Já devia ter saído? Teve sempre uma relação estranha com a massa adepta. Apesar de ser um dos jogadores com mais golos, jogos, títulos e assistências pelo Benfica neste século nunca foi propriamente acarinhado, bem pelo contrário, e nos últimos 2 anos, além do seu rendimento ter diminuído, esse desgaste agravou-se. Neste sentido a saída acaba por ser boa para as duas partes, e até peca por tardia (há 2 anos podia ter proporcionado um negócio melhor para o clube e saído com uma imagem melhor, de alguém que chegou a fazer 30 golos e 19 assistências numa época).
Pizzi vai jogar até final da temporada no İstanbul Başakşehir por empréstimo do Benfica. O extremo/médio ofensivo, internacional português, de 32 anos, estava a ser pouco utilizado na Luz e junta-se assim ao 5.º classificado da liga turca. De águia ao peito desde 2014/15, Pizzi participou em 360 jogos, nos quais apontou 94 golos e foi autor de cerca de uma centena de assistências. A nível coletivo conquistou quatro Campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e três Supertaças.


139 Comentários
tiagoagm
Obrigado Lord Pizzi, mas já estavas a mais há muitos anos. Nunca mereceste a braçadeira de capitão. Espero que nao regresses. Outros que podiam ir atras seria o Andre Almeida ( que é uma vergonha tê lo como capitão ) e Seferovic.
Vegeta
Bruno Lage, disse ao Jorge Mendes, que o Benfica só ia ter sucesso, quando fossem limpos alguns jogadores do tempo do RV.
Um já foi, ainda faltam uns quantos.
coach407
Eu gosto é da história da carochinha que o Pizzi despediu o Rui Vitória e o Bruno Lage.
É inegável que ambos saíram pelos resultados serem insustentáveis, tal como o Veríssimo terá de sair se continuar a ter estes resultados, em média. Com Pizzi ou sem Pizzi.
Portanto a única coisa que o Pizzi pode ter feito é fazer de propósito para os resultados serem maus e a partir daí o treinador tem de sair.
Ora, na época que o Rui Vitória saiu o Pizzi foi o melhor assistente da Europa com 23 assistências às quais acrescentou ainda 15 golos, ou seja, fez o seu máximo de golos e assistências na carreira.]
Na época que o Lage saiu fez ainda melhor… 30 golos e 19 assistências.
Ok, o Pizzi queria despedir o treinador, a única forma de fazer isso era provocar uma avalanche de resultados negativos… e faz 45 golos e 42 assistências em 2 épocas? Forma muito esquisita de “despedir” treinadores. Normalmente prefeririam não se esforçar. Ou o Pizzi faz isto sem se esforçar? Meu Deus, então devem achar que ele é o melhor do mundo. Faz isto e acham que nem precisa de esforçar para fazer isto… Depois sou eu que o venero…
tiagoagm
Pizzi o homem das estatisticas. Naquele ano onde ganhou o premio de melhor jogador á frente do Bruno Fernandes, foi das maiores injustiças de sempre.
Meu nome é Toni Sylva
A primeira metade da época em que o Lage sai foi espectacular. O problema surgiu de Janeiro em diante.
coach407
O problema surgiu de Janeiro em diante. Não sei se estás a incluir janeiro ou não, mas suponho que não já que o Benfica venceu todos os jogos em Janeiro. De qualquer forma, podemos analisar os 2 cenários.
Se incluirmos Janeiro:
– 11 golos e 9 assistências em 26 jogos.
Se incluires apenas a partir de Fevereiro (quando começaram os resultados negativos):
– 10 golos e 7 assistências em 20 jogos.
Fazer isto numa equipa que não jogava nada, mesmo assim, é complicado.
Aliás, vês a sequência de jogos que levou ao despedimento do Lage e vês que o Pizzi deu os pontos quase todos nessa sequência.
Fez a assistência aos 87 minutos que dá a vitória contra o Rio Ave, marcou e assistiu no empate 2-2 com o Portimonense, contra o Vitória e Moreirense marcou os 2 golos da equipa nos dois empates 1-1, na eliminação contra o Shakhtar fez 2 golos e 1 assistência…
Claro que o Pizzi não estava na melhor forma, tal como não estava ninguém, mas um jogador que não se esforça tem influência direta em 17 golos em 20 jogos numa sequência horrível da equipa?
Podia fazer melhor, claro que podia, tal como muitos outros… a questão é apenas: se queria que o Lage fosse embora não era preferível não se esforçar? Ou fez isto… sem se esforçar? É que a maioria dos melhores jogadores que passaram pelo Benfica não fizeram isto a esforçarem-se imenso portanto dizer que fez isto sem se esforçar e a querer perder soa um bocado escandaloso….
Mantorras
Eu gosto é da adoracao que o Pizzi ainda tem por alguns.
Excel football forever…
coach407
Adoração por perguntar porque é que dizem que o Pizzi mandou o RV e o Lage embora quando nessas 2 épocas fez 45 golos e 42 assistências?
Para pessoas com o mínimo bom senso é uma pergunta totalmente legítima. A tua resposta demonstra que a falta de bom senso não está do meu lado.
Periklis
O pizzi despede esses treinadores na mesma medida em que era o “craque” das suas equipas.
Consegues compreender a analogia?
Passo a explicar:
-No primeiro do Rui Vitória, os craques eram Gaitan, Jonas e ainda apareceu um menino chamado Renato Sanches.
Pizzi era apenas um jogador útil e que conseguia combinar com estes, mas não era, não foi, não é e nunca será o craque do Benfica.
Quando ele assume esses números e se destaca dos colegas é precisamente quando a equipa começa a defenhar, sendo ele o rosto futebolístico dessa regressão.
Jogadores como o Pizzi não podem ser as estrelas do Benfica nem simbolizar a sua máxima qualidade.
Tal significa que o Benfica está mal.
Pior fica quando se percebe que, juntamente com o seu clã, não foram receptivos à entrada de reforços ou treinadores (neste caso JJ) que pudessem pôr em causa o status quo:
Um Benfica pouco competitivo onde ele se destaca com números (e apenas números) no meio de tamanha mediocridade.
Junta-lhe um Sporting e Porto mais competitivos e tornou se insustentável reter está vaca sagrada no clube.
coach407
Muito texto, mas não respondeste a nada do que eu disse.
Sintetizo rapidamente a pergunta:
O Pizzi queria despedir o Rui Vitória e o Lage e nas 2 épocas em que foram despedidos fez 45 golos e 42 assistências?
É esta a pergunta, não disse nada sobre ser o craque ou deixar de ser. Não percebo o que isso tem a ver com a sua vontade dos treinadores serem despedidos.
Não falei do Jorge Jesus também. Isso até me faz mais sentido. Mudou-o de posição para outra em que o rendimento dele desce, não joga tanto tempo, não tem a mesma preponderância, o Jorge Jesus é uma besta e não me admira que imensos jogadores estivessem fartos dele. Falava-se no Otamendi como o grande líder da revolta contra o Jorge Jesus, mas acredito que o Pizzi e muitos outros estivessem descontentes. Aliás, isso justifica o porquê do plantel ter-se recusado a treinar. Com certeza foi apenas mais uma atitude do JJ que demonstrou falta de bom senso que o plantel recusou-se a tolerar e o Pizzi certamente não ficou contente.
O que não percebo é a insistência em dizer que o Pizzi também mandou embora o RV e o Lage. Isso tenho dificuldade em perceber e não respondeste a nada disso.
Flavio Trindade
Saída que peca por tardia.
Tal como muitos referiram, parte de ter uma carreira boa é saber quando sair por cima.
E Pizzi poderia ter feito isso várias vezes mas preferiu acomodar-se do mesmo modo como deixaram que ele se acomodasse.
Contudo há algumas apreciações que não concordo.
Não tenho memória curta e não é preciso recuar muito para perceber que Pizzi foi durante várias épocas um dos jogadores mais importantes da equipa porque nenhum médio tinha a sua capacidade de definição quer no último passe, quer em chegada à area para criar superioridade, quer em golo.
Aliás continuamos sem nenhum médio desses.
Basta ver que só olhando para o atual trio titular, se somarmos o número de golos de Weigl, João Mário e Paulo Bernardo nas últimas duas épocas tudo junto, não deve equivaler ao número de golos das piores épocas de Pizzi com o mesmo número de jogos…isso por si só é significativo.
Há jogadores (muitos deles do actual plantel) que estranhamente sem fazer nada por isso cairam em graça e outros como Pizzi ou Seferovic que já fizeram muito mas que nunca cairam no goto.
Sai agora, duvido que volte porque o seu ciclo acabou definitivamente e não há mais nada que possa acrescentar.
Não deveria sair sozinho contudo…
Mas isso nós sabemos e ele também.
Periklis
Sei que é um cliché, mas dizer-te que o futebol é muito mais do que uma folha de Excel.
Por exemplo, se formos avaliar o nr. de dribles ou de passes que rasgam as defesas, o tarabt provavelmente estaria no real Madrid.
