Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não acho que algum jogador tenha feito um época melhor que Bernardo Silva, mas se calhar em vez de 5 devia ter vencido 6 troféus… é estranho que os nossos nunca sejam eleitos»

O City não é respeitado? Parece claro que o português devia ter ficado entre os 5 melhores – foi o jogador que ganhou mais títulos na Europa, e além disso teve um grande impacto com e sem bola em praticamente todos os jogos -, mas por um lado não tem o marketing de outros, como Ronaldo (que conseguiu estar nomeado apesar de só ter sido o 4.º melhor marcador da Série A e da Juventus ter feito uma das épocas mais pobres dos últimos anos), e por outro paga a factura de pertencer aos Citizens, que, além de não terem o peso de outros clubes, são alvo de uma grande contra-informação sobre o que gastam (as maiores contratações na história da PL são do Chelsea, Liverpool e Man Utd, mas passa sempre a ideia que a equipa de Pep investe valores exorbitantes). 

Pep Guardiola reagiu com sarcasmo à ausência de Bernardo Silva nos nomeados ao ‘The Best’. “Talvez seja por este prémio considerar apenas a fase a eliminar da Champions. Se venceres a Liga dos Campeões estás lá. Os outros 10-11 meses não contam. É injusto, mas é assim que funciona. Ou talvez o Bernardo devesse ter vencido 6 títulos em vez de 5… Não acho que algum jogador tenha feito um época melhor que ele, até ganhou a Liga das Nações por Portugal. Mas talvez se vencer 6 títulos e conquistar a Premier League com 250 pontos possa ser considerado para o ano… Eu nem estou a dizer que os 10 nomeados não o mereçam, mas é estranho que o City tenha vencido 4 campeonatos nos últimos anos e nunca tenha tido alguém entre os candidatos. Talvez seja por as pessoas dizerem que gastamos 200 milhões no Inverno e outros 200 no Verão”.

52 Comentários

  • Pedritxo
    Posted Agosto 3, 2019 at 11:15 pm

    Falou muito bem acerca do Bernardo e não só

  • Kafka
    Posted Agosto 3, 2019 at 11:21 pm

    Se o Bernardo nem pelo seu próprio treinador (de selecção) é respeitado, como vai ser respeitado resto do Mundo? O Fernando Santos teve umas declarações completamente vergonhosas ao justificar o porquê de Cristiano devia estar à frente do Bernardo… E portanto se nem no próprio País e o seu treinador o respeitam, não vai ser o resto do Mundo que o irá fazer

    • GuGu
      Posted Agosto 4, 2019 at 12:44 am

      A opinião de FS nao representa a opinião de um país…
      Não é logico concluires que Bernardo nao é respeitado no mundo devido a umas declarações de FS, caso contrário podia dar de exemplo as declarações de Guardiola.
      Sinceramente não acho que o problema seja a falta de respeito por Bernardo, caso contrário não seria eleito melhor jogador da Nathions League, o problema é a falta de respeito que o seu clube sofre, quer dizer, depois desta época, não é normal não ver pelo menos um jogador do city no top-10.

      • Kafka
        Posted Agosto 4, 2019 at 10:55 am

        Não representa o opinião do País mas coincide com a opinião do País inteiro, bastava estares atento a tudo o que tem sido dito em Portugal por jornalistas e pessoas do entorno do futebol português, e todas usam a argumentação disparatada do Fernando Santos

        • Khal Drogo
          Posted Agosto 4, 2019 at 12:33 pm

          É muito correto usar a imprensa de lixo que temos no nosso país para extrapolar a opinião de 10 milhoes de pessoas…
          O típico comentário a que já todos estamos habituados.

          • Kafka
            Posted Agosto 4, 2019 at 1:20 pm

            Mas tens dúvidas que a grande maioria dos portugueses subscreve a argumentação ridícula do Fernando Santos?

            • Khal Drogo
              Posted Agosto 4, 2019 at 3:46 pm

              Tenho. Como posso saber uma coisa dessas?
              Tu, como “rei dos factos”, nem devias estar com suposições do género. Pelo menos deixavas isso para outra pessoa, pelo bem da coerência argumentativa.

