Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 28 jogadores que iniciaram a pré-época do Benfica

O que falta aos encarnados? O meio campo, a menos que Lage aposte nos elementos da formação, é o setor mais carenciado. O ataque também precisa de um esquerdino.

As presenças do defesa Gonçalo Oliveira e dos médios Nuno Félix, João Veloso, Rafael Luís e Diogo Prioste são o principal destaque no início dos trabalhos de pré-temporada do Benfica. Já Obrador é a única cara nova até ao momento, enquanto que Henrique Araújo está de regresso, depois de ter sido emprestado ao Arouca. Destaque ainda para Schjelderup, que foi autorizado pelo Clube a apresentar-se na quarta-feira, 16 de julho, por motivos pessoais.

Os 28 jogadores que iniciaram a pré-época do Benfica:
Guarda-redes:
 Trubin, Samuel Soares e Diogo Ferreira;
Defesas: Otamendi, António Silva, Bah, Tomás Araújo, Dahl, Obrador, Leandro Santos, Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira;
Médios: Aursnes, Florentino, Barreiro, João Rego, Manu, Nuno Félix, João Veloso, Rafael Luís e Diogo Prioste;
Avançados: Pavlidis, Tiago Gouveia, Bruma, Aktürkoğlu, Prestianni, Henrique Araújo e Tengstedt.

50 Comentários

  • Nunop
    Posted Julho 14, 2025 at 11:14 pm

    Plantel fraco a 14 dias da disputa do 1º título da época e da importantíssima vaga na Champions.

    Devia ser algo assim (assumindo que conseguem fechar o Enzo Barrenechea e o João Félix):
    GR: Trubin, Samuel Soares e Diogo Ferreira (titular da B);
    DD: Amar Dedic, Bah e Leandro Santos (titular da B quando o Bah voltar);
    DC: Otamendi, Tomás Araújo, António Silva, Contratação 1, Joshua Wynder (5º central, treina com a A, titular da B);
    DE: Samuel Dahl e Rafael Obrador;
    MD: Enzo Barrenechea, Manu Silva e Rafael Luís (titular da B quando o Manu voltar);
    MC: Contratação 2, Aursnes e João Veloso;
    Extremos: Contratação 3, Schjelderup, Bruma e Tiago Gouveia;
    2º Avançado: João Félix, Akturkoglu e Prestianni;
    PL: Pavlidis, Contratação 4 e Henrique Araújo.

    Um plantel com 29 elementos, no entanto 25 é o core principal e Diogo Ferreira, Leandro Santos, Joshua Wynder e Rafael Luís vão tendo rodagem de equipa B enquanto treinam com o plantel principal/cobrem lesões (Manu e Bah até Outubro/Novembro, por exemplo).
    Mandar para a B: Gonçalo Oliveira;
    Vender: Florentino e Leandro Barreiro;
    Emprestar: Nuno Félix, Diogo Prioste, João Rego e Tengstedt.

    Contratação 1: DCE: Robert Renan (Zenit, 21 anos) ou Yusuf Akcicek (Fenerbahce, 19 anos).
    Yarek Gasiorowski tinha sido perfeito mas o PSV deve ter fechado negócio sem o Benfica o ter referenciado sequer. É imperativo ter um central de pé esquerdo, preparar a sucessão de Otamendi como central titular do lado esquerdo e era importante ter 4 centrais bons dado que cheira-me que vamos jogar muitas vezes com 3 centrais assim que perceberem as dificuldades que o Dahl terá como titular numa defesa a 4 (sente-se muito mais confortável numa defesa a 5).

    Contratação 2: MC: É preciso um 8 para ontem. Nelson Deossa (Monterrey, 25 anos) ou Andy Diouf (Lens, 22 anos) seriam as minhas opções.

    Contratação 3: ED: Esquerdino de preferência, sugeria aproveitar a situação contratual do Edon Zhegrova (Lille, 26 anos).

    Contratação 4: PL jovem, melhor que Henrique Araújo e que possa servir de sombra a Pavlidis. Franjo Ivanovic (USG, 21 anos) seria a minha escolha.

  • Antonio Clismo II
    Posted Julho 14, 2025 at 6:34 pm

    Acho que os benfiquistas não estão bem cientes da qualidade do Rafael Luís, João Veloso ou Prioste, claramente têm o que é preciso para se assumirem como jogadores importantes para a equipa.
    .
    Mas todos querem estrangeiros caríssimos a chegar todos os dias, mesmo que nem saibam onde fica Portugal no mapa…

    • Jons Mendi
      Posted Julho 15, 2025 at 5:36 am

      Eu gostava que o que dizes fosse verdade. Infelizmente não acredito que estes jovens tenham qualidade para se impor no imediato. Precisam de entrar progressivamente e não desta forma. Digo eu, porque dos que falaste nenhum deles ainda fez mais de 40 mnts (se tanto) na primeira liga – por isso dar garantias que vão se afirmar é simplesmente utopia e futurismo.

