Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mundial’2026: A grelha de favoritos para o Visão de Mercado

O Mundial’2026 está quase a começar e para o Visão de Mercado a França é a grande favorita ao título. A Espanha, campeã europeia em título, e Portugal, atual detentor da Liga das Nações, surgem num 2.º degrau. Já Argentina, Brasil e Inglaterra aparecem no 3.º. A sempre desvalorizada Croácia e os Paíxes Baixos ficam num 4.º patamar, enquanto Marrocos e Bélgica surgem no degrau seguinte. Um pouco abaixo aparecem Uruguai e Colômbia. Já no 8.º patamar temos o Japão e Suíça. EUA, principalmente pelo fator casa, Senegal e Equador, ficaram no 9.º grupo, enquanto Turquia, Áustria e Noruega estão no 10.º patamar de favoritismo. A partir daqui tudo o que seja chegar a uma meia-final já será uma das surpresas do milénio, mas México e Costa do Marfim parecem ser as melhores das restantes. Logo seguidas pela Coreia do Sul, Suécia, Irão e Argélia. Já a Chéquia, Canadá, Paraguai e Egipto ficaram no 13.º lugar, e Bósnia e Gana no 14.º. A Escócia, Tunísia e Congo, aparecem em 15.º, enquanto Cabo Verde, Austrália, Uzbequistão e África do Sul surgem em 16.º. Já Panamá, Nova Zelândia, Arábia Saudita e Iraque parecem ser as mais fracas, só superadas pelo Haiti, Qatar, Curaçau e Jordânia.

53 Comentários

  • Um Jasomp
    Posted Junho 3, 2026 at 11:00 am

    Concordo. Aqui a dúvida é mesmo saber a diferença da França para as restantes, a nível individual.
    E mesmo assim, fica-se sempre a pensar que o coletivo não acompanha as individualidades.

    Por outro lado, coloco Brasil, Argentina, Inglaterra e Alemanha acima de nós. Por tudo e mais alguma coisa.

    • Nickles
      Posted Junho 3, 2026 at 11:58 am

      “Por tudo e mais alguma coisa” menos por qualidade dos jogadores, e no caso do Brasil e da Alemanha pelo jogo jogado já que são ambos sofriveis neste momento. Ah e também não é por mentalidade vencedora já que decidiste meter a Inglaterra ai no meio como se ninguém fosse notar.
      Tens de rever o conceito do por tudo e mais alguma coisa

      • Um Jasomp
        Posted Junho 3, 2026 at 12:33 pm

        A superioridade moral não é a mesma, nem nunca será. E isso também ganha jogos, neste tipo de competições.
        E não acho que a Alemanha seja inferior a nós em jogadores. E também a Inglaterra.

    • Antonio Clismo II
      Posted Junho 3, 2026 at 12:12 pm

      Acredito que haverá uma surpresa neeste Mundial e acredito que venha de fora da Europa. Acho que vamos ver um campeão inédito este ano.

      Mas estou mais preocupado com o silência sepulcral da FPF em relação ao Mundial de Clubes de 2029 que deveria ser antecamara para o Mundial 2030. Espanha e Marrocos estão à espera que Portugal se decida se é para avançar ou não e o Proença está caladinho como se não quisesse ter nada a ver com isso.

  • Kacal
    Posted Junho 3, 2026 at 11:06 am

    Nem vou focar dos potes abaixo de 5 porque é tudo muito imprevisível e concordo com o geral. Mas focando nos 4 primeiros.

    Não colocaria Portugal no segundo e sim em terceiro com Inglaterra. Subiria a Argentina para segundo com a Espanha. Depois no quarto colocaria Alemanha e Brasil e talvez mesmo Paises Baixos. E acho que a Croácia está demasiado acima porque não os vejo tão acima de candidatos.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 3, 2026 at 11:23 am

    Olhando para os 7 primeiros que são o que realmente importa pois o campeão do Mundo sairá de uma dessas, discordo que Portugal e Espanha estejam no mesmo patamar, pois Portugal é muito melhor que a Espanha está claramente em 2° lugar isolado
    ***
    Espanha está na melhor das hipóteses no mesmo patamar que a Inglaterra portanto 3° e 4° dentro do mesmo patamar
    ***
    Brasil em 5° e Alemanha em 6° os 2 no mesmo patamar e a Argentina em 7° num patamar abaixo mas o mais provável é nem sequer conseguirem chegar aos 4°s de final com Portugal e serem eliminados antes disso…defesa fraquissima e no ataque ultra dependentes do Messi que já terá 39 anos na fase a eliminar, tudo para dar errado
    ***
    Quanto a potenciais surpresas, gostava que o Japão desse continuidade à excelente evolução que tem tido e fosse o mais longe possível, mas qualquer surpresa acabará sempre de precisar da estrelinha do emparelhamento na fase a eliminar e de fugir aos tubarões todos… há Marrocos que também é bastante competitiva, vamos ver

  • Mike-UK
    Posted Junho 3, 2026 at 11:32 am

    Na melhor das hipoteses Portugal está num pote 5 com Croácia e Países Baixos.
    Não temos uma defesa candidata a campeã do mundo, nem um homem golo, como têm todos os outros que ficam acima deste pote 5.
    Ainda mais critico: borregamos sempre na hora das decisões em campeonatos do mundo – não temos ainda essa mentalidade, e nem o Euro nem as Ligas das Nações (que são taças série b) fizeram diferença nesse sentido.

    • Nickles
      Posted Junho 3, 2026 at 11:53 am

      “Não temos” uma defesa candidata a campeã do mundo, mas numa defesa a 4 ninguém mete mais jogadores que nós. No máximo fica 2-2.

