Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI português da I Liga

57 Comentários

  • Luís Sousa
    Posted Maio 19, 2022 at 10:10 am

    Exercício interessante, dá para perceber que na defesa existe menos qualidade em relação aos outros sectores, sem contar obviamente com o Pepe. Vamos ver a próxima época do Inácio, Diogo Carmo, João Mário e talvez de um dos centrais portugueses do Porto que ganhe o lugar do Mbemba. Neste onze talvez mudasse apenas os laterais. O Nuno Santos não é normalmente um defesa esquerdo, mesmo esta época nem sempre jogou na ala, escolheria Rafa Soares. Na direita o João Mário na primeira metade da época seria claramente o escolhido, depois da lesão veio menos exuberante mas ainda assim penso que merecia o lugar.

  • marquess
    Posted Maio 19, 2022 at 10:01 am

    E o Gonçalo Inácio?

  • Mitroglou
    Posted Maio 18, 2022 at 5:05 pm

    O André Almeida deve ser turco…

  • Kacal
    Posted Maio 18, 2022 at 3:01 pm

    Sendo o melhor XI apenas com portugueses acabo por concordar com ele.

    No meio-campo acho que Otávio e Pedrinho são indiscutíveis pelos números e a época que fizeram mas depois talvez trocasse até o Matheus Nunes que a nível de números (golos e assistências) não esteve assim tão bem e mesmo em termos exibicionais acho que esteve um pouco abaixo do que pode e sabe fazer, certo que o Vitinha também teve números semelhantes mas acho que exibicionalmente esteve melhor e foi fundamental no titulo conquistado. Metia o André Franco (11 golos e 4 assistências na Liga sendo importante no Estoril, penso que ninguém falou nele por aqui e merecia) ou Fábio Vieira (6 golos e 14 assistências é incrível para quem não foi indiscutível).

    De resto não há muitas mudanças que se possa fazer.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 18, 2022 at 3:45 pm

      Concordo quanto ao facto do Matheus poder sair do 11, mas sendo esta a melhor época da sua carreira é um bocado difícil de entender que esteve abaixo do que pode fazer. Ele nunca foi melhor que isto…

      Simplesmente, há melhores pronto.

      SL

      • Kacal
        Posted Maio 18, 2022 at 7:36 pm

        Não acho que ele tenha estado ao nível do que o seu potencial pode fazer, a meu ver. Acho que ele é capaz de mais. Quando apareceu teve jogos muito bons. Mas ele nem esteve tão mal assim apenas acho que houve 1-2 melhores esta época que podiam estar no seu lugar.

        Saudações DesPortistas

  • Azevedo
    Posted Maio 18, 2022 at 2:04 pm

    Rafa em vez de F.Vieira?
    R.Fernandes em vez de Penetra?

    Bem o V.mercado a relembrar o Zé Carlos e o Pedrinho grande epoca de ambos.

    Acho que Nuno Santos fez uma epoca fraca, mas não estou a ver mais nenhum Portugues para colacar ali.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 18, 2022 at 3:46 pm

      Outro que acha que o Sporting tem Messis à balda no plantel…

      Nuno Santos não é assim tao bom. Fez uma época condizente com a sua qualidade.

    • Manel Ferreira
      Posted Maio 18, 2022 at 2:21 pm

      Mas Penetra porquê? Antes dele ainda vinha o David Carmo ou mesmo o Bernardo Vital. A classificação do Famalicão é um bocado “enganadora”, já que andaram o campeonato quase todo nos últimos 5/6 lugares e só no finalzinho é que saltaram para o 8º lugar e a defesa esteve longe de ser algum portento. Claro que o Ruben Fernandes merece mais estar lá.

      • Azevedo
        Posted Maio 18, 2022 at 3:20 pm

        Uau Rafa tem mais 1 assistencia que o Fabio, mas tambem deve ter o dobro das jogos, e minutos jogados mas pronto eu tambem sou suspeito acho que o Rafa tinha qualidade para Para ser um jogador de outro patamar.

        Nuno Santes não é um jogador que aprecio de todo, o que me ficou mais na retina dele esta epoca foi o incidente em vizela e o com o aeverton, mas com esses “numeros” faz sentido estar na equipa.

        Penetra é o jogador com mais intrecesōes na liga e dos jogos que vi do Fama foi sem duvida o jogador que mais me agradou, acho que não muito valor ao Alexandre mas para o ano acho que se vai ouvir falar mais dele.

