Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga NOS: O MVP, melhor XI, Flop e Desilusão da I Volta

Terminou a I Volta e salta à vista uma evidência: o Benfica está demasiado forte para a concorrência. As Águias seguem na liderança com 48 pontos, mais 7 do que o 2.º classificado, o FC Porto, fruto de umas impressionantes 16 vitórias em 17 jornadas. A equipa de Lage é ainda o melhor ataque da prova com 42 golos (mais 7 que o FC Porto) e a melhor defesa. São apenas 6 golos sofridos, o melhor registo deste século. Nesse sentido, apesar de ainda faltar muito campeonato, é notório que os Encarnados possuem hoje um claro conforto no topo da tabela. Por outro lado, o FC Porto tem acusado as dores de crescimento de um plantel que sofreu muitas mudanças e não tem apresentado a consistência de anos anteriores. Esta é a pior 1.ª volta na Era Conceição (41 pontos contra os 45 e 43 das épocas transactas) e será preciso uma 2.ª volta de alto nível para entrar na discussão do título. Já o Sporting segue apenas em 4.º lugar, a dois pontos da revelação Famalicão e a 19 pontos da liderança, tendo também o SC Braga, o Vitória SC e o Rio Ave à espreita. É visível que os Leões não têm as mesmas armas dos rivais, mas poucos esperariam apenas 9 triunfos em 17 jornadas. Por outro lado, a luta pela permanência será animada até final. O D. Aves ocupa a lanterna vermelha e já com uma atraso de seis pontos para a salvação, mas clubes como o Portimonense, Belenenses SAD, Paços Ferreira, Santa Clara, Boavista e Moreirense também não podem facilitar, ao passo que Gil Vicente, Tondela, Marítimo e Vitória FC seguem com alguma tranquilidade nesta fase. Nota final para o elevado número de despedimentos, tendo já ocorrido mudanças em 10 clubes.

Deste modo e tendo por base aquilo que se passou ao longo destas 17 jornadas, o Visão de Mercado elenca aqueles que foram os melhores desta primeira fase de campeonato, bem como aqueles que por uma ou outra razão ficaram aquém das expectativas:

Melhor XI: Vlachodimos (Benfica); Corona (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Tapsoba (Vitória SC), Grimaldo (Benfica); Gustavo Assunção (Famalicão), Bruno Fernandes (Sporting), Pizzi (Benfica), Fábio Martins (Famalicão); Paulinho (SC Braga), Carlos Vinícius (Benfica).
MVP: Pizzi (Benfica)
Melhor Reforço: Carlos Vinícius (Benfica)
Flop: Raúl de Tomás (Benfica)
Confirmação: Pêpê (Vitória SC)
Jogador Desilusão:
Danilo (FC Porto)
Jogador Revelação: Tapsoba (Vitória SC)
Melhor Treinador: João Pedro Sousa (Famalicão)
Melhor Jogo: Famalicão 3-3 Moreirense
Melhor Golo: Zé Luís (FC Porto 2-0 Paços Ferreira)

74 Comentários

  • Cardozo_e_Saviola
    Posted Janeiro 20, 2020 at 8:09 pm

    Não é costume concordar a 100% com estes onzes, mas desta vez parece-me sem espinhas. Referência especial para a inclusão do Vlacho em vez do Marchesin, que parece ter de ser considerado o melhor por decreto e a Visão de Mercado não foi na conversa! Vlachodimos melhorou imenso apesar de continuar com os seus defeitos (fraca qualidade de passe, saída dos postes e controlo da profundidade) mas acima de tudo tem sido decisivo, coisa que o Marchesin tem sido menos (e também o acho um bom guarda-redes, principalmente entre os postes, mas também ainda não vi o suficiente para o colocarem no pedestal em que se encontra).

  • FCPenta
    Posted Janeiro 20, 2020 at 5:29 pm

    A 7 pontos já se podem fazer posts de preparação da próxima época?

    A esperança é a última a morrer mas a vassourada já vem tarde por isso aqui vai.

    1º Passo: Eleições no Porto com mais do que um candidato.

    2º Passo: João Pedro Sousa como treinador.

    3º Passo: Venda imediata de Marega (20M), Danilo (25M), Soares (15M), Telles (30M) e Aboubakar (6M) e Sérgio Oliveira (4M) cujos contratos findam em 2021. Empréstimo imediato de Manafá e Saravia a equipas onde possam ser titulares com vista à venda no espaço de uma época.

    4º Renovação e compra de restante passe de Otávio. Renovação por mais 2 anos com Corona. Renovação com Tomás Esteves e Fábio Vieira. Cláusulas de +75M.

    Plantel 20/21 – Esquema táctico predilecto 433, conforme Famalicão

    GR: Marchesin, Diogo Costa
    DE: Contratações x2
    DC: Pepe, Mbemba, Diogo Leite, Diogo Queirós
    DD: Esteves + Contratação
    MD: Contratação + Loum
    MC: Contratação de 8 clássico ao estilo de Moutinho/Rongier + Uribe + Baró
    MCO: Otávio + Fábio Vieira + Vitinha
    EE: Luís Diaz + Contratação
    ED: Corona + Contratação
    AV: Zé Luís + Fábio Silva

    Plantel com 24 jogadores, 6 contratações (6 Vendidos + 2 Emprestados) e 8 jogadores da formação.