Mas como para cada drible e para cada um desses passes, temos 9 perdas da posse de bola, simplesmente não dá.
Os adeptos do Benfica não são mal agradecidos. Simplesmente sabem reconhecer que o pizzi não responde ao momento da perda de bola e, pior, era um dos principais intervenientes na sua perda, sem sequer se tratar de um jogador de drible ou 1:1 que poderia justificar essa situação.
Tem muito golo de penalty e assistência por bater todos os cantos ou livres.
Sempre foi razoável e agora medíocre a caminho do fraco.
Infelizmente regressa daqui a poucos meses e não imagino muitos clubes dispostos a pagar quase 3M por época por um jogador destes.
Flavio Trindade
Periklis,
Tens razão. O futebol não é excel.
Nem pode ser porque nem tudo se analisa em números.
Sem citar nomes, mas se conseguires chegas lá, dou-te o exemplo de dois médios.
Os mesmos em estatística, têm mais ou menos a mesma percentagem de passes certos e o mesmo número de recuperações de bola por jogo.
Um deles é adorado o outro nem por isso…
Estatisticamente são jogadores iguais.
Mas um deles faz essas recuperações no último terço do terreno ofensivo e o outro tem a maior percentagem em bloco baixo.
Uma recuperação no último terço faz com que a equipa esteja mais perto da baliza e seja mais fácil criar oportunidades que se traduzam em golos.
Isso não é mensurável em exceis…
Eu prefiro o jogador que recupera bolas em zonas altas porque estou sempre mais perto de ganhar o jogo. A maior parte dos adeptos prefere o outro.
No caso do Pizzi agora, nem o excel lhe vale. Mas que chegou a ser importante quer em número ou estatística quer por deixar com várias ações a equipa mais próxima de vencer, isso é inegável.
Ao contrário de ti muito sinceramente acho que já não volta porque não há condições para isso.
Neste momento é dispensável e ele próprio sabe disso.
henry14
É isto. Concordo, Periklis.
Red Scorpius
Sai pela porta pequena.
O facto de Veríssimo não contar com ele será um sinal de que Lage terá mesmo posto em causa o compromisso de alguns pesos pesados do plantel.
Quanto ao Pizzi é um jogador com algum talento, terá tido o seu melhor desempenho na segunda época de Rui Vitória, mas nunca teve intensidade, nem espírito de sacrifício pela equipa nao tendo qualquer perfil para capitão do Benfica.
O seu talento mereceria mais mas o temperamento talvez não.
coach407
Claro que o Lage deve ter colocado o esforço do Pizzi em causa. Afinal de contas, na época que foi despedido o Pizzi fez 30 golos e 19 assistências. Sem se esforçar. Realmente o Pizzi deve ser um extraterrestre para fazer isto… e nem se esforçava. Imagino caso se esforçasse para ganhar jogos. Deveria fazer 170 golos e 230 assistências em 50 jogos…
tiagoagm
desses 30 golos quantos penalties? e assistências é simples quando se marca a maioria dos cantos e livre. Ele foi dos piores batedores de cantos que vi no benfica. Parece o ronaldo a bater livres agora.
Red Scorpius
Claro, Coach.
Será tudo coincidências.
O Jage ter dito o que lhe atribuem.
O Veríssimo integrar a equipa técnica do Lage nesse ano.
A amnésia do Veríssimo esquecendo-se dis números do Pzzi
O Rui Costa…idem.
O Pizzi tinha um sonho desde pequenino em jogar na Turquia.
Tudo explicado.
coach407
Também é coincidência o Pizzi ter marcado 30 golos e feito 19 assistências. Foi sem querer.
Usas como argumento o Veríssimo, 2 anos depois, não colocar o Pizzi a titular… quando o Pizzi já não era titular há muito. Mas depois esqueces-te que o próprio Bruno Lage colocava o Pizzi sempre a titular, o que talvez seja um bocado estranho para um jogador que tinha problemas de atitude. Então o Lage achava que o Pizzi tinha má atitude e jogava absolutamente sempre? O Pizzi tinha má atitude, o Lage é despedido por causa dele, entra o Veríssimo… e o Pizzi continua a ser absolutamente intocável?
Em relação ao dia de hoje, eu acredito que o Pizzi não estivesse lá muito satisfeito e poderia usar a sua influência de forma mais negativa, tal como qualquer jogador que perde importância na equipa. Talvez esteja aziado e a receber demasiado para a importância atual na equipa.
A minha questão é: porque é que o Pizzi haveria de queimar o Lage ou o Rui Vitória quando ele era absolutamente intocável com estes treinadores e tinha uma influência brutal…? Não percebo os fundamentos, sobretudo vendo o rendimento que o jogador teve com estes jogadores. Para quem estava a tentar queimar o treinador…
coach407
Também não percebi propriamente o que queres dizer com a referência ao Rui Costa. É pelo Pizzi ter saído? É que nunca vi nada que o Rui Costa tenha dito sobre o Pizzi… A única coisa que se sabe é que o JJ disse que ia afastar o Pizzi e o Rui Costa foi lá e garantiu que o Pizzi iria ser reintegrado no dia seguinte. Isto antes do JJ sair.
O resto não sei o que queres dizer para isso como grande argumento para fundamentar.
É o diz que o Lage disse… É o Rui Costa que qualquer coisa… é o Veríssimo que não o pôs a jogar quando o Veríssimo já tinha sido treinador na altura e o Pizzi jogava sempre… Não estou a ver solidez no argumento.
Red Scorpius
A solidez da argumentação está nos factos. O Veríssimo não contava com o Pizzi e o presidente Rui Costa que acredito que deseje o melhor para o clube deixou sair o Pizzi , apesar de todos os seus números de golos e assistências. O resto são opiniões, deduções, ao livre arbitrio de cada um. Como benfiquista, esfava farto da falta de empenho do Pizzi, da sua falta de estaleca para os momentos difíceis; na segunda época de Lage falhou vários penalties em momentos importantes. Tem o seu valor, mas nunca terá sido cobiçado por grandes clubes, nem nunca se impôs na nossa seleção.
Sporting1906
Um jogador muito estranho. Por um lado, é muito pior do que os números fazem parecer, por outro lado é muito melhor do que as opiniões dos adeptos fazem parecer. Foi um dos melhores jogadores do Benfica durante os anos do Rui Vitória e do Bruno Lage mas desceu bastante o nível desde aí.
henry14
Há muita gente, principalmente, dos rivais que diz não perceber a razão de Pizzi ser tão mal-amado no Benfica. Eu não posso falar pelos benfiquistas mas posso falar por mim.
Pizzi sempre foi razoavelmente bom jogador, com bom toque de bola, com golos e tinha uma ligação bastante jeitosa com Jonas, o meu jogador preferido na altura. Ainda assim, desde que ele assinou pelo SLB, ora fazia exibições bastante boas ou desaparecia completamente do jogo, seja a médio centro com JJ (e mais tarde também com RV), seja a médio direito com RV. Faltava-lhe a genialidade de um Di Maria para extremo (médio direito, vá) ou a consistência de Moutinho para médio. Nunca foi um craque. Passo a explicar o porquê de o Pizzi ser mal-amado, por mim.
Por culpa de Pizzi que dava o melhor que podia em campo? Não. Por causa de comentadores, de treinadores, de imprensa e sobretudo de adeptos que faziam dele aquilo que ele não era. Lembram-se de um jogo em que empatámos com o Porto com um cabeceamento de Lisandro aos 92? Pois bem, eu lembro-me de na altura ver um texto de uma página que até apreciava no FB a glorificar Pizzi por causa desse golo. Porquê? Porque Pizzi teve uma ideia de génio que no futebol nunca ninguém teve. Lembrou-se de fazer um canto curto para o André Horta. Na ótica do escritor desse texto, Pizzi tinha um cérebro maravilhoso por ter preferido fazer um canto curto em vez de bombear logo a bola para a área. Deste texto nunca mais me esqueci.
E depois a verdade é que foram mais ou menos nessas épocas que teve números incríveis para um médio o que ainda dava mais força aos iludidos por Pizzi, porque olham para o futebol como uma folha de Excel. No entanto, chegávamos aos mercados de transferências e nunca ninguém o quis. Seria assim tão bom como o pintavam? Na minha opinião não, bastante longe disso apesar de estar longe de ser horrível como muitos o pintavam. Apenas não queria que o metessem num pedestal onde nunca devia ter sido posto.
Pizzi é de facto um mal-amado, mas também é idolatrado. Há muita, mas mesmo muita gente que o adora. Daí ser sempre notícia quando está no banco ou porque não foi convocado etc etc.
Ainda assim, desejo o melhor ao Pizzi nesta nova aventura.
Que tudo te corra bem, Luís Miguel.
Mas por favor, não voltes! Nada contra ti mas simplesmente já não acrescentas mais nada.
Gndias
PizziDane vais deixar muita saudade?
Daniel Alves
Como diz o VM, sai tarde. Os números mostram que foi muito importante na equipa entre 2015/16 e 18/19. Inúmeros golos e assistências que muito ajudaram nos títulos de 2016, 2017 e 2019. E no final da época de 2019 com Lage é quando devia ter saído. Saía em grande do clube, seria melhor lembrado e o clube ainda ganharia algum dinheiro.
