Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que falta a Sporting, FC Porto, Benfica e SC Braga

Qual vai ser a ordem do Top 3 final?

O Sporting perdeu alguma da vantagem que tinha mas vai atacar as últimas 8 jornadas com mais 6 pontos que o FC Porto, 9 que o Benfica e 12 que o SC Braga. Saiba o que falta disputar para cada um dos candidatos ao título.

50 Comentários

  • AdeptoImparcial
    Posted Abril 13, 2021 at 12:36 pm

    Acho que neste momento, prognósticos só mesmo no final. A grande maioria olha para os jogos em casa como vitórias claras e, se for preciso, todos os clubes são capazes de se lixarem exatamente nesses jogos teoricamente mais acessíveis. Acredito plenamente que todos os clubes irão perder pontos até ao fim e é exatamente por isso que ainda tenho confiança no campeonato para o meu Sporting.

    Nós vamos voltar a perder pontos, incluindo ter a nossa primeira derrota do campeonato na Luz provavelmente. O que me deixa confiante é o facto de saber que muito dificilmente Porto e Benfica ganham os jogos todos até ao fim – falamos todos da admitida estrelinha do Sporting este ano, mas tanto FCP e SLB resolveram jogos perto do fim ou os adversários falharam golos cantados nos descontos, por isso, tudo pode acontecer.

    Para o Sporting ser campeão, temos obrigatoriamente que ir à Luz com 4 pontos de diferença para o 2º e, mesmo assim, não tenho grande confiança numa vitória fácil na ultima jornada, visto sermos o clube que somos (relembrar que perdemos oportunidade de acesso à Champions numa época na ultima jornada contra o Maritimo e entrada direta na Liga Europa na epoca seguinte, também na ultima jornada e com golo sofrido aos 80+). A haver clube para desperdiçar uma vantagem de liderança de 10+ pontos, é o Sporting. Tal como a haver clube para não ser campeão mesmo sem qualquer derrota, também só o Sporting (duvido muito que não fosse algo inédito ou incrivelmente raro a nível europeu ou até mundial).

    É o clube que temos. Nunca somos capazes de lidar com a pressão e lixamo-nos sempre nos jogos que contam. Ao longo das ultimas duas decadas, fomos tendo epocas quase perfeitas para sermos campeões e acabamos sempre por não o conseguir. 2 épocas com o Paulo Bento em que chegamos à ultima jornada com possibilidade de sermos campeões. Aquela primeira época do JJ é imperdoável. E agora esta poderá juntar-se à lista (esperemos que não).

    No entanto, sinto que sou dos raros adeptos de futebol que considera 10 pontos de diferença pouco. Aliás, acho absurdo como é que, ainda nem a segunda volta tinha começado, e já diziam que estava terminado. Não entendo estes exageros. A malta olha para 10 pontos e pensa que são necessários 4 jogos para alguém nos ultrapassar. Não. Basta haver UM desaire (empate ou derrota) para começar um desastre. Bastou o empate contra o Moreirense para TODOS os adeptos começarem a tremer e a equipa sente o mesmo. Daí achar que qualquer diferença pontual abaixo de 15 pontos ser algo que se recupera facilmente se os adversários não facilitarem.

    Ainda sou do tempo em que o Paulo Bento ficou 4 anos seguidos em 2º lugar, recuperando uma vantagem do Benfica de 15 pontos e outro de 9 ou 10 em epocas diferentes. Hoje em dia, basta irmos na 10ª jornada e o lider ter 9 pontos de avanço, e já encomendam as faixas… Não consigo perceber de onde vêm estes exageros.

    Idealmemnte, o Sporting deveria conseguir ganhar os jogos todos até ao classico entre o Porto e Benfica. Se conseguirmos chegar a essa jornada com 6 ou mais pontos de diferença, talvez consigamos aquilo que procuramos há 20 anos. Mas não temos jogos nada, nada fáceis, nem em casa, nem fora. Espetacular seria ganharmos na proxima jornada e Porto e/ou Benfica perderem pontos. Mas duvido.

    SL

  • Futurologista
    Posted Abril 13, 2021 at 12:04 pm

    Viva,

    Julgo que ainda há muito campeonato, e a minha previsão é que os três grandes acabem separados por um ponto apenas.

    Premissas:

    1) Sporting vence todos os jogos em casa, mas escorrega com farense, braga, rio ave e benfica

    2) Porto escorrega com benfica e rio ave

    3) Benfica, que está em clara ascensão, escorrega apenas contra porto

    Anexo a tabela de futurologia.

    O que vos parece?

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Abril 12, 2021 at 2:36 pm

    Sobre este campeonato só há uma coisa a dizer: se o Sporting não é campeão este ano, depois de ter tido 11 e 13 pontos de vantagem sobre Porto e Benfica, é fechar as portas do clube, embutir a chave num cubo de betão e largá-lo no fundo da Fossa das Marianas.

