Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Na Liga as equipas não querem jogar. Enquanto não mudarmos a mentalidade será difícil cá fora”

Explica tudo? É o 2.º ano seguido que Portugal fica sem equipas ainda numa fase precoce da Liga Europa.

Portugal ficou sem representantes na Liga Europa e André Horta, depois da derrota frente à AS Roma, deixou críticas à postura das equipas da nossa Liga. “Temos de trabalhar muito, passa por termos mais ritmo de jogo. No campeonato português, as equipas não querem jogar, muito jogo parado isso é recorrente e sentimos diferentes quando temos estes jogos com equipas com mais andamento. E vê-se a dificuldade quando jogamos com o Leicester e com a Roma e enquanto não mudarmos a mentalidade em Portugal será difícil cá fora”, afirmou o médio.

57 Comentários

  • Day
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 10:11 pm

    Estás declarações não fazem sentido nenhum, se ele (Horta) estivesse num Tondela, Farense e num outro desses clubes com orçamento mais pequenino, não tinha essa opinião, como está no braga, pronto.

    O anti jogo, atrasos etc, são armas dos pequenos para ganhar aos grandes, porque não têm orçamento para comprar jogadores top top’s, e para competirem com os que têm, fazem o anti jogo e outras coisas, faz parte do futebol.

  • Number10
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 6:28 pm

    Posso estar completamente enganado por não ver muitos jogos para além do Benfica, mas tenho ficado com ideia que a mentalidade do “autocarro” (não estou a falar das perdas de tempo, que isso ainda continua em força) tem desaparecido um pouco, à 10 ou 15 anos atras a maior parte das equipas quando jogavam contra o Benfica, passavam a maior parte do tempo a defender sempre a espera de criar perigo numa bola parada.
    Esse paradigma parece estar a mudar um pouco, nos últimos anos tenho visto vários adversários do Benfica a jogar de forma mais atrevida, tentar a sair jogar em futebol organizado e a fazer pressão mais alta. Por outro lado, da a sensação que a qualidade de jogo em muitos jogos tenha baixado, isto porque para jogar assim é preciso ter jogadores com intensidade e planteis equilibrados. Acho que isto explica um pouco os recordes a nível de pontos que os grandes têm conseguido ultimamente.

    Acho que o pior problema que a liga tem agora, é a falta de qualidade dos planteis, a falta de qualidade de alguns árbitros, e a mentalidade de muitos jogadores que não ajudam em nada a tarefa dos árbitros.

    Espero que isto da centralização dos vá mesmo para a frente e que ajude os clubes mais pequenos consigam fazer planteis mais equilibrados.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 6:04 pm

    É a Liga que tem que zelar pela qualidade dos jogos em Portugal e acima dela a própria FPF.

    É preciso ter mais mão dura com os maus actores e valorizar mais os bons actores.

  • Joao_F
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 5:30 pm

    Estas declarações parecem-me essencialmente desculpas de mau pagador. Perderam… e bem. E agora vêm com este tipo de discurso.
    É verdade o que o nosso campeonato tem um tempo útil de jogo demasiado baixo, agora não me parece que seja esse o motivo para esta eliminação, de todo!!
    O Braga não teve simplesmente hipótese contra esta Roma, que verdade seja dita, e apesar de estar relativamente bem classificada no seu campeonato, não é uma Grande Equipa…
    Não fossem as circunstâncias dos jogos com o Porto (liga e taça), que o Braga não teve naturalmente culpa alguma, e teríamos nesta altura um Braga afastado da Europa, totalmente afastado do título (se é que já não está, tal como Porto e Benfica), e ainda a ter que fazer o segundo jogo da taça já com a eliminatória quase fechada….
    Por isso é bom que se foquem na sua equipa e percebam que nem tudo pode servir de justificação.

    • GuGu
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 7:34 pm

      Como assim um Braga afastado da Europa? O Braga se tivesse menos um ponto do que aquilo que tem estava afastado da Europa? Mesmo que te estejas a referir ao acesso à liga dos Campeões, o Braga está longe de estar afastado, até porque o 3º lugar dá acesso à fase eliminatória.

  • SCP99
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 4:13 pm

    Desculpa esfarrapada e sem qualquer sentido!
    Já neste século o Porto ganha 2 ligas Europa e uma Champions. O Sporting chega por 2 vezes às meias e por 1 vez à final da liga Europa. O Benfica chega 2 vezes à final da liga Europa, o próprio Braga chega 1 vez. Em 2010/2011, temos 3 equipas portuguesas nas 4 que participam nas meias da liga Europa.
    O anti-jogo e pouco tempo útil em Portugal têm menos de 3 anos?

