Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 5 melhores médios defensivos a jogar em Portugal

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 5 melhores médios defensivos a jogar em Portugal. As escolhas:

Somando os votos:
1- Ugarte (43)
2- Uribe (26)
3- Aursnes (24)
4- Florentino (23)
5- Al Musrati (17)

49 Comentários

  • MM
    Posted Novembro 9, 2022 at 10:50 pm

    Para mim o Musrati hohe em dia ja é top 3, com Uribe e Ugarte e, se for para um grande, em 6 meses passa a ser visto como o melhor de todos.

    Se tivesse de escolher 1 jogador atual do braga que melhor se sairia num grande nao seria o Horta, mas o Musrati. Uma máquina a recuperar e a lançar ataques

  • Boneco21
    Posted Novembro 9, 2022 at 8:44 pm

    O Aursnes é muito bom jogador, mas fez apenas 3 jogos como médio defensivo, e os 3 em casa contra 2 recém-promovidos e o Marítimo… Isto ser suficiente para ficar à frente de alguém com a qualidade e regularidade do Al Musrati é algo que a mim me choca profundamente.

    O Al Musrati é de muito longe o médio defensivo com melhor qualidade de passe e de remate, características importantíssimas num jogador de equipa grande. Para mim, Ugarte e Uribe são superiores, porque são mais completos, mas Musrati não é inferior a Florentino nem a Aursnes como médio defensivo, visto que a amostra é diminuta.

    Menção honrosa ao Vítor Carvalho, jogador que aprecio bastante.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 9, 2022 at 7:59 pm

    Posição que requer muito trabalho, sacrifício e uma mentalidade tática e estratégica superior às restantes posições do campo.

    E Portugal encontra-se sem muitas soluções para o futuro.

    Temos actualmente o William Carvalho e o Danilo Pereira no seu prime, Palhinha ainda com vários anos pela frente com Florentino Luís a pedir uma chamada à seleção mais dia menos dia.

    Depois nos mais novos vemos um Samuel Costa a começar a sentir a pressão de jogar na LaLiga (são precisos mais argumentos técnicos do que na segunda liga espanhola que era facílima para ele), Handel está a recuperar de lesão, Rodrigo Fernandes parece não contar no FC Porto este ano, Sidnei Tavares está em final de contrato. Essugo está em desenvolvimento.

    Rafael Brito (Marítimo) está um pouco áquem daquilo que era esperado dele.

  • RuiCosta10
    Posted Novembro 9, 2022 at 7:40 pm

    A nivel defensivo para mim o Florentino é o melhor, seguido do Musrati que não é tão móvel mas é mais alto e é melhor com a bola.

    A nível ofensivo Ugarte e Aursnes são os melhores.

    Os melhores no geral para mim é o Ugarte (não tem defeitos e fisicamente é um touro), seguido pelo Aursnes e depois pelo Uribe, embora todos tenham um nível parecido.

    • Boneco21
      Posted Novembro 9, 2022 at 8:46 pm

      Sendo adepto do Braga, estou à vontade para dizer isto: o Uribe é muito melhor que o Musrati defensivamente!

      Destacar o Musrati pelo que faz defensivamente é um insulto a tudo o que o jogador dá ao jogo com bola nos pés, ele é absolutamente impressionante.

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 9, 2022 at 5:30 pm

    Tal como com o Coates, estou novamente surpreendido com a inclusão do Ugarte neste top 5. Achava que não ia estar presente.

    Pelos vistos as pessoas tem os nossos jogadores em melhor conta do que eu pensava.

    SL

    • Sporting1906
      Posted Novembro 9, 2022 at 8:00 pm

      A sério que não esperava que o Ugarte estivesse no top5 dos médios-defensivos a jogar em Portugal? Eu sei que o Neville gosta de desvalorizar o Sporting tanto quanto possível mas isto é do mais exagerado que já o vi fazer.

  • Artur Trindade
    Posted Novembro 9, 2022 at 5:21 pm

    Nesta questão do momento de forma versus qualidade intrínseca, de notar a enorme diferença de Roger Schmidt.
    Aursners há ano e meio, valia 1,5M e nunca tinha saído da Noruega, com 25 anos. Florentino até à 5 meses, jogava pouco no Getafe, e o JM era um dispensável.
    Tem que ser dada esta folga na avaliação, da influência do magnífico colectivo, na valorização individual, que não é constante nos últimos anos.
    Aursners não vi o suficiente, é um canivete suiço, mas o máximo que pode valer é o que custou, ou será que Roger pode fazer mais milagres, mas mesmo não se valorizando, é importante pelo rendimento que pode dar durante alguns anos.