  • coach407
    Posted Abril 12, 2021 at 2:32 pm

    O mais complicado é o do Benfica porque ainda vai jogar tanto contra Sporting como contra o Porto que são, de longe, os jogos mais complicados do campeonato nesta fase. Ainda assim, é a oportunidade para o Jorge Jesus se redimir já que se vencer os 2 jogos tem excelentes hipóteses de alcançar o 2º lugar (com jeitinho até consegue ser campeão).

    Já agora uma palavra para o Jorge Jesus que tem feito agora uma sequência fantástica de jogos, 7 vitórias consecutivas sem sofrer golos é fabuloso.

    Se conseguir vencer todos os jogos que faltam, acabando com 81 pontos, diria mesmo que no campeonato será uma prestação aceitável, independentemente de ser campeão ou não. 81 pontos é uma boa referência. Claro que não é aquilo que o Benfica chama de uma “boa” época, mas está ali no limiar mínimo do aceitável, ainda assim.

    A minha avaliação normalmente anda:
    – Abaixo de 80 pontos é fraco
    – Entre 80 e 82 é aceitável/bom
    – Entre 82 e 84 é bom/muito bom
    – Acima de 84 é excelente/fantástico.

    Apesar dessa possibilidade de chegar aos 81, ainda faltam 8 jogos e 2 deles são contra Porto e Sporting logo é extremamente provável que o Benfica tenha pelo menos um empate e acabe assim abaixo dos 80 pontos e isso já é abaixo do limiar mínimo do aceitável.

    Por outro lado, é muito mau sinal que, a 8 jogos do fim, o cenário perfeito nos deixe apenas com um campeonato “aceitável”. O Sporting, por exemplo, se vencer os 8 jogos chega à fasquia surreal dos 90 pontos, batendo o recorde de pontos da história do nosso campeonato, detido por Rui Vitória e Sérgio Conceição.

    Mas, enfim, se fizer essa reta final brutal leva um “3” de 1-5 no campeonato, algo que há pouco tempo era impensável. Nas outras competições é que o caldo entorna.

  • Manchester Is Red
    Posted Abril 12, 2021 at 2:05 pm

    O Farense vai fazer a vida negra ao Sporting mas não acredito que acabem por deslizar aqui.

    Muitos estão a ignorar é a jornada seguinte. O Petit é perito a roubar pontos quando menos se espera e o B Sad é o campeão dos empates.

    De resto, acredito até que o Sporting pode se dar ao luxo de perder com Braga e Benfica, porque estou plenamente convencido que o Porto não sairá vencedor do clássico na Luz.

  • Paulopes
    Posted Abril 12, 2021 at 1:24 pm

    Bora Sporting é só repetir os resultados da primeira volta nos jogos que faltam…

  • Kacal
    Posted Abril 12, 2021 at 1:21 pm

    O Sporting é favorito visto que está em 1º e tem 6 pontos de vantagem, mas sinceramente já nem digo nada. O calendário é sempre subjectivo porque o futebol não é ciência exata e tudo pode acontecer portanto nem arrisco a fazer um prognostico. É ir jogo a jogo. Mas o Sporting não podia ter deslizado tão cedo, sobretudo em 2 jogos seguidos e está a colocar-se a jeito porque tem que ir a Braga e à Luz. A ver vamos.

    • Estigarribia
      Posted Abril 12, 2021 at 2:29 pm

      Kacal,

      Em cada jogo, o ponto está caro, como se viu nestes dois desaires do Sporting. E acho que Porto e Benfica ainda poderão perder mais pontos.

      Aliás, olhando para a parte final da tabela classificativa vemos que qualquer equipa pode descer de divisão. Nenhuma pode dizer “estou safo”. Basta um ou dois deslizes e “olá II Liga”.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Abril 12, 2021 at 7:01 pm

        Sem duvida, Estigarribia. Dependerá de como o Sporting lidar com estas duas adversidades e com a pressão do aproximar do momento decisivo. Mas mesmo que percam pontos eu acredito que Porto e Benfica vão perder também, ainda vejo o Sporting capaz de ser campeão mas as coisas complicaram-se.

        Saudações DesPortistas

  • Joao X
    Posted Abril 12, 2021 at 1:17 pm

    Não acredito que o Sporting aguente a pressão. A ver vamos.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 12, 2021 at 12:14 pm

    O Sporting continua com 6 pontos de avanço, tem um calendário simpático apenas com uma deslocação a Braga de permeio (que pelo andar da carruagem nem vai interessar muito porque praticamente têm o quarto lugar reservado), e há um Benfica vs Porto absolutamente decisivo para os milhões da Champions, e muito sinceramente, não vejo o Porto passar na Luz.

    Logo o Sporting ficará com 8 ou 9 pontos de avanço.

