Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Épico! Nadal consegue reviravolta frente a Medvedev e é o primeiro a chegar aos 21 títulos de Grand Slam

Que competidor, que tenista, que atleta! É certo que tudo esteve a seu favor – a ausência de Djokovic, que estava do seu lado do quadro, a organização também permitiu que jogasse quase sempre de dia -, mas conseguir esta maratona aos 35 anos e depois de ter estado tantos meses parado, é incrível. Veremos agora qual será a resposta dos dois grandes rivais, principalmente de Nole. Já Medvedev fica com a sensação que “deixou fugir o pássaro”. No 3.º set, quando estava por cima, desperdiçou vários pontos de break. No 4.º set também vacilou de maneira caricata e chegar ao 5.º set, quebrar Nadal quando o espanhol servia para vencer e depois a seguir com 30-15 cometer um erro parvo à rede, vai certamente atormentá-lo, sendo certo que o russo hoje também esteve muito condicionado pelo público, que o perturbou em todos os momentos e serviços, o que, a juntar à postura de Rafa, que perde sempre imenso tempo entre os pontos, frequentemente até pede ao adversário para interromper o seu gesto de serviço, acaba por desgastar.

Rafael Nadal fez história ao bater Daniil Medvedev na final do Open da Austrália em 5 sets, com os parciais de 2-6, 6-7, 6-4, 6-4 e 7-5, num duelo que teve mais de 5 horas. O espanhol, que perdeu os dois primeiros sets e no 3.º esteve a servir no 6.º jogo com 0-40, tornou-se assim o primeiro tenista a chegar aos 21 títulos de Grand Slam (fica com mais 1 que Djokovic e Federer). Já no quadro feminino Ashleigh Barty, número um mundial, somou o 3.º Major na carreira ao bater na final Danielle Collins, por 6-3 e 7-6. Há 44 anos que uma australiana não vencia o torneio. Destaque ainda para Kyrgios que venceu o torneio de pares com Kokkinakis.

Mais títulos de Grand Slam:

VM
Author: VM

73 Comentários

  • Dca
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:13 pm

    Medvedev consegue fazer o break no 5-4. Está a serve, 30-15, ponto ganho na rede e em vez de rebentar, vai mandar um amorti? Tantos erros assim que teve. Muita pena.
    Parabéns ao Nadal.

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:14 pm

    Absolutamente épico! Estou arrepiado!

  • FiliGon
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:16 pm

    Grande grande grande jogo do Nadal!!! Que reviravolta absolutamente épica!!!
    Muitos parabéns o grande jogo do Medvedev.

  • fabinho18
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:16 pm

    A minha venia ao melhor de todos os tempos.
    Nunca pensei que voltasse a este nível, com o jogo praticamente perdido e volta o velho Nadal

    Nadal GOAT

  • Kafka
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:18 pm

    Absolutamente fantástico… Há 3 meses não sabia sequer se podia voltar a correr… Hoje torna-se o jogador mais titulado de sempre em Grand Slams, fantástico

    Junta-se ainda a Djokovic, Roy Emerson e Rod Laver como os únicos vencedores de todos os Grand Slams pelo menos 2 vezes

    E agora será que dá para o 22° na sua meca Roldand Garros? Era a cereja no topo do bolo

  • RMSO
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:22 pm

    Incrível, é um lutador nato. É neste tipo de mentalidade que é um dos melhores desportistas de sempre. Esteve vários meses afastado por lesão, nem sabia se podia regressar, apanha covid pouco tempo antes do torneio, mas nada disto o consegue parar.

  • offtopicguy93
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:27 pm

    Tal como o Ronaldo que irá ser o melhor marcador de sempre não é o melhor jogador de sempre, ou por exemplo o jogador com mais títulos não é o melhor de sempre, Nadal também não será o melhor tenista de sempre!

    Messi e federer serão os verdadeiros GOA…

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 30, 2022 at 2:42 pm

      Federer não foi melhor jogador de tênis que o Nadal e ainda menos que o Djokovic.

      • offtopicguy93
        Posted Janeiro 30, 2022 at 3:26 pm

        O prime do federer foi muito melhor que o prime de Nadal ou djocovid! Ou não se lembram? Ou não vias tênis? Ai ai

        • NR7
          Posted Janeiro 30, 2022 at 3:34 pm

          Concordo plenamente.

        • AndreChaves9
          Posted Janeiro 30, 2022 at 4:21 pm

          Não é verdade. É desejo apenas e só. Os adversários no prime do Federer eram claramente abaixo dos que os que apanharam Rafa e Djoko.

          • offtopicguy93
            Posted Janeiro 30, 2022 at 4:54 pm

            Só para te lembrar que federer ainda apanhou os últimos anos de Agassi e sampras, jogou contra jogadores como roddick, ferrer, davidenko, berdish, verdasco entre muitos outros que na altura faziam parte do top10!