        • Manel Ferreira
          Posted Maio 18, 2022 at 3:57 pm

          Certo, mas isto não é um onze do que os jogadores vão fazer para o ano, mas sim do que fizeram este ano. E até acho que se dá demasiado valor ao Penetra por ele vir da formação de um grande (e nem estou a criticar, são jogadores que as pessoas conhecem melhor desde cedo e, portanto, têm mais expetativas).
          Mas como o João disse e bem, ele cometeu vários erros, tal como o Quaresma do Tondela, por exemplo. É muito arriscado ter jogadores tão jovens e relativamente inexperientes nestas posições “sagradas” como GR e DC. As dores de crescimento podem ser demasiado prejudiciais ao clube…

      • João Ribeiro
        Posted Maio 18, 2022 at 2:44 pm

        E o Penetra muito contribuiu para a má fase do Famalicão porque andou vários jogos a ter erros de palmatória. Melhorou agora para o fim, mas a determinado momento da época deu a sensação que só jogava para valorizar.

    • Aurinegro
      Posted Maio 18, 2022 at 2:17 pm

      Porque é que o jogador com mais assistências da liga não pode estar no melhor 11 ?

    • Filipe Ferreira
      Posted Maio 18, 2022 at 2:09 pm

      O Nuno Santos fez uma época fraca?
      10 golos e 7 assistências a jogar maioritariamente como ala. Quase 3000min, 50 jogos.
      E eu até sou crítico do Nuno.

  • deus_Ex_machina
    Posted Maio 18, 2022 at 1:57 pm

    11 muito ofensivo e concordo com as escolhas. Talvez a que me mete um pouco mais de incómodo é mesmo o nuno santos a defesa, já que de defesa tem pouco e a sua propensão é mais ofensiva. Não discuto o seu valor claro, mas para defesa esquerdo numa defesa a 4 talvez um bom prémio fosse para o Talocha.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 18, 2022 at 1:56 pm

    Percebo a presença do Rúben Fernandes e até a considero justa, mas menção para o David Carmo que entrou na defesa do Braga e foi do dia para a noite.

    De resto só trocava o Diogo Costa pelo André Ferreira. É custa um pouco colocar o Fábio Vieira de fora, mas acho que a concorrência foi melhor, talvez no lugar do Rafa.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 18, 2022 at 1:43 pm

    André Ferreira pelo Diogo Costa.

    Fez muito mais defesas e teve muito mais trabalho do que o Diogo Costa.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 18, 2022 at 2:06 pm

      Filipe Relvas pelo Nuno Santos. Um jogou mais a extremo, sendo que o Relvas jogou mais tempo a central mas esteve num nível muito bom a lateral esquerdo pelo Portimonense.

    • João Ribeiro
      Posted Maio 18, 2022 at 1:54 pm

      O Diogo Costa é indiscutível, mas se houvesse lugar a qualquer discussão, antes do André Ferreira estava o Bruno Varela. Fez uma bela temporada, mas vamos lá ter calma.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 18, 2022 at 2:07 pm

        Ainda assim acho que o Andre Ferreira esteve num nível superior a todos, seja o Diogo Costa ou o Bruno Varela.

        Por cada defesa que o Diogo Costa fez para evitar golos, o André Ferreira fez 6..

        • João Ribeiro
          Posted Maio 18, 2022 at 2:45 pm

          O Bruno Varela defendeu 10.88 golos expectáveis, ao passo que o André Ferreira defendeu 5.1.

          • Antonio Clismo
            Posted Maio 18, 2022 at 11:07 pm

            Essas estatísticas são de onde?

            André Ferreira fez 117 defesas em 32 jogos.
            Bruno Varela apenas 79 defesas em 25 jogos.

            Dados da OPTA

            • Antonio Clismo
              Posted Maio 18, 2022 at 11:10 pm

              Diogo Costa tem 48 defesas em 33 jogos, daí ter a opinião que a sua inclusão nesta lista não é a mais correta, porque não foi o melhor GR da competição este ano.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 18, 2022 at 1:34 pm

    Bom onze e merecido reconhecimento a Pedrinho e à excelente época do seu Gil Vicente, de quem foi claramente o dínamo! Até lhe daria o prémio de MVP!!!

    Depois, numa questão pessoal percebo a presença de Pepe (pelo rendimento e estatuto) mas tenho extrema dificuldade ver a Liga a premiar um jogador com a postura de Otávio!!! Mas como já se acha normal levar um jogador destes à selecção nacional, já não fico muito chocado! Vale tudo…

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 18, 2022 at 1:56 pm

      Olha-se para o rendimento dentro do campo apenas.

      Por muita sujidade e promiscuidade que Otávio e Pepe tenham, são jogadores que acrescentam sempre, embora o Pepe já esteja a dar várias casas.

      SL

      • Knox_oTal
        Posted Maio 18, 2022 at 2:22 pm

        Já por isso referi que é uma questão pessoal, de opinião!

