Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Do Benfica para o Midtjylland

Avançado que teve impacto nos juniores e nos sub-23, com golos para todos os feitios, embora tenha desiludido, a espaços, na Youth League (como toda a equipa). É dono de um potencial físico e de finalização interessante (canhoto, explosivo e de remate fácil), sendo que depois de Paulinho (Estrela), que saiu para o 2.º classificado Viborg, é mais um jogador a ser aposta por parte de clubes dinamarqueses.

Franculino Djú deixou o Benfica e foi anunciado como reforço do Midtjylland, clube dinamarquês que irá defrontar o Sporting no playoff da Liga Europa e que tem um protocolo com o Mafra. O avançado, de 18 anos, esta época somava 13 golos em 11 jogos pelos sub-23 dos encarnados.

36 Comentários

  • Azra Bloom
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 12:21 pm

    É o início de uma fase em que vários jovens estão em risco de sair e muitos vão sair. É preciso que dentro do Benfica se pergunte o que é que está a correr mal. Os jovens podem ter más decisões de carreira e influência dos agentes? Sim, claro e deve ter acontecido, mas Franculino Dju, Martim Neto, Luis Semedo, Henrique Pereira, Ndour, Rafael Rodrigues, Precatado a terminar em 2023. Em 2024, João Tomé, João Resende, Diego Moreira, Gerson Sousa e André Gomes. Isto não pode ser coincidência, alguma coisa tem que estar a ser mal feita e é preciso refletir no quê.

    Podemos dar uma de Enzo, em que começamos a dizer que afinal o Aursnes e o Chiquinho são muita bons e o Enzo nem era assim tão bom. Mas a verdade é que o Martim Neto e o Franculino Dju (casos mais evidentes) têm bastante qualidade e são mais certezas que anteriores flops que forçaram a saída como o Ronaldo Camara. O normal é que vinguem fora do Benfica. Estamos a voltar à época em que não conseguimos segurar Bernardos Silvas, nem os Bernardos Silvas acham atraente ficar no clube para se desenvolverem.

    É realmente preocupante e o facto do destino ser o Midjtylland ainda é mais preocupante. O que é que correu de mal? O clube dinamarquês oferece mais salário que o Benfica? Mais oportunidades de jogar? É que salário é difícil e oportunidades de jogar poderia sempre recorrer a um empréstimo enquanto não tem espaço na equipa principal (por amor de deus, só tem 18 anos).

    • Bruno Cunha
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 12:35 pm

      Em muitos desses casos o dinheiro vai acabar por ser o fator numero 1.

      O Benfica ofereceu um balúrdio ao Paulo Bernardo e os outros jogadores tem noção disso e tornou-se esse o valor base de negociações quase de certeza.

      Com as exibições que anda a fazer, nem quero imaginar quanto irá pedir André Gomes…

      • Azra Bloom
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:18 pm

        Eu acredito que sim. Mas no caso do Franculino, o Midjtylland ofereceu lhe o salário do Paulo Bernardo? É que dúvido que tenha sido uma questão de salário. Mas isto somos nós aqui a falar, gostava mesmo que o Rui Costa esclarecesse estes sucessivos problemas com a geração da Youth League.

    • Shupaky
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 12:53 pm

      Boas.

      Opiniões são opiniões e se concordo que é preocupante o facto de esses jovens todos estar a encerrar contrato, por outro lado nao me preocupa nada que 99% possa sair. Nao consigo ver qualidade em quase nenhuns para serem mais valia.
      O que se poderia aproveitar na minha opiniao, e renovando mais cedo, por um salario nao proibitivo, era conseguir vender mais tarde este jovens e ficar com 50% do passe, sendo que um outro que fosse vendido, pagaria o resto do salario de jogadores que nao renderam.

      Quanto ao seu comentário queria só referir que hoje com a restrição dos emprestados, o futebol de formação nao vai funcionar de igual maneira, sendo que se o benfica fosse a renovar com esses todos, metade iam ficar estagnados na B for nao haver como emprestar.

      Posto isto, salarios altos de formação, inviabilizam que clubes mais pequenos comprem esses jogadores, com o numero limitado de emprestimos, nao podemos desenvolver todos, ficando ou alguns estagnados e a roubar lugar ou mesmo parados.

