Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Otávio, João Mário, Gonçalo Inácio e Diogo Costa nos convocados de Portugal

Parecia uma questão de tempo até chamar Otávio, e a presença de Inácio até peca por tardia (já podia ter estado no Europeu). No entanto surpreende a ausência de Matheus Nunes (tem estado melhor que muitos dos médios que estão na lista). Já a chamada de João Mário vai alimentar o ruído que bastou de mudar de clube para ser convocado.

Fernando Santos anunciou a lista para os jogos de qualificação para o Mundial’2022 frente à Rep. Irlanda e Azerbaijão e para o particular contra o Qatar. Otávio, João Mário, Gonçalo Inácio e Diogo Costa são as principais novidades. Já Rui Silva, Nelson Semedo, José Fonte, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, William Carvalho e João Félix ficaram de fora.

Os convocados de Fernando Santos: Guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Diogo Costa (FC Porto) e Patrício (Wolverhampton); Defesas – João Cancelo (Man City), Ricardo Pereira (Leicester), Domingos Duarte (Granada), Gonçalo Inácio (Sporting), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Man City), Nuno Mendes (Sporting), Raphael Guerreiro (Dortmund); Médios – Danilo Pereira (PSG), Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Man Utd), João Mário (Benfica), João Moutinho (Wolverhampton) e Otávio (FC Porto); Avançados – Bernardo Silva (Man City), André Silva (RB Leipzig), Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Liverpool), Guedes (Valencia), Pedro Gonçalves (Sporting) e Rafa Silva (Benfica).

188 Comentários

  • Vegeta
    Posted Agosto 27, 2021 at 9:45 am

    Médios:
    Matheus Nunes
    André Gomes
    Sérgio Oliveira

    Extremos:
    Trincao
    Podence
    Pizzi

    E mesmo assim fomos levar o Otávio, esse craque monstruoso, que até hoje, só foi destaque no futebol maravilhoso do Conceição.
    Como um ou outro user já disseram, não tem nada a ver com nacionalidade, mas sim com a falta de qualidade.
    E depois com aquele feitio está sempre mais perto de ser expulso porque isto não é o tugão.

  • Clemente Ferreira
    Posted Agosto 26, 2021 at 11:14 pm

    Leio que o problema é clubismo, mas discordo totalmente! É uma aberração a convocatória de Otávio!

    A seleção nacional passou a ser foco de influência e interesse dos clubes para valorização de activos!

    Otávio só se naturalizou para o seu passe valer mais e ter passaporte comunitário! Num país com dirigentes com coluna vertebral isto nunca aconteceria! Aliás, a troco do politicamente correcto as pessoas não se insurgem! Pois bem, para mim a seleção acabou! Depois desta convocatória vergonhosa nunca mais vejo a seleção…

  • DNowitzki
    Posted Agosto 26, 2021 at 9:24 pm

    1. Acho patética a continuação da discussão sobre tugas genuínos e adaptados. A realidade é o que é e ir contra ela é de estúpido.

    2. O clubismo continua a imperar nesta treta da seleção. As piruetas e as contradições são o pão nosso de cada dia. Há um ano, havia quem rasgasse as vestes pelo Quaresma II não ser convocado. Agora, é o Otávio porque não nasceu cá, mas o Matheus deveria ser porque é melhor do que não sei o quê. Mais isenção, por favor!

    3. Éder, o tipo mais execrado a seguir ao Sanches, o verdadeiro herói da final e de todo o Euro! Não se aprende nada neste país!

  • Artur Trindade
    Posted Agosto 26, 2021 at 5:54 pm

    O critério de ter passaporte não deve ser suficiente.
    A forma como se o obteve e a qualidade também são importantes.
    Pichardo obteve-o ao fim de semanas, mas tinha muita qualidade.
    Metade dos critérios cumpridos.

    Octávio tem 8 anos de Portugal, mas não tem assim tanta qualidade/idoneidade, nem parece ter a margem de evolução para iniciar um ciclo indiscutível, também não se enquadra nos fenómenos Liedson Dyego Sousa, naturalizados a martelo para suprirem a falta de avançados.
    Metade dos critérios cumpridos.

    Matheus Nunes está em Portugal desde os 12 anos (10 anos), fez a escola secundária em Portugal, trabalhou em Portugal, e fala português sem sotaque. Acredito que se sinta mais português que brasileiro.
    Pelos 22 anos e pela qualidade demonstrada, parece indiscutível que pode iniciar um ciclo longo, tipo Pepe.
    Critérios cumpridos na totalidade.

    Percebo que Fernando Santos precise de vê-lo crescer um pouco mais, mas é de estranhar que nunca tenha sido considerado para os sub-21, provavelmente em consequência de só ter obtido o passaporte após 10 anos em Portugal!

    A chamada de João Mário é natural, pois na época passada tinha em Sérgio Oliveira um obstáculo de monta. Não esquecer que a maioria dos users considerava aqui no VM que o portista era superior a JM.

    João Mário parece ter sido uma situação win-win, para o Benfica e Sporting, pois melhoraram os 2.
    João Mário deu uma classe incomparável aos outros médios do Benfica, e Matheus deu outra dimensão ao meio campo do Sporting, naturalmente pelo seu crescimento, forma uma verdadeira dupla com Palhinha (atacar e defender).

    Um pouco como a situação de Acuna e Nuno Mendes.
    O argentino vai para o Sevilha, onde foi o melhor LE da liga, e Nuno Mendes tornou-se dos melhores LE da europa.
    A presença de Amorim é fundamental para estas transições vitoriosas.

    Para Gonçalo Inácio (e Diogo Costa) é apenas o início de um longo ciclo. Seria caricato começar nos sub-21.
    Palhinha passou definitivamente à frente de Danilo, será F. Santos? Pedro Gonçalves terá minutos?

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 26, 2021 at 4:33 pm

    Deixem a clubite de lado.

    O Otávio não passou a ser português apenas porque foi convocado para a seleção nacional. O Otávio já é português há pelo menos 2 anos, porque está cá no país desde os 18 anos, porque já tem filhos nascidos cá, tem empresas em Portugal, paga impostos em Portugal e porque o país lhe deu o passaporte português por cumprir os requisitos para tal. Se tem o passaporte português é tanto ou mais português como outro qualquer.

    Além disso tem também ascendência portuguesa (acho que era o avô).

    • Knox_oTal
      Posted Agosto 26, 2021 at 5:14 pm

      Da minha parte não tem haver com clubite ou aversão a pessoas nascidas fora de Portugal a quem é concebida a nacionalidade portuguesa. Contra isso nada, obviamente que terá todos os direitos de qualquer outro cidadão português! Quem mistura esse argumento com estas convocatórias só acrescenta ao debate do “sexo dos anjos”… não tem nada haver com isso, ou não deveria! No meu caso não o é certamente!

      O Otávio na selecção não faz sentido, e na minha opinião pessoal nem merece, por 3 razões: incoerência dos critérios apresentados pelo seleccionador (o Horta não vai porque não o conhece mas o Otávio já vai na vez de um Pizzi?!?), falta de compromisso/identificação para com as Quinas (claramente é o seu plano b, uma opção meramente de carreira e oportunista… não fazem falta jogadores destes. Ou há duvidas se o Tite o chamasse ele mandava Portugal dar uma volta?!?) e por último a sua fraca postura em campo (aqui ainda dou de barato que não seria uma razão decisiva, não será o único com feitio especial naquele balneário, mas a juntar ao resto torna-se, repito, um jogador que não faz falta alguma).

      E quanto à qualidade , não sendo um jogador banal, longe disso, não é transcendente em nada… E de qualquer das formas nem para jogadores fora de série devem ser abertas excepções… as seleções não deviam ser tratadas como meros clubes… não devia valer tudo para ter sucesso e nem devia importar somente quem tem ou não passaporte! É uma questão de compromisso, de representar um país e tudo o que isso simboliza!

      Enfim agora já está… mas faz zero sentido!

      • Patton
        Posted Agosto 26, 2021 at 5:20 pm

        Concordo em tudo menos em dois pontos:

        – a comparação com Pizzi, que é neste momento um jogador horrível, não faz sentido. Prefiro um qualquer jogador dos sub21.

        – a postura em campo não é decisiva mas devia ser e em relação a todos os jogadores Portugueses, sejam eles naturalizados ou não. E devíamos exigir isto.

        • Knox_oTal
          Posted Agosto 26, 2021 at 7:37 pm

          O Pizzi foi só para dar um exemplo de alguém que o FS já tivesse convocado e conhecesse o grupo… um dos critérios que apresentou relativamente ao Horta, salvo erro. Quem fala em Pizzi, fala no William (só serve para fases finais ao que parece), ou no André Gomes que voltou à competição (aliás o Nuno Mendes sem competir esta época foi convocado, em detrimento do Vinagre que se tem destacado no seu lugar…). Enfim tudo muito incoerente!!!

          Quanto à postura, estamos de acordo. Aliás no post dos sub-21, expresso que por mim o Chico Conceição também não ia pela postura infantil que tem apresentado. E obviamente que no caso do Otávio era curto apresentar somente esse argumento para o vetar, tal como o digo no primeiro comentário. No entanto, no contexto do resto não abona a seu favor… ou sim que o FS achou por bem levá-lo.

          No fundo acho que devia ser caso a caso nestas situações, e só o argumento batido de que é português como os outros e tem passaporte e mais não sei o quê… para mim é o menos relevante para justificar uma convocatória para as Quinas.

          Até porque os direitos não podem ser postos em causa, nem são para aqui chamados… não é isso que está a debate mas há pessoas que continuam a ignorar essa parte, banalizando o processo e o que deve simbolizar uma chamada à equipa das Quinas!

          Saudações desportivas

    • Patton
      Posted Agosto 26, 2021 at 5:02 pm

      Perguntas ao Deco, ao Liedson, ao Pepe ou ao Otávio se preferem jogar na Seleção Brasileira ou na Seleção Portuguesa, e facilmente encontras nas suas respostas (não nas politicamente corretas mas nas nuas e cruas) a diferença entre um jogador português da Seleção Portuguesa que sempre sonhou em vestir a camisola das Quinas e um jogador português da Seleção Portuguesa que sempre sonhou vestir a camisola do Escrete.