      • NCM
        Posted Agosto 4, 2019 at 12:51 pm

        É verdade. Já agora o Guardiola não respeita o Messi pq disse que o Foden foi o maior talento que já treinou. Um comentário ridículo mas ao Guardiola os users deste blog perdoam tudo. Já ao Mourinho…

        • Kafka
          Posted Agosto 4, 2019 at 1:25 pm

          Mourinho? Guardiola? Oi? Estás a falar do quê? Oi? Rapaz, estou a falar da argumentação ridícula e contraditória e que foi uma completa falta de respeito ao Bernardo e atestado de total submissão ao Cristiano por parte do Fernando Santos

    • Carlos Marques
      Posted Agosto 4, 2019 at 7:58 am

      Boas Kafka!
      Penso que o seleccionador nacional não quis em momento algum desvalorizar o Bernardo mas sim ajudar ao marketing “CR7”. Não me parece de todo que Ronaldo vá ganhar a bola de ouro e para a mim a discussão seria entre VVD, D10S e Bernardo.

    • AirJordan
      Posted Agosto 4, 2019 at 11:38 am

      O que disse?

      • Kafka
        Posted Agosto 4, 2019 at 11:47 am

        Disse que o Bernardo merecia o 2o lugar da Bola Ouro porque venceu tudo internamente no City e foi ainda o melhor jogador da Liga Nações, mas o Cristiano é que merecia o 1o lugar porque venceu a Serie A

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 3, 2019 at 11:23 pm

    Detesto o tipo de clube que é hoje o City: um novo rico que sem trabalhar, com dinheiros sujos passa à frente de colossos de facto.
    Contudo, os jogadores não podem ser penalizados por isso.
    Acho que isso pode ser um factor, mas acho que o marketing dos jogadores conta e muito.
    Penso mesmo que se o Bernardo marcasse 500 golos não ganharia a BO.
    Veja-se o Messi este ano. Fez das melhores épocas que lhe vi (isto por parte de um monstro competitivo), fez dezenas de golos e de momentos de magia. Ficou em 5º. Querem mais do que isto?
    O futebol europeu está a converter-se numa palhaçada. Disse-o aquando da aberração da última BO e volto a dizê-lo. Será preciso vermos algum Zé Tó a ganhá-la para vermos o ridículo em que se tornou.
    Isto tem de mudar, como não sei, mas tem de mudar. O futebol não está a ir pelo caminho certo.

    • Vespas
      Posted Agosto 3, 2019 at 11:40 pm

      Mas que clube Inglês é pobre? Essa do dinheiro não cola.

      Até parece que o United, o Chelsea, e os outros clubes TODOS da premier league não têm donos. Se uns investem mais que outros, isso é com eles, mas que em teoria tem todos as mesmas armas isso é verdade.

      O City tem 139 anos, a maioria dos quais foi o principal clube da cidade. No inicio do século punha 40 mil na bancada na segunda divisão.

      Justo ou não, o dinheiro “sujo” há por tolo lado na europa, (em Portugal o maior caso será o Famalicão).

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 3, 2019 at 11:48 pm

        Essa moda dos donos vai acabar um dia, quando esta bolha toda estourar.
        Não é que eu acho que há donos bons ou maus. Detesto clubes detidos por donos, isso é uma aberração para mim.
        Agora, o caso do City é dos mais graves, porque foi um clube que subverteu a hierarquia do futebol inglês que então vigorava apenas por ter, com muito dinheiro, comprado n de craques, o que é bem diferente de um Brighton qualquer.E esse discurso de que todos fazem então faça-se é perigoso.
        O futebol vai pagar bem caro por esta associação a donos e dinheiros sujos.