    Valor Bruto de saídas 100M, assumindo 80M líquidos e 30M para obrigações correntes, as vendas permitem um valor de 50M para a compra de 6 jogadores: 2 Extremos, Um MC e 3 laterais. Sensivelmente 8.3M para cada jogador, sendo evidente que a distribuição não será essa.

    A incógnita a meu ver reside na continuação ou não de Pepe e Marcano juntamente com a integração/empréstimo de Diogo Leite.

    Futebol não é FM, mas creio que este plano seria um passo na direcção certa e que os valores de vendas propostos são razoáveis e que o orçamento para reforços disponível também o é… Basta uma gestão minimamente competente e um treinador que tenha por hábito privilegiar o bom futebol. Sem este não será possível aproximar os adeptos da equipa.

    • Bruno Santos
      Posted Janeiro 20, 2020 at 10:30 pm

      Caro FCPenta,

      Não quero fazer qualquer provocação ao dizer que o plano apresentado, embora racional e bem estruturado, não seria exequível por ser baseado num pressuposto falacioso no que concerne às contas.

      Não foram levados em conta os valores que o FC Porto terá de realizar em vendas para cumprir com o Fair Play Financeiro. Sendo que acrescem algumas dificuldades, tais como as %s dos passes que detêm, os jogadores que no próximo Verão estarão a 6 meses de poder assinar por outros clubes a “custo 0” e até a própria idade de alguns dos melhores e mais cotados jogadores. Tudo isso com a agravante de o mercado em ano de Euro por norma funcionar mais tarde, mas o Porto terá necessidade de fazer as vendas para cumprir o FPF até 30 de Junho!

      E se não forem campeões, correm o risco de terem de refazer meio plantel, numa época em que os jogadores voltam mais tarde após Europeu e começam a competir mais cedo em função das eliminatórias de acesso à Champions, com imensa pressão e sem tempo de trabalho e entrosamento.

    • junior_1984
      Posted Janeiro 20, 2020 at 6:57 pm

      Marega 20M? Danilo 25M? Soares 15M?
      O Telles vale os 30M que referes, mas entra no ultimo ano de contrato…
      Isso deveria ter sido feito enquanto estavam na mo de cima. Agora, honestamente só para campeonatos periféricos…

    • Kacal
      Posted Janeiro 20, 2020 at 6:42 pm

      Gosto bastante do teu plano FC Penta, subscrevo o comentário! Acrescento apenas que talvez emprestasse o Diogo Costa e o Diogo Leite ficando com Vaná para 2º GR e indo ao mercado por um central. E acrescento o Nakajima ao plantel que te faltou não sendo necessário outro extremo esquerdo. De resto, subscrevo tudo!

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 20, 2020 at 6:36 pm

      Com apenas um ano de contrato não vai ser nada fácil renovar com esses jogadores todos e não me perece que os consigam vender por esses valores tendo em conta a apenas faltar 1 ano nos seus contratos.

      Danilo em agosto valia uns 40M hoje nem 25 vale.

      Não te esqueças que o fc porto ainda está a pagar o salário do casillas que por acaso são só 4 milhões por ano.

    • Tiago Peixoto
      Posted Janeiro 20, 2020 at 6:02 pm

      O Nakajima entretanto adotou a sua essência de Samurai e desapareceu do mundo exterior

  • BENFICA36
    Posted Janeiro 20, 2020 at 5:08 pm

    Melhor 11 para mim :

    Vlachodimos
    Corona
    Rúben Dias
    Mathieu
    Grimaldo
    Pizzi
    Bruno Fernandes
    Gabriel
    Edwards
    Paulinho
    Vinícius

    Vlachodimos para mim é superior e têm mais potencial que Marchesin

    Corona é o melhor lateral direito da liga embora ache que o Porto precisa dele a extremo e não na lateral, ganha o duelo ao Andre Almeida e Ricardo Esgaio

    Rúben Dias = para mim o melhor defesa central da liga

    Mathieu = Pepe desceu muito o nível, Marcano e Coates estão em nível abaixo, Perez e Tapsoba são jogadores com um potencial enorme e que ainda irão evoluir muito, mas neste Mathieu é 65% da defesa do Sporting.

    Grimaldo = Telles é melhor defensivamente mas não foi melhor que Grimaldo esta primeira volta, não se vive do nome. Nesta primeira volta, Grimaldo foi superior.

    Pizzi= melhor médio direito da liga.
    Bruno Fernandes= melhor médio da liga.
    Gabriel = em um meio campo 2 ,é a minha escolha, um elemento fundamental no Benfica. Danilo têm estado uma sombra este ano do que já foi, Pedro Assunção é o melhor médio defensivo em um esquema de 4 3 3 , em 4 4 2 tenho de dar o lugar a Gabriel.

