Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

NBA: O MVP da época

Justo? Só Embiid se aproximou do nível do sérvio, mas participou apenas em 51 jogos contra 72 da estrela de Denver.

Nikola Jokic foi eleito o MVP da fase regular da NBA. O Center dos Nuggets teve médias de 26,4 pontos, 8,3 assistências e 10,8 ressaltos, sendo que participou em todos os jogos. O sérvio, que foi escolhido apenas em 41.º no Draft de 2014, é assim a escolha mais baixa da história da Liga a vencer o prémio. Quanto aos playoffs, os 76ers empataram a série (1-1) com uma vitória frente aos Hawks por 118-102. Embiid marcou 40 pontos. Já os Jazz bateram os Clippers por 112-109. Mitchell apontou 45 pontos.

65 Comentários

  • El Bandido
    Posted Junho 8, 2021 at 11:40 pm

    Justo. Não deixa de ser curioso que os 2 melhores jogadores da fase regular sejam postes, quando parece que é uma posição “em vias de extinção”.

    • Filipe22
      Posted Junho 8, 2021 at 11:58 pm

      E há quanto tempo é que um center não ganhava o MVP? O jogo mudou bastante mas Jokic também está a mudá-lo, hoje em dia é normal ter centers a lançar de 3

    • DNowitzki
      Posted Junho 9, 2021 at 3:51 am

      Mas não são postes “tradicionais”.

      • Abbas
        Posted Junho 9, 2021 at 11:28 am

        O Embiid de não-tradicional só tem tentar 3 triplos por jogo.

        • El Pipito
          Posted Junho 9, 2021 at 12:23 pm

          Tecnicamente o Embiid é tudo menos tradicional. Tem mid ranges fabulosos também. E fade aways de sítios que poucos jogadores o fazem.

          • Abbas
            Posted Junho 9, 2021 at 1:11 pm

            Tem um estilo ofensivo muito parecido ao Hakeem, embora o Joel seja mais lento.

            • MikeM
              Posted Junho 9, 2021 at 3:46 pm

              Pois a questão é que o Hakeem não era um center tradicional. Naquela altura (e mesmo agora) nunca se tinha visto um pivô tão técnico e com movimentos tão requintados.

              • Abbas
                Posted Junho 9, 2021 at 7:41 pm

                Pois, estamos a discutir semântica. Até nos anos 60 ou algo do género havia o McAdoo que salvo erro era conhecido pela sua meia-distância de enorme qualidade. O que é tradicional? Postes dos anos 50.

        • DNowitzki
          Posted Junho 9, 2021 at 12:34 pm

          É óbvio que há muito mais do que isso.

          • Abbas
            Posted Junho 9, 2021 at 1:15 pm

            Sempre houve postes de vários tipos. O Hakeem fazia coisas que o Embiid faz, por exemplo. O que nenhum basicamente fazia era lançar triplos. O Jokic é que é realmente muito diferente, mas antigamente seria um PF. O Sabonis pai talvez fosse parecido ao Jokic, não sei.

            O jogo é muito diferente e o Embiid é o que está mais perto de ser um poste tradicional entre os postes de topo.

          • Turra
            Posted Junho 9, 2021 at 3:25 pm

            A necessidade de desenvolver statements controversos para se definir como lider de opiniao…
            como se um center lançar triplos nao fosse moderno o suficiente

            • Abbas
              Posted Junho 9, 2021 at 4:55 pm

              Quantos bigs tradicionais úteis há hoje? Não faz sentido falar em tradicional quando o jogo evolui e hoje não é possível ter um big ofensivo que não estique o campo com o lançamento ou que seja muito skilled.

          • Abbas
            Posted Junho 9, 2021 at 9:15 pm

            De resto é óbvio que estou a hiperbolizar. A verdade é que o Embiid poderia ser perfeitamente um poste nos anos 90, a única coisa que seria muito invulgar no seu jogo seria lançar tanto de 3. Dos postes de topo, é dos que tem um jogo mais transponível para essa era. Talvez o Gobert também ou outros mais defensivos/protetores de cesto.

  • Deco10
    Posted Junho 9, 2021 at 12:31 am

    Justíssimo, o sérvio fez uma época estrondosa.

  • DNowitzki
    Posted Junho 9, 2021 at 12:55 am

    Justíssimo!
    É o melhor jogador de basquete do mundo? Não! Esse é KD ou KL. É o MVP.

    • deus_Ex_machina
      Posted Junho 9, 2021 at 9:41 am

      Concordo em absoluto. Aliás, o teu 2º parágrafo também toca num ponto fulcral e que muita gente por vezes não sabe separar.

