Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores jogadores que vi jogar

A título de curiosidade, alguns colaboradores do Visão de Mercado revelaram os 10 melhores jogadores que viram durante o seu tempo. Ficam as escolhas:


Se a ideia fosse somar as escolhas (o que neste caso faz pouco sentido, por serem colaboradores de gerações diferentes), este seria o Top 10:
1 – Messi (107)
2 – Cristiano Ronaldo (75)
3 – Zidane (65)
4 – Ronaldinho (60)
5 – Ronaldo (51)
6 – Maradona (43)
7 – Iniesta (38)
8 – Neymar (24)
9 – Xavi (19)
10 – Henry (16)

142 Comentários

  • Pablito Aimar 10
    Posted Novembro 4, 2023 at 11:10 am

    1- Lionel Messi
    2- Cristiano Ronaldo
    3- Zidane
    4- Ronaldinho
    5- Henry
    6- Modric
    7- Iniesta
    8- Kaka
    9- Rivaldo
    10- Riquelme

  • Rosso
    Posted Novembro 3, 2023 at 10:29 pm

    Ao vivo, Zidane.

    Na TV, Ronaldo “Fenómeno”.

  • Conquistador
    Posted Novembro 3, 2023 at 5:14 pm

    Para mim será assim sem ordem:
    1. Maradona
    2. CR7
    3. Cuccittini
    4. Matthaus
    5. Romário
    6. Roberto Carlos
    7. Maldini
    8. Ronaldo Nazário
    9. Zidane
    10. Van Basten
    Podia ter colocado também Figo, Futre, Recoba, Francescoli, Batistuta, Henry, Bergkamp, Gullit, Baresi, Nesta, Ibrahimovic, Ronaldinho Gaucho, Mancini, Baggio, Stoichkov, Weah, Pirlo, Xavi, Iniesta entre tantos outros

  • Hugorr
    Posted Novembro 3, 2023 at 1:36 pm

    O meu top é em muito semelhante a tantos outros ai, mas há um nome que julgo não ter sido mencionado de todo, e merece uma menção honrosa apesar de distante destes top 10.

    Ricardo Quaresma.

    As suas épocas no Porto foram de uma genialidade incrível, e será sempre um dos meus jogadores favoritos.

  • Slayer666
    Posted Novembro 3, 2023 at 12:46 pm

    o maior de todos: Diego “D10S” Maradona
    Cristiano Ronaldo/Messi
    Ronaldo Fenômeno/Ronaldinho/Zizu/Figo

  • opiniaodeadepto
    Posted Novembro 3, 2023 at 12:01 pm

    Como se trata de escolha pessoal, aqui vai:
    1. CR7
    2. Maradona
    3. Pedro Barbosa
    4. Zizou
    5. Maldini
    6. Figo
    7. Stoichkov
    8. Romário
    9. Ronaldo
    10. Hagi

  • Pipo
    Posted Novembro 3, 2023 at 10:47 am

    Dos que vi com olhos de ver ( fornada de 1990)

    1- Messi
    2- CR7
    3- Zidane
    4- Ronaldinho
    5- R9
    6- Henry
    7- Buffon
    8- Modric
    9- Zlatan
    10- Bale/Suarez

  • Xyeh
    Posted Novembro 3, 2023 at 9:28 am

    Não li os comentários todos mas quero mencionar alguém que parece esquecido no mundo do futebol, Alessandro Del Piero, era um mago.

  • João
    Posted Novembro 2, 2023 at 10:16 pm

    Difícil , teria que pensar um pouco para dizer algo mais concreto. Mas assim de repente , Cristiano Ronaldo , messi , henry , zidane , zlatan neymar ronaldinho ,okocha berkamp , recoba , van der sar , fernidand , zanetti , seedorf

    Eram os jogadores que mais gostava de ver na altura , provavelmente estou-me a esquecer de alguns

  • David silva
    Posted Novembro 2, 2023 at 10:06 pm

    Se fizer um 11 inicial
    Neuer
    Dani Alves
    Ramos
    Maldini
    Marcelo
    Busquets
    Modric
    Zizou
    Leo
    Cris
    Bernardo Silva ?
    Mas se for de sempre daqueles que vi a jogar
    Cristiano
    Leo
    Zizou
    Ney
    Ozil
    Iniesta
    (Menções honrosas, Xavi, Ronaldinho, James 2014,Suarez, roben, Ribéry, Bale, Kross, Modric entre outros

  • maZe
    Posted Novembro 2, 2023 at 9:42 pm

    Só comecei a ver futebol na época 99/00 mas mesmo assim é complicado lembrar-me de todos:

    1 Messi
    2 C. Ronaldo
    3 Ronaldinho
    4 Zidane
    5 Bergkamp
    6 Ronaldo
    7 Henry
    8 Kaká
    9 Iniesta
    10 Scholes

    Isto é muito difícil. Se fizer esta lista para a semana que vem, vai ser diferente. Só os 3 primeiros é que não mudam.

    • Pablito Aimar 10
      Posted Novembro 4, 2023 at 11:13 am

      Interessante colocares o Scholes. Também só me lembro de futebol desde esse tempo. Acho o Scholes dos jogadores mais underrated que vi. Para mim claramente melhor jogador do que o Beckham por exemplo foi ( Não estou a dizer que o Beckham é mau jogador), porém sem media..

  • RuiCosta10
    Posted Novembro 2, 2023 at 9:12 pm

    1-Messi
    2-Cristiano Ronaldo
    3-Ronaldo
    4- Ronaldinho Gaucho
    5-Figo
    5-Zidane
    6-Henry
    7-Rivaldo
    8-Pirlo
    9-Owen
    10-Kaká

  • Daniel Alves
    Posted Novembro 2, 2023 at 8:25 pm

    Sem ordem: Buffon, Maldini, Seedorf, Zidane, C, Ronaldo, Messi, Henry, Iniesta, Neuer, Lahm.

  • Acnologia
    Posted Novembro 2, 2023 at 7:57 pm

    1- CR7
    2- Messi
    3- Ronaldinho
    4- Neymar
    5- Modric
    6- Neuer
    7- Iniesta
    8- Vidic
    9- Dani Alves
    10- Di Maria

    Ps: Comecei a acompanhar futebol com atenção desde 2004, por isso, com muita pena minha, já não apanhei o melhor do Fenómeno

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 2, 2023 at 7:57 pm

    Messi e Fenómeno dos que vi estão claramente num patamar acima de qualquer outro… Messi em primeiro pela longevidade

  • DNowitzki
    Posted Novembro 2, 2023 at 7:56 pm

    1.º) Pelé.
    2.º) Pelé.
    3.º) Pelé.
    Depois, sem ordem: Messi, Zico, Cruyff, Maradona.

  • Pedro Neto
    Posted Novembro 2, 2023 at 7:47 pm

    Já sou entradote, pelo que a minha lista é capaz de ser um pouco diferente:
    No topo,
    1ºs ex-aequo: Messi e Cristiano Ronaldo, cada um ao seu jeito, dois monstros inigualáveis da modalidade;
    3º – Diego Maradona
    4º – Ronaldinho Gaúcho
    5º – Ronaldo Fenómeno
    6º – Van Basten
    7º – Platini
    8º – Thierry Henry
    9º – Franco Baresi
    10º – Karl-Heinz Rummenigge

    Depois há muitas menções honrosas, de George Weah a Futre, de Harald Schumacher ao quase esquecido Belanov, do grande Sócrates, a Romário e Stoichkov. Infelizmente não vi jogar Cruyff nem Beckenbauer.