      Para mim, quando a diferença não é gritante, acho que é falta de respeito por anos e anos de dedicação a uma causa nacional.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 26, 2021 at 4:41 pm

      Agora um exercício: Imaginemos que eu nasci na Alemanha, filho de pai jugoslavo ( de etnia sérvia mas natural da zona de Zagreb, actual Croácia) e de mãe cipriota mas de ascendência turca.

      Imaginemos que aos 8 anos (em que eu já tendo passaporte alemão) a minha família muda da Alemanha para França onde passo a residir até aos 18 anos, altura em que ganho cidadania francesa também.

      Imaginemos que depois vá estudar para o Canadá e por lá fique a trabalhar conseguindo o passaporte canadiano aos 25 anos, altura em que me convidam para ir trabalhar para os Estados Unidos, sendo que aos 31 anos ganho o direito de pedir o passaporte americano também.

      O que quero perguntar a todos vós, é qual é a minha nacionalidade, neste caso? Tendo em conta que posso ter acesso a 8 passaportes diferentes se quiser. Se formos pela naturalidade, a Alemanha seria o país onde possivelmente teria o mínimo de ligação, de todos…

      • Patton
        Posted Agosto 26, 2021 at 5:14 pm

        É um bom exercício e claramente há mil respostas, nenhuma incorreta, para o mesmo.

        Aqui não se põe (ou pelo menos eu não ponho) em questão o direito a obter uma 2ª, 3ª ou as nacionalidades que forem desde que as regras sejam cumpridas, como terá acontecido no caso do Otávio.

        A questão é que a Seleção deve ser um espaço de excelência, de causa nacional, de orgulho e fervor patriótico. Algo que estou convencido que o Otávio sente… mas pelo Brasil. E está correto. Isso não lhe tira direito a ser Português mas na minha opinião o torna uma não opção para a Seleção Nacional.

        É compreensível ao menos?

  • NunoLFC
    Posted Agosto 26, 2021 at 4:03 pm

    Devem achar que a seleção é um almoço de amigos. Deixem-se lá de clubites e de hypes idiotas. Há uns anos queriam convocar o Ferro para a seleção depois de uns 4 meses de bom nível. Agora querem convocar o Matheus depois de assumir a titularidade há meia dúzia de semanas. Cada vez que um jovem faz um par de exibições boas é logo convocado para vocês. Ganhem juízo. Matheus Nunes provou ZERO até hoje, no que toca a ter nível para a seleção, não faz sentido nenhum ser convocado com as opções que temos. Inácio faz mais sentido dada a falta de opções na defesa. Menos hype e mais bom senso, o Matheus tem MUITO tempo para ser convocado à seleção, continue a fazer o seu trabalho que terá a sua oportunidade. Tem que provar que é mais do que o hype do momento e que não é mais um Ferro que beneficiou claramente do contexto da equipa em que esteve inserido para ganhar hype. Deixem de perdir convocatórias pelo hype e usem o cérebro que às vezes faz falta.

  • Kafka
    Posted Agosto 26, 2021 at 3:49 pm

    Tal como disse do Pichardo, o estado português é soberano e se o mesmo lhes deu a nacionalidade portuguesa então são portugueses, logo não há problema nenhum aqui

    • Patton
      Posted Agosto 26, 2021 at 5:04 pm

      O Pichardo foi Campeão Olímpico, elevou o nome de Portugal e é uma clara mais valia.

      O Otávio é o Otávio…

  • Sombras
    Posted Agosto 26, 2021 at 3:11 pm

    O Otávio não tem lugar na seleção. Até podia ser natural de Cinfães, o problema não é a naturalização, é mesmo a falta de qualidade e carácter, e por termos pazadas de jogadores para a sua posição. Curioso que na altura em que se falou nas possibilidades de Lima e Jardel, que iriam suprimir reais necessidades da equipa na altura, tudo era contra, agora o Fernando Santos já acha ok.

    Quero ver também agora se os jornalistas da RTP lhe vão estar constantemente a perguntar se sabe cantar o hino.

  • DQuinta
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:58 pm

    Às vezes penso. Épa os frequentadores e comentadores desportivos do VM são malta de qualidade. Nem me atrevo a falar. Mas depois em posts destes vejo que afinal é a malta ali do café ao lado com o tlm na mão. Ufff… Assim já posso puxar a brasa ao meu clube em todos os assuntos.

  • OlhodeFalcao
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:58 pm

    Já há um tempo que não se ouvia alguns iluminados falar da “selecção de jorge mendes”, sobretudo por parte de adeptos mais fanáticos (maioritariamente do SCP). Já agradeceram a JM o Euro2016 ou ainda não?

    Ricardo Horta poderia ser chamado ao invés de Gonçalo Guedes, mas tal como FS afirmou, mal vai ter tempo para treinar os jogadores, prefere levar aqueles que já conhecem as ideias do selecionador. A questão do João Mário é uma não questão que não faz sentido, são contextos diferentes e tem sido um dos motores do Benfica esta época.

    Sobre Otávio, não sou propriamente a favor do jogador (pela sua qualidade), mas compreende-se pela ausência de vários jogadores no meio campo por lesão/falta de rotinas.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Agosto 27, 2021 at 10:07 am

      Agradecer a quem???
      Em 1o agradecer à UEFA por permitir pela 1a vez um 3o classificado passar num grupo de 4.. depois agradecer à Islândia por no último segundo mandar Portugal para o lado dos coxos e por fim agradecer à Nossa Senhora de Fátima pelo que foi a final e uma palavra de apreço ao Éder

    • Miguel Lopes
      Posted Agosto 26, 2021 at 4:17 pm

      Não quero ser desrespeitoso, mas também podias dizer que era a seleção dos jogadores formados no Sporting.

    • sStriker
      Posted Agosto 26, 2021 at 3:28 pm

      Sim continua a ser a selecção JM e sim, é por isso que lá está esta aberração de treinador.

      Não, não vamos agradecer a JM nem a FS pelo euro 2016.

      Posso agradecer aos que lá estiveram a representar a selecção, e que a carregaram, nomeadamente Rui Patrício, Pepe, William Carvalho, Adrien Silva, Renato Sanches, João Mário, Nani, Ronaldo, Quaresma e Eder, esse jogador que não tinha qualidade para representar a selecção, que à base da força nos deu o único título, e que como prémio pela provável única boa época que teve, foi a ausência do Mundial de 2018 (prova brilhante, mais uma da equipa de FS).

      Desculpem lá, mas uma seleção que tem Rui Patricio, Cancelo, Ruben Dias, Pepe, Nuno Mendes, Bruno Fernandes, João Félix, Palhinha, Pote, Ronaldo, João Mário, Renato Sanches, Guerreiro, Diogo Jota …. é qualidade a mais para as prestações que temos tido, e só vejo um denominador comum. O péssimo FS. Volta Paulo Bento, Volta Scolari, Volta Humberto, Volta António Oliveira, Pepa, Ivo, Ricardo Soares, Rui Jorge, Neca, Jesualdo, Sá Pinto

      • opiniaodeadepto
        Posted Agosto 26, 2021 at 4:42 pm

        Este comentário perde todo o sentido quando pedes o regresso do Scolari que, esse sim, teve nas mãos a melhor selecção que Portugal já teve e não conseguiu vencer nada!

  • Louco de Lisboa
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:55 pm

    A convocatória não me choca, sinceramente. Penso que só abdicaria de Moutinho por Matheus (e eventualmente Guedes por Horta).

    Por vezes choca-me um pouco o hate dirigido ao Fernando Santos. Percebo que seja um treinador algo medíocre, mas já me deu a maior alegria futebolística da minha vida e, por isso, estar-lhe-ei grato para sempre. Bem sei que o que aconteceu em 2016 não poderá dar créditos infinitos e respeito quem acredita que o seu ciclo passou – acho que isso não quer dizer que o seu sucesso anterior possa ser desconsiderado liminarmente, como muitos aqui apregoam.

    De qualquer modo, é o nosso selecionador e a nossa seleção, portanto, para mim, é apoiar até ao fim. Quando vier outro, cá estarei para o apoiar a ele também (a não ser que seja o Carlos Queiroz, isso é que não).

  • MR
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:52 pm

    Bem qundo o jogador com menos fair play, mais quizilento, fiteiro e provocador, que no mês passado festejava com a bandeira de outro país é convocado, está tudo dito.
    Por mim chega de selecção, não me identifico com esses valores.
    Se é para renovar chamassem o Matheus Nunes, não uma vergonha do campeonato nacional.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 26, 2021 at 3:31 pm

      Bem, hoje fiquei a saber que o Otávio deve ter mais benfiquistas e sportinguistas a segui-lo nas redes sociais que portistas, é surreal ahah

      Em relação a festejar uma vitória do Brasil, por alguma razão se chama DUPLA-nacionalidade.
      Em relação a ser fiteiro, provocador, pouco fair-play, pode ser que para a próxima o FS risque todos os jogadores desse estilo e fiquemos sem meia seleção (Pepe, Bruno Fernandes, Ronaldo)

      • MR
        Posted Agosto 26, 2021 at 5:05 pm

        Ficaste a saber como?
        Pepe está quase ao nível dele, os outros nem se comparam.
        Pepe e Otávio são tudo o que não devia existir no futebol

  • johnny balls
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:40 pm

    o maior escandalo aqui é o ricardo pereira. sempre preterido em fases finais mas para as qualificações serve, enfim

  • JJ da bancada
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:21 pm

    Ponto número 1, sou completamente contra chamadas a seleção de “portugueses” Da Barquinha, ainda podia engolir se fosse algum fora de série para uma posição carenciada… Mas para aquela posição, uma das que temos mais qualidade e quantidade, ainda por cima um indisciplinado destes, que não é nada de mais… Não consigo entender!!! O Nandinho já nos dá aquele futebol triste, sem brilhantismo, sem ambição e agora ainda isto…

    • Cimentador
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:33 pm

      Não consigo perceber porque é que alguém que vem viver para Portugal, trabalhar cá, pagar impostos cá, não pode ser português, mas alguém que nasce em França e vive lá a vida toda já é um certified tuga. Para mim pessoalmente são os dois (ou não é nenhum) desde que assim queiram.
      Pior ainda me parece que a qualidade futebolística faça de alguém mais ou menos português, só merece ser português quem joga muita bem à bola? E pronto só se dá a nacionalidade a quem for um fora de série e depois quando se reformar ou começar a jogar mal tira-se

  • Kacal
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:20 pm

    Não era a favor de chamar Otávio, mas nada tem a ver com falta de qualidade (muitos por causa de jogar onde joga e ser como é acabam por não conseguir distinguir as coisas e portanto rebaixá-lo no seu valor como jogador) nem por causa da sua naturalização, mas sim pelo feitio e postura dentro de campo que não aprecio e acho que não encaixa no grupo de trabalho que temos. Espero bem que não haja conflito com jogadores que representam Benfica e Sporting que são convocados porque o Otávio nos jogos de Porto vs rivais costuma ter atitudes menos boas. De resto foi chamado e portanto resta-me aceitar e apoiar a decisão, passa a ser um dos nossos. Espero que dê tudo pela camisola e a sinta mas aí até acredito que o faça porque tem essa mentalidade. Depois pode ser útil pelas suas características e pelas soluções que a sua polivalência dá.

