Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto não encanta mas coloca pressão no Benfica; Dragões acusaram o desgaste; Marega resolveu, Corona e Fernando perdoaram; Casillas negou o empate a Schettine

FC Porto 1-0 Santa Clara (Marega 18′)

Na jornada 30 da I Liga, o FC Porto recebeu e venceu o Santa Clara por 1-0, com Marega a apontar o único golo da partida aos 18 minutos, numa recarga a um remate de Otávio. Os Dragões acusaram o desgaste do confronto europeu com o Liverpool e rubricaram uma exibição pobre, marcada pelo ritmo lento e pela confusão em ataque organizado, com vários elementos a revelarem falta de lucidez e de qualidade de decisão no meio-campo ofensivo, sendo que Corona e Fernando perdoaram o 2-0 no 2.º tempo. Ainda assim, a turma de Sérgio Conceição carimbou o triunfo, chega aos 75 pontos e passa a Páscoa na liderança do campeonato, colocando pressão no Benfica. Já o Santa Clara revelou uma postura interessante no Dragão, procurando ter bola e sair de forma organizada, mas acabou por sucumbir num erro (César deixou fugir Otávio) e viu Casillas negar o empate a Schettine.

No que respeita à partida, começou disputada e equilibrada, com o Santa Clara a querer ter bola e subir no terreno (chegou a marcar, mas em fora-de-jogo). O FC Porto esteve perto de abrir o activo quando Herrera cruzou e Soares desviou para defesa de Marco. Aos 18 minutos os dragões viriam a chegar mesmo à vantagem após bela combinação pela esquerda, tendo Otávio disparado para boa defesa de Marco e depois Marega a aproveitar a recarga. Os visitantes responderam num excelente contra-ataque, onde Rashid rematou ao lado. Até ao intervalo, os azuis e brancos assumiram a iniciativa do jogo, mas somando passes falhados e perdeas de bola, sendo que os forasteiros iam procurando sempre sair com perigo. Os açorianos tiveram mais um golo em fora-de-jogo que foi anulado, enquanto Otávio desperdiçou uma boa hipótese de ampliar, com o intervalo a chegar então com 1-0 no marcador. Na segunda parte os homens da casa entraram a controlar num ritmo baixo mas foi o Santa Clara que teve uma boa oportunidade, com Schettine a cabecear para excelente defesa de Casillas. Sérgio Conceição mexeu na sua equipa, lançando Corona e Fernando Andrade para os lugares de Brahimi e Otávio. Corona teve nos pés o segundo, quando em óptima posição disparou por cima. Depois foi a vez de Fernando Andrade, com tudo para marcar, ver Marco negar-lhe o golo com uma defesa quase impossível. Óliver foi a última aposta do técnico portista, sendo que até final não se assistiram a mais lances de relevo e como tal o resultado manteve-se.

Destaques:

FC Porto – Exibição pobre dos Dragões, que acusaram o desgaste do duelo com o Liverpool e não conseguiram ter fluidez na maioria das acções ofensivas, sobretudo na 1.ª parte. O golo de Marega acabou por surgir cedo e por desbloquear aquilo que podia ser um problema, visto que o adversário apresentou-se bem organizado defensivamente e mostrou qualidade para sair e incomodar do outro lado do campo. Num desses lances, Casillas foi mesmo forçado a evitar o empate, sendo que, com outra tranquilidade, Corona e Fernando podiam ter sentenciado o resultado mais cedo. Individualmente, além do guardião espanhol, que mostrou sempre segurança, Militão foi novamente um bombeiro de serviço, fazendo desta vez dupla com Felipe, sendo que o brasileiro sentiu maiores dificuldades, até porque Manafá, que esteve novamente trapalhão (dificuldades na recepção e no passe), tem debilidades notórias em termos defensivos. Por outro lado, Danilo e Herrera pareceram muito fatigados, não tendo a dinâmica habitual (o mexicano falhou alguns passes), enquanto Otávio esteve discreto, pese a participação no golo, e Brahimi, que saiu cedo, apenas a espaços conseguiu incomodar. Melhor não fizeram Corona e Fernando, que trouxeram velocidade, mas pecaram na finalização. Já no ataque, Marega não teve grande oportunidade de aproveitar a profundidade, mas decidiu a partida com um golo pleno de oportunidade, ao passo que Soares passou um pouco ao lado do jogo.

Santa Clara – A turma açoriana apresentou-se descomplexada no Dragão, procurando sair a jogar desde trás (e por aí passou por alguns sobressaltos), com uma boa organização e criando problemas ao adversário a espaços, muito por acção de Bruno Lamas, que com a sua técnica e visão de jogo foi descobrindo linhas de passe. Além do médio, a capacidade física e de recuperação de bola de Kaio foi importante, enquanto Schettine e Zé Manuel foram procurando aproveitar a profundidade. O avançado brasileiro teve mesmo a chance de igualar a partida, mas Casillas levou a melhor. Por outro lado, Chrien tentou fechar o flanco e simultaneamente ajudar no miolo, numa missão operária que fracassou no lance do golo. César também acabou ludibriado nesse lance, enquanto Patrick sentiu alguns problemas ao levar algumas vezes com lances de dois para um. Melhor esteve Fábio Cardoso, que acumulou alguns cortes importantes, bem como João Lucas, que subiu com critério e mostrou qualidade no cruzamento. Já as apostas que vieram do banco não surtiram efeito, enquanto Marco negou o 2-0 com uma grande defesa, mas no golo sofrido acabou por sacudir a bola para uma zona de intervenção de um avançado do FC Porto e teve alguns momentos bizarros a jogar com os pés, revelando dificuldade nessa matéria.

XI do FC Porto: Casillas; Manafá, Felipe, Militão, Alex Telles; Danilo, Herrera, Otávio, Brahimi; Soares, Marega.

XI do Santa Clara: Marco; Patrick, César, Fábio Cardoso, João Lucas; Kaio, Osama Rashid, Chrien, Bruno Lamas; Zé Manuel, Guilherme Schettine.

VM
Author: VM

109 Comentários

  • Paulo Ribeiro
    Posted Abril 20, 2019 at 10:28 pm

    O Fernando é provavelmente o pior jogador que já vi jogar pelo Porto

  • Khal Drogo
    Posted Abril 20, 2019 at 10:29 pm

    De cada vez que o Fernando Andrade veste a camisola do Porto, uma parte de mim entra em necrose.

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 20, 2019 at 10:31 pm

    Que jogo paupérrimo do Porto, acho que nunca estive tão perto de adormecer no Dragão como hoje. Compreende-se o cansaço tendo em conta o que correram contra o Liverpool, mas a verdade é que a quantidade de jogadores em baixo de forma é gritante. A juntar a isso, a falta de técnica dos nossos avançados enjoa.

  • Number10
    Posted Abril 20, 2019 at 10:33 pm

    Vi os últimos do jogo, e nesses minutos o Porto teve sempre o jogo controlado, nestes minutos que vi, sem fazer muita pressão e com jogadores algo cansados conseguiam chegar a área do Santa Clara com alguma facilidade. Duvido que o Porto perca algum jogo até ao final do campeonato, tendo em conta a equipa experiente e agora só jogam uma vez por semana.

    • Billy The Kid
      Posted Abril 20, 2019 at 10:47 pm

      O último jogo do FCP é contra o SCP.

      Se o SCP fosse treinado por um português, até poderíamos dizer que seriam favas contadas para o FCP, em face do desinteresse que o SCP tem nesse jogo.

      Mas um holandês (Keizer) não pensa da mesma forma e nem está infectado pelo vírus do antibenfiquismo.

      O FCP vai ter de suar para vencer o SCP.