            Os adversários que o djokovic apanhou também foram os adversários de federer, mas muitos dos que djokovic apanhou no prime o djokovic ou Nadal não apanharam!

            Sem falar que é unânime que o federer tem o estilo de jogo mais bonito e completo de sempre, o jogador com mais recursos de sempre no seu jogo! Talvez o melhor jogador de sempre na rede, melhor jogador a servir de sempre, uma das senão a melhor direita de sempre, onde a esquerda foi sempre o seu calcanhar de Aquiles, mas a sua esquerda em slice talvez seja a melhor se sempre tambem! Não tem o físico que Nadal e djoko têm, e foi por aí que talvez tenha perdido muitas das batalhas em finais de grand slam!

            Nunca inventou lesões, nunca chamou equipas médicas, não demora 1min entre pontos, não quebra ritmos, simplesmente queria jogar tênis, aquilo que sabe fazer!

            Aos 20 anos andava a ganhar ao sampras que na altura era considerado por muitos o melhor tenista de sempre! Vai ler sobre a história do
            Tênis e principalmente sobre quem foi federer! O messi do tênis meu caro

      • Miguel Caçote
        Posted Janeiro 30, 2022 at 3:39 pm

        Federer foi muito melhor jogador do que o Nadal, exceptuando, claro está, em terra batida, superfície em que o maiorquino é o melhor destacadamente.

    • Acnologia
      Posted Janeiro 30, 2022 at 2:57 pm

      Federer é o melhor de sempre por que assim desejas certo?

      É que os big 3 coexistiram todos no mesmo espaço temporal, e a verdade é que nunca nenhum se superiorizou a outro, apenas cada um tinha os seus pisos fetiche. Dizer que o Federer é o GOAT é uma opinião, como o Nadal ou o Djoker.

      Não é a tua opinião que vai servir de certeza nessa disputa

      • offtopicguy93
        Posted Janeiro 30, 2022 at 3:28 pm

        Porque assim o desejo? Opinião da maioria das pessoas ligadas ao tênis, ex jogadores, treinadores etc … viste o federer jogar no prime? federer no prime era melhor que djoko e nadal, se não vias tênis nessa altura não é problema meu… vai ver vídeos no YouTube e tira conclusões

        • Acnologia
          Posted Janeiro 30, 2022 at 3:59 pm

          Lá vens tu com a verdade absoluta e com respostas como, “vai ver vídeos ao YouTube” para fundamentar a tua opinião.

          Volto a reiterar,cada um tem os seus pontos fortes e fracos, e se o Federer é assim taooooo superior, põe o prime Federer contra o prime Nadal no piso do Roland Garros. Certamente o Federer ganha sem problemas não é? Ou o Nadal contra o Federer em Wimbledon?

          E, sim, o Federer também é o jogador que mais gostei, mas essa conversa dos GOAT nos desportos começam a enjoar um pouco, principalmente quando a distância entre eles não é assim tão assumida.

        • AndreChaves9
          Posted Janeiro 30, 2022 at 4:24 pm

          Mais uma vez não é verdade que a maioria das pessoas ligadas ao ténis ache o Federer o Goat. Cada vez mais o Djoko vinha a ganhar esse estatuto e bem na minha opinião. Agora este AO deu muito jeito a carreira do Nadal vamos lá ver…

          • offtopicguy93
            Posted Janeiro 30, 2022 at 6:35 pm

            Tas completamente em desnorte! Comentaste todos os “comentários” com a necessidade de referires que o djoko é o melhor? Há assim tanta necessidade? Joguei tênis dos 10 aos 18, depois infelizmente apareceu o padel e roubou muitos praticantes, sei do que falo e percebo aquilo que digo, tu precisas de perceber o desporto antes de comentares!

      • NR7
        Posted Janeiro 30, 2022 at 3:36 pm

        Em qualquer desporto, para se ser um “goat”, tens que ter muito mais do que números…é preciso ter aquele “fator X”. Entre os 3 maiores nomes de agora, o Roger “King” Federer (além dos números, claro) é claramente aquele que tem esse fator. Tanto dentro como fora dos courts.

        Obviamente que não deixa de ser uma opinião, mas por aquilo que se pode ver e ler é aquele que, entre os 3, reúne (muito) mais pessoas a apontarem-no como o favorito e “goat”.

        • offtopicguy93
          Posted Janeiro 30, 2022 at 4:56 pm

          Mística e jogo! Mais nenhum jogador vai praticar o tênis de uma forma tão elegante como o federer, mas há quem teime em não ver isso! Enfim….

