Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Taremi dos eletricistas

Faltar a energia na ficha do VAR no momento em que há um lance de possível penálti para analisar é como estar no meio da grande área e cair sem outra razão além de uma conveniente falta de forças nas pernas.

Se parecia altamente improvável que pudessem cair ao mesmo tempo, o Taremi e o VAR, mais uma vez se provou que no futebol português, em determinados espaços e com determinados protagonistas, até o inverosímil pode ocorrer com a naturalidade de um raio que atinge duas vezes o mesmo sítio – aqueles três metros quadrados de relva macia à frente da baliza.

Foi o que aconteceu no domingo, um duplo apagão horas antes das primeiras trovoadas do outono, transformado em penaltis e cenas canalhas à altura da internacionalização da Liga Portugal, a mais patética do mundo.

O controlador das tomadas do Dragão encarna em autêntico Taremi dos electricistas. Ele faz cair a corrente e, já se sabe, quando alguma coisa ali cai, é penálti, como um relâmpago de esperança que ilumina um estádio em aflição.

Pelas explicações dadas pelas várias instituições envolvidas, do Porto à Federação, passando pela Altice, três marcas de elevada probidade, o ponta-de-lança da central eléctrica do Dragão teria conseguido o prodígio de interromper a energia sem desligar a corrente, mas causando impacto semelhante ao de um trambolhão do avançado iraniano que também se apaga dramaticamente sempre que sente o bafo de um defesa adversário à ilharga.

Ora, este insólito apagão selectivo num estádio que a UEFA considera de nível “Elite”, portanto, um dos 48 melhores da Europa, transporta-nos para a dimensão sobrenatural do futebol fantástico, que se joga num mundo ficcionado de druidas e bruxos, dragões e unicórnios, hackers e piratas, onde acontecem coisas únicas, irracionais, sem paralelo nem justificação – uma espécie de “milagres” e “proezas” de ultimíssima hora, agora também conhecida por tempo extra do tempo extra, que fazem corar de vergonha alheia quem apenas queira ver num jogo de futebol a verdade de uma disputa desportiva.

Tresanda ao submundo da batota e dos batoteiros, conspirando permanentemente contra a qualidade dos jogadores portugueses, para gáudio de uma turbamulta sem escrúpulos para quem a vitória não depende do jogo, mas sim do exercício do poder.

Porque quando se ganha, não se discute. Nem a falta de qualidade do plantel, nem a pobreza táctica do conjunto, nem o desnorte psicotécnico do treinador, nem a gestão perdulária dos administradores. Pelo contrário, a maioria dos adeptos desta “rassa” revê-se e apoia fervorosamente as sucessivas vitórias de Pirro, a qualquer preço e em nome de uma absurda guerrilha pela centralidade, o “neocentralismo”, da segunda urbe do país.

Afinal, uma terrível e irremediável derrota do bom nome e tradição de uma cidade outrora invicta.

João Querido Manha

65 Comentários

  • Ze
    Posted Setembro 6, 2023 at 10:30 am

    O Conceicao foi expulso 14 vezes enquanto treinador do FCP (14!!!) 4 so no ano passado! Este gajo num campeonato decente ja tinha sido irradiado. E’ inacreditavel a quantidade de odio, de furia, de nojo, que sai daquele homem. O Taremi e’ so um boneco, batoteiro de pacotilha, um triste que vai levando a agua ao moinho mandando-se para o chao enquanto os seus comparsas lhe batem palmas.

    Esta’ a chover? Penalti para o porto!!

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Setembro 5, 2023 at 6:59 pm

    Totalmente de acordo João. Sinceramente não me lixem, com F… grande.

    Não vejo os jogadores do Sporting e do Benfica com este comportamento. Não vejo o grau de intimidação que vejo nos jogos do Porto nos rivais. Não vejo os adeptos do Sporting e do Benfica a premiarem comportamentos de jogadores manhosos por sistema, e neste caso não falo apenas do Taremi. Mas SOBRETUDO não vejo os árbitros aplicarem A LEI, ou seja punir quem amarelo quem simula.

    Tal como não vejo o Amorim e o Schmidt a terem comportamentos do Sérgio Conceição. Vejo-os por vezes a terem excessos, mas INFINITAMENETE menos que qualquer comportamento de um treinador que, num mundo normal, teria que estar castigado todas as semanas.

    Tal como não vejo nem o Varandas nem o Rui Costa a terem comportamentos como o Pinto da Costa, não os vejo a instigar o ódio a tudo e todos, não os vejo a intimidar tudo e todos, e sobretudo a tentar ganhar usando o meio que usar. Pinto da Costa ficou definido com aquela incitação a uma agressão a um jornalista há um ano, num mundo normal ele teria que estar castigado para sempre, depois do apito dourado.

    Portanto não me venham com as merdas do costume( acho que este calão é permitido) , todos iguais, o tanas. E não me lixem, com F… grande, não, não somos todos iguais, e não, não vejo toda a gente a comportar-se a sim. E sim esta gente, que é um LIXO, precisa de ser CASTIGADA e AFASTADA!

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 5, 2023 at 5:39 pm

    Cresci a admirar o Porto e a vibrar com as suas conquistas … conforme fui ficando adulto e compreendendo melhor e tendo uma visão mais abrangente do futebol e da vida, perdi essa admiração.
    E não digo mais nada para não ferir suscetibilidades.

  • Sam Tuga
    Posted Setembro 5, 2023 at 5:20 pm

    Deixo ca uma estatistica e
    tirem as ilações que quiseres.

