Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Defoe nos Toronto por 7,2 milhões de euros

A MLS deu finalmente o “salto” que se esperava? Os clubes já não se limitam a contratar veteranos ou elementos em final de contrato e começam, como provam as aquisições de Dempsey, Bradley e Defoe, a desembolsar boas quantias para assegurar reforços na Europa.  
Agora é oficial, o Tottenham confirmou a venda do avançado Jermaine Defoe aos Toronto da MLS. O negócio só vai ter efeito a partir de 28 de Fevereiro e permite aos Spurs encaixar 7.2 milhões de euros com o internacional inglês. VM – Dada a recente afirmação de Adebayor é uma saída que não obriga os Spurs a ir ao mercado. Os principais destaques são mesmo a força dos Toronto e a vontade de Defoe, que fora aquelas 7/8 principais equipas da Premier League era titular de caras nas restantes, em rumar à MLS.

33 Comentários

  • Kacal l
    Posted Janeiro 10, 2014 at 1:51 pm

    Isto mostra que a MLS tem evoluído e vai continuar a evoluir, é um campeonato com grande capacidade financeira e tem melhorado muito noutros aspectos, mas não estava á espera que o Defoe decidisse ir já para os EUA, com 32 anos acho que ainda tinha mais para dar na Europa, no Tottenham estava "tapado", com Soldado (custou 30 milhões e tem que jogar) e com a recente "aparição" e subida de forma do Adebayor, ele perdeu espaço no plantel e é uma saída inevitável, mas esperava que ele fosse para outro clube na Europa, quem sabe mesmo na BPL, mostra alguma falta de ambição, escolheu o aspecto financeiro, ele decidiu e temos que respeitar e aceitar, Boa Sorte para ele.

    • Filipe Azevedo
      Posted Janeiro 10, 2014 at 6:20 pm

      Luis bcn,
      E verdade que os salarios nao sao tao grandes como na NFL, mas isso e porque a MLS nao e tao vista, nao tendo as mesmas receitas. Com a melhoria qualitativa na MLS vai haver mais pessoas a ver, que por sua vez faz aumentar as receitas televisivas e de bilheteiras dos clubes o que se traduz na melhoria dos salarios. E de volta ao inicio, esta tudo ligado. Posso dizer que ha imensos amantes de futebol nos EUA que simplesmente odeiam a MLS e nem sequer se interessam por ela. No entanto nao perdem um jogo da La Liga ou da BPL

    • luis bcn
      Posted Janeiro 10, 2014 at 4:23 pm

      Tambem nao esquecer a vertente economica…um jogador da NFL ganha uma barbaridade.

      O futebol lá tem um problema, nao ha grandes rivalidades (e por estarem longe nao podem competir com as grandes equipas europeias) e o modelo competitivo americano nao é grande coisa. Mas valia fazer uma competiçao copa libertadores entre as Americas todas do que dividir a meio. Os Americanos tem que esperar 4 anos pelos mundiais, nós vemos a champions, os europeus e essas coisas todas. Eles tem as melhores ligas do mundo de basket, basebol e hoquei no gelo mas tambem é verdade que quase ninguem se interessa por aquilo fora da america do norte (só mesmo basket). Bastava o Ronaldinho ser Americano que eles ja andavam todos loucos…é sempre assim, se tivéssemos bons jogadores de tenis e basket teriamos mais pessoas a seguir os desportos…os americanos nem que seja pela estatistica mais cedo ou mais tarde vao chegar a ter craques e aí vao se render…

    • Filipe Azevedo
      Posted Janeiro 10, 2014 at 3:33 pm

      Peco desculpa, queria fazer um comentario ao post e nao uma resposta ao teu comentario.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 10, 2014 at 3:20 pm

      Concordo Filipe Azevedo, é óbvio que a MLS vai evoluir a nível Nacional, nunca vai chegar ao patamar das principais ligas europeia, mesmo a NFL, NBA e MLB que são muito cotadas nos EUA vai ser quase impossível, mas pode aumentar em muito a sua reputação e ter mais jogadores a irem para lá mais jovens, acho que é muito possível.