      Portanto, o novo paradigma tem de ser, ficar com apenas os melhores, que tenham real potencial tecnica e mental para jogar na equipa A, sendo que nesta equipa A, suspeito que quase nenhum conseguiria acrescentar algo num futuro proximo ao Benfica.

      Talvez seja o melhor para todos, e os jogadores ficam avisados que para receber o tal contrato chorudo, tem de dar o maximo e que nao chega ter potencial e mandar uns bons pontapes na bola por ums tempos.

      • Aurinegro
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:39 pm

        “Fora deste limite ficam os jogadores com idade igual ou inferior a 21 anos e aqueles que tenham sido formados no clube com o qual têm contrato.”

        Essa questão do limite de empréstimos aqui não se enquadra porque estamos a falar, na grande maioria, de jogadores formados no clube. Por exemplo, o Diego Moreira só no final desta temporada será considerado formado no Benfica.

        “É considerado jogador formado localmente, aquele que entre os 15 anos, ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 21 anos, ou no termo da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua nacionalidade e idade, esteve registado por clubes integrados na FPF, de forma continua ou interpolada, por 3 épocas desportivas completas ou por um período correspondente a 36 meses.”

        • João Ribeiro
          Posted Fevereiro 2, 2023 at 2:00 pm

          E que clube de Primeira Liga, sabendo que está limitado a receber até 6 emprestados, vai querer ter nas suas fileiras jogadores com menos de 21 anos? Poderá haver interesse num ou noutro jogador excecional, mas até esses é difícil os próprios clubes deixarem sair.

          E mais: cada vez mais, os clubes usam empréstimos para contornar regras do FPF ou para malabarismos fiscais, portanto até nesse sentido ficará ainda mais difícil para estes jovens. Acho que esta regra vai espalhar muito talento por diversos clubes que, até aqui, se viam privados deles, e é, por isso, muito bem-vinda. Não me admirava nada de ver jogadores como o Martim Neto, Ndour ou o Diego Moreira a assinar por equipas de média dimensão (já se fala no Standard Liége para o Ndour).

          • Aurinegro
            Posted Fevereiro 2, 2023 at 2:28 pm

            João, eu só estava a dizer que essa regra não iria influenciar o que o user disse. E não precisamos de falar de clubes de primeira liga. Neste momento o Benfica tem os seguintes jogadores empresatos:

            Não formados:
            Weigl
            Joao Victor
            Seferovic
            Meite
            Gabriel

            Formados
            Araujo
            Dantas
            Paulo Bernardo
            Ferro
            Tiago Gouveia
            Tomas Araujo
            Sandro Cruz

            Mas respondendo à tua pergunta, no caso da Primeira Liga, nesta lista estão 4 emprestados a clubes de primeira. Há sempre menores de 21 anos que acrescentam em clubes de primeira. Agora, concordo é que o interesse dos clubes que recebem emprestados devia ser só para colmatar falhas do plantel e apostar em jogadores que detenham o passe.

            • João Ribeiro
              Posted Fevereiro 2, 2023 at 3:17 pm

              Acaba por influenciar porque essa regra, para além de limitar os clubes a terem apenas 6 emprestados que não formados localmente e com menos de 21 anos, limita os clubes a terem nas suas fileiras até 6 jogadores emprestados.

              Por exemplo, no meu clube, o Vitória, iniciamos a época com o Antoñín (entretanto saiu mas de notar que a sua vaga não foi libertada, fica “trancada” até ao fim da temporada), Ogawa, Zé Carlos e Mikey Johnston e o Sander da equipa B. Só agora em janeiro chegaram mais 3 jovens para a equipa B nessas condições. Ou seja, todos os emprestados são no intuito de rendimento imediato e/ou com perspetiva de passarem para os quadros no futuro. Na próxima temporada haverão menos 2 vagas e menos espaço haverá para esse tipo de empréstimos.

              Veja-se o próprio Benfica… Dos emprestados que tem, apenas 4 são com perspetiva de se desenvolverem e, potencialmente, regressar (Henrique Araújo, Paulo Bernardo, Tomás Araújo e Tiago Gouveia). Todos os restantes são com perspetiva de negócio (o Sandro Cruz acho até que o empréstimo foi com uma cláusula de compra obrigatória caso o Chaves se mantenha).

