Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novas regras no futebol: Golos com a mão serão sempre invalidados; Treinadores vão ser admoestados com cartões

Concorda? Faltam mais regras que limitem o anti-jogo, uma básica passava por admoestar todos os jogadores da equipa que infringiu que agarrassem a bola depois do árbitro apitar. É que actualmente, para evitar as reposições rápidas, as equipas adoptam todo o tipo de truques para não serem apanhados em desequilíbrio nas transições defensivas.

O IFAB, organismo que regula as leis do futebol, definiu algumas alterações às regras, que vão entrar em vigor no dia 1 de julho. A partir de agora “um golo marcado com a mão ou braço (mesmo de maneira acidental)” será sempre invalidado. “Um jogador que marque ou crie uma oportunidade para marcar depois de ter a posse/controlo da bola com a mão/braço (mesmo de maneira acidental)” também verá o lance ser anulado.

Outras alterações:
Posição do guarda-redes nos penáltis
Os guarda-redes vão passar a precisar de ter apenas um pé na linha de baliza na defesa de grandes penalidades, ao contrário da lei antiga, que obrigava os guardiões a manterem-se na linha
Cartões para os treinadores
Até agora os árbitros advertiam ou expulsavam. Na próxima época passam a admoestar com cartões amarelos e vermelhos.
Substituições
Os jogadores têm de sair pelo caminho mais curto e não ir ao meio-campo, à zona tradicional de substituição.
Pontapé de baliza
Vai passar a ser permitido que a bola não deixe a grande área num pontapé de baliza ou num livre no interior da área.
Bola no árbitro
O árbitro pode interromper a partida e recomeçar com uma bola ao solo sempre que a bola bater no seu corpo.

46 Comentários

  • Khal Drogo
    Posted Março 3, 2019 at 11:55 am

    Oh, eu a achar que havia alguma coisa que mudasse realmente a palhaçada do anti-jogo. Enfim.

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 3, 2019 at 11:56 am

    Isto tem efeitos retroativos? É só para saber se o Sporting ainda podia ganhar o campeonato do Peseiro (?).

    • JoseRibeiro
      Posted Março 3, 2019 at 12:22 pm

      Foi o do Paulo Bento em 2006/2007 (se te estás a referir ao golo com a mão do Paços de Ferreira em Alvalade). E nesse caso foi bem intencional. E já agora, se for com efeitos retroactivos bem nos poderiam dar o dinheiro que nos foi roubado no acesso à Champions em 15/16 da eliminatória contra o CSKA quando o Doumbia usa a mão para marcar um golo), ou na passagem aos oitavos em 14/15 por causa d roubo contra o Schalke.

      • JoaoMiguel96
        Posted Março 3, 2019 at 12:34 pm

        My bad, pensava que tinha sido com o Peseiro.

        Dang, a diferença que um título ou passagens na Champions podiam fazer é por demais evidente. Sr já houvesse var nessa altura…

        • masterDC
          Posted Março 3, 2019 at 2:30 pm

          Relembro também o primeiro golo do Bilbao em 2011/2012 na 2ª volta das meias finais da Liga Europa, quando no 1º golo penso que foi o Schaars a sofrer uma falta que não foi assinalada e nessa jogada deu o 1º golos dos bascos.

  • Miss Piggy
    Posted Março 3, 2019 at 11:58 am

    Para mim, mais do que isso do agarrar a bola, era parar o relógio em cada interrupção a partir dos 70/80 minutos. Acabava-se logo com o antijogo nas retas finais das partidas.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 3, 2019 at 12:03 pm

    Acrescentava essa regra do anti-jogo e outra relacionada com as substituições. Tal como noutros desportos podia-se substituir jogadores sem parar o jogo. Com tanto árbitro já não há motivo para confusões.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 3, 2019 at 12:08 pm

    Más decisões. Só concordo com a questão dos treinadores serem admoestados e com as mudanças nas substituições.
    O resto é perigoso. O caso da mão agora invalidar sempre coloca questões. A FIFA sente não ser capaz de ajuizar correctamete então diz “anule-se tudo”. É a mesma ideia que na justiça se diz que quando alguém aparece com uma acusação, como teremos sempre dúvida, condene-se, porque assim evita-se supostamente que um culpado escape. Esquecem-se dos inocentes assim condenados.
    É difícil ajuizar esses lances?Sim, mas casos há em que são claramente intencionais, assim como outros são não-intencionais. É cobardia pura da FIFA que procura fugir a ter a responsabilidade de decidir.
    E como sempre, esta psicologia co barde far-se-á às custas de, em outros casos, ser prepotente e agir desproporcionalmente.
    Um exemplo: nos mundiais a FIFA dá amarelos por tudo e por nada e nas entradas assassinas, algumas claramente para lesionar, acobarda-se.
    Isto é fumaça para iludir.