      • Pormenor Tatico
        Posted Abril 20, 2019 at 10:55 pm

        O Porto vai vencer os jogos todos e provavelmente será campeão, o Sporting joga muito mais que o Porto, mas o plantel é demasiado limitado para tirar pontos no Dragão, vai ser o mesmo de outras épocas, Sporting superior coletivamente, com mais bola, mais remates, mais cantos e o Porto em transição faz 1 ou 2 golos e ganha pela margem mínima,

      • Kafka
        Posted Abril 20, 2019 at 11:01 pm

        O Porto não vai ter de suar para vencer o Sporting coisa nenhuma, até porque há uma final Porto-Sporting uma semana depois para a Taça e esse jogo sim é a valer para o Sporting ao contrário do jogo para o campeonato que já não interessa para nada aos jogadores do Sporting, logo nem o treinador do Sporting vai dar tudo nesse jogo para o campeonato, até porque não vai ser burro e levantar o veu da estratégia que vai ter no jogo que conta que é para a Taça e nem os jogadores do Sporting vão ser burros ao ponto de se matarem no jogo do campeonato, correndo o risco de uma lesão e falharem o jogo que realmente conta que é uma semana depois para a Taça de Portugal

        O Sporting vai apenas cumprir calendário às Antas e muito bem, porque esse jogo não lhes interessa para nada (ainda para mais devido ao anti-benfiquismo cultural que existe no clube e nos adeptos, até iriam por os adeptos contra os jogadores se jogassem para dar um titulo ao Benfica) e para além disso tudo, há 1 jogo 7 dias depois que isso sim é a sério contra o Porto para a Taça e vale um troféu

        • Z_Dias
          Posted Abril 20, 2019 at 11:33 pm

          Dragão, nas Antas não há jogos jovem.
          Atualiza-te de uma vez por todas.

        • Billy The Kid
          Posted Abril 20, 2019 at 11:49 pm

          Kafka,

          Clássico é clássico e todos querem ganhá-lo.

          A motivação do Sporting será a de não servir de “utensílio da festa” do FC Porto.

          Keizer quererá vencer esse jogo, até porque a atmosfera que se criará em torno dele [do jogo] – a de poder ditar um campeão – espevitará os jogadores sportinguistas.

          Daí virá a motivação: o facto de os jogadores sportinguistas saberem que o jogo representa muito para o seu rival.

          Aguardemos serenamente.

        • Ze Maria
          Posted Abril 21, 2019 at 1:19 am

          Ai deles que não morram em campo no Dragão na última jornada pela vitória. Mas é que ai deles mesmo.

          E isto que te estou a dizer é um sentimento generalizado, não sei com que tipo de sportinguista tens falado…

          • Miguel Caçote
            Posted Abril 21, 2019 at 3:33 pm

            Ai é? Eu sou Sportinguista e não me importa minimamente que o Sporting possa eventualmente perder ou até entregar tal jogo.

            • Ze Maria
              Posted Abril 21, 2019 at 6:16 pm

              Fazes parte dos segundos então.

              “Entregar” um jogo…Pelos vistos sou eu que ando a conviver com sportinguistas selecionados e agora deixaste-me ficar mal.

              Acho uma vergonha que se tenha esse pensamento. Talvez se ficarmos em 4º à pala dessa derrota abram os olhos.

            • Ze Maria
              Posted Abril 21, 2019 at 6:20 pm

              Talvez também não te importes de entregar a final da Taça ou aí já vale a pena?

              Mentalidade pequena.

              • Miguel Caçote
                Posted Abril 22, 2019 at 10:10 pm

                Qual é a diferença entre ficar em 3º com x ou com y pontos? Porque razão é hei de querer que os jogadores morram em campo como tu dizes num jogo em que não conta para o totobola? Ainda mais quando na semana a seguir temos a final da Taça, o jogo verdadeiramente importante. Mais, porque haveria o Keizer de relevar uma potencial tática do Sporting uma semana antes da final?

                Em suma, sou Sportinguista e para mim não faz sentido absolutamente algum arriscar lesões, revelar a nossa possível estratégia para o jogo que é o mais importante de toda a nossa época, num jogo em que não aquece em arrefece. Por mim se o Sporting rodar a equipa e descansar os jogadores melhor ainda. Quero lá saber se fico em 3º com + ou – 3 pontos. Completamente irrelevante. Quero é ganhar no Jamor.

  • Fake Plastic Fans
    Posted Abril 20, 2019 at 10:34 pm

    Ninguém disse aos jogadores do Santa Clara que estavam a perder 1-0? Estes últimos 20 minutos foram ridículos. É que nem tentaram marcar 1 golo, só queriam construir de trás com 6 homens…

  • WildFury
    Posted Abril 20, 2019 at 10:35 pm

    Valeu o resultado.
    Tudo cansado… Manafá, sem ter jogado na Quarta, passou o jogo todo a dormir, o Felipe não pode sair a jogar porque a bola nunca fica na nossa posse, gostei do Herrera e Militão, o resto estava quase ausente face ao cansaço…
    Valeu também pelo 5º amarelo (se não me engano) do Fernando A., é da maneira que não joga o próximo jogo.

  • coach407
    Posted Abril 20, 2019 at 10:36 pm

    Excecionalmente, uma vez que sou benfiquista, fiquei contente pelo FC Porto ter vencido.

    É vergonhoso como este jogo foi marcado para hoje. Jogar ao sábado quando jogaram a meio da semana para a Champions? Contra o Liverpool? Quando contribuíram decisivamente para uma excelente recuperação de Portugal esta época? Não há nenhum motivo válido para isto. No máximo tinham de jogar amanhã. Jogar hoje é só para embirrar.

    • The Mo
      Posted Abril 20, 2019 at 10:42 pm

      Plenamente de acordo.

    • Fake Plastic Fans
      Posted Abril 20, 2019 at 10:45 pm

      Achas mesmo que iam marcar um jogo para o Domingo de Páscoa?

    • Kafka
      Posted Abril 20, 2019 at 10:48 pm

      Não há nenhum motivo válido? oi??? Portugal é um País cristão e amanhã é dia de Pascoa e é norma não se jogar a 1ª divisão no dia de Pascoa, é assim à anos a fio

      Mas tem imensa piada primeiro vires dizer que és do Benfica, quando inclusive já disseste aqui na época passada que ias festejar o titulo do Porto….depois tem imensa piada nunca teres mostrado indignação por o Porto já ir a caminho de uma sequência de 10 jornadas a jogar sempre primeiro que o BEnfica, isto para quem agora vem aclamar igualdade,

      • Footballfan
        Posted Abril 20, 2019 at 10:56 pm

        O porto jogando na LC é normal que jogue primeiro… Agora ja podem. Jogar voces primeiro… Aproveitem e percam..

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 11:07 pm

          Isso é mentira, nestas 10 últimas jornadas não houve 10 jogos do Porto a meio da semana para a Champions, como tal esse ter argumento é completamente falacioso

          • LuisM
            Posted Abril 21, 2019 at 9:59 am

            Pensas que toda a gente come o peixe que vendes.

            Jornada 21: Porto jogava na terça seguinte e Benfica na quinta (tiveram jogo na quarta anterior)
            Jornada 22: Como Benfica jogou na quinta é normal que joguem na segunda, depois do Porto
            Jornada 23: Existe um Porto-Braga na Terça seguinte, como é óbvio jogou na Sexta
            Jornada 24: Porto-Benfica
            Jornada 25: Benfica tinha jogado na quinta anterior e Porto na quarta para a Champions, normal que Benfica jogue na segunda.
            Jornada 26: Voltaram a jogar quinta anterior, tendo que jogar domingo (por causa das selecoes)
            Jornada 27: Porto jogava na terça seguinte, Benfica quarta, e mesmo assim não foi permitido jogar sexta (ambos os jogos com o Braga, era benéfico para ambos os clubes)
            Jornada 28: Porto jogava terça seguinte com Liverpool, Benfica na quinta. Porto tinha jogado terça anterior, Benfica quarta.
            Jornada 29: Benfica joga na quinta anterior, Porto terça, sendo que Porto tem jogo na quarta seguinte e Benfica quinta
            Jornada 30: Benfica joga segunda porque jogou quinta.

        • Miguel Carvalho
          Posted Abril 21, 2019 at 12:12 am

          Mentira pura e dura.
          Até porque o vm fez um post à bem pouco tempo que referia isso e tudo que inexplicável (ou não) jogam sistematicamente antes.

        • Miguel Carvalho
          Posted Abril 21, 2019 at 12:13 am

          Muitos exatamente assim como muitos outros não se justificam, o que não é normal é ser quase sempre.