      • Antonio Clismo II
        Posted Julho 15, 2025 at 2:46 pm

        João Neves em Outubro de 2022 também nem sequer era concensual na Youth League (Prioste estava à sua frente) e a partir de Dezembro acaba por levar a equipa às costas rumo à vitória no campeonato em 2023.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Julho 14, 2025 at 4:29 pm

    Não é preciso dramatizar tanto. Plantel que para tugão chega e sobra

  • Veridis Quo
    Posted Julho 14, 2025 at 3:50 pm

    Trubin, Soares
    Dedic, Bah
    Tomás Araújo, Otamendi, António Silva, Wynder
    Dahl, Obrador
    Florentino, Manu, Barreiro, Aursnes
    Akturkoglu, Schjelderup, Gouveia
    Pavlidis, Henrique Araújo
    *
    Olhava para esta base como ponto de partida e diria que está longe de ser uma base particularmente forte. O Benfica está segure na baliza, o Dedic é um bom lateral direito, a situação dos centrais parece-me boa e há Pavlidis. De resto, parece-me que há carências significativas em quase todo o lado.
    A lateral esquerda deixa-me dúvidas.
    O meio campo, no estado atual, começa a época com Florentino, Barreiro e Aursnes, o que é muito pobre.
    Os homens para as posições atrás do Pavlidis parece-me uma incógnita, apesar de haver qualidade. Lage não parece apreciar propriamente nenhum e diria que só o Akturkoglu é garantia de alguns números nesta fase. Até em termos psicológicos, o Benfica tem 4/5 extremos que sentem todos que deviam ser titulares e isso deixa sempre um problema de gestão. O Prestianni acha que tem que jogar, o Schjelderup ainda não teve uma sequência e chegou no início de 2023, o Bruma certamente que veio a achar que podia ser figura num patamar mais alto, Akturkoglu pelo que custou também tem essa expectativa… cria problemas. Olhando para o Sporting, não há propriamente problemas de gestão se o Quenda, Geny ou Alisson ficarem no banco. Leva-se com maior normalidade e sabem que terão os seus minutos, na mesma.
    E falta ainda uma alternativa ao grego, na frente.
    *
    As contas são fáceis de fazer. Falta um Neres, um Enzo/Neves e um Marcos Leonardo. Virem 3 desse nível, mais o João Félix (acho que faz sentido vir), deixa o plantel em boas condições para fazer uma boa época. Cabe ao Benfica acertar no recrutamento e ir em busca dessas posições. Depois, é despachar Prestianni por empréstimo, Tengsdtet e talvez o Bruma.
    *
    Trubin, Samuel Soares
    Dedic, Bah, Leandro
    Otamendi, Araujo, Silva, Wynder
    Dahl, Obrador
    Florentino, Manu, REFORÇO, Aursnes, Barreiro
    REFORÇO, Schjelderup, Félix, Akturkoglu, Gouveia
    Pavlidis, REFORÇO, Araújo.
    *
    Plantel de 24/25 jogadores, mais os miúdos da formação para completar. Não acho que o Benfica esteja a muitas contratações de formar um bom plantel, mas é imperativo que as acerte para elevar o nível.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Julho 14, 2025 at 4:35 pm

      Boa tarde.
      Não acho o meio campo pobre, tudo depende do que se pede.
      Dizer que o treinador pode fazer adaptações e testar novas soluções, por exemplo Schjelderup como médio atrás do avançado não necessariamente como 10 mas como criativo com liberdade.
      Dizer que Aursnes é um excelente médio, com inteligência e trabalho. Barreiro tem uma boa chegada à área também, acho inclusive que é algo que ainda não foi assim tão bem explorado.
      Florentino é um jogador defensivo e Manu a única coisa que joga contra ele é ter estado parado, caso contrário estaríamos a falar de alguém internacional A.
      Há também os jovens que hey, supostamente são muito bons. Se depois não forem fazem como fizeram com o Mbappe, vão virar o bico ao prego e dizer que sempre souberam que afinal o francês secava o resto da equipa.
      Aursnes sabe construir, Barreiro tem boa chegada à área, há jogadores ofensivos para serem trabalhados.
      Nada que sinceramente eu ache pobre. Acho que é um processo.

      • Veridis Quo
        Posted Julho 14, 2025 at 6:16 pm

        Se o Benfica quer atacar o início de época com Aursnes, Barreiro e Florentino… muito contente fico eu enquanto rival. Parece-me francamente pobre. Num mundo ideal, para mim, isto eram opções de plantel atrás do Manu e de um médio verdadeiramente diferenciado como foi um Enzo. Se fosse para um 4-3-3 juntaria-se um Aursnes num 11, se fosse um 4-4-2 poderia voltar à posição que foi sua como falsa ala com Schmidt.
        Num meio campo a dois, Aursnes e Florentino parece-me muito curto. Florentino e Barreiro, então, como já se viu, ainda pior.

    • Mantorras
      Posted Julho 14, 2025 at 4:26 pm

      Olhando para o plantel final, se vier o Felix entao so faz sentido jogar em 442.
      Araujo fica como alternativa ao Pavlidis? Eu so traria outro PL se ele saisse.
      Aktur fica como extremo e como alternativa ao Felix.
      Preferia Prestianni do que Shelderup, mas idealmente ficam os 2.
      O Barreiro sai e vem um medio completo (Morten, Rios… por ai). Prefiro ter o Rafael Luis ou o Veloso com mais espaco para terem minutos do que o Barreiro.

      • Veridis Quo
        Posted Julho 14, 2025 at 6:19 pm

        Não me parece mesmo que só ter o Araújo como alternativa seja boa ideia. Uma lesão do Pavlidis e fica só um PL de 23 anos que teve dificuldades em impor-se no Watford, Arouca e Famalicão como opção? Parece-me que faz sentido que seja a 3ª opção, mais que isso diria que é arriscado.