    Não estou a ver drama nenhum.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 12, 2021 at 12:04 pm

    O Porto parece-me ter o calendário mais fácil mas mesmo assim creio que só uma hecatombe tiraria o título ao Sporting. Para o Benfica ser campeão seria necessário Sporting e Porto terem hecantombes e o Benfica ganhar todos os seus jogos.Acho muito difícil e inclino-me a achar que com mais ou menos dificuldade o Sporting será campeão. Mas nada é certo!

    • El Pipito
      Posted Abril 12, 2021 at 1:05 pm

      Para o Benfica ser campeão, basta uma hecatombe do Sporting. Se o Benfica ganhar ao FC Porto e ganhar os restantes jogos, fica à frente do Porto. E se o Porto ganhar todos os jogos menos o da luz, fica atrás do Benfica. Não considero uma derrota, uma hecatombe.

  • Kafka
    Posted Abril 12, 2021 at 12:02 pm

    Isto agora é que dava mesmo um jeitaço ao Sporting já poder haver estádios cheios, acredito que nesse cenário o Sporting é que não perdia de todo este campeonato porque com Alvalade ao barrote acabaria por vencerá os 4 jogos em casa, e msm ontem com Alvalade ao barrote talvez tivessem sido vencido

    Espero que a partir de Setembro já possa voltar a haver estádios completamente cheios, para se voltar a ver a força do factor casa de volta, se bem que por outro lado aí volta um bocado a pasmaceira do costume porque Porto e Benfica, (especialmente o Porto) não dão a menor hipótese com estádio cheio

    • AdeptoImparcial
      Posted Abril 13, 2021 at 12:18 pm

      Viva Kafka,

      Por acaso, penso exatamente o contrário. Uma das grandes razões pelas quais o Sporting teve sucesso este ano foi devido à falta de publico e principalmente das claques na bancada. É preciso relembrar que todos os jogos estavam carregados de assobios e criticas ao Presidente constantes, independentemente de estarmos a ganhar ou não.

      Aposto que se na próxima jornada em casa já existisse publico normalmente, que os ultimos minutos iriam conter o tipico cantico contra o Varandas. mesmo estando em 1º. Acho que o publico so iria trazer mais pressão e o nosso estilo de jogo em nada é favorecido pelos sempre impacientes adeptos.

      Vemos um Sporting a trocar a bola com calma cá atrás, com paciência e rigor. Com estadio cheio, aos 20min ja estariam a assobiar por estarmos a demorar muito tempo e ia começar o mandar a bola para a frente à pressa, só para o publico se calar.

      Por isso, espero bem que continuem a não permitir publico nas bancadas, caso contrario, aí sim é que perdemos o campeonato com os jogos em casa. Mas claro, é uma previsão minha, posso estar errado e o Kafka certo, como ao contrário :b

      É o que é.

      SL

  • Tiago Silva
    Posted Abril 12, 2021 at 11:40 am

    Penso que o Braga está descartado nesta luta pelo título, mesmo o Benfica será muito dificil porque tem o calendário mais complicado. O Sporting também terá um calendário muito complicado e acredito que o jogo em Braga poderá decidir o título, porque poderá dar uma moral importante ao grupo, mas se passarem em Braga e nos 2 jogos anteriores penso que serão campeões com maior ou menor dificuldade. O Porto tem o calendário mais acessível e em principio terá mais tempo para preparar os jogos com a possível eliminação na Champions, o que dará um boost ainda maior e terá que ir pressionando o Sporting.

  • Joao_F
    Posted Abril 12, 2021 at 11:40 am

    Teoricamente o Porto acho que tem os jogos mais fáceis até final, com o inconveniente que é ter de ir à Luz. Mas aqui, a história dos últimos anos é boa para o Porto lá, por isso pode ser que corra bem.
    De resto, e como portista, acredito que se o Porto ganhar todos os jogos até final é campeão. Mas a questão é mesmo essa: se ganhar!!
    Agora os pontos ficam cada vez mais caros e por isso, mesmo contra equipas menos fortes, o jogo pode complicar facilmente.
    Quanto ao Sporting tem um calendário com um ou outro jogo difícil, e a jogar como nos últimos jogos pode ter muita dificuldade. Contudo se conseguem passar os próximos dois jogos a coisa normaliza e a pressão começa a sentir-se mais na Luz e no Dragão, porque os jogos até final começam a ser poucas para recuperar a desvantagem pontual.

