Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não se pode resumir tudo a Bruno de Carvalho, os blogs, páginas e comentadores que o alimentaram (e ainda alimentam) têm tanta ou mais culpa

O momento que o Sporting atravessa é, em simultâneo, o mais negro da História do clube e um dos mais chocantes do futebol português. Invasões, agressões a jogadores e treinadores, tudo perpetrado, não por dois ou três agressores, mas por um grupo organizado, que espalhou o terror, na terça-feira, e certamente mudará o rumo do desporto: em Alvalade e no país inteiro. Subitamente, a violência extrema passou a ser, mais que uma idiossincrasia de outras nações – Sérvia, Grécia, Turquia, etc. – um flagelo que, também aqui, nos nossos campos, está presente.

Sendo certo que, nesta fase, muitos pensarão que o mais importante não é apurar responsabilidades em praça pública, urge fazê-lo, por dois motivos essenciais: porque os responsáveis (directos e indirectos) pelo dia mais negro na História do Sporting Clube de Portugal devem ser prontamente apontados e, enfim, porque de outro modo assistiremos ao arrastar deste problema, com a permanência de um status quo inquietante que, tivesse sido travado a tempo, nunca culminaria nos episódios deploráveis desta semana.

Dizer que Bruno de Carvalho é o grande responsável pelo caos vivido em Alvalade é inquestionável. De facto, o presidente leonino, ao longo dos últimos cinco anos, foi o máximo culpado (não significa que seja o único) pela desagregação institucional de um desporto por si só poluído e, nos últimos tempos, a face da discórdia no universo sportinguista, através de polémicas injustificáveis, cujo ponto alto foi a célebre questão dos estatutos. Quer pelo Facebook, quer por entrevistas a jornais que o próprio, há bem pouco tempo, impediu apoiantes de seguirem, quer por conferências, o líder do SCP formou uma teia de ódio e recusa, para com os próprios activos do clube (antes fizera algo semelhante para com outros clubes e anteriores dirigentes), que desaguou na violência que se conhece. Em resumo, pode-se tranquilamente afirmar que, se o Sporting é hoje um emblema envolto em desgraça e vergonha, deve-o a BdC.

Contudo, tal tese é imperfeita, por uma simples razão: Bruno de Carvalho só pôde ter tomado estas medidas mediante a conivência dos adeptos/sócios. De modo directo, foram os sócios que, de maneira massiva, o colocaram no poder, tendo, em três diferentes ocasiões, aceitado a sua postura, reconhecidamente dúbia, através do voto, sendo que nas duas últimas circunstâncias isto foi por demais evidente (cederam, inclusivamente, à sua chantagem na questão dos estatutos). Depois, de modo indirecto, acabam por lhe permitir colocar-se numa posição megalómana. Tivesse BdC sentido claramente o repúdio e a insatisfação dos adeptos, em certos momentos (principalmente nos que antecederam a tal votação), e nunca pensaria em surgir com uma faceta dominadora, de alguém que sabe que nada tem a temer, pois tudo lhe é permitido. Obviamente, não é, como agora bem pode comprovar, mas durante mais de cinco anos viveu com a consciência de ser um verdadeiro líder incontestável, uma visão protegida pelos meios do clube e “braços direitos”, que se fartam de “atirar areia para os olhos” da gente leonina que, inocentemente, se deixa tomar, por representantes em jornais, programas desportivos, blogues, páginas, na TV do Clube, etc. que, bem vistas as coisas, contribuíram (e ainda vão contribuindo) decisivamente para a formação de uma ideia colectiva, a passos de um quase milenarismo decadente, que tomou de assalto a esmagadora maioria dos adeptos sportinguistas.

Sim, é verdade. Claro que, numa fase de queda iminente, as figuras ligadas ao Sporting se preocuparão em demarcar-se de BdC, retirando o apoio que lhe asseguravam; alguns, eventualmente, já o haviam feito em Março – e outros há que, enfim, nunca o apoiaram. No entanto, só agora (ou há três, quatro meses…), uma vez estando o mal semeado, se apercebem das true colors de Bruno de Carvalho? Ou, por outro lado, simplesmente se aperceberam que mais vale escapar às responsabilidades o mais rapidamente possível, deixando para trás um presidente que apoiaram incondicionalmente durante tanto tempo?

Num momento de muitas questões, os adeptos/sócios/simpatizantes do Sporting, acima de tudo, têm em mãos uma tarefa: pensar. Pensar que o presidente que “todos nós (adeptos do SCP) criticamos e queremos ver pelas costas” teve quase 90% numa votação extraordinária para fortalecer a sua posição e reduzir a oposição; pensar que este presidente que “espalha o ódio pela sua própria equipa” é recebido com elogios e exclamações de júbilo quando se vira contra o Benfica; pensar que “este ser obcecado com o poder”, agora, só abandona o cargo que ocupa mediante uma conjugação sublime de factores e ocorrências pois, por vontade própria, não de lá sairá.

No fundo, a verdade é que, ou por apoio cego, ou por conivência indiferente, Bruno de Carvalho montou uma teia fortíssima em torno da sua figura que, em última instância, precipitou os dias mais caóticos da História do Sporting. Pode (e deve) ser acusado de populismo, mentira, chantagem, entre outras “técnicas” pouco aconselháveis, mas a responsabilidade de quem o conduziu ao cargo, de quem lhe deu força para realizar estas cruzadas (contra elementos do seu próprio clube, inclusivamente), de quem o apoiou/aceitou/desvalorizou não pode, de modo algum, ser eliminada, por muito que, na hora da decisão, se afastem em uníssono de uma ideia condenada à nascença.

António Hess

70 Comentários

  • Joao Duarte
    Posted Maio 18, 2018 at 2:19 pm

    Não há razões porquê?

  • Looper
    Posted Maio 18, 2018 at 1:26 pm

    Concordo com tudo. O problema é que agora deixa de haver coerencia. Então o ditador foi legitimado 3 vezes pelos adeptos, teve 90% na aprovação dos estatutos, sempre foi defendido acerrimamente em qualquer blog/site da internet e agora nunca ninguem gostou ou vootou nele?

    Lembro-me perfeitamente de ser aqui criticado no blog por o rasgar dizendo-me que eu o fazia porque “tinha medo que o verdadeiro sporting voltasse”. Pois bem meus amigos, se isto é o verdadeiro Sporting, então são mesmo um clube diferente. Mais, o que me espanta é que ainda ontem tentaram rasgar o Nickles quando, tal como eu e mts outros (Rodolfo, Kafka, Gus Ledes, etc) sempre mantivemos a coerencia. Nenhum de nós o começou a criticar agora. Não, isso foram vocês que o adoravam e quase faziam uma estátua ao homem. Só que a coerencia nao existe nem nunca existiu.

    Engraçado que destes users que referi penso que todos tal como eu somos do Benfica e não gostamos do Vieira e temos sempre que levar com acusações como “ah mas nao vos deu o tetra?” “ah mas é melhor que o vale e azevedo” mas a nossa diferença é que perdendo ou ganhando nunca mas nunca estivemos aqui a dizer que o vieira era o presidente certo para o benfica.