      O homem golo temos que nos últimos 2 jogos a titular numa fase a eliminar do Mundial fez 3 golos. Não vai é jogar

    • Lopes da Silva
      Posted Junho 3, 2026 at 12:10 pm

      “não temos uma defesa candidata a campeã do mundo”? O nosso problema vai ser marcar golos, agora a defesa é a melhor da competição, mas qual é a dúvida?

    • Kacal
      Posted Junho 3, 2026 at 12:19 pm

      Temos um GR top10/15 Mundial. Temos o melhor lateral esquerdo do Mundo. Temos um DC top10/15 Mundial. E temos 2 laterais esquerdos de topo também em Matheus Nunes e Cancelo (um foi titular no City e muito elogiado por Guardiola e o outro titular no Barcelona em grande forma na segunda metade da época). Mesmo o Tomás Araújo e o Inácio não sendo top10 ou 15 na posição são dois dos jovens mais interessantes que há por aí.

      Podemos até nem ser a melhor defesa do Mundo, mas estamos longe de ser uns “pernetas”!

      Uns exageram para um lado e outros para outro. Achas a defesa da Argentina melhor que a nossa? A do Brasil que nem laterais tem? Alemanha também não tem laterais. Espanha é tão superior à nossa? Não acho.

    • Mantorras
      Posted Junho 3, 2026 at 2:02 pm

      A nossa defesa deve andar a volta de Diogo na baliza, seja com Matheus ou Cancelo na direita, mais Ruben e Inacio a centrais e o Nuno a lateral esquerdo.

      Comparando com Franca, Espanha e Inglaterra, que para mim sao as seleccoes mais fortes, diria que GR é ela por ela, mais ou menos, entre todas, menos Inglaterra porque o Pickford é abaixo dos outros todos, e lateral esquerdo nem vale a pena discutir, o Nuno é o melhor do mundo.

      Restam centrais e lateral direito.

      Da Franca, so Saliba entra na nossa defesa, da Espanha, so Cubarsi e da Inglaterra, nao entra nenhum.

  • batalha34
    Posted Junho 3, 2026 at 11:34 am

    Gabo a paciencia de quem esteve a decidir se o Uzebesquistao merecia estar no pote 15 16 ou 17

  • rmatos24
    Posted Junho 3, 2026 at 11:43 am

    Concordo com a França na liderança, a dúvida fica mais na questão do coletivo, se vai conseguir ser forte o suficiente para nos momentos decisivos se sobrepor à qualidade individual. O passado recente tem mostrado que os coletivos fortes têm ganho competições deste género (Argentina, Espanha e Itália) e a dúvida da França parece sempre esta.

    Depois colocaria Argentina, Espanha e Inglaterra num segundo patamar e só depois Portugal. Argentina e Espanha porque me parecem (à partida) as que têm os coletivos mais consolidados e isso nas decisões pode ser fundamental e a Inglaterra porque à semelhança da França, tem qualidade individual para dar e vender, mas há a dúvida em Tuchel, se consegue tornar aquilo numa coletivo sólido.

    Portugal para mim tem muitas incertezas. Grandes nomes, muitos dos melhores do mundo, mas o coletivo poucas vezes mostrou ser aquilo que todos gostaríamos, pelo menos nos ditos jogos a doer, parece que falta sempre qualquer coisa. No entanto, vimos de uma boa vitória na Liga das Nações e isso poderá ter dando mais confiança à equipa para não ter receio de quem quer que seja. Depois temos provavelmente o melhor meio campo dos presentes no Mundial, mas na frente, estamos a anos luz de seleções como a França, Inglaterra, mesmo Argentina ou Espanha (com todos disponíveis). E nos jogos amarrados, ter gente para inventar golos é meio caminho andado.

    Brasil tem a vantagem de jogar no continente americano e terá muito apoio, bem como tem um excelente selecionador, mas o elenco está a anos luz do que já teve, não os vejo como candidatos, mas com moral, nunca se sabe. Destacar também a alta probabilidade de uma seleção das indicadas do 5º/6º grupo para baixo estar pelo menos nos quartos de final ou mesmo meias finais. Há sempre uma equipa surpresa que chega longe (Marrocos, Croácia, Costa Rica, Uruguai) e isso tem sido norma, resta perceber qual será a de 2026!

  • brunosilva
    Posted Junho 3, 2026 at 11:48 am

    Meu Top 5 para o Campeonato do Mundo de 2026
    1.º França – Na minha opinião, a seleção francesa está num patamar acima das restantes candidatas ao título. Apesar de não ser uma equipa pela qual tenha qualquer simpatia — e de as recentes declarações do selecionador terem reforçado essa perceção — reconheço a enorme qualidade e profundidade do seu plantel. Ainda assim, espero que não seja a vencedora do próximo Campeonato do Mundo.
    2.º Espanha – Uma seleção que combina talento, organização e uma identidade de jogo muito consolidada, apresentando argumentos sólidos para lutar pelo título.
    3.º Argentina, Brasil e Inglaterra – Coloco estas três seleções no mesmo nível. A Argentina mantém a competitividade e a mentalidade vencedora que a caracterizam, o Brasil continua a dispor de uma riqueza de talento impressionante, e a Inglaterra possui uma geração de jogadores capaz de competir com qualquer adversário.
    4.º Portugal – Sinceramente, não estou totalmente confiante em relação às hipóteses portuguesas para o Mundial de 2026. Sempre que vejo Portugal apontado como uma das principais favoritas, fico algo reticente. Considero que existem outras seleções com maior profundidade de plantel e mais soluções capazes de alterar o rumo de um jogo ao longo dos 90 minutos.
    5.º Alemanha – Apesar de alguma irregularidade nos últimos anos, a Alemanha continua a ser uma seleção com tradição, qualidade e recursos suficientes para se afirmar entre as principais candidatas à conquista do troféu.