  • Kafka
    Posted Abril 12, 2021 at 11:22 am

    Como já disse no Sabado, acredito que Benfica e Porto consigam vencer todos os jogos até ao fim, com excepção do Benfica-Porto, onde só um poderá vencer… isto claro se o Sporting lhes fôr dando vida… Obviamente se o Sporting for campeão a 2 ou 3 jornadas do fim, Benfica e Porto desligam antes do fim e já não vencerão os jogos todos

    No entanto também acho que o Sporting vencerá os jogos todos em casa (para já falhou no 1o jogo ontem)

    Com estas 2 premissas, o Sporting fica a precisar de 7 pontos fora em 12 possíveis caso o Porto vença na Luz, ou então 5 pontos em 12 possíveis fora caso o Porto não vença na Luz

    Como tal continuo a achar que o Sporting será o campeão

    Quanto ao Benfica ter hipóteses é um não-assunto, já não tem hipótese, pois mesmo o Benfica vencendo os jogos todos, o Sporting apenas fica a precisar de ganhar 3 pontos fora de casa, para pôr o Benfica fora da corrida,

    Isto claro tendo sempre como premissa base que o Sporting vencerá em casa o Belenenses, Nacional, Boavista e Marítimo, que tenho plena convicção que irá acontecer

    • Filipe Ferreira
      Posted Abril 12, 2021 at 12:48 pm

      Concordo Kafka. O Sporting teve dois deslizes é verdade, mas em dois jogos matreiros, o Moreirense em casa é sempre dificil, mas também foi caído do céu. Contra o Famalicão já se sabia que iria ser dificil. E ainda assim são 6 pontos, com deslocações a Braga e à Luz, mas com um clássico pelo meio. Ou seja, o Sporting meteu-se em boa posição e tem um bom à vontade para estes deslizes, desde que não comprometa nos restantes. Os 4 jogos em casa são todos eles bastante acessíveis.

    • LevonAronian
      Posted Abril 12, 2021 at 11:55 am

      Se Benfica e Porto forem ganhando os jogos todos, não acho que desliguem por o Sporting também ganhar e se tornar campeão cedo.
      Continua a estar em causa o segundo lugar que dá acesso direto à CL e ainda para frente frente ao “inimigo mortal”.
      Se ainda fosse Benfica/Porto a ser campeão e Porto/Benfica a discutir o segundo lugar com Sporting ou Braga, até admito que seria possível, como está não acredito.

  • Red Punisher
    Posted Abril 12, 2021 at 11:14 am

    Acho curioso que a grande maioria dos visores deste blog achem que Benfica e essencialmente Porto não vão perder pontos, quando, na verdade, a única equipa invicta a 8 jornadas do fim é o Sporting.
    Outro aspeto a ter em conta é que, mesmo que o Sporting tenha 1 ponto de avanço quando se jogar o Benfica x Porto, poderá aí fazer 3/4 de vantagem para o Porto e poder cilindrar o campeonato pois, com todas as circunstâncias, o Benfica de “JESUS” não vai querer deixar que o Porto seja campeão em sua casa quando o Sporting o poderá ser, em detrimento da péssima época que estamos a fazer (estas 7 vitórias consecutivas e sem sofrer golos não apagam os 6 meses anteriores paupérrimos!), e assim levar de mão beijada o título para os viscondes de Alvalade que andam nervosos, mas não têm razões para o ficar. É nestes momentos também que se vê uma cultura assustadora no nosso futebol onde se prefere que o clube com mais sustentabilidade e que vai em 1 lugar com a 3ª melhor equipa do campeonato (recuando a Agosto) morra na praia em detrimento dos dois clubes mais viciados que este país tem, a fazer lembrar os 2 partidos que andam sempre no regime.
    Convém salientar que, se o Sporting chegar em 1º lugar ao jogo com o Rio Ave e vencer esse jogo, partirá para as últimas 4 jornadas com vantagem pontual de 3/4 pontos se tudo o que mencionei se mantiver constante e assim poderá inclusive perder na luz e vencer o campeonato, mesmo que com um ponto de vantagem.
    O meu palpite é que para as 8 jornadas que faltam o Sporting empata 4 e vence 4 jogos, ganhando o campeonato invicto, a par que o Benfica vence o Porto na luz.

  • JJoker
    Posted Abril 12, 2021 at 10:57 am

    O Sporting claudicou ontem e colocou-se em posição de enorme fragilidade.
    Ainda assim, terão a sua esperança assente na seguinte conjuntura:
    Vencer os 4 encontros em casa, somando 12 pontos
    Vencer em Faro e pelo menos empatar em Vila do Conde, somando 4 pontos nestas deslocações.
    12 + 4 + os 6 que tem de vantagem = 22
    Com 24 pontos em disputa, talvez seja suficiente, mas volto a dizer o que aqui disse desde o jogo na Madeira contra o Maritimo: a entrada de Paulinho na equipa deu cabo da dinamica de jogo do clube…

  • golias
    Posted Abril 12, 2021 at 10:52 am

    60-30-10, probabilidade de ser campeão, neste momento, de sporting, porto e benfica. se o sporting não ganhar em faro, diria que fica 50-40-10.