  • Mota00
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:27 pm

    Não sendo fã do Nadal, é uma autêntica besta. A potência que imprime no jogo é brutal. Acho que hoje acabou por ser mais demérito do Medvedev, mas ainda assim foi uma luta tremenda.

  • Jim Croquete
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:28 pm

    Que reviravolta, a perder por 2-0 nestas condições e mesmo assim deu a volta, que besta! Que dois monstros e que grande jogo! Nada bate esta tensão de um quinto set numa final de grande slam, só de pensar que há quem queira acabar com isto…

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:29 pm

    Não é só ganhar, é ser um velhote e perder os dois primeiros sets. Uma lenda, não creio que alguma vez haja um jogador de Ténis mentalmente tão forte como Nadal, ele simplesmente recusa-se a perder. Não vi Ali, não vi Merckxx, mas sei o Nadal está ao nível deles. Por isso hoje torna-se o primeiro dos Big 3 com 21. Merecidamente, não fossem as lesões e ele teria 3.

    Dito isto tudo Medvedev, que é de longe o melhor jogador do mundo, vai dominar os próximos anos, e este ano não há chá para ninguém. Tenho quase a certeza absoluta que aprendeu a lição de hoje, e que vai ganhar os próximos três Grand Slams, de um modo dominador.

    Isto é Ténis, e o jogo precisa disto. Nadal pode orgulhar-se de ter disputado as duas melhores finais de Grand Slam de sempre: a de Wimbledon em 2008 contra Federer, e esta de hoje.

    • henry14
      Posted Janeiro 30, 2022 at 3:09 pm

      Medvedev a ganhar em Roland e Wimbledon? Não me parece mas nunca se sabe.
      E relativamente às melhores finais é discutível.
      Eu cá preferi os duelos Nadal vs Djoko em 2012 em Australia e Djoko vs Federer em Wimbledon em 2019, salvo erro.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Janeiro 30, 2022 at 5:37 pm

        É o melhor, e é muito melhor que todos os outros, não vejo ninguém ao seu nível actualmente. ´

        Mesmo hoje foi melhor que Nadal mas não soube liquidá-lo antes dele começar a tornar-se um Touro imparável.

        Tem que aprender a lição de hoje, e a saber dominar confrontos tensos e longos, no fundo a ter paciência. Mas assim que o fizer não há ninguém ao seu nível.

        Quanto às finais são gostos. A de Wimbledom em 2008 foi épica, inigualável e incrível. Tal como a de hoje.

        • AndreChaves9
          Posted Janeiro 30, 2022 at 6:15 pm

          Mas como é que se pode dizer que um tenista É muito melhor que todos quando venceu um dos últimos 5 GS e onde houve um que ganhou 3 em 4 dos que participou? E ainda hoje perdeu na sua superfície …

    • Kafka
      Posted Janeiro 30, 2022 at 3:28 pm

      Concordo que Medvedev é o melhor jogador do Mundo da actualidade, mas tenho muitas dúvidas que consiga vencer Roldand Garros e Wimbledon… O seu melhor piso é claramente Hard Court

      Ao dia de hoje, o meu principal favorito para Roldand Garros é Djokovic

      • AndreChaves9
        Posted Janeiro 30, 2022 at 4:20 pm

        Como é que pode alguém ser mais favorito em RG do que o Nadal? Já o seria sempre mas muito mais agora.com este Boost. Medvedev para RG e Wimbledon dificilmente será um favorito.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Janeiro 30, 2022 at 5:40 pm

        Bom ao dia de hoje o Djokovic não joga em Rolland Garros, não é? Terá que se vacinar?

        Sim é verdade, mas é uma questão de nível de Tenis. O Borg nunca foi o melhor servidor e venceu cinco vezes Wimbledon, quando és de longe o melhor isso nota-se.

        E sinceramente depois dos Big 3, que estão no fim, não vejo simplesmente ninguém ao nível do russo. Pode ser que apareça entretanto mas não vejo ninguém com a qualidade de jogo dele.

        • Kafka
          Posted Janeiro 30, 2022 at 6:46 pm

          Não, acho que ele vai poder jogar, graças ao teste positivo falso que ele inventou em Dezembro…. Esse teste falso dá validade por 6 meses e termina portanto em Junho ainda dentro do prazo que se disputa Roland Garros… Portanto à partida vai poder ir, apesar de toda a gente saber que ele não teve Covid em Dezembro,

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 30, 2022 at 4:48 pm

      Concordo que Medvedev é o melhor atualmente, mas ganhar RG e Wimbledon? Coitado. O homem odeia a terra batida e em relva o seu jogo precisa de muitos anos para se adaptar a este tipo de court. O russo nem tem espaço para receber o serviço como quer em Wimbledon.

      Poderá ganhar o USO, mas em RG e Wimbledon, nem deve chegar às meias-finais.

