Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“No outro dia alguém me disse ‘fantástico, mais uma clean sheet’. E eu respondi que a coisa que me dá mais prazer não são as clean sheets. É não permitir que a outra equipa faça um único remate à baliza”

Que lugar ocupa nos melhores centrais da actualidade?

Rúben Dias assumiu, em entrevista ao Daily Mail, que não fica satisfeito apenas com um jogo sem sofrer golos. Quer que o adversário não remate à baliza. “No outro dia alguém me disse ‘fantástico, mais uma clean sheet [n.d.r jogo sem sofrer golos]’. E eu respondi que a coisa que me dá mais prazer não são as clean sheets. É não permitir que a outra equipa faça um único remate à baliza. O que me satisfaz é que o meu guarda-redes não faça uma defesa. Sou defesa, estou aqui para defender. Hoje em dia há a ideia de que um defesa tem de fazer mais do que defender. O meu foco é tornar-me cada vez melhor e fazer mais coisas, mas nunca me esqueço que, em primeiro lugar, sou um defesa”, afirmou o central do Man City. “Se não for eu a orgulhar-me de defender, quem será? Dá-me gosto fazer com que a outra equipa se sinta impotente”, rematou. Já sobre o excelente registo defensivo dos Citizens, referiu: “A minha conexão com o John [Stones] tem sido brilhante. Mas gostava de dizer que o sucesso não passa apenas por mim e pelo John. Um grande exemplo disso foi o que sucedeu diante do Brighton. Estávamos a ganhar por 1-0 e eu vi o Kevin [De Bruyne] e o Gundo [Ilkay Gundogan] ‘morrerem’ em campo, a correrem para trás e para a frente… A ‘morrer’. Naquele momento percebi que se eles correm assim, quem não os acompanha? Se eles fazem tudo pela equipa, quem não faz?”.

48 Comentários

  • Vegeta
    Posted Janeiro 26, 2021 at 9:02 am

    Neste momento é o melhor do mundo.
    Ainda bem que Guardiola não ouviu os experts deste blogue e avançou para Konde ou outro qualquer.

  • coach407
    Posted Janeiro 23, 2021 at 8:54 pm

    Tal como o Bruno Fernandes não fez um milagre no Manchester United, também o Rúben Dias não fez no Manchester City. É um grande jogador, mas tem um senhor ao lado chamado Stones que tem estado a um nível absolutamente brutal.

    Aliás, o Manchester City tem tido claramente a melhor dupla de centrais do Mundo em 2020/21. Com uma margem gigante. O Manchester City… quem diria, parecia crónico o problemas com os centrais.

  • Khal Drogo
    Posted Janeiro 23, 2021 at 8:14 pm

    Grande Rúben! E excelentes declarações. Deu gosto ler.

  • SuperEsteves
    Posted Janeiro 23, 2021 at 4:10 pm

    Incrível!! Já no Benfica o admirava (menos o que jogava com os cotovelos).

    A maneira como lida com a pressão (entrou na seleção e no City como se la jogasse há 10 anos).

    Mentalidade a la CR7 100%.
    Temos central para os próximos 15 anos!!

    SL

  • ALmeida694
    Posted Janeiro 23, 2021 at 3:01 pm

    Central com repasses de central á antiga.
    Uma besta… por isso muitos dizem que é caceteiro.
    Ainda vai evoluir… mas neste momento ja é top10 seguramente.
    Arrisco a dizer que se nao sai do Benfica… neste momento a equipa da Luz liderava o campeonato.

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 23, 2021 at 7:20 pm

      Jogadores como o Rúben Dias são demasiado bons para ficarem em Portugal, têm que jogar em equipas de topo e nas melhores ligas

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Janeiro 23, 2021 at 6:33 pm

      E arriscas bem, acredito até que seria a forma mais fácil de jogarmos de facto o triplo uma vez que (embora o estatelanço de Salónica) acredito que a equipa ter-se-ia estabilizado muito mais cedo e o cenário seria mais propício a que todos rendam o que deles se espera…

  • PedroFN
    Posted Janeiro 23, 2021 at 2:34 pm

    Rúben é dos grandes! Mentalidade à CR7

  • Muska
    Posted Janeiro 23, 2021 at 2:33 pm

    O seu início de carreira no City tem sido promissor, sem dúvida. A sua atitude competitiva e capacidade de liderar uma defesa são argumentos de valor. Ainda assim, há três pontos que acho importante ressalvar:

    – Não foi Rúben Dias a criar magicamente a solidez defensiva da equipa. John Stones tem estado a um nível até superior ao do português e a organização coletiva foi a chave para isto acontecer (o duplo pivot que Guardiola nunca utilizou e agora tem sido recorrente);

    – O seu impacto não tem sido tão assinalável como querem fazer parecer. Hoje, levam uma média de 0,72 golos sofridos por jogo, média semelhante à registada em 17/18 (0,71 – Otamendi era o único titular, Kompany/Laporte/Stones dividiram o outro lugar) e inferior à em 18/19 (0,6 – com Laporte e Stones/Otamendi), anos em que o City foi campeão.