    Edwards = para mim o jogador revelação, têm um reportório técnico incrível, destruiu a defesa do Benfica em Guimarães, se Rafa tivesse continuidade e não tivesse tido uma lesão seria ele ,assim escolho Edwards. Fábio Martins no início foi realmente muito bom mas foi perdendo gás ao longo da primeira volta ao contrário de Edwards que a par de Tapsoba, são os 2 os jogadores com mais potencial do Guimarães que têm um plantel muito bom, Davidson, Pepê, Al Musrati,Sacko,Hanin entre outros, só falta um GR e um Avançado a esta equipa. Ricardo Horta e Galeno também seriam boas opções mas por terem rodado na posição assim como Cervi e Rafa, Luís Diaz e Nakajima entre outros, escolho Edwards por ser indiscutível e regular no 11 do Vitória.

    Paulinho = o avançado em melhor forma do campeonato, decisivo tanto no campeonato como na liga Europa.
    Vinícius = melhor ponta de lança do campeonato.

    Escolhi o meu 11 com base na qualidade e consistência.

  • HeberPrincipe
    Posted Janeiro 20, 2020 at 3:23 pm

    Melhor 11: Vlachodimos, Corona, Rúben Dias, Tapsoba, Telles, Palhinha, Pizzi, Bruno Fernandes, Vinicius e Paulinho.

    MVP: Pizzi
    Melhor reforço: Vinicius
    Flop: Raul de Tomás
    Confirmação: Palhinha
    Revelação: Tapsoba
    Desilusão: Nakajima
    Melhor Treinador: João Pedro Sousa

    Estas são as minhas escolhas!

    • BENFICA36
      Posted Janeiro 20, 2020 at 4:29 pm

      Telles nesta primeira volta não foi melhor que Grimaldo. Não basta ter nome.

      Pedro Assunção foi melhor que palhinha, aqui à tempo fiz o meu top 4 de melhores médios defensivos do campeonato.

      Meti :
      1° Pedro Assunção
      2°Al Musrati
      3°Florentino
      4° Palhinha

      Vamos a meio da época e só altero a posição do Florentino pelo Palhinha.

      Falta-te um jogador no 11 . Conto 10 .

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 20, 2020 at 2:33 pm

    Melhor XI da 1ª Volta: Marchesín, Corona, Rúben Dias, Nehuén Pérez, Alex Telles, Palhinha, Pizzi, Rafa Silva, Bruno Fernandes, Carlos Vinícius

    MVP: Pizzi
    Melhor Reforço: Luis Díaz (FC Porto)
    Flop: Matheus Uribe (FC Porto)
    Confirmação: Paulinho (SC Braga)
    Jogador Desilusão: Valentin Rosier (Sporting)
    Jogador Revelação: Gustavo Assunção (Famalicão)
    Melhor Treinador: Bruno Lage (Benfica)/João Pedro Sousa (Famalicão)/Ivo Vieira (Vitória de Guimarães)

    Saudações Leoninas

    • BENFICA36
      Posted Janeiro 20, 2020 at 4:33 pm

      Eu conto 10 jogadores .

      Vlachodimos parece-me superior e com mais potencial que Marchesin.

      Telles não foi superior ao Grimaldo, não basta ter nome.
      Palhinha não foi superior ao Pedro Assunção que para mim pode ser o melhor médio defensivo da liga a seguir ao Weigl .

      Concordo com o resto mas se tivesse aí o Paulinho ,Gabriel,Taarabt ou outro dependendo da tática tambem se aceita.

    • E o que temos
      Posted Janeiro 20, 2020 at 3:36 pm

      Tens que ser mais criterioso nas escolhas. Nao faz sentido Vinicius no melhor XI e depois o melhor reforço é um jogador que nao entra no melhor XI

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 20, 2020 at 4:28 pm

        Acho que uma coisa não invalida a outra. O Luís Díaz até pode ser melhor reforço que o Vinicius, tem em conta vários fatores como qualidade/preço, potencial, etc., mas o brasileiro estar no XI até ao momento porque se tem destacado mais (até porque o colombiano apesar de já ter 10 golos marcados esta época, na Liga tem sido quase sempre suplente, logo nem faria muito sentido a sua inclusão). Isto sou apenas eu a tentar interpretar, claro que o Estigarribia até pode ser doutra opinião. Acho que a nível de preço (7M), o Díaz até foi um excelente negócio e se calhar tem potencial para ser vendido por mais que o Vinícius (que já custou 17M).

        • E o que temos
          Posted Janeiro 20, 2020 at 4:54 pm

          Hmm desse prisma até faz sentido mas continuo a não concordar com o diaz como melhor reforço. Com outro treinador talvez sim

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 20, 2020 at 2:11 pm

    Gustavo assunção tendo passaporte português deveria ser equacionado para os sub21 a curto prazo e a médio prazo seria uma boa solução para quando william carvalho, danilo e joão moutinho baixarem o nível. André gomes não se sabe se irá voltar ao mesmo nível do passado depois da terrível lesão.