        • Mantorras
          Posted Julho 14, 2025 at 8:40 pm

          O que quero dizer é que, nesta fase, para mim, ele nao seria terceira opcao. Se nao chega para ser segunda opcao, que venha outro entao, mas nesse caso ele sai.

  • Mantorras
    Posted Julho 14, 2025 at 3:17 pm

    Ficava com o Samu e vendia o Trubin. Fez uma grande segunda volta, esta valorizado, se tiver interessados, aproveitaria para lancar o miudo, que me parece pronto.
    —-
    Se vier Dedic a defesa fica fechada. Creio. Nao sei se optara por 3 centrais, porque tem 3 centrais “titulares”, mas acredito que comecara a epoca com Toni e Otamendi, e quando o Tomas estiver bem para jogar 90min voltara a ser opcao. Jogar com 3 centrais e ter so… 3 centrais, é muito arriscado.
    —-
    No meio campo ha bastantes castings a fazer, mas entre ter emprestados de outros clubes ou apostar em miudos, prefiro os nossos (gosto muito do Veloso e do Rafael, duvido que nao facam boa figura). Para mim, Barreiro devia sair, nao ha espaco para um tapa buracos tao bem pago, e em vez de tentar o tal Enzo 3, que é pior que o Tino, ficaria com o Tino. Manu ha-de recuperar. Acho que falta um medio completo, falou-se no Morten e no Rios, e qualquer um deles serio bom. Depois, talvez falte mais um medio ofensivo, depende de como Lage quer jogar e de como veja Rego e Veloso. Eu, tentaria trazer um medio ofensivo, emprestava o Rego para jogar uma epoca inteira e poder crescer, mais um ano no banco pode ser muito mau para ele, e ficava com o Veloso para ir tendo oportunidades.
    —-
    Dos extremos, espero que saia, pelo menos, o Bruma, e dependendo de como o Lage quise jogar, ate pode sair o Sheld tambem. Na frente se for para vir um Cabral ou um Bellotti, mais vale estar quieto e nao mexer. Que fiquem o Henrique e o Tangstedt que ficam bem.
    —-
    E que saia RC sem fazer muito mais, quanto menos mexer melhor.

  • chuta dai
    Posted Julho 14, 2025 at 3:00 pm

    Com este plantel tão fraco, não entendo como o Gonçalo Moreira não entra nas opções. Precisamos de PL. O Tengsted está ao nivel do Martin Pringle. Um 8 de classe. Um 9,5 de classe. Um central, Um trinco. Um lateral esquerdo para titular. Estou a fazer conta com Dedic, se não tem que vir um lateral direito também.

  • Kacal
    Posted Julho 14, 2025 at 2:45 pm

    Olhando a esta lista dos jogadores que se apresentaram e assumindo que Dedic será fechado, a defesa ficará fechada também. Esperava que Bajrami continuasse e fosse o 4º central portanto saindo pode ser que ainda invistam num central mas acontecendo não será um forte investimento, com certeza.

    ————————– —————————-

    Dito isto acho que falta um #8 box to box (um Enzo mesmo que tenha metade da qualidade já será uma mais-valia, nunca será fácil encontrar outro mas é procurar bem e falo em termos de características, alguém que tenha um perfil idêntico), um extremo direito (alguém canhoto, dá outras soluções e acho que faz falta, um substituto de Di Maria), um ponta de lança (possivelmente alguém que seja jovem ou pelo menos relativamente novo e dê garantias como alternativa a Pavlidis dando-lhe concorrência mas cumprindo quando jogar, quem sabe alguém que possa por vezes jogar em simultâneo quando necessário, mas sendo também alguém que será preparado para titular a médio prazo). E claro fechar João Félix. Na lateral direita na ausência de Bah que ainda deve demorar a recuperar será Tiago Gouveia a alternativa com Aursnes como 3ª opção de recurso. No entanto na questão do #8 não se ouve muito falar disso talvez com a saída de Kokçu possa começar a ser assunto, mas temos ouvido falar do tal Enzo Barrenechea o que pode indicar que a ideia é ter Aursnes a titular como o tal #8 e fazer um upgrade a Florentino com um #6 que defende e impõe físico (mesmo que não ao nível do Florentino já que aí é o seu forte) mas que dá mais qualidade técnica no passe e na saída a construir.

    —————————— —————————————

    Thiago Almada poderá ser um bonus, mas sinceramente ele não é #8 nem é extremo direito e conseguindo Félix acho que é mais capricho e eu não contratava ambos, focando assim esforços noutras posições. Mais vale fechar o tal Enzo Barrenechea para #6 e contratar um #8 como já não têm desde Enzo Fernandez do que investir no Thiago Almada, isto é a minha opinião. E é isto resumindo e concluindo portanto é fechar Dedic e João Félix e depois investir em Enzo Barrenechea já que é falado, num #8, num extremo direito canhoto e num ponta de lança. Se esses reforços forem de qualidade e bem acertados, o plantel fica bem forte e equilibrado pronto para uma grande época. Veremos se Lage terá mãos claro, mas em principio haverá condições para tal. Veremos como corre o mercado, mas esta é a minha opinião e visão. Ah e para mim Schjelderup deveria ser aposta forte e consistente, assim como dar minutos a Prestianni que pode jogar como alternativa na esquerda e como alternativa a Félix no meio também. É isto!

