Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os possíveis adversários do FC Porto na Liga dos Campeões; PAOK de Abel ficou pelo caminho

Qual o grupo ideal para os azuis e brancos? Podem ter algo como Ajax, Krasnodar e Ferencváros, mas também podem apanhar o Barcelona, Inter e Borussia Mönchengladbach.

Já estão definidas as 32 equipas que vão participar na Liga dos Campeões. O Olympiacos, de Pedro Martins, conseguiu o apuramento via playoff, ao contrário do PAOK, de Abel, que perdeu contra o Krasnodar, que se juntou ao Basaksehir, Midtjylland e Rennes nos estreantes na fase de grupos. Recorde-se que o FC Porto vai ser cabeça de série no sorteio, evitando assim o Bayern, Sevilla, Real Madrid, Liverpool, Juventus, PSG e Zenit.

52 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Outubro 1, 2020 at 1:17 pm

    Estes são os meus prognósticos para a Liga dos Campeões de 2020-2021.

    Saudações Leoninas

  • Mighty10
    Posted Outubro 1, 2020 at 12:40 pm

    Já é possível termos Krasnodar e Shakhtar no grupo do Porto? Ou ainda existem restrições políticas aqui que não permitem isso?

  • BrunoAlves16
    Posted Outubro 1, 2020 at 10:42 am

    Acho que isto do pote 1 é um pouco falacioso, claro que é melhor que estar no 2 ou 3 mas no pote 2 o adversário menos dificil é o Shakhtar e no 3 temos 3 equipas italianas mais o Leipzig e até o Salzburg pode causar calafrios. Parece-me que o Porto vai ter um grupo mais difícil que das últimas vezes em que esteve na CL.

    Destacaria ainda relativamente a esta edição a presença de 4 estreantes (Krasnodar, Basaksehir, Rennes e Midtyland) e um regresso depois de 25 anos, caso do Ferencvaros.

  • Judge_Dredd
    Posted Outubro 1, 2020 at 10:21 am

    Porto; S.Donetzk;Krasnodar e Ferencvaros

  • RMCL
    Posted Outubro 1, 2020 at 10:14 am

    Porto, Dortmund, Atalanta Marselha!

  • Fabio Mendes
    Posted Outubro 1, 2020 at 9:15 am

    Já que o meu SLB não vai estar presente nesta competição após 10 presenças consecutivas, resta-me desejar boa sorte aos adeptos do FCP deste blog e que tenha um sorteio acessível para poder somar o maior número de pontos possível para que nos próximos anos mantenhamos a possibilidade de ter 3 equipas portuguesas na Champions.

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 1, 2020 at 11:57 am

      O ideal para Portugal até era o Porto cair para a LE. Tal como o Benfica caiu, para quem defende o nosso ranking, foram ótimas notícias terem sido eliminados.

  • RMCL
    Posted Outubro 1, 2020 at 9:09 am

    Podia calhar o Marselha do amigo Vilas Boas!

  • Joao X
    Posted Outubro 1, 2020 at 7:40 am

    Espero que saia um grupo difícil para ver como o Porto se dá com um nível de dificuldade maior que o habitual. Acredito que seriam sempre um osso duro de roer.

  • CarlosFCP
    Posted Outubro 1, 2020 at 2:00 am

    Se a UEFA proibir jogos entre russos e ucranianos nesta fase, caso saia o shakhtar, serão menos 2 adversários no pote 3 e o lokomotiv no pote 4

    Um grupo agradável seria ajax, olympiakos e o clube da Dinamarca ou Hungria

    Creio que o krasnodar está melhor que o olympiakos, vi os jogos de ambos do playoff, o krasnodar cria perigo com facilidade, já o olympiakos pareceu me mais permeável na defesa, teve sorte que o omonia era um adversário fraco

  • touny71
    Posted Outubro 1, 2020 at 1:17 am

    Há alguns anos que não via potes tão competitivos.

  • Kafka
    Posted Setembro 30, 2020 at 11:49 pm

    Quanto à Champions no geral, vamos ver, o futebol sem adeptos traz um novo paradigma, pois o factor casa na Champions tem grande peso (não só na Champions, há dados que provam que os adeptos são um factor chave) e portanto há equipas que vão perder muita da sua força jogando em estádios vazios (duvido mesmo muito que o Liverpool por exemplo tivesse remontado 4-0 com Anfield vazio…. Da mesma forma que duvido imenso que o Barça tivesse ganho 3-0 nessa mesma eliminatória ao Liverpool com o Camp Nou vazio)

    Nesse aspecto o Bayern pareceu a equipa que melhor se soube adaptar a este novo paradigma sem adeptos, se bem que tb se pode questionar se o “boost físico” que deram no confinamento a todo o plantel, não terá sido o factor chave