Assim é mais um a sair de forma um bocado inglória e é mais uma vítima do facto do Benfica não saber terminar ciclos.
coach407
Sim. Muito importante até 18/19. Em 19/20 perdeu importância então marcou 30 golos e fez 19 assistências.
Periklis
Já podes mudar de clube Coach e perpetuar o teu culto pelo Deus Pizzi.
Medíocre, mediano.. Nunca passou disso.
coach407
O Daniel Alves diz que o Pizzi não foi importante em 19/20, eu digo que nessa época fez 30 golos e 19 assistências, mas sou eu que faço um culto ao Pizzi. Se calhar foi o Daniel que fez um comentário estapafúrdio…
Mas ya, o culto anti-Pizzi é muito forte realmente. Ao ponto de não perceberes que um jogador que faz 30 golos e 19 assistências foi importante nessa época… Quando se passa do básico do bom senso acontece esse tipo de comentários.
FiliGon
Mais um jogador onde as estatísticas disfarçam o contributo pobre do jogador em si. Ele, o Alex Telles e tantos outros jogadores, sem as bolas paradas nunca seriam jogadores com destaque pelos média.
Contudo confesso que neste momento preferia ver o Pizzi como suplente do Rafa que o Diogo Gonçalves (o rapaz pode ser esforçado mas é daqueles jogadores onde a bola nos pés dele é um estorvo)
Filipe Ferreira
Tanto bateram no Pizzi que não sabia bater cantos ou livres e agora só disfarça por causa das bolas paradas?
coach407
Exatamente, aliás não vês que todos os jogadores do mundo que batem bolas paradas fazem 30 golos e 19 assistências numa época?
30 golos de canto direto e 19 assistências de canto.
Periklis
O Almeida também teve épocas de somar inúmeras assistências.
Isso faz dele um jogador diferenciado?
Bastava despejar inúmeras bolas para a área.
Acontece que andava por lá um senhor do futebol e uma glória do Benfica : Jonas.
Idolatrar implica saber aplicar o termo aos jogadores certos.
Ídolos têm de ser o Jonas, o Felix, o Di Maria, o Simão, o JVP.
Mas quem raio são ou foram pizzi e almeida ao pé destes?
Eu respondo.
Foram e são o símbolo de um benfiquinha pequenino, à deriva, desorganizado, com real perda do valor de plantel, que culminou há 1 ano e meio, pela altura em que o JJ recebe um plantel com apenas 5 jogadores de nível Benfica.
Era nesse nível que pizzi e almeida eram craques.
Niall joaQuinn
Não sei até que ponto esta saída é uma solução ou apenas o reflexo da espiral auto-destrutiva em que o Benfica mergulhou.
O Benfica vive num clima de caça às bruxas, em que é preciso encontrar culpados para tudo.
Como outsider que sou, não consigo compreender metade da animosidade dos benfiquistas em relação a jogadores como Pizzi ou Seferovic.
No meio disto tudo, há uma coisa que me faz confusão: se o Pizzi é responsável por tudo o que lhe imputam, como é que não teve um processo disciplinar ou não foi afastado do grupo??
Se não é responsável, porque é que ninguém da estrutura vem por água na fervura. É que, pelo meio, está a queimar-se um ativo…
Uma coisa é certa: do ponto de vista desportivo, o Benfica perde um bom jogador. Do ponto de vista do balneário, não sei se melhorará alguma coisa. Pelo que leio aqui, parece que sim, mas tenho sérias dúvidas. O tempo dirá.
Neville Longbottom
Na verdade o Pizzi foi afastado pelo Jorge Jesus. Com a revolta de alguns jogadores com “peso” no clube, o Rui Costa optou por afastar o treinador.
Mantorras
O RC ja falou sobre isto e meteu agua na fervura.
O Verissimo ja falou sobre isto e meteu agua na fervura.
Em termos desportivos, que diferenca faz nao ter um jogador que nem calcava?
A nivel de balneario duvido que alguem como o Lage o visse como alguem para despachar se o Pizzi nao fosse uma doninha la dentro…
Aquilo que salta a vista é que o Benfica decidiu mal quando optou por renovar com alguns “simbolos” por valores que os deixaram “reformados no activo”. Ficaram de ferias e com o rei na barriga, e alem disso, tal como o Porto com Coronas e outros, perdeu-se o timing de o vender por algum dinheiro.
É o que da quando se insiste no erro e se tenta tapar o sol com a peneira.
Niall joaQuinn
Se ele não calçava, é óbvio que não faz diferença nenhuma.
A diferença está precisamente no facto de ele não calçar.
Mantorras
Nao concordo. Ja nao tem valor para ser mais que um suplente de luxo (ao que ganha) que entra no final para tentar mudar a coisa quando a equipa nao esta a vencer. De resto é um a menos e deixa a equipa refem do que nao consegue fazer.
No ano em que Lage foi despedido, o Benfica recebe o Porto a terceira jornada com 3 pts de avanco. Porto “em crise” e Benfica a voar (boa pre epoca boa, 5-0 ao Sporting na supertaca e duas vitorias nos jogos do campeonato ate entao). Recebe o Porto pressionado e a poder ficar a 6 pts em 3 jornadas.
Nao fez um unico remate a baliza. Foi totalmente bloqueado.
Porque? Ve o jogo de novo e conta quantas vezes a equipa solicita o Pizzi e quantas vezes ele perde a bola, sem nexo, ou porque pede uma falta inexistente e fica a conversar com o arbitro (que nem perto esta) sentado no chao, ou porque tenta um passe de 30m e manda a bola sabe-se la para onde, ou porque tenta fintar alguem (lol).
A equipa tentou usar o Pizzi, e quem vir esse jogo nota que havia ali trabalho para dar a bola ao Pizzi e ser ele a ligar na frente… mas tudo o que ficou foi incapacidade.
Por vezes comparam o Pizzi ao Jonas, porque nos jogos grandes ele tambem nao aparecia muito, mas o problema do Jonas nos jogos grandes era exactamente ter companheiros como o Pizzi, porque ser avancado tem disto, so tocas na bola quando ela la chega a frente, e adivinha? Jonas, em jogos grandes ou pequenos, a diferenca era o que a equipa nao lhe dava (jogo ofensivo), porque sempre que a bola lhe chegava continuava a sair redondinha, ele nao tropecava na bola so porque era um jogo grande, mas o Pizzi desaprendia tudo o que sabia.
Nao, o Pizzi nao é nenhum injusticado. Foi rei no Deportivo, como o Gabriel tambem era rei la no Legones, mas aqui so serviu enquanto tinhamos grandes equipas, ele sempre foi mais um, mas nunca foi “por ele” que a coisa passou.
GabCel
Não teve processo disciplinar porque ia desvalorizar como activo e até fez o favor (ao LFV) de abrir caminho para o JJ duas vezes (no meio ainda teve o azar do “estagiário” Lage ter feito um milagre).
Niall joaQuinn
A ser verdade que não houve processo disciplinar para não desvalorizar, é grave e é um péssimo sinal para dentro.
Ainda por cima, o resultado foi mesmo a total desvalorização do ativo.
Aybara
O Pizzi faz-me lembrar um eucalipto. Para estar no seu melhor, tudo à volta murcha.
Muitos números mas pouco valor.
coach407
Comentário estúpido já que quando o Pizzi jogava bem a equipa jogava bem. Ou podes olhar de outra forma mais negativa: Pizzi só jogava bem quando a equipa jogava bem.
Como preferires, mas falar em eucalipto é só para tentar ser engraçado. Sem sucesso. Não disseste nada de jeito.
Antonio Clismo
Pedro Barbosa de 2022
Joga_Bonito
O Pedro Vagarosa era tecnicamente muito bom, ao contrário do Pizzi que é apenas mediano. Contudo, Pedro Vagarosa nunca teve foi vontade de correr, mas era muito mais talentoso que o Pizzi, nem há comparação, a menos que seja na postura de andar a passo dos dois, aí admito que Vagarosa dê luta…
RuiCosta10
Mais um tiro ao lado. O que é que o Pizzi tem a ver com o Pedro Barbosa como jogador? Nada.
Mantorras
O Pedro Barbosa era um grande craque e foi idolo meu.
Era um jogador tremendo. Nem o compares ao Pizzi pf…
Antonio Clismo
O que vão poupar com o seu salário é o prémio que o Domingos soares de oliveira e a restante direção de continuidade vão receber no final do ano devido a prémios pelo sucesso nesta época desportiva.
Já no ano passado assim foi, não ganharam nada mas mesmo assim a direção recebeu milhões em prémios.
Até o simão sabrosa recebe prémio.. já não chega o salário / tacho que tem todos os meses para não fazer nada..
DNowitzki
Nunca trinques a língua, pois, meio segundo depois, estás liquidado.
Mesmo que fosse como dizes, o Benfica sempre poupa cerca de um milhão de euros. Não te parece? Em suma, o clube sai sempre a ganhar financeiramente.