      • Tiago Peixoto
        Posted Abril 20, 2019 at 11:00 pm

        Meu amigo, Portugal é um estado laico, não há qualquer justificação para feriados religiosos interferirem neste tipo de coisas.

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 11:17 pm

          Isso de ser um estado laico é treta que esta escrita no papel, mas qualquer pessoa que viva em Portugal sabe que não é isso que acontece na práctica

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 11:36 pm

          Alias, se Portugal fosse um País laico (como está escrito no papel), então tanto na 6ª feira como o dia de amanhã, não faz sentido nenhum serem feriado em Portugal, porque são 2 feriados religiosos

          Alias tens para aí uns 6 ou 7 feriados religiosos no total do Ano….até o Natal por exemplo é um feriado religioso, é a celebração do dia do nascimento de Jesus….se somos um País laico, porque é que celebramos e com feriado ainda por cima o nascimento de Jesus???

          Já agora, porque é que se somos um País laico, as entidades religiosas em Portugal têm benefícios fiscais?

          Como vez Portugal é tudo menos um País Laico, na constituição isso até pode lá estar escrito, mas a realidade é completamente diferente e Portugal é tudo menos um País laico

          • Mantorras
            Posted Abril 21, 2019 at 1:44 am

            O estado tem feriados determinados pela quantidade enorme de populacao que e de uma determinada religiao, mas isso nao faz com que o estado seja ou deixe de ser laico, por definicao, pois existem por uma questao de logica e para servir a populacao que assim fica mais contente da vida. Nao se rezam “pais nossos” na escola, nem se le a Biblia, nao se ensinam rituais cristaos, ou de qualquer outra religiao no ensino publico, nem ha nenhuma lei que condene blasfemias ou coisas do genero, certo? Se ha eu desconheco. Ja o natal e mais uma exaltacao do capitalismo do que o nascimento do que quer que seja. Atencao, eu nao concordo com a definicao de laico tao estreita, estou mais perto da tua quando dizes que “somos apenas no papel”, e muito mais perto da realidade, mas por definicao somos… e quanto a pagar impostos…

            “I don’t know how you feel, but I’m pretty sick of church people. You know what they ought to do with churches? Tax them. If holy people are so interested in politics, government, and public policy, let them pay the price of admission like everybody else. The Catholic Church alone could wipe out the national debt if all you did was tax their real estate.” – George Carlin

          • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
            Posted Abril 21, 2019 at 1:46 am

            Existem uma coisa chamada Concordata, que é um acordo jurídico de índole internacional entre dois entes jurídico-políticos: Portugal e o Vaticano.

            Está explicado a existência de feriados de índole religiosa num país cujo texto constitucional declara a separação do Estado e da Igreja.

            Dá jeito informares-te antes de mandar postas de pescada regadas de ignorância bacoca…

            • Kafka
              Posted Abril 21, 2019 at 3:38 pm

              Eu sei bem o que é a concordata já tu não deves saber o que é a definição de estado laico, é que a partir do momento que Portugal assina e concede feriados religiosos está a tomar partido, neste caso a tomar partido pela igreja católica… Se fosse um estado laico não teria feriado NENHUM religioso, até porque só existem feriados católicos, o que é descriminatorio para todas as restantes religiões existentes e são muitas… Se fosse um estado laico como diz ser não assinava acordos com a Igreja católica nem com igreja nenhuma no Mundo e não teria feriado algum religioso fosse de que religião fosse, isso sim era um eatado… Da jeito informares te antes de mandar postas de pescada regadas de ignorância bacoca

              Isto para não falar que pagarem impostos está quieto.. Que grande estado laico este

              • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
                Posted Abril 21, 2019 at 4:06 pm

                Fica difícil tentar ter uma discussão assente em conhecimento com alguém que, claramente, é um perfeito sofista.

                Basta olhar para França, onde o Estado também é laico e tem feriados religiosos, pela mesma maneira que Portugal tem: um acordo jurídico internacional entre dois Estados com soberania para tal.

                Assim, sendo a Concordata um acordo entre dois entes, ou seja, sujeitos jurídicos de direito internacional, isso significa que o Estado Português, por opção, quis atribuir privilégios a um outro Estado, neste caso, o Estado do Vaticano. Daí decorrer a existência de feriados religiosos e, por exemplo, isenções fiscais. Foram opções de índole jurídico-política, uma escolha do Estado Português como sujeito jurídico de direito internacional.

                Um Estado não deixa de ser laico só porque faz um acordo internacional com um Vaticano. O Estado permanece laico enquanto declarar em termos constitucionais que existe separação total entre Igreja e Estado.

                Quanto a saber ou não o que é um Estado laico, tal é um conceito óbvio que se ensina no primeiro ano de faculdade. Por isso, dispenso a tentativa de apontar o dedo porque falha.

                Era bom que desse lado houvesse a tentativa de fundamentação de argumentos através de hard core facts e com fontes que sejam cientificamente acessíveis. E não a repetição ad nauseaum das mesmas palavras, até frases, adjectivos e verbos, numa constante lengalenga repetitiva cujo conteúdo é quase nulo.

                Em suma: sim, Portugal é um Estado laico onde existe separação entre Igreja e Estado e, através de um acordo jurídico internacional, aceitou dar privilégios a um outro sujeito jurídico de direito internacional.

                Se tiveres bons argumentos jurídicos para fundamentar que o princípio constitucional de um Estado laico está afectado, então teremos uma boa discussão e até proveitosa para outros membros do blogue. Caso pretendas entrar pela tua ignorância adentro, então apenas posso lamentar…

                • Kafka
                  Posted Abril 21, 2019 at 4:22 pm

                  Ahaha ai Portugal toma assumidamente partido pela Igreja católica condecendo inclusive feriados dessa igreja a título oficial e depois tu vens dizer que isto é de um País laico e eu que sou ignorante, tão mas tão bom

                  Quando souberes o que é um estado laico podemos continuar esta conversa, até lá continua a navegar na ignorância…

                  Com que então um estado laico agora toma partido por determinada religião em detrimento de outras, muito bem

                • Kafka
                  Posted Abril 21, 2019 at 4:26 pm

                  Aliás tu morres pelas tuas próprias palavras “o estado português quis atribuir PRIVILÉGIOS… ”

                  Ai que bom, com que então um estado laico a atribuir privilégios a uma determinada religião… A tua ignorância sobre o que é um estado laico é tão grande que depois das tiros nos pés, nem para ti és bom a argumentar

                  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
                    Posted Abril 21, 2019 at 6:02 pm

                    Ora,

                    Respondo ao último, respondendo a ambos. O teu (inexistente) nível de argumentação num tema rapidamente vem à tona. Basta analisar as tuas respostas para facilmente chegar à conclusão de que o esquema é sempre o mesmo: pegar em duas ou três frases essenciais e repeti-las sem pausa. Dizer que és um sofista até é um desprimor para os actuais sofistas, na verdade, mais não és do que um demagogo.

                    O teu problema é ser a Igreja Católica? Bem, não seja por isso. Exemplo um: Aga Khan e a comunidade ismaelita. Acordo assinado em 2015 entre esta comunidade, representante de uma minoria religiosa e o Estado Português, a que se soma a concessão da nacionalidade portuguesa a Aga Khan, efectuada pelo Governo de Portugal e a pedido do próprio Aga Khan. Exemplo dois: o Governo Português altera, cirurgicamente, a Lei da Nacionalidade permitindo um processo mais rápido e eficaz para atribuição da nacionalidade portuguesa a judeus sefarditas. Mais uma vez, o Estado Português, por opção própria, atribui privilégios a um sector da comunidade religiosa. Quer no exemplo da comunidade ismaelita, quer no exemplo da comunidade judaica sefardita, Portugal, através do seu Governo, tomou a opção de atribuir privilégios porque, na sua opinião, achou que o deveria fazer. E, note-se, temos aqui privilégios para uma minoria muçulmana e para um sector específico da religião judaica. Tal como os privilégios, em termos de feriados religiosos e em matéria fiscal, por exemplo, que a Igreja Católica tem.

                    Aliás, a laicidade do Estado Português nem é inovação da actual Constituição. Já em 1911 Afonso Costa fez o mesmo, se bem que com uma opção legislativa muito mais absolutista.