    Há ainda outro factor é que sendo a União Europeia um conjunto de vários países, logo cada país com regras diferentes, pode dar-se o caso de chegar a Março/Abril (altura em que se decide a Champions) com países a poderem já ter estádios completamente cheios e outros sem adeptos e portanto aí as equipas dos países que puderem ter estádios cheios terão enormemente vantagem

    Imaginemos que a Alemanha permite estádios cheios em Abril e a Inglaterra mantém estados vazios, o Bayern teria enorme vantagem numa eliminatória contra o Liverpool, isto é só um exemplo

    • BenDover
      Posted Outubro 1, 2020 at 12:26 pm

      Agora de repente lembro-me dos 8-2 que o Bayern deu ao Barça num estádio vazio. Ter público muda uma parte do aspecto motivacional mas não é tudo.

      • Kafka
        Posted Outubro 1, 2020 at 12:46 pm

        Esse Barça nem ao menino Jesus metia medo, até podiam ter 500 mil pessoas no Nou Camp que éram goleados na mesma pelo Bayern

        Obviamente que estou a falar de equipas do mesmo nível como Bayern e Liverpool por exemplo, porque o obviamente que o Arouca até pode ter 1 milhão de pessoas no estádio que perde na mesma com o Bayern

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 1, 2020 at 5:13 am

      É bem focada a questão dos estádios cheios/parcialmente/vazios e pode de facto ter influência. Quanto a apreciação a Barça e City discordo. Se no caso do City ate agora, de afcto, na UCL é fogo de palha (tirando a eliminatoria injustamente perdida contra o Totenham, na minha opinião) ainda que, acredito, o Ruben possa ajudar a estancar algumas hemorragias defensivas, no caso do Barça creio que vais ter surpresa; o Koeman já no SLB fez grande Champions e creio que terá sucesso com o Barça. Ainda que, estivesse eu no banco, investisse algum na defesa, não é má individualmente (pese embora se martele mto o Pique e o Lenglet/ Sergi Roberto não serem nomes sonantes), com boa afinacao na defesa o ataque pode brilhar. Tem Messi, tem Fati a assumir maior protagonismo e creio que será um regalo de ver. Dembele (sem lesoes sejam fisicas ou mentais sabemos que é craque) tem de andar da perna porque Trincão não lhe dara descanso. Coutinho parece—me que sera melhor compreendido e não prexisa apresentações, no meio Frankie e Busquets são garantidos e talvez Pjanic tenha relevância. E falta Griezman ainda… Claro que será preciso um 9 uma vez que o mal—amado Suarez fará falta e é preciso um avançado que se enquadre no estilo. Fala—se no Depay (falou—se antes no Auba, que pessoalmente prefiro) e creio que, mais maduro, queira mostrar que o United foi apenas erro de casting. Portanto no geral, ainda que a época passada tenha sido conturbada (não ter ganhado nada é mau mas houve coisas piores ba epoca culé) de cabeça limpa não me admira que façam uma grande época.

  • Kafka
    Posted Setembro 30, 2020 at 11:38 pm

    Quanto ao Porto, por norma tem bastante sorte nos sorteios logo deverá ficar com um grupo fácil

    • Mighty10
      Posted Outubro 1, 2020 at 12:32 pm

      Claro, lógica infalível e indução completamente acertada baseada literalmente em aleatoriedade

  • Kafka
    Posted Setembro 30, 2020 at 11:37 pm

    Pote 2 mais fraco dos últimos largos anos…

    Os 2 teoricamente mais fortes (Barça e City) são uma completa sombra do passado recente…

    O Barça então já está em pleno processo de Milanizaçao portanto já não entra para estas contas de verdadeiro tubarao, de agora em diante será apenas nome e mais nada, tal qual aconteceu com o Milan nos 1os anos da entrada em decadência, onde metia medo apenas pelo que tinha sido feito 2/3 anos antes mas já não metia realmente medo aos verdadeiros tubarões da altura …

    E o City pelo menos ao dia de hoje parece ser a versão mais fraca dos 5 anos de Guardiola no City…

    • Xyeh
      Posted Outubro 1, 2020 at 8:59 am

      O Pote 2 tem tantos ex campeões europeus como o Pote 1, podem ter equipas a jogar mau futebol mas tem bastantes tubarões, na teoria Pote 1 e Pote 2 têm que passar os seus grupos, os mais fracos dos 2 primeiros potes são Porto, Ajax, Zenit e Shaktar que podem ser eliminados se apanharem uma das equipas fortes do Pote 3. Podemos vir a ter finais de Champions passadas na fase de grupos e isto diz tudo.