    —————————————- ————————————————–

    Um XI com Trubin na baliza. Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl na defesa. Enzo Barrenechea e Aursnes na dupla de meio-campo. REFORÇO na ala direita, João Félix atrás do PL e Schjelderup na ala esquerda. E Pavlidis na frente. Parece-me um XI bem forte e de qualidade!

    • Jons Mendi
      Posted Julho 15, 2025 at 12:28 pm

      Fazes uma boa analise e concordo que com um 11 como descreves parece-me bem. Mas a questão é quem é este extremo direito, João Felix e Enzo que ainda não estão. Portanto, estas a falar de 3 jogadores muito importantes que ainda não existem neste plantel. É muito jogador e estamos a ficar sem tempo.

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Julho 14, 2025 at 1:46 pm

    Duas coisas positivas até agora: 4 laterais e a venda do Kokçu sem prejuízo. Estava claro que era um jogador raçudo e com bons pés, mas não tem consistência, não tem cabeça e não parece que vá evoluir mais que isto.

    Não conheço bem o Obrador mas a confirmar-se o empréstimo do Bajrami parece querer dizer que não vamos ver o Benfica com 5 defesas o que tira alguma flexibilidade tática à equipa.

    Parece-me que falta um médio-centro (tipo os Enzos 1.0 e 2.0), um segundo avançado e um extremo-direito esquerdino. A questão sobre os rumores é que não consigo ver uma equipa com Enzo-Almada-Schjelderup-Félix-Moussa-Pavlidis e não faria sentido investir tanto para os ter no banco. Penso que o Almada a vir obrigaria à saída de 2 dos 3 extremos que preferencialmente jogam pela esquerda (Andreas-Akturkoglu-Bruma). Aí poderíamos ter uma espécie de reedição desse 4-4-2 do Lage com o Almada a fazer de Pizzi (mas do lado contrário) e com um extremo mais acutilante do lado direito.

  • Sam Tuga
    Posted Julho 14, 2025 at 1:46 pm

    Numa época um pouco atípica no que toca a planeamento e descanso devido ao Mundial, a estrutura do Benfica demonstra ser ainda mais amadora que algumas equipas de Arbitragem, muitas saídas e apenas uma entrada um tal LE por 5M que nem 1M parece que vale, a imprensa já contratou Bernardo, Enzo, Rios, Almada e Félix mas ainda nenhum chegou, agora querem vender o Turbin, Toni, Tomás, Tino, Orktun e quem sabe o Pavlidis. Com um treinador fraco, uma estrutura em mudança, um presidente a prazo, a duas semanas de uma final (o menos importante) mas o mais importante, de decidir se vai ou não a CL. Tem tudo para ser uma época de sonho não haja dúvidas, espero é acordar muito rápido deste pesadelo que nem a saída de um sueco qualquer de um clube menos importante me deixa descansado, Amadorismo puro

  • Jons Mendi
    Posted Julho 14, 2025 at 1:23 pm

    Não me lembro de ver o início de uma pré-época do Benfica com tantos jovens da formação. Dá a sensação de que há muita coisa por resolver — mas será isto bom ou mau? Sendo uma direção tão marcada por decisões contraditórias, fico na dúvida se isto é intencional ou simplesmente falta de organização (o que parece ser o caso).

    Na minha opinião, não faria loucuras no mercado. O mais urgente seria contratar um 8 de grande qualidade (para opções medianas já temos os miúdos…e temos o Aursnes que à partida devia jogar ali), um 10 ou um 9.5, um extremo direito e talvez um segundo ponta de lança.

    Quanto ao segundo avançado, sei que vou levar com pedras, mas sinceramente não acho o Tengstedt assim tão mau. Para mim, é melhor que o Arthur, pelo menos em termos táticos e no estilo de jogo do Benfica. Ele luta muito, é forte, rápido e combina bem com os colegas. O maior problema tem sido falhar muitos golos — pode melhorar? Não sei.

    Também acho interessante apostar no Henrique, pelo menos dar-lhe a pré-época para mostrar o que vale. Se ambos corresponderem bem, apostaria neles em vez de gastar 20 milhões num suplente.

    • Petrol
      Posted Julho 14, 2025 at 2:30 pm

      Acho que neste caso a presença de tantos jovens é mesmo porque há muita coisa por resolver. A maior parte dos jovens jogam no meio-campo que é o setor onde o Benfica está mais carênciado. Quanto a Tengsted, acho que lhe falta instinto matador para ser opção no Benfica mas acabo por concordar contigo. Se Lage fez Seferovic render, tavlez também consiga rentabilizar Tengsted.

  • Petrol
    Posted Julho 14, 2025 at 1:01 pm

    Mais um masterclass da direção do Benfica. A duas semanas de começar uma época onde vai jogar a qualificação para a liga dos campeões, o plantel conta com mais dúvidas do que certezas… Este é o tipo de época em que as coisas tem de ser feitas em antecipação porque começa mais cedo, é necessário tempo para trabalhar e há muito em jogo numa fase inicial da época.

    Baliza:
    Gostava de ver Samuel Soares a rodar para um dia mais tarde assumir a baliza. Para o seu lugar contrataria algum gurada-redes português com experiência. Quem sabe tentar Ricardo Velho. Não considero Trubin inegociável mas também não sei se Samuel Soares está pronto para assumir a baliza em caso de saída. Portanto, caso saia Trubin como já se falou, manteria Samuel Soares mas tentaria algum gurada-redes com mais experiência para assumir o lugar.