    • SENSEI
      Posted Março 3, 2019 at 2:03 pm

      A parte relativa à justiça, posso dizer que está errada. Em “caso se dúvida”, ou se prova a acusação ou o acusado sai livre, é o chamado princípio “in dubio pro reo”.
      Uma coisa que a FIFA fazia bem era basear algumas das regras do futebol nos princípios do Direito.

      • Joga_Bonito
        Posted Março 3, 2019 at 2:15 pm

        Isso é o que está em princípio na lei. Eu refiro-me é à prática, onde bastas vezes as pessoas são condenadas sem provas, pressionando-se os juízes a queimar vidas humanas em nome da paranoia securitária.

    • E o que temos
      Posted Março 3, 2019 at 2:15 pm

      Podes explicar porque é que a questão da bola no arbitro, posição dos redes nos pénaltis e pontapé de baliza são más decisões?

      • Joga_Bonito
        Posted Março 3, 2019 at 2:55 pm

        Porque abrem portas a manipulações fáceis da situação. Os jogadores tentarão tirar partido da situação.

  • Zebentao
    Posted Março 3, 2019 at 12:09 pm

    A meu ver as regras do futebol devem ser simples e não abertas a discussão. Posto isto não entendo uma regra que dependendo do local ou situação de jogo tem interpretação diferente. Se num lance de golo bola na mão ofensiva é falta, porque não é também no mesmo lance defensivamente? E se for no meio campo também não é? E se essa falta no meio campo for considerada que originou um lance de golo? Juro que não enteno está fobia de complicar as regras.

    Outra é a bola no árbitro que “pode” marcar bola ao solo quando a bola bater no seu corpo. Pode? Então quando lhe apetecer apita, quando estiver num dia mau, não apita…

    Quanto às restantes, as substituições, cartão amarelo para treinadores ((espero ver muitos a
    sair) e pontapé de baliza acrescenta valor ao jogo, as restantes parecem não ser relevantes…

    • SENSEI
      Posted Março 3, 2019 at 2:04 pm

      Acho que o “pode” do árbitro é mais para funcionar como a lei da vantagem. Se importunar claramente a equipa ofensiva, deve parar o jogo. Faz sentido.

  • ACT7
    Posted Março 3, 2019 at 12:10 pm

    Concordo com a regra do golo marcado com a mão.
    Discordo com os cartões aos treinadores, alguns treinadores tugas vão adorar os cartões, até porque no limite em vez de ser expulsos vão levar o 1o amarelo.
    Faltou ao VM falar da nova moda do anti jogo que é a regra de a bola ter de sair da área, alias a minha equipa do distrital já usávamos isso à para aí 7 ou 8 anos e parece que só agora chegou a 1a liga.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 3, 2019 at 12:22 pm

    Much ado about nothing.

  • RicardoFaria
    Posted Março 3, 2019 at 12:34 pm

    Aquilo que mais me preocupa é o anti jogo que é feito mas que ninguém parece querer contrariar..
    No dia em que se começarem a dar amarelos e segundos amarelos aos jogadores que demoram nos lançamentos, nos pontapés de baliza e por aí fora se calhar as equipas deixarão de perder tanto tempo.
    Espero que alguém comece a pensar nisto em vez de regras que não mudam nada aquilo que já existe como por exemplo os amarelos aos treinadores..

    Saudações DesPortistas!

    • Khal Drogo
      Posted Março 3, 2019 at 12:43 pm

      Tem de ser cronometrado o jogo! Duas partes de meia hora e estava feito. Acabava-se definitivamente o anti-jogo porque não havia motivação para tal.