    Basicamente tirando o ruben neves não existem muitas opções mais defensivas para o meio campo português no futuro.

    Se o convidassem tenho a certeza que iria aceitar

    • coach407
      Posted Janeiro 20, 2020 at 5:34 pm

      Rúben Neves e Florentino são dois dos melhores médios defensivos a nível mundial da sua geração (claros candidatos a serem mesmo os melhores de 97 e 99, respetivamente).

      Depois temos Pepê e Palhinha que têm brilhado tanto ou mais que o Assunção no nosso campeonato.

      William e Danilo não vão deixar de ser opções propriamente amanhã. O William só tem 27 anos. Se daqui a 5 anos ainda estiver na seleção não é nada de especial portanto até lá ainda vão surgir muitos jogadores.

      André Gomes também tem jogado nessa posição e ainda tem uma carreira pela frente.

      E os talentos continuam a surgir. Rodrigo Fernandes é de 2001 e já anda a jogar na equipa principal do Sporting, o Rafael Brito de 2002 também vai ganhando o seu espaço no Benfica B.

      O Assunção pode ser aproveitado por ser incrível e todas as seleções deveriam lutar por ele, mas não é por falta de qualidade portuguesa na posição porque não há muitos países a poder dizer que têm jogadores da qualidade de André Gomes, William, Danilo, Rúben Neves, Florentino, Rodrigo Fernandes ou Rafael Brito em diferentes gerações.

      • Antonio Clismo
        Posted Janeiro 20, 2020 at 6:38 pm

        Falta de qualidade portuguesa? O gustavo assunção cresceu em portugal e tem passaporte português portanto para todos os efeitos é português.

        Erro é não aproveitar esses talentos como ronaldo vieira, angel gomes ou gustavo assunção.

        • coach407
          Posted Janeiro 20, 2020 at 9:58 pm

          Não percebi. Tu estavas a dizer que um jogador deveria ser chamado e fundamentas com a suposta falta de qualidade das outras opções no futuro. Estamos a falar da seleção portuguesa. Onde está o erro de dizer que falaste em falta de qualidade de jogadores portugueses para a posição? Não foi disso que falaste?

          O Assunção, assim como qualquer médio defensivo com nacionalidade portuguesa, pode ser convocado, mas não é por falta de qualidade dos outros portugueses que jogam na mesma posição… chamam-no simplesmente por ser muito bom, os outros também são muito bons.

          Falaste como se Portugal fosse uma equipa qualquer no que a médios defensivos diz respeito quando somos das seleções mais apetrechadas em relação a jovens médios defensivos.

          Espero que o Assunção também decida seguir esse caminho porque é muito bom jogador. É internacional pelas seleções do Brasil, mas já mostrou interesse no passado em jogar por Portugal portanto sim, é chamá-lo o mais cedo possível, não pelos outros portugueses serem maus, mas sim porque este português tem muita qualidade.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 20, 2020 at 1:19 pm

    Pizzi ou Fernandes: não passamos disto. É a pobreza total. Porque não Ruben Dias? O homem joga e joga e tem sido o esteio da defesa do Benfica, que tem à direita um adaptado ou um miúdo de carapinha, à sua esquerda um ferro feito de cartão e um espanhol que a defender é uma avenida com poucas lombas.

    • Joao Duarte
      Posted Janeiro 20, 2020 at 3:20 pm

      Não acho que o Rúben Dias tenha estado assim tão bem. É verdade que tem uma liderança incrível, mas tem cometido demasiados erros nos últimos meses.

      • E o que temos
        Posted Janeiro 20, 2020 at 3:37 pm

        Comparado com quem? É que se for com os outros companheiros da defesa o rapaz merecia uma medalha neste momento.

    • Xefe
      Posted Janeiro 20, 2020 at 2:50 pm

      Já dizia o outro

      “Não gostam? Ponham na beira do prato.”

  • Res
    Posted Janeiro 20, 2020 at 1:15 pm

    Teles > Grimaldo
    Gabriel > > Assunção: esta então não percebi mesmo
    Rafa e Luiz Diaz > Fábio Martins; percebo que não tenham jogado tanto

    • Res
      Posted Janeiro 20, 2020 at 3:46 pm

      E acham que qualquer outro MDC da liga faria melhor figura no Benfica que Gabriel?

    • Joao X
      Posted Janeiro 20, 2020 at 1:53 pm

      Não tenho acompanhado o Gustavo Assunção mas tenho reparado que muita gente, eu incluído, estavamos enganados relativamente ao Gabriel. Ele só acrescenta em termos defensivos. É extremamente competente nos duelos e desarmes e vale sobretudo por isso e pela sua agressividade defensiva. De resto, é banal. Com bola, erra muitos passes e decide mal muitas vezes. Não é jogador de nível competições europeias mas pronto, serve para cá. Acho que alguns benfiquistas começam a aperceber-se disto.

      • coach407
        Posted Janeiro 20, 2020 at 5:57 pm

        A questão é que nenhum médio defensivo em Portugal é melhor que o Gabriel com a bola no pé.