    O Top-10 em penaltis sofridos (ou conquistados) na Liga Portuguesa, desde que ha GoalPoint (2014/15)

    1⁰ Taremi  》 20 Pen. em 9746 mins
    2⁰ Bas Dost 》 11Pen. em 6890 mins
    3⁰ Murillo 》 11 Pen. em 9970 mins
    4⁰ Paulinho 》 10 Pen. em 12420 mins
    5⁰ Carlos Jr. 》 8 Pen. em 5584 mins
    6⁰ Edwards 》 8 Pen. em 8063 mins
    7⁰ Otávio 》 8 Pen. em 15663 mins
    8⁰ Rochinha 》 7 Pen. em 8739 mins
    9⁰ Pote   》  7 Pen. em 10428 mins
    10⁰ Brahimi 》 7 Pen. em 10762 mins

    Curioso não aparecer nem um jogadordo Benfica, mais curioso é facto de quando se comecou a levantar a história de o Taremi ser um “piscineiro” , trapaceiro, falso, ladrão, oportunista, mentiroso etc
    a comunicação do porto logo apa-
    receu a dizer que no tempo do Jo-
    nas é que era e ele é que era
    e falso, so para relembrar que o Jo-
    nas assinou pelo Benfica nessa
    mesma época. Mas eu fiquei curi-
    oso e fui pesquisar mais um
    pouco e realmente o Jonas ate
    poderia estar nesse ranking pois
    sofreu 7 Penaltis em 5 anos (9882 Mins) que jogou no Benfica, quer isso dizer e ja que gostas de números, o Jonas (o tal que vocês dizem sermais trapaceiro que o Taremi) precisava de fazer um total de 15 (QUINZE) épocas para passar o
    Taremi. Enfim ainda ha quem
    queira defender o indefensável.
    Ainda ontem ouvi algo do género
    ” O fcp esta a usar e abusar da co-
    municação do clube (contra tudo
    e contra todos, comunicação cen-
    tralista etc etc etc)para camuflaro
    inicio de epoca fraco e futebol po-
    bre que estão a praticar e ate dou
    ○ exemplo do Arouca em que na
    primeira parte nao fizeram nem 1
    remate enquadrado com a ba-
    liza”.

    Mais do mesmo, o circo ainda
    agora começou e ainda so vamos
    no 40 espetaculo, ainda falta
    imenso ate ao intervalo

  • Artur Trindade
    Posted Setembro 5, 2023 at 4:56 pm

    Entre o Taremi e o Chico Conceição, quantas simulações de penaltys teremos, quantos cartões arrancados aos adversários?
    O Chiquinho nos países baixos só pode ter andado de bola baixa, o normal das pessoas, mas devolvido áquele ambiente de vale tudo, vai sentir-se legitimado, e será recriminado se não o fizer, os apanha bolas levam na cabeça se não dão tudo, o próprio Sérgio quando for devolvido do castigo (com as reicidências já não devia voltar), vai ser a prova viva do insucesso do sistema de reabilitação no Porto, que não existe.
    Vai ser sempre assim, é o ADN do clube, que sofreu uma mutação, por 40 anos de PdC.
    Como é que alguém minimamente normal como Villas Boas poderia ter acesso a liderar?

  • DNowitzki
    Posted Setembro 5, 2023 at 2:16 pm

    O Taremi é um farsante, o Conceição Jr é outro e o Borges está a fazer formação para tal.

    É evidente que os jogadores do Porto têm instruções para fazerem isso, para simularem faltas, penaltis e agressões. Basta atentar nas palavras do Borges em Vila do Conde.

    Sobre o VAR, alguém tropeçou na tomada e aquilo desligou-se.

    Já alguém investigou quem é o artista que esteve no Dragão e a sua obra recente?

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Setembro 5, 2023 at 4:50 pm

      O Gonçalo Borges, com a qualidade que tem nos pés, era escusado andar a alimentar o jogo sujo do FC Porto. Mas deve ter alguma cláusula no seu contrato para jogar de forma suja em todos os jogos.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 5, 2023 at 1:17 pm

    Quando vejo estes comentários e notícias penso que o Porto teve 1000 penaltis nos últimos anos e os outros clubes todos juntos nem 100 assinalados. Mas depois vou a ver estatísticas e nada bate certo:

    – Mandamos há 40 anos nisto, pelo que vou usar um dado que soma TODOS os penaltis dos últimos 15 anos. Nesses 15 anos o Porto teve 147 penaltis a favor contra 121 do Benfica (estando o Sporting no meio). Isto não chega a 2 penaltis a mais por época. Nesses mesmos anos, ambas as equipas marcaram cerca de 1000 golos, marcando o Benfica mais 2,5 golos por época. Em termos de volume é irrisório e não o que demonstram os comentários.

    – Taremi é um farsante e na época passada, em que foi acusado de tudo e mais alguma coisa, conquistou 1 grande penalidade. Volto a referir, UMA penalidade! Já João Mário dos 21 penaltis concretizados na sua longa carreira, 12 foram na época passada (mais 3 falhados). Novamente, quando querem mostrar uma discrepância, não é isso que mostram os resultados.

    Sobre o resto, totalmente de acordo. O Porto joga deploravelmente, não consegue criar situações de finalização e é vezeiro no abuso de simulações dentro de área nas horas de maior aperto!

    • Slayer666
      Posted Setembro 5, 2023 at 5:07 pm

      Até poderia ter 10 penaltis a favor por jogo….SE fossem todos bem marcados!
      Porque é que ele, Taremi, não faz o mesmo na champs???…pois, lá corre o real risco de EXPULSO em 2 simulações.
      E 2 simulações são menos do que ele fez só neste último jogo…ai começa logo uns dos problemas cá no Tugão!!!!!

      já que gostas tanto de estatísticas: o FCP é NUMERO 1 MUNDIAL de penaltis a favor, e está cada vez mais destacado.

      dados a 2 de Maio de 2023 às 08:32…NÃO SÃO OS ATUAIS (nem me apeteceu sequer perder tempo a saber quantos mais já tem…e são alguns!).
      “O FC Porto já é o clube do Mundo com mais penáltis a favor desde janeiro de 2020. O remate de Taremi da marca dos onze metros contra o Boavista deu a liderança isolada na tabela que foi recentemente divulgada pelo CIES – Observatório do Futebol.

      O estudo, que visou 75 ligas do Mundo no período entre janeiro de 2020 até 1 de abril de 2023, tinha os costa-riquenhos do Herediano na liderança com 44 castigos máximos. Nessa altura, o FC Porto ocupava o quarto posto com 41 penáltis assinalados a favor.

      Depois de dia 1 de abril, os azuis-e-brancos já tiveram mais cinco remates dos 11 metros, enquanto o Herediano, desse período até agora, teve um castigo máximo a favor. Seguem-se na tabela o Hajduk Split, da Croácia (44), o Zamalek, do Egito (44) e o Fenerbahçe, da Turquia (43), equipa orientada por Jorge Jesus.”

      São os números OFICIAIS, de entidades OFICIAIS ?

      já fazer insinuações e comparar SOFRER penalti com MARCAR penalti…só para iluminados ?