    Tudo isto se resume a coerência. No fim, a situação é triste mas, por muito que vos custe, não pode ser uma surpresa. E apostava aqui que se houvessem eleições o Bruninho era eleito mas fácil, vencia quem quer que fosse o adversario mas facílimo.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Maio 19, 2018 at 2:33 am

      Looper
      A coerência não justifica o sadismo de alguns, que parecem sentir prazer por ver outros sofrer. Nem justifica o mau timing com que alguns veem opinar (não quero entrar na polémica questão do “Too soon”, mas há uma razão pelas quais não se vai ao funeral de uma pessoa dizer que agora sobra mais oxigénio para os vivos).

    • Fernando neves _36
      Posted Maio 18, 2018 at 9:04 pm

      Que grande comentário.
      Subscrevo tudo.

    • Fernandes35
      Posted Maio 18, 2018 at 4:04 pm

      Touche. E, apesar não comentar assiduamente, estou no mesmo barco que vocês, até em relação ao Vieira. Ainda tive amigos a dizerem “vocês querem é que voltemos ao tempo do Godinho em que era uma vergonha e não metiamos medo a ninguém” e ver isto acontecer só me dá a satisfação de os confrontar e ver o quão incoerentes são por serem tão fanáticos.
      Por fim, e cada vez mais acho que é uma coisa que distingue os adeptos dos diferentes clubes. é que nós, benfiquistas, mesmo tetras não deixamos de criticar o que está mal, exigindo mais e melhor de quem deve, por sabermos o potencial que o clube pode e deve atingir. É uma questão de mentalidade.

    • Looper
      Posted Maio 18, 2018 at 2:15 pm

      Todos à exceção do Gus* (penso que ele é do Sporting)

    • ThatMan
      Posted Maio 18, 2018 at 2:10 pm

      Concordo a 100%. Principalmente sobre o Vieira.

  • JoseRibeiro
    Posted Maio 18, 2018 at 1:16 pm

    Há gente que consegue ver que BdC não tem um único apoiante de relevo (nem José Pina nem Eduardo Barroso o apoiam) e continuam com a conversa ridícula de 90% dos adeptos o apoiar. É de uma desonestidade intelectual tremenda.

    • Fernandes35
      Posted Maio 18, 2018 at 4:00 pm

      Agora que o esterco está feito, mal seria se não sacodissem todos água do capote. Agora, até dia 15 de Maio e até à data da AG em que atingiu os 90%, quantos apoiantes de relevo é que o BdC não tinha? Se bem me lembro, só começaram as demissões e as contestações depois do caso da crítica aos jogadores pós-Madrid e após a rebaldaria que foi na terça. Pois, depois nós é que somos desonestos intelectualmente.

    • El Pibe
      Posted Maio 18, 2018 at 2:48 pm

      Os 90% realmente custam a engolir mas são o unico numero factual, tanto das eleições como da AG, e o mais engraçado é que este artigo é sobre as causas e perigo de apoiar personagens assim, que interessa agora que toda a gente salta fora do barco? O problema foi terem criado o monstro que agora não conseguem tirar de lá, isso sim.
      Ainda assim e dando de barato que já não são 90%, alguém mete a mão no fogo, que BdC convocando e concorrendo a novas eleições não ganha?

  • Caldense
    Posted Maio 18, 2018 at 12:58 pm

    Olá a todos,

    Acompanho este blog algum tempo e será a primeira vez que comento. Apesar de por vezes não concordar com tudo o que é dito, acho que é dos poucos sítios (tirando alguns poucos users) onde o futebol é falado sem clubites e fanatismos.
    Pois bem, para quem acusa os Sportinguistas de terem sido os grandes culpados pelo que aconteceu e nomeadamente do descambar das acções do seu actual (espero por pouco tempo) presidente, penso que é de uma grande hipocrisia tais acusações.
    Tal como os adeptos dos outros clubes, os Sportinguistas “sofrem” de paixão do seu clube, e a verdade é que nos últimos 40 anos temos estado praticamente arredados dos grandes títulos, sendo enxovalhados de forma constante pelos nossos rivais por sermos um clube eternamente perdedor.
    Não há nenhum sportinguista que não “sofra” de gozo e bocas no seu local de trabalho, dos seus amigos ou até dos seus familiares por não termos títulos no futebol.
    Infelizmente o futebol é visto assim em Portugal, como se fosse uma projeção do ego de cada um à sua tribo, e não tanto a reflecção dos valores do desporto, tanto na vitória como na derrota. Mas pronto isto seria uma outra grande discussão, e levar-nos-ia ao campo da análise psicológica e sociológica das massas.
    Pois bem, é este o contexto que vivemos, e foi neste contexto que apareceu o Bruno de Carvalho nas primeiras eleições. Se bem nos recordamos, nessa altura o Sporting era um clube moribundo, sofrível no futebol, praticamente inexistente nas modalidades. Dum grande clube eclético, tinham sido eliminadas uma a uma e perdendo peso na estrutura, e se antes eram por vezes a nossa boia de salvação, nessa altura, já nem aí podíamos agarrar para mostrar o nosso orgulho de Sportinguista.

    Perante o discurso acutilante, populista confesso, de Bruno de Carvalho, restavam duas alternativas aos adeptos, recusar essa nova abordagem, e continuar o discurso do pobre mas honesto, do gentleman mas perdedor, ou “num que se lixe”, vamos lá apostar neste tipo e ressurgir das cinzas com uma nova dinâmica.
    Mesmo de forma tímida, optamos pela segunda, e perante os primeiros anos, o que vimos, reformulação financeira, melhores contratações de jogadores e treinadores, ressurgimento das modalidades, construção dum pavilhão.
    Se fossem também Sportinguistas também estavam animados, e na verdade, essa acutilância foi também aquela que tanto o Pinto da Costa e o Veira nos seus clubes.
    Porém, o discurso foi-se tornando cada vez mais agressivo, acutilante, desbocado, e a partir daí começa a surgir as criticas, e perante tal, ele faz uma clara chantagem, ou estão com ele, ou querem a voltar ao Sporting amorfo e perdedor, e isso é algo complicado de reagir quando se fala do clube que se gosta, e mais do que isso, gosta de o ver a ganhar. O lado emocional supera logo o lado racional e muitos cederam.
    Porém agora, a chantagem foi mais forte, ou estão comigo ou estão contra os jogadores, treinadores, equipas desportivas, etc, e aí estamos a falar do que realmente importa, do que fez crescer o amor pelo seu clube, e quando surge este episódio da agressão em Alcochete (que merece outro longo post), só os poucos militantes e radicais é que continuam com ele.
    Mas o que fazer neste momento? É muito complicado, como já escreveram aqui hoje, todos homens e mulheres sensatos têm receio de que enfrentar essa fação militante, pelo que só vejo uma saída, os poucos que restam no seu núcleo duro o abandonem ou então teremos uma guerra civil no clube (se não vamos ter já, visto que se ele cair, vai tentar o poder novamente).