    • João
      Posted Novembro 2, 2023 at 10:20 pm

      O Meu ex sogro jogou com o sócrates no flamengo em 85. Jogou com zico , bebeto. Ouvia sempre grandes histórias. Diz que o melhor jogador com quem jogou contra foi o maradona

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 2, 2023 at 7:45 pm

    Terei que separar os que mais gostei dos que foram melhores. Só vou escolher 3 em cada porque num top de 10 acabaria sempre a esquecer-me de alguns nomes ou em alguns casos haveria um empate.

    Os melhores que vi:

    Messi
    Maradona
    Fenómeno

    Os que mais gostei de ver:

    Maradona
    Fenómeno
    Messi

    • MM
      Posted Novembro 2, 2023 at 10:31 pm

      ja nao vi o prime do Maradona, por isso para mim os melhores que vi são Messi e Fenómeno, sendo que os que mais gostei de ver são o Fenómeno e Messi!

      PS: VM para tornar a analise mais comparável o periodo deveria ser fixo, tipo ultimos 20 ou 30 anos…

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 3, 2023 at 5:54 pm

        Concordo que se dividam as análises por décadas. E também criar uma categoria para os preferidos que cada um, que não serão necessariamente os melhores.

        Outra questão seria os mais influentes em cada década…

  • Miguel Caçote
    Posted Novembro 2, 2023 at 6:36 pm

    1 – Messi
    2 – Cristiano Ronaldo
    3 – Ronaldo Fenómeno
    4 – Ronaldinho
    5 – Neymar
    6 – Zidane
    7 – Iniesta

    A partir daqui, já fica difícil destacar uns dos outros. Provavelmente o próximo que diria era o Zlatan ou Henry, mas também podia dizer Suárez ou indo para os guarda redes Neuer ou Buffon, para laterais Dani Alves ou Roberto Carlos, médios ainda podia dizer Xavi ou Modric, etc.

  • OlhodeFalcao
    Posted Novembro 2, 2023 at 6:15 pm

    Listas, interessantes, gostei de ver.
    Muita pena alguns destes não terem Bola de Ouro

  • Foge Quim
    Posted Novembro 2, 2023 at 6:10 pm

    Comecei a ver futebol a partir de 98/99 (que me lembre), pelo que para mim este é o meu top 10 de melhores jogadores que vi jogar:
    1 – Cristiano Ronaldo
    2 – Ronaldinho
    3 – Messi
    4 – Scholes
    5 – Ronaldo Fenômeno
    6 – Zidane
    7 – Pirlo
    8 – Henry
    9 – Modric
    10 – Iniesta

    • AndreChaves9
      Posted Novembro 2, 2023 at 7:01 pm

      Esse é o teu top 10 de jogadores preferidos…

    • Veridis Quo
      Posted Novembro 2, 2023 at 6:59 pm

      Acho que nem o próprio Scholes acharia tanto dele próprio.

      • Pablito Aimar 10
        Posted Novembro 4, 2023 at 11:16 am

        O Scholes foi dos melhores jogadores ingleses que vi jogar… Infelizmente nunca teve muito “media”… Que me lembre, melhor que ele só vi o Michael Owen ( tempos do Liverpool pré lesão) e o Frank Lampard….

      • Bjorn
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:57 pm

        Para quem gostar de qualidade de passe, integra um top 10 dos melhores de sempre. Ele, Beckham, Iniesta, Xavi, Busquests, Xabi Alonso, Pirlo, Kroos, Rooney, De Bruyne (sem ordem). Também gosto do Ozil, Fabregas, Guti (muito subvalorizado), Deco, Gerrard, Lampard (estes últimos dois acho-os subvalorizados também nesta componente) etc.

        • Luke Skywalker
          Posted Novembro 3, 2023 at 4:24 pm

          Que bem lembrado foi o Guti! Já referi noutras vezes que foi um dos jogadores mais “desvalorizados” de sempre e até eu me esqueci de mencioná-lo no meu primeiro comentário. Depois de Zidane (segundo melhor jogador europeu de sempre atrás do CR7, para mim), Ronaldinho (o jogador com mais técnica de sempre no mundo do futebol) e Xavi (um médio total, excelente dentro e fora de campo e que fez com Iniesta uma das melhores duplas da história no centro do terreno), foi provavelmente o meu médio preferido em termos daqueles que vi jogar.

  • Stromp1906
    Posted Novembro 2, 2023 at 6:01 pm

    Maradona, porque se fartou de ganhar rodeado de pinos, CR7 e Messi pela longevidade, sobretudo o segundo porque manteve sempre a magia, Ronaldo porque era diferenciado (vi um jogo ao vivo em Barcelona que destroçou o melhor Valência da história quase sozinho), e, estranho o esquecimento, mas provavelmente será porque já tenho alguma idade e devia já ter juízo, o melhor ponta de lança de todos os tempos na minha opinião, Marco Van Basten…
    É o meu top 5, sem preferência nas posições

  • Njord666
    Posted Novembro 2, 2023 at 5:33 pm

    Listas muito interessantes e que provam que Messi é o grande farol pelo qual as gerações mais novas se guiam, no entanto Ronaldo fenómeno continua a ser a principal paixão de quem o viu jogar. Se, tal como eu, o viram no Barcelona de Robson, era mesmo algo de inacreditável. Todos os miúdos queriam ser como ele, todos queriam jogar como ele.
    Passando à minha opinião e como comecei a ver futebol com muito interesse e alguma capacidade de análise a partir de 1992, partilho aqui a minha visão:

    1) Ronaldo “Fenómeno” – Fora de série. Era um portento físico e técnico com uma finalização letal.
    2) Messi – Conseguiu, durante 20 anos, quebrar todos os puzzles que montaram para o parar.
    3) Cristiano Ronaldo – No seu prime em Madrid era um jogador único pela iniciativa, voracidade e golos.
    4) Rivaldo – Viveu um pouco à sombra do R9, mas era um talento incrível capaz de mudar qualquer jogo.
    5) Figo – No seu prime era imparável. A finta parece que era sempre igual, mas ganhava sempre no 1×1.
    6) Deco – Era soberba a sua técnica, controlo e visão de jogo. Entre 2003 e 2004 foi o melhor na sua posição.
    7) Ronaldinho – O maior mágico que vi com a bola, só foi pena ter durado tão pouco tempo na ribalta
    8) Henry – O típico caso do jogador certo no momento certo na equipa certa. A chave mestra daquele Arsenal.
    9) Schmeichel – Sempre adorei a sua postura algo louca em campo. Amei quando veio para o Sporting.
    10) Zidane – Confesso que não o vi jogar muitas vezes, mas sempre que vi ou foi muito discreto ou decisivo.

    Cumprimentos

    • opiniaodeadepto
      Posted Novembro 3, 2023 at 5:34 pm

      Por acaso essa do Figo é lapidar! Quando apareceu nos sub 20 e depois na equipa principal do Sporting encantava pela magia e criatividade no drible!
      Depois no Barcelona tornou-se um portento físico, aprimorou o cruzamento, o passe e o remate, e passou a ter um repertório de drible mais reduzido, mas altamente eficaz.
      Foi o melhor jogador português da geração dele e só foi um pouco esquecido, porque apareceu o Cristiano …

    • Bjorn
      Posted Novembro 3, 2023 at 1:01 pm

      O Schmeichel ter vindo para o Sporting continua a ser a maior surpresa a que já assisti na vida. Continua a não fazer sentido.