        E também falei na Liga, mas é um onze do VM, o que obviamente não é a mesma coisa!

        Ainda assim mantenho, este jogador não merece ser premiado por coisa nenhuma. É um péssimo exemplo e está sempre a instigar ódio e, indirectamente e por consequência, a violência.

        Acima de tudo, o futebol é um desporto e há valores que deviam de ser sagrados mesmo numa votação ou ranking deste tipo… quanto a mim! Mas vale o que vale…

        Saudações desportivas

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 18, 2022 at 3:48 pm

          Mas nisso 100% de acordo. Tivesse sido eu selecionador de Portugal desde 2000 até hoje e uma enormidade de internacionais consagrados não tinham uma única internacionalização (Pepe obviamente é um deles).

          Mas se calhar por isso é que não sou selecionador, não abdico de certos valores.

  • FiliGon
    Posted Maio 18, 2022 at 12:57 pm

    Acho que o André Franco podia estar no 11. Fez uma época com boas exibições e números que até são interessantes.

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 18, 2022 at 12:49 pm

    Penso que só trocava o Pedrinho pelo Fábio Vieira (tem números assustadores para um jogador que maioritariamente suplente ao longo da época – 6 golos e 14 assistências na Liga). Mas é preferência pessoal, porque o Pedrinho fez uma época extraordinária, sendo uma das figuras deste histórico 5.º lugar do Gil.

    De resto, excelente XI. Não mexia em mais nada.

  • Daniel Alves
    Posted Maio 18, 2022 at 12:47 pm

    Já ia perguntar pelo Darwin, mas reparei que é XI português e não XI a jogar em Portugal.

  • João Ribeiro
    Posted Maio 18, 2022 at 12:38 pm

    Parece-me que não há qualquer dúvida em relação a este onze. Estes forem, efetivamente, os melhores portugueses, por posição, e são pouquíssimas as posições que mereçam qualquer discussão…

  • Francisco Torgal
    Posted Maio 18, 2022 at 12:35 pm

    XI muito ofensivo.

  • Velho do Restelo
    Posted Maio 18, 2022 at 12:31 pm

    Só faria 2 ajustes, mas é merecido!

    Gonçalo Inácio por Ruben Fernandes.
    Fábio Vieira por Pedrinho/Matheus.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 18, 2022 at 1:01 pm

      O Gonçalo Inácio é rasgado diariamente por toda a gente. Não me parece que fosse sequer considerado. E por ser quase unânime que é um flop autêntico, alguma razão há de haver nisso.

      SL

      • Velho do Restelo
        Posted Maio 18, 2022 at 2:36 pm

        Deixa-os achar que sim então… Eu percebo que algures a meio da época perdeu algum gás (teve uma lesão e aquela história toda da Selecção afectou-o claramente), mas daí a flop, o rapaz fez 28 jogos na liga, marcou 4 golos e faz parte da 2a defesa menos batida.
        Dêm-lhe algum crédito.

    • João Ribeiro
      Posted Maio 18, 2022 at 12:42 pm

      O Pedrinho não pode nunca sair do onze depois da época inacreditável que faz, na minha opinião… Deve ter feito a melhor época de um jogador extra-grandes que me lembro de ver, e esse desempenho levou a sua equipa ao primeiro apuramento europeu da história, por isso diria que é um intocável e estará na discussão para MVP da Liga.

      • Manel Ferreira
        Posted Maio 18, 2022 at 2:26 pm

        Eish, ou estás a considerar Braga e Boavista como grandes (se tiveres idade para te lembrares do BFC 1998-2002) ou então isso parece-me um bocado exagero. Ainda este ano o Ricardo Horta fez uma época fabulosa (deve ter sido responsável por mais de um terço dos pontos do Braga). Mesmo o teu VSC há de ter lá um ou outro nos últimos 20 anos com épocas tão boas ou melhores que o Pedrinho.

        • João Ribeiro
          Posted Maio 18, 2022 at 2:57 pm

          Manel, a expressão é que me saiu mal. Queria referir-me aos clubes menos históricos, digamos assim (não queria referir-me a eles como pequenos). Ainda assim, em relação à época do Horta, apesar de fabulosa, coloco a do Pedrinho acima.