    Defesa:
    Na direita continua crítico. Falou-se em Dedic mas tarda em ser confirmado. É urgente contratar um lateral direito de valia superior. Para suplente ficaria com Tiago Gouveia enquanto Bah recupera mas também me parece boa política dar uma oportunidade na pré-época a Leandro Santos. Na esquerda há duas opções, o que já é bom tendo em conta planteis recentes. Obrador não conheço. Em relação a Dahl, há alguma desconfiança para a sua valia numa defesa a quatro mas pessoalmente acho que vai dar conta do recado. Em relação a centrais, neste momento há três boas opções que são Otamendi, Tomás Araújo e António Silva (dependendo do António Silva que vamos ter. Se será o mesmo do mundial de clubes ou o outro que aparece volta e meia) De qualquer das formas, também é um jogador que não considero inegociável. Parece-me bem testar Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira. Apenas é necessário ter em conta que é um setor crítico em que há a possibilidade de saída a curto-prazo de qualquer uma das três opções, portanto não seria mal pensado reforçar o setor com um jogador para se ir ambientando e assumir no próximo ano.

    Meio-campo:
    Era um setor já carente de algumas características e neste momento com a saída de Kokçu (tinha de sair) está ainda pior. Não sou apreciador de Florentino. É muito bom no capítulo defensivo mas muito curto em tudo o resto, por isso gostava que fosse vendido. Portanto sobram Barreiro, que aprecio mas tem de mostrar mais do que na última época, Aursnes e Manu que ainda está de fora. O ideal seria contratar pelo menos um jogador rotativo com capacidade com bola, um substituto de Enzo que o plantel nunca teve. De resto, vai depender do sistema em que o Benfica jogar. Se for para jogar apenas com dois médios, acredito que estas opções sejam suficientes e seriam complementadas por Nuno Félix/Rafael Luís/Diogo Prioste para compensar a ausência de Manu e João Veloso acredito que possa ser o elemento capaz com bola que faltou como alternativa na época passada.

    Extremos:
    Falta um esquerdino com qualidade e capacidade para assumir. Um daqueles jogadores que eleve o patamar da equipa. Para seu substituto gostava de ver Prestianni a ter oportunidades, sendo que também pode jogar mais por dentro. Na esquerda, Bruma está longe de ter o perfil de jogador que aprecio, portanto também gostava que fosse vendido. Akturkoglu parece curto em tudo o que não sejam movimentos de ataque ao espaço. Não seria um inegociável mas também considero que poderá melhor em alguns aspetos numa 2ª época. Schjelderup ainda tem de crescer mas parece-me uma opção interessante para ter como alternativa. Tiago Gouveia seria também um jogador a ter em conta como alternativa nestas posições. João Rego poderá ser uma alternativa entre estas posições e a posição de médio ofensivo.

    Avançados:
    Pavlidis é um único nome indiscutível. Gostava que Henrique Araújo ficasse no plantel, partindo como 3ª opção. Para 2ª opção, talvez Tengsted seja do agrado de Lage, se Seferovic rendeu com Lage, talvez Tengsted também seja um jogador que consiga rentabilizar. Caso contrário é necessária uma alternativa de valia superior. Pessoalmente não acho que Tengsted tenha qualidade suficiente no momento da finalização para ser opção no Benfica mas não me choca que tenha oportunidades com um novo treinador.

    Em resumo, se for para jogar em 4-4-2, é urgente contratar um lateral direito, um 8 e um 9,5. É também importante contratar um Extremo direito de valia superior. Há que avaliar a necessidade de contratar outro central, avançado e trinco caso Florentino saia.
    Jogadores que gostava que saissem: Bruma e Florentino.
    Jogadores a avaliar a sua saída mediante boas propostas: António Silva, Trubin, Akturkoglu e Tengsted.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 14, 2025 at 8:34 pm

      Concordo com praticamente tudo! A questão do Florentino seria apenas em caso de alguma proposta interessante, como já disseram acho que o ideal é não haver muitas saídas.
      *
      O mais importante a meu ver é perceber mesmo qual será o sistema preferencial da equipa. Se a ideia for replicar o 4-4-2 da primeira época do Lage, acredito só seja necessário o tal 8 e claro do 9,5 (que seria o Félix) para além do Dedic. Sinceramente esta seria a minha aposta neste momento. Florentino (ou reforço) e Manu funcionariam como 6, a contratação, Barreiro e João Veloso funcionariam como 8 e gostaria de ver o Aursnes como falso extremo no corredor direito reforçando o meio-campo por vezes. Depois concordo que um extremo canhoto também seria uma boa opção a ter em conta, mas teria que ser o jogador certo. Aursnes, João Rego e Prestianni como extremo direito, Akturkoglu e Schjelderup como extremo esquerdo. No ataque seria o tal 9,5 rodando com o Prestianni podendo ser opção lá e também o João Rego. Também gostaria que o Tengsted fosse testado nessa posição ou mesmo o Henrique Araújo. No ataque também idealmente preferia ter um avançado com mais golo e mais fixo mas também teria que ser o jogador certo. Senão ficaria o Tengsted e o Araújo como alternativas ao Pavlidis.
      *
      Mais vale contratar pouco e bem e apostar em jogadores com fome como alternativas. É assim um pouco que vejo a construção de planteis.