              Ou seja, essa regra, não invalida que impacte os empréstimos dos jogadores que não são diretamente afetados por ela.

        • Manel Ferreira
          Posted Fevereiro 2, 2023 at 4:19 pm

          Atenção que, em Portugal, não existe essa exceção dos jogadores formados localmente. Aqui, cada clube só emprestar um total de 6 jogadores (a 6 clubes diferentes) e não interessa se esses jogadores têm menos de 21 anos ou se são formados localmente. Portanto, Tomás Araújo ou Tiago Gouveia contam para esse limite de 6.

          De qualquer forma, o limite nem interessa por aí além, já que há claramente cada vez menos interesse dos clubes em receber emprestados dos grandes/Braga. Antes de mais, porque os clubes pequenos/médios veem-se cada vez mais como vendedores e não apenas como incubadoras de talento dos outros sem ganhar nada com isso.
          E depois também porque muitos desses emprestados têm sido um autêntico falhanço, o que é normal já que a qualidade dos jogadores que esses clubes têm para emprestar é pior do que acontecia há 10/15 anos, quando muitos dos principais clubes não tinham equipas B. Com o regresso destas, os melhores jogadores da formação dos grandes passam a entrar diretamente na equipa A e já não há necessidade do patamar de empréstimo. Depois, o que resta para emprestar já não é grande coisa, com uma ou outra exceção.
          Basta ver que nenhum dos 4 principais clubes conseguiu esgotar as 6 vagas de empréstimos internos. Porque o interesse já não está lá.

          • Aurinegro
            Posted Fevereiro 2, 2023 at 5:19 pm

            Eu sei bem dessa regra. Tenho-a apontado aos clientes do costume que estão sempre a dizer para o clube emprestar x e y ao clube w e v.

            Eu só estava a responder ao user que dizia que não haveria como emprestar e chamei atenção que a regra internacional não impede os empréstimos de menores de 21 formados localmente. Por exemplo, este ano assistiu-se a vários empréstimos para clubes espanhois de divisoes inferiores.

            De resto, concordo com o Manel e com o João. Há cada vez menos interesse em receber jovens e excedentários dos grandes e ainda bem. É uma filosofia que só sustenta o crescimento dos clubes.

      • Azra Bloom
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:44 pm

        Como disseste inicialmente, opiniões são opiniões e daqui a uns anos é que poderemos ver verdadeiramente quem era bom, mas devo dizer que acho que exageras um pouco, esta fornada de jogadores está cheia de qualidade, agora é fácil desvalorizar os jogadores, mas ninguém pode esquecer os jogacos que jogadores como o Pedro Santos, Diego Moreira, Martim Neto, Franculino Dju, Luis Semedo, entre outros faziam na B, Sub23 e juniores até este passado verão. Não acho que seja de todo verdade que não há qualidade, até acho que é das gerações mais talentosas, agora estamos de acordo sim que há muitos interesses e cada vez vai ser mais difícil segura-los.

        O grande problema é que o Benfica forma os jogadores e eles no fim nem se chegam a estrear na equipa A. Eu não sei o que se passa nos bastidores e pode haver muita falta de cabeça, mas falta de qualidade é coisa que esta fornada não tem.

    • Aurinegro
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:45 pm

      Dizer “não conseguir segurar o Bernardo” quando foi vendido por 15M€ acho arrojado.

      Aceito a vossa preocupação mas acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água. Temos vários elementos vindos da formação na equipa principal, o último dos quais o João Neves. Não dá e nunca dará para aproveitar todos. Acho que a próxima aposta será o Gouveia.

      • Azra Bloom
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:57 pm

        Foi uma força de expressão.