  • Pyros
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 4:12 pm

    Se os campos fossem de cascalho, cairiam muito menos vezes :p

  • Gamg23
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 3:34 pm

    Como é óbvio concordo que na nossa liga abusamos muito de perdas de tempo e “teatrinhos”, penso que em relação algo tem de ser feito, mas também é preciso dizer que não podemos usar este argumento só quando nos trás proveito, neste caso o Braga perdeu e Horta deu esta justificação mas se for preciso num próximo jogo em que esteja a ganhar vai utilizar estas mesmas estratégias de perda de tempo. E se clubes como Braga, Benfica, Porto ou Sporting o fazem depois quando não lhes convém não podem vir reclamar alto e bom som. Depois disto volto a dizer que não sou a favor destas estratégias, mas perdas de tempo tempo há em todo o lado o que é preciso é não abusar das mesmas.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 3:12 pm

    E tu nao es vitima, mas sim parte do problema.

  • MM
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 1:41 pm

    Concordo que é preciso um criterio mais largo em PT, mas claramente que nao foi por isso que fomos eliminados pela Roma, eles foram e sao melhores que nos, ponto.
    Ate acho qje o braga com um 11 mais fresco e intenso teria colocado mais dificildades à roma, mas ainda assim dificiente mudaria o desfecho final.
    Sao 2 temas distintos, mas sim , necessario atuar no n. De faltas da nossa liga

  • Borsalino
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:47 pm

    Não penso que seja muito por aí. O que me parece é a mentalidade dos jogadores, treinadores dirigentes e os próprios Portugueses não é forte, vejo jogadores constantemente a “encolherem-se” quando o nível aumenta(Pizzi por exemplo). É difícil vermos um treinador português que jogue olhos nos olhos quando joga na Europa e os próprios adeptos no geral não têm a mesma exigência e o nível de críticas a um empate no campeonato, comparativamente a um empate numa competição europeia.
    Vejo a mentalidade que as equipas Austríacas têm a a jogar na Europa, e é totalmente diferente daquilo que algumas vez vi o Benfica ter na Europa, mesmo que não tenham tido tantos resultados positivos num passado recente.

  • Alfred
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:45 pm

    Falou bem! A única coisa que tenho a apontar é que os clubes não querem jogar porque os árbitros o permitem. Um jogador experimente mandar-se para o chão ou cair ao primeiro toque e o árbitro não marca falta. Se calhar experimenta a manha mais uma vez. Mas à terceira garanto que não vai fazer o mesmo. Os árbitros mandam no jogo e ditam como o jogo corre e são a meu ver o principal problema da liga portuguesa e da sua fraca qualidade e competitividade. SL

  • Littbarski
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:33 pm

    Tem um pouco de razão, nota-se a diferença de intensidade dos jogos da liga portuguesa, para os jogos europeus, no entanto, há equipas, como o Porto deste ano, que consegue imprimir intensidade nos jogos da Liga do Campeões. Se uma equipa consegue, porque não as outras?

    Noutra perspectiva, sou da opinião que se deu um tiro no pé quando se voltou a aumentar o número de equipas do campeonato.
    Pode ser coincidência, porque coincidiu com uma fase de menor fulgor do campeonato italiano e francês, mas tivemos as melhores prestações europeias, de forma continuada, quando a nossa liga tinha 16 equipas e os “talentos” do campeonato estavam melhor distribuídos pelas 16 equipas, em vez de estarem distribuídos por 18.

    Por outro lado, acho que a notícia de centralização dos direitos de transmição pode ser muito positiva para o aumento da competitividade interna do campeonato, veremos em que moldes será feita e que efeitos terá nas prestações europeias das nossas equipas.
    Na minha opinião, o aumento do orçamento dos clubes pequenos pode permitir maior retenção de mais talento, que melhore o índice de competitividade e e intensidade nos jogos das competições internas. Só depende da competência dos nossos dirigentes, que infelizmente não é a maior.
    É pena que até 2027 muita coisa possa ainda mudar.

  • RSP10
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:30 pm

    O Slavia de Praga diz que não é bem assim…

    • RSP10
      Posted Fevereiro 27, 2021 at 5:57 pm

      O que quis dizer foi que as Equipas só se lembram destes argumentos quando perdem.