      • Jons Mendi
        Posted Julho 15, 2025 at 5:58 am

        Concordo com tudo! Tenho algumas dúvidas quanto ao Aursnes a extremo direito mas percebo a ideia. Uma coisa parece certa, a sua melhor época no Benfica foi a extremo esquerdo. Depois disso jogou no meio campo mais defensivo, central ou mais atacante (nem falo de defesa direito) e jogou bem mas nunca tão bem como quando foi extremo esquerdo. Por isso tenho a sensação que ainda andamos aqui à procura da sua melhor posição. O que notei na última época é que falhou muitas vezes no momento da decisão perto da baliza. Por isso tenho dúvidas quanto a ele na direita. Falas também no João Rego que eu acho que tem de se dar mais tempo – gosto muito do jogador e acho que a ter mais oportunidades pode vir a ser um jogador importante. Acho que é uma boa alternativa em qualquer posição do ataque. Outro jogador que pouco falamos é o Tiago Gouveia – e falo nele, porque parece me que nos jogos que fez desde que voltou da lesão, entrou com muita vontade e confiança. Gostava que fosse uma surpresa agradável nesta próxima época. Veremos.

      • Petrol
        Posted Julho 14, 2025 at 9:10 pm

        Eu só consideraria vender Florentino por no mínimo 20M€. Caso contrário nem valia a pena negociar. Eu identifiquei alguns jogadores que não me chocava que fossem negociados mas é como dizes e como é a opinião de vários users, o ideal é mexer no plantel o mínimo possível. O extremo direito poderá ser interessante mas sem dúvida que tem de ser bem escolhido.

    • Pedro_Almeida
      Posted Julho 14, 2025 at 7:12 pm

      Gostei bastante da analise.
      Acho que o Prestianni ainda não tem estofo para 50 jogos por época, ainda é um miudo e encostado a uma ala muito menos, tem de jogar por dentro.
      O Turco que resta teve uma boa época no geral e tem números que o demonstram para além de ser muito comprometido defensivamente. Pode não ter o talento para gerar uma receita de milhões mas também não vais ao mercado comprar alguém como ele barato. Acho que é um jogador bom para um sistema definido em que ele aparece na área para finalizar coisa que se viu pouco o ano passado pois criamos muito pouco. Com outros criativos e acredito que ainda faça melhor esta época.
      Quanto ao Florentino, por mim faz carreira no Benfica. É curto para titular porque claramente não aguenta uma época de 50 jogos e nota-se bastante nas últimas épocas em que o seu rendimento cai mas rodando com Manu tem capacidade para jogar bastante e ser uma das primeiras opções a sair do banco para controlar as partidas. Formado no clube, pouco ego e sempre mostrou empenho mesmo quando foi desvalorizado pelo clube. É manter enquanto tem rendimento desportivo. Financeiramente nem é certo o seu valor mas digamos que com a marca Benfica chegava uma proposta de 20-25 milhões não era preferível manter o Florentino por mais 4 épocas por exemplo. Eu acho que sim. O retorno desportivo é maior do que o valor de venda certamente e o substituto incerto( isto pode mudar com o aparecimento de alguém da formação ou uma transferência de alguém).
      A dupla de centrais já devia ser Silva e Araujo mas vamos aguentar mais uma época de Otamendi, vamos ver se ainda tem pernas para uma época longa e se não comete erros clamorosos que custaram pontos nas últimas duas épocas( parece que passa despercebido mas quem está atendo sabe que tem sido uma nodoa em vários jogos).

      Falta um extremo, um médio de construção e um avançado para competir com o Grego. Uma lesão e ficamos sem o nosso ganha pão.

      • Jons Mendi
        Posted Julho 15, 2025 at 5:49 am

        Concordo muito com a tua análise ao Aktur. Acho que é isso mesmo, foi dos jogadores com mais golos e assistências da época passada. Muito comprometido. Acho que seria um erro vende-lo. Quanto ao Florentino a mesma coisa – concordo que não tem estatuto para ser sempre titular mas tem tudo para ser uma boa alternativa e fazer carreira por aqui.

    • Jons Mendi
      Posted Julho 14, 2025 at 3:00 pm

      Bela analise. Concordo com tudo – deixa-me um pouco a pensar a saida do Florentino. Apesar de ter exatamente a mesma opinião sobre ele, tenho algum receio que este plantel comece a ter demasiadas mexidas o que pode provocar aqui numa falta de identidade. Por isso não acho mal o Florentino ficar, ainda para mais como referes e bem, ha a possibilidade de outros sairem como o Antonio, Trubin ou Aktur. A sairem estes todos entramos na nova epoca com uma equipa nova – o que tem tudo para correr mal.
      Embora, a correr tudo mal…acaba por correr bem porque é da forma que esta direção é corrida daqui para fora sem hipoteses nenhumas de ganhar as proximas eleições.
      *
      Outra coisa que também tenho algumas duvidas é sobre a posição 8 que tanto falamos. Porque a ser contratado um tão desejado jogador para esta posição, onde jogará Aursnes?

      • Petrol
        Posted Julho 14, 2025 at 3:35 pm

        Também concordo que o ideal seria não fazer uma nova revolução no plantel. De qualquer das formas, daria sempre preferência à saída de Bruma e Florentino. Bruma tem o tipo de mentalidade que não devia ter espaço no Benfica. Sobre Florentino, apesar de em muitos jogos ter exibições de encher o olho acho que é o tipo de jogador, tal como Kokçu era, que impede o Benfica de ser mais constante. São jogadores que são muito bons em aspetos em específico mas que deixam a desejar em tudo o resto.