    Sobre o resto da convocatória parece-me bem com algumas experiências como o Diogo Costa e o Gonçalo Inácio que acho que vão estar muitos e muitos anos na selecção a correr bem. O único senão no Gonçalo é que joga do lado direito num sistema de 3 centrais e portanto as dinâmicas para jogar a central numa defesa a 4 são diferentes, tenho receio que se adapte tanto a jogar nesse sistema e dinâmicas que depois sinta dificuldades em “mudar o chip”. Bom ver Ricardo Pereira (está recuperado e parece estar a subir o nível novamente) e João Mário (tem tanta “má fama” que me surpreende mas tem sido importantíssimo no Benfica, deve ser dos melhores jogadores a pautar jogo que temos e dos mais inteligentes) de regresso!

  • Peter S
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:13 pm

    Vejo muitos com a treta de que não têm nada contra naturalizados, mas só se estes forem claras mais-valias.

    Isto é, logo à partida, uma ideia xenófoba de “nível Rui Santos”, porque um naturalizado não tem de mostrar mais do que um português de nascença para ser chamado à selecção, porque é tão português como qualquer outros. E a questão do oportunismo não tem nada a ver com isto.

    Depois, o Otávio podia estar no 11 do ano da UEFA, ser candidato à Bola de Ouro e cobiçado por todos os tubarões do futebol europeu que, mesmo assim, a sua chamada ia ser “ridícula” e causar “vergonha alheia”. Apenas e só porque é associado ao Porto e é portista dos pés à cabeça. A discussão (quase) nunca é acerca da qualidade do Otávio.

    Dito isto, fico muito contente com a chamada do Inácio e tirava um dos médios da velha guarda, provavelmente Moutinho, para entrar o Matheus Nunes.

    • Miguel Lopes
      Posted Agosto 26, 2021 at 4:09 pm

      Peter S, por acaso também estou contente com a chamada do Otávio, considero que tem fibra, visão de jogo e e jogava com o Palhinha a MD e o Otávio (MC), Bernardo Silva(MD) e o Bruno (ME), com o CR e o Silva na frente.
      Compreendo a não chamada para agora do Matheus Nunes, é deixá-lo pousar mais um pouco.
      Atrás, não há dúvidas, Patrício, Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes (prefiro a q

      • Miguel Lopes
        Posted Agosto 26, 2021 at 4:11 pm

        (Continuação) (prefiro a qualidade defensiva do Nuno). E gostava que o Pepe ficasse de fora para dar lugar ao Gonçalo Inácio pelo menos no jogo com o Qatar.

        • Peter S
          Posted Agosto 26, 2021 at 5:52 pm

          Concordo com quase tudo, mas continuo a achar que se podia levar o Matheus, nem que fosse para estar em ambiente de selecção.

    • MR
      Posted Agosto 26, 2021 at 3:03 pm

      Sabes bem que não é bem assim, é tão portugues como o outro no papel e direitos e deveres, não no sentimento.
      Estás a querer dizer que sendo portista e sendo sócio do benfica te daria acesso a alguns privilégios, por seres sócio dos 2 sentes igual pelos dois clubes? Em qual te empenharias mais?

      • Peter S
        Posted Agosto 26, 2021 at 5:49 pm

        Se estás a dizer que só se põe em causa a chamada do Otávio por essa questão do “sentimento”, só te estás a enganar a ti. Basta leres os muitos comentários que dizem que só vale a pena convocar um naturalizado se ele for uma claríssima mais-valia. E isso tem a ver com o papel, não com o sentimento.

        Quanto ao sentimento, como não sou o Otávio, nem o conheço, nao faço esse tipo de juízos. Só sei que há portugueses de nascença que se arrastam na selecção e que não é preciso falar da entrega do Pepe à nossa equipa nacional.

        • MR
          Posted Agosto 26, 2021 at 8:49 pm

          Não, não é sõ por isso. É mais por representar tudo o que não se quer no desporto

          • Peter S
            Posted Agosto 27, 2021 at 1:10 am

            O teu problema com a chamada do Otávio mudou de um comentário para o outro. Primeiro, era a falta de sentimento, agora, é por representar tudo o que não se quer no desporto.

            E esta conversa já cansa. Leste por aí e papagueias. O Pizzi andou a minar balneários, a boicotar carreiras de treinadores e a prejudicar colegas de profissão só por vaidade e nunca se pôs em causa a sua chamada à selecção por representar tudo o que não se quer no desporto. A não ser que aches isto tudo correcto. Não digo que o Otávio seja um santo, porque não é, mas, se formos por aí, acho que nem capitão tínhamos. A cor da camisola não pode influenciar estes juízos. Só seleccionador, porque o homem deve confessar-se todos os dias.

            • MR
              Posted Agosto 27, 2021 at 9:10 am

              Se queres que os teus filhos sigam o exemplo do Otavio, be my guest.
              Eu não quero exemplos desses para os meus filhos, daí não o querer perto.
              Falas do BF, mas o BF não tem nada a ver, e nem sportinguista sou

              • Peter S
                Posted Agosto 27, 2021 at 10:24 am

                Eu falei do Pizzi, que, que eu saiba, não é o Bruno Fernandes (quem lhe dera), nem é do Sporting.

                Esse mito que se criou de que o Otávio personifica tudo o que não se quer no desporto dá imenso jeito: dá mais um motivo para alimentar o ódio ao Porto e permite fingir que não há outros jogadores que vocês idolatram e que são iguais ou piores. O Otávio é um jogador com raça, às vezes exagera na agressividade, sim, mas nunca prejudicou deliberadamente colegas de profissão e treinadores, ou teve atitudes que revelassem falta de carácter.

                Podia fazer aqui uma lista de jogadores de FCP, SLB e SCP que são/foram muito mais nocivos do que o Otávio é, mas não vale a pena. Só quando o rapaz se reformar é que vai deixar de ser o pior.

                • MR
                  Posted Agosto 28, 2021 at 10:45 am

                  E o Pizzi tem alguma coisa a ver com o otavio? LOL
                  O mais provocador que tivemos foi o Jonas que ao pé do otavio é um santo.
                  Nunca prejudicou colegas como assim? LOL é o jogador mais porco a jogar que há, tem ZERO lealdade e de respeito pelos outros. Já se esqueceram da expulsão do Gabriel?
                  Percebo que a vossa cultura seja ganhar a todo o custo, não querem saber de honra para nada (corrupção e constantes simulações?) mas a selecção devia ser a nata dos portugueses e não ter destes tipos

            • MR
              Posted Agosto 27, 2021 at 9:09 am

              Não, não mudou.
              O primeiro foi em resposta ao teu. O segundo é realmente a razão de não o querer por pert

    • Cimentador
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:36 pm

      Obrigado! Essa coisa do ter que saber jogar para aceder à nacionalidade só me lembra o estatuto do indígena e que os não brancos nas colónias tinham que mostrar que mereciam ser portugueses, os anos passam, mas as cabeças vão mantendo a forma de pensar.

      Quanto ao Otávio, não gosto particularmente do jogador, principalmente por tar num rival, mas que joga muito acho inegável

  • MM
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:10 pm

    O Horta merecia estar la, mas o selecionador so segue 3 clubes em portugal!
    Ja o Luis Henrique mostra como se faz…

  • Macaco
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:08 pm

    Os Lobies com JM levaram a não chamar o Matheus…
    Propaganda e factores C no meio da questão, pois mesmo chamando os dois pelas mesmas razões jogaria sempre o JM primeiro…
    E pelas mesmas razões ronaldo jogara até ele querer e não até o selecionador decidir… entre outras picardias…
    Empatias… simpatias… vicios… habitos… cordelinhos… enfim…

  • Nunop
    Posted Agosto 26, 2021 at 2:03 pm

    Sportinguistas literalmente a epoca passada toda: O João Mário so pára o jogo todo, só joga para o lado, é lento e pedem o Matheus Nunes ou o Bragança a titular.

    Sportinguistas hoje: quando tava a brilhar connosco não era convocado.

    • Stromp1906
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:20 pm

      Benfiquistas ontem, JM nem na Rússia consegue estabilizar só joga no tugão. Benfiquistas hoje, convocatória justa, mudou o futebol do Benfica.
      Tanto telhado de vidro…

      • George Orwell
        Posted Agosto 26, 2021 at 2:55 pm

        Mas a verdade é que mudou mesmo. Ou se mudar for demasiado forte, o impacto que tem tido é, de facto, brutal. Okay, é certo que estávamos habituados a gajos completamente lunáticos naquele meio-campo, mas até eu que nunca achei o JM um jogador nada de extraordinário (mantenho a mesma opinião), reconheço que o homem teve um impacto tremendo nesta meia dúzia de jogos que fez ao serviço do Benfica. Partilho um pouco da opinião do Nuno, pois não consigo perceber tanto alarido em torno desta convocatória. Creio que estamos de acordo que ele podia ter ido ao Euro em vez de 465489 médios de cariz defensiva, mas acho que a época do JM em Alvalade não foi uma coisa tão boa assim para isto. Foi importante mas não me parece ter tido o mesmo peso na conquista do título como Coates, Porro ou Pote. Tendo em conta que considero as convocatórias algo que deve ter como base o momento de forma e rendimento num passado recente, acho que a chamada do JM acaba por ser natural, uma vez que se nota mais a sua qualidade e/ou desempenho no Benfica do que no Sporting. Não significa que tenha jogado mal o ano passado; está é a jogar muito mais agora e isso, acho eu, salta à vista.
        Posto isto, o Benfica tem tanta influência na selecção como os outros 2.