      • Kafka
        Posted Outubro 1, 2020 at 11:18 am

        Isso dos ex-campeãos europeus vale zero

        O Benfica e Porto são ex-campeãos europeus e são muito mais fracos que o PSG e City que nunca ganharam a competição

        • Xyeh
          Posted Outubro 1, 2020 at 11:35 am

          Não invalida o que disse, não acredito que o Pote 2 seja tão fraco como dizes, podem estar em má forma mas na Champions é completamente diferente, acho que se trocasses o Pote 2 pelo 1 e só se daria diferença por não estar lá o Bayern. Eu acho que esta Champions vai ser a melhor dos últimos anos, gastou-se menos dinheiro, as equipas tiveram menos pré época e sem publico nos estádios tem tudo para ser muito mais renhido e podermos ter um campeão não tubarão.

  • Giuseppe F
    Posted Setembro 30, 2020 at 11:28 pm

    Porto
    Barça
    Inter
    Rennes

  • Zelder4453
    Posted Setembro 30, 2020 at 11:24 pm

    Porto,barcelona,inter,marselha

  • Chico
    Posted Setembro 30, 2020 at 11:11 pm

    Leipzig, Inter, Atalant e até Salzburg podem dar cefaleias, o resto é pinners para o Porto.

  • Mantorras
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:59 pm

    Porto, Shaktar, D. Kiev e Ferencvaros?

  • Diogo Moura
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:57 pm

    Irá haver um grupo da morte caso no pote 3 calhe Atalanta, Leipzig ou Inter e com o Marselha a vir do Pote 4.
    De resto, não irá haver lugar a grandes surpresas.

  • Daniel Alves
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:51 pm

    Fiz uma simulação e deu isto. O Porto tinha hipóteses de passar com este grupo, e estavam garantidos 6 jogos interessantes.
    Nos outros grupos, seria engraçado um grupo como o C.

  • CarlosFCP
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:36 pm

    Era preciso muito azar para sair um tubarão + inter, por isso tudo que não seja esse o grupo, o Porto tem a obrigação de passar

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 30, 2020 at 11:01 pm

      Obrigação? Se sair um Atalanta, o Porto faz 1 ponto em 6 possíveis, por exemplo. E Leipzig ou Borussia do Pote 4 não são equipas acessíveis, como ainda se viu o ano passado com alemães.

      Temos um histórico nesta competição mas devemos ser cautelosos. E a fanforrice é uma das inimigas!

    • RuiF
      Posted Setembro 30, 2020 at 10:58 pm

      E tubarão + Leipzig ou Atalanta?

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Outubro 1, 2020 at 4:16 am

        Até acho esses dois mais dificeis que o Inter embora os nerazzuri não sejam tb o ideal. O Leipzig em dia sim espeta 5/6 ao FCP ( com o meu SLB idem) mas é equipa de vertigem e com matreirice tb pode ser derrubada. Atalanta é diferente: é ataque mad também usa a cabeça e é menos provável ser derrubada apenas a base da maior experiência do adversário. São um regalo de ver e ainda ontem os meninos da Lazio fuxaram com o rabinho bem limpinho :)

      • Cossery
        Posted Setembro 30, 2020 at 11:11 pm

        Também era um sorteio tramado!

  • FVRicardo
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:33 pm

    Para o FCP a chave do sorteio estará no pote 3. Se evitar Inter, Lazio, Atalanta e Leipzig tem grandes possibilidades de passar.

    Gostaria dos seguintes grupos:
    Porto
    Ajax
    Krasnodar
    Marselha

    Bayern
    City
    Inter
    Lokomotiv

    Zenit
    Barcelona
    Leipzig
    Brugge

  • Kacal
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:30 pm

    Atlético de Madrid (regresso de Felipe e Herrera ao Dragão, sendo um choque de estilos idênticos entre Conceição e Simeone), Krasnodar (desforra!) e Marselha (regresso de AVB ao Dragão) seria um grupo interessante, não seria o mais acessível possível, mas eu até gostava de ver este grupo e teríamos hipoteses de passar na mesma.

    O ideal seria Shakthar, Krasnodar e Lokomotiv/Basaksehir (parecem-me as mais acessíveis do pote 4 a a par do Ferencvaros, mas atravessam um momento de forma menos positivo ao contrário dos hungaros) e mesmo assim não é um grupo banal, não há adversários fáceis na Champions.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 1, 2020 at 9:31 am

      Kacal, olhando para o lado meramente desportivo, viagens a países do leste europeu é sempre mais acessível. Contudo, caso o sorteio nos coloque lá a jogar no Inverno rigoroso não me parece que seja uma vantagem para nós, pelo que é um pau de dois bicos.

      Eu neste momento preferia o Ajax ao Shakhtar, quer pela qualidade futebolística, quer pelo momento em que o jogo pode ocorrer. Pote 3 concordo com um Krasnodar e somaria um Olympiacos, pela mesma razão e estarem equiparados. No pote 4, além dos enunciados, Brugge ou Midjitland além do Ferencvaros também seriam positivos.