    • Sam Tuga
      Posted Setembro 5, 2023 at 4:56 pm

      Então deixo ca uma estatística e tira as ilações que quiseres.

      O Top-10 em penaltis sofridos (ou conquistados) na Liga Portuguesa, desde que ha GoalPoint (2014/15)

      1⁰ Taremi  》 20 Pen. em 9746 mins
      2⁰ Bas Dost 》 11Pen. em 6890 mins
      3⁰ Murillo 》 11 Pen. em 9970 mins
      4⁰ Paulinho 》 10 Pen. em 12420 mins
      5⁰ Carlos Jr. 》 8 Pen. em 5584 mins
      6⁰ Edwards 》 8 Pen. em 8063 mins
      7⁰ Otávio 》 8 Pen. em 15663 mins
      8⁰ Rochinha 》 7 Pen. em 8739 mins
      9⁰ Pote   》  7 Pen. em 10428 mins
      10⁰ Brahimi 》 7 Pen. em 10762 mins

      Curioso não aparecer nem um, eu volto a repetir, NEM UM jogador do Benfica, mais curioso é o facto de quando se comecou a levantar esta história de o Taremi ser um “piscineiro” , trapaceiro, falso, ladrão, oportunista, mentiroso etc a comunicação do porto logo apareceu a dizer que no tempo do Jonas é que era e ele é que era falso, so para relembrar que o Jonas assinou pelo Benfica nessa mesma época. Mas eu fiquei curioso e fui pesquisar mais um pouco e realmente o Jonas ate poderia estar nesse ranking pois sofreu 7 Penaltis em 5 anos que jogou no Benfica, quer isso dizer e ja que gostas de números, o Jonas (o tal que vocês dizem ser mais trapaceiro que o Taremi) precisava de fazer um total de 15 (QUINZE) épocas para passar o Taremi. Enfim ainda ha quem queira defender o indefensável.
      Ainda ontem ouvi algo do género

      ” O fcp esta a usar e abusar da comunicação do clube (contra tudo e contra todos, comunicação centralista etc etc etc)para camuflar o início de epoca fraco e futebol pobre que estão a praticar e ate dou o exemplo do Arouca em que na primeira parte nao fizeram nem 1 remate enquadrado com a baliza”.
      Mais do mesmo, o circo ainda agora começou e ainda so vamos no 4⁰ espetaculo, ainda falta imenso ate ao intervalo.

      • Slayer666
        Posted Setembro 5, 2023 at 5:20 pm

        Sam Tuga isso não pode ser como tu escreves , andaste a martelar os números, diz lá a verdade!
        Alguma vez o “pistolas” tem apenas penaltis SACADOS em 5 anos?
        Isso é impossível, pela narrativa criada pelos nossos concorrentes diretos ao titulo, à data e pelos vistos continua, é que o pistolas era um penicheiro e que teve uns 250 penaltis a favor…ainda vão ter que mudar para o “tentou +250 vez mas não enganou o arbitro, falta-lhe a qualidade do Taremi, e este ainda tem a “desvantagem” chamada VAR”.

        Isso não se faz, estragar narrativas criadas à lá 2000

    • Aboubakar93
      Posted Setembro 5, 2023 at 4:56 pm

      Subscrevo na integra Francisco. Não precisei de 40 anos mas em 29 já vi o clube ganhar tanto cá como lá fora (uns meros 4 títulos internacionais), mas a lenga lenga dos 40 anos e de que o Porto sempre que ganha é beneficiado e controla tudo continuará.

      Cumprimentos.

      • Kafka
        Posted Setembro 5, 2023 at 5:13 pm

        Ai está mais outro adepto do Porto negacionista… Os portistas são iguais aos terraplanistas…

        • Aboubakar93
          Posted Setembro 5, 2023 at 6:03 pm

          Não sou negacionista, critico muito a direção e o treinador e não gosto de muito do que se tem passado dentro do clube. Agora não esqueço o que já foi feito de bom e ganho pelo clube, principalmente lá fora, por mais que queiram ignorar ou colocar uma borracha nisso. Eu nem devia responder-te visto que és mais conhecido neste blog precisamente por opiniões “terraplanistas” que outra coisa mas enfim.

          Boa semana para ti.

    • Kafka
      Posted Setembro 5, 2023 at 4:25 pm

      O Francisco Ramos é a prova de que os adeptos do Porto se recusam a admitir tudo o que se passou nos últimos 40 anos… Ou melhor eles acreditam cegamente que não aconteceu nada e têm imenso orgulho no que aconteceu nos últimos 40 anos..

      Portanto os adeptos do Porto são os principais interessados em que nada mude, logo nada vai mudar e tal como eu disse o Porto nos próximos 40 anos será exactamente igual ao dos últimos 40 anos, porque os adeptos do Porto se recusam a admitir o que aconteceu

    • KCL
      Posted Setembro 5, 2023 at 4:16 pm

      Bom, se o Taremi só conquistou 1 penalti na época passada e passa a vida a mandar-se pro chão, devíamos verificar se levou amarelo por simulação. Quantos foram?
      Mas também não entendo comparar os penaltis sofridos pelo Taremi com os golos de penalti do João Mário.

      Vermelhos dos adversários do Porto na época 22/23
      Sporting
      Estoril
      Braga
      Boavista
      Casa Pia
      Maritimo
      Chaves
      Estoril
      Portimonense
      Paços de Ferreira
      Vitória SC
      11 jogos. 1/3 do campeonato a jogar contra 10.

      Os adversários do Benfica tiveram vermelho 3 ou 4 vezes em toda a época 22/23. Isto para veres que qualquer equipa que queira ser campeã contra o Porto tem de jogar o triplo!

      Estatísticas!

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 5, 2023 at 5:09 pm

        Portimonense, Estoril, Chaves, Boavista, Braga e Sporting, o Porto já ganha aquando da expulsão. Marítimo marcamos 10 contra 10. Casa Pia e Estoril nem ganhamos o jogo. Efectivamente tivemos mesmo que jogar o triplo! Obrigado por me pedires para rever estes momentos.

        Mas podias falar da expulsão do Eustáquio e a não expulsão dos jogadores que o Schmitd inteligentemente tirou ao intervalo e nos custou 3 pontos, além do elã que vos deu!

        Um abraço.