    Ugarte está bem acima pelo facto de ser completíssimo, tanto toca bombo como Palhinha, galga metros como MN ou faz receções e passes açucarados como Vitinha, um médio total, com margem de progressão própria dos seus 21 anos.

    Musrati sofre pelo inverso dos jogadores de Roger, é impossível estar em 1º, jogando no Braga, mas é o mais consistente nos últimos 3 anos, tal como Uribe.
    Florentino é um Palhinha com metade do físico, o mesmo número de desarmes, tendo um tratamento das arbitragens inverso ao Palhinha, faz faltas com delicadeza, e escapa ileso aos cartões muitas vezes.

    • RuiCosta10
      Posted Novembro 9, 2022 at 7:43 pm

      O Florentino tem mais resistência e é mais rápido que o Palhinha, e é obviamente mais franzino e mais baixo. Fisicamente não têm nada a ver um com o outro.
      O Florentino não costuma fazer faltas duras, não se percebe o comentário final, até porque o Palhinha deve ser o único jogador na história do campeonato Português que levou 6 amarelos sem ser punido com um jogo de suspensão como todos os outros jogadores.

      • Artur Trindade
        Posted Novembro 9, 2022 at 9:56 pm

        Mas foram os árbitros que isentaram Palhinha da suspensão?
        O Palhinha em Inglaterra mudou a forma de jogar, porque senão estava tramado.
        O Florentino faz muitas faltas (algumas pequenas) e não leva cartões pela quantidade, tem tido sorte nesta época, inclusivé dentro da área.

  • Fireball
    Posted Novembro 9, 2022 at 5:16 pm

    Não consigo discordar do top5, se bem que concordava na mesma se Uribe fosse 1º.

  • Manel Albuquerque
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:59 pm

    Aursnes é um jogador todo o terreno, com capacidade para ir e vir.
    Tem bastante segurança com bola, entrou na equipa com uma grande facilidade fruto da sua experiência.
    Tem muito mais vocação ofensiva que o Florentino, por exemplo.
    Ugarte é uma espécie de Aursnes mas no Sporting não há jogador mais defensivo que ele e por isso tem feito o trabalho dito sujo.
    Acho o Palhinha bastante superior a todos os presentes no que diz respeito a capacidade defensiva. O homem tem tudo, muita força, jogo aéreo, ímpeto e pulmão.
    Uribe é o que mais me convence da lista no que diz respeito a proteger os mais criativos.

    • RuiCosta10
      Posted Novembro 9, 2022 at 7:46 pm

      Penso que o Ugarte é mais atlético que o Aursnes, e para mim isso faz com que seja ligeiramente melhor.
      O Palhinha realmente era um animal, jogadores tão altos e fortes costumam ser mais lentos e fracos tecnicamente do que ele é.

  • Fury
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:57 pm

    Bem, o benfica não tem o melhor trinco, nem o melhor central, lateral direito ou guarda redes, com um pouco de jeito, é um milagre estar em primeiro a 8 pontos e 12 pontos respetivamente dos clubes que têm os melhores jogadores. O aursnes em nada é inferior ao utibe e o momento de forma do florentino também em nada fica atras

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 9, 2022 at 5:28 pm

      No seio dos adeptos do Porto e Sporting o Benfica e o clube com claramente melhor plantel.

      Em relação ao Sporting a diferença é abismal mesmo. Mesmo que o Ugarte seja o melhor trinco.

      Essa associação denota pouco conhecimento já que se o Benfica tiver o 2.º e o 3.º melhor central está otimamente servido (não sei se tem, é só um exemplo).

      No limite o Benfica pode não ter o melhor jogador em nenhuma posição e ainda assim ter o melhor plantel, o melhor treinador e uma equipa bem montada e com confiança, sendo que isto justifica o que se tem passado.