        O que me preocupa é a quantidade de jogadores nessa situação. E já se percebeu que o Schmidt cometeu vários erros quanto à formação, não é subjetivo, o tempo demonstrou-o. Subestimou Gouveia, levou com o Gonçalves e jogadores adaptados a extremo, agora afinal o Gouveia sempre foi bom e vai ficar no plantel para o ano. Martim Neto não havia espaço porque na pré época nessa altura tinhamos…..o Meite e o Chiquinho como alternativas do Enzo. O Tomás Araújo foi emprestado porque não havia espaço, veio o Brooks, já se foi embora. Primeiro tentou-se contratar o GR frangueiro do Flamengo, depois repararam ah e tal afinal existe o Samuel Soares. Entre o Musa e o Henrique, se perguntarmos a 100 pessoas, quantas é que irão responder que o Musa jogou melhor quando foi chamado? Dúvido que muitas. São muitas situações mal geridas. Mas óbvio que nem tudo é mau, quem é que apostaria que o António fosse titular aos 18 anos? O João Neves na minha opinião é uma situação diferente por causa do sistema de jogo, não encaixa como 8 nem como extremo neste sistema. Mas está lá a intenção sim

        • Aurinegro
          Posted Fevereiro 2, 2023 at 2:38 pm

          O que eu não consigo concordar nisso é que muitos desses jogadores são agora falados porque têm os minutos de jogo que se tivessem ficado no Benfica se calhar não teriam.

          O único que eu acho que podia ter sido melhor analisado seria o Gouveia, mas ele precisava destes minutos no Estoril para subir de nivel. O Tomás Araujo teve dificuldades no Gil Vicente, mas nos ultimos jogos agarrou o lugar e tem minutos de primeira liga que seria muito dificil de ter se ficasse no clube. Imagina que o Tomas Araujo só tinha feito os minutos que o Brooks fez, será que tinha evoluido desta forma a jogar apenas na B? Daí que não ache que seja necessariamente um problema.

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:48 pm

      “Poderia sempre recorrer a um empréstimo”. Isso já não é assim há uns 5 anos, desde que começaram a implementar limites de emprestados, e cada vez mais apertadas serão as regras. Para este ano o limite eram 8 emprestados e creio que a partir da próxima temporada passarão a 6. É certo que jovens formados no clube até aos 21 anos não entram na contagem, mas também cada vez menos clubes aceitam jogadores ainda por fazer (sim, os outros clubes podem recusar receber emprestados, não é só o Benfica querer colocar).

      E não me admira que, antecipando esse momento em que fiquem num limbo para a transição sénior, cada vez mais jovens abandonem as suas equipas de livre vontade para abraçar projetos onde a garantia de oportunidade de jogo seja maior.

  • Lumago
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 12:37 pm

    Não sou adepto de colocar putos só porque sim, algo que o meu clube faz em barda mas o Benfica está a voltar a uma estratégia que adoptou com sucesso no passado.
    Gasta 10 ou 15 milhões em alternativas lá fora que considera válidas e acha que vão valorizar, e a academia ressente-se um pouco. É uma estratégia como as outras, acredito que no Campus tenham jogadores com tanto ou mais potencial, é preciso é paciência para desenvolver. Se não existe os jogadores preferem outras opções, principalmente quando vêem outros clubes a apostar em jovens da mesma idade, como Sporting e Braga.

    • Dca
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 12:54 pm

      Benfica está a apostar no João Neves e já apostou no António Silva, como assim? Basta olhar para as exibições deprimentes da Equipa B para perceber porque é que muitos não são aposta. E eram para ser (fizeram parte da pré-época, Diego e Martim). Do que sei, acho que Ndour há a possibilidade de continuar, já Diego Moreira anda com o rei na barriga, há muito tempo.
      Sinceramente, os próximos que eu via como aposta são, Nuno Félix, João Veloso (craque enorme), Rafael Luis (embora ainda falte) e talvez Hugo Félix, Pedro Santos e Henrique Pereira. Diogo Spencer, Montoia e Ivan Lima ainda um bocado cedo para falar, não tenho total conhecimento. Posto isto, querem ser apostas, dêem ao pedal. Isto não é como FM que basta ter potencial e alguma determinação.

      • Red Scorpius
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:30 pm

        Na equipa B abundam bons extremos, embora ainda tenham que melhorar muito para chegar à equipa principal. Os médios são lentos e pouco criativos e aos que pensam sair deverá o clube desejar-lhes boa viagem.
        Na defesa, o Filipe Cruz e o Rafael Rodrigues terão algum potencial, mas também estão muito longe da equipa principal.
        Esperemos que a equipa B não desça.