    • Mantorras
      Posted Setembro 5, 2023 at 4:06 pm

      Respeito muito os teus comentarios, por isso espero que nao me leves a mal.

      – Quando era pequenino lembro-me de muitas vezes ver o Benfica ser prejudicado e dizer “espera até estarmos fora da corrida e já seremos beneficiados”.
      – Há penalties irrelevantes e outros não, creio que podemos concordar nisto, e posto isto, a sua soma redonda não os torna todos iguais.
      – Uma diferença de 147 para 121 são mais ou menos 20% ao longo de 15 anos. Uma diferença consistente de 20% nunca será pouco.
      – Isto seria sempre penoso de discutir, nem sequer faz sentido avaliar isto sem avaliar os que ficam por marcar e outros lances com impacto, a importância dos mesmos no jogo e na competição em questão, etc. Fica-se sempre a dever algo à discussão.
      – Aquela história dos penalties da década… algumas pessoas não gostem que se diga, mas é apenas curiosidade que quando metes todas as ligas e todos os clubes ao barulho, ganha a contagem o mesmo que ganha em Portugal, na primeira liga.

      Podemos esquecer décadas e médias. Podemos falar deste ano e aferir a importância dos lances nos jogos. O impacto das simulações constantes a partir de certa altura do jogo e das paragens para rever, acalmar os protestos e a pressão dos indignados e o disparar do tempos de descontos. Por fim, ver se essas simulações e pressão resultam ou não, olhando para o que se caiu, em que altura se começou a cair mais, e o que se marcou… nessas alturas.

      Depois podemos fazer esse exercício com os penalties do Benfica do ano passado. Quantos foram aos 90, com o jogo empatado ou a perder, e quantas simulações/quedas se tentaram antes de sair o penalty.

      Mergulhar quando lhes tocam, é uma coisa, mas falo de provocar contactos repetidamente, e mandar-se para o chão. Quando comparam com o Jonas, por exemplo… Taremi já tinha sofrido 15 em 75 jogos, enquanto Jonas sofreu 8 em 183. Desde então a diferença aumentou (tudo GoalPoint). Hoje, fizeram uma lista do top10 de jogadores com mais penalties sofridos. Taremi tem quase o dobro do segundo, Bas Dost, e na restante lista, Carlos Junior (deve ser o Vinícius), é o único do Benfica, portanto tem lá um jogador do Benfica, e depois tem: Bas Dost, Murillo, Paulinho, Edwards, Octávio, Rochinha, Pote e Brahimi.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 5, 2023 at 4:58 pm

        Mantorras,

        Tu és daqueles que conseguimos ter debates saudáveis pelo que vou ter o cuidado de me explicar.
        – Um penalti é um penalti, é como uma expulsão. Abrir um resultado ao minuto 60 mas acabar 3-0, não o torna irrelevante como ser o 2-1 ao minuto 75. E não me vou dar ao trabalho de analisar cada penalti em particular até porque acho que os grandes falam de barriga muito cheia quando comparados com os pequenos (e uns mais que outros). Daí que não entrando no detalhe, os torne todos iguais.
        – Uma diferença de 20% em 15 anos, dá uma diferença inferior a 10% por época, daí que eu a ache irrelevante. Numa época inteira ter mais 2 penaltis em 40 jogos é significativo? Não acho. Se me disseres que 2 penaltis todos os anos o podem tornar significativo, já concordo contigo. Contudo, novamente só tirei o número e não a clareza das faltas ou o volume ofensivo que o potenciou (o Porto gosta de fazer chuveirinho nos apertos porque sabe que facilita o contacto).
        – Sobre o resto concordo contigo. O Porto usa e abusa de comportamentos reprováveis, nem é isso que me chateia porque sei que não é por me chatear que vai mudar (os falsos moralismos do Nowiskti). O que me chateia é os outros acharem-se diferentes. Raramente consigo ter um debate com alguém que veja os erros sem justificar com os outros. Porque é que um Benfiquista pode dizer “este é para compensar os mal assinalados do Porto” e um Portista não o pode fazer? Outro exemplo que te deixo é os casos do Porto serem escrutinados como se não houvesse amanhã e quando vou ver outros jogos não acontece nada. Para não falar sempre do Benfica, deixo-te o exemplo do Paulinho. “Fomos ajudados mas assumimos o erro do árbitro, muito bem o Ruben!”, mas isto muda alguma coisa? Foi politicamente correcto apenas, o erro está lá, tanto é que o Varandas não teve metade do espalhafato que teve esta semana.
        – E fecho com um ponto, nenhum dos grandes, no final do dia quer a arbitragem profissionalizada, tanto é que tudo têm feito (falar para inglês ver não conta) para que continuem a ser árbitros em part-time. E basta assistir às reuniões da Liga para o perceber que o status quo dá jeito a muita gente!

        • Mantorras
          Posted Setembro 5, 2023 at 9:15 pm

          Eu não considero igual ser aos 30min, com o jogo em aberto, ou ser aos 95min, a fechar o mesmo. Os pontos ficam mais caros no fim dos campeonatos e o mesmo raciocínio se pode aplicar com os minutos de um jogo. Acho este ponto fundamental para analisar o ponto que questiono mais, que são as simulações repetidas e a pressão em cima de quem apita.
          Quanto aos 20%, pode parecer irrelevante quando fazes a média, mas os valores oscilam de ano para ano. As diferenças em concreto, e não em média, são bem relevantes, até porque 20% não é assim tão pouco, para diferença média, sinceramente. Acho que deves estar a dizer que dá 10% por época porque um penalty é um “inteiro”, sem meios ou quartos, mas continua a ser 20%, uns anos compensam os outros.
          Quanto ao resto, concordo contigo e também não vou na conversa do meu clube ser santo. Não o era, não o é e duvido que venha a ser. Repito sempre o mesmo quando vem a conversa da centralização: não só não vai resolver nada, como se perderá a oportunidade de a utilizar como ponto de viragem. Há muito a limpar, mesmo muito, carradas de dirigentes, responsáveis da FPF e arbitragem, e a própria liga, que têm que desaparecer e dar a vez a outros, antes que qualquer abordagem possa surtir efeito.
          Quanto à profissionalização dos árbitros, julgo que o Sporting era a favor, e espero que consigam levar a bom porto os seus esforços.
          Irão divulgar as comunicações do VAR, já é um passo, mas mete impressão ser tudo às pinguinhas.
          Um abraço

        • DM
          Posted Setembro 5, 2023 at 6:04 pm

          20% em 15 épocas é menos de 10% por época…
          A noção está forte mas a matemática, UPA, UPA

        • KCL
          Posted Setembro 5, 2023 at 5:12 pm

          Uma diferença de 20% em 15 anos é uma diferença de 20% por época, em média. Há épocas em que pode ser 10% e outras 50%. :D

    • brunosilva386
      Posted Setembro 5, 2023 at 1:56 pm

      Nem mais Francisco. É EXATAMENTE isso. Muito obrigado.