          De resto, integrando Boavista, Braga e Vitória, óbvio que a época do Sanchez em que o Boavista foi campeão foi superior, tal como uma ou outra do Timofte, assim como me lembro de uma temporada superlativa do Pedro Barbosa e do Zahovic em Guimarães e, mais recentemente, jogadores como Alan ou Lima do Braga.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Maio 18, 2022 at 4:26 pm

            Não segui o Gil para ter uma opinião formada sobre o Pedrinho concretamente, mas há nomes (maioritariamente do passado) que me lembro de terem feito grandes épocas em clubes de menor dimensão (muitas vezes aflitos na classificação) e que as épocas desses clubes nesses anos confundiam-se com o nome de um jogador. Excluindo Braga e Boavista também (os viorianos que não fiquem ofendidos comigo) e além desses que referes: Yekini (Setubal), Gaúcho (Estrela e Marítimo), Ricardo Sousa ou Fary (Beira Mar), Derley (Leiria), Constantino (Leça), Hassan (Farense)entre outros. Mas há um nome que fez uma época espectacular no Paços e que lhe valeu uma transferêcia para o Porto (onde não deu nada) e já quase não nos lembramos dele que foi o Rafael, extremo/médio ofensivo que nessa época esteve intratável. Ainda que hja muitos outros e seja difícil lembrar de todos, esses são fáceis de recordar para mim, porque tendo em conta a relidade dos clubes onde estavam (alguns era para evitar despromoção) representavam uma parcela muito grande da produção da equipa…

            Os referidos são maioritariamente atacantes e é mais fácil de lembrar, mas falando deste assunto não posso deixar de referir uma dupla de centrais de quem quase todos nos lembramos, quase todos gostavamos, e quanto mais velhos melhores ficavam: Wilson e Filgueira, que quase com 40 anos eram, época após época, das melhores duplas do campeonato, grandes incluídos.

            • João Ribeiro
              Posted Maio 18, 2022 at 5:10 pm

              Grande Rafael! Depois do FC Porto veio parar a Guimarães onde, apesar de não ter brilhado por aí além, caiu completamente no goto da massa adepta pela forma como se entregava ao jogo. Criou uma ligação muito especial com a cidade e clube, tanto que ainda recentemente numa entrevista penso que ao MaisFutebol refere isso mesmo e recorda, com saudade, esses tempos.

          • Manel Ferreira
            Posted Maio 18, 2022 at 4:02 pm

            Percebido. Seis grandes, portanto, hehe (ainda vamos ter aqui alguém do Belenenses a protestar).
            O Timofte em 98-99 continua a ser a melhor época que vi de um jogador extra-3 grandes em toda a minha vida. Mas admito que possa estar a ser parcial. Mas era impressionante o que o homem jogava! Só Jardel e Zahovic estiveram acima dele nessa época. O esloveno era mesmo máquina no teu VSC, Capucho também, vocês tiveram equipas muito boas naquele período 93-97.

  • riscas
    Posted Maio 18, 2022 at 12:23 pm

    Uribe foi mais determinante e preponderante que Vitinha, merecia na minha opinião o lugar.
    No ataque, Taremi foi o jogador com influência directa em mais golos de todo o campeonato também merecia o lugar.
    De resto nada a dizer.

  • Dario Nunes
    Posted Maio 18, 2022 at 12:19 pm

    O Darwin joga em que liga???

  • rmatos24
    Posted Maio 18, 2022 at 12:16 pm

    A dupla de centrais revela um pouco o que vai acontecendo com a seleção nacional em que, tirando Rúben Dias, tarda em aparecer aquele “centralão” para que Pepe possa ir saindo de cena aos poucos. (Inácio tem potencial, mas em termos de perfil parece diferente de Pepe e Dias). Não obstante, tanto o Pepe como o Rúben Fernandes fizeram excelentes épocas e mostraram que a idade é um posto.

    Quanto aos restantes, não há muito a dizer, menções honrosas para Fábio Vieira, Pepe Rodrigues, Vitinha do Braga, Rafa Soares, André Franco, mesmo Gonçalo Ramos a espaços.

    • Periklis
      Posted Maio 18, 2022 at 1:25 pm

      David Carmo.
      Teve um regresso assombroso e julgo que poderá vir a fazer uma dupla muito boa com Rúben Dias.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 18, 2022 at 12:06 pm

    Muito contente de ver o Nuninho aqui.

    Quanto ao Matheus, preferia por o Fábio Vieira, não entendo como não é mais consensual mesmo para o próprio treinador. Mas isto digo eu próprio. Entendo perfeitamente que não esteja no 11 já não jogou.

    Quanto aos restantes, não tenho grande opinião exceto quanto a Rafa e Horta. Rafa é capaz de ser o jogador mais eletrizante do campeonato, pena este apagão no final. Horta gostava que viesse para o Sporting.

    O resto praticamente não vi jogar.

    SL

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 18, 2022 at 12:04 pm

    Só trocava Vitinha e punha Fábio Vieira

Deixa um comentário