    • GreenVillage
      Posted Agosto 4, 2019 at 7:29 am

      Desculpa mas não consigo perceber este ódio ao Manchester City de hoje. Concordaria se dissesses que detestavas o Manchester City de há 8 anos atrás ainda concordava, nos dias de dias de hoje nem tanto. Excluindo desde já a parte dos donos, porque isso todos têm, sendo que a nossa aversão aos senhores do petróleo e normal, o City de hoje em dia está a criar um projecto a longo prazo que poderá não ter muitos concorrentes que consigam fazer o mesmo. Um City que gastou milhões mas em jogadores jovens que podem ser o futuro do City durante 8/10 anos. Não esquecendo a academia que começou a lançar grandes jogadores desde à pouco tempo atrás. Se comparar o Manchester City com o Manchester United, na minha opinião, o City é um clube bem mais estável nos dias de hoje que é o United (até porque acho que o United é uma casa a arder). Mas isto é a minha opinião. Ninguém gosta dos petro-dólares mas o dinheiro ser daí ou ser de ter morto os concorrentes como o dono do Chelsea, não há diferença nenhuma ?. Para concluir, para mim o City dos dias de hoje é um clube igual aos demais. O dinheiro vem dos donos mas neste casa está a ser bem gasto.

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 4, 2019 at 9:39 am

        A boa gestão nega os dinheiros sujos?
        E as pessoas esquecem-se de que o MU por exemplo é um caso oposto ao City.
        Quando foi comprado era um dos melhores clubes a nível de gestão no mundo. Desde que foi comprado caiu a pique. Por isso, o dono do MU não lhe deu nada, bem pelo contrário. O MU já era um grande clube e apenas ficou lesado com a compra.

    • Andre A
      Posted Agosto 4, 2019 at 9:08 am

      Devias informar-te antes de dizeres disparates. Lá porque acreditas que o City so ganha a atirar dinheiro para o campo ou que o Messi deve ganhar sempre independentemente do ano, não quer dizer que seja verdade.
      O City investiu imenso ha uns anos quando precisou de renovar a equipa, mas a maioria dos clubes ingleses investiu forte nas ultimas duas epocas. O Man Utd por exemplo tem investidores milionarios por trás há uns 20 anos.
      O Liverpool há 2 épocas investiu mais que o City, coincidencia foi duas vezes à final da champions. Foi sem trabalhar também?

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 4, 2019 at 9:46 am

        Queres comparar o MU ao City?
        O MU ganhou LC dos nos anos 90, teve equipas fantásticas, tornou-se o clube mais popular na Ásia nos anos 90, e era o clube que melhor condição financeira tinha antes da compra.
        Não só o seu dono não lhe deu nada, como estragou o clube. Tudo o que o MU teve deveu-o à sua história. Não era um clube perdido nos resultados antes do dono chegar. A sua compra foi dos maiores absurdos que já vi, porque não teve nenhuma justificação, nem a usual cassetinha do investidor que trará craques.
        O MU o que está a gastar é do dinheiro que o clube gera em si, como o Barcelona, que também anda a gastar balúrdios do seu próprio dinheiro e não tem dono. Isso tem que ver com a inflação do mercado.
        O MU e o Liverpool já eram grandes clubes antes dos donos, queres comparar a um Chelsea ou um City?

        • NCM
          Posted Agosto 4, 2019 at 12:49 pm

          É verdade. E o ver-me do Glazer ainda fez algo que só é possível neste capitalismo selvagem: comprou o clube e depois usou o clube para pedir empréstimo para obter o dinheiro que tinham investido (700 milhões) na compra. O clube ficou com a dívida e o Glazer recebeu dos bancos o dinheiro que tinha investido. Isto é surreal e só possível para certos milionários. E a UEFA acha que isto é fair play financeiro? A única diferença para o City é que foi comprado por dinheiro do próprio (se podemos dizer que o dinheiro do petróleo pertence a uma oligarquia monárquica e não ao próprio país). Cumprimentos.

        • Made in Recife
          Posted Agosto 4, 2019 at 1:21 pm

          Então só se pode comprar um clube se ele já for um colosso?

          Comprar qualquer clube que já não esteja no topo do futebol mundial não se pode mais?

          • Joga_Bonito
            Posted Agosto 4, 2019 at 4:45 pm

            Comprar clubes para começar é um absurdo. Os clubes foram criados pelos adeptos é a eles que pertencem. A sua “compra” é pouco mais que um roubo aos adeptos.
            Isto não é os EUA, onde não há clubes de raiz, mas sim franchises.
            E a questão não é comprar colossos ou não, mas sim um clube pequeno ao ser comprado, ter injectado inúmero dinheiro sujo e passar a ser um Real Madrid.
            Acharia normal que alguém comprasse um Sertanense e de súbito este passasse a ser algum Real Madrid, só dando um exemplo? Isto subverte a noção clássica do desporto assente no mérito.