      Contudo parece-me que com este formato cada vez mais a Liga dos Campeões vai ser uma liga dos melhores pelo que haverá cada vez mais complicações para passar aos oitavos de final, porque como dizes, já não há adversários fáceis.

  • joaolmaio
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:24 pm

    É complicado escolher “o grupo ideal”.

    Pessoalmente, não gosto de grupos em que as equipas sejam todas muito equilibradas e de valia semelhante. O Porto até se tem dado bem em grupos assim, mas prefiro que aja um tubarão+Porto e 2 clubes menos capazes em termos de histórico.

    Posto isto, tendo em conta os potes, escolheria:

    Porto
    Manchester United
    Krasnodar
    Club Brugge

    ou

    Porto
    Atlético Madrid
    Olympiakos
    Rennes

    • CarlosFCP
      Posted Setembro 30, 2020 at 10:34 pm

      Com o united dos últimos tempos não ficaria surpreendido se o Porto ficasse em 1°

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 30, 2020 at 11:02 pm

        O Porto dos últimos tempos não tem grandes resultados na Europa, regra geral.

        • Xyeh
          Posted Outubro 1, 2020 at 9:05 am

          O Porto há 2 anos fez uma boa Champions, fez 16 pontos e foi eliminado nos Quartos de Final pelo Liverpool que se sagrou campeão europeu, e contra o Liverpool fizemos um grande jogo na 1ª mão que se o Marega tivesse outros pés poderia ter feito uma gracinha, claro que o que fica é o 1-6 final em duas mãos :)

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 1, 2020 at 10:06 am

            Xyeh, esse foi efectivamente um bom ano, tanto que estava no estádio e desesperava com os falhanços que não se podem ter contra estas equipas.

            Contudo, no ano passado fomos eliminados no playoff e fizemos uma Liga Europa fraquinha, fraquinha. E nos anos anteriores a esse fantástico, num passamos a fase de grupos em 2º (com Besiktas em primeiro) e fomos eliminados a seguir, noutro passamos a fase de grupos em 2º (com Leicester em primeiro) e fomos eliminados a seguir e noutro – para ver apenas os últimos 5 anos – nem passamos aos oitavos (com Dinamo Kiev a passar em 2º). `

            Ou seja, têm sido campanhas assim assim, pelo que alguns discursos da “obrigação de passar” e dos “grupos fáceis” é para mim falsa.

            Mesmo na Liga Europa no ano passado, passamos à rasquinha, sendo eliminados logo a seguir. E quase todas as vezes que para lá fomos despromovidos após 2011 (vai fazer 10 anos), fomos eliminados logo a seguir.

            Temos histórico na Europa mas não temos o poderia das equipas contra quem lutamos pelo que devemos moderar o nosso discurso e expectativas (mas nunca o Sonho!).

            • Xyeh
              Posted Outubro 1, 2020 at 11:29 am

              Mas passa muito pelo poderio, o FCP perdeu poderio para lutar contra as outras equipas da Champions, antes tínhamos Hulk, James, Falcão, Quaresma, Moutinho, Fernando, Raul Mereles, Lucho, Lisandro,etc.. e agora temos acima da média o Telles e o Corona (o Mbemba poderá tornar-se um centralão). Não só temos tido treinadores que não jogam grande futebol como também a qualidade dos jogadores não é a melhor, mesmo com o “all in” de Lopetegui a qualidade dos jogadores não assim avassaladora, temos carência de um ponta de lança bom há vários anos e na Champions isso faz diferença.

              • Francisco Ramos
                Posted Outubro 1, 2020 at 1:07 pm

                Xyeh, as razões do nosso declínio são várias e concordo com as que disseste, mas existem tantas mais.

        • CarlosFCP
          Posted Outubro 1, 2020 at 1:51 am

          A última vez que o Porto lá esteve fez 16 pontos em 18, e só não pregou uma surpresa no Dragão graças ao festival de falhanços no jogo contra o Liverpool

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:20 pm

    Vai ser muito difícil apanhar um grupo acessível.
    De qualquer forma, o objectivo é passar a fase de grupos e isso tem que ser conseguido.

    Saudações DesPortistas!

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 30, 2020 at 10:19 pm

    Grupo mais acessível seria algo como:
    Pote 2: Ajax/Shakhtar.
    Pote 3: Krasnodar, Dinamo Kiev, Salzburg ou Olympiakos.
    Pote 4: Todos menos Borussia ou Marselha.

    Contudo, olhando para o Pote 2 e 3, excepto se houver alguma sorte no sorteio, não acredito que o Porto passe aos oitavos.

Deixa um comentário