    • Blocparty
      Posted Abril 12, 2021 at 3:37 pm

      Caso o Sporting empate em Faro as hipóteses do Benfica ganhar o campeonato teriam de aumentar obrigatoriamente (pouco mas teriam, os 10% que retira do Sporting teriam de ser diluídos pelo Porto, Benfica, Braga e por todos os que matematicamente ainda podem ser campeões), é matemático.

      • golias
        Posted Abril 12, 2021 at 3:56 pm

        Sim, creio que tens razão. Obrigado pela correção. A meu favor digo que foram os arredondamentos aos números inteiros, a probabilidade do benfica passou de 9.55 para 10.45 :)

  • Estigarribia
    Posted Abril 12, 2021 at 10:45 am

    Começando pelo Sporting, estes dois empates, com Moreirense e Famalicão, os leões ficaram com a almofada mais reduzida, mas continuamos a depender só de nós para sermos campeões. Ainda assim, temos deslocações muito complicadas a Faro (já na sexta feira), Vila do Conde, Braga e Luz. Vamos ter que suar muito para conseguirmos aguentar o primeiro lugar.

    Quanto ao FC Porto, há ali algumas deslocações mais chatas, como Moreira de Cónegos (onde Benfica e Sporting já deixaram pontos) e Vila do Conde. E o Nacional da Madeira, em condições normais, também seria complicado, mas com o Manuel Machado a treinador não vejo o Porto a perde lá pontos. E depois ainda tem jogos em casa com Famalicão, Farense, B-SAD ou Vitória de Guimarães – mas o mais perigoso é mesmo o Fama.

    Já o Benfica, que tem estado a subir de forma, tem as deslocações mais chatas a Tondela, Portimão e Guimarães. E tem dois jogos de maior destaque com FC Porto (jogo que pode ajudar a decidir o campeonato e esqueci-me de mencionar no parágrafo do Porto) e Sporting.

    Por fim, o Sporting de Braga tem no jogo do Sporting, o desafio da época onde se ganhar ganha mais ânimo para atacar o terceiro lugar. Mas se perder fica mais complicado.

    Posto isto, qualquer um dos três grandes tem hipóteses de ser campeão, com o Sporting a depender apenas de si próprio e Benfica e Porto dependendo de desaires dos leões na recta final.

    Saudações Leoninas

  • Artista_Diario
    Posted Abril 12, 2021 at 10:43 am

    Excluindo o Braga, que tem vindo a quebrar já há algumas jornadas. O Benfica parece-me ser o que tem o calendário mais complicado até ao fim. O Sporting tem 4 deslocações difíceis, mas acredito que ainda será campeão. Dependendo do resultado do próximo jogo, podem voltar a ganhar a confiança que estes dois empates podem ter abalado e fazer o resto do campeonato mais tranquilo, mesmo tendo jogos contra Braga e Benfica. O Porto parece-me que tirando o jogo contra o Benfica, que pode cair para qualquer lado, vai ganhar os jogos todos até final. Contando que são eliminados esta semana da liga dos campeões, vão-se agarrar com tudo ao resto do campeonato. Será interessante acompanhar o resto do tugão

  • Nickles
    Posted Abril 12, 2021 at 10:35 am

    O Sporting será, sem qualquer dúvida, campeão. E com alguma facilidade diria.
    Ah e para além do campeonato que já é algo excelente, o Sporting tem a oportunidade de fazer ainda melhor que é ser campeão na Luz.

  • AngeloGJ
    Posted Abril 12, 2021 at 10:17 am

    A comecar por quem esta na frente, o Sporting na minha leitura para ser campeao precisa de 3 vitorias e 5 empates, e a olhar para o calendario com maior ou menor dificuldade consegue pelo menos 4 vitorias nos proximos 8 jogos (o suficiente a meu ver para ser campeao). O FCP para ser campeao tem de vencer TODOS os jogos e esperar que o Sporting perca 2, os jogos onde o FCP pode perder pontos a meu ver sao, Moreirense, Benfica e B.Sad, os restantes 5 vence com maior ou menor dificuldade. O Benfica penso que ja nao chega ao titulo apesar da melhoria mas acredito que se o FCP escorregar quem acabara em segundo lugar é o Benfica e o Benfica apenas precisa vencer o FCP em casa, para conseguir chegar ao segundo lugar, para vencer o titulo tem de ganhar todos os jogos e esperar que o Sporting tenha 3 derrotas e pelo menos 2 empates (muito irrealista na minha opiniao), mas é claramente o que tem os jogos mais faceis na teoria. O Braga, penso que ja esta fora da corrida pelo top3, ainda deve somar 1 ou 2 derrotas ate ao final, e uns quantos empates.

    O campeonato ainda esta nas maos do Sporting se vencer os proximos 3/4 jogos e for competente e nao perder nenhum é campeao, gostaria de ver o Sporting campeao acho que faz falta a competicao em Portugal ter um campeao diferente do habitual e este titulo pode dar ao Sporting a alavanca necessaria para se estabilizar finalmente, denovo, benefeciaria a competitividade do campeonato nos proximos anos .