    • Filipe Azevedo
      Posted Janeiro 10, 2014 at 3:09 pm

      A MLS tem evoluido muito e tem todas as condicoes para continuar a evoluir. No entanto, nunca vai chegar ao patamar das ligas europeias por varias razoes. Primeiro porque tem um calendario muito mais curto que qualquer outra liga (e assim que os desportos funcionam nos EUA para que a cada altura do ano haja so um, no maximo dois, desportos em fase crucial para captar mais atencao); em segundo lugar, e talvez o factor mais importante, esta no continente errado… Nem o Brasileirao tem a mesma dimensao mundial que qualquer uma das top6 ligas europeias, apesar de ser o pais que mais produz jogadores de futebol (e de qualidade).

      No entanto, a nivel nacional, a MLS vai continuar a crescer e a ganhar importancia. Nao digo que vai rivalizar com a NFL, NBA ou a MLB, mas acredito que tenha um impacto semelhante a NHL por exemplo. Para isso, no entanto, acho que precisa de aumentar o numero de equipas, apesar de isso nao poder ser feito de um dia para o outro sem deixar o desporto maturar primeiro. O factor mais importante neste crescimento, na minha opiniao, nem e o dinheiro ou o facto de conseguir atrair jogadores de ligas europeias (as ligas arabes tambem o fazem e nao deixam de ser mediocres). O que vai fazer mesmo a diferenca e quando os miudos da geracao de 98' para cima comecarem a aparecer nas equipas da MLS (isto so ira acontecer la para 2020 porque antes teem de ingressar no desporto universitario e acabar o curso, que so acontece la para os 20/21 anos). Quando isso acontecer, a MLS vai dar um salto enorme e acredito que ate se vai ver muitos jogadores americanos a dar o salto para a Europa. Digo isto porque hoje em dia todos os miudos jogam futebol, talvez ate mais do que outros desportos (sei isto porque tenho familia e estudo nos EUA). Num pais com 350 milhoes de pessoas, com grande (e crescente) influencia da America Latina, e com condicoes e infraestructuras superiores a muitos paises europeus (nomeadamente Portugal…), e natural que aparecam muitos jogadores de qualidade nos proximos 10 anos. Ate digo mais, a seleccao Norte Americana vai estar no Top15 mundial dentro de 15 anos na minha opiniao.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 10, 2014 at 2:05 pm

      Aliás, ele até tem 31 anos e não 32, peço desculpa pelo meu erro. :-)

  • luis bcn
    Posted Janeiro 10, 2014 at 1:25 pm

    A MLS está a melhorar…exemplo claro, a equipa dos Seattle Sounders (que era a do Montero) teve uma media de 42 mil pessoas no estadio (de fazer inveja a qualquer clube portugues). Ha muitas cidades que nao aderiram à modalidade e de facto ainda estao à procura das cidades certas para implementar mas isto tem pernas para andar (se alguem conseguem vender bem alguma coisa sao os americanos)

    Quanto ao Defoe é o melhor avançado dos Spurs quando esta em forma, quando nao está é sempre util…foi uma má venda a meu ver

  • João Lains
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:31 pm

    Só revela falta de ambição por parte do Defoe. Seria titular em mais de metade das equipas do campeonato inglês e tem feito parte das mais recentes convocatórias da selecção inglesa. Aliás é um dos poucos jogadores que foi chamado para todos os desafios da fase de apuramento e penso que poderá ter comprometido um lugar na lista final. O momento escolhido também não é o mais indicado porque a MLS só recomeça em Março e nesta altura até é mais comum os jogadores fazerem o caminho inverso, isto é, serem emprestados a clubes europeus. Para além do Defoe, o Toronto garantiu também o Bradley, dois excelentes reforços.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:23 pm

    A MLS pode fazer o investimento que quiser, mas nunca o futebol sera equiparado aos desportos mais mediatos dos EUA (NBA, NFL…). Ainda assim, nota para o investimento que Toronto estao a fazer neste mercado com o Bradley e agora o Defoe.