      • Aurinegro
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:49 pm

        Acrescentaria que, após a saída do Helton, optou-se por manter dois miúdos da formação como segundo e terceiro GR. Eu acho que esta aposta em jovens deve ser assim, ponderada, e sem “apostar” em jovens só porque vêm da geração YL mas sim porque tem qualidade e há espaço no plantel.

      • Azra Bloom
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:51 pm

        Se o Diego teve realmente oportunidade de ficar na A e mostrou que não estava pronto, que é verdade, a situação do Martim é diferente. Não sei se ele tem um feitio difícil de lidar ou se tinha falta de dedicação nos treinos, mas o Martim foi excluído após o jogo treino no Estádio da Luz, em que jogou e até foi dos que mais água na boca deixou, na altura não havia Aursnes e o miúdo foi excluído sem realmente ter oportunidades de mostrar, especialmente quando as opções eram Meite e Chiquinho naquela altura. É mesmo muito perigoso fazer suposições quanto ao Martim, especialmente quando ele renovou por 1 ano (quando um jogador jovem renova por um ano é claramente à espera para ver se tem oportunidades, portanto com certeza que lhe foi dito que ele teria as oportunidades), tudo o resto que veio depois e prejudicou-lhe a imagem pode ter sido altamente influenciado pelo não cumprir da promessa por parte do Benfica (o que eu não me admiro porque dúvido que o Schmidt lhe tenha dado garantias de presença no plantel, ainda nem o devia conhecer). Agora uma coisa é certa: sejamos adeptos racionais para os dois lados, não sabemos o que se passa e queremos ver os miúdos a terem sucesso no clube, é óbvio, e vamos reagir mal se não acontecer, mas é importante sempre perceber que pode ser culpa do clube, tentou não deixar escapar o principal obreiro da Youth League, mas não tinha condições de lhe garantir nada. É a leitura que faço dado o conhecimento dos factos. E o facto de outros 10 jogadores estarem na mesma situação começo a achar que a gestão não foi a melhor

    • coach407
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:55 pm

      Tens 4 jogadores titulares do Benfica que são formados no clube: António Silva, Florentino, Gonçalo Guedes e Gonçalo Ramos.

      Tens mais 2 titulares formados em Portugal: João Mário e Rafa.

      Dos atuais titulares apenas 2 jogadores são reforços recentes vindos do estrangeiro: Bah e Aursnes que respondem às duas posições com maiores carências nos últimos anos do Benfica.

      Nas segundas linhas o Benfica permitiu saídas de outros jogadores e deu espaço a formados no clube: Samuel Soares, Morato (não sei se já é oficialmente formado mas será), João Neves, Diogo Gonçalves e Henrique Araújo.

      Outros formados no clube tiveram oportunidades sérias em que poderiam estar nestas segundas linhas e não o estão apenas por demérito próprio: Tomás Araújo, Paulo Bernardo e Diego Moreira que perderam as vagas para outros formados no clube como António Silva, João Neves e Diogo Gonçalves

      • coach407
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:56 pm

        Esqueci-me do Martim Neto que, tal como o Paulo Bernardo, poderia ter beneficiado da vaga para a formação que ganhou o João Neves até ao momento.

  • GabCel
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:00 pm

    o Franculino podia ter todo o potencial do mundo, mas era dos jogadores menos inteligentes que vi em campo, tinha uma tomada de decisão miserável. Esta escolha apenas demonstra que isso não acontece apenas em campo.

    Ao menos louvo-lhe a coragem de perceber que nem para a Equipa B tinha capacidade. Mas ir para o Mitjiland é ridículo.

    • Antonio Clismo
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 3:46 pm

      Midtyiland é dos melhores projetos europeus da atualidade. O seu scouting, gestão e desenvolvimentos de talento está muito à frente. São um claro exemplo nesse setor e Portugal deveria dar mais atenção a esse projeto.

      Fazer o que eles fazem com o orçamento que têm deveria fazer de corar de inveja a maioria dos clubes em Portugal.

      Muito bom passo por parte do Franculino Dju, e mostra que sabe o que stá a fazer (não digo ele, mas quem o agencia, claro, duvido que ele conseguisse apontar a Dinamarca num globo).

