Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O talento de Gaitán não cabe nesta selecção Argentina?

A concorrência tem muita qualidade, mas com o que tem apresentado Lamela, Ricky Álvarez, Sosa, Pastore e Augusto Fernández, custa a perceber como é que Sabella continua a ignorar Gaitán. O mágico esquerdino do Benfica está a realizar uma época de alto nível, este ano tem emprestado o seu talento também a nível interno (em outras épocas só lhe apetecia em jogos internacionais), e evoluiu de tal maneira, em termos tácticos, defensivos e leitura de jogo, que até pode ser uma alternativa em várias posições.

Seja a médio ofensivo, a extremo, atrás do avançado, ou a 2º médio é claramente uma mais-valia, e Jesus inclusive já o utilizou a lateral esquerdo (posição mais carente na selecção Argentina). Fê-lo o ano passado na final da Liga Europa contra o Chelsea, por exemplo, e mais recentemente voltou-o a fazer no último jogo contra o Gil Vicente, aquando da expulsão de Siqueira. Neste âmbito, há pouco tempo em entrevista ao canal de televisão TYC Sports, Nico Gaitán afirmou “Tento fazer o meu melhor no Benfica para ter uma oportunidade. Sei que a Argentina tem grandes jogadores e não é fácil entrar na equipa. Mas se for preciso posso jogar como lateral” e prosseguiu com uma justificação: “Quando saí do Boca Juniors era impensável que chegasse a jogar como defesa num jogo oficial. Mas cresci muito taticamente. O futebol europeu dá-nos muitas coisas que não temos na Argentina.”


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Samuel Leite
    Posted Março 4, 2014 at 2:32 pm

    Tanto ele como o Enzo mereciam ser chamados. Nao estou a dizer que deviam ir ao mundial mas o seleccionador deveria-os chamar para ver se eles realmente rendem na selecção porque ha muito jogador a fazer epocas fantásticas nos clubes e depoia chegam a selecao e nem parecem o mesmo jogador.

  • JN
    Posted Março 4, 2014 at 2:46 pm

    Agora vamos ver os que não entenderam a estranheza de muita gente pela não convocatória do Mané a contradizerem-se. É sempre engraçado…

    Tem de ser convocado o que está melhor no momento da convocatória e ponto final. Mané está muito melhor que outros que foram convocados tinha de lá estar. Especialmente se era para testar e dar oportunidade…

    Por isso é que o Gaitán e Enzo deviam ser convocados, estão melhor que muitos outros que são chamados por teorias quando neste momento nem estão a jogar praticamente.

    • Filipe Azevedo
      Posted Março 4, 2014 at 3:28 pm

      Mas para que e que o Mane e para aqui chamado? Estamos a justificar nao chamadas para a seleccao Portuguesa com nao chamadas para a seleccao argentina? Eu tambem acho que o Mane merecia mais ir a seleccao do que o Cavaleiro, mas ha outros factores. O Mane ainda nao tinha passado pela sub21 (para a qual foi convocado agora) e talvez tenham achado melhor o jogador ter oportunidade de fazer o percurso completo pelas seleccoes jovens antes de chegar a principal. Por outro lado o Ivan e mais versatil e esta habituado a jogar em diversas posicoes no ataque. Ja chaga de bater no ceguinho, na proxima convocatoria logo se discute isso outra vez…

    • Rui Sousa
      Posted Março 4, 2014 at 3:34 pm

      Acho que consegui libertar uma gargalhada com a sugestão do Mané…Enfim quer comparar dois jogadores feitos muito perto de começar o auge das suas carreiras e que estão ambos ajudar a levar o clube mais longe a um jovem que ainda nem na Europa teve a sua primeira experiência. Quando os óculos são da cor muito dificilmente se consegue ver futebol… Neste momento só o William Carvalho é que pode dar garantias à selecção, já nem digo o Adrien que nos ultimos 10 jogos baixou muito de rendimento. Mas se virmos bem as coisas nem o Gaitan tem lugar naquela selecção, já o Enzo é algo que fazia falta à equipa da Argentina para ter consistência no meio.campo, coisa que o Lucas Biglia não oferece.