                    No fundo e em suma, nada do que foi dito acima coloca em causa a qualificação de Portugal como “Estado laico”. Porque, efectivamente, para todos os efeitos, Portugal é um Estado laico. Para todos os efeitos jurídico-políticos, leia-se. Portugal é um Estado laico a partir do momento em que existe uma separação jurídico-constitucional do que é o Estado e do que é a Igreja, sendo algo que é o resultado de um longo caminho filosófico e ético que já vem desde a Idade Média. Esta total separação entre Estado e Igreja é o elemento-mor do que é um Estado laico. Atribuir privilégios através de lei ordinária a um ente jurídico é algo absolutamente banal. No caso da Igreja Católica, é um acordo entre o Estado Português e o Vaticano.

                    É tão simples quanto isto e estou a simplificar algo que pode ser complicado. Contudo, noto, para terminar que, no teu caso, nunca há a definição do que é um Estado laico. Nunca há a afirmação de um argumento de ordem positiva. Há apenas a acusação de outrem, quando desse lado não há conhecimento. O que apenas posso lamentar…

            • Kostadinov
              Posted Abril 21, 2019 at 5:26 pm

              Pedro Miguel S.M. Rodrigues, a tua paciência é de facto louvável. Tua e de outros. Mas é literalmente como tentar falar com uma parede.

              • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
                Posted Abril 21, 2019 at 6:03 pm

                Kostadinov, desconheço se é paciência, apenas acho que, no mundo de hoje, onde a degradação do conhecimento é tão forte, há um certo dever de quem é formado de tentar inverter isso. Pode parecer uma atitude quixotesca, mas pronto.

                Mas sim, de acordo, é tentar falar com uma parede…

      • coach407
        Posted Abril 20, 2019 at 11:04 pm

        Não há nenhum motivo válido porque segunda-feira é um dia como os outros.

        Eu disse que ia festejar o título do Porto? Realmente olha, sou um portista disfarçado lol

        Nunca comentei isso porque não calhou. Não é que eu ache que há alguma vantagem em jogar primeiro (para mim é absolutamente indiferente. A pressão para o Benfica ganhar é exatamente a mesma), no entanto essa sequência não deveria acontecer para não alimentar polémicas e desculpas esfarrapadas. O Benfica tem de ganhar os seus jogos, quando o Porto joga é indiferente desde que não aconteçam coisas esquisitas como o Benfica ou Porto jogarem após 72h do jogo anterior quando podiam perfeitamente ter mais 2 dias de descanso sem prejudicar ninguém.

      • Consuela
        Posted Abril 20, 2019 at 11:09 pm

        O FCP (em maiúsculas!) não tem culpa de disputar a Champions ou de o SLB ter caído para a 2a divisão europeia. Muitos desses jogos justificam-se por isto mesmo.

      • Barinho
        Posted Abril 20, 2019 at 11:20 pm

        Ainda há uns anos atrás, se não me engano em 2014 o Benfica foi campeão no dia de Páscoa. Por isso o jogo podia perfeitamente ser amanhã ou então segunda.

        Se bem que sinceramente as equipas têm é que jogar, ter jogos de 3 em 3 dias é bom sinal.

      • Franco Baresi
        Posted Abril 21, 2019 at 9:28 pm

        Só para dizer que Espanha, Itália, França e Inglaterra (para citar só alguns na Europa…) são paises cristãos e têm jogos no dia de Páscoa.

    • Kafka
      Posted Abril 20, 2019 at 10:51 pm

      O City e o Totenham também jogaram na 4ªa feira e hoje às 11 da manha (menos 9 horas que o Porto) já estavam a jogar novamente….já o Liverpool jogou na 3ª feira e só vai jogar no Domingo

      Pela tua lógica o City hoje devia vencer e o Liverpool amanha perder e há uma enorme cabala para favores o Liverpool…..ah e mais engraçado em Inglaterra nem sequer a Pascoa é um dia relevante como é em Portugal e mesmo assim puseram o City a jogar um dia antes do Liverpool, quando a meio da semana jogou 1 dia depois

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Abril 20, 2019 at 11:05 pm

        A Premier League nunca foi conhecida por defender os clubes nas competições europeias. Vários técnicos se queixam aliás. Mesmo o que faziam no Natal. Os técnicos forçaram a que se retirasse uma jornada naquele período por exemplo já que eram 4 ou 5 jogos em 13-14 dias.

      • Paulo Ribeiro
        Posted Abril 20, 2019 at 11:12 pm

        O city tem jogo a meio da semana, ao contrário do Liverpool…

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 11:16 pm

          E depois??? para terem exactamente o mesmo descanso o Liverpool tinha de jogar no Sábado tal como o City, assim o Liverpool também sai beneficiado tendo mais 1 dia de descanso para enfrentar o Cardiff….isto segundo a vossa lógica

      • coach407
        Posted Abril 20, 2019 at 11:13 pm

        Alguém falou em cabala a favor do Benfica? Alguém disse que o Porto iria perder? É uma lógica minha isso?

        Se procuras teorias da conspiração não é comigo. Eu falo apenas de decisões erradas, não estou a dizer que foi a tentar favorecer o Benfica. Erros existem aqui e existem em todo o lado, incluindo Inglaterra. Esse caso do Liverpool e do City são distintos porque jogaram mais cedo, mas o Tottenham também descansou menos portanto jogaram mais cansados contra adversários mais cansados. Uma coisa acaba por compensar a outra, apesar de não ser o ideal. Outra coisa muito diferente é teres o FC Porto a jogar contra uma equipa totalmente fresca. Por acaso acabou por não se refletir na classificação.

      • andresilvac
        Posted Abril 20, 2019 at 11:17 pm

        Comparar o plantel de uma equipa de topo da tabela da premier league (até mesmo de qualquer equipa) com as equipas da liga portuguesa ou é gozo ou é falta de capacidade cognitiva…O city tem soluções para jogar 3x por semana mudar 60% do 11 e manter grande parte da qualidade de jogo…
        Custe a quem custar ou o Porto jogava amanhã ou jogavam os dois na segunda ou jogavam a jornada toda na terça/quarta agora 2 candidatos ao título 1 joga com 72horas de diferença a outra com quase 96horas é tentar inquinar o campeonato…Portugal é um estado laico e já se realizaram clássicos em situações mais importantes que a Páscoa como em dia de eleições por exemplo…Não marcam jogos ao Domingo porque simplesmente não querem/apetece e se estão preocupados com as celebrações católicas marcavam a jornada toda para meio da semana.
        Cumprimentos

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 11:40 pm

          Oi??? Gozo é o Porto com um orçamento de cerca de 100 milhões Eur se vir queixar que esta cansado por jogar contra uma equipa (Santa Clara) que tem um orçamento de uns 2 milhões eur no máximo, isso é gozo

          Depois, tem imensa piada não te ter visto aqui em Agosto tremendamente indignado por o Benfica ter tido menos tempo de descanso que o Porto….nem te vejo indignado por o Porto ir numa sequencia de quase 10 jogos ou lá o que é a jogar sempre primeiro que o Benfica, isto para quem apregoa igualdade tem muita piada de facto

          Mas gostei, com que então um clube como o Porto com um orçamento de quase 100 milhões eur não tem plantel para rodar a equipa contra um adversário com orçamento de pouco mais de 1 milhão de eur de orçamento, então esta bem

          Para finalizar, ai jogavam os 2 na 2ª feira? que engraçado, ai então ai já era justo? o Porto ter mais descanso que o Benfica ai já estava tudo bem, simplesmente maravilhoso