      Estamos a falar de equipas profissionais, que sabem perfeitamente que estes jogos são diferentes dos do campeonato, o Braga é presença assídua nesta fase da Liga Europa, tem de estar preparado para a exigência, independentemente da diferença de ritmo entre os jogos.

      Não está em causa o Horta ter ou não razão no que diz, apenas soou mais a desculpa do que outra coisa, porque existiram equipas (Slavia, Granada, Young Boys) que seguramente tinham outros handicaps em relação ao adversário e foram competentes para passar as eliminatórias, ao contrário do Braga.

      O próprio Braga, que este ano tem estado bastante activo na emissão de comunicados, não se pronunciou ainda sobre esta questão (admito que posso estar enganado) e se os clubes realmente concordarem que o baixo ritmo de jogo prejudica as nossas equipas nos jogos Europeus, têm de se reunir para discutir mudanças.

      Mas aqui preferimos apontar o dedo para justificar insucessos.

    • RMRNeves
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 1:29 pm

      Já o sparta de Praga…

    • Abbas
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 1:11 pm

      O Slavia joga em Portugal.

    • Deco10
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 1:08 pm

      Eu nem concordo totalmente com o Horta, estou como um user mais acima, se uns conseguem, os outros também devem conseguir, apesar de concordar que se o futebol em Portugal fosse jogado a um ritmo mais alto as coisas ficavam mais simples.

      Também não acompanho o futebol checo, por isso não sei, mas será que no futebol checo se joga 45-50min de tempo jogado como cá no tugão? É que o rapaz não se queixou de falta de qualidade, queixa-se da falta de ritmo com que se joga cá em Portugal, não há 5min de jogo seguido sem haver uma falta, sem haver alguém no chão a parar o jogo, etc. Se se queixou de alguma falta de qualidade, foi da falta de qualidade dos homens do apito que não conseguem ter mão num jogo intenso e por isso o param a qualquer queda.

    • LMMarado
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:59 pm

      O Slavia é da Liga Portuguesa? Pergunto porque não percebi a relação e não conheço o tempo útil, o ritmo de jogo, ou a resistência impostas pelo campeonato checo.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:24 pm

    O último Sporting contra o Portimonense é um bom exemplo, jogo parado a toda a hora, com as típicas “faltinhas” da treta promovidas pelo árbitro e das quais todos os jogadores se aproveitam.
    O engraçado neste critério ridículo dos árbitros é o porquê de a meio campo tudo ser falta, até espirrar, mas depois dentro da área já impera o critério da intensidade em lances iguais, lá está se tivessem sempre o mesmo critério em ambas as zonas do campo havia penaltis a toda hora.
    Se bem que nesse caso só existe um Clube que não se pode queixar. Sl

  • JimmyZoSo
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:10 pm

    Os clubes pequenos argumentam que isso acontece devido à não centralização dos direitos televisivos, porque não têm capacidade económica para competir com os 3 grandes + SC Braga. Eu penso que o problema vai muito além disso. Está um pouco enraizado na cultura do nosso futebol e na nossa sociedade em geral. Quero ver quando a centralização dos direitos televisivos for realmente implementada (o decreto-lei foi ontem aprovado em conselho de ministros). Os treinadores, árbitros e os próprios jogadores tem culpa no cartório. É preciso mudar todo o paradigma do nosso futebol, o que não será nada fácil. Eu defendo que a própria estrutura das ligas profissionais de futebol devia ser reformada. Um modelo interessante que poderia ser adotado era o da Liga Belga. Se formos ver, em termos de população, Portugal (10 milhões) e Bélgica (11 milhões) estão muito equiparados. Porque é que temos uma primeira liga com 18 equipas, o mesmo número da Bundesliga (num país com 83 milhões de habitantes)? E a realidade portuguesa é muito diferente da grande maioria de todos os países europeus, aonde os adeptos dos 3 grandes compõem mais de 90% da população total do país (arrisco-me a dizer que deve ser caso único nas ligas Top 7 europeias). Os nossos clubes ditos pequenos que competem na primeira liga têm menos faturação, adeptos e sócios que os clubes pequenos das outras ligas europeias (por exemplo, Holanda e Bélgica). Isso faz com que haja uma maior diferença entre os clubes grandes e os ditos pequenos. E isso traduz-se também na qualidade do espetáculo produzido em campo. Uma Primeira Liga com 16 ou até 14 equipas aonde ao final das 2 voltas se separa a tabela em 2 liguilhas (apuramento de campeão e descida de divisão) iria gerar mais jogos competitivos, mais interesse, mais dinheiro de tv (a ser dividido por todos) e de bilheteria. Até me arrisco a dizer que o nosso campeonato poderia ganhar outra dimensão em termos internacionais devido ao maior número de jogos grandes. Não acredito que este sistema seja adotado mas gostava de ver.