      • Nunop
        Posted Agosto 26, 2021 at 2:30 pm

        Podes mostrar me onde e que disse isso do JM?
        Telhados de vidro não tenho de certeza, disse que era uma boa contratação, que adicionava qualidade na decisão que era o ponto fraco do futebol do Benfica visto que tanto o Gabriel como o Taarabt perdem a bola 20x por jogo.
        Podes ir ver ao post em q anunciaram JM no Benfica.

  • Alex03
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:49 pm

    Estranho como o debate sobre Otávio gera tanta diferença de opinião em alguns comentários comparativamente a outros casos anteriormente falados aqui e na esfera pública como foi o caso do Pichardo e Nelson Évora.

    Neste momento tão como se disse nessa altura, Otávio e tão português como outro lá qualquer.

    Feliz pelo Inácio, que devido ao seu low profile tem sido sub valorizado.

    • Vegeta
      Posted Agosto 27, 2021 at 9:23 am

      A questão do Otávio não tem nada a ver com a nacionalidade, mas sim com a falta de qualidade e com a abundância de opções superiores que temos para aquela posição.

    • Kafka
      Posted Agosto 26, 2021 at 3:48 pm

      Por acaso tens razão, há uma diferença de opinião especialmente dos Portistas, que há 1 mês atrás andavam aqui a criticar o Pichardo e agora defendem a convocatória do Octávio

  • JJoker
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:33 pm

    É acima de tudo a selecção dos favores e isso tem vindo a evidenciar-se nos ultimos anos. Absolutamente vergonhoso.
    Enquanto esta gente por lá andar não terei qualquer entusiasmo relativamente à selecção, o que muito me entristece.

    • Eder the Best
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:53 pm

      Os teus comentários é que são sempre vergonhosos, sempre a demonstrar pensamento de “queixinhas” e “revoltado” contra tudo, sobretudo no que diz respeito ao SCP, quando é o SCP a levar mais jogadores há selecção nos últimos 2 anos.

      A única opção discutível seria Gonçalo Guedes por Ricardo Horta, a do João Mário é preciso ter muito ódio para perceber o diferente contexto de jogadores selecionáveis neste momento.

    • Louco de Lisboa
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:49 pm

      Não faças isso, por favor. Não estou sequer a imaginar como vai esta nação lidar com a tua falta de entusiasmo. Peço que repenses a tua posição, pois pode afetar a moral dos jogadores. Temos que ser mais altruístas.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:15 pm

      JJoker
      Como adepto incondicional da seleção, até prefiro assim. Afinal, de adeptos(?) com um discurso tão agressivo como costuma ser o seu, a seleção não precisa.

    • Crux100
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:13 pm

      Mas que favores? A cada convocatória há sempre um que diz essa lenga-lenga. Há umas convocatórias mais justas outras menos mas se há coisa que acho que não se pode apontar ao FS é o facto de ele ir renovando a nossa seleção e não ter medo de apostar em alguns jogadores. Uns mais tarde que outros e nem sempre bem mas tem-no feito. E esta convocatória é mais um exemplo disso. Está na hora de renovar algumas posições.

      Mas já agora, ao invés de mandar patacoadas pro ar argumente o seu ponto de vista para todos percebermos o que é que é vergonhoso. Assim ninguém percebe.

    • Amigos e bola
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:44 pm

      Haverá algo que para ti não seja vergonhoso?

  • Pipi Romagnoli
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:33 pm

    Lá vamos nós brincar às seleções outra vez, parar as competições para ver jogos sem interesse nenhum.
    Por outro lado é bom ver o João Mário voltar ao seu melhor nível, passou de um jogador de nível médio no Sporting para um jogador de topo no Benfica.
    Pelo menos abriu espaço para o Matheus Nunes, obrigado por isso João. Sl

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:18 pm

    Como benfiquista fico triste pelo João Mário e Rafa terem sido convocados para jogos da chacha e espero que fiquem no banco para não se cansarem para o que realmente interessa que são os clubes..
    De resto, Otávio ir é de rir, Moutinho é outro que pronto vai fazer o Mundial e deve ficar por aí.. Gonçalo Inácio e Diogo Costa merecem pq são o futuro da seleção e o Pote vamos ver se é titular na seleção..

    • Diogo Moura
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:32 pm

      O Moutinho fez um bom Euro. Entrou sempre bem quando foi chamado. Porque não haveria de ser convocado?

      • MiguelCosta
        Posted Agosto 26, 2021 at 10:32 pm

        Porque está longe de ser um jogador necessário à seleção e podíamos muito bem usar estes jogos mais acessíveis para testar novos jogadores (e mais novos).

  • Ss
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:12 pm

    Nada tenho contra naturalizados, mas sinceramente devem ser usados quando são claras mais valias. Sendo bom jogador, não é melhor que muitas das opções que temos. Não faz sentido para mim esta chamada. Guedes o mesmo…horta, Santos ou mesmo jovane teriam lugar. Enfim

    • MAON
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:36 pm

      O Jovane é cabo-verdiano!

    • rDmT93
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:09 pm

      Portanto, só se for uma clara mais-valia é que vale a pena “sujar” a nossa querida Seleção Nacional com esses portugueses de segunda que são grandes contribuintes líquidos do país mas não são portugueses de gema como o Raphael Guerreiro.

  • SCP99
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:08 pm

    Sem palavras! FS representa o nojo que é o futebol português…
    JM bastou atravessar a 2° circular. O Otávio ainda o mês passado tinha como foto nas redes sociais um festejo de um título em que andava com uma bandeira do Brasil…
    Os jogadores do Sporting têm sempre de fazer o dobro, Matheus Nunes e Inácio que o digam… Já agora será desta que o Pote tem direito a minutos ou vai fazer mais uma world tour só para chatear o clube que lhe paga ordenado?

    • Nunop
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:05 pm

      Sim é uma conspiração contra o Sporting, têm sempre de fazer o dobro. O Nuno Mendes que o diga, foi convocado para o europeu com 0 internacionalizações. Era justo mas prova que não existe estigma nenhum de ser do Sporting, só existe nas vossas cabeças como sempre

      • MiguelCosta
        Posted Agosto 26, 2021 at 10:42 pm

        Oh amigo acho que devias começar a informar-te (e pensar) antes de escreveres algumas coisas..
        Eu percebo que gostes de fazer estas piadinhas algo infantis… mas com mentiras torna-se humor, para além de fraco, mal feito. A rever.

      • Mushy
        Posted Agosto 26, 2021 at 3:36 pm

        A necessidade de recorrer à mentira para tentar ter razão.
        Tem muita credibilidade tudo o que diz, culpa a indignação de alguns para atacar o Sporting no entanto defende o indefensável.
        Doença clubística a quanto obrigas..

      • Stromp1906
        Posted Agosto 26, 2021 at 2:23 pm

        Mentir é feio, o Nuno Mendes já tinha sido internacional antes do Euro.
        Estás em altas hoje, mas eu estou de folga tenho tempo.
        Saudações

      • Totti
        Posted Agosto 26, 2021 at 2:20 pm

        Vai la ver primeiro quando o Nuno Mendes se estreou pela selecção antes de dizeres mentiras ;)

    • thiago97
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:39 pm

      Completo de acordo , a C.S tem muito poder neste pais infelizmente.

      • DICAS
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:55 pm

        O Benfica nisso.controla.

        Até se vê pelo vídeo que lançaram. Apareceu em todos os canais e jornais. O Sporting faz daqueles videos à um ano e nunca passou nada nos canais …

        Nos jornais desportivos sim mas nos canais só publicidade ao Benfica

        • User1990
          Posted Agosto 26, 2021 at 3:05 pm

          O Benfica faz aquele tipo de vídeos há bem mais de 1ano e nunca foi passado na comunicação social antes.

          Mas isso já é normal no Sporting, principalmente desde os tempos de BC, que copiam bastantes coisas que o Benfica tem vindo a fazer, por exemplo as lojas dos clubes em sítios específicos da cidade de Lisboa.

          Cada vez sinto mais que uma grande parte dos Sportinguistas estão a apanhar certos “valores” também de uma grande parte dos Portistas, complexo de inferioridade cada vez maior que está tudo contra eles e que são uns coitadinhos que estão sempre a ser tramados.

    • El Pipito
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:22 pm

      Portanto deixa lá ver.
      Nesta convocatória existem mais jogadores do Sporting do que do Benfica? Check
      Pedes a convocatória do Matheus Nunes que comia banco do JM no Sporting? Check

      • MiguelCosta
        Posted Agosto 26, 2021 at 10:39 pm

        Eu sei que não deve interessar muito, mas o Benfica contra o PSV começou com 2 portugueses titulares. O Sporting no último jogo começou com 9. Sendo que no banco o número é parecido. Esse argumento de o Sporting ter mais jogadores é fraquinho se quiseres demonstrar alguma coisa, visto que o Sporting joga com muitos mais portugueses.

        E já agora, estamos a falar de convocar o Matheus de 20/21 e o JM de 20/21 para a época… 21/22? Interessante.

    • Amigos e bola
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:21 pm

      O João Mário foi titular na seleção em que clube?

      • DICAS
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:52 pm

        Porque fez uma época absolutamente surreal antes do europeu ! E até foi vendido por 40M para o Inter

  • diogopalma
    Posted Agosto 26, 2021 at 1:06 pm

    A minha convocatória seria:

    GR: Patricio, Anthony e Rui Silva
    DD: Cancelo e Ricardo
    DCD: Ruben Dias e Domingos Duarte
    DCE: Pepe e Inácio
    DE: Nuno Mendes e Guerreiro
    MD: Palhinha e Danilo
    MC: Rúben Neves, Matheus Nunes e J. Mário
    MO: B. Fernandes e Bernardo
    ED: Pote, Rafa e Horta
    EE: Ronaldo e Jovane
    PL: Jota e André Silva

    Não me chocam as opções do F. Santos, isto apesar de achar que o Matheus Nunes por exemplo deveria ser convocado.
    Se o J. Mário está a ser um elemento em destaque no Benfica o que dizer do Matheus Nunes no Sporting?
    Como disse o Rúben, só quem não vê os jogos é que pode estar preocupado com a saida do J. Mário. O Matheus está a ter um papel muito mais preponderante neste inicio de época.
    A saída do J. Mário para mim beneficiou tanto o Sporting como o Benfica e o próprio jogador.