    – Por último, o City não compra defesas para jogar a Premier. Tem renovado a defesa todos os anos porque todos os anos esta tem metido água nas fases adiantadas da Champions. É aqui que o Rúben Dias terá que provar o seu valor.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Janeiro 23, 2021 at 5:43 pm

      Tem calma homem! Eu só vim aqui dizer que só vale é se dissermos “O BF mudou o United”. Aì está bem, se for o RD arranja-se já uns “números à pedreiro” para provar o contrário….

      • Stromp1906
        Posted Janeiro 23, 2021 at 6:57 pm

        Bom exemplo, quando alguém diz isso de BF quantos aparecem a contrariar? Quando há notícias ou posts de CR aparecem 200 comentários a colocar em causa o seu valor… Curiosamente alguns dos que o fazem estão aqui agora muito zangados… Tem piada…
        Ah , e já agora RD já é top 10 na minha opinião, e já o dizia quando era a cara do maior rival…
        SL

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Janeiro 24, 2021 at 12:09 am

          Tem de haver é coerência. Falei do BF porque sei que se tem comentado muito aqui no blog o seu impacto no MUtd embora eu não tenha opinado porque não tenho visto jogos do Utd (curiosamente sempre foi o clube com quem simpatizei em Inglaterra). Os joadores saem dos clubes e a e muita malta continua com os argumentos como se ainda fosse “nosso”, e mesmo que fosse a isenção de uma análise deve prevalecer. Quanto ao CR aí falo e se tiveres oportunidade de pesquisar eu sou um dos defensores acérrimos dele cá no blog.

    • Edgar_LX
      Posted Janeiro 23, 2021 at 5:36 pm

      John Stones superior porquê? Porque marca golos?
      É absurda a diferença de qualidade entre os dois, mas o complexo Benfica é mais forte que tudo o resto.

    • Goncalo Silva
      Posted Janeiro 23, 2021 at 4:00 pm

      Desde que a dupla Stones-Dias entrou o City sofreu 1 golo em 7 jogos (Hudson-Odoi). Claro que conta a equipa toda, mas a dupla ajuda e muito.

    • RPR
      Posted Janeiro 23, 2021 at 3:29 pm

      Um bocado desonesto da tua parte essa análise estatística. O Rúben Dias fez 23 jogos pelo City, tendo a equipa sofrido 10 golos com ele em campo. É uma média de 0.43 golos sofridos por jogo. Além disso, nós últimos 5 jogos não sofreram golos, nos últimos 15 sofreram 3. Perante os números, dizeres que não tem um impacto assim tão assinalável é bastante discutível.

    • naomelixes
      Posted Janeiro 23, 2021 at 3:24 pm

      Essa média de golos sofridos não corresponde minimamente à verdade. Estás a contar a época toda, e com, por exemplo, os 5 golos sofridos com o Leicester, mais 1 com o wolves e outro com
      Bournemouth, por exemplo, ainda antes da chegada do RD. Faz lá as contas desde a chegada do Rúben e vais ver que estás errado, e não é por pouco. A nível estatístico também RD sai por cima na comparação com Stones, mas essa já é uma discussão que pouco interessa, estão ambos a muito alto nível e ainda bem.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 23, 2021 at 3:17 pm

      Ruben foi decisivo na melhoria, claro que nao foi ele que chegou ali e mudou tudo sozinho, ele e apenas 1 jogador. Entrou muito bem e ajudou a estabilizar a equipa, depois ja se sabe, um City a sofrer poucos golos sera sempre fortissimo. A confianca vem por arrasto e o momento colectivo melhora, e ele tira partido disso, como todos os outros.

      Acho, no entanto, que a comparacao em termos de desempenho defensivo deve ser feita com o “antes e depois da sua entrada” na equipa, e nao com “ha x epocas atras”. A necessidade de melhorar o desempenho defensivo “agora” foi o que levou o City a contratar o Ruben, e foi a esse City que ele chegou, uma equipa que nao tinha a defesa que tinha ha uns anos, nem o mesmo rendimento, ou nao contratavam o Ruben. Para ja resultou lindamente, o momento e bom, mas ninguem e de topo se nao for consistente.