        Excluindo, obviamente, o Weigl que não conta para o melhor XI até agora por motivos óbvios.

        Só o Pêpê dá luta, mas ele que se preocupe em ser titular indiscutível no V. Guimarães que ainda é muitas vezes excluído em jogos mais complicados.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 20, 2020 at 5:27 pm

        Não acho o Gabriel fraco com bola, mas é um jogador que tenta fazer mais coisas do que o que tem qualidade para. Tenta sempre meter a bola redondinha do outro lado e muitas vezes sai mal. Tem que saber interpretar melhor as suas debilidades e é disso que são feitos os craques.

        Dou o exemplo do Palhinha é extremamente limitado com bola e isso nota-se? Não porque ele joga simples, não tenta fazer coisas que não consegue. Por isso é que o acho o melhor 6 esta temporada da nossa Liga (óbvio que ainda não estou a contar com o Weigl.)

      • El Pipito
        Posted Janeiro 20, 2020 at 2:24 pm

        Ele é tudo menos banal com bola.

        • Dca
          Posted Janeiro 20, 2020 at 3:27 pm

          Tem sido banal com a bola. Em Alvalade teve 12 perdas de bola não forçadas, 8 na primeira parte. Ou seja, em 8 situações de organização ofensiva que o Benfica poderia criar situações de perigo, Gabriel destruiu-as de forma imbecil.

  • da Silva
    Posted Janeiro 20, 2020 at 12:41 pm

    Boas
    Apesar de concordar com a maioria das escolhas, Bruno Lage devia ter sido a nomeação para melhor treinador.É verdade que treina o Benfica e um dos grandes mas outros assim também o fizeram e nunca obtiveram o registo deste. Percebo que se queira “ser diferente” nas avaliações mas neste caso não tem cabimento a meu entender. O registo do Famalicão é fantástico mas o do Benfica em proporção é melhor e a contínua quebra de recordes vem mostrar isso mesmo. Já muitas equipas grandes tiveram plantéis de grande qualidade e já muitos nomes consagrados os treinaram mas nenhum atingiu estes números e numa 1ª volta. Se isto não é suficiente para se ser nomeado como melhor treinador, aguardo essa nomeação para quando uma equipa vença os 17 jogos e tenha a melhor defesa e melhor ataque da Liga ao fim de uma volta, ou então que um clube médio volte a estar nos 3 primeiros lugares (mesmo com a distância pontual que tem para o 2º e dos demais abaixo), que parece ser o critério com mais peso para se eleger um melhor treinador.
    Bem-hajam

    • oMeuUserName
      Posted Janeiro 20, 2020 at 2:31 pm

      Isso é bastante discutível esse argumento da proporção… Porque o Benfica no ano passado, no fim da 1ª volta, tinha menos 10 pontos do que o que tem agora, e isso valeu o despedimento do treinador… Enquanto o Famalicão tem menos 6 pontos do que tinha na época passada, só que uma divisão acima…
      Além disso, o Benfica vence, mas não encanta ninguém. Era justo eleger o Bruno Lage? Era, mas também é justo eleger o João Pedro Sousa.

      • da Silva
        Posted Janeiro 20, 2020 at 4:21 pm

        Boas oMeuUsername
        Lá está é discutível, tal como a comparação entre a equipa do Famalicão do ano passado e esta e o contexto. Em inglaterra quem mereceria ganhar o prémio de melhor treinador ao fim da 1ª volta, o Klopp do Liverpool ou Chris Wilder do Sheffield United? É que o Sheffield veio do Championship e está a fazer um fantástico campeonato, no contexto Premier League. Entendo quem possa achar este prémio justo (e até certo ponto não o deixa de ser), mas na minha opinião um eventual prémio deste tipo seria sempre para um treinador que tivesse feito o que fez o Lage, não há registo de feito semelhante, mas é só um recorde em toda a história da nossa Liga, quando comparado com o facto do Famalicão estar em 3 a 17 pontos do 1º (O Braga terminou a primeira volta o ano passado em 3º com mais 6 pontos). Proporção não comparável? Pode ser, mas se assim o é só podes dizer que o treinador de um grande merece o prémio se fizer melhor que o Lage então e isso é só ter de conseguir 17 vitórias em 17 jogos, fico à espera que alguém (incluíndo o próprio) o faça com o mesmo registo de melhor ataque e melhor defesa para ser digno da menção, pelo menos para o critério aqui usado. Mas sim, não é um escândalo a eleição do João Pedro Sousa, é merecida, seria mais acertada se fosse o Bruno Lage mas é uma mera opinião. Abraço
        Bem-haja

  • Rambum
    Posted Janeiro 20, 2020 at 12:31 pm

    “O Benfica demasiado forte para a concorrência..” Olha esta, nao faltam ai user´s (alguns deles dos mais participativos) que veem um sem fim de erros da parte da estrutura e treinadores!!!! Alias alguns dos jogadores so chegam mesmo a cepos :)

    Agora imaginem se fossem eles os gestores do Benfica.. éramos campeões a 17 jornada :)

    E mesmo assim apostando na formaçao.. sendo que alguns deles segundo alguns entendidos nao tem a minima capacidade para serem jogadores do Benfica.. é so por capricho!!!!