  • kiterioVFC
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:36 pm

    Acabei de ver estava 2-0 e de repente… Não esperava nada disto. Talvez das vitórias mais épicas dele pois estamos a falar de um regresso contra um jogador que parecia ser uma pedra e apesar de tudo o grande favorito… Grande Nadal. Brutal

  • Cossery
    Posted Janeiro 30, 2022 at 2:52 pm

    Eu nunca fui muito Nadal, sempre mais Federer, pelo estilo de jogo, pela forma de condicionamento do adversário, pelo lado gentleman do suíço, mas hoje estava por ele, porque merece, é um campeão, nunca desiste, vai sempre até ao fim, nunca o podes dar como perdido. Além disso, ao contrário do Medvedev, o seu jogo é feito de jogadas espectaculares, e isso para mim é a razão de adorar o tenis. Brutal!

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 30, 2022 at 3:06 pm

    Que monstro! Aos 35 anos aguentar uma partida destas, é de quem é mesmo dos melhores da história!

    Quanto a esse título, para mim será sempre entre Federer e Nadal. O Djoko nunca, para mim claro, nunca vai entrar nestas “contas”. Nunca fui fã, mesmo antes de se revelar anti-vaxxer e tudo mais, acho um excelente tenista, mas não ao nível dos outros 2.

    Agora entre o suíço e o espanhol, venha o diabo e escolha. Cresci a ver dois, adoro os dois, nunca vou conseguir escolher entre um e outro. Da mesma maneira que no futebol, tenho imensa dificuldade em escolher entre Messi e Ronaldo.

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 30, 2022 at 4:18 pm

      No Messi não há sequer comparação.

      No tênis infelizmente o Djoko é o melhor dos 3.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 30, 2022 at 5:01 pm

        É a tua opinião. Mas admito que sou bastante sentimentalista quando vejo desporto, não formo a minha opinião estritamente na vertente técnica/números.

        • henry14
          Posted Janeiro 30, 2022 at 9:51 pm

          Pois, dá para perceber! Só mesmo a ser sentimentalista é que se diz que Djoko não está ao nível dos outros 2.

      • NR7
        Posted Janeiro 30, 2022 at 6:49 pm

        Qual é a razão de não existir comparação? Só porque sim? Existe, claro que existe…pelo menos para a maioria das pessoas. De qualquer das formas, provavelmente o melhor de sempre no futebol até será o Maradona.

        Em relação ao ténis, também acredito que o Djokovic irá terminar com o maior número de Grand Slams entre os 3, mas não fará automaticamente dele o “goat”. Aliás, na minha opinião, continuaria a colocá-lo em número 3, porque, tal como já referi, ser o “goat” não pode envolver só números. Federer continuará a ser o melhor de todos os tempos pelo conjunto de tudo – opinião que podemos ver entre muitos adeptos, jogadores, ex-profissionais da modalidade ou especialistas – e o Nadal será o segundo melhor. Reforço que isto é com base em tudo e não apenas em números.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 30, 2022 at 3:11 pm

    Que grande jogo, mais uma enorme recuperação do Rafa.

    É por jogos como o de hoje que ele sempre foi o meu tenista favorito, a sua persistência, resiliência, superação … que animal.

    Nós últimos tempos recuperou o seu melhor nível que parecia completamente perdido, afinal ainda tem capacidade para lutar por Grand Slams que não sejam apenas Roland Garros (que devia mudar o novo para Rafa Nadal ahah).

    É desfrutar enquanto temos oportunidade de o ver jogar.

  • PortistaDesdePequenino
    Posted Janeiro 30, 2022 at 3:12 pm

    Se há desporto que se pode dizer que o melhor é quem ganha mais, é no ténis. As condições são iguais para todos. O meu preferido pelo estilo de jogo foi sempre Federer, mas tendo jogado na mesma época e nas mesmas condições que Nadal e Djokovic, não tenho problemas em admitir que quem ganhar mais deverá ser considerado o melhor. É muito diferente de futebol e basket. Nadal é um pouco irritante mas é um dos maiores desportistas de todos os tempos, e poderá ser o maior tenista de todos os tempos. Será entre ele e Djokovic.

    • NR7
      Posted Janeiro 30, 2022 at 3:32 pm

      Em qualquer desporto, para se ser um “goat”, tens que ter muito mais do que números…é preciso ter aquele “fator X”. Entre os 3 maiores nomes de agora, o Federer (além dos números, claro) é claramente aquele que tem esse fator. Tanto dentro como fora dos courts.

    • Acnologia
      Posted Janeiro 30, 2022 at 4:01 pm

      Exato, sem tirar nem pôr!

      São os 3 gigantes. Pode haver quem prefira um pelo seu estilo específico, mas neste caso é impossível dizer que um é o melhor destacado.