  • Nickles
    Posted Junho 3, 2026 at 11:49 am

    De acordo.
    Neste momento só França é superior a Portugal em qualidade individual. E mesmo ai a diferença é minima, já que num onze combinado Portugal mete guarda-redes, os laterais, 1 central (discutivel mas em forma Dias é superior ao Upamecano) e os 3 do meio-campo. Dá 7-4 ou 6-5 para Portugal, a diferença está mesmo no ataque da França que não é só melhor, como é muitooo melhor. Só por ai a França é a favorita já que bastava Portugal ter um, só um, entre Olise/Dembele/Raphinha que passaria automaticamente a candidato principal.

  • AndreChaves9
    Posted Junho 3, 2026 at 11:50 am

    Eu coloco:

    1º Pote
    França + pelas individualidades
    Espanha + pela equipa

    2º Pote
    Argentina + pela equipa
    Inglaterra + pelas individualidades

    Depois num 3º pote junto aqueles que podem ter hipoteses de ganhar

    5º/6º Alemanha e Portugal
    7º Holanda
    8º Brasil.

    Tudo o resto não considero com hipóteses de vitória.

    • Kacal
      Posted Junho 3, 2026 at 12:20 pm

      Acabo por concordar com o teu comentário e subscrevo. Embora coloque Portugal um pouco acima mais perto do pote 2 que as outras.

  • Lopes da Silva
    Posted Junho 3, 2026 at 12:13 pm

    Não percebo tanta gente a meter a Inglaterra acima de Portugal. Mas não vêem futebol? O único jogador de classe mundial que têm é o Kane.

    Temos a melhor defesa e meio campo da competição, e só por termos um ataque meio coxo é que não estamos no patamar da França. Estamos claramente em segundo lugar de favoritos, a meu ver até bem destacados da Espanha.

  • Fireball
    Posted Junho 3, 2026 at 12:33 pm

    Subia a Espanha para 1º com a França, para mim são a melhor seleção do mundo destacada e só não os coloco sozinhos na frente porque a França tem talento ofensivo que nunca mais acaba e não precisa de muito para sacar coelhos da cartola. Colocava a Argentina em 2º com Portugal, Inglaterra em 3º, Alemanha em 4º, Brasil em 5º, todos separados.

    Acho que estão a sobre-estimar MUITO o Brasil nesta previsão. Para mim o Brasil chegar a umas meias-finais ou final (que é o que espero das equipas desses 3-4 primeiros grupos) será uma surpresa.

  • Boba Fett
    Posted Junho 3, 2026 at 12:37 pm

    A França é claramente a favorita a vencer o mundial, de seguida é a Espanha, penso que, a nível coletivo é uma seleção forte. Não coloco Portugal entre os favoritos, individualmente podemos ter qualidade, mas, a nível coletivo deixamos a desejar. O Brasil é sempre uma seleção a ter em conta, também a Alemanha, apesar de não serem tão fortes como no passado. Coloco também a Argentina à frente de Portugal, é uma seleção de qualidade. Portugal está no mesmo patamar dos Países Baixos.

  • Fireball
    Posted Junho 3, 2026 at 12:41 pm

    Também discordo bastante dos últimos potes. Cabo Verde é uma das piores seleções que está no mundial, nunca ao mesmo nível da Austrália. A Jordânia não só não está ao nível dessas seleções da CONCACAF como é inclusivé superior ao Iraque (como demonstrou nos últimos anos, em qualificações, nos confrontos diretos, na Taça Asiática, e na Taça Árabe) e até à Nova Zelândia. Estamos a falar duma equipa que eliminou a Coreia do Sul e chegou à final de ambas as Taças que referi. Empatou com Marrocos na final da Taça Árabe há poucos meses, perdendo no prolongamento. Não são os toscos que acham. O Qatar venceu as duas últimas taças asiáticas, também são superiores às outras seleções desse grupo e não sei se não os colocava acima de Cabo Verde também.

  • v de vendetta
    Posted Junho 3, 2026 at 12:48 pm

    Pote 1 – França e Espanha
    Pote 2- Argentina, Portugal e Inglaterra
    Pote 3- Alemanha,Brasil e Holanda
    Pote 4- Belgica, Croácia, Uruguai e Marrocos
    Que podem surpreender- Japão, Noruega, Equador e Áustria

  • filipe19
    Posted Junho 3, 2026 at 12:59 pm

    Mais um bom exemplo de que muitos adeptos simplesmente sobrestimam a nossa seleção e criam expectativas demasiado elevadas. Isso acaba inevitavelmente por causar uma grande frustração quando o objetivo não é alcançado.
    No ranking da Opta, Portugal ocupa o 5.º lugar; nas casas de apostas, o 6.º. O VM coloca a seleção em 2º lugar. Enfim…Pessoalmente, estou muito indeciso e acho que pode correr de qualquer maneira.