        A jogar em 4-4-2 com um 8 rotativo, o meio-campo podia perfeitamente ser Aursnes e essa contratação e as alternativas Barreiro, Manu e João Veloso. Manteria também Nuno Félix/Rafael Luís/Diogo Prioste para preencher o lugar de Manu na 1ª metade da época.

        • Jons Mendi
          Posted Julho 15, 2025 at 5:44 am

          Faz sentido, até porque se olharmos bem não temos nenhum meio campo capaz de fazer transições e esse é o problema. Manu, Florentino, Rafael e Nuno Félix são médios defensivos. Depois Barreiro e Aursnes são box to box, sem capacidade de fazer dribles com bola ou passes longos de qualidade. Sinceramente não conheço bem Prioste, não sei quais são as suas maiores qualidades. Já o João Veloso, pro pouco que vi parece me ser mais o tipo de jogador que andamos à procura. Veremos quem vem – mas pro que tenho visto, o Enzo de Aston Villa que se fala…é mais um 6, um gajo mais parecido com o Manu. Continua a não o jogador que precisamos. Mas pronto, por enquanto são jornais

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 14, 2025 at 12:48 pm

    Seria interessante a meio da pré temporada a malta dizer que os jovens que estão a trabalhar com a equipa afinal não valem nada e que bons são o (inserir nome) e o (inserir outro nome) e que no borderline ninguém percebe nada.
    Hey, é sempre a mesma coisa por estas bandas. São sempre muito bons antes de jogarem. Depois é outra conversa.
    Não me admiraria que o Lage experimentasse novamente os 3 centrais, Obrador e o novo lateral direito podem surpreender aí, mas com Otamendi, Silva e Araújo ele tem de pensar bem no tipo de gestão a fazer.
    Tengsted vindo da esquerda ataca a área com mais acutilância que os restantes e é claramente uma solução para transição rápida até porque o Bruma parece não ter grande relação com o técnico. Pode em alguns momentos fazer boa dupla com o Pavlidis sem que isso signifique dois avançados declarados.
    Henrique Araújo é mais de finalização.
    É um plantel ainda com algumas indefinições mas tendo em conta o futebol que apresentou, o Benfica das 3 anedotas parece ser aquele com trabalho mais sustentado.
    Se trabalhar bem na pré parte teoricamente em vantagem.

    • JP8
      Posted Julho 14, 2025 at 2:19 pm

      Olha o gajo que não justifica os seus argumentos e parte para as injúrias e ofensas quando é confrontado com a porcaria que diz.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Julho 14, 2025 at 3:20 pm

        Boa tarde.
        Não concordo nada com essa afirmação.
        Mas imaginando que até é verdade… não sei o que estás aqui a fazer.
        O meu nome está identificado. Não gostas, não lês. Não gostas, não comentas.
        Mas sem problemas vou perguntar: de que assunto estás a falar? O que é eu não justifiquei?
        Ao contrário de muitos de vocês, que têm uma fixação por mim, eu nem sempre leio tudo o que comentam.
        Mas tudo bem.
        Deixa então aqui a tua dúvida.
        Se não quiseres e só vieste aqui encher o peito de gases, é um problema teu.

        • JP8
          Posted Julho 14, 2025 at 4:23 pm

          Volto a repetir a pergunta. Que medio na história teve a liberdade e foi desprovido de tarefas defensivas que querias para o kokcu?

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Julho 14, 2025 at 6:07 pm

            Mas eu já respondi a essa pergunta e não insultei ninguém.
            Já tens alucinações à minha pala e já inventas tudo.
            Que médio? Kokcu é médio mas não é box to box porque claramente não tem essas características.
            Queres médios ofensivos que quando não eram obrigados a correr atrás da bola rendiam muito mais?
            Riquelme, Rui Costa, Zidane, Aimar, Deco…
            Deco no vaselina era ajudado por Costinha e Maniche que tinham muito desse trabalho.
            O próprio do João Félix se não o obrigarem a isso pode focar em tarefas ofensivas.
            Novamente, se não se deve obrigar o Florentino a correr com bola porque raio um jogador como Kokcu deve correr atrás dela?
            Não tem essas características.

            • JP8
              Posted Julho 15, 2025 at 8:49 am

              O turco não tem capacidade de jogar entre linhas, nenhuma mesmo. É lento a decidir não tem o recorte técnico necessário e poucas vezes sabe o que vai fazer a bola antes de a receber ao contrário dos magos da bola que acima referiste. Mas certamente que no número infinito de jogos que viste, como referiste, deves ter notado nestas evidências. Tornado obrigatório ao turco jogar de frente para o jogo para não perder tantas bolas como aconteceu no seu primeiro ano em que era obrigado a jogar entre linhas, consequentemente outro médio tinha que procurar outros espaços entre linhas mas com isso fora de posição para transição defensiva e é por isso que o turco é obrigado a defender. É um meio jogador.

              Ps- é assim que se fundamenta opiniões.

              Ps2- Não sejas Calimero, se achas que estão todos contra ti é porque tu os catalisas a isso.