    Abraços, e Saudações desportivas.

  • johnny balls
    Posted Maio 18, 2018 at 12:53 pm

    tantos verdadeiros e ninguém vota por inércia ou medo, uma pena

  • El Pibe
    Posted Maio 18, 2018 at 12:47 pm

    Concordo com tudo. Toda a gente que apoiou este pirómano não se pode dizer enganada, arrenpendidos acredito que estão muitos, mas enganados não.
    E aqui é que entra talvês o factor mais assustador desta história, é que através do insulto (primeiro para fora, depois para dentro), da má fé (rasgar contratos em publico, colocar em causa miudos, justas causas criativas), e do discursso populista e fácil, foi possivel aglutinar uma grande parte de muita gente (3M ou lá o que for de adeptos e socios). A normalização destas práticas é assustadora para todos nós, porque se permitimos que o presidente do nosso clube evoque justas causas criativas, não nos podemos admirar que o nosso patrão faça o mesmo logo a seguir, se queremos acreditar na boa fé, não podemos aplaudir quando um individuo rasga um contrato só para não “pagar já” e por aí em diante.

  • Miguel26
    Posted Maio 18, 2018 at 12:12 pm

    Antes de mais, excelente texto Hess, concordo com tudo, não retiro nem uma virgula.

    Contudo e depois de ler muito várias noticias que tem vindo a público, questiono, serei o unico a pensar que hoje ou mesmo no Domingo (imaginando o pior cenário para o SCP, uma derrota na final da Taça) o BDC venceria umas eleições???

    O meu feeling é que Bdc venceria.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 18, 2018 at 12:03 pm

    Tudo dito neste texto!!!!

    É uma tecla que já alguns neste blog como eu o Kafka, o Nickles entre outros vimos batendo.

    Os brunistas têm o que merecem, quiseram em vez de um clube uma seita, e agora têm o que merecem. Merecem porque todo o mundo percebeu quem era o bruninho e preferiram perpetuar o seu poder e até reforçá-lo.

    E chamo seita porque acredito que foram alvos de uma lavagem cerebral, e não votaram em consciência.

    TODO O MUNDO percebia quem era o bruninho!!!

    Resumindo, os brunistas merecem isto e merecem bem pior, por outro lado os Sportinguistas não mereciam.

  • Dca
    Posted Maio 18, 2018 at 11:54 am

    Foi preciso algo de muito grave acontecer para o governo falar. Vamos ver quais serão as medidas.

    • JoseRibeiro
      Posted Maio 18, 2018 at 1:12 pm

      Já morreram adeptos e nada fizeram. Já esfaquearam adeptos e nada fizeram. Já agrediram jornalistas e nada fizeram. Já invadiram centros de estágios e locais de trabalho de árbitros e nada fizeram. Nunca fizeram nada até agora.

    • Kafka
      Posted Maio 18, 2018 at 12:08 pm

      Mas quais medidas? Vai continuar tudo igual, o futebol em Portugal quando toca nos 3 grandes está acima da lei…

      Daqui a 2 semanas começa o Mundial e o País entra no modo Mundial e tudo isto fica esquecido

      Em Portugal tudo funciona assim, apenas se fala e faz alarido durante uma semana sobre as coisas, depois cai em esquecimento e fica tudo igual… Os fogos onde morreram pessoas foi igual, e houve mortes… Não vai ser diferente com o futebol

      • Bino Costa
        Posted Maio 18, 2018 at 2:22 pm

        Como os fogos foi igual? Falou-se o ano inteiro sobre os fogos, foram tomadas as mais variadas medidas para prevenir novos desastres como do ano passado, nomeadamente limpezas de mato e multas para quem não o fizer, ensino de como fazer queimadas seguras, mais prevenção..
        Não percebi a comparação.

  • Gravensilla
    Posted Maio 18, 2018 at 11:54 am

    Hess compreendo a tua visão. Mas deixa-me partilhar a minha como sportinguista e acionista da SAD, daí sempre olhando emocionalmente, mas também como pequeno investidor. Desculpem o longo post mas isto dos 90% enerva-me e devemos contextualizar, pois até vemos no VM que os sportinguistas que aqui comentam não são os 10% mas um universo muito maior para la do Brunismo… Assim sendo:

    Na primeira eleição que BdC concorreu e perdeu, ficou uma sensação de que Godinho Lopes tinha adulterado os resultados, comprovado posteriormente com o facto de muitos idosos, com centenas de votos cada, a serem trazidos em camionetas como se fossem para Fátima, só para votar.
    Isso e, claro, a horrível presidência de Godinho, aproximaram BdC ainda mais das fações mais extremas e daqueles que acharam ter perdido a sua voz como sócios.
    Contudo, numa futura eleição apos o descalabro Godinho, BdC e o seu discurso (que, contudo, era bem mais positivo do que agora) só conseguiu vencer por 10% dos votos sobre José Couceiro que foi atacado como croquete, representante dos bancos, etc, etc. (um homem que foi educado num verdadeiro berço de valores sportinguistas – nota: fico feliz de saber que o mesmo não é treinador do Vitoria, pois pode estar aqui um futuro e excelente diretor para o clube neste momento conturbado).
    A sua primeira ação, ataque aos bancos pareceu-me ótima. Depois o ataque aos fundos, excelente: Reorganizar as finanças era essencial. Eram esses os grandes males do Sporting naquele período, e um jovem cheio de garra conseguiu transmitir a ideia que fez isso (talvez não tenha feito, mas isso veremos no futuro próximo).
    Apos este momento que colocou os Sportinguistas, e a mim em particular do seu lado nessas questões, e apenas concentrados no ano 0 com Leonardo Jardim a potenciar tudo e todos, chegara a altura de deixar o clube fluir.
    O que aconteceu? Interferência totalitária no futebol. O caso Rojo, Dier, a interferência constante no trabalho do Marco e finalmente a forma como Marco foi demitido.
    Acreditei no guião apresentado para o despedimento do Marco (não o fato de treino mas o conflito entre ambos), mas mais como um mal menor, dei o beneficio da dúvida pela ultima vez ao BdC (a historia dos fundos já enervava e os Dolberts desta vida não nunca me motivaram).
    Mas foi a partir daí, que observando o apoio e/ou a indiferença dos adeptos a ações bélicas, que BdC partiu para a total loucura. Apoiado por fanáticos, em cada moinho via um gigante a ser combatido.
    Pensei que perder o campeonato para o Benfica o levasse a resguardar e a deixar os seus papagaios lutar essas batalhas ridículas, mas a soberba e a loucura não deixaram.
    Foi a partir do momento em que anuncia que ia ser pai num intervalo de um jogo que tudo que ele fez de bom perde peso na balança para tudo que havia feito de mal, pois nesse momento abri os olhos e vi um pirotécnico megalómano a ser ovacionado, e olhei para o passado e compreendi que muitas das suas ações passadas foram já com “esse brilhozinho nos olhos” e vi também um Bruno de Carvalho Futebol Clube nas bancadas em vez de um Sporting Clube de Portugal.
    O resto é esta história que fomos vivendo estes últimos 9 meses e onde decidi me desligar do universo sportinguista, pois por omissão ou por absorção, os adeptos foram sendo adjuvantes desta soberba desmedida.
    Nunca concordarei com essa ideia de que 90% de nós votaram BdC. Basta também verificar o número de sócios, a quantidade de votos e fazer as contas. E um Brunista nunca falharia a um encontro de outros Brunistas. Já nós, Sportiguistas com um palmo de testa, falhamos. E falhamos na AG e perdemos o rumo do clube.
    Agora, e principalmente com esta ligação umbilical e reforçada com as claques (desde o inicio, de resto), é muito difícil qualquer Assembleia Geral ser um reflexo do universo Sportinguista. Se o for, suspeito que uma guerra acontecerá.
    Mas, BdC tem e terá todas as estratégias elaboradas e poder para as executar para ter uma AG favorável. A realidade é esta: Todos nós temos os nossos nomes, moradas, contactos na posse de um presidente que não terá problemas em dar tudo a mais horrível ralé… Aquelas mensagens e emails de “O Sporting precisa de ti. Anda assistir ao próximo jogo no dia x”, podem bem mudar para algo mais complicado…
    Daí, só uma solução neste momento: Suspensão do sócio BdC e membros da direção. E seguir em frente sem sequer lhe dar direito ao contraditório numa AG ou eleição.
    Ele depois pode escrever posts, dar entrevistas, o que quiser. Chamar toda a gente de cobarde. Não interessa. Não pode é ter acesso aos meios que o irão promover mais uma vez.
    E como acionista da SAD, sendo o Sporting o maior acionista e tendo como seu presidente alguém que esta a prejudicar os ativos do clube com atos de gestão danosa, penso que isto será a solução para a sua destituição.