      • Fury
        Posted Novembro 10, 2022 at 12:23 am

        Tendo em conta que o top de jogadores eleitos até agora têm sido sempre sporting ou porto (excepto grimaldo), torna-se difícil teres o melhor plantel/equipa quando os teus rivais é que são os “melhores da sua posição”. Esse argumento que fizeste seria válido se houvesse uma maior disparidade de clubes entre os jogadores eleitos. Isto é uma opinião da redação do VM e há que respeitar isso, mas não é muito fácil entender o pepe deste ano (muito tempo lesionado) à frente de otamendi que tem feito uma época de alto nível e sem lesões. Uribe à frente de florentino e aursnes, só se for em outras épocas. A este ritmo, agora é só esperar que eustaquio também seja melhor que Enzo Fernandez, galeno melhor que neres ou evanilson melhor que rafa. Mas pronto, cada um tem direito à sua opinião

    • riscas
      Posted Novembro 9, 2022 at 5:26 pm

      Até podia dar-se o caso de não o melhor jogador em nenhuma posição e ser a melhor equipa.
      Na minha opinião, o Benfica tem o onze mais forte do campeonato. Existe posições onde não tem o melhor jogador, mas os melhores jogadores do Benfica nessas posições, em regra geral são quase tão bons como os melhores.

      É muito difícil fazer estes tops de forma isenta. Neste caso, o nível dos 3 melhores é muito aproximado e é perfeitamente normal que numa votação haja influência clubística.

  • Mantorras
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:56 pm

    Concordo com o top, no geral, e a diferenca entre cada um dos lugares na lista e bem pequena. Sao muito nivelados, mesmo Musrati podia estar em segundo/terceiro e nao era escandalo. Todos tem muita qualidade e destacava so mesmo o Ugarte em primeiro, porque merece, joga muito, e muito completo, tem muito potencial e podera ter uma carreira brutal.

  • Chiquinho
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:51 pm

    Florentino tem tido um impacto enorme no jogo do Benfica. Sei que é difícil colocá lo no top devido a ter dificuldades na saida de bola, mas em termos defensivos, tanto recuperações de bola como em condicionar o jogo do adversário tem estado a um nível muito bom mesmo. Uma diferença gigante de intensidade vs Weigl!

    • RuiCosta10
      Posted Novembro 9, 2022 at 7:35 pm

      Concordo, a capacidade de pressão que ele tem é absurda. Depois consegue recuperar bem a posição quando a linha de pressão inicial é ultrapassada, e desarma muito bem os adversários.

      Nestes 3 pontos do jogo Florentino é completamente acima da média e top mundial.
      Depois com a bola no pé é bastante mais fraco.
      Acho que a única coisa que ele poderia tentar fazer para subir de nível seria tornar-se mais rápido. Ajudava ainda mais a recuperar a posição, e poderia dar-lhe capacidade de quebrar linhas a conduzir a bola, que é algo que ele praticamente não tem.
      Melhorar tecnicamente é sempre possível mas só até certo ponto.

  • batalha34
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:35 pm

    Ugarte e Uribe são indiscutivelmente do que qualquer outros , depois o 3º lugar será entre Musrati e Florentino e para finalizar o top 5 Bamba que até acho que tem potencial para ser melhor que qualquer um da lista

  • wjsa19
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:31 pm

    WOW, não esperava outro que não fosse o Uribe. Para mim é o melhor medio defensivo. Muito do sucesso recente do porto seve-se a este jogador, muito despercebido, mas muito consistente

  • FranLx81
    Posted Novembro 9, 2022 at 3:26 pm

    1 – Florentino
    2 – Aursnes
    3 – Musrati
    4 – Ugarte
    5 – Uribe

  • Sporting1906
    Posted Novembro 9, 2022 at 2:45 pm

    Estou surpreendido, estava à espera de muito equilíbrio entre Ugarte e Uribe, os dois melhores médios-defensivos da liga portuguesa. Prefiro o Ugarte mas admito que é mais por jogar no Sporting do que por causa de uma diferença clara de qualidade. Fechava o pódio com o Al Musrati, considero-o superior ao Florentino e parece-me que o Aursnes não é um médio-defensivo mas sim um médio-centro que também pode jogar a médio-defensivo ou a falso médio-ala.

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 9, 2022 at 2:44 pm

    A posição com mais qualidade em Portugal parece-me

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 9, 2022 at 2:38 pm

    Entre Ugarte e Uribe não acho que a diferença seja tão significativa como a votação transmite, tem apenas a ver com momentos de forma. Uribe teve uma fase da época passada que sozinho segurava o meio campo portista a fazer lembrar os tempos do Polvo. Contudo, aceito que estes sejam os 2 primeiros, poderia era colocar numa outra ordem.