    Relativamente a publicação concordo em geral.. discordando da parte dos flop´s( o Boto numa entrevista há um ano diz muito sobre o tema, nos em portugal somos rápidos a colar rótulos… e muitas vezes não damos tempo aos jogadores suficiente)… isto serve para o RDT como para qualquer reforço!!

    Uma sugestão seria fazer um 11 com as revelações da primeira volta.. seria interessante!!

    • Kafka
      Posted Janeiro 20, 2020 at 1:33 pm

      E depois vai-se a ver na Champions e afinal esses tais users têm mesmo razão e alguns jogadores do Benfica são mesmo cepos e nem 2 passes conseguem fazer quando pressionados a sério por jogadores de futebol a sério e depois o Rambum lá desaparece do mapa, mas depois como o Benfica ganha aos mortos vivos do Tondela e Gil Vicente o Rambum acredita mesmo que esses jogadores são bons

      Aliás o Rambum na escola devia ser daqueles que se tivesse 5 de 0 a 20 mas a turma toda teve 4, o Rambum andava na mesma a gabar-se que era o melhor aluno da turma, até que alguém depois lá tinha de lhe explicar que 5 de 0 a 20 era um péssimo aluno, independentemente de o resto da turma ser ainda mais medíocre que ele…

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 20, 2020 at 3:40 pm

        Mais respeito, Kafka. Cada um é livre de ter a sua opinião e o Rambum, concorde-se ou não com a sua opinião é livre de a dar. Há que haver respeito entre todos e é por comentários, como esse, por exemplo, que o futebol português nunca vai sair do lodo em que anda metido.

        Saudações Leoninas

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 20, 2020 at 12:50 pm

      Também acho interessante, jogadores que se estão a afirmar na nossa Liga. Já agora faço o meu: Mateus Pasinato, Tomás Tavares, Nehuen Perez, Tapsoba, Centelles, Gustavo Assunção, Pepelu, Edwards, Lucas Piazon, Taremi e Mohamadi.

  • Dca
    Posted Janeiro 20, 2020 at 12:27 pm

    Concordo! De referir, que acho que o Benfica para o ano poderia assumir um 4-3-3. E assim, ficaria este o plantel:
    GR: Vlachodimos, Contratação e Svilar;
    DD: Tomás Tavares e André Almeida;
    DE: Nuno Tavares e Grimaldo;
    DC: Rúben Dias, Tapsoba, Ferro e Jardel;
    Médios: Weigl, Florentino, Gabriel, Taarabt, Pêpê, Samaris e Bruno Guimarães;
    MOD: Pizzi e Chiquinho;
    MOE: Rafa + Contratação;
    PL: Vinicius + Contratação;

    • Marcio Ricardo
      Posted Janeiro 20, 2020 at 3:04 pm

      Jardel já deu o que tinha a dar. Baixa o Samaris para central ou sobe o Morato.

      De resto concordo.

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 20, 2020 at 12:05 pm

    O Marchesin começou muito bem e salvou o Porto em muitos momentos, mas em Dezembro e sobretudo Janeiro tem tido alguns erros que têm prejudicado a equipa, nomeadamente o 2.º golo sofrido contra o Moreirense (que frango) e o 2.º golo do Braga (podia ter feito muito melhor). A juntar a isso, como o Benfica tem a defesa menos batida, é normal o Vlachodimos ser o eleito. No entanto, a nível de qualidade, parece-me que o argentino é superior.
    A lateral esquerdo penso que o Alex Telles merecia mais que o Grimaldo, mas lá está, o facto de o Benfica ter a defesa menos batida e estar com mais 7 pontos pesou mais para o lado do espanhol.

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 20, 2020 at 5:33 pm

      Os benfiquistas estão habituados a Ederson e Oblak foi o que leveram nos últimos anos. De início fui um dos que critiquei o Odysseas, e ainda acho que ele na época passada era um guarda-redes de engate, muitos bons reflexos, mas tinha claras lacunas no jogo de pés e nas saídas da baliza. Mas este ano melhorou imenso, está um grande guarda-redes já não se sentem essas lacunas, pelo menos na nossa Liga. Neste momento estou satisfeito com o nosso guarda-redes!

      • DM
        Posted Janeiro 20, 2020 at 6:42 pm

        Não sentes quando o RD vai a tempo de lhe dizer para sair. Confesso que as bolas nos seus pés agora me dão menos arrepios

    • Marcio Ricardo
      Posted Janeiro 20, 2020 at 3:08 pm

      Tu vês os jogos do Benfica ?

      Tens estado a par da quantidade de saves que o Vlacho dá ?

      Sem dúvida o nosso keeper tem um peso enorme nos nossos números.

      O problema é que muita gente gosta de criticar porque ele não era excelente no que menos importa num guarda-redes, apesar de até nisso ter evoluído imenso este ano.