PS. Pelo sim pelo não, passe pelo reptário.
Joao X
Finalmente.
Pelo que se diz, após o jogo com o Porto, arranjou confusão no balneário que originou ter sido afastado do treino e consequente despedimento do JJ. E assim, o Benfica fica a ganhar.
O próximo devia ser o Almeida.
AndreChaves9
A ganhar não fica porque perdeu o JJ. Deveria ter ido logo o Pizzi a mando do presidente
GabCel
Melhor momento de Stand-Up.
O JJ nunca devia ter vindo e já foi tarde… e isso não invalida que o Pizzi já esteja a mais há mais de 2 anos.
RuiCosta10
Substituir o JJ a meio da temporada foi mau. Se Pizzi devia ter sido afastado? Claro.
Pipi Romagnoli
É nestes momentos que sinto saudades do Kafka.
No entanto, sei que onde quer que estejas estás a festejar à grande este bonito momento. Sl
TOPPOGIGGIO
Agora vais ter de fazer uma declaração a tranquilizar o pessoal :D Também constatei que de facto não tem andado por cá há algum tempo; e o Abbas também… E nesta do Pizzi também me lembrei do amor dele pelo “Pizzidane – como lhe chama – que marca cantos com menos força que uma mulher….” Boa sorte ao rapaz e que o Kafka, com a sua metamorfose, não seja um Pizzi disfarçado xD
w0bbly
Passou-se algo com o Kafka que me tenha passado ao lado?
Pablo
Não está o Kafka, mas está o meu granda Nickles hehe, notícia boa a saída do Pizzi!
w0bbly
eheh verdade!
LANDERS
Por acaso, essas últimas semanas não vi nenhuma comentário dele
LANDERS
estas*
Aurinegro
Sim, muito curioso para saber qual teria sido a sua reação.
Mas penso que só iria realmente festejar quando os 62% votarem diferente.
Melicio
O que se passou com o Kafka?
Visconde
O que se passou com o Kafka?
Bukowski
Que se passou com o user?
Pipi Romagnoli
Epah calma que só estava a brincar com o facto de ele não gramar o Pizzi e também de ele já não aparecer aqui nos comentários há uns tempos.
Não sei nada sobre a vida dele eheheh.
Bukowski
Fiquei só curioso se perdi algum post porque de facto há muito tempo que não vejo comentários dele…
Visconde
Menos mal, aquela parte do “onde quer que estejas” assustou-me por uns momentos, espero que o homem esteja bem e só a tirar umas férias ahah
Red Punisher
Estou muito feliz, finalmente, com esta saída de plantel. Luis Miguel jogará 3 meses e meio fora de Portugal (pois o campeonato termina em finais de Maio..), ou seja, ficarei infeliz a partir de Junho.
De qualquer modo, deveríamos ainda ter colocado Seferovic/Taarabt e André Almeida.
São jogadores sem qualquer estaleca para este fraco benfica..
A época do Benfica está terminada, só temos a Liga dos Campeões e não acredito em nenhum milagre vs Ajax infelizmente..
HeberPrincipe
Sou do tempo em que lia coisas tipo “Pizzi > Bruno Fernandes”
Sporting1906
Também eu. E o Rafa também era melhor que o Bruno Fernandes a certa altura para muitos comentadores por estas bandas.
fishabc
Isso nunca disse mas a quantidade de vezes que vi sportinguista aqui e colegas meus a dizerem que jogadores do sporting sao os melhores, dava jm video de comedio de 20min
Sporting1906
Não disse o fish mas disseram outros. Nisso os adeptos de todos os clubes são iguais, também me lembro quando muitos sportinguistas achavam que o Rinaudo estava ao nível do Matic e do Fernando.
fishabc
Tipo de comentar que nao faz falta nenhuma, e o pizzi ja foi melhor que o bruno em algumas epocas, e durante as suas grandes epocas no benfica ele claramente disputava e titulo de melhor do campeonato com o bruno. Claro que toda a gente via a qualidade no bruno e tando no sporting era mais complicado jogar bem, mas na altura era assim tao descabido? Tamos a falar de jogador que teve 30 golos e 19 assistência.
E se quer3s ir por ai ouvi muitas vezes coisas tipo rinaudo>matic rui patricipo> ederson ou oblak como ja ouvi ferro>ruben
Mr. Mojo Risin'
Era descabido e não era pouco. Sempre foi. Mas como os números estavam lá, refugiavam-se nisso, inclusive tive que levar aqui com o argumento que o Pizzi era superior porque tinha títulos. A diferença de nível era notória, independentemente da quantidade de golos ou títulos que o Pizzi tivesse.
Da mesma forma que o Rafa este ano tem números ao nível do Luis Diaz ou o Ricardo Horta tem números ao nível do Sarabia e a diferença de nível é notória. A comparação Pizzi-BF, é igual a estas. Idiótica como sempre foi, mas agora a narrativa é que na altura fazia sentido porque o Bruno ainda não era assim tão bom ainda quanto fez 16+17GA no primeiro ano, 32G+16A no segundo ano e 15G+14A em 28 jogos no terceiro ano e o Pizzi estava no prime. E o Bruno aliava isso a jogar em todos os momentos de jogo, a ser brutal sem bola, a ser brutal em bolas paradas e a ser líder.
Mas não, não era descabido. Certamente que aos 31 anos o Bruno também estará no Basaksehir.
fishabc
Nem sei por onde começar, se pelo facto de chamares idiota (respeitar a opinião do outro é lixado), pelo facto de misturares alhos com bugalho, mas o que tem a ver o bruno tar na turquia com 31 anos ou nao?
Até aquela data dizer que o pizzi tava a ser melhor que o bruno nao é “idiotico” como tu lhe chamas. Podia nao ser o mais acertado mas nao era idiotico.
Porque quando se muda os intervenientes muda se as historias, e se aqui os numeros nao interessam para nada o que dizer do Ronaldo nos ultimos anos? o que dizer dos vencedores das BO?
E tu falas como se fosse muito facil fazer golos e assistencias mas nao é, e isso do pizzi so ser excel é do mais falso que ha (no seu prime), muito do jogo ofensivo passava por ele na altural, obvio que defensivamente nunca foi a sua praia
Mr. Mojo Risin'
Disse que a comparação é idiótica, na minha opinião. Como serão outras tantas, como serão inclusive algumas opiniões antigas minhas.
Acho que naquela altura já o era, como aqui tantas vezes debati e o disse porquê.
Faz me confusão dizer que um é melhor e se refugiam nos números como se o outro não os tivesse (e pasme-se os do Bruno até eram superiores e nunca contexto mais complicado). E para além dos números o Pizzi não tinha e não tem mais nada. E o Bruno sim, muito mais. Bolas paradas, liderança (goste-se ou não do tipo de liderança), jogo sem bola, capacidade física, meia distância. O Pizzi tinha uma boa chegada à área e decidia bem no último terço. O Bruno como os números comprovam, também tem isso. Mas o resto… torna os jogadores de níveis bem diferentes.
Nunop
No geral gosto dos teus comentários e concordamos em muita coisa mas esta acho que é recency bias, so porque um tá no United e outro no Basaksehir não invalida que naquela época, acho que falas da que o Pizzi foi eleito o melhor jogador da Liga, tal foi merecido.
Agora se o Bruno Fernandes é muito melhor jogador que o Pizzi hoje em dia? Sem sombra de dúvidas.
Só um aparte, Bruno Fernandes líder? Só se for líder em choros ao árbitro por minuto…É que o Bruno Fernandes ligou-se muito ao Sporting, e a uma certa altura era quase literalmente 1 contra 11 do outro lado, mas isso não o tornava um líder. O homem que segundo o próprio, nunca fez uma falta na vida.
Sporting1906
O Bruno Fernandes foi eleito o melhor jogador da liga nas 2 épocas completas que fez por cá. E era muito melhor jogador do que o Pizzi, mas muitos benfiquistas achavam que o Benfica ser campeão implicava que tinha o melhor jogador da liga, o que é obviamente falso.
Mr. Mojo Risin'
Não acho que seja, a minha opinião neste argumento é exatamente a mesma desde o prime do Pizzi.
Tudo o que o Pizzi faz/fazia, o Bruno Fernandes também o faz. Agora se formos ver as coisas que o BF faz que o Pizzi não consegue (como ele bem expressou contra o Ajax em 2018) a lista é grande. Era assim em 2017, era assim em 2018, é assim em 2022.
Quanto ao ser líder, basta ver o que faz em 18/19. Isso é ser líder. Se gostamos mais ou menos do tipo de liderança, já é outra coisa. Eu confesso que não gosto e me irritava muitas vezes, mas o homem é líder, isso para mim é indiscutível. Acho que é um tipo de liderança que facilmente se torna tóxica num grupo e que só funcionará em certos contextos, mas é uma liderança ainda assim. Arrastou um clube numa fase miserável a vários títulos (a taça de 18/19 é quase toda dele).