    • NinjaDaBola
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 3:33 pm

      Gostei do comentário e da argumentação.
      Gostava de ver o mesmo.

      Como funcionaria, nesses moldes, a partir da tal 2a volta? Um play-off, certo? Isso resultaria em mais jogos no total, ou a diminuição do número de equipas acaba por resultar num número de jogos semelhante?

      • JimmyZoSo
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 4:52 pm

        Vamos partir do princípio que se reduz a Liga para 16 equipas (é quase impossível reduzir-se de 18 para 14). Ficamos com 30 jogos da fase regular. A segunda fase do campeonato poderia ter diversos formatos, mas para este exemplo vou utilizar um parecido com o Belga:
        -Os 4 primeiros jogam a fase de apuramento de campeão (jogam todos entre si, o que dá +6 jogos para cada equipa);
        -Do 5º ao 8 classificado é realizada uma liguilha (jogam todos entre si, dando também +6 jogos), sendo o 5º classificado no final apurado para as pré-eliminatórias da Liga Europa;
        -Uma alternativa interessante seria um mini-torneio entre o 5º,6º,7º e 8º classificados para apurar a equipa que irá às pré-eliminatórias da Liga Europa (a final seria vencedor do 5º vs 8º contra o vencedor do 6º vs 7º). O daria +2 jogos para estas equipas.
        -As últimas 4 equipas, do 13º ao 16º jogam todas entre si para apurar os dois despromovidos à segunda liga (+6 jogos para cada equipa).

        Neste modelo, as equipas jogariam 36 jogos em relação aos 34 do presente modelo. Se os clubes achassem muitos jogos, que se acabasse com a Taça da Liga. Este campeonato tinha o potencial de gerar muito mais dinheiro, gerar mais interesse no público (incluindo no exterior) e de revitalizar no geral o futebol português.
        Tenho a certeza que esta ideia já deve ter sido mencionada em outros lugares e até já pode ter chegado aos responsáveis da Liga. Mas nestas questões, Portugal é um país muito tradicionalista e não acredito que fosse possível criar este modelo para a Primeira Liga Profissional de Futebol. No fundo, seria uma grande mudança. Mas para melhor.

  • Filipe__Santos
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:09 pm

    Urge começar a pensar a sério na reformulação da lei de jogo que rege a marcação de pontapés livres e de atribuição de cartões. A verdade é que a lei, conforme está feita, protege tanto os árbitros que apitam demasiadas faltas, como os jogadores/equipas que cometem demasiadas faltas, como os jogadores/equipas que forçam faltas sofridas.

    Depois também há um ponto penso que importante que pouca gente fala: na Liga NOS há MESMO a cultura da falta. Semana após semana reparamos que não há qualquer tipo de hesitação em perseguir o portador da bola a fazer falta nesse próprio ato de perseguir: com a mão nos ombros do adversário, com toques de “pé com pé” a cada passo de corrida… Quase como se a mentalidade fosse primeiro certificar que o adversário não vai sair dali e só depois preocupar em tentar recuperar a posse de bola. Isto também tem de mudar por parte dos jogadores, mas a verdade é que, voltando ao primeiro ponto do comentário, se não houver imposição por meio das regras, não há incentivo competitivo para melhorarar.

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:01 pm

    O principal problema, na minha opinião, é a falta de pressão alta que existe em Portugal. É tudo muito organizado, linhas de 5 , 11 homens constantemente a defender no seu meio campo e os clubes ficam habituados a ter tempo para sair a jogar com calma.

    • Number10
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 6:40 pm

      EU acho que os mais pequenos têm começado a fazer mais pressão alta, o problema é os jogadores não têm intensidade suficiente para aguentar muito tempo.