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 30, 2022 at 4:38 pm

      Um GOAT de qualquer desporto não pode nem deve ser avaliado apenas por numeros, muito menos quando estamos a falar de 3 jogadores com recordes únicos e títulos muito próximos uns dos outros. Em 60 jogos, se ganhar 31 e o meu adversário 30, sou automaticamente melhor que ele? Não concordo.

      Para mais, há aí um ponto totalmente ao lado. Ou não segue o desporto desde 2000 e pouco, ou então simplesmente não conhece as diferenças que os courts e o calendário sofreram. “As mesmas condições?” Os courts de hoje em dia estão longe, mas bem longe daquilo que era há 10 anos atrás, quanto mais há 15 ou 20. As condições não foram iguais.

      Uma coisa é certa: os 3 têm argumentos mais do que suficientes para serem considerados o GOAT. É escolher quem preferirem.

      SL

      • PortistaDesdePequenino
        Posted Janeiro 30, 2022 at 11:37 pm

        Errado. Um desporto individual pode e deve ser avaliado fundamentalmente pelos números. Quem é o maior E quando me refiro às mesmas condições falo entre os três grandes, que não têm assim tanta diferença de idade entre eles. Também estou a assumir que quer Nadal quer Djokovic ganharão mais alguns grands Slams e Federer não, acentuando a diferença em 3, 4 ou 5 títulos. Se essa minha assumpção estiver errada, então eu próprio considerarei Federer com

        • PortistaDesdePequenino
          Posted Janeiro 30, 2022 at 11:41 pm

          como o maior pois sempre foi o meu preferido. Mas natação, atletismo, golf ou ténis, os melhores são os que mais ganham, dentro das mesmas condições. Não percebo quem possa achar o contrário.

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 30, 2022 at 4:45 pm

      E a primeira frase não podia ser mais enganadora. Quem ganha mais é o melhor, ponto final?

      Portanto, imaginemos que jogamos 30 vezes um contra o outro. Ganhou 16, eu ganhei 14. Mas as suas 16 vitórias foram todas em relva. As minhas 14 foram em hardcourt, clay e relva também. Mais, as minhas vitórias foram todas sem perder um único set, enquanto que as suas foram todas até ao último ponto…

      É melhor do que eu? Ou eu melhor? Pois, é difícil, não é? Se há desporto onde os números são enganadores, é o ténis. Olhar para 3 jogadores, dois com 20 titulos e um com 21, e afirmar “bem, o outro ganhou mais um, portanto é indisputavelmente melhor” é das análises mais superficiais e redutoras que se podem fazer.

  • henry14
    Posted Janeiro 30, 2022 at 3:13 pm

    Alguém que diga ao Medvedev que os amorties não são para ele. Ainda para mais contra o cavalo do Nadal que apanha as bolas TODAS. Estava a torcer pelo Medvedev apenas para Nadal não descolar nos GS mas Rafa Nadal é muito mais completo que o russo. Merecido e justo!
    Parabéns!

  • Kafka
    Posted Janeiro 30, 2022 at 3:16 pm

    Desempata ainda com Federer, na distância entre títulos, ambos tinham 15 anos de diferença entre o 1° e o último grand Slam…. Agora Nadal passa a ter 17 anos de diferença

    Portanto quase 2 décadas ao mais alto nível, simplesmente absurdo

  • Kafka
    Posted Janeiro 30, 2022 at 3:22 pm

    No fim de 2007 depois de Federer ganhar o US Open estava 12-3 em Grand Slams, parecia na altura “impossível” alguma vez Nadal vir sequer a chegar perto de Federer em títulos do Grand Slam …. 15 anos depois não só chegou perto, como passou para a frente e de forma definitiva, pois infelizmente Federer não voltará a vencer um Grand Slam

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 30, 2022 at 4:41 pm

      Também diziam que Nadal nem da primeira semana passava e ganhou o torneio. Também diziam que Federer depois de 2013 nao ganhava mais nenhum GS, ganhou 3 e foi a uma porradona de finais, tendo tido uma das melhores épocas da carreira depois de 6 meses de fora. Também diziam que Djokovic já não ia a lado nenhum depois de também parar 6 meses em 2017 e não ganhar nada em 2018 até Wimbledon e vê-se onde está.

      É verdade que seria preciso um conjunto de situações favoráveis para o suiço vencer mais um GS (Wimbledon, com certeza), mas Federer ainda agora ficou praticamente 1 ano e meio sem jogar e mesmo assim chegou aos QF…

      Só no final é que se sabe. Senão, andam todos a ser enterrados ano após ano, torneio após torneio.