    Num cenário mais pesimista nem sequer tenho a certeza de que vamos terminar em primeiro lugar do grupo e acabar por cair para o segundo lugar na última jornada contra a Colômbia. Isso significaria que tínhamos que tomar o caminho do K2 e lá teríamos a Espanha como adversária. Seria uma eliminação precoce garantida.
    Podemos ter o melhor meio-campo do mundo, mas, por outro lado, falta-nos simplesmente o golo na frente de ataque. O ataque da França somou mais de 260 g+a nesta temporada, a Inglaterra tem 284 g+a, os nossos avançados têm 223 g+a, o que na verdade é muito bom, mas dos quais 70 g+a foram marcados na Arábia Saudita. Não acredito que o Ronaldo e o Félix venham a ter este contributo no mundial. Já sabemos que o Ronaldo é mais o nosso calcanhar de Aquiles do que o nosso Salvador. Estamos sempre sujeitos a pressionar com menos um quando o adversário tem a bola, não falar nas jogadas, sobretudo transições rápidas, que ele estraga.
    Também não considero a nossa defesa estável. O Ruben teve uma época fraca e esteve lesionado nos últimos dois meses. Mesmo sendo Sportinguista não vejo grande coisa no Inácio, tem uma elevada taxa de passes, o que, por sua vez, desmascara os seus passes falhados que frequentemente têm criado perigo. Araújo e Veiga também não são, certamente, de classe mundial. Eu teria levado também o Palhinha, para ter um jogador mais alto como apoio defensivo. Sobretudo para defender o chuveirinho ou em jogos intensos poder entrar nos últimos minutos e destruir o jogo do adversário.
    No geral, um desempenho fraco não me surpreenderia muito. Com exceção do Catar, nunca jogámos muito bem fora da Europa.
    Num cenário mais otimista, consideraria que chegar às meias finais já seria muito bom e, por outro lado, também não é assim tão irrealista. Mas para isso, tudo tem de correr bem. O Ronaldo tem de marcar, o Bruno Fernandes tem de jogar tão bem como no United, os nossos alas têm de ser muito dinâmicos e criar muito perigo. Assim, podemos chegar longe.
    Mas não apostaria nisso. Acho que vai ser um mundial com muitas surpresas, positivas como negativas. Cuidado com equipas como a Suiça, a Noruega, as equipas do continente Americano, sobretudo o Ecuador que tem uma defesa muito coesa. Eu acredito que os brasileiros vão longe. Tirando o Vini e o Raphinha pode não ter uma equipa tão espetacular, mas é isso que os pode tornar fortes. Tal como aconteceu em 1994 onde também era Romario e Bebeto mais o resto. E a última dança do Messi ou será que a maldição dos campeões mundiais continua?

    Disse tanto, para no fim não dizer nada. É mesmo essas expetativas que tenho do torneio. Imprevisível para mim.

    • lengalenga
      Posted Junho 3, 2026 at 2:13 pm

      Exatamente, também não percebo esta confiança toda. O pessoal pensa que só o nome joga e não olha ao contexto? O nosso ataque é medíocre e, como tu dizes e bem, Ruben Dias teve uma má época (penso que nos últimos 2/3 meses, para aí, só jogou como titular este último jogo) e o Inácio é mediano. Portanto, somos maus a marcar golos e a defender provavelmente também não somos os melhores. Tá bem tá.
      Mas calma, que temos o melhor meio campo do mundo! Vai ser bom para fazer passes para trás e para o lado, ou o pessoal acha que o meio-campo vai ter a mesma dinâmica que tem com o Luis Enrique? Ainda para mais nem tenho bem a certeza que o Bruno Fernandes encaixe bem com a parelha do PSG, pois é bem diferente do Fabian Ruiz. E isto é um Mundial de seleções, não vai dar para fazer essas dinâmicas complexas como nos clubes. É por isso que o melhor jogador tuga na última grande competição, o Euro, foi o Nuno Mendes, o melhor lateral do mundo, que, como lateral é uma posição onde pode ter muito mais influência individual, seja a defender no 1-para-1, seja com as suas arrancadas e incursões no ataque. O problema é que mesmo ele parece que vai chegar estourado ao Mundial…

    • Mantorras
      Posted Junho 3, 2026 at 2:26 pm

      Tenho duvidas sobre 3 jogadores “cruciais” e que quase de certeza vao jogar quase sempre: Ruben, Ronaldo e Bernardo. Um fez uma epoca a meio gas, e isso tanto pode ser bom como mau, o Cris porque sabemos que vai jogar, mas nao se jogara 60min ou 90min sempre, e Bernardo porque ainda deve a seleccao uma grande fase final de uma competicao importante.

      Se estes estiverem bem, acho que seremos muito fortes.

      Os do PSG nao enganam, e mesmo com uma epoca desgastante ainda sao novos e muito competitivos. Vao estar bem.
      Cancelo so fez meia epoca e ganhou gas, vai estar bem.
      E o Bruno vai ser o jogador mais decisivo de todos. Nao jogou Europa e mesmo as tacas acabaram rapido. Acho que vamos ver o melhor Bruno numa fase final.

      Fingers crossed!

      • filipe19
        Posted Junho 3, 2026 at 2:42 pm

        Fingers crossed!
        A minha preocupação está com o Nuno Mendes. O inicio da época foi em grande, parece que vinha naquela onda da época passada, mas neste ano civil veio perdendo muito fulgor. Parece mesmo estoirado.
        Depois as alas, com muita posse já sabemos que o Leão não acrescenta muito, será ele que vai ocupar o lugar com o Nuno? Depois o Neto. É bom jogador, mas também não é fora de serie. Juntando a isso o problema do nosso avançado centro e do Ruben é preciso mesmo torcer com tudo

  • onetimeuser
    Posted Junho 3, 2026 at 1:10 pm

    Nunca podemos estar no Pote 2, tal é a fraca história que temos em Mundiais. Temos muitas dificuldades em jogar contra equipas fora-Europa, pelo que dificilmente iremos fazer melhor que Argentina, Brasil ou Inglaterra.
    Talvez no pote 4, com a Alemanha.

  • Meshuggah_SLB
    Posted Junho 3, 2026 at 1:28 pm

    Três de opiniões, com uma observação:

    1) Portugal – Acho que somos a terceira melhor seleção ex aequo praticamente com Inglaterra e Alemanha (ambas ligeiramente abaixo de nós). Temos o melhor meio campo do mundo – só Espanha rivaliza connosco -, o melhor LE e um dos melhores LD (pelo menos chega em grande forma), mas Ruben Dias pode não estar na melhor forma e o ataque é um conjunto geral de bons jogadores sem haver um diferenciado e com Ronaldo a ser menos 1 a defender (e considero Bernardo Silva, que fez grande época, como um médio). Tenho alguma expectativa para ver se João Félix consegue trazer para o mundial a melhor época que fez na carreira após os 19 anos. Tudo bem que é a Arábia Saudita, mas fez muito melhor do que o Ronaldo e outros que lá andam, ainda vai a tempo de relançar a carreira e a qualidade efetivamente está lá, falta o click mental e JJ pode ter ajudado.