  • pogagnolo
    Posted Abril 12, 2021 at 10:10 am

    Ontem apostei 5€ em Dogecoin com o user ForsenCD em como o Sporting é campeão este ano. Fica aqui notariado no tribunal do VM. Acho que o Porto tem o calendário mais acessível mas, caso o Sporting vença em Braga, fico muito otimista quanto ao meu investimento. Na presente forma, também não acho que o Porto seja capaz de vencer na Luz. Não conto Benfica e Braga como candidatos ao título nesta altura – o atraso é significativo e seria uma anomalia estatística recuperar tantos pontos em tão poucas jornadas.

  • champdaldeia
    Posted Abril 12, 2021 at 10:09 am

    Olhando para o calendário, dá para fazer tantos “se’s” que qualquer casa de apostas fica contente em qualquer situaçao eheh…

    Vai ser um final de campeonato mais “quente” do que se esperava ha uns tempos, por isso vai ser interessante.

    Fazendo apenas um “se” no totobola, depois de 2 jogos a perder pontos, o sporting tem que chegar ao jogo do Braga com 2 vitorias no bolso senao acho que se o Benfica e Porto ganham os 2 e o Sporting perde pontos em algum dos jogos (sobretudo com o farense)…vai haver muito tremer de pernas em Braga..o que pode mudar completamente tudo.

  • SLBCHAMPS
    Posted Abril 12, 2021 at 10:04 am

    No papel Benfica e Braga têm o calendário mais fácil e não tem outra competição para disputar.

    O Sporting teve claramente uma primeira voltar mais fácil, e a vantagem de estar focado no campeonato. A estrelinha parece finalmente ter acabado (a quantidade de pontos ganhos depois dos 80 e até 90..) e vai deixar pontos.

    O Benfica parece ter finalmente encontrado uma táctica inicial (só demorou até Abril nada mau para quem ganha 6mn ter 10 meses para montar uma equipa) e os jogadores individualmente subiram de forma.

    A grande questão é o porto… Acho que 9 pontos para o Benfica vão ser demasiado difíceis para recuperar. Cheira me que o Porto no final vai ser campeão e que agora vem uma campanha daquelas.. Se já choviam penalties imaginem agora

    • Leonidas
      Posted Abril 12, 2021 at 11:06 am

      Não deixa de ser estranho que antigamente o Sporting era só estrelinha, mas agora que empata 2 jogos em que concede um total de 3 remates à baliza já não se fala em falta de sorte.

      • BrunoAfonso 12
        Posted Abril 12, 2021 at 11:24 am

        O Benfica do BL (no ano passado) também teve a estrelinha na primeira volta, não me esqueço como ganhou ao Moreirense ou Santa Clara (vitória nos últimos minutos), ou Gil Vicente, entre outros jogos. Na segunda volta isso acabou. O Sporting teve a estrelinha durante vários jogos esta temporada, e isso não é querer retirar o mérito, para tu teres a estrelinha tens que saber procura-la, e o Sporting soube fazer isso. Não sei qual é o problema de admitirem.

        • Leonidas
          Posted Abril 12, 2021 at 12:13 pm

          Eu admito que há estrelinha. Mas se tivemos estrelinha noutros jogos também posso dizer que não tivemos nenhuma estrela contra Famalicão e Moreirense (fizeram um total de 3 remates à baliza). Para mim jogamos muito melhor contra Moreirense e Fama do que jogamos contra Gil, Santa Clara ou Tondela.

    • Cossery
      Posted Abril 12, 2021 at 11:04 am

      Acho precisamente o contrário, no papel o Benfica tem o calendário mais difícil, ainda recebe o líder e o vice-líder (que é campeão em título e quarto-finalista da Champions) e tem também jogos com o 6º e o 7º classificado (mesmo que este esteja em queda agora não sei se estará quando chegar a última jornada). No entanto, ao contrário de outras situações, neste caso jogar contra os rivais que vão à frente é uma mais-valia para o Benfica, pode perder, claro, mas tem a oportunidade de lhes tirar pontos directamente, assim só depende de si para o 2º lugar e se o Sporting tremer muito (tem um calendário acessível para quem vai 6 pontos à frente pelo que duvido) ainda tem essa oportunidade final.
      Por outro lado, fazer contas ao calendário é sempre mais difícil no final, porque as equipas que estão a tentar fugir da despromoção ganham outras forças e porque nunca se sabe o espírito daquelas que não tem nada a perder ou a ganhar, se a falta de pressão as liberta ou as faz facilitar.
      Apesar dos tropeções o Sporting ainda é claro favorito, mas o Porto tem uma palavra a dizer, se conseguir diminuir distâncias e ganhar ao Benfica as coisas podem complicar-se para o Sporting, mesmo que à partida das últimas cinco jornadas três pareçam muito fáceis.
      Talvez venha a ser um final de campeonato mais entretido do que se previa!