    A partir daqui acho que Al Musrati é, para mim, o 3º melhor médio defensivo em Portugal. Já foi descrito várias vezes pelo que joga e faz jogar que não faz sentido continuar. Depois seria Florentino que só não está mais acima porque teve a estagnação de 2 épocas praticamente sem jogar e ainda tem um raio de ação mais curto que os restantes, sendo principalmente isso a distingui-lo.

    A seguir votaria em Bamba. Do que tenho visto jogar está um diamante em bruto com grande consistência no Vitória já se falando para outros voos. Mas aceito quem veja mais jogos da Liga NOS e tenha outra opinião sobre outros jogadores.

    P.S. Não considero Aursners aqui porque acho que não é um médio defensivo. Pode ali jogar caso se utilize um duplo pivot, em situações pontuais ou para descansar Florentino mas ele é um médio centro (e de grande qualidade) tal como tem mostrado a jogar a ala esquerdo nos últimos jogos do Benfica, em posse, passe, técnica, etc.

    • MOzil10
      Posted Novembro 9, 2022 at 6:05 pm

      “Sozinho segurava o meio-campo portista”.
      Um ano depois o seu parceiro de meio-campo foi parar ao PSG, nem sei como é que os franceses quiseram ir buscar um fantasma.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 9, 2022 at 6:29 pm

        A sério que é essa a lógica?

        Há jogadores bem mais importantes do que as estatísticas transmitem e um médio defensivo não tem golos ou assistências visto estar mais inserido no processo defensivo que ofensivo.

        E sim, segurava o meio campo para permitir que outros brilhassem com golos e assistências para irem para o PSG, mas também Liverpool ou Arsenal.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 9, 2022 at 5:32 pm

      A votação não transmite diferenças.

      Se todos os que votaram acharem o Ugarte apenas muito muito ligeiramente superior ao Uribe então todos votam Ugarte à mesma.

      E como aquelas votações de “quem é o melhor? O Grimaldo ou o Zaidu?”. E depois há muita admiração porque é um 90-10, quando a qualidade é semelhante (isto é um exemplo, se quiserem usem jogador X ou Y) logo devia ser quase 50-50. Não, não devia. Aliás até podia ser 100-0 e eles estarem muito próximos à mesma.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 9, 2022 at 6:33 pm

        Os resultados de uma votação transmitem diferenças, mais do que aquelas que seria expectável neste caso e daí o meu comentário.

        Explicando: 7 em 9 dizem que Ugarte é o melhor mas apenas 1 em 9 diz que é Uribe e mais outro em 9 diz que Uribe está atrás de Ugarte, pelo que mais de metade dos votos nem o considera top2.

        Em suma, podes defender a tua Dama e entendo que assim seja (eu até defendo Damas por ti, como no caso de Matheus), tal como entendo que muitos o prefiram, não acho é que existam tanta diferença entre eles. Na minha opinião, claro.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 10, 2022 at 4:56 am

          Não era o tipo de resposta que esperava.

          Não estou a defender damas. Aliás nem é esse propriamente o ponto.

          Estou a dizer que o facto de um jogador ser ligeiramente superior ou muito superior a outro não é visível pelos pontos que ganham aqui, logo não transmitem diferenças.

          Se o melhor de todos levar 1 ponto e todos os outros levarem 0, então o melhor leva 10 pontos e o pior leva 0. Independentemente da diferença ser muita ou pouca.

          • Francisco Ramos
            Posted Novembro 10, 2022 at 9:59 am

            Neville, se o primeiro levar sempre 3 pontos e o segundo levar 2, teriam diferença de 9 pontos. Neste caso a diferença foi bastante significativa o que mostra que consideram jogadores com um desnível de qualidade elevado.

  • MOzil10
    Posted Novembro 9, 2022 at 2:35 pm

    O Aursnes é tão bom jogador que para mim ficava em segundo nos melhores médios centro atrás do Enzo que deverá ter os 45 votos. É muito mais jogador que o Uribe, mas dou de barato porque chegou este ano e o Uribe já tem a bagagem de anos anteriores.
    Em relação ao Ugarte a única coisa que posso dizer é que me lembro de ficar feliz pelo Palhinha não jogar na Luz no ano passado, tudo isto para ver o Ugarte a meter o Palhinha num cantinho e tornar-se no jogador que é, craquezão.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 9, 2022 at 5:33 pm

      Eu prefiro o Palhinha ao Ugarte. Não acho o Ugarte isso tudo que toda a gente vê.