      O Ruben ainda tem que provar que este e o seu nivel e nao “apenas um bom momento”, e alias, tem ainda muito a melhorar. Quanto a champions, estou contigo, o City precisa de se afirmar onde tem falhado constantemente.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 23, 2021 at 2:13 pm

    “Nem um remate podem fazer”
    Nota-se que os tempos no Benfica o traumatizaram!! xD

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 23, 2021 at 3:37 pm

      O Ruben jogou na época do Bruno Varela e do Svilar, não jogou? Se jogou, então o trauma é compreensível!

      • El Pipito
        Posted Janeiro 23, 2021 at 5:57 pm

        O ano passado o Benfica sofreu mais golos do que nessa época…

        • Sporting1906
          Posted Janeiro 23, 2021 at 7:18 pm

          Acredito que sim mas eu pensei que o trauma de que o Mantorras estava a falar era nem poder deixar os adversários rematar à baliza porque o risco de ser golo era automaticamente enorme e esse trauma faria mais sentido na época do Varela e do Svilar. A época passada o Benfica sofreu mais golos mas devido a erros de toda a defesa, e não tanto do guarda-redes.

  • BernardoSantos
    Posted Janeiro 23, 2021 at 1:56 pm

    Aqui se vê a diferença entre um jogador que “vai lá só marcar presença” e um que quer o melhor para a equipa e para si no dia a dia.

    Para mim, será um dos 5 melhores do mundo no momento. Alia capacidade física incrível, capacidade de entrega ao jogo e a tudo o que faz, tecnicamente tem evoluído bastante o que é importante também para um central moderno ( reduziu a necessidade de recurso à falta constante, os lapsos de concentração, e no meu entender até tem evoluído com bola), já mostrou até capacidade no jogo aéreo ofensivo e acima de tudo LIDERANÇA (essencial para quem passa 90% do tempo de “frente para o jogo”). Mas também é importante estar no ambiente propício para isso, verdade seja dita. No City, e em Inglaterra tenta-se jogar futebol, quando se sopra nas costas ou se salta numa bola disputada não é necessariamente (em Portugal obrigatoriamente) falta, e quando se tem colegas de equipa e um treinador diferenciados as coisas fluem, e a pessoa evolui.

    O Ruben Dias sempre foi bom, no meu entender muito bom, mas aqui no nosso pequeno mundo do futebol português, a maioria prefere descredibilizar um jogador, porque ele não é do nosso clube, é do x, y ou z.

    A continuar a evoluir desta fora, com o peso que (já) tem no clube e na melhoria a olhos vistos do mesmo tem toda a capacidade para brilhar , ainda mais e como diz o próprio treinador ” ser uma contratação para os próximos anos “.

    Merece de mim todo o respeito pelo excelente profissional e atleta que foi enquanto jogador do meu clube, e por tudo o que (sempre) deu. Soube esperar ( não vale a pena dar os exemplos contrários não é?) e a meu entender fez uma excelente opção.

    Saudações Desportivas

  • Af2711
    Posted Janeiro 23, 2021 at 1:53 pm

    Tanto quanto a qualidade técnica e a física, as capacidades mentais são cada vez mais necessárias para um jogador de topo singrar e lidar com a pressão, momentos de revés, etc. Gostei destas declarações, porque se vê a olho nu um jogador em clara evolução.

  • AbbasK
    Posted Janeiro 23, 2021 at 1:51 pm

    Líder puro, em termos de mentalidade é de elite e é o factor que o diferencia. Basta ver a melhoria assombrosa que teve no Benfica em 2 anos e meio. Chegou como central certinho pouco confortável com bola e acabou como um monstro físico (evolução claríssima nesse aspeto), líder, tapa-buracos incrível (veja-se o que a equipa sofreu com a sua perda) e muito forte com bola, inúmeros passes verticais a criar oportunidades de golo. Tenho a certeza que vai continuar a evoluir e quando atingir o seu auge será um dos 2-3 melhores centrais do mundo, se não tiver lesões.

  • Kacal
    Posted Janeiro 23, 2021 at 1:29 pm

    Rúben Dias é top5 mundial na sua posição, facilmente. Não é possível dizer 5 nomes que sejam superiores e estejam a ter tanto impacto esta época nas respectivas equipas. O City antes e depois dele a nível de coesão defensiva e números nesse sentido é incrivel. Já desde dos tempos de Benfica que digo que é um centralão e nunca tive duvidas que iria brilhar em Inglaterra. A continuar assim poderá vir a ser o melhor do Mundo ou perto na posição, top3 consegue. E na selecção prova-o também.