      • Rambo13
        Posted Fevereiro 3, 2023 at 12:22 am

        Portanto em Portugal ir buscar jovens é matar a formação mas lá fora é “dos mlehores projetos europeus da atualidade”?

        • Aurinegro
          Posted Fevereiro 3, 2023 at 9:20 am

          Isto ! O Clismo dinamarquês estará neste momento a comentar no VM lá do sitio que este jovem português vai tirar lugar aos jovens da formação do Midtyiland.

          Ele nem percebe a ironia do que acabou de dizer.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 1:32 pm

    Não há drama nenhum.

    O Benfica precisava de reduzir de facto o número de jogadores sob contrato.

    Fez uma limpeza generalizada e na perfeição ao plantel principal, mas há muitos jovens que estão a mais também.

    Uns porque fazem exigências totalmente despropositadas, outros porque têm outros interesses de carreira e outros porque não terão oportunidades.

    Ainda assim o Benfica continua a ter um dos plantéis com mais jovens saídos da formação e continua a ser das equipas a dar mais oportunidades e minutos à cantera.

    Logo, não há aqui qualquer problema.

    Uma medida que poderia ser interessante era terminar com a equipa de S23, e fazer uma transição imediata dos melhores jogadores juniores para a equipa B.

    Lógico que aqueles diamantes porventura jogariam pouco ou nada na B e passariam logo para a equipa principal com a B como espaço intermédio de crescimento, e os restantes valores teriam sempre 2/3 épocas em contexto competitivo forte de II liga, tornando não só a equipa B mais forte e rotinada, como no viveiro da A.

    Nem todos vão ser mega estrelas, alguns serão jogadores importantes no plantel, outros irão sair para outros clubes para terem a oportunidade de prosseguir a sua carreira, outros vão trabalhar e volta e meia terem a felicidade de estarem no lugar certo à hora certa e conseguirão boas carreiras.

    É manter o rumo.
    Continuar a apostar na formação, continuar a ter espaço competitivo para os miúdos poderem ser opções, e continuar a criar condições para que a formação possa crescer ao lado de jogadores mais experientes.

    • Red Punisher
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 3:12 pm

      Concordo.

      O facto de termos variadas equipas cria saturação ao talento.
      Isto é, muitas vezes temos jogadores que podem inclusive por ordar por 3 equipas, não criando rotinadas, quase parecendo emprestados de forma interina.

      A equipa A e equipa B sim fazem sentido.
      A equipa Sub-23, apesar de ajudar no crescimento da modalidade, é um gasto irreal para a sustentabilidade do futebol em Portugal. Entendo que não se possa matar o sonho destes jovens e jogar pelo Benfica Sub-23 é ter o emblema ao peito, aceito isto tudo. Mas penso também a longo prazo e não, não faz sentido permanecer.

      Quanto à equipa Júnior é sempre bem-vinda, tal como todos os escalões inferiores ao último passo rumo ao estrelato.

      Flavio, já te disse, mas volto aqui a afirmar. És o user VM que mais aprecio por toda a elegância e inteligência que colocas nas palavras do teu texto.

      Abraço

      • Antonio Clismo
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 3:43 pm

        As equipas sub23 são fundamentais porque há um enorme fosso competitivo entre os júniores e as equipas B.

        Trata-se de um patamar intermédio que se não existisse, muitas dezenas de jogadores jovens que conseguem (dificilmente) chegar à Primeira Liga e à Segunda Liga nunca o conseguiriam fazer se não existisse esse patamar..

        Olha, por exemplo só a olhar para a seleção nacional actual, nunca na vida terias António Silva e Matheus Nunes.
        Jogadores como o Vitinha que o Braga vendeu agora por 30 milhões também não existiriam caso não houvesse esse patamar intermédio de sub23.

        • Red Punisher
          Posted Fevereiro 2, 2023 at 4:24 pm

          Certo. Mas será que as equipas intermédias e pequenas conseguem pagar ordenados de 23 jogadores + 30 colaboradores staff/logística para uma equipa Sub-23?
          Mesmo que ganhem 800 eur cada, estamos a falar de gastos com ordens do pessoal na ordem dos 40k mês. Não sei se será a longo prazo sustentável e competitivo estas equipas perdurarem. Mais nesse aspeto.
          Sei que na vertente profissional é ótimo claro.