  • Mantorras
    Posted Novembro 2, 2023 at 5:26 pm

    1. Messi
    2. Fenomeno
    3. Bruxo
    4. Cris
    5. Zidane
    6. Ibra
    7. Iniesta
    8. Cantona
    9. Rivaldo
    10. Totti

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 2, 2023 at 5:24 pm

    1. Valdir Bigode
    2. Machairidis
    3. Pringle
    4. Pembridge
    5. Harckness
    6. Minto
    7. Thomas
    8. Chano
    9. Escalona
    10. Panduru

  • Duarte Vader
    Posted Novembro 2, 2023 at 5:12 pm

    É algo difícil separar melhores que vi jogar com favoritos, já que há sempre semelhanças fortes entre ambos. Ainda assim cá vai, no auge de cada um:

    1. Messi
    2. Maradona
    3. Ronaldo
    4. Van Basten
    5. Zidane
    6. Ronaldinho
    7. Cristiano
    8. Roberto Baggio
    9. Iniesta
    10. Henry

    Menção honrosa para o Deco. Não entra aqui, mas adorava vê-lo jogar.

  • Kacal
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:53 pm

    Comecei a ver futebol em 2002 mais ou menos portanto vou basear-me desse período até agora. Acho que o mais justo é colocar os melhores que vi por posição e depois completar, nesse sentido diria o meu top10 é:

    1º CR7
    2º Messi
    3º Ronaldo Fenómeno
    4º Zidane
    5º Ronaldinho

    A este top5 junto, sem ordem definida, os seguintes: Maldini, Neuer, Dani Alves, Neymar e Iniesta para completar o top10.

    Pus um GR, um central, um lateral, um médio e depois jogadores ofensivos que acho que são obrigatórios.

    Outros nomes possíveis seriam Suárez, Van Dijk, Ramos, Robben, Ibrahimovic, Xavi, Busquets, Buffon, Benzema, Modric, Luís Figo, Henry, Rooney, Salah, Son (pela Ásia), Di María, Petr Cech, Aguero, Kane, Thomas Muller, Casemiro, são tantos nomes. E os mais recentes Bellingham, Vini Jr, Mbappé, Haaland, entre outros, embora ainda seja cedo.

  • jBlunts60
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:53 pm

    Alguém me ajude só nisto, porque o top é melhores jogadores que vi jogar e não jogadores favoritos. Schweinsteiger?
    Ora bem – Busquets, David Silva, Xabi Alonso, Gerrard, Lampard, Scholes, Ibra, Benzema, Henry, Suarez, Modric, Ribery, Mbappe, Neymar, Ramos, Salah. São os contemporâneos/mais recentes que me parecem meio indiscutivelmente melhores. Mas se fosse para enfiar discussão, acho fácil arranjar mais uns 30 ou 40. Schwein. Steiger. Wow. É que se o Rodrigo viu que chegue do Zidane para o pôr em 2º, é impossível não ter visto suficiente por exemplo do Henry. Não vejo maneira de argumentar Schwein > Henry.
    Também não consigo perceber como colocar Pirlo à frente de Xavi e/ou Iniesta se é a discutir quem foi melhor e não gosto puro, a diferença de qualidade nas coisas que o Pirlo faz melhor em relação a esses 2 é enormemente mais pequena do que em tudo o resto em que os 2 são superiores.

    • Valderrama
      Posted Novembro 2, 2023 at 6:43 pm

      Em relação a Pirlo vs Xavi tenho a opinião precisamente oposta. Acho que a qualidade do Pirlo era mais independente do contexto e acho que com mais facilidade faria o que fazia o Xavi do que o Xavi conseguiria fazer o que fazia o Pirlo.

      • jBlunts60
        Posted Novembro 2, 2023 at 11:45 pm

        Não acho isso verdade. Tipo imagina Xavi e Pirlo num FM. Claro que é meio random mas acho que explica bem a diferença. Queres dar 20 ao Pirlo em Livres, Passe Longo, Criatividade, dá. Ao Xavi dás 14, 16, 20.

        Ag vamos para: Velocidade, Aceleração, Drible 1v1, Passe Curto, Condição Física, Desarme, Posicionamentos, Disponibilidade para pressão, etc etc etccccccc. Basicamente é isto. BTW, acho o Xavi muito mais criativo e com mais ferramentas para executar em espaços curtos que o Pirlo. Então nem acho close.

        Acho o Iniesta inferior a ambos no passe longo mas depois muito superior com bola no pé.

    • Veridis Quo
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:07 pm

      O Pirlo também ganhou uma aura completamente desajustada à sua valia enquanto jogador. Que foi muito grande, mas nunca o patamar onde muita gente o coloca.

    • NoSense
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:03 pm

      Acho que num top que é completamente pessoal, não é necessário ajuda de ninguém…
      Pode perfeitamente ser o mesmo número de camisola com que o Rodrigo Ferreira jogava, pode ter sido porque era adepto do Bayern, do Cicago Fire ou mesmo da Ivanovic, mas estamos a falar de um top pessoal…

      • jBlunts60
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:44 pm

        O top é pessoal, mas o top é de Melhores e não de Preferidos. E falando em Melhores, não vejo como seja possível alguém se lembrar sequer desse homem, só isso…

  • NoSense
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:47 pm

    1. Zidane
    2. Fenómeno
    3. Deco
    4. Messi
    5. CR7
    6. Ronaldinho
    7. Iniesta
    8. Buffon
    9. Zanetti
    10. Schmeichel

    • maZe
      Posted Novembro 2, 2023 at 9:48 pm

      Ainda pensei em Zanetti para a minha lista. A longevidade e regularidade dele são ímpares, quase aos 40 anos ainda era um touro. Polivalência, raça, resistência, liderança, capacidade defensiva e atacante de sobra. Completíssimo.

  • Jeco Baleiro
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:42 pm

    Comecei a ver futebol em 1993/94, a dificuldade para mim vai ser colocar só 10. Deixarei de fora Diego pois só acompanhei a recta mesmo final da sua carreira ao mais alto nível, embora aqueles dois jogos no Mundial 94 fossem quase suficientes para o colocar neste top, ou não fosse Maradona.
    Aqui vai (uma tentativa de equilíbrio entre os factualmente melhores e os que mais gostei):

    1- Messi

    2 – Ronaldo

    3 – Zidane

    4 – Henry

    5 – Ronaldinho

    6 – Cristiano Ronaldo

    7 – Figo

    8 – Romario

    9 – Bergkamp

    10 – Roberto Baggio.

  • FootballTotal
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:42 pm

    Eu sou de 90, logo apesar de ter no imaginário nomes como Pele, Eusébio ou Maradona , nunca os vi jogar.

    Assim sendo cá vai o meu top:

    -Messi
    -C. Ronaldo
    -Ronaldinho
    -Zidane
    -Ronaldo
    -Henry
    -Figo
    -Maldini
    -R. Carlos
    -Del Piero

    • Borsalino
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:07 pm

      Gostei bastante da menção a “Pinturicchio” Del Piero! Um abraço.

      • FootballTotal
        Posted Novembro 2, 2023 at 8:56 pm

        Dos jogadores que melhor aliava a raça italiana com classe de maestro.
        Era incrível!

        • Veridis Quo
          Posted Novembro 2, 2023 at 9:20 pm

          Para mim, superior ao Totti. Nem a lesão grave que teve (que lhe tirou muitas coisas) abrandou o impacto que tinha.

          • FootballTotal
            Posted Novembro 3, 2023 at 1:28 am

            Concordo mas eu nem sou a melhor pessoa para falar porque nunca coloquei o Totti nesse patamar. Foi um belo jogador que ganhou bastante ao ter ficado s

            • FootballTotal
              Posted Novembro 3, 2023 at 4:00 pm

              Que ganhou bastante aura pelo seu amor eterno ao Roma, e que foi um grande jogador mas não o consigo colocar ao nível dos melhores dos melhores.
              Comparo um pouco ao David Beckham, que tinha ganho bastante se tivesse ficado sempre no Manchester.
              A sua saída para o Real demonstrou que apesar de grande jogador ( teve uma época incrível em Madrid) não era do patamar dos grandes da altura.