      SL

      • Kafka
        Posted Janeiro 30, 2022 at 6:40 pm

        Nunca enterrei Nadal e Djokovic

        Quanto a Federer, há algo que é impossível de ultrapassar que é a idade… Federer não tem capacidade para 2 semanas a 5 sets… Teria de ter uma sorte tremenda de os favoritos todos serem eliminados sem jogar contra ele e ele conseguir vencer todos os jogos em 3 Sets contra jogadores fracos … Cada Set que ele perca é um prego mais na sua eliminação porque fisicamente não aguenta 3/4 horas a um grande nível e 2 dias depois jogar mais 2 ou 3 horas

        O problema de Federer para ganhar um Grand Slam é a questão física, com 40/ 41 anos já não tens a mesma capacidade de recuperação

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 30, 2022 at 7:02 pm

      No fim de 2007 Nadal ainda tinha 21 anos, era muito cedo para ter alguma ideia quantos Grand Slams ele viria a ganhar na carreira.

  • AdeptoImparcial
    Posted Janeiro 30, 2022 at 4:45 pm

    Este jogo servirá de exemplo perfeito para aqueles (incluindo eu próprio) que fazem prognósticos a toda a hora e teorizam sobre mil e um aspetos dos encontros. Este jogo é uma “chapada” aqueles que dizem antes dos torneios que o jogador X já ganhou ou que se o Y participasse que levava o mesmo de vencido.

    Ninguém, mas absolutamente ninguém acreditava a 100% que Nadal chegaria à final, quanto mais ganhar o troféu. Nem o próprio acreditava. Demonstra a sua força e raça mais uma vez, provando que todos somos muito bons aqui a teorizar, mas apenas e só isso.

    Um dos GOATs do desporto, sem dúvida alguma. Impressionante o que continua a fazer. E pode muito bem chegar aos 22 já em RG. Federer pode já não conseguir entrar na luta, mas Djokovic não vai ter tarefa fácil para bater Nadal nos títulos de GS.

    Em relação a Medvedev, dores de crescimento. Quis provocar um ambiente adverso durante o torneio todo a pensar que era super forte mentalmente – e até pode ser e será mais – mas nota-se que não lida bem com públicos em favor do adversário desta maneira tão efusiva – e admitidamente por vezes desrespeitosa. Continua a ser o grande jogador da nova geração, mas ao pé dele, Djokovic tem uma classe imensurável.

    Só fico desapontado com o não terem batido o recorde de final de GS mais longa de sempre. Foi por pouco :b

  • AdeptoImparcial
    Posted Janeiro 30, 2022 at 4:53 pm

    Discordo respeitosamente da última parte da descrição a negrito do VM.

    Isto do Nadal demorar muito tempo entre pontos já deixou de ser um argumento lógico desde que foi implementado o shot clock. Se ele não ultrapassa o tempo regulamentado, demora o tempo legal. Ponto. Se é até ao último segundo? É. Se antes do shot clock, demorava muito mais? Demorava. Mas pegar nisso como se fosse algo negativo e que prejudicasse o adversário, não concordo.

    O público abusou, é certo. Não quando Medvedev fazia um erro não-forçado durante um rally. Isso é comum em todo o lado o público festejar se tiver um favorito. Agora, festejar um primeiro serviço na rede? Isso não, isso é do mais feio que há. Mas a verdade é que Medvedev provocou esse ambiente. Teve o que tanto pediu – a azia no fim era tanta que nem agradeceu ao público. Ao pé dele, Djokovic tem uma classe tremenda.

    Poderá dominar o ténis nos próximos anos, mas devido ao seu comportamento e ao seu estilo de jogo, dificilmente será o favorito da maioria dos fãs.

    SL

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 30, 2022 at 5:12 pm

    Que cavalo é este Nadal, não dá uma bola como perdida isto nos seus 35 anos! Que exibição, muito contente por ele, descolado-se do Djokovic e do Federer, claramente top-3 de sempre e dificilmente irá alguém dirá-lo desse top nos próximos anos.

  • FMSM
    Posted Janeiro 30, 2022 at 5:42 pm

    Boa tarde pessoal, sou muito ignorante no que toca ao ténis por isso gostava que alguém me esclarecesse qual dos torneios de Grand Slam tem mais importancia ? Estaria inclinido a dizer Wimbledon ?
    E já que estou com a mão na massa, quem consideram superior overall ? Federer, Nadal ou Djoko ?

    • cards
      Posted Janeiro 30, 2022 at 6:03 pm

      Wimbledon tem mais tradição. Mas para mim o melhor é Rolas Garros. Todos os meus tenistas preferidos são muitos fortes na terra batida e venceram Roland Garros. Nadal, Guga Kuerten e Carlos Moya.

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 30, 2022 at 6:10 pm

      Wimbledon talvez seja o mais especial.

      Overall Djokovic.