    O Defoe e um avançado interessante, que era bastante subvalorizado no Tottenham na minha opiniao, mas que neste momento parecia preterido face ao Adebayor e ao Soldado. Alem disso, tambem parece nao alimentar esperanças de estar no Brasil e provavelmente começou ja a pensar num bom contrato em vez de voltar a um clube de meio da tabela do futebol ingles.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:22 pm

    Salto da MLS? É mais o salto da importância do dinheiro… mas alguém acredita que o Defoe vai para lá jogar ao máximo das suas potencialidades?

  • Ruben Pinheiro
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:19 pm

    Podem não estar obrigados mas será bem arriscado não irem ao mercado buscar um avançado, ou não? Desde a saída de AVB que jogam com 2 avançados em simultâneo, o soldado e adebayor. mesmo tendo harry kane ou um dos extremos/médios ofensivos não é curto para quem anda a jogar com 2 avançados?

  • Kafka
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:02 pm

    A MLS terá sempre um "problema" chamado NFL, NBA, MLB e NHL para resolver e assim conseguir ganhar mais projecção nos Estados Unidos…para além de para um "Americano típico", continuar a ser estranho a possibilidade de um jogo/actividade poder terminar empatada…

    • Kafka
      Posted Janeiro 10, 2014 at 5:54 pm

      luis bcn, na NFL é um facto que as regras prevêm empates, agora a possibilidade de isso acontecer é tão mas tão diminuta que se torna residual, e só para teres noção, nas 5 últimas épocas, apenas houve 2 empates, dá portanto para ver o quanto isso é residual

      Obscure, existem 320 milhões de Americanos, logo mercado obviamente que há, até porque os Americanos são quase todos descendentes do resto do Mundo que gosta de futebol, agora eu quando disse que a MLS tinha um problema chamado "NFL, NBA, MLB e NHL" era no sentido que não acredito que jamais chegue ao patamar destas 4 modalidades ao nível de mediatismo, e sabes perfeitamente disso…

      E essa das assistências ultrapassaremos médias da NHL e NBA, estás a ser tendencioso, porque sabes perfeitamente que apesar de isso ser um facto real, só acontece porque NHL e NBA se jogam em pavilhões que obviamente não dá para levarem mais que 20 mil pessoas, agora a taxa de ocupação da NBA e NHL ronda os 95 a 99%, o que prova bem o mediatismo destas 2 modalidades, para além de a nivel de espectadores da Televisão, terem assistência muito mas muito superiores à MLS, para não falar nos ordenados, etc…comparares a MLS à NBA e NHL, é estares apenas a desconversar nada mais, ou então desconheces de todo a realidade americana…

      Jeremy, também já ouvi e vi documentários sobre esse problema da NFL, mas acho dificil acabar, os Americanos TODOS veneram a NFL e aquilo duvido que alguma vez acabara…e os proprios jogadores dizem que mesmo correndo aqueles riscos todos voltariam a jogar e fazer tudo igual, mesmo correndo o risco de morrerem mais cedo que um cidadão comum…a América adora Futebol Americano e duvido que alguma vez haja força para acabarem com a modalidade mesmo tendo em conta os problemas médicos que se fala e são evidentes