  • v de vendetta
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:37 pm

    1- Messi
    2- Ronaldo Fenómeno
    3- Zidane
    4- Henry
    5- Maldini
    6- Iniesta
    7- Ronaldinho
    8- Cristiano Ronaldo
    9- Xavi
    10- Rui Costa

  • Bjorn
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:34 pm

    Se o top for com jogadores que mais gostei de ver jogar (independentemente de serem os melhores) aqui fica o meu top:

    Nota prévia: Comecei a ver futebol nos anos 90. Sou esquerdino e sempre fiquei enamorado com jogadores esquerdinos (principalmente a bater livres ou em cruzamentos). Também sou portista portanto haverão algumas surpresas.

    1) Messi
    2) Recoba (Quem assistiu aos anos no Inter… impossível não ter ficado apaixonado)
    3) Adriano (Altamente influenciado pelos anos do PES mas o pequeno auge que teve foi assustador)
    4) Rivaldo (melhor esquerdino da história a seguir a Messi?)
    5) Hulk (o meu jogador favorito do Porto a seguir ao Deco)
    6) Roberto Carlos (o meu lateral favorito, de longe. Começámos todos a ficar a 30 metros da bola para rematar graças a este homem só para tentar imitar)
    7) Nedved (este até era bom com os dois pés – o ano da bola de ouro, principalmente, foi um regalo)
    8) Robben (Não temo quem faz 1000 fintas mas quem faz a mesma finta 1000 vezes)
    9) Bale (os tempos no Tottenham não pareceram reais, tivesse ele mais cabeça no Real e…)
    10) Vou estragar um bocado a onda… Alex Telles (penso que seja mediano em grande parte dos aspectos de um jogador de futebol mas a maneira como coloca a bola na área sempre me deixou entusiasmado). Uma pessoa bem tenta fazer a mesma coisa nos jogos com os amigos mas ganha sempre uma corrida lá fora buscar a bola

    Menções honrosas para Ozil, Di Maria, Giggs, David Silva ou Salah. Tenho imensa pena de não ter visto o Futre jogar no seu auge…

    Um top com qualquer jogador e que mais gozo me deu ver jogar
    1) Messi
    2) Cristiano
    3) Ronaldo
    4) Ronaldinho
    5) Recoba
    6) Zidane
    7) Neymar (tirando os jogos a sério, era uma questão mais de divertimento. Impossível não adorar)

    Estes estão muito à frente dos demais portanto agora vem o lado azul e branco

    8) Deco
    9) Falcao (melhor PL em Portugal após Eusébio, diria)
    10) Jardel (não pelo que jogava mas era completamente surreal nas poucas vezes que tocava na bola)

    Vou acrescentar um último porque foi um jogador especial para muitos adeptos

    11) Jackson Martinez. Super completo mas com tendência para falhar golos fáceis (o que o deixa atrás de Falcao e Jardel).

    Menção honrosa para Beckham (se adoras cruzamentos, adoras este menino).

    Gostava de ter visto o auge de jogadores como Romário ou Van Basten.

    Não vale a pena falar de Pelé, Maradona ou até outros porque é óbvio.

    • João
      Posted Novembro 2, 2023 at 10:29 pm

      Já não fui o único a mencionar recoba , top!
      Também gostava muito do jackson , ele e o miccoli foi dos melhores pontas que gostei de ver em PT

      • Bjorn
        Posted Novembro 3, 2023 at 1:04 pm

        O Recoba era um fascínio difícil de explicar. Tenho pena da pouca fama que tem.

        • Joga_Bonito
          Posted Novembro 3, 2023 at 5:57 pm

          Para mim não é difícil de explicar o fascínio por El Chino. Um mago autêntico, um pé esquerdo fabuloso, um dos melhores rematadores que vi e que marcava golos ridículos, só ao alcance de um predestinado. É um dos meus favoritos, logo a seguir aos top 3 de melhores que elegi…

    • Mantorras
      Posted Novembro 2, 2023 at 6:01 pm

      Como (mais um) esquerdino, esqueceste ai o Djalminha e o Futre ;)
      Se formos aos defesas, o Mihajlovic ou o Koeman.
      Abraco

      • Bjorn
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:45 pm

        E ainda ouvi muitas vezes o meu pai dizer que o Branco foi o melhor lateral esquerdo da história do Porto.

      • Bjorn
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:43 pm

        Relativamente ao Futre, dei a nota que não vi o prime dele (principalmente no Porto e primeiros anos no Atlético) e por isso não o mencionei no top

      • Bjorn
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:42 pm

        Em solo nacional até podia ter mencionado o Drulovic ou o Zahovic mas fiquei um pouco triste com a ida deles para o Benfica (mesmo que não directamente e sem qualquer tipo de rancor ao Porto). Mas adorava vê-los jogar.

      • FootballTotal
        Posted Novembro 2, 2023 at 9:10 pm

        E o Denilson? Teve épocas monstruosas naquele Bétis que metia respeito!

    • Kacal
      Posted Novembro 2, 2023 at 4:55 pm

      Os nomes de Hulk, Robben e Jackson Martínez subscrevo, gostei imenso desses jogadores. Assim como Adriano Imperador. Bem apontados! Acrescentaria Figo e Kane. Adorava e adoro!

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:32 pm

    Sempre difícil fazer rankings de melhores jogadores quando se juntam posições diferentes. Se tivesse que escolher um 11, seria isto:

    Neuer
    Dani Alves
    Van Dijk*
    Maldini
    Roberto Carlos
    Busquets
    Modric
    Iniesta
    Messi
    Cristiano
    Fenomeno

    *Provavelmente o menos consensual, mas no seu melhor, nunca vi central tão completo. O que faz entre 17/18 até à lesão (e mesmo em 21/22), é absurdo. Não tinha qualquer ponto fraco no seu jogo. Velocidade, força, altura, saída de bola curta e longa, controlo da profundidade, jogo aéreo ofensivo e defensivo, 1×1 defensivo, cobertura a lateral, marcação, liderança, serenidade. Não tem um auge de 10 anos nem um absurdo de títulos, mas individualmente nunca vi ninguém melhor que ele nesse período. Era intratável. A construir um central num laboratório, o resultado final é esse período do Van Dijk.

    • Kacal
      Posted Novembro 2, 2023 at 4:58 pm

      Acho que esse XI após 2000 deve quase consensual. Subscrevo! Embora nomes como Ramos, Marcelo, Rodri (sei que é cedo mas é um craque!), Casemiro (depende dos gostos), KdB e Xavi possam ser nomes a ter em conta para as respectivas posições. Mas esse trio de ataque é indiscutível!