    • Miguel
      Posted Março 4, 2014 at 3:52 pm

      eu pensava que o Patrício era o melhor guarda redes em Portugal e um dos melhores do mundo…mas pelos vistos isto não é suficiente para dar garantias :S

    • JN
      Posted Março 4, 2014 at 4:09 pm

      Rui Sousa, de certeza que essa gargalhada não é não aguentares te contradizer, exactamente como eu afirmei?

      Não se está aqui a comparar idades de jogadores, está-se a comparar convocatórias e momentos de forma. O Mané está num momento de forma que tinha de ser convocado em vez de outros que lá estão, tal como este é o factor que está a originar esta discussão sobre Enzo e Gaitan. Esta discussão só existe pelo momento de forma que atravessam e não por serem jogadores feitos ou não.

      Contestam que o Gaitan e o Enzo não sejam convocados pelo seu momento de forma em vez de outros que estão em baixo, mas logo a seguir apoiam que as convocatórias não devem ser feitas com base na forma do jogador mas sim no estatuto ou idade.

      Faz sentido. Com o que afirmaram sobre Mané, defenderam que o Enzo e Gaitan não devem ser convocados.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 4, 2014 at 4:22 pm

      Não acho que Mané mereça mais do que Cavaleiro!

    • hugo
      Posted Março 4, 2014 at 11:28 pm

      ai esta na seleçao eram 10 do sporting e o ronaldo. Outra vez a dar no mané ? para isso levava-se o quaresma que ja mostrou mais que o carlos manuel.

    • hugo
      Posted Março 4, 2014 at 11:38 pm

      tem muita logica comparar um jogador que ja fez 92 jogos na liga com um que apareceu agora e ainda não fez nada de relevante

    • Ramalhetium Modistae
      Posted Março 5, 2014 at 1:53 pm

      Mas está tudo maluco!? Mané? Um puto que fez uns quantos bons jogos, agora devia ir à selecção!? Sim, Gaitan está a passar um bom momento de forma, mas não é só por isso que devia ser convocado. Devia lá estar por ser um grande jogador, bastante evoluído, e está numa grande forma. Agora, o Mané?! Por favor…. Vai então também o Bernardo Silva não? Grandes jogos que tem feito, num campeonato profissional. Não brinquem por favor…

    • Logen
      Posted Março 17, 2014 at 11:50 pm

      Em relação ao Gaitan julgo que podia ser um 2 em 1 na Argentina ,a mesma tem muita qualidade na frente ,mas com pouco disponibilidade de cobertura de espaços a nível defensivo, Gaitan evoluíu bastante a esse nível principalmente ao longo das duas ultimas epocas!
      Quanto ao Ivan e Mané ,só algumas notas , o Ivan apesar de não se ter imposto no SLB de forma regular é o melhor marcador da selecção S21 Portuguesa,foi em 70% dos últimos 10 jogos o melhor jogador ,logo P.Bento deu uma oportunidade.
      Mané tem muita qualidade, mas precisa de aos poucos ir se afirmando na selecção S.21…

  • lee
    Posted Março 4, 2014 at 2:49 pm

    Nao concordo tanto gaitan como enzo nao sao jogadores regulares fazem 2 3 jogos a bom nivel e o seu rendimento cai de imediato logo compreendo a sua nao chamada a selecçao. E no ultimo jogo gaitan so fez aquele jogo porque aquela defesa e uma auto-estrada gostava de os ver numa liga mais competitiva

    • Filipe Azevedo
      Posted Março 4, 2014 at 3:30 pm

      Concordo com a sua afirmacao quanto ao Gaitan, mas em relacao ao Enzo discordo totalmente. Enzo tem sido de longe o elemento mais regular e influente na equipa do Benfica.