      Assim o argentino chegou aqui já com o rótulo de ser melhor, mesmo ninguém o conhecendo.

      Só que a realidade é outra..

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 20, 2020 at 3:43 pm

        Não costumo, sou portista. Mas quando vejo fico com a ideia que o processo ofensivo é tão avassalador que nem costumam consentir muitos remates, ao contrário do Porto. Daí ter a ideia que o Vlacho não tem tanta influência nos resultados.

    • E o que temos
      Posted Janeiro 20, 2020 at 2:32 pm

      Continua a cassete que o marchesin é o melhor por decreto de El-Rei

      Marchesin foi melhor em agosto e setembro, desde aí nao tem hipotese contra o vlachodimos.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 20, 2020 at 3:40 pm

        É apenas a minha opinião. Estas a vontade para discordar. Acho o grego um ótimo jogador e mais consistente.

  • Pedro Castela
    Posted Janeiro 20, 2020 at 11:49 am

    Concordo com tudo menos com a atribuição de flop ao Raul de Tomás.
    Percebo a desilusão em face do valer que custou e à expectativa, mas este flop foi quase obrigado, procurado, pois ele nunca jogou na sua posição e com os melhores. Jogou sempre com um cepo ao lado e demasiado longe da área, onde faz de facto a diferença.
    Pelos critérios de valor e expectativas, para mim, o Nakajima é muito mais flop do que o Raul. Pelo jogo jogado, até o Uribe é maior flop, pois tendo em conta o preço, idade e utilização, tem sido um elemento quase nulo no meio campo do Porto.

    • Flavio Trindade
      Posted Janeiro 20, 2020 at 12:39 pm

      Outra vez a narrativa do jogar fora de posição?

      Ainda ontem marcou, e jogou exactamente da mesma forma como jogou no Benfica, com Calleri ao lado.

      Não se tratou de ter jogado dentro ou fora de posição. Foi total desaptacão ao futebol da equipa e ao futebol português.

      O título de flop assenta-lhe bem.

      Concordo contudo com a parte final do comentário.
      Uribe pelo que custou é também um dos flops da Liga.

      • Pedro Castela
        Posted Janeiro 20, 2020 at 4:37 pm

        Flávio, respeito a opinião, mas não partilho dela. RdT ontem jogou mais à frente e com outro móvel ao lado.
        No SLB, jogou longe da área mais entre linhas, com um suíço tosco e amuado à frente.
        Para mim, maior flop que rdt e uribe foi o Nakajima, jogador que muito aprecio.

        • Tiago Silva
          Posted Janeiro 20, 2020 at 5:37 pm

          O Nakajima tem estado muito melhor nos últimos jogos e é difícil jogar bem quando tem pedreiros ao lado e quando a ideia de jogo do Porto é chutar a bola para o Marega e para o Soares.

      • Francisco Torgal
        Posted Janeiro 20, 2020 at 12:51 pm

        Exatamente isto, relativo ao RdT.

  • GuilhermeMaia93
    Posted Janeiro 20, 2020 at 11:43 am

    Concordo com o 11, mas apenas trocava o Vlachodimos pelo Marchesin.

    • Pedro Castela
      Posted Janeiro 20, 2020 at 12:03 pm

      Marchesin foi uma agradável surpresa, mas Odisseias evoluiu muito, tem dado muitos pontos e assegurou a defesa menos batida da liga. É indiscutível.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 20, 2020 at 11:36 am

    Para mim o melhor XI foi: Odysseas, Corona, Rúben Dias, Tapsoba, Centelles, Palhinha, Bruno Fernandes, Pizzi, Edwards, Fábio Martins e Vinicius.

    MVP: Pizzi
    Flop: RdT
    Revelação: Tapsoba
    Confirmação: Pêpê
    Melhor reforço: Vinicius
    Melhor treinador: Bruno Lage
    Desilusão: Danilo

  • Nickles
    Posted Janeiro 20, 2020 at 11:34 am

    Lá está, mais uma para o baú do André Almeida servir para o Benfica só porque é o melhor lateral direito da Liga NOS. A lateral direita em Portugal é tão forte e tem tanta concorrência de qualidade que o melhor defesa direito é um extremo adaptado. E isto com menos tempo de jogo que o pseudo melhor lateral direito, já que para a Liga o Almeida tem 931 minutos contra 766 minutos do Corona a jogar como defesa.
    Ah e em todos estes jogos o Almeida foi titular. No momento em que um jogador é titular é porque está a 100%, e portanto as lesões não servem de desculpa.

    • El Pipito
      Posted Janeiro 20, 2020 at 1:54 pm

      Dizer que como o Almeidinhos jogou esses jogos a titular, quer dizer que não tem limitações físicas, é o mesmo que dizeres que comes gelados com a testa.

      • Nickles
        Posted Janeiro 20, 2020 at 2:27 pm

        Portanto confirmas que no Benfica actual os jogadores são titulares e até jogam os 90 minutos sem estarem fisicamente aptos para tal? Sim porque os 931 minutos do Almeida na Liga são divididos por 11 jogos, 8 dos quais jogou os 90 minutos.
        Confirmas então que neste momento o Benfica é completamente amador no que toca à gestão física dos seus jogadores?