          • Antonio Clismo
            Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:03 pm

            Sabes que a FPF ajuda as equipas que queiram formar plantel para competir na Liga Revelação não sabes? E não é pouco.

        • Dca
          Posted Fevereiro 3, 2023 at 6:05 am

          Não é bem assim. Geração do Rúben Dias e a geração do João Félix, foram lançadas às feras, Equipa B, e o resultado foi positivo (isto porque não haviam os Sub23). O escalão Sub23 so serve é para manter aquele talento que não interessa ao pai natal mas que é género “renova, precisamos de jogadores para os Sub23”. É um facto. Acho mesmo esse escalão uma fantochada. O Estoril por exemplo está mais preocupado com esse escalão que não dá nada, do que em meter a sua Equipa B na terceira, que lhes daria muito mais proveitos.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 3:37 pm

    A equipa principal do Benfica com maior ou menor dificuldade irá ser campeã este ano.

    O verdadeiro desafio está na formação, sinceramente não gostava de estar na pele do Luís Castro que está a trabalhar na equipa B sabendo que quase metade está a pensar noutra coisa, e uma equipa torna-se extremamente difícil de treinar, quanto mais moralizar ou mesmo conseguir desenvolver esta ou aquela característica através do treino.

    O Schmidt puxou os médios mais criativos para cima (Hugo Félix e João Neves), bem como o Samuel Soares. Luís Castro também perdeu o Paulo Bernardo e o Martim Neto (por lesão), sendo que agora tem andado a jogar com jogadores que têm qualidade sub-óptima para este nível como o Maestro, Capitão ou o Tiago Coser…

    Cheira-me que vão ter de fazer o que não querem, que é mexer nas estruturas das equipas e puxar pelo menos 3 ou 4 jogadores mais bem preparados da equipa sub23 para a B nesta fase, para serem substituídos por 3 ou 4 vindos dos sub19.. As equipas podem ressentir-se disso a nível exibicional, mas acaba por ser a melhor coisa a fazer porque o Benfica já foi eliminado da Youth League e precisa de começar a preparar com intensidade uma nova fornada de 2005/2006 se quiser voltar a fazer boa figura na Youth League no próximo ano.

    • Rambo13
      Posted Fevereiro 3, 2023 at 12:14 am

      Se há coisa que podemos esperar dos teus comentários é uma mão cheia de disparates.

      O Benfica não é o Porto para “com maior ou menor dificuldade ganhar o campenato”.

      O Luís Castro não tem uma tarefa hercula, aliás, até tem uma bastante facil e nem isso tá a conseguir fazer. Porque?
      Porque os teus craques – Luis Semedo, Diego Moreira, Hugo Felix, Joao Resende, Rafael Rodrigues, etc não estão sequer a render na B.
      Culpa deles, por ainda nao terem qualidade, e do treinador que não os sabe potenciar.

      Depois ainda vens inventar que o Luis Castro perdeu dois dos melhores (Paulo Bernardo e Martim Neto) quando ambos começaram a epoca…nos A.
      Não eram sequer para fazer parte do plantel dele.

      Pareces o Kafka

  • Amadeu Carrelo
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 3:54 pm

    Pediu muito dinheiro para renovar, derivado da situação do Paulo Bernardo como alguém falou aqui e bem. A ver se não vira regra.
    Tinha algum potencial mas não era das principais apostas para chegar à equipa A. Que tenha boa sorte

  • Mushy
    Posted Fevereiro 3, 2023 at 3:57 am

    Acontece com todos!!
    Não se pode ficar com todos, é preciso fazer escolhas. Os responsáveis devem acreditar ter jogadores que possam dar mais garantias no futuro.
    Na maioria das vezes acertam, noutras vezes, mais tarde o jogador chega a mostrar que afinal conseguiu crescer e tinha valor.

    Mas se formos a fazer contas entres os clubes, da quantidade de jogadores como este que saem e que não dão nada para os que dão em bons jogadores, a maioria das vezes são escolhas acertadas e não dão em nada.

Deixa um comentário