  • riscas
    Posted Abril 12, 2021 at 9:48 am

    O Sporting continua a ser o principal favorito. É o único que depende exclusivamente de si próprio e tem margem de erro.
    A ordem final deve ser a que está atualmente, e as diferenças entre os 4 primeiros não deve alterar muito.
    Nenhum dos 4 vai ganhar os jogos todos.

  • Xyeh
    Posted Abril 12, 2021 at 9:43 am

    O FCP tem que ganhar os jogos todos e esperar que o Sporting escorregue contra o Braga e Benfica, não me parece que aconteça, até acho que o Sporting vai perder pontos até ao final mas o Porto também vai por isso a vantagem vai-se manter.

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 12, 2021 at 9:42 am

    Olhando para o calendário do Porto:

    – Nacional: vitória nos últimos 8 jogos, aliado ao péssimo momento de forma do clube e em último lugar, penso que vai montar um autocarro a ver se consegue o pontinho. Dificuldade baixa.
    – Guimarães: vitória nos últimos 4 jogos, aliado ao péssimo momento do clube mas sem pressão de pontos. Dificuldade baixa.
    – Moreirense: vitória nos últimos 3 jogos, mas bom momento do clube com inclusive uma vitória fora e um empate contra o Sporting. Dificuldade média.
    – Famalicão: vitória nos últimos 3 jogos, mas bom momento do clube após Ivo Vieira. Dificuldade média.
    – Benfica: jogo de tripla, mas o Benfica está numa série de vitórias impressionante e o Porto tem conseguido vencer na Luz desde 2019 (os últimos 3 jogos). Dificuldade elevada.
    – Farense: vitória do Porto na primeira volta e série negativa do Farense. Dificuldade baixa.
    – Rio Ave: 8 vitórias e 2 empates nos últimos 10 jogos mas já na época passada perdemos pontos em Vila do Conde, contudo o clube não tem pressão de pontos e encontra-se numa série sofrida de pontos. Dificuldade média.
    – Belenenses: O Belenenses e Petit têm conseguido bons resultados com o Porto, criando dificuldades acrescidas, mas o Porto tem ganho em casa desde 2016. Dificuldade baixa.

    Resumindo, 3 dificuldade média, 4 baixa e 1 elevada.

    Se olhar para o Sporting tem 2 jogos de dificuldade elevada (Benfica e Braga), 3 de média (Farense, Rio Ave e Marítimo) e 3 de baixa (Belenenses, Nacional e Boavista), pelo que acredito que mais ponto ou menos ponto, a margem ainda lhe permite ser campeão.

    Contudo, os momentos estão a ser analisados ao dia de hoje e muita coisa pode mudar, quer em termos de equipas, quer em termos de objetivos. Em termos de Europa está mais ou menos definido o 5º lugar, mas para a descida existem muitas equipas para duas vagas e mais 1 playoff.

    Saudações desPortistas.

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 12, 2021 at 3:31 pm

      Estava a achar estranho tu dizeres que o V. Guimarães joga “sem pressão de pontos”, mas depois está explicado no último parágrafo. Tu pensas que só o 5º lugar vai à Europa, mas olha que o 6º também vai, portanto essas equipas ainda têm objetivos. Resta é saber se equipas como Moreirense ou Santa Clara se inscreveram na Europa. Os cónegos não o fizeram há 2 anos e isso fez-se notar na performance da equipa.

      De resto, é sempre duvidoso falar de “dificuldade baixa” em relação a equipas que lutam pela permanência. Claro que percebo isso num contexto absoluto, de valor das equipas. Mas as equipas lá de baixo vão vender bem caras as derrotas, sobretudo numa luta tão brutal como está a ser este ano.

      A minha previsão é que a classificação fica como está no top-5 (o 6º já não sei, acho que será o Santa Clara) e o Sporting vai fazer a festa no jogo contra… nós. Espero é que já estejamos aí a 1/2 pontos da permanência nessa altura, para depois atacarmos o jogo com um Portimonense que já estará safo.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 12, 2021 at 4:33 pm

        Manel,

        Por acaso tinha ideia que o 6º lugar não dava competições europeias, nesse caso muda um bocadinho de figura. Contudo, tendo em conta a proximidade dos jogos, continuo a achar que Guimarães em casa é dificuldade baixo e Moreirense e Rio Ave (um pouco mais longe) fora é média.

        Depois, Nacional é já o próximo jogo que com Manuel Machado tem 2 jogos e 2 derrotas com 10 golos sofridos (5 em cada), daí não achar que seja dificuldade média ou elevada. Farense apesar de na luta pela manutenção, o jogo é no Dragão e daí o nível de dificuldade baixo.