        • El Pipito
          Posted Janeiro 20, 2020 at 3:55 pm

          Isto é assim. O titular da posição de lateral direito do Benfica, teve uma lesão na pré-época. Voltou, jogou a titular, tentou ganhar ritmo (fez a sua pré-época, mais tarde que todos), mas lesionou-se outra vez. Desta vez com a duração de 21 dias, que o impossibilitou de jogar no mês de Outubro. Recuperou, o Benfica tentou reintegrá-lo, só que adivinha lá? Teve mais uma lesão. Ficou o mês de Dezembro todo no estaleiro e voltou agora no início de Janeiro.
          Portanto, o André Almeida teve 3 lesões (80 dias nas boxes) e tu achas que o André Almeida esteve 100% nos jogos que jogou a titular. A alternativa do André Almeida é um miúdo de 18 anos sem experiência disto, óbvio que o André Almeida a 40% vai jogar para o campeonato.
          Ninguém é completamente amador na gestão física dos jogadores, o Benfica quis atacar a época com o Almeidinhos a titular e o TT para backup, mas ninguém é bruxo e ia adivinhar que o AA se ia lesionar 3 vezes na época. Acontece, são coisas de futebol.

          • Nickles
            Posted Janeiro 20, 2020 at 4:39 pm

            O Almeida, dos 2 jogos do Benfica em Outubro para o campeonato, jogou os dois. Logo aí és apanhado a mentir.
            Dos 17 jogos para a Liga, o Almeida só falha 4 por lesão. Sobram 13 jogos, desses 13 jogos é titular em 11. O Tavares foi o titular na Champions, e se foi titular na maior prova de clubes do mundo é porque obrigatoriamente tem que ter qualidade suficiente para ser titular na Liga. Ora se o Almeida está condicionado fisicamente nunca pode ser titular, e muito menos jogar os 90 minutos, quando existe uma alternativa TEORICAMENTE capaz para fazer a posição.
            Mais… o Almeida se está limitado como dizes, nunca na vida pode ser titular em 2 dos 4 jogos mais difíceis para o campeonato, como foi em Braga e Alvalade.

            Portanto ou é amadorismo na gestão física dos jogadores, ou nem o Almeida nem o Tavares têm qualidade suficiente para serem titulares no maior clube português. Escolhe uma.

            • El Pipito
              Posted Janeiro 21, 2020 at 7:41 am

              Em primeiro lugar. Esses dois jogos foram no dia 27 e 30 de Outubro e o André Almeida voltou de lesão na última semana de Outubro. Ok, erro meu, perdeu as 3 primeiras semanas de Outubro. Voltou de lesão e foi logo titular, portanto, na tua opinião ele já estava 100% fisicamente, porque foi titular?
              André Almeida tem qualidade para ser titular do Benfica, apenas esteve condicionado por lesões.
              Tomás Tavares vai ter qualidade para ser titular do Benfica, mas ainda é muito novo e sem experiência nenhuma disto (fazia-lhe bem uma época inteira a titular na equipa B).
              O único erro que podes apontar ao Benfica é de ter um suplente tão inexperiente. Essas tuas contas de gestão não fazem sentido, porque o Tomás só jogou na Champions porque ou o André Almeida estava lesionado ou porque não podia jogar 2 jogos seguidos.

  • Leonidas
    Posted Janeiro 20, 2020 at 11:27 am

    O Benfica tem um super plantel (para a realidade do nosso campeonato) e ainda se dá ao luxo de mandar embora RdT ou nem utilizar Gedson. A nível exibicional tem deixado muito a desejar, mas a qualidade individual é tanta que chega para este registo assombroso.

    Relativamente ao Porto não é nada surpreendente este registo. Sempre jogou pouco com Sérgio Conceição, e este ano o plantel tem imensas debilidades o que explica a pior 1ª volta da era SC. Mas uma vitória no Dragão frente ao Benfica pode ser suficiente para termos luta pelo título durante a 2ª volta.

    O Sporting está a pagar muito caro o amadorismo da preparação da época, e não fosse Bruno Fernandes estaríamos certamente a realizar uma época ao nível de 2012/2013. Veremos se com o calendário terrível na 2ª volta conseguimos ao menos segurar o 3º lugar.

    O Famalicão tinha tudo para dar mal (treinador inexperiente e plantel composto por camiões de reforços jovens), mas tem realizado uma excelente campanha. Uma ida à Europa seria magnífico.

  • DiogoC
    Posted Janeiro 20, 2020 at 11:16 am

    Escolhas quase todas naturais.

    Percebo o destaque do Famalicão mas quando temos uma equipa que no final da primeira volta ganou todso os jogos menos um contra o Porto, fazendo (senão estou em erro) a melhor primeira volta de sempre, acharia natural o Lage ser o melhor treinador. Para lateral esquerdo colocaria o Telles

Deixa um comentário