    • Obscure
      Posted Janeiro 10, 2014 at 1:47 pm

      @Kafka, O empate é esquisito para eles. Isso é a única verdade do teu comentário. Existe mercado suficiente para todas esses desportos, sabemos é que o MLS nunca atingirá o estatuto dos outros desportos, mas em termos de assistências por jogo o MLS ultrapassa o NHL e NBA, tornando-se no 3º desporto com maior assistência por jogo, não ganha é em assistência global. E depois não podes categorizar o "Americano Típico", porque o mercado do MLS não é só a América, inclui o Canada. Para além que todo o Americano tem uma descendência. Podes dividir os desportos da América do Norte mais pelas suas etnias do que outra coisa. Não é comum veres pessoas com etnias da Europa do leste e de países do norte da Europa e Canada a praticar basket, irás os encontrar mais no futebol, hóquei e futebol americano do noutros desportos, bem como irás encontrar mais etnias provenientes de países da América central e do Sul no basebol e futebol, no hóquei e no basket são raros. Não podes usar essa do Americano típico, porque na realidade o Americano típico (homem) é pai de três, ainda casado em todos são obesos, visto que 1/3 dos Adultos na América são obesos.

    • luis bcn
      Posted Janeiro 10, 2014 at 1:22 pm

      Se nao estou em erro no futebol americano ha empates, só nao ha nos playoffs mas como só é um jogo tem logica.

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 10, 2014 at 1:14 pm

      O melhor que eles tiveram foi o Donovan… Que é um excelente jogador lá, mas que na Europa nunca vingou (teve no Bayern, no Leverkusen, e acho que teve em equipas da premier league).

      Concordo muito contigo Kafka, em séries de tv americanas nota-se o desdém que eles tem pelo "soccer". No outro dia numa sitcom que acompanho, a filha do personagem principal chega de um jogo de futebol, e o pai pergunta quanto ficou, e ela responde 0-0, ao qual o pai responde, uh que emocionante, um dramático empate, desporto mais ridiculo.

      E pronto, é complicado fazer os americanos gostarem de "soccer". Mas uma coisa admito, eles dão bastantes oportunidade a jovens para serem profissionais de futebol. Os clubes de futebol americanos vão buscar jovens jogadores às Universidades. Essa é uma coisa admiro muito, praticarem futebol nas universidades, coisa que aqui não se faz :/

    • Jeremy
      Posted Janeiro 10, 2014 at 12:14 pm

      Por acaso nunca tinha pensado nisso mas realmente eles são tão competitivos que devem achar estranho algo ficar empatado, é que não acontece em mais nenhum desporto lá, mesmo em jogos que não decidem nada.

      Para o futebol se desenvolver na América eles precisavam de ter um jogador de top, para assim seguirem-no e por mais miúdos a jogar á bola. Com atletas tão bons como eles têm não era nada de extraordinário isso acontecer, principalmente se daqui a 10 o 15 anos o Football americano acabar devido ás mortes constantes e problemas mentais em jogadores retirados.

  • Fábio Coutada
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:01 pm

    Assim as equipas da MLS tenham vontade, e não demorará muito até formarem uma das melhores ligas do mundo. Aparecem cada vez mais jogadores de qualidade nos Estados Unidos que podem permanecer no país mais tempo se os clubes tiverem interesse em mantê-los e se juntarem a isso vontade de contratar jogadores no seu melhor momento e não no final de carreira, certamente o nível da liga aumentaria exponencialmente.

    Têm dinheiro, tem estruturas e têm adeptos apaixonados pelo jogo ao contrário do que muita gente pensa. Basta ver um jogo dos Seattle Sounders para se ter uma ideia…

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 10, 2014 at 12:29 pm

      Não acredito que se tornará uma das melhores ligas do mundo,nem nos proximos 20 anos.
      Não me consigo recordar de nenhum jogador acima da média que no seu auge ou perto disso tenha ido para a MLS,nem acredito que aconteça,Europa é Europa.

  • King
    Posted Janeiro 10, 2014 at 12:01 pm

    Definitivamente estão a reforçar-se bem, mas acho que ainda há um longo caminho a fazer para os jogadores reconhecerem a liga como "credível", como é o exemplo de Dempsey que já voltou novamente para Inglaterra (Fulham) pois queria ficar com ritmo adequado para estar no Mundial!