    P.S.: E sim, fez um opimo trabalho no passado, mas nada de fantástico. Se um clube que funcionou 80 anos entre 80-100%, apanha um presidente que o leva a 20% do seu potencial (Godinho), claro que o que viesse a seguir seria sempre melhor, pois é fácil ir de 20% para 40-50%, mas BdC nunca sequer esteve perto de levar o Sporting a atingir todo o seu verdadeiro potencial, e muito por culpa do que foi desenvolvendo dos últimos 3 anos para cá.

    • BioSpot
      Posted Maio 18, 2018 at 4:49 pm

      Na mouche.

      O trabalho inicial foi bem feito como disseste-o, o que foi matando aos poucos foi o desestabilização que ele mesmo foi provocando no seio do clube, fosse no balneário ou em outros aspectos da vida do clube.

      Um aspecto que acho que te faltou enunciar foi o seu discurso de guerrilha, principalmente nos últimos 3 anos. O facto de estar constantemente em guerra contra o Benfica, também alegrou milhares de sócios, tudo o que seja anti-Benfica fazia e faz, infelizmente, furor em Alvalade e ia trazendo apoiantes ao BdC Futebol Clube. (pessoalmente nunca vi interesse na necessidade de sentir superioridade a um clube, neste caso Benfica, há que ser melhor que todos e não termos um campeonato à parte, é triste, mas foi bem real). E com isto foi fazendo a lavagem cerebral até um ponto sem retorno possível. Confesso que isto bem que podia ser caso de estudo de um sociólogo: como influenciar massas.

      E parabéns pelo excelente texto.

    • Caldense
      Posted Maio 18, 2018 at 2:39 pm

      Excelente resposta e excelente exposição do que aconteceu.
      Quem acusa agora os Sportinguistas e acha que merecemos tudo isto, é porque só está a ver perspectiva e tenho a certeza que se o Bruno fosse parar aos seus clubes no contexto que estava o Sporting, de certeza seriam a maior parte deles Bruninhos 100% alinhados.

    • MoXilas
      Posted Maio 18, 2018 at 2:15 pm

      Fabuloso comentário,obrigado pelo seu discernimento! Concordo em absoluto!

    • Fonzo FC
      Posted Maio 18, 2018 at 12:53 pm

      Excelente comentario, muito obrigado por partilhar!

      SL e tiremos este maluco do futebol nacional.

    • Manchester Is Red
      Posted Maio 18, 2018 at 12:30 pm

      Excelente comentário.

      No entanto, só uma ressalva: a questão da SAD ter acesso às informações pessoais dos sócios e poder fazer alguma loucura, parece-me exagerado até para o sujeito em causa.

      • ThatMan
        Posted Maio 18, 2018 at 2:25 pm

        Bem, se os adeptos foram a Alcochete agredir a própria equipa, o que acha que seriam capazes de fazer a completos desconhecidos?

      • Gravensilla
        Posted Maio 18, 2018 at 12:59 pm

        A SAD é liderada pelo presidente do SCP. O mesmo que se rodeia por personagens sem problemas de fazer tal coisa. Ou achas que o BdC nao tem o número do Rogério Alves sem que este lhe tenha dado? Ou do Benedito? Ou do Couceiro? Do Ricciardi deve ter mas dado pelo proprio, pois tb nao se recomenda… Depois, chamadas anónimas são fáceis.

    • O Fernandes
      Posted Maio 18, 2018 at 12:00 pm

      Gravensilla,

      Excelente comentário e resumo do que tem sido o Sporting e os seus adeptos e sócios.

      Revejo-me em todos os acontecimentos que descreveu.

      Muito obrigado.

      • Gravensilla
        Posted Maio 18, 2018 at 12:55 pm

        Obrigado Fernandes. Pessoalmente (mencionei num outro post) que estava vacinado para esta bola de neve que culminou esta semana, por isso, o que o BdC fez estes dias não me surpreendeu (e que eu até acho que lhe devia acontecer o mesmo para aprender – nomeadamente o Sobrinho chamar uns amigos, e os 23 na prisão conhecerem outros presos num outro balneário). Custa-me é ver este discurso dos 90% constantemente neste excelente blog. Todo o futebol português tem telhados de vidro, hoje fomos nós, amanhã serão outros que tb possuem presidentes de 90%. E um bonito passo era em vez de atirarem mais sal para a ferida, apoiarem uma mudança no futebol português. Temos aqui oportunidade para acabar com as claques. acabar com os paineleiros, dividir o negócio do futebol. Um momento óptimo para a reconstrução não só do Sporting mas do futebol português. O que vemos? Vocês votaram nele agora levem com ele… Mas se é para nós mudarmos e sermos melhores, também podiam aproveitar para quererem que os vossos sejam melhores… Digo eu (que quero um grupo a mando do Sobrinho a entrar pela casa do BdC adentro :D )

        • Knox_oTal
          Posted Maio 18, 2018 at 3:00 pm

          O parênteses da última frase é só palerma!!! A solução está longe de passar por aí…