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 2, 2023 at 4:57 pm

      o meu 11:

      Neuer

      Dani Alves
      Maldini
      Nesta
      Ricardo Carvalho
      Roberto Carlos

      Busquets
      Xavi

      Ronaldo
      Messi
      Ronaldo Fenomeno

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:17 pm

    O Zidane é manifestamente sobrevalorizado. Jogador absolutamente fantástico, dava um prazer gigante ver jogar (se desse para trazer alguém da reforma para ver um jogo provavelmente escolhia o Zizou), mas a ideia dele como um top 3 ou top 5 da história da modalidade é completamente sem sentido para mim.
    *
    Talento e ferramentas brutais, mas um jogador de momentos (e muito altos, diga-se de forma justa). O ZZ passou quase uma década entre Juventus e Real Madrid com um rendimento, no mínimo, oscilante para ser simpático. A opinião generalizada do Zidane é formada basicamente por torneios de seleção e alguns jogos grandes, partindo daí para uma ideia de que o seu rendimento fosse sempre esse. Não era.
    *
    A época 98/99, onde o Del Piero se lesiona e se pensa em Zizou como um salvador para carregar a equipa chega a um registo de 20 vitórias, 20 empates ,13 derrotas e um diferença de golos de +13 (68-55). Com o talento que sempre teve à volta, acho manifestamente estranho como andou a perder campeonatos contra Lazios, Romas, Deportivos e Valencias. É curioso como Zidane sai da Juve, a substituição é feita pelo Nedved e a equipa automaticamente sobe o nível e a Juve limpa 3 dos próximos 4 títulos.
    Isto não é uma crítica dele num sentido mais lato, mas sim num sentido de estar nestes rankings e nestes lugares. Os Ronaldos, os Maradonas, os Messis, os Ronaldinhos e afins que carregaram equipas para essa consistência de títulos e consistência semanal de contribuir não podem ser metidos no mesmo patamar que o Zidane.
    *
    O Zidane tinha um talento brutal, mas passava “férias” constantemente durante a época e durante os próprios jogos. Um momento de brilhantismo aqui ou ali, mas, sendo isso espetacular e único pela forma como o fazia, não é o que ajuda a equipa por aí além. Nunca esteve ligado por períodos prolongados e teve épocas em que simplesmente, não dava grande coisa à equipa, muito menos a metia às costas. Eu sei que ninguém está propriamente a pensar no que acontecia nos jogos Parma ou em Bolonha em novembro, quando se compara a uma final da Champions ou um Mundial, mas quando se pensa nestes rankings, alguém que só aparecia, enquanto figura decisiva e impulsionador de uma equipa de vez em quando, não pode estar tão acima. Quando aparecia, espetacular, mas falta a consistência para estar aqui.
    *
    Deve ser uma opinião relativamente impopular, porque a maioria de quem fala de futebol pela internet cresceu com a era de Zidane e tem essa visão nostálgica dos jogadores dessa era, muitas vezes sobrevalorizando em relação ao futebol atual, mas tenho dificuldade em meter Zidane à frente de Modric, Iniesta ou De Bruyne. Simplesmente pela consistência e pelo que trouxeram às suas equipas semana sim, semana sim.
    *
    Acho que há muito revisionismo na carreira do Zizou e ele, pós reforma (especialmente considerando o Mundial 2006), ganhou uma aura e um estatuto que não se coaduna com o que (não) fez durante a carreira. Esteticamente dos jogadores mais impressionantes de ver jogar, mas durante grande parte das épocas, não foi muito mais que isso.

    • Joga_Bonito
      Posted Novembro 3, 2023 at 6:15 pm

      Discordando do facto de ele não ter tido mais impacto nos clubes, porque na altura os plantéis dos tubarões não eram como hoje, no geral entendo o ponto de vista.
      ——————-
      Não o acho sobrevalorizado tecnicamente mas sim do ponto de vista do estatuto que tem. Disse aqui há uns tempos que para mim Figo era desvalorizado em relação a Zidane na sua geração, falando-se por vezes como se entre eles a distância fosse abismal. Conquanto ache que o francês era mais elegante e técnico que o português, a diferença entre eles seria mínima como jogadores. E Figo carregou aquele Barça do pós-R9 e sobretudo do pós-Rivaldo, que era um caos directivo…Enorme rendimento no Barça e no Real e sempre desvalorizado…devia ter ganho mais uma BO…
      —————
      A diferença entre Figo e Zidane é que o francês possuía um estilo elegante e repleto de classe que se via cada vez menos e que caía mais no goto dos adeptos. Zidane era o típico jogador fadado para ser de culto mas sendo topo mundial e jogando em grandes clubes e equipas alcançou grandes coisas. Jogadores de culto como Bergkamp, Le Tissier, Recoba passaram ao lado de algo mais na carreira devido à falta de grandes troféus colectivos de forma constante.
      ————
      Atenção que eu acho Zizou um dos melhores 10s de sempre, talvez o melhor francês de sempre, mas não estaria num top 7 de melhores de sempre como alguns colocam bastas vezes…A diferença de estatuto dele para o Figo e até Rivaldo na sua geração deve-se ao estilo elegante que ele tem que lhe rendeu um culto, do qual eu admito que faço parte, mas não o colocaria como um dos 5 ou 7 melhores de sempre.
      Do ponto de vista técnico e de elegância entre ele e Bergkamp a diferença seria mínima mas o holandês tem menos estatuto do que ele porque nada ganhou com a Holanda e passou o seu prime no Ajax, Inter (onde não se adaptou propriamente) e depois espalhou magia no Arsenal que não é um clube com o mesmo estatuto mediático que uma Juve ou Real Madrid.

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 3, 2023 at 6:30 pm

        Sobrevalorizado tecnicamente também não acho que seja. Tinha uma relação com a bola do melhor que se viu. A questão é isso não se traduzir em impacto por aí além de forma consistente para se colocar em top 3 ou top 5 de sempre.
        *
        Em relação aos jogadores de culto, mesmo num patamar mais baixo, acrescento Riquelme, Rui Costa ou Valeron que também encaixam nesse molde.
        *

    • Kafka
      Posted Novembro 2, 2023 at 10:47 pm

      Excelente análise ao Zidane, também acho o mesmo

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Novembro 2, 2023 at 10:35 pm

      Zidane sobrevalorizado? Eu não li isto

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 2, 2023 at 10:55 pm

        Enquanto alguém ao nível dos melhores de sempre do desporto (top 3 e afins), claramente sobrevalorizado. O impacto dele, de forma consistente, não é comparável aos outros que estão nesse patamar.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Novembro 3, 2023 at 12:46 pm

          Mas estamos a brincar? tu viste o Zidane jogar sequer? Técnicamente foi dos médios mais evoluídos de sempre, era raro ele jogar mal. Deu um mundial e um europeu a França no auge, foi 3x o jogador do ano ( coisa pouca ) e mesmo no último mundial ainda fez exibições memoráveis. Chegou a ser a transferência mais cara do mundo. Porque sabiam o valor dele e o que ele trazia em campo.
          Agora, se não apreciavas é uma questão, dizer que é sobrevalorizado é outra.

          • Veridis Quo
            Posted Novembro 3, 2023 at 2:47 pm

            Os argumentos estão aí espalhados por cima e não estás propriamente a rebater nenhum, portanto não sei o que responder. Não só aprecio, como disse que era quem escolhia para trazer da reforma.
            Tecnicamente foi dos mais evoluídos de sempre, certo, digo o mesmo. Brilhante em torneios, também disse. Exibições memoráveis certo. Disse isso tudo, agora é ir ler os contras para eu não colocar o Zidane nesse patamar. Estão lá.

        • João
          Posted Novembro 3, 2023 at 6:58 am

          Concordo

    • lipe
      Posted Novembro 2, 2023 at 8:55 pm

      Parabéns pela coragem no comentário.

      Há um aspeto que não referiste e que na minha opinião parece importante: o futebol de hoje parece estar muito mais “profissionalizado” do que o futebol onde o Zidane cresceu (e até aquele onde acabou a carreira, em 2006). Os jogadores não se cuidavam tão bem, o futebol não era tão taticamente rigoroso como agora e as pessoas não eram tão obcecadas por estatísticas (golos + assistências, passes chave p/90 mins, etc, essas coisas). Dessa forma talvez sobrasse mais tempo e espaço para coisas verdadeiramente mágicas e inesperadas acontecerem (como um golo de meia lua numa final da Champions ou um título de campeão nacional de um clube como o Deportivo).

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 2, 2023 at 8:01 pm

      Eu concordo.