          • andresilvac
            Posted Abril 20, 2019 at 11:58 pm

            E a culpa foi da liga ou de quem?
            O Benfica teve de fazer 4 jogos em pré eliminatórias da Champions (que a UEFA atrasou estupidamente porque sempre foi habitual o playoff da Champions ser na terca quarta imediatamente antes ou depois de 15 Agosto a culpa disso foi da UEFA a liga ou marcava jogos para o fds ou o Benfica acabava agosto com 3 ou 4 jogos de atraso para o campeonato queixem se a UEFA agora em abono da verdade se diga as datas UEFA estão marcadas desde início sabendo que Benfica e Porto estavam em prova adiavam para durante a semana …
            Se ler o comentário eu não me queixei de jogar com 72 horas de diferença queixei que existem 24 horas de diferença sem necessidade nenhuma não podendo jogar domingo haveria sempre prejudicar alguma mas mais valia dar mais descanso as 2 que menos a 1 mas é só a minha opinião…Agora vir falar de orçamentos na liga portuguesa quando 95% das equipas lutam para fazer 40 pontos e os restantes lutam para ser campeões e tem que fazer 70 e muitos tem tudo a ver o equilíbrio necessário de um plantei na nossa pseudo liga e do mais exigente da Europa tal o equilíbrio entre as equipas (do fundo)…
            A título de exemplo um treinador de uma equipa dos tais 95% de equipas manda castigar jogadores para jogar contra as outras 5% das equipas (deve ser para dar mais luta se nao arrisca se a ganhar ).
            Falar de dinheiro internamente ou comparar com as outras grandes ligas é desonestidade

      • Footballfan
        Posted Abril 20, 2019 at 11:18 pm

        O city jogou hj porque joga quarta, la esta joga primeiro que o. Liverpool porque o calendário assim o obriga.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Abril 20, 2019 at 10:53 pm

      Não se marcando jogos para amanhã acho que deveriam jogar 2.ª às 19 por exemplo. Não era a 1.ª vez que dois grandes coincidiam no horário, ainda por cima com entidades diferentes a fazerem o jogo.

    • Madame Tatica
      Posted Abril 20, 2019 at 10:59 pm

      Amanhã não digo, por causa do dia religioso e do país cristão em causa, mas segunda-feira.
      No entanto, criava-se o murmurinho de uns jogaram 4ª para a LC e jogam 2ª, outros jogaram 5ª e jogam 2ª, os que jogaram na 4ª têm mais tempo de descanso. Não há adepto que fique contente com nenhuma das variáveis, mas no fim choram todos por pontos para o ranking português..

      • coach407
        Posted Abril 20, 2019 at 11:15 pm

        Uma coisa é ter mais um dia de descanso, mas o Benfica ter igualmente um bom tempo de descanso. Outra coisa diferente é isto.

        É óbvio que o FC Porto vai ter muito mais tempo para descansar para o próximo jogo que o Benfica, por exemplo. No entanto o Benfica não vai acusar fadiga muito relevante por causa disso. É diferente.

    • Kafka
      Posted Abril 20, 2019 at 11:14 pm

      O Benfica jogou no dia 7 Agosto para a Champions e foi obrigado a jogar no dia 10 Agosto para o campeonato, já o Porto apenas jogou no dia 11 Agosto para o Campeonato quando o seu ultimo jogo oficial tinha sido no dia 4 Agosto para a Supertaça

      Engraçado que não vi nessa altura o The Mo e o Coach indignados por o Benfica ter menos tempo de descanso que o Porto

      O Benfica jogou dia 14 Agosto para a Champions e foi obrigado a jogar no dia 18 Agosto para o Campeonato….já o Porto que tinha feito o seu último jogo oficial no dia 11 Agosto, apenas teve de jogar no dia 19 Agosto , ou seja, o Porto voltou a ter mais descanso que o Benfica

      Mais uma vez não vi o Coach e o The Mo indignados por o Porto ter mais tempo de descanso que o Benfica

      • coach407
        Posted Abril 20, 2019 at 11:28 pm

        É desonesto ires buscar dois jogos do Benfica em que era completamente obrigado a jogar nessas datas.

        Jogou no 7, no 10 e no 14, depois no 18 e depois no 21. O Benfica foi “obrigado” a jogar nessas datas, mas a Liga não teve hipótese nenhuma de jogar com isso já que foste buscar um calendário em que o Benfica jogou todas as semanas a meio da semana. Que eu saiba o FC Porto não vai jogar a meio da próxima semana para comparares.

        Uma vez que o calendário do Benfica era inalterável de certeza que estás a queixar-te do Porto não ter jogado mais cedo nessa altura. Estás portanto a queixar-te do Porto ter tido 8 dias de descanso em vez de ter 7… em Agosto…. realmente acho que se jogassem um dia mais cedo iam estar todos rotos. Era grande vantagem para o Benfica. Ou então inventam jogos a meio da semana só para o Porto cansar-se tanto como os do Benfica.

        Enfim, comparar esses casos com este que é já nos últimos 5 jogos do campeonato e onde realmente existe fadiga acumulada… nem sei porque me dou ao trabalho de responder.

    • ACT7
      Posted Abril 21, 2019 at 12:41 am

      Estou de acordo que o tempo do Porto foi curto neste fim de semana.
      Mas a ordem têm sido o Benfica jogar depois, já o é assim à 10 jornadas e vai continuar a ser como para a próxima onde o Porto joga sexta e o Benfica domingo.
      A liga ficou entre a espada e a parede basicamente, de um lado tinha o feriado, do outro tinha a pressão para jogar antes do Benfica, seria escandaloso alongar a jornada para terça.

  • The Mo
    Posted Abril 20, 2019 at 10:37 pm

    Vitória que não sofre contestação apesar de o Porto não ter feito uma boa exibição, mas dentro do contexto é de louvar a entrega dos jogadores, que se via que estavam completamente desgastados.
    O que eu não entendo é como marcam este jogo para sábado e o do slb para segunda, palhaçada.
    Tudo bem que o jogo do slb com o Marítimo são favas contadas, tanto faz jogar ao Domingo ou á Segunda, visto que quem treina o Marítimo é o Petit, mas ao menos marcavam o jogo do Porto para domingo.

    • Kafka
      Posted Abril 20, 2019 at 10:44 pm

      Continua o teu enorme complexo de inferioridade perante o Benfica, ao ponto de nem sequer seres capaz de escrever a palavra Benfica e depois escreveres em minúsculas a sigla SLB

      Depois tem imensa piada dizeres que o Benfica vai ganhar por o treinador ser o Petit, isto quando o Petit à uns dias atrás veio dizer que poupou propositadamente jogadores contra o Porto, e aí não te vi todo indignado por esse facto, o que se compreende, afinal estas habituado a que seja assim contra o teu clube….mais engraçado ainda é ver que não te vejo indignado pelo treinador Folha já ter tirado pontos a Benfica e Sporting e depois o Portimonense andar a passear contra o teu Porto, mas mais uma vez se compreende, pois é assim que estas habituado que seja

      Mas o que eu acho mesmo piada é o teu enorme complexo de inferioridade perante ao BEnfica, ao ponto de nem conseguires escrever essa palavra, só demonstra a vossa pequenez

      • Consuela
        Posted Abril 20, 2019 at 10:49 pm

        O Portimonense a passear contra o Porto… Mas tu viste o último jogo? O Portimonense bateu-se muita bem, essa afirmação não faz sentido sequer.

        • Z_Dias
          Posted Abril 20, 2019 at 10:53 pm

          Se viu ou não, não sei, mas já disse 30 vezes esta semana. Já devias saber sem questionar!

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 10:55 pm

          Sim vi o jogo e por ter visto o jogo é que digo e repito que andaram a passear contra o Porto….a tentativa de não atrapalhar era tanta que o melhor jogador do Portimonense até foi substituido quando ainda só estava 1-0

          Sem sentido é um Portista vir criticar o Petit, quando o Petit á poucos dias atrás veio dizer publicamente que poupou propositadamente os melhores jogadores contra o Porto….

      • Z_Dias
        Posted Abril 20, 2019 at 10:52 pm

        Ninguém é obrigado a escrever o que queres também.
        Aliás, tu gostas de escrever Antas em vez de Dragão também e não é por isso que haja complexo algum, ou haverá..