    • Silva
      Posted Março 4, 2014 at 5:28 pm

      Que Enzo é que tem andado a ver?
      Ver dois jogos menos conseguidos, os dois últimos, e já vem tudo dizer que ele não é regular? Está tudo maluco? Deve ser dos jogadores mais regulares da última época e desta

    • Logen
      Posted Março 18, 2014 at 12:03 am

      Dizes que o Enzo e o gaitan são irregulares ,é uma opinião que respeito mas não concordo, e vou explicar o porquê.
      O que está aqui em causa é se o Enzo ou Gaitan cabem na convocatória para a Argentina ,e a resposta é sim!!
      Enzo discute as vagas de forma direta com Gago/Biglia ,Gago joga a passo no campeonato Argentino ,chega a roçar a mediocridade ,Biglia tem um jogo com bola fantastico mas falta lhe poder de choque/raça/REGULARIDADE ,em Italia ainda não fez 3jogos seguidos a grande nivel (Muito por culpa da equipa fraca da Lazio) Logo enzo apresenta melhores medias e mais jogos!

      Gaitan ,concorre com Lamela / Augusto fern./ Pastore/Sosa . Lamela /Pastore não jogam nas suas equipas ,Augusto fernandez é mediocre! Sosa joga meia hora e deixa de correr!

  • Jose Seabra
    Posted Março 4, 2014 at 2:55 pm

    Enzo Perez sim na minha opinião teria lugar na selecção argentina. Gaitan na minha opinião não tem consistencia para isso, é um jogador de momento, é capaz de passar completamente ao lado do jogo e num minuto fazer um grande golo. A argentina tem jogadores muito melhores para fazerem a posição de Gaitan.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Março 4, 2014 at 4:11 pm

      Há uma época concordaria contigo. Mas penso que este post demonstra exactamente aquilo que é neste momento o gaítan. Tem tido um grande rendimento interno, contrariamente a outras épocas em que só queria jogar na champions.

      Está muito mais culto tacticamente, grande reacção à perda de bola e não é raro vê-lo na posição do lateral.

      Em resumo tem mais vontade de vencer do que vontade de se mostrar e isso é o mais fundamental para se atingir o topo. Jogar para o colectivo. Veja-se também o Markovic está outro jogador desde que chegou e só tem 19 anos. Isto é JJ.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 4, 2014 at 4:22 pm

      Concordo em absoluto. Enzo merece uma oportunidade (e uma oportunidade séria). Gaitán não me parece.

  • Simple
    Posted Março 4, 2014 at 2:55 pm

    O Gaitán é um jogador recheado de técnica, muito bom mesmo. Mas é um jogador de fases e muito inconstante. Não sabemos se vamos ter aquele Gaitan que resolve um jogo ou aquele Gaitan que é quase menos 1 em campo. A sua faceta de "molenga" acaba por prejudicá-lo.

    Em relaçao à seleçao argentina, acho que os jogadores do campeonato portugues sao desvalorizados. Enzo tinha claramente lugar na seleçao e o melhor Gaitan tambem.

  • Fábio Teixeira
    Posted Março 4, 2014 at 2:57 pm

    Este lugar na Seleção vinha sendo de Rojo, mas a constante crítica ao jogador do Sporting (na Argentina não é muito bem amado), fez Sabella avançar por Basanta, mas o central, quando adaptado à posição, não mostra o mesmo rendimento. Tendo em conta que Ansaldi pouco representa para o treinador e que, durante a fase de qualificação para o Mundial, por vezes Sabella deu uso a um sistema tático com 3 defesas e 2 alas, esta situação pode ser benéfica para o argentino do Benfica.

    • Silva
      Posted Março 4, 2014 at 5:31 pm

      Normal, o Rojo é um jogador medíocre. Parece jogador da popular, só lhe falta a barriguinha.
      A única coisa em que ele supera qualquer central da liga, é em chuto para a frente.

    • Rodrigo
      Posted Março 4, 2014 at 8:25 pm

      Silva, nao ve o Rojo a algum tempo pois nao?

  • João Lains
    Posted Março 4, 2014 at 2:57 pm

    Tanto o Gaitán como o Enzo Pérez, já fizeram o suficiente para merecer uma oportunidade por parte do selecionador argentino e custa-me a entender como é que ele é capaz de preferir jogadores que actuam em campeonatos sul-americanos a estes dois que têm vindo a acumular muita experiência no futebol europeu ao serviço do Benfica, um clube que goza de uma enorme visibilidade e popularidade, ou pelo menos, julgava eu. Além disso, o Garay também faz parte desta equipa, será que tanto o Enzo como o Gaitán têm passado despercebidos?