    • Kafka
      Posted Janeiro 30, 2022 at 6:18 pm

      A nível de importância para palmarés qualquer um dos 4 vale exactamente o mesmo, diria que são 4 campeonatos do Mundo por ano, não havendo uma distinção entre ganhar 1 valer mais do que ganhar outro

      Agora Wimbledon pela sua história é o que tem maior tradição, mas lá está quando se olha para o palmarés é “indiferente” teres 5 Wimbledon ou 5 Roland Garros ou US Open

      Quanto a quem é superior Overall dos 3? É uma questão bastante difícil de dizer….

      Parece-me que mentalmente o Federer seja de longe o mais fraco dos 3…. Do ponto de vista técnico parece-me também o melhor dos 3…. Do ponto de vista físico, para mim ninguém bate o touro de manacor (fazia mesmo jus ao nome) especialmente quando ele estava no seu prime, era absolutamente assustador, ele simplesmente chegava a todas as bolas, era um verdadeiro monstro… Djokovic num registo diferente vem a seguir, diria que o Federer o mais fraco dos 3 fisicamente

      Tudo somado quem será o melhor? Difícil…. Mas se tivesse que pôr 1 milhão de usd em algum dos 3 no prime, num tie break do 5o Set, eu talvez pusesse no Nadal no prime, porque mentalmente e fisicamente para mim é o melhor, e apesar de tecnicamente ser inferior ao Federer, a não do Federer sobre pressão extrema treme muito mais que a mão do Nadal

      Mas lá está, é difícil, dizer qualquer um dos 3 é melhor não é uma resposta errada, mas todos no respectivo prime num face to face, talvez escolhesse Nadal somando todos os parâmetros,

      • Filipe__Santos
        Posted Janeiro 30, 2022 at 7:48 pm

        Gostei do raciocínio. Pensando um bocadinho nisso e alinhando nos cenários virtuais, penso que considerando os 3 no seu prime – ou seja, no melhor nível que conseguiram alcançar ao longo da carreira -, seria extremamente improvável vermos Nadal num tie break de um 5º set.

        Isto porque em Roland Garros não daria hipóteses de um jogo tão renhido a nenhum dos outros, e nos restantes GS também não sei se conseguiria lá chegar. Talvez apenas no US Open, até pela componente extra-ténis muito forte que envolve o torneio, fosse possível.

    • NR7
      Posted Janeiro 30, 2022 at 6:41 pm

      Aquele que apresenta mais história e tradição é Wimbledon, tal como já foi referido, portanto, é possível dizer que seja o mais importante entre os 4 Grand Slams, sim.

      Para mim (e para muitos), Roger “King” Federer. A classe em forma de tenista, dentro e fora dos courts. É uma forma de jogar, principalmente quando estava no prime, inigualável e claramente “de nascença”. É qualquer coisa de incrível.

  • cards
    Posted Janeiro 30, 2022 at 5:48 pm

    Em 2008 disse a um amigo meu que Nadal um dia ultrapassaria Federer em Grande Slams esse dia chegou hoje.
    Parabéns Nadal.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Janeiro 30, 2022 at 6:20 pm

    No debate do GOAT para mim o Federer foi o melhor, o jogador de ténis perfeito, esquerda perfeita, direita perfeita, excepcional na rede, extraordinário no fundo do court, elegante a jogar, nunca vi, nem nunca verei ninguém sequer parecido com ele.

    O Nadal foi talvez o jogador de ténis mais forte mentalmente, um touro de força, potência, capacidade de sofrer, um monstro, um verdadeiro monstro. Sempre teve uma superioridade sobre Federer, mas para mim o suíço foi melhor, mesmo que os números não digam isso.

    E mesmo que os números digam isso nunca achei Djokovic ao nível dos outros dois, limitou-se a aproveitar a decadência de Federer e sobretudo as lesões de Nadal, antes disso era um segundo tenor. É um jogador certinho, consistente, mas não mais que isso.

    • henry14
      Posted Janeiro 30, 2022 at 9:44 pm

      “Limitou-se a aproveitar a decadência de Federer e sobretudo as lesões de Nadal”. Sim, claro. Foram apenas anos e anos de sorte que Novak teve. E nos confrontos diretos com o Nadal apenas está à frente porque certamente que Nadal jogou todos os jogos lesionado.
      Haja noção!

      • Kacal
        Posted Janeiro 31, 2022 at 1:46 am

        Aproveitar a decadência de Federer e as lesões de Nadal não faz do Djokovic fraco, só lhe dá todo o mérito porque foi muito melhor que os outros todos, claramente acima deles e teve todo o mérito em aproveitar essas oportunidades para ganhar. Pode ser uma vantagem mas não é uma certeza.

        Mas no caso de Nadal ele tem uma lesão crónica no pé desde novo é sabido portanto tecnicamente joga lesionado há anos e anos mas vai lidando e superando mas com a idade e o desgaste torna-se mais dificil.