      • SilvadasAguas
        Posted Setembro 5, 2023 at 2:38 pm

        Portanto vao mesmo criar a narrativa de “quem tem mais penaltis é quem é mais ajudado”, é isto?

    • Ricardo10_
      Posted Setembro 5, 2023 at 1:51 pm

      Cá está…Que não se engane quem pensa que a maioria dos adeptos do Porto não pensa assim…
      Estatísticas para boi dormir…O que é que interessa o número de penaltys marcados? O Benfica e o Sporting até podiam ter 500 penaltys a favor cada um, se forem bem assinalados, o que é que isso interessa?!
      40 anos a mandar nisto era terem muitos mais penaltys marcados a favor?
      Conquistou uma grande penalidade na ultima época? E novamente…O que é que isso tem a ver?! É por isso que não passa a vida a tentar enganar os árbitros com quedas patéticas?
      O Porto não é o Porto do nada, é devido a este tipo de adeptos que no fundo nem adeptos são, e devido a um país repleto de bananas que permitiram tudo a este clube.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 5, 2023 at 2:18 pm

        Quando usamos estatísticas, é para boi dormir. Quando não usamos, mandamos ver as estatísticas que dizem que somos o clube com mais penaltis no século. Têm que se organizar se é para ir ver ou não as estatísticas que de outra forma pareço o Luís Gonçalves, feito barata tonta!

        Efectivamente, o Porto é o clube mais beneficiado do regime. Depois vou novamente ver e golos fora de jogo temos o do Paulinho e um erradamente assinalado ao Taremi. Em penaltis conquistados, o João Mário deve ter a perna partida do fim de semana passado mas o Taremi não pode ter a camisola rasgada deste. O Pepe tem várias faltas para amarelo mas o João Neves não. Novamente, num país de bananas, todos temos é palas nos olhos como disse o JQM.

        E aconselho-o a ver novamente se quantas grandes penalidades mal assinaladas (e as não assinaladas) teve o Porto comparado com o restante. Mas não veja num túnel que se castigo que foi posteriormente cancelado custou-nos um campeonato, mas o que é que isso interessa não é?

        P.S. Sou dos principais críticos à falta de castigos de Sérgio Conceição. Pode ler em vários posts sobre esse assunto!

        • Ricardo10_
          Posted Setembro 5, 2023 at 4:25 pm

          O Porto tem claramente mais expulsões perdoadas, mais expulsões ridículas de adversários, um maior número de penaltys inventados a favor e penaltys não marcados contra como aquele do Pepe na época anterior, onde dá uma chapada num adversário e ainda é marcada falta atacante! E volto a frisar, que isto é agora, ver vídeos dos anos anos 90 ultrapassa qualquer limite do lógico, é preciso ter graves problemas para achar aquilo normal ou achar que acontecia com os outros também.
          Como se isto não chegasse para terem vergonha na cara, ainda inventam e mentem descaradamente até à exaustão sobre os outros, para darem a entender que os outros também são corruptos e que todos são favorecidos de igual maneira. Começou no mito do Calabote até provavelmente à tanga dos emails. Continuam a falar dos túneis como se tivesse sido um campeonato roubado pelo Benfica! O Cardozo leva uma chapada de um jogador do Braga e foi expulso e castigado dois jogos! O Hulk e o Sapunaru agridem seguranças no túnel e queriam o quê? Só por aqui dá para ver ao que estão habituados, as regras não são para eles… Quando o Hulk é suspenso, o Porto está em terceiro lugar, fica 10 jogos fora e o Porto acaba o campeonato no mesmo terceiro lugar. Mas a culpa é do Benfica e é o campeonato dos tuneis? Esta gente tem uma lata descomunal e vive constantemente na mentira.
          Daqui a uns anos continuarão a dizer que perderam este campeonato (se perderem) , porque não foi marcado um penalty claro sobre o Taremi e foi o campeonato dos telemóveis.

        • topfutebol
          Posted Setembro 5, 2023 at 4:00 pm

          Dos 147 pênaltis do Porto, certamente que foram todos mal assinalados. Mas os cento e tal de Benfica e Sporting claramente que foram todos bem assinalados.
          Se a narrativa dos “40 anos disto” fosse assim tão cega, acredito que o golo do Arouca tinha sido anulado , já que o Cristo González ficou com a bola controlada porque lhe bateu na mão.
          Era mais fácil, invalidar este golo do que inventar um pênalti para o Porto, já que normalmente estes toques com a mão são mais suscetíveis a interpretação.

          • Ricardo10_
            Posted Setembro 5, 2023 at 4:27 pm

            Nem sempre se passam todos os limites para beneficiar o Porto, calma lá…

            “84’ – Golo legal do Arouca. A mão inicial de González foi involuntária e não tinha de ser sancionada, porque não aconteceu «imediatamente» antes do espanhol marcar golo. Só essas são obrigatoriamente puníveis por lei. Nesta análise esteve bem a equipa de arbitragem. “

        • DNowitzki
          Posted Setembro 5, 2023 at 3:42 pm

          O túnel? Nossa Senhora! Vocês não têm medida. O castigo do Deco também não saiu? Como foi tal possível?

          • Francisco Ramos
            Posted Setembro 5, 2023 at 4:15 pm

            Nós temos, vocês é que se acham numa medida diferente. Mas consigo já não tenho mais debates, não sou fã da superioridade moral!

            • DNowitzki
              Posted Setembro 5, 2023 at 7:48 pm

              Só és fã da trapaça, o que já não é coisa pouca.
              Sobre debates, é um direito teu. Agora, não confunda factos com superioridade moral. Eu ainda me lembro do último debate que protagonizamos: contra factos não há argumentos. Só fugas de pianinho.