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 3, 2019 at 11:26 pm

    Acrescentaria que para mima BO é de Messi e tudo o que não seja a sua vitória é ridículo.
    O que Messi fez, há 15 anos, quando haviam R10s, Zizous, Figos, dava e sobrava para ganhar a BO, sem sequer haver discussão.
    Tempos em que o futebol se avaliava por aquilo que é: magia, classe e talento, não por campanhas de marketing ou o coitadismo da nova história comovente.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 3, 2019 at 11:32 pm

      *para mim a BO

    • VettelF1
      Posted Agosto 3, 2019 at 11:42 pm

      E o Van Dijk ou o Alisson não merecem porquê? Porque não marcam golos nem fazem assistências? Afinal a estatística já é importante

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 3, 2019 at 11:46 pm

        E quando foi que eu disse que que Messi merecia a BO pelos golos ou assistências?
        Nem sei quantos golos marcou nem quantas assistências fez. Porque isso não me interessa para nada. Interessa-me a sua magia em campo e essa é superior a qualquer outra.

      • Kafka
        Posted Agosto 3, 2019 at 11:49 pm

        Não merecem não é por não marcarem golos, foi porque jogaram menos que o Messi, que foi o melhor jogador da La Liga e da Champions

        • Ramon y Cajal
          Posted Agosto 4, 2019 at 12:01 am

          porque achas que foi o Messi o melhor jogador da champions? quais sao os parametros da tua avaliacao?

        • Andre Gil
          Posted Agosto 4, 2019 at 12:51 am

          Melhor jogador da La liga sim, melhor jogador da Champions é opinião sua

        • VettelF1
          Posted Agosto 4, 2019 at 2:57 am

          Alisson foi o melhor guarda redes da Premier, da Champions e da Copa América. Van Dijk melhor jogador da Premier League e dos melhores da Champions.

          Onde é que o Messi foi superior?

          • Kafka
            Posted Agosto 4, 2019 at 10:53 am

            Jogaram o suficiente para eliminar o Messi? Ai isto foi um jogo de 2 contra 1? Pensava que era 11 contra 11…. Depois onde é que o Allison e Van Djik tiveram melhor que o Messi na eliminatoria que jogaram 1 contra o outro?.. Para além de que pelos vistos tudo o que foi jogado até aí tb não conta, epah que critério maravilhoso…. Afinal isto não é um prémio para o melhor jogador da competição, é o prémio para o melhor jogador da equipa campeã

            Aquele momento fantástico em que os mesmos que dizem que o Messi não foi o melhor jogador da Champions porque não a venceu, são exactamente os mesmos que dizem que Bruno Fernandes foi o melhor jogador do campeonato português da época passada, tendo ficado em 3o lugar no campeonato… Assim vale a pena

            • Andre Gil
              Posted Agosto 4, 2019 at 1:16 pm

              Mais uma vez te respondo Kafka, para alguém que diz que gosta tanto de lidar com factos, não é um facto verdadeiro quando afirma que o Messi foi o melhor jogador da Champions. Messi foi um dos melhores , na minha opinião não foi o melhor, mas tal como a minha opinião é válida também a sua o é, não obstante nenhuma das duas são factos. O único facto verídico que afirma é Messi ter sido o melhor da La liga. Isto seguindo a linha de raciocínio de alguém que gosta de usar factos. Cumprimentos

        • Rev7
          Posted Agosto 4, 2019 at 3:31 am

          Mas jogaram o suficiente para eliminar o Messi. E o Messi não é o melhor da Champions, não existiu nenhum prémio oficial, que eu saiba. É tudo a vossa opinião e nada mais. Para muitos Messi não merece mais que Van Dijk. Os 2 merecem ganhar e que seja um dos 2. Agora a forma como falas parece que estás a falar de factos claros “eles claramente jogaram menos…”.