    • Valderrama
      Posted Novembro 2, 2023 at 6:47 pm

      O futebol no geral e o italiano em particular era muito mais equilibrado do que nos últimos dez/quinze anos. Daí que perder um campeonato para uma Lázio ou Roma da altura não era vergonha nenhuma.

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 2, 2023 at 7:07 pm

        Não estou a dizer que é uma vergonha. Estou a dizer que se Zidane é isso tudo, top 3/top5, isso dificilmente pode acontecer. Como não aconteceria com Messi, Ronaldo e afins. Ou pelo menos não aconteceria tanta vez. 3 títulos em quase 10 anos desses dois clubes, tendo sempre, discutivelmente, o melhor plantel da liga em quase todos os anos…
        Uma vez, tudo bem. Acabar várias vezes atrás de Lazios, Romas, Depors e Valencias não pode estar num currículo de alguém nesse patamar. É uma das razões para eu não o meter.

        • Valderrama
          Posted Novembro 3, 2023 at 9:14 am

          Concordo com os restantes argumentos e até acho que tens toda a razão nos outros pontos sobre a sobrevalorização do Zidane. No caso do francês a extrema elegância com que jogava oculta o facto de ser algo irregular. Acrescentaria até a forma inesquecível como a sua carreira acaba, em directo para todo o mundo.
          Mas o argumento em relação a ter perdido esses campeonatos não acho tão válido, a concentração de talento na era Messi e Cristiano é incomparável a essa era em que os grandes craques estavam muito mais distribuídos. A equipa da Lázio que foi campeã é assustadoramente forte. O Inter do Fenómeno era uma constelação de estrelas que nunca foi campeã.

    • Artur Trindade
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:02 pm

      Já disse aqui algumas vezes que Zidane é um 10, o que por si só já o descontinuava no futebol moderno, mas principalmente a sua incapacidade de explosão, de mudança de velocidade, traria-lhe grandes dificuldades a encostar/partir na linha, ou para subir para 2º avançado, ou mesmo PL, que seria convidativo pela sua estampa física, e até nisto podia ter muitos golos de cabeça, mas tinha pouca chegada.
      Figo jogaria exactamente da mesma forma no futebol de hoje, como extremo, ou partindo da linha, brilharia da mesma forma.
      Mesmo tendo sido uma enorme vedeta na sua era, estas deficiências são a razão de ter tão fracos números, por exemplo em relação a Messi (mesma posição), é/seria esmagado.

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:17 pm

        Não concordo com a questão da mudança de velocidade. Aliás, acho que o melhor Zidane é aquele em transição e com o jogo partido, onde pode ir aplicando aquela passada larga, fintas de corpo e controlo de bola para tirar adversários da frente. Acho que as maiores deficiências dele, caso jogasse hoje, era claramente o trabalho sem bola e a falta de espaço que encontraria. Os jogos são muito menos partidos e as equipas mais organizadas e, como disse, o melhor Zidane era aquele a voar em transição. Mesmo não sendo super atlético, sempre teve essa passada larga e força para aguentar as cargas e proteger na bola enquanto a conduzia.

        • Artur Trindade
          Posted Novembro 2, 2023 at 11:42 pm

          Mas estamos a falar da mesma coisa.
          Quando digo mudança de velocidade, explosão, refiro a capacidade de ultrapassar adversários quando o espaço diminui.
          Isto explica a grande dificuldade do Zidane em ter números (golos), não era rápido em espaços curtos.
          Quando o espaço era maior, habitualmente longe da baliza, claro que a passada larga do Zidane era mais eficaz, o que significaria provavelmente que seria adaptado a 8 no futebol moderno, onde sofreria nesse caso pela escassa capacidade de trabalho, sem bola.
          Um conjunto grande de condicionantes, que o levaria a ter bem menor impacto no futebol atual, cenário extensível aos puros 10 em geral, coisa que Messi escapa pela imensa capacidade física, mudança de velocidade e direção que possui, que o leva a ganhar vantagens facilmente nas zonas interiores, aliada á sua capacidade de associação em passe curto, colocando-o vezes sem conta em situação de remate, logo os números absurdos.
          Zidane jogando na mesma posição que Messi, é a sua antítese como jogador.

    • Kacal
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:00 pm

      Não discordo do que dizes de Zidane embora escolher um jogador também possa ser pelo que nos fez sentir a vê-lo jogar. Não me lembro de muitos jogadores que tenham banalizado uma equipa praticamente sozinho como Zidane fez com o Brasil no jogo mítico. Deu cabo deles. Parecia que estava a brincar com eles.

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:10 pm

        Como digo, dificilmente escolhia outro para trazer da reforma só para o ver jogar. Não traduziu é essa qualidade que tinha, para um impacto de em vencer de forma regular. O Zidane tem jogos (e a maioria são jogos grandes) intratáveis, como esse. A questão é que para se estar num top 3/5 da modalidade, como tantas vezes vejo, isso para mim é curto. Top 15/20, tudo bem. Para se estar lá mesmo em cima, tem que se contribuir mais e de forma mais regular do que o Zidane fez ao longo da carreira. Para mim, claro.

    • Jeco Baleiro
      Posted Novembro 2, 2023 at 4:59 pm

      Acho que é precisamente isso que faz do Zidane um mito. Tinha um feitio danado (expulsão em Hamburgo para a Champions, agressão ao jogador da Arábia no Mundial 98, cabeçada ao Materazzi), jogava a passo muito tempo, mas na hora da verdade por muito talento que houvesse, quem assumia? Ele mesmo.
      Além de que naquela altura o futebol era muito mais equilibrado, era muito mais difícil ganhar muitos campeonatos seguidos, tanto em Itália como em Espanha, do que agora.
      Percebo o que dizes mas acho que a grandeza do Zidane vem mesmo daí, imagina se estivesse sempre no modo besta. Resolve nas decisões depois de andar a pastar em grande parte da época. Não é bonito, nem justo se calhar, mas era Zidane.
      E, tal como tu, era o gajo que eu trazia da reforma para voltar a ver.

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:06 pm

        Eu percebo e adoro o Zidane. Quando estava no seu dia, era fenomenal. A minha discórdia para ele estar nestes rankings ao pé de outros ou acima é o facto de ele não estar assim tantas vezes no seu dia e ter, como dizes, andado a pastar durante muito tempo da sua carreira. Por toda a qualidade que tinha, é uma carreira que se define por 6 ou 7 momentos. Momentos altíssimos e icónicos, ninguém o discute, mas para andar neste patamar é curto. Carregar uma equipa por 1 ou 2 jogos em torneios não pode ser suficiente (até em 98, tirando a final, tem um rendimento bastante fraco). O rendimento na Juve e no Real (e são quase 10 anos da carreira) é demasiado pobre para que o coloque no patamar mais alto destes rankings. Pelo talento e conjugação de ferramentas, compreendo evidentemente.
        A questão é que só traduziu isso que tinha muito raramente de forma impactante nas suas equipas.

  • Artur Trindade
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:17 pm

    Ronaldo7
    Messi
    Ronaldo9
    Maradona
    V.Basten
    Zidane
    Platini
    Gullit
    Matthaus
    Henry
    Ronaldinho
    Figo
    Iniesta
    Não vi jogar Pelé, Cruyff, Di Stefano, Puskas, Eusébio e Zico, logo não foram considerados.

  • DICAS
    Posted Novembro 2, 2023 at 4:12 pm

    Ronaldinho foi o único que mostrou coisas com a bola que mais NENHUM conseguiu fazer.

    Potência, drible e finta muitos tem (Ronaldo fenômeno foi o que conciliou melhor as três), mas NINGUEM fez ou chegou perto de fazer o que Ronaldinho Gaúcho (para mim o melhor de sempre não estatística mas em puro futebol) conseguiu mostrar.