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2019 at 11:06 pm

          Jovem na língua portuguesa quando te referes apenas a siglas de uma entidade usa-se letras maiúsculas e não minúsculas, portanto isto não é uma questão de escrever ou não o que eu quero, é uma questão de língua portuguesa, senão sabes aprende

          Quanto ao facto de eu escrever Antas, mas não estamos na década de 90??? pergunta sincera

          • Humberto Cruz
            Posted Abril 21, 2019 at 8:34 am

            Usar “á” em vez de “há” e depois não saber distinguir “se não” de “senão” e ainda ter o descaramento de andar a pedir a outros para aprender a língua portuguesa é qualquer coisa…

            • Kafka
              Posted Abril 21, 2019 at 3:44 pm

              Escrita automática e à pressa no tlm, já alguma vez ouviste falar na vida? Já o The Mo devido ao seu complexo de inferioridade não é capaz de escrever SLB ou Benfica

              • Humberto Cruz
                Posted Abril 21, 2019 at 3:52 pm

                Boa desculpa… Para o “á”, outras vezes “à” mas nunca “há” então, essa desculpa funciona à mil maravilhas. Estás preocupado com o slb e benfica mas insistes em chamar ao estádio do porto de antas. Vale a pena sequer responder?

    • Rosso
      Posted Abril 20, 2019 at 11:48 pm

      Só me lembro de um jogo no Domingo de Páscoa, por razões relevantes. De resto, esta época também o Porto já teve em pelo menos uma ocasião mais dias de descanso do que o adversário, por isso não passa de uma birra.
      Sobre o Petit, só fala apenas do Benfica quem não consegue passar do título da notícia.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 20, 2019 at 10:37 pm

    Grande jogo do Santa Clara no Dragão!

    Isto depois de ter escrito esta semana que uma equipa deve manter a sua filosofia e o seu modelo contra qualquer equipa e em qualquer estádio e a equipa de João Henriques fez precisamente isso.

    É certo que o Porto acusou claramente o desgaste, mas foi muito mérito do adversário.

    O Porto acabou com mais posse e mais ataques, mas os açorianos dividiram o jogo e tiveram tantas oportunidades de golo como os anfitriões.

    Diria mesmo que o resultado foi injusto e que este jogo deveria ser mostrado a muitos treinadores do tugão que gostam do autocarro contra os grandes.

    O Santa tem óptimos executantes e isso ajuda sempre ao bom futebol.

    Bruno Lamas é dos jogadores menos valorizados da nossa liga (merece outros voos), Rashid e Kaio têm muita qualidade e a defesa dos açorianos tem excelentes jogadores desde o seu guarda redes até Fábio Cardoso, Patrick e João Lucas.

    O Porto cumpriu os minimos e mete pressão no Benfica mas o resultado poderia ter sido bem diferente.

    Boa arbitragem.

  • FrancisMelo
    Posted Abril 20, 2019 at 10:37 pm

    Fernando Andrade poderia dizer que era um prazer, mas não é, um abraço!

  • ACT7
    Posted Abril 20, 2019 at 10:39 pm

    Jogo a passo para o Porto, a equipa nem precisou de forçar pois começou desde cedo a vencer e soube estancar os contra ataques do Santa Clara, alguns deles em falta, mas como não há cartões é fácil ser a melhor defesa.
    O Porto criou 2 jogadas interessantes, numa delas faz golo e na outra acontece a defesa da noite. Casillas também esteve bem a segurar o 1-1 numa saída do Santa Clara.
    Boa postura do Santa Clara, faltou alguma definição e alguém mais rápido na frente, a equipa sai bem desde trás (tirando o GR) e defende bastante bem, com César e Fábio Cardoso muito bem, assim como os laterais e o Kaio.
    Duas notas, a falta de intensidade do nosso campeonato é qualquer coisa, numa estatística da Sporttv no final do jogo o Herrera só correu 4.4km, é natural que em jogos de Champions ou LE as equipas portuguesas sofrem. LFL o nervosismo do comentador por só estar 1-0 durante a segunda parte é qualquer coisa, nos últimos minutos nem conseguia respirar ahah

  • Res
    Posted Abril 20, 2019 at 10:50 pm

    Critério do árbitro favoreceu o Porto, com muitas faltinhas a travar contra ataques e amarelos só quase nos 90′. O Santa deixou de conseguir fazer transições rápidas após o 1º golo anulado.
    E aquela entrada de Filipe à cara de Guilherme é… o normal.

    Bom jogo de todo o 11 inicial do Santa, com Chrien a mostrar alguma falta de intensidade pois raramente joga. Gostava de ter visto o Santa a arriscar mais, a manter a linha defensiva mais subida. Baixaram muito cedo o bloco e meteram-se a jeito da jogada que deu em golo. Havia médios encarnados para segurarem o meio campo e não o entregar.
    Pena não terem mais intensidade a defender, pois este Porto com uma mudança acima ia-se abaixo.

    As substituições foram todas deprimentes. Como é possível Hugo Henriques tirar Rashid!? Entregou o meio campo ao Porto, numa altura que era imprescindível impor pressão! Parecia que tavam a jogar com um ou dois a menos.

    Brahimi na minha opinião estava a partir a defesa toda do Santa, e quando sai o jogo torna-se muito mais vertical e de cruzamento na área. Haviam jogadores muito mais em declinio, mas… SC.
    Bom jogo de futebol, no geral, até às substituições.

    Valeu aquele brinde a Marega.

  • Pormenor Tatico
    Posted Abril 20, 2019 at 10:51 pm

    Porto provavelmente vai ser campeão, porque tem o plantel mais equilibrado, não é o mais dinâmico e criativo, mas é o mais sólido, mas o futebol praticado é muito curto para os executantes que tem, a manutenção de Conceição é boa notícia para os rivais.

    Alex Telles, Herrera e Brahimi tem levado Conceição às costas, sem estes 3 o Porto lutava pelo 3º com o Braga.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Abril 20, 2019 at 11:03 pm

      Plantel mais equilibrado? O Benfica tem muito melhor plantel. Tirando o lateral esquerdo tem soluções em todos os lugares.

      • Pormenor Tatico
        Posted Abril 20, 2019 at 11:30 pm

        Não concordo, o Benfica tem os jogadores mais dinâmicos e criativos, mas o plantel é bem menos equilibrado, o Porto nas posições-chave tem melhores jogadores, tem melhor lateral-direito, muito melhor trinco e médio-centro, mesmo nas alas a coisa está equivalente, Brahimi seria titular e Corona jogaria com regularidade.

        A posição de GK, DC E PL depende muito do equilíbrio do plantel, não é por acaso que o Porto sofre muito menos golos que o Porto, mesmo marcando menos, isto diz-nos que o plantel do Porto é mais equilibrado.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Abril 20, 2019 at 11:41 pm

          O FC Porto declaradamente só tem melhor guarda-redes e melhor dupla de centrais. No resto não vence declaradamente em nada. Tem um 8 melhor, mas o meio-campo do Benfica funciona melhor por exemplo porque os médios do FC Porto limitam-se a despejar nos flancos ou na profundidade para o Marega nesta altura. O Benfica tem suplentes válidos em todos os lugares menos LE como disse e se precisar de virar um jogo tem armas superiores. O FC Porto tem o Abou a regressar, mas até aqui andava com Fernandos e Hernanis. Melhor lateral direito? O Manafá é uma nódoa ao pé do André Almeida e o Militão não é lateral. A lateral baixa muito de rendimento. Também não acho o Danilo assim tão superior ao Samaris e o Danilo tem tendência para acusar o desgaste na 2.ª metade de temporada. Por fim, a dupla de ataque do Benfica faz mossa com mais facilidade e ainda há Jonas no banco.

      • coach407
        Posted Abril 20, 2019 at 11:41 pm

        Tirando o lateral esquerdo… e a baliza. O Svilar, neste momento, era trocável pelo Vaná, Fabiano… com jeitinho até o Vlachodimos perderia o lugar para estes.

        Além disso, o plantel também é desequilibrado nos avançados. A única alternativa a duas posições (Félix e Seferovic) é o Jonas… que nem corre. Tudo o resto que jogou lá (Rafa, Gedson, Jota…) são desenrasques por esse defeito do plantel (mesmo que tenha sido um problema auto-infligido).

        Eu acho que o plantel do Porto até é equilibrado (quiçá até mais equilibrado), tem o problema da alternativa ao Telles e a lesão do Aboubakar também reduziu as opções mas faz parte do plantel na mesma.