    Quando ao Otávio, acho que é um bom jogador mas não havia necessidade de o convocar quando temos várias opções para o meio-campo ofensivo.
    Não sou contra as naturalizações, desde que venham acrescentar qualidade inequívoca como o Deco e Pepe por exemplo.

  • dexter360
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:57 pm

    Na minha opinião inexplicável a não chamada do Matheus Nunes.

    Relativamente ao João Mário, já deveria ter sido chamado no europeu, mostrando que as clubites que o seleccionador mencionou durante os seus comentários existem, e partem precisamente deles.

    Só uma nota, já cansa estas conferências do FS que demonstram nele aquela atitude de erudito do futebol.

  • FilipeManuel
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:56 pm

    Gonçalo Inácio finalmente conseguiu a nacionalidade portuguesa… Parece que continua complicado fazer o mesmo com o Ricardo Horta, vamos esperar

  • Fallen Angels
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:56 pm

    João Mário e Otávio convocados e Matheus Nunes não ir é simplesmente injusto. De resto nada a apontar.

    O Matheus só ganhou a titularidade recentemente por isso até percebo mas a continuar a este nível tem tudo para não só ser convocado num futuro muito próximo como até para lutar pela titularidade na posição 8 visto que não há uma opção clara nessa posição.

  • ACT7
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:56 pm

    Quando o campeonato começa, quando as equipas começam a ganhar ritmo e quando se finalmente se chega a LC ou a LE é finalmente termina o mercado, vamos parar para fazer jogos de seleções. Ridículo….
    Quanto à convocatória, destaques:
    O João Mário so vai porque o Renato não está, pois é superior ao João.
    O Diogo Costa merece a chamada.
    William finalmente saiu.
    O Horta não conta.
    O Otávio chamasse Monteiro.

  • FVRicardo
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:49 pm

    Trocaria Horta por Guedes. Trocaria Renato por Moutinho, mas está lesionado…

  • Diogo Silva
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:47 pm

    Gostava apenas de destacar que o Gonçalo Inácio é convocado para a seleção A sem se ter sido convocado para os sub-21, efetivamente os interesses na selecção vão para além da selecção A.

  • Diogo Silva
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:45 pm

    Gostava apenas de destacar que o Gonçalo Inácio é convocado para a seleção A sem se ter sido convocado para os sub-21, efetivamente os interes

  • San Iker
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:38 pm

    Diogo Costa merece pelo excelente Euro sub 21, por ser atualmente o titular do Porto e por ser o futuro da seleção.
    Gonçalo Inácio é um dos melhores centrais do campeonato e já merecia esta chamada. Sendo esquerdino, pode acrescentar coisas novas ao plantel da seleção.
    João Mário e Otávio começaram bem a época e merecem aqui estar. Ambos podiam ter estado no Euro mas FS preferiu levar William e Renato Sanches.
    De resto, mais jogador menos jogador, está aqui a base que vai atacar o mundial 2022 e por isso é começar a ver se jogamos um bocadinho mais de futebol para finalmente sermos campeões mundiais

    • Borsalino
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:14 pm

      Renato foi o melhor de Portugal no Europeu. Comentário claramente tendencioso e sem noção.

      • San Iker
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:56 pm

        Alguém precisa de voltar as aulas de português para aprender a interpretar texto. Mas vou aqui ser mais explícito para não haver confusões:

        O Fernando Santos tinha 3 vagas em aberto para os médios. As opções eram WC, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, Otávio e João Mário. Escolheu os 3 primeiros. Nunca disse que escolheu mal. Nunca disse que o Renato era mau. Disse que destes 5 escolheu os 3 que quis.

        Se calhar da próxima leiam 2x antes de querer partir para o insulto.

    • Abbas
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:12 pm

      nao levar Renato para levar João Mário ou Otávio? Hilariante! É quase como na França não levarem o Pogba para meterem o Meite. Menos.

    • FiliGon
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:52 pm

      Renato Sanches só foi dos melhores do europeu. Agora se falasse do Rúben Neves ….

      • El Pipito
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:23 pm

        Dos melhores ou o melhor? eheh
        O ódio ao Renato vai sempre existir.

        • Diogo Moura
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:37 pm

          Já está velho. O Renato começou a carreira aos 28 anos num jogo contra o Braga.
          Ahhh, já tinha saudades do ódio a um miúdo.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:46 pm

      O Renato fez um época brilhante no Lille campeão francês. Merecia sempre estar à frente do João Mário e do Otávio. Só não foi chamado agora por estar lesionado.

      • Filipe Ferreira
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:51 pm

        Nem era titular indiscutível.
        Fez um Euro muito bom, mas não fez uma época brilhante no Lille.
        Mais brilhante foi o José Fonte e ficou de fora.
        Não obstante, convocaria sempre o Renato também se não fosse a lesão.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:38 pm

    Não posso deixar de demonstrar o meu espanto com a chamada de Otávio.

    Não estava a contar.
    Apesar de tudo acho que é um jogador que pode ser muito util, porque faltava um médio completo e muito intenso e isso Otávio pode dar na ausência de Renato.

    Moutinho um jogador que todos apreciamos pela sua fiabilidade já poderia deixar de ser opção e concordo que para o seu lugar deveria ser chamado Matheus Nunes.

    O resto não me faz confusão.
    Diogo Costa é o futuro da baliza do Porto e até da Seleção, Gonçalo Inácio é titular do Sporting há quase 1 ano e com a escassez de centrais de qualidade e a evolução do miúdo esta convocatória faz todo o sentido, mesmo não tendo ido nunca aos S21, e João Mário pelo impacto que teve no futebol do Benfica acaba por ser justamente convocado.

    Levaria talvez Ricardo Horta para o lugar de Guedes.

  • jafdfm
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:34 pm

    Convocatória esperada.
    Nos guarda-redes dá uma oportunidade ao Diogo Costa (parece-me que vai lutar com o Rui Silva e o José Sá pela vaga de 3º), na defesa os laterais são os melhores e começa a renovar o centro. No meio campo não havia muito mais por onde escolher por isso é natural a opção pelo João Mário e é preciso lembrar que em relação ao Euro não é a mudança de clube que pesa. Agora não há William, Sérgio Oliveira e Renato Sanches, posto isto era João Mário, Matheus e Otávio para 2 lugares, e entre João Mário e Matheus o primeiro parte em vantagem (melhor forma e vem de um ano titular à frente do outro). No ataque podia levar o Paulinho ou o Trincão no lugar do Guedes, aqui sim parece ser a escolha menos bem conseguida.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:30 pm

    Ver Otávio nos convocados faz me imensa confusão! Não faz nenhum sentido convocar naturalizados com claro oportunismo de carreira nesta altura, com a pool que temos! Enfim, outros interesses estarão por trás e nem sou de grandes teorias da conspiração. Não sei o que pensa Matheus Nunes sobre este assunto, nem o seu compromisso para com Portugal, mas seria muito mais lógica e natural a sua chamada (sobretudo se tiver a motivação “certa”, que acredito que tenha tendo em conta o que conheço do seu percurso de vida).

    João Mário merece a chamada, mas o timing é, como refere o VM, estranho e dá azo a rumores desnecessários. FS e a Federação lá sabem…

    Diogo Costa merece claramente, para mim é melhor que o Sá ou que o Rui Silva! Espero que o FCP não lhe corte as pernas! De resto, no geral, uma convocatória algo esperada e normal, aliás até que enfim que Inácio será testado e observado em ambiente de seleção!

    Quanto ao Cristiano, mais do mesmo… por mim já não estava… está na altura de mudar de ciclo! Obrigado, mas já chega! E é de uma falta de humildade gritante não saber sair e dar o seu lugar aos mais jovens, é nestes momentos que a braçadeira lhe fica pessimamente. É que a sua presença vai obrigar automaticamente a ida para o banco de Jota ou André Silva que estão num bom momento e evitará que estes ganhem rotinas. Mas a culpa principalmente e do selecionador e da Federação que estão reféns de um jogador, por muito grande que ele seja é só palerma!

    Enfim, é o que há… #tugapower

    Saudações desportivas

    • Pablo
      Posted Agosto 26, 2021 at 8:13 pm

      O Otávio é português tal como o Pepe logo tem direito como qualquer um. Se pedes a saída do Ronaldo (o melhor marcador do Euro) porquê não pedes a do Pepe (não devia estar na seleção por mau comportamento)? Eu sei, lá atrás a seleção tem dificuldades lá precisas dele, não importa se nasceu cá ou não, é o que convém. Pedias o Gonçalo Paciência em detrimento do André Silva, agora as coisas mudaram, o primeiro nem o vês mais, nunca teve qualidade. Daqui a nada é para chamar o Jota do Benfica aquele que seria a próxima estrela mundial comparável ao Rasford e ao Dembelé.

      • Knox_oTal
        Posted Agosto 26, 2021 at 9:59 pm

        Comentário confuso e precipitado, de argumentação fácil!

        O Pepe podia ter os defeitos todos do Mundo, e tem alguns evidentemente. E a sua postura deixa a desejar frequentemente, mas comparar a forma como Pepe vive a selecção e como se identifica/assume naturalmente como português com a situação do Otávio é só palerma! Se desse fazia-te um desenho, mas a questão não é ter ou não Cartão de Cidadão.

        Depois, infelizmente na posição de defesa central há muito menos opções viáveis e rodadas que para o ataque, se Inácio pegar e o Carmo confirmar o que espero dele, obviamente que o ciclo de Pepe deve igualmente acabar. Ainda assim é mais compreensível a permanência do Pepe nos convocados quanto a mim, e digo isto esperando que o FS vá emparelhado o Dias com alguém mais jovem aos poucos.

        Quanto ao Paciência, deves ter um problema qualquer com isso… diz mais de ti do que de mim. Muita força nessa luta! E sim para mim é normal, num contexto em que o Gonçalo esteja melhor que o André (o que já aconteceu e foi nesse contexto certamente que defendi a chamada) ser ele o convocado. Neste momento, o André Silva está muito melhor, obviamente merece ele o lugar… simples e fácil!

        Para não falares sem saber, lê primeiro e relê mais uma vez o que escrevi sobre o Otávio… pode ser que percebas e já te chega o trauma do Paciência. Não percebi a super bicada sobre o Jota… era suposto ser um argumento?!?

        Bem haja

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Agosto 26, 2021 at 2:54 pm

      Knox_oTal
      Tudo bem que CR7 tem muitos defeitos, mas além da qualidade que tem, não creio que seja assim tão prejudicial para o grupo.