    • Valderrama
      Posted Janeiro 31, 2022 at 2:58 pm

      Esquerda de Federer está muito muito longe de ser perfeita. Não está minimamente ao nível do resto do seu jogo embora seja muito boa.

  • KingJames
    Posted Janeiro 30, 2022 at 7:14 pm

    Só li os comentários para ver o jogo de rins de quem num desporto de equipa usa os anéis para justificar que o MJ é o Goat e não o LeBron, mas num desporto individual já diz que os títulos não são tudo. E não fiquei desiludido.

    • Kafka
      Posted Janeiro 30, 2022 at 10:50 pm

      Que users é que usaram o jogo de rins? Eu cheira-me que é invenção da tua cabeça, pois até são users diferentes que nem sequer falam de Basket

      Mas adiante, independentemente de que users te estejam a referir, a comparação entre desporto colectivo e individual é só estúpida, porque num desporto individual TUDO o que é ganho é ganho por TOTAL mérito de quem ganha…. Num desporto colectivo isso não acontece, podes ter um dia mau, um jogo mau, e mesmo assim seres salvo pelos teus colegas… Aliás até podes chegar ao ridículo de te lesionares, saíres de campo e mesmo assim ganhares um título looool…. Isso no ténis é IMPOSSÍVEL… Um dia mau, uma lesão, acabou, estás OUT

  • Kacal
    Posted Janeiro 30, 2022 at 7:34 pm

    SIUUUUUUUUUU de homenagem de um super atleta para outro! Enorme Nadal! Estava a torcer por ele duplamente, por dinheiro (aposta) e por preferência (o meu jogador preferido de ténis) portanto foi duplamente saboroso. Não vou opinar a fundo sobre o jogo porque não o vi a 100% por causa do horário e não estar em casa (estava em “viagem”) mas fui dando uma vista de olhos pelo telemóvel no jogo (4º e 5º set) e ainda vi o 3º set praticamente todo antes de sair de casa. Presumo que Medvedev tenha sido melhor nos dois primeiros sets, mas depois acumulou vários erros por displicência e acusou algum desgaste físico e cedeu um pouco à pressão do público pareceu-me e o Nadal cresceu com a sua atitude never give up e recusou-se a perder, realço que ele já não vencia um jogo de 5 sets após perder os dois primeiros desde 2007 (ouvi o comentador a falar) portanto 15 anos depois, aos 35 anos e depois de meses parado por lesão com incerteza sobre o futuro, contra o #2 do Mundo vindo de conquistar o US Open faz isto? FENOMENAL!

    Há poucos atletas e guerreiros no desporto deste nível na história, até arrepia. E agora? A jogar a este nível e caso recupere fisicamente e esteja pelo menos ao nível que esteve neste torneio, na sua “praia” do Roland Garros pode muito bem chegar ao 22º e afastar-se mais um pouco de Federer e Djokovic. E nesta fase é importantíssimo fazê-lo porque quanto mais tempo passar mais velhos ficam os 3 sendo que no caso de Federer duvido que volte a conquistar mais algum e os mais novos começam a amadurecer e ficar mais preparados para vencer, sobretudo Medvedev e Zverev (Aposto em Felix Auger-Aliassime para ser uma séria ameaça. Será provavelmente o meu próximo jogador preferido após Nadal porque é um jogador muito bom, completo e parece um miúdo simples e humildade, fortalecendo-se mentalmente e vencendo o primeiro torneio pode libertar o bloqueio mental e crescer mais ainda e ser um caso sério!). Se ele conseguir vencer o Roland Garros e depois somar mais 1 em 1-2 anos pode muito bem ficar na frente quando todos acabarem a carreira ou pelo menos igualar ou ficar próximo. É um feito, que inspiração um jogador que joga desde novo com um problema crónico no pé e conquista tudo isto e aos 35 anos ainda volta assim contra jogadores de topo 10 anos mais novos, sensacional! Uma lenda! VAMOS NADAL!! Venha de lá esse Roland Garros!!

  • Diogo Filipe
    Posted Janeiro 30, 2022 at 8:11 pm

    Por um lado custou-me ver Nadal descolar para os 21 títulos de Grand Slam, como fã do Djokovic, os motivos são óvios.
    Por outro lado é impossível ficar indiferente a este feito (mais um) do Nadal. Depois de tantos meses sem competir, depois de tantas dúvidas, aí está ele para as curvas! E ganhou com justiça porque é um jogador mais completo do que Medvedev (o russo ainda tem que melhorar algumas coisas no seu jogo se quiser dominar o circuito no futuro).
    Esta rivalidade entre os 3 extraterrestres é incrível.

Deixa um comentário