        Não é uma questão de equilíbrio porque no Benfica não existem avançados e depois existem extremos como Zivkovic que nem são usados ou médios como Krovinovic… há algum desequilíbrio. A questão é que o plantel tem mais qualidade e o Benfica tem tido a capacidade de conseguir super-reforços a meio da época como Ferro, Félix ou Florentino, o que ajuda imenso. São jogadores com potencial para chegar ao topo mundial, claro que ajuda.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Abril 20, 2019 at 11:45 pm

          Entre só ter o Jonas e o Aboubakar parado 6 meses e opções como Fernando, Adrián e André Pereira acho que prefiro ter os 2 avançados titulares mais o Jonas apenas. Além disso há sempre essa hipótese de jogar só com um deles e meter mais um médio.

          O Benfica tem melhores soluções e um plantel mais preparado para um campeonato como o nosso parece-me. Já incluo esses miúdos naturalmente.

      • Red John
        Posted Abril 21, 2019 at 12:36 pm

        Alternativa a Grimaldo: Yuri?
        Alternativa a AA: Corchia lesionado?
        Alternativa para posição 8: Gabriel lesionado?
        Alternativa a Rafa: Cervi?
        Alternativa a Seferovic: Jonas em part-time que joga meia hora de 3 em 3 jogos?

        Claro que o Benfica não tem soluções em todos os lugares. E isso do melhor plantel, quando fizeram o XI combinado Benfica e Porto deitou por terra a teoria de que “o Benfica tem muito melhores jogadores que o Porto”

        • Kacal
          Posted Abril 21, 2019 at 6:09 pm

          Nós também só temos Óliver como alternativa ao meio-campo e quando jogam 3 médios nem temos ninguém. Na alas só temos Otávio como alternativa aos titulares. No ataque o Aboubakar teve meses lesionado e andavamos com Fernando Andrade e André Pereira como alternativa à dupla titular.

          Alternativa ao Telles nem existe, a alternativa ao Manafá é um Maxi em decadência.

          Temos assim tantas alternativas?

          E no caso do Benfica a alternativa ao Gabriel têm o Gedson, com o Rui Vitória vinha a render bem nessa posição. Samaris – Gabriel era a dupla titular antes da lesão do brasileiro portanto sobrava Florentino – Gedson como alternativas, o próprio Krovinovic.

          É ela por ela.

    • Kurtz
      Posted Abril 20, 2019 at 11:11 pm

      Então o Porto vai ser bicampeão, em dois anos seguidos com grande restrição financeira e a saída do treinador responsável por isso é boa notícia para os rivais?

      • Pormenor Tatico
        Posted Abril 20, 2019 at 11:39 pm

        Não analiso treinadores pelo número de títulos, o mais importante num treinador é o perfil, se o seu modelo de jogo tem uma indentidade clara ou não, Keizer tem isso, como tem Guardiola, Kloop, Pochettino ou Abel.

        Não faz sentido falar em restrição financeira, quando o atual plantel do Porto custou mais de 100 milhões de euros, o plantel do Porto pode ter algumas limitações, mas tem individualidades muito acima da média, com a base, mais os emprestados, tinham plantel suficiente para serem campeões, como veio acontecer.

        Conceição não fez magia nenhuma, os rivais estavam fracos, a nossa Liga é nivelada por baixo e foi campeão, mas o futebol praticado nunca convenceu, Porto aposta num futebol muito direto, na busca da profundidade, Conceiçao taticamente é mediano, mesmo com este plantel só ganhou 2 troféus, nos momentos decisivos tem perdido tudo.

        • Kurtz
          Posted Abril 21, 2019 at 8:04 am

          Provavelmente achas Paulo Fonseca e Nuno Espirito Santo melhores treinadores que Coinceição e no entanto não ganharam tanto como Conceição no tempo que cá estiveram. Acho que só lhe vão dar o devido valor de facto quando sair.

          • Tomás Pereira
            Posted Abril 21, 2019 at 10:55 am

            Claramente que são. O NES é um caso diferente, uma vez que as suas equipas têm dificuldades em organização ofensiva, o que num grande em portugal é determinante. Já o Paulo Fonseca é talvez o melhor treinador português (opinião pessoal). O que está a fazer em Donetsk é incrível e não demorará muito a ir para uma boa equipa das top 5.

          • Kacal
            Posted Abril 21, 2019 at 6:10 pm

            O ataque do Paulo Fonseca chegou a jogar com Licá e Josué nas alas… fosse o Paulo Fonseca de hoje em dia com este plantel faria um bom trabalho.

            • Kurtz
              Posted Abril 21, 2019 at 9:10 pm

              Kacal, tinha Josué porque era o fetiche do PF.
              Tinha também Alex Sandro, Otamendi, Mangala e Danilo e claro, Jackson Martinez na frente… Tivesse o Porto hoje um ponta de lança como o colombiano e quem sabe onde estaria o nivel desta epoca.

        • AndreADG
          Posted Abril 21, 2019 at 1:14 pm

          Este Pormenor tático é do melhor que há. Bom treinador é o que ganha, ponto final. Existem vários treinadores com ideias de jogo atrativas e titulos sao 0. Conceição perdeu 2 títulos nos penaltis, algo que está fora do seu controlo. Tem ainda a final da taça e cumpriu sempre na champions. O Porto esteve intervencionado pela UEFA e no ano passado muitos diziam antes da época que nem ia incomodar na corrida do título. Retornaram jogadores emprestados e ele recuperou vários deles. Também gostava de uma mudança de ares no clube, inclusivé na direção, mas como adepto estou-lhe super grato por devolver alguma identidade que estava a fugir ao clube.

          • Ze Maria
            Posted Abril 21, 2019 at 6:10 pm

            Eu não concordo que o melhor treinador é o que ganha. Esse ‘ponto final’ é o quê? Quereres ter razão assim?

            Aliás, muitos dos grandes treinadores (e jogadores) da história ganharam pouco (ou pelo menos da maneira que eu vejo o futebol).

            Portanto, tens uma opinião que é amplamente mais partilhada que a minha, mas isso não significa que seja mais válida.

      • Mantorras
        Posted Abril 21, 2019 at 2:21 am

        E sem falar em champions… SC fez alguns milagres, mas ainda nao e campeao este ano amigo, eu sei que ja nao jogar mais com o Benfica da algum descanso, mas ainda tem que ganhar sempre e o Benfica nao…

    • WildFury
      Posted Abril 20, 2019 at 11:37 pm

      Lutava pelo 3º ?
      E se há uma equipa dependente de 1 SÓ jogador é o Sporting.
      Para não falar que depois do Porto x Benfica disseste que mais ninguém ia perder pontos quando faltavam ainda umas 10 jornadas (salvo erro).

      • Ze Maria
        Posted Abril 21, 2019 at 12:44 am

        Mathieu?

        • AndreADG
          Posted Abril 21, 2019 at 8:28 pm

          Ze maria, a mim é -me igual se um grupo de desconhecidos acha q eu tenho razao ou nao. Mas qualquer presidente do mundo prefere um treinador com garantia de vitoria do que com garantia de bom futebol.

          • Ze Maria
            Posted Abril 21, 2019 at 9:48 pm

            Pois prefere.

            Eu enquanto adepto indiferente da maioria dos campeonatos não.

            Eu não avalio os treinadores pelos resultados. Mas lá está, uma vez mais isso sou só eu.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Abril 20, 2019 at 10:52 pm

    Bruno Lamas é um médio que tem revelado muita qualidade e que está a fazer um percurso muito sólido. Tem uma visão de jogo e qualidade na recepção e passe raras neste tipo de equipas. Acredito que vá ser alvo de cobiça, mas se ficar pode ser uma das confirmações do próximo campeonato. Também Kaio está a aparecer bem, enquanto Fábio Cardoso tem feito bons jogos e hoje não foi excepção. Creio que falta outro tipo de avançado, mas é natural, pois perderam Fernando e o Santana lesionou-se. No Verão devem rever essa questão, até porque o Evouna ainda não se viu também.