    Teve poucas épocas no auge mas ABSOLUTAMENTE ninguém pode ser comparado com ele durante estas. Volto a repetir. Não é golos ou estatísticas que falo, é o melhor jogador que vi JOGAR O DESPORTO REI.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 3, 2023 at 8:59 am

      Ainda bem que usas caps locks porque caso contrário, o texto era indecifrável.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Novembro 3, 2023 at 12:38 am

      Sem dúvida DICAS, nenhum jogador tratou a bola como se fosse uma pessoa que era o caso de Ronaldinho, a bola sempre foi a sua melhor amiga em campo, era incrível o que ele fazia SEMPRE, e no seu prime minha nossa podem vir os Ronaldos Messis Pelés Maradonas e Fenómenos que não dá para bater o Bruxo

  • Tiago MR
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:44 pm

    Este é daqueles tops super interessantes pq podem conter todo o tipo de jogadores. Aqui vai o meu:

    Ronaldo Fenomeno
    Cristiano Ronaldo
    Messi
    Zidane
    Figo
    Ronaldinho
    Iniesta
    Nedved
    Ibrahimovic
    Deco

  • jimmyvicente
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:42 pm

    1- Cristiano Ronaldo
    2- messi
    3- ronaldinho
    4- Ibrahimovic
    5- henry
    6- Iniesta
    7- figo
    8- Eto’o
    9- Luis suarez
    10- modric

  • Xungo
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:31 pm

    A pergunta é o que mais gostamos de ver jogar, e para mim foi o Ronaldinho que me deu mais prazer, mas muito longe dos outros, era muito superior ao Messi tecnicamente.

    Se a pergunta for quem é o melhor de sempre, com o que ganharam e com a influencia que tiveram é Messi/CR7 muito acima de todos.

    • Ruben Martins
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:07 pm

      Não houve nem haverá na historia do futebol jogador com mais técnica que o Messi.
      Boa noite.

      • Luke Skywalker
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:58 pm

        Assim o diz e assim tem que ser, porque o senhor quer ?. Concordo plenamente em relação ao Ronaldinho, sendo que nunca se pode dizer que não haverá mais ninguém, porque não sabemos o futuro.

        • Ruben Martins
          Posted Novembro 2, 2023 at 8:11 pm

          Cá está o Luke again ahah respira rapaz, a vida vai sorrir pra ti

          • Luke Skywalker
            Posted Novembro 3, 2023 at 12:41 am

            Que “perseguição”, caro Ricardo…respondo a si como respondo a outros e não sou mal educado, portanto, sinceramente, não percebo isso. Ainda por cima, houve comentários menos suaves para si e nem lhes respondeu…
            *
            Em relação à “vida sorrir”, já lhe respondi melhor num comentário abaixo, mas reforço que tenho uma vida excelente, em todos os sentidos, felizmente. Obrigado pela preocupação. Cumprimentos.

        • Luke Skywalker
          Posted Novembro 2, 2023 at 7:44 pm

          Em relação à melhor técnica do Ronaldinho *

      • batalha34
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:47 pm

        Comentário alucinado.. Houve dezenas se não centenas de jogadores com mais tecnica que o Messi no futebol.

        Agora no global de tecnica aliada ao discernimento em jogo, há consistência de uma decada e à capacidade de finalização, aí não houve nenhum e provavelmente nunca mais vai haver.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 3, 2023 at 5:33 am

          Centenas? Eu diria mesmo milhões.

          Até calceteiros da rua tem mais técnica que esse pedreiro do Messi.

          • batalha34
            Posted Novembro 3, 2023 at 10:10 am

            Eu pus o Messi a par do Ronaldinho como o melhor jogador de sempre na minha lista, portanto nao sei de onde vem esse comentario

            Considero o Messi de 0 a 10, tem uma tecnica 9.5.

            É excelente, top 0.00001% mas já houve alguns jogadores no futebol que até com uma laranja jogavam bonito.

            A diferenca é que o Messi consegue aliar a excelente tecnica que tem a tudo o resto que é preciso, enquanto os outros ficam-se pela tecnica e perdem-se.

            Em exemplo, considero o Ronaldinho tecnica 10, da-lhe uma pedra de calçada que ela saia bonita dos pes na mesma. Mas no capitulo de entendimento de jogo e especialmente na capacidade mental é muito inferior ao Messi.

            Enquanto que o Messi é praticamente um 9 ou 10 a tudo exceto no fisico e teve capacidade mental para aguentar esses atributos durante uma decada.

            Na minha opiniao isso é que faz do Messi o melhor jogador de sempre, nao é ser o melhor de sempre num só aspecto particular do jogo, mas ser top 0.00001% em varios aspectos durante muito tempo.

        • Veridis Quo
          Posted Novembro 2, 2023 at 8:07 pm

          Diria mesmo milhares. Um jogador que passou uma carreira toda a alto nível em que é genuinamente difícil arranjar, por exemplo, uma receção defeituosa. Noção. Messi é o mais perto de perfeição técnica que houve.

      • Foge Quim
        Posted Novembro 2, 2023 at 6:04 pm

        Para ti, claro.

  • ohomemdabeirabaixa
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:31 pm

    Não sei a idade do João Querido Manha. Eu tenho 67 anos e subscrevo a lista dele na sua totalidade. Apenas faria uma alteração na ordem dos dois primeiros Maradona e depois Pélé.
    Penso que seria interessante que o VM promovesse uma votação entre os seus leitores estratificada por idades.
    Por exemplo como segue (neste caso décadas):
    Leitores nascidos na década de 50, 60, 70, …
    Fica a sugestão.

    • Ruben Martins
      Posted Novembro 2, 2023 at 5:08 pm

      Ver alguem dizer que o Pelé é melhor que o Messi deixa me com um bichinho do caraças! O que terei perdido??

      • Valentes Transmontanos
        Posted Novembro 2, 2023 at 7:57 pm

        Ainda há uns meses, quando ele morreu, o que não faltaram foram vídeos que mostravam o que ele era capaz de fazer. É perfeitamente ser plausível considerá-lo o melhor de sempre, sobretudo quem o viu a jogar.

      • Luke Skywalker
        Posted Novembro 2, 2023 at 7:03 pm

        Estava vivo na altura em que Pelé jogou? Se não estava, tem aí a resposta.
        Nota: eu também não estava, mas não me surpreende nada que possam considerar Pelé/Maradona melhores do que CR7/Messi – e muitos dos que conheço que viram os 4 a jogar têm exatamente essa opinião.

        • Ruben Martins
          Posted Novembro 2, 2023 at 8:10 pm

          O Luke está com problemas de interpretação. Mas é o normal de quem vive raivoso e só se pode soltar online

          • Luke Skywalker
            Posted Novembro 2, 2023 at 8:28 pm

            ? Antes de mais, pela sua resposta, diria que seria mais o senhor Ricardo a estar assim, porque nem sequer fui mal educado consigo. Fiz uma pergunta legítima e respondi consoante isso. Depois, felizmente, tenho uma excelente vida, família e amigos incríveis e muitos motivos para sorrir. Um bem haja.

  • Borsalino
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:23 pm

    Dos que eu vi jogar:
    1- Messi
    2 – Ronaldo Fenómeno
    3 – CR7
    4 – Zinedine Zidane
    5 – Ronaldinho
    6- Iniesta
    7 – Kaká
    8 – Xavi
    9 – Henry
    10 – Del Piero.

  • Lopes da Silva
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:19 pm

    Sou de 90, primeira memória de futebol Mundial de 98, mas recordações constantes só a partir de 2000.
    1 Messi
    2 Zidane
    3 Ronaldo
    4 Cristiano
    5 Henry
    6 Ronaldinho
    7 Maldini
    8 Nesta
    9 Totti
    10 Figo

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 2, 2023 at 3:10 pm

    Acho estranho ninguém (posso ter visto mal) ter mencionado o Suarez. Provavelmente o melhor PL que vi jogar depois do Ronaldo Fenómeno.