Agradeço ainda a apreciação, é sempre giro ver feedback do género e é sempre um prazer trocar argumentos e pontos de vista, sejam eles divergentes ou convergentes.
Francisco Torgal
Não comentando sobre a afirmação descontextualizada, qual é a relação entre ele já ter sido um jogador fulcral no Benfica a atual forma e papel excedentário?
Todos os jogadores que já atingiram o topo eventualmente descrescem.
Sporting1906
Foi um jogador fulcral no Benfica e quem mais mal fala dele são os próprios benfiquistas e não os adeptos dos rivais. Mas foi claramente inferior ao Bruno Fernandes durante todo o tempo em que este jogou no Sporting.
Francisco Torgal
Acho que atualmente muitas das críticas são relacionadas com os conflitos no balneário (e nenhum jogador tem estatuto que permita fazer o que seja para destabilizar a equipa, caso seja verdade claro).
O Pizzi teve épocas em Portugal, simultâneas ao Bruno, em que foi o melhor ou top2, isso é diferente do Bruno atualmente se ter tornado muito melhor jogador do que o Pizzi já foi. São alturas diferentes, momentos diferentes.
Da mesma forma que se fala mal do Pizzi agora muitos rivais (e sim benfiquistas em relação aos seus jogadores para não achares que sou parcial) também falam mal dos seus, no caso do teu clube jogadores como o Rafael Leão, Adrien, etc. O futebol é o momento, digo sem ironias. Pizzi deu bons contributos ao Benfica, mas nos últimos anos recentes tem sido um peso, com todo o respeito ao jogador que foi.
Mr. Mojo Risin'
A prova viva de que não se pode olhar só para os números. O futebol ainda não é, nem pode ser, o excel. Especialmente no campeonato português.
Combinando títulos, G+A e jogos, talvez entrasse confortavelmente num top 10 da história do Benfica (digo de cabeça, não sei), mas na realidade todos sabemos que em qualidade, está muito, muito longe desse patamar.
Por alguma razão, mesmo com números brutais e a fazer 20 golos e 20 assistências, dificilmente houve interesse de clubes relevantes. Nem com esses números conseguiu ser opção na seleção (se tiver mais de 15 jogos é muito), o que mostra bem que há muito futebol para além da estatística.
Não vi jogar, mas recordo-me sempre de se apontar o Cadete como um exemplo de alguém que marcava muito cá e isso estava longe de ser um fator que garantisse a sua qualidade como um jogador superlativo. Tendo a incluir o Pizzi nessa categoria. Os números estão lá, são indesmentíveis, mas não acho que os números sejam proporcionais à qualidade dele. Na Champions (não sei se ultrapassou, mas até recentemente tinha os mesmos golos que o Bruno César) sempre mostrou as limitações que tinha para um nível acima e mesmo nos jogos grandes, via-se na maioria dos jogos que era um jogador fraco com os fortes e forte com os fracos. Porém o campeonato português tem muitas equipas (não clubes, atenção) fracas e por isso foi um jogador super válido e útil. Para além da questão dentro do campo, fica inevitavelmente ligado (talvez sem culpa) a uma queda na qualidade e exigência do Benfica. Com as saídas de melhores e mais importantes jogadores foi, junto com Almeida e outros, elevado a um estatuto e a um patamar de importância que não devia ter, ficando como líder e um dos capitães. Para mal dos pecados do Benfica, para além de elevar alguns jogadores banais a nível europeu (e isto notou-se nas prestações na europa) a líderes, estes mesmos jogadores tinham a liderança e exigência de uma porta. Até podiam ser fraquinhos, mas serem líderes e presenças fortes, mas calhou mesmo o jackpot ao Benfica.
Dito isto, bom jogador, mas nunca perto do que os seus números possivelmente podem indicar. A história provavelmente será boa com ele e daqui a 30 anos, quem veja os números dele (nem JVP, nem Simão, nem tantos outros chegam perto), vai achar que está ali um jogador brutal e um dos melhores de sempre do Benfica.
Mantorras
O futebol nao mudou assim tanto, mas o Pizzi se ja tinha dificuldades, por ser demasiado incompleto, ficou ainda mais exposto. Alguns perguntam-se porque joga o Diogo em vez do Pizzi, eu entendo a pergunta, obviamente, e passo a responder: porque o Diogo consegue correr. Sim, aquela cena de meter um pe a frente do outro e ir trocando aos saltinhos? É isso.
O Pizzi é um jogador que so ataca, e mesmo nesse momento, é devagar ou paradinho, se nao ja nao da mais. Tem estatuto a mais e futebol a menos. Agora ja esta confirmado, ja se pode dizer: finalmente!
PS: muda o treinador Rui… continua com a desflorestacao, mas muda o treinador JA!
Neville Longbottom
Nunca entendi bem o porquê de ser mal amado. Contra n´so este ano lá meteu o golo da praxe (belo golo).
Pronto, vamos ver se o Benfica agora sim consegue melhor futebol e resultados.
SL
Fireball
Nunca percebi bem porquê que ele é tão odiado pelos adeptos. Não é de agora, sempre foi, ele andava a ser destacado como o melhor jogador do campeonato e ao mesmo tempo insultado pelos próprios adeptos. Tem uma relação de facto estranha.
GabCel
Porque o impacto dele é muito para além do pouco que mostra em campo. Ele e os “amigos” já despediram 3 treinadores.
para além disso, apesar de marcar muitos golos era alguém pouco comprometido com o processo defensivo e descompensava muito toda a equipa.
Joga_Bonito
Por vezes não sei bem o que pensar dele. No início parecia ser um daqueles bons jogadores, mediano em quase tudo mas útil para a rotação. Com a crescente sangria do plantel assumiu-se como peça importante com RV e Lage, mas foi claro que tal se deveu à desaparição, por vontade própria da direcção do clube, de craques como Aimar, Saviola, que o clube deixou de achar e contratar.
Tornou-se daqueles jogadores que criam aquela sensação estranha em quem rejeita o futebol-excel. Tem excelentes números no clube mas todos temos a noção que não está sequer entre os 30 jogadores com mais qualidade na história do clube, apesar de ter alcançado grandes números e um grande palmarés no clube. Por isso muitos criticam não o jogador mas sim o endeusamento dos números à excel. Quem viu jogar JVP, Isaías nos tempos do Vietname sabe que não tendo nunca os números e títulos de Pizzi deram muito mais futebol, com magia e alma do que Pizzi. Por exemplo, Preud’homme, que para mim talvez tenha sido o melhor GR da história do clube, passou sem quase títulos pelo Benfica. Contudo, esta direcção obcecada por números, por vendas, começou um problema, que foi o endeusamento ridículo que lhe fez a direcção do clube, que quis confundir atingir grandes números em golos (quase sempre golos fáceis e devido em boa parte ao grande volume de jogo da equipa) e títulos como sendo uma “lenda”. Fez-se equiparaçoes patéticas com reais lendas do clube que como é claro jogaram num futebol muito mais de improvisação e de rasgos individuais e que tinham muito mais magia que Pizzi, mas nunca teriam os números dele, que foram produto do actual futebol-excel.
Até aí não tive antipatia por ele. Partilhava da ideia de muitos adeptos e sócios que sobretudo percebiam que nos elogios desmesurados a Pizzi e quem diz este, diz o Almeida, se escondia a vontade de uma direcção em elogiar a medianidade, em baixar o nível de exigência no clube. Desde que se ganhasse umas ligas cá no burgo mantinham-se no poder e tudo estava bem, podiam-se aí dedicar-se à sua verdadeira paixao, que eram os negócios pouco claro do betão e as vendas desmesuradas de merchandising do clube. A glória europeia, pedra basilar da mística do clube, começou a ser esquecida e a medianidade começou a ser elogiada em demasia. Uma coisa é reconhecer a jogadores bons ou nada do outro mundo os seus feitos no clube, como sendo títulos ou números. Ninguém se importa com isso. O que é errado é começar a impingir tretas como Pizzi, Almeida serem lendas do clube, quando nao o são. E quando os seus números foram em boa parte devido ao facto de com o desinvestimento crescente na equipa eles terem acumulado um grande número de jogos e números que em circunstâncias normais outros craques teriam feito.
Muitos adeptos começaram antipatizar com Pizzi quando perceberam nele e em Almeida a tendência crescente da direcção de elogiar a banalidade, se se acomodar ao q.b. sem mais desejar ganhar na Europa.
Depois vieram as acusações de minar o balneário e confesso que ao início nao dei muito crédito. Achava piada aos brincalhões que aqui sugeriam que Pizzi e Almeida deviam ter nudes dos treinadores para jogarem sempre, mas achei sempre que eles jogavam porque os treinadores não tinham poder para contratar trutas.
Contudo, qualquer pessoa com olhos na cara começou a perceber um padrão de queda anímica da equipa sempre que se tocava nestes dois.