      • Mongas
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 7:37 pm

        O problema não é aguentarem, porque em nenhum clube os 11 jogadores aguentam em pressão alta. O problema, na minha ótica é o medo de muitos treinadores (ou por não ter essa capacidade ou com medo de arriscar para não surgirem maus resultados, que podem surgir porque o risco é maior) em fazê-lo em certos momentos do jogo, não existe uma ideia para haver uma pressao, já nem digo alta mas pelo menos ainda dentro do meio campo ofensivo. E isso limita muito daquilo que é a saída de pressão de uma equipa quando defronta equipas estrangeiras que sejam similares ou mais fortes. Mesmo a pressão sobre o portador da bola é muito deficiente quando comprada com outras ligas, as defesas são muito softs. E isso ou são inputs dos treinadores ou a mensagem de quem está no banco não passa

    • Abbas
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 1:15 pm

      Exato, os quatro clubes maiores estão obrigados a jogar em ataque continuado durante mais de 90% do jogo e ter que desmontar equipas compactas a defender em 5-4-1 ou variantes. Um dos motivos para o maior sucesso europeu do Porto é esse, estar talhado para o contra-taque, mais do que continuado

  • CarlosFCP
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:58 am

    Tradução :”Estamos habituados a que todos os toques sejam falta e quando chegamos às competições europeias é difícil perder esse vício”

  • JoaoG
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:54 am

    Concordo perfeitamente com esta ideia, embora não com o contexto. Fomos eliminados porque a Roma tem melhores jogadores e um bom treinador. Aliás, a Roma deve ser a equipa do mundo mais competente contra adversários com jogadores inferiores.

    Posto isto, é uma realidade que em Portugal se privilegia o sucesso sobre o espectáculo. E isto parece ser já incutido na formação, já que jogadores acabados de chegar à equipa principal demonstram já ter os típicos tiques de contestar todos as decisões que não sejam a favor da sua equipa, assim como deixarem-se cair com facilidade. Isto torna a liga difícil de observar para neutros (eu pessoalmente só vejo mesmo o Braga).
    Agora a verdade é só uma, muitos adeptos também contribuem para isto, já que também assobiam cada decisão do árbitro e demonstram incapacidade para condenar os seus próprios jogadores quando estes caem com facilidade.

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:44 am

    Fora isso o Braga é inferior à Roma em todas as posições e no banco

  • Eder26
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:36 am

    A liga portuguesa também era assim na época 2010/2011 e o Braga chegou à final. Argumento que só justifica parte da eliminação do Braga. A outra parte é simples, na minha diminuta opinião: o Braga é inferior qualitativamente à Roma. Ponto. Não dá para contrariar isso. Um tem Dzeko, outro tem Sporar. É preciso aceitar que não estão no mesmo nivel. Mas o Braga poderia ter dado muito mais em campo. Vejam o FC Porto na Liga dos Campeões. Comem a relva e por isso fazem sempre o seu papel e vão eliminar a Juventus.

    • lipe
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:02 pm

      Sim, e o Porto também compete com um orçamento a rondar os 90 milhões, à volta de 4 vezes superior ao do Braga. É capaz de gastar dezenas de milhões em jogadores como o Nakajima por exemplo que depois são para emprestar nas Arábias.

      Ah, e apanharam a pior Juventus dos últimos para aí 10 anos, uma Juventus que curiosamente só tem mais um ponto que a Roma no campeonato.

      • For Dummies
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 2:00 pm

        Resumidamente, os resultados do Porto a nível europeu não têm mérito nenhum. É isso?

        • Deco10
          Posted Fevereiro 26, 2021 at 5:47 pm

          É como sempre. Todos os anos a cantiga é a mesma, se o Porto passa na Champions é porque foi tudo fácil, se não passa é porque são incompetentes, nunca há mérito. Até a Champions de 2004 há quem diga que o Porto só ganhou porque teve sorte. O melhor é mesmo ignorar e continuar a fazer o nosso trabalho, e quem critica acaba por ser quem beneficia, porque a verdade é que, na maioria dos anos, sem o Porto não havia Portugal na Europa. Tivemos ali um momento de fulgor do Benfica há uns anos, que por acaso até coincidiu com um momento de menor fulgor do Porto equilibrando as contas ao que é normal, agora todos os outros clubes que já tiveram presenças na Champions e Liga Europa devem agradecer a Porto e Benfica, principalmente ao Porto.

          • lipe
            Posted Fevereiro 26, 2021 at 7:52 pm

            Sim, um clube como o Braga deve agradecer a Porto e Benfica por ter conseguido um 2º lugar em 09/10 e um 3º em 11/12 e consequentes qualificações para a Champions. O que seria de clubes como o Braga sem esses clubes !