  • Nickles
    Posted Julho 14, 2025 at 12:33 pm

    A 15 dias da supertaça e o Benfica já vendeu 20% do seu 11. A sorte é que o Sporting nos próximos dias vende 90% da equipa por 60M

  • Jasomp
    Posted Julho 14, 2025 at 12:09 pm

    Ainda há um dia atrás li uma entrevista a um antigo responsável pela formação do Benfica que o clube tem a melhor formação do mundo.
    Eu pergunto: com tão escassa aposta na formação e com um claro desmazelar do projeto do Rui Costa para o Seixal, será assim mesmo?
    Dúvida para os benfiquistas.

  • DNowitzki
    Posted Julho 14, 2025 at 12:09 pm

    Quando se tem como único plano gastar 80 milhões em três jogadores…

  • MuchoG
    Posted Julho 14, 2025 at 12:05 pm

    Fraquinho, se havia mercado para o Benfica atacar mais cedo era este, com a Supertaça a 31 de Julho e as eliminatórias da Champions aí à porta. O único positivo (que nem devia ser um positivo mas um dado adquirido) é que, pela primeira vez em alguns anos, parecem ter as laterais definidas, com duas opções para cada lado.
    __
    Meio campo magríssimo, onde já saiu Renato e Kokcu, com Florentino na montra, e ainda não entrou ninguém. E mesmo se chegar o Enzo v3, Lage terá de apostar nos jovens, aliás quase que devia ser obrigado.
    __
    No ataque é o mesmo do costume, muito nome mas poucas garantias. Aliás, se Schjelderup e Prestianni não se afirmarem, as únicas certezas são Pavlidis e Akturkoglu a espaços.
    __
    O que torna ainda mais frustrante a fixação em Almada e Félix, que são trunfos eleitorais mascarados de reforços, demasiado caros, que não resolvem os problemas nas alas e meio campo, em alguns casos até os podem piorar.
    __
    Prevê-se um Verão de investimento avultado, recheado de entradas e saídas, preocupado com as eleições de Outubro, e que terminará com um plantel desequilibrado.

    • Petrol
      Posted Julho 14, 2025 at 1:05 pm

      A fixação em Almada e Félix não faz sentido nenhum. É como dizes, não vão resolver os problemas da equipa e são jogadores bastante caros. Para além disso, parece-me que a ideia é juntar os dois. O que não faz o mínimo sentido porque atuam preferencialmente nos mesmo espaços.

  • Barry18
    Posted Julho 14, 2025 at 11:38 am

    Curioso para ver a luta pelo lugar de GR titular
    No centro da defesa nota para a ausência do Bajrami, provavelmente haverá mudança de 4º central.
    Laterais deve estar fechado à esquerda e à direita continua sem ninguém
    Meio campo e ataque deve estar longe da versão final
    Ainda há muitos ajustes para fazer a pouco mais de 2 semanas do primeiro jogo oficial.

    • Lickass
      Posted Julho 14, 2025 at 1:34 pm

      Dedic não estava confirmada para LD? Não sei mesmo…

      • Barry18
        Posted Julho 14, 2025 at 4:42 pm

        Supostamente já é jogador, mas penso que ainda não foi apresentado, realmente é estranho ao tempo que se fala que o negocio está feito.

    • Fireball
      Posted Julho 14, 2025 at 1:26 pm

      Eu sei que o Benfica esta um caos, com 50 candidatos a presidente, uma revolving door de entradas e saídas, mas não ao ponto de estarmos a considerar o Samuel Soares como titular do Benfica. Está difícil isto.

      • Barry18
        Posted Julho 14, 2025 at 4:39 pm

        Não percebo o endeusamento que existe de muitos benfiquistas ao Trubin, vai do 8 ao 80 e do 80 ao 8 muito rápido e tem a dificuldade que já toda a gente reparou em bolas rasteiras.
        Acho que o Samuel merece lutar pelo lugar e não que seja uma posição fechada em que antes de começar a época já se sabe que um joga e outro não.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 14, 2025 at 3:24 pm

        Por acaso acho que Samuel merecia mais chances. Gostando de Trubin, tem cometido erros e seria bom haver competição.

    • guardiaodafalacia
      Posted Julho 14, 2025 at 12:06 pm

      Creio que o Bajrami já tem tudo acertado para ser emprestado a um clube suíço, cujo nome não me recordo

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 14, 2025 at 11:24 am

    Olhando para o actual plantel do Benfica e não contando com as saídas que possa haver e tenham que ser colmatadas, diria que faz faltam dois médios ofensivos e um ponta de lança.
    Contudo a posição que me parecem mais carenciada em qualidade face aos jogadores disponíveis são os extremos com Tiago Gouveia, Prestianni, Bruma, Akturkoglu e Schjelderup.

    • Petrol
      Posted Julho 14, 2025 at 1:03 pm

      Na minha opinião aa posições mais carênciada são sem dúvida laterial direito e 8. Nos extremos, falta qualidade mas há opções. 8s não há nenhum e lateral direito há duas incógnitas ainda maiores do que os extremos.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 14, 2025 at 8:03 pm

        Para defesa direito há Bah e Dedic e para número 8 há Aursnes e Barreiro.
        Sobre os extremos foi o que disse, tens lá quantidade mas não qualidade!

  • ACT7
    Posted Julho 14, 2025 at 11:19 am

    Este plantel é uma brincadeira. A 15 dias do início da época. Um PL, sem lateral direito e sem meio campo

Deixa um comentário