      Acho o Palhinha superior ao dia de hoje.

    • Manel Albuquerque
      Posted Novembro 9, 2022 at 3:52 pm

      Palhinha é mais forte no jogo aéreo, melhor no desarme e no posicionamento defensivo e isso tem feito falta ao Sporting.

      Ugarte é mais box to box . Sporting não tem ninguém para o meio campo com capacidade aérea.

      • MOzil10
        Posted Novembro 9, 2022 at 5:57 pm

        Verdade, defensivamente o Palhinha tem uma pequena vantagem que podia ser grande se o jogador não fosse tão faltoso. Continuo a achar que a melhor companhia para o Matheus Nunes no Sporting foi o Ugarte.

  • CavacoVezesTres
    Posted Novembro 9, 2022 at 2:31 pm

    Não consigo perceber o desdém relativamente ao Uribe. É pouco vistoso, precisamente porque cumpre o seu papel como médio defensivo. Para mim, é de longe o melhor em Portugal. Sendo certo que o Ugarte tem muito potencial, tal como o Florentino.

    • Jan the Man
      Posted Novembro 9, 2022 at 2:47 pm

      Concordo com a pouca valorização do Uribe, dos jogadores mais fundamentais do Porto no último ano.

      • Jan the Man
        Posted Novembro 9, 2022 at 2:50 pm

        Ainda assim, acho que o Ugarte já é superior neste momento, incrível o domínio do uruguaio em quase todos os capítulos do jogo.

        Ugarte
        Uribe
        Aursnes
        Al Musrati
        Florentino

        Seria o meu top5.

  • DICAS
    Posted Novembro 9, 2022 at 2:24 pm

    Ugarte fácil pois e um tanque mas muitíssimo completo em todos os outros aspectos do jogo.

    Não percebo como e que não há capas deste jogador …

    • Oldasity
      Posted Novembro 9, 2022 at 2:53 pm

      Porque é do Sporting, tão simples quanto isso.

      Fosse ele do Benfica e já desde o ano passado que iriam aparecer capas como “Para quê Palhinha quando há Ugarte?”

      • Mantorras
        Posted Novembro 9, 2022 at 6:22 pm

        Choro ridiculo.

      • MOzil10
        Posted Novembro 9, 2022 at 6:02 pm

        Não sei do que falas, quando o Sporting era um concorrente para as competições internas, o Ugarte apareceu e muito bem se falou dele e do quão facilmente ele ganhou lugar ao Palhinha. Aquela vitimização típica dos anti-Benfica, lol.

      • MikeM
        Posted Novembro 9, 2022 at 4:30 pm

        A questão é que o Ugarte, como tantos outros antes dele que eram do Sporting e curiosamente os melhores jogadores do campeonato nas respetivas posições, pouco ganham a nível de títulos e representam uma equipa este ano até foi à Champions, mas que não ficou em último por mero acaso.
        O Ugarte é bom jogador, não se questiona, mas veremos como será a sua carreira. O Pote, há dois anos, era o melhor do mundo e arredores, vai-se a ver não passa de um Pizzi piorado.
        Os do Benfica, que fazem capas, não perdem há 23 jogos e passaram em primeiro lugar no grupo do PSG de Messi, Neymar ou Mbappé. Não será isto mais justificável para fazer capas do que o médio defensivo do atual 5º classificado da liga portuguesa? O Al Musrati é um excelente jogador e nunca vi darem-lhe protagonismo. Lá está, o preço a pagar por estar numa equipa que pouco se destaca lá fora.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 9, 2022 at 5:37 pm

          Eu nunca caí nestes exageros das capas do Benfica, mas acho mesmo que o facto dos jogadores serem do Benfica motiva sempre mais capas. O Benfica é maior, tem mais adeptos, tem mais impacto e vende mais.

          Logo, é normal vermos o Miguel Vítor e o Urreta serem dados como pérolas quase todos os dias. Depois uns chegam longe, outros não, normal.

          Isto passa-se em todo o lado, não é só no desporto.

          E dou o exemplo de um jornal, que é O Jogo que foi obrigado a ter uma capa do Porto no norte e outra do Benfica no sul. Caso contrário, xau Laura.

          Vivo super tranquilo com isso como sportinguista, é lidar.

Deixa um comentário