  • DC
    Posted Março 4, 2014 at 3:45 pm

    O Benfica tem 4 jogadores Argentinos que são claramente "material" de selecção…Garay é o melhor Defesa Central Argentino da actualidade (Demichelis é muito limitado, Otamendi apesar de bom jogador, este ano acumulou muitos erros no FC Porto e por isso haja dúvidas, Rojo só jogará a Lateral na Seleção e Macherano é primeira opção para médio defensivo), Enzo Perez é o melhor "8" Argentino deste momento, e Gaitan e Salvio (este ultimo menos devido a lesão prolongada) se tivessem numa liga ou clube de maior dimensão (futebolistica) teriam certamente mais oportunidades, visto que Pastore e Lamela pouco ou nada têm rendido nos seus clubes (principalmente Lamela). No entanto, Gaitan e Salvio não passariam de suplentes visto que a concorrência para as posições de ataque é muito e muito boa (Messi, Aguero, Higuain, Tevez, Lavezzi, Di Maria…)

  • de Matos
    Posted Março 4, 2014 at 3:51 pm

    Claro que o autor do artigo tinha de aproveitar para espicaçar o Sporting, dizendo que a posição de lateral esquerdo é a mais carente da Argentina. Quem faz a posição de lateral esquerdo na selecção alviceleste é o Rojo, cuja posição original é central, como se sabe, mas que mesmo assim tem tido toda a confiança do seleccionador e tem sido sempre titular. Mas se calhar o autor do artigo considera que Gaitán cumpria melhor o papel numa selecção como a da Argentina…

  • Vitor Machado
    Posted Março 4, 2014 at 4:14 pm

    Devia sair uma lei que obrigasse os seleccionadores de cada país a convocar sempre os jogadores do Benfica!
    Não brinquem comigo, Gaitan na selecção Argentina nem a extremo quanto mais a defesa esquerdo.
    Vai tirar o lugar a quem no ataque?

    • Gusto Lousada
      Posted Março 4, 2014 at 8:21 pm

      Tirar lugar a quem? Talvez a maxi rodrigues, a sosa, a lamela ou ate a pastore, que que qualquer deste 4 jogadores tem que gaitan nao tem? ja para nao falar em augusto fernandes e ricky alvarez em que ai ele é claramente melhor

  • Pedro Spencer
    Posted Março 4, 2014 at 4:16 pm

    sou do sporting, mas penso que o gaitan, enzo e o salvio em forma deviam ser regularmente chamados a seleçao, tirando os intocaveis messi, aguero e para mi di maria (este ano tevez tambem esta bom) nenhum jogador esta a fazer uma epoca melhor que o gaitan e enzo nas suas respectivas posiçoes.

    Pedro

  • Sandy Melo
    Posted Março 4, 2014 at 4:24 pm

    Não se esqueçam que a Agentina é uma das melhores seleções do mundo, recheadas de grandes jogadores (e muitos). Este blog é tendencioso e já começa a desiludir. Será que apenas vêem o campeonato português?! Ou é apenas por ser jogadores do Benfica? Se estes jogadores fossem do Braga, Porto ou Sporting também teriam colocado este post?! Sejam imparciais! É a melhor qualidade que um blog/ jornal desportivo pode ter!

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 4, 2014 at 7:19 pm

      Rapaz, eu nem sou adepto do Benfica. E para além disso, sigo muito mais os campeonatos internacionais do que o que tu pensas. Dá uma vista de olhos ao post sobre o Pastore e o Lamela.

    • Иo Иame Boy
      Posted Março 4, 2014 at 7:32 pm

      Para sua informação o autor do post é portista.