    Já Inglaterra parece mais homogénea, sem tantos altos e baixos, mas tem Kane, o melhor avançado do mundo, secundado por uma equipa de grande qualidade e equilibrada.

    A Alemanha vem de dois mundiais horríveis, mas não deixa de ser a Alemanha… acredito que terão aprendido com os erros, têm grandes jogadores e é um país, por norma, competitivo, nem que seja pelo nível mental.

    A melhor seleção para mim é entre França e Espanha, e até explico porque pus acima de Portugal.

    A França tem o melhor ataque do mundo (de longe), uma excelente defesa, mas o meio campo, embora também com craques, não é tão forte, parece uma equipa muito de vertigem, deve chegar longe na solidez defensiva e setas técnicas e potentes na frente, mas não encantar.

    A Espanha tem grandes jogadores e coletivamente – sublinho, coletivamente – deve ser a seleção mais bem trabalhada no mundo, daí colocá-los à frente de Portugal.

    A observação, e que me parece muito relevante para Portugal: a questão física vai contar muito neste mundial e Portugal costuma fazer más prestações fora da Europa. No nosso grupo somos de longe a melhor equipa, mas vamos jogar no Texas e na Florida, com calor e humidade brutais, contra jogadores fisicamente mais preparados para aguentar o clima. Ainda por cima vamos chegar muito em cima da data do primeiro jogo (por exemplo, a Alemanha em 2014 fez uma preparação exímia a contar com as condições climatéricas de jogar no Brasil).

    Isto também pode pesar noutras seleções, em especial as europeias, e concordo que sempre haverá uma surpresa.

    2) As minhas apostas para seleção surpresa (acho mesmo que vai ser uma destas sete, com prevalência para Noruega, Equador e Japão):

    a. Noruega – fase de qualificação imaculada, não foi só ganhar, foi mesmo máquina de fazer golos (e ainda ontem no amigável limparam a Suécia, ao intervalo já ganhavam por 3). Tem, a par de Kane, o melhor ponta de lança do mundo, sem ser tão completo, mas que parece sempre estar no sítio certo – o Haaland é tipo um Jardel dos milionários -, secundado por excelentes centrais, bom lateral direito, meio campo rotativo, competitivo e intenso, e extremos jovens mas com muita técnica e golo.

    b. Marrocos – aposto novamente neles e acho que até têm uma equipa mais completa do que em 2022.

    c. Croácia – vem de dois grandes mundiais, é competitiva e tem sempre qualidade e soluções.

    d. Senegal – melhor equipa africana para mim e com jogadores fortes e no ponto em todos os setores.

    e. Turquia – é sempre um wild card. Lembra-me antigas equipas da Sérvia, muita qualidade, mas depois entre indisciplina, questões políticas, falta de sentido coletivo, etc., tanto pode sair bem, como vergonhoso. Acho os centrais um ponto relativamente fraco, mas de resto há bastante qualidade. Se, a juntar à raça e combatividade, o Montella conseguir dar boa organização, vão ser um osso duro de roer.

    f. Equador – defesa e meio campo defensivos impressionantes e muita técnica e juventude na frente, fizeram uma fase de qualificação brutal.

    g. Japão – nos últimos dois mundiais estiveram muito bem (despacharam a Alemanha, derrotaram a Espanha, encantaram com o futebol jogado e só caíram de forma inacreditável com a Bélgica de Martinez e nos penalties com a Croácia, portanto sempre com um semi-finalista). Têm vários jogadores que jogam em contexto competitivo, técnica, velocidade e organização. No mínimo, também serão um osso duro de roer.

    3) Acho que a Argentina, embora muito bem trabalhada coletivamente e com grandes jogadores, vai depender muito do que Messi fizer e de manter a organização e a “fome” de ganhar. Falta o clutch Di Maria, Lautaro costuma tremer nestes momentos e Alvarez é muito bom, mas ainda novíssimo já ganhou tudo o que há para ganhar. Nico Paz pode surgir e Enzo Fernandez é muito bom, mas vamos ver. Acho a defesa fraca, mesmo que joguem Romero e Lisandro.

    Acho que o Brasil vai ser uma grande desilusão. Inicialmente pensei que Ancelotti era o homem certo, mas não parece ter trazido o seu ponto forte, que é a gestão de grupos. A convocatória é ridícula, cedeu a pressões, não existe a qualidade de outrora e os bons que estão a surgir são muito novos e ainda têm de se consolidar. Na minha opinião têm dois GR que seriam excelentes mas estão em má forma, uma dupla de centrais efetivamente magnífica, laterais de rir (ou melhor dizendo, de chorar), o meio campo tem o Bruno Guimarães e o resto é semi reformado ou brinca na areia, e no ataque há muita qualidade técnica, mas não chega e nenhum é uma referência incrível.

  • Christian Benítez
    Posted Junho 3, 2026 at 1:29 pm

    Só uma correção, VM: o Congo que vocês têm na imagem é o Congo errado. República Democrática do Congo é que vai participar no Mundial de 2026 e cujo bandeira é diferente dessa.

    • LespistoleroS7
      Posted Junho 3, 2026 at 4:48 pm

      E não se chama Congo, também. O nome corresponde à bandeira, mas não são esse que vão estar no Mundial.