          • Gravensilla
            Posted Maio 18, 2018 at 3:15 pm

            Daí o smiley. Quero hoje e numa versão cinematográfica de Hollywood se fizerem um filme. Mas acredito piamente que um exemplo forte deveria ser dado. A suspensao como sócio seria ideal. Uma auditoria. E depois uma indemnização imediata. Para afastar mais BdC do futebol…

  • Hugomcma
    Posted Maio 18, 2018 at 11:49 am

    Esta é uma grande verdade. Os media são um forte instrumento no que respeita à sua capacidade para formatar opiniões e desencadear comportamentos.
    Bruno Carvalho, ao contrário do que muita gente diz, é inteligente. Lunático mas inteligente.
    Soube utilizar o poder das redes sociais: num primeiro momento, e depois de conquistar a simpatia de praticamente todos os adeptos do Sporting, apelou à união de vários blogues de apoio ao Sporting. De seguida, apelou a uma espécie de ativismo. E, numa fase final, apelou ao ódio contra os que ele apelida de “sportingados” e contra “todos os que não são do Sporting”.
    É obviamente o grande responsável pelo momento, mais que não seja porque é ele que está na génese do ambiente instalado na massa adepta e no clube.
    Mas quem o seguiu tem obviamente responsabilidades. Começaram também eles, a partir de determinada altura, a ter papel ativo na propagação do ódio.
    Mas esta realidade não é exclusiva do Sporting.
    Neste momento, é fácil falar do Sporting. Mas esta realidade é visível igualmente nas plataformas de apoio a outros clubes. E quem está na génese deste ambiente são sempre os mesmos. Como não acredito na mudança de mentalidade dos dirigentes desportivos (na área do futebol), a única maneira de pôr fim a este ambiente é juntar mais um zero às multas aplicadas aos dirigentes desportivos. Se a raiz do problema secar, a árvore acabará, com o tempo, por deixar de dar frutos.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 18, 2018 at 11:42 am

    A ideia é mesmo esta Hess.

    Contudo é agora muito fácil, porque Bruno de Carvalho também se põe a jeito, dizer que isto é um problema apenas do Sporting…

    E não é. Está bem longe de o ser.

    A corrente começou até no clube que é actualmente campeão nacional, com o fomento da cultura do ódio e da agressividade, tudo isto com o alto patrocínio de um canal de televisão pago por todos nós.

    Essa política agressiva de comunicação teve claro a conivência do Sporting sim, e como no final só pode ganhar um, a bomba explodiu onde os resultados não apareceram.

    Mas não tenho a mínima dúvida que se o resultado se invertesse, hoje Bruno de Carvalho seria o herói mas a bomba explodiria sempre…noutras latitudes.

    A comunicação social não se pode isentar de responsabilidades porque são igualmente culpados.
    3 jornais diários e inúmeros programas de tv em que o espaço para a difusão dessa cultura foi sempre muito mais amplo do que o espaço para falar do que interessa, do jogo em si, das tacticas, dos treinadores, dos jogadores.

    Jornais e canais pagos mais uma vez pot todos nós…

    Não há um clube que se possa isentar de responsabilidades porque eles também contribuiram com a crítica fácil ou por omissão para o que se está a passar.

    E por fim os grandes culpados.
    Esta direcção inepta da Liga, encabeçada pelo Presidente mais omisso que há memória. O tal que ia salvar o futebol português e dinamiza-lo, o tal escolhido a dedo por Bruno de Carvalho e Pinto da Costa…

    E se não ha controlo, não há lei e o forrobodó impera, a cultura do ódio transmitida e patrocinada durante toda a época desportiva vai ter efeitos nefastos nos braços armados “legais” e numa quantidade absurda de adeptos (?) alienados e descerebrados que incapazes de pensar pela própria cabeça sentem-se em casa neste registo.
    Basta ler os comentários às notícias online dos jornais ou nas redes sociais para se ter imediatamente vontade de vomitar com tanta barbaridade e insulto junto ( e aqui mais uma vez os jornais têm culpa porque não filtram esse conteúdo e acabam por patrocinar esse ódio latente).

    No fim de contas todos somos responsáveis, até porque o que não falta por aí são Brunos de Carvalho…

    Cabe a quem realmente gosta de futebol, salvar o jogo das garras de quem o teima em querer destruir.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 18, 2018 at 11:35 am

    Completamente de acordo Hess! Boa reflexão…

    É certo que agora o momento é de reflectir com calma sobre o futuro, não só do Sporting como do Futebol Português no geral, não é o momento de “apontar o dedo” ou crucificar seja quem for! Mas uma coisa é certa, após esse período de reflexão e união, em particular dos sportinguistas à volta de uma SOLUÇÃO positiva, medidas e tomadas de posição terão que ser avançadas. O que aconteceu é grave de mais para mais uma vez ser desvalorizado, relativizado e gradualmente esquecido (como é aliás apanágio em Portugal). No momento em que as coisas são notícias de “última hora”, toda a gente aparece com palavras de ordem e de solidariedade, toda gente está disposta a fazer sacrifícios pelo Bem-Comum e, resumindo, toda a gente quer ficar bem na fotografia. No entanto, temo que começando o Mundial e, passando para outros focos de imprensa, a situação deplorável em que se encontra o futebol português volta mais uma vez a se arrastar e retome a sua espiral negativa, porque ninguém quer desequilibrar o Status Quo, até não há vontade nem coragem para isso aparentemente, a começar pela Liga de Clubes (entidade de total incompetência e inoperância). Espero que perante isto o Governo de uma vez por todas “pegue nas rédeas” e assuma a responsabilidade, sendo imperativo mostrar ao Mundo do Futebol que não está acima da Sociedade Civil em termos de direitos e deveres. Mas depois penso na, por vezes, obscena conivência entre Futebol e Política em Portugal, e tenho receio, penso na corrupção que assola este País ao mais alto nível e dentro das suas mais importantes entidades e estruturas, e tenho receio, penso, se me permitem o paralelismo, na forma vergonhosa como foi gerida toda a tragédia do Incêndio de Pedrogão e que medidas/mudanças efectivas foram feitas, e tenho MUITO receio!!!

    É certo que a solução não será fácil de encontrar, nem de súbita aplicação, envolve mentalidades, cultura desportiva, problemas da sociedade actual, enfim é um caso bicudo… mas ALGUÉM tem que se chegar à frente e tomar a iniciativa. Na minha singela e quase insignificante opinião, têm que ser feitas desde logo três coisas: Responsabilização séria e rigorosa do Dirigismo Desportivo Português; extinção ou pelo menos muito maior contenção numa primeira fase das ditas “claques desportivas”, nome bonito para autênticos gangues organizados, sejam elas de que clube forem, legais ou ilegais, e finalmente apostar fortemente em medidas preventivas e de promoção do desporto e já agora civismo junto dos mais novos, de preferência nas escolas (deve começar sempre por eles!!!).