    Quanto ao FC Porto, notou-se muito o desgaste, sobretudo nos médios e em Marega. Faltou aquela pujança e dinâmica habituais. Corona trouxe uns laivos, mas apenas isso. O FC Porto quando está assim parece pior que o Sporting, já que tecnicamente muitos jogadores são maus. Muita atrapalhação com a bola em vários momentos. Precisam muito de impor a dimensão física para renderem a top. Valeu o Iker, bem como o Militão, que foram dois bombeiros. A qualidade individual faz a diferença neste tipo de jogos menos conseguidos por parte do colectivo.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 21, 2019 at 11:04 am

      Continuo a dizer que se o Fábio Cardoso jogasse no Braga, Sporting, Benfica ou Porto já teria sido chamado à selecção à muito tempo.

      Há também o João Nunes que está a fazer grande época na Polónia e que ficará sem contrato em Junho, podendo vir a custo zero. Grande central.

  • Kacal
    Posted Abril 20, 2019 at 11:02 pm

    O mais importante foi conseguido, mais 3 pontos e nova pressão sobre o Benfica, temos que força-los até cederem. Mas eu temo que apanhando um adversário com boa valia individual e que nos force iremos perder pontos, a equipa está esgotada. Esperemos que a ausência de Champions ajude a ter mais descanso e o Aboubakar recupere rapidamente o ritmo para ser mais uma opção válida. O Sporting poderá ser um osso duro de roer caso cheguemos nesta (não) frescura física nesse jogo. Mas só temos que continuar o nosso caminho e dar tudo até final, podemos até perder mas desistir NUNCA! Estão todos a precisar é de ir de férias e descansar bem para voltar à carga no próximo ano.

    O Pepe está lesionado? Felipe no 11 entristece-me e ver Fernando Andrade jogar também. Desmotiva-me. Há um x número de jogadores que deviam sair. Além dos que não devem renovar como Herrera e Brahimi, gostava de ver sair Fabiano, Felipe, Maxi, Fernando Andrade e André Pereira. Depois há aqueles que sairão para encaixe, mas estes é outra história, embora o Felipe possa valer sempre uns 15 milhões talvez. Vejo-o a ser contratado por 10/12/15 milhões por um clube médio de uma liga top.

    • Jose Martins
      Posted Abril 21, 2019 at 8:49 am

      O Felipe é um central excelente para o nível da nossa liga, tirando o Militao diria que é o melhor central do Porto desde a dupla Otamendi-Mangala. Com a saída do Militao e a idade do Pepe, espero sinceramente que o Felipe não saia!

      • Kurtz
        Posted Abril 21, 2019 at 2:38 pm

        Felipe continua a ter muitos erros e acho que Pepe, assumindo o lado direito e a titularidade mais constante oferece mais que ele neste momento. Além disso, Mbemba reúne qualidades para ser um central que faz a diferença na nossa liga, ao estilo do próprio Mangala que referiste e ainda há Diogo Leite e Queirós que precisam de começar a ter minutos se vão dar alguma coisa…
        Aqui concordo com o Kacal, principalmente tendo em conta a idade do Felipe, acho o timing ideal para a sua venda.

      • Kacal
        Posted Abril 21, 2019 at 6:04 pm

        Não diria excelente, mas concordo que no nível do campeonato português consegue ser dos melhores. Mas pessoalmente não é central que aprecie. Na saída de bola é limitado, depois comete muitos erros e ainda tem agressividade excessiva. Em termos de capacidade física e jogo aéreo é bastante forte, mas não chega. Já temos o Pepe que no lado direito é melhor que ele mesmo com a idade actual e precisamos um central mais “elegante” e com outra qualidade. Mbemba e Diogo Leite são suficientes para alternativas. Saindo Militão é o timing certo de vender o Felipe também e investir num só central.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 21, 2019 at 12:14 pm

    Penso que o Porto deveria olhar para o futuro e começar a investir fortemente em jogadores que possam vir a dar frutos lá mais para a frente.

    Desta forma, ressalvo um ponta de lança tremendamente promissor do Fluminense (Marcos Paulo) tem apenas 18 anos, fisicamente impressionante e uma facilidade de remate estilo Talisca.

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 21, 2019 at 3:18 pm

      Seria bem interessante, não o conheço mas pelas características que falas daria um bom back-up do Marega.

  • Chico
    Posted Abril 21, 2019 at 1:25 pm

    Sinto-me envergonhado do nosso Carvalhal nos ir fazer perder o campeonato contra este Porto. Jogam pouco, muito pouco. O Santa Clara apresentou uma ideia de jogo muito mais positiva em pleno Dragão.

    De resto, o Bruno Lamas é um craque total e pede outros voos: que qualidade técnica e critério! O guarda-redes do Santa Clara tem uma das piores distribuições que vi num GR profissional e o avançado de nome esquisito é fraquinho.

  • Kostadinov
    Posted Abril 21, 2019 at 3:06 pm

    Não tive possibilidade de comentar ontem mas já foi tudo dito aqui por muitos. Exibição pobre, aliás das piores que me lembro este ano (o que é dizer muito), e que valeu essencialmente pelos 3 pontos. Antes que me acusem de ser hiper-pessimista ou ‘não-portista’ ou o que quer que seja, já o disse e volto a repetir, o Porto com SC demonstra uma consistência assinalável em termos de resultados e progressão nas competições em que está inserido. Este ano está a correr muito bem nesse sentido. Para já.

    O reverso da medalha é que isto tem sido conseguido, em muitos jogos, sabe-se lá como, e noutros, com o benefício da arbitragem (embora em vários dos jogos em que o Porto foi beneficiado parece-me claro que sairia de lá com a vitória na mesma. Claro que não desculpa os erros pontuais, mas coloco esses noutra categoria). Ou seja, a solidez muitas vezes é mais aparente do que propriamente sólida. Ainda não ganhou nada e conseguiu inclusive desperdiçar uma vantagem de 7pts que tinha para o Benfica. A qualidade de jogo tem variado entre a decente e a paupérrima ao longo de todo o ano, neste aspecto parece-me até que estamos piores que o ano passado. E quem achar que o Sporting, especialmente com o Keiser, vai ao Dragão facilitar a vida a um dos rivais, independentemente do que isso possa significar depois, é no mínimo de uma ingenuidade atroz. Esta época ainda tanto pode ser de tremendo sucesso como de tremendo fracasso.

    Quanto ao resto, é sempre fantástico chegar à caixa de comentários com meio dia de ‘atraso’ e verificar que certos users passam muito mais tempo a comentar posts de clubes que não o seu não porque queiram falar de futebol, mas porque têm como único intuito incendiar e provocar. Até aqui tudo bem, na sua maior parte ainda estamos um país livre, mas ao menos que tivessem um pingo de inteligência para o fazer. Quando alguém que pretende saber do que fala é corrigido de forma clara relativamente a futebol, calendários, língua portuguesa, e até tem de ser explicado como é que um estado laico pode ter uma religião dominante e continuar a ser laico… enfim, estamos conversados. Mais 2 ou 3 para juntar ao enorme lote de barbaridades vindas daquele lado. Qualquer dia vamos ouvir que o Real está melhor este ano. Mais vale dedicar-se à pesca. Mas essa, já se sabe, também está comprada pelo Porto.

    Enquanto isto, assiste-se aquele que pessoalmente considero o melhor treinador português da actualidade (opinião controversa, mas disse-a há vários meses atrás e mantenho-a) a dar uma coça ao United. Está a ser um Domingo interessante.

    Boa Páscoa a todos!

    • Kafka
      Posted Abril 21, 2019 at 4:13 pm

      Oi? Onde é que eu fui corrigido de forma clara? Essa foi muito boa… Tudo o que frisei são factos e nenhum deles foi desmentido por nenhum user, em Agosto o Porto teve mais descanso que o Benfica e ninguém conseguiu provar o contrário…. Quanto à religião onde é que eu fui corrigido? Convém aprenderes a definição do que é um estado laico

      • Kacal
        Posted Abril 21, 2019 at 6:01 pm

        O facto do Kostadinov não ter referido o nome Kafka em lado nenhum e tu assumires que és tu, claro que está explicito mas mesmo assim, acho que já diz tudo por si só, até tu concordas eheh

      • Ze Maria
        Posted Abril 21, 2019 at 6:26 pm

        Eras tu?

Deixa um comentário