Lage na 1ª volta de 2019 começou lentamente a tirar Pizzi, tentando criar a base para o abancar em definitivo, tendo isso coincidido com uma fase muito boa do Rafa, que depois se lesionou quando estava em grande. Em Dezembro começou o descalabro de Lage, primeiro com más exibições ainda disfarçadas com vitórias, mas depois em Fevereiro nem exibições nem pontos, começou uma série tenebrosa de jogos na 2ª volta dignos de uma equipa de fundo de tabela. Uma coincidência? Independentemente dos erros de Lage, como a insistência em Ferro, a falta de apoio a Raul de Tomas ou Jota, algo se passou naquela 2ª volta, a queda da equipa foi óbvia.
Agora foi JJ, que sendo o único treinador que parecia ter força com LFV, quando começou a bancar Pizzi e Almeida caiu fora e agora foi de forma pública que se percebeu que estes dois tiraram o treinador da jogada.
Em suma, por um lado não posso esquecer os títulos que Pizzi e Almeida fizeram parte. Eu não esqueço por exemplo os títulos ganhos com o calhau do Coentrão ou o Maxi Pereira, pese embora o comportamento futuro destes dois. Contudo, a postura de Pizzi nos dois últimos anos foi miserável. Além de jogar a passo, é pago principescamente e enterra treinadores. Tapa também qualquer jogador que aí possa ser lançado, porque todos têm de ceder ao menino. Não sentirei falta dele mas tão pouco lhe quero desejar mal, talvez algum dia se ouça a versão dele.
Que seja feliz na Turquia e daqui a alguns anos a visão das pessoas possa ser mais desapaixonada sobre ele.
coach407
Lage começou a sentar o Pizzi na 1ª volta de 2019/20 ahahahahahahhahahahah
O Pizzi nessa época foi titular em 33 das 34 jornadas no campeonato, foi titular na Supertaça, foi titular em todos os 7 jogos da Taça de Portugal e na Europa foi titular em 6 dos 8 jogos.
Aliás, o Pizzi nessa época fez 30 golos e 19 assistências. Tentares dizer que não era bem titular é mesmo de rir.
Ya, só começou a jogar… porque o Rafa se lesionou eheheheheheh ai meu deus, que falta de noções.
Joga_Bonito
Tu devias era aprender a ler. Eu disse que ele começou a tentar abancá-lo, não lhe dando todos os minutos como sempre teve. Um pouco como fez o JJ, que nunca deixando-o de pôr a jogar, senão o menino fazia birra, não o fez entrar sempre a jogar 90 minutos. E quando foi que eu disse que o Rafa só começou a jogar quando ele abancou? Tu sabes ler sequer? Eu disse que por essa mesma altura o Rafa estava em grande forma e era o melhor da equipa, essa altura (Novembro-inícios de Dezembro) foi o auge do Lage 2019. Alguém falou de isso ter que ver com o Pizzi? É a tua célebre táctica de pôr palavras na boca dos outros para ver se desvias a conversa do que não te interessa, que é o facto da maioria das pessoas reconhecer sem problemas nenhuns que ele não foi mais que um jogador mediano com grandes números devido ao contexto.
Só que isso não te cheira a admitir, isto não supreende por parte de quem chegou a dizer que LFV era um dos melhores presidentes do mundo, um homem que roubou o clube e liquidou a alma e essência do clube. A tua inclinação para apoiares medíocres devia ser caso de estudo.
Clarificando ainda mais, caso não saibas interpretar, em Dezembro a equipa começou a rubricar más exibições mas ainda foi ganhando o que disfarçou. Foi a partir de Fevereiro e da derrota no Dragão que as derrotas e empates começaram a aparecer, que mais não foi do que os resultados começarem a mostrar o descalabro exibicional. Mas tu com os teus típicos contorcionismos é que tentas negar o evidente.
Por ,muito que te doa a história encarrega-se de fazer a justiça e Pizzi será reconhecido como um bom jogador que teve grandes números apenas devido ao contexto que teve. E a última imagem que deixou no clube foi ter posto a andar de forma pública um treinador por muito que tentes negar, todos viram o que se passou.
henry14
Revejo-me quase a 100% neste comentário. Só não é 100% porque dizes que Lage começou a tirar Pizzi lentamente. Eu sinceramente não me lembro disso mas posso estar errado. Pizzi, na minha opinião, sempre foi um dos indiscutíveis para Lage.
Joga_Bonito
Houve ali um momento em Novembro e Dezembro em que ele não jogou quase sempre, como era hábito e até nem começou a ser titular em alguns jogos, um pouco como JJ estava a fazer agora, em que o Pizzi não entrava sempre a titular e começava a bancar. Mas foi sol de pouca dura porque logo depois começou o descalabro da 2ª volta. Mas foi o que bastou para Lage ter de ir à vida, independentemente dos erros que cometeu.
deus_Ex_machina
Calhau do centrão ou o Maxi pereira?! Calhau?!
Joga_Bonito
Calhau no sentido humano. Como jogador, no Benfica, chegou a ser um lateral esquerdo de topo.
MuchoG
O Pizzi é um jogador de altos muito altos e de baixos muitos baixos. Um médio/ala ter uma relação tão boa com golos e assistências é impressionante, finaliza tão bem dentro da área, sabe quase sempre onde estar, excelente em passes de rutura e desequilíbrio, no geral um jogador muito inteligente. Os números são impressionantes.
Pelo contrário, a sua atitude sem bola e compromisso defensivo chegou a ser muito frustrante, especialmente na época dos 30 golos e 19 assistências ao ponto de, no fim dessa época, não ter saído com a melhor imagem juntos dos adeptos. Visto que fez grande parte da sua carreira no Benfica a 8 ou médio direito num 4-4-2 estas fraquezas contribuíram para o declínio defensivo da equipa desde 2015/16.
À medida que os anos passaram, foi ficando mais velho, perdendo capacidades físicas, foi ganhando cada vez mais protagonismo na equipa, o plantel foi ficando cada vez pior e as suas fraquezas ficaram cada vez mais expostas.
Culpa também de quem gere a equipa de não ter conseguido em meia década construir um plantel que complementasse as características do Pizzi, não ajuda quando tem de jogar com o Almeida atrás, ou com o Taarabt/Gabriel a 8, Bruno Varela na baliza, Luisao acabado com lugar cativo no 11, etc. Porque foi um jogador que mostrou ter qualidade para ter um papel preponderante em grandes equipas do Benfica.
Não como negar que é um dos jogadores com mais impacto no Benfica este século, como disse, os números e títulos são impressionantes. Mas, mais uma vez, o Benfica não sabe fechar ciclos e o jogador sai pela porta pequena. Em 19/20, apesar da época horrível em termos de resultados, tinha ganho o campeonato no ano antes, e teria saído para uma equipa superior depois da época incrível em termos estatísticos (se bem me lembro falou-se do Sevilha).
Assim, a última época e meia serviu para manchar um percurso que, no geral, é claramente positivo, quem dera a muitos jogadores terem o impacto que o Pizzi teve no Benfica. Sei que é só um empréstimo e que volta daqui a uns meses, mas não o estou a ver a voltar a ter um papel no plantel, e por isso considero esta saída a despedida.
Bruno Cunha
Pizzi com espaço no último terço? Excelente jogador. Muito agressivo no passe e muita ratice (parecia saber sempre para onde a bola ia sobrar).
Pior era quando não havia espaço. O remate é fraco (atenção que já vi pessoas culpar a constituição física e não tem nada a ver), defensivamente é chocante o quão mau Pizzi consegue ser, não estranha que assim que entrou um treinador defensivo como JJ não tenho jogado quase nada. E não é por falta de vontade porque ele consegue correr muitos quilómetros mas é ultrapassado tão facilmente.
Mas a questão que sempre me fez mais confusão é a sua orientação quando recebe a bola. Pizzi se está de costas mesmo sem pressão das 2 uma, ou devolve para o apoio frontal ou demora tanto a virar-se que atrasa a jogada.
Chiquinho, Weigl, JM, Rafa todos pareciam o Messi neste aspeto comparado com Pizzi. E custa-me a perceber como algo tão simples de resolver ele nunca o tenha conseguido fazer.
Falta um pouco de JM em Pizzi assim como falta muito Pizzi de último terço em JM.
KCL
Eu não sou de intrigas mas o Benfica ganhou 3-1 no primeiro jogo que o Pizzi não está no banco (se não estou em erro). ehehehh
GabCel
hahahaha Genial!
Antonio Clismo
Esta colocação a um clube turco (um favor do tio Mendes, resta saber em troca de quê) permite ao Benfica poupar cerca de 2 milhões de euros brutos em salários até Junho.
A época está perdida e não vale a pena manter a equipa mais cara de sempre em Portugal (0 titulos nos últimos 2 anos).
Até junho a palavra de ordem é meter bolas no éverton e no darwin para ver se acabam a época com bons números e assim tentar vendê-los ao que oferecer mais…
TOPPOGIGGIO
Mentira! Já perdi a conta das vezes que o fazes… Mas cá vai DE NOVO: Pizzi €1,266,720 e AA 1,206,400 /ano, isto em líquidos (creio eu, mais €, menos €), e longe dos mais bem pagos…
Não está em discussão, antes que alguém venha com essa conversa, se o merecem receber ou não, isso é outro assunto; para mim o que faz impressão é responderes com propriedade sobre todos os números do Benfica, Soares de Oliveira, Rui Costa, etc. Papaias todos mandamos aqui mas mentir assim tão feio és o único que me consigo lembrar e não há necesaidade; o Benfica está tão na mó de baixo que não precisas mentir tanto para que a fogueira fique mais acesa…
Antonio Clismo
Baseaste-te no FM?