  • Natan Fox
    Posted Junho 9, 2021 at 1:51 am

    Sem querer tirar os meritos do Jokic, mas desde que acompanho a Liga, há 10 anos, esse é o pior MVP. Não que ele não seja um craque, mas em comparação aos outros jogadores que ganharam o premio, ele fica bem atras.

    • Kurt1904
      Posted Junho 9, 2021 at 8:32 am

      Fica bem atrás porquê? Tens visto o Jokic a jogar? Ele é um monstro, e ofensivamente não há muitos jogadores que consigam ter o seu impacto.

      Aliás é ir ver que a equipa dos Nuggets mudou tanto ao longo da época, e ele conseguiu manter a equipa competitiva e terminou a época num excelente lugar.

      É dos jogadores que dá mais gosto ver jogar, a forma como envolve toda a equipa é excelente.

    • deus_Ex_machina
      Posted Junho 9, 2021 at 9:42 am

      Natan, pior ou melhor MVP a meu ver são conceitos subjectivos. O prémio destina-se ao melhor jogador durante a fase regular e aí não há dúvidas que ele esteve acima dos outros.

    • Rui Mimosa
      Posted Junho 9, 2021 at 9:49 am

      Nao concordo. O pior é de longe Westbrook. As pessoas ficaram espantadas com a media de triple double, dai o premio. Depois percebeu se que o homem so jogava para isso e deixou se de ligar e bem.

    • Abbas
      Posted Junho 9, 2021 at 10:18 am

      Pior MVP é de longe o Westbrook.

      • Abbas
        Posted Junho 9, 2021 at 10:34 am

        Ou o Rose, mas esse teve lesões, claro.

        • Langas
          Posted Junho 9, 2021 at 11:33 am

          Rose o pior MVP???? Viu o prime Rose a jogar?

          • LANDERS
            Posted Junho 9, 2021 at 12:16 pm

            nesse período, o Rose ainda nem estava no prime e já jogava daquela maneira. Imagina se fosse no prime…

            • Abbas
              Posted Junho 9, 2021 at 1:10 pm

              O Rose era o meu jogador favorito, foi a altura em que comecei a ver NBA. Estava a falar na carreira no global. Se for pela produção na época em específico, seria o WB. Pela carreira no global, o pior MVP foi o Rose, sem a culpa ser dele. O meu comentário foi nesse sentido.

          • Abbas
            Posted Junho 9, 2021 at 1:09 pm

            O Rose era o meu jogador favorito, foi a altura que comecei a ver NBA. Estava a falar na carreira no global. O Rose podia ter sido dos melhor PGs de sempre, as lesões travaram-no. De qualquer dos modos, o Lebron merecia o MVP nessa época, olhando em retrospetiva.

        • LANDERS
          Posted Junho 9, 2021 at 12:14 pm

          O Rose???? Mas viste o Rose a jogar? Se fosse possível, diria para apagares esse comentário.
          O que ele fazia em campo com a idade que ele tinha era fenomenal. Se nao fossem as lesões, seria uma brutalidade de jogador

          • Abbas
            Posted Junho 9, 2021 at 1:10 pm

            O Rose era só o jogador que mais gostava de ver jogar. Calma e aprenda a ter nuance.

            • LANDERS
              Posted Junho 9, 2021 at 2:52 pm

              okay…………………
              enfim,

              m
              Mesmo sendo o teu jogador preferido, dizeres que o D Rose está no grupo dos piores MVPs (esquece a carreira global e vê a performance que ele teve naquele ano) é estupidez

              • Abbas
                Posted Junho 9, 2021 at 4:52 pm

                Se for performance no ano, o pior é de longe o WB como referi. Se for carreira no global, é o Rose ou o WB, provavelmente o primeiro, não quer dizer que ele tenha culpa. Aprenda a ter nuance e a não tirar conclusões precipitadas.

        • BrunoV
          Posted Junho 9, 2021 at 1:17 pm

          What o Rose?

          Ele ganhou um MVP ao prime Lebron!!!

          Vai ver vídeos do Rose a jogar, ah e vai ver a equipa que tinha, metade estava lesionada.

          • Abbas
            Posted Junho 9, 2021 at 4:54 pm

            O Lebron tinha melhores números, embora eu adorasse o Rose e provavelmente o meu eu teenager preferia o Rose, mas estás a fugir à minha opinião… É inegável que foi dos melhores nesse ano, mas basta ler os meus outros comentários para perceber a minha opiniao.

  • Kurt1904
    Posted Junho 9, 2021 at 8:34 am

    Excelente prémio, Jokic tem jogado muito, e estes playoffs continua a jogar. A forma como organiza o jogo, envolve a equipa é fantástica. Estava com “receio” que dessem o prémio ao Curry, o que seria mais pelo nome do que pela época que fez. Jokic foi absolutamente fantástico, levar uns Nuggets que tiveram tantas lesões, tantas mudanças ao terceiro lugar da conferência é excelente.