      Quanto a obrigar outros jogadores a ir para o banco, isso vale o que vale…D. Jota também vinha de uma época vistosa antes do Euro 2020, mas na hora H muitos se arrependeram da sua titularidade, não foi? Contra a Bélgica então foi um “pé torto” daqueles…isso vale o que vale.

      • Knox_oTal
        Posted Agosto 26, 2021 at 3:22 pm

        Nem tem haver com os seus defeitos e qualidade, pelo menos directamente, ou se é prejudicial ou benéfico, até porque ainda é um muito bom jogador com uma carreira que fala por si. Simplesmente acho que o seu ciclo na selecção acabou, tal como o do seleccionador aliás. E tenho o pressentimento que isto ainda se vai arrastar por largos anos… e é pena, podia sair doutra forma e deixar espaço aos mais novos. É a minha perspectiva…

        Quanto ao rendimento dos jogadores, está claro que não é uma questão individual, mas técnica. Tenho muito respeito por FS, mas tem desperdiçado quase por completo, no que toca à potenciação do nível de jogo e encaixe dos jogadores disponíveis (sobretudo quando a prioridade é sempre e só um jogador), os grupos que tem tido!

        Estava na hora de mudar… E já agora nos sub-21 igual, não faz sentido esta perpetuação forçada dos seleccionadores.

        Saudações desportivas

  • Cortisso
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:30 pm

    Preferia 1000x mais ver o Matheus Nunes a ser chamado no lugar do Otávio. E q mais precisa de fazer o Ricardo Horta para merecer uma chamada? Estes jogos eram os ideais para isso

  • Pedro Carvalho
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:29 pm

    Mas qual a surpresa do João Mário? No europeu foi Sérgio Oliveira que agora não vai porque passou a ser banco, Renato está lesionado e William ficou definitivamente encostado.

    Com 3 fora por não jogarem ou estarem lesionados não queriam que o João Mário fosse?

    Sempre com complexos, santa paciência

  • Amadeu Carrelo
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:28 pm

    Acho que não faz muito sentido associar a chamada do João Mário à mudança de clube, quando o Sporting é o clube português mais representado da convocatória (já o tinha sido no Euro). Apenas nesta altura há menos opções ( daí, acredito, a chamada do Otávio a qual também discordo) e na verdade o nível do João Mário, apesar de ter sido uma opção regular, no ano passado não foi assim tão elevado (foi várias vezes tema aqui). Apesar disso, sempre defendi a sua convocatória para o Europeu. É claramente um jogador de selecção e jogando tem que ser chamado. Tem estado muito bem no Benfica, derivado da confiança de ter tido uma época estável o ano passado.
    Quanto à restante convocatória, parece-me indicada. Levaria o Trincão pelo Guedes, penso que o Fonte ainda é opção mas não faz grande diferença ir o Domingos na minha opinião.

  • Sodogodo
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:27 pm

    William passa de titular para a bancada, para nem sequer fazer parte da convocatória num espaço de 4 jogos. Não percebo nada das ideias do Fernando Santos, dá a sensação de ser tudo feito em cima do joelho, vai-se andando e vai-se vendo. Não há um plano de jogo, uma ideia do que se quer dos titulares ou dos suplentes.

    A convocatória do João Mário devia ter acontecido no Europeu, não quando assina pelo Benfica, só dando uso a teorias da conspiração desnecessárias para vender jornais. O Gonçalo Inácio fica em casa no Europeu Sub-21, entra na selecção principal e nem passa pelo escalão. O Moutinho há de ser convocado até quando se retirar, quando se calhar era oportunidade de o substituir por um Matheus Nunes.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:22 pm

    Não se pode dizer mal desta convocatória, foi a chamada possível.

    Agora a complicação vai ser encaixar estes jogadores todos num 11 porque há muitos jogadores sem tempo de jogo, fora de forma e com características idênticas aos colegas.

    E só podem jogar 11.

  • fsrgio
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:22 pm

    Otávio? que palhaçada é esta? Mas o Porto tem de levar sempre vários jogadores a seleção mesmo que não faça sentido nenhum?

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:42 pm

      Menos sentido que não levar o João Mário campeão nacional ao Euro e depois convocar o João Mário que fez 5 jogos no Benfica não faz de certeza.

      • Johny
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:14 pm

        Tendo em conta que o Renato está lesionado, o Sérgio Oliveira não tem jogado e o william deixou de contar, quem levavas em vez do João Mário? Ou saíram três médios e convocas mais um guarda redes?

        • Tiago Peixoto
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:19 pm

          Levava o João Mário. A questão mantém-se, merece mais agora que fez 5 jogos no Benfica ou o ano passado quando foi Campeão Nacional no Sporting? Já na altura não fazia sentido o SO ou o William estarem à sua frente.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Agosto 26, 2021 at 7:16 pm

            Em 2016 quantos portugueses foram campeões pelo Benfica? E foram apenas dois à selecção, sendo que um deles já tinha assinado contrato pelo Bayern.

            Curiosamente, a base da equipa nessa conquista era o meio-campo do Sporting não-campeão. Acho que deviam ter ido André Almeida em vez do Cédric e Pizzi em vez do João Mário, cabala contra o Benfica!

            • MiguelCosta
              Posted Agosto 26, 2021 at 10:49 pm

              Se calhar a diferença é que na altura percebia-se que o jogador do não campeão tinha feito uma melhor época individualmente e era melhor (também por isso que o JM acabou por sair para o Inter e o Pizzi continua por cá) e não parece ser o caso esta época.

              Mas se achas que essa argumentação fácil faz sentido sequer, quem sou eu para contrariar…

              O Real, senão me engano, não levou ninguém ao Euro e a equipa é praticamente a mesma que foi campeã há 2 anos e que ficou à frente do Barça, que levou jogadores.

              • Valentes Transmontanos
                Posted Agosto 27, 2021 at 1:34 am

                Quem usou “essa argumentação fácil” não fui eu. O meu comentário foi precisamente a mostrar o absurdo desse argumento.

          • Johny
            Posted Agosto 26, 2021 at 2:14 pm

            A questão é que ele foi convocado porque houve três médios que saíram da convocatória. Eu também acho que devia ter sido chamado para o euro, não foi, foram outros no seu lugar, esses saltaram fora, agora vai ele. Não é pelos 5 jogos feitos pelo benfica valerem mais que uma época no sporting.

    • Fields
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:39 pm

      É, como o Porto não tinha ninguém tiveram que meter o Otávio.
      Já agora, muito bem o Arouca a colocar o Pepe e o Diogo Costa na seleção.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:31 pm

      Que outros jogadores levavas no lugar do Otávio?

      • fsrgio
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:02 pm

        Ricardo Horta ou Pedro Neto. Ia buscar jogadores mais novos tipo Bragança ou Vitinha, jogadores como Danilo ou Moutinhos já não acrescentam nada e a seleção é aproveitar estes jogo com Azerbaijão para fazer uma renovação e começar já a excluir jogadores.

        • Aurinegro
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:19 pm

          Ja se percebeu que vens comentar so para criar confusão. Há quanto tempo está o Neto lesionado e quanto tempo mais ainda tem pela frente de recuperação ? Mas ainda assim preferia que fosse ele no lugar do Otávio.

        • Tiago Peixoto
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:16 pm

          Para não dizer que o Pedro Neto está lesionado e só volta no próximo ano. Se querias o Horta devia sair o Guedes, que não faz nada há 2 anos.

        • Tiago Peixoto
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:15 pm

          Ah, podias ter dito logo que não fazes ideia em que posição joga o Otávio nem fazes ideia do seu estilo de jogo. Assim nem tinha respondido ao comentário.

  • Jan the Man
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:19 pm

    100% de acordo. Ricardo Horta merecia fazer parte destes 25, caso tivesse saído de Braga a conversa seria outra muito provavelmente.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:26 pm

      Nem me lembrei dele. Sem dúvida que merecia a chamada. Trocava-o com o Guedes, que pouco ou nada tem feito nos últimos tempos.

  • Stromp1906
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:19 pm

    Demorou pouco a comprovar a minha teoria, João Mário não saiu apenas pelo dinheiro, mas também por saber como funciona o futebol em Portugal. De pastelão a novo Zidane foi um salto

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 26, 2021 at 7:12 pm

      Toda a gente sabe que o João Mário foi campeão europeu como jogador do Benfica.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:51 pm

      Sérgio Oliveira desceu muito o nível por isso abriu-se a vaga para João Mário. Para além disso eu teria levado João Mário ao Europeu no lugar de William. A saída de William (obviamente que sairia nesta) e a lesão de Renato abriram 2 vagas no meio campo, que foram para João Mário e Otávio. Não percebo o escândalo, se tivesse continuado no Sporting seria convocado na mesma. Podes queixar-te é de Matheus Nunes, Nuno Santos e principalmente Ricardo Horta, esse sim para mim deveria ser convocado. No resto não sei quem tirarias.
      O Benfica tem tido apenas Rafa convocado, até parece que Pizzi, André Almeida ou Gonçalo Ramos têm sido convocados (pela ideia que passas seriam convocados porque já são altos craques por serem do Benfica).

    • Abbas
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:33 pm

      Não tem jogado grande coisa nos últimos jogos. Um ou dois patamares abaixo do Weigl, por exemplo. Não, o João Mário saiu para o Benfica pq lhe pagam mais e depois do nascimento da filha quer viver em Lisboa. Simples.

  • plt120
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:19 pm

    Mas o FS ainda é o selecionador nacional?

  • Abbas
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:16 pm

    Já vai parar outra vez para seleções? Que seca!

  • Filipe Ferreira
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:16 pm

    Sendo que é uma jornada tripla, vai existir muita rotação e será difícil existir um XI base, mas este seria o meu:
    Patrício
    Cancelo
    Dias
    Pepe
    Nuno Mendes

    Pote
    João Mário
    Palhinha
    Jota

    Bruno Fernandes
    Ronaldo

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 26, 2021 at 1:24 pm

      Eu jogaria com Patrício, Cancelo, Pepe, Dias, Nuno Mendes, Palhinha, Bernardo, Bruno Fernandes, Diogo Ronaldo, Jota e André Silva. Num 4-3-3 ofensivo, Ronaldo na direita mas quase sempre no meio com o Cancelo a fazer todo o corredor, com alguma ajuda do Bernardo.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:54 pm

      Só trocaria Nuno Mendes por Guerreiro. Depois Nuno Mendes, Ricardo Pereira, Danilo, Bernardo, Moutinho e André Silva entravam na rotação principal.