  • Bruno Cunha
    Posted Junho 3, 2026 at 1:34 pm

    Curioso que a grelha dos favoritos do VM é muito parecida com a das casas de apostas, com a exceção de Portugal que aí cai para sétimo lugar (bom pronuncio para quem está tão confiante numa vitória portuguesa).

    Portugal tem sido uma verdadeira desilusão em Mundiais por isso mais uma espantaria me 0, mas com este grupo quero acreditar que podemos ir muito longe, no entanto acho que nos falta um craque que decida jogos sozinho como Mbappé ou Yamal.
    Numa competição destas em que não há muitos treinos e com as condições climatéricas adversas (factor que influencia muito Portugal), este tipo de jogadores vence jogos.

    Vou antes apostar numa desilusão: Brasil

  • henry14
    Posted Junho 3, 2026 at 1:35 pm

    Eu só meteria Portugal onde está se jogássemos sem o tamanco do golito camuflador (os créditos são do quinhas 🤣). Com o tamanco a titular, a PREJUDICAR o COLETIVO, a RECLAMAR com quem não faz aquilo que ele acha melhor e a CONDICIONAR os colegas e o treinador acho que somos tipo a 7ª/8ª.
    Sem o tamanco sim, só atrás da França e do futebol coletivo da Espanha.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 3, 2026 at 1:35 pm

    Para mim há um aspecto fundamental, o estado físico dos craques, dos principais jogadores, daqueles que podem decidir mundiais. É uma absoluta incógnita e lotaria tentar adivinhar qual vai ser esse estado, analisemos portanto apenas os nossos.

    Vejamos o absurdo dos quatro guarda redes, que alguma vidente das tangas perita em numerologia deve ter dito ao Roberto que era a forma certa de vencer o Mundial.

    Diego Costa é o que é, e no último Mundial fomos eliminados por culpa dele. É um bom guarda redes, mas que lhe tremem as perninhas quando chega um jogo grande, a prova é que ainda está no Porto, os grandes clubes europeus não são tontos.

    Os suplentes. José Sá fez uma temporada mazita nos Wolves, Rui Silva enterra o Sporting em jogos chave com frangos inacreditáveis, e o Ricardo Velho, que é de longe o melhor dos quatro, não vai ter um segundinho de utilização, porque há coisas no futebol português que são o que são.

    Passemos à defesa. Vejamos os possíveis titulares. Ruben Dias, o melhor central português que assume pela primeira vez a tarefa de ser o patrão da defesa, passa dois meses lesionado nos momentos cruciais da temporada, e acaba a temporada à procura da melhor forma, tendo alternado bons e maus jogos na reta final. Uma incógnita completa como irá estar no Mundial. Pior do que ele só mesmo o Inácio, que termina a época de forma desastrada, sendo um dos piores em campo contra uma equipa da segunda divisão, depois de uma segunda metade da época penosa, na qual somou erros atrás de erros, sendo claramente um dos rostos do fracasso leonino nesta temporada.

    Nas laterais Dalot esteve em grande no United, foi um dos esteios da equipa que garantiu o regresso à Champions, e Nuno Mendes é Nuno Mendes, mesmo apesar de uma final de Champions relativamente abaixo do seu nível. E ainda há Cancelo, que pode entrar, e que acabou a temporada no Barça em grande. O nosso problema não creio que venham a ser os laterais, assim o Roberto não desate a inventar metendo o João Neves a lateral direito.

    Suplentes da defesa. Aparte de Cancelo, Semedo é um jogador irregular, alterna o melhor e o pior, atacando bem mas defendendo mal, e sempre foi assim. O Veiga, no seu regresso à competição a sério, faz uma boa temporada no Villareal, mas na seleção não jogou nada, e o Tomás Araújo, que andou a alternar com o António Silva uma temporada, foi uma das muitas rábulas do Benfica neste ano. Sinceramente não vejo um banco forte na defesa.

    Meio campo. Vamos partir do pressuposto que somos sapiens sapiens com racionalidade, e não um país de terceiro mundo onde jogadores jogam porque compram o seu lugar, e obviamente teremos um trio formado por Neves, Vitinha e Bruno Fernandes.

    João Neves e Bruno Fernandes acabaram a temporada em grande, mas Vitinha, de longe o melhor jogador português e que nem me passa pela cabeça que não seja titular, teve aquela lesão na final da Champions, que veremos se teve ou não consequências.

    Os suplentes. Vamos nem falar no Samu que apenas foi convocado porque tem que ser vendido, uma vez que o Maiorca desceu de divisão, e enfim Martinez fez o jeitinho, nem do Ruben Neves, que joga nos camelos, e nos camelos não se joga futebol. Tirando esses resta-nos o Bernardo, que é o Bernardo e a sua especialidade é o passe para trás, e o Matheus Nunes, que foi um excelente lateral direito nesta temporada, mas continuamos a olhar para ele como médio. Portanto novamente temos um banco sem garantias, e um titular com interrogações.

    Vamos aos avançados. Há um único que tem que ser titular por decreto, mesmo não jogando a ponta de um corno há anos, e sendo de longe o nosso pior avançado. Tirando esse, que é a garantia de que Portugal alinha com dez há anos, temos vários jogadores que terminaram a temporada de gatas, Leão, Trincão, Conceição, Neto e Guedes pareceram chegar cansados ao final. Sendo que Félix provavelmente também deve ser titular, uma vez que joga nos camelos a ritmo slow motion e isso para a Federação é uma credencial para a titularidade, e que Ramos só irá jogar se o Ronaldo autorizar essa situação, desse lote de cinco jogadores esgotados com jogos em campeonatos a sério com responsabilidade, irá sair o único jogador capaz de desequilibrar na frente de Portugal.

    Eu não percebo tanto otimismo portanto. Depois não venham com fitas, devemos dizer estas coisas antes das competições, e sem medos.