      • RicardoFaria
        Posted Março 3, 2019 at 1:00 pm

        Não queria que fosse necessário entrar por aí Kahl Drogo mas talvez seja uma das melhores possibilidades.
        Uma coisa é certa, a perda de tempo iria acabar e quem ganha com isso são os adeptos que pagam balurdios pelos bilhetes para ver muito pouco tempo útil de jogo.

        Saudações DesPortistas!

        • Khal Drogo
          Posted Março 3, 2019 at 1:03 pm

          Também partilhava da sua opinião. Mas já percebi que a única maneira de acabar com o anti-jogo será adotar uma medida drástica como a que referi. Mas duvido que algum dia venha ser implementada. Por algum motivo, interessa a quem decide que o futebol continue a ser um desporto desatualizado.

          • RicardoFaria
            Posted Março 3, 2019 at 1:50 pm

            Também concordo que é preciso uma medida drástica e por isso é que falei nos vermelhos por perder tempo.
            Espero que seja feito algo e rapidamente mas se calhar tens razão e há quem não queira parar com este tipo de situações.

            Ps: podes tratar-me por tu eheh

            Saudações DesPortistas!

      • Hirok "The Truth"
        Posted Março 3, 2019 at 1:27 pm

        Concordo cntg Khal Drogo, mas estamos a falar de Futebol e devido às transmissões não seria possivel, pq nunca se saberia o tempo total do jogo e para as televisões isso era mau e são elas que pagam para ter os jogos, no futsal é bonito e etc, mas é uma modalidade com pouca visibilidade em que só vemos jogos 1 ou 2 por semana e sempre dos mesmos, agora o futebol é jogos quase todos os dias uns a seguir aos outros é complicado..

        • André Dias
          Posted Março 3, 2019 at 1:37 pm

          Nos EUA o que não falta são transmissões televisivas de sucesso e os desportos são cronometrados.

        • Khal Drogo
          Posted Março 3, 2019 at 1:59 pm

          Percebo o que quer dizer, Hirok. Mas como diz o André Dias, há casos bem sucedidos em desportos cronometrados.

      • Tiago Silva
        Posted Março 3, 2019 at 1:30 pm

        Nem mais Khal Drogo, totalmente de acordo.

      • André Dias
        Posted Março 3, 2019 at 1:33 pm

        Concordo plenamente. Essa é a melhor forma de erradicar o anti-jogo. O cronómetro pára sempre que o jogo parar e deixa de haver perdas de tempo. É bastante simples. E tendo em conta que o tempo útil de jogo anda nos 55-60 minutos, duas partes de meia hora é o indicado.

        • Khal Drogo
          Posted Março 3, 2019 at 1:59 pm

          Precisamente, André Dias. Em Portugal, se não estou em erro, o tempo útil de jogo nem chegava aos 50 minutos… Logo, estaria aqui outra vantagem: os adeptos pagavam para ver 60 minutos e viam 60 minutos.

          • André Dias
            Posted Março 3, 2019 at 2:26 pm

            Exactamente. A nossa liga era uma das piores competições nesse aspecto. Cronometrando os jogos ganhavam os adeptos, tal como dizes, e ganhava o próprio futebol. Sem poder recorrer ao anti-jogo as equipas teriam que tentar outras estratégias e penso que isso seria positivo para a evolução táctica da modalidade.

    • SENSEI
      Posted Março 3, 2019 at 2:10 pm

      O que está errado no futebol não é ser tempo corrido ou não. É sim as mentalidades. Cronometrar o jogo pode acabar com o anti-jogo para queimar tempo, mas não acaba com o anti-jogo de atrasar reposições de bola, como bem refere o VM. Para melhor mudar as mentalidades a medida correta seria punir mais severa e frequentemente qualquer comportamento anti-desportivo, tal como o de forçar amarelos (não entendo como muita gente não vê isso como um comportamento anti-desportivo, contra a ética e verdade do jogo).

      • RicardoFaria
        Posted Março 3, 2019 at 3:01 pm

        Concordo mas é muito difícil mudar mentalidades.
        Punir quem faz anti-jogo é uma solução.
        Relativamente aos cartões amarelos, não concordo até porque seria muito difícil de saber punir um jogador que não fosse burro (bastava uma charruada bem dada e levava o amarelo).

        Saudações DesPortistas!