    • FVRicardo
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:38 pm

      Acho que vamos passar definitivamente a jogar em 4-3-3.

  • Farinheira
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:16 pm

    Pronto, conferência já tomada por perguntas inúteis sobre Ronaldo. “Qual o estado de espírito do capitão?”.

    Em relação à convocatória. Dói-me ver Otávio ali. Alegra-me Wiliam e Sérgio Oliveira não estarem, os astros alinharam-se.
    Por fim, não sei como Matheus Nunes fica fora, ainda por cima com Renato lesionado.

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:14 pm

    Finalmente Otávio! Já na altura do Euro 2020 defendia a sua convocatória.
    Não sendo opção para titular, é um jogador extremamente polivalente, aguerrido e com excelente técnica. Acho que pode ser muito útil à nossa Seleção.
    Se discordarem da sua convocatória por acharem que não tem qualidade, compreendo, é a vossa opinião, não concordo, mas respeito. Se for porque não gostam dele por ser “quizilento” ou por ser brasileiro de origem (tal como Deco ou Pepe), é que já não consigo compreender. Já sei que haverá comentários assim, porque já os houve quando foi equacionado pela primeira vez.

    Em relação ao resto, Inácio finalmente também. Diogo Costa é naquela, o 3.º GR é só para fazer número, pode ser motivação para agora que assumiu a titularidade no Porto e para se habituar ao ambiente de Seleção A. Moutinho continua a mais. Trocava pelo Matheus Nunes.
    Sérgio Oliveira e William de fora, obrigado engenheiro, já não era sem tempo!

    • Patton
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:52 pm

      Não acho que Otávio seja uma mais-valia óbvia para a Seleção.

      Não sou completamente contra jogadores naturalizados na Seleção mas com algumas considerações:
      – Devem ter uma qualidade acima da média da Seleção (o Otávio não está neste patamar tal como não estava Liedson e ainda menos o Gabriel quando se falou dele)
      – Ou a naturalização decorrer de processos não relacionados com a actividade futebolística (por exemplo o Matheus Nunes e muitos jogadores das ex-colónias)
      – Devem ter uma presença que represente os valores do país e isto para mim é válido para qualquer Português (Pepe, Jorge Costa, Paulinho Santos, Sá Pinto e haverão também jogadores do Benfica de que agora não me lembro)

      O Otávio não é “apenas” quezilento. O Otávio é mal-educado, anti-desportista e aproveita o estatuto da equipa em que joga para passar entre os pingos da chuva e ainda ser convocado para uma Seleção com o estatuto da nossa. Dentro dos meus critérios não tinha lugar no campeonato profissional do Vietname – a qualquer pessoa que ganhe o que um jogador profissional ganha deveria ser exigido que fosse um exemplo do que fazer em sociedade e não um aspirante a bandido.

      • João Ribeiro
        Posted Agosto 26, 2021 at 3:48 pm

        Bem, não querer o Otávio por ser “mal-educado e anti-desportista” quando umas linhas antes acha que Paulinho Santos ou Sá Pinto “representam os valores do país” é qualquer coisa de brilhante!! Emoldurem este comentário que não verão pérola tão boa num futuro próximo.

        • Patton
          Posted Agosto 26, 2021 at 5:07 pm

          Já agora, espero que seja tão rápido a rir-se de um engano seu como é a troçar de um engano de outra pessoa.

        • Patton
          Posted Agosto 26, 2021 at 4:54 pm

          João, já corrigi num comentário posterior aquilo que quis dizer nesse parágrafo. Estava a dar exemplos de jogadores que não acho dignos de vestir a camisola da Seleção. Esqueci-me de escrever uma palavra e o sentido alterou-se.

      • Tiago Peixoto
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:26 pm

        Discordo em relação a não ser uma mais-valia. É um jogador que pode ser útil porque pode ocupar várias posições e assim entrar para o lugar de vários colegas no decorrer dos jogos.

        Em relação ao seu ódio pelo Otavio, não tenho resposta. Posso dizer que até me ri quando disse que segundo os seus critérios nem no Vietname jogava.
        É quezilento, é polémico, é “rato” de vez em quando, mas é aguerrido, tem raça, dá tudo em campo. É um jogador com características que qualquer treinador quer ter no seu plantel.

        • Patton
          Posted Agosto 26, 2021 at 3:02 pm

          Não gosto de comportamentos anti-desportivos em geral, não é ódio nem é específico ao Otávio.

          Sou Benfiquista mas não gosto de:
          – ter 2 ex-presidentes que se serviram do Benfica para terem a vida facilitada em atividades reprováveis (o eufemismo é apenas pela ainda falta de conclusão no processo a LFV e que espero que seja condenado se se comprovarem pelo menos 10% das acusações que pairam sobre si)
          – Samaris a dar cacetada para provar o seu benfiquismo
          – Benfiquistas a gostarem do Samaris por ser um jogador “à Porto”, principalmente aqueles que criticam o Pepe, o Otávio e em tempos passados outros que tais
          – Otamendi a dar cacetada a pensar que ainda joga no Porto envergando a braçadeira de Capitão
          – Benfiquistas a gostarem do Otamendi por ser um jogador “à Porto”, principalmente aqueles que criticam o Pepe, o Otávio e em tempos passados outros que tais
          – Pizzi a queimar treinadores e continuar a envergar a braçadeira de Capitão
          – Cardozo a querer bater no JJ
          – JJ a falar com os seus próprios jogadores e equipa técnica
          – JJ a gozar com treinadores adversários
          – 2ª passagem de JJ no banco do SLB depois de tudo o que se passou
          – SLB tratar Simão Sabrosa como um símbolo do clube
          – SLB tratar Luisão como um símbolo do clube depois das fitas anuais tendo como palco o Aeroporto da Portela

          E há mais coisas…

          Espero que possas compreender que não é ódio, é sentir-me envergonhado por gostar de algo que não condiz com os meus valores. Futebol não é apenas um jogo, deveria ser um veículo para a promoção de virtudes e não de como os valores valem pouco ou quase nada comparando com o objectivo único que será ganhar.

          E os adeptos também têm culpa porque acham que por as decisões não serem deles os seus próprios valores não são beliscados. Mas não é verdade, os adeptos são cúmplices ao não serem liminarmente contra e ao não se afastarem das atitudes erradas dos dirigentes e jogadores que representam os seus Clubes e Seleções. Tudo o que querem é a “leverage” que as vitórias dão para se poderem achar superiores aos adeptos dos outros clubes.

      • Patton
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:02 pm

        Quando menciono Pepe, Jorge Costa, Paulinho Santos, Sá Pinto e algum jogador do Benfica que possa não me lembrar, são obviamente para mim exemplos de jogadores que não teriam lugar na Seleção por não terem o comportamento em campo de um jogador de futebol.

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:13 pm

    Parece-me uma convocatória justa e fico contente pelo Inácio estar a render uma vez que o Pepe já não vai para novo e precisamos de centrais jovens com qualidade.
    Acho que todos os eleitos fizeram o suficiente para merecer a chamada portanto não existem surpresas.

    Saudações DesPortistas!

    • RicardoFaria
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:24 pm

      Reparei agora que o Guedes foi convocado e acho que o Horta merecia mais.

      Saudações DesPortistas!

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:13 pm

    Gostei bastante da convocatória, saíram alguns nomes sem qualquer nível para a seleção como o William ou Sérgio Oliveira e há alguma renovação em alguns nomes. Preferia ver mais algumas novidades para ir preparando algum ambiente de seleção, talvez Jovane no lugar do Guedes ou assim, mas percebe-se. Também tiraria o Moutinho que já não deveria estar na seleção porque já não acrescenta o necessário e precisamos de alguma renovação no meio-campo.

  • Mysticman
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:09 pm

    João Mário, após uma época em que foi fundamental na conquista do título, ficou em casa para o Europeu em detrimento do William Carvalho. Faz 2 jogos pelo Benfica e regressa à selecção.
    Diogo Costa, cujo potencial é indiscutível e mais cedo ou mais tarde iria cá chegar, bastou fazer 3 jogos pelo FC Porto quando, na época passada, Pote, Nuno Mendes e Palhinha precisaram de quase 1 época inteira para chegarem à seleção.

    • Aurinegro
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:26 pm

      Já cá faltava o choro. Tudo contra o Sporting.

      Enquanto benfiquista, posso dizer: prefiro que não vá nenhum jogador do Benfica, principalmente para qualificações. A quantidade de vezes que chegam lesionados, com toques ou fatigados é ridicula.

      Por isso, não convocar este ou aquele do clube A ou B, não tenho a certeza de que seja para prejudicar.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:18 pm

      Em relação ao João Mário vs William concordo.
      Em relação ao Diogo Costa, é para 3.º GR, é só para fazer número, é um bocado “pim pam pum”.

  • cdiogo77
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:09 pm

    Acho uma convocatoria normal. Espero que os meus colegas de clube nao se exaltem pela convocatória de Joao Mario ahah acho normalíssimo, aliás não foi normal foi irem 3 medios defensivos incluindo William Caracol Carvalho e não ter ido logo João Mario ao Euro. Acho justo vai para a segunda epoca consecutiva em boa forma e se o adorava no Sporting reconheço que está a começar muitíssimo bem no Benfica (fez um jogo defensivo tremendo em Eindhoven, à imagem do enorme jogo no Dragao o ano passado…é um jogador que se olharem bem é muito intenso defensivamente em jogos grandes ao contrário da ideia generalizada).

    Depois acho que se Renato Sanches tivesse saudavel, na minha opinião, sairia Moutinho que ja ha muito nada acrescenta (apesar de com FS poucos sao os que acrescentam).

    Na defesa finalmente abrem a pestana para Inacio. Fico feliz por passar tão despercebido da CS (se fosse de um determinado clube ja haveria ofertas de 40M ahah…não levem a mal a brincadeira mas sabem que é verdade), mas ta a fazer um início de epoca brutal. Mais forte nos duelos, mais rapido. E gosto que va à seleção para beber e aprender de Pepe e Ruben Dias.

    De resto, normal. Gonçalo Guedes ta em má forma mas Neto dos Wolves ainda ta lesionado, tal como Felix.