Essas quantias recebem jogadores como grimaldo, yaremchuk, odisseas..
Tens todo um plantel altamente bem pago para aquilo que rende…
Contratações para capas de jornais e para agradar aos adeptos… dá nisto..
Faz lembrar a renovação do samaris por 4 anos para depois rescindirem com ele 1 ano depois…
DNowitzki
Baseou-se em documentos que existem.
E tu? Baseias-te em quê?
TOPPOGIGGIO
Se é “para aquilo que rende” (estás a tentar compor o ramalhete agora…) escreves tão somente isso: “ganha muito para o que rende”, e Quanto a isso não só estaria de acordo contigo como eu próprio seria capaz de o escrever… Não há necessidade é de atirar números para tentar dar credibilidade…
Antonio Clismo
Depois no final de Setembro, princípio de Outubro quando sair o relatório de contas referente ao exercício desta temporada logo vemos se os gastos com pessoal não ultrapassaram os 100 milhões de euros mesmo contando com estes ”cortes” em cima do joelho e de última hora para tentar minimizar os estragos…
Olha que gastar 100 milhões de euros para ficar em 3º da Liga Portuguesa é só patético…
Manel Ferreira
Ele não faz isso só com o Benfica, é com todos. Na cabeça dele, os clubes portugueses gastam todos tanto como o City ou PSG. É tudo de “milhões” para cima, até os Tondelas e Moreirenses deviam estar sob a alçada da UEFA. Ainda me lembro quando ele dizia que o Ricardo (ex-GR da Académica e Chaves) foi para o Porto ganhar 80 ou 90 mil euros por mês, quando provavelmente nem um quarto disso ganhava.
Mas alguém acredita mesmo que um gajo como o Pizzi andava a ganhar mais de 300 mil euros por mês (ainda que brutos)? Quantos jogadores na história do campeonato português ganharam isso? Se calhar nem um!
Sugestão: sempre que ele mete aqui um valor, é dividir por 2 ou 3 e talvez estejamos perto da verdade.
Antonio Clismo
Em 2013, 2014 o Ricardo era dos melhores GR da Liga Portuguesa e não andava muito longe das escolhas da seleção. Aliás chegou a ser pré-convocado algumas vezes.
Assinou a custo zero com o FC Porto e sim, em troca de um chorudo salário com o prémio de assinatura diluído.
Na altura todos lhe perguntavam o porquê de ter preferido ser suplente no FC Porto (e opção para a sua equipa B) do que continuar a ser titular e um dos melhores GR da Primeira Liga e ele nunca escondeu que tinha sido pelo dinheiro. Além disso, o carro que o FC Porto lhe deu aquando da assinatura do contrato fazia corar qualquer um de inveja..
Manel Ferreira
É claro que foi pelo dinheiro, obviamente que foi. Mas não passou para 80 mil euros, nem pouco mais ou menos. Alguma vez o Porto precisava de pagar isso para o “arrrancar” à Académica? Até mesmo 20/25 mil euros já é um enorme upgrade ao que os clubes pequenos/médios pagam e é por aí que deve andar o salário que os grandes pagam aos jogadores que contratam a outros clubes portugueses. Agora 80/90 mil euros, como disseste na altura? LOL, isso se calhar nem pagam a jogadores que vêm de bons clubes da América do Sul, quanto mais a pessoal que vem da Académica.
Admite logo que exageras completamente os números para vires com a história dos “clubes mal geridos”, o que nem é totalmente mentira, claro. Mas mesmo os clubes mal geridos não têm assim TANTO dinheiro para gerir mal.
TOPPOGIGGIO
Obrigado pela dica :) e creio que assim estaremos mais perto da verdade!
Antonio Clismo
Toda a gente sabe que o Benfica não paga esses salários aos seus jogadores. Aliás os jogadores do Benfica recebem todos o salário mínimo e muitos até pagam para jogar nesse grande clube. Sempre por amor á camisola.
O que é certo é que o relatório de contas do ano passado tinha contemplado cerca de 98 milhões de euros com gastos com pessoal, no ano anterior eram 87 milhões.
Este ano ainda subiu mais…
Como explicas isso?
Mantorras
A verdade é que afinal alguem la pegou nele…
Antonio Clismo
Ou alguém fez com que alguém pegasse nele.
E é preciso pagar a essa pessoa por esse serviço. Que não deve ter ficado barato.
Mantorras
Podes dar as voltas que quiseres, mas o Pizzi esta na Turquia e o resto é treta. Todos os clubes pagam por esses servicos ja agora (menos o Sporting que fica a dever e depois negoceia pagamentos faseados 1 ano depois).
Filipe Ferreira
O Pizzi ganha 4M brutos ao ano?
Bruno Cunha
Salários dos 20 jogadores mais bem pagos do Benfica
1. Julian Weigl – €2,955,680
2 .João Mário – €2,593,760
3. Jan Vertonghen – €2,593,760
4. Everton – €2,231,840
5. Valentino Lazaro – €2,050,880
6. Nicolás Otamendi – €1,930,240
7. Darwin Núñez – €1,869,920
8. Lucas Veríssimo – €1,809,600
9. Nemanja Radonjić – €1,749,280
10. Adel Taarabt – €1,688,960
11. Roman Yaremchuk – €1,628,640
12. Álex Grimaldo – €1,628,640
13. Rafa – €1,508,000
14. Odysseas Vlachodimos – €1,447,680
15. Soualiho Meïté – €1,387,360
16. Pizzi – €1,266,720
17. André Almeida – €1,206,400
18. Haris Seferovic – €1,085,760
19. Gilberto – €1,025,440
20. Mile Svilar – €904,800
Ou seja não só não está perto dos valores que o Clismo fala, como outros que ele menciona que são dos mais bem pagos (Rafa,AA,Sefe) nem entram no top-10.
O que é estranho pq o Clismo nem costuma ser apanhado a mentir…
Mantorras
Estranho tambem ele nao ter respondido ao teu comentario, mas ter espalhado respostas nos outros todos. Porque sera?
Sporting1906
Se estes salários forem verdadeiros, tenho que admitir a minha surpresa com quão pouco ganham o Pizzi, AA, Rafa, Grimaldo e Seferovic por comparação com os colegas.
Filipe Ferreira
Mais supreso fico por ver que o Svilar é um dos 20 mais bem pagos. Se isto forem salários líquidos é uma brutidade
Antonio Clismo
Sim, está no grupo dos mais bem pagos do plantel juntamente com andré almeida, otamendi, éverton, vertonghen, weigl e seferovic.
Todos nessa banda salarial.
Fora prémios, obviamente.
Mr. Mojo Risin'
O João Mário e o Weigl são os jogadores com salário mais alto.
Antonio Clismo
E o rafa silva.
Antonio Clismo
Tinha-me esquecido do João Mário também.
Nunop
Aposta arriscada…mudar de treinador em 5º lugar, quando se está a 3 pontos do 3º, pode dar mau resultado.
Agora a sério…só falta o maior caso de overachievement da história, um gajo que no Moreirense n se destacaria e seria suplente do Paulinho, mas que leva 10 anos de Benfica, com braçadeira e tudo.
Lorde Eder
Qual foi o valor da transferência do #Prezzi? Foi só a satisfação de nos vermos livres dele?
Francisco Rocha
Há 1 problema aqui, tal como aconteceu com Chiquinho, Ferro, Gabriel e Yoni. A transferência não é a título definitivo. Daqui a uns meses está de regresso a ganhar o mesmo que tem vindo a ganhar e o contrato termina em 2023. O Pizzi, o Almeida e o Adel vão ser daqueles gajos que quando o contrato terminar vão ficar meses parados porque ninguém lhes vai pegar. Ganham balúrdios, estão velhos e a nível desportivo rendem zero.
Contratos a terminar em 2022:
– Svilar, Pedro Pereira (+ Lazaro e Radonjic, fim de empréstimo)
2023:
– Otamendi, Vertonghen, Conti, Grimaldo, Almeida, Pizzi, Adel,
2024:
– Odysseas, Ferro, Morato, Tavares, Dantas, Nuno Santos, Gabriel, Weigl, Florentino, Chiquinho, Bernardo, Rafa, Jota, Yony, Seferovic, Vinícius
2025
– Helton Leite, Veríssimo, Gilberto, Vukotic, Everton, Diogo Gonçalves, Darwin, Gonçalo Ramos
2026
– João Mário, Meite, Gil Dias, Yaremchuk
O Benfica de Vieira fez renovações absolutamente atrozes e deu contratos gigantescos a jogadores velhos e sem possibilidade de retorno financeiro.
Rui Costa está a ir pelo mesmo caminho (João Mário, Meite, Gil Dias.)