    • Duarte Vader
      Posted Junho 3, 2026 at 2:54 pm

      Isto. A minha percepção da equipa actual assenta em muito desta análise. Com a agravante de que temos um seleccionador horrível.

    • Um Jasomp
      Posted Junho 3, 2026 at 4:23 pm

      O Vitinha teve cãibras, não foi uma lesão. Já foi esclarecido pelo próprio.

  • Mantorras
    Posted Junho 3, 2026 at 1:49 pm

    1. França
    2. Espanha e Inglaterra
    3. Portugal e Argentina
    4. Alemanha e Brasil

    Para mim sao estes os patamares, mas nestas competicoes ja sabemos que isto vale o que vale.

  • Stromp1906
    Posted Junho 3, 2026 at 2:35 pm

    Ou sou muito pessimista, ou não percebo nada de futebol, ou as duas… Assumo sem problemas.
    Na minha humilde opinião, Portugal tem neste momento 4 jogadores Top Mundial, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Bruno Fernandes, 3 jogadores de alto nível, Bernardo, Cancelo e Leão, que por situações dispares são uma incógnita, não tem um central de nível (R Dias é uma sombra do que já foi), tem 1 ponta de lança com 41 anos que joga num campeonato periférico e outro que pouco ou nada jogou toda a época na talvez melhor equipa do mundo é certo, e depois tem uma série de bons jogadores.
    Com a agravante que, sobretudo os sul americanos, ganham fôlego quando representam o Pais (Brasil, Argentina), há países como a França, Inglaterra e Alemanha que nos igualam em individualidades e são habitualmente mais competitivos, físicos e intensos, e ainda países com ideias de jogo vincadas (Espanha, Holanda e até Croácia). Acham mesmo que Portugal é candidato? Espero mesmo estar enganado.

    • batalha34
      Posted Junho 3, 2026 at 5:05 pm

      Se fores fazer uma analise desse nivel de pessimismo para as outras selecoes vais ver que praticamente nenhuma presta para nada

      O Brasil ganha folego mas nao faz nada de relevante ja quase ha 15 anos, isto e futebol nao e natacao

  • Stravinsky
    Posted Junho 3, 2026 at 3:01 pm

    Pote 1: França e Portugal
    A França de vez em quando dá-lhe os 3 minutos e colapsa. Não sei bem como é o balneário, mas historicamente é a ferro e fogo. Qualidade individual para vencer tem, mas é preciso ser equipa.
    Portugal tem muita qualidade em todo o lado e principalmente um meio-campo que é a realeza do futebol com Vitinha, João Neves, Bernardo e Bruno. Melhor lateral esquerdo do mundo e um dos melhores laterais direitos do mundo. Um GR que sabe defender penalties como pouquíssimos. Não nos falta nada.
    E ainda temos o espírito do Diogo Jota a puxar por nós e os jogadores a jogarem por ele.
    Acredito que vai dar Portugal.

    Pote 2: Espanha e Inglaterra
    Na força máxima, a Espanha joga muito bom futebol, mas tem peças importantes muito em baixo de forma, especialmente Rodri e Nico Williams. Lamine Yamal só vai estar disponível a partir de meio da competição e poderá não estar na máxima força também. São ótimos mas tenho ideia que vão floppar.
    Inglaterra tem muito talento em todo o lado e poderá dar cartas, mas também deverá ser a seleção com os jogadores mais estourados. Época muito física e muito exigente que poderá limitar muitos jogadores. Kane poderá desequilibrar.

    Pote 3: Brasil e Países Baixos
    Brasil, não considero o Ancelloti um dos melhores de sempre, como quase todos aqui, mas é claramente o melhor treinador entre todos os que vão estar no mundial. Talento à frente como não havia ha 10 anos e uma defesa que será sólida. Não tem grandes laterais mas acho que vão ser uma equipa que se destaca pela consistencia defensiva.
    Países Baixos, sem se dar por ela voltaram a estar mais perto das decisões nos últimos anos. Há muito talento e experiência.

    Pote 4: Alemanha e Argentina
    Alemanha já não é o que era mas tem peças fortíssimas. O futebol coletivo não é o melhor, mas há talento individual que poderá fazer a seleção progredir. Terá de ter sorte no sorteio.
    Argentina, do meio campo para a frente há talento, mas tantos jogos em tão pouco espaço de tempo vão limitar muitíssimo o GOAT, que não conseguirá recuperar facilmente entre jogos. Também vai levar porrada da velha dos adversários. Aquela defesa é anedótica e deverão sofrer muitos golos.

  • Zanjose
    Posted Junho 3, 2026 at 3:03 pm

    Vou começar com Portugal antes de fazer o top dos favoritos e candidatos.

    Desde 2006, passados 20 vintes, concordo que Portugal tem reais hipóteses de fazer uma grande copa e provavelmente vencer. Porém, não é aquilo que querem fazer dele. Não é a 2ª melhor seleção no leque dos favoritos pelas seguintes razões:

    1. Tem individualidades, mas com insuficiência no ataque. França, Espanha, Inglaterra, e Brasil têm uma frente de ataque muito acima dos Tugas
    2. O coletivo não é uma máquina bem oleada. Espanha e Argentina têm coletivos bem oleados e futebol muito bem consolidados. É isso que geralmente faz a diferença nestes torneios.
    3. Se o CR7 não for bem gerido, a missão ficará mais complicada ainda. Jogar SÓ para ele — o que vai acontecer inevitavelmente, enquanto estiver em campo — poderá condicionar um futebol mais coletivo, fazendo com que outros jogadores joguem inibidos.
    4. O MAIOR ENTRAVE — a gestão de protagonismo na seleção. CR7 é o expoente máximo da bandeira portuguesa em termos mediáticos, mas há muito que deixou de ser o craque da equipa. Se a FPF não colocar um freio no ego do homem, deixando claro que ninguém merece roubar os elogios alheios, podemos ver o mesmo cenário do Qatar, que foi bastante tóxico para equipa.