    Ontem um user fez um top 5 onde não incluia o Jokic, eu não gosto de fazer rankings, mas não meter Jokic no top 5 da NBA actualmente é uma parvoíce.

    • deus_Ex_machina
      Posted Junho 9, 2021 at 9:44 am

      Kurt, também não sejas injusto com o Chef Curry. Fez uma época espetacular e consegui catapultar os Warriors para o play-in com exibições ridículas. Se merecia ganhar o MVP? Na minha opinião não, mas o que ele fez ao longo da época é muito relevante

      • Kurt1904
        Posted Junho 9, 2021 at 10:22 am

        Por norma nestes exemplos gosto de dar jogadores de que gosto, para não acusarem de bias. Curry é dos jogadores que mais gosto de ver e daí ter dado este exemplo.
        O que ele fez é muito relevante, fez um final de época incrível e é para mim o melhor shooter de sempre.

        No entanto o Jokic fez uma melhor época, e a equipa dele ficou em terceiro, GSW nem aos playoffs foi. Para mim é diferente

    • Abbas
      Posted Junho 9, 2021 at 10:15 am

      Num top 5 só cabem 5 jogadores. Está muito longe de KD, KL e Lebron. Não é melhor que Harden. Talvez seja melhor que Doncic, Curry ou Embiid, mas é legítimo pensar que algum dos outros é melhor. Não é uma coisa muito fidedigna, não passei mais do que um minuto a pensar nisso e não vai mudar a vida de ninguém. Adeus.

      • Kurt1904
        Posted Junho 9, 2021 at 10:25 am

        Eu penso num top época a época, o talento é bonito, mas o que interessa é o que apresentaram durante a época.

        Jokic – Nuggets ao terceiro lugar e agora à segunda ronda dos playoffs
        Embiid – Enquanto jogou a equipa foi fantástica, e ele é fantástico
        KD – Pode não ter jogado muito durante a época, mas quando jogou, jogou bem e agora está a “carregar os Nets”
        Leonard – Jogou de forma razoável durante a época, mas está a mostrar nos playoffs que é dos melhores da liga

        Estes para mim foram os melhores 4 jogadores deste ano (já contando com o que estão a fazer nos playoffs). Depois entramos num grupo onde para mim está o Doncic, Curry, Lillard e Giannis

        • Abbas
          Posted Junho 9, 2021 at 10:33 am

          Para mim, não faz sentido considerar uma época isolada. Há todo um contexto, há produção que vem de trás, há qualidade intrínseca. Respeito que penses assim, mas discordo.

          • Kurt1904
            Posted Junho 9, 2021 at 11:49 am

            Para mim é quem está a apresentar mais rendimento esta época, do inicio ao fim. Daí não concordar com a “vossa” opinião que um jogador que não joga uma época pode ser considerado o melhor do mundo.

            • Abbas
              Posted Junho 9, 2021 at 1:07 pm

              Eu nunca considerei o KD o melhor do mundo quando estava lesionado, nem o metia nas contas, porque não sabia como voltaria. Considero o Lebron melhor do que o Jokic, só não teve melhor época pq não estava numa situação que o permitisse ter sucesso. O Harden é melhor, quando esteve disponível mostrou que era o jogador ofensivo mais completo da liga, até me surpreendeu, achei que nunca seria um point guard tão bom (achava que seria ótimo, mas não algo assim), perdeu alguns jogos. O MVP é o prémio que premeia a regularidade numa época e a qualidade entre os melhores jogadores das equipas com melhor record, só isso. Se amanhã precisasse de construir uma equipa para ganhar um jogo, tendo todos os disponíveis, teria uns 5 ou 6 indivíduos que preferia construir em torno de.

              • Kurt1904
                Posted Junho 9, 2021 at 2:28 pm

                Essa é uma boa questão, se eu quisesse construir uma equipa em torno de alguém, se considerar idade não sei se escolheria alguém além do Doncic, Jokic ou Giannis

                • Abbas
                  Posted Junho 9, 2021 at 4:50 pm

                  A idade para isto para mim não era fator. Era uma equipa para ganhar hoje. Para ganhar hoje, construía mais rapidamente em torno de Harden, KD, Kawhi, Lebron e Doncic pelo menos.

        • Sporting1906
          Posted Junho 9, 2021 at 3:05 pm

          Estão a discordar porque estão a fazer coisas diferentes. Uma é classificar os jogadores pela qualidade intrínseca que têm, outra pelo rendimento esta época. Ambas são legítimas e é claro que os resultados são diferentes.