Antonio Clismo
Fora aqueles que têm cláusulas automáticas de renovação de contrato por mais um ano adicional como o vertonghen…
Foi no ano 21
Está aberta a seção de sessão de pancadaria! Batam à vontade que homem já foi ;)
RuiCosta10
Sempre foi um jogador bastante incompleto.
Só tem um aspeto no jogo que realmente é acima da média, a finalizar, e ultimamente nem isso.
Pressão zero, perdas de bola ridículas, displicente, e ainda controla o balneário. Já vai tarde.
Ou seja no fundo é um Cristiano Ronaldo dos pobres, mas com a agravante de não ter qualquer jogo aéreo nem ser profissional ou exemplo para os colegas.
Ele e a lenda André Almeida fazem literalmente falta nenhuma ao clube.
coach407
Desportivamente, é uma decisão estúpida. Andamos a jogar com Diogo Gonçalves e Gil Dias e o Pizzi não joga, está certo.
Questões extra-desportivas, não sei o suficiente para ter opinião. Nunca me pareceu propriamente que o Pizzi não se desse bem com toda a gente e não é por dar um murro na mesa que não caiu bem a um treinador com uma falta de bom senso surreal que passa a ser uma víbora já que nada do que saiu me parece grave, parece-me normal vindo de um capitão e o facto do plantel ter ficado todo do lado do Pizzi só reforça esta perceção de que não terá passado limites.
Ainda assim, não faço ideia, pode haver muitas coisas que eu não saiba, até agora só ouvi teorias da conspiração. Mas talvez haja motivos extra-desportivos para isto. Não sei.
Em relação à queda de rendimento do Pizzi, é simples de explicar: chegou o Jorge Jesus e começou a jogar a 8. Ninguém faz 30 golos e 19 assistências a jogar a 8 num 4x4x2. Ele não joga nessa posição sequer, é uma idiotice. Se pegasses no Jonas e o colasses a 8 ele também ia cair de rendimento né…
O que caiu também foi a sua utilização. Sabe-se lá porquê. Vai para uma equipa de caraterísticas muito defensivas, o que não encaixa propriamente no estilo de jogo que o privilegia (claramente jogador de 1 momento de jogo). Vamos ver os próximos episódios.
Nickles
“Não sei o suficiente para dar uma opinião” e na frase seguinte dás a opinião, dizendo claramente que o que o Pizzi fez é completamente normal, que não teve culpa nenhuma e o JJ sim é que é o mauzão. Está bem.
A última vez que falaste aqui de questões extra-futebol, e que também não sabias bem o que se passava, mas que não parecia nada de mais e bla bla bla… a pessoa em causa era o Vieira. Ups
coach407
Dei opinião sobre aquilo que saiu nas notícias que foram tudo coisas normais, sim. Dizer que todos têm de fazer mais – jogadores e treinadores – não me parece ter nada de errado.
Mas há conspirações que mina o balneário, que foi ele que “despediu” o Lage e coisas assim do género que não faço puto ideia em que se baseiam. Se calhar há coisas que não sei que justifiquem esse tipo de perceções.
Em relação ao LFV, digo o que sempre disse: não sou polícia, não faço puto de ideia dos temas judiciais, nem a polícia sabe aparentemente já que o LFV não foi considerado culpado de nada e anda por aí. Vou eu considerar culpado porque li no reddit que ya, fez não sei o quê. O que sempre disse continua a aplicar-se: se fez coisas ilegais graves só tinha de sair do Benfica na hora. Se eu sabia ou sei de alguma coisa? Não, mas, como sempre disse, admito que haja quem possa saber mais que eu e tenha fundamentos para considerar culpado antes da justiça. Não é o meu caso.
Vegeta
Coragem não te falta.
Chegaste a dizer, neste espaço que o vieira era o melhor presidente do mundo.
Francisco Rocha
Claro que o Coach tinha de defender o indefensável.
“Desportivamente, é uma decisão estúpida”, “o que caiu também foi a sua utilização. Sabe-se lá porquê.
O Pizzi não aguenta um jogo há 2 épocas, não tem intensidade, é displicente, tem lacunas técnicas gritantes, é um morre-ao-sol, é um péssimo capitão, não tem garra, tem menos força, menos velocidade e menos agilidade que um puto queniano subnutrido. O Pizzi era um jogador de números enquanto pôde e enquanto tinha uma equipa decente ou minimamente oleada à sua volta, sem isso o Pizzi é uma nulidade e com o avançar da idade ainda se nota mais isso.
Se foi importante? Sim, mas nunca pela sua qualidade, só pelos números. O Pizzi não é jogador de resolver jogos, nem de sacar um coelho da cartola quando menos se esperava. O Pizzi é e sempre foi previsível, mas tinha uma boa capacidade de decisão. E isso bastou durante 2 ou 3 épocas. O seu ciclo acabou há 2 épocas, tal como o ciclo do Almeida, do Seferovic, do Adel, do Odysseas (Lage já queria um sibstituto). O facto da direção do Benfica não saber fechar ciclos é umas das razões pelas quais estamos onde estamos.
Kacal
O Pizzi na ala com Bruno Lage esteve a alto nível, não foi apenas números. E decidia jogos. Foi também importante na conquista do tetracampeonato. Também não vale apagar tudo que o jogador fez só porque atualmente é o que é.
TOPPOGIGGIO
De acordo Kacal, isso a mim chateia-me e ainda se lhe juntam outro tipo de juízos extra-futebol, mas ninguém explica em concreto como é que ele minava o balneário; é sempre ouvi dizer e tal… Mas dizer isso é sinónimo de se ser acusado de estar a defender o Pizzi…
Lurker
Isto é a sério? O caso JJ não te tirou nenhumas dúvidas?
Vai na volta o LFV também é um santo.
TOPPOGIGGIO
É muito a sério, seja ele ou até podias ser tu, na tua vida, que também defenderia que se não havia “provas” não podiam lançar boatos sobre a tua pessoa sem SABER DE FACTO, mas sim ao som do di-que-diz… Antes do episódio com JJ estes boatos já circulavam cá no blog, desde que o Benfica deixou de ganhar…. Depois, o episódio com JJ não é por si só um indicador de minar o balneário até porque milhares de jogadores ao longo da história já confrontaram o treinador e estamos a falar do JJ (cujo regresso eu “concordei” e não digo agora “já sabia que ia correr mal” como alguns…), mas que estava a ser contestadíssimo também aqui no blog… O episódio do JJ a mim não me prova nada; o Pizzi pode vir a ser desmascarado como a maior víbora à face da terra, mas não é por aí…
Relacionar o LFV com o que aqui estamos a falar e se é santo ou não é que deve ser questionado se é a sério…
Kacal
Já nem vou por aí do “extra-futebol”, TOPPOGIGGIO. Mas concordo, o diz que disse é sempre incerto e não sabemos a realidade dos factos portanto condenar logo o jogador não é lá o mais correcto, mas pronto. Acho que o Pizzi ficou demasiado tempo no Benfica, mas muitos benfiquistas também não deram o devido valor nem dão que ele merece pelo que já fez.
TOPPOGIGGIO
Mais uma vez de acordo. Face ao que veio a acontecer e o desnorte recente do clube acaba por ser uma saída tardia; por outro lado, e num contexto saudável (e por “saudável” quero dizer sem as maroscas do Vieira/ eleições forçadas / maus resultados / mau futebol / falta de paz…), mesmo desportivamente acho que o Pizzi continua a ser bom jogador, com esse grande senão que lhe é conhecido, no aspecto defensivo… Não foi reconhecido quando devia e agora muito menos, agora era tudo culpa dele. As pessoas separam-se em relações pessoais, quanto mais profissionais; até aí tudo bem e cada um segue o seu caminho, mas ingratidão é dierente. Desejo sucesso ao rapaz.
coach407
Ya, o Pizzi em 2019/20 fez 30 golos e 19 assistências, mas não aguenta 1 jogo há 2 épocas. Imagino se aguentasse.
Mesmo na época passada marcou 16 golos e fez 6 assistências a jogar numa posição parva.
Ya, fraco.
Miguel Lopes
Agora o Benfica, começa a ficar perigoso…
Já aqui tinha dito, que quando despediram o JJ, deviam ter arranjado clube ao Pizzi logo de seguida.
Nunca um jogador pode despedir um treinador e ficar-se a “rir” como dono disto tudo.
Boa sorte Pizzi e foi pena não teres ficado mais tempo no Benfica.
troza
Uma coisa para quem diz que ele manda nisto tudo e que é mau profissional e tal… não o vi criticar um treinador por não jogar com ele (já a estrela… é melhor não comentar se não só vão comentar isso) e para quem manda nisto tudo está sempre no banco como bode expiatório. Se mandasse não devia ter passado a titular?
Há qualquer coisa aqui muito mal contada…
De qualquer forma, com o salário que tem e se não é opção tem de sair, principalmente quando esta época já está numa de apostar em miúdos. Se calhar ficou tempo a mais… principalmente se ia deixar de ser opção o ano passado devia ter saído logo.