        • SilvadasAguas
          Posted Setembro 5, 2023 at 3:17 pm

          Triste, é muito triste isto, continuem no vosso circo, pena os outros terem de o assistir

          • Francisco Ramos
            Posted Setembro 5, 2023 at 4:15 pm

            É água que corre, não se preocupe.

            Um circo é um recinto circular e coberto destinado a espetáculos com números variados, como acrobacias, prestidigitação, números com palhaços, com cavalos ou outros animais amestrados, etc. Pena é vocês acharem que o Porto é o único clube que lá anda!

            • SilvadasAguas
              Posted Setembro 5, 2023 at 4:37 pm

              As acrobacias do Gonçalo Borges check, os rotweillers no banco check ( se bem que de amestrados nao têm muito, rosnam demasiado), as palhaçadas do Taremi check, portanto sim, ta um belo circo completo.

      • SilvadasAguas
        Posted Setembro 5, 2023 at 2:18 pm

        Depois ofendem-se quando se generaliza. Que comentario absurdo desse tal Francisco Rassa Ramos

    • MikeM
      Posted Setembro 5, 2023 at 1:39 pm

      O Porto até podia ter 1000 penaltis em 10 anos, se fossem bem marcados ninguém tinha nada a apontar. O que é recorrente, nestes 40 anos, são os benefícios ao FC Porto, principalmente quando o jogo não lhes está a correr bem, já foi visto um pouco de tudo, “rodinhas” e empurrões aos árbitros, atirar chuteiras, expulsões perdoadas, golos fora de jogo, golos limpos anulados aos adversários, autogolos de jogadores do Porto anulados por fora de jogo, treinadores a fazerem o que bem entendem, “dirigentes” ainda pior, visitas aos campos de treino dos árbitros, coação e ameaça de todas as maneiras e feitios e dava para ficar aqui o resto do dia.
      O Porto dominou a arbitragem durante anos e mesmo com o VAR continua a exercer uma pressão e influência descomunal sobre esta, basta ver as recentes decisões dos árbitros para o perceber. Não há como negar, existem provas e basta ver uns vídeos no youtube.

  • VaideMota
    Posted Setembro 5, 2023 at 12:49 pm

    Que não se tenha medo. Que se deixe o barco afundar. Eu já vi no estádio o Benfica a ficar em 6º e passado vários anos voltou. Olhem o Sporting, 2 vezes campeão em quase 40 anos e aqui anda, depois do ataque a Alcochete, cheio de invejável dignidade. Que se proteja o desporto que define valores fundamentais e as crianças que nele acreditam. Este Porto não serve de exemplo para ninguém e temos de fazer alguma coisa em relação a isso.

  • Slayer666
    Posted Setembro 5, 2023 at 12:22 pm

    Por acaso não vi esclarecido se o arbitro marcar penalti e depois, através do VAR, se percebe que é simulação, o jogador que simulou leva amarelo…mas pela amostra acredito que não.
    Isso é situação que acontece quanto o arbitro assinala logo simulação…

  • Mantorras
    Posted Setembro 5, 2023 at 11:41 am

    O problema nunca foi haver um erro. O problema e haver estrategia.
    O que acontece a partir dos 80′, quando o Porto nao esta a vencer, e em parte futeboo: muita pressao e tal, merito do Porto, jogar bem pelas alas e abrir espacos para cruzar, merito do Porto, e muita gente a atacar a bola na area, ate aqui tudo merito do Porto, tudo futebol, tudo perfeito. So que depois, a cada cruzamento ha e a cada bola disputada ha uma queda espalhafatosa e exagerada, e mesmo quando alguma nesga de espaco, procura-se o corpo do defesa, abre-se pernas, atrasa-se passada, etc, provoca-se o contacto seguido de queda espalhafatosa e exagerada… E inacreditavel.
    E repete-se isto, sendo que a cada lance ha um coro de protestos e indignacao, coloca-se pressao no arbitro que sente que ja vai no quinto lance em que “nao marca nada” e algo de estranho se deve estar a passar com ele, porque algum deve ser penalty… e a certa altura ate duvida da sua propria sanidade.
    Claro, no meio de tanto pedido de penalty e pressao para se ir ao VAR, para se rever e sinais de ecras com as maos, alguma coisinha se arranja. Se quisermos olhar com muita forca, e este e um problema da falta de criterios, arranja-se qualquer coisinha.
    O que e factual e que, com tanto protesto e revisao, com tanto pedido de penalty, acaba-se com tempos de desconto acima do normal, e nao ha mais antijogo nos jogos contra o Porto do que com os outros grandes, por exemplo, mas ha muito mais choro, muito mais protestos, muitos conflitos e talvez mais revisoes do VAR. No final, acaba a marcar, com penalty da praxe, seja mais ou menos penalty.
    Em Barcelos, nem o jogo estava a descambar e quase perdido, nem o JM ou os outros jogadores do Benfica andaram a mandar-se contra defesas e a gritar penalty. Quando sao tocados pedem falta e mergulham como os outros? Sim. Nao fazem disso vida nem estrategia, nao vemos a equipa toda a recorrer a isso no desespero e no grito. Nao sao lances no desespero, conseguidos com pressao sistematica, de forma estrategica, no finalzinho, quando ja nao vao la de outra forma. Havia o fergie time, agora ha o rebolation time.

    • henry14
      Posted Setembro 5, 2023 at 8:01 pm

      Excelente comentário.
      Mas isto já é uma coisa de há muitos anos, simplesmente como tinham plantéis bem melhores, não precisavam de recorrer a estas estratégias jogo sim jogo sim. Só que hoje em dia, com este plantel algo limitado e com este treinador que gosta de promover os cepos antigos (será que Jaime, Navarro, Varela entre outros calçam já ou terão que ser moldados pelo Conceição, O Milagreiro durante 2/3 meses?) como não resolvem os jogos cedo, acaba sempre neste espetáculo degradante.