    Depois posso ser apenas eu que sou muito biased pelo que vi o Guardiola fazer, mas acho poucas as mencoes a Xavi e Busquets, mas entendo que para 10 lugares, haja vários na linha da frente.

    Messi n° 1 obviamente.

  • Wazza_10
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:58 pm

    1 – Lionel Messi
    2 – Diego Armando Maradona
    3 – Ronaldo Fenómeno
    4 – Cristiano Ronaldo
    5 – Roberto Baggio
    6 – Michael Laudrup
    7 – Zinedine Zidane
    8 – Marco Van Basten
    9 – Paolo Maldini
    10 – Ronaldinho Gaúcho

  • Xtremox
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:58 pm

    O meu top:
    1 – Messi
    2 – Maradona
    3 – Zidane
    4 – Ronaldo Fenómeno
    5 – Iniesta
    6 – Modric
    7 – Ronaldinho
    8 – Baggio
    9 – Xavi
    10 – Benzema

  • JPMendes
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:47 pm

    Comecei a ver futebol em 2002:
    1- Ronaldo
    2- Messi
    3- Zidane
    4- Ronaldinho
    5- Figo
    6- Kaká
    7- Cristiano
    8- Henry
    9- Pirlo
    10- Buffon

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 2, 2023 at 3:06 pm

      Sem querer intrometer-me naquilo que sao as escolhas de cada um, acho estranho colocar Zidane ou Figo nessa lista. Zidane acabou a carreira em 2006, sendo que muito do que contribuiu para o seu auge (Mundial 98 ou Euro 2000, a passagem por Itália e mesmo a Champions pelo Real foi ganha em Maio de 2002) ocorreu antes de 2002. O Figo em 2002 já nao era BO, embora ainda fosse obviamente figura no Real Madrid e mais tarde no Inter, parece-me pouco para a quantidade de jogadores que brilharam nos anos 2000. Mas percebo mais do que o Zidane ainda assim.

      SL

  • Luke Skywalker
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:45 pm

    1) Excelente post para verificar as diferentes opiniões que existem e tentar debater da melhor forma possível, apesar da maioria parecer ser da mesma geração ou aproximado. O pódio final seria o mesmo que o meu, mas trocava todas as posições – CR em primeiro, Zidane em segundo e Messi em terceiro. Foram os 3 melhores que vi jogar.
    *
    2) O top do João Antunes, entre todos, é o que está mais próximo de um possível top’10 meu (trocava o Romário pelo Neymar, porque, apesar de todo o extra-campo, sempre me entreti muito a ver o Ney no seu auge e talvez fizesse mais uma ou outra troca de nomes e de posições).
    *
    O top do João Querido Manhã é muito interessante e o que mais “longevidade” apresenta, por isso, acredito plenamente que possa ser aquele que representa melhor a realidade dos acontecimentos, entre as várias gerações, sobre quem poderá ser o melhor de sempre quem estaria numa hipotética lista disso.
    *
    3) Para terminar: peço desculpa, mas ser capaz de não colocar o CR7 já é “maeu”, quanto mais não o colocar e ter lá o Rooney ?. Gostava mesmo de perceber o porquê…

  • Braulio
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:43 pm

    Eu vi 3 jogadores diferenciados na minha vida: Ronaldo, Ronaldinho e Messi. Cristiano Ronaldo, embora eu não considere um jogador diferenciado fica neste nível. Para mim estes 3 foram os melhores que vi e é muito difícil hierarquizá-los.

  • Braulio
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:42 pm

    Eu vi 3 jogadores diferenciados em toda a minha vida: Ronaldo, Ronaldinho e Messi. Vi mais alguns magos como Okocha, Bergkamp ou Iniesta. Jogadores claramente diferenciados dos demais.

  • El Cadong
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:38 pm

    R9, sempre. O melhor de sempre, para sempre.

  • batalha34
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:36 pm

    Lista dificil, fica ainda mais dificil fazer 1 2 3 4 5 alguns numeros têm mais distancia que outros, a distancia entre 1 e 2 nao é necessariamente a mesma que 2 e 3, etc… Para mim a distribuiçāo dos 10 melhores entre niveis mais ou menos equiparados entre eles, que vi jogar, é

    Ronaldinho, Messi
    CR7
    R9, Zidane, Iniesta
    Henry, Puyol, Figo
    Paul Scholes

    • batalha34
      Posted Novembro 2, 2023 at 2:44 pm

      Mençāo honoraria para o Futre, infelizmente nunca o vi jogar, apenas highlights do youtube, por isso fica fora da lista.

  • PedroMD
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:32 pm

    Ronaldo Fenómeno foi o jogador que mais gostei de ver jogar. Todos os outros vêm depois.

    • poupas
      Posted Novembro 2, 2023 at 2:37 pm

      No seu prime não tem comparação com mais ninguém. Jogador mais completo da história do futebol.

  • poupas
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:32 pm

    Primeiro que tudo fico maluco como é possivel alguém considerar o Neymar para esta votação.
    O meu top e:

    1. Fenómeno
    2. Messi
    3. Ronaldinho Gaucho
    4. Maradona
    5. Zidane
    6. Cristiano Ronaldo
    7. Henry
    8. Van Basten
    9. Lottar Matthaeus
    10. Andres Iniesta

  • Fireball
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:23 pm

    Ui, este sim é um top muito interessante. Vou tentar dar os meus 10. Aviso já, não vou por números nem títulos, vou simplesmente pelo “wow” factor que me proporcionaram.

    1. Messi
    2. Ronaldo
    3. Suárez
    4. Ronaldinho
    5. Cristiano

    E afinal dou apenas o top5 porque não consigo ordenar os próximos 5. Há jogadores que claramente nunca foram top10 mundial mas que adorava ver jogar nos meus clubes. Aimar, Saviola, Coutinho no seu prime, Owen. Outros underrated mas que deixaram marca por uma razão ou outra, Gerrard, Klose, Larsson. Outros que claramente podem estar neste top10, como Henry, Iniesta, Xavi, Busquets. E apesar de não ser grande fã do Cristiano, é difícil não o colocar neste Top5, porque teve momentos brilhantes daqueles que mesmo como adepto rival uma pessoa tinha que levantar e aplaudir.

    • TSSousa
      Posted Novembro 2, 2023 at 10:43 pm

      1. Cristiano Ronaldo
      2. Ronaldo
      3. Ronaldinho
      4. Zidane
      5. Messi
      6. Rivaldo
      7. Figo
      8. Neymar
      9. Iniesta
      10. Deco/Henry/Ibrahimovic/Kaka/Modric/Maldini/Nesta/Pepe/Buffon/Tsubasa

  • Diogo Moura
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:08 pm

    Engraçado esta diferença de opiniões. Eu por exemplo, nunca colocaria Neymar no meu Top-10.
    Faria algo como
    1) Messi
    2) Ronaldinho
    3) Cristiano Ronaldo
    4) Ronaldo Nazario

    É o meu Top-4

    O resto… Por ordem aleatória poderia ser algo como Zidane, Henry, Maldini, Iniesta, Xavi e Gerard.
    Menção honrosa para Ibra, Totti, Figo, Ricardo Carvalho e Neuer.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:08 pm

    Ronaldinho de longe e depois os outros por ordem indiferente..

  • Nickles
    Posted Novembro 2, 2023 at 2:01 pm

    1. Ronaldinho
    2. Messi
    3. R9

Deixa um comentário