    • Bishara
      Posted Janeiro 10, 2014 at 12:17 pm

      Dempsey veio para o Fulham à semelhança de outros jogadores da MLS que procuram clubes europeus durante os três meses de pausa do campeonato, tal como Beckham o fez. Quando iniciar a pré-época, Dempsey estará novamente de volta a Seattle.

  • Jeremy
    Posted Janeiro 10, 2014 at 11:49 am

    Defoe é um avançado razoável, mas não concordo nada que seria titular em todas as equipas tirando as do top 8.

    No Swansea não era de certeza (Bony e Michu), no Aston Villa também não (Benteke), bem como no Fulham (Berbatov, Bent e Bryan Ruiz).

    Mesmo o West Bromwich tem o Anelka e o Sunderland que até é último tem um excelente avançado como o Steven Flecher (muito sub valorizado). Em Inglaterra a qualidade dos avançados é tão grande que mesmo os bons não têm lugar garantido.

    Quanto ao Defoe, com esta transferência disse adeus á possibilidade de ir ao mundial. Mas também nenhuma equipa da Europa iria dar tanto dinheiro por um jogador de 31 anos.

    A MLS, está claramente a ganhar projeção, principalmente nas cidades de clima mais frio como Toronto e Seattle. Lá também todas as equipas são detidas por milionários, logo se eles estiverem dispostos a gastar dinheiro é normal que voltemos a ver transferências deste género.

    • Sousa Bruno
      Posted Janeiro 10, 2014 at 2:12 pm

      O bryan ruiz foi emprestado ao betis. ele e o leo batistão do at. madrid. sempre pensei que o Ruiz ia ter um grande futuro, pois tem todas as caraterísticas necessárias. O defoe é um bom ponta de lança, que vive de fases em que marca muitos golos, mas as vezes desaparece.
      Quanto é MLS, não creio que vá ter grande futuro.. é uma questão cultural…

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 10, 2014 at 12:53 pm

      Não acho o Benteke bem melhor,mas está bem. O Anelka já foi bom,neste momento é fraco,vai fazer 35 anos,tambem não há milagres.

      Sem jogar é dificil marcar golos,o Defoe tem 388 minutos na Premier,no entanto na Liga Europa em 4 jogos marcou 5 golos.

      O Benfica só tem o Cardozo? E o Cardozo mais dia menos dia vai à vida dele…

    • Jeremy
      Posted Janeiro 10, 2014 at 12:30 pm

      Bony, Michu, Benteke e Berbatov são bem melhores pelo menos. E o Anelka em toda a carreira sempre foi melhor que o Defoe.

      Mas tu querias o Defoe no Benfica, para quê? Tirava o lugar ao Cardozo por acaso?

      Vai lá ver quantos golos tem o Defoe na liga este ano…

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 10, 2014 at 12:00 pm

      Daqui a bocado são todos melhores que o Defoe…Anelka? Nem dado e sem ordenado o queria no Benfica…

      Nenhuma equipa da Europa dava 7.2 milhoes por um jogador de 31 anos?!

  • Bishara
    Posted Janeiro 10, 2014 at 11:47 am

    Uma liga em clara evolução a todos os níveis – orçamentos, receitas, popularidade, competitividade – apesar de ser um conceito de competição diferente do típico europeu. Soube também há algum tempo que o Manchester City ia lançar o New York City FC, um género de filial nos Estados Unidos.

    Seria interessante um novo post pormenorizado sobre o tema, deixo a sugestão à equipa do VM (e, claro, aos leitores). Lembro-me de um feito quando Beckham abandonou os Galaxy, que poderia ser mais aprofundado.

  • Jorge
    Posted Janeiro 10, 2014 at 11:41 am

    9 milhões dempsey
    7 milhões defoe
    ??? bradley

    estão-se a reforçar bem as equipas americanas, pode ser que comece a tornar-se um bom campeonato finalmente, pois mercade para expandir nos USA é o que não falta

Deixa um comentário