  • NinjaDaBola
    Posted Janeiro 23, 2021 at 12:56 pm

    Faço uma confissão.
    Naquela época em que Ruben Dias dividiu o protagonismo com o Ferro no Benfica, sempre achei que, entre os dois, quem se iria destacar mais internacionalmente era o Ferro (pela desenvoltura com que saía com bola, os passes de rotura. Estava na moda o central esguio e técnico).
    Também nunca fui particular fã do excesso de violência que o Ruben imprimia nos lances. Fazia-me lembrar um certo central lendário do Porto. Era, apesar de benfiquista, um central “à Porto”.

    Hoje em dia, e enquanto fã que sou do City, devo reconhecer que a cada jogo e, especialmente, de cada vez que o oiço falar, gosto mais do rapaz.
    Noutro dia vi uma entrevista, em inglês elaborado, que ele deu ao clube inglês.
    Vi que era um rapaz extremamente inteligente, totalmente o oposto do que eu achava ao vê-lo jogar.

    Agora está também menos violento, mas continua assertivo. Não inventa, e tal como o próprio diz, a sua posição é, acima de tudo, defender.

    Parece-me um jogador extremamente inteligente, fácil de menosprezar pelo tamanho bruto e estilo de jogo. E além disto tudo, tem a cabeça no lugar. Já ouvi pelo menos um jogador a dizer que era um dos jogadores mais esforçados nos treinos que já tinha visto.

    Muito boas notícias para a nossa seleção, e para o City como se está a ver. Titular de caras desde que chegou, sofreu apenas 1 golo. Equipa menos batida do campeonato quando, antes de chegar, estavam a meter água e a descer na tabela à custa disso.

    Assim, não me custa nada admitir quando estive errado!
    Grande jogador que se está a fazer

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 23, 2021 at 3:35 pm

      O Ninja da Bola usou o termo “central à Porto” como se fosse depreciativo mas na realidade eu diria que é um grande elogio porque o Porto tem sido uma excelente escola de centrais ao longo das últimas décadas. E o Ruben pode chegar a um nível semelhante aos melhores dessa escola (F. Couto e R. Carvalho)

    • Muska
      Posted Janeiro 23, 2021 at 3:19 pm

      É caso para dizer, “Fonte: vozes da minha cabeça”.

      O Rúben chega ao City na 4.º jornada, levava o City 2 vitórias e 1 derrota. Desceram na tabela após a sua entrada, visto que nos seus primeiros 6 jogos somaram 3 empates e 1 derrota, e ainda empataram mais 2 jogos após isso, com United e WBA. E que história é essa de ter sofrido apenas 1 golo? Foram 7.

      • NinjaDaBola
        Posted Janeiro 23, 2021 at 11:15 pm

        Mereci esse comentário. Agradeço a correção.

        Tinha lido recentemente a seguinte estatística, que confundi: desde que começaram juntos Stones+Dias a titulares só sofreram 1 golo.

      • Miguel Lopes
        Posted Janeiro 23, 2021 at 7:16 pm

        Bem, e eu ainda acrescento que contra o West Bromwich marcou um golo, mas foi não foi na baliza contrária, mas sim um autogolo.

    • JJoker
      Posted Janeiro 23, 2021 at 2:11 pm

      “Estava na moda”.
      Meu caro, essa época foi há cinco minutos.

      • NinjaDaBola
        Posted Janeiro 23, 2021 at 11:12 pm

        Entretanto saiu de moda JJoker , pelo menos é a ideia que tenho.
        (Nessa altura vendiam Ferros, Hummels, Laportes)
        Agora está na moda o central Van Dijk, enorme, completíssimo, não deixa ninguém passar. (Rubens, Upamecanos, VanDijks , DeLights)
        XD

        P.s. é óbvio que estou a fazer uma generalização ultra precipitada de uma situação que evolui constantemente, mas ainda assim, pelo menos é algo em que tenho reparado. Refiro-me essencialmente aos nomes com mais perfil mediático.

    • AbbasK
      Posted Janeiro 23, 2021 at 1:57 pm

      Essa história do “Rambo Dias” era propaganda portista, obviamente. Não podem ver um jogador agressivo e leal no Benfica. Caceteiros eram Javi Garcia, Binya, Maxi Pereira… Dias não. Basta ver que andam agora a tentar fazer do Pizzi caceteiro, quando é até um jogador mole.

