta função)
xxx
os melhores 11s fazem-se pelos melhores jogadores e os melhores jogadores salvo alguma possivel excepção na defesa são os que estão ali. não faz sentido é estar a escolher jogadores piores em detrimento de outros com o argumento ''ah não há ninguem do gana nem do iraque''é como meter o sergio ramos no 11 do ano pelo simples motivo de ser jogador do real madrid
Filipe
Portanto, um jogador do uruguai e nenhum do gana nem do iraque. Os melhores onzes fazem-se por aquilo que os jogadores fizeram no torneio e não pelo nome ou prestígio. Algumas das escolhas aceitam-se , outras não fazem grande sentido.
André Sousa
Pogba já todos conhecíamos.
Não tive oportunidade de ver muitos jogos ao longo do torneio mas fiquei bastante impressionado também com o Thauvin, pareceu-me que poderá ter um futuro risonho.
Gostei também de ver o Nico López, embora na final tenha estado desastrado no remate e finalização.
Outro jogador que me impressionou dos poucos jogos que vi foi o chileno Castillo.
Paulo Almeida
parabéns e obrigado por este excelente post, está completissimo, mais uma vez a mostrarem o porque de serem uma referencia !
Zlatan Carlsberg
seria interessante se o VM fizesse uma pesquisa sobre o preço das jovens promessas mediante os países onde jogam para ver se no Iraque os jogadores são ao preço da uva ou ao do petróleo
Sideshow Bob
Gostava só de acrescentar em jeito de curiosidade que a selecção francesa conseguiu com esta vitória um feito inédito já que pela primeira vez um país completou o circuito perfeito de títulos mundiais, é a 1ª nação a vencer todas as competições do futebol:
-Mundial (seniores, sub20 e sub17)
-Europeu (seniores, sub21, sub19, sub17)
-Jogos Olímpicos
A estes ainda podemos acrescentar a vitória na Taça das Confederações.
Um abraço
Mandadas
Acho um crime o Bruma não estar no 11 ideal.
Rodrigo
Mais um grande post, fantastico.
Relativamente ao Mundial sub-20, concordo que a França era a par da França a grande favorita e nao desiludiu. Nao apresentou sempre um futebol espectacular, mas foi sempre superior aos seus adversarios (esta final ate foi dos jogos menos conseguidos) e a maior experiencia competitiva, poderio fisico e qualidade individual dos seus jogadores foi determinante. O Iraque e o Gana foram as revelaçoes, enquanto que Portugal, Mexico e Colombia foram as decepçoes. Por fim, a falta de publico foi algo que deu muito menos vida e entusiasmo a esta competiçao.
No melhor 11 poderia concordar com esse, mas introduzo algumas alteraçoes:
GR: Areola (Lee da Coreia poderia ser hipotese)
DD: Foulquier (Manquillo poderia ter sido opçao, nao gostei muito do Varela)
DC: Ali Faez
DC: Gimenez
DE: Ali Adnan
MDF: Pogba
MC: Oliver Torres
MO: Aboagye (Quintero com mais uma eliminatoria era a minha escolha)
ED: Thauvin
EE: Jese Rodriguez
PL: Assifuah (Nico Lopez poderia ser tambem opçao).
PS: Gostei igualmente de outras prestaçoes como Bruma, Stafylidis, Acheampong, Kondogbia, Castillo, Vergara ou Tareq.
Por fim, relativamente a reforços para o futebol portugues concordo com essas opçoes que mencionam, especialmente o Rebic, o Odjer e o Assifuah (outros como Castillo ou Ali ja nao serao acessiveis).
saraivix
E de repente, depois de o ter andado a eleger como o melhor do torneio ate ao momento, o VM esqueceu o Quintero.
Coisas curiosas
Guga
Comentarios de Saraivix e jbabyleao são ridículos. Isto é para eleger os jogadores mais decisivos do torneio, não é para eleger os que têm mais potencial. Senão fazia-se um 11 só com jogadores da Espanha, França e mais um ou outro. Parabéns pelo post.
jbabyLeao
Nao concordo entao e a fase de grupos nao contam, nao gostei muito das escolhas mas respeito.
SL
Visão e Desporto
Mas qual é o sentido de eleger um jogador que caiu nos oitavos como o melhor do torneio?
Pedro P.
O Benfica depois de ter contratado os sérvios podia virar-se para o Iraque e Uzbequistão e contratar os jogadores indicados pelo VM. Cheira-me que ficaria melhor servido
Jeremy Da Silva
Parabéns pelo post! :)
Miguel
Esse Guilhermo Varela senão tivesse já assinado pelo Man Utd era o reforço ideal para o Sporting…
João Lains
Uma equipa que tinha três laterais direitos, um deles que foi internacional pela seleção de Portugal e mais dois com um futuro tanto ou quanto promissor. Ficar agora apenas com uma opção de raiz para o lugar, em que o Sporting estava melhor servido..
Tiago
Post incrível. Um conhecimento profundo de tudo o que aconteceu, parabéns.
LMMarado
Concordo. Um post rico e muito completo. Obrigado, VM!
Sérgio
VM poderia fazer uma apreciação global e individual da selecção do Iraque de sub-20 ;) fica a dica