            Que mentalidade pobre e pequena.

        • lipe
          Posted Fevereiro 26, 2021 at 2:21 pm

          Não de todo, simplesmente é preciso contextualizar as coisas. O Braga fez uma campanha europeia positiva dados os seus recursos e teve uma eliminatória infeliz com a Roma.

      • ktc
        Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:25 pm

        E os adversários do Porto não têm também 4x o orçamento da Roma?

        • oMeuUserName
          Posted Fevereiro 26, 2021 at 1:36 pm

          Não sei os números, mas diria que não, a Juventus não terá um orçamento 4x superior ao da Roma. Em salários, a Roma gastará esta época cerca de 84M€ e a Juventus 236M€. A diferença é grande, mas é menos do triplo, o valor pago pela Juventus é 2,8 vezes superior ao da Roma. Por isso, não, não é 4x superior…

          • ktc
            Posted Fevereiro 26, 2021 at 2:24 pm

            O que dizes não faz muito sentido, mas aconselharia as equipas com menor orçamento a nem jogarem porque já se sabe que os de maior orçamento vão ganhar.. mas a juventus não tem um orçamento muito maior que o FCP ? E não perdeu ? que tem isso dos orçamentos ? O United deve ter um orçamento muito maior que o Bayern e ganha o quê ?

            • oMeuUserName
              Posted Fevereiro 26, 2021 at 4:28 pm

              O que eu disse não faz sentido porquê? Tu perguntaste se os adversários do Porto não têm um orçamento 4x superior ao da Roma, e eu respondi-te que não… O que é que não faz sentido aqui?

              O que não faz sentido é falar em não jogar por causa dos orçamentos, quando em lado nenhum insinuei isso. Mas é óbvio que isso influencia, e influencia mais quanto maior for a diferença. Por isso que o Benfica/Porto nunca ficará atrás do Tondela ou do Moreirense no campeonato, e ganhará 7/8 jogos em 10 a essas equipas, porque têm um orçamento 30 vezes superior. Em nenhuma liga das big5 vês uma equipa com um orçamento 30x maior que outra da mesma liga. Por isso que ganham sempre os mesmos. Se até o Sporting tem dificuldades em lutar pelo campeonato (esta época é a exceção dos últimos anos), quando os outros nem o dobro do orçamento têm (a diferença será entre 60 e 90/100M€), o que fará as equipas com orçamentos 5, 10, 15, 30 vezes inferior?

              Usar a Juventus como exemplo não será o mais acertado atualmente, porque todos vemos que é uma equipa que pouco joga e foi eliminada por Ajax e Lyon nas últimas 2 épocas. Mas porque razão o PSG é o crónico vencedor da Ligue 1? Porque razão o Bayern ganha sempre na Alemanha? Porque razão o Leipzig em 10 anos veio da última divisão alemã para a Champions? Quem tem mais dinheiro, está sempre mais perto de ganhar, é evidente. Não é taxativo, porque sacos de dinheiro não ganham jogos, mas que ajuda muito, disso não há dúvidas. Por alguma razão uns jogaram com Zé Carlos, João Novais e Sporar e os outros com Veretout, Pedro Rodriguez e Dzeko…

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:31 am

    Completamente de acordo. Enquanto não se mudar a mentalidade cá no burgo não vamos disputar olhos nos olhos com os clubes europeus de topo. Mas parece que há treinadores em Portugal que se recusam a mudar a mentalidade desportiva porque, lá está, isto está de tal maneira entranhado na cultura desportiva portuguesa que é difícil mudar mentalidades.

    Contudo, acho que o futebol podia aprender algumas coisas com o futsal.

    Saudações Leoninas

  • Kacal
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:27 am

    A Juventus é da mesma Liga que a Roma e com jeitinho até jogam pior que eles em futebol jogado, mesmo assim nós (Porto) demonstramos mais competitividade e ritmo no jogo que eles e vencemos, somos da mesma Liga que o Braga… depois o Leicester acabou de ser eliminado pelo… Slavia de Praga! Tudo bem que é o campeão checo e tem uma equipa interessante e bem “oleada”, mas mesmo assim o Braga é superior.