        O outro que podia fazer dúvida é o Belenenses mas temos mandado na nossa casa e na última jornada penso que já tenham a manutenção garantida.

        Mas é como digo em cima, faço avaliação aos resultados passados e à classificação/momento atual. Daí a 1 mês tudo pode ter mudado e já não ser bem assim, mas tanto muda para nós como para os adversários.

        Eu acredito que o Top-5 estará definido, tal como tu. Mas apenas que o Sporting irá festejar na Luz.

        Para o Boavista, tem um calendário bastante difícil mas se pontuar contra os adversários diretos (Marítimo, Tondela, Gil e Portimonense) tem a manutenção garantida porque não deixa diminuir distâncias. Obviamente 2 vitórias e alguns empates são cruciais neste processo!

        Saudações desPortistas

  • Abbas
    Posted Abril 12, 2021 at 9:25 am

    Porto tem obviamente o calendário mais favorável. Neste momento, aposto neles. O Benfica também está bem, mas não vejo o Benfica a ganhar aos dois grandes. Espero que o SCP seja campeão, já que nao acredito no Benfica

  • Goncalo Silva
    Posted Abril 12, 2021 at 9:23 am

    A ordem que acho que vai acabar é a que está neste momento: Sporting, Porto, Benfica, Braga.
    O Benfica parece ser a equipa que está em melhor forma neste momento, mas é de longe aquele com o calendário mais difícil até final. O Porto acredito que melhore quando deixar de estar na Champions por isso acho que não perderá terreno para o Benfica. O Sporting veremos como acabará a época mas acho que não será o suficiente para perder a liderança. Quanto ao Braga, até pode passar o Benfica dependendo do comportamento dos encarnados nos clássicos.
    Acredito que mais do que os clássicos a luta pelo título dependerá dos próximos 3 jogos. Se o Sporting não perder terreno para o Porto nesse intervalo acho que já não haverá sequer discussão.

  • Filipe Ferreira
    Posted Abril 12, 2021 at 9:22 am

    O calendário do Sporting e do Porto é muito semelhante, e o Sporting mantém 6 pontos de vantagem, logo continua a ser o favorito.
    Agora… estes dois desaires “obrigam-nos” a ir vencer a Braga. Conseguindo agora encarrilar e vencer os jogos todos até irmos à Luz, seremos naturalmente campeões. Mas precisamos de responder já contra o Farense que não será fácil. Por outro lado, Belenses e Nacional em casa são dois jogos bem acessíveis, tal como o Boavista. O Rio Ave é dificil de prever, tanto pode ser uma visita tranquila, como nos podem causar grandes dores de cabeça, principalmente com tanto ex-sporting no plantel ahah.
    Hoje, mais a frio, continuo com confiança no título, ainda são 6 pontos, é uma boa margem. É preciso os jogadores voltarem a focar no JOGO A JOGO para não se verem aqueles nervos que vimos ontem.

    Convem lembrar, o Benfica está mais próximo do Porto do que o Porto do Sporting e o Porto tem que ir à luz (O Sporting também, mas poderá fazê-lo já campeão).

    • Kafka
      Posted Abril 12, 2021 at 11:24 am

      O Sporting não precisa de vencer em Braga

      Pode perder na Luz e empatar em Braga, chega para serem campeões

      E caso o Porto não vença na Luz, então o Sporting até pode perder na Luz e em Braga

  • Jorge Deus
    Posted Abril 12, 2021 at 9:19 am

    Não creio que a tremidela do Sporting seja suficiente para deixar em risco o campeonato, desde que seja a última dentro dos jogos normais de vencer, isto porque ainda há luta pelo 2° lugar, com o Benfica mais coeso do que no início da época não vejo a tarefa facilitada ao FCPorto.

  • Totti
    Posted Abril 12, 2021 at 9:08 am

    Sinceramente o Sporting vai morrer na praia na luz, não vejo estaleca nesta equipa para aguentar a pressão deste fim de campeonato só com 6 pontos de vantagem com idas a Braga e à Luz.

  • hferreira
    Posted Abril 12, 2021 at 9:06 am

    Vai ser um final de temporada bom, com emoçao e o Sporting pelo meio, o que faltava ha alguma tempo. Vi os comentarios sobre o Sporting perder momento e estar nervoso, o que pode ser verdade, mas ainda tem 6 pontos de avanço e so depende de ele mesmo.

    O Porto parece ter o calendario mais facil, mas como o Sporting perdeu 4 pontos em dois jogos, quem diz que o Porto nao empata em casa com o Famalicao e depois perde com o Benfica tambem e vao logos 5 pontos ha vida, se o Sporting ganhasse os jogos dele.

    O campeonato ainda e longo, e naturalmente todos vao perder pontos.

Deixa um comentário