    Para finalizar, e fazendo alusão ao que o Hess aborda no seu pertinente texto, é inevitável reflectir como foi possível um homem como BdC conseguir tomar de assalto uma instituição centenária e de respeito como o Sporting Clube de Portugal. Por um lado, tento ser coerente comigo mesmo e faço um esforço para não entrar em “Caça às Bruxas” e crucificações desnecessárias, mas por outro penso ser extremamente importante identificar como isto aconteceu, até como prevenção para perigos futuros (A História não se repete mas tende a rimar!!! Gosto bastante desta frase eheheh). Logo, faz-me muita confusão sinceramente esta série de “arrependimentos” e pessoas a demarcarem-se de BdC (inclusive na sua comunidade do VM)… não que não seja legítimo, claro que é, mas para mim, grande parte dessas posições e afirmações são repletas de uma e só uma coisa… HIPOCRISIA!!! Pois, e como muitos invocam, enquanto a toxicidade era lançada por BdC, e não me venham com tretas que isso começou bem cedo no seu primeiro mandato, em direcção aos “inimigos” externos com base numa postura e linguagem altamente degradante (a tentativa de comparação com PdC e LFV, apesar dos muitos pecados destes, para mim fazem igualmente parte do problema, é simplesmente infeliz e sem fundamento), TODA O SPORTINGUISMO, ou a sua maioria, meteu os seus valores e identidade num saco! Desprovidos de qualquer pensamento crítico, coragem ou bom senso, a maioria directa ou indirectamente, consentiu e apoiou o belicismo e populismo de BdC! Em nome de um título, que foge há muitos anos é verdade, os sportinguistas renegaram os seus valores que até aqui era seu Porta-Estandarte, justificaram os meios para atingir um fim, estavam prontos a “assinar por baixo” a degradação contínua do Futebol Português para poderem festejar um campeonato!!! E isso não é culpa de BdC… é dos sportinguistas no geral! Dizem que não havia alternativas, que estavam iludidos… como?!? Em pleno 2018, em que quase toda gente tem acesso à informação e significativa habilitação literária?!? Mas por onde andaram até agora os “Cavaleiros Nobres” do Sportinguismo até agora?!? Por onde andavam os nomes notáveis enquanto BdC ia destilando veneno e ódio de há cinco anos esta parte. E mesmo a autodestruição já estava sobre-aviso no momento em que Marco Silva foi tratado da maneira vil que foi, mas mais uma vez toda a gente desculpou, amenizou, ignorou, porque JJ e a promessa reforçada do tal título! Depois, quando a possibilidade de ganhar o título foi, MAIS UMA VEZ, gorada, e só aí e após um dos dias mais negros da História do Futebol Português é que toda a gente acorda e repudia BdC… HIPOCRISIA!!! E recordo mais uma vez que tiveram 3, repito, 3 oportunidades de ir às urnas passar uma mensagem, pelo menos de “chamada à terra” do seu Presidente sedento de poder. Ai e tal, mas na última AG havia um clima de intimidação… ok até percebo, mas e nas 2ª eleições em que lhe deram maioria absoluta e ainda o aplaudiram de pé enquanto o Grande Presidente exclamava “Barda-Mer** para todos os que não são do Sporting”!!! Hipocrisia!

    Na primeira cai toda a gente, na segunda e na terceira cai quem quer!!! Assumam a responsabilidade sem “tapar o sol com a peneira”, sem desculpas ou hipocrisia! E façam parte da solução desde já!!!

    Apenas a minha opinião…
    Saudações de alguém que está longe de ver a sua vida destroçada por isto, mal seria, mas muito desiludido por ver uma das minha paixões e escapes, o Futebol, cada vez mais enterrado no ódio, violência e intolerância. Já me custa ter motivação para ver um jogo, particularmente do nosso campeonato!

    • Fernandes35
      Posted Maio 18, 2018 at 3:53 pm

      Obrigado Knox, se eu fosse a escrever um texto estaria exatamente assim. Então aquele 4º parágrafo, na mouche.

  • josediogo
    Posted Maio 18, 2018 at 11:33 am

    ATENÇÃO!
    Mais uma demissão no conselho diretivo! Assim, basta haver apenas mais 1 demissão para que Bruno de Carvalho “caia”.

  • ragnarsson
    Posted Maio 18, 2018 at 11:23 am

    Facto: não estou de qualquer modo defender o Bruno de Carvalho. Agradeço tudo de bom que fez pelo Sporting CP, contudo a sua caminhada chegou ao fim e é pena que não se tenha percebido isso pois acredito que só esteja a adiar o inevitável.
    No entanto parece-me que as pessoas estão mais preocupadas em focarem-se no problemas do que nas soluções, percebo a necessidade de se fazer uma avaliação do que se têm passado no entanto penso que devemos olhar para o futuro.
    Por outro lado, as pessoas usam argumentos conforme lhes convêm isto é, 90 % das pessoas que estavam na assembleia (em que houve cenas de protestos e foram logo “calados”) foram escolhidos a dedo. Por isso, apontar o dedo ao universo sportinguista não me parece que seja o caminho a seguir. Assumimos a nossa quota parte de culpa, mas não me parece o mais pertinente. Compreendo que apontar soluções não dê tanto que falar um pouco à semelhança do que se passa na comunicação social.
    Por isso vamos lá resolver isto, dar espaço, estabilidade ao clube e ao futebol português porque o que se têm passado é resultado do clima que se têm vivido por cá.

  • Gunnerz
    Posted Maio 18, 2018 at 11:20 am

    Falta dizer que um grande problema foi não ter aparecido ngm forte e capaz para assumir o Sporting. Não sei referir possíveis nomes para tal, mas espero que comecem a surgir candidatos

  • Gus Ledes
    Posted Maio 18, 2018 at 11:20 am

    Tudo dito, aliás só faltou uma coisa, muitos Sportinguistas ainda estão com ele e aposto o que quiserem que ele vai continuar a ser p Presidente do Sporting por muitos e bons anos.
    Depois venham dizer que isto não é o Sporting, é sim o Sporting, isto é exactamente o Sporting.

    • Kafka
      Posted Maio 18, 2018 at 11:55 am

      Nem mais Gus Ledes, dizerem que “isto não é o Sporting” quando 90%dos Sportinguistas apoiam este indivíduo desde o 1o dia de forma cega, é para rir… Evidentemente que isto é o Sporting, senão fosse ele não tinha 90%,so tinha 10%e já estava borda fora

      • TheHunter
        Posted Maio 18, 2018 at 12:31 pm

        Outra vez a conversa dos 90%? Pior cego é aquele que não quer ver. Os 90% foram obtidos num horário e contexto muito especifico e continuar a bater na tecla que 100.000 representam 3 milhões é apenas ridículo.