    • Nickles
      Posted Setembro 5, 2023 at 2:08 pm

      Tudo dito. Excelente

  • ACT7
    Posted Setembro 5, 2023 at 11:25 am

    O sistema do VAR não é infalível e claro que pode ter falhas.
    A altice utiliza um sistema redundante para a chegada do sinal ao local onde está o VAR, pessoalmente já presenciei a instalação do sistema de fibra ótica para os equipamentos do VAR em vários estádios e a probabilidade deste falhar é muito reduzida, todos cabos são em condutas, os clubes foram obrigados a criar infraestruturas subterrâneas para o efeito.
    A questão mais vulnerável, acaba por ser a eletricidade, mas houve mais alguma falha em algum setor do estádio? existem baterias para contornar isto de forma a resolver-se a questão nem que seja de forma provisória. Esgotam 2 baterias de reserva e ninguém estiva uma ponta de cabo para se ligar de forma provisória?
    Tudo que envolve o Porto e a arbitragem já nos leva sempre a levantar suspeitas e este caso é por demais evidente que algo de estranho aconteceu.
    Todos já conhecemos o Taremi, mas a forma como foram feitas várias simulações num curto período de tempo, a forma como aconteceu isto tudo com o VAR e a revolta por parte do Porto por o lance ter sido anulado porque afinal à um plano B quando o VAR falha, leva-nos a pensar que isto tudo foi premeditado.
    O facto de haver apenas uma vaga para a LC, está a condicionar e de que maneira este campeonato, o Porto está com a corda na garganta e vai fazer de tudo para ser campeão, estamos na 4ª jornada e o Porto não digo que podia estar fora da corrida, mas podia muito bem já ter um atraso considerável aliado ao facto de não jogar nada.
    Bom texto do JQM, a ironia, o humor e a qualidade do texto é de aplaudir de pé.

  • PauloBritish1904
    Posted Setembro 5, 2023 at 10:43 am

    A triste realidade do futebol Português contrasta com a qualidade do texto. Parabéns João Querido Manha!

  • Artur Trindade
    Posted Setembro 5, 2023 at 10:37 am

    A saída de Taremi, para lá do factor desportivo, onde é o melhor avançado da competição, teria este efeito ainda mais nefasto para as ambições do FCP.
    Ele é um encantador de serpentes, como foi apelidado há meses, e foi defendido pelas virgens ofendidas do FCP.
    O Otávio com a mesma arte, não o conseguia estender até á area, como Taremi, que pode ganhar até 10 penaltys numa época.
    É um farsante de competições, jogando num clube que lhe explicou na chegada que deveria usar até á exaustão, os seus super-poderes de ilusionista, porque tudo é permitido para ganhar.
    Toda esta história é do arco da velha.
    Alegadamente, o FCP fez lockdown ao VAR, porque a última meia hora seria intensa, de artes e manhas na área do Arouca, e não contavam, e estão indignados por isso, que um télemóvel servisse para desmontar o esquema ?
    Se isto fosse provado, se não for apenas uma conjetura, o FCP poderia ficar fora das competições.
    Os adeptos do FCP não têm força para colocar fora do clube, o PdC, que tanto dano faz na reputação do clube, apenas porque ele ganha muito?

  • Sobe Alges
    Posted Setembro 5, 2023 at 10:34 am

    Foram dois autênticos mergulhos, mas tendo sido o primeiro lance revertido, como é que não se dá cartão amarelo por simulação?? É normal que o jogador continue a fazer isto sistematicamente. Na champions contra o Atlético, mandou um pontapé nas pernas do Witsel dentro da área e foi muito bem expulso, enquanto que aqui ou se marca penalti ou simplesmente não se faz nada. Tem vidas infinitas.

    E não sei se as pessoas têm bem noção do que aí vem. Para além do Taremi, o Porto ainda foi buscar de volta o Francisco Conceição, que não fica nada atrás no capítulo do mergulho. Já estou a imaginar nos jogos apertados, a partir dos 80 minutos, os dois constantemente a cair na área.

  • Ricardo10_
    Posted Setembro 5, 2023 at 10:33 am

    O futebol e a politica são bastante parecidos…Falando de Portugal, a cultura é venerar e idolatrar clubes e políticos! A cultura é venerar e idolatrar bandidos, criminosos, corruptos e trapaceiros! Por mais provas e factos que existam, as pessoas não querem saber…
    Taremi como jogador de futebol, é um bom jogador para o campeonato Português e pouco mais. Como pessoa e desportista, é um batoteiro e não tem caracter absolutamente nenhum! É do pior que já se viu em Portugal, tal como Otávio. Existe uma banalização e normalização da história do Porto que é provavelmente a maior vergonha do futebol Português. Toda a gente sabe de inúmeros factos, toda a gente ouviu as escutas, toda a gente consegue ver vídeos no youtube com dezenas e dezenas de lances vergonhosos em que o Porto era beneficiado principalmente nos anos 90, com agressões bárbaras, com guarda-redes a defender com as mãos fora a área e golos anulados aos adversários só porque sim! Logicamente que as artimanhas mais escandalosas tiveram de acabar e foram substituídas por outras mais elaboradas e discretas, mas que estão lá constantemente em quase todos os jogos e principalmente sempre que precisam! Outro dos truques sujos do Porto é inventar e aumentar casos dos outros, principalmente do Benfica. Começou no Calabote e dura até hoje! Tal como comparar Taremi com Jonas. O problema do Porto mais recente é que está falido, não consegue comprar muitos jogadores bons e já não consegue roubar os jogadores ao Benfica como fez ao longo de anos, o Porto tem tido equipas miseráveis, jogadores completamente banais e Sérgio Conceição é um treinador banalíssimo, mas até isso conseguem ignorar. É raça e somos Porto! A última época foi escandalosa e esta vai pelo mesmo caminho, equipas que mais parecem equipas do Braga ou do Guimarães do inicio do século, a lutarem pelos campeonatos até ao fim e com grandes possibilidades de os ganhar…E acham isto normal…Surreal!

  • SilvadasAguas
    Posted Setembro 5, 2023 at 10:00 am

    É isto!! Excelente texto!