      A diferença entre Ferro e Dias resume-se a mentalidade. O Ferro tem mais talento puro, tem melhor toque de bola, passa melhor, é mais alto, mas só jogou bem enquanto teve confiança. Não trabalha o físico, não procura melhorar com a mesma avidez, tanto que regrediu, não tem mentalidade de líder (isso não se ganha) e distrai-se com facilidade, animicamente vai abaixo frequentemente. O Benfica fez mal em não o ter protegido quando começou a meter água, mas cada um é como cada qual. Dias mentalmente é de elite, um líder, trabalhador, confiante, concentrado e com ganas de ser o melhor. Ferro, embora seja um jogador com mais talento puro, não tem nada do que referi para o Ruben.

    • Aurinegro
      Posted Janeiro 23, 2021 at 1:41 pm

      Concordo com praticamente tudo. Apenas não concordo que seja “violento”. Penso que a palavra que queres usar é “agressivo”. Agressivo sim, mas não o considero violento.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 23, 2021 at 12:18 pm

    É nisto que o Rúben é e sempre foi diferenciado.

    A sua liderança é incontestável e contagiante.

    Já deve ter dado muito berro e muito calduço em alguns veteranos do City… não tardará muito será capitão.

    • Bruso
      Posted Janeiro 23, 2021 at 5:21 pm

      Sou da mesma opinião. A jogar desta maneira e com a saída do Fernandinho não tenho dúvidas que entrará na lista.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 23, 2021 at 12:09 pm

    Se olharmos para os centrais sub21 em Portugal qual aquele que terá mais condições para vir a fazer dupla com o Rúben Dias no futuro na selecção principal?

    David Carmo?
    Diogo Leite?
    Diogo Queirós?
    Tiago Djaló?
    Eduardo Quaresma?
    Gonçalo Inácio?
    Christian Marques?

    • Goncalo Silva
      Posted Janeiro 23, 2021 at 2:17 pm

      É um excelente exercício, a meu ver será entre Diogo Leite e David Carmo. No caso do Diogo Leite, creio que é uma questão de tempo até que seja titular no Porto, assim que Pepe sair vai ser Diogo a ocupar o lugar e por isso o melhor para ele será continuar no Porto a aprender com Pepe. Já no caso de David Carmo acho exatamente o contrário, necessita de sair rapidamente do Braga se quiser atingir um nível top mundial e ir para Inglaterra. No entanto não pode ir para um clube qualquer, existem em particular 4 clubes que acho que seriam muito boas para ele: Leicester (aproveitando a montra que teve este ano contra os Foxes), Wolves (opção óbvia), Southampton (por ter características muito parecidas a van Dijk) e Aston Villa (faria uma grande dupla com Mings). Dos outros 5 que referes acho que o que tem mais hipóteses é Gonçalo Inácio, mas Eduardo Quaresma tem características únicas e pode beneficiar muito de jogar melhor à direita. Christian Marques não o acho grande espingarda, mas acho que pode dar um bom central e deveria optar pela seleção Suíça onde tem mais hipóteses e um palco também muito grande.

    • AbbasK
      Posted Janeiro 23, 2021 at 1:38 pm

      Muito provavelmente nenhum desses, um que ainda esteja por surgir.

    • Tiagok66
      Posted Janeiro 23, 2021 at 1:11 pm

      Nenhum. Talvez Diogo Leite ou Djaló mas ainda têm sopa para comerem. Têm de fazer epocas inteiras a inquestionáveis nas suas respectivas equipas. Todos os outros são promessas a cair já para prometerem não dar em nada

      • JJoker
        Posted Janeiro 23, 2021 at 2:12 pm

        Acrescento mais: o melhor era reformarem-se todos já.

        • Tiagok66
          Posted Janeiro 23, 2021 at 4:14 pm

          Se há tantos jogadores na 2º, na 3º no Chipre e na Roménia, porque é que haviam de se reformar? Neste momento têm tantas condições de jogar na Seleção A como O Danny Mota e tanto futuro quanto este, exceptuando o Diogo Leite e como disse, talvez o Djaló. Agora o conceito de jovem promessa em Portugal arrasta-se até ao 23 anos, devem ser todos late starters como o Zidane :)

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Janeiro 23, 2021 at 12:50 pm

      David Carmo até a expulsão, e talvez outro que ainda não apareceu nos minutos seguintes

    • Eder26
      Posted Janeiro 23, 2021 at 12:14 pm

      Se nenhum começar a jogar 90 minutos jogo após jogo, rapidamente perderão o comboio. Ainda ainda assim, não esquecer Romain Correia

  • Amigos e bola
    Posted Janeiro 23, 2021 at 11:26 am

    Para mim já é um dos 5 melhores centrais do mundo. Está um centralão.

Deixa um comentário