        • Kafka
          Posted Maio 18, 2018 at 12:57 pm

          Já agora esses 2 milhões tb nunca foram ao estádio em 5 anos, já q em 5 anos BDC nunca foi contestado… Esses 2 milhões tb não têm Internet, pq nunca foram vistos a contestar nas redes sociais…. Esses 2 milhões tb não têm ninguém nos jornais, TV, e afins pq durante 5 anos tb nunca foram vistos a criticar BDC… Enfim esses 2 milhões talvez vivam na Amazónia no meio de uma tribo qualquer completamente longe do Mundo, pq durante 5 Anos NUNCA conseguiram mobilizar-se para NADAAAAAA para contestar BDC

          Não sabia que o Sporting tinha tantos adeptos na Amazónia

        • Kafka
          Posted Maio 18, 2018 at 12:53 pm

          Em 5 anos os 2 milhões de sportinguistas que não gostam do BDC não conseguiram vencer uma única eleição a 7 ou 8 mil gatos pingados, claro que sim, isto é o desafiar de todas as teorias das probabilidades… 5 anos e várias eleições pelo meio

  • Estigarribia
    Posted Maio 18, 2018 at 11:18 am

    Última Hora: Bruno Mascarenhas, membro do Conselho Diretivo, já se demitiu.

  • Kafka
    Posted Maio 18, 2018 at 10:49 am

    Ah pois é, os sportinguistas são em 1a instância os responsáveis por tudo isto, porque foram eles que estando a ser devidamente avisados, continuaram a espetar com 90% de votos no BDC…

    BDC tem muitos defeitos, mas há uma coisa que NINGUÉM em Portugal lhe pode apontar o dedo, que é de não ter dito ao que vinha, nisso NINGUÉM em Portugal pode dizer seja o que for, ele dsd o 1o dia que disse ao que vinha, e os sportinguistas de forma massiva disseram “está bem, faz à vontade”… Agora deitam-se na cama que fizeram, temos pena

    Os sportinguistas parecem uns putos, são avisados, não querem saber, ainda reclamam com os mais velhos por os avisarem, e depois como é óbvio batem com a cabeça na parede com estrondo

    E se hoje houvesse eleições, ele ganharia com maioria na boa, não era 90 era 80 ou algo parecido ia dar ao mesmo

    • Pirlo_117
      Posted Maio 18, 2018 at 4:17 pm

      Bem eu nem sou do Sporting mas a tua postura neste assunto é incrivel. Pareces uma cacete riscada. É que nem trazes nada de construtivo à discussão, é sempre a incendiar. E continuar a insistir na conversa dos 90%…enfim.

  • ACT7
    Posted Maio 18, 2018 at 10:49 am

    Tudo dito.
    Isto é como aqueles pais que acham piada quando os filhos fazem as primeiras asneiras, quando dão por si já não os conseguem controlar.
    O BdC não passa de uma criança mal educada pelos sportinguistas, deram carta branca a tudo, sendo o ataque ao Benfica as palavras, atos, etc que os sportinguistas queriam ouvir (nem todos claro, aliás aqui no blog tenho muito respeito por grande parte dos sportinguistas que sempre reprovaram estas atitudes).
    Agora, tal como as crianças quando se tornam jovens, ninguém pega neles, entram no mundo do crime e pensam que são independentes.
    Queria deixar uma nota, onde anda o Proença? Até o Sr presidente Marcelo se pronunciou sobre o estado do clube, PM, AR, FPF e o presidente da liga nem uma palavra. E por falar em desaparecidos, alguém viu o Saraiva? Não devia o diretor de comunicação informar os sportinguistas e adeptos?

  • O Fernandes
    Posted Maio 18, 2018 at 10:47 am

    Concordo com (quase) tudo.

    A única situação que não concordo é com o facto de ter sido apoiado em 3 momentos eleitorais, porque todos sabemos os moldes em que aconteceu o terceiro e último.

    De resto, sim, concordo, e por isso é que no texto que escrevi há dois dias aqui no VM, pedi desculpas a todos, porque tinham razão.

    Um abraço António

  • josediogo
    Posted Maio 18, 2018 at 10:46 am

    Entendo o teor do post. De facto, é inegável que Bruno de Carvalho está onde está porque foi eleito. Porque os sócios votaram nele.
    O que este post realça ou pretende realçar é o que diversos users deste blogue têm vindo a defender nestes últimos (terríveis) dias.
    Entende-se a linha de pensamento.
    Porém, dizer os números do euromilhões ao sábado é muito fácil.
    Admite-se, porque é verdade, que Bruno de Carvalho sempre teve uma postura que alimentou estas guerras e criou um clima nada saudável para o futebol português. Vejo benfiquistas e portista a criticar isso e a dizer que “tenho dito isto deste o início. Mas o que tem/teve este discurso/postura de BC, que não teve LVF ou PC? Naturalmente que PC já está há muitos anos no Porto, e os tempos eram outros, mas ninguém que se lembra de LFV a “invadir” programas de desporto de TV a meio? A falar a toda a hora e instante? Estes dois, presidentes de clubes rivais, apenas chegaram a um ponto em que começaram a falar menos, trabalhar mais à secretária, delegar e a deixar que os resultados falassem por si. Todos temos telhados de vidro! Sem excepção.
    BC fez muita coisa boa nos primeiros 2/3 anos. Tornou o Sporting mais competitivo, construiu um pavilhão e há que dar mérito ao que de bom foi feito.
    Porém, está a prejudicar muito mais o clube, do que o ajudou.
    Os jogadores quererão praticamente todos sair caso BC continue, os patrocinadores já começam a abandonar e as ações da SAD estão a cair a pique!
    Sinto o coração nas mãos cada vez que BC fala, porque a cada segundo que passa, prejudica o clube.
    Tudo isto, só poderá ser amenizado com uma nova direção, novas caras, que transmitam calma, paz, tranquilidade e um novo ar, um ar respirável.
    Por fim, espero que Rogério Alves avance e leve consigo Couceiro. Parece-me uma dupla interessante.

    • Fernandes35
      Posted Maio 18, 2018 at 3:45 pm

      E só porque uns fizeram significa que vale tudo? Eu, até começarem os devaneios do BdC, não sabia do quão “parecido” possa ter sido LFV porque ainda era uma criança quando lá chegou. Mas, porra, o homem alguma vez instigou a este ódio? Alguma vez fez do ódio ao clube rival a sua principal força? Não sejamos ingénuos, ninguém é santo nenhum, mas até à sua chegada ao poder não se via o futebol português como aquilo que se veio a tornar.
      Portanto, em certa parte, só estão a ter aquilo que merecem. Antes era um clube de respeito que, ganhando pouco ou muito, ainda eram honrados. Decidiram trocar essa honra pela vontade insaciável de vencer a qualquer custo e agora estão a pagar a fatura.

    • ragnarsson
      Posted Maio 18, 2018 at 11:29 am

      Subscrevo inclusive o Rogério Alves e José Couceiro.

    • Gus Ledes
      Posted Maio 18, 2018 at 11:22 am

      Nós dissemos os números do euromilhões 5 anos antes, entretanto sairam, estavam correctos e muitos Sportinguistas continuam a dizer que é mentira…

  • Nickles
    Posted Maio 18, 2018 at 10:40 am

    Obrigado Hess. Muito Obrigado.