    • Gusto Lousada
      Posted Março 4, 2014 at 8:22 pm

      talvez o benfica este ano tenha claramente a melhor equipa e é normal que sejam os jogadores do benfica que mereçam mais ir á selecçao

    • Anónimo
      Posted Março 4, 2014 at 8:54 pm

      Não é uma questão de parcialidade: o Gaitán e o Enzo merecem, ponto final! O Lamela não tem feito nada e especial no Tottenham, o Sosa nem é titular no Atlético de Madrid, o Pastore não é titular no PSG; ao contrário, o Gaitán tem vindo a melhorar taticamente, sendo melhor nesse ponto do que os jogadores citados, já para não falar na sua técnica, que não é inferior à os anteriores.

      Alex

  • Fernando Pimentel
    Posted Março 4, 2014 at 4:41 pm

    O gaitan obviamente devia ir como EE suplente do Lavezzi. O Salvio se não tivesse a lesão tambem ia mas assim deve ir o Lamela que não deixou de ser uma grande promessa como suplente do Di Magia

  • GG
    Posted Março 4, 2014 at 4:52 pm

    Esta tentativa de ligação a lateral esquerdo da Argentina é um pouco surreal…

    • Gusto Lousada
      Posted Março 4, 2014 at 8:24 pm

      A argentina tem jogado em 3-5-2 por isso nao é assim tao surreaal ser ele chamado para fazer a esquerda toda

  • Kacal l
    Posted Março 4, 2014 at 4:54 pm

    O Gaitán é um craque, não tem problemas em admitir isso, para além de ser polivalente (#10, extremo e SA), a sua qualidade técnica é enorme, é rápido, tem uma grande capacidade de drible e no 1×1, o seu talento é inegável e esta época está a ser uma das melhores desde que chegou ao Benfica.
    O seu problema sempre foi o seu rendimento inconstante e este ano ele tem estado muito consistente e quando assim é, os adversários estão metidos em grandes sarilhos, sem falar que tacticamente, na ajuda defensiva e leitura de jogo tem evoluído muito (como o Fábio disse e eu concordo).
    Quem me dera a mim tê-lo no Porto, seria titular de caras, nos dois últimos jogos (contra o Paok e o Belenenses), os dois golos dele são fantasticos, então aquela especie de livre "á panenka" é uma maravilha, o futebol é feito desta magia e é por isso que gostamos tanto deste desporto.

    No Benfica é indiscutível no 11 (se continuar assim) e na Selecção acho que devia ter uma oportunidade, embora haja muita concorrência, poucos são os que têm tido o rendimento do Gaitán nos seus clubes, mas mesmo assim não é chamado, parece que o Sabella só escolhe os amigos ou por outros interesses, forma e rendimento actual não é um dos critérios para avaliação, mas quem sabe não pode ser opção até a lateral esquerdo, é mais rápido e ágil que o Rojo, é superior ofensivamente, com a sua evolução nos outros aspectos (tácticos e defensivos, mesmo que seja inferior ao Rojo), pode ser uma mais-valia mesmo na lateral, há que dar oportunidades e ele merece.

    PS: Até digo mais, se eu fosse Seleccionado Argentino, do Benfica convocaria (neste momento) o Garay (já é habitual) e depois o Enzo e o Gaitán que merecem.

  • Anónimo
    Posted Março 4, 2014 at 4:55 pm

    Só mostra que a Argentina tem tantas solucoes que nem precisam deles…. Vamos Argentina rumo Campeao do Mundo! Rui Litos

  • Estive Lá
    Posted Março 4, 2014 at 4:59 pm

    Que riso me dá estes comentários. Nem Gaitan nem Enzo vão porque o nosso campeonato é dos menos competitivos. Deixem florescer equipas como Guimarães, Braga, Setúbal, Estoril, Marítimo, entre outros e aí verão que o nosso campeonato ganha outro nível. Enquanto o mundo futebolístico português se cingir aos 3 do costume, não vamos a lado algum.