        • MikeM
          Posted Junho 9, 2021 at 3:43 pm

          São opiniões, é como diz o outro, cada um tem a sua.
          Agora considerar Durant um dos melhores jogadores da época não faz o mínimo sentido, para mim.
          Que bem fisicamente é dos melhores jogadores da NBA, não há discussão, mas pouco jogou durante a época. Nunca na vida poderia estar à frente de Doncic, Harden, Lillard, Giannis ou Mitchell, por exemplo.
          Só se 5 ou 6 jogos de playoffs valerem mais que 70 durante a temporada.

  • Rui Mimosa
    Posted Junho 9, 2021 at 9:46 am

    Merecido, com a lesao de Jamal assumiu ainda mais e carregou os Denver. Prefiro Embiid mas como falhou alguns jogos percebe-se.

  • De Carvalho
    Posted Junho 9, 2021 at 9:54 am

    Lindo Lindo era o Cuban mandar o Porzingis + algo pelor JOKER.
    Dupla Doncic + Jokic ia ser lindo de ver

    • MikeM
      Posted Junho 9, 2021 at 10:24 am

      Pois ia, mas só um louco aceitaria Porzingis e + qualquer coisa pelo Jokic, sabendo-se que os Mavs não têm absolutamente nada para oferecer e que o Porzingis é muito mais um problema que uma solução para que equipa for.

    • Kurt1904
      Posted Junho 9, 2021 at 10:26 am

      O Porzinguis que neste momento se servir de moeda de troca para receber o Kevin Love ou o Kemba Walker, já vai ser bom ahah

    • Abbas
      Posted Junho 9, 2021 at 10:31 am

      Porzingis+Doncic, só se for isso. Mais depressa os Nuggets conseguiam trocar pelo Doncic com Jamal, MPJ, Aaron Gordon, mesmo assim não devia chegar, só se o Luka pedisse para sair, o que não acontecerá.

      • Kurt1904
        Posted Junho 9, 2021 at 11:48 am

        Se ele não aceitar a renovação pode acontecer. Vamos ver se Dallas consegue movimentar o Porzinguis e criar uma equipa mais competitiva.

        Mandaram embora o Curry pelo Richarson que é horrivel + Contrato horrivel do Porzinguis, vamos ver se melhoram a equipa ou não

        • BrunoV
          Posted Junho 9, 2021 at 1:14 pm

          Se ele não aceitar renovar?! What?! XD

          Ele está em rookie contract, ou seja, quer queira quer não, o seu próximo contrato é restrito para os Mavs durante os próximos 4-5 anos.

          • Kurt1904
            Posted Junho 9, 2021 at 2:27 pm

            Não necessariamente. Ele pode rejeitar a Rookie extension. Nunca ninguém faz isso porque perdes imenso dinheiro e ainda não tens o cu cheio dele, mas ele pode fazer isso.
            Porzinguis ameaçou fazer isso em NYK por exemplo

            • El Pipito
              Posted Junho 9, 2021 at 5:38 pm

              Logo a seguir ao jogo dos Clippers ele referiu que ia ficar em Dallas. Até acho que o facto de já ter sido duas vezes all Nba ainda lhe dá mais dinheiro. Pelo que tenho lido e vejo, este rapaz só sai de Dallas se aquilo for um flop total e não lhe derem jogadores para ser contender.

    • Claudio V.
      Posted Junho 9, 2021 at 10:34 am

      É isso e o Benfica trocar o Pedrinho mais algo pelo Mbappé…

  • Tiago Silva
    Posted Junho 9, 2021 at 9:56 am

    Justíssimo, esteve a um alto nível durante toda a época regular sempre com números espetaculares e a tornar os seus colegas melhores. Nunca vi um center tão bom a organizar jogo, super completo e uma das falhas que lhe apontava antes era de ser um bocado molengão, mas esta época melhorou imenso, MVP justo! Se Embiid estivesse saudável a época toda e se mantivesse o nível dava-lhe a ele, mas como não foi o caso, o Jokic é o vencedor mais justo.

  • Abbas
    Posted Junho 9, 2021 at 10:13 am

    Merecido!

    Quem é o louco que deu um voto de primeiro lugar ao Rose?

  • MikeM
    Posted Junho 9, 2021 at 10:22 am

    Justo e ainda para mais por todo o contexto (1º jogador dos Nuggets e pick mais baixa de sempre a ganhar um MVP), é um excelente prémio para o “Joker”.
    Jogador extremamente inteligente e para um center ter médias de quase triplo duplo é fenomenal.
    Poderia ter sido mais renhido, ou mesmo caído para o Embiid, se este não tivesse perdido vários jogos por lesão, até porque a campanha dos 76ers foi melhor e ficaram em 1º na conferência, mas assim nada há a dizer.

  • varzim06
    Posted Junho 9, 2021 at 6:49 pm

    Devin Booker, Donovan Mitchel??

Deixa um comentário