    Agora já ninguém votou no Bruno de Azevedo, só os tais 90%. Agora são só esses 90% os culpados desta situação toda, e por isso “o Sporting e os Sportinguistas não merecem nada disto”… e ai de quem diga o contrário, que é logo acusado de andar aqui a espalhar o ódio.
    Só vi o Bruno de Azevedo a ser assobiado em Alvalade UMA VEZ (se tiver errado corrjam-me). E nos outros jogos? Estavam lá só os 90%? Ainda me lembro como se fosse ontem das voltas olimpicas aos estádios… quem o estava aplaudir eram os 90%?
    Ninguém é o culpado agora.

    • Duplo T
      Posted Maio 18, 2018 at 11:04 am

      Por acaso acho que foi duas vezes. Situaçao do marco silva e com o post do facebook aos jogadores. Quanto a votação percebo o teu ponto de vista.

    • Kafka
      Posted Maio 18, 2018 at 10:55 am

      Nickles já devias saber que eles dizem que são 3 milhões (outra mentira, se forem 2 milhões já é uma sorte, mas adiante), no entanto pasme-se que 2 milhões de indivíduos não conseguem ganhar uma simples votação a 6 ou 7 mil gatos pingados… O Sporting é um novo paradigma das probabilidades, desafia toda e qualquer teoria das probabilidades

      • Luisinho
        Posted Maio 18, 2018 at 12:54 pm

        Agora è dar pontapés enquanto o homem está no chão. Em vez de solidariedade em momentos conturbados è sempre deitar achas na fogueira. Sabes qual será o enorme prejuízo para o futebol Português se o Sporting arrebentar?

        Posso não gostar de Benfica e Sporting mas sempre respeitei a importância destas instituições no panorama desportivo e social. Todos elas em cima de qualquer indivíduo.

        SL

        VICTOR

      • kurt
        Posted Maio 18, 2018 at 11:17 am

        Como os 14 milhões de benfiquistas? Enfim, coisas que não interessam sequer mas que trazes a conversa para te virem apoiar.

      • O Fernandes
        Posted Maio 18, 2018 at 11:06 am

        Kafka,

        Desculpa, mas mesmo que sejam 2 milhões, falamos de 170 mil associados, sendo desses 170 mil existe uma parte fora de Portugal ou fora de Lisboa que não pode presenciar votações por variadíssimas razões.

        Depois, existem de facto os apoiantes de Bruno de Carvalho, que ainda são uns milhares verdade, existem os votantes que, como eu votaram nas últimas ELEIÇÕES (o caps lock é teu apanágio), e não AGs, simplesmente porque não viam alternativa credível, depois existem os “anti” Bruno de Carvalho que são outros milhares. E este é o teu tão repetido “paradigma” das probabilidades.

        Desculpa, mas o discurso repetido não se torna verdade, e esse dos 2 milhões já cansa um pouco.

        Um abraço,

        O Fernandes

        • Gravensilla
          Posted Maio 18, 2018 at 4:48 pm

          Fernandes, basta fazer as contas de sócios/votantes/quantidade dos votos, basta ver como o pavilhão foi sendo composto para alguns actos, basta entender que houve sim, nao negamos, alienação por muitos de nós. Nao somos todos Bruno. Talvez o tenhamos sido 1 ano, 2 anos, 3 anos. Mais? Duvido… Mas as forças de bloqueio estavam instaladas (mérito para o BdC – a tactica dele de absorver o clube teve sucesso).
          Mas se nos querem colar ao Bruno, e pq o VM não é uma plataforma de oposição, e como tb não vi grande oposição pública noutros clubes com presidentes com os tais 90%, tbm podemos deduzir, que o Nickles e o Kafka sao acérrimos apoiantes do LFV… Simples. Com o nosso mal vamos viver e sofrer as consequências disso… Mas o nosso mal podia ser tbm o início de mudança para o futebol português em muitos assuntos… La se perde uma boa oportunidade…

        • MoXilas
          Posted Maio 18, 2018 at 2:14 pm

          quando disse pagantes referia-me ao facto de terem as quotas em dia não que não paguem,sendo sócios terão de o fazer mas muitos tem quotas e atrasos e outros terão mesmo deixado de pagar…

        • MoXilas
          Posted Maio 18, 2018 at 2:12 pm

          E tb acrescentar que desses 170 mil sócios nem todos são pagantes,logo tb sem direito a voto!

    • O Fernandes
      Posted Maio 18, 2018 at 10:45 am

      Eu votei no Bruno de Carvalho no segundo momento eleitoral, já o disse e volto a dizer.

      E então?

      Só foi assobiado uma vez porque da outra simulou um ataque de costas e nas outras não apareceu devido ao nascimento da sua filha (desculpa ideal).

      • Nickles
        Posted Maio 18, 2018 at 10:59 am

        O nascimento da filha foi à cerca de um mês, de lá para cá o Sporting teve 6 jogos. E nos outros 200/300 jogos dos últimos 5 anos, porque ]e que não foi assobiado em NENHUM?
        E depois da aprovação dos estatutos rídiculos pelos 90%, quantas vezes foi assobiado mesmo?
        Agora todos saltam do barco porque convém.

        • O Fernandes
          Posted Maio 18, 2018 at 11:16 am

          Caro Nickles,

          Antes de mais eu não estou a saltar de barco nenhum porque nunca estive em nenhum barco, sou um adepto do meu clube, e pronto, é apenas isso.

          Em relação aos restantes jogos, como estás certo, não houve de facto assobiadelas nem revolta, mas porque ia haver isso quando não havia nada para assobiar? Felizmente, houve algumas semanas em que não havia nada de mal nem de bem, simplesmente a vida do clube normal.

          Tal como referido em baixo pelo user Duplo T, após a saída de Marco Silva houve esses assobios.

          Não consigo perceber esse argumento, se de facto ele foi aprovado por 90%, como também o disseste.

          Eu posso votar numa pessoa e não concordar com algumas atitudes, como o fiz e demonstrei aqui, mas não preciso de assobiar nem insultar.

  • Estigarribia
    Posted Maio 18, 2018 at 10:30 am

    Infelizmente, como VERDADEIRO SPORTINGUISTA, concordo com o teu texto, António Hess.
    Eu quero esta criatura aberrante fora do MEU Clube.
    Mesmo assim ainda há muitos sócios com a cabeça feito por este anormal e alguns pseudo-comentadores, como, por exemplo, Carlos Dolbeth ou José Eduardo, continuam a obedecer cegamente ao psicopata.

    P.S.: Tirem esta criatura aberrante do MEU Sporting Clube de Portugal, internem-no num hospício, metam-lhe um colete de forças e deitem a chave fora para ele não fugir.

    Saudações Leoninas. Quero o MEU Sporting Clube de Portugal de volta e quero esta criatura fora dele.

Deixa um comentário