  • Ronaldo1990
    Posted Março 4, 2014 at 5:08 pm

    as pessoas esquecem que só para a posição do gaitan existem dois jogadores de top que nem titulares são na selecção e são muito superiores a ele, os casos de Lamela e Pastore, duvido muito que gaitan fizesse os golos que têm feito noutras ligas mais competitivas

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 4, 2014 at 5:39 pm

    Também acho que Garay, Salvio, Gaitan e Enzo são todos jogadores para a selecção da Argentina. O primeiro está lá de pedra e cal. Dos outros, como já disse num post a esse propósito, penso que o Enzo tinha lugar no onze e daria estabilidade à Argentina. Gaitan e Salvio podiam ser bons suplentes. No caso do 20, se a Argentina jogar em 3-5-2, as suas hipóteses aumentam. De qualquer forma, parece claro que só Garay irá ao Mundial.
    A única vantagem, é que terão férias e estarão em óptimas condições para a nova época, mas gostava de os ver no Brasil…

  • ManoloTiger
    Posted Março 4, 2014 at 8:24 pm

    Concordo com o Vítor e o Sandy, é o 2º post que fazem sobre um jogador do Benfica na selecção argentina… penso que é uma escolha infeliz, parece imparcial. Além disso Gaitán na selecção não é um caso tão gritante como Enzo. Se nem Tévez vai, vai o Gaitán? Aguero, Di Maria e Lavezzi estão à frente para extremos (aguero como falso extremo) e são muito superiores e jogam nos respectivos clubes

  • Rodrigo
    Posted Março 4, 2014 at 8:27 pm

    Concordo. Tanto Gaitan como o Enzo deveriam ser chamados, sendo que o Gaitan seria para o meio-campo ofensivo e nao para lateral.

  • Ruben Gomes
    Posted Março 4, 2014 at 10:32 pm

    Sabendo da qualidade dos extremos da seleção Alviceleste, Di Maria ou Lavezzi, Nico Gaitan talvez não fosse titular indiscutível, mas é claramente jogador para presença assídua nas convocatórias. Tecnicamente e qualquer coisa de surreal, é capaz de inventar lances de pura genialidade, tais como estes dois ultimos, ou mesmo aquela jogada contra o Sporting na época passada. Parece-me que a lateral não renderia, pois ele é utilizado no Benfica em casos em que o Benfica está em apuros. Penso que tendo em conta a sua garra e qualidade defensiva desta época poderia actuar no meio campo ( como no Boca ), apesar de Messi na seleção jogar atrás de Aguero ou Higuain.

  • Anónimo
    Posted Março 5, 2014 at 1:46 am

    Não sei se cabe na selecção. Mas a convocatória já aqui a disse:
    Caballero, Romero, Andujar; Zabaleta, Zanetti, Mascherano, Otamendi, Garay, Fernandez, Rojo, Ansaldi; Cambiasso, Biglia, Gago, Enzo, Banega, Pastore, Messi, Di Maria, Lavezzi, Aguero, Higuain, Tévez

    Sosa, Ricky Alvarez e Gaitán poderiam disputar uma das vagas em detrimento de Biglia/Gago/Banega.

    Ass: Carlos Barbosa

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 5, 2014 at 1:51 pm

    Gaitán e Salvio só mesmo para suplentes. O Enzo era titularíssimo.

  • diogo dias
    Posted Março 11, 2014 at 3:00 pm

    Isto é lindo. Há pessoal que vem para aqui comentar e vê-se claramente que devem conhecer os jogadores do fm ou do fifa. O Benfica é uma das melhores equipas da Europa, como tal tem jogadores de qualidade, jogadores esses que são titulares e em muito têm contribuído para a boa época do benfica. Temos de ser justos, neste momento tanto o gaitan como o enzo estão em grande forma e merecem ir ao Mundial, gostava que alguém me dissesse o que já fez o sosa, o biglia, o alvarez, o lamela ou o pastore a mais que estes dois, (independentemente do potencial que os dois ultimos apresentam) nenhum deles provou nada. São grandes promessas mas não passam disso tal como muitos outros jogadores, As selecções/equipas não se fazem de estrelas nem de promessas, mas sim de jogadores equilibrados e com a capacidade de dar algo mais a equipa. E claramente enzo é uma mais valia.

    E nem vou falar do Mané porque achei tão ridículo essa ideia que não vou dar importância.

Deixa um comentário