    Ter visto aquele episódio da reivindicação do golo contra Uruguai, criando barulho tóxico em plena copa do mundo, foi lamentável.

    AGORA, O TOP

    1⁰.
    → Espanha: coletivo muito forte + individualidades fortes + ataque forte
    → França: ataque muito forte + individualidades muito fortes + coletivo forte

    2⁰.
    → Argentina: coletivo muito forte + individualidades menos fortes + ataque forte
    → Portugal: Coletivo forte + individualidades muito fortes + ataque menos forte
    → Inglaterra: Coletivo forte + individualidades muito fortes + ataque forte

    3⁰.
    → Brasil: Coletivo menos forte + individualidades fortes + ataque forte
    → Alemanha: Coletivo forte + individualidades fortes + ataque menos fortes

    4⁰.
    → Países Baixos: Coletivo forte + individualidades fortes + ataque menos forte

  • Daervar
    Posted Junho 3, 2026 at 3:27 pm

    Eu colocaria os 7 primeiros dessa tabela em pé de igualdade. Todos podem ganhar a todos, sem qualquer escandaleira, na fase a eliminar.

  • dek ark
    Posted Junho 3, 2026 at 3:47 pm

    Acho que estão a elevar demasiado Portugal sinceramente, claro que pode ganhar mas olhando para aquilo que são os jogadores e principalmente o treinador não consigo colocar Portugal no top 5 apesar de vir logo a seguir.

    Ora vejamos, Diogo costa é muito bom guarda redes sim, fez uma bela época não só pela qualidade coletiva defensivamente que estava inserido como pela sua qualidade individual mas é muito bom em Portugal, lá fora é só mais um, continua a ser bom claro mas não é top 10 melhores guarda redes do mundo. Aproveito para falar de outros 2 jogadores que são trincao e Inácio, embora inferiores a Diogo costa, principalmente o Inácio, são outros que cá no tugao são bons mas não chegam a outro nível. Depois na esquerda nada a falar, Nuno Mendes é o melhor defesa esquerdo do mundo, veremos como chega fisicamente mas tem tudo para brilhar no mundial, na direita há cancelo(andou a jogar na esquerda e defende mal) e Matheus Nunes(adaptação mas bela época), em princípio será uma boa posição para Portugal, aliás muito boa mas depois vamos aos centrais e vemos 3 centrais medianos para este nível e depois um Ruben dias que andou a época toda com problemas físicos e tanto voltava como lá se lesionava outra vez o que deixa muitas dúvidas sobre como estará neste mundial. Meio campo pouco há a dizer, trio de luxo, não acho o melhor meio campo do mundo mas é claramente top 3, há apenas a dúvida como vão ser as rotinas dos 3 visto que a dupla do PSG está habituada e um F.Ruiz e o Bruno Fernandes é bem diferente mas são os 3 de topo, havendo ainda Bernardo silva etc. Depois a pior parte, o ataque, Ronaldo de 41 anos a jogar na Arábia, felix na Arábia, Rafael leão não jogando na Arábia fez uma época desse nível, Conceição e Pedro neto são medianos para este nível, trincao já falei… Nível bastante mediano no ataque. Posto isto temos um bom guarda redes que não deverá comprometer mas não é top 10 mundial, excelentes laterais e meio campo e o resto é mediano e para piorar temos como selecionador o Roberto Martinez que é pior que qualquer posição que tenhamos

  • Nunop
    Posted Junho 3, 2026 at 3:52 pm

    Uruguai super sobrevalorizado. Elenco fraquíssimo.

    Senegal e Escócia subvalorizados. O primeiro facilmente no patamar de Bélgica e Marrocos e o segundo uns patamares acima de onde se encontra.

    Congo na imagem é o outro Congo, tanto o nome como a bandeira

  • RhaiL
    Posted Junho 3, 2026 at 4:18 pm

    Pole para Espanha. De longe o melhor colectivo. Li por ai que só metem 3 no nosso 11, mas na perspectiva dos espanhois quantos entram de caras no 11 deles? Talvez 3 tb. O meio campo é o melhor a par do nosso, acho que nao entra ninguem de caras, talvez o Bruno pelo Ruiz mas sao jogadores que oferecem coisas diferentes. No ataque deles nao entrava ninguem (assumindo que Nico esta a 100%) e na defesa metemos o N.Mendes e o Dias de forma clara. Gr tb nao acho que o nosso esteja num patamar superior, nenhum é um super Gr, embora o Raya tenha sido o melhor do ano, mas nem vai jogar pelos vistos.

    Quanto à nossa posiçao, se jogarmos com 11, acho que somos terceiros depois da França. Mas o mais certo é jogar com 10, por isso somos sétimos/oitavos na minha opiniao. Isto nao é a Liga das Naçoes e todos vao deixar tudo em campo, o factor Ronaldo vai-se notar muito a partir dos oitavos.

  • LespistoleroS7
    Posted Junho 3, 2026 at 4:54 pm

    A Alemanha vai supreender muita gente e a Croácia desiludir. Não dá para contar com o Modric e o Perisic para sempre.

    Acho que podiam ter feito uma ordem dentro dos potes (não sei se era essa a intenção) com Espanha mais favorita que Portugal e Inglaterra mais favorita que o Brasil e Argentina. Para mim, trocava a Alemanha com o Brasil.

    Só um pormenor engraçado, de a Nova Zelândia estar num pote acima do Haiti(não entendo muito bem o critério, Haiti e Curaçao têm jogadores de campeonatos mais sérios, há Neo-Zelandeses que são semi-profissionais) quando acabaram de jogar um amigável e ficou 4-0 para o Haiti.

Deixa um comentário