      • NCM
        Posted Agosto 4, 2019 at 3:04 am

        Comentário certeiro. Cumprimentos.

  • Kacal
    Posted Agosto 3, 2019 at 11:50 pm

    Se calhar o Foden devia estar na lista já que é o maior talento que o Guardiola já apanhou como treinador! ;)

    Mas concordo que o Bernardo merecia estar nos 10 finalistas, sem duvida.

  • andresousa12
    Posted Agosto 3, 2019 at 11:52 pm

    Boas, este ano irá ser criada uma liga Visão de Mercado da Fantasy Premier League?

  • Amigos e bola
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:06 am

    Falou melhor que o Fernando Santos sobre este escândalo.

    Ainda bem que uma pessoa com o prestígio do Guardiola teve a coragem de dizer isto.
    É uma pouca vergonha o Bernardo não estar entre os 10 melhores e estar um Hazard ou um De Jong…

    Como sempre o underrating dos jogadores portugueses. Se fosse espanhol, francês ou belga e teria outro crédito.
    Veja-se a Juve que quer trocar o Cancelo pelo Danilo ou a forma como o Renato é tratado no Bayern. É só ridículo.

  • Nunop
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:19 am

    Concordo a 100% com o negrito, sobretudo com o final.

    Precisou de gastar para renovar a equipa porque o City tinha os mesmos laterais ha 6 épocas (Zabaleta, Sagna, Kolarov e Clichy) e tinham todos acima de 32 anos. Comprou jogadores jovens (~23/24 anos) para fazer uma base que a estrutura tem renovado por longos anos (contratos até 2024/2025)…..por isso é que a época passada quando ganhou TODOS os títulos ingleses, só comprou Mahrez, apesar de toda a gente querer passar a ideia que se comprou o Messi, Ronaldo, Griezmann, Mbappé, etc.

    E esta época a política continua, havia duas posições que precisavam de ser reforçadas urgentemente que era médio defensivo e defesa-esquerdo. Por isso comprou-se Rodri e Angelino (70M e 12M).

    Basicamente houve a necessidade de revolucionar a equipa, gastou-se muito em dois verões mas a partir daí só contratações cirúrgicas para combater as fraquezas do plantel. O Liverpool fez o mesmo em dois verões quando comprou o Van Dijk por 85M, Salah por 42M, Chamberlain por 38M, Fabinho por 45M, Keita por 60M, Alisson por 62.5M.

    O que o City fez nas últimas duas épocas, quebrando todos os recordes da Premier League em 2017/2018, chegando aos 100 pontos e ganhando os 4 títulos ingleses em 2018/2019 (com 98 pontos na Premier League), aliando a isto um futebol incrível, não merece ser desvalorizado porque o dinheiro é árabe. Hoje em dia dinheiro todos gastam, o United gastou 200M em 17/18 e ficou a 19 pontos do City.

    • T. Pinto13
      Posted Agosto 4, 2019 at 1:22 pm

      Tudo dito.
      E sem gastar dinheiro ninguém chega ao topo.
      A diferença do City para os outros é que tem um projeto desportivo e sabe gastar o seu dinheiro onde é necessário.

  • Chico
    Posted Agosto 4, 2019 at 11:58 am

    Estes troféus individuais não têm qualquer tipo de credibilidade ou valor. É óbvio que Bernardo merecia ser, pelo menos, top 5. Mas quando Modric já foi eleito melhor do mundo, percebe-se que não chegará lá por mérito.

  • Vegeta
    Posted Agosto 4, 2019 at 1:19 pm

    O Guardiola disse tudo.
    Isto foi uma vergonha.
    Também subscrevo todo o negrito do V.M.

  • oMeuUserName
    Posted Agosto 4, 2019 at 2:45 pm

    Alguém me pode tirar uma dúvida em relação ao “The Best”?
    O prémio é atribuído através da votação de capitães, selecionadores, jornalistas e adeptos. Mas esta votação é feita apenas tendo em conta os 10 nomeados? Ou os 10 nomeados correspondem aos 10 mais votados no somatório dos votos?

Deixa um comentário