    Sobre Otavio, é um jogador util por fazer varias posições mas nao me enche as medidas com franqueza

    • Harryke
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:31 pm

      O João Moutinho foi só o nosso segundo melhor médio no último europeu, apenas atrás do Renato.

      Quanto ao comentário sobre o Gonçalo Inácio, é só olhar para o historial de jogadores transferidos pelo Benfica nos últimos 6 anos e comparar com o Sporting para se perceber quantos estão a vingar ao mais alto nível. Só no City, semi-finalista da champions o ano passado estão 4.

      • cdiogo77
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:03 pm

        Quanto a Moutinho, são opiniões, a qual respeito. Pra si foi o 2o melhor medio, tenho opiniao diferente, mas respeito claro

      • cdiogo77
        Posted Agosto 26, 2021 at 1:01 pm

        Desculpe mas o seu comentario nao tem qualquer relação com o que eu disse. Ninguem discorda do que disse, mas acho que nao é noticia pra ninguem que nos ultimos anos o Sporting se atrasou no que diz respeito à formação de jovens e à sua capacidade de transferir qualidade pra grandes clubes. Isso é um facto nao é uma questao de opinião. Apenas me referia, e em tom de brincadeira, com o destaque jogadores de um clube e outro têm na CS (é normal, é o que vende mais). É comparar o destaque a Morato nestaa ultimas semanas comparado com o que Inacio vem fazendo ha 1 ano. Mas reforço, é normal, é o que vende. Nao deixa de ter piada. Reforço que me estava so a meter convosco

    • cdiogo77
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:13 pm

      Sobre a nota do VM relativa a Matheus Nunes. Mesmo sendo jogador do meu clube também não o convocaria já. Foram 3 jogos a titular, precisa de ganhar consistência. Se fizer toda a epoca a este nivel aí entao acho que se torna muito selecionavel.

      • thiago97
        Posted Agosto 26, 2021 at 12:19 pm

        Já tivemos a prova que não , o Matheus Nunes para ter hipotese tem que mudar de clube.

        • opiniaodeadepto
          Posted Agosto 26, 2021 at 3:51 pm

          E o Nuno Mendes, o Palhinha e o Pote, também têm de mudar de clube?

        • Goncalo Silva
          Posted Agosto 26, 2021 at 12:57 pm

          Ele nem foi chamado aos sub-21, por isso só posso concluir que se calhar ainda não tomou a decisão de representar a seleção portuguesa ou brasileira.

          • Chomate
            Posted Agosto 26, 2021 at 3:56 pm

            Ele nessa altura, ainda não tinha nacionalidade portuguesa.
            Ele disse recentemente que jogaria pela seleção que o chamasse primeiro..

          • opiniaodeadepto
            Posted Agosto 26, 2021 at 3:48 pm

            1º O Monteiro é tão português como qualquer um dos outros logo deve ser chamado segundo critérios de qualidade e ou utilidade para a selecção;
            2º Segundo critérios de qualidade está abaixo da vários outros jogadores selecionáveis, mas há vários que não estão a jogar por um motivo ou outro pelo que se justifica a convocatória.
            3.º Vi vários jogos do João Mário o ano passado pelo Sporting e nunca o vi ao nível que tem mostrado este ano no Benfica (parece muito próximo do nível que teve no Sporting na época que saiu). Além disso os motivos referidos na segunda parte do ponto 2º também aqui se aplicam.
            Não percebo tanta preocupação por o Matheus não ir, pois tanto o Monteiro como o João Mário parecem estar num patamar superior, tanto de qualidade como de experiência.
            Aliás, basta ver que o Matheus era suplente do João Mário o ano passado.

            • opiniaodeadepto
              Posted Agosto 26, 2021 at 3:58 pm

              Este comentário não era para ser feito em resposta, mas no feed normal. Peço desculpa pelo lapso.

              PS: O Matheus já não idade para ser convocado para o sub-21

  • Borsalino
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:08 pm

    Otávio?? Nesta altura em que tem estado com rendimento baixo é convocado….
    Fernando Santos em 2014: “Não sou adepto de jogadores naturalizados na seleção”.

  • JoaoMiguel96
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:07 pm

    João Mário? Quanto ao jogador do Benfica, é óbvio. Jogou a época toda em Alvalade e nada, faz meia dúzia de jogos noutro lado e já lá está.
    Quanto ao Otávio, até percebo. Bom jogador, tem feito boas épocas e faltam opções por lesão.

    Prémio justo para Inácio. Agarrou o lugar no ano passado e tem sido um dos grandes centrais da liga.
    Também para Diogo Costa, dado que tem sido titular e já nos sub21 rendeu bastante.

    De resto, tinha levado Matheus Nunes (tem feito um início de época bruta).

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 26, 2021 at 7:09 pm

      O João Mário foi campeão europeu sendo jogador do Sporting. No ano passado havia muitos sportinguistas a dizerem que ele devia abancar pelo Bragança, o que mostra que não era propriamente consensual.

      Dos médios que foram ao Europeu, Sérgio Oliveira tem 71 minutos disputados, o Renato está lesionado e o William ainda não jogou esta época (e nem devia ter ido ao Europeu). O André Gomes, que podia ser uma opção, também pouco tem jogado no Everton.

      Qual é mesmo a questão em relação ao João Mário? Não é um dos 12 melhores médios portugueses?

    • Borsalino
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:16 pm

      Qual a surpresa com o JM???? Só para quem não tem visto os jogos desta época.

      • cdiogo77
        Posted Agosto 26, 2021 at 12:29 pm

        Caro Lavezzi como pode ver pelo meu comentario acima concordo com a ida de Joao Mario mas nao é apenas pelos jogos desta epoca que curiosamente sao do mesmo nivel de todos os que fez no Sporting o ano passado. A injustiça nao ta nesta convocatoria mas sim na não convocatoria do Euro (onde curiosamente os meus amigos benfiquistas eram unanimes em como “ja nao tinha nivel pra selecao”.

        Conclusao merece a chamada porque vai em boa forma ha mais de um ano. Se fosse so pelos jogos desta epoca estaria Matheus Nunes e nao otavio ou Ruben Neves ou Moutinho

      • JoaoMiguel96
        Posted Agosto 26, 2021 at 12:25 pm

        Os 5 jogos desta época? Ah, eu a pensar que ele tinha feito uma época a bom nível no campeão e agora é que é chamado.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:05 pm

    Gosto da convocatória do Gonçalo Inácio e do Diogo Costa… Mas dificilmente jogarão esta jornada, quanto muito tomarão contacto com uma primeira realidade na Selecção AA.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Fernando Santos a ser brincalhão e a convocar o Otávio.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:22 pm

      Não sei qual é o problema em convocar o Otávio. É dos melhores jogadores do Porto, faz várias posições, tem bastante qualidade. Não sendo opção para titular, é um jogador super útil.
      Se dizes por ele ser um jogador “polémico”, acho que não faz sentido nenhum. Senão também ficava de fora o Pepe, o Bruno Fernandes ou o Ronaldo.

      • Berdadeiro
        Posted Agosto 26, 2021 at 12:37 pm

        Tiago, isto é muito fácil de compreender.

        O pessoal que critica a chamada do Otávio é pessoal que não vê jogos do Porto e associa o Otávio unicamente a um jogador “arruaceiro”, o que não pode estar mais longe da verdade, porque deve ser dos jogadores do campeonato que melhor pensa o jogo e alia a isso uma qualidade técnica, intensidade e polivalência ao alcance de poucos.

        Curiosamente os que tanto criticavam a possível chamada do Otávio há uns meses, depois de duas épocas brutais, são os que agora defendem a convocatória do Matheus Nunes… por 3 bons jogos.

        • Goncalo Silva
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:01 pm

          Matheus Nunes está em Portugal desde os 8 anos, Otávio só joga por Portugal porque teve muitas épocas no Porto, se não fosse para o Porto nunca na vida teria alguma relação com Portugal. Ao contrário de Matheus Nunes, que já vivia em Portugal antes de ser sequer jogador de futebol.

          • Berdadeiro
            Posted Agosto 26, 2021 at 1:31 pm

            E o que é que isso tem a ver com a questão que levantei?

            Falei única e simplesmente da qualidade futebolistica dos jogadores.

            O estar cá há 20 anos ou há 6 nem sequer é assunto para mim porque ser xenófobo não faz parte dos meus valores.

      • Estigarribia
        Posted Agosto 26, 2021 at 12:34 pm

        Tiago,

        Admito que estou contra a convocatória do Otávio por ele ser muito polémico dentro do campo. Mas se ele conseguir ajudar a Selecção Nacional venho aqui penitenciar-me publicamente ?

        Saudações Leoninas

        • Tiago Peixoto
          Posted Agosto 26, 2021 at 1:27 pm

          Acho que vais ficar surpreendido positivamente com o Otávio, caso ele jogue algum destes jogos na Seleção!

  • Amigos e bola
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:04 pm

    Otávio? Ridículo. À imagem do selecionador. Não tem qualidade para a seleção, tal como muitos outros que lá estão.

    E o Gonçalo Inácio não contou para o Rui Jorge para os sub-21, mas para a seleção principal já conta. Isto é que é lógica.

    Já nem faz sentido este homem estar ali. É um fim de ciclo que ninguém admite, numa fase em que as suas limitações técnico-taticas são evidentes, e reconhecidas.

    • Chomate
      Posted Agosto 26, 2021 at 4:01 pm

      A questão que levantas com o Inácio não faz sentido nenhum. Agora o Fernando Santos não o havia de chamar só porque o Rui Jorge foi estúpido e não o quis chamar? E nem é caso único, aconteceu o mesmo com o Renato e com o Gedson, penso eu.

    • Berdadeiro
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:16 pm

      Ridículo é dizer que o Otávio não tem qualidade para a seleção sem apontar alternativas mais viáveis.

  • Filipe Ferreira
    Posted Agosto 26, 2021 at 12:04 pm

    Teria chamado o Matheus Nunes pelo Otávio e o Ricardo Horta pelo Guedes.
    De resto está dentro do expectável.
    Parabéns ao Inácio. Não conta para os sub21 mas é claramente o sucessor de Pepe ao lado de Rúben Dias.

    • Jan the Man
      Posted Agosto 26, 2021 at 12:19 pm

      100% de acordo. Ricardo Horta merecia fazer parte destes 25, caso tivesse saído de Braga a conversa seria outra muito provavelmente.

Deixa um comentário