  • O Comendador
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:54 am

    Bom post. Novamente muito metafórico para iludir os menos cultos, mas está lá tudo: os adeptos apoiam a equipa se ela ganhar, nem que seja a fazer batota.
    Infelizmente, o retrato de um povo e de uma massa adepta concreta.
    SL

  • Kafka
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:53 am

    Grande texto, parabéns

    Mas lá está, eu vejo muito alarido sobre este jogo, mas só entendo este alarido todo por malta mais nova, agora viveu na década de 80/90 e início deste século, isto foi apenas um pequeno almoço rápido que se toma já sem tempo e igual ao dos últimos 40 anos

    O Porto é isto há 40 anos e vai ser igualzinho nos próximos 40, porque os adeptos do Porto apoiam isto e acreditam cegamente que nada aconteceu nos últimos 40 anos, tanto que apoiam cegamente os últimos 40 anos do seu clube, e isto diz tudo sobre os adeptos do Porto

    • Portofan
      Posted Setembro 5, 2023 at 12:59 pm

      Mais 4 anos acredito agora 40 será impossível. A corja toda que governa o meu FCP está a pontos de ser descoberta e não acredito que os adeptos tolerem esta situação durante muito mais tempo.
      Mas de uma coisa tenho a certeza, terá de ser alguém com “eles” bem no sitio porque está visto que o apoio dos SD não vão ter porque esses também estão a mamar muito a custa desta direção.
      Espero e acredito que nas eleições do próximo ano já se consiga perceber um pouco que muitos, eu obviamente incluído, queremos sangue novo à frente do clube.

  • RMCL
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:51 am

    Enquanto não existir um castigo exemplar a Taremi é todos os jogos assim, isto noutras ligas da direito a castigo!
    Numa semana Taremi caiu a transferência para Itália e cai 2 vezes na área!

  • Borsalino
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:49 am

    Grande (mais um) texto!

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:37 am

    Grande grande texto

  • MuchoG
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:36 am

    Uma coisa é o Benfica ter ocasionalmente um penalti como o de Barcelos, ou o Sporting beneficiar de linhas mal postas (que voltaram a acontecer este fim de semana). Outra coisa é o Porto beneficiar de decisões dúbias do árbitro, semana sim, semana sim. Se tiverem em dificuldades, a probabilidade de um penalti, expulsão, etc é muito mais alta. Em 4 jogos, 2 foram o caso.

    Quase que nem culpo os árbitros, muitos deles são péssimos mas o Porto criou um clima de medo onde parece que têm uma arma apontada à cabeça sempre que têm de tomar uma decisão importante. E se tens a coragem de anular o primeiro, já não podes anular o segundo. Foi isso que aconteceu no Domingo. A confiança com que se assinalou uma simulação tão óbvia diz tudo.

    Taremi já era mestre no Rio Ave a sacar penaltis, reforçar o Porto é um match made in heaven. Jogar num clube com estas benesses no país do “se há contacto é falta” só podia dar resultados destes. Já ganhou tanta fama que o teatro na Champions não resulta, até já foi expulso uma vez. Estranho porque é que em Portugal continua a funcionar, ainda não o conhecem?

    Chegou ao ponto em que não ficaria surpreendido se tivesse sido o Porto a orquestrar a falta de electricidade no sistema VAR para não funcionar no fim de um jogo complicado onde a (única) arma usada é a busca do penalti.

    E nada vai mudar, daqui a duas semanas teremos Taremi a mergulhar e a coação do costume. A Liga tem zero projeção internacional, é, juntamente com a FPF, um antro de corrupção que só serve os interesses dos seus dirigentes, e tem o seu campeonato completamente desvirtuado quando vemos o que o Porto faz sem sofrer consequências.
    Ganhar um campeonato destes seria um feito absolutamente hercúleo, só mesmo um Man City porque é preciso roçar a perfeição.

    • MikeM
      Posted Setembro 5, 2023 at 10:07 am

      Continua a fazer-me confusão como se insiste em dar como exemplo um lance que não deixa dúvidas. O penalti do Benfica em Barcelos era penalti, o João Mário leva um pontapé no tornozelo dentro da área, é falta, mas qual é a discussão? Porque o Sporting foi beneficiado num lance e o Porto em 20, o que é normal, tem de haver um lance a gerar confusão num jogo do Benfica? É obrigatório ou é apenas para fazer barulho? O jogador leva um pontapé num local em que sequer se encontra protegido pela caneleira, vai ao chão, é penalti claro e o árbitro marca e o VAR confirma, queriam o quê?
      Não foi como o Taremi que sente um vento nas costas ou um raspão na perna e atira-se para o chão, foi um lance que impossibilita que o jogador continue a jogada.
      É que até aceitava que a expulsão do jogador do Vitória de Guimarães fosse discutida, porque para mim foi exagerada, tal como a do Musa, tal como a célebre do Luis Diaz que parte a perna ao adversário, porque em nenhuma existe qualquer intenção de magoar o adversário ou sequer de fazer falta, mas um lance como o de Barcelos ser contestado? Há que saber ver futebol.
      Em relação ao Taremi, não há muito a dizer, o jogo dele é este, não sei se por conselho do seu treinador ou não, mas estando o Porto a perder basta um corte de relva mais alto para ele se atirar para o chão, o que, nos jogos do seu clube, sobretudo no Dragão, irá resultar em penáltis, e enquanto for assim…

      • batalha34
        Posted Setembro 5, 2023 at 10:51 am

        A regra das expulsoes nesse caso é clara. Entrada de pitoes acima do tornozelo é vermelho. O Matheus Reis teve uma igual na taça da liga o ano passado ou ha 2 anos.

        Se de facto tivesse intençāo de fazer uma entrada assim nao era só vermelho, era vermelho e suspensāo de muitos jogos.

      • MuchoG
        Posted Setembro 5, 2023 at 10:47 am

        Sou benfiquista, acho que é penalti, queria só colocar um lance para cada clube grande. Apesar de tudo, acho que é o mais discutível de todos os que tivemos até agora. Para mim a expulsão do Vitória e a do Musa é 100% correta, ser sem querer não invalida que puseram em causa a integridade física dos jogadores.

  • maZe
    Posted Setembro 5, 2023 at 9:20 am

    Off topic: VM, como consigo mudar a foto de perfil? É preciso registar noutra aplicação?

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Setembro 5, 2023 at 10:49 am

      Grande texto do João Querido Manha, como já vem sendo hábito no Visão de Mercado.

      Acrescento só uma nota final: comece a dar aos árbitros um busca polos sempre que vão ao Dragão e caso não haja eletricidade para ver imagens no VAR.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Setembro 5, 2023 at 10:41 am

      Realmente, isto agora sem fotos é uma caca, as vezes identificava os users e os meus comentários pela foto, assim tenho de andar à pesca.. e ter de me registar num outro site só para isso não faz sentido, como antes é que estava bom.

Deixa um comentário