    • Number10
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 6:35 pm

      A nível de intensidade de jogo acho que o Porto é um caso a parte na nossa liga.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 27, 2021 at 1:23 pm

        Sim, nisso concordo. Embora o Sporting jogue com uma intensidade bastante boa. Seja como for, jogamos na mesma Liga que o Braga portanto é possível ser mais intenso mesmo jogando cá. Acho é que a Roma simplesmente foi melhor a nível individual e colectivo com o Braga a não estar à altura.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:21 am

    Pegou num ponto sensível e que se notou imenso no 2 jogos contra a Roma. Ao mínimo toque os jogadores vão para o chão, então quando era o Sporar ou o Galeno era logo! Só que na Europa os árbitros não vão na cantiga.

    A intensidade tem que mudar por cá, os jogadores devem evitar atirar-se para o chão para ganhar penaltis e faltas e devem insistir em continuar as jogadas. Ficavam todos a ganhar!

  • josediogo
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:12 am

    E ainda, gostaria de questionar, onde está a informação sobre o tempo útil dos jogos?
    Eu, com 28 anos, lembro-me que no final da década de 90/início do milénio, as tv’s mostravam o tempo útil e era assombroso.
    Depois, por magia, decidiram retirar. Porque?
    Para entrar em negação ou esconder algo?
    É altura de começarmos a falar em tempo útil de jogo, porque esse é, efetivamente, o tempo de jogo jogado.

    • lipe
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 12:05 pm

      Em 2018 saiu o estudo que concluía que Portugal era o campeonato com menos tempo útil de jogo na Europa. Em 90 minutos jogavam-se em média 50,9%.

  • Ss
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:10 am

    Mais um jj? A culpa é sempre dos outros – agora é devido ao tipo de jogo em Portugal ser diferente do jogo em Inglaterra ou em Itália… E que tal estar ciente disso e devidamente preparado? É que culpar “mentalidades” ao invés de correr mais parece-me uma desculpa esfarrapada. Seria mais honesto se dissesse que devido ao ritmo a que se joga em Portugal e à diferença de qualidade entre as equipas, não conseguiram fazer mais.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 27, 2021 at 1:13 am

      Como é que – e dando o exemplo das faltas – num jogo com muitas faltas te preparas para um jogo com poucas fltas marcadas? O árbitro marca falta, ignoras e continuas a jogar? Pode não explicar tudo mas não me parece desculp desfarrapada…

  • josediogo
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:06 am

    Tem toda a razão.
    O maior problema é que não se vê um caminho para alterar o paradigma.
    Cada vez há mais falta, mais paragens.
    Este ano então, temos superado todos os records de faltas por jogo.
    Os árbitros apitam tudo, os jogadores aproveitam para se jogar para o chão.
    Temos tanta qualidade que isto irrita.
    Porquanto, o futebol deveria ser um espectáculo.
    Hoje em dia, é só futebol.
    Para chegarmos ao espetáculo é preciso deixar jogar muito mais, apitar menos, ir menos ao chão e mais à luta e disputa de bola.

    Estar habituado a estes ritmos de paragens constantes, normal ir “lá fora” e sentir fisicamente a diferença onde a bola para menos.

    • Number10
      Posted Fevereiro 26, 2021 at 6:33 pm

      Concordo, e acrescento a maior parte das equipas em Portugal sem contar com o Porto, são muito fracas fisicamente, vemos muitas equipas que jogam apenas 1 vez por semana e depois quando apanham um grande, rebentam fisicamente por volta dos 60 ou 70 minutos.

  • Knox_oTal
    Posted Fevereiro 26, 2021 at 11:05 am

    Totalmente de acordo! Já o digo há algum tempo, o nível de qualidade e competitividade baixou imenso no campeonato português nos últimos anos! Este abaixamento e nivelamento por baixo tem várias razões de ser, sendo bastante complexa e enraizada nas próprias entidades que gerem a modalidade e os próprios clubes (sem descurar a mentalidade e, falta, de cultura desportiva dos adeptos). Enquanto não houver uma verdadeira conversa entre as várias partes interessadas e haja genuína vontade de mudar as coisas para melhorar, prevejo que a tendência será para continuar a piorar (principalmente internacionalmente)!

    E quem vier listar nomes de jogadores para contra-argumentar o abaixamento de qualidade, eu proponho atentar à qualidade de jogo média dos clubes portugueses na I Liga. Se há bons jogos e entretidos na Liga? Obviamente, mal seria, de vez em quando lá acontece, a questão é que esses jogos são a excepção, mas de longe!

    Saudações Desportivas

Deixa um comentário