    • PGDuarte
      Posted Março 3, 2019 at 3:11 pm

      100% de acordo.

      Algo que me tem incomodado muito é o tempo que os GR tem a bola na mão. Não sei se a regra dos 6 ou 12 seg, ou lá o que era, já caiu ou não.

      Tenho reparado tanto nisso que comecei a cronometrar. Nas mais variadas equipas é um exagero o tempo que os GR demoram a repor a bola em jogo enquanto agarram, olham para trás, esperam que todos saiam, olha para a equipa, levanta os braços a mandar juntar a equipa, bate três vezes no chão e só depois chuta. Apanhei o Neuer num jogo a demorar 42 seg para repor em jogo.

      • RicardoFaria
        Posted Março 3, 2019 at 4:11 pm

        Também não sei se essa regra (acho que eram 5seg) continua válida mas penso que não.
        Imagina se juntares a esses 42seg, os vários momentos em que um GR ou outro colega de equipa perdem tempo.. é ridículo.
        Se calhar se os árbitros mostrassem os cartões logo na 1a vez que o jogador perde tempo e depois espetassem com um vermelho, talvez as coisas melhorariam..
        De qualquer forma, parece-me que este tipo de regras não vão acontecer tão cedo, infelizmente.

        Saudações DesPortistas!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 3, 2019 at 12:46 pm

    Não concordo com as substituições, vai tirar aquela parte bonita dos aplausos ao jogador que está a sair, (só não concordo quando estão muito tempo para sair para queimar tempo)..
    O dos treinadores em vez de serem expulsos logo, irão ver apenas o amarelo, ou seja podem mandar vir ainda mais uma vez até pq cá em Portugal as expulsões aos treinadores vale 0..
    A mão na bola inda bem que não é contra os defesas, pq aí ía-se ver os avançados todos a fazer tiro ao alvo as mãos dos defesas, mas mesmo assim não concordo de todo, mas tambem são situações que acontecem pouco durante o jogo, nada demais..
    De resto a posição dos pontapés de baliza é igual, até pq nem é usada essa situação para queimar tempo (o que até é estranho cá no tugão mas ainda bem..)
    A posição do GR é indiferente, desde que não se defenda 2m à frente quase em cima da bola como já vimos em jogos europeus..

  • Diogo Moura
    Posted Março 3, 2019 at 12:50 pm

    Continua a faltar uma regra essencial, sempre que o GR é assistido, o cronómetro parava. É após ser assistido 3 ou 4 vezes no jogo, teria de ser substituído.

  • picoisland
    Posted Março 3, 2019 at 2:03 pm

    Se bem li no jornal As, também haverá alteração na recarga aos penalties. Dizia que em caso de defesa do GR, o jogo recomeçaria com pontapé de baliza. Assim, passa a não existir possibilidade de recarga

  • CarlosFCP
    Posted Março 3, 2019 at 2:53 pm

    Só espero é que não acabem com a regra do golo fora

    Se fizerem isso, que façam uma superliga europeia, clube que não são milionários deixaram de fazer participaçoes relevantes nas competições europeias

    Não percebo como é que a maioria dos treinadores apoiam essa medida

    • PGDuarte
      Posted Março 3, 2019 at 3:03 pm

      Concordo contigo.

      Acabar com o golo fora beneficia (na minha opinião) a equipa da segunda mão que joga em casa, porque irão haver muitos mais prolongamentos e séries de pénaltis a jogar frente aos seus adeptos.

      • CarlosFCP
        Posted Março 3, 2019 at 6:22 pm

        Como é que beneficia a equipa da segunda mão que joga em casa?

        Acaba por beneficiar quem faz o segundo jogo fora porque se vir o adversário a igualar o número de golos, já não segue em frente, terá de jogar mais meia hora

        Será a machadada final para os clubes mais fracos.

  • Pedro Salgado
    Posted Março 3, 2019 at 3:07 pm

    Devia existir uma adenda especifica para o futebol português relacionada com a assistência médica – um cancro. Sempre que um jogador a solicitasse teria de ficar obrigatoriamente 5 minutos fora (4º árbitro controlava) para recuperar muito bem, excepto se o jogador adversário levasse cartão. No caso do Guarda-redes parava o relógio de facto, independentemente dos descontos.

Deixa um comentário